Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estrela da Amadora regressa à I Liga e atira Marítimo (que estava no principal escalão desde 1985) para a II divisão

Três anos de playoff, três vezes que sobe a equipa de II Liga. Este Verão, no entanto, ao contrário do que aconteceu com Arouca e Chaves, que acabaram por manter o núcleo duro, espera-se que o Estrela, que conseguiu um enorme feito (ainda há pouco tempo estava nos escalões semi-profissionais), revolucione mais o plantel. O conjunto de Sérgio Vieira foi melhor na 1.ª mão, no entanto hoje sofreu e é notório que são precisas mais armas para o principal escalão (com as substituições isso ficou ainda mais evidente). Já o Marítimo, que era um dos clássicos da I Liga e deixa assim o principal escalão sem clubes insulares, pagou a fatura dos erros que foi cometendo nos últimos anos, com várias apostas falhadas. De lamentar pelos adeptos, que protagonizaram sempre grandes molduras humanas e mereciam mais. Por outro lado, também os rivais da II Liga vão lamentar, já que a II divisão, na teoria, vai ter um campeonato cheio de candidatos à promoção.

De loucos! O Estrela da Amadora garantiu a subida à I Liga ao bater o Marítimo nos penáltis no playoff. Depois do 2-1 na Reboleira a 2.ª mão até começou bem para os da casa, com Xadas a fazer o 1-0. Miguel Lopes, no entanto, empatou pouco depois. O conjunto insular carregou e já no minuto 96 levou o encontro para prolongamento com um golo de Jesús Ramírez. Nesse período as duas equipas tiveram oportunidades mas o 2-1 manteve-se até aos penáltis, fase em que o Marítimo desperdiçou 3 e caiu assim para a II Liga pela primeira vez desde 1985. Já o Estrela volta ao principal escalão depois de ter descido em 2009 por via administrativa.

92 Comentários

  • Guy Roux
    Posted Junho 11, 2023 at 10:18 pm

    Vi um jogo muito emotivo, mas basicamente só venho cá comentar com um propósito: criar uma petição para que o Ronaldo Tavares passe a ser conhecido como “O Leão do Estrela”.

  • MuchoG
    Posted Junho 11, 2023 at 10:19 pm

    Tenho uma pequena nostalgia pelo Estrela porque era uma constante da Primeira Liga quando era mais novo. Por outro lado, vamos ter um campeonato sem equipas das ilhas, e o Marítimo é uma equipa que até costuma ter boas casas, o que é uma raridade em Portugal.

    Veremos se fazem um Rio Ave e resolvem isto em apenas uma época.

    Jogo (e playoff) super entretido, o futebol português só fica a ganhar.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 11, 2023 at 10:20 pm

    Grande Estrela! Jogo de grandes emoções, este playoff foi uma grande ideia da liga, mostra que há equipas na Segunda Liga prontas para conviver com os grandes.

    Hoje o Marítimo foi superior e até bastante, a jogar em casa quiserem mostrar a sua grandeza, mas o Estrela aguentou muito bem e não tremeu nos penaltis. Temos o Estrela na primeira divisão, sejam bem-vindos!

  • El Bandido
    Posted Junho 11, 2023 at 10:21 pm

    Muito feliz com este resultado. Por uma razão egoísta (mais uma equipa em Lisboa, que permite ir ver mais jogos fora), e por o Marítimo ser um clube que precisava claramente de uma reforma… Estavam estagnados à muito tempo, depois de uns últimos anos de Carlos Pereira com muita podridão… Que voltem de forma limpa e com um crescimento sustentado.

    • Kafka
      Posted Junho 11, 2023 at 10:43 pm

      Sim, para o Benfica e Sporting isto é óptimo, basicamente é mais um jogo que fazem sem saírem de Lisboa, portanto passa a ser 1 jogo tratado pelos treinadores a nível de treino e descanso, como se fosse um jogo em casa… Que é o oposto do que seria uma ida à Madeira, que tem bastante desgaste e perde-se tempo em viagens etc

      • El Bandido
        Posted Junho 12, 2023 at 1:47 pm

        Exatamente! O Porto já tem uma vantagem enorme nesse aspeto, grande parte dos clubes de 1a divisão são do norte…

  • Kafka
    Posted Junho 11, 2023 at 10:22 pm

    Estava 50-50..muito contente pelo regresso do Estrela à 1ª.. a linha Sintra está de volta ????…

    Mas mt triste pelo Marítimo ?.. para mim o Marítimo já fazia parte da mobília, toda a minha vida vi o Marítimo na 1ª divisão, vai ser muito estranho vê-los na 2ª divisão ?

    E com a descida do Santa Clara, os arquipélagos deixam de estar representados na 1ª divisão, espero que Santa Clara e Marítimo regressem rápido, de preferência já para o próximo ano… Ainda sou do tempo que a Madeira tinha 3 na 1ª divisão ou pelo menos andava entre a 1ª e a 2ª, com Marítimo, Nacional e União Madeira… E agora nenhum… Sad

  • lipe
    Posted Junho 11, 2023 at 10:23 pm

    Muito interessante ter a Amadora de volta à Primeira. Alguém sabe confirmar se o Estrela vai poder jogar o campeonato no seu próprio estádio? Sempre lhe achei muita graça.

    Quanto ao Marítimo, que sirva para o clube se reerguer e reorganizar algumas ideias e a própria filosofia do clube. Não acredito que sejam outro Académica e acho que devem voltar mais cedo que tarde.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 11, 2023 at 10:31 pm

      Espero que sim, para ir poder ver o Chaves à Reboleira.

