Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Espanha tentou “contratar” o brasileiro Miranda (central do Atlético); Rio Ave nas meias-finais da Taça (erro de Ricardo acabou com o sonho da Académica)

Em Portugal as naturalizações não são bem aceites, mas para a melhor selecção do mundo não é nenhum inconveniente. Pelos vistos o que interessa é ter um elenco forte, e verdade seja dita que Miranda era uma boa alternativa à dupla Ramos-Pique (é superior a Bartra, Nacho ou Iñigo Martínez).
Não vai acontecer, mas não foi por falta de tentativa. A Espanha ignorando que Miranda já tinha feito jogos oficiais pelo Brasil (pensava que só tinha participado em amigáveis, mas ignorou a Taça das Confederações em 2009), abordou o jogador do Atlético de Madrid (que pelo 3º ano consecutivo tem apresentado um nível muito alto) com a intenção de o naturalizar. A revelação foi feita pelo próprio central, que adiantou que Del Bosque esteve envolvido no processo e que a Federação Espanhola lhe perguntou todos os detalhes sobre a sua carreira, para tentar perceber se era possível repetir o que aconteceu com Diego Costa. VM – Percebe-se a necessidade da Espanha em tentar garantir um 3º central de Top, sendo certo que pode adaptar Javi Martínez, as restantes alternativas estão muito longe do nível de Ramos e Piqué. Por outro lado, Miranda deve perceber que neste momento é um dos melhores centrais da Europa (pouco valorizado mas desde que Simeone entrou no Atlético tem estado em grande), e ficar fora do Mundial por não ser opção para Scolari (deve chamar Thiago, David Luiz, Dante e Dedé) podia ser um bom pretexto para o convencer a “reforçar” a La Roja.

Taça de Portugal: O Rio Ave apurou-se para as meias-finais ao bater a Académica por 1-0. O único golo do jogo foi apontado por Braga, ao minuto 77, aproveitando uma falha grave de Ricardo. O guarda-redes da Briosa, que tem estado em grande esta época, aliviou mal uma bola fora da área e o médio vilacondense sem ninguém na baliza não desaproveitou.

54 Comentários

  • Tartaruga
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:50 pm

    Acho que desde que não se abuse, acho que não fazia mal nenhum em sermos mais liberais com as naturalizações. Para além disso, em resposta ao Kafka, o que define a nacionalidade não é apenas o local onde se nasceu, mas também os pais.. Assim as contas lá em cima passam só a afectar o Pepe, Deco e Liedson…

    Exemplo: Não vejo mal um jogador como Deco por exemplo jogar pela selecção. Esteve vários anos na liga Portuguesa onde vários de nós o acompanhamos, fossemos do clube dele ou tivéssemos medo dele enquanto adversário do nosso clube, e aprendemos a gostar dele fossemos ou não do seu clube (sou do Benfica).

    Acho que este exemplo se pode aplicar perfeitamente a Fernando ou a Lima. Ainda mais, existem ligações históricas entre o Portugal, Brasil e os PALOP, por isso acho que não é por aí que se perde a identidade, falamos a mesma ligua e temos muita história em comum. Finalmente não acho que seja por estas medidas que as selecções acabem por perder a identidade, acho que os próprios jogadores podem ter alguma noção, alguns rejeitam tais oportunidades.

    Fica só mais uma sugestão para o Visão de Mercado; que acham de fazerem um post a discutir uma medida deste género (podem alterar como acharem apropriado), acho que dava uma discussão engraçada: E se no Mundial/Euro, cada equipa pudesse seleccionar 1 ou 2 jogadores não convocados ou que não fazem parte de selecções que chegaram à fase final, onde as piores equipas (semelhante aos drafts americanos) têm prioridade na escolha? Jogadores como Ibra e Lewandowski não ficariam de fora destas provas e por outro lado seria muito mais competitivo! Claro que poderia des-caracterizar uma selecção, mas se fosse só 1 ou 2, não acho que seria o caso.

    • Tartaruga
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 6:05 pm

      Ok, percebo o ponto, acho que tens razão nesse aspecto, agora mesmo assim, não vejo o problema de incluirmos mais 1 ou 2 jogadores que tenham qualidade. Dos naturalizados só temos Pepe agora, que viveu em portugal antes de ser maior por isso até tem algumas raízes.
      Agora, dada a falta de PL's e médios em forma, Fernando e Lima realmente eram capazes de ser muito úteis. Pessoalmente não acho que seria uma coisa que me incomodasse como Português.

