Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

EUA já têm tantos Mundiais femininos como todas as outras selecções juntas

Imagem: Twitter-FIFA

Para quando este domínio nos masculinos? Há interesse por futebol, a modalidade também tem cada vez mais visibilidade, mas a selecção masculina ainda está longe do nível desta feminina. Já a Holanda dá esperança a todas as selecções que pretendem afirmar-se nesta vertente. Esta é apenas a 2.ª participação, e foram logo à final, sendo que venceram o Europeu há um ano, naquela que foi apenas a 3.ª presença. A nível global destaque para o grande êxito que foi esta prova em França, com os jogos a terem excelentes assistências, audiências e um impacto global (as declarações de Rapinoe também ajudaram) como ainda não se tinha visto.

Os EUA venceram pela 4.ª vez o Mundial feminino ao baterem na final a Holanda, por 2-0. As norte-americanas, que repetem assim a vitória de há 4 anos (em 8 Mundiais venceram 4), chegaram ao triunfo com golos na 2.ª parte de Megan Rapinoe (pénalti) e Rose Lavelle. A nível individual Rapinoe foi eleita a melhor jogadora do Mundial, sendo que também recebeu o prémio de melhor marcadora apesar de ter apontado os mesmos 6 golos da inglesa Ellen White e da compatriota Alex Morgan. Já a holandesa Sari van Veenendaal foi eleita a melhor guarda-redes.

Mundiais femininos de futebol:
EUA – 4
Alemanha – 2
Noruega – 1
Japão – 1

124 Comentários

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 7, 2019 at 6:11 pm

    Este domínio americano no futebol feminino deve-se principalmente à aposta no desporto universitário que é muito incentivado nos Estados Unidos. Não existe sequer comparação entre este sistema americano com qualquer outro.

    • Nuno Pereira
      Posted Julho 7, 2019 at 6:17 pm

      Vai de encontra ao que escrevi no meu comentario. Na minha universidade, a equipa de futebol feminino tem muita mais expressao e visibilidade que a equipa masculina.

    • Henrique Mendes
      Posted Julho 7, 2019 at 7:46 pm

      Não tem nada a ver com o sistema universitário. O sistema universitário prejudica os atletas, não os ajuda.
      Duvido que já tenha investigado o funcionamento do sistema universitário nos EUA a fundo, mas se o fizer e o comparar com o sistema de clubes praticado na Europa rapidamente perceberá que o sistema universitário prejudica gravemente o desenvolvimento do atleta.
      O domínio do futebol americano nos EUA deve-se ao facto de que lá o futebol é visto como um desporto de mulheres, enquanto que aqui é visto como um desporto de homens. Por isso, é que aqui são relativamente raras as raparigas que começam a jogar futebol com 6 ou 7 anos enquanto que lá uma grande percentagem o fazem…

      • Kafka
        Posted Julho 7, 2019 at 8:47 pm

        Henrique Mendes

        Quando dizes que o sistema universitário dos USA prejudica gravemente os atletas, referes-te ao futebol em particular? ou a todos os desportos em geral?

        Sendo os Estados Unidos a maior potência desportiva do Mundo (desde 1992 quando obtiveram menos medalhas que a ex-URSS, foram des 1996 a 2016 sempre o País mais medalhado….e apenas em 2008 tiveram menos medalhas de Ouro que a China) pode-se dizer que se tivessem um modelo de clubes em vez do modelo universitário, teriam um domínio ainda maior do que têm? seriam a maior potência desportiva Mundial com uma diferença ainda maior?

        Nota: Não estou a ironizar na questão, é uma mera pergunta sem falsas ironias

        • Henrique Mendes
          Posted Julho 7, 2019 at 9:09 pm

          Kafka

          Refiro-me apenas e só aos desportos de equipa e principalmente àqueles que rendem mais receitas à NCAA. A NCAA e os collective bargaining agreements das ligas profissionais nesses desportos, implementam regras muito apertadas no que diz respeito à elegibilidade que acabam por prejudicar bastante o potencial crescimento dos atletas.
          Onde é que achas que um prodígio entre os 16 e os 20 anos se desenvolve mais, numa equipa de liceu e numa equipa universitária em que vai jogar com competição muito inferior a ele ou numa equipa profissional onde vai defrontar os melhores com regularidade? E o mesmo se aplica ao tempo de treino.
          Tal como eu referi no meu comentário anterior, se investigares a fundo o funcionamento dos desportos nos EUA facilmente vais perceber que sem dúvida o sistema deles cria muito mais atletas do que a Europa e em desportos mais variados, aumentando a qualidade média, mas prejudica o potencial dos atletas de topo principalmente nos desportos mais controlados pela NCAA.

        • Henrique Mendes
          Posted Julho 7, 2019 at 9:14 pm

          Kafka

          E a sua análise das medalhas é bastante imcompleta. Os EUA são um país enorme, muito maior do que qualquer país europeu.
          A análise de medalhas tem de ser feita por medalhas per capita. Se fizer essa análise verificará que os EUA se encontram no 24º lugar mundial de medalhas per capita, estando à frente deles 18 países europeus…

          • Tsubasa
            Posted Julho 7, 2019 at 9:55 pm

            Henrique

            A análise per capita para mim também não é justa nem fidedigna, porque os Jogos Olímpicos são por quotas, ou seja, os Estados por exemplo até podem ter 10 dos 20 melhores nadadores do Mundo que só podem levar 3 enquanto a Holanda se tiver 3 dos 20 melhores leva os mesmos 3, ora isto prejudica claramente os Estados Unidos, porque senão houvesse limite por país os Estados Unidos levariam muito mais atletas logo pelas probabilidades aumentaram o nr de medalhas… Na natação e atletismo os Estados Unidos são bastante prejudicados por esta limitação

          • Tsubasa
            Posted Julho 7, 2019 at 10:06 pm

            Outro erro da análise per capita é que por vezes em Países com população bastante pequena basta ganhar 1 medalha que automaticamente isso a torna superior aos Estados Unidos ou China… Se um País de 2 milhões habitantes (e da EX-URSS e Ex-Jugoslávia há alguns) vence 1 medalha que seja isso dá 1 medalha por 2 milhões de habitantes, ora isso não faz desse país superior aos Estados Unidos que com 320 milhões precisam de ganhar 160 medalhas para ter o mesmo ratio, ou a China então coitada precisava de 700 medalhas para ser superior desportivamente

            Como tal não considero de todo a análise per capita uma análise real da dimensão desportiva de um país, concordando no entanto que análise global tb não é 100% fidedigna

        • Henrique Mendes
          Posted Julho 7, 2019 at 9:19 pm

          Os números do meu último comentário não estão corretos, os EUA em medalhas per capita nos jogos olímpicos de verão encontram-se em 38º lugar com 24 países europeus à sua frente…

        • TiagoMagalhaes
          Posted Julho 7, 2019 at 9:27 pm

          Pelo que li de um treinador brasileiro que está nos EUA a ajudar a desenvolver o futebol,no caso do futebol prejudica uma vez que os atletas usam o futebol apenas como passaporte para entrar nas universidades pois através das universidades conseguirão ganhar mais dinheiro que um jogador,além disso o futebol universitário tem substituições ilimitadas o que faz com que os jogadores estejam sempre a pressionar e os jogadores sejam mais físicos e não tão técnicos,o melhor jogador dos EUA fez a formação na Alemanha(Pulisic),

        • Chico
          Posted Julho 7, 2019 at 10:34 pm

          Acho que o sistema de ensino secundário/universitário prejudica no caso do basquetebol, que é o que conheço melhor. Olhe-se para o caso do Doncic, que anda a jogar desde os 16 anos com homens profissionais, e portanto tem o seu jogo muito mais desenvolvido do que os outros rookies e, no primeiro ano de NBA, já jogou a um nível de all-star. O Zion andou a jogar contra garotos até há 2 anos e, mesmo no ano passado, jogou contra oposições muito inferiores ao nível dele. Não faz sentido e trava completamente o desenvolvimento dele. Teria beneficiado muito mais de começar a jogar contra homens profissionais a partir dos 16/17 anos para anular a vantagem física do seu jogo e obrigá-lo a desenvolver as outras componentes.

  • Nuno Pereira
    Posted Julho 7, 2019 at 6:16 pm

    Ca nos Estados Unidos o futebol ‘e visto como desporto para as mulheres. Isto porque nao existe futebol americano para as mulheres (‘e um desporto demasiado fisico). Mas acho engracado que e’ muito mais facil eu ver um jogo de futebol pela televisao aqui do que em Portugal. Varios colegas e amigos americanos jogaram futebol mas numa de brincadeira e isto quando eram novos. Neste momento o Beckam esta a construir um estadio de futebol mesmo junto onde eu vivo e ha esperanca que isso comece a impulsionar ainda mais a visibilidade do “soccer” (odeio esta palavra).

