Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Épico! Japão verga Alemanha com reviravolta espetacular; Mannschaft, que teve Musiala em destaque, desperdiçou o 2-0 e pagou a fatura

Imagem: FIFA

Melhor jogo do Mundial até ao momento. Pela emoção, pela quantidade de ocasiões, imprevisibilidade do resultado, pormenores técnicos e jogo dos treinadores nos bancos, que acabou por ser decisivo no desfecho. A Alemanha, que com este resultado pode acusar a catástrofe de 2018, marcou primeiro e teve momentos de grande brilhantismo (Musiala, Gundogan e Kimmich em evidência), mas não foi eficaz e pagou o preço na etapa complementar, onde os suplentes do Japão fizeram miséria, por oposição aos germânicos (Flick tirou Gundogan e a equipa perdeu o ímpeto). Mitoma, Tomiyasu e o trio Minamino, Doan e Asano (muito ativo e a apontar um golaço) entraram muito bem e destruíram a defensiva da Mannschaft (Sule e Schlotterbeck ficaram mal na fotografia, por oposição a Rudiger, que foi conseguindo adiar a surpresa).

Mais uma grande surpresa no Mundial’2022! A Alemanha entrou da pior maneira ao perder contra o Japão, por 2-1. Os germânicos adiantaram-se num penálti de Gundogan e dominaram até aos 70′, tendo tido lances para ampliar. Musiala, que deu espetáculo em vários momentos, ficou perto de um golo sensacional e İlkay Gündoğan acertou no poste, mas a formação asiática, com as substituições, conseguiu reagir e, já depois de Neuer ter tirado um golo cantado, Doan fez o 1-1 aos 75′. Pouco depois Asano, na sequência de uma receção do outro Mundo, colocou os nipónicos na frente e consumou a surpresa.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1595434900269703168

XI Alemanha: Neuer; Süle, Rüdiger, Schlotterbeck, Raum; Kimmich, Gündogan; Gnabry, Müller, Musiala; Havertz

XI Japão: Gonda; Sakai, Itakura, Yoshida, Nagatomo; Endo, Ito; Kamada, Tanaka, Kubo; Maeda.

90 Comentários

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 24, 2022 at 8:08 am

    Não vi e não gostei… Lixou-me a aposta…

  • jolasdasagres
    Posted Novembro 23, 2022 at 8:59 pm

    Resultado injusto na minha opiniao.

    Alemanha jogou de forma intensa, trocas de bola constante e nao fosse algum azar teriam feito mais que um golo. Criaram bastante.
    Musiala fez coisas fantasticas mas agora com a espanha vai ser a doer e nao fico admirado se forem ja eliminados.

    Isto é mundial e nao há margens erro. Aviso para portugal.

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 23, 2022 at 6:57 pm

    A derrota da Argentina com a Arábia Saudita foi um escândalo, uma enorme surpresa.

    Mas esta derrota da Alemanha é só meia…

    O Japão não sendo um colosso, é uma Seleção que evoluiu imenso na última década, com excelentes executantes tecnicamente, e muito sapientes do ponto de vista táctico.

    Quanto à Alemanha, jogaram o suficiente para vencer e num grupo com a Espanha estão aparentemente com meio pé fora, mas não me admirava nada que ganhassem aos espanhois até com algum conforto e complicar as contas do grupo.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 23, 2022 at 6:08 pm

    Em 20 anos o Japão passou de um país de baseball gradualmente para um país de futebol.

    Esta vitória ajudará ainda mais a sedimentar o desporto pela população mais jovem.

    Outro pormenor, sempre me lembro do treinador do Japão ser estrangeiro, desde os tempos do Troussier, Zico, Zacheroni, Javier Aguirre, pelo menos nos últimos 20 anos praticamente sempre assim foi.

    Incrível este trabalho do Hajime Moryiasu que tem feito um trabalho notável desde 2018 e que está a provar que o Japão também tem evoluído em termos de treinadores

  • Jeco Baleiro
    Posted Novembro 23, 2022 at 5:46 pm

    A Alemanha não merecia perder, mas o Japão mereceu tanto ganhar este jogo, que grande segunda parte. O que me espants é o Tomyasu não ter jogado de inicio.
    A recepção do Asano no segundo golo é de um predestinado.

