Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Épico! Selecção de Andebol garante apuramento para os Jogos Olímpicos

Mais um marco importante para uma modalidade que tem dado muitas alegrias nos últimos tempos, ainda por cima as presenças portuguesas em modalidades de pavilhão nos JO são uma miragem). Portugal estava num grupo com duas potências França e Croácia, mas mostrou que o Egipto e o último Europeu não foram um acaso. Feito maior considerando as ausências de Gilberto, Miguel Martins (neste duelo) e do malogrado Quintana. Se contra a Croácia a equipa tremeu, hoje houve muita crença e qualidade num jogo disputado literalmente até ao apito final.

A selecção de Andebol apurou-se pela 1.ª vez para os Jogos Olímpicos ao derrotar a França, por 29-28, na última jornada do Grupo 2 do Torneio Pré-Olímpico. Os lusos, que na véspera perderam contra a Croácia, depois de desperdiçarem uma vantagem de 6 golos, estiveram praticamente o jogo todo a perder, mas empataram já no último minuto e Rui Silva a poucos segundos do fim conseguiu um triunfo épico. Quanto ao jogo, a selecção nacional começou mal e cedo perdia 2-7 (a desvantagem chegou aos 6), mas lentamente foi aproveitando o relaxamento dos quase apurados franceses e exclusões para se aproximarem. A entrada de um eficaz Capdeville também ajudou a que ao intervalo a vantagem gaulesa fosse de apenas um golo. No segundo tempo Portugal explorou com assertividade o 7×6 obteve a primeira vantagem aos 40′, mas a França deu a volta e foi controlando a vantagem e parecia que tinha a vitória mais do que na mão (vencia por 2 já perto do fim). No entanto a Equipa das Quinas não baixou os braços chegou ao empate já perto do fim, e na última posse francesa, Rui Silva fez uma intercepção e só parou quando fez o golo decisivo.

52 Comentários

  • Abbas
    Posted Março 15, 2021 at 2:44 pm

    Brilhante! Alguém consegue explicar este surgimento repentino de qualidade no andebol português e o porquê de noutras modalidades como o basquetebol continuarmos tão aquém?

  • Filipe__Santos
    Posted Março 15, 2021 at 12:29 pm

    Brilhante, brilhante.

    Bem sei que é discutível, mas talvez seja o momento mais dramático – nada a ver com mais importante – da História do desporto português de alta competição, de entre o que tiveram final feliz.

  • Kafka
    Posted Março 15, 2021 at 9:03 am

    E confirma-se as capas da vergonha

    – Record dá destaque principal ao Sporting
    – Bola dá destaque principal ao Cristiano

    Só o Jogo teve a decência de fazer a capa devida ao Andebol, é o jornal oficial do Porto mas aqui tiveram bem e puseram o Andebol à frente da vitória do próprio clube, muito bem o Jogo

    • Bruno Cunha
      Posted Março 15, 2021 at 11:43 am

      Estranho a Bola não dar destaque completo, eles costumam ser os mais competentes nisso.

      Ainda no outro dia foram os únicos que deram a página principal a Auriol Dongmo

    • Hugo
      Posted Março 15, 2021 at 11:05 am

      Concordo. As capas da Bola e do Record de hoje são do mais ridículo que já vi por aí. A do Record então é de bradar aos céus… O importante é o que o Tiago Tomás corre nos treinos, enquanto para a seleção portuguesa de andebol, um retângulozinho é mais que suficiente. Estamos tão mal de imprensa desportiva neste país.

  • Richrad
    Posted Março 15, 2021 at 2:16 am

    Só para quem não acompanha a modalidade poderá surpreender-se pelo começar do sucesso de Portugal enquanto seleção principal de Andebol. Existe já um trabalho de 4 anos, na aposta e no trabalho da formação, na criação de uma real estrutura e suporte para que estes resultado no espaço de ano e meio possam surgir.
    E se os jogadores dão tudo ( que guerreiros) o Paulo Pereira é a cara, o comandante deste grande projeto.

    Este apuramento só poderia ser desta forma, conquistado desta maneira. Foi para ti Eterno Guardião Quintana!