      Mesmo assim, seria preciso ter cuidado para este tipo de coisas não causarem mau estar no balneário, de jogadores mesmo Portugueses que fiquem ressabiados por perderem o lugar para um estrangeiro. No caso de dos 3 casos mencionados, não deve ter havido grandes problemas visto que ambos vinham de clubes que na altura contribuíram muito para a selecção. Hoje visto que Benfica e Porto estão cheio de estrangeiros e têm poucos elementos do seu plantel actual na selecção, não sei como Lima e Fernando encaixariam no plantel..

    • Kafka
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 5:13 pm

      Tartaruga, mas se repares, mesmo esses 3 (Deco, Pepe e Liedson) são mais que os da Espanha, Alemanha e França…é isso que eu tenho tentado contrapor, pois muita gente aqui diz que "Portugal não naturaliza ninguém e que a França/Alemanha/Espanha fartam-se de fazer isso", quando isso é mentira e olhando para as últimas competições, Portugal teve SEMPRE mais jogadores estrangeiros que essas Selecções…é só isso que tenho tentado demonstrar, que o exemplo que as pessoas utilizam não é verdadeiro e que Portugal naturaliza mais jogadores que essas selecções em concreto…

  • Tranquilo
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 11:46 am

    Isto já é cair no ridículo, a continuar assim é melhor mudarem o nome das competições para campeonato mundial de mercenários ou coisa que valha.
    Ser ou ter a nacionalidade são coisas diferentes e não comparem jogadores dos palop que temos tido que fizeram cá a formação futebolistica e humana com os casos do Diego e do Miranda.
    Existe muito interesse por trás para que a excepção passe a ser a regra, é o que parece.
    Até dá para rir quando pensam que basta ficar com o 'refugo' dos outros para ser automaticamente campeão de uma competição internacional.
    Não me interessa ter jogadores que apenas vistam as nossas cores porque não são escolhidos para o seu país de coração claro que quem acha que ganhar a todo o custo é que é motivo de orgulhos vai ter uma opinião diferente.
    Ainda se podem levantar outras questões, pode-se muito bem começar a ver seleções a 'contratar' jgadores mais para enfraquecer ou diminuir as opções dos outro que outra coisa.

    Até parece que a Grécia precisou de esquemas destes para se sagrar campeã Europeia na nossa casa para nosso prejuízo. E esta hein?

  • Chester Field
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 9:41 am

    A selecção da Espanha deve ter um orçamento enorme para ir contratar jogadores ao desbarato. Devem ter um passivo monumental, também.

    A verdade é que na Espanha estas naturalizações forçadas, com abordagens a jogadores, também são muito criticadas, talvez mais do que aqui. Simplesmente a federação espanhola não olha a críticas. Mas que reúne muita discórdia, não haja dúvidas. Principalmente se percebermos que a Espanha tem comunidades autónomas com bastante poder, que levam estas questões de nacionalidade com muito mais atenção do que aqui. Vejamos o exemplo dos bascos ou catalães.

    Pessoalmente, acho deplorável questionar-se a nacionalidade de uma pessoa e aliciá-la a defender outro país que não o seu com o único sentido de vencer uma competição desportiva. E pior exemplo que o de Miranda é o de Diego Costa. É ridículo.

  • Rúben Cardoso
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 9:24 am

    Foi pena ter chegado tarde à Europa, quando estava no Brasil, já era tido como um dos futuros melhores centrais do Mundo. Tem imensa qualidade, mas já caminha para os 30 anos.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 8:39 am

    Já que se está a "contratar", Portugal poderia perfeitamente tentar Douglas Costa que, pelo menos, seria um up-grade. E não esquecer, que no tempo do Queirós tentou-se os gémeos Da Silva do M.United para laterais, acabando por ter um desfecho já conhecido.

    Tiago Fernandes

  • ivan vale
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 1:25 am

    Sé para dizer que concordo na naturalização, desde que não seja colocada como 2ª opção. o caso do Pepe demonstrou claramente que queria jogar por Portugal, o Fernando, nao, disse que sonho dele era jogar pelo Brasil, portanto se eu fosse selecionador, nao entrava nas contas. um jogador que gostava de ver naturalizado era o Marquinhos, tem nacionalidade portuguesa e já mostrou interesse em representar Portugal, e não como segunda Opção, pq ele ainda é muito jovem, pode ir à seleçao do Brasil com muita facilidade, portanto se O Paulo Bento o chamasse vinha de certeza.
    No entanto, quando as naturalizaçoes se tornam excessivas ou simplesmente por é melhor que outro só se a diferença for muita, pq se nao é de as evitar, e o caso do Miranda é claramente um caso excessivo, Espanha tem bons centrais, tem Javi Martinez que desempenha bem o papel, as seleçoes nao sao clubes.
    saudações desportivas

