Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Espanha alcança goleada histórica (10-0); Até que ponto faz sentido ter o Taiti numa prova desta dimensão?

É verdade que o Taiti chegou a esta prova com todo o mérito, já que venceu a Confederação da Oceânia, mas será que faz sentido ter uma equipa tão fraca numa competição desta dimensão? Será um factor de descredibilização ou de evolução do futebol? Por exemplo, Torres e Villa com apenas 1 jogo levam já grande vantagem na luta pelos melhores marcadores, por terem apontado vários golos contra amadores.

Ou se integra a Confederação da Oceânia na asiática, ou então não faz sentido a presença do Taiti, do Vanuatu ou das Ilhas Fiji em provas como esta. Porque não é por participar na Taça das Confederações que, com menos de 200 mil habitantes, o Taiti vai evoluir e tornar-se uma grande nação futebolística. Não é por levar 10-0 da Espanha (a brincar) que o Taiti passou a ter conhecimento do que é o futebol. É uma selecção simpática, é um sonho para estes jogadores, nada mais. A Oceânia é um continente com poucos países, que têm pouca população e com um futebol muito pouco desenvolvido. Posto isto, apenas com a integração na Confederação Asiática estes países poderão ter algum desenvolvimento, mas o mais importante é mesmo dar alguma justiça no acesso às provas. Se houvesse um continente só com um país, faria sentido que essa selecção estivesse no Mundial, apenas para assegurar a representação de todos os continentes? Quem defende a participação do Taiti nesta prova, para ser coerente, não pode defender que a Austrália participe nas competições asiáticas. A Austrália é um país da Oceânia. 


Em relação ao encontro, não há muito a dizer. Em ritmo de passeio, a Espanha chegou aos dois dígitos, com destaque para os quatro golos de Torres (ainda falhou um penalti) e os três de David Villa. Nota positiva para o Taiti, que dentro dos argumentos que possui tentou jogar o jogo pelo jogo e deixou uma boa imagem. O problema desta equipa é, essencialmente, falta de conhecimento do jogo, nomeadamente nos princípios defensivos. Com este resultado, os espanhóis alcançaram a maior goleada da história da Taça das Confederações. 



PS – O Taiti NÃO ganhou à Nova Zelândia, como parece ser crença geral. A Nova Caledónia eliminou os neozelandeses, mas perdeu na final para o Taiti. 

75 Comentários

  • MGP
    Posted Junho 20, 2013 at 8:51 pm

    O Taiti foi campeão da Oceania, logo ganhou o direito de estar nesta competição.

    • Rui Oliveira
      Posted Junho 20, 2013 at 8:55 pm

      Lá está, fracos ou não conquistaram o lugar pelo seu esforço… É uma pergunta algo desrespeituosa…

  • Czarli
    Posted Junho 20, 2013 at 8:52 pm

    Faz tanto sentido quanto a Nigéria, o México, o Uruguai e o Japão.

    Grande atitude nos 1ºs 30m, depois a força foi-se e obviamente a Espanha fez o que tinha a fazer.

  • Arel
    Posted Junho 20, 2013 at 8:53 pm

    A partir do momento em que são campeões da Oceânia. Faz-me muita confusão… A Nova Zelândia tem assim uma selecção tão fraca ao ponto de não ganhar consecutivamente a taça da Oceânia (agora que não está lá a Austrália)?
    Deixa-me triste ver que o futebol lá para aqueles lados ainda está muiiito pouco desenvolvido, nunca pensei sinceramente.

    • rodrigo santos
      Posted Outubro 23, 2014 at 5:33 pm

      pelo que eu entendi a nova zelandia jogo muito relaxado e despreocupado e o presidente da federação do taiti falo que eles jogaram so com 5 jogadores da seleção principal e mesmo assim foram terceiro lugar e na eliminatorias da copa passaram em primeiro e invictos ganho todos os jogos para ir na repescagem contra o mexico

  • Bernardo Baptista
    Posted Junho 20, 2013 at 8:53 pm

    Não faz? Passamos a chamar-lhe "taça de quase todas as confederações"?
    O problema talvez seja a Austrália sair da sua Confederação para outra, por muito que se perceba a necessidade de maior competitividade para uma selecção superior às suas vizinhas. E que no fundo garantia quase em exclusivo a vaga para o play off de acesso aos Mundiais.

  • NFM
    Posted Junho 20, 2013 at 8:54 pm

    nao é uma questao de fazer sentido é uma questao de direito… sao campeoes da oceania…

    eu acho bem eles estarem e para eles certamente nunca esquecerao….

