Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estádio da Luz interditado por 4 jogos… Benfica pode recorrer

Caso o castigo seja mesmo aplicado, e durante esta época, pode ter impacto nas contas finais do campeonato. Por exemplo o Paços quando foi castigado no arranque da temporada, aceitou e cumpriu a pena.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou um castigo de quatro jogos ao Estádio da Luz. Na base deste castigo está uma queixa antiga apresentada pelo Sporting em 2016-17, que acusou o Benfica de dar apoio a claques não legalizadas em sete jogos do campeonato. A decisão é passível de recurso, sendo que os encarnados já comunicaram que: “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que irá apresentar uma providência cautelar junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) com efeitos imediatos da decisão proferida pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, com base num processo aberto pela Comissão de Instrução da Liga Portugal que decreta a interdição do Estádio da Luz por quatro jogos. Consideramos totalmente inaceitáveis e injustificáveis as razões invocadas para tal decisão e estamos convictos de que conseguiremos fazer valer as nossas razões no decurso deste processo”.

114 Comentários

  • El Pibe
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:12 pm

    Nesta questão estou ao lado da direcção. O clube não tem que ser obrigado a ter claque, nem deve dar apoios a claques mas sim a sócios.
    As leis da Federação não se podem sobrepor às leis da Republica, e será esta a sustentação legal em que o clube se apoia.

    Quanto ao castigo, nem vale a pena falar mais, somos o único clube que tem acesso a tochas e claques ilegais por isso acho que era logo directo para a distrital para descansar a Liga, Federação e já agora Porto e Sporting. Lindo! Mais bonito é ser preciso uma denuncia de um rival para liga aplicar castigo.

    Para finalizar, uma palavra de apreço às claques legais dos nossos rivais que tanto fazem pela dignidade do nosso futebol, um bem haja! O que seria da sociedade portuguesa sem as claques?

    • odemira
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:25 pm

      As leis são para ser cumpridas. Se o Benfica deu apoio a claques ilegais só tem é de ser castigado.

      Podes-me dizer quais são essas leis que se sobrepõem às leis da República?

      • El Pibe
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 6:36 pm

        Se deu apoio a sócios não cometeu infracção nenhuma, fez apenas a sua obrigação.

      • Kafka
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 4:49 pm

        Se as leis são para serem cumpridas então o Porot tinha Dr ter o estádio interditado por vários anos e zero jogos até agora…. O teu comentário é só hipócrita nada mais

      • E o que temos
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:34 pm

        Está escrito na constituição que tu não podes ser forçado direta ou indiretamente a pertencer a nenhum grupo

        • odemira
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 3:01 pm

          Ok. Ou sou eu que estou a ver de forma errada ou és tu.

          A base do castigo aplicado ao Benfica foi de dar apoio a pessoas de claques ilegais.
          Tu não és obrigado a pertencer a nenhum grupo, mas esse grupo se existir tem de estar registado na IPDJ. Se não tiver registado e o o clube ao qual pertence lhes der apoio incorre a um incumprimento da lei que diz que o estádio pode ser interdito.

          • E o que temos
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 5:02 pm

            Ou és daqueles pessoas que acha que uma lei se sobrepõe à constituição ?

          • ThatMan
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 4:50 pm

            Então se o Benfica não tem claques registadas agora não pode dar apoio a adeptos/sócios do clube?

            As claques legais fazem igual e nada acontece porque?

          • E o que temos
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 4:28 pm

            E a base da constituição é o que eu acabei de dizer. Percebes agora porque essa lei é ilegal ou ainda tenho que explicar mais alguma coisa ?

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:48 pm

      Isto!

  • Jpoliveira
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:20 am

    Tenho lido aqui sobre a justiça ou injustiça, mas o que é a lei? o que manda a lei? Legal ou Ilegal?! Seja quem for, se é ilegal tem de ser punido, é tal e qual se tens um anexo ilegal em casa, teres problemas caso sejas apanhado, e foi apenas uma construção pequena ao lado da casa, mas foi ilegal! É a mesma coisa que roubar, seja roubar comida ou roubar milhões, o acto é roubar, é ilegal.
    Sempre fui da ideia que se é ilegal tem de ser punido, seja quem for a pessoa, seja quem for o clube…

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:13 am

    As regras são para se cumprir e concordo que os castigos existam para serem aplicados.

    A minha questão é só esta, para quando o dragão interditado por um adepto ter entrado no relvado e agredido um jogador do Benfica?

    Parece-me uma situação bem mais grave…

    Quanto aos queixinhas, não peço castigo nenhum para eles, terem as portas abertas já é um castigo suficientemente grande para os adeptos do Sporting, que nem mereciam tanto sofrimento (alguns).

    O Benfica que reaja e que se acabe com os jogos da selecção do Ronaldete no estádio da Luz.

    • odemira
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:30 pm

      Se calhar até era uma boa medida acabar com os jogos da Seleção no Estádio do Benfica, assim se calhar lembravam-se que há mais estádios em Portugal com 5 estrelas da Uefa e com igual capacidade para alojar um jogo de Seleções.

      Já agora, Federação e Liga são coisas diferentes.

