Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ex-Sporting torna-se “primeiro futebolista chinês sem ascendência chinesa”

Não vai ser o último. Na China adiantam que Lippi só aceitou regressar à selecção com a garantia que ia ter jogadores naturalizados, sendo que um dos mais falados é o brasileiro Ricardo Goulart.

Pedro Delgado, médio que passou pelo Sporting e representa actualmente o Shandong Luneng, tornou-se no mais recente jogador de futebol a naturalizar-se cidadão chinês. Foi também o primeiro a fazê-lo sem ter ascendência chinesa direta, segundo escreveram alguns órgãos de Comunicação Social locais. O jovem, de 22 anos, está parado há um ano, desde que deixou o Sporting, mas agora terá mais possibilidades de jogar. Recorde-se que na China no ‘onze’ em campo podem alinhar, no máximo, três jogadores estrangeiros, o que protege os jogadores chineses da competição externa, valorizando-os.

65 Comentários

  • Maestro10
    Posted Junho 24, 2019 at 10:32 am

    mas como é que passou a chinês do nada? É que nem vivia lá há x anos.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 24, 2019 at 1:30 pm

      Na China a nacionalidade é atribuída por ligações sanguíneas ao país, parece que lá descobriram que o avô dele viveu muitos anos na China antes de ir para África. O que demorou 3 meses foi a retirar a nacionalidade portuguesa, porque na China só se pode ter uma nacionalidade.

  • Estigarribia
    Posted Junho 24, 2019 at 10:57 am

    Alguém me pode explicar como é que isto é possível? Como é que ele passou assim a ser ‘chinês’ do nada?

    Saudações Leoninas

    • HeberPrincipe
      Posted Junho 24, 2019 at 12:46 pm

      Politica a intervir no desporto, a fazer de tudo para de alguma forma ou outra fazer catapultar o futebol chines.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 24, 2019 at 1:28 pm

      Segundo o que apurei, encontraram ligações sanguíneas à China (única maneira de ter nacionalidade na China) pelo avô dele, porque este terá vivido muitos anos na China antes de se mudar para África. O que demorou 3 meses foi para retirar a nacionalidade portuguesa, visto que na China só se pode ter uma nacionalidade. Perdeu-se um português e ganhou-se um chinês.

      • Estigarribia
        Posted Junho 24, 2019 at 2:02 pm

        Obrigado pela informação, Pedro.

        Desconhecia tal facto mas é sempre bom saber coisas novas. É por isto que o Visão de Mercado é o melhor site/blog em Portugal.

        Saudações Leoninas

  • Gil Rodrigues
    Posted Junho 24, 2019 at 12:15 pm

    Isto é que se chama começar por baixo… a 1ª naturalização com um jogador que ninguém nota, passará totalmente despercebido…

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 24, 2019 at 12:44 pm

      Nem é por isso, ele já é bastante conhecido lá porque esteve ligado ao Inter de Milão, e já se falava nisto de ter a nacionalidade desde há 3 meses. O que demorou bastante foi a renunciar à nacionalidade portuguesa, porque na China não se pode ter duas nacionalidades.

      • Gil Rodrigues
        Posted Junho 24, 2019 at 12:47 pm

        eu não falo do processo… questiono é a utilidade de “nacionalizar” um jogador tão medíocre, que só se notava em campo pelo que não dava ao jogo e as suas peneiras. (mais um que jogava por causa do sistema de quotas da selecção nacional)

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 24, 2019 at 1:25 pm

          Para eles não é medíocre, e deixa de contar como estrangeiro, dadas as apertadas regras que eles têm. Nem vejo qual a razão de tanto celeuma, é um problema lá com eles e com as regras deles. Se é menos um português agora que existe? É menos um e mais um chinês, dá-me igual sinceramente…

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Junho 24, 2019 at 1:53 pm

            Processo à parte – que eu desconheço e fico contente que partilhem porque agora fiquei a saber – o mais chato é que agora é preciso lembrar-se de dizer que Portugal tem 10 milhões menos 1 e a China tem 300 zilhões + 1. Os portugueses sempre à bica com a matemática :D

  • Primo do Mendes
    Posted Junho 24, 2019 at 12:31 pm

    Eles cá compram vistos gold, pelos vistos lá compra-se a nacionalidade.

