Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Essa equipa do Benfica batia todas as dos últimos 15 anos»

Concorda?

Para Fábio Coentrão a melhor equipa que o Benfica teve nos últimos 15 anos foi a sua de 2009/2010, que se sagrou campeã nacional. «Tínhamos uma equipa fantástica, dava gosto. Acho que nos últimos 15 anos, a nível de qualidade, esta equipa bate os anos todos. Saviola, Aimar, que é um jogador fora do normal, o Ramires, o David Luiz, o Di María», disse o antigo lateral-esquerdo no programa Futebol Arte, da Sport TV. «Tínhamos uma equipa fantástica e um treinador que, sejamos sinceros, é fora do normal. Todos os meus companheiros evoluíram bastante. Fui treinado por muitos dos melhores do mundo, Jesus é sem dúvida um deles. Todos os que são treinados por ele evoluem como jogadores», acrescentou.

110 Comentários

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 19, 2023 at 6:00 pm

    Concordo. Era uma grande equipa e tendo em conta factores como qualidade individual, momento de forma dos jogadores foi a melhor depois do período pós-Vietname…

  • Fireball
    Posted Outubro 19, 2023 at 3:00 pm

    11 para 11 a única equipa que luta com essa nos últimos 15 anos é a de 2013/14. Oblak, Siqueira, Garay, Luisão, Maxi, Matic, Enzo, Gaitán, Markovic, Lima, Rodrigo. Com Markovic, Cardozo, Amorim e Fejsa ainda.

    • Fireball
      Posted Outubro 19, 2023 at 3:07 pm

      O segundo Markovic é o Salvio.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 19, 2023 at 4:03 pm

        Acho que o Salvio era o titular.

        • Wey
          Posted Outubro 19, 2023 at 7:17 pm

          Salvio lesionou-se logo no inicio de epoca e so regressou em Fvereiro/Marco jogando titular na Liga Europa e no campeonato depois de estar resolvido

          • Valentes Transmontanos
            Posted Outubro 19, 2023 at 11:19 pm

            E até o Fejsa estava de fora! Matic, Enzo, Markovic, Salvio e Fejsa de fora. Enfim.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Outubro 19, 2023 at 11:17 pm

            Têm razão. Tinha memória de o Salvio ter sido mais preponderante nessa época do que aquilo que foi. O Markovic foi o 7º jogador com mais minutos. Parecendo que não, foi há 10 épocas… uma pessoa já não se lembra de tudo a 100%.

            Já agora, fui ver a ficha de jogo da final da LE e o banco do Benfica nesse jogo… aquela roubalheira com a Juve que tirou Matic, Enzo e Markovic da final custou muito caro. Steven Vitória no banco… épico. A diferença que teria sido jogar com Matic e Enzo no 11 e ter Amorim e André Gomes no banco em vez de estes dois a titular e nenhum jogador dessa posição no banco. Esse jogo ficará sempre “aqui” atravessado. E é engraçado que isto seja considerado um fracasso do JJ ahah, quando não se contextualiza nada é isto que acontece. Pode ter sido um Benfica com uma grande equipa, mas a que jogou nesta final não era nem de perto esse 11. E o Sulejmani ainda sai lesionado aos 24′.

          • Fireball
            Posted Outubro 19, 2023 at 10:38 pm

            Pois, tinha a ideia que o Markovic acabou por ser o titular mais vezes. Mas sim, foi daí o erro, eu meti Salvio, depois mudei para Markovic porque achei que ele tinha feio mais jogos a titular (talvez não), e não mudei o suplente.

            • Wey
              Posted Outubro 20, 2023 at 7:25 am

              No inicio de epoca o Salvio era o titularissimo para vender depois e Markovic na sombra para o render na epoca seguinte. As lesoes de Salvio trocaram-lhe as voltas.
              Era uma equipa com recursos no banco de outro nivel.

        • Petrol
          Posted Outubro 19, 2023 at 6:29 pm

          Era. O Markovic acabou por fazer muitos jogos devido à chegada à final da liga europa e a lesões do Salvio.

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 19, 2023 at 2:58 pm

    O melhor Benfica que vi foi o de 2018/2019 com o Lage. Pareciam imbatíveis, acho que apenas o Sporting conseguiu ganhar a esse Benfica, com dois golacos do Bruno Fernandes em cada jogo da eliminatória.

