Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Épico! FC Porto conquista Supertaça depois do Sporting estar a vencer por 3; Iván Jaime decidiu no prolongamento; Galeno bisou; Debast esteve desastrado; Kovačević deu um ‘frango’, Gyökeres fez duas assistências mas perdoou o 4-1; Quenda marcou na estreia

Sporting 3-4 FC Porto (Inácio 6′, Pote 9′ e Quenda 24′; Galeno 28′ e 66′, Nico 64′ e Iván Jaime 101′)

O FC Porto conquistou a sua 24.ª Supertaça depois de superar o Sporting com uma reviravolta épica. Os azuis e brancos, na estreia de Vítor Bruno no comando técnico, aos 24′ já perdiam por 3-0, mas conseguiram forçar o prolongamento, tendo Iván Jaime decidido nessa fase. Galeno voltou a dar-se bem com os leões ao bisar, num encontro em que VB teve mérito pela maneira como mexeu na partida (as substituições tiveram impacto). Já o campeão nacional deixa fugir um título que parecia estar mais do que garantido e ainda por cima deve ter ficado com dores de cabeça a dobrar. É que os reforços estiveram muito mal – Debast ofereceu o 1-3 e ainda cometeu outros erros, enquanto Kovačević deu um ‘frango’ e nunca pareceu seguro (pela amostra desta noite parece muito, mas muito, curto). Hjulmand também cometeu vários erros, sendo que o resultado podia ter sido bem diferente não fosse os 2 falhanços de Gyökeres, que apesar de ter feito duas assistências perdoou dois golos cantados (um deles seria o 4-1). Melhor esteve Quenda, que marcou e nunca acusou a estreia a titular.


Sporting – Derrota que pode ter impacto no resto da época, pelo peso psicológico e ideia que é necessário reforçar vários setores, provavelmente até todos, já que Kovačević mostrou ser curto, parece faltar um central mais experiente, as alas têm poucas alternativas (Fresneda foi um desastre quando entrou) e Gyokeres ainda menos. Pela positiva o golo e assistência de Pote e a prestação de Quenda, num jogo em que os campeões revelaram alguma displicência na fase em que estavam por cima (tiveram lances para o 4-1, mas pecaram).

FC Porto – Começo de sonho para Vítor Bruno, que conquista já um título e logo sem 3-4 titulares (Pepê, Evanilson, Chico e Wendell), o que diz bem do potencial de crescimento desta equipa. Ainda por cima o treinador mostrou dedo ao mexer quando os azuis e brancos revelavam alguma inércia (estiveram melhor na 1.ª parte do que no arranque do 2.º tempo até aos golos). Vasco Sousa entrou bem. Eustáquio assistiu. Iván Jaime marcou. Já Galeno voltou a dar-se bem contra os leões (bis e ainda cumpriu quando recuou para lateral esquerdo). Nico também continua a mostrar veia goleador, enquanto Borges conseguiu alguns desequilíbrios.

XI Sporting: Kovačević, Quaresma, Debast, Inácio, Quenda, Hjulmand, Morita, Geny, Trincão, Pote, Gyökeres.
XI FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Zé Pedro, Otávio, Martim Fernandes, Alan Varela, Grujić, Nico González, Gonçalo Borges, Galeno e Namaso

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

131 Comentários

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 5, 2024 at 9:39 am

    Após mais de 100 comentários queria deixar apenas duas notas:
    – “O Sporting perde por erros próprios.”. Mas não é o mesmo Sporting que está a ganhar 3-0 por erros alheios? Apesar da grande qualidade individual dos atacantes do Sporting, os golos esperados ao intervalo eram 1 para cada lado, segundo a GoilPoint. Tanto de um lado como do outro, na maioria dos golos, houve erros individuais e colectivos. Qualquer adepto portista, mesmo retirando a bola parada que foi bem trabalhada pelo Sporting, vê um erro de Grujic a sair a jogar e depois Zé Pedro não consegue sequer fazer falta e matar o contra-ataque no 2-0 e mais uma comida de cebolada de Zé Pedro no centro, fora o mau acompanhamento de Martim, no 3-0.
    – “O golo do 3-2 é precedido de fora-de-jogo!”. Quase ninguém falou isto, quer aqui no blog (e são tão críticos com as arbitragens do Porto), quer a comunicação social, quer o Sporting durante o jogo pelos jogadores ou no final pela direcção e equipa técnica (como já aconteceu no passado). Contudo, não é por não se falar que é ou deixa de ser mas na minha análise o assistente quando faz o acompanhamento da jogada ao perto está a olhar para o jogador da marcação do Borges, que é Pote e depois desiste da mesma, e não Catamo que está mais atrás a observar (como Morita que se faz ao lance a seguir) e por isso é que achou que não havia bloqueio posicional, considerando a jogada válida. Cabe agora ao Conselho de Arbitragem vir dizer se é bem validado ou não.

    • Diogo Oliveira
      Posted Agosto 5, 2024 at 11:33 am

      Francisco, neste jogo, esses comentários até dou de barato, é uma derrota que custa e que vai custar aos sportinguistas. De facto, aos 30 minutos da partida, o pensamento geral é que o Sporting iria ganhar e talvez fosse por uma goleada histórica. Há mérito do Porto e também demérito do Sporting e nisso concordo contigo, o Porto marcou na sequência de erros individuais, assim como o Sporting também os marcou. O Sporting não soube gerir o jogo e convenceu-se que ia ganhar facilmente.
      Agora, uma palavra para a situação do Nuno Santos.. completamente desnecessário… obviamente que não fez de propósito, mas já tem idade para ter juizo e não se comportar como se comporta. Por exemplo, alguém acredita que um Daniel Bragança teria um comportamento daqueles? Aqui o Sporting devia agir internamente contra o jogador, porque prejudicou a saúde de uma pessoa inocente que pagou bilhete para estar ali e no final sai magoada.. Se jogasse no Porto o que se diria… é o normal.
      Outra palavra para o Pote… se preocupasse mais em jogar do que andar a provocar jogadores, talvez o Sporting não tivesse sofrido tantos golos… já, no ano passado, em Alvalade, só queria provocar… talvez o Neville venha, outra vez, defender que não se sabe o que ele diz..
      São estas situações que me tiram do sério aqui nos comentários, porque são sempre branqueados.

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 5, 2024 at 1:55 pm

        Eu não faço a mínima ideia do que é que tu estás a falar mas voto na opinião contrária à tua.

        • Diogo Oliveira
          Posted Agosto 5, 2024 at 8:43 pm

          Quando o Porto foi a Alvalade, o Pote tem um lance contra o Varela ou o Nico em que se nota bem que está a tentar provocar e tu respondente que eu não podia alegar isso porque não sei o que o Pote disse na altura.
          Ou seja, indiretamente negaste que ele teve uma atitude provocatória, mas, neste jogo, voltou a ter com o Borges.. acho que as dúvidas ficam dissipadas quanto ao caráter desportivo do Pote dentro de campo, é um provocador.
          Aprecio-o enquanto futebolista no jogo jogado, mas nestas situações não o posso apreciar

    • henry14
      Posted Agosto 5, 2024 at 11:11 am

      Para mim o 3 1 é o momento chave. E foi uma oferta do SCP, não foi propriamente o Porto que forçou esse golo. E foi esse golo que permitiu ao Porto tranquilizar e estabilizar o seu jogo, tal como foi esse golo que travou o ímpeto do SCP.
      Por muito que fales nos golos do SCP, nenhum deles surge dum erro tão escandaloso como o de Debast, daí eu dar muito demérito ao SCP.
      Agora obviamente virar de 3 0 para 4 3 será sempre épico, não pretendo tirar o vosso mérito mas também é bom que vocês portistas tenham a noção que foi por detalhes que não evitaram um cena histórica. A verdade é que o que fica para a história é a vossa reviravolta e o título que obviamente acaba por ser justíssimo.
      Apenas tento dar a perspetiva de quem acha que há muito demérito do SCP.
      Quanto à arbitragem, esteve bem para mim.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 5, 2024 at 1:22 pm

        Henry,
        Eu nem acho que o 3-1 seja o momento chave, apesar de nos dar algum animo, mas sim a nossa entrada na 2ª parte com total passividade do Sporting. Em toda a 2ª parte o Sporting faz 7 faltas, nunca foi capaz de quebrar sequer o ritmo de jogo, tanto que é graças a uma boa defesa e um golo devidamente anulado que o jogo vai para prolongamento.
        Sobre o erro em si, não acho que seja assim tão grande como aparenta porque ele acerca na bola, o problema foi acertar nas orelhas. Se formos ver imprecisões técnicas, veja-se os apoios de Zé Pedro no 3-0 ou como coloca o corpo no 2-0. O grande problema do Sporting foi Debast ser o central do meio quando o futuro deverá dizer que é o central à direita, sendo que apenas Diamonde tem características para o ser como titular indiscutível.
        Por fim, os detalhes, concordo plenamente e se reparares o meu comentário inicial (não este) diz isso mesmo. Tivemos muita sorte em conseguir esta reviravolta porque Amorim assim o quis (mexeu tarde e mal) e porque Gyokeres não costuma falhar o que falhou (cansaço? resquícios da lesão? falta de treinos?). E ainda temos um longo caminho a percorrer para conseguirmos entrar na luta pelo título (em Portugal agora precisas de 90 pontos para tal) porque com as vendas que iremos ter que fazer, vamos ficar mais fracos numa prova de regularidade.

  • Mantorras
    Posted Agosto 5, 2024 at 9:21 am

    Ha bastante demerito do Sporting, faltou “gestao” na segunda parte, e tambem houve azar no 4 golo, mas acima de tudo, o Debast foi uma aposta errada, para titular neste primeiro jogo, deu casas o jogo todo e nao parou de assustar os sportinguistas. Nao entendo como o melhor central do Sporting nao jogou de inicio, mas ok. O RA sabera. Nao s esperava aquela reviravolta, mas o Porto nunca morre. Outros, depois do 3-0, jogariam para nao perder por muitos e vinham embora de saco cheio.

  • dasguerrero
    Posted Agosto 4, 2024 at 4:01 pm

    Supertaça decidida pelos reforços do FCP, Debast a oferecer 2 golos e Kovacevik a ser Roberto.
    Já valeram os milhões investidos.

  • Jons Mendi
    Posted Agosto 4, 2024 at 12:54 pm

    É de louvar esta atitude do Porto. Impressionante – desistir é uma palavra que não existe no dicionário deles. O Porto construiu nos últimos 20 anos uma cultura de vitória fortíssima – há que respeitar isto. Quem me dera que o Benfica tivesse evoluído no mesmo capítulo.