    • Handcreation
      Posted Março 16, 2021 at 9:31 am

      Bom dia “Richard”. Isto não é um trabalho de apenas 4 anos. Não nos podemos esquecer do trabalho feito em Rio Maior, do protocolo com Cuba, entre outras coisas. Qual o trabalho feito na formação nos últimos 4 anos? Os campeonatos estão melhores? Mais competitivos? Longe disso. A nível de formação piorámos muito. Espero que este sucesso, do qual todos nos orgulhamos muito, não nos faça esquecer do nosso caminho.

    • Alforreca
      Posted Março 15, 2021 at 9:23 am

      O que se vê aqui não é um trabalho de 4 anos. É um trabalho de pelo menos 10 anos. A Federação tem feito um trabalho muito bom ao nível da formação, não apenas devido ao aumento considerável da qualidade nos cursos para treinadores nos últimos anos, mas também ao encontrar condições e formas de aumentar o número de jogos e competições disponíveis nesses mesmos escalões jovens. Estes jogadores já se conhecem, a verdade é que o número de dias em estágio que as selecções jovens têm passado nos últimos anos é considerável.

      Também uma palavra para o FC Porto, acredito muito que quando alguém eleva a fasquia como os Dragões fizeram nos últimos anos, obriga a uma resposta por parte de todos os adversários e no fim do dia isso só serviu para subir o nível geral do Andebol português.

      • Richrad
        Posted Março 15, 2021 at 3:38 pm

        Caro Alforreca,

        Acredito e por isso não posso discordar da sua visão, que o trabalho vai além dos últimos 4 anos. Refiro-me a este período pois coincide com a entrada de Miguel Laranjeiro e a sua equipa na estrutura da FAP. Mudou completamente tudo, as políticas de desenvolvimento desportivo, a situação financeira olha para uma luz ao fundo do túnel e existe uma cooperação público-privada entre o Andebol e as Autarquias que à muito não se via para o Andebol ( e neste ponto um apreço à CM Nazaré, CM Rio Maior e CM Torres Novas).

        Claro que também em certa medida, este acrescento de qualidade muito se deve aos clubes. Faz referência e bem ao andebol do FC Porto mas o Sporting desempenha cada vez mais um papel importante no desenvolvimento do andebol em Portugal, tendo sido o investimento recente nesta modalidade um aumento da competitividade na Andebol Div 1. E depois claro… Maia, Almada, Avanca e afins continuam a ser clubes que apostam e bem na especificidade da modalidade face aos seus recursos limitados e conseguem descobrir e abrir as portas a jovens craques da modalidade.

        Saudações Desportivas

  • Valadinha37
    Posted Março 15, 2021 at 1:23 am

    Acho que nunca vibrei tanto com um final de jogo de Andebol e já não me lembrava desta sensação há bastante tempo!
    Foi qualquer coisa aquele minuto final, a situação era má, os astros tinham de se alinhar em todas as jogadas finais mas claramente houve uma força maior e uma estrelinha que brilhou mais hoje, mais que merecido não só pelo excelente trabalho desenvolvido mas também por toda a carga emocional que o jogo de hoje tinha!
    Esta foi pelo Quintana e por todos os Portugueses, um dos momentos mais marcantes da nossa história desportiva, belíssimo
    Naquela corrida final até à finalização o meu coração saltou uns batimentos e quando a bola entra ia partindo o sofá ahah
    Nem sequer conseguia escrever a comentar com amigos, que saudades de assistir a um momento destes a beber uma fresquinha com amigos

  • cards
    Posted Março 14, 2021 at 11:54 pm

    Sublime, Espetacular, formidável
    Parabéns

  • Grandone
    Posted Março 14, 2021 at 11:51 pm

    Lindo lindo lindo! Simplesmente lindo! Esta selecção merece, que orgulho que tenho nestes jogadores.
    Quintana sempre presente!

  • kiterioVFC
    Posted Março 14, 2021 at 11:16 pm

    Excelente! Fantástico. Que momento genial. Parabéns equipa, está foi claramente para ti Quintana!

  • Brigasaki
    Posted Março 14, 2021 at 10:57 pm

    Era só isto!
    O braço do Rui Silva diz tudo!