    De resto, o Benfica do Jesus era demolidor, mas a escolher um, escolhia o de 2009/2010, se bem que o de 2013/2014 também era muito bom.

    No entanto, coloco o Porto do Mourinho e o Porto do AVB acima.

    O melhor Sporting que vi dos últimos 15 anos foi o de Amorim de 2020-2022, que, embora nao tendo este nível como é óbvio, mostrava a espacos alguma desta qualidade (Sporting 3-1 Dortmund, por exemplo).

    SL

    • Antonio Fauco
      Posted Outubro 19, 2023 at 10:16 pm

      O melhor Sporting que vi nos últimos 15 anos por acaso até foi o da primeira época do Jesus, ainda me lembro daquela sequência de 10 jogos após a derrota com o Benfica em Alvalade, exibições incríveis (culminando com a goleada ao Braga em plena Pedreira).

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 20, 2023 at 8:25 am

        A trilogia das primeiras épocas no Benfica/Sporting/Flamengo e mesmo no Braga, tornam JJ um caso único em como transformar em ouro aquilo que toca, considerando o impacto na época de chegada, comparadas com as épocas anteriores.
        Essa época no Sporting, concordo que foi de uma qualidade excepcional, aquela dupla Teo/Slimani, e a grande ascenção de João Mário, apesar do boicote que teve com o Carrillo, a explosão do miúdo Gelson, até na época seguinte a transformação do Battaglia, em titular da seleção argentina.
        Principalmente o valor criado para os clubes ode trabalha, nessa época, as vendas de J. Mário, Slimani, e Rúben Semedo (sem Mendes), e poderiam ter sido WC e Adrien, não houvesse a política de BdC, de os manter ad eternum.
        Existe o reverso, no caso do Sporting houve a mistura de Alcochete, mas Djálo, Demiral (que podia ter sido o Diomandé da altura) foram desperdiçados, quando andávamos a jogar com centrais fracos, no caso de Leão teria sido um tremendo sucesso sem Alcochete, pois já andava a ser lançado nessa época.

    • Pedro Almeida
      Posted Outubro 19, 2023 at 7:22 pm

      Essa equipa era completamente desiquilibrada defensivamente.

    • Fireball
      Posted Outubro 19, 2023 at 3:09 pm

      O Porto do Mourinho, parecendo que não, já foi há 20 anos. O tempo voa.

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 19, 2023 at 2:18 pm

    Obra prima de JJ, afirmou que iria pôr o Benfica a jogar o dobro, e a mudança foi brutal.
    Melhor treinador da sua geração, deixa Mourinho (dos últimos 10 anos) corado.
    Nenhum treinador português (dos que acompanhei), foi capaz de transformar um clube do 8 para o 80, como nesta época, vindo de 6 anos a seco, se bem me lembro.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 19, 2023 at 4:06 pm

      O Benfica não vinha de 6 anos a seco. Vinha de 4 sem ser campeão, mas com troféus pelo meio, incluindo a infame Taça da Liga com o Quique.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Outubro 19, 2023 at 3:15 pm

      Também foi o que mais gastou, de longe. Ter plantéis daqueles e não render em Portugal é que seria estranho

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 19, 2023 at 4:05 pm

        Depende também dos adversários. Gastar muito não é obrigatoriedade de vitória quando o adversário é por exemplo o FCP do AVB. O Liverpool gasta muito e raramente se superioriza ao City, e não é por ter uma má equipa ou um mau treinador. Não é assim que as coisas funcionam.

        • El Bandido
          Posted Outubro 20, 2023 at 11:36 am

          Ui ui… O City da última vez que vi, desde a chegada do Pep gastou o dobro do liverpool… Já para não dizer que o plantel herdado pelo Pep era muitíssimo superior…

          • Valentes Transmontanos
            Posted Outubro 20, 2023 at 12:03 pm

            Certo, não tenho isso presente. O que é certo é que o Liverpool partiu de trás, por isso não era por gastar muito dinheiro que ia automaticamente alcançar o City. Quando o Guardiola chegou ao City, o City lutava pelo título; quando o Klopp chegou ao Liverpool, o Liverpool era clube de 7º/8º lugar (tirando na época 13/14).

