Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Espanha quer organizar Mundial’2030 com Portugal

Precisamos mais uma grande competição internacional? O Euro’2004 foi um sucesso ao nível da organização, mas não teve o efeito pretendido – não descentralizou o futebol, bem pelo contrário, até parece que serviu para diminuir a força de equipas com algum peso, como o U. Leiria ou Beira-Mar.

Depois do Mundial de 1982, a Espanha pretende voltar a organizar uma grande competição de selecções, e, de acordo com a imprensa do País vizinho, pretende contar com Portugal como co-organizador. A ideia dos espanhóis é conseguirem o Mundial’2030 mas até podem apontar antes ao Europeu’2028, caso não tenham sucesso na candidatura à FIFA. Recorde-se que os próximos dois Mundiais já estão atribuídos: 2022 no Catar e 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México. Sendo que para 2030 há já duas candidaturas previstas, a de Marrocos e uma a três composta por Uruguai, Paraguai e Argentina.

77 Comentários

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 12, 2018 at 2:57 pm

    O Euro2004 foi mesmo considerado o mais entusiasmante e bem organizado torneio de sempre, segundo a UEFA.
    Foi um torneio fantástico e foi mesmo a partir daí que me apaixonei pela seleção nacional e toda a força popular que a envolve.
    Qual era o miúdo que na altura não cantava “Força” da Nelly Furtado ou o “Menos ais” da Galp?
    E aliás, recordo que foi a partir daí que Portugal passou a ser considerado uma potência mundial a nível turístico, porque efetivamente centenas de milhares vieram a Portugal e mudaram por completo a ideia que tinham do nosso país, para melhor.

    O problema foi mesmo o que o VM apontou. Os estádios acabaram por se revelar encargos demasiado pesados para as autarquias e clubes de cidades muitíssimo importantes para o país como Aveiro ou Leiria acabaram por perder a força que as caracterizava, especialmente o Beira-Mar que tinha sempre assistências a rondar os 6000 adeptos no Mário Duarte.

    • Sombras
      Posted Setembro 12, 2018 at 3:22 pm

      Penso que tal problema não iria acontecer com um mundial com Espanha, uma vez que teríamos no máximo 5 ou 6 estádios envolvidos.

  • Joao Silvino
    Posted Setembro 12, 2018 at 2:57 pm

    Para Portugal ter um papel secundário? Não obrigado.
    Para mim só funcionaria com a final em Lisboa.

    • Sombras
      Posted Setembro 12, 2018 at 3:23 pm

      Não temos dimensão suficiente para tal, nem petrodólares para contrariar essa questão.

      • Joao Silvino
        Posted Setembro 12, 2018 at 3:41 pm

        Entendo. Então não, obrigado. Enquanto andarmos atras das migalhas nunca vamos ser um país forte.

        • Kafka
          Posted Setembro 12, 2018 at 5:19 pm

          Portanto uma economia como a Espanha que é superior a Portugal em TUDO é que devia subjugar-se a Portugal só porque sim?

          Ainda para mais gostava de saber o que é isso de “só quando deixarmos de ficar com as migalhas é que seremos um País forte” enfim

          • Joao Silvino
            Posted Setembro 12, 2018 at 6:58 pm

            Só porque sim? E Portugal tem que se subjugar porquê? É uma luta de economias? Simplesmente se a Espanha precisa de Portugal não vejo porque Portugal não possa negociar uma final em Lisboa (se for bom para Portugal, claro está). Que a Espanha aceite é outra questão.

            Portugal é um país fraquíssimo em quase tudo e completamente sem expressão na Europa e muito menos no mundo. Seguramente não lhe estou a dar nenhuma novidade. Na minha opinião, uma das coisas que podemos fazer para melhorar, é adotar uma mentalidade de maior ambição (afinal, se não formos ambiciosos não podemos esperar que grandes coisas nos venham parar ao colo por acaso). E acho que é uma lógica que se aplica perfeitamente aqui. Porquê estar à sombra da Espanha? Porque não organizar um Mundial e sermos nós a pedir a colaboração da Espanha? Se nos perguntássemos mais vezes estas coisas em vez de nos agarrarmos sem pensar aos tostõezinhos que nos dão acho que ganhariamos mais a longo prazo. Mas esta é só a minha opinião…

            Percebeu o que quis dizer? Enfim.

            • Kafka
              Posted Setembro 12, 2018 at 7:54 pm

              Oi? Nós organizarmos um Mundial? Tu tens noção de quanto custa ser o organizador principal de um Mundial? Com que dinheiro é que isso se faz? Mas está tudo doido?