    E assim o próximo Alemanha – Espanha tem um cariz absolutamente decisão para a Mancshaft. Uma derrota e é praticamente certo o adeus na fase de grupos (partindo do princípio que o Japão pelo menos não perde com a frágil Costa Rica).

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Novembro 23, 2022 at 4:16 pm

    Desde finais da década de 2000 que aprecio bastante o futebol japonês, mas infelizmente não pude ver o jogo. Mesmo assim, dá um gostinho especial ver uma vitória do Japão num grupo tão difícil (grupo da morte do Mundial, creio eu).

    Ainda faltam 2 jogos e em 180 minutos – mais descontos – tudo pode mudar, mas gostava que o Japão chegasse pelo menos aos quartos para vingar o desgosto que tiveram depois do Bélgica – Japão do último Mundial. O mais injusto desse belíssimo jogo foi não terem passado as 2 equipas em vez de só uma, hehe…

  • offtopicguy93
    Posted Novembro 23, 2022 at 4:01 pm

    Talvez agora a malta comece a perceber que não é nada descabido pequenas seleções ganharem a grandes seleções… ainda assim irão haver sempre os experts que acham que os favoritos devem ganhar sempre! Experts esses que não percebem aquilo que torna o futebol bonito, a bola é redonda e o resultado nunca está garantido antes do encontro começar!
    Nem os diversos “acontecimentos” da última década conseguiram acordar essas cabecinhas para aquilo que estou a tentar dizer, leicester campeão, ajax nas meias da champions com uma equipa que ninguém conhecia, Croácia na final do mundial etc etc etc… curiosamente os que pensam assim são aqueles que menos percebem de futebol e que vêm os highlights e julgam jogadores através das fintinhas ou do Excel!
    Achei imensa piada quando na derrota da Argentina preferiram enxovalhar os jogadores da seleção Argentina ao invés de falarem bem dos sauditas, pois o que eles fizeram foi nada mais nada menos que transcenderem-se! E as vezes uma carreira de futebol pode mudar num momento de transcendência… aconteceu isso com vários jogadores do leicester e do ajax, jogadores que em poucos meses deixaram de valer 500 mil euros para passarem a custar 50/60/70 milhões de euros, as pessoas (neste caso os jogadores) nem sabem o potencial que têm até as coisas começarem de facto a acontecer!

    Ainda vão haver mais surpresas neste mundial, mais momentos de transcendência, pois é disso que o futebol é feito e é por isso que é o desporto mais bonito do mundo… a bola é redonda e tudo pode acontecer!

    • Luke
      Posted Novembro 23, 2022 at 5:19 pm

      E se formos à decada anterior temos feitos ainda maiores: Grécia campeã Europeia e Porto campeão Europeu. E no mesmo ano!

      Diria que, ao nível destes os dois, só mesmo o Leicester ter sido campeão…

      • offtopicguy93
        Posted Novembro 23, 2022 at 6:22 pm

        Completamente! Mas pra mim o maior feito é mesmo o do leicester, a partir daí acho tudo possível no futebol

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:40 pm

    Esta seleção japonesa está avaliada como a seleção sub21 portuguesa… que por acaso até perderam ontem 2-1 contra a sua congénere japonesa em Portimão.

    Estão a construir uma base muito interessante para os próximos jogos olímpicos em Paris 2024 de onde retirarão muitos frutos no Mundial 2026 nos Estados Unidos.

    O guarda-redes Zion Suzuki não tarda nada será o titular da seleção nipónica.

  • chuta dai
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:33 pm

    Incrivel o erro do defesa alemão no 2º golo do Japão. O homem está uns 3 metros atras da linha defensiva alemã com que faz que o jogador japonês esteja em jogo e depois a sua recuperação defensiva é patética em nem tenta fazer uma aproximação ao avançado para o impedir de ir em direção à baliza. O comentador da RTP diz quem esteve mal foi o outro defesa que ainda foi atras do avançado e criticou a dizer que pôs mal os apoios e nem uma palavra para o que mete o avançado em jogo… Enfim…

  • Bruno Cunha
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:32 pm

    Neuer muito mal no segundo golo.

    Não fez mancha (a bola entrou por cima como podia ter entrado por o lado) ou seja não tapou nenhuma parte da baliza.

  • BAFANA BAFANA
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:22 pm

    Assim dá gosto ver esta competição!!!