            O FCP daquela altura tinha equipas fortíssimas que já vinham sendo consolidadas desde há várias épocas. Lá porque o Benfica gastou dinheiro não significa que a quebra de hegemonia tinha de chegar logo no imediato.

        • Fireball
          Posted Outubro 19, 2023 at 10:36 pm

          O Liverpool se gastasse o que gastam City, United ou Chelsea… ui ui. O Liverpool não se superioriza ao City porque o City gasta muito mais. Simples.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Outubro 19, 2023 at 11:08 pm

            Pois, não sei. O Liverpool tem feito compras avultadas.

            Mas o meu argumento é que é sempre difícil quebrar uma hegemonia. Falam do dinheiro gasto pelo SLB nessa altura mas esquecem-se que o clube estava muito atrás do FCP e teve de ir atrás do prejuízo. O FCP tinha grandes equipas nessa altura também.

          • lipe
            Posted Outubro 19, 2023 at 10:53 pm

            E o United, porque não se superioriza? Até gasta mais que o City.

            Goste-se ou não deles, tem que se dar a mão à palmatória e admitir que o City gasta mas gasta muito bem, com muito critério.

      • Borsalino
        Posted Outubro 19, 2023 at 3:48 pm

        Porto de Lopetegui teve plantéis incríveis e os resultados não foram assim tão bons…

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Outubro 19, 2023 at 5:07 pm

          E no entanto, o Lopetegui tem uma competição europeia, algo que o JJ nunca ganhou. Isso tem muito que se lhe diga. E não chamem a liga inglesa para qui por favor, que faz zero sentido

          • Borsalino
            Posted Outubro 20, 2023 at 9:36 am

            Tu é que disseste que ter plantéis de grande qualidade e não render em Portugal é estranho. E exatamente, por Lopetegui ter ganho uma LE, que o mencionei. A tua resposta agora mostra que o teu comentário foi infeliz…

            • JJayy "Non Believer"
              Posted Outubro 20, 2023 at 1:30 pm

              Foi infeliz aonde? constatei um facto, o resto é problema. Lá por o flopetegui ter falhado, não significa que seja verdade. Se até o Fernando Santos foi campeão no Porto quando tinha a melhor equipa de longe, imagine-se.

          • Fireball
            Posted Outubro 19, 2023 at 10:34 pm

            E o JJ tem uma competição sul-americana, algo que o Lopetegui nunca ganhou. Percebes a estupidez do argumento ou queres dar mais uma volta?

            • JJayy "Non Believer"
              Posted Outubro 20, 2023 at 9:00 am

              Tendo em conta que o Lopetegui nunca treino na America do Sul, o único que está a ser estúpido aqui és tu: Não precisas de dar tantas voltas para defender o mestre da tática. Teve sucesso no Benfica com os plantéis de luxo que teve na altura, e isso é um facto.

    • lipe
      Posted Outubro 19, 2023 at 3:07 pm

      Na época em que o Jesus pôs o Benfica a jogar o dobro, o Mourinho ganhou um triplete com o Inter…

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 19, 2023 at 4:14 pm

        Eu falo do Mourinho moderno, desde a época em que treinou o Ronaldo no Real, tem sido uma pobreza não só de futebol praticado, como de resultados, isto tendo em conta a matéria prima com que tem contado versus resultados apresentados.
        Muito pobre.

    • Artur Trindade
      Posted Outubro 19, 2023 at 2:37 pm

      E não deixa de ser sintomático que Amorim, o que mais perto foi capaz de o igualar, ter bebido dos seus ensinamentos durante alguns anos.
      Acho injusto que Amorim, apenas porque ficou desagradado com o tratamento que teve de JJ, refira Mourinho como um exemplo a seguir, uma espécie de mentor, quando esse foi 100% JJ.
      É uma injustiça que Amorim não reconheça a importância primordial de JJ, em toda a sua carreira, e utilize Mourinho quase como um objeto contra JJ.