    • João
      Posted Junho 12, 2023 at 9:05 am

      É uma questão que ainda está a ser levantada. Espero que sim mas não sei se cumpre os requisitos para estádio 1 Liga. Vamos ver

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 11, 2023 at 10:27 pm

    Estou com um mix feeling, ter uma Estrela na 1a é algo muito bonito, mas perder o Maritimo e perder todos os representantes das regiões autónomas é triste..
    Grande ambiente no Caldeirão dos poucos estádios que tem enchentes, trocava já pelo Farense, mas pronto é o que é.. pode ser que para o ano o Maritimo consiga vencer a 2a Liga, tem equipa para isso..
    Foi um jogaço muito melhor que muitos do que vi dos grandes, até clássicos/derbies mais fracos.. mas tbem percebo que pelo que estava em jogo iria ser um jogo emotivo e de bom futebol, o Estrela vai dar luta na 1a.. muito forte nas bolas paradas e com muito pulmão..
    Parabéns ao Estrela, 14 anos depois voltaram

    • Bruno90
      Posted Junho 12, 2023 at 9:06 am

      Trocavas pelo Farense porque? O Farense foi a equipa com maior média de espectadores da segunda divisão! O Marítimo encher o estádio neste tipo de jogos é perfeitamente normal, teria acontecido o mesmo em Faro. Aliás o São Luís também estava cheio no último jogo da época!

    • Bruno90
      Posted Junho 12, 2023 at 9:18 am

      Dados do Farense:
      E os campeões das bancada 22/23 @ligaportugal somos nós!?

      ?6.017 recorde de espectadores num jogo
      ?3.468 média de espectadores
      ?58.959 total acumulado de espectadores

    • Chambel322
      Posted Junho 12, 2023 at 7:37 pm

      Trocavas pelo o Farense porque razão? Atacas um clube que conquistou a subida directamente só por capricho.
      O Farense é um dos históricos do futebol português, o Marítimo também o é, mas desceu e por culpa própria o mal não vêm desta época mas sim por maus planeamentos muitas épocas seguidas

  • riscas
    Posted Junho 11, 2023 at 10:28 pm

    Eu, não tendo simpatia especial por nenhum dos envolvidos, estava a torcer, como tem sido habitual nas últimas épocas pela equipa que jogava para subir.
    Quando só subiam/desciam duas equipas não fazia muito sentido, e não acho que o playoff seja a solução, entendo que permita mais dois jogos e mais emoção, mas é dar uma segunda oportunidade a uma equipa que foi incompetente durante a época.
    Para já, o playoff tem dado justiça, e este não foi excepção.
    Parabéns ao Estrela e aos seus adeptos.

    • Kafka
      Posted Junho 11, 2023 at 10:48 pm

      Eu gosto do playoff, mas prefiro o modelo inglês

      • Francisco Parrinha Guerreiro
        Posted Junho 12, 2023 at 12:56 pm

        O modelo inglês faz zero sentido. Um 3º com 88 pontos pode ser eliminado por um 6º com menos 20 pontos, por exemplo, o que, num campeonato de regularidade, é uma aberração.

    • Red Punisher
      Posted Junho 11, 2023 at 11:29 pm

      Concordo! Mas eu sou apologista dos playoffs por acaso. Neste contexto.

    • For Dummies
      Posted Junho 12, 2023 at 10:23 am

      Não gosto do playoff apesar da promoção de maior espetáculo e intensidade na última luta.
      Mas creio que se estão definidos 3 possíveis lugares de subida/descida, deveria por meritocracia ao que é feito ao longo da época e várias jornadas (consistência) subirem os 3 primeiros classificados e descerem os últimos três da liga superior.
      Os clubes sabem qual é a linha de água. Promoveria muito mais o futebol e a “rotação” de equipas diferentes entre ligas.
      Senão, apenas faria sentido subir e descer o 1º/último e entre os 4 lugares haver um mini-campeonato ou playoff 2º/penultimo e 3º/antepenultimo.
      Parabeniza-se o 2º lugar mas o 3º já tem de ir a playoff? Faz mais sentido para quem está na liga superior e se safa do penúltimo lugar, mas não é justo a meu ver.
      Para já tem corrido bem.

    • troza
      Posted Junho 14, 2023 at 10:01 am

      Eu acho que o problema é só descerem/só subirem só 2 equipas sem playoff. Eu acho que deviam ser 3 equipas e o playoff para saber se sobem 4 ou só 3. Acho que permitiria maior rotatividade na primeira divisão e premiar boas épocas na segunda liga onde o clube fica no quase (mas com um desafio enorme pela frente) e penalizar aqueles que pensam safar-se à rasquinha (onde podem deitar tudo a perder num jogo/eliminatória onde seriam favoritos).

      Como está agora, quase que parece um premiar a incompetência porque antes, com 18 equipas, desciam/subiam 3.

  • Veridis Quo
    Posted Junho 11, 2023 at 10:29 pm

    Percebo que não seja parte da cultura e até certo ponto provavelmente não fará o maior sentido ser implementado mais do que é atualmente, mas gosto muito de playoffs. Acho que muitas ligas, do ponto de vista do entretenimento e competitividade, beneficiariam bastante. Mas lá está, não sei até que ponto faz sentido e até de que forma seria implementado de forma justa em culturas de campeonatos de regularidade.

    • Kafka
      Posted Junho 11, 2023 at 10:47 pm

      Para atribuir o campeão acho que faz sentido ser por regularidade como é actualmente

      Mas para atribuir últimas vagas de descida ou subida, gosto deste cenário actual ou método inglês também gosto, que é playoffs mas entre as equipas do 3° ao 6° da 2ª liga

  • kiterioVFC
    Posted Junho 11, 2023 at 10:31 pm

    O Sintra lá conseguiu subir à primeira divisão!

    • Red Punisher
      Posted Junho 11, 2023 at 11:28 pm

      Choradeira?
      Carreeeega!

      • kiterioVFC
        Posted Junho 12, 2023 at 8:44 am

        Meu caro, todos têm o direito de opinar o que pensam. Penso que não disse mentira nenhuma, sou contra este tipo de subidas e a verdade é que o Estrela subiu escalões após ter adquirido uma SAD, tal como o Cova e o Aves no próximo ano. O meu comentário seria igual! Para mim não faz sentido nenhum e só em Portugal. Eu preferia que o meu clube acabasse a comprar o seu lugar numa divisão superior.

        Deixava de ser sócio no dia que isso acontecesse.