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 24, 2019 at 1:14 pm

    Depois de Browning e Yennaris, este seria o passo seguinte. Passar de jogadores de ascendência chinesa para dar nacionalidade chinesa a jogadores que nem sequer estão relacionados com o país.

    Só compreendo em casos como o do Goulart. Jogador que já lá está há uns bons anos e que é rei da bola nos relvados chineses. Elkeson também poderá muito bem estar envolvido nesse processo, dado que já está na China há uns 7 anos.

    Sei que vão chover críticas em relação a estes processos, mas é um dos caminhos para acelerarem o aumento de qualidade da seleção. Visto que o investimento no próprio jogador chinês vai demorar mais uns bons anos a ter efeito (é complicado criar uma potência mundial quando os próprios miúdos nem se interessam tanto em jogar), há que queimar algumas etapas para se tornar a seleção competitiva.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 24, 2019 at 1:27 pm

      Parece que eles encontraram uma ligação sanguínea à China sim, tanto que só se pode ter nacionalidade chinesa com ligações de sangue. Parece que o avô dele viveu na China durante muito tempo antes de se mudar para África. O que demorou 3 meses a conseguir foi a retirada da nacionalidade portuguesa, porque na China só se pode ter uma nacionalidade. Portanto, existe menos um português e mais um chinês.

      • JoaoMiguel96
        Posted Junho 24, 2019 at 1:57 pm

        Não tinha esses dados, Pedro. Obrigado pela partilha.

        Assim muda a figura e é mais um caso como o de Browning e Yennaris.

  • T. Pinto13
    Posted Junho 24, 2019 at 1:21 pm

    Este é o caminho a seguir.
    A China ainda não tem jogadores de qualidade suficiente para fazer uma seleção forte e como tal o caminho é nacionalizar alguns estrangeiros.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 24, 2019 at 2:02 pm

      Neste caso, não é por aí, é mesmo para poder jogar no campeonato não contando como estrangeiro. Para poder jogar pela China, ainda tem de cumprir os já badalados 5 anos ininterruptos a jogar no país. Não me parece que se possa considerar isto uma aposta a longo prazo, mas sim a curto.

      • T. Pinto13
        Posted Junho 24, 2019 at 3:07 pm

        Não estava a falar no caso específico do Pedro.
        E sim também me parece uma aposta a curto prazo já que eles têm muita esperança nas academias.
        Agora jogadores como o Goulart e o Elkeson já são outros casos.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 24, 2019 at 4:33 pm

          Também extrapolei para outros casos, mas quando se vê as equipas chinesas a fazer substituições nos descontos para cumprir as regras de utilização dos jogadores chineses… Chega a entrar um aos 91, depois esse mesmo sai aos 92 para entrar outro. Ridículo, mas é o que faz cumprir as regras. Não acredito que o Elkeson e o Goulart acrescentassem algo à seleção chinesa, já se fosse no caso do Japão seria diferente. 2 em 11 pouco efeito teriam

          • T. Pinto13
            Posted Junho 25, 2019 at 1:30 am

            De facto é ridiculo, querem que o projeto corra bem à força e não têm calma forçando até as equipas a utilizar jogadores muito verdinhos.
            Também acho que 2 em 11 não faz muita diferença mas a qualidade é sempre bem vinda e o Wu Lei deve estar farto de tanto jogador medíocre à sua volta.
            O principal problema da China reside no setor defensivo como já indicaste onde não há ninguém que se destaque, naturalizar alguém nessas posições faria mais diferença.

    • Rev7
      Posted Junho 24, 2019 at 3:41 pm

      Ele não pode actuar pela China. Já jogou o Mundial de sub-20 por Portugal em 2017.

      • T. Pinto13
        Posted Junho 24, 2019 at 4:14 pm

        Isso não interessa para nada.
        Só interessam internacionalizações A em jogos oficiais.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Junho 24, 2019 at 4:30 pm

        Sub20 não conta. E mesmo que tivesse jogado num amigável por Portugal AA, bastava pedir autorização à FIFA para jogar por outro país.