              O futebol de facto cega as pessoas, Portugal com mil e um problemas derivado das dificuldades económicas e vocês querem é organizar mundiais de futebol…enfim

    • Xyeh
      Posted Setembro 12, 2018 at 4:52 pm

      Gostava de ver uma final no Norte mas o Dragão leva pouca gente para a final de um Mundial.

      • DM
        Posted Setembro 12, 2018 at 5:16 pm

        A área metropolitana do Porto deve ser equivalente à de Sevilha, qual seria o sentido de uma final no Porto? Ou até em Lisboa?

        Bom bom era uma final do Mundial em Celorico da Beira…

        • Xyeh
          Posted Setembro 13, 2018 at 3:31 pm

          O Porto tem mais 1 milhão de habitantes que Sevilha, e mais 500km quadrados de área. É uma cidade in vogue, tem acessos fantásticos para toda a gente, só tem é estádios pequenos para a dimensão de uma final, mas não deixa de ser uma cidade que vive e respira futebol, tem uma cultura gastronómica incrível, tem rio e praia, quer mais razões para haver uma final de algo no Porto? A nível turístico seria sempre um sucesso.

          • Kafka
            Posted Setembro 13, 2018 at 8:05 pm

            Porto com final passando à frente de Madrid, Barcelona e Lisboa, epah fabuloso de facto…

            Ponham a final nos Açores que é muito giro

            Vocês vivem msm em que Mundo?

          • Kafka
            Posted Setembro 13, 2018 at 8:10 pm

            Já agora é falso o que dizes, Sevilha não tem menos 1 milhão de habitantes que o Porto, isso é mentira… A área metropolitana do Porto tem 1,7 milhões e a área metropolitana de Sevilha tem 1,6 milhões, ou seja, a diferença é de apenas 100 mil habitantes o que é um valor residual, portanto não inventes mentiras só por seres da cidade do Porto e teres essa ideia peregrina que a cidade do Porto se poderia sobrepor a Lisboa, Madrid e Barcelona… Quando no final de contas o Porto o máximo que consegue competir é com Sevilha e nada mais

            Vocês na cidade do Porto vivem mesmo desfasados da realidade, acham que são mesmo a última bolacha do pacote

            • Xyeh
              Posted Setembro 14, 2018 at 3:06 pm

              Tem razão, os dados que vi eram da cidade de Sevilha e não da área metropolitana. Eu não sou da cidade do Porto nem nunca vivi lá, por isso quem deve andar desfasado da realidade deve ser o caro Kafka, simplesmente como turista prefiro o Porto a Lisboa, além de ser a nível gastronómico mais atractivo sinto-me bem mais seguro no metro no Porto do que em Lisboa. Só é pena não terem uma sala de espectáculos com condições para grandes concertos.

    • DM
      Posted Setembro 12, 2018 at 5:11 pm

      Lisboa nem deve estar no top 3 de cidades ibéricas, porque é que a final seria em Lisboa e não em Madrid?

      • Sombras
        Posted Setembro 12, 2018 at 5:25 pm

        A área metropolitana de Lisboa é a terceira maior da Península Ibérica, depois de Madrid e Barcelona.

        • DM
          Posted Setembro 12, 2018 at 5:33 pm

          Tem toda a razão amigo, fui ver agora. No entanto em termos de densidade populacional estamos bastante para trás, o que me leva a pensar que incluiram muita periferia nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Para mim não faz sentido nenhum pedir uma final em Portugal

          • Joao Silvino
            Posted Setembro 12, 2018 at 6:26 pm

            Pode explicar porque não faz sentido (pergunta sincera)?

            • Kafka
              Posted Setembro 12, 2018 at 7:37 pm

              Essa pergunta é a gozar certo? Não acreditas mesmo que entre Lisboa e Madrid, faça sentido ser Lisboa a ter a final?

              • Xyeh
                Posted Setembro 13, 2018 at 3:35 pm

                Eu como turista preferia ir a uma final ao Porto ou Lisboa porque não ficam no interior de um país, esquecem-se que os mundiais e europeus são em período de calor e a maioria dos adeptos não vai só ver 1 jogo e volta, acaba por tirar férias, daí que Lisboa e Porto oferecem praia e rio, o turista inglês e alemão (dos maiores consumidores de bilhetes) preferem Lisboa ou Porto.

