Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Erro de Romário Baró trama FC Porto; Equipa de Conceição teve várias oportunidades na 2.ª parte mas pecou sempre na finalização; Félix foi o que espalhou mais técnica no Barcelona

Dragões mereciam mais. A equipa de Conceição deu uma excelente réplica frente ao campeão espanhol, chegou a superiorizar-se de forma clara (nos últimos 25 minutos só deu FC Porto), mas os detalhes estiveram sempre contra si. O erro de Baró, mesmo a fechar a 1.ª parte, foi um duro e imerecido golpe (apesar da maior posse dos Blaugrana, o FC Porto estava a equilibrar o jogo e parecia confortável) e na 2.ª parte foram os Dragões a equipa mais perigosa, ficando a lamentar a má finalização dos lances (Pepê isolou-se duas vezes, mas nem conseguiu rematar, Wendell, Taremi, João Mário e Galeno também tiveram boas oportunidades). Os laterais foram as principais unidades da equipa Azul e Branca, com João Mário muito influente nos dois lados do campo (ganhou quase sempre frente a João Félix e desequilibrou várias vezes em condução) e Wendell a aparecer, como habitual, várias vezes em zonas de finalização. Já Taremi destacou-se mais pelo seu papel em ligar setores e Galeno não foi feliz (muitas definições deficientes), enquanto David Carmo deu qualidade à saída de bola. No Barcelona, os maiores destaques estiveram na defesa. Ter Stegen agigantou-se na fase final e impediu o empate, já depois de Koundé e Araújo terem tirado dois lances a Pepê de forma fantástica. Também Baldé deixou uma exibição muito sólida. Na frente, Lewandowski saiu lesionado cedo, mas Ferran disse presente ao marcar na única chance que dispôs. Félix começou com várias perdas de bola, mas foi crescendo e deixou pormenores de grande técnica, terminando com a melhor unidade do ataque. Já Gündogan teve pouca bola, Yamal não teve espaço para desequilibrar e Gavi acabou expulso, depois de um jogo pouco vistoso.

FC Porto 0-1 Barcelona (Ferran Torres 45’+1)

O FC Porto foi derrotado em casa pelo Barcelona, pela margem mínima. Os Dragões fizeram o suficiente para somar pelo menos um ponto (principalmente na 2.ª parte, onde se superiorizaram e somaram várias chances de golo), mas acabaram traídos por uma oferta de Romário Baró, que com um mau passe permitiu a Ferran Torres isolar-se e fazer o único golo da partida, mesmo em cima do intervalo. Pepê e Taremi estiveram particularmente perdulários, perdendo sempre no duelo com Koundé, Araújo e Ter Stegen, que fecharam a baliza dos Blaugrana com ações impressionantes. Já Félix foi o mais criativo em campo, deixando pormenores de classe quase sempre que tocava na bola, mas teve em João Mário um adversário à altura.

XI FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Alan Varela, Eustaquio, Romário Baró, Pepê, Galeno, Taremi
XI Barcelona: Ter Stegen, Cancelo, Araújo, Koundé, Baldé, Oriol Romeu, Gundogan, Gavi, João Félix, Lamine Yamal, Lewandowski

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

78 Comentários

  • Santander
    Posted Outubro 5, 2023 at 12:03 pm

    Bem a única coisa que pretendo dizer sobre este jogo é que me dá náuseas esta situação de meter o Conceição no jogo.. o que passará na cabeça do Gonçalo Borges responsável por uma quantidade considerável de pontos nas primeiras jornadas e agora nem conta para o totobola.. enfim ele que se ponha andar rapidamente do clube que ainda vai a tempo de ter uma carreira jeitosa..

    • Hugorr
      Posted Outubro 5, 2023 at 3:10 pm

      Concordo em absoluto.

      Começo de época fantástico de Gonçalo Borges, preponderante em alguns dos resultados, e deixa de contar devido à chegada tardia de um Francisco Conceição, que pouco ou nada contribui além de esbracejar e ter atitudes deploráveis contra adversários (para quê aquele toque a Ter Stegen? Não compreendo.

