Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estar seguro sem colocar um trinco na porta

Quando queremos analisar uma equipa, descortinar a sua forma de jogar, compreender a sua proposta futebolística, um bom ponto de partida é olhar para o seu meio-campo. Verdadeira sala das máquinas, um mero olhar para as características dos elementos que o compõem oferece-nos pistas relevantes, levando até a frases como “equipa X é defensiva porque joga com um duplo-pivot defensivo”.
Ora, tome o setor intermédio a configuração que tomar (com 3 ou 4 elementos; com dois médios defensivos ou não; jogando com um número 10 ou abdicando dele), há uma figura que se tem assumido como indispensável para todos as equipas: o chamado trinco, ou pivot defensivo, ou número 6. Posição que é por alguns vista como a mais importante do futebol atual, os seus ocupantes distinguem-se pelo seu pendor marcadamente defensivo, sendo, geralmente, fortes a nível de posicionamento e desarme, procurando sempre manter a equipa equilibrada. São verdadeiras âncoras tácticas.
Vem isto a propósito deste Real Madrid versão 2014/2015. Os merengues, que num passado não muito longínquo fizeram alinhar um trio composto por Pepe, Xabi Alonso e Khedira, são hoje talvez a única equipa do mundo que abdica de jogar com um médio defensivo. Carlo Ancelotti faz hoje actuar um Poker de craques (Kroos, Modric, James, Isco), 4 jogadores que a dada altura das suas carreiras eram vistos como números 10 e que não são, de todo, conhecidos pelas suas capacidades defensivas mas pela genialidade que todos possuem.
O treinador italiano é já bastante famoso pelos seus “milagres”. Por ter sido capaz de, nas diversas equipas que treinou, ter adaptado jogadores a novas posições, tendo-os tornado importantes para a equipa e, individualmente, em referências da nova função. Basta lembrar os exemplos de Pirlo (este por sugestão do próprio, que propôs passar de “trequartista” para pivôt) ou de Di Mária (que passou de extremo, muitas vezes direito, para ser o mais excitante dos médios interiores do futebol mundial). Agora, logrou outro, mais complexo (por ser marcadamente coletivo): atingir o equilíbrio jogando só com artistas, com “jugones”, como se diz em Espanha, fazendo com que Kroos e Modric juntem á qualidade na saída de bola o equilíbrio posicional e com que Isco e James se sacrifiquem pela equipa, sendo intensos e capazes de ocupar espaços defensivamente (veja-se a cobertura que, contra o Barcelona, o espanhol fez a Marcelo sempre que este se incorporava no ataque).
Partindo da ideia de olhar o meio-campo como parte fulcral do B.I. de qualquer conjunto, o arrojo táctico de Ancelotti é o desafio da estética.É estar seguro sem colocar o trinco na porta. É pedir a pianistas que sejam operários sem lhes retirar o prazer de, quando tiverem oportunidade (no momento ofensivo), tocar belas sinfonias. É a negação da “gatutização” do futebol. Ao fazê-lo, Carletto aspira a ser Carlos Magno, a ser um daqueles precursores que a história eterniza, e logo no maior dos clubes que o planeta alguma vez viu. Até Guardiola teve o seu Busquets.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Barata

0 Comentários

  • Rúben Cardoso
    Posted Outubro 28, 2014 at 3:42 pm

    Já quase perdi o cabelo de tanta vez ter dito isso aqui no blog: não é preciso um "pedreiro" no meio-campo, para uma equipa defender bem. Basta alguém que saiba ler o jogo, compreendê-lo, posicionando-se sempre da melhor forma, e pode-se jogar até com um meio-campo com uma média de alturas de 1.50m. Basta ver que um dos jogadores mais geniais de todos os tempos, é uma pequena pulga, e não é por isso que é inferior aos defesas mais ríspidos do futebol.

    Aquele quarteto do Real Madrid é absolutamente delicioso. E dá para fazer em muito mais equipas o que Carlo Ancelotti está a fazer. Desde que haja coragem e conhecimentos para tal.

    • João
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:34 pm

      Não sei o que entendes por "pedreiro" mas qualquer grande médio defensivo tem um grande sentido posicional. Não é por cortar muitas bolas, bater nos adversários ou andar atrás deles que nem cães que são muito bons, é porque conseguem estar sempre no sítio certo, fechando os caminhos para a sua baliza e complicando a tarefa ao adversário. Essa é a sua principal função.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:34 pm

      Desde modo, os meus parabéns ao fantástico texto do Pedro Barata.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:45 pm

      Temos um exemplo bem presente no futebol português daquilo que eu falo, e acontece no Porto. O Lopetegui prefere ter lá o Casemiro, porque é um jogador mais fixo, que joga mais duro, e que não é nada de especial com bola, do que ter lá o Rúben Neves, que tem um sentido de jogo já superior e mais evoluído, apenas com 17 anos.

