
Ajax 0-1 Benfica (Darwin 77′)
O Benfica juntou-se às 8 melhores equipas da Europa, algo que não conseguia desde 2015-16, com um triunfo histórico em Amesterdão. Os encarnados até pouco ou nada atacaram, no 1.º tempo não fizeram 3 passes e perderam quase todos os duelos, mas foram inteligentes na maneira como bloquearam o Ajax, praticamente não permitiram uma oportunidade flagrante, e bastou um lance de bola parada para Darwin garantir a passagem aos oitavos-de-final. Veríssimo foi inteligente na estratégia (para se contrariar a equipa de Ten Hag só com um bloco bem junto e baixo) e ainda teve mérito ao tirar Taarabt para fazer entrar Meite, que deu outra clarividência ao jogo encarnado, mas houve essencialmente muita coesão e solidariedade defensiva, tendo Otamendi e principalmente Vertonghen estado a um nível muito alto. Grimaldo, pela maneira como anulou Antony, esteve igualmente em destaque. Já o campeão da Eredivisie teve muita posse ou remates, mas as principais figuras estiveram erráticas e com o passar do tempo a equipa foi acusando e pecou ainda mais na definição no último terço.
🤩 @ChampionsLeague | @AFCAjax 0 x 1 @slbenfica
DARWIN 💥 O Benfica está na frente 🙌#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/lOvWeY81kO
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) March 15, 2022
Destaques:
Ajax – Os neerlandeses vinham numa série de resultados sofríveis no campeonato e acabaram por confirmar esta noite que vivem o pior momento da temporada. Em casa, o conjunto de Erik ten Hag teve mais bola como era de esperar, muito domínio e iniciativa, mas faltaram sempre soluções no último terço e, sobretudo, imprimir um ritmo mais alto. Nesse sentido, as oportunidades de golo rarearam e na bola parada defensiva sentiu-se sempre algum frisson, pelo que não surpreendeu que o Benfica conseguisse aproveitar um desses momentos para marcar. Depois de sofrer, o campeão neerlandês limitou-se a despejar bolas na frente sem grande critério, não mostrando capacidade para reagir à adversidade. Individualmente, Antony terá feito um dos piores jogos da época, não conseguindo desequilibrar em nenhum lance; Berghuis não se viu, Haller foi engolido e Gravenberch conseguiu agitar no 1.º tempo, mas foi anulado no 2.º. Já Tadic foi o mais ativo, mas sem efeitos práticos, enquanto Mazraoui (competente no flanco) e Álvarez (a varrer em toda a largura do campo) foram as unidades com maior rendimento. Em sentido inverso, Onana ficou mal na fotografia no golo sofrido; Blind também não conseguiu dar a profundidade desejada (a exceção foi um cruzamento bem medido para Antony) e a dupla de centrais construiu muito, mas sentiu-se a dificuldade no jogo aéreo em vários lances. Nota final para Brobbey e Klaassen, que entraram tarde e não conseguiram mostrar serviço.
Benfica – Grande feito das Águias. O Ajax era o favorito nas casas de apostas e jogava em casa, mas as Águias conseguiram anular os pontos fortes dos neerlandeses (praticamente não consentiram oportunidades de golo) e, em bloco baixo, ergueram uma muralha intransponível à frente de Vlachodimos, que pouco foi chamado a intervir. Por outro lado, ofensivamente a produção foi escassa, uma vez que os Encarnados quase nunca ligaram um contra-ataque e perderam quase todos os duelos, mas houve mérito de trabalhar as bolas paradas e incomodar nesse momento do jogo, nomeadamente no lance do golo. Individualmente, Darwin começou a agitar nos primeiros minutos, mas depois foi engolido. No entanto, acaba por ser o grande herói do Benfica, apontando o único golo da partida. Já Grimaldo fez uma grande partida (não permitiu nada a Antony e ainda assistiu), assim como a dupla de centrais (Otamendi-Vertonghen), que encheu a grande área defensiva com vários cortes e um sentido posicional de excelência. Em sentido inverso, Gilberto e Weigl sofreram mais, acumulando algumas más intervenções. Também Taarabt esteve pouco feliz (sem bola torna-se inóquo) e a equipa melhorou com a entrada de Meité, na medida em que o francês veio trazer outro critério na circulação de bola. Na frente, Rafa e Everton foram duas nulidades (Yaremchuk não fez melhor), enquanto Ramos viu-se mais a fechar o espaço no miolo do que a atacar, sendo que conquistou a falta decisiva.
XI Ajax: Onana; Mazraoui, Timber, Lisandro Martínez, Blind; Edson Álvarez, Berghuis, Gravenberch; Antony, Tadić, Haller.
XI Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Taarabt, Rafa, Everton; Gonçalo Ramos, Darwin Núñez.


153 Comentários
cards
Obrigado Benfica.
Kazamatsuri
Antes de mais, quero dar os meus parabéns aos Benfiquistas aqui do Visão de Mercado por esta estrondosa vitória. Hoje merecem festejar pela noite fora.
Como Sportinguista e Português, estou muito feliz com esta vitória do Benfica na Champions sobre o Ajax. Senti-me vingado depois daquela goleada sofrida pelo meu clube.
Saudações Leoninas
Kazamatsuri
Ah, e com esta vitória na Holanda, o Benfica ganha aqui um boost motivacional para o campeonato. A partir de agora serão uma equipa mais perigosa no campeonato.
Cossery
Obrigado Kazamatsuri! E também dá jeito no ranking contra a Holanda!
Nem imaginas o sofrimento que foi!!
Kazamatsuri
Cossery,
Vocês também têm direito a terem dias felizes como hoje.
Na fase de grupos, vi o meu Sporting vergar o Dortmund em Alvalade e ainda sofri muito ?
Saudações Leoninas
Joga_Bonito
Sinceramente não esperava e soube bem. O Ajax foi superior mas tivemos estrelinha. O Darwin voltou a marcar e fico feliz porque creio que será dos poucos que parece ter mesmo vontade em todos os jogos.
Vlachodimos voltou a mostrar nos últimos segundos que enquanto não vier nenhum GR de grande nível tem de continuar a ser o número 1, isto se Svilar for mesmo sair e não tiver chances. Vlachodimos compromete no jogo aéreo e na profundidade, mas entre os postes já deu muitos pontos.
Neville Longbottom
Eu sempre gostei do vosso GR. Nunca entendi bem porque era mal amado. La no fim tem uma excelente defesa e muita atenção porque não sei se está fora de jogo (bem sei que foi marcado mas se a bola entrasse não sei se não era golo mesmo).
Bom GR, gostava que estivesse no Sporting!
Joga_Bonito
O problema do Vlacho é que a falta de qualidade na profundidade e nas bolas áreas custa muito ao Benfica, sobretudo porque com a equipa fraca a defender nota-se ainda mais. Mas como 2ª opção em alguns jogos é óptimo, o problema é que nunca equipa que quer atacar uma época a ganhar títulos, vai ter jogos de grande dificuldade e as lacunas dele notam-se mais.
Mr. Mojo Risin'
Longe do Sporting. Zero controlo de profundidade, dificuldades gritantes com os pés e no jogo aéreo. Não é de todo guarda redes de equipa grande e ao longo de um campeonato isso ressente se. Em jogos destes ou contra o PSV com a defesa acampada na área nao se nota muito. Lá está, guarda redes de equipa pequena. Muito bom guarda redes de equipa pequena, mediano para equipas grandes.
TOPPOGIGGIO
No fim faltou dizer “tenho dito”. Quanto a ele, tem de facto as falhas que dizes (as tentativas de meter a bola nos laterais por exemplo saem sempre mal e é de bradar aos céus) e já devia estar melhor, mas no conjunto de todos os jogos o Benfica estar ainda na Champions muito se deve a ele…
Meu nome é Toni Sylva
Concordo e agradeço as palavras de um rival.
O Vlacho tem falhas, mas isso cabe ao treinador resolver. Naquilo em que é bom, é muito bom.
Também não me importava de ter o Adan no Benfica, é mais completo e mais seguro, embora a meu ver tudo somado valham o mesmo.
Acnologia
Estrelinha? O Benfica não jogou para ganhar e marcou na única ocasião que teve, é verdade, mas eu cá não vi nenhuma (nenhuma!) Oportunidade do Ajax até aos 90+7… Não sei que estrelinha houve aqui, vi sim um Ajax completamente perdido de ideias quando chegava à área e um Benfica a secar tudo!
De qualquer forma, estamos na próxima fase, ultrapassando uma equipa que fez 18 pontos em 18 possíveis na fase de grupos! Obrigado Benfica
Joga_Bonito
O Ajax não teve chances mas esteve quase sempre no nosso meio-campo e nós encostamos um autocarro autêntico. Se alguém foi melhor foi o Ajax e o Benfica teve a estrelinha de marcar na única chance de golo que teve.