    • Filipe22
      Posted Julho 7, 2019 at 6:47 pm

      Para um adolescente (masculino) que sempre viveu na Europa e jogou futebol a vida toda, se for estudar para os EUA, por norma, é fácil integrar uma equipa de futebol universitário e ter algum sucesso?

      • Nuno Pereira
        Posted Julho 7, 2019 at 7:40 pm

        Se tiveres jogado futebol federado, ajuda muito. Eu nunca tentei entrar aqui, até porque futebol na minha universidade não tem expressão nenhuma, apenas futebol americano (os jogos da minha universidade passam na televisão por exemplo). Se queres visibilidade para depois ter uma carreira futebolística, não acho que os EUA sejam o país para isso.

        • Filipe22
          Posted Julho 7, 2019 at 8:19 pm

          Não era tanto nesse sentido, era mais para saber se estamos (europeus) facilmente acima dos americanos em termos de futebol. Tipo, chegava lá um português e era, não digo o craque, mas um dos melhores da equipa com facilidade.

  • Rev7
    Posted Julho 7, 2019 at 6:17 pm

    Só não percebo uma coisa. Como é que se pode falar em “equal pay” se os homens geram muito mais dinheiro que as mulheres? Não há sequer comparação. As audiências foram maiores e teve um grande impacto, mas não há comparação possível para um campeonato do Mundo masculino. Isto agora por 4 anos não se fala mais de futebol feminino a nível global. Isto parece mais a competição dos EUA do que propriamente um Mundial.

    • Mimura
      Posted Julho 7, 2019 at 6:22 pm

      É ainda um desporto em desenvolvimento. Nao sejas anjinho.

      • Kafka
        Posted Julho 7, 2019 at 6:35 pm

        E o que é que estar em desenvolvimento interessa para o caso em questão, ou seja, é RIDICULO as mulheres exigirem receber o mesmo que os Homens, quando são muito piores jogadoras e geram muito menos receitas?

        E já agora, diz ai um desporto que seja onde as mulheres são melhores que os Homens e gerem mais receitas que os Homens, só um que seja….isso do “estão em desenvolvimento” é uma falácia, até podem estar em desenvolvimento, mas nunca chegarão ao nível do futebol masculino, como nunca chegaram ao nível da vertente masculina em modalidade nenhuma, porque biologicamente é impossivel fazê-lo, porque do ponto de vista atlético um Homem em condições normais será sempre superior a uma mulher, e não se trata de machimo, trata-se de ciência, mas os hypes feministas parecem que têm algum problema em lidar com isto….

        Homens e mulheres não têm de ser iguais, isso é absurdo, os Homens são bons numas coisas, as mulheres noutras, agora a nível desportivo como envolve atleticismo os Homens irão sempre ser melhores que as mulheres e não há mal nenhum nisto, há outras coisas onde as mulheres são melhores, é ridiculo é insistirem que tem de ser tudo igual, errado, não têm

        • Pipi Romagnoli
          Posted Julho 7, 2019 at 7:28 pm

          Concordo, principalmente com o último parágrafo, ambos os sexos têm áreas em que se destacam um do outro e não existe mal nenhum nisso.
          O problema é que existe muita gente que usa o “Cartaz” da igualdade para ganhar relevo e muita promoção pessoal diante da sociedade, na TV em todo o mundo existe disso às carradas, e o resto do pessoal acaba por embarcar nesse “Conto de Fadas”.
          Quantos Movimentos Sociais nós já vimos manifestarem-se por “direitos” absolutamente ridículos ou que já existem à Décadas no Ocidente e depois ignoram a falta de Direitos existente em Países do Médio Oriente ou África, pois não podem ao mesmo tempo criticar os costumes e ideologias das pessoas que provêm desses locais por serem consideradas Minorias cá no Burgo (Ocidente), que fina Ironia.

        • Made in Recife
          Posted Julho 7, 2019 at 8:28 pm

          No Vôlei o nível de interesse se equipara. Se o nível de receitas é semelhante já não sei, mas adivinharia que sim

          • Kafka
            Posted Julho 7, 2019 at 8:58 pm

            No Volei o nivel de interesse não é igual, nem compares o interesse pelo volei masculino a nível Mundial como o interesse pelo feminino

            O interesse pelo Volei feminino é tanto que a Liga Mundial tem de se realizar todos os anos no Japão ou China, senão aquilo estava sempre às moscas….a nível Mundial o Volei Masculino tem mais audiências, mais visibilidade etc….até a Polonia que adoram Volei, os jogos da selecção feminina estão às moscas e os da Selecção Masculina é sempre pavilhão cheio e até já jogaram em estadios de futebol com 40 e 50 mil pessoas e encheu no masculino

            Não concordo nada que digas que o interesse se equipara

      • Rev7
        Posted Julho 7, 2019 at 6:40 pm

        “Um desporto em desenvolvimento” não percebi. Estamos a falar de gerar receitas. Não estamos a falar de desenvolvimento. Isso cabe a cada país incentivar ao desenvolvimento de todas as modalidades. Continuo a não perceber o “equal pay” que se pede, quando isso está relacionado com as receitas que geram. O impacto Mundial de um Mundial masculino não tem comparação com as mulheres. Provavelmente só Ronaldo ou Messi, geram mais dinheiro sozinhos que todas as mulheres nesta competição. Tratamento igual, seria mais apropriado e nesse ponto têm razão, principalmente como esta final foi tratada.

        Não falta muito vão os homens gerar dinheiro para esse dinheiro entrar nas competições das mulheres. Não me parece minimamente justo ou inteligente. Estou genuinamente a tentar entender a situação, pois me parece ridículo, dado que o futebol dos homens e das mulheres são muito diferentes. A começar pelo facto desta equipa feminina ter perdido com equipas de miúdos sub-15 na preparação para este Mundial.

    • Kafka
      Posted Julho 7, 2019 at 6:30 pm

      Só se fala em igualdade por pura ignorância e porque agora querem que as mulheres sejam iguais aos Homens à força, mesmo quando a diferença de Homens para Mulheres especialmente a nível atlético é simplesmente abismal

      Primeiro não faz sentido haver igualdade porque a qualidade é muito inferior, esta Selecção dos Estados Unidos perderia facilmente com qualquer equipa do Campeonato Nacional Séniores, mais que não seja devido à enorme diferença fisica, alias ainda há pouco tempo atrás a Selecção da Austrália feminina (que é uma das melhores selecções), foi jogar contra uma equipa sub15 homens e perderam, sim não me enganei, perderam para miúdos de 15 anos….é isso e a palhaçada de alguns insistirem que a Marta tinha lugar numa qualquer 1a divisão masculina, isto só pode ser dito por quem nunca jogou futebol, a diferença física é tão grande, que a Marta seria esmagada e engolida fisicamente, não teria a menor chance

      Depois como dizes e bem, a diferença de receitas entre o futebol Masculino e feminino é tão mas tão grande, que é completamente absurdo virem falar de igualdade….os Homens recebem mais e assim deve continuar a ser, porque geram MUITOOOOOOO mais dinheiro que as mulheres PONTO

      Isto faz lembrar a palhaçada das irmãs Williams que passavam a vida a dizer que as mulheres deviam receber o mesmo que os Homens no ténis e que as Mulheres podiam vencer os Homens no ténis, depois certo dia tiveram um choque de realidade, quando foram treinar contra um jogador fora do top1000 (sim MIL) e levaram 6-0/6-0, a Serena nem cheirou

    • Tim Cahill
      Posted Julho 7, 2019 at 7:30 pm

      Sem querer entrar em ideias políticos de socialismo ou capitalismo, eu sou da opinião que se duas pessoas fazem o mesmo deviam ser pagas da mesma forma. Se isto fosse numa empresa, felizmente hoje em dia já é óbvio que duas pessoas com o mesmo trabalho deviam receber o mesmo. Isso da assistência podia ser um motivo mas quando a “empresa” para quem trabalham é a mesma que os homens seja a fifa, seja as federações, seja os clubes, a alocação do lucro não tem de ser proporcional à assistência.

      • E o que temos
        Posted Julho 7, 2019 at 8:02 pm

        Então se eu fosse jogar futebol para os EUA devia receber igual ao Lebron? Estamos os dois a jogar um desporto a nivel profissional.

        • Tim Cahill
          Posted Julho 7, 2019 at 8:26 pm

          Sinceramente eu acho que todos em qualquer profissao deviam comecar pelo mesmo salario, sim. Com o tempo depois, a qualidade é destinguida com bonus/premios e aumentos de salario. Mas acho que isto é mais ideias politicas que desporto.

      • Kafka
        Posted Julho 7, 2019 at 8:11 pm

        Então a qualidade não deve ser premiada?

        Na questão concreta do futebol, aquilo que os Homens fazem é de MUITOOOOO MELHOR qualidade que feito pelas mulheres e depois para além da qualidade ser muito superior, a receita gerada pelos Homens é também muito superior, e as mulheres devem receber o mesmo apesar de serem piores?