      O que eu digo é que há muitos treinadores que privilegiam essa faceta de "cão raivoso" ao invés de um jogador mais cerebral, mais inteligente e com maior capacidade de ter a bola, que deve ser o principal objectivo de uma equipa de futebol, pois com ela está mais próxima de chegar ao objectivo.

    • FB
      Posted Outubro 28, 2014 at 5:40 pm

      Concordo, num sistema de pressão alta e recuperação rápida da bola o Ruben Neves é muito superior ao Casemiro. Arriscaria dizer que o Rubén é até mais seguro na saída com bola e em desfazer-se da bola(com qualidade) quando apertado

    • Anónimo
      Posted Outubro 28, 2014 at 5:44 pm

      Eu acho que há aqui imensos leitores que andam enganados com estes primeiros jogos do Casemiro pelo Porto, que têm sido intermitentes, se tivessem visto a eliminatória contra o Lille já deviam saber que há muita qualidade em Casemiro, apenas ainda não se adaptou ao sistema de Lopetegui.
      O ultimo jogo dele contra ao Arouca foi muito competente, não tendo nenhuma falha sequer a apresentar, tal como os dois jogos com o Lille, o único jogo que ele fez mesmo horrível foi contra o Sporting no Dragão que até se percebe pois tinha apenas uns dias de treinos, já que tinha vindo de lesão (desde o jogo de Alvalade).
      Estes leitores também não devem ter visto os jogos que o Casemiro fez pelo Real, em que foi sempre bastante competente, e sendo mesmo defendido a 100% que deveria ter mais oportunidades que Illaramendi, e apenas não tinha porque o ultimo tinha custado 40 milhões.
      Alias esses leitores se estivessem atentos ao VM, já tinham lido aqui a cerca de três anos que Casemiro era dos mais promissores médios defensivos do mundo, na altura isto foi dito num post sobre os 15 melhores jogadores jovens de 91 se não me engano, e o Casemiro não entrou no top (É de 92) mas teve uma nota de destaque. Já este ano na altura da sua transferência podiam ter lido qual era a opinião do VM sobre a sua vinda, e já que são leitores assíduos deste blog, dar pelo menos o beneficio da dúvida ao VM sobre um jovem jogador que ainda só agora chegou ao nosso futebol.

      Sayien

    • FB
      Posted Outubro 28, 2014 at 6:02 pm

      Não, é opinião de muitos portistas que o Rubén Neves tem mais impacto em 45' que o casemiro em 90'. O Casemiro é um jogador entre o razoavel e o bom, o Ruben tem um potencial tremendo uma qualidade muito acima da média para a sua idade.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 28, 2014 at 6:04 pm

      Eu vi todos os jogos do Real Madrid no ano passado, e vi também os jogos que fez pelo Porto, contra o Lille. Não consigo ver nele um médio-defensivo de referência, nem com qualidade para ser opção no Porto, quanto mais no Real Madrid. A 8, talvez seja razoável, já o vi nessa posição na altura em que jogava no São Paulo, mas a trinco não acredito minimamente que venha a singrar.

      Ainda agora chegou ao nosso futebol, mas não chegou este ano à Europa, já está perfeitamente ambientado. Não tem é qualidade para mais que isto. O Rúben Neves é superior ao Casemiro, só que como tem 17 anos, tem-se medo de metê-lo no lugar de um ex-Real Madrid.

    • Anónimo
      Posted Outubro 28, 2014 at 6:54 pm

      Eu também acho que o Ruben vai ser melhor que Casemiro, aliás acho que com a idade dele e com esta qualidade tem tudo para ser o melhor do mundo na sua posição no futuro. Mas isso não me impede de achar que o Casemiro já um bom jogador com potencial para ser ainda muito melhor.

      Sayien

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2014 at 8:26 pm

      Muito obrigado Rúben.

      Já agora, o Casemiro tem estado mal. Dito isto, parece-me muito bom, mas talvez não como único 6 (no Madrid jogava num duplo-pivot).

  • Miguel
    Posted Outubro 28, 2014 at 3:50 pm

    Excelente texto e uma opinião com a qual concordo plenamente. Parabéns Pedro Barata.

