Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Épico! Nuno Borges elimina Dimitrov no Open da Austrália

Que lugar ocupa nos maiores feitos do Ténis português? João Sousa também atingiu a 4.ª ronda em Wimbledon, mas eliminar Dimitrov tem um peso extra. É que o búlgaro apresentou-se na Austrália em grande forma – venceu em Brisbane e tinha ido à final do Masters 1000 de Paris no final de 2023 -, inclusive era apontado como candidato pelo menos às meias.

Nuno Borges apurou-se pela 1.ª vez para a 4.ª ronda do Open da Austrália ao eliminar Grigor Dimitrov, o 13.º tenista melhor do Mundo. O português, que a seguir vai defrontar Daniil Medvedev, levou a melhor com os parciais de 6-7(3), 6-4, 6-2 e 7-6(6), sendo que esta vitória permite-lhe entrar no Top 50 do Ranking Mundial.

39 Comentários

  • Kafka
    Posted Janeiro 20, 2024 at 10:16 am

    Brutallllll….enorme vitória, acordei mais cedo para o ver e valeu bem a pena, que grande vitória e 2024 em termos desportivos para Portugal está a começar em cheio, com este resultado o Borges iguala o maior feito da história do ténis Português, que era a chegada aos 8ºs de final de um Grand Slam que pertencia ao Joâo Sousa e no Andebol o Europeu até agora está a ser um dos melhores Europeus da história de Portugal

    Em ano de Jogos Olimpicos, que este tremendo começo de Janeiro, seja um grande prenuncio os melhores jogos olimpicos da história de Portugal

  • Kafka
    Posted Janeiro 20, 2024 at 10:18 am

    é pena o próximo adversário ser o Medvedev, não terá a menor hipóteses, ainda assim ninguém lhe tira o igualar do maior feito da história do ténis português

    • Tiago Abreu
      Posted Janeiro 20, 2024 at 1:10 pm

      Claro que tem hipótese, o Ruusovuori fez tremer o Medvedev, aliás, o Medvedev não tem mostrado nada de especial a não ser o facto de ter recuperado com o finlandês mais por demérito do Ruus, contudo isso não quer dizer nada. O Nuno Borges com este jogo de certeza ficou mais cansado e vai quebrar provavelmente.

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 20, 2024 at 3:25 pm

      “Maior feito da história do ténis português”? Chegar à 4R de um GS? Oh Kafka… o ranking de #28 do mundo mais os 4x ATP 250 conquistados pelo João Sousa são muito, mas muitoooooo mais importantes. Mas estamos a brincar? Isso é comentário de “adepto de TV”, daqueles que acham que o ténis só se joga quatro vezes por ano e que os GS são os únicos torneios que importam. Era o que mais faltava uma única prestação acima do esperado num GS valer mais que títulos (!) e um ranking altíssimo ao pé dos melhores do mundo.

      Não estou a querer menosprezar este feito do Borges!!! Porque é, de facto, um feito! Mas prefiro mil vezes ter um português titulado, com o seu nome escrito – literalmente – na história do desporto do que um jogador que, uma única vez, se lembrou de ter uma boa run num GS. Se alguma vez me perguntarem “Portugal tem algum bom jogador de ténis? O que alcançou?”, nunca na vida vou responder “ah tivemos uns dois ou três que chegaram à 3R ou 4R de um GS”… haja paciência para tamanha simplicidade e desconhecimento daquilo que realmente importa no desporto.

      • Miguel Caçote
        Posted Janeiro 20, 2024 at 4:47 pm

        Responderias “tivemos um que bateu o Medvedev e que chegou aos quartos de um Grand Spam” ou “epá, tivemos um que ganhou o Estoril e mais uns títulos ATP lá na Índia e na Malásia”?

        • AdeptoImparcial
          Posted Janeiro 20, 2024 at 8:37 pm

          Pergunta errada, pois falarei sempre dos dois, mesmo que Borges não bata Medvedev. Esta ideia de “adepto de TV” de que o ténis são apenas quatro torneios por ano é que é uma análise superficial e injusta do que é o desporto – o que leva a comentários absurdos, totalmente ridiculos como “se Borges vencer Medvedev, vira o GOAT tuga”. Haja juizo.