    Eu bem que tento trabalhar, mas não tiro os olhos da TV…

  • Sodogodo
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:18 pm

    Alemanha perdeu, mas jogou melhor que quase todas as selecções que vi até agora, tirando a Inglaterra. Foram várias as oportunidades que teve para fazer o segundo, uma dinâmica ofensiva e jogadas de grande qualidade e no final perde o jogo. Foi realmente decisivo a visão de ambos os treinadores, o Flick tirou o Gundogan e o Muller demasiado cedo e a equipa deixou de ser a mesma. O Japão nunca desiste e foi acreditando a cada falhanço dos alemães e teve um treinador que soube fazer as substituições certas, sem desequilibrar a equipa.

  • Kafka
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:16 pm

    A Alemanha está a tornar-se o saco de pancada oficial das equipas asiáticas?

    Vai em 2 derrotas consecutivas em jogos oficias contra Coreia e Japão

  • FCPSTYLE
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:12 pm

    Sei que o Post é relacionado com o jogo entre os Alemães e Nipónicos, mas atenção que o nosso grupo está longe de ser acessível, engane-se quem ache o Gana um adversário fácil, o mesmo será com a Coreia do Sul e Uruguai.
    Acredito que haverá mais supresas.

  • Tiago Abreu
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:11 pm

    E já agora, mais uma seleção onde não mete 1 jogador no 11 adversário a vencer o jogo… Gostava que certos users percebessem de uma vez que o futebol é coletivo e não individual, e quem tem menos argumentos não é lixo. Isso é só tóxico e até roça o desrespeito.

    • Miguel Jack
      Posted Novembro 23, 2022 at 4:25 pm

      Desculpa, mas no lugar do Sule jogava eu na boa.

      Nao entendo como tem esta reputação

    • Acnologia
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:43 pm

      Isso é apenas meia verdade, pois se olharmos para os vencedores dos mundiais, nunca houve uma equipa vencedora sem grandes estrelas. Até mesmo a Croácia, que foi finalista vencida em 2018 tinha o Modric, que é um dos melhores médios da história.

      Uma coisa são ganhar jogos, outras são ganhar competições…

      • Acnologia
        Posted Novembro 23, 2022 at 3:45 pm

        Quanto à parte do lixo, concordo totalmente. É um desrespeito autêntico, mas vindo de quem vem não se espera outra coisa…

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:41 pm

      Neste tipo de competição costuma ganhar quem corre mais e não quem é tecnicamente mais dotado.

    • chuta dai
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:21 pm

      Subscrevo! Isto não é tenis nem natação. Isto é um desporto coletivo. Ter melhores individualidades ajuda mas não é certo que seja o suficiente. E qualificar atletas e principalmente seres humanos como “lixo” diz muito mais sobre quem escreve esse tipo de coisas, que outra coisa qualquer.

    • Kafka
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:17 pm

      Dia 18 Dezembro falamos e vemos quem tem razão

      • Tiago Abreu
        Posted Novembro 23, 2022 at 3:53 pm

        Hoje e ontem já ficou provado quem não tem razão pelo menos…
        Agora se ganhar um favorito como o Brasil não quer dizer que os outros sejam lixo…
        São 32 seleções que aqui estão, ficaram teoricamente melhores onzes de fora como a Itália no contexto europeu, a Colômbia no contexto sul americano, a Nigéria ou Egito no contexto africano…

        • Kafka
          Posted Novembro 23, 2022 at 5:05 pm

          Mas qual é a novidade q numa competição há surpresas? Na historia do futebol não há nenhuma competição só com os favoritos a ganharem todos os jogos, o meu ponto nunca foi esse como é óbvio, mas sim que os favoritos ganham quase sempre as competições e como já o disse e mantenho, por cada Leicester eu dou-te 10 Bayerns Munique

          • Tiago Abreu
            Posted Novembro 23, 2022 at 6:07 pm

            Lá estás tu a deturpar fatos…
            Então não era lixo o grupo de todos os favoritos?
            É que fizeste parecer que Gana, Coreia do sul, Arábia Saudita, Japão, e outros eram lixo autêntico ao nível ou pior que a Costa Rica…
            Mas esperamos pelos golos em barda do Ronaldo a todos do grupo…eu espero que acertes essa previsão ao menos pois seria bom sinal para nós…

      • Sporting1906
        Posted Novembro 23, 2022 at 3:29 pm

        O que é que isto significa? O Kafka não tem razão em chamar lixo a selecção nenhuma como é óbvio e o Japão e a Arábia Saudita deram-lhe mais provas disso. Ganhe quem ganhar dia 18, o Kafka continua a nunca ter tido razão!