  • Zé Fernandes
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:07 pm

    Concordo totalmente que não é necessário o "tranqueiro" no meio campo para bem defender, mas fico impressionado às vezes como o Real não passa por mais dificuldades.

    No sábado passado, no fim do jogo contra o Barça, comentava com a malta este mesmo tema. Os 4 médios do Real acompanhavam bem a pressão do CR e Benzema, mas faziam-no em linha, principalmente o Kroos e o Modric, que iam muitas vezes em simultâneo não ficando um a salvaguardar as costas do outro. A linha defensiva dava uns meros passos em frente, deixando igualmente muito espaço. Lembro-me perfeitamente, muito mais na 1a parte, muitas bolas que entraram entre a linha média e defensiva do Real, e aí o Barça acelerava o jogo com grande facilidade. Penso que não fez mais estragos pela falta de inspiração da maioria dos seus homens.

    Já vinha a reparar nesta situação em alguns jogos do Real, mas penso que neste em particular se notou mais. Contudo, gosto na mesma da forma que os merengues jogam, até pelo facto de estarem a por um pouco de lado o "chato" 4x3x3.

    Cumprimentos e mais uma vez, óptimo post!

  • Anónimo
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:07 pm

    Discordo que tenha sido a primeira vez que foi implementado. Mas Ancelotti é o único a tê-lo feito com sucesso. Há que recordar o quarteto Rui Costa, Kaka, Seedorf, Pirlo, que conviveram juntos no A.C. Milan e chegaram a jogar no mesmo 11, sendo todos 10 de origem. Mas sim, o actual será talvez o quarteto mais ofensivo que já implementou.

    Penso que esta é até a razão de Ancelotti ser um treinador mais de Champions do que de campeonato. a insistência nesta táctica amarra os grandes jogos, mas falta motivação aos craques para lidarem com a dureza dos meios campos ultra-defensivos dos pequenos.

    Siul1220

    • Pedro
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:13 pm

      Esses 4 nunca jogaram juntos no meio campo, esse Milan tinha o Gattuso que era indiscutível e um Pitbull como este Real não tem. Eles até podem ter jogado juntos mas não como quarteto e sim com o Kaká nas costas do Inzaghi ou Schevchenko ou então até mesmo sozinho na frente.

    • Anónimo
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:17 pm

      Tem razão, não eram sempre acompanhados por dois pontas de lança. mas jogavam juntos,

      https://www.zonalmarking.net/2010/01/22/teams-of-the-decade-14-milan-2002-07/

      Siul1220

    • Anónimo
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:21 pm

      Chegaram sim a jogar juntos no meio campo, com gattuso é claro. Em 2004 usavam um 4321 com pirlo, gattuso e seedorf atras de rui costa e kaka a servir o ponta de lança. mas tem razão não tinham dois avançados na frente.

      Siul1220

  • Ricardo
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:07 pm

    Grande texto, como o Pedro Barata já nos tem habituado.

    Só o Ancelotti para conseguir criar um sistema que permitisse a uma equipa no futebol actual jogar com 4 n.ºs 10. É Talvez o treinador menos valorizado do Mundo, mas na minha opinião depois do Low e Guardiola é o melhor.

    • Kafka I
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:28 pm

      Um treinador que em 17 épocas como treinador de equipas de top que lutavam pelo título, apenas ganhou 3 campeonatos, pode-se dizer que até esta é demasiado bem cotado…

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:43 pm

      Não percebo como pode dizer isso Kafka, é um excelente treinador que o tem demonstrado ano após ano ganhando títulos atrás de títulos, até se pode considerar pela longa carreira que teve que é bem superior ao Guradiola.

    • Kafka I
      Posted Outubro 28, 2014 at 4:58 pm

      Pedro Barata,

      Eu não disse que ele era mau, mas também não é tão bom quanto o pintam, em especial em competições de regularidade, já que em 17 campeonatos em equipas de Top que lutam por títulos, apenas venceu o campeonato por 3 vezes, digamos que é demasiado pouco…

      E essa dos "títulos atrás de títulos" não corresponde de todo a verdade, ele venceu 3 champions é um facto, agora a nível nacional pouco ou nada ganhou em 17 anos…

      Não há comparação possível com o Guardiola (4 campeonatos em 5 épocas treinando equipas que lutam por títulos) ou com o Mourinho (7 campeonatos em 11 possiveis treinando equipas que lutam por títulos)

      Eu compreendo que os mais novos não se lembrem do Ancelotti do fim da década de 90, mas eu lembro e quando se faz a análise a carreira global de um treinador, tem que se fazer desde o inicio e não apenas ao presente..