  • AlexanderSearch
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:46 am

    Há comentarios espectaculares… “ah mas os outros também e nao lhes acontece nada…”, “ah mas demorou muito tempo por isso não tem credibilidade”… Isso é tudo irrelevante, não retira o mérito à decisão. Finalmente se começa a tentar castigar efectivamente os grandes, deixando estes de viver a cima da Lei. Se é pouco e tímido? É! Mas ao menos é uma tentativa de mudança

    • Joao Duarte
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:20 pm

      Certo. Agora só espero que nas próximas semanas comecem a interditar outros estádios por episódios mais graves. Porque se isso não acontecer será uma vergonha e significa que este castigo teve outras intenções que não a que referiste.

  • Batistuta
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:36 am

    Queria acrescentar um ponto que ainda não vi discutido aqui. Eu tenho lugar cativo no estádio da luz, não pertenço nem nunca pertenci a nenhuma claque, tenho a mesma opinião, relativamente aos pontos positivos e negativos das claques e sua legalização, que fui lendo na maioria dos comentários, e não sendo esta a primeira vez que sou confrontado com a possibilidade de não poder ir ao estádio durante x jogos surge-me a seguinte questão: acham que aquilo de que o Benfica é acusado justifica que eu, na situação que me descrevi acima, devo ficar privado de assistir a 4 jogos pelos quais já paguei no início da época 2018/2019, por uma queixa feita há 3 anos? A ilegalidade praticada pelo clube justifica isto? Não quero pôr a culpa em cima de ninguém, porque não sou hipócrita ao ponto de dizer que o Benfica não tem claques, nem que as legalizaria dado que os efeitos são nulos.

    • odemira
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:33 pm

      Não é justo ficares privado de ires ver os jogos, isso estou de acordo. Agora sim justifica-se não poderes ir porque o Benfica não cumpriu a lei, e a lei diz que o estádio é interdito neste tipo de situações.

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 5:31 pm

        Certo. Significa que será um escândalo se nas próximas semanas outros estádios também não forem interditos.

        • Batistuta
          Posted Fevereiro 14, 2019 at 12:23 am

          Peço desculpa mas vou ter de aproveitar para responder a todos pela ordem que me aparece:
          Odemira – A minha questão é mesmo por aí: acha justo o castigo do ponto de vista dos sócios, ou seja, estou de facto a questionar a punição, acho muito exagerada, tendo em conta tudo o que escrevi acima.
          Kafka – Hipocrisia não é desconhecer um facto. Não sei que ilegalidades o Porto pratica relativamente às claques, estava apenas a tentar fazer ver o meu ponto de vista como adepto do Benfica.
          João Duarte – De acordo, mas para mim a situação da legalização das claques e suas consequências práticas (ou falta delas), leva-me a acreditar que este castigo não é coerente com os castigos aplicados no passado a situações idênticas ou mais graves. Se quiser desenvolvo este tema com acontecimentos em estádios nacionais que tenho presentes.

      • Kafka
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 4:51 pm

        Tu és a hipocrisia em pessoa, falas que o Benfica não cumpre a lei ignorando que o Porto faz igual relativamente às claques

  • Joao VV
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:36 pm

    Ilações a tirar desta notícia que marca a atualidade desportiva:
    1º- Ridículo!
    2º- O Benfica deve/devia construir outro estádio. Quando um estiver interdito passa para o outro e vice-versa. Pois mais noticias destas estão para vir.
    3º- Pelo que percebi este castigo vem de uma queixa de 2016. Parabéns à federação pela brevidade da resposta.
    4º- Ainda sobre a brevidade… depois de uma vitória de 10-0 que estava a marcar a atualidade desportiva. Depois da aproximação do Benfica e Braga ao 1º classificado. Antes de um jogo teoricamente difícil do Porto para a Liga dos Campeões (caso corresse ainda mais mal o foco é esta notícia).. coincidências.
    5º- Se fosse ao Benfica legalizava as claques. Inscrevia-se 1 adepto em cada uma delas no IPDJ. Numa podia ser o Barbas, na outra o Papa (que está sempre a ver os jogos na Luz) e podia ser também o forcado (aquele bacano do ribatejo que está sempre com o barrete de campino). Ficavam as claques legalizadas.
    6º- Será que o Benfica poderá interditar o estádio à Seleção? A “claque” da Seleção, composta pela “claque” do Sporting e do Porto está legalizada? O Benfica não pode deixar entrar esses indivíduos no estádio, afinal de contas são ilegais….
    7º- Gosto muito da justiça em Portugal. É rápida nas decisões e justa com todos. Que o diga aquele individuo que é técnico do Porto e que deu com uma medalha num adepto e continua a pisar os relvados portugueses. Que orgulho nesta justiça!!
    8º- Ridículo..