        • Kafka
          Posted Novembro 23, 2022 at 3:44 pm

          Dia 18 falamos, mas se quiseres até falamos antes, logo nos 4os ou meias finais, e depois vemos quem tem razão

  • Dario Nunes
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:10 pm

    Vou-me repetir eu sei, mas não me canso de dizer o quão overrated são as seleções e clubes do norte da Europa, e é curioso verificar isso em vários espaços, nomeadamente neste Blog. Mostra o quão enraizado o eurocentrismo está nas pessoas, e em particular nos portugueses um “nortedaeuropacentrismo”. É a liga holandesa que é o máximo, é o Ajax que é um exemplo a seguir, é a Dinamarca que vai ser a principal surpresa, é o Bayern que é o clube melhor gerido do mundo, a Bundesliga que é a melhor liga, a Alemanha a melhor seleção e por aí fora.

    • Miguel Mendes
      Posted Novembro 23, 2022 at 4:43 pm

      A alemanha fica no norte da europa?

    • Kafka
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:48 pm

      Ora vamos lá analisar o EuroCentrismo

      Mundial 2018: 8os final 6 equipas europeias e 2 Americanas… Meias finais 4 equipas europeias

      Mundial 2014: 8os final 4 equipas europeias e 4 americanas… Meias finais 2-2

      Tipo o EuroCentrismo é mais do que justificado, é factual, na última década a Europa tem dominado o futebol Mundial

      • Dario Nunes
        Posted Novembro 23, 2022 at 4:08 pm

        Percebo, mas eu queira focar-me mais no norteEuropacentrismo, repara que nos últimos 24 anos os Europeus foram ganhos por países do Sul da Europa, 20 se excluirmos a França. E Mundiais está 5 (4Alemanha 1 Inglaterra) para 5(4Italia 1 Espanha). Ligas dos campeões então a diferença é brutal para o Sul.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Novembro 23, 2022 at 5:28 pm

          A Inglaterra fica no sul é?
          Sabes que fica mais a norte do que a Alemanha não?

          • Dario Nunes
            Posted Novembro 23, 2022 at 6:54 pm

            Sim fica a norte, por isso é que a meti nos Mundiais como sendo norte. Não percebi bem a pergunta, é por causa das Champions? É que aí estão 35 (Espanha 19, Itália 12 e Portugal 4) contra 27 (Inglaterra 13, Alemanha 7, Holanda 6 e Escócia 1) sendo que ainda há 1 em França 1 na Sérvia e 1 Roménia. São 8 Champions de diferença, o que num total de 65 Champions corresponde a uma diferença de 12 porcento.

    • Mantorras
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:41 pm

      Sim, o Ajax e um exemplo a seguir.
      Sim, o Bayern e o clube melhor gerido do mundo.
      Sim, a Alemanha e “uma das” melhores seleccoes.

      Seria um pouco estranho se esta vitoria do Japao afectasse a forma como Ajax ou Bayern sao geridos, nao seria? Nao tem nada a ver.

    • feelfreeyouare
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:34 pm

      O que é que as pessoas têm a ver com isso? Ok já sabemos que não te cansas, obrigado pelo teu contributo. Não é assim tão curioso como dizes, mas obrigado na mesma.

    • Fireball
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:28 pm

      Não sei onde é que viste alguém dizer que a Alemanha é a melhor seleção e a Bundesliga a melhor liga, muito menos dizer que a liga holandesa é o “máximo”, a generalidade das opiniões é que é pouco desenvolvida a nível defensivo e qualquer gajo lá marca golos. Essa rant foi um bocado ao lado. O Ajax chegou às meias da Champions, é natural serem um bom exemplo a seguir though. Se não achas isso só porque são “norte-europeus”, então se calhar o problema é teu.

      • Dario Nunes
        Posted Novembro 23, 2022 at 4:04 pm

        O Ajax passou 2 vezes a fase de grupos nos últimos 15 anos, as mesmas que o Benfica nos últimos 2.

