Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Espanha limpa tudo! Agora foi o Europeu sub-19

Imagem: Espanha

Recuperação da hegemonia? À exceção dos sub-17, tem sido um ano glorioso para a Espanha, tanto nos masculinos como femininos, sendo que pode ainda conquistar os Jogos Olímpicos. Esta geração nem parece das mais talentosas, mas La Roja dominou a final a seu belo prazer, levando o jogo para onde queria, e beneficiou de uma tarde infeliz do guarda-redes Joao Bengui, que já tinha demonstrado alguma insegurança em desafios anteriores. Ainda assim, mérito para o coletivo de José María Lana, onde Iker Bravo, que termina contrato com o Bayer Leverkusen em 2025 (tem sido associado à Udinese) é o expoente máximo de qualidade (o MVP do torneio; sempre muito disponível para baixar em apoio e dar mobilidade no ataque, além da qualidade técnica e na finalização). Também Gasiorowski tem uma situação contratual frágil e deu cartas (central muito forte com bola e já com rodagem de Valencia), enquanto David Mella, que já tinha sido importante frente à Itália, juntamente com Pol Fortuny, entrou no XI e foi chave na assistência no 1-0 e no lance que deixou a França reduzida a 10. Do outro lado, Bouabré foi bem anulado, o capitão Atangana também não conseguiu ter impacto e a dupla Bahoya e Kroupi teve uma tarde para esquecer.

A Espanha é campeã europeia de sub-19, após bater a França por 2-0. Iker Bravo deu vantagem aos espanhóis perto do intervalo, depois de um bom passe de Mella, tendo a turma de José María Lana dilatado no 2.º tempo, após as substituições, com Assane Diao a romper no flanco direito e a beneficiar de um desvio em Jacquet, aos 69 minutos. Pouco depois, Gomis foi expulso aos 76′ e deixou a seleção gaulesa reduzida a 10 até final, sendo que La Roja controlou a vantagem e confirmou o estatuto de nação mais titulada do escalão, agora com 9 conquistas.

20 Comentários

  • Rated R
    Posted Julho 31, 2024 at 8:41 am

    Premiership tem apenas estatuto e dinheiro.
    Espanha tem a melhor formação do planeta e sua programação esta a ser seguida com disciplina e de forma coerente.
    Portugal é o maior potenciador de atletas e “vendedor” da Europa e talvez do Mundo.
    Para mim o campeonato Espanhol é o melhor e só não é consensual para todos por causa dos ingressos que os clubes ingleses possuem que são surreais e que se houvesse noutros paises os clubes estariam mais capazes de investir.
    Tirando os ingleses só o real consegue fazer malabarismos financeiros para atrair “galaticos” e do meu ponto de vista de forma pouco clara e pouco transparente, alem dos jogos de bastidores e colinhos da UEFA e mesmo FIFA por ser o clube que é…
    Mas pronto… Onde ha dinheiro ha estrelas e onde ha estrelas…

  • Art Vandelay
    Posted Julho 29, 2024 at 6:47 am

    A Espanha em futebol é a actual:
    – Campeã Europa masculinos
    – Campeã Liga Nações masculinos
    – Campeã Europa Sub 19 masculinos
    **
    – Campeã Mundo femininos
    – Campeã Liga Nações femininos
    – Campeã Mundo sub20 femininos
    – Campeã Mundo Sub17 femininos
    – Campeã Europa sub19 femininos
    – Campeã Europa Sub17 femininos

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 28, 2024 at 8:58 pm

    A Liga Espanhola deve ter perdido metade do seu capital nos últimos anos. E não é que passaram a gerir muito melhor os seus recursos, conseguindo novamente uma hegemonia no futebol com muito menos recursos e muito menos talento (diga-se de passagem).
    .
    O futebol em Espanha pode ter muitos problemas e certamente também terá os seus corruptos de estimação, o próprio Tebas da Liga Espanhola não inspira confiança nenhuma, mas pelo menos a maioria dos clubes continuam a fazer um excelente trabalho e a Federação Espanhola, mesmo com autênticos cromos como o Rubiales consegue gerir tudo isso com qualidade e com visão de futuro. Todos os escalões em Espanha usam o mesmo sistema.. O De La Fuente já tinha ganho tudo nos sub21 e agora na seleção principal volta a vencer usando praticamente os mesmos jogadores que teve nos sub21 e o mesmo sistema, bem oleado.
    .
    Em Portugal temos uma Liga de brincadeira, onde os clubes podem fazer tudo o que lhes apetece, e onde as casas de apostas mandam nisto tudo… Não fossem quase todos os clubes patrocinados por casas de apostas e a própria Liga… O Proença ainda ajudou a afundar mais o barco… O escrutínio é praticamente zero quer na Liga quer na FPF, uma vez que o Fernando Gomes está mais de olho num cargo na UEFA ou na FIFA do que na boa gestão do futebol em Portugal…