    P.S. Sou contra claques! Legais, ilegais, semi-ilegais, inter-ilegais, intra-ilegais, whatever. Preocupa-me que se demore 3 anos para dar um castigo em Portugal quando em Inglaterra se demora 24h. Preocupa-me, caso o castigo avance, quando vai ser colocado. Preocupa-me que a federação e a liga se preocupem a discutir isto e não a arranjar forma de acabar com TODAS as claques em Portugal. Preocupa-me que não se expulsem os criminosos dos estádios, ao invés disso, opta-se por legalizá-los.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:47 am

      Há muito que o Benfica devia ter proibido a Selecção de jogar no estádio da Luz, não só pela forma como o Benfica é tratado pela Federação e Liga, como pelo facto da claque da seleção ser a claque do Porto

      • odemira
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:37 pm

        Já escrevi isso acima. Por mim era uma boa medida. Podia ser que a Federação se lembrasse que há mais 2 estádios com as mesmas capacidades que o Estádio da Luz.

        • Kafka
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 4:51 pm

          O típico choradinho do complexo de inferioridade vinda do Porto, como senão houvesse jogos nas Antas

          • Rui Miguel Ribeiro
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:13 pm

            Kafka, não vale a pena, este user está louco por ver o Benfica castigado, quiçá extinto. Ah, e também quer muito ter os jogos todos da selecção no “seu” estádio, seja ele qual for. Que faça bom proveito.

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:52 pm

        Eu iria mais longe. Dado que as lei sobre as claques ilegais é inconstitucional e pretende matar a espontaneidade do futebol (ao mesmo tempo que permite que delinquentes sejam membros das claques e até sejam pagos com o nosso dinheiro para ir apoiar Portugal) defendo que o Benfica mova uma queixa-crime no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para anular esta lei. E que faça o mesmo na FIFA, junto com uma exposição sobre o porquê de o Benfica ser punido por tudo ou por nada, quando agressões a centro de estágios passam incólumes.
        É tempo de Vieira actuar perante isto e não ir chorar lágrimas para a Cristininha Ferreira.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:24 pm

    Pergunto: aqui há uns meses não houve uma sentença judicial que invalidava a suposta obrigatoriedade de legalizar as claques e de registar os seus membros?

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 1:05 pm

      Há um excelente vídeo sobre isto na BTV, onde um especialista desmontou a total inconstitucionalidade dessa lei.
      Só para se ver como ela funciona. Se eu e tu quisermos ir para a Catedral e com uma mensagem nossa dizermos algo “Bruno Lage dá-nos um 15-0 desta vez” podem considerar que o Benfica tem claques organizadas ilegais, porque eu e tu faremos uma claque para estes entendidos
      Isto atenta contra a liberdade individual, a liberdade colectiva e mata a beleza e espontaneidade do futebol. Nada é mais belo do que uma criança vir com um cartaz e pedir um golo a Jonas. Vir dizer que não se pode entrar com isto num estádio, que permiti-lo é ter claques, ao mesmo tempo que se permitem delinquentes que vivem do trafico de drogas, armas e sabe-se lá mais o quê, é gozar com os portugueses.
      Veja-se este vídeo da Benfica Tv, onde um especialista desmonta a farsa dessa lei das claques:

      https://www.youtube.com/watch?v=gzVQ_yutRVQ

    • Chico
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:37 pm

      Diria que é algo que vai contra a liberdade de associação.

  • Riccardo Di Luca
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:48 pm

    Uma manobra do Sporting de Bruno de Carvalho (que tentava equiparar-se a Porto e Benfica no quesito manipulação dos bastidores – sim, porque em Portugal não és campeão sem este trunfo. Não deixa de ser um espectáculo à parte ver os benfiquistas atirarem pedras aos telhados portistas (e vice-versa) ao longo dos últimos 30 anos. Quão irónico é ver dois dos clubes mais corruptos do planeta do futebol agredirem-se ano após ano, fazendo-se de virgens ofendidas quando lhes convém, quando ambos têm uma folha de registo neste capítulo mais longa que o palmarés do Real Madrid?

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 1:07 pm

      A que 2 clubes corruptos te referes? Que eu me recordo, apenas 1 dos grandes foi condenado em Portugal por corrupção.

    • Daervar
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:07 am

      Caramba, vir pregar corrupção com o emblema do Parma como foto de perfil… hmmm…

  • Francisco Torgal
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:45 pm

    Situação lamentável, se for para a frente é muito chato.
    Por outro lado, se isto fizer com que muitos dos membros que estragam o futebol (falando de todas as claques também) parem de frequentar os jogos, é para um bem maior. Dúvido é que tenha efeito a longo prazo. Peço desde já desculpa caso existam alguns membros de claques dos grandes que não são conflituosos ou vândalos, mas a verdade é que a maior parte são indivíduos destabilizadores que fazem um mau ambiente, mascarado pelo apoio que dão à equipa a gritar.
    Acho que seria mais correto uma multa e identificarem as pessoas e proibirem de ir ao estádio porque tal como o Benfica apoia ilegalmente uma “claque” também eles aceitam qualquer transação de regalias para usufruto próprio.

  • Riccardo Di Luca
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:36 pm

    Fumo sem fogo. Nunca nada pode acontecer ao Glorioso. Tá safo desde já.

  • Marcio Ricardo
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:00 pm

    Fantochada total.