      • Gus Ledes
        Posted Junho 25, 2019 at 8:30 am

        Mundial sub 20 conta sim, informem-se antes de falar, o Fernando ex Porto não pode jogar por Portugal porque já tinha jogado o mundial sub 20 pelo Brasil e ele não era Português na altura, só tendo as duas nacionalidades na altura do mundial poderia então mudar de seleção posteriormente, a regra é parva mas é clara.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 25, 2019 at 11:17 am

          Da forma que foi colocada a questão, ter atuado por Portugal em Sub20 não impede de representar a China pelos AA. Apenas tem de esperar os 5 anos regulamentados pela FIFA. Não é um impedimento como foi dito antes.

          • Gus Ledes
            Posted Junho 25, 2019 at 6:08 pm

            Já foi dito que impede, não sejam teimosos nem mentirosos porque induzem as pessoas em erro, já existe jurisprudência de um caso igual com o Fernando, até que a lei mude o Pedro não pode jogar pela China mesmo que espere 5 anos.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Junho 25, 2019 at 7:04 pm

              A lei já mudou entretanto, o caso do Pedro Delgado é o mesmo de qualquer outro jogador que adquira outra nacionalidade. Espera 5 anos e joga pela China. Até porque ele agora é APENAS chinês, logo nem se aplicaria essa antiguidade.

              • Gus Ledes
                Posted Junho 26, 2019 at 7:16 am

                Não mudou não, consegues provar o que dizes? Se a lei tivesse mudado o Fernando seria uma opção para Portugal.

              • Gus Ledes
                Posted Junho 26, 2019 at 7:20 am

                Não sejam teimosos porque depois passam estas vergonhas, a regra é clara:

                .8 Change of association

                1.
                (a) …and at
                the time of his first full or partial appearance in an international match
                in an official competition for his current association, he already had the
                nationality of the representative team for which he wishes to play.”

                https://resources.fifa.com/…/up…/the-fifa-statutes-2018.pdf…

                Tal como o Fernando, o Pedro Delgado jogou um mundial sub20, logo esta mudança de associação não o permitirá representar a Seleção Chinesa, uma vez que a naturalização apenas ocorreu agora.
                O jogador não possuía a nacionalidade Chinesa (são proibidas duplas nacionalidades, por isso mesmo, ele foi obrigado a renunciar à nacionalidade Portuguesa) aquando da sua participação em provas internacionais por Portugal.
                No máximo deixará de contar como estrangeiro. Se alguém o informou que poderia jogar pela China, enganou-o.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Junho 26, 2019 at 11:48 am

                  É justamente por ele mudar de nacionalidade que não conta como dupla nacionalidade. É uma comutação total, e nada que uma exposição à FIFA não resolva para que possa jogar antes dos 5 anos. Mas cá estaremos para ver quem chora depois.

                  • Gus Ledes
                    Posted Junho 26, 2019 at 12:01 pm

                    Fernando era titular do City, não dava jeito a Portugal nessa altura…
                    Tanto dava que se tentou de tudo.
                    Nem com a transcrição da regra, isto já não é só teimosia, é outra coisa, vou deixar de responder. Passar bem.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Junho 26, 2019 at 1:40 pm

                      Era titular do City, quando ele só chegou ao City em Julho de 2014? Pois, o Mundial foi justamente antes, ele ainda era jogador do Porto. E como o selecionador era o Paulo Bento… E regras são para ser contornadas, com boa vontade e sapiência. Passar bem.

                    • Gus Ledes
                      Posted Junho 27, 2019 at 7:52 am

                      Foi titular do City, e tentou-se de tudo nessa altura, o treinador já era o Fernando Santos…
                      Quanto mais falas mais te enterras. Não concordas com a regra reclama para a FIFA, eu não posso fazer nada.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Junho 27, 2019 at 11:23 am

                      Quem se está a enterrar aqui, é só você. Quer ler o comunicado da FPF antes do Mundial 2014? É incrível que se lembre da situação mas desconheça a data em que aconteceu. O Fernando só foi para o City depois, situe-se que essa memória está obnubilada.