  • miguel
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:51 am

    preferiam ter uma seleção de classe e com qualidade suspondo que todos eram seleçionaveis do tipo

    gr-ruipatricio
    d.d-danilo
    d.c-pepe
    d.c-garay
    d.e-coentrao
    m.def-fernando
    m.c-moutinho
    m.c-enzo
    e.d-salvio
    e.e-ronaldo
    ava-jackson

    ou preferem a seleçao como está a nossa que tem na mesma jogadores do brasil,cabo-verde,moçambique,venezuela etc etc

    • miguel
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 3:50 pm

      eu disse supondo que eram selecionaveis. supondo que o jackson não era internacional e que ja estava á 5 anos em portugal e que ficou com a nacionalidade portuguesa(como o fernando). preferiam ter o jackson a titular ou o postiga ? é só um exemplo

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 1:33 am

      miguel,

      Tem dó, eu sou a favor das naturalizações, mas esse 11 é ridículo.

    • João Lains
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 1:01 am

      Mas que disparate é este que acabaste de fazer? É por isso que por vezes me abstenho de comentar este tipo de temas aqui no blogue. As pessoas continuam a fechar os olhos e continuam a colocar jogadores como Nani, Varela, entre outros no mesmo saco do Fernando, que chegou a Portugal já um homem feito com 20 anos recém-cumpridos. O único nome que devia levantar polémica era o do Pepe mas esse chegou a Portugal com 18 anos e hoje em dia, vê-mo-lo cantar o hino nacional de Portugal. Além disso o Paulo Bento disse que nunca iria forçar a naturalização de nenhum jogador como também seria injusto abdicar do Pepe, nesta altura.

  • pedritxo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:29 pm

    o problema nao e ter ou nao naturalizados, o problema e o motivo deles para representar a selecçao. como no caso de fernando, que so quer ir para a nossa selecçao porque nao vai para o brasil, nao e por estar grato a portugal.
    Pepe e Deco foram diferentes, podiam perfeitamente ter jogado pelo brasil, mas quiseram jogar pro nos, e pepe ate mostra mais do que outros.
    Liedson ter jogado por nos foi uma porcaria.

    E quem nao nasce ca mas vem para ca ate aos 6 anos e portugues tanto como outro, porque faz a vida aqui, portanto e de ca e aprende a nossa cultura e ideias, vai para a escola aqui, portanto tem toda a legitimidade, essa questao nem se poe.

    e como no futsal se tem algum jeito a russia,italia e nao so serem metade ou mais de metade brasileiros, uma autentica vergonha, acho que deveria haver limite para 3 estrangeiros para quem chegasse ao pais acima dos 16 anos.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:55 pm

      Falas ainda no exemplo do Zidane que podia jogar pela Argélia, é um facto, pois os pais dele era argelinos e ele apesar de ter NASCIDO NA FRANÇA (em Marselha) e ter lá vivido toda a vida, de facto podia ter optado pela Nacionalidade dos pais e não pelo País onde nasceu…mas para falares no Zidane, tens de falar então do Rolando e Nani que hoje em dia podiam jogar por Cabo Verde e não jogam…podias ainda falar do Petit que podia ter jogado pela França e não jogou…podias também falar do Danny que podia jogar pela Venezuela e não o fez…ou ainda do Daniel Fernandes que podia jogar pelo Canadá e também não o fez…mais uma vez, as criticas a Portugal são infundadas…

    • Kafka
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:26 pm

      Tiago, isso não é verdade, o Karembeu (como o Chester Field me corrigiu e bem) e o Thuram, nasceram em território Francês sim, uma vez que a Nova Caledónia e Guadeloupe são territórios Franceses, da mesma forma que Macau por exemplo era Português até nós entregarmos o território à China (nessa altura quem nascesse em Macau era um cidadão Português de pleno direito)…e quanto ao Desailly e Vieira (lapso da minha parte não o ter mencionado), foram viver para França ainda em crianças, com 4 e 8 anos respectivamente, ou seja, é perfeitamente normal terem-se naturalizado Franceses, da mesma forma que o Bosingwa ou o Rolando também jogam por Portugal e não nasceram cá, mas viveram cá toda a vida…portanto essa França campeã do Mundo apenas tinha 2 jogadores que não nasceram em território nacional, e mesmo assim esses 2 viveram na França desde crianças…