  • Ruben Pavão
    Posted Junho 20, 2013 at 8:58 pm

    Haveriam de ter posto o Casillas e o Valdes como avançados XD

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 20, 2013 at 8:58 pm

    Houve alguém aqui no blog que avisou para uma goleada deste tamanho,e houve alguém que disse que jamais aconteceria…pois bem…

    O Taiti foi campeão na Oceania,logo ganhou o direito a estar presente…Uma competição entre 4 equipas…Ilhas Salomão…Nova Zelândia…e Nova Caledónia…é um pouco ridículo andarem nestas andanças,mas a competição é assim.

    • Arel
      Posted Junho 20, 2013 at 9:11 pm

      Errado. Participaram 8 selecções: Nova Zelândia, Ilhas Fiji, Nova Caledónia, Vanuatu, Ilhas Salomão, Tahiti, Papua Nova Guiné e Samoa.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 20, 2013 at 9:32 pm

      Correcto,as outras 3 foram as que chegaram ás meias finais.

    • João Lains
      Posted Junho 20, 2013 at 9:33 pm

      A Taça das Nações Oceânics não funciona dessa forma tão simples. A confederação tem 11 selecções. Antes de mais há um grupo inicial com as quatro selecções com o ranking FIFA mais baixo, que disputam uma vaga para a fase seguinte a uma volta apenas. A selecção vencedora junta-se às outras sete (três já ficaram pelo caminho) e são divididas em dois grupos de quatro equipas. Os dois primeiros classificados de cada grupo é que vão disputar as semi-finais.

  • Rodrigo
    Posted Junho 20, 2013 at 8:59 pm

    Acabou por ser interessante este jogo, ja que estive sempre na expectactiva de saber por quantos ia a Espanha golear e quantos golos marcaria cada jogador, ainda para mais jogando com os suplentes que querem mostrar serviço e ate com uma equipa mais ofensiva do que o habitual.

    Parece-me que e um pouco confrangedor uma equipa como o Taiti estar numa competiçao desta dimensao, mas foi o campeao da Oceania e como tal tem tanto direito como o Mexico ou o Uruguai. Ja tentaram juntas as Confederaçoes da Asia e da Oceania, mas na Asia o futebol e mais competitivo, ainda para mais com a passagem para la da Australia e o resultado era o nao apuramento de nenhum pais da Oceania para uma grande competiçao, pelo que isso foi alterado.
    Acontece que surpreendentemente estes amadores mais o profissional Vahirua do Taiti conseguiram vencer a Nova Zelandia, a potencia deste continente, que deve ter tido um dia bastante mau para nao ter sido o campeao da Oceania.

    Por fim, um 10-0 que nunca tinha assistido antes, 4 golos de Torres e Villa a confirmar o estatuto de melhor marcador de sempre da Selecçao Espanhola. Alem disso, foi interessante ver o publico a puxar pelo Taiti e ver o entusiasmo do guarda-redes da equipa da Oceania.

  • JoãoSilva
    Posted Junho 20, 2013 at 9:00 pm

    Se lá estão é porque ganharam direito a lá estarem.
    Que raio de pergunta…

  • João
    Posted Junho 20, 2013 at 9:05 pm

    Acho que a presença do Taiti tem que fazer todo o sentido já que são os campeões da OFC. Acho que o que deixou de fazer sentido, depois da passagem da Austrália para a AFC é a existência da própria OFC.
    Se o maior país da Oceânia compete na confederação asiática qual o sentido de existir a confederação da Oceânia? Penso que seria mais benéfico para todas as equipas da OFC, passarem a jogar na AFC, já que irão ter mais jogos com equipas mais competitivas, sem deixarem de apanhar equipas em que podem discutir os jogos.
    Na UEFA há uma década atrás também se assistiam a goleadas destas com frequência, mas desde então grande parte dessas equipas mais fracas, têm conseguido organizar-se melhor e defender com melhor qualidade e as goleadas não são tão pesadas e às vezes até conseguem roubar pontos a boas equipas.
    Se o Taiti que são os campeões da OFC são assim nem quero imaginar as outras equipas…E como é que pode haver uma confederação só com equipas desta qualidade (pronto excluindo a Nova Zelândia que até fez um Mundial digno e interessante).

  • Isaac Jaló
    Posted Junho 20, 2013 at 9:11 pm
  • Rodrigo
    Posted Junho 20, 2013 at 9:13 pm

    Ainda por cima a Nova Zelandia ainda perdeu com a Nova Caledonia que por sua vez deve ser pior que este Taiti porque perdeu na final… Devem ter estado mesmo num dia mau.