          Agora, sobre o Borges, apenas tenho literalmente uma menção a referir. Seja esta 4R ou uns potenciais QF. Sobre o Sousa, tenho várias conquistas a celebrar e uma *carreira* a alto nível, onde foi-se batendo com os melhores ano após ano. Esse menosprezo que acabaste de dar aos “títulos lá na India e Malasia” é tipica de quem pouco se importa com o ténis, acha que os torneios para lá dos GS são treta dispensável e, se for preciso, só aparece quando surgem os GS – não estou a dizer que é o teu caso, mas o comentário claramente tem uma vibe de “que titulos de caca”.

          O Borges tem 26 anos e só agora é que está a aparecer. Tomara ele conseguir 1 ATP 250, quanto mais 4. Adorava que fizesse um resto de carreira fabuloso e que também conquistasse os seus títulos, mas se a única coisa que fizer for chegar a um unico QF de um GS, garanto que daqui a 10/20 anos são muito poucos os que se vão lembrar, para além de que na história do desporto, nada fica registado.

          • Miguel Caçote
            Posted Janeiro 20, 2024 at 9:21 pm

            AdeptoImparcial,

            Perdoa-me a franqueza. Eu fiz esse comentário propositadamente. Não é questão de desvalorizar os títulos, mas além da vida profissional que todos temos, não acompanho ténis apenas. Também gosto de futebol, de futsal, de ciclismo, de snooker, de cinema, de ler. Tento acompanhar também mais recentemente a selecção de Andebol. Isto para dizer, que o João Sousa tem todo o mérito nos títulos que ganhou, mas não vamos restringir isto a algo “de quem só acompanha os 4 GS”. Títulos ATP 250 na Índia e na Malásia terão sempre menor relevância. No meu caso, eu acompanho os 4 GS, os Jogos Olímpicos e vou vendo alguns jogos de Masters 1000 quando são de tenistas cabeças de cartaz. Anteriormente, acompanhava o Federer onde quer que jogasse.

            Assim e atendendo a que o nosso tempo é sempre limitado e fugindo a esses catálogos de GOAT disto ou daquilo, para mim o Borges vencer o Medvedev seria algo mais importante do que o João Sousa ganhar um título ATP 250. Isso do nada fica registado também não é bem assim. Se calhar alguém que vá ver os quadros dos torneios que o Djokovic ganhou (sim, a minha aposta é que ele vence o torneio), num deles pode encontrar um grande resultado do Borges.

            • AdeptoImparcial
              Posted Janeiro 21, 2024 at 10:23 am

              Já respondi abaixo ao Kafka e acho que parte da resposta também dá para ti. Não quis, de todo, insinuar que a opinião de quem vê menos é inválida ou semelhante, longe disso. Tens razão, um torneio de GS, obviamente, tem maior relevância e impacto que qualquer outro torneio de ténis. Por alguma razão é que os tais “adeptos de TV” aparecem as tais quatro vezes por ano. Até podem nem seguir o desporto, mas quando chega a altura dos GS, param tudo e colocam-se a ver todos os dias.

              Apenas não gosto de ver alguns comentários que, propositadamente ou não, menosprezam os torneios ATP 250 e, consequentemente, as conquistas do João Sousa. É que se ele, nesses torneios, defrontasse malta 500 lugares abaixo dele no ranking ou pessoal que mal sabe pegar na raquete? Tudo bem. Mas não é assim. Os jogadores que participam nesses torneios também vão aos GS e M1000 – podem não ir todos por razões óbvias, mas a maioria anda por lá também.

              Obviamente, o Borges bater o Medvedev para chegar aos QF de um GS… sim, é um feito extraordinário e colocaria ao mesmo nível que um titulo ATP 250. Pelo impacto, pela surpresa, pela dificuldade… aceito perfeitamente essa comparação. Mas em termos do registo na história, só mesmo para os portugueses fãs do desporto é que ficará “registado”. Na história do desporto, o Borges será tão lembrado como um Chung ou um Karatsev, que tiveram uma única boa prestação num GS random numa época qualquer em que tudo lhes correu bem.