    O dia que os rivais tiverem todos os membros das suas claques legalizadas identificados podem ter moral pra dizer alguma coisa.
    Agora com 0,00 tal por cento de membros legalizados, isso é hipocrisia e atirar areia para os olhos das pessoas ?

  • Zamorano
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:51 pm

    Que circo desnecessário por causa de uma claque.
    Mas, uma vez que as claques legais são uma treta burocrática, qual é a dificuldade do SLB em legalizar a(s) suas?

  • Ricardo Henriques
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:45 pm

    Mas alguém acredita que isto é para cumprir esta temporada? Ainda mais o Benfica recorrendo que de certeza que vai ter efeitos suspensivos

  • BioSpot
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:38 pm

    Já haviam era de ter levado aquele jogo, mas de recurso em recurso os clubes vão escapando pelos pingos da chuva.
    Respect Paços de Ferreira!

    • Joao Duarte
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:05 pm

      Não estou contra castigo, acho-o exagerado, mas pode ser merecido. Daqui para a frente espero decisões igualmente penalizadores para clubes que têm claques legalizadas. Não é preciso pensar muito para relembrar que casos aconteceram e em que alguns foram muito mais graves, sendo que das claques legalizadas o responsável máximo é o clube, logo tem de haver várias sanções daqui em diante.

      • BioSpot
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:32 pm

        Tudo isso já era para ontem. Mas infelizmente, o Benfica irá recorrer e acabará por não ter o estádio interdito.
        Estas sanções saiem apenas para alegrar a alguns, assim a Liga diz “olhem tentámos”, mas sem nunca tentar. Quem se lixa são os clubes que não tem dinheiro, esses sim é que sofrem.

  • pjmatos
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:33 pm

    Independentemente da justiça do castigo, não pode haver credibilidade no futebol português enquanto um Conselho de Disciplina, ou outro órgão qualquer, demorar quase três anos a tomar uma decisão. Isto assim dá azo a todo o tipo de especulações sobre os interesses da decisão apenas sair agora. Aliás, se as próprias instituições não se protegem, nao demonstrando qualquer preocupação em tomar decisões de forma mais célere, é mesmo caso para se lançarem suspeitas.

    Por outro lado, alguém é capaz de me explicar o que é que a legalização das claques, face à sua não legalização, tem contribuído para o futebol português?

    • Kafka
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:58 pm

      Não contribui para nada, até porque a legalização é pura fachada, já que a claque dos super dragões por exemplo so tem cerca de uns 30 ou 40 inscritos ou lá o que é, ou seja, isto vale zero

      • Francisco Torgal
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:42 pm

        Concordo totalmente. Embora a situação do Benfica seja pior, porque não tem de facto ninguém ou claque legalizada, as outras têm poucos membros inscritos só para efeitos burocráticos praticamente. De que me serve ter uma claque legalizada se das centenas que causam tumultos na mesma, 90% não estão inscritos? É ilegal e com apenas uma pequena nuance de diferença no grau de gravidade, uma máscara para fazer o que a claque do Benfica não-legalizada faz.
        O problema está nas claques não legalizadas e nas legalizadas, não se iludam.

  • Gil Rodrigues
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:26 pm

    Esta estava guardada para quando fosse necessário. Mal tocou o alarme na Torre das Antas “et voilá” um castigo à medida.

    • LSC
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:17 am

      Comentário ridículo. Então por essa ordem o quando suspenderam o Hulk ilegalmente no caso do túnel, foi quando soou o alarme na Luz

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 5:34 pm

        Quer dizer, há imagens do homem a agredir, mas os culpados são os outros que ainda foram buscar a mão do Hulk e a atiraram contra eles próprios. Leio cada coisa de vez em quando…

      • Gil Rodrigues
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:46 am

        a mesma lenta lenta de sempre… o Hulk foi filmado a agredir um Steward queriam o quê? Aliás, palhaçada foi retirarem-lhe o castigo quando, pouco meses depois, é a provada legislação que penaliza a mesma situação e validava o 1º castigo.

        Ridículo é o seu comentário.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:25 pm

    Como é obvio isto vai dar em 0 jogos a porta fechada..
    Mais uma coisa para entreter aqui o Tuga durante uns dias, o Benfica vai recorrer para o TAD e com 100% de certeza isto não dará em nada.. há coisas bem mais graves que deviam ser tratadas pelo concelho de disciplina e andam a entreter o pessoal com estas tretas.. enfim é os incompetentes que temos no futebol nada de novo

  • Rui Carvalho
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:25 pm

    Curioso também ainda não ter havido nenhuma reação por parte do Sporting relativamente ao elemento da equipa tecnica do Porto que agrediu um adepto sportinguista e aparentemente nem castigo levou…

    • Joao Duarte
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:10 pm

      Anda tranquilamente a passear no campo em todos os jogos. No campeonato de Portugal há treinadores suspensos por muito menos.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:20 pm

    Já agora, isto foi despoltado por uma queixa do Sporting em 2016, e a última denúncia do mesmo Sporting (os santinhos, claro) foi em Novembro de 2017. Alguém acredita que o timing é inocente? Faz-me confusão como não se vê o que está à vista dos olhos de toda a gente.