FiliGon
O Veríssimo acaba de fazer um verdadeiro milagre! Mesmo sem jogar nada lá conseguimos passar para a próxima fase.
Mr. Mojo Risin'
A la Di Matteo.
chuta dai
Bora já estamos nos 4º da champions! Foi sofrido, talvez injusto mas elas contam é lá dentro e não me esqueço daquele penalti escandaloso que ficou por assinalar no 1º jogo sobre o Ramos!
Dca
Como digo. Não se pode criticar estes jogadores, que já mostraram o quanto dão pelo clube. Pode-se criticar o treinador, etc.
Épico! Injusto (principalmente pela primeira parte) mas isso pouco conta no futebol e principalmente em eliminatórias. Entrada de Meite fundamental (cada vez melhor, cada vez mais importante e com um rendimento muito interessante) que veio alterar a segunda parte (não que o Benfica tenha atacado mais, mas teve mais saídas e defensivamente não sofreu tanto). Espetacular, entre os 8 melhores da Europa!
Mantorras
Preve-se bastante choro por aqui… mas queria so deixar um agradecimento ao Benfica. Hoje durmo feliz. Obrigado.
Neville Longbottom
Haha! Muita gente a engolir sapos verdade.
Abraço
Tiago Peixoto
Os meus sinceros parabéns à malta benfiquista do blog! Foi sofrido, mas merecido.
É sempre bom ver clubes portugueses em fases adiantadas da Champions e ajuda-nos no coeficiente (e contra o nosso rival direto neste momento, os Países Baixos).
adepto dos restantes
Esta semana no rescaldo da última jornada portuguesa foram tecidas várias considerações sobre o anti jogo dos clubes ditos mais pequenos em Portugal. Agora com certeza terá sido uma vitória do querer e da raça para o Benfica nesta noite europeia. O constante anti jogo por parte dos jogadores do Benfica foi esperteza e saber utilizar o tempo a seu favor. Saudações desportivas
TOPPOGIGGIO
És mesmo adepto dos restantes? No final do jogo é verdade que Otamendi e Gilberto estiveram a ganhar tempo no chão (o Darwin pareceu-me queixoso de facto, e foi muito breve) e não é bonito de facto, mas daí a dizer “constante anti-jogo”….
fishabc
Aprendemos bem com quem sabe.
Saudações desportivas
expatriado
essa palavra “desportivas” só pode ser ironia. E dor de cotovelo.
Hirok "The Truth"
ÉPICO! que grande atitude e espirito de sacrifício notáveis, estiveram todos enormes, entrada de Meite fundamental ao intervalo, Ajax foi completamente secado..
Darwin mais uma vez herói, vai dar imenso dinheiro ao Benfica..
Arbitro tranquilo, não sabia que aparecia compensação sobre compensação no timer mas foi justo o tempo 7/8min..
Lá está no tugão andam-nos a puxar para baixo à imenso tempo já são mais de 5 jogos com influencia no resultado que nos roubam, na Champions há qualidade nas equipas de arbitragem e estamos nos quartos.. parabéns ao clube agora é ter sorte e não apanhar nenhum dos 4 que se qualificaram na semana passada..
Mr. Mojo Risin'
Caiu do céu, mas provavelmente vai manter Veríssimo no cargo, o que é uma boa notícia para a próxima época.
Outstanding
Sem dúvida. Deve dar crédito ao Veríssimo e ele fica. O que há partida para os rivais é uma boa notícia. Novamente, parabéns ao Benfica
porra33
Veríssimo só ficará no cargo se o Jesus não arranjar emprego, foi claramente uma escolha possível mas toda a gente sabe que não tem mãos para meter o Benfica a lutar pelo campeonato.
Valentes Transmontanos
Quê? Que tem o JJ a ver com isso?
Ele acaba contrato em Junho. Ou ficou acordado que o Benfica lhe paga para lá do término do contrato?
porra33
Obrigado pela correcção, julgava que o contrato era até 2023.
Assim sendo não há nenhuma razão para o Veríssimo começar a próxima época.
TOPPOGIGGIO
Boa notícia para quem?
Mr. Mojo Risin'
Para os rivais, onde me incluo.
TOPPOGIGGIO
Espanta-me que mesmo estando o Benfica um farrapo sem confiança, mesmo sabendo que o Benfica com o Verissimo ande muito longe de deslumbrar, mesmo que de então para cá já tenham sido subtraídos pontos ao Benfica por erros alheios, mesmo estando os rivais mais confiantes e serenos, etc., o super SCP, que nos onzes combinados mete mais de meia equipa, fe, mais 2 pontos que os que o Verissimo fez com o Benfica…
Se com isso quero dizer que o Verissimo é grande treinador? Não; nem tão pouco estou a dizer que é mau, apenas não acho que se justifique toda essa confiança é desdém. ..
Neville Longbottom
O Super SCP? Isso vem de onde? De meia dúzia de gatos pingados?
O Sporting tem de longe a 3ª melhor equipa da liga. Conseguir lutar pelo título é já um feito, principalmente nunca época onde chegámos aos oitavos da Champions.
Menos gasolina sff, também tenho um tio do SLB que é doente e não é por isso que faço das duas palavras a de todos os benfiquistas.
Mr. Mojo Risin'
Não percebo o ponto do comentário. O Sporting também não tem propriamente tido arbitragens amigas.
Mais, simplesmente é eu apontar que ficaria feliz que o Veríssimo ficava. Não acho que tenha capacidade para fazer do Benfica uma equipa forte ou, pelo menos, mais forte que os rivais. Não é desdém. É simplesmente dizer que gostaria que ficasse porque o acho fraquinho. Da mesma forma que gostaria que o SC saísse porque o acho ótimo.
Prefiro os rivais com treinadores fracos, não me parece nada de estranho. Até porque a probabilidade do Benfica ir buscar um superior não me parece propriamente baixa, visto o pouco que Veríssimo tem mostrado. Passou agora o Ajax? Ok. E o Di Matteo limpou uma Champions com Bertrand a titular ou o Sá Pinto limpou o City que antes tinha dado 4 ou 5 ao Porto do Hulk. É futebol. Não é por isso que passo a achar um treinador incrível e que prevejo sucesso no Benfica. E por isso, gostaria que ficasse. Insucesso dos rivais está sempre mais perto de sinalizar o sucesso do meu clube. Que é o que se quer, naturalmente.
henry14
Concordo com praticamente tudo. Espero que Rui Costa não invente e despeça o Veríssimo no final da época, parece-me bastante fraco. No máximo só ficaria se eventualmente ganhasse a Champions e isso não me parece muito provável. Espero que esta boa prestação na Champions não seja um presente envenenado.
E atenção que não tenho nada pessoalmente contra o Veríssimo mas os jogos contra o Gil, Moreirense, Boavista e mesmo o de hoje pelo que ali aqui (infelizmente não tive a oportunidade de ver o jogo) foram demasiados sofríveis. Continuo a achar que com um treinador melhor e com outra aura à volta da equipa podíamos ser perfeitamente nós a encostar o Ajax lá atrás.
TOPPOGIGGIO
Eu também tive o cuidado de dizer que não estava a considerá-lo um fora de série e não é por um jogo que se avalia um treinador, e mesmo que o fosse o de ontem não deu para ver nada a nível ofensivo por ex., agora também não tem feito pior que o JJ que tem muito mais nome e provas dadas… É que juntar cacos é sempre mais difícil. E a malta que acha que com outro treinador teriamos encostado o Ajax seria nesse caso o continuar do que tem sido o Benfica na Champions, sempre a encostar os adversários nas cordas, só que não…
Depois das coisas acontecerem toda a gente já sabia (não digo que seja o teu caso) e muitos que acham que iam ser 2 goleadas históricas agora acham que passar é pouco. Nos 2 jogos acho que o Veríssimo fez bem, tendo em conta as armas do Ajax, e não é vergonha quando dá resultado. Se quero ver o Benfica sempre assim? Não, também não joga sempre contra o Ajax e equipas com Anthony, Tadic ou Haller na frente, mas os treinadores em determinados momentos têm de ser pragmáticos e foi o que o Benfica foi ontem: assumiu que ia defender e esperar um momento. Defendeu, teve um momento e aproveitou; fim de história. Mas a malta, sobretudo benfiquista, que acha que “com outro treinador é que era” é a mesma malta que, se vier o que “pediram” e não resultar depois dirá que o outro é que era e sempre assim. Eu não estou a pedir que o Veríssimo fique; ainda tenho até Maio para perceber melhor pois não andei a ver o Benfica B e nos 2 casos que pegou na equipa principal foi sempre com o fogo a alastrar pela casa adentro. Mas os tiros nos pés dão-se assim muitas vezes: critica-se sem muitos dados disponíveis (em 2 meses não operas milagres com tanto caco por juntar), sempre a jogar, sem uma paragem mais longa que permita uma mini pré-época, e depois eudeusa-se outros que têm acumulado fracos trabalhos de há um tempo para cá, mas continuam com a cotação sempre em alta. Não sei se o Veríssimo fica ou não, para isso teria de ser vidente como muita malta benfiquista que (depois de acontecer) já sabia… É lidar. Em Maio também haverão treinadores disponíveis e não vejo a pressa de mandar o Veríssimo já embora…
DNowitzki
Sim, é verdade: veio pelo ar até a cabeça do Darling a fazer tocar o chão para lá do risco de golo.