        • kiterioVFC
          Posted Junho 12, 2023 at 9:22 am

          E é somente por isto.. não tem nada sobre ser o Estrela… Aprendi a ver o meu Vitória com o Estrela e até já descemos juntos de divisão… :)

          Apenas não gosto deste tipo de coisas…. A minha prespectiva de clubismo se calhar é outra (aliás será sempre).

          Saudações Sadinas.

  • Diogo Filipe
    Posted Junho 11, 2023 at 10:35 pm

    Tenho pena pelos adeptos que enchem regularmente o caldeirão. Jogar contra o Marítimo é uma deslocação sempre difícil para todas as equipas. E tradicionalmente era uma equipa que disputava muito bem os jogos contra os grandes. Nesse aspeto vão fazer falta à primeira liga.
    Mas foram cometidos demasiados erros nos últimos anos que culminam com esta descida. Estão muito longe do Marítimo que disputava regularmente o acesso à Europa. Que aproveitem esta descida para reestruturar o clube e voltarem mais fortes.

    Parabéns ao Estrela. Bem vindos de volta à Primeira Liga. Estou curioso para ver como se vão mexer neste mercado de transferências.

  • DNowitzki
    Posted Junho 11, 2023 at 10:45 pm

    Para quem viu o Marítimo de, por exemplo, Heitor e Everton, é «triste» ver o clube descer à segunda divisão. Por outro lado, tendo em conta a figura de Carlos Pereira, o ex, a «dor» é menor.

  • Lucas
    Posted Junho 11, 2023 at 10:45 pm

    Tenho pena do resultado, o Marítimo era o maior das ilhas, e agora estas deixam de estar representadas. Que volte depressa, e volte melhor, porque esta queda é a conclusão de um deslizar contínuo e gradual do clube. Com uma boa gestão, têm potencial para ser consistentemente uma ameaça aos lugares europeus. Quanto ao Estrela, não tenho grande opinião, mas o campeonato fica um bocadinho mais centralizado, com 6 equipas da AF Braga, 5 da de Lisboa, 3 da do Porto, 2 do Algarve, e 1 para as AF de Aveiro e Vila Real. Não representadas estão as AFs de Leiria, Coimbra, Setúbal, Bragança, Viana, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Madeira e Açores. Ou seja, nem um terço das AFs do país estão representadas. Obviamente não poderiam estar todas, mas é um problema preocupante para quem ainda acreditar que o futebol é uma festa de todos e não só dos centros populacionais do país.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Junho 12, 2023 at 12:52 pm

      Podia ser pior para essas AF. Podiam ser como a AF Beja, que até consegue estar ausente de uma lista de AF ausentes da Primeira Liga.

      • Lucas
        Posted Junho 12, 2023 at 3:48 pm

        Ahahaha, foi um pequeno lapso. E um pouco injusto, porque apesar de Beja nem ser propriamente uma AF prolífica, não é a que está em pior estado (com duas equipas nas competições nacionais mais 1 se alguma das equipas da distrital tiver condições – e quiser – subir). Também cometi ali outro lapso, onde considerei os Açores como apenas uma AF, quando existem 3 AFs no arquipélago (Angra, Ponta e Horta)

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 14, 2023 at 9:17 am

        Também reparei mas optei por manter o silêncio não fosse uma razão qualquer válida deteriorar ainda mais a minha imagem.

  • MansoFrancisco
    Posted Junho 11, 2023 at 10:45 pm

    Muito contente mesmo pelo Estrela, como ex atleta fico feliz por este regresso. Espero que consigam crescer de forma sustendada e afastar de vez fantasmas do passado (quando lá estive vi cenas lamentáveis, eu e os meus colegas e pais)
    Por outro lado sem o Marítimo as ilhas ficam sem representantes e como muitos já disseram era da mobília, mas foi, e bem como o VM referiu, uma factura de erros de vários abos. Espero que voltem mais sólidos

    Bora Estrela!

  • Anacleto
    Posted Junho 11, 2023 at 10:54 pm

    Triste pelas ilhas e respetivos adeptos. Pelo Marítimo enquanto clube, nada mesmo.
    Curioso para saber quais os planos do Estrela.

  • Red Punisher
    Posted Junho 11, 2023 at 11:28 pm

    É a melhor notícia que poderia ter tido para acabar o ano.
    O Marítimo fez pela vida, mereceu descer pela sua época, não pelo jogo de hoje. José Gomes conseguiu expulsar Sérgio Vieira sem o ser igualmente, mas o Karma foi aplicado nos penalties.
    Falhar 3/5 penalties acho que diz tudo!
    Estrela superior nas bolas paradas, em todos os níveis, neste encontro,

    No entanto, tenho de realçar a enorme felicidade que sinto. Estrela da Amadora na 1a divisão, quando Casa Pia cá está e Estoril. Em breve poderemos ter Belenenses e Leiria. Seria épico!

    Eu adoro estas equipas. Muito mais do que os Manchesteres Cities desta vida, que chegam e ganham tudo durante 30 anos e depois acabam assim que os petrodólares forem embora.

    A par do Belenenses no 2º escalão, este atual Estrela precisará de comprar 10 a 15 jogadores para a primeira divisão, caso contrário não sei se a felicidade destes dias se manterá!

    Carreeeeeeeeeeeeeega Estrela! Lindo!!!!!

    • João
      Posted Junho 12, 2023 at 9:03 am

      Vamooooooooooos

    • Manel Ferreira
      Posted Junho 12, 2023 at 1:17 pm

      Este Estrela foi, tecnicamente, fundado há 3 anos através da fusão com a Sintra Football e com isso saltaram várias divisões. Eu nem sou contra isso, se A SAD ia desaparecer e havia interesse em que se mantivesse com outro nome, então que se faça. Mas não é uma coisa assim tão diferente dos Manchester Cities, são ambos espelho do chamado “futebol moderno”.
      Já nem falo do Casa Pia, que também cresceu graças a investimento externo.
      Ou seja, estes não são propriamente os exemplos de futebol tradicional que estás a pintar.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 14, 2023 at 9:15 am

        Nao estou a perceber.