  • Correia
    Posted Junho 20, 2013 at 9:16 pm

    Não ganhou à Nova Zelândia mas ganhou a competição. Ou na Europa só é campeão se derrotar a Espanha?

  • Rui
    Posted Junho 20, 2013 at 9:18 pm

    faz tanto sentido como ter os campeões dos outros continentes, ou não é esse o objectivo da prova? chegaram lá com mérito próprio

  • Anónimo
    Posted Junho 20, 2013 at 9:23 pm

    O Taiti tem todo o mérito em estar aqui.
    Mas a pergunta que eu deixo é a seguinte:

    Até que ponto faz sentido ter esta competição? Só serve para a FIFA ganhar mais uns quantos milhões!!

    João Silva

  • Rui Chaves
    Posted Junho 20, 2013 at 9:25 pm

    O que não faz sentido é o "Visão de Mercado" colocar esta questão…
    O Taiti chegou até aqui por mérito próprio, não estão na competição por convite, como tal mesmo sendo amadores, faz todo o sentido que participem numa prova onde chegaram com muito esforço e ainda por cima com atletas que não recebem os milhares que outros recebem e não chegaram lá…

    Por essa ordem de ideias, também não faz sentido uma equipa da II ou III divisão chegar á final da taça jogando contra um "grande"…

  • Pelé
    Posted Junho 20, 2013 at 9:28 pm

    Se são campeões de uma confederação tem todo o direito de participar na competição, aliás, eles tem mais direito de estar na competição do que a Italia que não ganhou nada. Mas pronto, é uma experiencia que estes amadores já mais se irão esquecer.

  • Luís Duarte
    Posted Junho 20, 2013 at 9:35 pm

    O Taiti está por mérito próprio na Taça das Confederações como tal têm de participar obviamente…o problema aqui foi a Fifa ter permitido que a Austrália passasse a participar na Confedração Asiática…mas já agora se vamos por aí, que sentido faz o Cazaquistão que está completamente fora do território Europeu e até faz fronteira com a China, participar na COnfederação da Europa??

  • Anónimo
    Posted Junho 20, 2013 at 9:39 pm

    Com todo o respeito e percebendo a razão da ideia do vm, será que é legítimo, o wigan ir à liga europa na próxima época, já que desceu de divisão? ou aquela equipa da 3ª divisão da aústria que ganhou a taça, tem legitimidade para ir à liga europa? Segundo os regulamentos, têm toda a legitimidade de irem às provas. Mas na minha perspectiva, gosto de jogos competitivos, é um embuste, porque desvirtua competições e facilita a tarefa dos adversários com que joga.
    É uma questão sobre a qual os senhores do comité de ética da FIFA poderiam ponderar
    Saudações
    Crow

    • André Raio
      Posted Junho 20, 2013 at 10:06 pm

      O Beira-Mar, aquando a conquista da Taça de Portugal contra o Campomaiorense, desceu à 2º liga e fez frente a um, na altura, poderoso Vitesse. Não fosse o desperdício do Fary… O Futebol é um espectáculo e esse "embuste", proferido por si, serve para as equipas amadurecerem e lutarem com unhas e dentes por Taças. Competitividade exige-se e é saudável!

  • Czarli
    Posted Junho 20, 2013 at 9:48 pm

    Ter a Austrália a competir por Ásia faz tanto sentido como ter Israel a competir pela Europa. Simplesmente ridículo mas como certamente haverá alguém na FIFA com os bolsos cheios`à pala disso, é ok.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 20, 2013 at 10:15 pm

      A questão de Israel é muito diferente, é um problema político motivado pela rejeição do lobby islâmico, especialmente árabe, de competir para Israel. Integrar Israel na UEFA é uma solução de recurso para um problema "bicudo".
      A Austrália "sai" da Oceânia porque queria competir mais. Salvaguardadas as devidas e grandes distâncias, era como se a Argentina e o Brasil competissem na Europa para terem mais competitividade.

    • Czarli
      Posted Junho 21, 2013 at 12:31 am

      Problema politico? Lobby islâmico? Em que mundo vives? Eles fizeram a cama, agora que se deitem nela…

      A Jugoslávia também não foi banida devido à situação política e guerra civil? Porquê não aplicam a mesma regra?

      A Africa do Sul por querer jogar com uma equipa de brancos e outra de pretos?