    • Bino Costa
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:27 pm

      Já agora, a título de curiosidade, os marcadores dos golos nipónicos jogam no… Bochum e Freiburg!

    • Filipe Ribeiro
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:24 pm

      O Ajax e o Bayern não são clubes a seguir?Então quais são?

      • Dario Nunes
        Posted Novembro 23, 2022 at 4:03 pm

        Benfica e Real Madrid, respetivamente.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Novembro 23, 2022 at 5:26 pm

          Meu amigo,eu sou benfiquista,mas isso é não ter mesmo noção das coisas,o Ajax tem 11 troféus internacionais,Benfica tem 2,nem dá para comparar.

          • Dario Nunes
            Posted Novembro 23, 2022 at 7:00 pm

            Está bem mas supertaças europeias são coisas que decorrem de vencer a Champions, é um bocado falacioso falar nelas. Depois o resto são taças de nível inferior. Em termos de finais de Champions, vitórias e presenças o Benfica vai à frente. No entanto, e para ser honesto, não nego que historicamente o Ajax seja superior ao Benfica, embora por menos do que o teu comentário que mete 11 troféus de um lado para 2 de outro quer fazer parecer.
            De qualquer das formas o que eu queria mais salientar era ser exemplo, algo que remete para uma questão de gestão de clube e mais para o presente. Por exemplo, considero que se calhar o Brighton é mais “exemplo” do que o Dortmund, apesar do Dortmund historicamente e enquanto clube ser incomparavelmente superior

            • Filipe Ribeiro
              Posted Novembro 23, 2022 at 8:50 pm

              Pelo teu comentário vejo que és muito novo e cresceste na altura do que só a champions interessa,o que não era o caso no passado,o Ajax tem 6 finais de “Champions” contra 7 do Benfica,o Ajax teve a um minuto de uma final da champions e foi a uma final europeia há 5 anos.
              Depois em gestão o Benfica com 2 presidentes presos nos últimos 25 anos tem muito para ensinar o Ajax sobre gestão,não hajam dúvidas.

    • lipe
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:24 pm

      Que exagero.
      Ninguém acha a liga holandesa “o máximo”, simplesmente se acha que têm aspetos com os quais podíamos aprender. O mesmo em relação à Bundesliga: literalmente ninguém diz que é a melhor liga, mas também têm vários aspetos com os quais podíamos aprender. Por último, ninguém considera a Alemanha a melhor seleção há vários anos. Isto de construir espantalhos e discutir com eles tem muito que se lhe diga.
      De resto, o Ajax não é um clube exemplar? O Bayern não é dos clubes mais bem geridos do mundo? Penso que isto é indiscutível.
      Não é no Sul da Europa que os índices de corrupção desportiva e institucional são mais elevados? Que o tempo médio de jogo é mais baixo? Ninguém se levanta de madrugada na China para assistir aos campeonatos do Sul da Europa.
      As melhores seleções da Europa não são das do Note? Ou se não, quais são? Nós? Espanhóis? Italianos? Gregos? Só rir.

      O melhor campeonato do mundo (de longe) é do Norte da Europa e as melhores seleções europeias idem aspas. Reconhecer esse facto não é eurocentrismo, é realista.

      Por muito que te custe, o melhor futebol do mundo ainda se joga no continente europeu, tanto a nível de clubes como de seleções.

      • Miguel Mendes
        Posted Novembro 23, 2022 at 4:44 pm

        O ajax que raramente passa a fase de grupos da champions?

        • lipe
          Posted Novembro 23, 2022 at 5:12 pm

          Sim, o Ajax que ainda há uns anos chegou às meias-finais da Champions, algo que um clube português não faz desde 2004.

      • Manel Ferreira
        Posted Novembro 23, 2022 at 4:35 pm

        Não vou fingir que sei o que se passa na cabeça do Dário, mas não me parece que ele estivesse a falar de Inglaterra, ou mesmo França, quando falou em “Norte da Europa”. Aliás, não é a esses países que as pessoas se referem quando falam de Norte da Europa (a França é muitas vezes referida como um país latino e os ingleses sempre tiveram uma ideia de não-europeus, por 500 razões), mas sim precisamente Alemanha, Holanda, países da Escandinávia, ou seja aquele grupo de países vistos como “quase perfeitos” em muitos aspetos. E sinceramente, acho que ele tem alguma razão que existe uma certa sobrevalorização do futebol destes países, possivelmente devido a essa ideia de países quase perfeitos noutras áreas.