        É muito diferente sim. Eu sou zero contra investimentos no futebol, mas o City já era um clube com muito impacto mediático em Inglaterra e era um clube rico (como qualquer clube inglês profissional de elite). Os anteriores proprietários (com toda a legitimidade) venderam o clube a um consórcio dos Emirados (que criaram um veículo europeu o City Football Group). O City nao tinha dívidas bem quaisquer irregularidades como o Estrela tinha.

        Percebo que queiram ser contra o futebol moderno, mas os casos nao são todos iguais.

        • Manel Ferreira
          Posted Junho 14, 2023 at 2:39 pm

          Desculpa lá, Neville, mas já são duas más interpretações que tu fizeste do que eu escrevi neste tópico.

          Acima não percebeste que eu estava a referir o Tottenham e Milan como casos de clubes que eliminaram equipas tugas extra top-4 (Paços e Rio Ave) e que portanto vai contra a ideia de que estas equipas são eliminadas por clubes da Lituânia e Estónia (um daqueles mitos que toda a gente adora repetir e ninguém se dá ao trabalho de ver se é verdade).

          Aqui não percebeste que eu não estava a meter Estrela e Casa Pia exatamente no mesmo saco de City. Estava apenas a dizer que não são propriamente casos anti-“Manchester City e futebol moderno”, como o user Red Punisher deu a entender. São na verdade outras variantes disso. O que me parece é que há alguma ignorância aqui, pessoas que pensam mesmo que o Estrela começou na 2ª Distrital e foi por ali acima, quando não foi nada disso que aconteceu (e é um pouco do género “aconteceu lá na cave do CNS e portanto nem dei por isso”).

          Pronto, acontece, eu também já tive a minha dose de gaffes, não vem mal ao mundo.

  • João
    Posted Junho 11, 2023 at 11:49 pm

    Das melhores noites da minha vida. É o culminar de alguns anos de trabalho. E que festa que foi!! Vamoos

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 11, 2023 at 11:59 pm

    Três notas apenas:

    1. De todos os clubes que pensei que poderiam descer, o Marítimo nunca foi um deles.
    Não sendo um grande, para mim é um clube histórico e estes fazem falta à Primeira Liga.
    Terão em mim certamente um torcedor na Segunda.

    2. Reboleira. Fernando Santos de bigode. Gaúcho a ponta de lança. Equipa terrível no contra ataque. É assim que me lembro do Estrela cujo regresso se saúda.

    3. Apenas para partilhar a observação do VM. 3 playoffs, 3 subidas de equipas da Segunda Liga. Poderia ser só curiosidade mas não é.
    A nossa Segunda Liga é bem mais equilibrada que a Primeira, os clubes jogam todos para ganhar e isso depois nota-se no ritmo competitivo.
    E por muito que os adeptos de alguns clubes não o queiram perceber, o problema não se resolve com centralização de direitos televisivos um com despejar dinheiro em clubes que não têm um projecto.
    Um clube “pequeno” estará sempre mais perto de ter sucesso, quanto mais organizado, mais ambicioso e mais competitivo for.
    E não há dinheiro nenhum que pague a atitude.

    • Knox_oTal
      Posted Junho 12, 2023 at 9:04 am

      Concordo… a haver uma mudança no futebol para melhor essa mudança tem que forçosamente pelo dirigismo e sua atitude face à necessidade de um projecto sustentável e competitivo!

      No entanto, acho que também é lógico dizermos que se houver maior apoio financeiro (e maior justiça e equitatividade diga-se), aliado às condições de falas, será mais fácil!!! Não são condições incompatíveis, mas sim complementares… agora utilizarmos argumentos de conveniência para cortar pela raiz um potencial crescimento de outros é que me parece incompatível com a subida de qualidade da Liga (e não digo que o faças atenção, mas há quem abuse nessa linha de pensamento… fiéis da “atitude” da “terra queimada”).

      Saudações desportivas

    • João Ribeiro
      Posted Junho 12, 2023 at 11:32 am

      Essa última frase é daquelas que fica bem para o cliché mas que em nada se coaduna com o que é a realidade do futebol. Certo que não há dinheiro nenhum que pague a atitude, mas a verdade nua e crua é que esta época são 2 equipas sem investimento externo que acabam de descer, enquanto que sobe mais uma com investidores e que prometem que esse mesmo investimento seja forte, e um Moreirense que não deixa de ser um clube familiar e que não deixa de ter no seu presidente o seu “investidor”, mas que acaba por se aproximar de um clube tradicional.

      Na nossa primeira liga já só sobram os 3 grandes, o Rio Ave e o Gil Vicente enquanto “tradicionais”, tendo Moreirense, Arouca e Chaves na sua liderança presidentes-investidores. Tudo o resto já tem alienado um investidor estrangeiro para competir… Mesmo na Segunda Liga, quem ainda se mantém nos moldes tradicionais está no meio-fundo da tabela… Porque o dinheiro tem sim uma importância enorme… Aliás, se fosse pela atitude, clubes como Salgueiros, Tirsense, Varzim ou o próprio Vitória sadino nunca tinham deixado o futebol profissional.

      • Knox_oTal
        Posted Junho 12, 2023 at 11:38 am

        Excelente análise!

      • Flavio Trindade
        Posted Junho 12, 2023 at 11:50 am

        João, tal como disse o Knox acima as duas coisas são complementares.

        É evidente que mais dinheiro vai ajudar, claro que sim, e também me parece evidente que os investidores serão uma realidade em todos os clubes, mesmo nos grandes porque não há alternativas.

        Até os grandes para se continuarem a bater nas Champions desta vida com os mega clubes também eles com investidores, vão precisar de o fazer.

        A Premier League é o que é hoje porque é um mercado apetecível para o investimento externo, e nós continuamos com a velha máxima de controlo maioritário das Sads quando isso não existe em mercados livres.

        Contudo, não é por existir investimento que automaticamente o clube se torna competitivo, e é aí que entra a atitude.