AndreChaves9
Para quem? Que desgosto!
Mr. Mojo Risin'
Rivais.
MuchoG
Abdicámos quase por completo de atacar durante grande parte do jogo e a sorte caiu para o nosso lado. Não me lembro da última vez que metemos um autocarro destes, (contra o PSV foi com 10) o Ajax não ameaçou muito (a melhor oportunidade foi o cabeceamento do Anthony para fora). Vitória muito saborosa e estamos de volta aos melhores 8 da Europa.
Darwin já pagou a sua transferência, centrais foram imperiais, Ramos encaixa bem no 4-2-2 porque mesmo quando não está muito em jogo trabalha imenso, Rafa abismal.
Se foi preciso quase ganhar a lotaria para passar esta eliminatória, precisaríamos de a passar 10 vezes para chegar às meias, rezar por um Atlético ou que o Villareal passe a Juventus.
pdomingues
Todos temos que entender que o Darwin gostou tanto da pergunta eidicula do jornalista da Sic, que quis dar-lhe uma segunda hipotese de a fazer…
Flavio Trindade
Quando o terceiro classificado do tugão está nas 8 melhores equipas da Europa dá que pensar.
Aguardo pelos likes no post da passagem, do André Narciso e do Pedro Proença…
Se foi bonito?
Não. Ganhamos à Tondela a jogar com 10, não conseguimos trocar 3 passes seguidos e remates foram uma miragem.
Ainda assim, devo ter visto hoje o melhor jogo do Grimaldo a defender pelo Benfica, a melhor exibição do Vertonghen desde que chegou (esteve imperial), o Meite a ganhar o miolo e por último, o Nelson Veríssimo a ser o primeiro treinador tuga a ganhar na Arena de Amsterdão…
Let that sink in
Outstanding
Parabéns ao Benfica! A mostrar ao meu clube que era possível competir mais e melhor contra este Ajax. Parabéns ao Benfica!!!! Que está vitória do Benfica, nos motive a fazer melhor para o ano. Que eu espero que lá estejamos!
DNowitzki
1. Sobre a exibição ofensiva, fica para outras núpcias.
2. Gilberto meteu Tadic no bolso. É, de longe, o melhor DD do Benfica e evoluiu imenso desde que chegou à Luz.
3. Gilberto meteu o Toninho no bolso também. O brasileiro raramente pôs pé em ramo verde.
4. Todos os jogadores fizeram um jogo defensivo de sacrifício, de entrega absoluta. Nada a apontar a esse nível.
5. Em Lisboa, ficou um penalti descarado por marcar sobre Ramos. Hoje, apareceu um árbitro que deixou jogar e não foi em fitas.
6. O Benfica, mais uma vez, não trouxe nenhum saco cheio dos Países Baixos. Fica para a próxima eliminatória.
7. A época, afinal, não terminou hoje.
8. Parabéns, rapazes!
Neville Longbottom
Não quero parecer que estou a sacudir a água do capote, mas se eu ainda acredito no título porque é que o Benfica nao pode sonhar com o 2 lugar? Vão a Alvalade ainda, são 6 pontos e vários jogos complicados. A época nunca terminaria hoje…
Hirok "The Truth"
Eu não acredito no 2º lugar e acreditava que iamos passar o Ajax depois de ter visto a 2a parte na 1a mão.. isto porque no Tugão não nos deixam tentar algo mais.. já são mais de 5 jogos a ser roubados pelos senhores que ganham prémios em ir para a Grécia e Arabia Saudita.. é assim a vida, árbitros estrangeiros em todos os jogos do Benfica era o que mais desejava..
Mantorras
É possivel, mas falando por mim:
1. O Sporting é melhor equipa, ponto. Tem melhor 11, melhor treinador e esta num momento melhor. O que torna tudo muito dificil porque alem disso tambem tem vantagem e vai a frente.
2. As arbitragens que temos tido demonstram que o Benfica nao deve ter hipoteses de fazer melhor. Era dificil porque o Sporting é melhor, assim fica quase impossivel. E sim, isto é choro :)
Fadista
Apesar da péssima época que o Benfica têm feito, não tenho duvidas que sem algumas arbitragens manhosas, e a da ultima jornada é o espelho do que disse, estaríamos mais perto ou até mesmo empatados com o Scp, no 2º lugar, mas não tenho problemas em admitir que uma boa parte do problema também têm sido o próprio clube.
Pjanic
Apesar de ter apostado no Ajax, dei por mim a torcer pelo Benfica. Vitória muito importante para todos. Parabéns a todos os benfiquistas aqui do blogue.
PS: Depois do golo, podemos ver porque o nosso campeonato é dos piores da Europa. Fico envergonhado com este anti jogo habitual (de todas as equipas) do nosso campeonato.
Saudações portistas
Nunop
O Benfica n teve jogo ofensivo, mas o Ajax mereceu? Que oportunidade escandalosa teve o Ajax?
Jogo muito inteligente do Benfica
Neville Longbottom
Concordo em absoluto.
SL
GoldenFCP
Sem duvida.
Ajax fez o chamado jogo sem balizas. Muita bola, poucas oportunidades. Benfica fez o que lhe competia, passou com mérito.
Mantorras
Talvez o ultimo lance se nao estiver fora de jogo, que na repeticao me pareceu muito duvidoso… mas nao consegui ver mais porque comecei a festejar xD
TOPPOGIGGIO
Mai nada!!! Foi preciso saber sofrer e condicionar o Ajax que embora com 200% de posse de bola não teve praticamente lances de verdadeiro perigo. Ota e Vertonghen estão velhos; Benfica vai ser cilindrado pelo Ajax; Veríssimo achar que é 50/50? é bazófia, and so on… pois bem estamos entre os 8 melhores e com mais uns cobrezinhos para o mealheiro… Obrigado Benfica. Venha quem vier será obviamente uma truta, mas vocês provaram que antes de se aceitar a derrota é preciso ao menos tentar; às vezes resulta…
johnyboy13
O Ajax hoje não foi o Ajax da fase de grupos, teve muita bola, alguns remates, mas á baliza foram apenas 2.. Benfica soube sofrer, defendeu bem, teve alguma estrelinha hoje ( 1 remate á baliza, 1 golo).
Parabéns ao Benfica pela passagem, de um Sportinguista.
Neville Longbottom
Como disse no meu comentário, já sabia que vinham com essa história.
O Benfica é que foi melhor que nós contra o Ajax. Os 5-1 em Alvalade são mentirosos mas também porque nós metemos a jeito. O Benfica esteve bem. Mérito a eles.
porra33
Não diria épico, diria bafejado pela sorte, especialmente na Luz. Hoje o Benfica foi o Portimonense e o Ajax foi Benfica, embora com menos oportunidades flagrantes.
Do Benfica gostei dos jogos dos centrais, Ramos que correu que se fartou e de Meite que já justificou metade do seu passe. Everton, Darwin, Grimaldo e Rafa fizeram jogos sofríveis.
O uso do anti jogo é condenável embora a fadiga de alguns jogadores tenha sido legítima.
O Ajax está efectivamente na fase menos fulgurante da época e acusou os nervos.
A época do Benfica faz de certo modo lembrar a de 2005/2006 muito sofrível a nível interno mas ainda hoje recordada pela campanha europeia digna. Venha o Atletico de Madrid ou a Juventus ou Villareal e talvez possamos sonhar com a passagem às meias finais, de resto acho impossível.
Campanha digna e boa também financeiramente.
offtopicguy93
Bem em primeiro lugar dar os parabéns a todo o setor defensivo do benfica que esteve muitíssimo bem, weigl também cumpriu o seu papel com distinção! Extremos e Gonçalo muito solidários durante toda a partida, o que permitiu uma coesão defensiva brutal… depois daquele lance em que a bola vai para o tadic entre linhas e ele cruza para o haller e faz golo, abrimos o olhos e o jogo entre linhas do ajax não existiu! O que fez com que o ajax apostasse nas alas para criar perigo e aí começaram a surgir os problemas ofensivos do ajax, muita posse, muita basculaçao, mas criar real perigo poucas vezes o conseguiram!
Segunda parte bem melhor da nossa parte, rafa e darwin a estarem muito mais em jogo e pelo menos já estávamos a conseguir passar do meio campo com a bola, algo que na primeira parte não estava a acontecer!
Ia ser sofrido, ia… muito disseram que era impossível, o sporting tinha levado 5 deles… portanto o benfica nunca passaria!