        Defender igualdade de salários é premiar os maus funcionários (nestes caso as mulheres que são muito piores funcionárias a jogar à bola que os Homens e dão muito menos dinheiro a ganhar à empresa que os Homens)

        Aliás pela tua lógica, faço-te então a seguinte pergunta o Cristiano Ronaldo devia ganhar o mesmo que o André Almeida??? afinal de contas ambos têm a mesma profissão….poderá o André Almeida considerar-se descriminado por ganhar menos que o Cristiano e o Messi?

        • Tim Cahill
          Posted Julho 7, 2019 at 8:36 pm

          Como disse no comentário acima, acho que o salário base de começo devia ser o mesmo e depois com o tempo a qualidade era premiada com bonus e aumentos. Como numa empresa.

          Nao percebo quando dizes que as mulheres são piores funcionarias. Elas jogam nos mesmos campos com as mesma dimensões e o mesmo numero de minutos, o que faz com que ate corram mais devido as diferenças anatômicas de altura. No final, por exemplo no caso do USA, trazem a taça para casa quando os homens nunca. Trazem menos dinheiro? Ok, mas então é como dizeres que um contabilista é mau funcionário porque nao é um comercial/vendedor. Alias, como nao são as atletas que vendem os bilhetes e a procura deriva da sociedade, e como dizeres que UMA contabilista é uma ma funcionaria e UM contabilista é bom, so porque sim?

          • Kafka
            Posted Julho 7, 2019 at 9:06 pm

            Eu não digo que as mulheres são piores funcionárias que os Homens só porque sim, basta ver um jogo de futebol para se perceber a enorme diferença….qualquer jogador de futebol é melhor do ponto de vista fisico (fisicamente então a diferença é brutallll), é melhor tácticamente e mesmo técnicamente são melhores até pela questão da agilidade que faz com que sejam mais rápidos a executar

            Queres mesmo pôr as mulheres a jogarem contra os Homens para veres a diferença? pois bem esta mesma Selecção Norte Americana feminina perdeu com miudos de 15 anos, nem Homens eram, foi contra miudos…..percebes a diferença???? Mulheres feitas, as melhores mulheres do Mundo conseguiram perder contra miudos de 15 anos….nem quero imaginar se fossem jogar contra Homens

            Depois o facto das Mulheres trazerem o titulo para casa ao contrário dos Homens, não faz das Mulheres melhor que os Homens, simplesmente os Homens têm muito mais competitividade….mas volto a dizer, façam então um jogo entre a Selecção Masculina e Feminina dos Estados Unidos e vais ver o massacre que a Selecção feminina (que até contra uns quaisquer sub15 perdeu) ia levar da Selecção Masculina Seniores

            Para finalizar, tu acreditas mesmo que uma Mulher pode jogar tanto como um Homem? tu tens noção da diferença fisica que há entre Homens e Mulheres? a Marta que é considerada a melhor de sempre, nem no campeonato nacional seniores se safava, era engolida pela dimensão fisica, seria trucidada

            • Tim Cahill
              Posted Julho 8, 2019 at 7:11 am

              Mas alguma vez o meu argumento foi que as mulheres podiam ganhar aos homens? Talvez tenhas de ler melhor o meu comentário. Só não acho ser mau funcionário quando se da o melhor e se atinge os objectivos. Agora se os objectivos passarem a ser audiência, ok. Mas nunca ouvi dizer que um jogador ou jogadora tinha um objectivo de atrair não sei quantas pessoas ao estádio.

              A diferença que se pode notar (boa ou má porque podes falar de qualidade e eu posso falar de choro e simulação de faltas) são anatômicas e claro de não haver essa compensação do campo e dos minutos de jogo.

              Agora só para teres noção, a diferença de salário é abismal em França por exemplo. O jogador mais bem pago ganha mais de 30 milhões ao ano e a jogadora mais bem paga nem 1 milhão ao ano. É mais de 30 vezes mais. É justo? Não consigo concordar.

              • E o que temos
                Posted Julho 8, 2019 at 10:39 am

                É justo porque o neymar/mbappe trazem retorno que é mais do que 30x superior ao que essa jogadora traz. Ou seja, a reclamar podes dizer que essa jogadora já está a receber a mais para o retorno que tem.
                Não entendo este choro e esta campanha que tem sido levada avante com base em equal pay quando nao estamos a falar de um trabalho onde tens um homem e uma mulher a servir cafés. Nesse caso obviamente que devem receber o mesmo (e sei bem que isso muitas vezes não acontece mas isso é outra conversa). Agora no caso do desporto que está diretamente ligado a audiência (não existe desporto se não houver pessoas a ver) como é que podem defender uma barbaridade destas?

          • Rev7
            Posted Julho 7, 2019 at 10:15 pm

            As mulheres trazem o título é tão subjectivo. É muito mais dificil ganhar um Mundial masculino que feminino para qualquer equipa.

            Hoje em dia não encontras uma selecção como a Tailândia no Mundial masculino, por exemplo. EUA não têm concorrência, além de que têm toda uma cultura que mete as mulheres a jogar o “soccer” desde o básico. Que outro país faz isso? Nenhum.

            São sempre as mesmas selecções. EUA, Canadá a tentar dar luta, a Suécia, Inglaterra por vezes. O Brasil já foi melhor, mas não acompanhou a evolução. Japão a mesma coisa.

            No futebol masculino tudo é diferente. Croácia chega à final do Mundial, Portugal ganha o Europeu, tens as crónicas Brasil, Argentina, Inglaterra, Alemanha, França, Itália e claro Espanha. Holanda sempre com boas selecções, Uruguai, Chile, Portugal, Bélgica, entre outras.

            Da Ásia e África estão cada vez a dar mais luta nos jogos dos Mundiais. Enquanto que no Feminino são sempre as mesmas selecções (pronto, agora tivemos a selecção holandesa aparecer).

            No feminino não existe grandes ligas que possam produzir outro tipo de futebol. No masculino há algumas grandes ligas e os jogadores americanos não têm hipótese de lá chegar. Só por 5/6 jogadores por geração.

            Portanto se as americanas têm muito mais condições e cultura que as restantes, como não irão ganhar?

            • Tim Cahill
              Posted Julho 8, 2019 at 7:15 am

              Concordo mas isso acontece também com PSG ou Bayern onde é fácil ganhar o campeonato. No entanto esses jogadores são pagos a preço de ouro e mais bónus por ganharem o campeonato.

              • Kafka
                Posted Julho 8, 2019 at 9:54 am

                Os jogadores do Bayern e PSG são pagos a peso de ouro porque dão o respectivo retorno aos clubes…. Os jogadores masculinos do Bayern conseguem por 70 mil pessoas todas as semanas no estádio para os ver, conseguem trazer patrocínios para o clube e fazer com que milhões no Mundo inteiro os veja, e fruto do retorno desse dinheiro todo que dão a ganhar ao clube recebem os milhões que recebem

                Já as mulheres, NENHUMA equipa feminina no Mundo consegue encher um estádio com 70 mil pessoas, nem consegue que as televisões paguem milhões para transmitir os seus jogos, logo é normal receberem pouco, recebem de acordo com o que produzem, que é pouco…

                As mulheres produzem poucas receitas para os clubes recebem pouco os homens produzem bastantes receitas para os respectivos clubes e recebem muito, isto é justiça a funcionar…. Já tu queres premiar a mediocridade

      • Rev7
        Posted Julho 7, 2019 at 9:12 pm

        Que me desculpe, mas isto não é empresa, nem um trabalho normal. Os homens têm a sua “empresa”, as mulheres têm sua. Terias razão se os homens e as mulheres estivessem na mesma empresa, isto se partilhassem a mesma equipa. Mas mesmo nesse ponto será verdade?

        Repara o Messi e o Ronado são jogadores que resolvem jogos, as suas camisolas são vendidas mais que quaisquer outros jogadores no mundo. O lucro que dão aos seus clubes é gigantesco. Darias o mesmo ordenado ao Messi e ao Umtiti? São ambos do Barça, ambos estão na mesma “empresa”, logo de acordo com o teu raciocínio deviam ambos receber o mesmo.

        Seria justo? Um jogador resolve partidas com a sua genialidade, dá atenção mediática ao clube, vende camisolas, arranja patrocinios, dinheiro das televisões, etc, etc. Mas teria de receber o mesmo que o Umtiti? Parece-te justo?

        • Tim Cahill
          Posted Julho 8, 2019 at 7:20 am

          Percebo o teu argumento e faz sentido. Mas a diferença entre homens e mulheres é abismal neste momento. A melhor jogadora do mundo nem um milhão por ano ganha. Se queres falar em Barcelona deve ser do tipo o Messi comparado com um miúdo qualquer da cantera ou equipa B. Só que este miúdo é uma mulher que é a vencedora do Ballon d’or 2018.