  • Chico
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:19 pm

    Antes de mais, sou anti-claques independentemente de que clube apoiem. Mas aqui isso não se põe isso em questão. As claques legais no nosso país atiram bolas de golfe aos adversários, invadem centros de estágio do seu clube e de árbitros, intimidam e agridem todo o tipo de gente. Pergunto: que diferença faz serem ou não legais? Além disso, será que todos os membros estão oficialmente associados? Se a Luz for interdita, não se deveria fazer o mesmo com Alvalade e Dragão porque tudo o que se tem passado lá com as suas claques também? Se isto for mesmo à frente, vejo isto mesmo só como um mecanismo de deitar abaixo um adversário a todo o custo e meter o futebol português ainda mais no lodo.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:12 pm

      Tenho exactamente a mesma opinião. E digo-te mais, fechar estádios por causa das claques é dar-lhes uma importância que não merecem.

    • Joao Duarte
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:11 pm

      É óbvio que se devia. E eu fico à espera disso. Não sou contra o Benfica ser castigado, serei contra e acharei um escândalo se não houver mais estádios interditos nos próximos tempos.

  • J Silver
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:16 pm

    Uma queixa com três anos, castigo aplicado numa altura decisiva da época. O futebol português é de um ridículo inqualificável.

  • ACT7
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:14 pm

    A confirmação que o Benfica voltou a ser candidato ao título.
    Aqui tenho que dar razão ao Kafka.
    Ainda assim interdição é diferente de jogo à porta fechada.
    Ainda assim, o mais provável é andar-se de recurso em recurso, porque há mais motivos que está palhaçada das claques para se fecharem estádios. Enquanto se anda em recursos e polémicasv desvia-se o foco.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:16 pm

      Fomos burros. Devíamos ter aceite. Fechávamos a Luz contra o Chaves e Belenenses (podíamos ir jogar a Trás-os-Montes e ao Algarve, por exemplo, para dar uma alegria a mais Benfiquistas) e depois para o Portugal x Sérvia e Portugal x Ucrânia. Se o estádio tem de ser interdito por não se cumprirem as regras, então a selecção também não pode lá jogar. Se não há condições para uns, não há condições para outros.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 11:18 pm

        Isso é de barrar o Estádio da Luz à selecção é uma boa ideia. Se o Benfica não puder utilizar o seu estádio, os outros também não. Façam como o Belenenses, vão para o Bonfim e tenham um mau fim, já agora.

      • ACT7
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:25 pm

        Ou jogamos no Seixal, os miúdos não vão estranhar.
        O LFV da maneira que gosta de obras ainda faz outro estádio ahah

  • Sombras
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:09 pm

    Já agora, para compor as coisas e não verem que se manda para o ar: quem invadiu a academia de Alcochete? A Juve Leo. Dos 50 envolvidos sabem quantos estão registados no IPDJ? 8 elementos. E a Juve Leo é a claque com mais elementos registados (à volta de 120). Os Super Dragões têm 40 elementos legalizados. 2 deles presos.

    • Consuela
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:00 pm

      Sabes lá se os 50 pertenciam à Juve Leo. Se oficialmente, como dizes, só 8 lhe pertencem, pode haver a hipótese de apenas 8 de facto pertencerem à claque.

      • Primo1904
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 4:57 am

        Nem do Sporting eram Consuela.

        • Luke
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:54 am

          Não eram…?! 80% deles tinham tatuagens do Sporting no corpo, por isso ou eram do Sporting ou então encararam mesmo bem a personagem.

          Para além disso a maior parte deles já foi identificado como membros activos na Juveleo (apesar de nem todos estarem inscritos) e no Sporting. Achas o quê, que essa malta da Juveleo e do Sporting (Fernando Mendes à cabeça) foi chamar os seus amigos Benfiquistas para irem invadir o centro? Isso faz algum sentido?

          • Primo1904
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:37 pm

            Luke se a resposta é para mim estava efectivamente a ser irónico com o comentário da Consuela…
            Como parece óbvio fazem todos parte da mesma claque, há pessoas por aqui que querem defender o indefensável por isso é que somos o país que somos.
            Quanto ao assunto só concordo com a interdição mas nunca por 4 jogos se houver problemas provocado por adeptos,tipo petardos, escaramuças,etc.
            Isto do ser “legal” é pura fantochada, daqui a pouco o comum adepto para entrar no estádio também tem que ser sócio (já estivemos mais longe).
            Não há coincidências, isto veio em tempo oportuno.

          • E o que temos
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:43 am

            Acho que ele estava a ser irónico

    • Tim Cahill
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:22 pm

      Mas isso não é problema… o problema é apoio a claques ilegais. Apoiar claques legais que fazem coisas ilegais não faz mal.

    • Stromp1906
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:15 pm

      Típico comentário de não interessa o que faço, os outros é que fazem…
      Era daqueles sempre titular porque era o dono da bola.
      Caso não saiba os invasores estão presos há quase um ano, apenas um detalhe:

      • Empaler
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:45 am

        Mas o que fazer quanto às claques que não tenham todos os adeptos registados? Está tudo bem nesse caso?