      Obviamente que o motivo de Israel competir na Europa, sejam por clubes ou selecções, é puramente financeiro. Repito o que disse, mas como haverá alguém com os bolsos cheios… é já um problema político motivado bla bla bla

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 21, 2013 at 12:38 am

      Vivo neste. Quem é que fez que cama? Israel é ostracizado por um nado de estados que não reconhecem a sua existência e por causa disso não jogavam mais à bola?
      O caso da Jugoslávia é diferente, mas também é mau. O país estava em guerra e a maioria dos principais estados opunha-se ao governo federal e a UEFA cedeu às pressões e exclui, de forma injustificada digo eu, a selecção da Jugoslávia.

    • Czarli
      Posted Junho 21, 2013 at 12:57 am

      Israel ostracizado?

      Se realmente fosse ostracizado como dizes, provavelmente poderíamos ver uma selecção nacional da Palestina a disputar uma vaga para o World Cup contra o Irão, as Coreias, inclusive contra a Austrália (quem diria esta?!) mas não vemos… Uns são ostracizados e jogam na Europa, outros não são… mas não jogam porque os ostracizados não permitem. Que coerência…

      Tens conhecimento que após o desmembramento da Jugoslávia houve jogos entre os países vizinhos, em que a Uefa e a FIFA avisaram que se houvesse confrontos ou provocações raciais/étnicas os países seriam impedidos de continuar em prova?

      Porquê não fazerem o mesmo nesta situação? Serão realmente problemas políticos ou £€$ nos bolsos de quem manda?

      Eu sei a resposta, mas claramente não vivemos no mesmo mundo.

  • LeãodeGema
    Posted Junho 20, 2013 at 9:49 pm

    Claro que faz! Foi a recompensa do seu esforço! Por essa logica de ideias também se pode por em causa se faz sentido um clube de divisões inferiores ou que desceu de divisão participar nas competições europeias através das taças, e a minha resposta é a mesma pois em ambos os casos o resultado do muito trabalho e esforço.

    O ridículo é a austrália participar na confederação Asiatica.

  • Joaquim da Fonte
    Posted Junho 20, 2013 at 9:49 pm

    A pergunta não faz qualquer tipo de sentido. Pela ideia do VM também não deve fazer sentido o Paços de Ferreira ir ao playoff da champions uma vez que o mais certo é sair de lá com um cabaz.

    É com estas experiências que as equipas crescem e se tornam mais competitivas.

  • RicardoPereira
    Posted Junho 20, 2013 at 10:00 pm

    A questão não é se o Taiti merece estar na Taça das Confederações, a questão se a Austrália deve estar a competir no continente Asiático. Será que Portugal podia mudar para as competições da Oceânia? Será que se houvesse qualidade mal distribuida em todo o mundo as selecções mais fortes se juntavam para fazer a sua própria confederação? Estas são as minhas questões, algo exageradas mas a partir do momento em que a Austrália, que é o principal país daquele continente (aliás há muitas pessoas que chamam ao continente Austrália e não Oceânia), muda de confederação eu acho pertinentes as minhas questões.

    Quanto ao jogo é de louvar a atitude dos jogadores do Taiti que, mesmo estando a levar um massacre, sempre que puderam perseguiram o golo que mereciam pela a atitude.

    SL

  • Luís Duarte
    Posted Junho 20, 2013 at 10:01 pm

    Já agora só um aparte e a título de curiosidade, fica aqui a maior goleada da história do futebol em jogos oficias: Austrália 31-0 Samoa Americana no apuramento para o Mundial 2002

    https://www.zerozero.pt/jogo.php?id=346226

  • João Lains
    Posted Junho 20, 2013 at 10:03 pm

    Eu neste caso tenho a lamentar é a ausência da Nova Zelândia na Taça das Confederações, porque cada vez mais aparecem jovens cheios de talento vindos daquele país e gostava de os ver numa competição como esta, já que o acesso ao próximo Mundial ao que indica será mais complicado do que em 2010, em que teve pela frente o Bahrain. Desta vez, pode muito bem ser as Honduras, o Panamá ou até o México, quando faltam quatro jogos para o fim da qualificação na CONCACAF.