                • Kafka
                  Posted Setembro 13, 2018 at 7:34 pm

                  Exacto a final do Mundial deve ser é nas Maldivas ou na Cote d’Azur

                  Bem agora a sério, estás a gozar quando entre Lisboa e Madrid achas que a final deve ser em Lisboa

                  Enfim

                • Kafka
                  Posted Setembro 13, 2018 at 7:35 pm

                  Ah e é falso que o turista Inglês e Alemão prefira Lisboa ou Porto a Madrid, pois Madrid tem mais turistas que Lisboa e Porto, é só ires ver os registos

                  • Xyeh
                    Posted Setembro 14, 2018 at 3:02 pm

                    Como é que de turistas ingleses e alemães tu vais para turistas no geral? Tu tens mais turistas ingleses em Lisboa do que em Madrid.

          • Sombras
            Posted Setembro 12, 2018 at 6:36 pm

            E não faz, mas acho que não é em nada controverso assumir que Lisboa é a 3ª maior cidade da península Ibérica, acho que até é consensual.

          • Amigos e bola
            Posted Setembro 13, 2018 at 12:35 am

            Por acaso, a densidade populacional é maior em Portugal que em Espanha.

        • Xyeh
          Posted Setembro 13, 2018 at 3:32 pm

          A área metropolitana de Barcelona é pequena, é inferior a Madrid, Lisboa, Porto, Sevilha e outras não enumeradas, a nível de habitantes é que Barcelona tem mais, são coisas diferentes.

  • 100Clubismo
    Posted Setembro 12, 2018 at 2:58 pm

    Isto do Costa ser “amigo” do Sánchez é cá uma coisa…Até podemos ter um Mundial organizado na Península Ibérica.

    Temos de olhar isto de várias formas. Seria um prestígio para Portugal organizar um Mundial, como é óbvio. Já tivemos um Europeu, mas Mundial dá outro prestígio. Isto pode movimentar a economia, com o fluxo de adeptos, construir melhores infraestruturas, etc.
    Mas há as partes negativas: Pode acontecer como no Euro 2004, em que se forem construídos estádios (não acho que haja necessidade), podem ficar ao abandono, e por conseguinte, ser um desperdício de dinheiro. Mas Portugal, como co-organizador, teria os custos amenizados.

    Outra coisa muito importante: Para dois países quebrados, como Portugal e Espanha, organizar um Mundial pode ser um desastre e aumentar ainda mais o buraco nas contas públicas. É certo que na última meia dúzia de anos, a economia dos dois países melhorou, mas não deixa de ser um risco, e mais uma vez, podemos avistar a nossa 4ª bancarrota.
    Mas se tivermos em conta que a redução do défice está no bom caminho, e que a nossa qualidade de vida está a crescer (muito à custa de sacrifícios, austeridade, e afins), daqui até 2030, ou pelo menos até 2025, tanto Portugal quanto a Espanha podem ter mais desafogo financeiro para fazer eventos desta magnitude. Mas também o PIB de Espanha é muito maior que o nosso, por isso, eles que banquem.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 12, 2018 at 3:00 pm

    Pela lógica o Mundial 2030 seria em África, mas não sei se Marrocos consegue organizar uma prova para 48 selecções. América do Sul também organizou antes da Europa (Brasil 2014) por isso também me parece uma hipótese forte, até porque o Uruguai e o Paraguai nunca organizaram creio.
    Nesse sentido, acho que fazia mais sentido apostar no Europeu, temos mais hipótese. Mundial talvez na década de 30, até porque não temos condições para nos metermos nestas andanças na próxima década. Nem nós nem a Espanha possivelmente, embora tenhamos bons estádios.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 12, 2018 at 3:14 pm

    Seria muito bom! Em Portugal só deverão haver meia-duzia de jogos, portanto não teriamos que construir novos estádios. Seria muito bom ter o Mundial por cá!

  • Sombras
    Posted Setembro 12, 2018 at 3:20 pm

    Acho que é uma excelente oportunidade para rentabilizar alguns dos estádios do Euro 2004, e aproveitar para construir novas infraestruturas, como o novo aeroporto de Lisboa, ou hoteis, estações ferroviárias, etc.