                    • Gus Ledes
                      Posted Julho 5, 2019 at 8:04 am

                      Ninguém falou em mundial 2014…
                      O futebol não acabou em 2014, ele foi titular do city depois de 2014..
                      Houve mundiais e europeus depois de 2014, e ser titular do Porto não é mau, quase todos os Portugueses titulares do Porto tem ido a seleção…
                      Continuas a escavar cada vez mais fundo.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Julho 5, 2019 at 11:09 am

                      Tantos dias para responder e ainda não percebeu? A situação que você foi buscar aconteceu antes do Mundial 2014 e morreu aí. Não vale a pena falar depois disso, porque ficou encerrada antes do Mundial 2014.

    • Joao Silvino
      Posted Junho 24, 2019 at 4:21 pm

      Eu diria que o caminho devia ser formar melhores jogadores chineses. Por outra palavras, perceber qual é o problema pelo qual a China não tem jogadores de qualidade e resolvê-lo.

      Ser de um país é mais que ter um passaporte (ah Rolando e essa bandeira de Cabo Verde…).

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Junho 24, 2019 at 5:38 pm

        Há jogadores elegíveis por 3 países, a meu ver isso é excelente para eles. A China já tem um campeonato bem restrito a estrangeiros, mas não aparecem tantos Wu Lei como isso e os defesas sempre foram fracos…

      • T. Pinto13
        Posted Junho 24, 2019 at 7:50 pm

        O futebol ainda não é o desporto que é na Europa na China e como tal estamos a falar de um projeto a longo prazo.
        Mas os dirigentes chineses têm trabalhado bem nesse aspeto ao construírem várias academias e ao levarem para lá vários treinadores com know-how para ajudar na formação do jogador chinês.
        Agora tudo leva o seu tempo.

  • PedroAlmeidaSLB
    Posted Junho 24, 2019 at 1:36 pm

    95% das fontes não adiantam nada sobre o assunto, mas lá encontrei uma que esmifra este assunto até ao tutano.

    Ora, segundo parece, o avô do Pedro Delgado viveu muitos anos na China antes de ir para África, o que para eles conta como ligação sanguínea ao país (e na China só se tem nacionalidade por essas razões, além das sanguíneas literais), daí que lhe tenham dado nacionalidade facilmente. Já circula pela Internet o novo cartão de cidadão do rapaz, onde aparece que ele escolheu como etnia Han (comum a 90% dos chineses) e é mesmo “escolheu”, porque ele podia escolher entre 56 etnias existentes.

    O que demorou mais neste processo foi a retirada da nacionalidade portuguesa (cerca de 3 meses), porque na China só se pode ter uma nacionalidade. Em suma, perdeu-se um português e ganhou-se um chinês.

    • Joao Silvino
      Posted Junho 24, 2019 at 4:27 pm

      Excelente, Pedro Almeida. Obrigado pela tua investigação.
      O avô “viveu muitos anos na China”, não era chinês de sangue e agora o neto recebeu o passaporte como consequência de uma ligação já de si tão fraca? Muito desiludido com esta China.

      Pessoalmente o melhor desta história para mim foi a perda do passaporte português. Não quero que a selecção portuguesa fique como a francesa (o que neste caso nem seria um risco porque o Delgado não tinha nem de perto nem de longe valor para a selecção).

      • Tsubasa
        Posted Junho 24, 2019 at 4:46 pm

        Não queres que a Seleção Portuguesa fique como a Francesa?

        A Seleção Portuguesa nos últimos 20 anos teve muitos mais jogadores nascidos fora de Portugal que a França jogaodres nascidos fora de França

        Basta pesquisares e irás ter uma enorme surpresa, tu e o Mundo inteiro que continuam a insistir que a Seleção francesa é só estrangeiros quando é falso, quem nos dera a nós portugueses que a nossa seleção tivesse tantos jogadores nascidos em território nacional como tem a Francesa

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Junho 24, 2019 at 5:34 pm

        Atenção, é uma das hipóteses, porque há outra que até diz que ele tem ligações a Macau… mas pareceu-me uma boa fonte. E sim, segundo o que apurei, na China só se pode ter uma nacionalidade e já desde há 3 meses que encontrei notícias a dar deste processo estar em curso. Portanto a demora deve ter resultado em deixar de ser português. Pessoalmente, parece-me que saem todos a ganhar com esta decisão.