Desde o ano passado que digo que o darwin é o protótipo do avançado moderno, muito completo apensar da vertente técnica não ser a melhor! Haland também é assim… já vlaohvic parece me um pouco mais tecnicista que estes os dois… veremos se um dia darwin atinge todo o seu potencial, certamente encaixaria numa grande equipa europeia!
Meu nome é Toni Sylva
Não entendo. Os comentadores tinham todos prometido que nem para a LE íamos, depois que caíamos para a LE, e depois que o Ajax ia dar 5 em cada jogo para mostrar que só tínhamos chegado aqui por sorte. Aliás, os rivais é que estão a fazer belíssimas campanhas europeias, como consta no ADN de um deles.
Meu nome é Toni Sylva
E atenção, este meu comentário é mais dirigido aos próprios benfiquistas.
Neville Longbottom
Veríssimo a mostrar a maleabilidade tática que Amorim não teve ou não tem. Fechadinhos na retranca à espera da oportunidade e assim foi (aos trambolhões num bom teatro do Ramos e um frango mas também contam claro e ainda bem).
Muitos sportinguistas vão-se desculpar a dizer: “este Ajax não é o mesmo que jogou contra nós”. Ta errado! É exatamente o mesmo. O adversário é que não. O Benfica soube jogar contra o Ajax, mereceu pelo conjunto dos 2 jogos. E isto depois de jogarem com 10 durante muito tempo na última jornada, incrível!
Não que sirva de muito, mas já agora ajudou a diminuir o impacto da Holanda no ranking.
Parabéns pela passagem!
BrunoV
Existe uma coisa que se denomina por momento de forma e este Ajax tem sido fraco nas últimas 2-3 semanas.
Já para não falar que o Ajax jogou com o seu 3º guarda redes
Já sobre o Benfica, bem… não têm respeito nenhum vindo dos holandeses. Nas entrevistas pós-jogo os jogadores/entrevistadores disseram que este Benfica é mediocre . O Wesley Sneijder no programa televisivo deu mais demérito ao Ajax que mérito ao Benfica.
Eu vivo em Eindhoven e amanhã é dia de festa na cidade devido à eliminação do Ajax (o “”ódio”” do PSV contra o Ajax é rivaliza com o do Porto ao Benfica) e sendo eu tuga ainda bem que o Benfica passou dado que o ranking Uefa agradece.
Valentes Transmontanos
O Ajax hoje jogou com o seu GR titular.
BrunoV
Recomendo a ver quem é o guarda redes titular desde da 2ª metade da época passada… De certeza que não é este que jogou… Este atualmente é o 3º/4º guarda redes…
Podes usar o zerozero, transfermarkt, ou outro site qualquer para confirmar o que estou a escrever.
Ou pode acompanhar o futebol holandês como eu faço… É uma sugestão, se gostas de golos aconselho a acompanhar.
lvme
Isso só acontece porque o Onana foi suspenso por doping e agora não vai renovar, se acompanhas tanto o campeonato saberás certamebte que assinou pelo Inter, E também que é claramente o melhor guarda redes do Ajax
Valentes Transmontanos
Eu acompanho. Tinha ideia de o Onana ter tido uma lesão e depois não jogar por não chegar a acordo para renovar. Além disso, pensei que se referia à 1ª mão quando falou em 3º GR, e eu estava a dizer que isso não era razão porque hoje jogou outro.
O que jogou na 1ª mão lesionou-se entretanto?
Valentes Transmontanos
Pois, fui ver e afinal ele esteve suspenso 1 ano por doping. Por isso, ele é o GR titular (ou considerado o “melhor”) do Ajax.
Se o Oblak estivesse um ano suspenso, o GR que jogaria no lugar dele não seria o titular. Seria o seu substituto enquanto ele estivesse fora.
Mantorras
O homem nao estava castigado por doping?!
BrunoV
Esse foi um dos motivos, o outro é que se recusa a renovar e vai sair em junho… Daí o Ajax não querer apostar nele.
Aurinegro
O que define ser o GR titular?
Se segues o futebol Neerlandês (se se segues tanto como ainda usas o “Holandês”? Não percebo porque acham que isto é chato: também não iamos gostar que todo o país fosse conhecido pelo nome de duas provincias.) deves saber que o Onana foi suspenso desde Fevereiro a Novembro (a tal metade da época passada), mas continua a ser o melhor GR deles e foi o titular nos últimos 5 jogos, devido a todas as lesões.
Tinha sido também arredado por se ter recusado a renovar.
Bayern de Monchique
Mas decerto sabes o porquê de isso ter acontecido, certo? O porquê do Onana falhar precisamente 9 meses de competição entre Fevereiro e Outubro de 2021.
Junta-se depois o facto do jogador estar em final de contrato pois em circunstâncias normais ontem o Ajax alinhou com o seu melhor guarda-redes e, dúvidas houvessem da sua qualidade, possível substituto de Handanovic.
BrunoV
O Onana de 2018-2019 é um excelente guarda-redes, o atual é fraco… precisa de uma mudança de ares!
Sofreu 1 ou 2 golos em todos os jogos que fez.
Filipe_Carvalho
Estou à vontade para escrever isto pq aquando do sorteio achei que o Benfica tinha todas as hipóteses de passar. Os pontos fracos do Ajax são os pontos fortes do Benfica. Mas este Ajax não é o mesmo que dá primeira fase. Este Ajax tem muito menos fulgor, menos capacidade física para jogar sempre em intensidade elevada como tinha nessa fase. Isso não significa que o Benfica não passasse na mesma.
Jay-Jay Okocha
Comparar dois jogos, em dois momentos diferentes é por si uma estupidez.
Pelo que te vou responder o seguinte :
– O sportinguista que “se desculpar” ( ja agora porque haveria de se desculpar ?) a dizer que o Ajax que jogaram contra eles era diferente é um sportinguista que pouco percebe.
– O benfiquista que lhe responder que é exatamente o mesmo, ainda menos percebe.
Saudações e parabéns ao Benfica
Neville Longbottom
Um abraço do sportinguista que pouco percebe.
Jorge Silva
É incrível como para os rivais nunca existem faltas a favor.
O Ramos sofre falta clara, mas como não equipa de verde.
Neville Longbottom
O Ramos podia levar o toque que levou com o dobro da intensidade, para mim não há falta, mas já agora eu falei do teatro, não falei da falta, fica o apontamento para alguém que não leu com atenção.
Como não equipa de verde o quê? O que é que tem equipar de verde? Muda alguma coisa? O Jota deixou se sofrer faltas porque foi para o Celtic foi?
GoldenFCP
O Benfica teve a estrategia que o Sporting numa eliminatoria tambem devia ter tido. Dar a iniciativa e fechar atras, jogando no contra ataque e expondo a fraca defesa do Ajax.
Acabou por nem ser aí que surgiu o golo mas a estratégia resultou muito bem pq o Ajax nao marcou. Se marcasse o que diríamos? O benfica na primeira parte nem conseguia passar do meio campo…
Houve sorte mas no futebol há dias assim. O Ajax tambem nao fez nada do outro mundo, foi melhor sim, mas eu consigo aceitar perfeitamente a vitoria do Benfica. Foram competentes, souberam sofrer e mataram na unica chance que tiveram
Neville Longbottom
Pois é isso. Se o Ajax marcasse o jogo não ficava resolvido ainda e não apanhavam 5 (bem sei que em alvalade tivemos um golo anulado por um pelo, bola ao poste e bastante azar, mas foram 5 à mesma).
Kazamatsuri
GoldenFCP,
Sim, claro, jogar contra o Manchester City é a mesma coisa que jogar contra o Ajax, sem dúvida alguma…
Os jogadores do City jogam quase de olhos fechados e é difícil tirar-lhes a bola.
Saudações Leoninas
Fadista
Relembro a eliminatória do Porto Vs Juventus, onde o Porto soube aguentar, ficaram com menos um e continuaram a saber aguentar e acabam também por marcar numa bola parada, é assim o futebol, acontece a todos, fico contente com a vitória e a passagem mas consigo reconhecer que o Ajax foi superior, mas muitas vezes ter muita bola não ganha jogos, tal como aconteceu na 2ªf entre o City e o Palace…
Stravinsky
O Benfica nem sequer jogou. Foi deprimente. Não fez nada. Mas, há aqui mérito porque também nem sequer necessitou de fazer um jogo defensivo antológico para conter o Ajax.
Quanto ao Ajax e a Ten Hag são a prova de que estar no topo constantemente (e durante anos como Guardiola e Klopp) é um trabalho ao alcance de “predestinados” apenas. Aqueles 4 meses iniciais da época foram muito bons mas adivinhava-se que a forma seria temporária.
Uma palavra de apreço ao Verissimo que tanto tem sido enxovalhado. É certo que não terá a qualidade para estar nos quartos, mas com bom ou mau futebol lá conseguiu.