    Analisando o Mundial de 2006, que penso que será o mais comparável a nível geográfico, fizeram parte do torneio 16 estádios, valor que poderá ser aumentado para próximo dos 20 caso se confirme a passagem para 48 equipas ao invés das 32 actuais. Assim sendo, e atendendo à proporção de tamanho dos 2 países, diria que estaremos a falar de 12 estádios Espanhóis e 4 portugueses, ou 15/5 caso aumentem as equipas, sendo que a lógica imperaria que fossem os estádios da Luz, Dragão, Coimbra e Algarve, e no caso de um 5º estádio apostaria em Braga. Penso que organizaríamos sempre uma meia final, no Estádio da Luz.

    Tínhamos também a vantagem de não precisar de construir novos estádios, quanto muito remodelando-os ligeiramente, um pouco à semelhança de Espanha que já terá por essa altura um novo Bernabéu, um novo Camp Nou, um novo Mestalla, o Wanda Metropolitano, o La Cartuja, o novo San Mamés e podendo acrescentar o Olímpico de Barcelona, o Riazor, o La Romareda, o estádio de Elche onde a selecção Espanhola jogou ontem, o estádio de Oviedo e até mesmo o Iberostar em Palma de Maiorca ou o estádio na Gran Canária de forma a aproveitar a infraestrutura turísitica.

    Penso que a final jogar-se-ia sempre no novo Bernabéu.

    • MegaBadjeras
      Posted Setembro 12, 2018 at 4:33 pm

      O Sanchéz Pizjuán e o Benito Villamarín devem estar à frente de uns quantos que disseste aí, creio. Isto sendo Sevilha a quarta cidade mais populosa de Espanha.

      • Sombras
        Posted Setembro 12, 2018 at 5:23 pm

        Já está o Olímpico de Sevilla, onde a selecção Espanhola joga quando joga em Sevilla maioritariamente, chamei-lhe La Cartuja porque era o nome antigo.

        Não me parece que se repita alguma cidade tirando Madrid e talvez Barcelona, e a repetir-se penso que Lisboa seria primeiro que Sevilla.

        • MegaBadjeras
          Posted Setembro 12, 2018 at 6:21 pm

          Mas o estádio do Sevilla e do Bétis estaria sempre à frente de qualquer um nas Canárias, Galiza, Elche (comunidad valenciana), La Romareda (Zaragoza), ou o do Real Oviedo, pelo facto de contar com mais capacidade de pessoas, parece-me.

  • Kostadinov
    Posted Setembro 12, 2018 at 3:26 pm

    Entre o deve e o haver (investimento vs exposição e retorno financeiro, social e desportivo) não penso que ficássemos a ganhar, como tal talvez não achasse muito boa ideia.

  • Turiacus
    Posted Setembro 12, 2018 at 3:29 pm

    Tendo em conta que iríamos organizar o mundial em parceria com a Espanha, creio que não haveria necessidade de construir novos estádios tal como aconteceu com o Euro 2004. Creio que com uma organização partilhada os estádios que temos seriam suficientes, visto que os jogos seriam divididos entre cá e lá.
    Por isso acho que seria uma boa ideia, traria pessoas para o nosso país e esse fluxo poderia ser positivo para o nosso país. É necessário é verificar todos os encargos que teríamos com este evento e verificar se seria possível levar esta ideia em frente, caso contrário é melhor esquecer e não nos estarmos a meter na boca do lobo e sair prejudicados com este evento.

  • ACT7
    Posted Setembro 12, 2018 at 3:36 pm

    Talvez a ideia seja Portugal ter o jogo de abertura e a final em Espanha.
    O mais certo é escolherem os estádios da Luz, Alvalade, Dragão e talvez Braga e ou Afonso Henriques. Mesmo estes estádios daqui a 12 anos iam precisar de obras significativas para receber um Mundial.
    Temos o Euro 2004 no CV, o que nos abre bastantes possibilidades.
    Num país normal e sem corrupção certamente iria ter um impacto positivo na economia, juntar dois países em modo “quem é que rouba mais” pode correr muito mal para Portugal e Espanha.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 12, 2018 at 3:51 pm

    Não, não e não. Ser figura menor num Mundial ESPANHA/portugal, nem pensar. Se querem o Mundial ou o Europeu que metam os pés ao caminho e que o façam, que se amanhem.

    P.S. Também tenho dúvidas sobre o impacto de receitas e despesas.

    • Teixas
      Posted Setembro 12, 2018 at 8:44 pm

      Era bonito um Mundial na velha Ibéria.

      Portugal e Espanha são países distintos mas que partilham muita história e sangue. 2 países que marcaram o Mundo, 2 países irmãos. Podiam entrar por aí.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Setembro 12, 2018 at 3:54 pm

    Parece-me uma boa ideia.

