Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

És irreal, Messi

Não são muitas as coisas que nos levam a ficarmos boquiabertos. Que nos fazem gritar “uau” ou aumentar os batimentos cardíacos, que dão um sentido de extraordinário ao quotidiano. Naturalmente, é mais fácil que tais se destaquem pela surpresa, pelo espanto, pela anormalidade, pela singularidade. Por não serem comuns. Só algo de verdadeiramente potente, fenomenal e admirável consegue-nos levar ao êxtase sendo rotineiro. Só o irreal transcende a norma permanentemente. No futebol, o irreal é Messi, o homem que nos deixa boquiabertos sem nos surpreender. O jogador que faz coisas únicas todos os dias, e que por isso – dentro do universo irreal de Messi – deixaram de ser únicas mas mantiveram-se mirabolantes.

O Barcelona defrontou, ontem, o Tottenham em Wembley. Os catalães impuseram-se por 4-2, num jogo que teve um protagonista inegável: Lionel Messi. O argentino jogou, fez jogar, bisou, acertou por duas vezes nos postes, esteve nos outros dois golos dos blaugrana, espalhou magia…E foi um encontro normal para ele. Mais um de tantos. A exibição de Messi, dentro da carreira de Messi, não foi singular, única, irrepetível. É irreal pensar que um atleta, num duelo de alto nível da Champions e num palco como Wembley, tenha uma noite assim e esta não fique para sempre gravada na sua carreira, sendo-lhe recordada quando se retirar. Mas, quando Messi se retirar, vir-nos-ão 20, 30, 40 jogos à mente antes que este, que apresentará aparência de rotineiro. É a rotina do extraordinário. É a irrealidade de Messi, a anormalidade de Messi.

Primeiros instantes da partida em Wembley. Messi faz um passe com a mão para Jordi Alba, um passe de 40 metros que vai direitinho ao lateral. E o incrível (sem ser incrível em Messi…) não é que a bola tenha ido para Alba; o brutal, o ridículo, é que a bola, quando bate no solo, ganha o efeito idóneo para ir na direcção do jogador do Barcelona. O ressalto aproxima, deliberadamente, o esférico de Alba. Messi passa com a mão e controla a trajectória com telecomando. Passa? O termo correcto talvez seja acaricia, tal a suavidade do tipo de gesto executado. E se a bola para alguns é um monstro que atrapalha, para Messi é uma companheira que, se tratada com amor, cumpre-lhe as vontades.

Minuto 28. Messi recebe na esquerda, olha e faz a bola flutuar sob Davinson Sánchez. Sim, flutuar. Aquela subtileza não pode ser descrita como “passar por cima de”. Mal o esférico fica fora do alcance do colombiano, descreve uma trajectória descendente e para a direita, encontrando o peito de Suárez. É Messi. O driblador que é o melhor passador, o finalizador que é o mais genial criador. Vindo de outro jogador, este passe, na génese do 2-0 para o Barça, seria viral e teria várias partilhas no Twitter. Com Messi não. Só neste jogo houve vários lances melhores.

Minuto 47. Messi arranca pela meia-direita com a bola dentro do pé (sim, Messi não leva a bola colada ao pé. Como dizia o genial Galeano, Messi tem a bola dentro do pé e por isso é tão difícil tirar-lha), mexendo aquelas pernas a velocidade incrível e acarinha a bola, que bate no poste. Minuto 51. Messi arranca pela meia-direita com a bola dentro do pé, não o conseguem travar e o argentino volta a fazer o esférico embater no poste. Deixemos de parte que um jogador, num encontro de máximo nível, tenha percorrido 40 metros sem que o consigam travar por duas vezes no espaço de 4 minutos (isso é normal em Messi, e que isso seja normal é algo de irreal). Centremos nos remates (ou carícias). Qual a razão que o leva a acertar tantas vezes nos postes? Messi tem uma anormal (irreal…) precisão quando bate na bola para passar ou rematar. Isto fá-lo apontar sempre para o lugar impossível para o guarda-redes, colocando os remates a um nível extremo. Ora, ao conseguir fazê-lo, Messi está a uma distância de milímetros entre o remate que bate na malha lateral ou aquele que esbarra no poste. A quantidade de remates de Messi aos ferros é um sub-produto da sua brutal qualidade de tiro.

Minuto 56. Messi recebe e consegue ganhar espaço indo para trás, consciente de que, no futebol, a distância mais curta para o golo raras vezes é uma linha recta. Instintivamente, sem caber na sua cabeça falhar (como não nos cabe na cabeça não acertar na nossa boca quando estamos a comer), encontra Alba na esquerda, devolvendo-lhe este o passe para que Messi adormecesse a sua companheira onde ela mais gosta.