Parabéns ao Benfica.
Sobe Alges
Honestamente, não me consigo sentir feliz com esta passagem. Na minha opinião, uma exibição deste género não é digna de um verdadeiro Benfica. É verdade que o Ajax controlou completamente o jogo e passou 95% do tempo no nosso meio campo, apesar de não terem criado grande perigo. Mas ainda assim, acho vergonhoso fazermos um remate à baliza em 90 minutos e não conseguirmos fazer dois passes seguidos, ou de perdermos a bola automaticamente depois da recuperar ou de não passar praticamente do meio campo o jogo inteiro. E não bastava isto, ainda começaram a queimar tempo depois de marcar o golo.
Em relação ao jogo em si, não houve grande história. Foi o Benfica o tempo todo a jogar lá atrás com uma defesa relativamente coesa. O Ajax pressionava o campo todo, e o Benfica ou mandava chutão para a frente para o Darwin ou simplesmente perdia a bola perto da sua área. Incrível como não ganharam nenhuma primeira, segunda ou terceira bola… Na segunda parte com o Meité, achei ligeiramente melhor. Pareceu ser o único com capacidade de manter um pouco mais a bola.
O meu medo agora é o que vem a seguir. É que um Liverpool, City, Real ou Bayern (como já aconteceu esta época), não têm qualquer dificuldade em dar uns 5 ou 6 a este Benfica.
O ideal seria apanhar o Atlético ou Juventus, que apesar de serem superiores a nós, são bem inferiores às outras e por norma não esmagam os adversários.
Joga_Bonito
O teu primeiro parágrafo tem muita verdade mas com esta não dá para mais. O Benfica actual não tem nível técnico para ter um jogo de ataque em posse e rupturas, basta ver as bolas que perdemos por meramente sermos pressionados. E nem conseguimos sair com a bola sob pressão. O nível técnico da equipa não dá para mais.
Por isso entendendo o que dizes, não concordo em não ficarmos felizes. Saber ganhar com o que se tem no momento também tem o seu mérito. O único erro seria alguns enganarem-se e acharem que temos uma super equipa e virem já com o usual paleio vieirista do “Benfica europeu”, que apenas existe para vender red pass e rodar o banco e o Seixal para as comissões.
Se todos tiverem a consciência que esta equipa tem de ser profundamente remodelada e que temos de elevar o nível na próxima época, esta vitória é boa porque dá dinheiro para reforços, prestígio europeu (essencial para atrair jogadores de qualidade) e aumenta a exigência.
O meu medo é os benfiquinhas do adeptos do benfiquinha virem já contentar-se com isto, vender a ilusão que temos um grande plantel para como tem sido costume todos os anos não subirem a equipa e manterem os mesmos monos do costume.
Meu nome é Toni Sylva
Ainda hoje muitos lamentam o futebol feiinho do Trappattoni… que ganhou o campeonato ao fim de 10 anos de seca. Era impossível fazer mais na altura, mas quebrou-se uma mentalidade de derrota, e isso permitiu anos mais tarde voltar a ter grande futebol, ainda que infelizmente não se tenha dado continuidade após 2016.
O Benfica precisa de espaço para respirar, senão acontece-nos o que aconteceu ao Sporting durante tanto tempo.
A direcção precisa de mostrar que vale alguma coisa, e até agora não se viu nada.
Joga_Bonito
Concordo.
Sobe Alges
Apesar do plantel ter várias lacunas gritantes, eu penso que o maior problema até é mais a nível tático (culpa do treinador e equipa técnica) do que dos próprios jogadores. O Ajax tem assim uma equipa tão superior a nós que justifique não passarmos do meio campo o jogo praticamente todo? Na minha opinião, não. Não conseguimos sair a jogar praticamente nenhuma vez e à mínima pressão do adversário, a solução é passar para trás para o guarda redes e mandar chutão para a frente. Não estou a pedir um ataque continuado ou extremos/laterais que vão para cima dos adversários e desiquilibrem. Ou mesmo um “Matheus Nunes” com capacidade para queimar linhas. Não temos jogadores desses para este nível (há bastante tempo). Mas também acho que não são tão mancos assim, em que seja impossível sair de uma primeira linha de pressão e conseguir levar a bola para o meio campo adversário.
É constrangedor ver esta equipa a jogar quando sofre a mínima pressão.
Joga_Bonito
Sim, eu concordo que a equipam possa dar mais, mas não sei se em jogos destes se possa pedir mais que isto. O nível técnico da equipa é confrangedor, então comparado com a de 2010…Ao mínimo pressing os jogadores perdem a bola, mas a nível táctico concordo que pudéssemos fazer mais, sobretudo melhorar na nossa capacidade de pressing. Parecendo que não, se conseguíssemos chegar mais cedo à bola e roubá-la mais vezes, tínhamos mais bola e conseguiríamos fazer mais. A equipa não consegue fazer três passes seguidos a começar pelo facto de ser muito macia a pressionar, salvo algumas excepções e depois há o confrangedor nível técnico da equipa.
Red Scorpius
Acalentava a esperança que o SLB passasse a eliminatória mas também acreditava que a equipa fosse capaz de fazer mais nas ações ofensivas.
Valeu o espírito de sacrifício e alguma pontinha de felicidade.
Tudo está bem quando acaba bem.
Venha o próximo.
BrunoAlves16
Grande resultado para o Benfica e para o futebol português. Com sofrimento, alguma estrelinha, mas estão lá e por isso merecem os meus parabéns. Acredito que virão com grande elan para atacar o segundo lugar.
Facto curioso, esta é a quarta passagem do Benfica aos quartos da LC nos últimos 30 anos e em três delas foi no decorrer de épocas más a nível interno e com treinadores mal amados, Artur Jorge em 95, Koeman em 2006 e Veríssimo (até agora) em 2022.
Luke
Algo está errado nessas contas, porque eu lembro-me de mais duas vezes: 2012 com Jorge Jesus e 2016 com Rui Vitória.
Outra coisa curiosa é que em todas essas eliminações nos quartos de final, batemo-nos sempre muito bem sempre contra colossos (grandes jogos em Camp Nou, em casa com o Bayern, também contra o Chelsea… etc)
BrunoAlves16
Esqueci-me do apuramento em 2016 com Rui Vitória, sendo assim são cinco vezes. No entanto não invalida de todo o meu apontamento, em 3 das 5 passagens do Benfica aos quartos (nos últimos 30 anos) as épocas internas foram más e os treinadores muito contestados.
BrunoAlves16
E em algum momento depreciei as performances do Benfica nas Champions dessas épocas, bem pelo contrário…
Nickles
Agora é manter a humildade, e humildemente ganhar ao City nos 4os.
zebenfas
Quando eu contar ao meu filho que o Benfica chega aos quartos de final com o Tarabt, Diogo Gonçalves ,Valentim e Gilberto (muito esforçado, tomara muitos,mas jogar a bola é mais dificil??!!!) não vai acreditar,vai dizer que menti….
Grande jogo do Maite , andou meia época perdido na tentativa de ser um 6.
Muito mal o Rafa hoje, correu muito é certo,mas qdo recebia uma bola, pedia um cafe ao mesmo tempo (so pode) perdeu as bolas todas que recebeu. Bem Gonçalo, a ser um terceiro medio ,mas pensei que o homem enfartasse de tanto correr
TOPPOGIGGIO
Também reparei exactamente nisso no Rafa, muito mole e sem reação (no fim lá deuma arrancada), mas o chip eestva em defender. O Ody a tantar meter a bola por alto no Gilberto foi outra coisa que já me estava a dar nervos. Acabou bem, felizmente para nós.
Slayer666
jogamos muito, mas mesmo muito pouco, mas por incrível que pareça, esta época, na champs, (ainda) só perdemos com o Bayern ?
Red Punisher
Bom reparo. E com um bocado de sorte ainda apanhamos o Villarreal nos quartos :p
MansoFrancisco
Hoje nós benfiquistas:
https://youtu.be/I-NWQZ77hss
Siga pa bingo!
Francisco Parrinha Guerreiro
Vinha só ler os comentários, mas fiz login propositadamente para reconhecer o mérito daquele que é, sem dúvida, o melhor comentário da caixa. XD
É que, às vezes, para dizer asneiras, mais vale guardá-las e fazer só umas piadolas. Muito bom, e venha a borracheira! XD
MansoFrancisco
Mai nada ???
Obrigado! forte abraço
Red Punisher
Bem….será noite para escrever que a qualidade não tem idade!
A confiança que dá Vertoghen e Otamendi à equipa nestes jogos, quando em 3/4 partes fomos massacrados pelo adversário diz tudo.
Excelente, épico, para mais tarde recordar a par de Anfield, mas com uma menor dimensão apoteótica.