      • opiniaodeadepto
        Posted Outubro 19, 2023 at 3:49 pm

        Portanto, JJ faz 7 épocas no Benfica, 3 no Sporting, sempre com grandes investimentos, ganha 3 campeonatos no total e o Mourinho é que CORA …

        • Artur Trindade
          Posted Outubro 19, 2023 at 4:09 pm

          A criação de Matic, de Enzo, de Coentrão do nada é qualquer coisa inaudito, 3 posições novas para cada um, e novos jogadores dos melhores mundiais nas suas posições, inventados por JJ.
          Não existe um jogador que não tenha dito que JJ acrescentou na sua carreira, aliás é essa falha que aponto a Amorim, não fazer esse enorme reconhecimento da aprendizagem, enquanto carreira de jogador e treinador, “apenas” por ter ficado ressentido.
          O que é que Amorim aprendeu com Mourinho? Em que local? O Lage ainda pode dizer que o conheceu de Setúbal enquanto era miúdo, também pelo pai de Mourinho, agora o Amorim? Quem puder que me ilucide.

          • Veridis Quo
            Posted Outubro 19, 2023 at 10:21 pm

            O Rubén Amorim estagiou com o Mourinho.

            • Artur Trindade
              Posted Outubro 20, 2023 at 8:08 am

              Obrigado pela informação que me faltava, mas foi um estágio quando deixou de jogar á bola? Quanto tempo, e quando Mourinho treinava quem? Em comparação teve um estágio de 7/8 anos com JJ.
              Mas é ingrato esta falta de reconhecimento para com Jesus, dizendo que o Mourinho é uma grande influência ou inspiração como já ouvi.
              O Jesus deve tê-lo treinado quase metade da carreira, puxando-o para cima (muito) qundo era jogador, e enquanto treinador a grande influência é óbvia, até na questão dos 3 centrais, eram recorrentes em JJ, desde que estagiou com Cruyff no Barça, e o implementou logo em Felgueiras.

              • Veridis Quo
                Posted Outubro 20, 2023 at 3:22 pm

                Quanto estava no United.

                Quem és tu para dizer quem pode ou não influenciar alguém? O que é que tem a ver se esteve mais ou menos anos com um treinador?
                Se não se revê na ideia de jogo, não é influência por aí além. O Arteta esteve anos e anos com Moyes e não se vê quase nada dele na ideia de jogo. Quanto aos 3 centrais, o JJ entre Belenenses e Benfica praticamente nunca jogou com 3 centrais, portanto não percebo como é que isso influenciaria o RA.

                • Artur Trindade
                  Posted Outubro 20, 2023 at 4:05 pm

                  Veridis, a terminologia de discípulo, habitual na terminologia do futebolês, acenta 100% em JJ, no caso de Amorim, e NUNCA em Mourinho, com quem passou 1 semana em Manchester (verifiquei agora).
                  O ressabiamento de Amorim em relação a JJ é óbvio, e Mourinho é usado como arma de arremesso, por Amorim neste caso.
                  Eu não gosto dessa atitude de Amorim, apesar de apoiá-lo 100%, e assinar por baixo na sua continuidade no Sporting por mais 10 anos, como tem sido evidente nos meus comentários.
                  Jesus bebeu de Cruyff durante 1 mês em Barcelona, a tática dos 3 defesa, e implementou-a de forma revolucionário no Felgueiras (1ª divisão portuguesa), fantástica 1ª volta, não sei se é do teu tempo, e deitou mão dela algumas vezes mais durante a carreira.
                  Não me recordo de Mourinho a ter implementado, mesmo jogando em Itália, onde é muito usual.
                  Como todos sabemos, Amorim tem o dogma dos 3 centrais, que é perfeito para mim (esse sistema).
                  —-
                  Não depende do que diz o próprio, Amorim é discípulo de JJ, a sua principal influência (não depende do consciente), para o bem (que aprendeu), e para o mal (que tenta evitar).

              • Neville Longbottom
                Posted Outubro 20, 2023 at 9:27 am

                Mas o que é que nós sabemos da vida dos outros?

                O Amorim podia ser treinado pelo Jesus 20 anos e ter passado uma tarde com o Mourinho. Se calhar essa tarde marcou-o mais. E quem somos nós para contrariar?

