Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Europa? Objetivo continua a ser a permanência»

Hora de começar a ser mais valorizado? Conseguiu travar Sporting, FC Porto e Sp. Braga, e parece ter já a manutenção assegurada com um dos planteis teoricamente menos profundos da Liga.

Na antevisão ao jogo com o Paços de Ferreira, Petit foi questionado sobre a possibilidade da sua equipa lutar pela Europa até final, visto que se encontra nesta altura em 10.º, mas apenas quatro pontos do 6.º Vit. Guimarães. O técnico da B SAD referiu que o foco é ainda garantir a permanência e em continuar a pensar jogo a jogo: “Não vamos mudar a nossa ideia, temos sido uma equipa equilibrada a defender e a atacar. Estamos a quatro pontos do Vitória de Guimarães, mas estamos focados no jogo a jogo e o objetivo continua a ser a permanência”. Por outro lado, o ex-médio deixou elogios ao Paços, de quem diz ser necessário desconfiar do mau momento que atravessa: “Todas as equipas têm momentos menos bons, não é fácil manter a regularidade que o Paços apresentou durante tanto tempo, mas temos de desconfiar deste mau momento. Será um jogo extremamente difícil porque vai sempre haver um momento de reação. Esperamos que não seja amanhã. Nós vimos de quatro resultados positivos, ainda não perdemos fora de casa na segunda volta e queremos dar continuidade”.

36 Comentários

  • Marik
    Posted Abril 29, 2021 at 4:30 pm

    Está a ser um excelente trabalho do Petit. Não só temos dos plantéis mais fracos da liga como somos a equipa com piores condições de treino. Ter a manutenção quase garantida a 5 jornadas do fim é acima de todas as expectativas do início da época.

    • lipe
      Posted Abril 29, 2021 at 5:16 pm

      Marik, és mesmo adepto do B-SAD ?

      • Marik
        Posted Abril 29, 2021 at 8:32 pm

        Sim, apoio as duas equipas do Belenenses. A maioria dos adeptos continua a apoiar as duas equipas, a divisão não é tão grande como a comunicação social gosta de fazer crer.

        • lipe
          Posted Abril 29, 2021 at 9:01 pm

          Pré pandemia o Belenenses do Jamor metia às 200 ou 300 pessoas nas bancadas enquanto no Restelo chegavam a um ou dois milhares (nas distritais)… não sei se isso é invenção da CS.

          • Marik
            Posted Abril 29, 2021 at 11:09 pm

            Acabaste de provar o meu ponto.

            Na época 2018/2019, primeira época no Jamor, o total de espetadores no fim do campeonato foi de 49114, que dá uma média de 2889 espetadores por jogo (17 jornadas).

            Se tirarmos os jogos contra os 3 grandes que destorcem sempre estas contas, o total dá 22369 (10901 no jogo com o Porto, 10635 contra o Benfica e 5209 contra o Sporting) em 14 jornadas, logo a média é de 1597.

            Na época passada, 19/20, tivemos um total de 43240 espetadores em 12 jogos em casa (até à interrupção do campeonato por causa do Covid), logo dá uma média de 3603 espetadores por jogo. Se tirarmos os jogos com o Benfica (17 821) e Porto (5153) (o jogo com o Sporting já não teve público), dá um total de 20 266 espetadores em 10 jogos, logo uma média de 2026 por jogo.

            Estes são os dados oficiais, retirados do site da Liga. Claro que não são números impressionantes, mas não têm nada a ver com essa conversa dos 200 ou 300 adeptos, que é uma invenção que infelizmente a maioria da CS insiste em espalhar.

            Sobre os jogos da equipa do clube no Restelo, teve 2 ou 3 mil adeptos num único jogo, contra o Estrela da Amadora. As restantes fotos de outros jogos mostram bem que se tratam, aí sim, de poucas centenas de adeptos. E não digo isto com muito prazer, pois em vários jogos fui dos poucos que fui ao Restelo e vi bem que a mensagem que passava cá para fora não batia nada certo com a realidade.