Agora resta sonhar por um sorteio em que nos calhe 3/7 equipas, que são:
1)Villarreal/Juventus
2)Atlético
3)Chelsea (mas se vier de autocarro e na CP)
Quanto às restantes, é raspadinha…nunca sai!
lipe
Parabéns ao Benfica pela passagem aos quartos. Eliminando uma equipa holandesa, ainda melhor!
No entanto, não posso deixar de notar no quão engraçado é ver aqui gente contente com o jogo “à pequeno” e feito na retranca do Benfica de hoje. Quando acontece o mesmo cá no burgo, feito por adversários bem mais inferiores em relação ao Benfica (ou os outros dois) do que o Benfica é em relação ao Ajax, já se fala na pobreza e vergonha do futebol português. Que este jogo tenha servido para algumas pessoas ganharem um pouco de perspectiva.
Valentes Transmontanos
A vergonha não está em jogar à defesa. Conte e o Mourinho de 2010 fazem-no/faziam-no com muita beleza.
O problema está no anti-jogo. Não é o queimar tempo a partir dos 80′ ou com uma substituição depois dos 90′. Isso até o Liverpool de Klopp faz. É o anti-jogo a partir dos 2 minutos.
DNowitzki
Um segundo parágrafo que é um disparate pegado e sem noção nenhuma!
Jogar à retranca aqui ou ali não é nenhuma vergonha; parar o jogo de 5 em 5 minutos, sim. Mas, mesmo aí, o árbitro deu 7 minutos e meio de desconto. Mas o foco do comentário não era esse; era outro. Há coisas que custam a digerir. Paciência!
Manel Ferreira
Certo, Dirk, mas não vamos fingir que os adeptos dos grandes só protestam com o anti-jogo dos pequenos e não com os autocarros e que aí não há problema nenhum. O que não falta são comentários a malhar em equipas que entram num estádio de um grande com táticas defensivas, “estava tudo atrás da bola, nem saem do meio-campo, que vergonha, isto não é nada” e por aí fora. Se tu não fazes esses comentários, ótimo, mas há muita gente que os faz.
Aliás, muitas vezes até se elogia equipas que levam goleadas porque “não meteram autocarro” e “deviam ser todas assim para bem do futebol”. Pois claro que deviam, era bem bom para as melhores equipas. Para os outros, é que nem tanto.
Portanto, o comentário do Lipe não e disparate, coisíssima nenhuma. É apenas uma questão de admitirmos que o futebol é um desporto competitivo (e não apenas de “exhibition”) e que cada equipa deve usar a tática que melhor serve os objetivos. Só que quando são os outros a dificultar-nos a tarefa é que é chato…
Neville Longbottom
Sei que vocês adeptos de clubes pequenos gostam todos de estar no mesmo lado nesta matéria e aquela lenga-lenga do clube da terra etc, mas uma coisa é meter autocarros, abdicar de atacar etc, isso é futebol. Outra coisa é anti-jogo e isso não é futebol, são coisas diferentes. Eu critico bem mais o meu clube do que os outros nesta matéria na verdade.
lipe
Mas o facto é que hoje o Benfica também fez algum anti-jogo. O que eu queria dizer, e que pode ter escapado a algumas pessoas, é que apesar de isso não ser bonito, faz parte do jogo e foi uma parte importante no sucesso do Benfica hoje contra o Ajax; assim como é uma parte importante da estratégia da maioria dos clubes pequenos quando jogam com os grandes em Portugal. Dada a diferença de recursos à disposição, é natural e expectável.
Neville Longbottom
Na minha opinião não devia ser aceitável. “Pronto pá, eles são piores logo e normal anti-jogo”. Ta mal, anti jogo nunca mas nunca pode ser arma…metam os 11 jogadores dentro da baliza se quiserem mas por favor parem com o anti jogo
Manel Ferreira
Mas a que propósito veio isso da “lenga-lenga do clube da terra”? Eu acho que nunca falei disso uma única vez aqui (e quem dera ao futebol português que essa lenga-lenga existisse mais, diga-se).
Só estava a dizer que essa distinção entre autocarros e anti-jogo não é feita com tanta frequência como vocês estão a dar a entender. Muitas vezes vai tudo no mesmo saco como prova do “horrível futebol português” e por aí fora. Elogia-se clubes que “saem a jogar de trás”, mesmo que levem 5 ou 6, enquanto que um clube que empata, com poucos remates e posse de bola é massacrado nos blogs e canais 11 (mesmo sem anti-jogo).
Estar aqui a dar a ideia de que os adeptos dos principais clubes não têm problemas nenhuns com os autocarros dos pequenos, e “isso é futebol” , é ridículo. Ainda me lembro de um Benfica-Marítimo, que ficou 0-0 e foi conversa para uma semana sobre autocarros e “o que fazer para acabar com isso” e por aí fora….
Neville Longbottom
É ridículo? Porque? Eu falo por mim. Não falo por mais ninguém.
Para mim autocarros é futebol. Anti-jogo não. Não quero saber o que pensam os outros.
lipe
Só achei piada à “dualidade de critérios” que existe nalguns adeptos em relação aos jogos dos pequenos com os grandes para o campeonato e os jogos dos grandes na Europa.
Em Portugal os árbitros até foram pioneiros no aspeto de dar largos minutos de compensação.
Se a carapuça serviu, que te fique bem. Não sei se é o teu caso especificamente.
DNowitzki
Não serviu, porque acho mais do que normal que o Tondela venha jogar à Luz com 11 em cima da linha de golo. O que é indestrutível é dar pancada e fazer anti-jogo sucessivamente desde o minuto 1. Agora, um clube estar a 10 minutos de vencer e fazer ronha aqui e ali acho normal.
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Rui Miguel Ribeiro
Boa resposta.
Hadra
Em Março vens dizer “Há coisas que custam a digerir”, custou mas foi. Já estavas a ficar impaciente é que não tens tido muitas oportunidades de distribuir a habitual verborreia.
Parabéns ao Benfica e DNowitzki que conseguiu beber um copinho de champanhe.
Pablo
Jogar à retranca não é vergonha, pois não?Ó meu rico Abel! Olha o Palmeiras retranqueiro!
Vermelhudo
Se esta vitória tivesse acontecido há uns meses eu provavelmente estaria a ler imensas críticas ao Benfica e ao treinador lendo autênticos testamentos a analisar todos os pecados da pavorosa vitória do clube e a dizer que é só sorte mas hoje as coisas são diferentes e ainda bem porque se percebe nitidamente que a galera está mais calma, uma temporada nos Himalaias entre os mais puros incensos e as mais cremosas e fofinhas nuvens de algodão doce nas alturas mudam uma pessoa. Que bom. Parabéns ao Benfica pois conseguiu manter a baliza inviolável e teve aquela pontinha de sorte que o Portimonense também teve na luz, há jogos assim e eu imagino a frustração dos adeptos do Ajax. Ota e Vertonghen são muito fortes neste tipo de jogo e o Gilberto mostra atitude que é precisa num clube que luta por títulos. Honestamente achei o jogo ofensivo absolutamente horrível e nota-se que estes meninos lidam muito mal quando jogam contra equipas que asfixiam. O Meite entrou muito bem sim senhor, mas foi um jogo onde ele esteve na expectativa e é incrível como nunca o vi fazer um único carrinho, nos jogos onde o Benfica tem a iniciativa nunca vi nada de especial dele no momento defensivo e é pena. Bom foi uma boa vitória, parabéns a todos.
Cpt Obvious
No final da primeira parte um amigo meu benfiquista disse-me que o Benfica estava só a ver jogar e que era uma questão de tempo até levar duas ou três bananas.
Aguentaram aguentaram e lá surpreenderam mesmo estando (aparentemente) por baixo.
Parabéns ao Benfica e aos benfiquistas aqui do Blog. Muito importante para o futebol português já que o Porto este ano não conseguiu dar o contributo que tem dado ultimamente, portanto pontinhos extra bem valiosos.
GoldenFCP
O Porto passando ia enfrentar este terrivel Man United. Aquele pessimo jogo com o Atletico estragou tudo. Saudade do que a gente nao chegou a viver, acredito que passássemos
Cpt Obvious
Lá iamos ter de encavar o CR7zão outra vez :P
É lidar, não podemos ser sempre nós!
Abc
Jay-Jay Okocha
Essa esta boa :)
Porto se passase teria jogado com o man utd porque?
Xyeh
Com o azar que o FCP teve este ano com certeza ia apanhar o Bayern ou o Liverpool. Ele referiu-se que o FCP passava em vez do Atlético e como o Atlético apanhou o United.
Tiago Silva
Antes de qualquer coisa, estamos nos quartos!! Grande capacidade de organização e de solidariedade da equipa, estiveram impecáveis em termos defensivos!
Mas não posso deixar de condenar o anti-jogo feito pelo Benfica este jogo! Não podemos andar a criticar o anti-jogo que existe no nosso campeonato, se chegamos à Champions e fazemos o mesmo. Não pode acontecer, temos que nos limitar a fazer o nosso jogo e continuar a aguentar defensivamente o jogo como fizemos tão bem ao longo do encontro.