              Dito isto, venha daí o russo e que o Borges possa surpreender novamente. Milagres existem, pode ser que amanhã haja outro :b

            • AdeptoImparcial
              Posted Janeiro 21, 2024 at 10:27 am

              Ah e a minha frustração prendia-se somente com os comentários que consideravam Borges o GOAT português após este torneio. O que, isso sim, acho totalmente absurdo. O resto, esta comparação entre feitos, penso que eu, tu e o Kafka já demos várias razões mais do que válidas pelas quais um feito pode ser considerado maior que o outro. São todos *feitos* e isso é que importa :b

      • Kafka
        Posted Janeiro 20, 2024 at 8:40 pm

        Estás a confundir ter o melhor palmarés com ter o maior feito, são coisas diferentes

        O maior feito é uma coisa singular, mas alcançar o maior feito isoladamente não faz desse atleta melhor globalmente em termos de carreira que outro

        Para mim uns 8°s final de um Grand Slam é um maior feito que ganhar um ATPA 250 (que em bom rigor são a 5ª divisão do ténis, atrás dos Grand Slams, ATP Tour Finals, Masters 1000 e ATP 500)…

        Agora igualar este feito, não faz dele ter uma melhor carreia q o João, ao dia de hoje não há comparação possível, o João tem de MUITO LONGE a melhor carreira de um tenista português na história

        • AdeptoImparcial
          Posted Janeiro 21, 2024 at 10:13 am

          Não sei se concordo com os oitavos de um GS valerem mais que um titulo ATP 250. Até na questão dos pontos ATP, vencer um 250 dá, obviamente, 250 pontos. Oitavos de um GS dão 180 pontos. Mas pronto, são opiniões, entendo quem valorize mais os oitavos, mas na minha opinião, um título conquistado, seja nos 250 ou 500, envolve bater 4/5 jogadores no espaço de 1 semana e, de facto, registar o teu nome na história do desporto.

          Entendo a diferença entre feito e palmarés, mas continuo a considerar o conquistar um título – quanto mais quatro – mais importante e mais incrível do que uns oitavos num GS. Para jogadores como o Sousa e o Borges, os ATP 250 são os seus GS. Mais uma vez, esse menosprezo de referir a estes torneios como a “5a divisão” ou “os torneios lá da India e Malasia”, como se eles jogassem contra cepos desconhecidos e não contra precisamente muitos dos mesmos jogadores que também entram em GS e M1000… demonstra alguma falta de consideração pelo desporto, sinceramente.

          Mas, repito: tudo o que já mencionamos aqui são feitos fantásticos. Estar a comparar vale o que vale, cada um dá valor aquilo que acha mais importante, tudo bem. Agora, ver malta referir que o Borges passa a ser o GOAT português se vencer amanhã o Medvedev… por favor.

        • Anacleto
          Posted Janeiro 21, 2024 at 7:49 pm

          Isto. Dizer que é o maior feito é completamente debatível e não é rigorosamente descabido. Ainda para mais o nível dos ATP 250 atualmente está muito acima do que na altura do João, em que quase todos têm 1/2 tenistas top 20.

          • AdeptoImparcial
            Posted Janeiro 22, 2024 at 8:21 am

            Gostava de saber de onde vem essa teoria do nada sobre os ATP250 de agora terem mais Top20 do que no passado:
            ATP 250 da Malasia tinha Ferrer (4), Wawrinka (10) e Almagro (18).
            ATP 250 de Valencia tinha Ferrer (8), Feliciano Lopez (17), Tomic (18) e ainda Fognini, Paire e Bautista Agut entre o Top20-30.
            ATP 250 de Estoril tinha Kevin Anderson (8) e Carreno Busta (11).
            ATP 250 de Pune tinha Karatsev (15).