    Bem, mas quanto aos jovens eu gostava de destacar:
    Winston Reid – defesa central de 24 anos, segundo jogador mais utilizado do West Ham
    Chris Wood – ponta de lança de 21 anos, quinto melhor marcador do último Championship
    Marco Rojas – médio ala direita de 21 anos, melhor jogador e melhor jovem jogador do último campeonato australiano. Jogava no Melbourne mas assinou até 2017 pelo Estugarda
    Tommy Smith – defesa central de 23 anos, quarto jogador mais utilizado no Ipswich do Championship
    Jeremy Brockie – avançado de 25 anos, foi o segundo melhor marcador do último campeonato australiano, assinou recentemente pelo Toronto.
    Kosta Barbarouses – avançado de 23 anos que joga sobre as alas, joga no Panathinaikos

  • Sergio
    Posted Junho 20, 2013 at 10:03 pm

    Não concordo com o VM, o Tahiti ganhou na oceania, logo tem todo o direito

  • Anónimo
    Posted Junho 20, 2013 at 10:04 pm

    Ha 2 pontos de vista :
    -por um lado, e claro que o Taiti tem direito a estar :e campea da Oceania
    -por outro, penso que estas seleccoes deviam juntar se nos apuramentos ao apuramento asiatico (para mundiais) para que assim, pudessem ganhar experiencia..e, posteriormente, podia se fazer uma "taca da Oceania "(em que incluiasse a Australia) e quem gamhasse tinha acesso a taca das confederacoes

    Tiago Martins

  • filipe
    Posted Junho 20, 2013 at 10:04 pm

    Tem tanto direito quanto a Espanha, Nigéria, México, Japão e Uruguai. Quanto a Itália e brazil, tem menos direito que o Tahiti pois não ganharam nada

  • Raul
    Posted Junho 20, 2013 at 10:05 pm

    VM então o paços não devia ir a champions?

  • Carlos
    Posted Junho 20, 2013 at 10:11 pm

    Que ideias sem sentido VM. Então e Israel e da europa? Deixem o Tahiti em paz estão la com todo o merito

    • Luís Duarte
      Posted Junho 20, 2013 at 10:20 pm

      Pior que Israel na Europa, é o Cazaquistão que fica ao lado da China e joga pela Uefa

    • Posted Junho 20, 2013 at 11:03 pm

      Carlos,

      Israel na Europa tem uma explicação muito simples: Politica no Médio-Oriente! Mas não serei eu a explicar-lhe o porquê (muito analista politico já o explicou, basta pesquisar um pouco).

      Quanto ao Tahiti, seleção simpatica que GANHOU a sua confederação, como tal tem todo o direito de estar presente nesta competição!

      VM pela ordem de ideias que indicaram estes campeonatos internacionais só teriam equipas europeias, algumas sul americanas e pouco mais… A lógica é que o futebol (como acontece nos jogos olimpicos) seja global e minimamente democratico…

      Cumps,

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 20, 2013 at 10:12 pm

    O absurdo é a Austrália não integrar a zona de qualificação da Oceânia.

    • Unknown
      Posted Junho 20, 2013 at 11:50 pm

      Para mim faz todo o sentido, se queriam evoluir tinham de jogar com melhores senão continuavam a bater em morto e não evoluíam coisa nenhuma. Tambem sou defensor do México e Estados Unidos jogarem na Concacaf, só melhorava o futebol a todos os níveis.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 21, 2013 at 12:40 am

      Por essa ordem de ideias, a Mauritânia pode querer disputar a zona europeia para evoluir. Salvo casos de força maior como o de Israel, penso que cada um devia jogar onde a Geografia o colocou. Assim não havia dúvidas nem injustiças.

  • Afonso Rodrigues
    Posted Junho 20, 2013 at 10:17 pm

    Penso que a questão está mal colocada: não pode estar em causa o mérito do Taiti, pois é o campeão da sua confederação e tem todo o direito a lá estar, mas sim os moldes com que as confederações estão organizadas e como a qualificação é efectuada. É ridículo a FIFA deixar que Austrália se junte à federação Asiática e manter a Federação da Oceania com equipas deste nível. Mas vai haver sempre umas equipas mais fortes que outras, e acho que a Nova Zelândia ou a Austrália não ganhariam certamente à Espanha. A questão do melhor marcador também me parece secundária, numa prova de 8 equipas e 5 jogos, do ponto de vista desportivo não me parece ter grande valor…

    De resto, nunca dei grande importância a esta competição, apenas serve para a FIFA testar os estádios e a organização (embora este aspecto também seja algo fútil pois o Mundial nunca se deixará de realizar no ano seguinte)

    Cumprimentos

  • Visão e Desporto
    Posted Junho 20, 2013 at 10:18 pm

    Ainda não percebemos qual é a questão do Paços. É um clube amador? Tiraram as equipas mais fortes do campeonato português (Austrália na Oceânia) para o Paços ir à Champions?