        • Carlos Fierro
          Posted Abril 29, 2021 at 9:58 pm

          Vais continuar a apoiar quando para o ano se chamar Comporta FC?

    • Corisquinho_55
      Posted Abril 30, 2021 at 11:31 am

      Caro @Marik ,
      Olha que, entre Santa Clara e B-SAD, não sei quem tem as piores condições de treino. Até acho que são os açorianos. Ambas as equipas estão a fazer excelentes campeonatos, por sinal.

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Abril 29, 2021 at 4:46 pm

    Acho que sim, consegue sempre o objetivo dos clubes por onde tem passado, isto sempre abdicado de jogar 2 jogos contra um adversário em particular, basta ver que tem 100% de derrotas e contra os restantes clubes que lutam pelos lugares cimeiros até tem uma percentagem interessante de empates e mesmo vitórias.
    E falando dos 2 jogos contra o Sporting, montou bem a equipa, principalmente no Jamor.

    • lipe
      Posted Abril 29, 2021 at 5:15 pm

      Coincidência certamente.

    • Antonio
      Posted Abril 29, 2021 at 5:50 pm

      Então achas que nos jogos contra o Benfica o Petit diz à equipa: malta hoje é contra o benfica, eu até sou do benfica e não quero que eles percam pontos, por isso podem nao jogar bem sff? Vá lá, assim fazemos o agradinho ao JJ.

      Ou será que achas que os jogadores recebem um bónus em troca de não darem o seu melhor contra o benfica e perderem?
      Até acredito mais na 2ºhipótese que a primeira, mas uma coisa dessas nunca seria possível manter dentro do balneário.
      Não estou a tentar provocar, só perceber o raciocínio.

      • Joaopcalves
        Posted Abril 30, 2021 at 2:54 am

        Ignora, são daquelas teorias que nascem normalmente em balcões de tascas.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Abril 30, 2021 at 12:27 pm

        Então não se mantinha uma coisas dessas no balneário? O próprio balneário quer favorecer “esse clube em particular” por isso as paredes (que se confessaram) decidem entre elas que nada deve vir cá para fora. E se por algum acaso as paredes se distraírem e sair cá para fora a informação que não deram o máximo para poder receber dividendos, os próprios portões, também eles cúmplices do plano de favorecimento a “esse adversário em particular” tê instruções expressas para se fecharem e nunca mais abrir. Tudo claro, em prol de uma causa maior que é … ajudar um clube em particular… Ups, agora que a informação chegou cá fora está visto que nem as paredes nem os portões fizeram o seu trabalho; mais vale demolir tudo para acabar com os vestígios :)

    • SilvadasAguas
      Posted Abril 30, 2021 at 12:39 pm

      Nossa senhora, que coisa triste…ja agora, eu tambem podia dizer que foi petit que pediu ao Esgaio pra por cortar a bola com a mao no ultimo lance em alvalade, apenas seria idiota, mas pelos vistos nao era o unico por estas bandas

    • Diogo Moura
      Posted Abril 30, 2021 at 1:08 pm

      “Eish, cá granda volta!” O Porto há uns tempos também andava com essas teorias de que os treinadores abriam as pernas ao Benfica. Depois o Nacional foi à Luz com o Costinha no banco. Enfardaram 10 no bucho. Nessa jornada a teoria desapareceu.
      Nem eu no FM perco de propósito contra o Benfica e vai agora um treinador da primeira liga ceder a um capricho desses… Tá certo!