  • Joao Duarte
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:05 pm

    Acho um enorme exagero 4 jogos, mas se se provar acho bem que seja castigado. 2 jogos era justo.
    Posto isto, acho mais grave dar apoio a claques legais que se fartam de prevaricar por esses campos fora, e até fora dos campos, que não são punição nenhuma. Os clubes têm de ser responsabilizados por claques legais e não o estão a ser também.
    Sendo assim, acho bem que o Benfica seja castigado, embora ache exagerado o número, mas fico à espera de outros estádios interditados daqui em diante.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:35 pm

      Nem 1 jogo é justo quanto mais 2….Para o estádio da Luz ser punido, as Antas tinham de levar anos de interdição, tendo em conta tudo o que se lá passa desde a década de 80, ou vamos fazer de conta que o guarda Abel não existiu, e o túnel das Antas não existia e a os super dragões não andam a entrar no centro de estágio dos árbitros a ameaçar etc?

      Vamos lá ter noção sff

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:15 pm

        Não disse o contrário. Acho que se tem de começar por algum lado, se o Benfica prevaricou que seja punido. Mas é óbvio que para tal acontecer outros estádios terão de ser punidos com igual ou maior número de jogos que a Luz. Isso é óbvio.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:16 pm

      Achas justo o Benfica ser castigado? Podes concordar com a legalização das claques ou não, mas vou propor-te uma adivinha:
      – uma claque invade um centro de estágios, agride jogadores e staff;
      – uma claque invade o centro de estágios dos árbitros para os ameaçar;
      – uma claque vandaliza a propriedade de um árbitro para o intimar horas antes de arbitrar um jogo do seu clube;
      – uma claque não legalizada é apanhada com carrinhas alugas pelo clube.
      – uma claque, apoiada pelo clube, tem o seu líder a ser julgado por crimes como assalto à mão armada e extorsão.

      Adivinha qual delas deu castigo?

      E não estou a dizer que os NN são santos, porque para mim deviam ser erradicados do clube, mas não é isso que deu castigo.

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:13 pm

        Não disse o contrário, concordo com o que dizes. Por isso ficarei à espera que outros clubes sejam castigados.
        O que não invalida que se se comprovar que o Benfica apoia claques ilegais e isso não é permitido e é passível de ser punido que seja. Ficarei atento.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:05 pm

    Obviamente. O Benfica apertou o Porto, o sistema funcionou. Urge correr esta cambada do futebol Português, este cartel mafioso que há décadas comanda os destinos do mesmo.
    Onde estava a federação e a Liga a punir as claques oficiais que agridem jogadores, ou que ameaçam recorrentemente árbitros? Onde? Onde estava a federação e a liga para interditar estádios quando um adepto de um clube invade o relvado e agride um jogador adversário?

    Continuem a achar que quem manda em tudo é o Benfica. Continuem. A legalização das claques é uma fantochada que só premeia o crime organizado.

    • Consuela
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:01 pm

      Onde estavas tu quando o Hulk foi castigado durante meses para depois ver o seu castigo reduzido para migalhas? Um castigo que provavelmente nos custou o título? Mas o Porto manda nisto tudo…

      • Littbarski
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:50 am

        Faz-me confusão esta malta que se esquece do que se passou e vem distorcer a realidade.
        Estás-te a esquecer que as leis foram alteradas com efeitos retroactivos para que o Hulk fosse despenalizado. Pois se se seguissem as normas do anterior quadro legal da liga, o jogador não teria entrado em campo até final da época.
        Para além de que o Porto no final desse jogo na Luz ficou a 4 pontos do Benfica. E o Benfica até ao final desse campeonato perdeu apenas 5 pontos, 3 deles no Dragão na penúltima jornada do campeonato. Quando o Benfica não precisava do jogo para ser campeão.
        Se alguém tem razões de queixa nesse ano é o Braga, que viu o Vandinho e outro jogador, que agora não me lembro, serem suspensos quando ainda estava na luta pelo título.

      • Sombras
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:53 pm

        O Hulk foi condenado em tribunal civil a indemnizar os stewards que agrediu. Se isso não é ter culpa, então não sei.

        • AlexanderSearch
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:49 am

          Não pode ter sido condenado em tribunal civil. Em portugal não há separação de jurisdições para indemenizações com fundamento em ilicito criminal. Se o Hulk foi condenado a pagar uma indemenização com fundamento em ter agredido alguém, tem de ter sido em processo penal

      • Rosso
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:39 pm

        Para já, é duvidoso que lhes tenha custado o título, porque apesar da sua qualidade o Hulk também não era propriamente o CR7 e o Benfica tinha uma grandíssima equipa com jogadores como Di Maria, Saviola, Aimar, Cardozo, Coentrão, David Luiz, Ramires, etc, alguns deles com uma carreira posterior muito superior à do Hulk.