        Dou te o bom exemplo do teu clube do Vitória ou do Boavista por exemplo.
        Apesar do investimento (mais recente em Guimarães, e algo complexo no Bessa), não fosse a matéria humana e massa crítica dos adeptos, o facto de serem dois clubes com recursos na formação (isso para mim é indispensável porque garante o futuro dos clubes desportiva e financeiramente) e treinadores identificados com o projeto, se calhar o Vitória não tinha ido à Europa e o Boavista teria descido de divisão.

        As BSads ou o Beira Mar por exemplo ficaram reféns dos investidores porque não tinham projeto e/ou perderam essa massa crítica. O Olhanense também teve investimento italiano e está nos distritais agora. O Vizela está a fazer de tudo para perder essa massa crítica e aquilo que os trouxe à Primeira Liga.

        Ou seja, a minha observação vem nesse sentido. Primeiro define-se um projecto e depois sim vai-se atrás de investimento.

  • Pipinho
    Posted Junho 12, 2023 at 3:19 am

    Lamento de certa forma pelos adeptos do marítimo mas foi demasiado mal gerido no tempo das vacas gordas e o resultado está á vista. Parece que não aprenderam nada com Beira mar Belenenses Setúbal Salgueiros Leiria etc. Ser um histórico já não basta, é necessário competência e profissionalismo, coisa que faltou.

  • JFN
    Posted Junho 12, 2023 at 7:48 am

    Para quem acompanhou esta saga com maior atenção que eu, quão impactante para a subida de divisão foi a aquisição de 90% da SAD do Estrela pelo grupo americano My FC?

  • CSM1910
    Posted Junho 12, 2023 at 8:37 am

    Ao contrário do que tenho visto por aí em outras páginas de redes sociais, quero agradecer a toda à malta que aqui comenta pela solidariedade e com o carinho que falam do Meu velhinho Marítimo. É um choque, que ainda não consigo digerir, aquele silêncio no Caldeirão nunca antes visto(por mim e por quase todos que têm até aos 50 anos mais ou menos). Tanta luta para tirar o Carlos Pereira, para descermos no 1º ano sem ele. A vida tem destas coisas. Enfim, hoje começa um novo dia.

    • Johny45
      Posted Junho 12, 2023 at 8:55 am

      Era um problema que já vinha detrás… E o planeamento inicial com o Olim foi simplesmente desastroso!
      Não ter um ponta de lança numa época desportiva tem as suas consequências!

      • CSM1910
        Posted Junho 12, 2023 at 9:20 am

        Se o Olim fosse o pior problema. Colocamos um louco lá dentro, que para além de ter descido rebentou o Clube todo financeiramente. Se com o Pereira tínhamos dinheiro apesar das más épocas, neste momento descemos e estamos sem um tostão. Não sei o que será o nosso futuro.

    • Fireball
      Posted Junho 12, 2023 at 1:16 pm

      O Carlos Pereira já estava a mais mas às vezes “sai pior a emenda que o soneto”. Pode fazer bem ao Marítimo um ou dois anos na segunda. Limpar quem só está lá a aproveitar-se, remodelar, reconstruir, e regressar com um projeto mais sustentável e com menos gente que “está a mais”. Tem o mais importante, a massa adepta e as infraestruturas, é só saber capitalizar nisso (veja-se o exemplo do projeto da União de Leiria por exemplo).

  • AngeloGJ
    Posted Junho 12, 2023 at 9:00 am

    Jogo entretido e com emocao ate ao fim, sobe o Estrela mas por aquilo que eu vi nao teem ainda futebol nem plantel para estar na primeira liga, vao ser precisos reforcos caso contrario acredito que com a mesma rapidez que subiram vao descer, curioso para ver o mercado do Estrela.

    Quanto ao Maritimo, ja andava a pedir este desfecho, cresci a ver um Maritimo como uma das melhores equipas portuguesas, sempre super competitivos e dificeis de derrotar, tinham sempre 4/5 jogadores por epoca acima da media e que quando “eramos miudos” queriamos ver nas equipas grandes, ou seja uma das boas equipas portuguesas, nao conheco o motivo (mas acredito que seja a ma gestao) mas ha ja alguns anos o Maritimo deixou de ser uma das boas equipas do campeoanto, deixou de ter bons/grandes jogadores e pareceu-me sempre “empurrar as coisas com a barriga.”

    Descer a segunda divisao pode portanto ser ” a blessing in disguise” para o Maritimo, ha muitos jogadores sem nivel para jogar num clube como o Maritimo, muitos jogadores em final de contrato que pouco acrescentam e falta-lhes claramente uma visao para o clube, e estar num patamar competitivo inferior pode ajudar-lhes a dar resposta a estas questoes.

  • Johny45
    Posted Junho 12, 2023 at 9:01 am

    Triste por este desfecho, mas a vida é mesmo assim.
    Uma equipa que tem aquela massa adepta em casa sempre a apoiar merece estar na primeira!
    Agora quando o projeto é ruim dá sempre nisto…
    Foi um grande jogo com um grande ambiente e no fim o resultado foi justo.
    Para o ano o Maritimo estará na primeira outra vez!
    É uma pena a primeira liga estar tão concentrada em certas regiões… vá lá que o Farense subiu!

  • Jeco Baleiro
    Posted Junho 12, 2023 at 9:02 am

    Bem, o Marítimo tinha mais anos de primeira liga que eu de vida, por isso será bem estranho seguir um campeonato sem o clube.

    Mas este Marítimo está bem longe do Marítimo que lutava pela Europa que eu cresci a ver. O desfecho não é surpreendente.

  • Knox_oTal
    Posted Junho 12, 2023 at 9:18 am

    Notícia agridoce, pois se fico contente pela subida do Estrela, é impossível não simpatizar com clubes com uma história de superação, fico também algo frustrado por mais um clube histórico se ter “perdido” e se não subir rapidamente vamos lá ver qual será o futuro.