    • Joaquim da Fonte
      Posted Junho 20, 2013 at 10:59 pm

      A questão é que tanto o Taiti como o paços ganharam o direito de participar na taça das confederações e no playoff da liga dos campeões, respectivamente. O taiti tem tanta culpa da Austrália não figurar na Oceania como o Paços tem culpa que o Sporting esteja nas lonas e o Braga não tenha conseguido lá chegar.

      O paços não é um clube amador mas se compararmos com um Arsenal, Schalke, etc provavelmente não andará longe.

    • Ricardo F.
      Posted Junho 20, 2013 at 11:27 pm

      Não concordo. Também defendo que o Taiti tem todo o mérito de estar na Taça das Confederações já que é o campeão do seu continente, no entanto acho completamente descabida esta comparação com o Paços de Ferreira.
      Primeiro parece-me uma falta de respeito dizer que 'o Paços não é um clube amador mas se compararmos com um Arsenal, Schalke, etc provavelmente não andará longe'…como se viu na eliminatória Sporting-City do ano passado (e parece que foi há tanto tempo) orçamentos não ganham jogos. Jogadores e treinadores ganham jogos.
      Depois acho que Taiti e Paços não podem ser comparados, porque embora ambos tenham ganho o direito de participar nas respectivas competições, ganharam-no de forma diferente. A Austrália fez a escolha de participar na Confederação Asiática pela questão da competitividade e o Taiti, embora não tenha nada a ver com isso, aproveitou e beneficiou dessa saída, já que não competiu com eles. Pelo contrário, o Paços jogou quer contra Braga, quer contra Sporting e participou na mesma liga que ambos. Superiorizou-se aos dois nas mesmas circunstâncias. Não tivemos Braga e Sporting a sair para a Liga Espanhola e um Paços de Ferreira a ganhar o lugar por essa questão.
      Para mim não são situações comparáveis.
      SL

    • Jorge Parreira
      Posted Junho 20, 2013 at 11:29 pm

      Mas o que e que isso tem a ver? Ninguem tirou a Austrália da Oceania com o propósito de levar o Tahiti a taça das confederações, tiraram-na para tornar a Oceania um local mais competitivo, bem como a zona asiática. Vocês questionaram o direito do Tahiti estar nesta competição, e isso não o podem fazer, pois eles estão la com todo o direito. Se a nova Zelândia tivesse ganho vocês não estariam com esta conversa.

      Vamos tirar o direito ao Tahiti de ser uma selecção porque a nova Zelândia não tem qualidade e porque a Austrália não esta na competição?!
      Então tiremos então o direito ao wigan e ao paços de serem equipas e de representarem o seu pais nas provas internacionais por que o Braga, Sporting e Manchester city não tem qualidade para os superar!
      Por amor de deus…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 20, 2013 at 11:37 pm

      O Taiti tem culpa da mudança da Austrália? O Taiti só porque é amador devia ser impedido de participar na competição?
      Regras são regras, não percebo a vossa questão.

      Se isto fosse para ter as equipas mais fortes, iam ao ranking e eram seleccionadas as duas melhores classificadas de cada continente… mas essas não são as regras!

      Dentro do campo quem conseguiu? Taiti… Parabéns Taiti, o FUTEBOL NÃO É SÓ DOS PODEROSOS!

  • CratoSempre
    Posted Junho 20, 2013 at 10:52 pm

    De uma coisa todos estarão de acordo, uns passeios a esses países da Oceania vinha mesmo a calhar, devem ser locais paradisíacos.

  • Anónimo
    Posted Junho 20, 2013 at 10:55 pm

    Acho que não faz qualquer sentido essa análise. Na Liga dos Campeoes também se tem vindo a ver que a qualidade é muito inferior à de alguns anos, existe sempre uma equipa em cada grupo fraca. Para isso juntavam-se as seleções mais cotadas do ranking e organizava-se um torneio. Será isso que defendem?

    Mário Silva

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 20, 2013 at 11:35 pm

      Nem mais… se as regras são estas e o Taiti se qualificou é claro que merecem estar na Taça! Se queriam um torneio mais forte, juntavam as duas equipas mais cotadas no ranking de cada Continente…

  • Anónimo
    Posted Junho 20, 2013 at 11:08 pm

    Alguém tem dúvidas que com iniesta,Xavi, Pedrito e companhia com a Espanha a 100% esta seleção levava mais de 30? Tenho o pressentimento que Suarez cavani e forlan nao irão brincar..