        Isso vê-se quando um clube português apanha um clube alemão nas competições europeias, é um borranço de cueca descomunal, “já fomos” e por aí fora, e depois isso nem sempre se confirma. E sim, já vi muita gente a falar na Bundesliga como a melhor liga, superior até à EPL. E existe uma ideia exageradamente positiva da liga holandesa, sobretudo em comparação com a portuguesa (e muito para bater nesta última), e com base em alguma ignorância e mitos.

        Já agora, dizer que Espanha é “só rir” quando ainda no ano passado chegaram às meias do Europeu, e isto já debaixo de uma nuvem de “decadência do futebol espanhol”… e mesmo Itália ganhou o próprio Europeu. Estão assim tão abaixos dessas selecões do Norte da Europa? Em quê? A super-Alemanha ficou em último num grupo perfeitamente acessível no último Mundial, e neste as coisas já ficaram bem difíceis. Não podemos rir um bocadinho aqui, só porque o Bayern é um grande exemplo?

        Agora, claro que o topo de futebol continua a ser a Europa no global, isso nem é minimamente discutível. Mas não me parece que fosse disso que ele estava a falar.

        • lipe
          Posted Novembro 23, 2022 at 5:11 pm

          Manel, falo por mim, mas sinceramente o futebol escandinavo/dinamarquês é para mim perfeitamente irrelevante no contexto do futebol europeu e mundial.
          França é um país meio de transição. Não posso dizer que Lille não seja Norte da Europa mas também não faz sentido dizer que Marselha fica no Norte da Europa. Sul da Europa é que não é de certeza.
          E não, Espanha ou Itália não estão assim tão abaixo, mas a verdade é que a era dourada espanhola já passou e os italianos nem se qualificaram para este Mundial.

        • Dario Nunes
          Posted Novembro 23, 2022 at 5:10 pm

          E aliás, mesmo o Bayern ser o clube melhor gerido é discutível, é assim tão incrível que o maior clube do país Europeu mais rico e mais populoso (tirando Turquia e Rússia) seja um colosso? Para mim o Real Madrid é efetivamente o clube melhor gerido do mundo por n motivos, e nem simpatizo muito com eles.

        • Dario Nunes
          Posted Novembro 23, 2022 at 5:05 pm

          Muito obrigado pelo comentário Manel, mais um. Penso que, tal como eu, também te esforças para que em Portugal se faça uma análise racional do futebol nacional, sem que se caia nem exageros nem em dramatismos, que é o mais comum.
          Todos os exemplos que dei e tu deste face ao norte da Europa são chavões que se vê um pouco por todo o lado, o clássico “na Alemanha/Holanda/Dinamarca é que se fazem as coisas bem” e que aqui somos uns atrasados que não sabemos fazer nada. Nem 8 nem 80, nem tudo está bem cá em Portugal nem mal, não somos nem inferiores nem superiores a ninguém.

      • Dario Nunes
        Posted Novembro 23, 2022 at 4:10 pm

        É no Sul que se vencem mais Europeus e Champions no entanto.

        • lipe
          Posted Novembro 23, 2022 at 5:08 pm

          Não é “no Sul”, é em Madrid. O país com mais clubes campeões europeus por acaso até é a Inglaterra.

    • Sodogodo
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:23 pm

      Nunca vi muita a gente dizer que Bundesliga era a melhor; O Bayern é, provavelmente o melhor clube gerido no mundo; o Ajax será sempre um exemplo e nós somos europeus é natural que estejamos mais familiarizados com o que se passa na Europa. É a coisa mais natural do mundo.

      Quanto à Dinamarca e ao facto de algumas pessoas (não muitas, mas ok), teram apontados como surpresa foi pelo futebol que apresentaram no último Europeu e no último ano até ao Mundial. Que mais uma vez, por sermos europeus, estamos mais familiarizados com essa selecção do que o Japão, que no fim é sempre elogiado por este espaço tal como os seus jogadores.

      No fim disseste um monte de nada.