Vamo-nos dar ao luxo de não falar detalhadamente dos minutos 5 ou 41, quando saca faltas ao gigante Wanyama e força o amarelo, do 33′, quando prova que a bola é sua escondendo-a entre as pernas (o que para outros é uma atrapalhação, para Messi, um génio prático – a sua genialidade leva sempre a efeitos concretos – é mais uma maneira de iludir os rivais), do 52′, quando encontra Alba entre 4 oponentes, do 60′ (passe para Suárez finalizar), do 68′ (foge a Alderweireld e Dier e solicita Suárez) ou até do 90′ (afinal de contas não é um golo a mais ou a menos que faz a diferença). Vamos-nos dar a este luxo porque seria rotineiro. Pareceriam repetições.

Repetições. Rotinas. Comum. Normalidade. Não associaríamos, à partida, estas palavras a Messi, mas sim genialidade, grandiosidade, talento, magia. Mas Messi é repetitivo e rotineiro. Anda há uma década a fazer o mesmo. Só que esse “mesmo” que ele insiste em fazer é uma anormalidade transformada por ele em dia-a-dia. Vemos uma acção de Messi e, embriagados pelo momento, sentimos nostalgia do segundo anterior, não parando para pensar que poderíamos ter ansiedade pelo que sucederia no segundo seguinte.

Messi é a rotina do extraordinário, é um fenómeno que já vimos mil vezes mas que, de tão intrinsecamente virtuoso, nos espanta sempre. No final disto tudo, quando pararmos para pensar e nos dermos conta que acabou e que os deuses do futebol não devem ser tão bondosos para nos brindarem com algo igual, vamo-nos aperceber que cada dia foi mágico. Os nossos netos dirão que tratamos Messi como utopia, nós saberemos que Messi foi (ir)real.

És irreal, Messi.

Pedro Barata

69 Comentários

  • Simon1893
    Posted Outubro 5, 2018 at 3:29 am

    Excelente texto. Os meus mais sinceros parabéns.
    Sem dúvida alguma que Messi é completamente irreal. Tenho sorte de ter visto este pequeno génio a começar a sua carreira.
    Sou adepto do Barça. Foi graças a jogadores como Ronaldinho e Deco que me meteram a gostar de futebol e consequentemente, do Messi. Mais tarde Thiery Henry, Eto’o, Puyol, Xavi e Iniesta.
    Também sou uma pessoa que quando começa a gostar de alguma coisa, informa-se o melhor possível sobre ela. Logo não poderia de maneira alguma apoiar o Real ou o Benfica, uma vez que são clubes de puro centralismo.
    Sem querer fugir mais ao assunto, deviam inventar palavras para conseguirmos descrever Messi à geração que não o viu jogar.
    Contudo, dou muito mérito ao Ronaldo pela sua capacidade mental, também irreal, para poder disputar durante mais de 10 anos com este génio. Daí, para mim, ser impossível de não gostar dele e não perceber de todo tantas comparações quando todos sabemos que Messi nasceu pra jogar futebol e Ronaldo nasceu pra vencer sem barreiras. Apreciem e deixem-se de comparações. Restam poucos anos ao mais alto nível aos 2… so just enjoy it
    Cumprimentos,
    Simão

  • Edsm
    Posted Outubro 5, 2018 at 3:00 am

    O que o Messi faz em campo todas as semanas muitos sonham fazer !! Em termos de jogador não há jogador mais completo que ele PONTO! Em relação ao Ronaldo ambos tem muita experiencia mas a experiencia do Ronaldo foi tudo a base de Gostos e suas decisões! quando chegou ao Real Madrid preferiu ficar mais proximo da baliza enquanto o outro decidiu afastar-se!
    O Messi com 24 entrou no auge mas também decaiu um pouco, muito por culpa da sua personalidade e Egos Alheios! Se não fosse isso eu acredito que ele a esta hora estava a marcar mais golos (não que necessite) ! Mas ai esta a diferença! Para verem o Messi não precisam de esperar que ele marque um par de golos para saltar do sofá e gritar nos ouvidos dos outro e dizer que ele jogou bem! ele mesmo sem marcar consegue fazer-te ficar no sofa estupefacto a dizer asneiras ou como é que ele fez isso ou aquilo! Mesmo tu já tendo visto esse movimento desde que ele tinha 20 ou 24 ou 30 anos de idade ! Dentro ou Fora de Area o HOMEM mete medo!
    Deve ser dos jogadores que mete mais cuecas, dribles, assistências, passes Longos (Teleguiados) ,chapéus nos guarda redes! mais golos! mais MOTM ! Etc…

    Ficam tão presos na ideia de que o Ronaldo tem mais golos que o Messi mas digo um facto interessante!
    O Messi anda a limpar os recordes de golos do Ronaldo de quando ele tinha a Idade do Messi !!
    E o Messi tem uma media de golos melhor que o C.Ronaldo!
    Tanto na liga espanhola! e se não me engano na champions! E Total!
    Para não falar de Assistências Pffff, não são umas quaisquer tipo passar ao colega do lado estamos a falar daquelas assistências que destroem táticas , defesas etc.. aquelas onde ele esta no meio campo e consegue colocar a bola na area para o colega marcar!
    Sabem o que é lixado é que 70 % das vezes o outro jogador falha! e o Messi em quase todos os Jogos ele faz isso mas acabam sempre por falhar! ele já é o maior assistente de sempre! O maior assistente de sempre! E ainda luta com o Ronaldo por Golos!
    Abismal!