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 30, 2021 at 4:44 pm

      Mais uma vez a tentativa de atirar teorias sem nexo. Sempre que perdeu contra o Benfica perdeu bem. As equipas dele abdicam de atacar contra os grandes, mas no caso do Sporting e Porto quase sempre tiveram ataques fracos e incapazes nos últimos 2 anos, o Benfica, mesmo com os erros que tem feito, tinha sempre um ataque temível. Ainda me lembro quando se fez um escândalo quando ele treinava o Marítimo e admitiu que ia poupar jogadores contra o Benfica, como amntes tinha feito contra o Porto e Sporting, para evitar lesões e suspensões de jogadores cruciais nos jogos contra equipas do mesmo nível, porque contra os grandes poderia dar tudo mas o mais certo era perder. Que ouvimos na imprensa? Escândalo quando foi contra o Benfica, silêncio quando foram os outros. Por isso meu caro escusa de vir atirar o barro a ver se cola, que as equipas do Petit sãao bem duras e difíceis de bater, se o Benfica lhes vence isso é o normal ou o normal seria o quê? Ser derrotado sempre?

  • Kafka
    Posted Abril 29, 2021 at 5:18 pm

    Volto a dizer o Petit se tivesse aspecto de Metrossexual e falasse fino, seria muito mais valorizado e talvez já tivesse tido oportunidade num clube de valia superior…. Como tem aspecto de matarruano e fala grosso , é sempre olhado de lado….

    Acredito que Vítor Oliveira tb passou um bocadinho por isto…

    Sei que a imagem não é tudo e a competência está em 1o lugar, mas muitas vezes uma boa imagem vende por si só

    Mas uma coisa é certa, Petit até hoje continua com zero falhanços, até no grande milagre de Tondela ele esteve e saiu de lá vivo e com a folha limpa e objectivo cumprido…pode não jogar bonito, mas quem o contratou até hoje, ficou SEMPRE bem servido

    • Pedro Almeida
      Posted Abril 30, 2021 at 4:00 am

      Tem graça o que dizes mas até tem um ponto de verdade mas depois temos o JJ a contrariar essa lógica. Mas também demorou a chegar a um clube com mais ambições( falo do Braga porque o Benfica veio depois do bom trabalho em no clube minhoto) por isso pode ser que aconteça com o Petit.

      • DYI
        Posted Abril 30, 2021 at 1:49 pm

        O JJ na minha opinião ainda é mais extraordinário porque não tinha o passado futebolístico que tem o Petit por exemplo.

        • Kafka
          Posted Abril 30, 2021 at 2:04 pm

          Mas não se esqueçam que o Jesus andou quase 20 anos a penar em clubes pequenos que lutam para não descer tal e qual o Petit anda agora

    • Manel Ferreira
      Posted Abril 30, 2021 at 2:39 pm

      Isso dos zero falhanços não é bem assim. Quando ele saiu do Tondela, em 16/17, deixou a equipa em último com uma primeira volta muito fraca e foi o Pepa que acabou por os salvar. Curiosamente, nessa mesma época, o Petit salvou o Moreirense onde o despedido tinha sido o… Pepa. O George RR Martin ainda vai escrever A Dança dos Treinadores do Tugão.

      O problema do Petit até hoje tinha sido mesmo começar as épocas. Aí raramente resultava, só quando chegava a meio como bombeiro é que tinha sucesso. Esta época está a ser a primeira (desde 14/15) que ele está a fazer do início ao fim.
      Portanto, acho que mais que o “ar matarruano”, esse era mesmo o problema dele, ser visto como alguém que só servia para apagar fogos, não para construir o prédio.

      E depois o facto de as equipas dele marcarem sempre pouquíssimos golos – só o Sheffield e o Schalke estão atrás do B-sad em golos marcados nas 6 principais ligas e estamos a falar de dois condenados desde cedo – também vai limitar muito o interesse de outros clubes com objetivos europeus, onde ir para cima do adversário é importante. Mais facilmente o Braga vai buscar o Ivo ou o Pepa.
      O V. Guimarães também não acredito, acho que ele ia ser mal recebido até pela relação com o Boavista. Se o Rio Ave se mantiver na Liga, poderia ser um bom local para o Petit. O Boavista não sei até que ponto ele saiu a mal de cá, apesar de a direcção e a Sad serem ambas diferentes de quando ele cá esteve.