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 28, 2014 at 5:13 pm

      3 Champions é um facto de que pouquíssimos treinadores se podem gabar de ter nos seus currículos.

    • Paulo Pereira
      Posted Outubro 28, 2014 at 5:36 pm

      O Kafka tem a sua razão: a nível interno, Ancelotti deixa um pouco a desejar.

    • Kafka I
      Posted Outubro 28, 2014 at 5:37 pm

      Rúben Cardoso

      Concordo inteiramente contigo, e eu em momento algum disse que ele era mau…ele é um muito bom treinador, mas para mim não está no patamar de Guardiola ou Mourinho só isso, porque se é um facto que 3 Champions pouquíssimos treinadores se podem gabar de ter, já 3 campeonatos em 17 possíveis é algo "banal" para um treinador de top…

    • João Lains
      Posted Outubro 28, 2014 at 7:11 pm

      Concordo com o Kafka e aliás já estava à espera desta resposta da parte dele. As três ligas dos campeões ninguém lhas retira, mas três títulos nacionais numa carreira com quase 20 anos, é manifestamente pouco. Foi vice-campeão com o Parma, com Buffon, Thuram, Cannavaro ou Crespo mas depois pegou numa Juventus bi-campeã com Del Piero, Zidane, Van der Sar, Inzaghi, Davids ou Ciro Ferrara, e nada conquistou. No Milan, para além das duas ligas dos campeões, só conquistou um scudetto. Fez um grande trabalho no Chelsea, no PSG e agora no Real Madrid, mas recordo 3 títulos nacionais em 19 épocas?

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2014 at 8:02 pm

      Kafka o comentário das 16:43 não é meu….Também já tive de te "imitar" para evitar isto…enfim.

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2014 at 8:28 pm

      Dito isto, concordo contigo. Ancelotti é muito bom treinador, tem feito óptimos trabalhos, parece-me que tem estado muito bem em Madrid, mas, efectivamente, em termos internos, nas competições de regularidade, não é, de todo, o melhor treinador do mundo.

  • Muska
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:13 pm

    Texto muito bom e o qual concordo, tendo em atenção que não é com quaisquer jogadores que se consegue fazer alinhar um meio campo assim. Já agora uma pequena correção: Real Madrid versão 2014/2015, e não 2013/2014.

  • de Carvalho
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:22 pm

    Fantástica analise a uma situação que já me fez passar muitas vezes por maluco em conversa de cafe.
    O jogador atual mais que ser um jogador de futebol tem de ser um pensador e saber "ler" o jogo. Tal com um verdadeiro jogador de basket o novo jogador de futebol tem de saber pensar e ler o jogo e esta é a melhor maneira de se defender.
    Não é a toa que digo que o meio campo do futuro vai ter um POGBA e um VERRATI. Rapidos possantes e sobretudo INTELIGENTES

  • João
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:30 pm

    Excelente texto sem dúvida. Ancelotti está a mostrar toda a sua competência nesta passagem pelo Real, conseguindo dominar uma equipa de estrelas e egos. Kroos e Modric são grandes jogadores, em todos os aspectos, atacam e defendem, têm uma qualidade de passe acima do normal, jogam em equipa, sabem posicionar-se, enfim, são os dois jogadores que equilibram a equipa. A defender o seu trabalho fica um pouco mais simplificado pelo facto de terem à frente uma verdadeira constelação de estrelas, quatro jogadores que dão muito trabalho às equipas contrárias, juntando as trocas de posições e os movimentos interiores, desorganizam o adversário, o que por si só facilita o trabalho aos médios mais defensivos. Mas claro, sem jogadores da categoria de Kroos e Modric seria muito difícil aguentar um meio-campo sem um jogador marcadamente defensivo.

  • Kafka I
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:30 pm

    Excelente texto Pedro Barata, no entanto no acho que o Real esteja tão bem oleado assim, pois continua a haver imenso espaço entre linhas entre o meio campo e a defesa, que creio que ainda não foi devidamente bem aproveitado pelos adversários do Real …no entanto isso não invalida que o Real esteja a jogar um excelente futebol neste momento…

    • João Lains
      Posted Outubro 28, 2014 at 7:13 pm

      Mais uma vez de acordo e também fiz questão de frisar isso no meu comentário ao jogo. O Barcelona não soube explorar o ponto fraco do Real Madrid. Continua a existir imenso espaço entre linhas, e nas duas ocasiões em que o Messi recebeu a bola entre Kroos e Modric, o espaço para a linha defensiva era enorme o que obriga um dos centrais a sair da posição e para isso bastava que um dos alas Neymar ou Suárez fizesse uma diagonal da ala para o centro, nas costas do lateral. Luis Enrique esteve mal ao não ser capaz de perceber por onde passava o segredo do jogo.