  • Tiago Silva
    Posted Março 14, 2021 at 10:49 pm

    Não tenho qualquer ligação com o andebol, mas quase que me veio uma lágrima quando vi a notícia! Absolutamente épico, por Quintana que melhor homenagem que esta! Bem melhor é vencermos os Jogos Olímpicos eheh. Grandes homens aquela folgazinha que nos faltou tantas vezes hoje sorriu-nos, parabéns a todos os intervenientes!

  • JJoker
    Posted Março 14, 2021 at 10:37 pm

    Quintana, seu maroto…. vimos todos!

  • Kafka
    Posted Março 14, 2021 at 10:22 pm

    Se os jornais desportivos tiverem o mínimo de decência, amanhã a capa exclusiva dos 3 jornais teria de ser este apuramento histórico….

    1a Selecção Portuguesa de um desporto colectivo (que não futebol) a apurar-se para os Jogos Olímpicos em 125 anos, isto vale mais que qualquer jogo de futebol ou noticiaeza sem importância sobre o jogador de futebol X que vai para o não sei que mais fazer não sei o quê…

    • Valderrama
      Posted Março 15, 2021 at 9:53 am

      Parece que estavas a adivinhar o Cristiano a fazer capa de um deles!

    • Diogo Moura
      Posted Março 14, 2021 at 10:39 pm

      O Porto ganhou ao Paços, nos 3 não vais ter de certeza. Aposto só num.
      (quem diz o Porto, diz Benfica ou Sporting).
      Em termos de modalidades colectivas se houvesse hóquei em patins ou futsal estivessem listados teríamos umas medalhas no bucho.
      Umas medalhas e uma recepção no Palácio de Belém.

      • Valderrama
        Posted Março 15, 2021 at 9:46 am

        Já teve oportunidade de ver as capas? Realmente foi só num

        • Diogo Moura
          Posted Março 15, 2021 at 10:15 am

          Já, já vi. Não falhei. Só um é que fez capa. Mas é normal, não é a primeira vez que tal.
          Mas já vi pior, já assisti a grandes feitos no desporto português a serem colocados num cantinho e a capa eram umas declarações “polémicas” do Bruno de Carvalho.
          Não me lembro ao certo do que se tratava, mas penso que era sobre o ciclismo.

      • RubenMeireles14
        Posted Março 14, 2021 at 10:48 pm

        Acrescentaria também o futebol de praia (por exemplo, o voleibol de praia é olímpico…), aí sim teríamos várias no bucho quase de certeza absoluta

      • BrunoAlves16
        Posted Março 14, 2021 at 10:46 pm

        O hóquei em patins é uma modalidade sem qualquer tipo de expressão praticamente no mundo todo (Portugal, Catalunha/Galiza, uma região de Itália e outra da Argentina) pelo que nunca fará parte do projecto olímpico. O futsal está a crescer, é uma hipótese de futuro mas tendo em conta que “deriva” de uma outra modalidade (futebol neste caso) não sei se alguma vez entrará na lista, mas caso aconteça só daqui a alguns anos.

  • BrunoAlves16
    Posted Março 14, 2021 at 10:03 pm

    Espectacular! Grande feito para o andebol (e desporto) português, primeira presença nos JO.

  • FRedondo
    Posted Março 14, 2021 at 10:00 pm

    Completamente sem palavras a ainda a recuperar da emoção. Que final absolutamente épico. A forma como deixamos fugir ontem a vantagem contra a Croácia podia ter feito moça mas estes rapazes têm uma alma inabalável. Que trabalho fantástico deste grupo nos últimos anos e que culmina com um triunfo desta grandiosidade. Por tudo o que têm feito e pela forma como ultrapassaram aquilo que aconteceu o mês passado. Esta vitória deixa-me com um sentimento gigante de agradecimento. Estes rapazes merecem tudo! E agora é desfrutar dos JO… se bem que com este grupo e esta equipa técnica é sempre de esperar alguma surpresa. Que grande forma de homenagear o Quintana.

  • Stromp1906
    Posted Março 14, 2021 at 9:44 pm

    Não sou muito destas coisas, mas não me fod… Quintana jogou o último minuto de jogo…
    Em êxtase absoluto.
    Pooooortugal!