            Visitei os ultimos 10 ATP 250 entre este ano e do anterior e a média mantém-se: entre 1-3 Top20 mais outros tantos entre o Top20-30. Mais uma vez, é um comentário que, propositadamente ou não, acaba por menosprezar os feitos do João Sousa quando, na verdade, seria um feito igualmente incrível hoje em dia. É este reescrever do passado e uma vibe de “ah isso no passado qualquer um ganhava” ou “isso na altura só iam cepos a esses torneios, só assim é que ganhou” que me irrita pessoalmente.

  • AndreChaves9
    Posted Janeiro 20, 2024 at 10:23 am

    Muito bom mesmo.

    Feito histórico para um e derrota pouco admissível para outro

  • Luke Skywalker
    Posted Janeiro 20, 2024 at 10:29 am

    Que feito incrível do Nuno! Será difícil conseguir vencer aquilo que o João Sousa conseguiu vencer na sua carreira, mas acredito no potencial dele para tal. Acho que, se tudo correr da melhor forma para ele, poderá vir a ser o melhor tenista luso de sempre – não por estas últimas situações em exclusivo, claro, mas pelo ténis que pratica e pelo facto de que me parece ter uma qualidade ainda maior do que aquela que o João demonstrou ter no auge.

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 20, 2024 at 3:26 pm

      Não ganhou um único titulo ATP até agora. O João Sousa tem quatro. Para ser o “melhor tenista luso de sempre”, tem muito que andar.

      • Luke Skywalker
        Posted Janeiro 20, 2024 at 10:06 pm

        Antes de mais, peço desculpa, mas não entendi a sua resposta ao meu comentário…eu próprio começo por referir que ser difícil o Nuno vencer aquilo que o João venceu. Depois, digo que “poderá vir a ser o melhor tenista luso de sempre”, se realmente juntar essas conquistas à forma de jogar (o tal “se tudo correr da melhor forma para ele”), porque nesta segunda vertente parece-me que tem potencial para ser ainda melhor do que o JS. Resumindo e concluindo, é claro que concordo com o que referiu e nem quis transmitir a ideia contrária.

        • AdeptoImparcial
          Posted Janeiro 21, 2024 at 1:13 pm

          No meio dos outros comentários todos, acabei por entrar numa onda de respostas tal que, sinceramente, não sei porque respondi ao Luke. My bad :s sou imparcial, mas também tenho as minhas falhas haha

  • O Comendador
    Posted Janeiro 20, 2024 at 11:32 am

    Fácil: se ele eliminar o Medvedev será o melhor Português de sempre.
    De nada.

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 20, 2024 at 3:06 pm

      Ah sim, porque UM torneio basta para considerar um jogador o melhor de sempre de um país. Haja noção. O João Sousa também chegou 2x aos oitavos de um GS (Wimbledon e USO), várias vezes à 3R, também a um QF de um M1000, para além de ter conquistado 4 ATP 250.

      É um grande feito do Borges, mas não vamos fingir que o Sousa não existiu, nem fez nada durante a sua carreira.

    • Cossery
      Posted Janeiro 20, 2024 at 4:02 pm

      Não, não é assim que funciona.

  • henry14
    Posted Janeiro 20, 2024 at 12:47 pm

    Absurdo.
    Parabéns ao tuga.

  • Miguel Caçote
    Posted Janeiro 20, 2024 at 2:22 pm

    Não vai ter a mínima hipótese contra o Medvedev, mas estas duas extraordinárias vitórias contra o Davidovich e o Dimitrov já ninguém lhas tira. No Open da Austrália, creio que foi mesmo a primeira vez que um português atingiu os oitavos-de-final.

  • A.S.S.E
    Posted Janeiro 20, 2024 at 2:54 pm

    Fantástico!!! Deixei de acompanhar o tennis há bastante tempo apesar de gostar imenso da modalidade.
    Alguém sabe dizer quando é o próximo jogo e em que canal?
    Tudo é possível a partir de agora e Medvedev apesar de ser um craque é bastante irregular.

    Vamos Nuno!!!