    Ficará Espanha com a maioria dos estádios e nós com uma mão-cheia deles, ou lá perto. Inevitavelmente os nossos estádios serão os maiores. A rentabilização que se possa fazer de outras instalações desportivas será no âmbito dos estágios.

    A final será sempre em Espanha, acho que, a concretizar-se, uma meia-final já seria muito bom e mais uns jogos dos quartos.

    Contudo, estamos em Portugal. Por isso, se se realmente se concretizar (preferindo o Europeu), não tenho grandes dúvidas de que a rentabilização será muito pouca para o potencial…

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 12, 2018 at 4:01 pm

    Gostava que fosse uma realidade pelo simples motivo de ser possível assistir, ao vivo, a maior competição do mundo de seleções.
    Seria incrível.

    Saudações DesPortistas!

  • Estigarribia
    Posted Setembro 12, 2018 at 4:08 pm

    Um Mundial organizado por Espanha e Portugal parece-me ser uma ideia interessante, já que temos estádios já construídos dos tempos do Euro’2004 (Luz, Alvalade, Dragão, Municipal de Braga, D.Afonso Henriques, Municipal de Leiria, Municipal de Aveiro, Estádio do Algarve) e talvez ainda se possa reestruturar o Estádio do Jamor, caso essa candidatura seja aceite e vá para a frente.

    Saudações Leoninas

    • DM
      Posted Setembro 12, 2018 at 5:08 pm

      Desses estádios apenas 3 poderiam ser usados e acho que somente na fase de grupos (o da luz acho que já nem é de primeira categoria)

      • Estigarribia
        Posted Setembro 12, 2018 at 5:29 pm

        DM, caso esta candidatura vá para a frente e seja aceite, à partida, Luz, Alvalade e Dragão deverão ser usados no Mundial. Talvez o Municipal de Braga e o D.Afonso Henriques também possam ser equacionados.

        Saudações Leoninas

      • O Patrao
        Posted Setembro 12, 2018 at 6:25 pm

        DM, as categorias dos estádios, salvo erro, são 4, sendo que 1 é a mais baixa e 4 a mais alta.

        E segundo consta o estádio da luz ainda é de categoria 4 pois só os estádios de categoria 4 podem receber, a título de exemplo, finais da liga dos campeões, como o estádio da luz recebeu.

        E penso que quer o Estádio do Dragão, quer o Estádio José Alvalade são também de categoria 4.

      • Sombras
        Posted Setembro 12, 2018 at 6:34 pm

        O Estádio da Luz, o Dragão e Alvalade são da categoria máxima de estádios da UEFA, e como tal da FIFA também. A questão que te deves referir é que a UEFA e a FIFA querem que os estádios das finais das grandes competições tenham no mínimo 70 mil lugares, algo que não se sucede com nenhum dos 3, apenas por questões comerciais.

  • golias
    Posted Setembro 12, 2018 at 4:30 pm

    Esta ideia não é descabida de todo, e até pode ser interessante para Portugal. Primeiro porque dificilmente teríamos capacidade para organizar um mundial sózinhos (creio que as indicações da FIFA são no sentido de isso já não ser possível), e segundo porque entre ter um papel menos relevante numa organização conjunta com Espanha ou não ter qualquer papel se o Mundial for organizado noutro local, creio que será sempre preferível estar envolvido. Em todo o caso, é preciso alguma cautela e juízo para não se cometerem os erros do passado, porque economicamente, se não representar um investimento público muito alto, até poderia ser vantajoso e iria estreitar os laços com os nosssos vizinhos, que são, naturalmente, um dos nossos principais parceiros económicos.
    Reforço que se isto representar um investimento público considerável, o que provavelmente será o caso, então o melhor é esquecer a ideia porque o nosso país precisa de muitas outras coisas do que andar a gastar dinheiro em algo associado ao futebol…

  • Sam Tuga
    Posted Setembro 12, 2018 at 4:59 pm

    Sinceramente estaria de acordo. Se não estou em erro sao necessários pelo menos 10 estadios para tal prova por com capacidade minima de 40/50 mil pessoas, por tanto teriamos 3 apartida e seria tambem a favor de uma renovação/novo estadio do Jamor. Ficariamos com 40% dos estadios logo teriamos que receber 40% dos jogos incluindo a abertura, uma meia final e pelo menos dois quartos de final. Para abertura serao necessários 80 mil lugares pelo que parece mas em 2006 tambem fecharam os olhos pois o Allianz Arena nao leva os ditos 80 mil. Seria uma boa oportunidade para Aproveitar os estadios que temos.