          • opiniaodeadepto
            Posted Outubro 19, 2023 at 4:47 pm

            Não me ouviste dizer que o JJ é fraco. Acho um bom treinador, mas que nunca foi nem será TOP.
            Pode-se discutir que o Mourinho perdeu nível, que não soube acompanhar a evolução do futebol, que não tem apresentado resultados … mas o que é indiscutível é que já foi durante um período largo de tempo o melhor do mundo e é certamente um dos melhores de sempre, sob qualquer critério que queiras usar, seja a nível de resultados, seja a nível de qualidade de jogo.
            Por isso não espanta que o RA o aponte como exemplo.

  • DM
    Posted Outubro 19, 2023 at 12:42 pm

    O 11 era bom e tinha jogadores numa forma brutal, mas a equipa não era grande coisa, as opções eram poucas e com pouca qualidade, consigo dizer umas 2 ou 3 equipas mais fortes que essa. Analisando a equipa:
    GR – Quim e Moreira, ambos medianos
    DD – Maxi e Luis Filipe, bom titular e suplente bem limitado
    DC – Luisão e David Luiz, Sidnei e Miguel Victor, titulares muito bons e suplentes jovens com margem de progressão (o Sidnei tinha acabado a época anterior em bom plano)
    DE – Fábio Coentrão e Shaffer/César Peixoto, titular incrivel para a realidade portuguesa que apareceu lá por acaso depois de estarmos a perder contra o Maritimo (?) no primeiro jogo da época e meteu se lá o miúdo pelo César e o jovem extremo mostrou que era melhor defesa esquerdo que os outros 3 juntos
    MDC – Javi Garcia e Airton, titular muito bom e suplente fraco
    MD – Ramires e Ruben Amorim, titular do outro mundo e suplente muito útil que acabou por ser o joker da equipa
    ME – Di Maria e Urreta/Eder Luiz, titular do outro mundo e suplente (Urreta) esforçado mas nada de especial, o Eder Luiz chegou em Janeiro e não acrescentou grande coisa, Coentrão começava a época como primeira opção a Di Maria mas baixou no terreno
    MO – Aimar e Carlos Martins/Felipe Menezes, a melhor época do Aimar em Portugal, esteve muito bem, Carlos Martins era uma boa opção e o Felipe Menezes chegou em Janeiro e só me lembro quando jogou com a camisola do David Luiz
    A – Saviola e Cardozo, Nuno Gomes/Weldon/Kardec, titulares muito bons mas as opções não eram grande coisa

    Na minha opinião 11 jogadores muito bons mas o banco deixava muito a desejar

    • opiniaodeadepto
      Posted Outubro 19, 2023 at 2:22 pm

      Partindo da lista de jogadores que referes que dou como verdadeira (não fui confirmar) – há que dizer o onze titular com excepção do GR, era constituído por jogadores muito acima da média e capaz de lutar com qualquer equipa do mundo.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 19, 2023 at 4:09 pm

        Jogadores que eram acima da média mas só depois de serem treinados pelo JJ. Maxi, Luisão, Coentrão eram pouco mais que medianos, Javi foi dispensado pelo Real, o Aimar andava por aí aos caídos (a 1ª época no Benfica foi apenas razoável), Cardozo passou de tronco a jogador completo, Di María vinha de duas épocas com alguns fogachos mas nada de especial.~

        Falar aos olhos de hoje em dia é fácil.

        • Fireball
          Posted Outubro 19, 2023 at 10:42 pm

          OBRIGADO! Haja alguém que diz o óbvio finalmente. Vendem os planteis do JJ como cheios de craques mas ninguém refere que só foram craques nas maõs dele. Javi, Coentrão, Witsel, Enzo, Matic, Fejsa, Di Maria, Cardozo, David Luiz, Salvio, Gaitán, Rodrigo, tudo jogadores que JJ desenvolveu e elevou ao patamar acima.

    • Fantantonio
      Posted Outubro 19, 2023 at 2:13 pm

      Estás a vender o Airton e o Nuno Gomes muito barato. Os homens podiam não ser fora do comum, mas eram ótimas opções como suplentes.

      • DM
        Posted Outubro 19, 2023 at 4:30 pm

        Algum deles tinha lugar no plantel actual do Benfica? O Airton quando saiu do Benfica foi para o Brasil e de nunca lá saiu e o Nuno Gomes estava a acabar a carreira, muito longe do jogador que foi

        • Fireball
          Posted Outubro 19, 2023 at 10:39 pm

          O Nuno Gomes não só cabia como era titular. O Airton nem para limpar as botas ao João Neves.