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 29, 2024 at 8:45 am

      La Liga perdeu efetivamente músculo financeiro, mas o sinal principal é a falência adiada do Barcelona, que toda a gente sabe que está falido, mas que ninguém tem a coragem de fazer efetivamente falir, porque ninguém tem interesse, nem sequer o Real Madrid, que La Liga fique com o mesmo modelo competitivo da Alemanha ou de França, ou seja um clube enorme e os outros. Portanto há uma farsa em curso da qual todos são cumplices, e não apenas Tebas, que sendo certo o que dizes, tentou governar em nome dos descamisados de La Liga, aumentando-lhes muito as receitas de televisão.

      Isto gera para mim o problema económico principal da competição, o papel dos clubes médios Atleti, Valência, Villareal, Athletic Bilbao, Real Sociedad, Betis e Sevilha. Sim o Atleti será o maior dos médios, um quase grande, porque apesar de possuir um orçamento superior, e uma situação económica relativamente estável, falta-lhe os títulos para estar ao nível de Real Madrid e Barcelona. Boa parte dos outros clubes atravessa crises financeiras e institucionais, precisamente por terem sido clubes mal geridos, que gastaram demasiado e sem critério, e perderam o modelo que os fazia tradicionalmente competitivos, formar bem para vender bem. São clubes que cresceram mais do que deviam nos últimos 15 anos, e que agora estão a ajustar-se à nova realidade. A exceção a isto são os clubes bascos, que mantém esta política em boa parte pelo facto de alinharem com bascos, ou a 100% ou maioritariamente.

      Como contraponto a isto surge a emergência de um fenómeno como o Girona, que reflete a política de Tebas no apoio aos descamisados. É que se é certo que os clubes médios estão com problemas, o aumento das receitas televisivas permitiu aos clubes mais modestos quase duplicarem as suas receitas, e os mais bem organizados, como o Girona com a sua parceria com o City, ou equipas como o Osasuna, o Maiorca ou o Rayo, pudessem fazer boas equipas e praticar bom futebol. Equipas cujo paradigma tradicional era alimentar o plantel dos clubes médios, mas que o aumento de receitas fez com que pudessem reter algum talento.

      Creio que a próxima década irá transformar o futebol espanhol, sobretudo pela previsível hegemonia do Real Madrid, e pela forma como evoluir o panorama competitivo europeu, designadamente se a Superliga de Florentino avança ou não, tornando as Ligas nacionais competições menores e desprovidas de interesse.

      • Antonio Clismo
        Posted Julho 29, 2024 at 11:47 am

        Acredito que o pior ainda está para vir em termos financeiros na Liga Espanhola, porque os avultados investimentos nos estádios para o Mundial 2030 só serão pagos mais tarde..
        .
        Só projetos assentes no modelo da formação como o Athletic Bilbao ou no modelo de marketing (Real Madrid) poderão sobreviver a longo prazo.
        .
        Ainda bem que Portugal não se lançou na onda dos investimentos avultados em infraestruturas absurdas para o Mundial 2030, o dinheiro pode assim ser gasto em coisas mais úteis como em Hospitais, Escolas, promoção da natalidade, transição energética ou quiçá, em programas reais de desporto escolar ou promoção do desporto.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Julho 29, 2024 at 1:16 pm

          Eu discordo que o modelo do Real Madrid seja só markting. Quem está a construir a equipa sabe muito de futebol, e a equipa que estão a construir é simplesmente BRUTAL Eles compram grandes jogadores novinhos( Valverde, Camavinga, Vinicius, Rodrigo) e misturam isso com jogadores feitos. Tenho a curiosidade se Mbappé vai ser o novo Cristiano Ronaldo ou o novo Haazard. Se pegar não tenho nenhuma dúvida que o Real Madrid irá dominar de forma absoluta a próxima década.

          E não, não foi Markting, foi boa gestão, o Real Madrid gastou muito menos que o City, e fez uma equipa equivalente. Veremos em 2025 se agora tem uma superior.