      Quanto à Espanha, dás o exemplo do Marco Senna, e é verdade…mas lá está, tu criticas Portugual por não naturalizar jogadores, quando efectivamente Portugal joga com mais jogadores estrangeiros que a França/Alemanha ou Espanha, pois nesse Euro 2008 a Espanha tinha o Senna, e Portugal tinha o Pepe e o Deco…

      Outra coisa, os poucos/raros jogadores naturalizados pela França e ALemanha, foram para lá viver em crianças, já Portugal para além de ser a Selecção Europeia com mais estrangeiros no último Mundial, NENHUM deles veio viver para Portugal em criança nem sequer tinha família Portuguesa, ou seja, mais uma vez as vossas criticas não fazem sentido e são contraditórias com a realidade, que sucintamente, se resume a que Portugal é a Selecção Europeia que mais jogadores estrangeiros tem no respectivo "plantel"…pelo menos foi assim nas últimas grandes competições…

    • tiago
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 3:58 pm

      Espanha foi campeã da europa com a marco senna a ser fundamental no meio-campo, depois a idade e o aparecimento do busquets deixou de ser opçao. Agora recentemente tem o diego costa.

      Na França karembeu, vieira, thuram e desailly não nasceram na França, e mesmo o zidane teve a possibilidade de jogar na Argélia, mas ele rejeitou.

      Mas o que eu queria dizer é que essas selecções e muitas outras não tem problemas de naturalizar jogadores se com isso a suas selecções ficaram mais fortes, aqui em portugal com as opções de qualidade são muitas é que é um filme louco, parece que se esta a cometer um crime.

      Ontem no futsal passaram as equipas que jogaram com mais naturalizados, os adeptos italianos nas bancadas tanto festejaram os golos dos jogadores italianos, como os golos dos jogadores brasileiros, e no fim foram para casa a dizer estamos na final. Os portugueses orgulhosos ganharam uma vitória moral, para não variar.

    • Chester Field
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:50 pm

      A Nova Caledónia é, de facto, território francês. Isso seria como se dissesse que Ronaldo nasceu na Madeira e não em Portugal.

      Eu concordo consigo Kafka, e acho que isto já toma proporções absurdas, em que todo o leigo vai buscar argumentos comprovadamente falsos para defender as suas opiniões. Isto do fazer porque os outros fazem é muito giro, mas primeiro é necessário estar informado sobre o tema.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 9:41 am

      Tiago e outra coisa, a França foi campeã Mundial sem naturalizados nenhuns, eles nasceram TODOS em território Francês com excepção do Desailly (Gana) que foi viver para França com 4 anos de vida…e o Karembeu que nasceu na Nova Caledónia e foi viver com 17 anos para França…TODOS os restantes 21 jogadores nasceram em território Francês…é incrível como as pessoas (e até a Comunicação social) insiste em mentir e dizer que a França foi campeã do Mundo com uma "catrefada" de naturalizados…

    • Kafka
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 9:29 am

      Tiago, tens a certeza que a Alemanha, Espanha e França jogam com tantos estrangeiros assim? diz-me lá que estrangeiros é que a Alemanha, Espanha e França jogam?

      Portugual no último Mundial foi a Selecção Europeia que jogou com mais estrangeiros, mas pronto..

      Por favor parem de inventar que a Alemanha/França e Espanha jogam com jogadores naturalizados, porque isso é completamente mentira…os únicos jogadores naturalizados da ALemanha são o Klose e o Podolski que foram viver para a ALemanha com 8 e 2 anos respectivamente…e a França tem o Evra que vive em França desde os 2 anos de vida…..TODOS os restantes jogadores NASCERAM em território Alemão e Francês…a Espanha então nem sequer tem nenhum jogador neste momento nascido fora de Espanha

      Já Portugal, no último Mundial, foi SÓ a Selecção Europeia que jogou com mais jogadores estrangeiros, mais concretamente 3 (Pepe, Deco e Liedson), e todos eles só vieram viver para Portugal já com idade adulta e nenhum deles é descendente de familia Portuguesa…mas tudo bem, vocês preferem insistir que é a Alemanha e a França é que jogam com estrangeiros…

    • tiago
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:55 am

      eu preferia ter uma seleçao com alguns estrangeiros, mas que conseguisse ás decisões dos títulos, do que uma com 23 portugueses que ganha vitorias morais. a espanha faz isso e ninguém se queixa, na alemanha igual, frança idêntico, só aqui é que parece que é o fim do mundo.

      pergunte lá aos espanhóis e franceses se não festejaram na mesma os títulos que ganharam com ajuda dos naturalizados, agora é preciso é jogadores de qualidade(pepe,deco) e não liedsons em fim de carreira.