  • fakk
    Posted Agosto 4, 2024 at 11:46 am

    O 2.º golo do porto não está em fora de jogo? Não vi ninguém a falar sobre isto.

    Dito isto, o Sporting perde por culpa própria.

    • Sand0can
      Posted Agosto 4, 2024 at 9:14 pm

      é fora de jogo claro. Tem interferência no lance e vem de fora de jogo. Mas aqui a regra dos iluminados para ser penalty é se se fala muito ou pouco.

    • fakk
      Posted Agosto 4, 2024 at 3:15 pm

      Tanto no Record como na Bola dizem ser fora-de-jogo. Vale o que vale, obviamente.

    • Gorlami
      Posted Agosto 4, 2024 at 1:29 pm

      Se calhar porque não está.

    • Bjorn
      Posted Agosto 4, 2024 at 12:23 pm

      É um fora-de-jogo de análise microscópica sem qualquer sentido que ninguém no seu perfeito juízo marcaria

      • Mushy
        Posted Agosto 4, 2024 at 4:31 pm

        VAR existe para alguma coisa..
        Microscópica vir pelo menos 1m de fora de jogo e fazer um bloqueio ao Geny impedindo de ir à bola, passa a intervir na jogada, logo, está fora de jogo
        Se fosse ao contrário gostava de o que seria dito.
        Curioso haver tantos lances semelhantes dentro da área que são marcados.
        Foi distração…algo muito comum na “arte” do Godinho que está sempre nos jogos do SCP, seja árbitro, VAR, AVAR…tem de estar sempre lá a espalhar “arte”

        • Bjorn
          Posted Agosto 4, 2024 at 6:52 pm

          Nem um único jogador do Sporting, nem um único dirigente do Sporting, nem um único adepto do Sporting reparou. Um árbitro apanhou o lance, falou e agora tentam fazer disto alguma coisa que não é. Boa sorte a gerir a azia

  • Ilusionista
    Posted Agosto 4, 2024 at 11:01 am

    Dá-me vontade de rir estes comentários de que o Porto só ganhou porque o Sporting ofereceu dois golos ahaha então o Porto deu 2-3 casas nos primeiros 20 minutos e sofreu 3 golos em 3 oportunidades. O Porto depois disso marca 4 golos… 9 remates à baliza contra 3.. Falam dos falhanços do Gyokeres e o do Navarro no último minuto em frente ao guarda redes que matava o jogo em tempo regulamentar? O Sporting entrou bem e fez bons 30 minutos depois disso nada vi… Vitória justíssima na minha opinião

  • henry14
    Posted Agosto 4, 2024 at 10:58 am

    Outra curiosidade:
    Fresneda o ano passado veio com rótulo de craque. Muito elogiado até mesmo por muitos benfiquistas que aproveitaram para enaltecer o super scouting do Sporting e criticar o horrível scouting do Benfica.
    Então o rapaz depois de ser comido pelo Geny Catamo, foi comido de Cebolada pelo Quenda?
    Era este o Fresneda que fez alguns ilustres Benfiquistas babarem-se perante a mestria do Scouting sportinguista?
    A vida real não é FM. Sempre tive as minhas dúvidas sobre este atleta mas Parece que aqui a malta do blog via com assiduidade os jogos do Valladolid ??

    • Mantorras
      Posted Agosto 5, 2024 at 9:14 am

      Fez menos asneiras que o Debast e foi mais queimado, ja que o belga continuara a ser opcao, nao ficara um ano encostado. O miudo era jogador, na vida real, nao era so no FM, jogou mais que o Carreras, por exemplo, por la. E quem o viu jogar no Vallodolid, com 18 anos, dificilmente acha que ja morreu para o futebol, so porque ficou um ano encostado. Olha que ainda e cedo para tanto.

      • henry14
        Posted Agosto 5, 2024 at 11:24 am

        Se ele me calar, cá estarei eu para elogiar o jogador e me retratar. Até lá, vou desfrutando de ver o SCP errar contratações tal como os rivais desfrutam dos flops do Benfica ?.
        Quanto à comparação com Debast, entendo. Amorim, como qualquer treinador, tem os seus afilhados e os seus proscritos.
        Pela conversa dele, cheira-me que Debast não vai para o banco tão cedo por teimosia e “para não deixar cair o jogador”, e se for preciso vai sair a fava ao quaresma porque é óbvio que o Diomande será titular. O estranho foi não ter sido neste jogo.
        Ainda em relação ao Fresneda, quem o quiser defender pode dizer que ele tem lesões ou que tem jogado pouco. É verdade. Mas do pouco que joga, mostra muito pouco. E quando os treinadores começam a fazer adaptações e não a meter os jogadores de origem, por norma o jogador de origem tem o destino traçado.
        Viste no Benfica o que aconteceu com Gilberto ou Ristic. Quando o treinador tem as suas ideias, manias, fetiches ou implicações fica muito difícil.

        • Mantorras
          Posted Agosto 5, 2024 at 3:23 pm

          Sim, o Debast deve jogar pela direita, primeiro porque e mais facil jogar e ele um miudo acabado de chegar, e depois porque Diomande e o melhor central do Sporting, e pode ser outro “patrao”, no meio.
          —-
          Ja o Fresneda e claro que foi uma desilusao, e nao desculpa tudo, mas jogava numa linha de 4, e pelo menos a mim, parece me mais lateral do que ala. Era muito certinho, posicionava-se muito bem, fechava bem dentro, etc. O RA deve ter algum motivo para ele nao jogar, e tambem e verdade que quando o vi jogar pelo Sporting demonstrou sempre muito nervosismo e nao esteve bem, no entanto, e nao querendo “embandeirar”, porque e apenas pre epoca, o que tens achado do Carreras, por exemplo? So vi os 2 ultimos jogos da pre epoca, mas vi um Carreras muito, mas mesmo muito melhor que o ano passado. Nao estava nada a espera. Ele parecia um infantil, trocava os apoios, tinha maus timings de entrada na bola ou aproximacao ao adversario, fechava muito mal dentro, posicionava-se mal e parecia que estava sempre a dormir, basicamente, e ate a saltar, por vezes sozinho(!), ele falhava e deixava a bola passar. Dava medo ver o miudo a “tentar” defender. No entanto, este ano, ja no outro jogo que vi esteve bem, foi mesmo dos melhores, e na sexta feira tirando um lance de cabeca onde foi batido, esteve impecavel. Atrevido com bola ele ja era, tecnicamente refinado tambem, mas essencialmente a defender, que e onde tem que melhorar muito, fez inumeros cortes/recuperacoes, decidiu quase sempre bem e foi muito certinho. Consequencia do posicionamento alto da equipa na segunda parte? Consequencia tambem da pressao que faz com que o adversario dele lhe chegue ja “meio atrapalhado”? Ou melhoria individual? Nao sei mesmo. O Grimaldo sofria imenso em campo aberto, era mesmo muito fraco nessas situacoes, e a fechar dentro era muitas vezes batido, mas com Schmidt, com 11 a correrem e a pressionar la em cima, com os adversarios a sair ja meio aos repeloes, raro foi o jogo onde ele sofreu muito. Com isto quero dizer que o Fresneda a) ainda e um miudo, e tal como o Carreras parece ter dado, pode dar um salto e torna-se imediatamente muito mais capaz, e b) algo tera que ver com o encaixe colectivo, e noutro sistema se calhar mostra logo outras coisas, ou entao quando estiver mais adaptado a este talvez o posso fazer ainda no Sporting.

          • henry14
            Posted Agosto 6, 2024 at 12:01 am

            Sinceramente não formei grande opinião sobre o Carreras, não tenho visto muito a pré época. O ano passado descarreguei um pouco nele depois daquele jogo contra o Toulouse, talvez tenha sido muito duro. Resumindo, o Carreras parece-me muito válido ofensivamente. Gosto da vontade, do atrevimento e também da técnica . Tenho que analisar melhor o cruzamento. Mas defensivamente tenho receio que seja um buraco. É esperar para ver. Mas com Beste vai ter tempo para crescer. Vamos lá ver se tem estofo nos jogos em que for chamado. Isto se o mágico Schmidt não se lembrar de meter lá o Aursnes ?

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 5, 2024 at 1:59 pm

          Tu desfrutas do SCP errar contratações?

          • henry14
            Posted Agosto 5, 2024 at 2:13 pm

            Tu não achas que a esmagadora maioria dos sportinguistas desfruta que o Benfica esturre 14M no Jurasek, 20 no Cabral ou 20 no Cebolinha? Se não o fazes, parabéns a ti. Eu obviamente pertenço à esmagadora maioria. Quanto mais contratações falharem, mais perto estão de perder. Parece -me óbvio. Tal como já tivemos a discussão de quando os rivais perdem eu festejar. Um ponto perdido dum rival é um ponto ganho nosso. Esta é a minha visão.
            Respeito a tua mas não me revejo.

  • AndreChaves9
    Posted Agosto 4, 2024 at 10:43 am

    Muitos golos mas duas equipas muito fraquinhas. Se não tivessem com equipamentos vestidos qualquer um diria que era um jogo de segunda liga. Vale o que vale

  • Angelo GJ
    Posted Agosto 4, 2024 at 8:50 am

    Primeiramente dizer que foi um jogo muito mais entretido do que aquilo que me habituei a ver de clássicos e dérbis com a equipa do FCP envolvida nos últimos 7 anos. Percebe-se que o FCP de Vítor Bruno tem uma equipa mais focada em jogar do que em não deixar de jogar, o que para mim é bastante benéfico.

    Eu prefiro considerar a Super Taça como o último jogo da pré-epoca e o último teste, para avaliar a habilidade de uma equipa para a época e identificar as necessidades a serem aprimoradas. Com isto dito e passando ao jogo, o Sporting foi melhor durante mais tempo, e perdeu o jogo por culpa própria, porque uma equipa que está a ganhar por 3 não pode sofrer 4 golos no mesmo jogo. Primeira parte a mostrar indicadores ótimos, com muita dinâmica e várias formas de sair a jogar e o mais importante, mostrar rendimento com vários jogadores novos ou habituais suplentes a titular. Individualizando, Kobavecic e Debast fazem um jogo para esquecer, nota-se que vêm de contextos competitivos inferiores, ambos demasiado erráticos no jogo e o Amorim vai ter de trabalhar muito o aspeto mental destes dois, nota-se qualidade, mas falta saber jogar grandes jogos. Apesar da derrota, a equipa está pronta. 