  • porra33
    Posted Outubro 4, 2018 at 10:04 pm

    Quando o Messi se retirar alguém há-de fazer o exercício de enumerar os melhores 10, 15 jogos por época dele e ficará como uma espécie de base de dados para os mais novos que vão ter o azar de não ver Messi jogar se poderem cultivar

  • Mike The Kid
    Posted Outubro 4, 2018 at 5:38 pm

    Melhor de sempre, não há dúvidas.
    Ridículo sequer se falar do Ronaldo, nem perto chega.
    É o melhor no drible, melhor no passe, melhor do remate, Goat, sem dúvida alguma.
    Os kakals desta vida nem piam nestes posts, é outro nível completamente diferente do Messi para o Ronaldo, nem se discute, mas gostam de defender o Ronaldo, porque nasceu perto deles, sentem-se parte do sucesso talvez.
    Messi, the best to ever do it, the best there will ever be

    • Quinhas
      Posted Outubro 4, 2018 at 7:25 pm

      Mike The Kid,o pior de tudo é a discussão existente num tema tão ÓBVIO a vista de toda gente tamanha superioridade.Noutros tempos jamais foram levantadas questões sobre a supremacia de Cruyff…se aparecesse um “loco” a dizer que Gerd Muller era melhor,era logo enxovalhado,Maradona nos anos 80 e tinha Zico e Platini bem perto,mas era unânime.Agora que para mim a diferença nunca foi tão grande,devido a superioridade de MESSI em quase todos os predicados do futebol,aparecem comparações de conveniência com estatísticas .Querem comparar alguém com MESSI ,que nem consegue suplantar as PERGORMANCES de Hazard e Neymar…está tudo louco!!!

    • psychomantis
      Posted Outubro 4, 2018 at 6:30 pm

      Essa boca “aos Kacais desta vida” foi só ridícula. Se tivesses minimamente atento aos comentários do Kacal em específico saberias que ele é um admirador de Messi. Tenho a certeza que ele concorda totalmente com este texto.
      Não vou falar mais pelo Kacal porque se fosse ele nem te respondia a esse comentário. No que a mim diz respeito tenho a dizer que adoro ver Messi jogar, dou por mim a ver jogos do Barcelona (equipa com que não me identifico nada) apenas para ver Messi jogar. As razões para isso estão explícitas neste texto. Prefiro Ronaldo e acho o Português superior mas isso não implica que não admire o craque argentino.

  • Quinhas
    Posted Outubro 4, 2018 at 5:24 pm

    “Era uma vez …” será assim daqui a muitos anos quando se falar de futebol e MESSI !!!Um texto maravilhoso ,parabéns Pedro Barata!!!Foi escrito de forma brilhante o que assistimos e sentimos ao ver este GEN10 ao longo destes anos.Quase missão impossível escrever algo tão delicioso sobre outro jogador sem ser necessário recorrer a manobras e ginásticas como se fosse um panfleto bolchevique na criação de um herói.
    E ainda há TANTA coisa por falar deste ser de outro planeta ,por exemplo as PRÉ-ASSISTÊNCIAS que ninguém fala…ontem no 1 golo de Coutinho,o MESSI tem um trabalho surreal,primeiro hipnotiza 2 jogadores do Spurs no meio campo tudo num espaço reduzido e faz um lançamento com a habitual precisão e intensidade certa para Alba,mas este passe (PRÉ-ASSISTÊNCIA ) que rompe com tudo e é o causador do golo,não figura nas estatísticas mas somente na mente dos amantes do bom futebol!!!
    Sobre as bolas ao poste,alguém riu de mim quando disse o porquê,mas de certeza que ontem acabou por lembrar tudo o que eu tinha dito…MESSI também improvisa,mas não faz nada ao acaso,derivado o leque de resoluções derivado só seu raciocínio rápido(3/4 vezes mais rápido que os humanos),ele parece que veio do futuro com um chip implantado.

  • JDTM
    Posted Outubro 4, 2018 at 4:42 pm

    Obrigado Messi e Obrigado Pedro Barata. Perfeito.

  • Khal Drogo
    Posted Outubro 4, 2018 at 3:50 pm

    Penso que é impossível dizer que é o melhor de sempre, pelo simples motivo de ser impossível comparar as (muito) diferentes eras do futebol. Mas concordo que seja o melhor da sua geração, seguido de perto pelo Ronaldo e de bem mais longe qualquer outro em que se possa pensar.