        Mas a questão de fundo é que ao contrário do que ainda hoje afirmam, os factos posteriores confirmaram que o castigo mais gravoso para o Hulk era o mais correcto. Ou pensam que a decisão que considerou que o castigo devia ser mais curto era uma ordem divina? Foi tomada por um órgão que teve a absurda ideia de considerar que o steward agredido era “um elemento do público”, o que determinava uma pena mais baixa. No fim desse ano, e para dar finalmente um estatuto ao steward, que não tinha, a reunião dos clubes da liga considerou que afinal era um interveniente ao jogo (que tinha sido aquilo que a primeira instância tinha calculado, daí o castigo mais longo). Nenhum clube votou contra: isso mesmo, nem o FCP.
        Resta dizer que o Hulk e os outros jogadores envolvidos foram condenados em tribunal a indemnizar os stewards.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:22 pm

        Ele também não estava quando o adepto benfiquista apertou o pescoço ao bandeirinha..

        • Rosso
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:29 am

          Por acaso nesse ano isso não dava interdição do estádio. Depois disso passou a dar. E também depois disso tivemos o Pizzi agredido por um espectador nas Antas. O que é que aconteceu mesmo, já agora?

          • RicardoFaria
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:46 am

            Os casos que ele referenciou também não dão interdição do estádio..

            • Joao Duarte
              Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:23 pm

              A do Pizzi dá.

              • RicardoFaria
                Posted Fevereiro 13, 2019 at 6:02 pm

                Sim, foi a única..
                Não sei o que aconteceu ao adepto mas, na minha opinião, deveria ter sido severamente castigado.

                Saudações DesPortistas!

                • E o que temos
                  Posted Fevereiro 13, 2019 at 7:05 pm

                  Mas que punição ao adepto ? Então o estádio não devia ser interditado também ?

                  • RicardoFaria
                    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:06 pm

                    Sim, ao adepto.
                    Os clubes não têm culpa que os adeptos entrem em campo mas têm culpa quando dão apoio a claques ilegais.
                    De qualquer forma, acho isto das claques legais e ilegais uma palhaçada mas não sou eu que faço as leis.
                    Na minha opinião, quem não sabe estar no futebol, seja do Porto, do Benfica ou do Carcavelos, devia ser proibido de ir a um estádio.

                    Saudações DesPortistas!

                    • E o que temos
                      Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:00 pm

                      Então mas a agressao ao Pizzi dá interdição do estádio. Em que ficamos então ?

                    • RicardoFaria
                      Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:09 pm

                      Eu não sei as regras para saber se dá ou não.
                      Na minha opinião, não deveria de dar porque o clube e os outros adeptos não têm culpa de um acto de uma pessoa.

                    • E o que temos
                      Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:19 pm

                      Cada cambalhota na argumentação. Mesmo assim elogio-te porque ao menos respondes às pessoas e não és daqueles que salta fora mal se responde com factos. Também nao acho que devia dar mas está nos regulamentos, mais uma vez que nao foram cumpridos. Abraço.

                    • RicardoFaria
                      Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:28 pm

                      Não sei onde sei cambalhotas na argumentação uma vez que disse sempre o mesmo em todos os comentários.
                      As coisas são o que são, não há motivos para saltar fora.
                      Abraço!

        • Sombras
          Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:56 pm

          Onde estavas tu quando os adeptos do teu clube atacavam autocarros de adeptos rivais na autoestrada mandando pessoas para o hospital? Ou quando invadiam centros de estágios de árbitros?

          A verdade é que podes dizer o que quiseres, que de adeptos se há corja que realmente existe, é a do Porto, começando no mentecapto que vos lidera que age com total impunidade de Coimbra para cima, mas que depois anda a pedir protecção policial quando fica apertado.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:16 pm

        Normalmente não dizes coisas sem nexo mas desta vez abriste excepção pois se é verdade que não havendo (aquilo consideram) provas concretas não se deve condenar ninguém, portanto dever-se-ia apurar primeiro e depois castigar, maior verdade ainda é o facto se nessa época , não obstante o grande jogador que Hulk é, era assobiando em todos os jogos no Dragão. Basta pesquisar textos de Miguel Sousa Tavares, Miguel Guedes, Júlio Magalhães, entre outros, para veres que esses indefectíveis portistas pediam que o Hill fosse comer banco. Acho que é ao contrario, a revitalizacão do Hulk para níveis antwriores deveu-se a esse castigo. No caso deste castigo, por tudo aquilo que passa no futebol português é escandaloso. Coisas que já vimos e continuaremos a ver e que passam/passarão impunes. Contudo, desde que os rapazes de vermelho estejam focados, não me preocupa que hajam 4 jogos de interdição pois há matéria prima para superar adversidades…reais ou impostas.

        • Consuela
          Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:26 pm

          Agradeço o apontamento inicial. Agora, se estes users disparam em todas as direções (ou só numa, vá) sem provas de muito dos pseudo-factos que afirmam, eu também tenho o direito de colocar uma situação hipotética da maneira como a coloquei.
          Quanto a este castigo não me pronuncio, a justiça portuguesa, sem exceção da parte desportiva, é uma vergonha, e é uma vergonha para todos, por muito que queiram colocá-la como parcial. Ou melhor, parcial é, mas sempre a favor dos 3 estarolas. Aos nossos olhos somos todos vítimas, é preciso abri-los e comentar com mais senso, ou transformamos esta caixa de comentários numa completa anarquia desnecessária.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:32 pm

      Tudo dito Sombras…. Se isto for em diante, é um dos maiores escândalos de sempre do futebol português… Mas depois ficam todos ofendidos quando se fala que isto é assim há mais de 30 anos

  • E o que temos
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:04 pm

    Curioso que as claques legalizadas são aquelas que batem em jogadores e invadem centros de estagio de arbitros :)

    • Gunnerz
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:02 pm

      Um mero cidadão português também está legal em Portugal e pode fazer assaltos. Qual é o nexo?