      É uma vergonha, é o que é.

      Isto para não falar na aposta em Romário Baró ao invés de Nico Gonzalez ou Ivan Jaime, ou até da entrada de um Evanilson sem qualquer minuto desde a lesão ao invés de um Fran Navarro ou Toni Martinez.

      Sérgio Conceição está completamente perdido, na minha opinião.

  • Knoxville
    Posted Outubro 5, 2023 at 6:58 am

    Nunca pensei dizer isto mas o Porto tem razões de queixa da arbitragem. O penalti sobre o Taremi é escandaloso e o Eustáquio recebe a bola com o ombro e o Cancelo sim é que corta a bola com o braço, deve ser o karma

    Mas bem, Porto a perder, Gavi expulso e aqueles rodriguinhos do Félix traduziram-se em quê mesmo? Zero. Adorei o jogo!

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Outubro 5, 2023 at 6:25 am

    Se o Taremi não passasse a vida a teatralizar toques e a mandar-se para o chão aquele penalty, que era penalty, provavelmente teria sido assinalado. Mas há jogadores que com a sua postura irritam os árbitros( e os VARs), que lhe sirva de lição para deixar as artes dramáticas, e se dedicar mais a jogar futebol, modalidade onde é um bom avançado.

    Quanto ao jogo o Barça de Xavi não joga absolutamente nada, não foi surpreendente. Aproveitaram um erro e aguentaram, nada de novo, na temporada passada passaram um ano inteiro a fazer isto, e a ganhar jogos á rasca, a sofrer e a pedir a hora. São sem dúvida uma equipa muito mais competitiva do que eram antes, lutam, e habituaram-se a sofrer. Mas com os jogadores que têm tinham que jogar muito mais à bola.

    • zebenfas
      Posted Outubro 5, 2023 at 9:49 am

      As vezes questiono-me se “lá fora” conhecem a realidade do futebol português, ontem fiquei esclarecido, pelo menos, relativamente aos maiores clubes Portugueses . Indo de encontro ao teatro do Taremi ,deve começar também a ser conhecido la fora. Vi somente a segunda parte do jogo num canal Inglês (TNT SPORTS)e quase no final do jogo, o comentador diz algo do género:”com este resultado Sergio Conceiçao nao deve ir a conferencia de imprensa,mas outros irão”…O nosso campeonato pode ter sido cancelado em vários paises, mas os jornalistas/comentadores estão atentos ao que se passa cá…Provavelmente tb o arbitro já conhece o Taremi e desvalorizou o lance…cumprimentos

    • Ze
      Posted Outubro 5, 2023 at 8:28 am

      Concordo com a parte do Taremi. Claro que vao dizer, e com razao (!) que se e’ penalty e’ penalty e ponto final. O que e’ obviamente verdade. Mas ser fiteiro nao ajuda nada! Ha sempre desconfianca para com os fiteiros, que e’ compreensivel, portanto em contactos mais leves, com arbitros estrangeiros (principalmente ingleses) nao e’ penalty. E’ lidar.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:52 pm

    Estive a ouvir o relato de parte da segunda parte e fiquei com a noção de que o Porto carregou e o Barça inexistiu.
    *
    Além disso, o Manuel Queirós (ou Queiroz?) a comentar dá vergonha alheia.

  • Johny45
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:45 pm

    Não sei ao que a visão se refere.
    O Barcelona jogou em modo gestão…
    Podia acelerar e nunca o escolheu, era sempre bola para trás e estar a trocar a posse.
    Porto chegava mas era a solavancos e sem real perigo.
    Xavi tem de melhorar muito ainda… então deixar a equipa com 10 por uns 10 min por teimosia…
    Mas pronto… penso que vai ser 18 pontos fáceis.

  • Apessoa
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:27 pm

    Sou o crítico n°1 do Wendell mas espero que continue na forma destes últimos dois jogos, perdemos os dois é certo, mas realmente tem estado bem. Agora é marcar nas oportunidades que temos e ser sólidos atrás.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:13 pm

    Dizer ainda que o Oriol Romeu consegue fazer o Palhinha parecer o Pirlo ou o Busquets. Que coisa absolutamente desastrosa com a bola. Falta de técnica na receção, falta de qualidade de passe, falta de noção espacial, falta de calma…
    Como sofre esta equipa sem De Jong e Pedri. Incapacidade gigante para manter a bola.