          • Kafka
            Posted Julho 8, 2019 at 9:57 am

            A diferença é abismal porque as receitas são abismais… A melhor jogadora do Mundo seria medíocre se jogasse contra Homens, portanto sim a melhor jogadora do Mundo até recebe é demasiado para a fraca qualidade que tem, já que a melhor jogadora do Mundo nem no campeonato nacional seniores se safava e consegue ainda assim ganhar mais que qualquer homem que jogue no campeonato nacional seniores

      • Empaler
        Posted Julho 7, 2019 at 10:26 pm

        Que estupidez. Então um vendedor que vende 10 deve receber o mesmo que um que vende 1? Trabalham ambos 8h por dia…

        • Tim Cahill
          Posted Julho 8, 2019 at 7:14 am

          Mas onde é que os jogadores vendem bilhetes? Ou têm objectivos de assistência? Não é o trabalho delas. O trabalho é dar uns pontapés numa bola e têm como objectivo trazer o caneco.

          • Empaler
            Posted Julho 8, 2019 at 10:19 am

            Se o objectivo fosse o caneco como é que há jogadores a ganhar mais que outros? Não deviam ganhar todos o mesmo? Quantas pessoas vêm o benfica em feminino? E em masculino? Quando é que sairá a irmâ do Félix por 120M? Tens alguma noção do que dizes?
            Então porque é que a Sara Sampaio ganha mais do que eu numa passerelle? Caminhamos igual não?
            Ganha juizo.. achas que é igual ver o ronaldo ou o messi ou a alcina do couto?

          • E o que temos
            Posted Julho 8, 2019 at 10:41 am

            Eu penso que tu estás bastante confuso e achas que o futebol é como uma empresa. Uma empresa é que se deve reger por esses parametros (nada impede uma mulher de ser bem melhor CEO/programadora/etc do que um homem e aí tem todo o direito de receber mais e os respectivos bonus). Agora no desporto, algo que está diretamente ligado a audiência? Porque é que nao reclamas que o ricardinho ganha bem menos que o Ronaldo quando tem os dois a mesma importancia para a respectiva modalidade???

            • Empaler
              Posted Julho 8, 2019 at 11:11 am

              Mas que mesma modalidade? Um joga futsal e o outro futebol.
              O futebol são empresas, são SADs, isto não é o INATEL.
              E é mesmo pelo que dizes, está directamente ligado a audiencia, daí quem tem mais audiencia recebe mais.

              • E o que temos
                Posted Julho 8, 2019 at 11:31 am

                Mas esse user aí em cima é que disse que todos os desportistas deviam ganhar por igual. Ora futsal nao é desporto?
                Por isso mesmo, são empresas mas nunca na vida são empresas no sentido tradicional da palavra. Quem chama mais audiência ganha mais, porque são essas pessoas que gastam dinheiro a comprar camisolas e ir ao estádio que permitem que os clubes paguem os salarios aos jogadores e sejam sustentáveis. Abre aí um clube de futebol feminino e paga salarios iguais ao CNS ou 2 liga e depois diz me como corre essa aventura

  • Humberto Cruz
    Posted Julho 7, 2019 at 6:21 pm

    Mesmo número de golos, mais jogos e ganha melhor marcadora? Ou jogou menos minutos que a inglesa?

  • B.Jardim
    Posted Julho 7, 2019 at 6:23 pm

    Alguém me consegue explicar o porquê de existir separaçao no desporto baseada no sexo?

    • Kafka
      Posted Julho 7, 2019 at 7:28 pm

      O porquê da separação? porque a diferença é abismal a favor dos Homens, seja em que modalidade for, a dimensão e força física dos Homens é muito superior à das mulheres, envolvendo qualquer modalidade desportivo atleticismo as mulheres não têm a menor hipótese de competir com os Homens…pensava que em pleno séculoXXI já ninguém tinha a menor dúvida que em condições normais um Homem será sempre muito superior a uma mulher do ponto de vista fisico, resistência etc, em suma do ponto de vista atlético

      Recorde Mundo 100 metros Masculino: 9,58
      Recorde Mundo 100 metros Feminino: 10,49

      10,49 é uma marca ridicula se for feita por Homem e nem sequer dá para se apurar para um Mundial ou Europeu, nas mulheres é recorde Mundial e foi feito em 1988, a 2ª melhor marca alguma vez feita por uma Mulher é 10,64….

      A equipa feminina da Austrália na preparação para o Mundial foi jogar contra os sub15 Masculinos e foi goleada, foram goleadas por miudos de 15 anos

      A Serena Williams há uns anos atrás (quando estava no seu prime e dominava por completo o circuito feminino), foi fazer um jogo treino contra um tenista masculino fora do top1000 (sim mil não me enganei) e levou um duplo 6-0

      Queres mais demonstrações da diferença brutal entre Homens e Mulheres do ponto de vista atlético?

      Não há uma única mulher em que modalidade for que fizesse sequer cócegas aos Homens no desporto ao mais alto nível, a diferença é tremenda

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Julho 8, 2019 at 1:23 am

        Halterofilismo pode dar que pensar nessa última frase. E sim, é um desporto…

      • Mister Jung
        Posted Julho 8, 2019 at 11:27 am

        Lançamento do disco.

        • Kafka
          Posted Julho 8, 2019 at 2:16 pm

          O lançamento do disco é falacioso, o recorde mundial feminino é superior ao masculino, porque o disco usado nas mulheres tem METADE do peso do disco dos Homens

          Uma mulher se lançasse o disco com o peso dos Homens coitadinha, aquilo nem mexia

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Julho 8, 2019 at 2:33 pm

            Esse tipo de considerações são desnecessárias. As mulheres não são coitadinhas.

            • Kafka
              Posted Julho 8, 2019 at 3:12 pm

              Não são desnecessárias, são factuais… O disco das mulheres pesa metade do dos Homens… Se o peso for igual para ambos, os Homens têm melhores registos, isto é factual

              Vocês para ficarem bem gostam de ir no hype feminista, mas há uma coisa que é impossível de contrariar que é a biologia e anatomia de um Homem e Mulher… Em condições normais e de treino igual um Homem será sempre mais forte que uma mulher, e isto não é machismo, é a ciência que o diz

              • PedroAlmeidaSLB
                Posted Julho 8, 2019 at 5:03 pm

                Só me referi às considerações tipo “coitadinhas”. Mas há uma grande diferença entre não ser machista e ser feminista.

    • Henrique Mendes
      Posted Julho 7, 2019 at 7:37 pm

      Porque são literalmente desportos diferentes…
      Não se pode esperar que mulheres consigam competir contra homens, desportivamente falando claro, trata-se apenas e só de biologia.
      Fazer essa pergunta é o mesmo que perguntar porque é que existem diferentes categorias baseadas no peso nos desportos de combate.
      Se refletir um bocado sobre o assunto com certeza que consegue responder à sua própria pergunta.

    • Ze
      Posted Julho 8, 2019 at 8:39 am

      Na verdade podia nao haver separacao, mas era capaz de ser chato ver o Brock Lesnar matar a Ronda com uma chapada aos 3 segundos do primeiro round…… Ou fazer um torneio misto de tenis e ver todas as mulheres nos ultimos lugares.
      Qualuqer equipa no campeonato nacional de juniores ganha ‘a seleccao EUA feminina campea do mundo. Ate se calhar eu e os meus amigos ganhamos, mesmo com 10 anos, 20 kilos e 10 grades de minis a mais.
      Deixem-se de invencoes….

  • Chico
    Posted Julho 7, 2019 at 7:08 pm

    O talento americano masculino dispersa-se por mais desportos do que o feminino. Creio que basebol e futebol americano feminimos têm relevância quase nula, ou mesmo igual a zero. Logo aí são menos dois desportos, ao qual podemos ainda juntar o hoquei. As atletas muito altas podem competir no basquet, mas as de altura média ou baixa não têm muita escolha em matéria de jogos coletivos nos EUA.

    • Kafka
      Posted Julho 7, 2019 at 7:39 pm

      Não existe futebol americano para mulheres dada a enorme exigência fisica ….e o Basebol também não tem relevância a nível feminino nem na América nem em lado nenhum

      No Hóquei Gelo os Estados Unidos femininos são as actuais Penta-Campeã Mundiais, não percebo porque mencionas o Hóquei, quando as americanas são as melhores do Mundo no Hóquei

      Isso do talento é uma falsa questão, ninguém nasce a saber jogar futebol ou basket ou seja o que for, acima de tudo o que faz a diferença são os estímulos e dedicação a determinada modalidade, ou será que quando é para distribuir o “talento” futebolístico, eles só dão talento às mulheres americanas mas não o dão aos Homens americanos? os Estados Unidos são mesmo a prova de que isso do “talento” não tem nada a ver com o nascer ou não nascer, isto não são recursos naturais como o petróleo que só aparecem em determinados locais do Planeta….