  • Kacal l
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:19 pm

    O Miranda é central "maduro" e de grande qualidade, tem evoluído muito na Europa e nos últimos anos tem se exibido a um nível elevado, é um dos "pilares" da defesa do Atlético de Madrid, seria um "reforço" de luxo para a Selecção Espanhola e uma alternativa de "peso" para a dupla Ramos / Piqué, mas se já foi chamado á Selecção Brasileiro e fez jogos oficiais, inclusive participando na Taça das Confederações em 2009, é impossível ser naturalizado, mas foi uma tentativa sem sucesso por parte dos Espanhóis, fica para a próxima, acho que a melhor opção é o Javí Martinez que mesmo adaptado cumpre muito bem a função.
    O Miranda tem lugar na Selecção Brasileira, para mim até seria a primeira alternativa á dupla Thiago Silva / David Luiz, a quarta vaga podia ser ocupada pelo Dedé ou Marquinhos, dependendo do tempo de utilização, forma física e rendimento.

    Em relação ao Rio Ave – Académica, o futebol é mesmo isto, um GR pode estar a fazer grandes exibições e dar pontos, mas num lance, num determinado jogo basta errar para estragar a "pintura", este erro "dá" uma eliminação da Taça mais importante em Portugal, nas meias-finais (evitando Porto e Sporting), a Académica podia conseguir um lugar na final, mas os erros acontecem e só quem não "anda á chuva é que não se molha" e ele tem que levantar a cabeça e seguir em frente, ele e os seus companheiros, esquecer este erro e tentar não voltar a repetir, continuar a fazer boas exibições, é um bom GR.

  • Paulo Pereira
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:10 pm

    Caso o Braga ganhe ao Aves e o Porto continue na Taça da Liga, as meias-finais das nossas duas Taças internas serão as mesmas: Porto – Benfica e Rio Ave – Braga. Interessante.

    Boa época do Rio Ave até agora.

  • Tomas W
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:55 pm

    Eu tenho uma sugestão para todos aqueles que acham normal a naturalização para reforçar a selecção.
    Naturalizem-se os adeptos. Se vocês próprios se naturalizarem alemães, espanhóis ou brasileiros terão uma bela oportunidade de no final do Mundial poderem gritar a plenos pulmões "CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES"

  • Fábio Coutada
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:49 pm

    Contratem um departamento de scouting para a selecção portuguesa. É começar a mandar olheiros para a América do Sul, só por terem mais facilidade em aprender o hino. Assim que deixar de haver vergonha definitivamente e o transmontano Eder Luis começar a fazer golos, pode-se começar a observar no resto do mundo.

    É trabalhar nisso.

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:46 pm

    Tinha esperança que a Briosa chegasse de novo a final da Taça, mas nao vai acontecer. Curiosamente um erro do jogador mais improvavel que no ultimo jogo tinha feito uma exibiçao monstruosa (Ricardo pois claro). Veremos se o Rio Ave conseguira discutir a eliminatoria com o Braga, sendo certo que os vilacondenses nao estao tao fortes esta temporada como na ultima.

    Em relaçao ao Miranda, creio que este tipo de naturalizaçoes so para fortalecer a equipa nao fazem qualquer sentido, uma vez que as selecçoes nao sao clubes, onde se contrata quem se quer para obter um melhor rendimento da equipa. E evidente que nao ha nenhum central ao nivel do Ramos e do Pique, mas nao deve ser esse o motivo para se ir a pressa encontrar outro.
    Em relaçao ao Miranda, o brasileiro tinha qualidade para integrar o elenco tanto do Brasil como da Espanha claro. No Brasil tem alguma concorrencia, mas ainda assim e claramente um dos 4 melhores centrais brasileiros do momento. Nao sou fa do Dante e como tal levaria o Miranda no seu lugar, mas percebo que o central do Bayern tenha outro "hype" por causa da equipa em que joga.

    • Rodrigo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:02 pm

      Concordo com a tua analise, slb1994. Ainda assim, no caso do Salin foi o proprio jogador a assumir que foi para o Rio Ave quase obrigado, devido ao negocio de ir para Braga ter fracassado. Talvez nao se tenha aplicado o suficiente e foi dispensado, sendo que agora no Maritimo relançara a carreira e certamente que voltara as boas exibiçoes.

      Por outro lado, tambem nao percebi a cedencia do Wakaso nesta 2ª metade da epoca, ja que e um jogador com qualidade. Depois ha o caso do Hassan que esta epoca nao explodiu como se esperava. O Lionn e o Edimar tambem nao sao os mesmos (o primeiro ate perdeu o lugar para o Nuno Lopes).