  • Anacleto
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:11 pm

    Se não me dissessem era capaz de jurar que tinha sido o Godinho a apitar este jogo. Não só pela careca de elevada craveira mas acima de tudo pela arbitragem bem caseira, de quem não soube claramente lidar com o ambiente. Posso dizer que sou adepto do Barça desde que me lembro e raramente vejo esta equipa fazer mais do que 10 faltas num jogo. Hoje faz mais de 20, em que quiçá metade não são, e leva não sei quantos amarelos, alguns risórios.

    Claro que não ajuda acabar o jogo com Alonso, Ferran, Sergi ou começar com Oriol Romeu… Caricata também a situação do Yamal, ainda para mais tendo o Félix saído 5 minutos antes em vez dele. É rezar para que a lesão do Lewa não seja grave, já são 4 lesões importantíssimas e 3 de titulares indiscutíveis. Neste momento olho para o plantel de disponíveis e vejo 10 jogadores com qualidade para jogar no Barcelona. É muito curto, ainda para quando 2 deles são emprestados e nem se sabe se para o ano aqui ficam.

    • Sporting1906
      Posted Outubro 5, 2023 at 4:30 pm

      Como é possível ter visto este jogo e dizer que a arbitragem foi caseira?

    • Aliados
      Posted Outubro 5, 2023 at 1:54 am

      Engraçado que não vi um unico jogador do Barça a reclamar de um amarelo, mas claro que aqui o Anacleto, sendo adepto do Barça desde pequeno, sabe melhor do que os próprios jogadores o que eles andavam a fazer lá dentro. Até melhor do que o árbitro.

    • Luis Monteiro
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:51 pm

      Foi tão caseirinha que até ficou por marcar um penalty na 1 parte sobre o Taremi.
      E antes que venham com as piscinadas, é verdade que simula muitas vezes, mas hoje é clarinho.

      • Romulo
        Posted Outubro 5, 2023 at 3:42 pm

        Se calhar se não simulasse tanto, e se o seu clube não tivesse inclusive o descaramento de pedir que se anulem jogos por ter sido revertida a decisão de marcar (mais) um penálti simulado por ele (motivo de chacota no mundo inteiro e vergonha nacional), talvez tivesse sido diferente.

        Cá na tuga brincam, mas depois na champions lixam-se.

        Mas não se preocupe, a contabilidade continua a ser bem favorável ao taremi, portanto deve continuar a piscinar melhor que ninguém. Valha-nos a champions para volta e meio vermos um bocadinho de justiça a ser feita.

    • BusInTown
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:49 pm

      Ainda bem que a arbitragem foi caseira, não fosse isso e o penálti sobre o Taremi na primeira parte ainda era invertido para penálti para o Barcelona tal foi a forma que para não expulsar o Cancelo disseram que foi mão do Eustáquio.

    • Anacleto
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:17 pm

      Fez 18, afinal. Mas ainda assim.

  • ricardoalentejo
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:07 pm

    O Félix nesta foto, mesmo com os musculos em tensão, tem umas petnas que parecem 2 palitos. O moço não faz treino de ginásio?

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:17 pm

      A falta de explosão e capacidade de ganhar em velocidade que tem, surge muito desse aspeto. Havertz ou Trincão são outros com as mesmas debilidades.
      E para o João, é dos atributos (para lá da questão da mentalidade/competitividade) que mais o impede de se aproximar verdadeiramente do topo do futebol. É difícil andar nesse patamar de Mbappé, Vinicius, Messi, Ronaldo, Kaka, Haaland (para citar alguns Bolas de Ouro e favoritos), quando não existe essa explosão num jogador que joga na frente ou a apoiar a frente de ataque.