    E sendo honesto, o Marítimo só teve o que “semeou”… é inexplicável um clube com tanto potencial e tradição acabar nesta posição inglória. Uma má época pode acontecer claro e quase todos podem descer, mas isto era algo que se sentia inevitável há anos… ainda se lutou para emendar a mão mas os estragos de épocas a fio já estavam feitos. E o meu receio é a tal espiral negativa se não conseguirem estabilizar rapidamente e conseguirem voltar à I Liga.

    É que mesmo o plantel actual, supostamente de I Liga, não me parece dar garantias nenhumas de subida… Vamos ver como será planeada a época. Enfim, um clube que devia estar no pelotão do Vitória na “perseguição” ao SC Braga, acaba apático na II Liga.

    Precisamos de um bom Marítimo na I Liga, o povo insular também merece (força aos adeptos)… que o Caldeirão acorde rápido!!!

    Quanto ao Estrela, vai ser difícil a manutenção mas não há impossíveis e preferia mil vezes um Estrela a um Portimonense actual (nada contra o Algarve, e suas gentes, mas as pessoas que estão a dirigir o clube não pertencem ao futebol nem trazem nada de bom a ele).

    Saudações desportivas

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 12, 2023 at 9:41 am

    O Estrela neste momento é um clube incomparávelmente com menos condições do que o Marítimo. Quase que não tem instalações dedicadas e específicas para o futebol.

    Mesmo assim conseguiram subir de divisão numa sempre disputada Segunda Liga e a sua equipa sub23 foi campeã da Liga Revelação (podem aproveitar facilmente 3 ou 4 jogadores) – numa equipa que tem que jogar no Estádio da Malveira…

    O Paulo Lopo e o seu grupo de investidores já tentaram múltiplas vezes no Aves levando-os à ruína, tentaram múltiplas vezes no Leixões, levando-os à ruína e agora lá conseguiram meter uma equipa na Primeira Divisão, para ser mais um entreposto de jogadores e ficar desde já de pernas abertas e disponíveis para os agentes amigos colocarem lá os seus ativos durante um ano para ver se pegam…

    Já o Marítimo, foi o preço a pagar pela forma absurda com que a equipa foi gerida no Verão passado, ainda tentaram melhorar no mercado de Inverno (tinham contratado o Tiago Lenho como diretor desportivo em Outubro para organizar as coisas). O Marítimo melhorou nos últimos meses, mas o início paupérrimo deixou tudo a perder. Grande parte desta equipa nem está aí para o clube ter descido ou não de divisão.. No próximo ano estarão certamente a jogar noutro clube em que os seus agentes os coloquem.. Esse é o maior problema de todos. Um clube com tanto potencial e sempre com uma gestão sub-mediana…

  • offtopicguy93
    Posted Junho 12, 2023 at 10:00 am

    Se o estádio tivesse sempre como esteve ontem talvez o marítimo não tivesse a lutar pela manutenção… mas a malta só se lembra do clube quando convém! Triste pelo meu conterrâneo André Vidigal mas feliz pelo estrela, clube histórico do nosso país

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 12, 2023 at 10:36 am

      Claramente não acompanhas os jogos do Marítimo nos Barreiros.

      • lipe
        Posted Junho 12, 2023 at 11:23 am

        Pena aqueles 2 ou 3 jogos em que os sócios e adeptos do Marítimo se esquecem do seu próprio clube em detrimento do verdadeiro.

        • El Pipito
          Posted Junho 12, 2023 at 12:18 pm

          Maior que Portugal broski

          • lipe
            Posted Junho 12, 2023 at 1:41 pm

            Já se sabe, mas acontece um pouco com os outros dois também. Todos os madeirenses que conheci eram de um dos grandes primeiro, principalmente o Benfica, e do Marítimo depois. Do Nacional não apanhei nenhum.

          • MiguelCosta
            Posted Junho 12, 2023 at 2:12 pm

            Então não muda muita coisa para os adeptos do Marítimo. O “maior que Portugal” continua na 1º, agora vão ter de: ou ver os jogos nos Barreiros contra a equipa B, ou pagar avião, senão é viver um clube à distância do oceano.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Junho 12, 2023 at 2:15 pm

          Isso acontece com todos os clubes à excepção do Vitória SC e mais um ou dois. Inclusive acontecia com o SC Braga na altura em que era um clube da parte média/baixa da tabela.

          • lipe
            Posted Junho 12, 2023 at 3:52 pm

            O Braga não é esse clube há uns 20 anos.

            E eu sei que acontece com todos os clubes, mas já vejo a fazer-se ao Marítimo o mesmo que à maioria dos clubes minimamente grandes que desce de divisão: da noite para o dia já são históricos, fazem muita falta e contam com massas adeptas aguerridas e fiéis; quando estão na Primeira são apelidados de vendidos e equipa B ou C desde ou daquele.

            Quem não se lembra do que se dizia do Vitória de Setúbal quando estava na Primeira? Agora já é um clube fofo que faz muita falta.

        • CSM1910
          Posted Junho 12, 2023 at 2:33 pm

          É falso, só existe 1 jogo que realmente o Marítimo fica ligeiramente em minoria ou 50/50. Nos outros 2 com o Sporting e Porto, está de longe em maioria. Diria que 85% pra o CSM e cerca de 15% pra esses 2. Com o Benfica, as coisas acabam por se equilibrar, mas o Marítimo tirando o Vitória e o Braga(que conseguem uma maioria com o Benfica), é o único que ainda consegue ter o Estádio 50/50 ou mesmo 45/55 com o Benfica, a única excepção disso foi em 2016, que aí sim o Estádio era 80/85% deles. Mas aí vieram 4 mil indivíduos do continente, não era de estranhar, fez imensa diferença, e o Pereira vendeu as bancadas todas. No global das épocas, e tirando os 2 que referi, somos o único que acaba por conseguir equilibrar a balança com o Benfica, mas depois criam-se os mitos.

          • lipe
            Posted Junho 12, 2023 at 3:50 pm

            O amigo saberá melhor do que eu, mas esta época pareceu bem mais que 50/50.