  • AdeptoImparcial
    Posted Janeiro 20, 2024 at 3:18 pm

    Vamos por partes: isto é um grande feito do Borges. Ponto. Não há volta a dar. Eliminou Fokina e agora um Dimitrov numa das suas melhores formas dos últimos tempos. É absolutamente fantástico e quero deixar isto bem claro! Neste momento, é o português com melhor prestação num GS de sempre, juntamente com João Sousa. E poderá vir a quebrar o recorde se voltar a surpreender e bater Medvedev! Mas achar que basta UMA única prestação destas e que passa a ser o GOAT português…

    Haja noção. Não vou admitir esta ignorância e menosprezo tenístico de muita gente por aqui que ou não acompanha o desporto ou vê muito mal as coisas – mesmo o negrito do VM ignora o facto do João Sousa ter dois oitavos de final em GS e não apenas um (Wimbledon 2019 e USO 2018). E não derrotou jogadores banais ou propriamente acessíveis! No USO teve de derrotar um Carreno Busta e um Pouille (este tinha eliminado Nadal 2 anos antes). Em Wimbledon, ainda mais impressionante, ao derrotar Cilic e Evans. E foi eliminado dos dois GS por nada mais nada menos que Djokovic e Nadal respetivamente.

    O melhor resultado de sempre de um português numa prova é diferente de ser o melhor português de sempre. A não ser que Borges ganhe o torneio (lol), o estatuto do Sousa nunca poderá ser colocado em questão. Ou agora chegar aos QF de um (1 só) GS vale mais que uma carreira com 4x ATP 250, 2x 4R + 3x 3R em GS, 1x QF em M1000, mais um ranking incrivel de #28 do mundo – sendo mesmo o único português cabeça-de-série num GS da história? Não brinquemos.

    Venha daí o Medvedev e que consiga chegar ainda mais longe!

    • Cossery
      Posted Janeiro 20, 2024 at 4:00 pm

      Obrigado Adeptoimparcial, somos muito rápidos a descartar o passado. Eu vibrei muito com o João Sousa, como agora estou a vibrar muito com o Nuno Borges, mas em termos de carreira não podemos desprezar o que o João Sousa fez. De facto, mesmo que o Nuno Borges consiga ultrapassar o Medvedev (?) e tal se tornar o maior feito do Ténis português, ainda assim não significa que se torne o melhor jogador português de sempre.

    • Suino
      Posted Janeiro 20, 2024 at 9:45 pm

      Não há dúvida que a carreira do João, para já, é muitíssimo mais recheada. A questão é que o nível do João, e o tenis praticado, sempre foram muito limitados e é para mim um milagre ter chegado onde chegou.

      Muito mérito dele, e dos seus pais, que enterraram mais de 1M€ na sua carreira antes de alguma vez ter visto algum retorno, e que não desistiu até ter sucesso.

      O que entusiasma no Nuno é o seu potencial e estar finalmente a atingir a consistência que lhe permite ter estes resultados. O João sempre que chegava um jogador “minimamente” era presa fácil. Jamais ganharia a um Dimitrov na forma em que está. E mesmo mentalmente, a derrota com um Rui Machado reformado no Estoril Open mostra muito do que é a sua fragilidade.

      É por isso que vejo com muito melhores olhos as hipóteses do Nuno e oxalá possa atingir os magníficos feitos do João e até ainda mais, que muito merece. Agora é desfrutar realmente e quiçá possa surpreender um russo pouco agressivo e que se distrai com facilidade.

      • AdeptoImparcial
        Posted Janeiro 20, 2024 at 10:51 pm

        Ser jogador de ténis profissional sem um apoio monumental dos pais e familia diria ser impossível, tendo em conta os gastos absurdos necessários no desporto. Com certeza, a família do Borges também hão de já ter gasto bastante com ele, logo não vejo diferenças aí. Todos os tenistas de topo tiveram de gastar balurdios até terem lucro.