      • Kafka
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:46 pm

        Concordo Veridis

      • Anacleto
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:27 pm

        Não tem a explosão do Mbappé mas não é propriamente lento, bem pelo contrário. Ainda na segunda parte tem um lance na segunda parte em que manda o João Mário (que é muito rápido) às compras mesmo estando de costas e ganhou-lhe a frente. O Yamal é muito franzino e é muito veloz. Não é propriamente um tema que seja preto no branco. E também é muito mais rápido (e até musculado) do que o Havertz.

        • Veridis Quo
          Posted Outubro 4, 2023 at 9:45 pm

          O João Mário é rápido, sobretudo com a bola. Sem bola, não é incomum ver extremos a passar por ele com relativa facilidade. Fisicamente pena muito, em termos defensivos, mesmo na velocidade.
          Não estou a dizer que tem que se ter sempre o mesmo tipo de corpo para ser rápido. Estou a dizer que, sendo isso uma debilidade (ao mais alto nível, é raro ver o João deixar um defesa para trás na velocidade), trabalhar os membro inferiores creio que ajudaria um pouco nessa questão.

    • Pipinho
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:14 pm

      O Félix mesmo em foto incomoda tanta gente…

    • v de vendetta
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:13 pm

      O Thierry Henry raramente fazia treino de ginásio. Dizia que lhe prejudica o seu jogo. Preferia sempre treino com bola e eu concordo que nos jogadores mais técnicos ginásio pode ser contraproducente. Olha o caso do Ronaldo que a partir de uma certa altura nem receber uma bola conseguia.

      • Veridis Quo
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:22 pm

        Há morfologias que, de forma natural, não precisam de ser particularmente trabalhadas em termos físicos. O Henry, se calhar se sentisse dificuldades físicas ou de explosão, teria ido fazer trabalho de ginásio. Como nunca teve problemas nisso e sempre foi super rápido e relativamente encorpado, não precisou de o fazer. O caso do Félix já não será assim. O Ronaldo “a partir de certa altura” sofreu com isso, pela falta de agilidade, certo. Mas se não dá o salto físico que dê ali dos 18 para os 21/22 anos, onde ganhou muito corpo, dificilmente teria sido o jogador que foi desde 2006 até 2013, em termos da conjugação técnica e física que apresentava. Foi muito importante o salto físico que o Cristiano deu, porque, tal como o Félix era bastante magro. O Félix beneficiava muito de crescer um pouco fisicamente. Tanto nos membros inferiores (para ganhar explosão), como no tronco para aguentar melhor os contactos.

        • v de vendetta
          Posted Outubro 5, 2023 at 9:29 am

          As qualidades de um jogador não estão nem na estatura e nem no seu físico. Os jogadores mais magros normalmente são MAIS RÁPIDOS. O condicionamento físico é que determina a resistência de um atleta. Ele pode ser franzino, mas FORTE e RESISTENTE.
          Hoje em dia dá-se muita importância ao atleta musculoso, e isso tira muito da sua agilidade, habilidade e resistência dentro de campo. Olha o Bernardo silva, também é franzino e sem músculos e ninguém lhe tira a bola.

    • GR24
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:11 pm

      Ainda bem que isto é futebol e não culturismo.

      • Veridis Quo
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:17 pm

        Não deixa de ser um desporto em que o físico é muito relevante.

        • Slayder
          Posted Outubro 4, 2023 at 9:59 pm

          sim e onde o ser è mais importante que o ser neste ponto… Verrati, Moutinho, Neves.

          • Kafka
            Posted Outubro 4, 2023 at 10:31 pm

            São 2 componentes bastante importantes… O Messi ou o Ronaldo Fenómeno são 2 prodígios técnicos, do melhor que já alguma vez houve na história do futebol Mundial em termos técnicos e o Messi ainda é um prodígio na leitura e entendimento do jogo …. mas não tenho dúvidas que os 2 só chegaram ao Olimpo do futebol tendo-se tornado os melhores jogadores das respectivas gerações, devido à enorme dimensão física que tinham, ao nível da velocidade, explosão e atleticismo, no prime e mesmo fora do prime, tu muito dificilmente conseguias mandar ao chão o Fenómeno ou o Messi e quando tecnicamente não resolviam, eles arrancavam em velocidade e adeus, já não os vias