        • Fantantonio
          Posted Outubro 19, 2023 at 9:03 pm

          Com jeitinho, até sim. O Nuno Gomes da altura era melhor que o Arthur Cabral e o Tengstedt eu não sei sequer o que vale, por exemplo.
          O Airton teria todas as condições para ser um recurso a 6, o único 6 de origem no plantel é o Florentino, o mais próximo que há disso depois é o Aursnes que tem jogado em todo o lado menos no meio-campo. O Airton ficou onde estava confortável, enquanto esteve emprestado pelo Benfica até acabar o contrato era dos melhores 6 do Brasileirão, não era nenhum inválido.

  • AndreChaves9
    Posted Outubro 19, 2023 at 12:29 pm

    Basicamente aquele Benfica do JJ foi sempre uma excelente equipa tirando ali o ano do AVB… adorei e nunca mais tive confiança nas equipas como nesses anos pese embora não ter ganho sempre

  • Diogo Moura
    Posted Outubro 19, 2023 at 11:49 am

    De facto, o Benfica 2009/2010 dava um show brutal! Jogavam muito à bola. Recordo-me de ver esse Benfica a entrar em campo e sentia que em muitos jogos, menos de 3-0 era derrota. O Benfica do Matic, Enzo, Lima e Jonas também era brutal. Tenho igualmente apreço pelo meio ano do Lage (10-0 ao Nacional, espetaram 4 ao Sporting em Alvalade e ainda ganharam no Dragão). E claro, o Benfica da época passada de Roger Schmidt até Abril, que foi o primeiro treinador ao fim de 30 anos que deixou os adpetos Benfiquistas a sonharem com a vitória na Champions.

    • Gndias
      Posted Outubro 19, 2023 at 12:20 pm

      Esse sonho foi depois de terem ganho ao Brugge?

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 19, 2023 at 4:12 pm

        Não, foi depois do sorteio dos quartos e das meias.

        • Gndias
          Posted Outubro 19, 2023 at 6:56 pm

          Foi um bom sonho que acabou qdo jogaram com uma equipa a sério

          • Valentes Transmontanos
            Posted Outubro 19, 2023 at 8:21 pm

            E quê? Não se pode sonhar agora? Até isso já criticável? Claramente foi o ano em que se houve mais legitimidade para sonhar. Perdeu? Paciência. O City também andou a ser eliminado pelo Monaco e etc, e era favorito, ao contrário do Benfica contra o Inter. Mas se dormes melhor com esses comentários, força nisso.

            • Gndias
              Posted Outubro 20, 2023 at 5:13 am

              Uma coisa é eu gostar de ver o Benfica vencer a champions
              Outra é perceber que no futebol actual isso é impossível
              Mais noção procura-se
              Quanto ao sono felizmente durmo bastante bem. Se o futebol vos tira o sono devem consultar um médico

              • Valentes Transmontanos
                Posted Outubro 20, 2023 at 1:45 pm

                Hã? O Ajax esteve a segundos de chegar a uma final há 4 anos. A SEGUNDOS. O Lucas Moura fez o jogo da vida dele e a inexperiência da equipa holandesa impediram que chegassem à final.

                Sonhou-se porque o Inter era dos menos fortes (embora favorito contra o SLB) dos que sobravam e nas meias o Benfica escaparia a Real, Bayern e City. E se tu achas que há “impossíveis” nas competições de topo do futebol (falas como se fosse um Vilar de Perdizes x Inter), então não percebo como é que vês futebol. Se já sabes o resultado previamente, para quê perder tempo a ver?

              • DNowitzki
                Posted Outubro 20, 2023 at 12:55 pm

                E tu alguém que te explique as dimensões de sonho.

          • DNowitzki
            Posted Outubro 19, 2023 at 7:30 pm

            E mesmo assim precisou de ajuda divina. Outros nem sonharam, desiludido Gedeão e Pessoa.

        • DNowitzki
          Posted Outubro 19, 2023 at 6:14 pm

          Muito bom!