  • Kafka
    Posted Março 14, 2021 at 9:42 pm

    Simplesmente espectacular, que feito enorme…. São a 1a selecção portuguesa de um desporto colectivo a participar nuns jogos Olímpicos em 125 anos de história, não contando com o futebol (isto também diz bem aquilo que frisei à dias aqui, que Portugal é futebol e nada mais)

    Melhor homenagem ao Quintana era impossível, estão de parabéns

    Diga-se no entanto que este sofrimento podia ter sido escusado, se ontem tivéssemos conseguido manter os 5 golos de avanço contra o Croácia, mas pronto assim até soube melhor

    • CSM1910
      Posted Março 15, 2021 at 10:20 am

      Concordo com tudo… Mas também é preciso ver que as 2 melhores modalidades coletivas portuguesas(sem ser futebol) são futsal e hóquei e nenhuma delas existem nos jogos olímpicos. Até porque são populares apenas em meia dúzia de Países(Portugal, Espanha, Itália, Argentina e mais alguns). Mas sim concordo.

    • hortalica
      Posted Março 15, 2021 at 1:41 am

      Eu entendo o que queres dizer mas acho um bocado injusto meter isso nesses termos.

      1º Somos um pais de 10M a competir com países com centenas (e até milhares) de milhões. Escolher 5/15/25 jogadores de entre 10M ou de 250M é uma discrepância enorme e injusta. Se nós fossemos 50 ou 250M imagina o que poderíamos fazer.

      2º Há desportos que somos muito bons e simplesmente não estão nos JO e falo logo à cabeça do Hóquei, Futebol de Praia e Futsal (sim eu sei que 2 deles são derivações do futebol).

      3º Há factores que eu acho que contribuem muito para que não haja tanta diversificação em Portugal, tais como:
      – temperatura/estado do terreno em que não és obrigado a enveredar por desportos de pavilhão (por exemplo) para fugir a temperaturas negativas
      – anatomia do povo português não é propicia a certos desportos. A maior parte dos desportos de equipa dos JO, quase que obriga que os seus praticantes sejam altos e fortes e o Português não é dotado com essas características. Basta analisar a equipa de basquetebol portuguesa e comparar com as melhores, por mais qualidade que tivessem (àquele nível) o porte físico acabaria por se evidenciar em prejuízo para Portugal.

      Não podemos esperar que Portugal com 10M de habitantes vá aos JO de Inverno fazer frente à Rússia ou Estados Unidos que são centenas de milhões e têm neve durante grande parte do ano. Ou que em desportos de força (halterofilismo, lançamentos, etc) ou que seja preciso altura (basquetebol) se exigem medalhas. O Português não é feito fisicamente para ser “forte” nestes desportos. As vertentes do atletismo (excluindo resistência tipo 1500m, 3000m maratona e marcha) a maior parte dos nossos grandes resultados são de atletas com descendência fora de Portugal. Obiwelo, Nelson Évora, Auriol, Naide Gomes são grande contribuidores do nosso medalheiros mais recente e todos eles são mais dotados fisicamente que o português normal e isso ajuda e muito.

      • Abbas
        Posted Março 15, 2021 at 2:51 pm

        Isso é um péssimo argumento. Portugal tem a mesma pool genética de Espanha. Nós somos do piorio na Europa, Espanha é campeã mundial e a segunda maior potência do mundo neste século. Nisto tudo só tiveram dois imigrantes com relevância (Ibaka e Mirotic).

      • Kafka
        Posted Março 15, 2021 at 8:04 am

        Depois desportos em questão somos muitos bons?

        Futsal e Futebol Praia, são derivados do futebol, não sei se sabias….

        Quanto ao Hóquei? Looool…. Uma modalidade que existe apenas em Portugal, Galiza, Catalunha, San Juan na Argentina e uma região do norte de Itália, é para ser levada a sério?