            Esta mescla de armas ofensivas permitiu-lhes estar mais à frente, porque os defesas nunca se saibam com ajustar, pq se estava num dia mau em termos técnicos, ele batia-te em termos físicos, ou vice-versa…. Ora no Félix é mais fácil para os defesas ajustarem, porque sabem que à partida nunca vão perder pela parte física, portanto só têm de ajustar o seu jogo para se prepararem para defender a parte técnica

            • Mantorras
              Posted Outubro 5, 2023 at 11:19 am

              Todos os jogadores com explosao precisam de ter “perninhas” fortes. Ronaldinho era outro.

            • Ze
              Posted Outubro 5, 2023 at 8:39 am

              Mais ainda, basta encostar mais cedo e nao o deixar virar. Fazer isso com o R9 (ou o Messi, CR, Haaland, Ibra….) era a mesma coisa que bater num muro, portanto ele virava de qualquer maneira e ganhava ao defesa em explosao e pique a jogar de frente. O Felix depois de encostado tem que jogar atras no apoio porque nao tem forca para aguentar a acarga, marcar os apoios e rodar. Perde-se o timing e a defesa recupera…

          • Veridis Quo
            Posted Outubro 4, 2023 at 10:22 pm

            O Neves é um bom exemplo de alguém super dotado fisicamente. É super entroncado, tem pernas que parecem troncos (que lhe dão muita capacidade no salto e nos duelos aéreos) e tem aquela intensidade. O ponto não é que o físico tem que ser predominante sobre o resto. Não percebo é qual é a dificuldade em perceber que o físico ajuda os jogadores a serem melhores. Ou o Messi seria melhore se fosse para o chão em qualquer contacto, não tivesse resistência ou não tivesse explosão? Não me parece difícil perceber. Não se está aqui a dizer que tem de ser armários como o Adama ou que esses é que são bons.

  • Tiago MR
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:05 pm

    Foi um bom jogo de futebol mas faltou nos muita agressividade. No jogo todo, o Porto fez 5 faltas..não e nada normal isto. Individualmente, Pepê é fraco, ok, muitos toques de calcanhar e uma assistência bonita para a bicicleta do taremi mas é extremamente inconsequente.. o jogo pedia mais verticalidade e isso ele não oferece. Jaime no seu lugar, por favor. Pela positiva, grande jogo de Wendell e de toda a nossa defesa, diria mesmo que o melhor João em campo foi o nosso, pelo menos até aos 60 min que é ali o seu limite de stamina. Na frente, este jogo pedia Toni Martinez e não Evanilson mas pronto, resultado justo, curioso para ver o jogo no Camp Nou.

    • AngeloGJ
      Posted Outubro 4, 2023 at 10:15 pm

      Mais agressividade? ?
      Ou faltou capacidade de pensar e raciocinar? Faz-se tudo à pressa, “sempre a 100kmh”, com pouca clarividência, o FCP está sempre perto da baliza adversária mas não do golo e isso acontece não é pela falta de agressividade que essa há e muita, falta e’ capacidade de definição, João Mário, Pepe, Galeno, Wendell, Taremi ou Eustáquio teem sempre muita pressa em chegar em zonas de perigo mas la está do que ainda chegar com tanta pressa a área adversária se depois não se sabe como definir os lances ? O treinador treina a equipa para jogar assim, tudo para frente o mais rápido possível mas esquece de treinar a equipa para definir com qualidade, não se pode ter todas as coisas infelizmente, mas por exemplo nenhuma equipa joga assim no mundo nem aquele Liverpool avassalador jogava desta forma, também eram rápidos a chegar a zonas de perigo mas faziam com qualidade e não em força como fazemos, resulta internamente porque os defesas adversários não treinam assério mas na champions e contra equipas de top esquece la isso…