    • Bino Costa
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:22 pm

      Claro, é por isso que desde 1970 os países europeus ganharam 8 mundiais em 13 edições, sendo que as outras vencedoras são só Argentina e Brasil. Digo desde 1970, porque antes disso, os mundiais eram basicamente taças pouco democráticas entre Europa/América do sul.
      A sua conclusão tirada após um jogo é fantástica, diga-se… De passagem, dizer também que os argentinos e brasileiros que ganham mundiais jogam todos, veja-se lá, na Europa. Achar que a Europa não tem o melhor futebol por causa de um jogo é obra.

      • Dario Nunes
        Posted Novembro 23, 2022 at 4:14 pm

        Mais uma vez concordo, mas o meu comentário ia mais no sentido Norte/Sul da Europa do que Europa/América do Sul.

  • Kafka
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:10 pm

    Não têm nem de perto a qualidade da geração do Oliver e Benji, mas mereceram e tendo em conta q são favoritos contra a Costas Rica, caso ganhem esse jogo ficam muito bem posicionados para passarem, vamos ver

  • Tiago Abreu
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:09 pm

    A Alemanha fez uma primeira parte onde abafou o Japão por completo e pensou que ia ser mais do mesmo…
    O Japão veio com outra atitude (e com substituições onde alavancaram a equipa) e debateu-se com os germânicos… A mim só me surpreendeu por ser a Alemanha, pois o Japão é muito provavelmente a seleção mais forte da Ásia. Isto que sirva de lição a Portugal, principalmente com a Coreia.

  • feelfreeyouare
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:09 pm

    Nota para a atitude dos jogadores alemães no momento da fotografia da equipa. É muito difícil ouvir em todo o lado que deviam boicotar este Mundial sendo jogador porque estar num Mundial é uma daquelas oportunidades de uma vida. São estes pequenos gestos, pequenas atitudes que fazem toda a diferença. Parecendo que não, quando lembramos ao mundo que há coisas a melhorar, isso só por si já é melhorar.

  • Kacal
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:08 pm

    Começa a virar moda neste Mundial os favoritos marcarem o 1-0, dominarem completamente a 1ª parte dos jogos e terem 1 golo anulado pelo menos, não serem eficazes para marcar o 2º e até o 3º e depois na 2ª parte o “underdog” aparece e disputa o jogo fazendo a reviravolta. Foi a Argentina e foi hoje. Na 1ª parte o Japão teve 1 tentativa de golo num remate para fora, 0 remates à baliza e 20% de posse de bola! Nem 100 passes no total fizeram isto tudo estatística, mas na 2ª parte apareceram.

    Ontem a França começou a perder mas lá foi competente e venceu. É preciso estas equipas estarem atentas e serem mais fortes mentalmente para fechar o jogo caso contrário as outras vão dar o ar da sua graça, estão competitivas e isto anima o Mundial! Muitos Parabéns ao Japão!

    Vamos a ver se isto não dita a eliminação da Alemanha porque num grupo com Espanha e Costa Rica perder com o Japão poderá complicar. Assumindo que a Espanha vence hoje, uma possível vitória da Espanha contra o Japão e do Japão contra a Costa Rica deixaria as coisas bem complicadas. A ver vamos.

  • JFN
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:07 pm

    Este grupo fica muito interessante com este resultado, se o Japão ganhar à Costa Rica fica bastante possível Espanha ou Alemanha serem eliminadas

  • Saitama
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:06 pm

    Obrigado Japão, que jogaço!

  • Kafka
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:05 pm

    Ora bem, neste preciso momento o vencedor do grupo do Brasil teria o seguinte quadro até à final:

    8°s: 2° classificado do grupo de Portugal

    4°s: Vencedor do Japão-Croácia

    Meias finais: Contra EUA/Arábia Saudita/Equador/Dinamarca

    Isto mt dificilmente se mantém até à 3ª jornada, mas não deixa de ter a sua piada

    • Fireball
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:30 pm

      Japão-Croácia é já para o Mundial 2026? Desculpa a pergunta estúpida, mas como não estão no mesmo grupo e tu até costumas saber o futuro…

    • Tiago Abreu
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:14 pm

      E o México, Polónia, Marrocos, Canadá, Bélgica, Senegal, Tunísia já foram para casa? Kafka e as suas previsões ?

      • JFN
        Posted Novembro 23, 2022 at 3:30 pm

        O homem ate diz que é se acabasse como está agora, isso é só necessidade de implicar patológica

      • Bino Costa
        Posted Novembro 23, 2022 at 3:24 pm

        Epá, dá um descanso ao homem, claramente disse que dificilmente se mantêm as posições até ao final, foi apenas um exercício de se terminasse agora.