        • Filipe__Santos
          Posted Março 15, 2021 at 10:10 am

          Como já sabes, partilho da tua visão sobre a mediocridade do ecletismo no desporto português. Então quando leio que não somos um povo talhado para halterofilismo e vejo metade dos homens entre os 20 e os 30 anos a passarem o dia a puxar ferro para o Instagram…

          Mas deixar apenas uma pequena ressalva técnica: não acho que se possa dizer que o Futsal derive do Futebol. Historicamente o Futsal deriva do Futebol de Salão, que era uma modalidade que não tinha nada a ver com futebol, excepto empurrar a bola com os pés para uma baliza: havia tabelas como no hóquei, a bola era construída para andar quase sempre colada ao chão, era proibido levantar a bola acima da cintura, havia regras territoriais muito rígidas (do género, a bola não pdoer viajar do GR para o meio campo adversário diretamente). Além disso, o Futebol de Salão – um bocado à semelhança do que acontece hoje com o Futsal – não era disputado por jogadores de Futebol: o percurso normalmente até o contrário, com os miúdos a começarem no futsal e a mudarem para o futebol. Isto é algo muito comum no Brasil e em Espanha, principalmente.

          O que se passou é que administrativamente a FIFA tomou conta da modalidade (e bem, quanto a mim), o que tem levado a uma progressiva futebolização do Futsal, daí que agora as pessoas associem muito. Fazendo uma analogia barata, o Futsal é um irmão mais novo, e não um filho, do Futebol.

          • BenDover
            Posted Março 15, 2021 at 5:44 pm

            Esses gajos de 20 a 30 anos que passam o dia a malhar ferro para o instagram são crossfiteiros e não halterofilistas.
            Já mais houve mais do que um halterofilista português nos JO. O último julgo que foi nos anos 80.

          • hortalica
            Posted Março 15, 2021 at 10:53 am

            Filipe_Santos misturar um praticante de ginásio com Halterofilismo é misturar coisas completamente diferentes. É como misturar um corredor de 100 Metros com um maratonista e teres apenas uma pista de 100M para treinar.

            Halterofilismo (a sério) diria que mais de 95% dos ginásios não está preparado para tal. Vais à maior parte dos ginásio em PT e tens alteres “apenas” de 30/35/40KG no máximo e isso não é nada para um halterofilista. E outra coisa, halterofilismo é daqueles desportos que não basta o treino, tens de ser agraciado com o dom da força. Por mais que treines, para chegar a certos pesos não basta treino, tens de ser agraciado pela genética.

            • Filipe__Santos
              Posted Março 15, 2021 at 12:04 pm

              Eu posso ter-me expressado mal. O que quero dizer é que se há tanta gente com predisposição a levantar peso, “bastava” uma política articulada para colocar a malta da musculação a experimentar o halterofilismo. Depois claro que as aptidões genéticas, a dedicação e uma série de outros fatores fariam a filtragem.

              Uma coisa é dizer que nunca vamos ser fortes nos saltos artísticos para a piscina. Porque não se pratica, não há essa cultura de fazer os gestos que são o core dessa atividade. Agora trabalhar para conseguir pegar em mais peso, é algo que muitos milhares de Portugueses farem diariamente. Provavelmente, inseridos num contexto de halterofilismo profissional, alguns deles poderiam ser grandes atletas.

              • hortalica
                Posted Março 15, 2021 at 1:22 pm

                Os ginásios portugueses raramente estão preparados para esses treinos (cargas). As máquinas de um ginásio normal (excluindo exercícios com barra tipo supino e agachamento) não estão preparadas para receber tanta carga. Ou seja, os portugueses treinando na maior parte dos ginásios, não evoluíam por falta de equipamento que acompanhasse a sua evolução de cargas.

                Se não estou em erro, há um português que detêm alguns records europeus de powerlifting (numa vertente qualquer) e vi uma mini reportagem do treino dele e tinha muita dificuldade em treinar, porque era um ginásio velhinho adaptado para tentar acompanhar as suas cargas mas muito longe de ser o ideal.

          • hortalica
            Posted Março 15, 2021 at 10:31 am

            Acaba por ter um bocado a ver (agora já não tanto porque já há mais equipas com formação) mas antes era normal jogadores passarem do futebol para o futsal e o Ricardinho é um bom exemplo disso, ele queria ser jogador de futebol (e acho que até fez formação) mas foi aconselhado a passar para o futsal devido às suas características.