    • Mantorras
      Posted Julho 29, 2024 at 8:44 am

      Espanha investiu largo no desporto, nao apenas no futebol (Espanha tem atletas de topo em quase tudo o que e desporto), ha muitos anos a esta parte. Esta reuperacao de hegemonia, no futebol, acontece porque ja a tinham tido antes, nada tem que ver com diminuicao de investimento aqui e acola, por parte dos clubes, apenas. com fornadas melhores ou piores, ja que a aposta e a mesma que era ha uma decada.
      Alem disso, ha muito tempo atras, Espanha escolheu o seu caminho, senda este dominar, jogar bem e ganhar assim, enquanto nos escolhemos a versao Mourinho, de ganhar a todo o custo, mesmo que seja a rebolar e chutar para a bancada durante 75min, foram muitos anos perdidos a insistir nisto.

  • Jasomp
    Posted Julho 28, 2024 at 8:02 pm

    Não é assim tão limpar tudo. No Europeu sub-17 saíram com um pleno de derrotas em 3 jogos. Inclusive a perder connosco.

    A Dinamarca desiludiu-me depois do que vi deles contra Portugal.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 29, 2024 at 8:47 am

      Acho que a malta em Espanha está a deprimir até hoje com essa derrota. Foram a Cibeles há semanas comemorar um Euro, que parvoíce, com essas três derrotas trágicas e humilhantes ainda no imaginário coletivo… Enfim…

    • Acnology
      Posted Julho 28, 2024 at 11:33 pm

      Que azia à Espanha ahaha. Mesmo com os seus problemas, tomara Portugal ter esta organização.

      Em vez de se olhar com inveja, que olhem como exemplo a seguir, uma equipa que joga da mesma maneira durante todos os escalões, que permite continuar a ganhar mesmo com gerações mais pobres. Isso sim é trabalhar na formação

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 28, 2024 at 8:52 pm

      Pois mas sub17 é apenas uma iniciação ao futebol, tem o valor que vale. Sub19 já começa a ser um pouco mais sério, e sub21 já é profissional de nível bem alto, basicamente uma iniciação à elite.
      .
      O sucesso que a Espanha está a ter é fruto do trabalho que está a ser desenvolvido desde a base em todos os clubes, todas as cidades e todas as regiões, onde todos têm um papel a desenvolver, mesmo todas as divisões.
      .
      O sucesso é apenas a pontinha de uma pirâmide de trabalho muito mais vasta..
      .
      Já em Portugal, não existe rigor, critério e muito menos planificação a longo prazo… Os poucos talentos que vão aparecendo é mais por geração espontânea do que outra coisa.. Os dirigentes fazem o que querem com os clubes e usam-nos apenas para ordenhar a vaca e lhe retirar o máximo de leite em menos tempo, antes de se pisgarem daqui para fora… A aposta na formação é residual e é sempre em último recurso.. Até acredito que muitos clubes da Primeira Liga gostavam de nem ter formação, apenas é porque a FPF assim o obriga para terem licença para competir nas Ligas… Mas acaba por ser meramente um proforma… pouco querem saber disso… querem é trazer o máximo de ativos dos agentes amigos vindos de fora para ver se algum endinheirado europeu lhes pega em tempo record…

      • Judge_Dredd
        Posted Julho 28, 2024 at 10:06 pm

        Só uma observação que me parece pertinente:
        Se um clube tiver todos os escalões em Espanha, o futebol de formação é quase a borla( as inscrições são irrisórias comparadas com o valor pago em Portugal)
        Se o futebol de formação em Portugal fosse financiado ao nível que é em Espanha, se calhar as coisas não seriam assim

        • Jasomp
          Posted Julho 28, 2024 at 10:45 pm

          E não se entende a maneira de atuar da FPF, num autêntico deixa andar em relação aos clubes. Não é por falta de recursos financeiros, porque a FPF é tão ou mais rica que a Federação Espanhola.

        • Antonio Clismo
          Posted Julho 28, 2024 at 10:39 pm

          É uma ideia

      • Jasomp
        Posted Julho 28, 2024 at 9:12 pm

        Sem dúvida, Clismo. Sei que não é comum no blog, mas concordo contigo e com a tua visão para a fraqueza dos projetos em Portugal e a pouca sensibilidade dos dirigentes para a formação.

      • oMeuUserName
        Posted Julho 28, 2024 at 9:11 pm

        Também não venceram o último sub-21…

Deixa um comentário