      Quando se trata de pessoas a diferença acima de tudo tem que ver com a aposta que determinado País faz em determinada modalidades….no caso concreto dos USA, há uma aposta muito forte da modalidade no feminino, e no masculino só nos últimos 10/15 anos começaram a apostar na modalidade, já partem é com 100 anos de atraso para os Paises Europeus e Sul Americanos e portanto ainda vão demorar uma eternidade a chegar, se é que algum dia vão chegar, porque ainda têm internamente desportos mais mediáticos e com maior aposta como o Basket, Futebol Americano, ou até mesmo o Hóquei Gelo e o Basebol

      • Chico
        Posted Julho 7, 2019 at 10:36 pm

        Quando digo talento não é nesse sentido, mas mais no de base de recrutamento. O hóquei é uma não-questão, porque é um desporto um bocado regional nos EUA e só tem uns cinco/seis países que ofereçam competição. Foi por aí que os exclui da conversa. Não estou a ver um miúdo que nasça na Florida, Texas ou Novo México a sentir mais atração por hóquei do gelo do que por futebol em 2019.

  • Tim Cahill
    Posted Julho 7, 2019 at 7:16 pm

    Tenho de admitir que vi todos os jogos dos USA e mais alguns pelo meio. O futebol feminino está muito evoluído em comparação há alguns anos atrás. Comparações em termos de qualidade com o futebol masculino não faz sentido, vão ser sempre formas de jogar diferentes nem que seja por factores anatómicos – factores esses que não são tidos em conta para as dimensões do campo ou minutos de jogo, por exemplo.

    Quanto ao mundial em si, a Victoria dos USA nunca este em causa. Pareceu que não precisaram de se esforçar muito para passar todos os adversários, o que só demonstra a sua grande superioridade. Alex Morgan por exemplo esteve uns furos abaixo do que pode fazer mas mesmo assim fez 5 ou 6 golos. Mesmo a própria treinadora foi criticada pelas suas escolhas.

  • Salah
    Posted Julho 7, 2019 at 7:36 pm

    Este domínio é uma ilusão (embora já ninguém lhe tire estas vitórias), só agora a Europa começou a investir. Merecem ganhar, os jogos são muito desnivelados, mas é um bocado como as vitórias da Espanha no hóquei, jogam eles e o resto é paisagem.

    O que vai acontecer não é a subida da selecção masculina (os últimos resultados são risíveis), mas a descida progressiva da selecção feminina. É como o Lyon na Champions, quando o Real começar a jogar bye, bye. E mesmo assim em 2011 a Alemanha tinha o mesmo número de Mundiais.

    Basta olhar para Portugal: duas das melhores formações do planeta, mais o Porto com um óptimo nível, e o Braga a crescer, e todos juntos formaram ZERO JOGADORAS. Não é uma hipérbole, formaram literalmente zero jogadoras até hoje… Agora é multiplicar isto pelo mundo inteiro e percebe-se o porquê do domínio das universidades americanas. No masculino usam as mesmas universidades e estão atrás da Tunísia.

    Quando ao dinheiro, as federações têm uma obrigação moral de pagar o mesmo. São instituições que não existem para dar lucro, mas para dar o exemplo, e nos EUA as mulheres geram tanto dinheiro quanto os homens. E sim, mesmo em Portugal só ficava bem à FPF pagar o mesmo. Ou será que a selecção masculina só representa o pais pelo dinheiro? Se representam o país porque querem não têm problema em dividir o dinheiro com mulheres que praticamente o mesmo desporto e que historicamente sempre foram descriminadas pela federação. Agora nos clube como é óbvio deve-se deixar funcionar o mercado (com salários mínimos, como no masculino!).

    • Kafka
      Posted Julho 7, 2019 at 8:05 pm

      Pagar o mesmo, a quem gera menos receitas e tem pior qualidade não é dar o exemplo, muito pelo comentário, é tudo menos dar o exemplo….

      Dar o exemplo é pagar em função das receitas que gera e qualidade que tem, isto sim é um exemplo a ser dado e serve para o futebol e para toda a sociedade….pagar o mesmo a quem é pior e gera menos é fomentar e premiar os maus profissionais, é dizer ao Mundo

      “não precisas de ser bom e te esforçares, que quem é bom e melhor que tu vai gerar dinheiro para te pagar a ti”

      • Salah
        Posted Julho 7, 2019 at 8:24 pm

        Na Noruega a federação paga o mesmo. Existem países evoluídos, existem os outros, e o resto é conversa.

      • Made in Recife
        Posted Julho 7, 2019 at 8:25 pm

        Existe um conceito bem interessante chamado “Investimento”.

        Pagar o mesmo pra equiparar o interesse dos atletas, dos clubes e dos torcedores e assim gerar mais receitas.

        • Kafka
          Posted Julho 7, 2019 at 9:15 pm

          Há modalidades como o Atletismo onde o investimento é semelhante e o interesse e receitas continuam a pender mais para o lado dos Homens, porque os Homens são melhores a practicar seja que modalidade fôr como o próprio atletismo prova, onde apesar de o investimento ser similar os Homens têm marcas tremendamente superiores às mulheres

          Seja qual for a modalidade, as mulheres vão sempre practicar a mesma pior que os Homens, logo terão sempre menos qualidade, logo irão gerar menos interesse e menos receitas

          Esta na moda os hypes feministas e vocês gostam de ir na onda só para ficarem bem vistos, mas há uma coisa que nenhum hype feminista conseguirá alterar que é biologia dos Homens e Mulheres e aí não há hipotese, um Homem será sempre superior a uma mulher do ponto de vista fisico e como tal será sempre melhor em qualquer actividade que obriga a usar esse mesmo atleticismo…e isto não é machismo, é ciência….e não tem mal nenhum ser assim, há outras coisas na vida que as mulheres se destacam dos Homens, mas o desporto não é nem nunca será uma delas, os Homens aí serão sempre melhores…..Homens e Mulheres não são nem têm de ser iguais, e fisicamente então é mesmo impossivel serem iguais, o Homem em condições normais, será SEMPRE superior..

          • Folen
            Posted Julho 7, 2019 at 10:50 pm

            Até me doeu ao ler estes comentários.
            Eu discordo, como é que alguém consegue atingir certas metas quando não existe o investimento (seja ele dinheiro ou qualquer outra coisa) necessário?
            Percebo que em certos desportos exista alguma superioridade do sexo masculino mas isso não é desculpa, penso que tenha que haver igualdade para que o desporto em ambos os sexos seja competitivo em todas as maneiras e feitios.
            Btw, tens o exemplo do ténis em que não há superioridade dos homens.

            • Kafka
              Posted Julho 7, 2019 at 11:34 pm

              No ténis não há superioridade dos Homens?

              Essa até a mim me doeu, a diferença é abismal dos Homens para as mulheres, há uns anos atrás a Serena (melhor jogadora de sempre) no seu prime foi jogar contra um jogador fora do top1000 (mil) e levou um 6-0/6-0

              Acreditas mesmo que a Osaka, Barty, Halep etc tinham a menor hipótese de vencer um jogador masculino top1000?

              Pelo o amor de Deus… A diferença dos Homens no ténis é brutal, isto apesar do investimento ser similar, o ténis é só mais um exemplo de onde apesar do investimento ser similar, os Homens são claramente superiores…

              Aliás ia ser bastante giro ver uma mulher a servir contra Homens, não ganhava um único jogo de serviço, se as mulheres entre elas já levam imensos breaks nem quero imaginar contra Homens não tendo elas potência nenhuma no serviço, já o inverso tb teria imensa piada, nem viam a bola passar, levavam 4 ases por jogo de serviço… Há mulheres que servem a 80/85 km/h loool… Há Homens a servir a 200 km/h…. A sério que achas que não há diferença?

            • DM
              Posted Julho 8, 2019 at 9:20 am

              No tênis não há diferença? Há uma mulher capaz de se inserir no top100 misto. UMA!
              Finais jogadas a melhor de 3 vs a melhor de 5. Estádios cheios vs estádios meios. Que dor…

      • DYI
        Posted Julho 7, 2019 at 8:32 pm

        Costumo discordar contigo Kafka, mas acho que tens toda a razão neste caso.
        No dia em que um Mundial feminino gerar as mesmas receitas que um masculino e que a Champions feminina tenha tanta audiência como a Masculina elas merecerão receber o mesmo. Até lá recebem o que têm recebido que em termos relativos até é mais do que os homens recebem comparativamente ao dinheiro que cada desporto gera.

        • Salah
          Posted Julho 7, 2019 at 9:17 pm

          A FPF gasta muitos milhões em futsal que não dá retorno nenhum, e não vejo ninguém a queixar-se que é injusto. Ou quando o estado financia o desporto paralímpico, ou federações obscuras de desporto que praticamente ninguém conhece.

          É curioso que só quando se fala em deporto feminino aparecem imensas vozes a exigir que se respeitem leis que não existem em lado nenhum.

          Aqui a questão não são os clubes, onde é o mercado que define os salários, mas as federações (a FIFA/UEFA já é outra discussão).