    O FCP de Vítor Bruno, ganhou, manteve a eficácia revelada ao longo da pre-epoca (onde nem sempre jogou bem, mas foi muito eficaz) e aproveitou muito bem o relaxamento do Sporting, MAS, há muito trabalho para fazer. As novas ideias são interessantes, os intervenientes não são os melhores e um Sporting a encarar o jogo todo com seriedade e ontem o Porto sairia do jogo com 5 ou 6 golos encaixados. A preocupação do Vítor Bruno e as suas palavras no final do jogo foram reveladoras sobre a necessidade do Porto melhorar(finalmente um treinador com uma mensagem e leitura sobre o hoje honesta).

    Relativamente ao futuro, diria que para o bem da competitividade em Portugal a vitória do FCP foi a melhor coisa que poderia acontecer, porque dá um ‘boost’ mental e de motivação a uma equipa e treinador ainda em crescimento e com várias lacunas e limitações. Porem acho muito difícil que numa liga com este Sporting e um Benfica com muita qualidade individual, o FCP consiga vencer o campeonato, porque como o VB disse e bem, não vai correr sempre bem. Faltam vários reforços, e é importante não nos iludirmos. 

    O Sporting, pelo que mostrou na primeira parte e princípio da segunda, vai estar igual, ou melhor, ao que esteve a época passada, são de forma destacada a melhor equipa em Portugal e claramente o principal candidato ao título. Contudo, o Amorim vai ter de trabalhar também a cabeça de vários jogadores porque falta a esta equipa liderança, e até pode ser por aqui que o Sporting pode sofrer. Acredito que este jogo tenha sido revelador sobre a necessidade de contratar pelo menos 1 avançado que possa concorrer com o sueco(diria que o Gyokeres está a 60%, nota-se que o jogador não está bem) e 1 extremo destro, a equipa continua a não ter a capacidade de desequilibrar jogos a partir do banco e estes dois últimos jogos oficiais (curiosamente contra o FCP) revelaram essa lacuna, resta perceber se quem de direito também percebeu isso. 

  • henry14
    Posted Agosto 4, 2024 at 8:41 am

    Curiosidade ?:
    O SCP está a querer imitar o Benfica nos confrontos diretos com o Porto: nos últimos 9 jogos contra o Porto, o SCP tem 7 derrotas. Muito, muito grave. Registo péssimo de Amorim, saiu do Benfica mas o Benfica não saiu dele ?.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2024 at 6:20 pm

      Até porque o Sporting do Keizer bateu o Porto em duas finais e não foi superior em nenhuma. E o Sérgio Conceição tinha muitas dificuldades connosco.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2024 at 6:20 pm

      O Rúben Amorim perdeu os 3 jogos com o Porto em 2022/2023 (campeonato e Taça da Liga) mas só foi inferior no Dragão. E o mesmo é válido para 2021/2022 (com exceção da segunda mão da Taça, aí foram 4 jogos). Tem calhado mais vezes para o lado do Porto mas não me parece que tenha sido por ele, menos o último. Acho que é mais coincidência que outra coisa.

    • Jasomp
      Posted Agosto 4, 2024 at 10:59 am

      Continua fiel à veia benfiquista e por isso a sentir dificuldades contra o Porto.

  • henry14
    Posted Agosto 4, 2024 at 8:34 am

    1)Derrota vergonhosa do SCP. Deve ser a primeira vez que me lembro de ver um grande ganhar 3 0 e perder, ainda que no prolongamento. Como outros users já disseram, esta é daquelas coisas que podem acontecer ao SCP e até ao Benfica mas nunca aconteceria ao Porto. Pensei que o SCP ia dar uma cabazada histórica e acabam vergados.
    2) Porto: início caótico com uma defesa vergonhosa. Obviamente têm mérito e conseguem uma vitória épica mas foi um jogo inexplicável. Conseguem sair do inferno com uma oferta de Debast e depois na segunda parte caem 2 golos do céu sem fazerem muito por isso mas ficam completamente por cima animicamente. E depois ganham com um frango monumental do GR do Sporting. Vou destacar Galeno que marcou tem 2 golos e que volta a demonstrar a queda para os grandes jogos apesar de na minha opinião não ser um grande jogador. De resto, sinceramente não consigo destacar ninguém. Ah e parabéns ao Vítor Bruno. Sinceramente, não consigo fazer grandes elogios. Acho que apesar de terem mérito (como é que não se tem depois de virar um 3 0?) tiveram mais sorte que juízo. Tenham mais 25 minutos daqueles e não vão longe. Ah e relembrar que o Porto jogou sem Pepê, Chico, Evanilson e Wendell.
    3) SCP: início incrível mas caíram com estrondo. Pura e simplesmente uma equipa que está a ganhar 3 0 não pode perder um jogo assim, não pode. É “só” uma supertaça mas pode ser uma derrota que deixe marcas. Positivo: Geny, grande máquina. Negativo: Debast e Kovacevic. Amorim sai mal na fotografia, como qualquer treinador sairia se tivesse a a ganhar 3 0 e perdesse mas foi altamente sabotado pelas individualidades.
    4)Debast e Kovacevic: muito cedo para se avaliar reforços mas entram com o pé errado. O GR já não me pareceu espetacular em alguns jogos de pré época e ontem dá um frango monumental digno do Roberto. Para não falar que nos 3 golos parecia o Vlachodimos: cada tiro, cada melro. E Debast oferece um golo e não fica brilhante na imagem nem no segundo nem no terceiro. Espero que seja desta que o SCP erre nos reforços, depois do brilharete do mercado do ano passado.
    //
    Bem , que comece isto. Acho que o SCP vai fazer uma boa época na mesma, mas é fundamental Gyokeres ficar. O FCP de VB teve aqui um Boost motivacional mas tem muito para caminhar e supostamente ainda vão ter de vender.

  • BrunoSantos
    Posted Agosto 4, 2024 at 8:29 am

    O Sporting tem de longe o melhor plantel e treinador da liga, não é por perder uma Supertaça, que vai ter a época condenada ao fracasso, nem quando se ganha, está tudo bem, nem quando se perde, está tudo mal!

    O Sporting em jogos a eliminar e nos jogos grandes, vai perder muito mais vezes, do que vai ganhar, tem a ver com as caraterísticas do nosso plantel, que é muito curto em qualidade e quantidade, mas sobretudo, tem um défice físico muito acentuado, desde o 3º ano de Amorim e infelizmente não foi corrigido, algo em que eramos muito fortes nos primeiros 2 anos, mesmo não tendo a mesma qualidade individual!!!

    Infelizmente já não temos jogadores como Palhinha, Ugarte, M.Nunes, Nuno Mendes ou Porro, que nestes jogos grandes faziam a diferença, não era por acaso que nesses 2 anos, o Sporting raramente perdia um clássico e sabia gerir tão bem os jogos, sobretudo sem bola.

    É o melhor plantel da era Amorim, a nível individual cresceu muito, não é por acaso que ganhamos a liga na época passada com 90 pts, com quase 100 golos, quase o dobro dos outros, mas com um mau registo defensivo, esta época vai ser a repetição da anterior, com o que de bom e mau isso tem.

    Somos claramente favoritos a ser bicampeões, não há que ter medo de o dizer, temos o plantel mais apto para jogar com os pequenos, que é 90% dos nossos jogos, para além de termos de longe o melhor treinador, mesmo com Champions, penso que iremos manter o registo da época passada, além de que ainda irá entrar pelo menos 1 ala esquerdo e PL.

    Agora com a estabilidade financeira que o clube tem, esperava pela 1ª vez uma boa preparação de época, mas ainda não é esta época, estamos a formar planteis apenas para sermos campeões, nada mais que isso, não é um plantel formatado para provas europeias ou limpar taças, é por isto que eu defendia a saída de Amorim, porque sinto, que ele restringe muito o nosso mercado, quer determinados alvos, nem que custem 25 M, depois o dinheiro não estica para outras posições.

    O scouting tem estado a funcionar, ninguém trabalha como nós em Portugal, o Debast vai ser o melhor central em Portugal, o Kovacevic é um grande redes, mais completo para mim que o Diogo e o Trubin, agora é fácil criticar os jogadores, quando se perde 1 jogo.

    O problema principal do Sporting é físico, se o Sporting conseguisse pressionar o Porto como o fez naqueles 25 min, eram 6 ou 7, só que nós só jogamos 25, 30 min, na 2ª parte é recorrente, deixamos de jogar, pressionar, baixamos linhas e claro os golos surgem, depois é fácil vir criticar o debast por fazer um mau corte, quando os golos surgem por estarmos mais baixos no terreno!

    Já na época passada isso era recorrente, faziamos grandes 1ª partes, resolvíamos os jogos, mas as 2ª partes eram paupérrimas, nunca conseguíamos gerir o jogo, baixavamos muito as linhas, com os pequenos não se nota muito, com os outros nota-se!!

    Depois também não ajuda, o Sporting não ter um ala explosivo para lançar, um PL que meta respeito, Bragança e Mateus são bons, mas são médios macios para jogar a 2, falta ali um M.Nunes.

    Já nem falo da falta de laterais neste sistema, especialmente na direita, Fresneda já mostrou que é um erro casting, contratou-se um defesa ao invés dum lateral/médio ala!

    Ainda virá de certeza um ala esquerdo, fala-se em Chiquinho e Ioannidis, são 2 excelentes reforços, ficará a faltar 1 le, ld, 1 médio de maior rotação, outro ala e PL, mas é o plantel que temos, sem vendas, dificilmente virá mais alguém, assentamos o dinheiro em 2,3 jogadores, fica mais difícil ter um plantel equilibrado, sobretudo com capacidade física, até no jogo aéreo estamos mais fracos, mas ainda há Inácio que é o melhor pelo ar em Portugal, o Diomandé também não é mau, o Debast pode crescer nesse ponto, Chiquinho e o grego irão trazer mais altura também.

    As coisas vão-se compor, Sporting deverá ser bicampeão e manter o registo da época passada, mas deverá ficar por aqui, não vale a pena criar ilusões, quanto ao Porto, não é por ter ganho, que passa a ser candidato ao título.

    Tem um plantel ainda pior que na época passada e um treinador claramente pior, já se percebeu que é um treinador muito mais romântico que o Conceição, o que não será muito com o plantel atual do Porto, ontem, bastava o Sporting ter um Porro, N.Mendes ou M. Nunes e eram 5 ou 6, nunca foi tão fácil ganhar ao Porto, já não existe o mesmo rigor tático, para além de que não me parece ter a exigência e personalidade de Conceição, que é o que falta a quase todos os adjuntos!

    O Porto tem jogadores muito fracos tecnicamente, vai lutar pelo 3º lugar com o Braga e ficar a 20 pts do Sporting, para mim o Braga tem melhor que o Porto, não vamos colocar tudo em causa por 1 jogo, o plantel do Sporting está formatado para ser campeão, não para ganhar taças ou ir longe na Europa.