      • Tiago MR
        Posted Outubro 5, 2023 at 5:43 am

        Eu acho que uma coisa não invalida automaticamente a outra. O que dizes tem toda a razão.. é tudo muito a pressa até a entrada da área mas depois falta sempre a melhor definição. Quando digo pouca agressividade.. é no meio campo, se querias fazer transições que é o nosso forte..tens de recuperar a bola antes de ela chegar a grande área quando eles já tão mais balanceados..5 faltas? Isso dá quantas em 90 min para os dois médios e os dois defesas laterais pelo menos? É preciso bater um bocadinho de vez em quando. A ideia que me dá, é que o Porto queria recuperar a bola mesmo no limite de sofrer golo para ter o máximo de jogadores deles na nossa área e aí aproveitar Galeno ou Pepê..não resultou..o lance do Pepê ainda me está atravessado, o Galeno não o falhava..creio que nem o Zaidu..

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:39 pm

      Não vai haver jogo em Camp Nou.

    • Anacleto
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:28 pm

      Mandem o Pepê para Alvalade. Às vezes sonho com o que podia fazer no lugar do Esgaio…

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:10 pm

      Pepê é fraco?

      • Tiago MR
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:24 pm

        Eu acho. No seu prime está no Porto a jogar em modo saca rolhas..ou seja onde o treinador pedir. Pode ser muito esforçado e ter muita técnica e bom toque de bola mas é fraco no resto. É inconsequente a extremo ou a 10, é fraco a defesa e apenas compensa na velocidade.. diria que tá no goto da maioria dos adeptos mas eu não vejo nada de especial e não entendo o seu lugar cativo no 11. Oxalá venha a engolir isto tudo, mas ao dia de hoje é a minha opinião.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:04 pm

    E bem os adeptos portistas ao não assobiarem o Baró. É compararem o tratamento que o Trubin recebeu quando errou. A Luz já não é o que era.

  • andresilvac
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:04 pm

    Quando se dá uma clara oportunidade ao adversário e se falha todas dá nisto.
    Depois vamos ao Sr Taylor e ao VAR não chamar para ver um lance claro de penalti sobre o Taremi e depois chamar para anular um penalti de forma duvidosa ainda agora nao percebo onde é que a bola bateu ao certo (sabendo que ombro é permitido) é de rir depois a abordagem é totalmente espanhola tenta anular ao tentar influenciar para que a mão seja fora como nao conseguiu foi a um toque duvidoso (não digo que nao tenha sido) mas é suposto o VAR intervir em lances claros e inequívocos e aquela mão de clara nao tem nada… O Mourinho bem disse…

    • Mantorras
      Posted Outubro 5, 2023 at 11:16 am

      Na primeira repeticao que deu fiquei logo com a ideia de que era mao do Eustaquio. Ha uma camara onde se percebe, por tras, porque a bola vem da direita para a esquerda, passa em frente ao Eustaquio e o dominio e para a frente. Nao podia ter batido em lado nenhum a nao ser no braco. No peito/ombro ela resvalava… para o braco, por isso, no limite, acho que foi do peito/ombro ao braco, mas como sem isso a bola nao ficaria ali, o arbitro marcou falta.
      A mao do Cancelo era dentro da area e o lance do Taremi… lance para o arbitro, porque e duvidoso, e o arbitro na outra area talvez marcasse, mas contra o Barcelona e mais dificil, tem que ser mais claro. Ja sabemos o que a casa gasta.

    • AngeloGJ
      Posted Outubro 4, 2023 at 10:19 pm

      O Eustáquio domina a bola com o bícep esquerdo, e o bicep e’ um músculo que faz parte do braço e não do ombro, em Portugal sim teria sido penálti por várias razões, mas na champions 95% das vezes as coisas fazem se de forma séria…

      • Miguel Marques
        Posted Outubro 5, 2023 at 8:51 am

        uma serie de incorreçoes anatomicas :)

        o bicep é um musculo do braço de facto, mas com inserções no ombro, a 2 niveis. portanto a tua teoria de que bate no bicep por isso não é ombro está incorrecta

        • Periklis
          Posted Outubro 5, 2023 at 12:53 pm

          “O bíceps braquial origina-se na extremidade do processo coracoide (cabeça curta) e tubérculo supraglenoidal da escápula (cabeça longa). Insere-se na tuberosidade do rádio e fáscia do antebraço. Esse músculo tem a função de supinar e flexionar o antebraço”.