          • DYI
            Posted Julho 7, 2019 at 10:32 pm

            Só o prémio de participação Mundial masculino rendeu 12.6 milhões creio à federação, isto sem contar com outras receitas de patrocínios que atingiram totais de 25/26 milhões. A FPF gastou 13 milhões na seleção masculina.
            Na seleção feminina gastou 2.2 milhões e em futsal e futebol de praia gastou um total de 1.7 milhões. Portanto estas duas modalidades que me arrisco a dizer que têm mais seguidores no nosso país que futebol feminino tiveram juntas menos meio milhão de investimento.

            Sem a seleção masculina nenhuma das outras modalidades teria o investimento que tem e depois ainda querem distribuir de forma igual aquilo que é anormalmente desigual como se fossemos uma república socialista soviética.

            • Salah
              Posted Julho 8, 2019 at 3:05 am

              A Noruega é uma república soviética socialista?

              • DYI
                Posted Julho 8, 2019 at 12:25 pm

                Estava a fazer alusão ao igualitarismo patético que se alegava viver na URSS como era mais que óbvio mas há quem não queira perceber e prefere mandar postas de bacalhau pó ar Queres comparar a seleção masculina portuguesa que é topo mundial com a norueguesa?

          • Tim Cahill
            Posted Julho 8, 2019 at 7:25 am

            Obrigada Salah!

          • Ze
            Posted Julho 8, 2019 at 8:58 am

            Devias ter vergonha de meter os paralimpicos nessa conversa. O paralimpicos sao financiados porque e’ a unica forma de dar condicoes condignas a essas pessoas para praticar desporto… E mesmo esses, quando vao as Jogos, tem participaceos fantasticas tendo em conta o “investimento”.
            Nao vi ninguem falar em Lei, muito pelo contrario, voces e’ que querem que as mulheres tenham um direito que nao ganharam nem conquistaram de maneira nenhuma.

            O desporto feminino e’ pior que o masculino. Ponto final. A WNBA e’ subsidiada pela NBA, senao ja estavam todas as franchises fechadas. Todas. Nao sobrava uma.
            Queres ver o que vale o futebol feminino? Vais a todos os clubes que conheces no mundo, repito, todos!, dizer para fecharem o futebol masculino e apostar tudo no feminino.
            Ve quantos dizem “epa, sim senhor, mas que grande ideia!”.
            Pagamento igual pressupoe retorno igual. O rento e’ treta.

            • Tim Cahill
              Posted Julho 8, 2019 at 10:51 am

              Ou seja, o desporto feminino é inferior ao másculino (como os paralimpicos) e ganham medalhas e troféus (como os paralimpicos), mas não é um comparação válida. Não entendo.

              • E o que temos
                Posted Julho 8, 2019 at 11:08 am

                Tu nao tens mesmo noção do que dizes. Estás a comparar pessoas semi invalidas às quais é dada a possibilidade de praticar desporto e ter alegria na vida com outras que nao tem qualquer limitação.

                • Tim Cahill
                  Posted Julho 8, 2019 at 11:55 am

                  Eu só estou a tentar provar logicamente que os argumentos são inválidos. Posso dar outro exemplo para ser mais politicamente correcto: Na Holanda por exemplo, distribuem os ganhos nas champions com outros que nem foram, logo 0 de audiência. Mas isso tá bem e toda a gente aplaude.

                  Obviamente que eu sei o que estás a dizer quando falas em ter alegria no desporto, até porque tenho pessoas da família com limitações que adoram desporto, mesmo. Não quero ofender ninguém, só estou a usar os vossos argumentos contra vocês, como numa discussão normal.

                  • DYI
                    Posted Julho 8, 2019 at 12:39 pm

                    Os clubes holandeses distribuem 5%. Sim, 5%. A nossa seleção feminina também é quase inteiramente financiada pela masculina. Não me queixo disso. Queixo me é de quererem igual o que não é igual.

                  • Ze
                    Posted Julho 8, 2019 at 1:10 pm

                    Nao, a tua comparacao e’ que esta’ errada. A Holanda distribui entre equipas que participam na MESMA competicao. Se as outras equipas nao estivessem na competicao, ninguem ia ‘a champions portanto os clubes “poequenos” recebem uma parte das receitas. Nao e’ a mesma coisa.
                    De todo o modo, nao e’ disso que se trata. Trata-se de rendimento igual quando a performance e’ absolutamente diferente.

                    • Tim Cahill
                      Posted Julho 8, 2019 at 1:26 pm

                      Por favor define performance. É ganhar títulos? É marcar golos? É correr? Ou é coitadinhas que não ganham aos homens quando o jogo não é mulheres contra homens?

                      Ou será que performance é audiência nos jogos? Se de repente toda a gente começasse a ligar ao futebol feminino e nada ao masculino, a performance já era boa?

                    • Kafka
                      Posted Julho 8, 2019 at 2:13 pm

                      Time Cahill

                      Tu vives mesmo aliado da realidade, em qualquer emprego um profissional aufere em função daquilo que dá a ganhar à empresa, um jogador de futebol não é diferente, e sendo tremendamente superior a uma mulher em todas as vertentes do jogo, dá também muito mais dinheiro a ganhar ao clubes que lhe paga o ordenado

                      Mas vou ficar a espera que me digas uma única equipa de futebol feminino que consiga ter media de 70 mil espectadores por jogo e consiga vender os seus jogos às televisões por centenas de milhões eur devido a ter audiência para isso

                      Como em qualquer desporto, os alteltas ganham em função do dinheiro que geram, daí um jogador de futebol ganhar mais que um de hóquei Patins, porque um jogador de hóquei não gera milhões de eur logo não pode ganhar milhões eur, não perceberes isto é não perceberes nada do que é o mundo e a economia… Da mesma forma que uma mulher não gera milhões para os clubes e federações logo não pode ganhar milhões

  • DICAS
    Posted Julho 7, 2019 at 8:08 pm

    Estando a viver em Sao Francisco e ver os cafes cheios de americanos (ambos os sexos) a torcerem ferozmente pela selecao americana da muito bom pressagio ao desporto!

    Os Estados Unidos gostam de estar por cima de tudo e desportos como Basebol e Hoquei de Gelo tem vindo a perder massa adepta … pode comecar por aqui o clique que falta este pais para se tornar uma potencia

    • Rev7
      Posted Julho 7, 2019 at 8:38 pm

      Potencia no futebol? Acho muito dificil. Os Europeus, sul-americanos e até os africanos e asiaticos ocidentais vivem o futebol com uma paixão que os americanos não têm. Eu até que os EUA fazem sempre boas campanhas nos Mundiais, mas no futebol dificilmente conseguirão muito. Outras modalidades têm muita força. Basebol é totalmente natural, é um desporto que se esqueceu de ganhar adeptos.

      • Chico
        Posted Julho 7, 2019 at 10:21 pm

        Porque não? Se o basebol e hóquei do gelo (que nos EUA até é um desporto regional) perderem interesse, os miúdos com estatura média ou abaixo da média e que não quiserem praticar um desporto que lhes garanta lesões graves para que desporto se viram? Só para o soccer… Aliás, tenho lido que o futebol americano tem perdido terreno face ao basquetebol muito devido à quantidade absurda de lesões que implicam, o que não é apelativo para os espectadores, nem principalmente para os atletas. Para além de que o futebol é um desporto muito mais acessível e fácil de entender. Em algumas cidades de dimensão média e média-alta, o futebol está a crescer imenso em popularidade, como no caso de Atlanta.

  • Kacal
    Posted Julho 7, 2019 at 10:26 pm

    Não comparando com o futebol masculino, é diferente e ainda não tem comparação. É agradável ver futebol feminino quando são jogos entre as melhores, cheguei a acompanhar o campeonato americano no futebol feminino e há lá muita qualidade e isso transporta-se para a selecção. Mas mesmo elas nota-se a diferença física para os homens, é algo sobre humanidade, genético, não será possível mudar isso, apenas mudar a mentalidade, isso sim e saber separar as coisas e desfrutar de ambos dando visibilidade a futebol feminino.

  • Leon18
    Posted Julho 7, 2019 at 10:32 pm

    Os EUA foram dos primeiros países, se não estou em erro, a investir no futebol feminino e daí este domínio no que concerne a Mundiais se tem verificado.

  • pjmatos
    Posted Julho 8, 2019 at 12:37 am

    Mais do que falar da visibilidade nos EUA, estou incrédulo quanto à falta de visibilidade deste Mundial em quase todo o lado. Em Portugal apenas começaram a passar os jogos na TV a partir das meias-finais. Nos jornais de referência não havia quase nenhuma notícia sobre este Mundial. Não fosse o Facebook, eu nem sequer sabia da sua existência. No jornal com maior audiência em Portugal a primeira notícia (e quase única) que houve deste Mundial foi a criar uma polémica a partir do nada (uma jogadora recusou de forma agressiva uma garrafa de água vinda de uma adversária). Mesmo neste blogue fiquei surpreendido como quase nunca se falou deste Mundial (creio que este é até a primeiro e único artigo sobre o mesmo). Temos que olhar para dentro e fazer muito melhor. O futebol feminino está a crescer bastante e não merece apenas o “equal pay” que foi reclamado na final. Merece também mais cobertura. Obrigado

    • Chico
      Posted Julho 8, 2019 at 12:50 pm

      Choca-me também o destaque descomunal à atleta feminina agressiva, face ao atleta masculino agressivo, que pode ser labrego à vontade, mandar vir com toda a gente e só leva com criticismo de rodapé. Dois standards completamente diferentes.