      • Kafka
        Posted Março 15, 2021 at 8:00 am

        A diferença física dos Portugueses é assim tão grande para a Bélgica ter 148 medalhas ganhas e nós apenas 24?

        Alguns dos Países com número de população similar a Portugal

        – Bélgica 148 medalhas
        – Noruega 152 medalhas
        – Holanda 285 medalhas
        – Suíça 192 medalhas
        – Áustria 87 medalhas
        – Croácia 33 medalhas (participa só desde 1992)
        – República Checa 56 medalhas (só participa desde 1996)
        – Dinamarca 194 medalhas

        – Grécia 116 medalhas (Qual é a desculpa dos Gregos?? Fisicamente são como o povo português, e a nível de clima ainda faz mais calor que em Portugal)

        Podia continuar com exemplos

        Somos um povo assim tão “infezado” que não dá para praticar desporto nenhum ao mais alto nível? É isso?

        Vamos seria sérios, somos medíocres em todos os desportos porque o futebol monopoliza todos os meios Humanos, Financeiros e mediáticos do País alocados ao desporto

        Por outro lado isso também faz com que Portugal seja a 2a maior potência Mundial de futebol para Países com menos de 20 milhões habitantes, só atrás de historicamente a Holanda, apesar de na actualidade sermos mesmo a maior potencial Mundial futebol em Países com 20 milhões habitantes ou menos…. Mas isto também só é possível porque somos quase o único país minimamente desenvolvido que só tem futebol como modalidade exclusiva

        • Abbas
          Posted Março 15, 2021 at 2:55 pm

          E além disso Portugal tendo uma comunidade de europeus de leste e de africanos tão vasta, maior que a dos espanhóis, Portugal até estaria em vantagem com base naquele argumento. É que europeus de leste e africanos ocidentais são em média bem mais altos que os ibéricos.

        • Abbas
          Posted Março 15, 2021 at 2:54 pm

          Kafka, basta ver que no basquetebol, um desporto em que a altura é de máxima importância, Espanha é campeã mundial e Portugal é dos piores da Europa. Tudo isto e Espanha só com 2 emigrantes com alguma relevância, os principais são espanhóis. Dois dos três ou quatros melhores clubes fora dos Eua são espanhóis e a maioria dos jogadores são espanhóis.

        • hortalica
          Posted Março 15, 2021 at 10:23 am

          Se podíamos fazer melhor e ter mais diversidade? Podíamos claro (há falta de aposta em infraestruturas também) mas compara a altura/peso médio de um português (que é das médias mais baixas da europa) para a maior parte desses países que falaste. Bélgica (9º), Áustria (8º), Croácia (7ª), República Checa (5º), Noruega (3º), Dinamarca (2º) e Holanda (1º) estão no TOP Mundial de altura média por habitante, e quer queiras quer não, isto acaba por ter influência. Se és mais dotado fisicamente claro que partes em vantagem.

          Eu não estou a dizer que somos “infelizes” mas vou te dar o meu exemplo, quando comecei no desporto (mais a sério) experimentei para além do futebol, basquetebol, ténis de mesa, andebol, pingue pongue e algumas vertentes do atletismo e cortei logo à partida desportos de pavilhão (porque me agradava mais ao ar livre e isto acaba por pesar) e atletismo (porque não tinha “porte” e desenvolvi-me fisicamente muito tarde). Se fosse de um país nórdico talvez visse com outros olhos um desporto de pavilhão (pelo menos no inverno) ou se tivesse a estatura de um dinamarquês, norueguês, austríaco, holandês (etc) via com melhor olhos outros desportos, porque fisicamente (segundo a média) teria uma fisionomia muito mais propicia para certos desportos.

          E eu concordo contigo, se houvesse mais apoios do Estado em outros desportos seriamos melhor mas temos de ver que também temos alguns contras.