            • CSM1910
              Posted Junho 12, 2023 at 4:19 pm

              Disse 50/50 ou 45/55, mas não é a diferença abismal que fazem parecer, a não ser naquele jogo de 2016, que aí sim admito. o Benfica este ano admito que estava ligeiramente em maioria, mas não o que fazem parecer. No Estádio do CSM mesmo ontem, é muito mais comum veres vermelho que verde, porque há uma imensidão de sócios que anda com o típico polo do Marítimo que é vermelho e isso na TV faz parecer uma coisa, aliás falei nesse jogo com vários adeptos do Benfica que vieram de fora nesse jogo e disseram que foi dos jogos que sentiram mais dificuldade nas bancadas em termos de estar em “maioria”, mas sim estavam ligeiramente.

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 13, 2023 at 9:21 pm

            85% CSM? Não foi nada disso que vi da última vez que la fui, mas como diz o lipe, o amigo está mais bem informado. Espero é que esses 85% não sejam a olho.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 12, 2023 at 10:39 am

      Isso acaba por ser verdade em todo o lado em Portugal.

      Se o Porto tivesse 50k no Dragao todos os jogos, ou o Sporting em Alvalade a puxar pela equipa (assumo que é isso que queres dizer no “esteve como ontem”), se calhar eram campeoes, a malta nao se lembrou porque no nosso caso chegamos a Outubro já fora do título por exemplo.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 12, 2023 at 11:03 am

      O Marítimo tem a 6ª melhor média de espectadores, à frente do Boavista. E tem a 3ª maior taxa de ocupação, com 80%, apenas atrás do Benfica e do Porto, que tiveram 88% e 82%, respectivamente.

      • Manel Ferreira
        Posted Junho 12, 2023 at 1:22 pm

        O Offtopic sai-se sempre com estas tretas. Aqui há tempos era “80% da Primeira Liga tem média de mil pessoas” (uma frase tão ridícula que nem vale a pena comentar). Depois era “os clubes fora do top-4 são eliminados por equipas da Lituânia e Estónia” (como o Tottenham, AZ ou Milan, esses conhecidos clubes do Báltico).
        Agora é esta, quando qualquer pessoa que tivesse visto uns resumozitos do Marítimo (bastava isso) via que eles meteram quase tanta gente nos jogos com Aroucas e Vizelas como nos jogos com os grandes.
        Eh pá, está bem que temos as nossas vidas e não temos de estar bem informados sobre tudo do futebol. Mas faz um bocado de impressão ver tantos clichés repetidos até à exaustão…

        • Valentes Transmontanos
          Posted Junho 12, 2023 at 7:17 pm

          Pior do que isso: se não estamos bem informados, podemos simplesmente ficar calados. Não me vêem a comentar notícias sobre golfe de certeza, pois não acompanho.

          Acho que é mais a necessidade de mandar uma laracha só para ficar alguma coisa dita.

        • 2DedosDeTesta_
          Posted Junho 12, 2023 at 10:17 pm

          Já é um clássico o amigo de 93

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 13, 2023 at 9:18 pm

          Bom na verdade o Tottenham e o Milan eliminaram clubes portugueses recentemente.

    • CSM1910
      Posted Junho 12, 2023 at 2:30 pm

      Como assim??? O Marítimo teve uma média de 8600 espetadores por jogo, tendo 80% de ocupação do Estádio.

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 12, 2023 at 10:37 am

    Houve um dia em que estava tranquilamente a ver um Porto-Estrela da Amadora. Era o porto do Jesualdo (muito forte portanto) e o Estrela creio que estava abaixo da linha de água. O Porto falha várias oportunidades de golo durante o jogo e leva um golo aos 90′ do Anselmo. Já tinha algum carinho pelo Estrela desde a Taca que ganharam em 1989/90, mas nao sei porque nunca mais me esqueci deste jogo com o Porto, provavelmente porque foi dos últimos anos em que tinha tempo para estar tranquilo em casa a ver futebol.

    SL

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Junho 12, 2023 at 1:00 pm

      Neville, fui pesquisar esse jogo contra o FC Porto de que falas e aconteceu na época de 2006-2007, época essa em que os três grandes terminaram no pódio com uma distância pontual de 1 ponto (salvo erro, FC Porto com 69, Sporting com 68 e Benfica com 67). Fui também pesquisar os XI das duas equipas.

      FC Porto – Hélton, Bosingwa, Vieirinha, Ricardo Costa, Bruno Alves, Lucas Mareque, Paulo Assunção, Lucho Gonzalez, Raul Meireles, Lisandro Lopez e Hélder Postiga. Já o Estrela da Amadora, então orientado por Daúto Faquirá, alinhou com Paulo Lopes, Rui Duarte, José Fonte, Edu Silva, Amoreirinha, Luís Loureiro, Rui Borges, Marco Paulo, Tiago Gomes, Nuno Viveiros e Jones (Anselmo entrou aos 67 minutos e marcou aos 92 minutos).

  • MM
    Posted Junho 12, 2023 at 12:40 pm

    Torci pelo Estrela, por ser underdog, mas na verdade tenho pena pelo Marítimo descer, era um dos poucos clubes da 1a com boa massa adepta, bom estádio e que roubava muitas vezes pontos aos grandes, além de representar as ilhas.

    A ver se se reorganizam e regressam mais fortes.

    Sabendo de antemão que nao será possível…era uma boa altura para se pegar nos 3 principais clubes da Madeira se tentar fazer 1 a valer.

    De resto, dizer que gosto deste regime de playoff para a 3a subida, traz emoção e alguma justiça ao por em confronto as 2 equipas visadas!

    • MiguelCosta
      Posted Junho 12, 2023 at 2:07 pm

      Mas de onde surgiu essa ideia de juntar os 3 principais clubes da Madeira e fazer um a valer?

      Porque é que se haveria de juntar Benfica, Sporting e Belenenses para tentar ganhar uma Champions? Alguma vez um adepto de algum destes clubes ia querer isto? E teria sequer sentido?
      Qual é a tua opinião de o Braga se juntar com o Vitória e o Famalicão a ver se conseguem ser campeões de uma vez?