      • E o que temos
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:17 pm

        Então a legalização das claques não é para obrigar os clubes a responder por elas ? Onde estão as punições ao Porto e Sporting ? Oh wait

    • R1906
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:08 pm

      Uns estão presos. Mas tens uns que partem hotéis também e em todos os jogos de congratulam com assassinatos.
      Em Inglaterra os do Bournemouth foram expulsos. Individualizar lixo não e inteligente.
      Mas como e óbvio não vai dar em nada. Nem nunca irá dar.

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:16 pm

        E agora pergunto… perante este castigo ao Benfica não achas que sendo assim o Sporting também não tem de ser punido, no mínimo, com igual número de jogos?

      • Chico
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:22 pm

        Nas claques de todos os clubes tens exemplo semelhantes. Os do Porto também berraram que queriam que o avião da Chapecoense fosse do Benfica e os do Sporting desrespeitaram o Eusébio. No caso do Sporting, tens uma falange de uma das principais que é abertamente fascista/neonazi.

      • E o que temos
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:14 pm

        O Sombras já respondeu por mim. 8 elementos dos 50 que invadiram alcochete estavam registados, então e o resto? E se estás a falar do outro italiano que foi assassinado porque raio é que adeptos do sporting se reuniram com adeptos do benfica naquela zona aquelas horas? Foi para jogar às cartas?

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:12 pm

        Se castigam por claques não legais tambem têm de castigar por claques legais. Os responsáveis por essas claques são os clubes. Ponto. Não digo que o Benfica não deva ser castigado, mas os outros também têm de ser.

      • Sombras
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:11 pm

        Eram do Southampton. E não estão presos, estão em prisão preventiva. Outros continuam cá fora. E devias ficar calado sobre claques, tens um vice presidente e o líder da claque a serem julgados por assaltos à mão armada, extorsão, entre outros. Só bons rapazes.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:03 pm

    Simplesmente escandaloso, para o estádio da Luz ser punido com 4 jogos as Antas tinham de levaria no mínimo uns 4 anos por tudo o que já lá aconteceu… Vergonhoso

    • Tim Cahill
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:19 pm

      O Serginho já tinha avisado que não falava mais de árbitros… isto é só primeiro episódio do que vem aí.

      • Kafka
        Posted Fevereiro 12, 2019 at 10:17 pm

        Nem mais, na altura alertei logo para isso, para o SC prometer que não voltava a falar de arbitragens era pq tinha garantia a 100% do que irá acontecer até ao fim da época… Os do costume ficaram todos ofendidos, mas nem menos de uma semana e prova-se mais uma vez que eu tinha razão

        • Jeremias
          Posted Fevereiro 13, 2019 at 2:26 am

          Conspirações much? Comentem os futebol mas é, não especulem, que isso é que traz um ambiente nocivo ao futebol. Sou o primeiro a criticar ações duvidosas, mas apenas o façamos quando elas realmente existirem

          • Rambo13
            Posted Fevereiro 13, 2019 at 12:15 pm

            Boas.

            Engraçado falares de especulações e ambientes nocivos. Gostaria de te fazer uma pergunta,

            Quando ameaçaram arbitros no centro de estagio dos mesmos,
            Quando invadiram o relvado para agredir o Pizzi,
            Quando incendiaram o estádio da Luz,
            Quando num derby encheram uma area de tochas,
            Quando partem estabelecimentos de familiares dos arbitros,
            Quando apredejaram um autocarro,

            o que é que aconteceu? Que tipo de ambiente demonstra e fomenta?

            Portanto uma conspiração é achar estranho que uma queixa de 2016 sobre “ajudas de custo” a claques ilegais leve a que um “juri de instrutores” tenham considerado, em CONJUNTO COM PEDRO PROENÇA (que como se sabe foi lá colocado pelo Benfica), que a acção deveriam ser, nada mais nada menos, que 21 jogos de interdição.

            Faz sentido não é?

            Mais sentido faz quando chega à Federação e os mesmo descartam logo 4 dos argumentos utilizados pq já tinham prescrito e não deram razão a 13 dos restantes…

            Mas isto faz tudo sentido, alias tudo nos bastidores do futebol faz sentido! Desde que a aliança esteja por cima …

    • Sombras
      Posted Fevereiro 12, 2019 at 9:06 pm

      Já seria de esperar a reação depois do Porto se ver todo borradinho de medo com a aproximação. É a máquina a funcionar.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 1:34 am

        É incrível como o pessoal arranja teorias da conspiração em tudo..
        Ao menos da para rir eheh.

        Saudações DesPortistas!

Deixa um comentário