Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Estrelinha? Toda a gente precisa dela. O FC Porto marcou depois do Marítimo acertar no poste. O SC Braga empatou aos 90′ e mesmo assim ouvi em minha casa, ‘Rúben tens mesmo sorte’»

Rúben Amorim destacou, no lançamento do Clássico, que não é só o Sporting que tem tido sorte.

17 Comentários

  • lipe
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 7:58 pm

    Num campeonato 20/21 sem tempo extra o Sporting teria menos 7 pontos do que tem agora (ficaria com 47), o Braga teria os mesmos (44), o Porto menos 2 (42) e o Benfica menos 1 (38). É inegável que têm tido bastante estrelinha.

    Os dados são do transfermarkt.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 27, 2021 at 3:40 pm

      Concordo contigo, e claro para toda a gente, embora alguns (nao sei mesmo porque) fiquem imensamente ofendidos como se alguem os tivesse a insultar.

      Obrigado pelo teu comentario, pena tenho que pegares em dados concretos e na tentativa de acrescentar algo mais a discussao deixe tanta gente triggered e indignada.

    • Aurinegro
      Posted Fevereiro 27, 2021 at 9:34 am

      A estatisticas são como os bikinis: mostram quase tudo mas escondem o essencial.

      Cada um usa as estatisticas como lhe convem (é para isso que elas servem). Mas vejamos: um campeonato sem tempo extra significaria um maior tempo util de jogo durante os 90′ e, possivelmente, mais oportunidades para marcar antes de chegar à compensação.

    • JPDF
      Posted Fevereiro 27, 2021 at 4:50 am

      Este tipo de lógica revela uma de duas coisas sobre quem a traz a tona. Ou tem uma intenção desonesta ou não sabe do que está a falar.

      Os últimos minutos de jogo são em tanto viáveis como quaisquer outros. Para explicar o porque de ser um sofisma, façamos um exercício mental:

      Consideremos que uma equipa tem uma série de jogos que, por acaso, marca consistentemente entre os 15 e os 20 minutos (um intervalo de 5 minutos para comparar com a média do tempo de compensação). Será que neste caso podemos dizer que esta equipa teve estrelinha? Afinal são uma série de jogos a marcar num determinado intervalo de tempo, exatamente o mesmo argumento que é feito inicialmente, apenas diferenciando na escolha do intervalo. A resposta óbvia é que não, o que ajuda a desmistificar a ideia sensacionalista inicial.

      Ora, se uma equipa marca mais num espaço específico de tempo, e é algo que ocorre frequentemente, deve haver uma razão lógica para tal. Neste caso, deve-se ao facto da equipa do Sporting, sendo uma equipa grande, e como o próprio treinador sempre diz, com o objetivo de ganhar todos os jogos, ter a necessidade de procurar a vitória e trabalhar para que tal aconteça. Aliás, basta comparar a média de ações ofensivas executadas nesses minutos finais em comparação ao resto do jogo. De um outro ponto de vista, até se pode considerar o facto de os golos chegarem tão tarde um azar em vez de sorte, visto que o forcing que muitas vezes é feito poderia ter trazido os golos mais cedo, tal como aconteceu, por exemplo, no jogo mais recente com o Gil Vicente.

      Outro padrão semelhante a este dos jogos do Sporting que, convenientemente, não é analisado é a forma como a equipa muitas vezes marca golos cedo de forma a resolver o jogo rápido. Isso deve-se também a um forcing inicial muito popular em equipas ditas “grandes” nos mais diversos campeonatos. Isto deve-se ao facto de que uma vez conseguida a vantagem, esta tática permite uma melhor gestão dos níveis físicos dos jogadores. Desafio então a fazer o mesmo exercício que realizou em vez de ser aplicado nos últimos minutos da partida, aplique-o nos primeiros 20 ou assim, e veja qual a equipa que perde mais pontos.

      A estrelinha, como muito lhe chamam, pode ser invocada em jogos como o Sporting – Benfica, em que embora os leões tenham sido superiores, a vitória tenha aparecido na compensação sem o tal forcing final. Outro caso foi a meia final da taça da liga com o Porto em que o Sporting faz dois golos sem fazer muito por isso. Em casos como esse, posso aceitar a designação de estrelinha como a constatação factual de que uma equipa ganhou sem ter feito assim tanto por isso. Agora por em causa os outros tipos de casos é apenas desonestidade intelectual ou então inocência racional.

    • Chomate
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 10:02 pm

      Nunca percebi essa que marcar nos minutos finais é estrelinha. Pq é que marcar aos 93 é mais sorte que marcar aos 33, por exemplo?

      Para mim, estrelinha é marcar sem fazer grande coisa por isso , ou não sofrer golo por uma bola que bate nos postes e vai fora. O Sporting teve 2/3 jogos assim (Bsad e Braga) tal como também teve jogos em que merecia ganhar e não ganhou (Famalicão e Porto).