      Ainda há uns 10/12 anos o Marítimo e o Nacional andavam na Liga Europa. E tinham, quase todos os anos, jogadores bastante interessantes, que algumas vezes até saíam para os grandes ou para fora. Nunca foi preciso juntar 3 clubes da Madeira num.
      O Marítimo passado quase 40 anos desce para a 2º e o Nacional por 1 triz que não desceu para a 3º. Falta muita competência.

      • troza
        Posted Junho 14, 2023 at 9:56 am

        Posso estar a fazer confusão, mas há uns anos acho que foi até o Alberto João Jardim (ou outro político da Madeira) a falar nisso.

        Eu gosto das coisas separadas mas acho que a malta precisa de manter as rivalidades em campo e há sítios onde alguma cooperação só ajudaria ambos os clubes.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 12, 2023 at 2:17 pm

      O que propoes é que os 3 clubes se fundam num só?

      • MM
        Posted Junho 13, 2023 at 7:36 pm

        É uma ideia espatafurdia, eu sei. Mas são clubes da mesma cidade, não é comparável com alguns exemplos dados acima. E concentrando recursos, incluindo fundos do Governo Regional, adeptos, etc sem dúvida tinham condições para ser um clube verdadeiramente temido por todos.

        O Funchal tem 100 mil pessoas e a ilha da madeira 250 mil. entendo a piada de jogar contra rivais, etc, mas ter 2 (3) clubes de relevo na cidade rouba massa crítica para permitir aos clubes crescerem.

        Não faltam exemplos de fusões de clubes,aqui a prazo todos ganhariam, assim cada um é o maior do seu quintal..

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 13, 2023 at 9:13 pm

          O exemplo acima é Benfica, Sporting e Belenenses que também são clubes da mesma cidade. Pessoalmente prefiro como está.

          • MM
            Posted Junho 14, 2023 at 3:07 pm

            Área metropolitana de Lisboa tem 3 M pessoas, não é comparável.

            Barcelos tem mais população que o Funchal…imagina o que é ter 2 (ou 3) clubes com aspirações á 1a liga….

  • JMQ
    Posted Junho 12, 2023 at 12:51 pm

    Já era hora do Maritimo descer.
    Agora é esperar que aquele clube leve um abanão de cima a baixo, e se acabe com as gestões de taxos e taxinhos, e que se acabe com a barriga de aluguer que o Maritimo é para muitos empresários.
    Que volte rápido aos eixos , que os adeptos merecem.

    Palavra para Sérgio Vieira , por mais um excelente trabalho.
    Treinador muita na sombra , apesar dos trabalhos sempre meritórios que tem feito.
    Uma equipa que tinha o objectivo da manutenção, perde o goleador em Janeiro, e ainda consegue subir, é obra.
    Parabéns a todos os adeptos do Estrela.

  • noizero
    Posted Junho 12, 2023 at 1:09 pm

    Nem sei por onde começar…
    Estive nos Barreiros, como já tive algumas vezes este ano, sempre que pude, fui.
    Como adepto tenho a dizer:
    É gritante a incompetência geral do clube.
    Eu deixei aqui a uns anos um texto sobre o ARREFECIMENTO DO CALDEIRÃO, sobre os diversos problemas da equipa.
    Tentei procurar, no entanto, com este novo site e não encontro.
    Para quem se lembra, retratava muito bem os problemas do clube, que culminou nesta descida de divisão.
    Completamente desolado. Cresci a ver maritimo a enfrentar grandes equipas europeias como juventus, bordeux, newcastle, brugge, valência, rangers, dinamo kiev, a bater nos 3 grandes, a chegar a finais de taça da liga e agora isto.
    A culpa para além da presidência, é completamente dos jogadores!!!!
    Falta de entrega, disciplina, motivação. jogadores que dia antes do jogo são apanhados no casino. jogadores apanhados a altas horas em jantaradas em dias anteriores ao jogo.
    Estes jogadores não sentem o marítimo, o poder da região e dos seus adeptos.
    A falta de planeamento desportivo é gritante! não existe um jogador referencia da região. é tudo comprado ao desbarato da amazónia, jogadores aos contentores e logo se verá. é mesmo muito mau o planeamento desportivo do futebol marítimo.
    os adeptos deram tudo este ano, corresponderam ao pedido e levam com este desfecho… que estranho muito sinceramente… é preciso muito trabalho e muita reflexão pois a II liga é muito competitiva.
    Poderia dizer tanta coisa que ocorreu de mal, no entanto, os parabéns ao Estrela, pois foram uns guerreiros autênticos, o pouco futebol que têm, deu para o marítimo (também não é muito dificil sinceramente). O Evra tem que trabalhar muito para cimentar a equipa na 1 divisão.
    Outro parabéns aos mais de 50 adeptos do estrela que estiveram lá presentes e fizeram a festa.
    Para a liga, um parabéns, através das arbitragens, desvirtuar o futebol das Regiões Autónomas. (Falta de competitividade das equipas insulares é 90% a razão, mas remeto os 10% para as criticas das equipas ás deslocações as ilhas e às arbitragens vergonhosas que vou assistindo por jogos do CP aqui na ilha)
    um abc geral e desculpem pelo texto sem pes nem cabeça. é mesmo desilusão.

  • DICAS
    Posted Junho 12, 2023 at 4:11 pm

    Triste como é óbvio pois o Marítimo é primeira liga e uma deslocação completamente diferente de todas as outras

    A viagem de avião, o temporal, a noites de tempestade, os adeptos fanáticos a atitude de luta contra os grandes (na maioria das temporadas) …

    Vai deixar pena.

    O Estrela fez o seu trabalho e merecidamente conseguiram subir e tem claro os meus parabéns !

    Nada contra o clube, só acho que nenhum clube traz ao campeonato o mesmo que o Marítimo trazia. Nunca ninguém sabia se ia ganhar lá, podia acontecer tudo.

Deixa um comentário