      Assim, os unicos jogadores que me parecem continuar bem sao o Braga, o Ukra e o Tarantini, sendo que espero uma 2ª volta bem mais forte do conjunto de Vila do Conde (sera vital melhorarem os desempenhos em casa).

    • slb1994
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:13 pm

      O Rio Ave este ano tem estado muito abaixo das minhas espectativas. Não perdeu muitos jogadores importantes – excetuando Oblak , Wires/Bebé ( estes dois últimos só jogaram meia época) – e ainda reforçou se com jogadores de qualidade como Romain Salin, Nuno Lopes, Luis Gustavo e agora Pedro Santos e Velikonja. Agora, coletivamente as coisas estão muito pior em relação à época transata.
      Esta está também a ser uma época com diversos casos “estranhos” no clube de Vila do Conde: desde a dispensa de Salin (um dos melhores guardiões do campeonato) e mesmo de Del Valle (que tem mesmo muita qualidade e facilmente assumiu se como figura do Paços de Ferreira).
      Agora, ainda vão a tempo de recuperar no campeonato e podem ter a Taça de Portugal como um “bónus” fantástico.

  • kafka
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:32 pm

    Analisando as 2 últimas grandes competições

    Euro 2012
    – Espanha com 23 jogadores nascidos em território Espanhol
    – Portugal com 20 jogadores nascidos em território Português, 2 (Nani e Rolando) nascidos em Cabo Verde (quando nasceram Cabo Verde já era independente) e 1 nascido no Brasil

    Mundial 2012
    – Espanha com 23 jogadores nascidos em território Espanhol
    – Portugal com 18 jogadores nascidos em território Português, 1(Rolando) nascido em Cabo Verde (quando nasceram Cabo Verde já era independente), 2 (Pepe e Liedson) nascidos no Brasil , 1 (Danny) nascido na Venezuela e 1 (Daniel Fernandes) nascido no Canadá

    Euro 2008
    -Espanha com 22 jogadores nascidos em território Espanhol e 1 nascido no Brasil (Marcos Senna)
    -Portugal com 18 jogadores nascidos em território Português, 1 (Bosingwa) nascido no Zaire, 1 nascido em França (Petit), 2 (Pepe e Deco) nascidos no Brasil, 1 (Nani) nascido em CAbo Verde (já era um País independente quando o Nani nasceu)…não incluo o Nuno Espirito Santo, porque apesar de ele ter nascido em São Tomé e Principe, quando ele nasceu ainda era território Português

    Isto são factos, agora cada um que tire as conclusões que quiser, quanto a se Portugal naturaliza mais ou menos jogadores que a Espanha…acho que é evidente quem joga com mais jogadores nascido fora do País..

    • Anónimo
      Posted Julho 5, 2015 at 2:52 pm

      Eu admiro bastante a tua paciência. Eu fiquei com a sensação que as pessoas não compreenderam ou não leram ou talvez nem quiseram ler o que tu disseste. "Portugal tem que ser mais liberal nas naturalizações" , quando na realidade tu até demonstraste que portugal já é mais liberal que qualquer outro país europeu nessa nuance !!!! Artur Raposo

    • kafka
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:36 pm

      Bem isto fazer as coisas pelo tlm à pressa da nisto…em 2010 não jogámos com 2 mas sim 3 Brasileiros (Deco, Liedson e Pepe)

      Mateus, de acordo contigo sobre a diferença entre "estrangeiros" e os "filhos de portugueses"

      Jonas, quanto à Alemanha, é mesmo um puro mito, pois são todos nascidos em território Alemão e as únicas excepções são jogadores que emigraram ainda em bebes/crianças para a Alemanha, e assim sem ver, são mesmo só o Klose e o Podolski, mas vivem desde bebes na Alemanha…e a França é parecida….

      Jeremy, ao fazer esta comparação não foi no sentido de ver quem "ganhava" com mais estrangeiros, foi mais no sentido de tentar desmistificar a ideia que existe que "todas as selecções jogam com naturalizados, menos Portugal"…o que não corresponde de todo à verdade…analisando caso a caso, esta ela por ela em quase todas as selecções…e no caso concreto de Espanha e Portugal, a nossa Selecção até joga com mais Brasileiros que a Espanhola, por exemplo…

    • Mateus
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:06 pm

      Contra factos não há argumentos, boa Kafka. Eu gosto do modelo que Portugal(luso-descendentes, adolescência passada em Portugal ou casos extraordinários(neste momento só o Pepe se encontra neste parâmetro, Fernando, Liedson, Deco, Lima, na minha opinião não se adequam)) segue neste momento. Isto é como o mito que se criou dos jogadores da Alemanha, e depois vai-se a ver é quase tudo nascido na Alemanha ou desde muito pequenos lá. As opiniões variam muito, mas penso que o que a maioria apoia é a não contratação de jogadores que jogam em Portugal para a selecção Portuguesa, em relação àqueles que são descendentes tem um pouco a ver com a mentalidade de cada um, mas no geral sendo Portugal um país de emigrantes é visto como razoável pelo povo Português.