      O Vitor Oliveira é um caso diferente, acredito que ele tenha rejeitado muitas boas ofertas por querer conduzir a sua carreira como queria. Aliás, nos anos 90 ele foi mesmo contratado pelo V. Guimarães e pelo Braga, e os vitorianos até eram “mais europeus”, por assim dizer, do que hoje.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 30, 2021 at 4:39 pm

      No caso do Pepa, creio que o ar de puto reguila que ostenta, apesar de já ter 40 anos, joga contra ele. Se mesmo sendo jovem, tivesse 4 sobrenomes sonantes e um ar intelectual levavam-no mais a sério, mas como fracassou como jogador e parece ter 25 anos na aparência ninguém lhe leva a sério, mas tendo sido uma bela supresa.
      Quanto ao Petit, eu apesar de detestar o futebol das suas equipas, reconheço que para as equipas que estão desesperadas para se salvar da linha da água, ele é óptimo. É um treinador-bombeiro, para salvar as equipas. Essencialmente faz aquilo que lhe pagam para fazer: ganhar pontos para aflitos e não dar espectáculo. Claro que eu adoraria ver um equipa pequena a safar-se com bom futebol, mas sejamos sinceros, a maioria não tem jogadores para isso. O Farense está a tentar fazê-lo e dá-se mal com isso. Todos gostamos do seu futebol (e já agora tem dos equipamentos mais bonitos desta edição da liga) mas bem que pode descer. Nem todos podem ser o Guardiola.

  • FVRicardo
    Posted Abril 29, 2021 at 5:31 pm

    Petit e Pako (melhor Pako) estão a fazer trabalhos muito bons para os plantéis que têm!

    Acho que o 7º lugar vai ser do Sta. Clara.

  • Kacal
    Posted Abril 29, 2021 at 6:18 pm

    Que Petit é competente penso não haver duvida, quem disser o contrário realmente não vai com a cara do homem. Tem feito trabalhos muito bons. E depois é pacato porque raramente o vejo, é mais “low-profile” o que eu vejo como positivo. No entanto, num dos três “grandes” não sei se conseguirá ter um futebol de acordo com o pretendido e jogar para vencer a Liga é diferente de jogar pela manutenção. Mas também é verdade que como jogador lutava por titulos no Benfica e é internacional sabe o que é essa exigência. Talvez possa dar um “Sérgio Conceição” do Benfica, por exemplo.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Abril 30, 2021 at 12:17 pm

      Mais uma vez estamos de acordo. E os treinadores que foram jogadores em clubes grandes, com carreira nas respectivas selecções e que começarm com trabalhos competentes em clubes de menor expressão (não estou a desacreditar o Belenenses nem me estou a esquecer da sua grande história mas é a realidade) muitas vezes conseguem subir a escada degrau a degrau, passar por todas as situações que um jogo pode ditar e com isso tornarem-se mais versáteis e competentes, jogando vistoso quando possível e jogando pragmático quando necessário. Quando começam logo por cima (mesmo Zizou esteve no Castilla) ou são mais fortes na base teórica muitas vezes crre mal e temos tido exemplos desses. É por isso que eu acho que o Barça por exemplo vai dar certo com o Xavi quando assumir uma vez que está a maturar-se primeiro enquanto treinador, ainda que numa liga periférica tem também dores de cabeça e acredito que estará preparado quando for o momento; ao contrário de Pirlo por ex. que quando foi contratado para a Juve eu tinha feeling que corresse bem, mas era apenas um feeling uma vez que não havia sequer um trabalho anterior dele que me permitisse fundamentar esse feeling. Correu mal e oxalá lhe faça bem recomeçar um caminho e subir degraus até lá chegar de novo.