        O potencial do Borges está lá, a ver se consegue uns próximos anos de alto nível. 26 anos já não caminha para novo, mas pode perfeitamente conseguir resultados incríveis se mantiver a tal consistência que ajudou Sousa a conquistar o que conquistou. O Medvedev também parece um autêntico tosco a jogar e vê-se o quão difícil é de derrotar, logo a “qualidade” vale o que vale – Dimitrov tem milhentas mais armas que o Borges, vinha numa forma soberba e viu-se quem venceu…

        Sousa perdeu com um Rui Machado reformado… quando o próprio Sousa já está para se reformar. O homem depois das lesões nunca iria voltar ao nível de outrora. Ir buscar um resultado desses para comprovar o quê? Que um Sousa fora de forma e sem qualquer confiança não consegue ir longe?

        Vamos ver o que Borges consegue depois do AUS Open. Mas, para já, que consiga dar o seu melhor e, como dizes e bem, talvez surpreender novamente!

        • Suino
          Posted Janeiro 21, 2024 at 2:26 am

          Sem dúvida, o custo é proibitivo para quase qualquer um. O Nuno teve a ligeira diferença de ter seguido pelo caminho do desporto universitário nos EUA e aí ter certamente poupado uns trocos valentes aos pais, mas mesmo assim sem dúvida um esforço enorme. Os apoios hoje em dia ao ténis também são bastantes superiores aos que havia na altura do João, e foi o próprio João a abrir caminho a isso!

          Quanto ao resultado do João com o Rui Machado, foi numa altura em que o João estava em alta forma e era 50 ou 60 do mundo, contra um Rui já fora do top 200. Fui buscar apenas para mostrar a fragilidade mental do João, muito diferente deste Nuno que fechou inclusive aos primeiros pontos de set que teve.

          Dito tudo isto, não menosprezar como disse os feitos nem a carreira do João, que chegou onde chegou com muitíssimo mérito próprio, perseverança e sacrifício. Se o Nuno o superar algum dia, tanto melhor para nós e para o ténis português.

          Quanto ao Medvedev, é a tal carraça que pode sempre ir buscar tudo e desmotivar um adversário que não o consegue magoar. Como dizes e bem, que o Nuno consiga jogar o seu melhor e dar-nos a todos uma nova vitória!

  • Kacal
    Posted Janeiro 20, 2024 at 8:08 pm

    Antes de mais muitos Parabéns ao Nuno por esta vitória e prestação geral no torneio, sensacional! Nota-se que está em ótima forma física e muito motivado, Dimitrov é um jogador de topo e com grande versatilidade de jogo, não é nada fácil de derrotar e em dia sim é um adversário bem complicado. No ano passado esteve sempre na 3ª ronda ou oitavos dos Grand Slams sendo apenas eliminado por um jogadores superiores a ele. Sendo que foi finalista há poucas semanas do Masters1000 Paris onde só perdeu com Djokovic na final e já tinha sido semi-finalista no Masters1000 Shanghai sendo derrotado por Rublev. Falo destes por serem dois dos últimos Masters1000 do ano passado. E vem de vencer o torneio de Brisbane nesta entrada para o AO 2024 onde derrotou bons jogadores com ranking superior ao Nuno e na final até derrotou Rune. Está num momento de forma muito bom e é um grande jogador com muito mais experiência que o Nuno. Aposto que antes do jogo todos diziamos que ia ser um passeio para o Dimitrov e o Nuno não teria qualquer hipotese. Depois disto tudo perder o 1º set num tiebreak que atira sempre a moral abaixo ao estar tão perto do 1º set e perder para um jogador de topo como Dimitrov, soube reagir e vai ganhar 3-1 nem permitindo o 5º set, é sensacional e um grande feito! Mais uma vez muitos Parabéns a ele e à sua equipa e como português e patriota orgulhoso que sou, vibrei muito!