      Mateus

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:00 pm

      Muito boa comparacao Kafka. Adicionava ai os exemplos da Franca, da Holanda e mesmo da Alemanha para dar um contexto melhor.

      Jonas

    • kafka
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:57 pm

      Francisco, fazem porque se reparares, Portugal teve sempre mais jogadores "puramente" estrangeiros que a Espanha, ou seja:

      2008 – Espanha com 1 Brasileiro e Portugal com 2 Brasileiros
      2010 – Espanha com 0 e Portugal com 2 Brasileiros
      2012 – Espanha com 0 e Portugal com 1 Brasileiro

      Isto é um facto, mas as pessoas insistem sempre em dizer que "só em Portugal é que nunca se joga com jogadores naturalizados e o resto das selecções jogam com contentores de estrangeiros naturalizados", o que não é bem assim, conforme se prova pelos jogadores que depois são levados ás fases finais..

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:56 pm

      Isto não é uma competição a ver quem tem mais ou menos…

      Eu não concordo com isto, em nenhum dos casos, mas no Espanhol ainda mais vergonhoso é pois com tantos jogadores de qualidade não havia necessidade disso.

      Os casos dos Brasileiros e dos jogadores de raízes africanas são bem diferentes, pois os africanos sempre sonharam em jogar por Portugal, para os Brasileiros somos sempre a segunda opção.

      Por isso é que defendo a naturalização do Pepe, pois foi o único que realmente podia ter optado pelas duas e escolheu a nossa, para além disso está cá desde muito novo (18 anos creio).

    • M.Cruz
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:55 pm

      Espanha naturaliza jogadores que não tem qualquer ligação ao país. Portugal, pelo contrário, tem apenas naturalizações de jogadores dos PALOPs e Brasil. Bosingwa, Peti, Danny são filhos de portugueses, pelo que são tão portugueses como os nascidos em Portugal

    • francisco
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:44 pm

      A forma com se deu a descolonização em Portugal foi totalmente diferente do caso Espanhol pelo que estas comparações não fazem muito sentido…

    • kafka
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:43 pm

      Rectificação, o Nani nasceu em Almada, erro da minha parte, portanto é tirar um jogador a nascido em território estrangeiro e adicionar a território nacional

  • Pedro Ribeiro
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:31 pm

    e incrível como as selecções mais fortes de futsal na Europa apenas o são por causa dos imensos brasileiros
    hoje viu-se na Itália, no jogo contra a Rússia deu para perceber que os craques são os brasileiros e em Espanha e o caso menos grave pois penso que só o fernandão e brasileiro tal como em Portugal temos o leitão apenas!!
    Por isso no final de contas dá para ver que a nossa selecção estaria no top3 mundial se não fosse os brasileiros naturalizados!!

  • Pedro Ribeiro
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:29 pm

    e incrível como as selecções mais fortes de futsal na Europa apenas o são por causa dos imensos brasileiros
    hoje viu-se na Itália, no jogo contra a Rússia deu para perceber que os craques são os brasileiros e em Espanha e o caso menos grave pois penso que só o fernandão e brasileiro tal como em Portugal temos o leitão apenas!!
    Por isso no final de contas dá para ver que a nossa selecção estaria no top3 mundial se não fosse os brasileiros naturalizados!!

  • Manuel
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:19 pm

    Qto as naturalizações a minha opinião é mto simples.
    Se é suposto o confronto entre selecções ser feito por jogadores que nasceram no pais, sou contra, se o suposto mudar e passar haver liberdade clara e inequívoca para cada pais formar uma equipa com quem quiser então sou a favor.
    Gosto é de regras claras!!! O q existe hj em dia é uma palhaçada. Um jogador pode jogar em todas as seleções do seu país até aos 18 anos, mudar de país, e dependendo das regras para naturalização do pais para onde vai pode passar a representar outro pais passado algum tempo sem qq obstaculo. Isto é anedotico e uma mentira ao verdadeiro espirito das competições.
    Espanha pode ser uma das melhores equipas do momento mas o Brasil tem 5 copas do mundo sem naturalizados, é alias o pais q dá mais naturalizados as equipas adversarias. Reforço equipas não seleções.