    Espero que o mercado de Janeiro sirva para fortalecer a equipa, o da época passada foi penoso, bastava ter comprado 2 jogadores em Janeiro a sério e teríamos um plantel bem melhor, comprando pouco, não se pode falhar!

    • Diogo Oliveira
      Posted Agosto 5, 2024 at 11:41 am

      Eu até vou mais longe, o Porto tem plantel para lutar pela manutenção.. O Varandas deve ter uma conta aqui no blog e deve ser esta .. uma coisa é dizer que o Porto não é candidato ao título e eu ai até posso concordar, agora dizer que vai andar a 20 pontos? Quando ainda nem se sabe que reforços poderão vir ou jogadores que possam vir sair. O futebol é imprevisível e o Sporting há uns anos também ninguém dava nada por eles e acabaram campeões. Além disso, antes da Supertaça, já estava confiante para a época, porque o Porto lida bem com estes cenários e temos ali muita gente que quer provar do que é capaz para calar as criticas e são nessas situações que se vem a verdadeira força do clube.
      Claro que o Porto teve a sorte do jogo e o desempenho defensivo nos primeiros minutos deixou muito a desejar e nem sempre vai correr bem, mas nem o Porto vai ganhar tudo agora, como nem o Porto me parece que vá ser assim tão débil.
      Quer se queira quer não, a nossa mistica não se compra e nem o Benfica nem o Sporting tem esta força e isso no sábado viu-se e essa força, por vezes, pode mascarar muita coisa e já se sabe que nem sempre os milhões interessam.

    • Petrol
      Posted Agosto 4, 2024 at 2:41 pm

      Este comentário tem tudo para envelhecer bem. Tanta basofia depois de mais um jogo onde essa atitude comprometeu o Sporting

  • Dark Green
    Posted Agosto 4, 2024 at 8:08 am

    É esquecer esta época e preparar a próxima.
    Estão a gozar com os Sportinguistas.
    Eu gosto do fio de jogo e da mentalidade de jogo, técnicas e táticas. Mas só isso.
    O Sporting está se completamente a “cagar” para esta época.
    Por mim deixava sair todos os jogadores e nao ia buscar nenhum porque os jogos sao poucos e nao é uma epoca exigente.
    No ano passado tinhamos poucos jogadores agora ainda temos menos mas va la temos os 11 que são precisos para jogar.
    Palhacada e tristeza de aborgadem a esta epoca e ao mercado. Deixem sair mais por favor. Próxima.

    • Stromp1906
      Posted Agosto 4, 2024 at 10:57 am

      Também estou com uma azia monumental, mas este tipo de comentários para mim que tenho 50 anos e nunca vi o Sporting tão forte, tão estável e tão bem gerido, dá-me ainda mais azia do que perder um jogo. Jogo, que perdemos por culpa própria, mas fomos superiores em grande parte do tempo, sofremos 2 golos ás cambalhotas, e outro que existe um bloqueio legal, não fosse o jogador do Porto estar fora de jogo.
      Queres voltar aos tempos das 20 contratações, das notícias de salários em atraso, do gastar sem ter, etc, etc?

    • henry14
      Posted Agosto 4, 2024 at 9:51 am

      O SCP é super favorito para a época 25/26.
      Nunca nenhuma equipa teve tanto tempo de preparação pelo que levam uma grande vantagem.

      • Mushy
        Posted Agosto 4, 2024 at 4:35 pm

        Favorito?? Tendo apenas Edwards como solução no banco para a frente (como ele fosse algo constante, aparece e desaparece a maior parte do tempo)

        • Mantorras
          Posted Agosto 5, 2024 at 9:01 am

          Entre Pote, Quenda, Trincao e Edwards, nao jogam so 2?
          Tem Hjulmand, Morita, Braganca e Mateus, para o meio.
          So falta o PL, desde que saiu o Paulinho, e, na minha opiniao, um central para o meio, porque de momento, so Diomande e craque naquela posicao.

  • AdeptoImparcial
    Posted Agosto 4, 2024 at 7:08 am

    Considero sempre exagerado comentários em absoluto sobre reforços durante o início da época. Da mesma maneira que se começam bem, cria-se um hype monumental à volta frequentemente injustificado, se começam mal, atira-se logo o carimbo de “flop” ou “é curto” após a primeira falha individual. Passar de Adán e Coates para Kova e Debast é uma mudança bem maior daquilo que muitos pensam. Adan era um GR tradicional da altura em que todas as responsabilidades passavam unicamente pelos limites da pequena área, sendo Kova mais moderno, com uma posição média bem mais avançada (joga muito mais à frente) e com uma altura para ter impacto. Coates era o patrão e capitão, mas não me esqueço dos primeiros dois terços da época anterior onde a sua lentidão e buracos nas costas nos custaram vários golos… Debast é novo, rápido, bom com bola… resta aprender melhor como se posicionar nesta defesa de Amorim. Relembrar que Adán e Coates começaram também mal com Amorim a levar 1-4 do LASK.

    Dito isto, foi um jogo mau de ambos os reforços. Debast ainda deu alguns ares da sua graça, mas defensivamente, denota muito trabalho por fazer. Já Kova… tenho as minhas dúvidas. Acredito que venha a dar mais que Adán nas bolas aéreas e até remates de longa distância, mas ao nível do 1×1 – onde Adán sempre foi exímio e do melhor que alguma vez tivemos – e até do jogo de pés – oferece mais em termos de posição, não tinhamos propriamente problemas aí e é melhor que Israel neste aspeto – há que dar mais tempo. Pareceu-me nervoso e com medo de arriscar – o último golo é claro erro de leitura e tensão do momento, mas até no primeiro deu a sensação (compreensível) de não querer arriscar uma abordagem mais agressiva. Esperar para ver, ainda teve um par de boas defesas.

    Morita continua a ser dos jogadores mais subvalorizados da equipa. Adoro o homem com tudo. Faz de tudo em campo, corre que se farta, raramente falha um passe, sempre muito bem posicionado… Não sei porque não recebe tantos elogios da malta. Talvez por se destacar mais sem bola? O que sei é que Hjulmand-Morita dão um meio-campo incrivelmente seguro. Com Bragança e MF, temos mais opções para variar consoante o adversário, veremos como Amorim joga com eles durante a época.

    Naturalmente, gostei de ver Quenda, mas é como refiro acima: da mesma maneira que o carimbo negativo em Kova e Debast é exagerado, também não vou cair em ilusões de que Quenda é o próximo Bola de Ouro. Aliás, no meio disto, gostei foi imenso de ver Geny na esquerda.

    Trincão mais apagado hoje, Pote teve sempre muito ativo, tal como Gyokeres que pecou aquele 4-1 cuja abordagem tenho tantas dificuldades em perceber como o último golo do Porto.

    Custa perder dois jogos seguidos contra o Porto desta maneira. Num ficamos condicionados a 10 durante quase o tempo todo e, neste, a ganhar 3-0 e quando tudo apontava para um início de época brutal… caímos em desilusão naquela que é das derrotas mais duras sofridas na Era Amorim. Sim, era a supertaça, não é um título que nos vá fazer chorar, mas perder desta maneira… fiquei perto das lágrimas, fiquei.

    Que Amorim aprenda com os erros e que se prepare para iniciar o campeonato como deve ser. Que esta derrota não crie uma moral negativa na equipa.

    SL

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Agosto 4, 2024 at 5:54 am

    Sinceramente eu gosto de poesia, mas prefiro a prosa. Tínhamos um jogo GANHO, à meia hora ganhávamos por 3-0. Numa equipa normal e num clube normal geríamos o jogo, feijãozinho com arroz, e no final levantar a taça. Farto de coisas épicas…

    Mas enfim fez-se Sporting. Tal como se fez Sporting em Salzburgo há 30 anos, ou há 20 quando na Final da Taça UEFA o nosso diretor desportivo atual manda uma bola para o poste a meio metro da baliza, contra ataque, bola no Daniel Carvalho, passe de morte para o Wagner Love e de um 2-2 passámos para um 1-3. Isto é o Sporting de toda a vida, a componente da tragédia e a galinha preta sempre cá estiveram.

    Dito isto tudo ter um guarda redes e um central ao nível do Coates dava jeito. Parabéns ao Futebol Clube do Porto, que não tem nada a ver com os nossos dramas, e venceu bem, sem espinhas, nem casos.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Agosto 3, 2024 at 11:58 pm

    O Gyokeres é fantástico. Não me canso de o dizer. Para este campeonato é uma brincadeira, brincou completamente com o Zé Pedro. Sonho com o dia em que o Varandas dirá “nenhum clube português podia recusar estes 40 milhões”. Levem lá o homem daqui.
    _
    O De Bast errou mas eu ficaria mais preocupado com o guarda-redes, até porque centrais há muitos no plantel. O homem não transmitiu segurança nenhuma e ainda deu um pato no quarto golo.
    _
    Já o digo há 3 épocas, quando o via no Porto B: o Gonçalo Borges é jogador.
    _
    Acho que todos os 7 golos foram oferecidos ou muito consentidos. Parecia solteiro contra casados (o meu tipo de jogo favorito). Mas o mais engraçado será ver o Benfica a suar para não ficar atrás deste suposto pior Porto de sempre e deste Sporting que afinal, ao que parece, não vale nada.

    • AndreChaves9
      Posted Agosto 4, 2024 at 7:41 am

      Ele é fantástico para esta realidade é. Mas tecnicamente é bastante limitado. Já não sei se era o lance para o 4-1 ou não mas houve um lance que só tinha era de rematar de imediato mas não sabe e domina passa de um pé para o outro bla bla e la se foi o lance

    • João
      Posted Agosto 4, 2024 at 6:40 am

      Pode ir parar ao ATL Madrid ou ao chelsea. Não estou a ver ouro colosso. Arsenal maybe

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Agosto 4, 2024 at 12:27 pm

        Há mitos urbanos que acho que roçam o surrealismo.

        O Atleti faz contas, como qualquer equipa média. E precisa de vender para comprar como qualquer equipa média.

        O Atleti contratou por 30 kilos Sorloth ao Villareal, o segundo melhor marcador de La Liga. Havia a forte hipótese de Dovbyk, o ponta do Girona, mas o Atleti achou os 50 kilos pedidos demasiado para a sua caixa de momento. Iriam buscar o Gyokeres, aos valores pedidos, como?! Há cenas que não entendo, vendam jornais, mas tipo não contem coisas que nunca vão acontecer!