    O Nuno está a jogar bem, está a servir muito bem e é meio caminho andado para ser competente, depois não tem cometido assim tantos erros e está em boa forma física, está a demonstrar raça portuguesa de nunca desistir! Que continue assim e faça uma run digna de um “outsider”, já é altura de termos a nossa run portuguesa com alguém a atingir umas meias, por exemplo. Segue-se Medvedev, sinceramente não acredito que seja possivel a não ser que Medvedev apareça a servir muito mal e cansado depois do jogo duro da ronda anterior, até porque trocar bola sabe o russo e acredito mais no Nuno a falhar primeiro, a experiência também é outra sem comparação, mas ser competitivo acredito e é o mínimo. Dar o melhor e desfrutar, o resto logo se vê. Dar a si a oportunidade de desfrutar é importante. Se passar será sem duvida a melhor prestação de um português em qualquer torneio na história, histórico! Embora já seja fantastico mesmo que perca, mas vamos ver “jogo a jogo”. Medvedev é que tem tudo a perder portanto é ir com tudo e logo se vê, força Nuno!! Vamos tuga, acredita!!

    De resto concordo com o AdeptoImparcial o João Sousa continuará a ser o melhor tenista português de sempre mesmo que o Nuno vá à final do AO2024, o que é quase impossível. Ir à final apesar de histórico e algo sem descrição possivel não é um titulo. O Sousa tem 4 titulos ATP, ok que são 250 mas vemos por exemplo um Casper Ruud que chegou a um ranking de top5, até foi 2º penso eu e foi finalista de 3 GS mas nunca ganhou mais que ATPs250, por aí podemos ver que ganhar um torneio ATP não é propriamente peaners mesmo que um GS seja muito mais extenso e duro até por ser a 5 sets e ter os melhores dos melhores onde os ATPs250 nem sempre, continua a ser muito complicado ganhar um, é ver quem é que tem 4 como o João e quem é que tem de 5 a 10 conquistados e vemos lá grandes nomes. E sem falar do top28 que o João conseguiu que é bem acima do que o Nuno conseguiu por enquanto, vamos lá com calma. Mesmo que o Nuno conquiste só 3 titulos ATP250 e chegue ao top40 do ranking pode mesmo assim ser considerado o melhor de sempre na minha opinião, basta para tal repetir muitas destas prestações que está a ter neste AO2024 em vários outros GS pela carreira. Não é preciso necessariamente ter 4 titulos e ser número 28 como o João exatamente, pode ter um pouco menos se superar nas prestações nos GS por grande número de vezes, na minha opinião. Mas até conquistar titulos ATP e se aproximar mais do melhor ranking do João não poderá ser considerado o melhor tenista portugues de sempre, na minha opinião. Agora caso vença o AO 2024 fechem já a discussão eheh, mas sejamos realistas não é? Mas sim acredito que o Nuno tem o ténis e a determinação para ser o melhor tenista português de sempre, se continuar assim a trabalhar bem e esforçado tendo 26 anos ainda, tendo mais sorte que o João com as lesões e maior longevidade, acredito que possa conseguir mas fácil não será, conquistar ATPs250 é mais fácil no papel que na prática! A ver vamos, mas é continuar em frente e logo se vê “jogo a jogo” neste torneio e no geral, VAMOS!!

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 20, 2024 at 8:44 pm

      Haja bom senso hehe.

      Dito isto, é realmente impressionante a vitória dele contra o Dimitrov. Não me surpreenderia tanto se fosse há uns anos quando o bulgaro andava meio desaparecido e podia perder com qualquer um, mas estamos a falar de um Dimitrov numa das melhores formas da sua carreira, que desde Shanghai tem estado absolutamente fenomenal! Ninguém acreditava que o Borges ou outro jogador qualquer fosse parar Dimitrov antes dos QF e afinal… Pumba!

      Mas duvido que consiga o que seria um milagre. Medvedev teve o tal jogo de 4h e tal que terminou perto das 4h da manhã, mas a última ronda já foi bem mais tranquila – em termos de duração – e deu-lhe um boost tremendo de confiança – aniquilou o Felix em 3 sets. MAS… nunca se sabe! Se não se sentir cansado e estiver com a consistência que tem demonstrado pode surpreender, até porque o russo responde muito atrás da linha de fundo e joga muito em rallies longos – estilo de jogo mesmo de “eu não te vou fazer nada, vou só esperar que te canses e comeces a falhar”. Borges não tendo um jogo ofensivo, não usando slice nem amorties, nem possuindo jogo de rede… é mesmo preciso um milagre. Que dê o seu melhor!