          Radio e antebraço dizem lhe alguma coisa?

          • Miguel Marques
            Posted Outubro 5, 2023 at 1:44 pm

            Como gosta de citações

            escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco.

          • Miguel Marques
            Posted Outubro 5, 2023 at 1:41 pm

            Rádio e antebraço dizem me imenso apesar de não serem a minha área de especialidade

            O bicep tem áreas que não são consideradas falta ou considera que não ?

            • Periklis
              Posted Outubro 5, 2023 at 10:04 pm

              A bola nao bate na origem nem ma inserção.
              Bate na porção média.
              Falta.
              Ponto final.
              Deixem-s3 de choro.
              Deixe-se de anatomia de grey.

        • Periklis
          Posted Outubro 5, 2023 at 12:44 pm

          Todos os músculos têm não só pontos de inserção, como pontos de origem.
          Parece ter-se esquecido disso.
          Independentemente do seu ponto de origem, efetivamente o biceps bao é mbro, caso contrario chamava-se ombro, ou mais precisamente deltoide anterior.
          É obvio que a bola bate no biceps e que, para as leis do futebol, biceps é braço/membro superior e não ombro/escapulo umeral.
          Fico apenas na duvida se o Miguel percebe menos de futebol ou de anatomia.

          • Miguel Marques
            Posted Outubro 5, 2023 at 1:40 pm

            tenho todo gosto em discutir anatomia contigo

            O bicep tem
            Inserção em áreas que não são consideradas falta
            Simples e factual

            E foi apenas isso que quis explicar

            Que há zonas do bicep que não são
            Consideradas falta

            Fica a espero do teu comentário

            • Periklis
              Posted Outubro 5, 2023 at 10:00 pm

              O amigo Miguel nem sabe a diferença entre origem e inserção.
              Nao, o biceps não tem inserção em areas que nao sao consideradas falta.
              A sua inserção é na tuberosidade do radio e fascia do antebraço, zonas que no futebol não são legitimas.

    • Slayder
      Posted Outubro 4, 2023 at 10:04 pm

      Para mim o Eustaquio domina muito bem com o peito, o movimento pra isso exige levantar o braço como ele fez e a camera de costas da impressao que toca braço mas de frente nota se que nao, (minha opiniao claro) e depois ha mao clara e fora de area de Cancelo que veria 2 amarelo e livre perigosissimo pro Porto. Tenho certeza que a mao è fora area.
      Arbitragem estrangeira como ontem, com a nota que ontem podia ser caseira que nao mudava nada lol

    • SCP1990
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:33 pm

      Todo o mal aqui está na definição de penalty claro do portista. De tão mal habituados que estão. Primeiro há efetivamente mão do Eustáquio, segundo, se esta não existe a falta ia ser marcada fora da área que foi onde está existiu. Ou seja, de claro aqui há duas coisas, uma mão que e falta ofensiva, uma mão fora da área que não foi assinalada pela existência da anterior. Continuando na onda dos claros, espero ter sido. Um abraço

      • andresilvac
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:45 pm

        O mal está na tua falta de inteligência seletiva cancelo está dentro da area joga a bola com a mão ia ser livre onde no meio campo?

    • Anacleto
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:16 pm

      Lance claro de penálti? Só se o VAR estivesse na Cruz Quebrada. E é preciso ter problemas de visão para não ver duas coisas: primeiro é claramente fora e segundo parece-me óbvio que vai primeiro ao bicep do Eustáquio, pelo menos uma parte…

    • GR24
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:14 pm

      O VAR nesse lance analisou bastante bem, é mão inequívoca (através das imagens claro), no lance do Taremi é que deixa algumas dúvidas sim, mas nada de escandaloso, como estás a tentar apregoar.