    No entanto, o meu jogador favorito provavelmente será sempre o Ronaldinho. Que gozo me dava vê-lo jogar.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 4, 2018 at 3:11 pm

    Excelente texto, muito bom mesmo. E não é fácil escrever mais um texto a exaltar (justificadamente) o Messi e ser original a fazê-lo. Gostei particularmente da “rotina do extraordinário”.

  • SenyorPuyol
    Posted Outubro 4, 2018 at 3:02 pm

    Belíssimo texto Pedro Barata, os meus parabéns e acima de tudo, agradecimentos pela partilha desta sua forma de ver as coisas. Foi das descrições de Messi que mais se aproximou daquilo que qualquer um sente ao vê-lo jogar.

    Sinto-me, de facto, um privilegiado por poder ver como rotina aquilo que Messi faz.

    Lembro-me de, na juventude, ver os jogos de Riquelme, Rivaldo, Aimar ou Bergkamp para não perder uma genialidade que dificilmente poderia rever mais tarde, pois não havia Youtube que me valesse. Hoje, que tenho o Youtube “à distância de um click”, não sinto necessidade de o visitar para ver lances de Messi porque sei que no jogo seguinte haverá, muito provavelmente, mais para ver.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 4, 2018 at 2:08 pm

    O Messi fartou-se de espalhar magia em Wembley! É de outro Mundo é mesmo irreal, parece que estamos a viver um sonho ao vê-lo jogar, que aquilo é impossível de se fazer. Mas Messi prova o contrário!

  • Kostadinov
    Posted Outubro 4, 2018 at 2:08 pm

    Quando o Messi se reformar, deviam finalmente oficializar uma bandeira para o planeta Terra e pô-la a meia haste durante três dias.

  • O Fernandes
    Posted Outubro 4, 2018 at 1:47 pm

    é Irreal de facto.

    Não vi o jogo, mas vi o link que o VM pôs com os melhores momentos. Chega a parecer banal o que ele faz. Adoro o Ronaldo, adoro o Messi e adoro futebol. Não consigo discutir com alguém sobre um e outro. Messi é Messí, é génio, é lindo o que ele faz com a bola e com os adversários.

    Obrigado Messi e que dures muitos anos porque ficaremos uns anos sem ver algo semelhante.

    Um abraço

  • MiguelF
    Posted Outubro 4, 2018 at 1:06 pm

    Excelente texto Pedro Barata.

    Messi é sem dúvida irreal, sinceramente não parece deste planeta.

    Como está no texto e bem “Messi passa com a mão e controla a trajetória com telecomando” tal é a forma como a bola chega redondinha aos pés dos colegas.

    Sinceramente parece que o Argentino vê o jogo de cima, já dizia o Lineker, tal é a sua leitura e decisão do jogo.

    Por vezes faltam palavras para definir este génio do futebol porque ontem foi apenas mais um “jogo normal” para Messi.

    Colocando as preferências de lado posso afirmar que me sinto privilegiado por poder ver jogar dois jogadores que ficarão para sempre na história deste grande desporto que é o futebol: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

    Saudações Desportistas

  • T. Pinto13
    Posted Outubro 4, 2018 at 1:01 pm

    Texto fantástico Pedro.

  • OlhodeFalcao
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:52 pm

    Sou “fanboy” do Ronaldo e para mim o CR7 é o melhor jogador de sempre a pisar um terreno de futebol.
    Mas tenho de admirar o texto e admitir que é um prazer ver a classe de Messi a jogar. Os dois provocaram o maior “duelo” que há memória no futebol mundial.

  • Teixas
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:47 pm

    Quando o Messi meteu 3 contra o psv vi aqui comentários a minimizar o feito: “oh! Contra o psv…!””

    De facto “Messi é a rotina do extraordinário”.

    Excelente texto

  • David Gomes
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:40 pm

    Ser mais completo não é marcar com todas as partes do corpo; isso é ser mais completo num único capítulo do jogo, o da finalização. Da mesma maneira que fazer várias posições com qualidade não é ser mais completo, é ser mais polivalente. O jogador mais completo é aquele que dá mais ao jogo de uma maneira geral, aquele que é mais forte em mais capítulos do jogo. Em termos ofensivos podemos falar em técnica de passe e de remate, finta, cruzamento, condução de bola, etc. Em termos defensivos falamos em desarme, marcação, posicionamento defensivo, estes principalmente. Isto é um pouco simplista mas em todos os ofensivos Messi está no topo ou vem logo a seguir. Nos defensivos, para um jogador atacante é muito acima da média também. Mais ninguém faz isto. Já para não falar da leitura de jogo, que é o único jogador do mundo que joga com o relógio 1 ou 2 segundos adiantado em relação a toda a gente. As coisas ainda não aconteceram e ele já as viu. Se isto não é ser o mais completo então não sei o que é.