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 21, 2024 at 12:39 pm

      “Ir à final (de um GS) não é um título” mas vale mais do que um título ATP250 ou até ATP500.

  • Joao Gomess
    Posted Janeiro 21, 2024 at 8:16 am

    Enorme feito do Nuno Borges, precisamos mais disto no nosso ténis. Enorme e surpreendente por ser num grand slam, por ser contra dimitrov e porque borges nunca tinha sequer ganho 2 jogos consecutivos em torneios atp. A maioria dos seus pontos foram alcançados em torneios challengers, que sao torneios menores. Por outro lado, Dimitrov sempre foi isto: muito talento, no inicio apelidado de baby federer, ja ganhou a todos os grandes jogadores mas que sempre desiludiu. Desde 2017 que nao ganhava sequer um torneio, ate a semana passada quando jogou o melhor tenis da vida dele em brisbane. Quanto a ser o maior feito do tenis, também esta ainda longe. Sousa teve tantos e para todos os gostos. No primeiro grand slam do US open apos se confirmar no top 100 em 2013 bateu este mesmo dimitrov quando ele tinha 20 e poucos anos (agora tem mais de 30). Sousa ganhou o primeiro atp com 24 anos, nesse mesmo ano do us open. Em termos de vitorias em grand slams, a vitoria do sousa contra carreno busta quando era 12 do mundo é a factualmente a melhor. Sousa ja tirou um set em terra ao nadal e um set ao federer em relva. Ja tirou sets ao murray em grand slams. Ja venceu o zverez, o tsitsipas, o medvedev, etc… A melhor vitoria de sempre de um portugues em termos de rankingn e contra o ferrer que na altura era numero 5 (so atras do big4). Venceu 4 atps e foi a cerca de 10 finais. Entrou no top 50 em 2013 e so saiu de la em 2019. Sousa tecnicamente era dos mais fracos no top 50, mas fiscamente, tacticamente e mentalmente era top 10 do mundo durante varios anos. A quantidade de breaks que salvava era monstruosa, conseguia jogar a nível incrível nos momentos importantes. Ganhava consistentemente a tipos que tinham muito mais “tenis” do que ele. Sousa fez também grandes resultados em pares, creio que tem uma final de masters 1000, e qualquer coisa muito boa num grand slam (alguem que consiga confirmar). No circuito todos os jogadores queriam treinar com o Sousa pela sua intensidade. Por alguma razão, o Joao Sousa é mal amado mas ele é o exemplo perfeito de que trabalho, inteligência, muita ambição e tomar as decisões certas pode nos levar a grandes feitos. Voltando ao Nuno, começou tarde a carreira a alto nivel, este é o primeiro atp em que se esta a conseguir mostrar e todos temos esperança que consiga ganhar consistencia a este nivel e fixar-se nos torneios atp, e largar os challengers que tem sido o seu ganha pao. Na próxima ronda so um medvedev a jogar muito mal permitira uma surpresa e isso nao tem acontecido nos ultimos anos no australian open. Dependera também dos nervos do nuno para conseguir jogar o seu melhor tenis. So tem de disfrutar e a nada é obrigado.

    • AndreChaves9
      Posted Janeiro 21, 2024 at 12:07 pm

      O Sousa era tudo isso menos top-10 mundial fisicamente. Muito longe desse nível e não é só por correr muito que isso muda.

    • Anacleto
      Posted Janeiro 21, 2024 at 7:40 pm

      Bem… dá ideia que és agente do João Sousa, ou melhor amigo. Foi, de facto, um atleta extraordinário e tem feitos incríveis (alguns citados por ti) mas desvalorizar o que o Nuno fez dizendo que “está longe” de ser o maior feito do ténis português é algo surreal. É claro que entra para debate, sem qualquer dúvida. Se o é ou não é outra história.

Deixa um comentário