    Tiago

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 20, 2013 at 11:34 pm

    O Taiti tem culpa que a Austrália tenha passado da Oceania para a Ásia? O Taiti tem culpa de ter ganho a sua final? O Taiti é menos que alguma selecção para que mesmo por mérito próprio não pode estar numa competição de grande nível?
    Não percebo.. se se qualificaram CLARO que TÊM DE ESTAR NESTA COMPETIÇÃO, se querem equipas mais fortes que mudem as regras ou arranjem outras soluções.

    Quanto aos golos… os amigáveis contra equipas fracas também não conta, e então? Vai começar a ser proibido jogar amigáveis contra equipas inferiores a determinado nº do ranking?

  • Nando
    Posted Junho 20, 2013 at 11:35 pm

    Se a nova Zelândia perdesse 10-0 com a Espanha era porque a equipa espanhola era muito forte, mas como e o taiti a levar esses 10 e porque e ridiculo estar la… sinceramente VM isso faz 0 sentido.

  • José Oliveira
    Posted Junho 20, 2013 at 11:35 pm

    Creio que 100% das opiniões dos leitores são de que o Taiti merece estar na Taça.
    Eu sou apenas mais um a concordar com a totalidade das opiniões. Foram campeões, ganharam a quem tiveram de ganhar. Fizeram pela vida e estão a desfrutar do Olimpo.

    Há uns anos atrás os Portugueses andavam todos contentes por terem uma selecção AMADORA no mundial de Raguebi, chegaram a levar uns 110-3 num dos jogos (contra a Nova Zelândia). E vão dizer que os lobos não mereciam estar junto dos profissionais? Claro que mereciam! Porque fizeram por isso! Tal como este ano o Taiti!

    Não vamos desrespeitar as "200 000 pessoas" que formam a nação! Sinceramente, hoje é um dia que estou muito feliz por eles, e por terem lutado com as suas armas, e nunca, mas NUNCA terem virado a cara à luta (já não posso dizer o mesmo de muitos PROFISSIONAIS)…

  • Sideshow Bob
    Posted Junho 20, 2013 at 11:37 pm

    Será que faz sentido o Luxemburgo, San Marino, Ilhas Faroe, Liechtenstein, Andorra, ectc, fazerem parte da zona de apuramento europeia para as grandes competições?
    Porque não criar também uma 2ª divisão europeia de selecções?

    Eu percebo a questão que colocam, a competitividade apresentada pelo vencedor da Oceania é muito baixa, mas para mudar creio que teria que existir uma reformulação mais profunda.

    Um abraço

  • Yuri
    Posted Junho 20, 2013 at 11:38 pm

    Só mesmo o VM e que da importância a este assunto. O que e que interessa se o taiti e mau ou não?! Vejam futebol, respeitem uma equipa que esta la com todo o merito…

  • XicoVieira
    Posted Junho 20, 2013 at 11:46 pm

    Maximo respeito para o taiti, o futebol não e feito de colossos, e bonito ver uma equipa a lutar para marcar um único golo aos melhores do mundo. O futebol esta nos pés, não no quadro do ranking, espero que percebam VM.

    Abraços.

  • Rui
    Posted Junho 20, 2013 at 11:47 pm

    VM apreciem o futebol, deixem os pontos do ranking, viva o taiti!

  • Evolution
    Posted Junho 20, 2013 at 11:52 pm

    Tão justo como o Paços de Ferreira estar na Champions. Têm equipa para lá estar? Não, mas fizeram o que os outros não conseguiram.

    Mais do que merecer, a vaga é deles por direito.

  • Filipe
    Posted Junho 20, 2013 at 11:54 pm

    Isto é muito simples: a Taça das Confederações segue o seu nome e os seus objectivos: juntar os vencedores das competições das respectivas federações , ponto final. No fundo, é aquela Taça de final de época, que muitos de nós até gostam de ver, porque as equipas estão mais relaxadas, há mais golos, as equipas mais fracas fazem os seus brilharetes perante selecções mais fortes(Estados Unidos-Espanha há 4 anos, por exemplo) e serve de ensaio para o Mundial. Neste caso, serviu também de ensaio político e para percebermos que o Brasil gastou tanto num Mundial como aquilo que se gastou nos últimos três juntos. Quando chegar o Mundial, o Tahiti, se conseguir ficar em primeiro da qualificação, terá de disputar um playoff com o 4ºclassificado da CONCACAF. Portanto, quando é a sério, faz-se a selecção de quem de facto pode ir ao Mundial. E isso não evita nem surpresas, como a presença de Trinidad Tobagoem 2006, nem goleadas, como os 8-0 da Alemanha à Arábia Saudita em 2002. Portanto, é uma Taça institucional, logo é totalmente democrática. Os marcadores? Sinceramente, não me parece que confira grande prestígio ser o melhor marcador numa competição destas. Vale mais marcar golos a equipas grandes, como o caso do Okazaki com aquele excelente golpe de cabeça, do que acumular pokers contra o Tahiti.