  • Kafka
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:12 pm

    Portugal está falido financeiramente, portanto será uma vergonha se andar a gastar o pouco dinheiro que tem em coisas desnecessárias como o futebol e em algo que irá dar prejuízo, pois os últimos mundiais todos deram prejuízo ao País que os organizou…. Se Portugal quer gastar dinheiro que gaste em coisas realmente importantes para o País, como a modernização do sistema de saúde, a educação, a ferrovia, etc… Agora palhaçadas de Mundial? Isto é brincar com o dinheiro dos meus impostos

    • DM
      Posted Setembro 12, 2018 at 5:18 pm

      Só há um motivo para tal, o pessoal que meteu dinheiro ao bolso em 2004 já o gastou

    • Mantorras
      Posted Setembro 12, 2018 at 5:42 pm

      Subscrevo. As prioridades andam ligeiramente trocadas.

    • TMT
      Posted Setembro 12, 2018 at 6:25 pm

      Mas pelo que parece a candidatura ibérica contará também com a presença de Marrocos. Vai ser uma candidatura a 3 muito provavelmente. E o mais provável é que Portugal fique com apenas 3 estádios, tal como o México e o Canadá, que para o Mundial 2026 vão ficar com 3 estádios cada um enquanto os Estados Unidos ficam com 10. Por isso no que toca a investir em estádios novos não vai ser necessário porque eles já estão construídos e vão ser o dos 3 grandes.

      • Kafka
        Posted Setembro 12, 2018 at 7:41 pm

        Um Mundial não dá só despesa nos estádios, a despesa extra-estádios é enorme… Para além de que em 2030 os 3 estádios que referes já terão 30 anos e portanto iriam precisar de ser remodelados para estar no Mundial…

        Portugal está nas lonas, o sistema de saúde está uma vergonha, listas de espera imensas, centros de saúde a fechar, falta de médicos, enfermeiros e etc… A educação é outra vergonha, com fecho de escolas, etc… A ferrovia é outra vergonha, com todos os problemas ambientais que daí advém, pois um fraco serviço ferroviário, leva ao uso do carro em detrimento do comboio e isso traz graves consequências ambientais… Etc etc podia continuar

        Num país assim, vir falar em gastar dinheiro numa coisa completamente insignificante como é futebol, é simplesmente uma vergonha

        • ACT7
          Posted Setembro 12, 2018 at 8:30 pm

          Tudo dito.
          Ainda está para vir o primeiro serviço público que funcione em condições.
          O problema do investimento em estádios, hotéis, etc. nem está em causa, o que está em causa é o dinheiro que é desviado para se fazer esse tipo de obras, aliás “nós” nem depois de uma tragédia como a de Pedrogão fomos sérios, quanto mais organizar um Mundial para potenciar o turismo e o desenvolvimento económico.

  • Salah
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:18 pm

    Era uma boa oportunidade para rentabilizar 3/4 estádios, mas existem imensas competições a que a FPF se podia candidatar sozinha, com muito menos polémica: mundial/euro feminino, sub-20/19/17 mas/fem… Creio que várias destas competições não custavam 1€ ao estado. Sabendo que o Mundial se ia jogar em Lisboa/Porto, e iria causar imensas dores de cabeça, se calhar o melhor caminho seria olhar para outras competições que podiam chegar a Aveiro, Leiria, Coimbra, Braga…

    O planeamento do Euro foi o desastre que se sabe, mas agora que os estádios existem não me parece que isso seja uma justificação racional para nunca mais organizar outra competição, o que é completamente diferente de voltar a gastar (muito) dinheiro do estado em clubes privados.

  • Pedritxo
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:45 pm

    O Euro 2004 economicamente foi um desastre e temso estadios a mosca, mas um Mundial em conjunto, principalmente na data que querem acho que pode ser vantajoso.
    Digo isto, porque a Portugal esta na moda no Turismo, mas isso pode acabar a qualquer momento, e em 2030, poderiamos reforçar esse caminho.
    Teriamos sempre que gastar um bom valor monetario, mas ja temos estruturas para isso desde estadios a outras coisas, porque a questao do aeroporto de Lisboa nao e resolvida , porque nao querem, temos em Beja , um aeroporto para ser utilizado, que o utilizem.