      • Tim Cahill
        Posted Julho 8, 2019 at 1:42 pm

        Completamente. Já para não falar que quase nunca as vês reclamar ou fazer teatro. Fiquei muito surpreendido neste mundial

  • Tim Cahill
    Posted Julho 8, 2019 at 7:40 am

    Eu só espero que as pessoas que agora escrevem aqui neste blog nunca tenham filhas e não vão ter de lhes explicar porque é que dar o máximo não chega quando se é mulher. Ganhar títulos, atingir objectivos, não chega. O melhor que podem conseguir na vida é casar com um homem, um ser humano superior, que possa trazer para casa o bacon como se fosse 1950. E o máximo que podem fazer é sonhar (e nunca falar ou reclamar) com o dia em que o ar condicionado das empresas não esteja fixado à temperatura média dos homens, o dia em que os airbags e os cintos de segurança não estejam feitos para as medidas dos homens, o dia onde uma mulher possa receber o mesmo que um homem pelo trabalho idêntico. Pode ser que se um dia tiverem uma filha vejam nos olhos dela uma grande determinação para lutar contra tudo e contra todos por equidade.

    Há uma frase que li no outro dia que mudou a minha vida: homens (heteros) amam mulheres mas odeiam-nas ainda mais.

    Está na hora de abrir os olhos.

    • Kafka
      Posted Julho 8, 2019 at 10:03 am

      Que comentário sem sentido, até porque tu não defendes igualdade, tu defendes a mediocridade… Tu defendes que um mulher sendo muito inferior a um Homem a jogar futebol ganhe o mesmo, isso é das coisas mais absurdas que já li

      Aliás o teu comentário morre à nascensa, porque o André Almeida recebe menos que o Crisitiano, são ambos Homens e têm os 2 a mesma profissão… Se houvesse machismo o Almeida tinha de receber o mesmo que o Crisitiano

      A prova que não há machismo mas sim meritocracy no futebol é que o André Almeida recebe menos que o Cristiano

      E repito tu não queres equidade, se quisesses equidade querias que as pessoas recebessem em função da qualidade que têm e do que produzem (que é o que acontece no futebol)…. Tu defendes é a mediocridade, já que defendes que uma mulher que é medíocre a jogar futebol e não dá dinheiro nenhum a ganhar ao clube, receba o mesmo que um jogador de futebol Homem que é muito melhor jogador e dá muito mais dinheiro a ganhar ao clube

      • Tim Cahill
        Posted Julho 8, 2019 at 10:41 am

        Meu amigo, há machismo em tudo. Aconselhava-te a ler sobre isso. Como disse acima até o ar condicionada está regulado para os homens. A própria evolução do Homem como espécie é baseada no homem caçador – as mulheres não caçam, logo não evoluíram? Nao contribuíram para a evolução humana?

        Obviamente, como já disse anteriormente, as mulheres não se podem comparar em termos anatómicos e físicos a um homem. Logo homens contra mulheres nunca pode ser um argumento, e tu explicas bem pois é como dizeres que os sub-15 são piores que os seniores. É evidente.

        Agora comparando o futebol das mulheres com o futebol dos homens, em que é que é objectivamente assim tao melhor? Golos? Não. Fintas? Talvez, mas se fores ao YouTube vês que também há coisas bonitas feitas por mulheres. Km percorridos? Já te expliquei que as dimensões do campo estão feitas para homens, logo elas até correm mais. Ah, pois, é audiência e emoção, duas componentes super objectivas do jogo de futebol. Gostava de saber como é que elas podem treinar isso da emoção. A própria sociedade é machista e vê futebol como coisa de homens, logo a audiência dos jogos só vai aumentar quando também nos deixarmos de ideias do século passado.

        • Kafka
          Posted Julho 8, 2019 at 11:19 am

          Onde é que o futebol dos Homens é assim tão melhor? É em tudo… Tacticamente, fisicamente, tecnicamente os Homens são superiores em tudo.
          .. Golos? Muitos dos golos do futebol feminino são frangos fruto da pouca agilidade das gr mulheres, que saltam pouco e são mais lentas de movimento… Muitos dos golos que vez no futebol feminino nem sequer seriam golo se o gr fosse um Homem…

        • Kafka
          Posted Julho 8, 2019 at 12:02 pm

          Outra coisa, até o ar condicionado está regulado para os Homens? Oi? Isso é onde na Arábia Saudita?

          Se há coisa que as mulheres controlam seja em casa ou no emprego é o ar condicionado, que está sempre ao gosto delas e é ligado e desligado quando elas entendem…

          • Tim Cahill
            Posted Julho 8, 2019 at 12:08 pm

            Não sei se posso postar links mas aqui está um artigo do New York Times sobre o assunto: https://www.nytimes.com/2015/08/04/science/chilly-at-work-a-decades-old-formula-may-be-to-blame.html

            • Kafka
              Posted Julho 8, 2019 at 2:03 pm

              Uau um artigo com uma rapariga a queixar-se que no escritório dela esta sempre frio, clap clap…. Então e a quantidade de escritórios que o ar condicionado é desligado por vontade das mulheres

              Tu deves viver na Arábia Saudita, porque no Mundo Ocidental quem manda nos escritórios são elas, trabalho num departamento onde até há mais mulheres que Homens, e o ar condicionado está quase desligado ou está no quente por vontade delas

              O que não falta são exemplos contrários aos do artigo

              • Tim Cahill
                Posted Julho 8, 2019 at 2:28 pm

                Não, por acaso vivo num país muito mais civilizado que o nosso. Onde estas conversas são normais e abrem os olhos.

                Isto foi um exemplo de sexismo, podes interpretar como quiseres. Também deves ser daqueles que diz que não há racismo, nem homofobia. Que as pessoas só se queixam. Não vale a pena, já percebi. Só tenho pena das mulheres (e pessoas em minorias) da tua vida.

                • Kafka
                  Posted Julho 8, 2019 at 4:55 pm

                  Vives num País civilizado? Um país civilizado que defende a mediocridade e que os Homens devem trabalhar para as mulheres, que grande civismo esse

          • Ze
            Posted Julho 8, 2019 at 1:51 pm

            Claro que esta’ e e’ absolutamente normal que esteja!! Os homens tem uma farda e as mulheres nao. Os homens andam de fato e gravata no escritorio, as mulheres tem liberdade para vestir o que lhes apetecer. Manga curta, comprida, saia, calcas, whatever, Os homens nao. Se estiverem 40 graus o gajo esta’ la’ de calcas, com a gravata apertada e manga comprida enquanto ela esta de saia e uma camisa sem mangas. Ainda querem que o AC esteja ‘a vontade das mulheres? Se eu tenho que estar de gravata, e’ normal e NECESSARIO que o escritorio esteja mais frio senao o pessoal morre de calor. Adoro ver as colegas dizer que esta’ frio mas estao de top enquanto um gajo esta’ a suar em bica de gravata e camisa abotoada…..
            Esta’ tudo maluco da cabeca.

            • Kafka
              Posted Julho 8, 2019 at 2:23 pm

              Exactamente Zé, é esse o meu dia a dia… Eu sou OBRIGADO a estar de fato e gravata, elas vão como lhes apetece, mas depois elas queixam-se dp ar condicionado, e ainda dizem que são descriminadas por isso, quando eu e os meus colegas é que somos obrigados a estar de fato e gravata e a levar com um calor que não se pode, para elas poderem estar de top à vontade está certo

    • Kafka
      Posted Julho 8, 2019 at 10:04 am

      Portanto já eu espero que tu não tenhas filhas, porque uma filha tua nunca vai ter a real noção da vida, pois a mensagem que tu lhe vais passar é “filhota não precisas de ser boa no que fazes nem te esforcares, porque quem é realmente bom vai ganhar dinheiro para ele e para ti”

      • Tim Cahill
        Posted Julho 8, 2019 at 10:48 am

        Eu acho que falta de noção da vida não me falta e sinceramente não sabes nada do que passei na vida para dizeres isso. Por isso, a minha futura filha, só lhe vou dizer para lutar por tudo o que precisa e quer, como eu lutei. Mas principalmente não deixar que nenhum homem directa ou indirectamente lhe tire o mérito.

    • Chico
      Posted Julho 8, 2019 at 12:48 pm

      Concordo a 100%. Acrescento que não entendo a necessidade de constantemente vincar as diferenças físicas entre homens e mulheres, toda a gente já sabe isso. São desportos diferentes e ninguém está a pedir para mulheres competirem contra homens.

      • Ze
        Posted Julho 8, 2019 at 1:45 pm

        Pois nao, mas estao a pedir para receber o mesmo, o que ainda e’ pior!! Se quiserem competir com homens e receberem o que os clubes e empresas quiserem pagar, forca nisso.