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2014 at 8:32 pm

      Concordo com ambos, meus caros. Este Real não é, de todo, um produto acabado, até porque falta ver se Bale irá fazer um trabalho semelhante ao que fez, por exemplo, no jogo em Munique na época passada em mais jogos. Mas essas lacunas de posicionamento, estão cada vez mais debeladas, no meu entender

    • João Lains
      Posted Outubro 28, 2014 at 10:09 pm

      Pedro, mas parabéns pela forma como expuseste este tópico.

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2014 at 10:16 pm

      Obrigado João.

  • Leão de Honra
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:43 pm

    Não é a primeira vez que Carlo Ancelotti faz algo do género…

    Foi Ancelotti que fez de Pirlo no Milan o artista recuado, o jogador que jogava na posição de trinco, mas que não tinha um futebol orientado para defender como o Trinco, era sim o engenheiro/arquitecto, das jogadas…

    ainda me lembro de em 2004 ver o Milan com Pirlo, Kaka, Seedorf e Rui Costa, num meio campo em forma de losango, Rui Costa até lhe chamou o "estilo Milan"

    Em relação ao Real Madrid, creio que é incrível, porque já o escrevi aqui, o plantel do Real Madrid tem "só" 18 jogadores e o Jesé que está lesionado a muito tempo, não é um plantel numeroso e trata-se de uma equipa que faz cerca de 60 jogos por temporada, embora os jogadores tenham todos uma qualidade extrema, creio que é um exemplo de maximização de recursos em relação à realidade onde está inserido…

    Kroos e Modric complementam-se muito bem, não se tratam de dois tanques defensivos, mas são dois jogadores que tem uma qualidade de passe que faz a diferença…

    É muito mais importante aquilo que um médio faz com bola do que sem ela, porque não jogador que faça recuperações de bola só por si, as dinâmicas defensivas de uma equipa fazem-se do colectivo e de acção de vários jogadores em coordenação, embora claro, ter um jogador que consiga recuperar muitas bolas dá sempre jeito, desde que depois tenha qualidade para sair a jogar e com critério…

    O Real Madrid hoje tem uma qualidade jogo impressionante, o Barcelona de Guardiola foi dominador durante 3/4 anos, sempre naquela toda chata, e aborrecida da posse de bola até adormecer os adversários, mas o Real Madrid actual é um caso de versátibilidade em potência, pois tem jogadores e capacidade para abordar diferentes formas de jogar, nesta altura o Real apresenta capacidade para ter bola e construir o jogo pausadamente e mantém-se como o contra-ataque mais perigoso do mundo, ora isto faz muita mossa, e viu-se contra o Barcelona, com Kroos e Modric a % de eficácia de passe longo/curto ronda os 90% e a criatividade de James e Isco dá ao real uma profundidade em espaços curtos, depois ainda levam com o Cristiano Ronaldo e com o Benzema em grande forma na frente…

    O Real Madrid neste momento tem um grupo de jogadores curto, mas que se complementa, pode-se mesmo dizer que é um produto de qualidade e acabado, não é fácil construir uma equipa mais homogénea e que faça tanto sentido como isto, lembro-me de ver jogos do Real Mourinho em que se notava que faltava ali alguma coisa, havia jogadores que não encaixavam bem apesar da qualidade, actualmente o Real Madrid parece ter encontrado a dinâmica e jogadores perfeitos para aquilo que pretende, e isto é mérito do treinador e da estrutura…

    Porque muita gente criticou a venda de Di Maria, e ir buscar o James Rodriguez, mas a verdade é que o James apesar de não ser tão repentista e ter um futebol tão vertical como o Di Maria, é um jogador que proporciona mais capacidade para controlar o ritmo de jogo, variar a forma de atacar, enquando o Di Maria
    é um jogador de transições rápidas, tudo a uma só velocidade… e creio que o Real tendo Cristiano Ronaldo e Bale, compensa mais ter um jogador diferente, do que ter outro velocista.