Quanto ofensivamente, jogo muito fraco onde não conseguimos ligar 3 passes e onde houve demasiadas perdas. Mas uma bola parada chegou e fomos felizes! Que orgulhoso estou destes jogadores por mostrarem que é possível passar mesmo sendo mais fraco, mantiveram uma união dentro de campo incrível e com sorte à mistura (muita sorte), conseguimos chegar aos quartos. Duvido que passemos desta fase, mas agora venha quem vier, temos que acreditar, porque só assim é possível.
Nome sem Caracteres Ilegais
Muito bem o Benfica a defender Portugal e os seus pontos no ranking na Europa!
Os encarnados destacaram-se pela entreajuda e gostei bastante de Darwin (pode ter muitos defeitos, mas agrada-me muito a sua capacidade de desequilíbrio), Otamendi (nunca tem medo, incrível!) e Grimaldo (tem fama de defender mal, mas hoje chegou para um dos jogadores mais talentosos da Europa…e não contente com isso, ainda assistiu Darwin!).
Quanto ao Ajax, até jogou bem, mas jogou aquilo a que Fatih Terim chamou “futebol sem balizas” – que desacerto na grande área, meu Deus! Um dos melhores, senão o melhor exemplo foi na primeira parte quando Weigl fez aquele mau alívio de cabeça (acho), pôs a bola à disposição do adversário e este, em boa posição, falhou completamente a baliza. Assim não há bom futebol que vos valha, Ajax…XD
GoldenFCP
A epoca deles nao está a ser facil e este é sem duvida um grande feito. Os meus parabens a todos os benfiquistas do blog, em especial ao TiagoSilva, ao Mantorras e ao Henry. Foi uma grande vitoria para o Benfica mas também para Portugal.
Red Punisher
Por outro lado, a tua época, internamente, é sempre fácil. Já pensaste porquê?
GoldenFCP
Lá vem a lenga lenga do costume. Dá merito a quem tem mérito amigo, fica vos melhor.
henry14
Epah até numa mensagem de felicitação tens que responder dessa forma? Deixa lá o Golden em paz eheh.
Abraço
Mantorras
Obrigado :)
henry14
Muito obrigado pela referência, amigo :D.
Confesso que não sou daqueles que torce pelos rivais nas competições europeias mas se o Porto passar amanhã vou ficar contente por users como tu e kacal por exemplo.
Sinceramente acho que vão lá ganhar, vocês são melhores. Mas acho que também depende como estiver a vossa defesa.
Boa sorte!!
GoldenFCP
Sendo bem sincero nem ficava chateado se nao passássemos. O Porto nao tem equipa para duas competiçoes e se continuar na europa arrisca-se a perder o campeonato. Além de que a liga europa cheira a sevilha e barcelona por todos os lados
Antonio Pinheiro de Campos
De tudo aconteceu esta época, no seio de uma crise estrutural profunda e motivos de sobra para ecoar o alarme da instabilidade na equipa. E isto acontece. Bravo!
Um abraço de um sportinguista a todos os benfiquistas. Mereciam esta alegria, como já há muito que merecem gentes melhores à frente do vosso grande clube.
Bruno Cunha
Dado curioso:
“The curse of Dutch football against Portugal continues: open streak of 7 consecutive eliminations in the European Cups, there are no worse records (last Dutch team to qualify was Heerenveen against Vitoria Setubal in the 2008-2009 UEFA Cup)”
Neville Longbottom
Ainda me lembro do Sporting eliminar o Hereenveen, o AZ, o Feyenoord e o Twente…
De facto nunca tinha pensado nisso.
BrunoAlves16
Até com o Silas goleamos o PSV em Alvalade (um PSV fraquinho do Van Bommel é certo). O Sporting sempre teve bons registos contra holandeses e péssimo contra alemães. Curiosamente esta época levamos na pá do Ajax e eliminamos o Borussia Dortmund.
expatriado
Bem observado. E penso que essa situação é extensivel a seleção nacional.
bpstp
Onde estão aqueles que diziam que Benfica ia ser atropelado?
Kacal
Muitos Parabéns a todos os benfiquistas e ao Benfica, passagem épica aos quartos quando todos os condenavam e que iam levar 5 e tal. A Eredivisie não é a Champions! O Ajax também tem falhas como todos e jogos menos bons. Darwin com a época que tem feito está a justificar o valor investido, vão conquistar títulos? Não, mas ele sozinho não pode fazer nada, tem feito a sua parte. E isto é positivo para o ranking portanto na parte que me toca, Obrigado! E mais uma vez muitos Parabéns!
Rui Miguel Ribeiro
Feliz pela vitória e pela passagem aos quartos de final. Muito empenho e coesão com uma aparelho defensivo muito eficaz. Vertonghen esteve excepcional. Grimaldo, Otamendi, Vlachodimos e Meité também foram superlativos. E Darwin, é claro!
Parabéns Benfica!
Cljool
Jasus. O Benfica contribui em muito para o meu estado de nervos. Acredito que para quem estivesse a ver o jogo sem “cavalo na corrida”, não tenha gostado. Muita luta mas pouco sumo. Provavelmente no próximo jogo vai jogar roman e meite devido aos castigos. que seja para manter. Acho que a melhor versão deste Benfica é com o ucraniano. Podendo explorar assim melhor os dois velocistas.
BENFICA36
Portanto, agora mais a frio.
O 3° classificado do campeonato português está nas 8 melhores equipas da Europa.
O Benfica com árbitros estrangeiros estaria pelo menos em 2°lugar.
Estoril,Moreirense,Gil Vicente e Vizela , 9 pontos roubados por erros graves de arbitragem mas lá fora os árbitros são competentes e também devem ter família.
Fizemos um jogo à Chelsea, defender, defender e defender e marcar na única oportunidade que tivemos . 1 remate, 1 golo.
Todos os falhanços que Darwin teve contra o Vizela foram pagos com 1 remate e 1 golo hoje .
Não passou a valer 80 milhões de euros depois disso mas subiu ainda mais a sua cotação.
A equipa do ponto de vista defensivo foi imperial, coesão, união e capacidade de sacrifício.
Otamendi e Vertonghen estiveram a um nível que se fossem sempre assim ,seriam a melhor dupla em Portugal mas de longe. Até Grimaldo e Gilberto hoje não permitiram nada ao Antony,Tadic e amigos.
Nota 5/5 para os 5 da defesas : Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo, relembrar que Lucas Veríssimo está lesionado , o Benfica ao nível de centrais está muito bem servido com estes 3 e ainda Morato, Araújo a puderem evoluir na sua sombra . Faz falta um defesa esquerdo e direito suplente pelo menos, uma aposta em Filipe Cruz e Sandro Cruz faria sentido.
Do meio campo para a frente:
Meite esteve muito bem e dá 10 0 ao Taarabt na vertente defensiva, Weigl esteve razoável mas é dos mais regulares da equipa ,ou joga bem ou joga como ontem, mais na contenção, Rafa e Everton (especialmente o segundo) ajudaram imenso a defender, a exibição de Grimaldo muito se deve à capacidade defensiva exibida por Everton que ajudou imenso a defender e parar Antony .
Gonçalo Ramos e Darwin também estiveram razoáveis, Gonçalo Ramos a terceiro médio e Darwin a tentar bolas nas costas do adversário, provocaram imenso desgaste na defesa do Ajax que com o Blind fica mais lenta.
Mérito também de Veríssimo que se soube adaptar ao jogo e adversário e deu um banho tático ao Ajax .
Só tenho pena é que não tenha sabido vencer o Álvaro Pacheco mas o árbitro aí foi incompetente e nunca mais devia apitar um jogo de futebol profissional, vestisse o Benfica de azul e o pênalti nítido teria sido marcado .
Parabéns ao Benfica e agora é esperar por um Villarreal para se continuar a alimentar o sonho das meias finais.
Xyeh
Bravo SLB, e ainda podem fazer algo histórico (para os últimos anos) se apanharem uma equipa como o Atlético de Madrid, Juventus ou Villarreal, as restantes equipas já considero impossíveis de passar (Chelsea, City, Liverpool e Bayern).
Francisco Ramos
“Águias pouco atacaram” mas quem viu o jogo sabe que o Ajax também não atacou muito. Ou melhor, atacou mas não atacou bem. É verdade que esteve mais tempo em processo ofensivo, teve mais posse de bola, mais remates, etc. Mas lances de perigo em que o Vlachodimos tenha sido posto à prova não me lembro de nenhum. Remates para as estatísticas são apenas isso, estatísticas. Referir também que em jogos a eliminar já não me lembro de ver uma equipa holandesa a eliminar-nos!