        • João
          Posted Agosto 5, 2024 at 7:28 am

          Se não for para o Atlético vai para outro. Qual é a surpresa ? Se não for já este mês vai em janeiro

  • Fireball
    Posted Agosto 3, 2024 at 11:38 pm

    Olhando para o jogo todo, não vou ser daqueles que tem uma opinião aos 3-0 e outra aos 3-4. Do que vi, o Sporting tem melhores jogadores e está mais bem trabalhado tacticamente. E não é pelo resultado que isso muda. Porque o resultado deve-se àquilo que o Porto sempre teve e que os outros raramente têm, capacidade mental. O Porto não papa clássicos e finais porque é melhor que os outros, ganha sempre porque dá 200%, nunca desiste, e joga na raça, a dar tudo até ao último segundo. E o Sporting mostrou ter o estofo de uma folha de papel molhado, que depois de estar a vencer por 3 nunca soube acalmar o jogo, gerir, e matar. Ofereceu um golo caído do céu ao Porto, ressentiu-se, e assim que sofreu o 2º desfez-se e deixou empatar. E a partir daí só ia haver um vencedor. Benfica e Sporting bem podiam aprender alguma coisa com o Porto no que toca ao aspeto mental.

    • filipe19
      Posted Agosto 4, 2024 at 8:36 am

      Isto! O Sporting nunca recuperava um 0-3 contra o Porto e é aí é que está diferença.
      Fazem lembrar-me um pouco a nossa seleção, quando corre tudo bem é tudo uma maravilha, mas quando aparece alguém que corre e luta pela vida não há mentalidade para dar contra.

    • Romulo
      Posted Agosto 4, 2024 at 7:21 am

      Exato, então mas faz algum sentido analisar o jogo atendendo ao pequeno pormenor de que o Sporting levou 4 batatas depois de ter marcado esses 3 golos? Que disparate!

  • Bayern de Monchique
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:59 pm

    Com bola, o Porto começou por tentar apresentar um futebol organizado e de posse. No entanto sem bola, foi uma organização anárquica. Os laterais defendiam sem cobertura. Fechavam no meio e libertavam os alas do Sporting; ficavam com os alas e deixavam espaço para Pote e Trincão. Portanto ou das duas uma: ou os médios dão cobertura ou são os extremos que o fazem mas é preciso que alguém o faça. O Sporting criou muito jogo explorando especialmente as costas dos laterais e o espaço entre o lateral e o central. No entanto, dou de barato por ser o primeiro jogo.

    Segunda parte, mais agressividade especialmente nos duelos individuais – boa entrada de Vasco Sousa. Coragem para mexer na equipa da forma como o fez e aos 60’ – Martim rende mais na direita. Mas vamos ser honestos: estes jogadores do Porto dificilmente seriam titulares num Porto de outras eras. Sem reforços, e com este elenco, vai acabar por ser um ano penoso. Ou então há ali dois ou três elementos que dão o salto qualitativo e equilibram a coisa. Um deles tem de ser Ivan Jaime.

    Jogo mais disputado do que estava à espera. O Sporting é uma equipa mais madura e com rotinas – gelou o jogo após o terceiro do Porto. No Porto, o plantel não muda mas as dinâmicas são outras. A atitude na segunda parte evitou a tragédia e pese embora não deslumbre, esta vitória pode ser muito benéfica tanto para a moral do grupo como da equipa técnica.

  • Nickles
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:58 pm

    Mas um único frango monumental é o suficiente para averiguar que o guarda-redes é de facto fraco?

    • henry14
      Posted Agosto 4, 2024 at 1:52 am

      Uiii!
      Tão compreensivo!

    • Fireball
      Posted Agosto 3, 2024 at 11:41 pm

      Não, mas os 120 minutos do jogo dão uma boa ideia. O frango acontece porque o Jaime mandou um charuto à toa que bateu num adversário e foi para a baliza sem querer. Mas se avaliares e vires o jogo todo vês muitas más abordagens além do frango. Mesmo sem o frango, eu ia dizer que é fraco (aliás, disse-o ainda estava 3-1 a amigos meus).

    • Veridis Quo
      Posted Agosto 3, 2024 at 11:08 pm

      Não, porque se formos por aí não sobra nenhum no mundo. De qualquer das maneiras, é uma abordagem à Roberto, o que deixa preocupação.

  • Bjorn
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:57 pm

    Há tanta coisa para dizer que fica difícil lembrar de tudo.

    Nota principal para Vitor Bruno. Coragem inacreditável para apostar nos jogadores que estiveram na pré-epoca todos os dias a lutar por um lugar no 11. Por outro lado, viu-se duas coisas. A equipa nem entrou mal (tem uma oportunidade inacreditável com a baliza aberta ainda que de longe) mas todos vaticinámos o pior depois do 3-0. Mas a nota superior foi que manteve a confiança na equipa e trouxe os mesmos para a segunda parte. A mensagem que passa lá para dentro é que é possível falhar que não se sai à toa do terreno. Eu podia estar aqui a dizer muita coisa mas vou esperar por mais alguns jogos para antecipar o que acho (e espero) que seja uma grande carreira deste treinador.

    Começar um jogo sem Wendell, Pepê, Chico e Evanilson. Pepe e Taremi fora do plantel. Diogo Costa a fazer o primeiro jogo oficial (por acaso eu teria apostado no Claúdio para este jogo por esse mesmo motivo mas também porque tem mostrado qualidade na pré-epoca). Surreal o primeiro 11 da época mas ao mesmo tempo a capacidade mental inacreditável de vários jogadores de que não estava à espera. Gonçalo Borges (ninguém dava por ele e mostrou muita maturidade), Otávio e Zé Pedro (estes dois falharam em toda a linha nos primeiros 20 minutos)… Sei lá… tanta coisa boa a retirar deste jogo após aquele arranque tão mau.

    O Porto trocou muito mais a bola do que na era Conceição. Pressão igualmente bem feita (que o Sporting desmontou inicialmente) mas que o Porto manteve e deu muitos frutos (Vitor Bruno mais uma vez, sem qualquer receio, a colocar a equipa a defender muito alto tendo jogadores deste calibre duvidoso… (até ver)).

    Quebrámos o enguiço contra o Sporting na supertaça. Somos o clube com mais títulos em Portugal. Acabamos a época anterior a vencer e a seguinte a vencer… Incrível.

    O record de Amorim contra o Porto continua negro. Que assim continue mas que ganhe menos títulos do que já ganhou…

    Infelizmente dificilmente ganhamos mais do que isto esta época. O que já é fantástico face a tudo o que está tão caótico no clube. Fabuloso arranque de Villas-Boas na presidência.

    Podia dizer muito mais mas isto foi uma recuperação tão inacreditável que estou meio zonzo ainda dos gritos nos golos

    • JonySilva
      Posted Agosto 4, 2024 at 11:03 am

      Vitor Bruno poderá acima de tudo ter ganho grupo e moral para inicio de epoca, que sera complicado.
      Falta ao FCPorto vender para equilibrar finanças, tentar reforçar o que precisa e ainda assim continuar a vencer para nao comprometer desde cedo o campeonato.
      Fomos terríveis a defender na primeira meia hora, mas algo se notou, pelo menos ontem e pré época, a equipa joga mais solta, tem mais bola e melhores ideias. A qualidade dos intervenientes é que pode comprometer.
      A imagem do meu clube esta no entanto e agora bem menos poluída e toxica. Treinador com discurso leve, realista e comportamento adequado no banco.

      • Bjorn
        Posted Agosto 4, 2024 at 7:07 pm

        Claro. O 11 apresentado, se for para manter, é bastante limitado e precisa de muito tempo para crescer (se é que tem potencial para crescer). Vai depender muito do impacto que o treinador consiga na equipa. Estamos claramente atrás do Benfica e Sporting para o campeonato.

        Mas já estávamos à espera. Ano zero ou -1 e é preciso ter noção. O que o jogo de ontem mostrou é que a equipa apesar da aparente fraca qualidade tem muita fibra mental. E mostrou que podemos perder um par de titulares (que ficaram de fora) para equilibrar as contas e resistir durante algum tempo. Claro que não dará para vencer o campeonato mas o mais importante este ano não é isso.

  • Steleao
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:41 pm

    Infelizmente meu bad feeling fez-se real.
    Zeno no lugar de Diomande, achei arriscado para estreia num jogo desta dimensão, pouco conhecimento das nuances do futebol português. Creio que vai impor-se mas devia ser aos poucos.
    Quenda demonstrou má abordagem na fase defensiva durante o jogo contra o Bilbao, e senti que lançar-lhe de início seria arriscado para um clássico, e notou-se no golo do Galeno.

    Em análise da prestação
    Kova teve um blackout no 4o golo, deve ser castigado com banco para o próximo jogo para atinar.
    Geny com bons nervos de aço foi o mais incisivo quando o Sporting já perdia.
    Este posicionamento mais fechado do Trincão o tira do jogo, a bola não lhe chega. Fica claramente prejudicado.
    Gyokeres percebe-se que chegou atrasado a pré-época, fortuna nas assistências e perde 3 chances claras de golo que levariam o Sporting ao 4 golo.
    Fresneda a demonstrar a limitação técnica no momento ofensivo. Podemos insistir mas infelizmente a não vinda do Zanoli, precipitou um plano B, que dá inédito flop nas últimas contratações caras. Apostaria em Travassos em detrimento dele e do Esgaio.
    Última nota boa atitude do Edwards.

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:40 pm

    Antes de mais, parabéns aos vencedores e aos vencidos!

    Quando começou a época, disse que um dos melhores treinadores que podíamos ter era Vitor Bruno. Porque já tinha conhecimento do plantel, porque não tinha um grande salário mas tinha vontade de vencer e porque sabendo a realidade do clube iria aceitar que tinha que ir à luta com os que tinha! Depois deste jogo, não é a vitória em si que me faz dizer isto mas a perder 3-0 aos 25 minutos e manter a confiança naquilo que idealizou mostrou que, para já, acertamos na escolha. Correu bem, podia ter corrido mal, mas manteve-se fiel às suas ideias e aquilo que treinou ao longo destas semanas!

    Sobre o jogo em si, o 3-0 era mentiroso mas foram 7 golos resultado de muitos erros defensivos de parte a parte, tantos colectivos como individuais, e para 1º jogo oficial não faz sentido fazer grandes análises técnico e tática, pelo que me vou focar apenas em análises individuais.