      • Diogo Moura
        Posted Outubro 19, 2023 at 2:10 pm

        Não. Foi depois do amasso que se deu à Juve na Luz. Um 7-2 não teria sido um resultado injusto, bem pelo contrário. O Benfica fez da Juventus um autentico chinelo. E o Bruge também levou um cabaz, mas não foi a mesma coisa. Aquela exibição do Benfica contra os Italianos vai ficar para sempre na memória de quem esteve no estádio da Luz. Até o ambiente foi incrível.

        • Gndias
          Posted Outubro 19, 2023 at 6:55 pm

          Essa Juventus metia medo.aliás basta ver a época dela.

          Fica na memória uma exibição com um Juventus em cacos que ficou em 7° no campeonato
          Depois disso vem o sonho de ganhar a champions, como se qqer equipa Portuguesa tivessse essa possiblidade
          Mas foi um bom sonho admito

  • cmche1111
    Posted Outubro 19, 2023 at 11:37 am

    A equipa de 13/14 tinha um maior leque de jogadores mas fazendo um 11 concordo que a de 09/10 era superior, a melhor equipa do Benfica neste século.

  • Ricardo10_
    Posted Outubro 19, 2023 at 10:27 am

    Talvez…A de 2012/2013 talvez fosse melhor, Matic e Enzo é dos melhores meio campos que já se viu em Portugal. Ainda havia Garay, Salvio, Gaitan e Lima.

    • Fireball
      Posted Outubro 19, 2023 at 3:04 pm

      Acho que estás a confundir com 13/14. A de 12/13 tinha o Artur Moraes e o Melgarejo, e não tinha Markovic. A de 13/14 era bastante melhor que a de 12/13.

    • guardiaodafalacia
      Posted Outubro 19, 2023 at 11:12 am

      Por acaso, acho que a de 13/14 foi a melhor de todas, com o Markovic a mostrar aquilo que nunca mais mostrou e com uma equipa fantástica, que só falhou na final da Liga Europa. Essa foi a equipa do Benfica que mais gozo me deu ver jogar, até o Ivan Cavaleiro parecia decente, nessa equipa.

      • Pedro Almeida
        Posted Outubro 19, 2023 at 7:28 pm

        A de 13/14 foi a melhor pois eram mais cínicos.
        A de 12/13 onde perderam tudo foi a que jogou melhor futebol.
        Aquela final contra o Chelsea perdemos a dar chocolate aos gajos.

    • Tiago Abreu
      Posted Outubro 19, 2023 at 11:11 am

      Matic e Enzo viraram um dos melhores meios campos que se viu em Portugal, mas foi um meio campo de última hora…
      Matic na primeira época mal jogou e ficou na dúvida a sua qualidade e Enzo era extremo direito e tinha falhado nessa posição.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 19, 2023 at 11:35 am

        Acho que isso diz qualquer coisa sobre a qualidade do treinador na altura. Perde Javi e Witsel no dia 31 de Agosto e inventa um meio-campo à toa que se torna dos melhores da Europa na altura.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 19, 2023 at 11:06 am

      O melhor que vi a carburar talvez o do Porto em 2004: Costinha, Pedro Mendes, Maniche e Deco. Mas como o Porto era uma equipa mais italiana na altura e não dava tanto espetáculo como esse Benfica, percebo que se tenha essa opinião.

      O do Porto em 2010/2011 tinha Guarin, Moutinho e Fernando. Também davam muito na bola.

      • Valderrama
        Posted Outubro 19, 2023 at 12:28 pm

        A versão mais espectacular desse meio campo do Porto de AVB até era com o Belluschi no lugar do Guarin. Foi assim por exemplo que aplicaram o 5-0 ao Benfica e o argentino talvez tenha sido o melhor em campo.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Outubro 19, 2023 at 4:15 pm

          O Belluschi brilhou foi no 3-1 em 09/10, quando uma vitória daria o título ao Benfica no Dragão.

        • Xyeh
          Posted Outubro 19, 2023 at 1:11 pm

          Belluschi o jogador que antes de entrar em campo atirava uma moeda ao ar e os deuses decidiam se ele ia partir tudo ou chillar um pouco.

        • Mantorras
          Posted Outubro 19, 2023 at 1:02 pm

          Exacto.
          Belluschi a jogar polo aquatico: https://www.youtube.com/watch?v=LRtFY1RMXAs

        • Neville Longbottom
          Posted Outubro 19, 2023 at 12:57 pm

          Nao devia ser no lugar do Guarin mas sim do Fernando. O Guarin era pedra e cal nesse Porto.