  • Kacal
    Posted Junho 24, 2019 at 2:16 pm

    Para mim isto é bizarro… tudo bem que pelos vistos há ligação “sanguínea” por parte do avo portanto torna tudo legal, mas é estranho para mim. Isto porque o Pedro Delgado não está assim há tanto tempo na China a jogar e penso não ter nenhuma ligação ao país, refiro-me a ELE e não o AVO, depois os chineses, aliás, os asiáticos têm uma etnia muito específica e uma cultura também muita específica, para mim é estranho ver um português a tornar-se chinês do nada, mas enfim, sendo legal e possível cada um sabe de si.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 24, 2019 at 3:07 pm

      Etnia não, etnias têm eles 56 no país. O Pedro Delgado escolheu a mais comum, Han, e ao que parece ele até ligações a Macau tem algures. Mas só se consegue saber isto vasculhando bem na Internet, porque em 95% dos sítios só aparece “ganhou nacionalidade”.

      • Kacal
        Posted Junho 24, 2019 at 4:00 pm

        Não sou um pro nisso, sinceramente interessa-me pouco, mas que me soa a bizarro, soa. Mas quem sou eu? Não é. Ele lá saberá o que é melhor para ele e sendo legal e possível, como disse, está tudo bem.

        • Joao Silvino
          Posted Junho 24, 2019 at 4:19 pm

          Não, não está tudo bem meu querido Kacal… O problema é que hoje em dia cada vez mais as nações são um conjunto de gente completamente desconectada uns dos outros, sem referências, e que fazem tudo por “melhores oportunidades”. A mim entristece-me ver um país como a China a cair neste erro. E eu entendo a legalidade do acto, mas para mim o problema é precisamente esse, ser legal ser *ês só porque o avô o era… O Pedro Delgado fala sequer mandarim ou cantonês?

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Junho 24, 2019 at 4:36 pm

            Só por acaso, os jogadores naturalizados chineses são obrigados a aprender a língua, o hino e outros costumes. Outros naturalizados lá já passaram por esse aspecto, cantam o hino no 1º jogo e etc. Na China, é exigida a total aculturação, não é só tornar-se chinês em deterimento de outra nacionalidade. Fruto da minha pesquisa, fiquei a saber e acho muito bem.

          • Kacal
            Posted Junho 24, 2019 at 6:17 pm

            Sim João, totalmente de acordo contigo. Mas no fundo é legal e possível portanto quem sabe é quem o faz e permite, se é possível e legal então cada um faz o que quer, não vale a pena pensar nisso. Mas eu também acho mal e não apoio.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 24, 2019 at 4:40 pm

          Muito menos eu sou, simplesmente isto é uma notícia dada pela rama e andei a consultar links até encontrar uma fonte que me elucidasse. E apoio totalmente a decisão do governo, federação, clube e jogador. Ficam todos a ganhar.

          • Kacal
            Posted Junho 24, 2019 at 6:16 pm

            Sim, não o acusei de ser apenas disse que eu não sou, mas acho que pesquisar é sempre positivo para aprender e portanto aplaudo a iniciativa. De resto, não apoio esta situação mas o meu apoio vale o que vale, é indiferente.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 24, 2019 at 3:12 pm

    Como se pode ver no actual europeu sub21, todas as selecções com mega equipas e o rui jorge a jogar com jogadores que nem nas equipas B eram indiscutiveis, como o fernando fonseca, yuri ribeiro, pedro delgado, xande silva, etc

    Uma geração muito mal gerida a de 1996/1997.

  • Gunnerz
    Posted Junho 24, 2019 at 3:27 pm

    Como qualquer naturalização “só porque sim” no desporto para mim não tem lógica nenhuma. Ainda pior é o Lippi regressar só se naturalizarem jogadores e eles aceitam. Absurdo ainda por cima vindo da China que ia protegendo os seus a todo o custo.