    Desde que foi criada a Liga dos Campeões em 92, ninguém a conseguiu ganhar duas vezes seguidas, o Real Madrid pode vir a ser o primeiro clube a inverter isto, porque da forma que estão a jogar não vejo muitas equipas capazes de os bater, nem mesmo o Bayern de Guardiola, embora isto nunca se saiba.

    • Anónimo
      Posted Outubro 29, 2014 at 12:04 am

      Há coisas que me ultrapassam. Dizer que o estilo de jogo do guardiola é chato para gabar sistemas baseados em conta ataques e erros do adversário é algo de extraordinário. Outra coisa extraordinária é dizer que o real maximiza os recursos. o real tem um plantel capaz de formar dois onzes perfeitamente caapazes de lutar pela champions! maximizar os recursos é o que fazem o atlético de madrid, o dortmund, etc. agora competir com um onze que 8 ou 9 estão no top 20 de melhores do mundo e dizer que é maximizar os recursos é um bocado anedótico.

      Paulo Menezes

  • Matt Le Tissier
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:44 pm

    Apesar de concordar com o core do texto, gostava só de referir que esse quarteto alinhou mais por impossibilidade física de Bale do que propriamente pelas garantias dadas por Isco. (um excelente jogador claro e que fez dois excelentes jogos, frente ao Levante e perante o Barcelona)

    De salientar também que Pirlo recua no terreno não por mão de Ancelotti mas sim na sua passagem fugaz pelo Brescia em 2001, pela mão de Carlo Mazzone, que foi "obrigado" a arranjar uma posição no terreno para o italiano, já que o lugar de origem do jogador estava reservado a Roberto Baggio. Aliás, em jeito de curiosidade, quem substituiu Pirlo na temporada seguinte foi Pep Guardiola.

    Cumprimentos

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2014 at 8:34 pm

      Matt Le Tissier, na sexta-feira o Carletto deu uma entrevista ao "larguero", programa de rádio de Espanha, em que dizia que um dia o Pirlo lhe sugeriu isso, daí eu ter posto no texto…

    • Matt Le Tissier
      Posted Outubro 28, 2014 at 9:44 pm

      Não duvido que o Ancelotti tenha dito nem que o jogador o tenha sugerido, só referi que não foi com ele que recuou no terreno.

      Aliás, a experiência no Brescia poderá ter sido determinante nesse pedido. Não podemos esquecer que foi um jogador que esteve constantemente "tapado" na posição #10 no inicio de carreira, tanto a nível de clubes, como numa perspectiva de possível seleccionado para a Squadra Azzurra.

      Cumprimentos

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2014 at 10:04 pm

      Também não estava a negar o que dizias. Terá sido então Pirlo que, após a experiência no Brescia, sugeriu a Ancelotti que o colocasse á frente da defesa.

  • André Clemêncio
    Posted Outubro 28, 2014 at 4:46 pm

    Parabéns pelo texto Pedro Barata!!

    Confesso que estranhei no início o Real jogar com um duplo-pivot de médios mais de ataque (Modric e Kroos), pensei que o meio-campo iria ficar desequilibrado sem um médio com caracteristicas mais defensiva!
    Parece que não foi isso que aconteceu, o Modric e o Kroos têm muita inteligência a jogar futebol, sabem sempre onde devem estar e quando devem estar, ocupam bem os espaços, e ainda têm uma técnica e uma capacidade de passe tremendas!

  • Anónimo
    Posted Outubro 28, 2014 at 5:13 pm

    Queria só apontar duas coisas relativamente ao post:

    – é verdade que o Real Madrid, joga com um meio campo com jogadores que em outras equipas não jogavam na dita posição "6". Mas, tanto Kroos como Modric, na minha opinião têm características que poderão ser consideradas como defensivas, e de certeza que ao nível de ocupação de espaços, trabalham tanto como um Xabi Alonso ou Khedira.

    – Outro exemplo que se pode utilizar do futebol moderno são os laterais, uma vez que hoje em dia a maioria dos grandes laterais, são adaptações de médios alas. Estas adaptações permitem ter melhor controlo da posse de bola, melhor qualidade nos centros, mais velocidade, mas em detrimento menos agressividade defensiva. O futebol moderno está mais virado para a qualidade da posse bola do que se pensava à cerca de 10 anos atrás, o que vai um pouco de acordo com o post.