  • Andrezinho14
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:36 pm

    Belíssimo texto.
    Para não ofender comadres, Messi é o jogador ofensivamente mais completo.
    “Ah e tal golos de cabeça e pé direito” lembro-me de há 3/4 anos (salvo erro) ter visto um infograma comparando os golos de Messi e Ronaldo (naquela época) em termos de ter sido com pé direito, esquerdo ou cabeça. E esta pequena formiga tinha menos um golo de cabeça que Ronaldo mais 2 com o pé mais fraco.
    E depois é tudo o resto que o acompanha, jogo sem bola, visão de jogo, qualidade de passe, drible, velocidade, finalização… E olhem que até a recuperar bolas (em poucos momentos sim).

    E mais um jogo a abater os críticos do “Em Inglaterra….”.

    Apenas sentem-se no sofá, nem precisam de uns petiscos, porque este ET é tudo o que um amante de futebol precisa para amar este desporto.

    GOAT!

    • Abilio
      Posted Outubro 4, 2018 at 1:20 pm

      Messi scored more goals against the top 6 in England than Ronaldo.

      Messi: 22 goals, 7 assists
      Ronaldo: 14 goals, 6 assists

      Guess who spent 6 years in England?

      • troza
        Posted Outubro 4, 2018 at 2:33 pm

        Vindo de quem actualmente prefere o Messi… este jogar de números do nada já enjoa.

        A função do Ronaldo era outra, o equilibrio enquanto ele esteve em Inglaterra era outro que não a época de domínio das equipas espanholas, etc etc etc.

        O Ronaldo do Manchester até fazia menos golos que no Real mas era um maquinão… Da mesma forma que o Messi ontem fez um jogo fenomenal até ao momento em que marcou… não precisou de ser ele a marcar para chegar aí. Os dois golos só abrilhantaram mais a exibição.

      • Rui Sousa
        Posted Outubro 4, 2018 at 2:19 pm

        Hummmm… Essa estatística foi feita considerando o top-6 de cada ano ou o de agora?
        É que na altura o City por ex não andava nessas andanças. E mesmo os Spurs na altura andavam a passear atrás de Everton e por vezes Aston Villa.

        De qq das formas essa narrativa já foi utilizada quando se dizia que o Ronaldo só marcava a equipas fracas e vai-se a ver em espanha quais os clubes a quem marca mais golos e desmistificou-se logo…

        Isto vindo de um fã preferencial de Messi….

  • Estigarribia
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:32 pm

    O texto está fantástico, Pedro Barata. Parabéns por teres escrito um dos melhores textos sobre o meu grande ídolo – Lionel Messi.

    Já não há palavras que descrevam o craque argentino e o que ele fez ontem, em Wembley, frente ao Tottenham é digno do Melhor Jogador de Sempre do Futebol Mundial. Que se faça justiça a este homem e que a Bola de Ouro do France Football vá parar às mãos.

  • Pésquerdo
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:26 pm

    Subscrevo. Completamente surreal.

    O que faz bem faz melhor que ninguém, o que não faz tão bem faz melhor que quase todos.

    Como disse num comentário num post anterior: é inacreditável o quão bem dribla, define e decide. Descobre linhas de passe e desmarcações lá em baixo no campo que eu não estou a ver de cima na TV… (é o único jogador que alguma vez me causou esta sensação) chega a arrepiar-me as jogadas que descobre.

    A sério! Como é isto possível?! Às vezes chego a pensar que tem incorporado na vista uma broadcast do jogo visto de cima, género cyborg… É que só pode.

  • André Dias
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:21 pm

    Irreal também é o Pedro Barata. Sobre Messi já foi tudo dito ao longo dos últimos anos mas este texto consegue falar do melhor jogador que vi jogar sem tocar nos pontos de sempre, parecem palavras de alguém imparcial mas também um fã, descreve os feitos de Messi como se fossem vistos por uma criança maravilhada e boquiaberta com o pequeno grande craque.

    Mais um excelente post do Pedro Barata, muito obrigado por esta leitura.

  • hortalica
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:14 pm

    Ler comentários a dizer que Messi é de longe o melhor e mais completo é ridículo, uma coisa é preferir Messi a Ronaldo, Maradona, Pelé, etc, porque são todos extraterrestres, outra coisa completamente diferente é dizer que é de longe o melhor e mais completo.

    A minha definição de jogador completo é um jogador que ofereça várias coisas diferentes nos vários momentos do jogo, quer defensivamente quer ofensivamente. Por exemplo, um jogador que consiga rematar tanto com o pé esquerdo, pé direito ou finalizar nas alturas de cabeça, rematar de longe ou de perto, ter capacidade de finalizar os cantos ou defende-los, etc.

    Vou dar o exemplo do Yaya Touré, chegou a jogar a Defesa Central, a Médio Defensivo, Médio Centro, Médio Ofensivo e Avançado e fazia praticamente todas as posições com uma qualidade muito boa. Fazia bom número de assistências e golos. Era forte a bater bolas paradas como a ir finalizá-las (cantos e livres indirectos). Era muito forte defensivamente e ofensivamente, quer pelo chão quer pelo ar.