          • Veridis Quo
            Posted Outubro 19, 2023 at 2:07 pm

            O Guarín era tão pedra e cal que foi suplente em quase metade dos jogos que fez. 25 titularidades e 19 vezes utilizado como suplente.
            O Fernando, por outro lado, foi titular em 38 dos 41 jogos que fez.

            • Neville Longbottom
              Posted Outubro 19, 2023 at 2:53 pm

              Uma parte da resposta era sobre o Porto-Benfica do 5-0 e aí quem jogou foi o Guarin (e nao o Fernando).

              A segunda parte do comentário nao tinha nada a ver com o primeiro. Nao e pelo facto do Fernando ser pedra e cal que o Guarin é ou deixa de ser.

              E o Guarin era sim pedra e cal nesse Porto, talvez só na segunda metade da época, onde carregou o Porto contra o Villarreal e contra o Spartak para além da assistencia na final da Liga Europa. Lembro-me de um jogaco que fez em Setúbal (onde até saiu cedo) e antes tinha tido uma sequencia de 7 golos em 8 ou 9 jogos. Isto é o que me lembro de cabeca.

              • Valderrama
                Posted Outubro 20, 2023 at 1:34 am

                Pedra e cal mas só a partir de metade da época, com a chegada a fases mais adiantadas da Liga Europa.
                O meio campo mais utilizado nesse ano, com muita diferença, foi Fernando – Moutinho – Belluschi.

                • Neville Longbottom
                  Posted Outubro 20, 2023 at 1:17 pm

                  “Com muita diferença” está aí a mais.

                  No comentário inicial disseste que foi assim que ganharam ao Benfica e não, não foi. foi com o Guarin e sem o Fernando.

                  De resto eu não contrariei o que disseste agora sobre o meio campo mais utilizado.

                  • Valderrama
                    Posted Outubro 20, 2023 at 2:34 pm

                    Foi no período da época em que o Belluschi estava de pedra e cal no onze e o Guarin só entrou pela indisponibilidade do Fernando. 600 minutos de diferença de utilização numa época parece-me muita diferença. E isto na comparação com o Belluschi nem sequer era com o Moutinho ou com o Fernando.

          • Wayne Rooney
            Posted Outubro 19, 2023 at 1:43 pm

            Por acaso não, o Guarín tornou-se indiscutível a partir de janeiro +/-. E ganhou destaque pela capacidade física nas eliminatórias da UEFA. Até lá, o meio campo era indiscutível Fernando-Moutinho-Belluschi. Até porque se se lembrar bem, o Guarín de trinco não tinha nada. Era a opção do meio campo com chegada à área.
            O Belluschi perdeu importância como titular na caminhada da UEFA mas também o plantel todo beneficiou da vantagem, desde cedo, no campeonato, para rodar muito a equipa. Quem acabava por ter pouca rotação era o Rolando, Palito, Fernando, Moutinho, Helton e o trio da frente.

            • Neville Longbottom
              Posted Outubro 19, 2023 at 2:54 pm

              Se era indiscutível, era pedra e cal ou nao?

              Tal como disse mais abaixo o “Nao devia ser no lugar do Guarin mas sim do Fernado” era exclusivo sobre o o Porto-Benfica. As duas frases nesse comentário nao estao relacionadas.

      • Ricardo10_
        Posted Outubro 19, 2023 at 12:09 pm

        Esse Porto também foi do melhor que se viu. O Fernando era um monstro.

  • bong0
    Posted Outubro 19, 2023 at 10:13 am

    “Todos os que são treinados por ele evoluem como jogadores”
    Não tenho especial simpatia nem pelo Coentrão nem pelo JJ, mas é uma afirmação que não dá para negar.

  • Pipo
    Posted Outubro 19, 2023 at 10:12 am

    Team Villas-Boas riu-se.

  • Borsalino
    Posted Outubro 19, 2023 at 10:08 am

    Excelente post para o Vermelhudo vir vangloriar o Cérebro.
    Quanto à afirmação do Coentrão, em termos de qualidade individual no 11 inicial, é difícil encontrar melhor nos últimos anos. Talvez a equipa de 93.

Deixa um comentário