      • andresilvac
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:37 pm

        Só é mão se for abaixo da axila (regra t-shirt) em que imagem viu que é clara, eu não estou a dizer que a bola não tocou eu não vi imagem nenhuma clara posso é ter que trocar de TV, o lance do Taremi é um puxão claro e não vem chamar para ver pergunto porque?

        • GR24
          Posted Outubro 4, 2023 at 11:02 pm

          Há uma imagem bastante elucidativa que se vê a bola a tocar claramente no biceps do Eustaquio, não estou a entender qual a dúvida aqui.

      • Apessoa
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:22 pm

        Também achei q foi mão do Eustáquio, mas o Taremi parece que foi derrubado, mas achei que não mostraram o lance na melhor posição. Mas pronto foi um belo jogo, pena o Taremi estar em fora de jogo, tinha sido um belíssimo golo.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Outubro 4, 2023 at 11:32 pm

          O Taremi foi derrubado onde? Naquele corte fantástico do Koundé? Que comédia!

          • For Dummies
            Posted Outubro 5, 2023 at 9:34 am

            Calma Valente.
            Derrubado no lance da área onde foi agarrado.
            Esse lance que falas foi entre o Koundé e o Pepê.
            Mais calma pf.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:04 pm

    A sorte não podia durar para sempre. Grande Baró, espero que continue a jogar.

    • Amigos e bola
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:12 pm

      Isto é que é desportivismo. Classe máxima.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:42 pm

        Como assim? Logo a seguir elogiei os adeptos portistas em comparação com os benfiquistas. Não percebi o teu comentário.

        Foi por ter gostado que o Porto perdesse? Sim, gostei. Não torço pelo Porto desde a Supertaça Europeia de 2011, curiosamente contra o Barça. O que é que isso tem a ver com desportivismo ou falta dele?

        • Amigos e bola
          Posted Outubro 4, 2023 at 10:02 pm

          Mas para uma pessoa que tem o nome de valente transmontano qual o motivo do regozijo por o Porto ter perdido? E qual o interesse constante no Benfica?

          • Apessoa
            Posted Outubro 5, 2023 at 4:39 am

            “Valente benfiquista” ?

          • Valentes Transmontanos
            Posted Outubro 4, 2023 at 11:31 pm

            Quanto ao Porto, acho que representa mesmo aquilo que há de mau no futebol. “Todos” têm telhados de vidro, mas há coisas no vosso clube que ultrapassam tudo. Há coisas que admiro, mas não consigo torcer pelo vosso clube nas competições internacionais.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Outubro 4, 2023 at 11:29 pm

            Já disse que sou adepto dos dois. Chaves em 1º, Benfica em 2º e Liverpool em 3º. São os clubes pelos quais sofro.

  • Bino Costa
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:02 pm

    O erro do Baró foi x2, pois sabe que faz um mau passe e decide afastar-se da bola, incompreensível mesmo.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:01 pm

    Xavi é muito, muito curto. Tarda em apresentar algo de entusiasmante. A sensação que hoje deu é que se fosse o plantel do Koeman que veio à Luz, o resultado final teria sido similar.

  • Eusebio
    Posted Outubro 4, 2023 at 9:00 pm

    Cruzes Credo.. Estas equipas sao tao iguais que quando se enfrentam é um amigável.

  • JFN
    Posted Outubro 4, 2023 at 8:59 pm

    O Ter Stegen não ter tido algumas titularidades pela Alemanha nos ultimos anos devia ser crime.
    O Francisco Conceição é um nojento, horrível.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 4, 2023 at 9:09 pm

      Nao sei qual o raio de abertura desses “últimos anos” mas se for alargado a resposta é óbvia: havia o melhor do mundo a roubar-lhe o lugar. Caso não seja, tendo a concordar. Mas o próprio MATS renunciou a algumas convocatórias penso eu.

      • JFN
        Posted Outubro 4, 2023 at 9:25 pm

        Retiro-me aqueles anos em que o Neuer esteve em baixo rendimento (de memória ali 2018-2021). O Uli Hoeness chegou a ameaçar o Low de que o Bayern não mandava nenhum jogador a seleção se pusesse o MATS em vez do Neuer.

Deixa um comentário