    O Messi em qualidade é muito superior ao Yaya Touré mas não é mais completo que Yaya Touré, e isto é só um exemplo. Como é que um jogador que no momento defensivo e jogo aéreo acrescenta pouco, pode ser considerado mais completo que autênticos todos o terreno que são fortes no momento ofensivo e defensivo em que se sentem à vontade com jogo pelo chão ou aéreo?

  • Stravinsky
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:11 pm

    Melhor de sempre? Muito provavelmente.

  • Fernando neves _36
    Posted Outubro 4, 2018 at 11:55 am

    FANTÁSTICO TEXTO.
    MESSI É SUBLIME E DE LONGEEEEEE O MELHOR DE TODOS.
    OBRIGADO MESSI!

  • E o que temos
    Posted Outubro 4, 2018 at 11:52 am

    GOAT.

  • J Silver
    Posted Outubro 4, 2018 at 11:51 am

    Melhor jogador de sempre. Faz tudo e fá-lo há já 13/14 anos ininterruptamente. É impressionante que em todos os jogos há sempre qualquer coisa que sai dali e devia dar golo, sendo que muitas vezes não dá porque alguém falha (ou porque o poste não quer). Defende, faz passes ao nível dos melhores médios de sempre, dribla através de jogadores como faca quente em manteiga, raramente vai ao chão, remata para onde quer (algo que melhorou com o tempo, tal como os livres) e com força, sabe atacar o espaço como ninguém (apenas precisa de uns 3 metros livres para arrancar) e até com o pé direito finaliza. Em cima disto tudo ainda consegue bater recordes de golos ano após ano. Uma lenda que se pensava apenas ser possível num jogo de computador, já que quando não joga de início, o acto de o pôr em campo quando a equipa está em desvantagem é o mesmo que usar códigos para ganhar. É batota ter Messi na equipa.

    E só não ganhou o Mundial e duas Copas Américas porque a selecção à volta dele sofre de uma qualquer diarreia mental em momentos decisivos, isto para não falar no caos que é a federação.

  • MagicoBraga
    Posted Outubro 4, 2018 at 11:38 am

    O melhor, nao há nada que se compare a Messi.

  • silva
    Posted Outubro 4, 2018 at 11:31 am

    Por estas e por outras que quando o começam a comparar com Ronaldo, me tiram um bocado do sério.
    Ronaldo é muito bom, à sua maneira, sem dúvida nenhuma, mas Messi está ainda uns patamares acima, por tudo que ele consegue dar ao jogo, com a maior das genialidade possíveis.

  • Kafka
    Posted Outubro 4, 2018 at 11:26 am

    De longe o melhor e mais completo jogador deste milénio

    • El Bandido
      Posted Outubro 4, 2018 at 12:07 pm

      Melhor sim, mais completo não concordo…

      • AndreChaves9
        Posted Outubro 4, 2018 at 12:24 pm

        Não concordas porque não sabes o que é ser mais completo.

        • El Bandido
          Posted Outubro 4, 2018 at 1:17 pm

          Podemos ter definições diferentes de jogador completo, mas parece-me que esse jogador será aquele que terá um maior número de qualidades acima da média.
          Ser o mais completo não significa ser o melhor. Significa ser muito bom em diversas áreas do jogo. Ao Messi por exemplo, parece me que não será tão forte fisicamente ou no jogo aéreo por exemplo.

        • Falemos de futebol
          Posted Outubro 4, 2018 at 12:59 pm

          O que é? Explica como se eu tivesse 5 anos.

        • Khal Drogo
          Posted Outubro 4, 2018 at 12:48 pm

          Não concorda porque tem uma opinião diferente. E nós só temos dexa aceitar, mesmo que não concordemos.

  • silva
    Posted Outubro 4, 2018 at 11:25 am

    O irreal é Messi, é só Messi. Ponto.

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 4, 2018 at 11:00 am

    Texto fantástico!!!

    Messi é mesmo de longe mas MESMO DE MUITOOOOO LONGE o melhor jogador do mundo. A diferença para todos os outros é uma coisa abismal.

    É daqueles jogadores que vamos mesmo um dia ter pena de deixar de ver jogar, tais como o Cristiano, o Hazard, Neymar…etc etc etc…

    Ontem foi apenas mais um dia no escritório para Messi.

    P.S Sinceramente a cena das bolas nos postes já me irrita um bocado ahahah

    • hortalica
      Posted Outubro 4, 2018 at 12:18 pm

      está tão longe, tão longe, tão longe que nas últimas fases a eliminar da champions e no mundial não precisou de jogar.