Outro aspecto importante é esta defesa do Benfica. Em jogos em que recuam as linhas e não existe tanto espaço nas costas e com isso não obriga a tanta correria, eles são um muro autentico. Pode ter uma ou outra falha aqui e ali mas no controlo do espaço, do adversário, no 1×1, nas dobras, etc. são do melhor que podemos ter em Portugal. Com isso as lacunas defensivas de Grimaldo ou Gilberto ficam também mais protegidas e daí acharmos que todos fizeram um grande jogo, mas tudo começa naquela dupla de internacionais com mais de 100 jogos quer ao nível de clubes, quer ao nível de seleções (um tem 88 mas entende-se o ponto de vista). Chapeau à exibição defensiva do Benfica!
Relativamente aos adversários possíveis, Bayern, Real, Liverpool e City a evitar para mim. Atlético de Madrid numa segunda linha visto que em jogos a eliminar são muito astutos (tantos fases a passar assim não pode ser só estrelinha), tal como a Juventus (se passar) e o Chelsea (se passar).
Saudações desPortistas.
Bayern de Monchique
Um Ajax claramente com falta de ideias no terço final e um Benfica que soube sofrer em bloco baixo e aproveitar a única verdadeira oportunidade que teve.
Segundo o Goalpoint o Ajax teve 51! ações na área adversária culminando em 16 remates sendo que apenas dois foram enquadrados (1ª parte). Faltou objetividade no final. Muita parra, pouca uva.
Para além do demérito do Ajax, creio que houve muito mérito do Benfica. Equipa coesa, souberam anular o jogo exterior do Ajax e Weigl, encostando nos centrais, criou quase sempre superioridade naquele sector. Substituição acertada do Taarabt pelo Meïte.
Menção honrosa para Lisandro Martínez. Saída de bola fenomenal e defensivamente seguro. Gostava de o ver atuar a 6 só para perceber se funcionaria.
MikeM
Péssimo jogo do Benfica, mas quando corre bem é só elogios…
As capas foram de “Vergonhoso, Benfica não consegue um remate contra o Ajax”, para “Histórico, Heróis” e por aí fora…
O que é certo é que em 20 jogos destes, o Benfica só seria capaz de vencer 1, e calhou a ser ontem, mérito pela capacidade de sofrimento mas tudo o resto foi muito pouco… Valeu a pouca inspiração dos jogadores adversários.
Como disse aqui, depois do sorteio e da 1ª mão, um Benfica decente teria sempre de discutir esta eliminatória com um Ajax que não é esse bicho papão que fizeram dele.
Ainda assim, os holandeses dominaram 3/4 da eliminatória e mereciam a passagem. Fomos jogar como equipa pequena e a sorte caiu para o nosso lado, ainda bem, mas não disfarça nenhum dos problemas que existem.
Esta equipa não tem fio nem ideia de jogo, chega a ser constrangedor, não são capazes de fazer 3 passes seguidos e trocas de bola apenas na defesa que culminam invariavelmente com chutão para a frente.
Apesar dos inúmeros elogios ao Gonçalo Ramos, quase unanimemente eleito homem do jogo, continuo sem ver essa qualidade toda, é certo que corre e se esforça bastante, o que é de louvar nesta equipa, mas tecnicamente apresenta muito pouco, continuo sem perceber a ideia de ter um ponta de lança a jogar a médio centro, até porque lhe faltam características fundamentais para jogar ali, mas lá está, percebo pouco disto.
Depois o Taraabt, qual barata tonta, corre para um lado, corre para o outro, nem constrói nem recupera bolas, nada, anda ali…
Está claro que o Meité é, no momento, o melhor “8” do plantel, tem uma qualidade com bola, capacidade física e capacidade de guardar e transportar o jogo que mais nenhum tem, ainda gostava de ver um meio campo a 3 com o francês, o Weigl e o João Mário.
O Darwin será muito provavelmente a melhor transferência da história do clube, será um barrete bem enfiado num clube inglês, porque se fisicamente é muito acima da média, tecnicamente não cumpre os mínimos e a inteligência também não abunda para aqueles lados.
O Diogo Gonçalves cada vez que entra, devia ser retirado 1/4 do salário do treinador.
Já o Everton, alterna entre o bom e o péssimo, mas está mais para o 2º, na maior parte do tempo parece um corpo estranho dentro de um campo de futebol, não faz absolutamente nada de jeito nem traz nada de bom à equipa.
O Otamendi é um jogador de qualidade, mas um central pouco fiável, passes errados em zona proibida, faltas completamente estúpidas (recordo-me do 1º golo do Bayern na Luz e ainda ontem faz um penalti sobre o Haller em que a bola nem ia chegar ao avançado do Ajax).
Posto isto, é sempre bom ganhar, até pela parte financeira, mas esta equipa precisa de uma revolução enorme, não exagero quando digo que deste plantel apenas ficava com Lucas Veríssimo, Vertonghen, Morato, Meite, Paulo Bernardo, Gonçalo Ramos, os Araújos e talvez Yaremchuk. Tudo o resto poderia ser vendido e reformulava praticamente toda a equipa.
Agora, ou calha o vencedor do Juventus-Villareal, o Atlético ou o Chelsea, ou então iremos sofrer bastante com qualquer uma das outras equipas, porque City, Liverpool, Real ou Bayern irão trucidar por completo este Benfica.
Quanto aos outros, não acredito na passagem contra nenhum, como é óbvio, mas pelo menos são equipas com menos volume ofensivo.
Periklis
Na mouche.
Discordo apenas da análise sobre o Otamendi, até porque no camp nou fez a melhor exibicao que me lembro de um central do Benfica.
Desceu um pouco o nível depois de se abandonar a linha de 3 centrais, mas atualmente estamos numa anarquia táctica onde salve-se quem puder.
Dar nota tb em relação ao Gonçalo Ramos que julgo melhor do que aquilo que tem demonstrado.
Ter um PL de referência a fazer de terceiro medio, resta gabar lhe o esforco.
Ontem percebia se que so tinha uma indicação tactica: rodar a cervical à procura do posicionamento do trinco adversário e mesmo assim deixou o sair a jogar vezes sem conta.
Nos anos 80 percebia se marcação homem a homem ao melhor jogador da outra equipa. No benfica é o nosso PL que tem de correr atrás do trinco a todo o campo.
O goncalo tem uma finalização de excelência e isso vale mais do que simular ser um terceiro medio esforçado.
Ridículo
Rui Miguel Ribeiro
Só ganha um em 20? Ridículo!
MikeM
Se fizer um jogo como ontem? Arrisco a dizer que ganha meio!
Abdicar completamente de atacar e no único remate à baliza marcar um golo? Não ser capaz de construir uma jogada decente em mais de 90 minutos, entregar por completo a bola ao adversário e, ainda assim, ganhar? Até fui simpático, num jogo como o de ontem, da forma como jogou, talvez ganhe um em 50!
Ridículo? É um bom comentário, cheio de argumentos…
Pablo
Um resultado que todos do Benfica precisavam, não gostei de como jogador mas foi dentro do possível. Bravo!
expatriado
Daqui a uns anos, quando se fizer o historial desta epoca do SLB na Champions, vai-se poder ler que eliminou sucessivamente: PSV Eindhoven – FC Barcelona e Ajax…e apenas perdeu para o Bayern na fase de grupos.
henry14
É preciso ter azar para ter tido que trabalhar precisamente à hora do jogo :(.
Ainda assim, pelo que li aqui na caixa de comentários fico muito contente por o Vertonghen e o Grimaldo terem sido bastante elogiados. São 2 dos jogadores mais injustiçados que levam porrada aqui no blog, principalmente o Grimaldo. Muitas vezes querem fazer dele um André Almeida, Gilberto, etc… quando na realidade continua sempre a ser dos nossos melhores. Eu não gosto de Veríssimo e espero que a direção não tenha ilusões e que o despeça no final da época mas não posso de deixar de lhe gabar os “tomates” ao fazer o 11 inicial. Rafa, Cebola, Gonçalo, Darwin e só 2 médios, 1 dos quais Taarabt que nem é dos mais defensivos. Foi sem medo. Apesar de saber que ao longo dos 90 andámos a defender, este 11 é ambicioso e temos que elogiar isso.
Parabéns Veríssimo! Parabéns Benfica!
Depois de vingarmos o nosso querido rival Sporting, agora queremos vingar o Porto eheh.
Venha o Atlético!
Periklis
Mazraoui: “Fizemos um bom jogo, mas não conseguimos marcar. Em alguns jogos a bola recusa-se a entrar. Defendemos bem e o golo deles surge a partir de uma falta marcada de forma injusta. Eles tiveram uma oportunidade e marcaram, talvez seja algo típico português também. São conhecidos por vencer os jogos desta forma, mas é muito difícil jogar contra eles.”
Um bem haja ao Fernando Santos por enriquecer a nossa fama além fronteiras.
Deixamos de ser os brasileiros da Europa para ser os retranqueiros.