      Por outro lado e como disse o Kafka em cima o facto de não ser um Beckam ou um Costinha (para não sair do Tugão e porque esse já teve várias oportunidades) que se veste bem ou tem um discurso mais polido, pode prejudicá-lo. Mas Petit parece-me uma pessoa humilde (digo-o por impressão própria e reforçada por um documentário sobre ele que vi na SportTv) e creio que masi tarde ou mais cedo recebera o seu “prémio”.

      • Kacal
        Posted Maio 1, 2021 at 11:52 am

        A competência e o bom trabalho acaba por ser recompensado, acredito. Se demora mais? Sem duvida. Mas já deram o exemplo do JJ que demorou mas chegou lá, o Petit pode fazer o mesmo. Tem feito o seu caminho e as oportunidades eventualmente surgirão e ele terá aí que agarrá-las. Mas concordo totalmente com o que disseste e realmente devia ser mais valorizado e reconhecido, é pouco falado. Mas a continuar assim vai conseguir, acredito.

    • Estigarribia
      Posted Abril 30, 2021 at 1:28 pm

      Kacal,

      Tudo dito. Eu nunca fui muito fã do Petit como treinador, mas tenho que admitir que tem feito um bom trabalho no Belenenses SAD. Dá a entender que o Petit prepara muito bem os jogos, como se viu nos embates com Sporting, FC Porto e SC Braga (não é qualquer treinador que trava estas equipas).

      E aos poucos vai valorizando jogadores no Belenenses SAD, como o Cassierra, o Tomás Ribeiro ou o Nilton Varela, por exemplo.

      Por fim, quanto ao ser um Sérgio Conceição no Benfica, tenho a certeza que o Petit não faria as figuras que o SC faz no FC Porto e que acabam por queimá-lo junto da opinião pública.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Abril 30, 2021 at 3:24 pm

        Certo Estigarribia, concordo com tudo que disseste menos a última frase porque eu não me referia a esse feitio do SC, mas sim por ser um jogador que foi muito raçudo e com certeza incute isso nos jogadores, assim como alto nível competitivo e saber a mística do Benfica como SC sabe do Porto. E mesmo no futebol praticado ser mais pragmatico. Foi nesse sentido que quis falar, obviamente.

        Saudações DesPortistas

  • Eagle1991
    Posted Abril 30, 2021 at 12:31 pm

    Está na hora de Petit ser mais valorizado e ter a oportunidade de treinar um clube com outras ambições. Vitória SC abre os olhos…

  • kanjy6
    Posted Abril 30, 2021 at 12:48 pm

    Carvalhal já começa a ser contestado em Braga, seria Petit uma possibilidade?
    Ou irá parar aos seus rivais minhotos (Vitória) que este ano não deram tempo aos treinadores??

    • Skatz
      Posted Abril 30, 2021 at 1:45 pm

      Carvalhal contestado em Braga? Essa é nova. E achar que Petit é treinador para este Braga só pode ser brincadeira.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Abril 30, 2021 at 3:02 pm

        E que Braga é este?

        • Skatz
          Posted Abril 30, 2021 at 3:49 pm

          Um Braga que ficar em 4, ir a 2 finais, e aos 16 avos da Uefa já não chega para se dizer que é uma boa época. O B Sad tem 7 vitorias e 21 golos em 29 jornadas, e um futebol miserável comparado com outras equipas do mesmo nível. Achar que Carvalhal, com as condições que tem, e com meia equipa titular lesionada ate fim da epoca, ta fazer má epoca e gera insatisfação é brincadeira só pode. O Braga e o Carvalhal com 10/15 milhões para investir certamente faria muito melhor que alguns “mestres” que temos por aqui. Cumprimentos

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Abril 30, 2021 at 4:59 pm

            Relativamente à contestação ao Carvalhal estou de acordo contigo (ainda há dias disse isso mesmo noutro post que o Braga ficar em 4º não é escândalo uma vez que ainda tem caminho a galgar até se aproximar dos 3/2 habituais candidatos) uma vez que, pese embora os recentes maus resultados, tudo está dentro da normalidade e por isso não creio que merreça contestação. A haver só se for da franja de adeptos que achou que o Braga lutaria pelo título e como tal sentem-se desiludidos.