      • Kafka
        Posted Outubro 4, 2018 at 1:27 pm

        Tem imensa piada o Hortaliça falar do Mundial, que é a competição mais importante e dificil do futebol e que o MEssi já conseguiu ser eleito o melhor jogador do Mundial e levou a sua selecção a uma final, já o Cristiano falhou SEMPRE, nunca tendo conseguido levar a sua selecção a uma final e nunca conseguiu sequer ser um dos 3 melhores jogadores da competição, portanto ainda bem que falaste do Mundial, só te enterraste a ti mesmo

        Quanto à Champions, o Messi já ganhou 4 caso não saibas

      • Quinhas
        Posted Outubro 4, 2018 at 12:45 pm

        Este ano tem equipa para tais conquistas tem acompanhamento adequado e se há quem marca diferenças em campo e não no papel é ele!!!

        • hortalica
          Posted Outubro 4, 2018 at 1:07 pm

          no campo e no papel o Ronaldo tem sido bem mais decisivo na hora da verdade. o que Ronaldo fez nos últimos 2/3 anos a nível das competições mais importantes, mundial/europeu (selecções) e champions (clubes) ninguém se aproximou.

          Ronaldo na fase a eliminar da champions tem apanhado várias vezes Juventus, Atlético Madrid e Bayern Munique leva mais golos que jogos. na selecção no Europeu conquistado teve um papel importante (não passávamos sequer a fase de grupos) e no mundial chegámos onde chegámos apenas devido ao talento de Ronaldo.

          • Quinhas
            Posted Outubro 4, 2018 at 3:33 pm

            hortalica,não sou nada de estatísticas ,mas aconselho a ler uma que saiu a semana passada no jornal AS de Madrid,comparativa desde a chegada de cr a Espanha,e até nisso é avassalador,embora o blá blá e patati patata leve em direcção errada porque é a única coisa que têm para tentarem colar ao GEN10!!!O cr era levado as costas pelo Real,o MESSI era obrigado a levar o Barça porque não tinha plantel para a Champions,e do Banco de suplentes vou falar.Falas das proezas do cr na Champions…???aceito,mas também incluo nestes jogos/golos os fora de jogo,pênaltis inventados,etc Mundial??? Fez um hat-trick contra Espanha SOMENTE !!! nos restantes jogos foi colher louros desse jogo mas foi completamente zero,mas o facciosismo por vezes consegue ver mais além do que as imagens mostram…!!!

            • hortalica
              Posted Outubro 4, 2018 at 3:52 pm

              O Barcelona de Guardiola é só uma das melhores equipas de sempre só graças a Messi? Então e Iniesta e Xavi? Ou os trios de ataques que Messi tem tido?

              O Real Madrid tirando este ano (Modric e Ronaldo) nunca tinha metido 2 jogadores no top3 de melhor do mundo, já no Barcelona isso era recorrente com Xavi e Iniesta (e até Neymar mas não tenho a certeza). O Ronaldo precisou de carregar mais o Real que o Messi o Barça.

              E eu disse que na hora da verdade o Ronaldo tem sido mais decisivo e isso é um facto que os números apontam. O Messi nas duas últimas edições da champions e no Mundial apresenta um número muito inferior de golos/assists em comparação a Ronaldo, a isso eu chamo a hora da verdade, quando é preciso aparecer (nas competições mais importantes).

              • Quinhas
                Posted Outubro 4, 2018 at 8:40 pm

                Até parece que só os golos e assistências contam como PERFORMANCE …Ontem o 1 golo é derivado a uma pré -assistência de MESSI ,que rompe totalmente com os Spurs,uma de MUITAS e que não entram nas estatísticas!!!

              • Mike The Kid
                Posted Outubro 4, 2018 at 8:01 pm

                Onde é que o Ronaldo carregou o real?
                O real jogava para ele, o Messi joga para o barça, se achares o contrário, não pescas nada disto

              • Kafka
                Posted Outubro 4, 2018 at 4:29 pm

                Hora da verdade em 9 anos o Messi ganhou 6 campeonatos e o Cristiano apenas 2 e no último campeonato o Messi deu 20 pontos ao Real do Cristiano… Isto é a hora da verdade

          • Kafka
            Posted Outubro 4, 2018 at 1:46 pm

            Ah e outra mentira do hortaliça, pois é mentira que o Cristiano tenha mais golos que jogos na Champions, aliás o Messi até tem melhor médias de golos por jogo na Champions que o Cristiano

          • Kafka
            Posted Outubro 4, 2018 at 1:44 pm

            Mas já, vamos lá então falar de factos para provar que o Hortaliça mente quando diz que o Cristiano tem sido mais decisivo que o Messi, e vamos lá analisar o confronto directo, ou seja, as competições onde Real e Barça defrontaram exactamente os mesmos adversários ou se defrontaram entre si durante os 9 anos do Cristiano em Espanha

            Titulos totais mesmo que não tenham defrontado os mesmos adversários ou se defrontado entre si:

            – Campeonato: Barça 6-2 Real Madrid
            – Taça Espanha: Barça 5-2 Real Madrid
            – Champions: Barça 2-4 Real Madrid