    Na parte negativa:
    * Zé Pedro mostrou que o Porto tem mesmo falta de um central dextro. O 1º golo, não saber falta, dar aquele espaço ao Gyokeres (que repetiu por várias vezes), é de central que pode ter jogos bons mas a falta de qualidade (é bom para um plantel mas não para titular indiscutível) está lá para não ser de uma regularidade para ser uma mais valia.
    * Grujic fez menos do que Eustáquio e Vasco em muito mais tempo de jogo. Já me cansei de bater nesta tecla mas é jogador para vender porque o salário e o rendimento não são condizentes. E nem na altura é uma vantagem que Vasco disputou mais lances aéreos e é bem mais pequeno. Quer ofensivamente, quer defensivamente, nunca apareceu.
    * Namaso nunca será 9. Pode ser um 9,5 que tem qualidade para isso, pode ser um ala ao estilo do início da carreira de Lisandro Lopez no Porto mas não pode ser o nosso ponta de lança porque não o sabe ser.

    Pontos positivos:
    * Galeno irá continuar a ser um patinho feio para muitos mas a verdade é que neste tipo de jogos (e viu-se a campanha passada da Liga dos Campeões) aparece sempre e com estatísticas associadas, coisa que Pepê não consegue, daí que diga que a vender que seja este último.
    * Navarro mostrou como deve jogar um 9 numa equipa grande e numa tática deste tipo. Em pouco tempo faz um golo, bem anulado, e tem outra oportunidade para finalizar mas rematou à figura.
    * Meio campo tem jogadores como Varela, Eustáquio, Vasco, Nico, Jaime a mostrarem que estamos bem servidos naquela zona do campo e ainda por cima nefrálgica para as equipas jogarem melhor ou pior (hoje foi o que o Sporting mais teve falta, jogo naquela zona).
    * Vitor Bruno. Além de ser fiel às suas ideias, gostei que tivesse apostado nos jogadores que fizeram a pré-época em detrimento dos internacionais que tinham acabado de chegar. Mostrou que conta com quem treina e joga e com isso acredito que tenha ganho (ainda mais) o balneário.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:37 pm

    Uma nota para o repóter da RTP, que insiste em perguntar aos jogadores do Porto acerca das mudanças entre Conceição e Bruno. O homem tem toda a liberdade e legitimidade para perguntar o que entender,mas esta pergunta é cretina, especialmente neste momento. Qualquer estrupício tem um curso superior, quer seja competente, quer não seja, depois dá nisto. Após um jogo memorável do ponto de vista da evolução do resultado, a preocupação é buscar a polémica. Paupérrimo!

    • Diogo Oliveira
      Posted Agosto 5, 2024 at 11:44 am

      Bem verdade, completamente desnecessário. Em Portugal só querem saber de polémica e quando o Di Maria e o Otamendi voltarem ao Benfica, já se sabe qual vai ser o foco. É uma situação generalizada no nosso jornalismo.

  • Paulopes
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:34 pm

    Nos últimos anos quem ganha a supertaça não é campeão…do mal o menos…:)

    • v de vendetta
      Posted Agosto 4, 2024 at 12:14 am

      Nos ultimos anos o campeão não costuma ser campeão no ano seguinte. Benfica Champion confirm?

  • TF
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:32 pm

    O Sporting nos primeiros 25 minutos foi muito eficaz e depois perderam a capacidade de controlo, estiveram aquém na reacção à perda e não foram consequentes nas suas jogadas… Porto aproveitou para acordar e imprimiu uma intensidade forte o que valeu erros forçados e não forçados da defesa principalmente do lado do Quaresma e do lado do Geny… Quenda ótimo desequilibrador mas não é um ala, sempre foi extremo nas camadas jovem. Parabéns ao Porto mereceram ganhar, e Vitor Bruno a meu ver foi o MVP do jogo, soube mexer quando foi necessário e variou a táctica de maneira que pressionassem mais à frente usando 4 jogadores da frente( estilo Gegenpress).

  • riscas
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:31 pm

    Apesar dos muitos erros de ambas as equipas foi um bom jogo de futebol, embora nem sempre bem jogado, mas entretido e com incerteza no resultado até ao fim.

    Quanto ao jogo, o Porto entrou forte, com uma pressão muito alta e muito eficaz, mas acaba por sofrer praticamente na primeira vez que o Sporting tem a bola no meiocampo ofensivo. O Sporting, com alguma sorte no início do jogo e muito eficácia.
    O jogo parecia estar entregue mas o golo portista, praticamente de seguida ao 3 do Sporting deu esperança ao conjunto portuense.
    Na segunda parte, a sorte virou, o Porto consegue o empate, praticamente logo depois das primeiras substituições.
    No prolongamento o jogo poderia ter caído para qualquer um dos lados, acabou por calhar ao Porto, num lance com alguma sorte e devido a um erro individual.

    Muito mérito do Vítor Bruno, que consegue uma reviravolta épica, com um plantel muito desfalcado e recuperando alguns dos jogadores excluídos por Sérgio Conceição, tendo ainda o golo final marcado por um desses jogadores.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:29 pm

    Bem antes de mais parabéns a um novo Porto pela vitória absolutamente épica de hoje.

    Ir a jogo frente ao campeão nacional, sem reforços, sem alguns dos seus principais jogadores e carregados de miúdos da formação e fazer o que fizeram hoje é absolutamente de louvar.

    E tudo isto de forma totalmente limpa, no campo, com raça e humildade. Tiro o chapéu.

    A prova de que não se deve temer a mudança…

    Para o Sporting isto só pode ser apelidado de vergonha absoluta.

    Primeiro foi um banho de humildade que levaram.
    Segundo (e isto dito por um benfiquista) entrar em campo com uma camisola daquelas devia dar cadeia. Fiquei confuso se era o Sporting ou a Académica…
    Terceiro. O grande derrotado deste jogo foi Rúben Amorim. Foram só tiros ao lado.

    Em suma, falta liderança no Sporting (o rombo da ausência de Coates, Adan e Paulinho no balneário pode ser maior do que o expectável) e falta muita coisa ao Porto, já que não é por esta vitória que passam a ser o candidato número 1, mas fica o aviso à navegação.

    Tal como o Europeu nos ensinou (para quem não tinha aprendido ainda), de nada valem os milhões e as estrelas quando não há equipa e colectivo.

    O Porto não tem a primeira mas teve muito da segunda.

  • Songoku
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:26 pm

    Quando ganham são os melhores, quando perdem já não valem nada. A malta tem de entender que a derrota faz parte do jogo, não dá para ganhar sempre. Deviam sim ser exigentes e revoltados desta forma com que nos governa e rouba todos os dias. O futebol é distração, não a vida.

  • Art Vandelay
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:25 pm

    O Porto em plena crise financeira acaba de ultrapassar o Benfica em número de troféus ???????….isto é bom demais….principalmente porque daqui a 1 ano vai ter 80% novamente

    • Petrol
      Posted Agosto 4, 2024 at 2:57 pm

      Não sei se reparou mas o post é sobre um jogo entre o Porto e o Sporting

    • v de vendetta
      Posted Agosto 4, 2024 at 12:12 am

      24 supertaças, com todo o respeito alguém realmente liga às supertaças?

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Agosto 4, 2024 at 8:25 am

        Sim. Senão o jogo não ia a prolongamento ontem

      • Bjorn
        Posted Agosto 4, 2024 at 8:20 am

        Para competir e ganhar a pobre supertaça é preciso ser campeão ou vencer a taça ou ser finalista e ser vencido pelo campeão. E o Porto tem 24 supertaças ganhas. Imagina o que isso quer dizer?

        • Dca
          Posted Agosto 4, 2024 at 10:06 am

          Não quer dizer nada, tem muito mais que o Benfica mas o Benfica tem mais Taças e Campeonatos. Comparar a Supertaca ao Campeonato como troféu é ridículo.

          • Bjorn
            Posted Agosto 4, 2024 at 12:26 pm

            Se o Porto tem muito mais que o Benfica o que isso quer dizer desde a criação da Supertaça?

            Ninguém colocou o valor da mesma ao nível de nada. Foi um exercício que fizeste sozinho. Provavelmente tens de respirar e aprender a interpretar primeiro

            • Dca
              Posted Agosto 4, 2024 at 5:52 pm

              Tu é que precisas amigo. O que disseste não fez qualquer sentido. “Para ganhar a super taça é preciso primeiro ganhar campeonato ou taça, agora imagina”. E então? O que é que isso tem a ver?

              • Bjorn
                Posted Agosto 4, 2024 at 6:55 pm

                Só compete e ganha a supertaça quem pelo menos, em teoria, ganhou algum dos dois principais títulos portugueses. O que é que é dificil de interpretar aqui? Se isto não faz qualquer sentido diz mais sobre ti do que de mim

  • OTioVermelhudo
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:25 pm

    Pois muitos parabéns ao Porto, foi uma vitória épica.
    Mas também, verdade seja dita… Pá, mas que é isto, ó Sporting? Muito fraquinho… A ganhar por 3, e o Porto sem 4 jogadores potencialmente titulares como o Evanilson, Wendell, Pêpe e Conceição… … Pá, muito fraquinho, Amon. Fraquinho… …
    —–
    Quando vi aquela defesa a 3 com gente jovem, e depois dois jogadores como o Geny e o novo Bruma, achei que era muito arriscado. Mas ok, 3 assim de rajada… … Pensei mesmo que estava terminada a partida. Incrível.
    O Fresneda tem algum problema físico? Se não, mas que flop mano. Ganda flop. Sério que não é uma solução mais equilibrada das que havia? Que equipa tão ofensiva.
    ——
    Falei que o Amon poderia não acreditar muito no Deosaillè para patrão. Achei que era um jogador bom, como ajudante, mas não como figura de proa e garante de segurança e tranquilidade.
    Hoje vi melhor o Debastenbauer e claramente tive vaibes de Fhierro. Bom toque de bola e coiso, tem qualidade, mas a cabecinha tem ali umas falhas. Outro também muito jovem. Ter tanto miúdo naquele setor é arriscado. Parece o Lage. Sim, esse que foi boicotado pelos vírus Weigl, que também atacou no Brasil. Sério.
    Vamos ver se o Tio também não adivinhou quando disse que este redes, com pouca experiência a nível de ligas exigentes, também vai ter que arranjar nervos de aço para ser número um num Sporting com pretensões ao bi.
    O Brenda é um miúdo com talento, marcou um belo golo mas obviamente ainda falta ali coisinhas. Natural.
    ——
    Vitoria épica do Porto, um grande bálsamo para aqueles lados neste início de época.
    Já li que afinal é tudo uma treta para os lados de Alvalaahd. “Qués” ver que ainda é o Porto, com um plantel de tostões, a ganhar isto? Mas que risada, meu, que ano mas que ano. Um que um gajo ri disto tudo. Inacreditável. Ui ui ui… …
    ——
    o Rogério vai ter de reagir ao que se passou hoje. O Porto ganhou muita confiança hoje e é necessária uma prestação boa na primeira partida.