            Quanto ao Petit tem muito que se lhe diga. Os mestres que por aqui andam podem estar a fazer do Petit o que ele não é, na tua opinião, o que se deve respeitar, mas da tua parte também estás a desvalorizá-lo a um nível que também não me parece correcto e verdadeiro. Repara que, quando dizes tem 7 vitórias em 21 jogos – o que é verdade – também podias dizer que tem 9 derrotas, menos uma apenas que o Braga que, segundo dás a entender estás num nível demasiado acima do que o Petit pode almejar neste momento. Se analisarmos as derrotas podemos então concluir que Braga e Belenenses são iguais? Atenção que não estou a dizer que sejam até porque o Braga há muito que se estabeleceu como 4ª força nacional a nível de futebol (pese embora o próprio Belenenses e Boavista poderem dizer que já foram campeões e o Braga nem por isso) mas se formos redutores há o risco se se chegar a essa conclusão. Apenas pretendo dizer-te que não é correcto pegarmos no que dá mais jeito.

            Quando dizes outras equipas do mesmo nível tem melhor futebol é relativo e sabendo que é sempre relativo essa atribuição de níveis atrevi-me a pegar em valores mais palpáveis e minimamente fidedignos para te provar o contrário. Não esquecer claro que, o teor do post é a fuga à despromoção/possibilidade de ir as competições europeias e por isso a classificação também é importante (se és adepto bracarense creio que preferirias facilmente um título de campeão, mesmo que com futebol pouco vistoso a ter o melhor futebol do planeta e acabar em 10º).

            Ora, segundo o transfermarkt o Belenenses tem um valor de 12.69£ e o Braga 104.04£ logo não creio que seja minimamente comparável. Outras equipas entre os 9 e 20M£ (e repara que 20 é quase o dobro do Belenenes) tens Farense, Marítimo, Portimonense, Moreirense, Santa Clara
            Nacional, Gil Vicente, Tondela (o plantel com menor valor, 9.23M£). Destes, Santa Clara e Nacional têm um valor praticamente igual ao Belenenses sendo que os açorianos têm mais 1 ponto (menos um jogo). Os restantes estão pior classificados. Mesmo alguns patamares acima tens: Vitória Guimarães 50.27, Famalicão 43.74, Boavista 30.60, Rio Ave 24.62 e Paços Ferreira 21.20M£, com Vitória de Guimarães e Paços melhor classificados, sendo a dos vimaranenses uma vantagem curta.

            Claro que há outros dados a ter em conta mas se pegarmos noutros factores o Belenenses até tem das situações mais difíceis como as condições de treino (já anteriormente referido que o único com parecenças a esse nível seria o Santa Clara) e instabilidade directiva/plantel pelas questões de direcção que envolvem o emblema. Ou seja, além de nos dados “palpáveis” o Petit termuitos menos ovos para a omelete ainda se confronta com questões extra om as quais outros não se têm de preocupar. E achas que sugerir-se um subir de nível do Petit para um Guimarães ou Braga é assim tão descabido?

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Abril 30, 2021 at 5:02 pm

            PS: assumi os “mestres” como sendo “users” mas já reparei que deve ser uma indirecta ao JJ eventualemente. De qualquer forma não retira sentido ao que te pretendi dizer uma vez que quem está a sugerir o Petit ao Braga não é ele mas sim outros comentadores aqui do VM…

  • Judge_Dredd
    Posted Abril 30, 2021 at 1:10 pm

    Não considero de maneira nenhuma, a B-SAD como dos planteis piores.
    Acho que há pelo menos 4 ou 5 equipas com planteis inferiores do ponto de vista qualitativo.

Deixa um comentário