    Balakov

  • José S.
    Posted Outubro 28, 2014 at 5:26 pm

    Boas!!
    Apesar de estar de acordo com o Pedro Barata e achar uma excelente análise perante os factos (jogos) até hoje apresentados (nós também percebemos qualquer coisita…), eu ainda sou da opinião que qualquer equipa deve apresentar um médio de cariz mais defensivo. Seja em que sistema for!!
    Analisando o que está em discussão, o real consegue fazê-lo porque apresenta um conjunto de médios com uma qualidade acima da média alta discutível. Tanto o modric como o kroos têm uma leitura de jogo e qualidade de passe fantásticos aliados à uma cultura posicional ensinada pelo ancelotti (e não só, não aprendem sozinhos) e experiencias passadas (modric já jogou como médio centro muitas vezes e kroos também como médio mais recuado), e só assim conseguem uma boa combinação e supremacia do meio campo aliado à muita boa qualidade dos seus companheiros. Mesmo assim notamos nos jogos que observamos (mais adversário fácil menos adversário difícil) que há sempre algum espaço nas costas deste ou daquele jogador entre linhas defensivas.
    Então faço uma pergunta e as outras equipas? Podem fazer o mesmo??
    A resposta é peremptória: Não!!!
    As outras equipas não têm a filosofia no treinador que ancelotti tem, não têm a mesma mentalidade e cultura táctica que o real tem, neste momento, e sobretudo não têm a qualidade de jogadores que o real tem.
    Porque se tivessem, talvez pudessem tentar fazer o mesmo, mas como não possuem têm de usar o tal trinco posicional e bom a defender que nós gostámos, para tentar impedir esses mesmos fántasticos jogadores que o real tem quando atacam e contra atacam!!! O real e muitas outras boas equipas obviamente.
    É tudo uma questão de cconhecimento, mentalidade e sobretudo qualidade de jogadores.

    É a minha opinião!!

    Cumps

  • Anónimo
    Posted Outubro 28, 2014 at 5:48 pm

    Ao meu ver esse meio campo tem funcionado bem por ainda nao apanhar equipas forte no contra ataque!

    Francisco lopes

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 28, 2014 at 6:15 pm

      Não deve haver equipa mais forte no contra-ataque que o próprio Real Madrid. Talvez o Dortmund, só.

  • Rodrigo
    Posted Outubro 28, 2014 at 6:06 pm

    Grande texto!

    De facto, os milagres que Ancelotti tem conseguido com alguns jogadores, nomeadamente em Madrid, são casos de estudo. Di Maria e o caso mais notório de sucesso, mas o que o italiano está a fazer com Kroos, Modric, James e Isco, nomeadamente com os 2 primeiros e, no mínimo, surpreendente. E certo que ainda há falhas no posicionamento, algumas dificuldades na transição defensiva e espaço entre linhas, mas Kroos e Modric tem chegado para as encomendas na maioria dos jogos. Ainda assim, com a saída de Alonso, a não afirmação de Illarra e a iminente saída de Khedira, seria recomendável a aquisição de um 6 ou de um papa km's para certos jogos. Ancelotti está atento a essa situação e tem Ramires no radar.

    Por outro lado, ter Kroos e Modric como os primeiros construtores de jogo da bastante qualidade a saída de bola e outro critério e criatividade na circulação. Ancelotti contorna a ausência do 6 forte fisicamente e posicional pela qualidade técnica e de passe do alemão e do croata, algo que tem ajudado ao crescimento de um Real Madrid fortíssimo a nível ofensivo.

  • Anónimo
    Posted Outubro 28, 2014 at 6:31 pm

    Ai está uma pequena diferença entre um grande treinador e um treinador. Ancelotti perdeu Di Magia, e queria ficar com ele. Perdeu o Alonso, e queria tê-lo na equipa (perdeu nos ultimos dias de mercado). Adaptou-se aos jogadores que tinham. Precisou de trabalhar para jogar com dois médios ofensivos mas que tambem defendem-se? Fê-lo. O sistema era o 433 mas passou para 442? Sim. No meu clube tenho um treinador (não confundir com um grande treinador) que joga com a mesma tactica, 442. Mesmo que nao tenha jogadores para tal, insiste. Mesmo que não esteja a resultar, insiste sempre. Não muda porque acha que os jogadores tem de jogar no sistema que ele quer (o "dele") enqunato que devia ter um sistema em funcao dos jogadores. É este tipo de mentalidade que nao quero no meu clube, achar-se mais que o simbolo que usa ao peito. Simbolo com 110 anos de historia. Um clube com uma historia linda.