  • Mantorras
    Posted Setembro 12, 2018 at 6:01 pm

    Portugal não tem capacidade económica para organizar um evento desta envergadura, nem terá em 2030. Não é por termos estádios construídos que o investimento deixará de ser acima das possibilidades e quase certamente traduzir-se em prejuízos avultados.
    Sendo a meias com Espanha também significa que a maior visibilidade e imoortância vai ser dada a Espanha (com justiça, diga-se, não podemos comparar o tamanho de ambos os países, em várias vertentes) e assim, não terá sequer o retorno que se calhar se pensa.
    Históricamente, eventos deste género significam prejuízos. Portugal já teve o seu. Modernizou muita coisa, deu muito dinheiro a ganhar a muita gente e se calhar não o devia ter feito. É importante que se vá aorendendo alguma coisa com o passado.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 12, 2018 at 6:31 pm

    Como adepto iria adorar mas a realidade é que Portugal não pode embarcar em mais uma onda de despesismo.

    O Euro 2004 foi um sucesso em termos desportivos, organizativos e até de aderência social, mas foi um descalabro financeiro para o país, para as autarquias e até para alguns clubes…

    Ainda para mais em 2030 os estádios já construídos terão quase 30 anos, o que levaria a uma inevitável transformação nos recintos, já para não falar na obrigatoriedade em aumentar os já referidos estadios em termos de lotação já que para mundiais, só a Luz tem lotação exigida pela Fifa.

    E depois já todos sabemos como funciona a mentalidade tuga…tu renovas o teu eu tenho que renovar o meu…

    Era fantástico, mas não obrigado!

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 12, 2018 at 7:04 pm

      Houve esse problema dos custos para as autarquias dos estádios mas também houve um retorno enorme.

      Aliás, foi a partir do Euro2004 que Portugal deu o salto em termos turísticos e é hoje um dos países mais visitados do mundo.

      • Kafka
        Posted Setembro 12, 2018 at 7:49 pm

        O turismo não tem nada a ver com o Euro 2004… Até pq a grande aposta no turismo só se deu nesta década.. E beneficia e muito também de todos os problemas que existem em países “concorrentes” no Sul da Europa e Norte de África

        E essa do retorno que o euro 2004 deu, não é verdade, porque no fim deu prejuízo o euro 2004… Logo não vale a pena ter retorno se o retorno for inferior ao investimento

        • Antonio Clismo
          Posted Setembro 12, 2018 at 8:56 pm

          Os maiores lucros foram para as constructoras amigas como a Mota-Engil etc etc

          De resto, especialmente para o herário público, nem é preciso falar.

        • Amigos e bola
          Posted Setembro 13, 2018 at 12:33 am

          Tem sim. Centenas de milhares visitaram o nosso país e feito um inquérito, mais de 90% assumiu que gostaria de regressar a Portugal novamente.

          • Kafka
            Posted Setembro 13, 2018 at 2:24 am

            Claro e só o fizeram 14 anos depois, claro que sim

            O Euro 2004 nada tem que ver com o turismo actual… O turismo actual deve se à grande aposta feita há uns 3/4 anos atrás no centro da Europa ao nível de publicidade e claro as crises nos competidores directos como a Grécia, Turquia, etc que se tornaram inseguros levou a este aumento

    • ACT7
      Posted Setembro 12, 2018 at 8:23 pm

      A Luz têm lotação para meias finais e finais, Alvalade e Dragão acho que não, mas acho que podem receber outros jogos.

      • Estigarribia
        Posted Setembro 12, 2018 at 8:56 pm

        ACT7, por exemplo, no Euro’2004, o Dragão recebeu o nosso jogo inaugural com a Grécia e, salvo erro, as meia-final com a Holanda foi em Alvalade.

        • ACT7
          Posted Setembro 12, 2018 at 9:31 pm

          Tenho ideia que para meia-final de Mundial para cima, final de Champions e final de Euro, só o da Luz era capaz.
          Mas não tenho 100% de certeza, até porque ouvi isso por parte de funcionários do Benfica.

  • Vespas
    Posted Setembro 12, 2018 at 7:52 pm

    Não vejo porque não.

    O Euro 2004 trouxe muito mais que estádios para os mais distraídos, trouxe um aeroporto novo ao Porto, auto-estradas, estações de metro e outras infraestruturas que sem o Euro não existiriam.

    Qual seria o investimento? O dragão pode ser aumentado sem “grandes encargos”. De resto realisticamente não estou a ver grandes obras públicas. Talvez a renovação da linha de comboio que liga as duas principais cidades, que é obrigatório de qualquer das maneiras.