  • Rosso
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:23 pm

    Quando o Sporting chega ao 3-0 achei que ia ser um resultado histórico. Realmente acabou por ser, mas por razões inversas. Inacreditável como perdem por 4-3, mas houve bastante raça (e alguma sorte) do Porto.

    Há meses o Sporting ia dominar isto tudo por uns anos e o Porto ia penar sem títulos. Agora o Sporting tem uma equipa “horrível” tirando Gyorkeres e o Porto esta aí com tudo. Tudo tão hilariantemente português…

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2024 at 6:23 pm

      Quem é que disse que o Sporting ia dominar o que quer que seja? Damos ouvidos a que opiniões agora?

  • Fallen Angels
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:23 pm

    3-1 jogo controlado mais perto do 4-1 do que 3-2 e mamamos um golo fora de jogo com VAR. Começa a época como terminou a outra. É que é tudo tão mau…

    Nem chateava muito porque hoje foi claramente derrota por culpa própria do que a arbitragem mas é que contra o Porto é literalmente sempre isto, jogo sim jogo sim. Ou é golos limpos mal anulados, penaltis claros por marcar, expulsões por duplos amarelos sem uma falta feita o jogo todo… já devemos ter perdido uns 5 títulos na Era Amorim sempre nisto. Pra ganhar 2-0 o ano passado foi preciso marcar 4.

    Pode ser que isto vire num positivo e a equipa acorde, a moral tava demasiado em alta mas já se sabe que o Sporting não se pode dar ao luxo de subestimar os adversários internos independentemente da sua qualidade. Perder a supertaça não incomoda mas algumas más exibições foram preocupantes. Antes hoje do que com o Rio Ave, muito trabalho pela frente.

  • Art Vandelay
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:22 pm

    O Boas em 2 meses e meio como presidente já ganhou o mesmo número de troféus que o eleito pelos 80% em 3 anos ???
    **
    “Ah mas o eleito pelos 80% chorou uma vez na Luz, logo é o presidente ideal… és um hater, não percebes nada disto ” ?????

    • Dca
      Posted Agosto 4, 2024 at 10:03 am

      Comparar a supertaça ao campeonato para fazer valer um ponto de vista é hilariante.

    • Rosso
      Posted Agosto 3, 2024 at 11:20 pm

      Dois comentários, duas bicadas a Rui Costa. Um pouco hate, sim. Há várias razões para criticar a direcção do Benfica, sobretudo neste momento, mas não num jogo da supertaca entre outros dois clubes. E até porque não só Villas Boas apanhou o Porto na final da Taça como Rui Costa ganhou prestígio no Benfica por outras razões que não as famosas lágrimas.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:17 pm

    Épico era o adjetivo que ia usar.
    O jogo não foi nada de especial, com erros inconcebíveis de um lado e do outro. A primeira parte do Porto é horrível e o Sporting foi eficaz. Depois, entrou em cena António Silva, que já tinha tentado no início do jogo, e, no final, Trubimus.
    *
    Se fosse sportinguista, neste momento estaria a cuspir abelhas africanas. É «imperdoável» perder um jogo que se chega a vencer por 3 a 0. Quando Amorim mexeu, a equipa perdeu-se completamente. Gyokeres disfarça muita coisa.
    *
    Pepe e Coates constituem duas grandes perdas, apesar da idade e das lesões. Apesar de tudo, tinham qualidade em determinados aspetos do jogo, como, por exemplo, na experiência que possuíam e nos líderes que eram dentro de campo.

  • Voice of the Voiceless
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:17 pm

    Apetece-me tanto mandar o Amorim para um sítio que eu cá sei. Para que é que foi mudar o que já estava bom?depois com decisões terríveis ao longo do jogo. Esta derrota para mim é mais vergonhosa do que a derrota dos 5-0 com o Benfica, pela maneira como se perde esta Supertaça, e por termos jogadores bem superiores a este Porto, mas falta muita liderança dentro de campo, e como se viu o ano passado, mesmo que os nossos centrais tenham bastante qualidade, quando não tinhamos Coates em campo a equipa abanava bastante em termos defensivos. Este planeamento de época também tem sido penoso, deixa-se sair todos os principais elementos do balneário e ainda andamos há 3 meses a tentar contratar o grego por uma carrada de dinheiro, sendo que nos faltam outras opções para além do Ponta de Lança, parece que não se aprendeu assim tanto com os erros do passado afinal de contas. Dito isto, mesmo achando que foi mais demérito do Sporting, dou os parabéns ao Porto que aproveitou muito bem a nossa azelhice. Enfim…

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:16 pm

    O sporting depois do 3-0 decidiu que podia fazer disto um jogo de preparação e baixaram os níveis de concentração..
    .
    Quando acordaram já estava 3-3 e depois um frango do kovacevic deixou tudo a perder

  • mickpeters
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:16 pm

    Isto vai encher-se de Sportinguistas indignados, a queixar-se de tudo e todos, e que a epoca foi mal planeado e que suplentes nao tem qualidade, etc. Ja estou a ver a novela.

    Era o que os Portistas tambem estavam a pensar no minuto 30 antes do Debast oferecer o 3-1 e meter o Porto de volta no jogo.

    Nao da para comentar a quente. Estavamos a ganhar 3-0, a dominar e mais perto do 4-0 do que o Porto do 3-1, mas sofremos e perdemos o jogo porque o Amorim leu mal o jogo. O resto e conversa.

    • Mushy
      Posted Agosto 4, 2024 at 5:01 pm

      Agora a frio… para a frente no banco tirando Edwards existe mais quem??
      2 miúdos de 18 anos com pouca experiência em futebol senior?!? é isso um plantel forte?

  • Omega
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:16 pm

    Sporting a ser Sporting, Porto a ser Porto. Foi isto.

    Pior Porto dos últimos 30 anos, diziam… consegue ter melhor plantel que este Sporting que já gastou 20M (e se este jogo for o que vão fazer a época toda…) e ainda estão a dar trela aos gregos…

    Lateral esquerdo? Um central? Um extremo esquerdo? 1 ponta de lança? Para quê?

    Clássico Sporting. É campeão, dá um ar da sua graça, contrata mal e secalhar luta pelo terceiro lugar este ano. Benfica por muito mal que esteja, vai estar melhor que o ano passado, certamente. Porto vai estar muito melhor até porque vai jogar… como jogou o Sporting em 2020 e mesmo o ano passado… sem pressão porque ninguém vai dar nada por eles.

    Porto a ser Porto. Por muito que me custe o que acabei de ver do Sporting, que foi ridículo, o Porto é isto. Podem falar de apitos, frutas e flautas, mas uma coisa é certa. Se há clube em Portugal que é sempre até ao último minuto e nunca baixa os braços é o Porto. Estão de parabéns. A perder 3.0 aos 25? Se fosse o Sporting? Levava 7 ou 8. O Benfica era capaz do mesmo, excepto se fosse contra o Sporting, o Braga idem. Mas o Porto? Até parece que preferiram estar a levar 3 para dar alma.

  • Veridis Quo
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:14 pm

    Se o caminho que o jogo tomou não era expectável, as situações que levaram a isso não são propriamente surpreendentes.
    Sporting teve imensas boas ligações e andou a brincar com a pressão do Porto durante muitos minutos, chegando a uma vantagem justa.
    Depois disso, é os sintomas de uma equipa quando empurrada para trás (como qualquer equipa que tem 3 golos de desvantagem faz) e a sofrer, obviamente, para defender baixo. Debast, apesar das ofertas vindas do nervosismo, é belíssimo com bola, mas sem ela não dá garantias de nada, muito menos numa posição central da defesa. É um defesa espetacular… tirando a parte de defender. Fisicamente curto, é pouco contundente e bastante frágil. Tem 20 anos, o que é natural, mas para o imediato, deixa muitas dúvidas sem bola, mais ainda como central do meio e quando a equipa baixa linhas.
    O resto é uma equipa jovem (Geny, Quaresma, Quenda, Debast, Inácio, Diomandé, Fresneda… os homens que passam lá por trás são todos miúdos e isso nota-se e vai-se notar) a sofrer com os momentos do jogo.
    Faltou agressividade depois do 3-0 e faltou não cometer erros individuais grosseiros.
    Quanto ao Kovacevic, aquele quarto golo é do pior que me recordo de ver e tendo em conta o histórico recente de abordagens de GR do Sporting isso não é um feito fácil. Foi muito mau.
    Reiterar ainda aquilo que disse já várias vezes por aqui. Quenda não é normal. Não é um agitador de rua sem grandes ferramentas em grande coisa para lá da ginga, como era um Gelson. Um entendimento do jogo, uma qualidade de passe e uma batida de bola absurda, para lá do compromisso defensivo que vai mostrando. Muito adulto e com muita coisa boa ali. Tem desequilíbrio, mas é muito mais que isso.

    • TF
      Posted Agosto 3, 2024 at 10:26 pm

      Primeiro jogo do Debast pelos leões e já consideram ele fraco… os sportinguistas exageram tanto nas análises aos jogadores, tem 20 anos, tem valências fisicas boas( precisa de ganhar massa muscular apenas), é um central ótimo a sair a jogar, quando estiver rotinado vai elevar muito o seu nível e quando acontecer, quero ver o que irão dizer sobre ele. Têm de ter calma…

      • Veridis Quo
        Posted Agosto 3, 2024 at 10:35 pm

        A minha opinião sobre o Debast era exatamente a mesma antes destes 120 minutos.
        Tem coisas incríveis (é verdadeiramente dificil achar um central com o conforto com bola e capacidade de passe que ele tem), mas tem outras muito fraquitas.
        Pelo menos ao dia de hoje. Se vai evoluir? Veremos e parece-me um movimento com sentido, mesmo considerando as debilidades obvias que tem ao dia de hoje.
        É muito fraco fisicamente (basta ver os braços e pernas dele), é mole e isto são coisas que nos duelos levem sempre a que vá em desvantagem. Posicionalmente também está verde, até porque passou anos como médio na formação.
        Pode dar um grande central crescendo fisicamente e ganhando noções sobre a posição ou pode ficar assim e ser um Ferro com uma saída de bola melhor. Vamos ver.

  • João
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:12 pm

    Quem é o substituto do Gyo ? Vai jogar os 90m todos os jogos ?

    Gostei deste puto , vasco sousa

  • FVRicardo
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:12 pm

    No ano passado o SCP sofreu aquela derrota da Luz. Isso uniu toda a gente.