    • cdiogo77
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 9:35 pm

      Realmente é muito giro quando a malta só olha para números.
      Isso é tudo muito bonito, mas assim só de cabeça o Porto no Dragão com o Tondela só não leva o empate já depois dos 90 porque a bola vai à trave. A sorte não é só para marcar…é também para não sofrer.

    • JoaoMiguel96
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 9:27 pm

      Falacioso. Quem te garante que o Sporting, não havendo tempo extra, não carregava mais cedo? Não marcava aos 88 e aos 89?

      • Tiago Peixoto
        Posted Fevereiro 27, 2021 at 12:15 am

        É mais falacioso esse argumento do que o que ele disse, que é puramente baseado em factos. Claro que as coisas não são preto e branco e tudo poderia ser diferente, mas se há falácia é no teu comentário.

        • JoaoMiguel96
          Posted Fevereiro 27, 2021 at 1:35 pm

          Quais factos? Não há ali facto nenhum. Há estatística, mas só isso. Correlação não é causalidade. Dizer que se não houvesse tempo extra o Sporting não tinha mais x pontos é falacioso porque não sabes qual era a diferença de comportamento da equipa quando se encontrasse a perder ou a empatar.

      • lipe
        Posted Fevereiro 26, 2021 at 9:35 pm

        Ninguém, só transcrevi os dados deles. O Sporting está a fazer um campeonato brutal mas é desonesto dizer que não tem tido alguma estrelinha .

        • JoaoMiguel96
          Posted Fevereiro 27, 2021 at 1:36 pm

          Não, desonesto é atribuir tudo à estrelinha como se tem visto por aqui. Mas lá está, não somos só nós que a temos.

          • lipe
            Posted Fevereiro 27, 2021 at 2:41 pm

            Certo, mas não me incluo nesse lote. Apenas reconheço que a estrelinha tem acompanhado a equipa, assim como exibições extremamente competentes, principalmente a nível defensivo.

  • Miguel SADSC
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 5:15 pm

    Uma equipa que sofre 10 golos em 20 jogos e fala-se de sorte… Adoramos todos o Milan que ganhava campeonatos com 30 golos (que imagino que terão tido alguma) mas não se ressalva o absurdo campeonato em termos defensivos que o Sporting tem feito. E agora, depois de 3 anos de levarmos com elogios a torto e direito (e com muita razão) à incrível capacidade de SC em montar a equipa nas bolas paradas, quando é o Sporting a faturar assim afinal isso já não surge de treino e sim de sorte.

    Quanto ao jogo, é a equipa que mais confiança me passou enquanto sportinguista mas o histórico no Dragão é péssimo e tenho medo que a equipa quebre mentalmente. 7 pontos com idas à Luz, Braga, Vila do Conde e Faro (estão a subir e os jogos com grandes têm sido difíceis) deixam-me com receio. Ressalvo o que disse RA: “Vamos ao Dragão para ganhar”. Que assim seja.

    • Deco10
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 5:56 pm

      Tens razão no que dizes, o Sporting está muito bem equilibrado e defensivamente tem tido um ano soberbo, é muito difícil quebrar a linha de 5 defesas do Sporting e por isso, com muito mérito, estão em primeiro. No entanto, lembro-me, por exemplo, no mesmo fim de semana do Porto contra o Braga, nos últimos minutos uma bola cai no Marega sozinho na área que remata de primeira e o Matheus faz uma boa defesa, enquanto que o Sporting em Barcelos, a bola cai no Coates (um central, não um ponta) que manda um chouro (aqui na minha terra dizemos mesmo que mandou à bola à merd* pelo movimento da perna no remate) e a bola entra.

      Mas faz parte, a “sorte” aparece pela confiança e o Sporting está numa altura em que confiança não falta e quando assim é parece que tudo sai bem quando é preciso.

      • Miguel SADSC
        Posted Fevereiro 26, 2021 at 8:32 pm

        E entendo a revolta, não estou habituados ao Sporting ter uma equipa com confiança e com coisas a caírem para o lado deles. Não pode ser sempre aos mesmos, por muito que tentem. Mais, eu lembro-me de no mesmo fim de semana o Sporting ter o jogo com Famalicão em que desperdiça imenso e o Porto leva com um remate à barra do Tondela que daria o empate no último minuto da compensação. Mas pronto.

      • PedroSCP
        Posted Fevereiro 26, 2021 at 8:20 pm

        Também podemos falar do penalti que cái do céu ao Porto no último jogo quando minutos antes milagrosamente o Marítimo não marca, num lance que até se acabou a discutir se haveria penalti de Pepe e tudo. Há muitos jogos desses. Não é por se dar um exemplo que se passa automaticamente a ter razão.
        SL

  • Rosa Mota
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 5:07 pm

    Sempre muito correto no discurso. Fico orgulhoso por ver a comunicação do Sporting ao nível da sua grandeza.
    Aconteça o que acontecer quero desde já agradecer a todos pela boa época que estão a fazer. Dentro e fora de campo

Deixa um comentário