            Titulos de competições quando defrontaram os mesmos adversários ou se defrontaram entrei si:

            – Campeonato: Barça 6-2 Real
            – Taça Espanha: Barça 1-3 Real (Real eliminou 3 vezes o Barça e o Barça só eliminou 1 vez o Real)
            – Supertaça Espanha: Barça 1-2 Real
            – Champions: Barça 1-0 Real Madrid (só se defrontaram 1 vez, tendo o Barça eliminado o Real)

            Portanto Real e Barça em 9 anos enfrentaram-se por 16 vezes em eliminatórias ou campeonato, tendo o Barça saido por cima 9 vezes e o Real em 7

          • Kafka
            Posted Outubro 4, 2018 at 1:34 pm

            Onde é que o Cristiano tem sido mais decisivo que o MEssi nos últimos 9 anos? oi??? ainda na época passada o Barça deu quase 20 pontos ao Real Madrid na La Liga, que decisivo que o Cristiano foi, loool

            No Europeu continua a mentira que só passamos a fase de grupos graças ao Cristiano? então e os golos do Nani não aconteceram foi? tu a inventares é do melhor

            Depois se queres falar mesmo de selecções bora nisso, Messi já levou a sua selecção a 3 finais de copa américa e 1 final do Mundial e Cristiano apenas 2 finais de Europeu tendo ganho 1 titulo se bem que nem sequer participou no jogo decisivo que deu o titulo a Portugal,

            Para além disso, na competição mais dificil e importante do futebol que é o Mundial, o Messi já levou a sua selecção a uma final e já foi eleito o melhor jogador desse mesmo Mundial, já Cristiano falhou SEMPRE, nunca tendo conseguido sequer ser um dos 3 melhores jogadores da competição mais importante e dificil do Futebol….e depois tu vens falar em falhar nos momentos decisivos, lol

      • Consuela
        Posted Outubro 4, 2018 at 12:30 pm

        Chama-se não jogar sozinho, o futebol tem 11 jogadores por equipa.

        • hortalica
          Posted Outubro 4, 2018 at 1:01 pm

          O que não falta na Argentina e no Barcelona é qualidade individual. Porque é que o Messi internamente faz magia e depois na champions na fase a eliminar tem dificuldades? É só culpa da equipa? Usando o Ronaldo nestes últimos 3 anos, há eliminatórias que passam porque o Ronaldo carregou quase sozinho a equipa às costas.

          E queres mesmo falar da Argentina? Um dos problemas da Argentina chama-se Messi, que convocam quem ele quer, alguma vez uma selecção deixaria de chamar Icardi ou meter Dybala só para agradar um capitão? E que tipo de capitão é este?

          • Kafka
            Posted Outubro 4, 2018 at 1:49 pm

            Depois tem imensa piada falares que na Argentina o que não falta é qualidade individual, quando depois o lateral direito é o Sálvio e o esquerdo é o Acuna, isso é só a habitual desonestidade intelectual que sempre te caracterizou…isto para não falar no gr mediocre que levaram ao mundial..

          • Kafka
            Posted Outubro 4, 2018 at 1:30 pm

            O Icardi não é convocado porque o Messi não deixa? mostra aí as provas disso

            Quanto à competição interna, tem imensa piada tu desvalorizares a competição interna, pois nessa competição interna esta SÓ presente o Real Madrid (de Cristiano) e o Atl MAdrid, e mesmo assim o Messi em 9 anos ganhou-lhes 6 campeonatos e o Cristiano apenas 2….mais uma vez estas a enterrar-te, porque a competição interna tem as melhores equipas do Mundo na mesma e o Barça e o MEssi têm-lhes vencido na mesma

            Em 9 Anos de confronto directo, entre todas as competições que Real e Barça se defrontaram entre si, o Barça de Messi ganhou mais vezes que o Real de Cristiano

          • Abilio
            Posted Outubro 4, 2018 at 1:17 pm

            Estás a brincar? O Messi tem 4 Ligas dos Campeões, inúmeras competições a eliminar, uma final de um Mundial perdida no prolongamento, finais de Copa América perdidas nos Mundiais, e vens dizer que tem dificuldades em fases a eliminar?!

  • PJVFF
    Posted Outubro 4, 2018 at 10:57 am

    Já disse isto e volto a dizer, é um privilégio viver para assistir aos jogos de Messi.

    É uma extraterrestre ao nível de Pelé e Maradona (e CR7 também, vá).

    Nunca vi ninguém fazer o que Messi consegue fazer, e acho que nunca vou ver.

    Quando este menino terminar a carreira, aí saberemos dar o devido valor.

    Craque!

  • Visão de Mercado
    Posted Outubro 4, 2018 at 10:49 am

    Alguns dos momentos de Messi frente ao Tottenham: https://streamable.com/aqh2d

Deixa um comentário