    Que depois deste jogo aconteça o mesmo rumo ao bicampeonato

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2024 at 6:26 pm

      Obrigado. Estava a ver que agora era o apocalipse mas fico feliz por ver alguém que mantém a cabeça fria. O “rumo ao bicampeonato” é uma maneira de lidar com esta derrota. O Sporting, entrado bem no campeonato (e vamos receber o Porto ainda em Agosto) pode embalar e lutar pelo título, mas parece que já colocamos tudo em causa.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:09 pm

    ahahah já tinha saudades de “haver sporting” num jogo do Sporting, a ganhar por 3, deixa-se perder é algo épico do lado do Porto que teve a ajuda de Debast e Kovacevic, um deles ser defesa é algo que ainda estou para ver se é, o outro é um patego..
    O Porto sem 3 dos seus 5 melhores jogadores ter feito esta remontada épica contra os maiores cá do burgo é de imenso valor, confesso que não estava a espera, e que aos 25min isto já estava resolvido, mas foi lindo e bastante merecido, notas positivas do lado do Sporting para os dois miudos das alas.. do lado do Porto acho que tiveram todos bem, nenhum esteve mal, tirando o Grujjic..
    Parabéns aos portistas por esta conquista numa nova era mais limpa e saudável do FC Porto

    • Hirok "The Truth"
      Posted Agosto 3, 2024 at 10:19 pm

      Outros destaques, Vitor Bruno ganha este jogo a partir do banco, quando se tem um treinador que mexe no momento certo, mesmo que as coisas não corram bem, já é uma grande mais valia, Amorim esteve em modo Schmidt, mexeu tarde e muito mal..
      Ultimo destaque para uma das grandes forças do Porto, e que os levará a lutar pelo titulo este ano: os seus adeptos, que diferença para os outros clubes, quem me dera no meu Benfica ter “gente” a cantar o jogo todo em vez das badaladas selfies..

  • Dca
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:08 pm

    O 11 do Porto foi assustador. Wendell, Pepe, Conceição e Evanilson na bancada. É uma grande vitória para Vitor Bruno e a amostra que o Sporting não vive sem Gyo. Quenda dormiu no golo de Galeno.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:07 pm

    Acho que houve mais demérito do Sporting do que mérito do Porto.
    .
    Com Coates em campo isto nunca teria acontecido. Há muito trabalho pela frente para os lados de Alcochete

    • BusInTown
      Posted Agosto 3, 2024 at 11:09 pm

      O 3-0 é mais demérito do Porto que mérito do Sporting (contém ironia).
      Desvalorizar uma reviravolta de 3-0 para 3-4 está ao alcance de muito poucos…

      E para finalizar, com Pepe em campo, o Porto nunca estaria a perder por 3-0 aos 24 minutos.

      • João
        Posted Agosto 4, 2024 at 6:39 am

        Acredito mais nessa do pepe do que propriamente o do coates. O pepe nem que tivesse bater em alguém ahah

    • VAR
      Posted Agosto 3, 2024 at 10:18 pm

      Tão verdade. Com Coates em campo, a ganhar 3-0 nunca o Sporting perderia isto. O belga foi um desastre e o que mais me indignou nem foram os erros, mas a falta de intensidade e a apatia constante em todos os lances.

  • Foge Quim
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:07 pm

    Epa, VERGONHA, muita vergonha mesmo.
    Não é só por ser contra este Porto, mas principalmente depois de estar a ganhar por 3-0.
    Muito mas mesmo muito envergonhado.
    Se já dava desconfiança este redes nos jogos de preparação, então agora pior.
    Que horror

  • Oldasity
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:04 pm

    Como disse antes do jogo, isto vai ser uma época penosa. Que mau planeamento. Que equipa tão fraca… Falta qualidade e opções em vários setores. Há setores com jogadores a mais e sem qualidade e outros setores simplesmente sem opções.

    Que vergonha. A ganhar por 3-0, um jogo completamente tranquilo e controlado até que o Debast decidiu brilhar e f**** este jogo todo. Sendo que este até tentou dar o 1-0 ao Porto.

    Kovacevic a dar o 1º frango da época. Já esperava pouco , então agora ainda menos. Para isto mais valia ficar com Franco Israel e com os 5M na conta.

    Inácio, Quaresma, Diamonde, Debast (flopzão da época), St Juste, Moniz. 6 jogadores e só Inácio é bom.
    Todos estes centrais tem problemas GRAVES de concentração. Acho que o melhor é colocar M.Reis a central pela esquerda e puxar Inácio para o meio.

    2 alas direito de origem, um está a ser um bobo da corte, tendo em conta a falta de oportunidades e andar constantemente a ser colocado fora de posição e o outro é o Esgaio que não tem a mínima qualidade para estar aqui.

    2 alas esquerdo em que um é extremo adaptado e o outro é um defesa esquerdo de cariz defensivo. No entanto, pelo jogo de hoje, acho que Geny pode ser uma excelente opção para esta posição. Ficava com ele e Nuno Santos.

    No meio campo temos 2 e apenas 2 jogadores com qualidade para jogar no Sporting, que foram os titulares de hoje. Nenhum dos suplentes está se quer perto do nível que se precisa e exige. Posição a reforçar urgentemente.

    Para extremo direito temos Trincão, Edwards, Quenda (NÃO pode ser um ala) e Geny. Sendo que Edwards é -1.

    Para extremo esquerdo temos só e apenas Pote. Sendo que este nem extremo de raiz é. Isto é vergonhoso. Vai ser Mateus o extremo esquerdo suplente? Mas isto é normal? O rapaz nem qualidade tem para jogar no meio campo, que é a posição de raiz, quando mais a extremo. Mais uma posição urgente a reforçar, principalmente alguém com características diferentes.

    Para avançado temos o Gyo e sem ele (e Huljmund) esta equipa seria uma vergonha ainda maior. Sozinho fez a equipa estar a ganhar por 3. Ele que saia e não se envergonhe mais por aqui. Depois temos Rodrigo Ribeiro (flop do Nothingham) que nunca mostrou muita coisa, e temos Rafael Nel que também não tem qualidade.
    Andam à 3 ou 4 meses atrás de um grego para suplente e estão dispostos a dar 25M, mas isto lembra a alguém? Está tudo louco? Fomos campeões e agora é esta m*****.

    Um plantel tão mal construído, com tanta falta de opções, com tantas más decisões, com tanta invenção.
    Não podemos continuar a jogar com extremos puros a ala, isto não pode ser a norma.
    Temos uma equipa fisicamente fraquíssima. Perdemos força, estatura física e fomos buscar jogadores piores que os que já tínhamos.

    Dar 15M por Debast é surreal, que jogador tão fraco. Agora vamos dar 25M por um grego, par quê? Ser suplente? Porque ao que parece, Gyokeres é para ficar.

    Estou mesmo desiludido com que se está a passar e a acontecer nesta equipa e clube. Vai ser uma época penosa, não vamos ganhar nada, vamos passar vergonhas constantemente e para ao ano vamos ficar fora da LC. Sendo que depois sairá Amorim e o downfall será a pique.

    Porto com todos os problemas financeiros, a mudança de presidente, tanta coisa que tem acontecido, num espaço de 2 meses limpa 2 títulos ao melhor Sporting dos últimos 20 ou 30 anos.
    Completamente vergonhoso.

    • Pao com Presunto
      Posted Agosto 4, 2024 at 3:45 pm

      Depois de ler este comentário, até fiquei contente com resultado. Uma equipa de retalhos marcar 3 golos ao Porto foi obra!

    • Valentes Transmontanos
      Posted Agosto 3, 2024 at 11:40 pm

      Chiii, comentário registado. Dia 3 de agosto e já há flop da época e previsão de catástrofe para os próximos 10 anos. Tudo isto por causa de uma Supertaça.

    • TF
      Posted Agosto 3, 2024 at 10:17 pm

      Sem ser o erro, o Debast fez um jogo tão mau? Deves ter visto mal o jogo, estás a catalogar ele de flop quando ainda é o primeiro jogo oficial da época… o Debast fez um jogo aceitável a meu ver.

      • Oldasity
        Posted Agosto 3, 2024 at 11:02 pm

        Eu é que vi mal o jogo?

        Debast perdeu uma bola que quase deu o 1-0 ao Porto.

        Teve uma abordagem ridícula no 3-1.

        No 3-2 fingiu que foi lá.

        E no 3-3 fechou mal a linha de passe.

        No 3-4 só não fez asneira porque já não estava em campo.

  • The Mo
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:04 pm

    Muito a melhorar, mas isto é o Porto.
    Vamos fazer uma grande epoca.

    • Foge Quim
      Posted Agosto 3, 2024 at 10:13 pm

      Isto é o Porto!? Nem sabem como!
      “Sem saber ler nem escrever..” lá ganharam.

      • Fireball
        Posted Agosto 3, 2024 at 11:53 pm

        Exato, mas quando não se sabe ler nem escrever, vai-se lá na mesma e tenta-se de outra forma, nem que seja à força e com suor. Já o Sporting sabe ler mas preferiu dormir, e lixou-se.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Agosto 3, 2024 at 11:36 pm

        Não sabem como? Ai essa azia. Sabes tu como, não? Agora uma equipa recupera de um 0-3 aos 25 minutos contra o campeão nacional e ganha 4-3 sem saber como.

  • Jasomp
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:04 pm

    Épico. Já tinha saudades disto. Soube tão bem.

  • Mike-UK
    Posted Agosto 3, 2024 at 10:03 pm

    Os que se indignaram aqui com os comentários que fiz aos amadores que gerem o futebol do Sporting que sintam muito orgulho na incompetência que defendem.
    Abdicaram de 2024/2025 ainda antes do final da taça, chegaram ao Jamor nas lonas (o Quenda de meio de Junho não chegava, mas o Quenda de início de Agosto é titular…) e quando finalmente iniciaram a nova época, conseguiram a proeza incrível de subtrair qualidade ao plantel que foi campeão… É trabalho que só no país dos medíocres encontra quem o consiga defender (e que são os mesmos que vão passar os próximos 3 anos do contrato do Fresneda à espera que ele finalmente rebente).
    Que lhes saiba agradecer, a todos, Rui Costa – vai ganhar isto na base da incompetência dos outros (que como são um bocadinho mais incompetentes do que ele, conseguem mascarar toda a incompetência que ele tem).
    Gyokeres plantado na frente (faz 120 minutos no primeiro jogo e penso ser esse o plano para a época: um super totalista do inferno que fala sueco), Pote, Trincao e Edwards no banco. É esta a solução para os restantes 50 jogos? O Porto, supostamente falido e moribundo, foi para esta final com mais soluções do que o Sporting – é esta a competência de Varandas e Viana… duas desgraças que deviam beijar a relva que Gyokeres pisa.

Deixa um comentário