  • Anónimo
    Posted Junho 20, 2013 at 11:57 pm

    Só digo que o Taiti ja ganhou tantos titulos ou mais até que Portugal daí nao percebo o post !
    Ruben

    • Zé da Costa
      Posted Junho 21, 2013 at 1:27 am

      Excelente ponto que anula por completo qualquer possibilidade de, nos moldes actuais desta competição, fazer sequer sentido discutir a presença do Taiti.

  • João Oliveira
    Posted Junho 21, 2013 at 12:01 am

    Percebo o vosso ponto de vista, mas descordo completamente. o Tahiti está na competição por mérito próprio. Conquistou a competição correspondente à sua confederação,apesar de serem amadores venceram uma competição que contava com a participação da Nova Zelândia, seleção formada por jogadores profissionais. Não concordar com a presença desta selecção é não concordar com o Wigan nas competições europeias (equipa despromovida ao segundo escalão do futebol inglês, mas qualificada para a Europa por mérito próprio. Atendendo ao vosso ponto de vista suponhamos que uma equipa série Açores chega à final da Taça de Portugal e joga contra um dos 2 primeiro classificados do campeonato nacional, não deve jogar? Por serem amadores?
    Sem dúvida que são fracos, mas existindo a Confederação e vencendo-a é justa e merecida a sua participação.

    João Oliveira

  • JCCJCC
    Posted Junho 21, 2013 at 10:08 am

    Isto é um torneio quase amigável de verão, existe para testar os estádios e a logística do mundial seguinte. Não é o campeonato do mundo, o vencedor não é a melhor equipa do mundo, é um torneio cujo mérito desportivo se encerra em si próprio. Portanto, para os propósitos que existe:
    – gerar audiências e entreter o povo num verão de paragem pré-mundial;
    – testar a logística e os estádios para o mundial
    ter uma equipa amadora como o tahiti que leva grandes goleadas não prejudica minimamente os objectivos finais.
    E se formos por uma questão de mérito desportivo, a Nigéria, o Japão e o México também não deviam lá estar porque não estão entre as 8 melhores equipas do mundo. Mas como já disse, isto é um torneio para encher chouriços, e arranjou-se esta fórmula de apurar equipas com a qual eu concordo, a alternativa seria por convite directo, e isso sim, tiraria muita credibilidade ao torneio.

    Não há ninguém na FIFA a ganhar dinheiro com Israel na Asia ou na Europa, com Austrália na Asia ou na Oceania ou com o que for. Se lerem bem os regulamentos da UEFA (e das suas congéneres) não há nenhum artigo que diga que os filiados têm que ser países europeus. No limite o próprio Tahiti se pode inscrever na UEFA se achar conveniente.
    Há muitos mais países inscritos fora do seu continente:
    Azerbaijão, Geórgia, Arménia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Cazaquistão, Israel, Austrália.

  • Nuno
    Posted Junho 21, 2013 at 11:44 am

    A questão da participação não se coloca: a Oceânia faz parte da FIFA, tem um torneio para apurar o seu representante, logo tem autoridade para participar.

    A questão é saber porquê a Austrália não participa no torneio de apuramento da sua zona. Isso sim, merece discussão.

    Em todas as modalidades há Continentes que são bem mais fracos, e cujas equipas servem apenas de saco de pancada. Sempre foi, sempre será.
    Faz-me mais confusão o apuramento europeu para o Mundial conter os Lichenteins e Cia, que podiam ser facilmente triados num pré-torneio, à imagem do que se faz nas competições europeias. Assim evitavam-se grupos extensos, e "coisas" como descartar resultados no final das contas feitas…

  • Oliveira
    Posted Junho 22, 2013 at 1:50 am

    Taça das Confederações é uma taça a brincar, com direito a equipas convidadas por ser no país delas q se realiza as coisas. Provas não oficiais.

    Quanto ao Taiti, sim a integração na Ásia era uma boa maneira de os potenciar, mas é uma questão a ser acertada primeiramente pelas entidades dos continentes.

  • Emanuel
    Posted Junho 25, 2013 at 3:49 pm

    Para evitar situações parecidas sou contra um Euro 2020 com 24 equipas… Infelizmente parece que o Platini não…

Deixa um comentário