        Se uma mulher for fizer melhores marcas ou for melhor lutadora, ou futebolista, ou canoista, ou piloto, ou o que quer que seja, que um homem e receber menos, sou o primeiro a dizer que esta’ errado e que e’ injusto. Ate’ la’, nao.

        • Tim Cahill
          Posted Julho 8, 2019 at 2:06 pm

          É que nem é equal pay. É ter a noção que o gap é 30 vezes ou 3000%. Se isto fosse o CEO da edp ou sei lá, era um escândalo. Mentalidades…

          • Kafka
            Posted Julho 8, 2019 at 3:02 pm

            O gap é 30 vezes porque as receitas geradas são 50 ou 60 vezes maiores… Onde é que há escândalo aqui? Só se for por as mulheres até saírem beneficiadas, porque em proporção até recebem mais do que os homens relativamente ao dinheiro que geram

            Escândalo era as mulheres receberem o mesmo que os Homens, quando geram muito menos dinheiro que os Homens

            Ainda assim continuas sem responder à questão de se têm todos de receber o mesmo então o André Almeida deve achar-se descriminado porque recebe menos que o Cristiano Ronald…. Ah mas o Almeida é Homem, pronto lá cai por terra a tua teoria sem nexo algum do machismo

    • Kacal
      Posted Julho 8, 2019 at 1:46 pm

      Concordo a 100%, Tim Cahill! Uma pessoa tem é que mudar as mentalidades. As mulheres nunca serão, no geral, tão capazes fisicamente como os homens mas também ninguém pede que o sejam, elas nunca irão competir com os homens, nem os os homens com elas, competem sim entre si e cabe ao ser humano saber distinguir as coisas e começar a apreciar ambos e ver mais futebol feminino sem fazer comparações. Fazendo isso a visibilidade do futebol feminino aumentará e também terão reputação e poderão vender muito.

    • Salah
      Posted Julho 8, 2019 at 2:57 pm

      Eu acho muito engraçado esta indignação toda sobre reivindicações irrelevantes, como se alguém fosse ficar mais pobre por uma futebolista receber mais…

      Acho engraçado, porque há 5, 10, 20 anos não vi uma única dessas pessoas indignada com a constante descriminação das mulheres no futebol (contavam-se pelos dedos os clubes que permitiam às mulheres… entrar em campo). É como alguém com 80 anos indignar-se com as quotas para mulheres após passar 79 anos calado sobre todas as formas de descriminação de que foram alvo.

      O problema afinal não são as “injustiças”, mas as mulheres terem voz própria, e usarem-na.

      Até posso discordar de algumas afirmações (como discordo das afirmações de outros desportistas), mas era só o que faltava tentar passar-me por “dono” do activismo das mulheres. Alguém imagina mulheres a dizer a homens no meio de um protesto “Se querem mais dinheiro calem-se e trabalhem mais, seus calões!” Ui, havia de ser bonito…

      • Kafka
        Posted Julho 8, 2019 at 3:07 pm

        Oi? Sabes lá tu o que eu dizia há 10 anos atrás? O que eu defendo nada tem que ver com Homens ou mulheres, eu defendo a meritocracia acima de tudo já tu defendes a mediocridade

        O Cristiano Ronaldo gera mais dinheiro que o Almeida e como tal ganha mais que ele e acho muito bem que assim seja, se o Almeida vier dizer que é descriminado por receber menos que o Ronaldo eu vou criticar o Almeida…. Da mesma forma que os Homens geram mais dinheiro que as mulheres e como tal ganham mais que elas, logo se uma mulher vier dizer que deve receber o mesmo que um Homem no futebol apesar de gerar muito menos dinheiro, isso como é óbvio não tem cabimento algum e tem de ser criticado

        A diferença aqui é que tu defendes a mediocridade eu defendo a meritocracia

      • Tim Cahill
        Posted Julho 8, 2019 at 3:23 pm

        Isto. Perfeito Salah!

  • Santander
    Posted Julho 8, 2019 at 12:38 pm

    A igualdade de direitos deve ser SEMPRE assegurada.. No entanto na sociedade de hoje muitas das classes que reclamam desses mesmos direitos muitas das vezes reclamam não por igualdade mas precisamente por desigualdade.. Ninguém deve ser descriminado por pertencer ao LGBT, por ter cor diferente ou por ser homem ou mulher.. No entanto está a cair se no extremo de que quase só por que se pertence a um desses grupos isso da o direito per si de ter um bom cargo ou um salário mais elevado.. A lei que obriga as empresas a terem tantos funcionários homens como mulheres é simplesmente ridículo.. Aliás eu vejo mulheres no mundo da moda a ganharem 20x mais que um homem e nunca vi ninguém a reclamar com isso.. Agora eu tenho uma empresa tenho uma vaga e sinto que um homem que entrevistei é o candidato perfeito mas como tenho de optar por uma mulher posso ter que optar por um candidato menos válido porque sou obrigado a escolher um candidato que não minha opinião tem menos qualidade.. Mas isto cabe na cabeça de alguém? Claro que defendo a igualdade de direitos e a igualdade de tratamento mas acima de tudo isto tem de estar assente na meritocracia e premiar de forma diferente quem é melhor seja ele branco preto mulher homem ou homo ou hetero ponto…,

    • Tim Cahill
      Posted Julho 8, 2019 at 1:09 pm

      Infelizmente têm de haver leis que protejam as minorias. Era bom que fosse como dizes mas se por acaso o chefe não és tu mas um qualquer de extrema direita nazi… e se não for um, e se for a sociedade toda a pensar que trabalho e só para homem branco heterossexual? Temos de ser realistas e, neste momento, e até a sociedade mudar (se algum dia acontecer) estás leis são necessárias.

      • Kafka
        Posted Julho 8, 2019 at 2:06 pm

        Quem é que pensa que o trabalho é só para o heterossexual branco? Isso é ridículo, aliás basta ires ao backoffice de qualquer banco, seguradoras, financeira etc e verás que a maioria são mulheres…

        Tu ou vives na Arábia Saudita ou em 1900, um dia que venhas ao Ocidente ou a 2019 verás que o que dizes não tem o mínimo sentido

        • Tim Cahill
          Posted Julho 8, 2019 at 2:22 pm

          Mas eu disse que era? Aliás eu disse que as leis existem para que isso nem sequer possa acontecer. Aliás eu já tive em bastantes backoffices, escrevo-te de um! Há imensas mulheres mesmo, lgbt só closeted, mas o chefes são todos homens.

    • johnny balls
      Posted Julho 8, 2019 at 2:04 pm

      acho que estás um pouco off topic mas as mulheres não são uma minoria são 50% da população e se nã atingem cargos de topo nas empresas trata-se de discriminação, consciente ou inconsciente. podemos esperar que culturalmente as coisas mudem mas tal demora décadas e por isso sou a favor de leis de quotas. quanto a prize moneys devem reflectir as receitas geradas, óbvio que se o ronaldo tem 100M de seguidores e a melhor jogadora só tem 10M não se pode esperar que as marcas lhe paguem o mesmo.

      • Kafka
        Posted Julho 8, 2019 at 2:58 pm

        Isso é falso, as mulheres cada vez atingem mais lugares de topo, a presidente da maior economia da Europa Merkel diz-te alguma coisa? Ou aquilo é um Homem…. Nos bancos, seguradoras, etc cada vez há mais mulheres, continuarem a bater na tecla do machismo que isto era como há 100 anos atrás é ridículo… Hoje em dia uma mulher tem tantos ou mais direitos que um Homem em qualquer empresa

        • Tim Cahill
          Posted Julho 8, 2019 at 3:21 pm

          Meu deus. Santa ignorância. Só te pedia que fosses ler sobre o assunto. Por favor. Com mente aberta. Acho que nos homens devíamos ser mais femininistas. Afinal amamos mulheres ou só queremos ser superiores?

          • Kafka
            Posted Julho 8, 2019 at 4:54 pm

            Mas qual ler sobre o assunto? Vai analisar todos os dados estatísticos que quiseres e em todos eles as mulheres não param de subir de ano para ano, sejam no nr de licenciadas, no nr de mulheres em cargos de chefia etc…

            Depois eu não defendo superioridade de ninguém, eu defendo a meritrocacia, os Homens são melhores no desporto e ganham mais, dá mesma forma que as mulheres são melhores na Moda e ganham mais que os Homens…. Se tu fosses sério, estavas era indignado por uma modelo da Chanel receber umas 10 ou 20 vezes mais que um Homem modelo da mesma Chanel, isto se fosses sério e defendessss a equal pay, tu e todas as mulheres

            Já eu como defendo a meritrocacia acho muito bem que assim seja e não me faz diferença nenhuma que haja mulheres a ganhar mais, se geram mais receita normal que ganhemos mais no mundo da moda… Já no desporto são inferiorires ganham ➖, normal

Deixa um comentário