    A questão, para mim, é com quem nos queremos comparar e q valores defendemos.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:01 pm

    Em Espanha é normal? o único jogador naturalizado espanhol atualmente na seleção Roja é Diego Costa.
    Em Portugal temos Pepe, William Carvalho (não sei se nasceu cá), Nani, Rolando, Varela, agora vamos ter Fernando ..

    João

    • João Lains
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:42 am

      Continuam a insistir em comparar um caso de um jogador que mesmo sem ter nascido em território português chegou cá durante a sua infância e cresceu como um cidadão português com um que chegou a Portugal com 20 anos recém-cumpridos (um homem portanto) e que alguns meses antes de manifestar o desejo de representar a nossa selecção havia dito à imprensa que o seu sonho era representar a selecção brasileira?

    • M.Cruz
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:52 pm

      O Varela nasceu em Almada (e não em Almeida como, por lapso, indiquei). O William nasceu em Luanda e o Nani na cidade da praia, mas aos 10-11 anos já jogavam no Algueirão e no Real respetivamente

    • kafka
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:44 pm

      Afinal eu é que estava errado, peço desculpa, é de facto verdade que o Nani nasceu em Almada

    • kafka
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:38 pm

      Só rectificar que o Nani nasceu em Cabo Verde

    • Henrique Nogueira
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:14 pm

      O William nasceu ca e o Nani tambem e o Varela tambem

    • M.Cruz
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:14 pm

      O Varela nasceu em Almeida, Muitos desses jogadores são filhos ou netos de portugueses, pelo que não será assim tão descabido convocar um William Carvalho ou um Nani que vivem em Portugal desde tenra idade. Já o Miranda jogou em 2007-2008 no Atlético (1º clube em espanha, já com 23 anos), voltou ao São Paulo em 2009, 2010 e 2011, e está novamente no Atlético desde 2011-2012 (3-4 anos)

    • Tiago
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:13 pm

      A Espanha nos últimos anos tem se fartado de naturalizar jogadores, Pernia, Donato, Catania, etc.

  • César
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:00 pm

    Em Portugal, somos uns bons "à moda antiga"!
    Acho que este assunto já foi mais que esmiuçado neste blog, portanto deixo apenas algumas ideias:
    Para quem diz que se perde a caracterização de uma selecção quando se naturaliza jogadores, rio-me bastante. Porque muitas das pessoas que dizem isso, defendem a titularidade do Danny na selecção, um gajo que nem português consegue falar.
    E temos jogadores como Pepe, como o Deco, que foram dos melhores jogadores que já tivemos, mas não nasceram em Portugal. E enquanto uns naturalizam jogadores e ganham Mundiais e Europeus, nós vamos a play-off's, mas ao menos mantemos as nossas raízes!
    Não percebo como é que há gente que diz que o Fernando, pegando num exemplo recente, não faz falta à nossa selecção, quando aquela defesa e meio campo defensivo é um autêntico buraco. Podíamos tambem ter naturalizado alguns jogadores ao longo dos anos, que se calhar ainda hoje nós davam grande jeito. Mas não, vamos ser retrógrados e ver os outros a ganhar, não importa!
    Saudações desportivas a todos.

    • César
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 12:55 am

      Vettel, e o Bilbao até é uma selecção, para seleccionar jogadores!
      E como o Renato referiu, ganha muito com isso. Sim, é muito bonito ter só jogadores bascos, mas eu cá prefiro ter um misto, e ganhar.

    • Renato
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 10:20 pm

      vettel á quantos anos o bilbao não ganha nada de nada ?

      prefere que portugal vá ao brasil com 23 portugueses e não passe de grupo, ou que va ao brasil com um misto e ganhe o mundial ? eu prefiro a 2ª hipotes

    • VettelF1
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:21 pm

      Já ouviste falar em Athletic Bilbao?

  • sadf
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:59 pm

    Acho ridiculo este abuso de 'contratações'

    Ainda hoje Portugal Itália. Itália só tem 8 brasileiros.

    Nao faz sentido. Deixamos de tar a ver o portugal italia e passamos a ver o equipa mista italia brazil contra Portugal.

    Mais vale mudar o nome da equipa, sempre se sabe quem e quem!

    E que o critério nem e o Miranda considerar-se espanhol mas sim o facto de ser mais umavez uma boa ccontratação.

    Cumpts

Deixa um comentário