    Nuno

  • Bruno Rocha
    Posted Outubro 28, 2014 at 6:36 pm

    no mundial a Croácia jogou com "duplo-pivot" Modric/Rakitic e foi muito criticada por isso. só é possível jogar desta forma com um quarteto atacante com a qualidade do madridista…

  • Pedritxo
    Posted Outubro 28, 2014 at 6:53 pm

    O texto em si esta excelente, mas tambem nao e bem assim, porque apesar de modric e kroos nao serem trincos, tem uma inteligencia enorme a jogar futebol e isso ajuda. os que lhes permite chegar aos espaços precisos e nao foi com ancelotti que aprenderam isso, modric começou assim com mourinho e kroos no bayern jogava assim.
    James em Portugal tambem aprendeu a defender quando era preciso, ja isco ancelotti pode ter merito, mas isco sempre ajudou, porque nao e estrela.
    Qualquer jogador que tenha inteligencia e pouco de tecnica e fisico para jogar a bola, da em algo, o que vemos e so jogadores burros em campo, com pessimas decisoes

  • Nuno FMS
    Posted Outubro 28, 2014 at 7:02 pm

    Ai se o JJ lê isto…
    Falando a sério, bom texto e concordo com estas aventuranças, dão mais magia ao futebol.
    Mas como já aqui disseram só é possivel jogar dessa forma com intervenientes que uma equipa como o Real Madrid possui, pois em muitas equipas o médio ou médios defensivos são partes essenciais para sistema da equipa.

  • I.C.E.
    Posted Outubro 28, 2014 at 7:57 pm

    Tendo em conta a história do Real Madrid e como ficou "mal habituado" com Fernando Redondo, quiçá, não seria de estranhar que eles utilizem jogadores na posição de médio-defensivo que saiba construir, fugindo aos Lass Diarras desta vida.

    No entanto, creio que o mais prudente, se o sistema não ficar muito oleado, utilizar alguém mais posicional em caso de necessidade. No futuro, e um pouco off-topic, surgirá problemas relativamente ao onze, com todos disponíveis, pois Bale, Cr7, Benzema, James, Isco, Jesé, Modric, Kroos não cabem todos ao mesmo tempo. Quem será o primeiro a sair quando o Bale encontrar-se em condições?

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 28, 2014 at 8:15 pm

    O Real pode jogar assim porque tem a melhor equipa do mundo e dos jogadores fenomenais (Modric e Kroos) que apesar da qualidade técnica têm inteligência, posicionamento e intensidade para segurar o meio-campo.
    O Isco tem melhorado defensivamente porque caso contrario nao tem lugar na equipa mas o James pouco corre e defende.

  • Gabriel Berigo
    Posted Outubro 28, 2014 at 8:59 pm

    Aaah, há exceções, mas acho lindo times que jogam com um primeiro volante forte na marcação e na leitura de jogo, não há nada que se compare a um Willian em boa fase, a um Gattuso, Dunga, Simeone entre tantos mais antigos que infelizmente não pude ver jogar, coisa mais linda é um meio campo com um primeiro volante forte na marcação, um segundo volante com bom passe e boa visão de jogo, um meia rápido que dribla e infiltra nas defesas adversárias e um meia clássico que mete a bola onde quiser!

  • Goncalo
    Posted Julho 1, 2015 at 7:39 am

    A minha ideia sempre foi esta: suponhamos num 4-4-2, eu nunca iria alinhar com pelo menos um medio defensivo quanto mais 2,porque para mim defender é uma ação conjunta e não só de um só jogador ou dois mas sim de 10 jogadores sem contar com o guarda redes. Vamos supor que neste real existem 2 grandes centrais e 2 incríveis laterais. Eu se os jogadores mais perigosos da equipa adversária passassem a linha do meio campo eu encarregaria sempre os meus 4 defesas de tratarem do assunto porque é mesmo esse o trabalho deles de não conceder a oportunidade do adversário marcar, não ao meu jogador mais recuado do meio campo porque não é esse o objectivo dele, o objectivo do meio campo é distribuir bola, guarda lá quando necessário e criar ataques e muito importante fechar linhas de passe, não ir ao contacto e se perdessem o duelo deixariam a equipa descompensada. Para mim os 4 defesas são os encarregados de defender quando a bola passa do meio campo, pois os centrais por exemplo são ensinados a ter um tempo de corte e ser bons nesse aspecto de roubar a bola, e não tem que se preocupar em ser bons no passe porque não é a função deles, a função deles é interceptar quando necessário, cortar e ir ao contacto.

Deixa um comentário