          O hóquei em patins chegou uma altura que era mais global do que é hoje em dia (mais global que alguns desportos que há/houve nos JO), apenas tivemos o azar de não haver nos JO. Há desportos que não são tão globais e são garantia de medalhas para alguns países, Portugal apenas tem o azar de não ter nenhum desportos (desses menos praticados) entre os eleitos. O Basebol e Hóquei de Campo (poderia dizer mais) não são muito mais globais comparado com o que o Hóquei em Patins chegou a ser, hoje em dia simplesmente está longe da expressão que já teve.

          Eu acho que o acontece com Portugal é idêntico ao que acontece à Nova Zelândia com o Rugby, a modalidade está demasiado enraizada na história em comparação às outras e a maior parte acaba por seguir esse caminho (hoje em dia com o ordenados do futebol ainda é mais normal).

          Tu ou não lês os comentário todo ou gostas de ser papagaio, eu disse que o futebol praia/futsal eram derivados do futebol.

        • onetimeuser
          Posted Março 15, 2021 at 9:15 am

          Acho que o melhor exemplo é mesmo a Hungria com mais ou menos a mesma população de Portugal, mas tem 498 medalhas!!!
          O que nos falta é investimento olimpico de forma a evoluir em modalidades que não nos dizem nada mas que são importantes.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Março 14, 2021 at 10:28 pm

      Ainda que tenho sido modalidade de demonstração, o hóquei Patins fez parte do programa olímpico em Barcelona 92 e Portugal esteve presente. Na transmissão os comentadores também se esqueceram desse facto.

      • PedroLareira
        Posted Março 15, 2021 at 10:20 am

        Não só era demonstração como foi por convite…meh

      • DNowitzki
        Posted Março 15, 2021 at 12:01 am

        Exato! Fomos medíocres, mas estivemos lá.

        • Kafka
          Posted Março 15, 2021 at 8:07 am

          Nowitzki

          Certo que estivemos, mas para mim não foi uma participação a nível oficial, porque a modalidade nem sequer deu direito a medalhas ao vencedor (que salvo erro foi a Argentina que venceu), mas nem sequer teve direito a medalha

          É como os troféus de pré-epoca, para mim não contam como jogos a sério a partir do momento que não têm troféus oficiais

          Ficamos em 4o, mas mesmo que tivéssemos ficado em 1o, não teríamos tido direito a uma medalha

      • Kafka
        Posted Março 14, 2021 at 10:47 pm

        Filipe

        Mas em 92 quando isso aconteceu, nem medalhas para os vencedores deu, foi simplesmente uma “brincadeira” por os jogos se terem realizado na Catalunha, que é uma das poucas regiões no Mundo que tem hóquei

        Mas considero uma participação oficial quando os vencedores nem sequer tiveram direito a medalhas olímpicas (penso que ficámos em 4o certo? Mas mesmo que tivéssemos ficado em 1o não teríamos direito a medalha da parte do vomitei olímpico)

        Portanto para mim esta vai ser a 1a participação oficial de uma modalidade colectiva (diferente de futebol) nos jogos Olímpicos

  • DNowitzki
    Posted Março 14, 2021 at 9:39 pm

    Não há melhor homenagem que poderiam fazer ao Quintana do que esta!

  • Dennis Bergkamp
    Posted Março 14, 2021 at 9:38 pm

    Estou absolutamente sem palavras para o que acabou de acontecer!!! Sou o tipo mais cético do mundo mas sei bem quem roubou aquela bola aos franceses a 10 segundos do fim!!! Espetacular, há tanto tempo que não ficava em lágrimas com desporto! Obrigado a estes Homens, a estes Heróis… Estou sem palavras…

  • Mitroglou
    Posted Março 14, 2021 at 9:35 pm

    Parecíamos mortos a 2 ou 3 minutos do fim mas ainda fomos buscar a vitória, que alma incrível que esta equipa tem.
    Prémio mais que merecido para esta equipa que tem tido imensa infelicidade.

  • Jan the Man
    Posted Março 14, 2021 at 9:34 pm

    Que final de jogo épico!!!

    Portugal merecia ser feliz pelo que tem crescido e demonstrado nesta modalidade. Que orgulho neste grupo, que depois de perder uma grande vantagem ontem acreditou sempre que era possível.

    Esta é dedicada a quem todos nós sabemos.

Deixa um comentário