    Portugal com um estádio em Lisboa e outra no Porto pode ir perfeitamente apoiar espanha num mundial, e basicamente seria sempre esse o nosso papel.

    Em Espanha sim há problemas, o Real Madrid e o Barça não tem estádios sequer da qualidade dos nossos do Euro (podem por as estrelas que quiserem da Uefa).

    Os únicos estádios ao nível dos dos Portugueses são o novo San Mamés, o Cornellà -El Prat e o estádio de la cartucha. O resto é igual às antas mas pintado.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 12, 2018 at 8:53 pm

      Real e Barcelona encontram-se em projectos já muito avançados no que toca a construcção dos seus novos mega-estádios.

      Seria uma oportunidade única para aumentar a capacidade do Dragão, melhorar a Luz (envolvente), e Alvalade (fosso, problema crónico do relvado, envolvente) e reconstruir o estádio nacional.

    • Azor
      Posted Setembro 12, 2018 at 9:05 pm

      Tanto o Bernabeu como Camp Nou vão ser renovados nos próximos anos. O Metropolitano e o Mestalla estarão em boas condições também. O de la cartucha não percebi qual é. eheh

  • Lusitano
    Posted Setembro 12, 2018 at 8:15 pm

    Registrei-me só para dizer que uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha faz sentido, e basicamente não vai requerer nenhum custo adicional nem por parte de Portugal, nem da Espanha. Os dois países já têm os estádios necessários, e a infraestrutura de tourismo de tanto um quanto o outro são do melhor que há no mundo, e consequentemente mais do que suficiente para acolher os milhões que queiram vir assistir aos jogos. E mesmo eu sendo Portguês patriota, não tenho problema nenhum em aceitar a idea que a final teria que ser jogada em Espanha, porque tanto o estádio do Real quanto o do Barcelona têm maior capacidade que o estádio da Luz, então é lógico que essas duas cidades tenham preferência para a final. Portugal levaria uma meia-final.

    • RuiF
      Posted Setembro 12, 2018 at 8:24 pm

      Em 2030, os estádios construídos para o Euro já terão quase 30 anos de existência. Tenho sérias dúvidas que não sejam exigidas algumas alterações que levem a investir uns bons milhões na renovação das infraestruturas.

      • Lusitano
        Posted Setembro 12, 2018 at 9:24 pm

        Os custos de renovação dos estádio seria uma ninharia tendo em conta só o dinheiro que seria pago pelos direitos de transmissão por televisão, que estam nos billhões . No mínimo, só desse pote, o Benfica, o Porto e o Sporting recebiam uns 50 millhões de Euros para renovar os estádios, se não for mais. É pura especulacão da minha parte, mas parece-me lógico, tendo em conta que um mundial de futebol, especialmente na Europa, vaz girar rios de dinheiro.

        Essencialmente, nem Portugal, nem Espanha, têm nada a perder, só a ganhar.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 12, 2018 at 8:48 pm

      Duvido que Espanha/Portugal consigam ganhar a candidatura para o Mundial 2030 uma vez que se celebram os 100 anos do Mundial e uma candidatura onde esteja o Uruguai vai sair sempre vencedora, pela importancia histórica.

      Agora uma candidatura a um Euro faz mais sentido.

      12 estádios chegariam: Portugal com 4 e a Espanha com 8.

      Claro que teriam que ser feitas renovações nos estádios portugueses. Alvalade, Dragão, Luz e estádio nacional (seria uma excelente oportunidade para reconstruir o Estádio nacional, depois de ter investido na cidade do futebol, a FPF deve melhorar o estádio nacional, que tem condições vergonhosas actualmente, e é um sítio emblemático do futebol português.

  • Eagle1991
    Posted Setembro 13, 2018 at 11:56 am

    Candidatura de suporte a Espanha para mim é uma boa opção. Apoiaríamos com 5/6 estádios, os custos seriam razoáveis (há infrastruturas que só necessitam de ser melhoradas). Por outro lado Espanha nessa altura terá os estádios de Barça e Real quase novos e o Wanda metropolitano em excelentes condições. Teriam também o San Mamés que nessa altura necessitaria de pequenas intervenções. Seria também uma boa altura para renovar o Mestalla. Penso que a candidatura conjunta beneficiaria as 2 partes e os a folha orçamental não seria tão pesada. O euro 2004 foi um sucesso e mostra a boa organização que temos. Pode ser um fator chave.

Deixa um comentário