      • Kafka
        Posted Novembro 23, 2022 at 3:24 pm

        Previsões? Oi? Sabes ler português? Onde é que está previsões no que acabei de escrever?

  • Kinshasa
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:03 pm

    Mas que grande jogo. Então a segunda parte foi espetacular

  • Dca
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:03 pm

    E se a Alemanha não ganha à Espanha e Japão ganha à Costa Rica.. Adeus Alemanha! Incrivel.

    • Kafka
      Posted Novembro 23, 2022 at 4:05 pm

      Já agora e no seguimento, há um dado bastante curioso, a Itália (2ª maior potencial histórica dos Mundiais), vai estar no mínimo dos mínimos, 20 anos sem jogar um jogo a eliminar de um Mundial, o último jogo foi a final de 2006

    • Kafka
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:23 pm

      A acontecer seria o espelho do q aconteceu à Itália, q depois de ser campeã do Mundo em 2006, foi eliminada nos grupos em 2010 e 2014

      A Alemanha campeã em 2014 foi eliminada nos grupos em 2018 e seria agora em 2022

      Para manter o espelho completo seria nem se qualificarem para o Mundiali 2026 e 2030

      A Eapanha estava a ir pela msma onda, mas já quebrou o ciclo, foi campeã em 2010 e eliminada nos grupos em 2014, mas em 2018 conseguiram passar os grupos

  • AbreLatas
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:03 pm

    Ao contrário da Argentina, a Alemanha só perdeu por falta de sorte apesar de ter jogado 90 minutos com dez ( O sule a lateral foi menos um em todos os aspetos do jogo).

    • Sombras
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:22 pm

      Quem diria que um gajo com quase 2M e 100kg a lateral direito seria uma nulidade. Flick é um excelente treinador, mas de vez em quando tem umas ideias peregrinas que nem visto…

  • DNowitzki
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:03 pm

    Que nada!

    Está bem, a Alemanha poderia ter feito o 2 a 0, mas quem joga naquele ritmo, quase a passo…

    O Japão acreditou, foi lá, contou com falhas alemãs, incluindo o Noia, e ganhou.

  • feelfreeyouare
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:02 pm

    Tenho imenso respeito e admiração pela carreira do Nagatomo, mas como é que é possível o Tomiyasu ficar no banco? Um jogador destes não pode ser suplente, muito menos quando a alternativa está a anos luz do seu nível atual.

    • Sombras
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:20 pm

      A única justificação que consigo ver foi se por ser o jogo de abertura o seleccionador japonês quisesse apostar mais na experiência por causa das emoções associadas. Creio que Tomiyasu será indiscutível daqui para a frente.

      • feelfreeyouare
        Posted Novembro 23, 2022 at 3:30 pm

        Não sei se isso faz muito sentido, o Nagatomo não tem emoções associadas? Nenhum dos dois tem 18 anos, nenhum dos dois se está a estrear na seleção, são ambos experientes (claro que o Nagatomo tem mais anos disto) mas um está num nível de Premier League e o outro está em grande no grande FC Tokyo.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:02 pm

    Lindoooooo
    Meu menino Mitoma a vir dar outra vida ao jogo japonês,como já tinha dito várias vezes,tecnicamente os japoneses estão ao nível dos melhores,se a componente física e mental acompanha-se,seriam um caso sério.

    • feelfreeyouare
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:28 pm

      Acompanhasse*

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:08 pm

      Tendo em conta que pareces conhecer o futebol japonês, achas que o Makoto Mitsuta, do Sanfrecce Hiroshima, tem potencial para poder vingar num campeonato europeu, assim que sair da J-League?

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Novembro 23, 2022 at 3:01 pm

    11 contra 11 e no final ganha o Japão!

    Não sei se é muito caro, mas acho que este Takuma Asano poderia ser uma boa opção para reforçar o ataque do Sporting.

    • DNowitzki
      Posted Novembro 23, 2022 at 3:22 pm

      Creio que o valor de mercado dele não chega sequer aos 5 milhões (não quero estar a mentir, mas creio que é isso), portanto é mais do que acessível, se o Sporting o quiser.

Deixa um comentário