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 24, 2019 at 4:26 pm

      Concordo.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 24, 2019 at 4:39 pm

      Se existe uma ligação ao país, e que a tenham descoberto consultando árvores genealógicas e afins, não vejo qual o mal. Perde-se um português e ganha-se um chinês, foi opção dele. Agora tem mesmo de se tornar um chinês a sério, portanto deve estar ciente do que é ser chinês até morrer.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 24, 2019 at 4:50 pm

        Eu não ponho em causa que isto seja uma questão complexa. A identidade é algo fluído e admito que qualquer lei possa ser injusta porque não comtempla todas as situações.
        Contudo, a questão é evitar esta onda de naturalizações por interesse que está a gerar vários problemas e a descaracterizar as selecções, tornando-as meramente um jogo de interesses individuais.
        Tem de haver um critério para evitar estes jogos e acho que o mais lógico é determinar que se joga pelo país onde se nasce e pronto. A treta de escolher o país, além de implicar aspectos morais perigosos (os países pobres eram autenticamente roubados pelos países ricos que compravam com benesses os jogadores mercenários), tem o senão de complicar e muito a carreira dos jogadores.
        Ainda no tempo do Maradona, estas naturalizações eram raras e os jogadores jogavam onde nasciam.
        Os jogadores têm de se mentalizar que se querem brilhar têm de dar o litro e não procurar formas de usar as equipas em prol disso, quer seja jogando em equipas de top, quer seja naturalizando-se por interesse aquando de um CAN ou de uma CONCACAF, só para poderem jogar aí e ver se algum clube lhes pega.
        Sei que o critério que defendo produziria algumas injustiças, pois há jogadores que amam mais o país de origem do que onde nasceram, mas tem de haver algum critério para evitar este caos e esta mercancia de nacionalidades.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 24, 2019 at 5:27 pm

          Mas este caso é apenas para consumo interno, é para ser menos um estrangeiro num campeonato com regras que protegem o jogador local. Ninguém pode ou deve ter mão em uma pessoa ter duas ou três nacionalidades, muito menos no que toca ao futebol (já no atletismo é mais ridículo). No caso da China, há que abdicar da nacionalidade “original” para se tornar chinês.

          • Joga_Bonito
            Posted Junho 24, 2019 at 6:03 pm

            Sim, por acaso não sabia que era preciso se aculturar tanto à China. É curioso, porque eu acho que ninguém deve renunciar às suas raízes, nem acho que nenhum país apenas deve ter uma etnia como critério para ser-se nacional. Há muita gente que nasce numa minoria e ama mais o pais onde nasce que muitos da maioria étnica.
            Contudo, acho que devemos ter mão firme em casos de aproveitamento de atletas com naturalizações interesseiras. Deve-se evitar o roubo a países mais pobres (o roubo a África é o mais escandaloso mas mesmo o Brasil já está a ser depenado) e evitar jogadores que apenas querem ter um passaporte por interesse e só sentem desprezo pelo país que os acolheu e que amanhã, conforme quem der mais descobrem outro novo “amor”. Esses mercenários, que nada dão ao país onde nascem, ao país que os acolhe e se vendem por quem dá mais, isso sim é algo que devemos proibir totalmente.
            Mais uma vez é um caso bicudo no qual sei que não há nenhuma lei que comtempla todas as questões. Nesse caso chinês, é uma espécie de regresso às origens chinesas, uma forma de a China repescar parte dos seus habitantes que saíram fora, aculturando-o de novo à China. Esse caso, como o caso dos que não são etnicamente originários do país onde nasceram, são aquelas situações onde eu sei que iremos sempre encontrar injustiças e questões cinzentas, apenas acho que devemos começar a legislar para evitar o circo em que se está a converter esta situação.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Junho 24, 2019 at 6:53 pm

              No caso do Brasil, é apenas o número de jogadores que é imenso, dada a dimensão do país. E se há jogadores que já nascem com dupla nacionalidade, tanto melhor para eles. Caso contrário, são 5 anos até poder jogar por outro país. No futebol é pacífico, já no futsal é exagero.

      • Gunnerz
        Posted Junho 24, 2019 at 6:36 pm

        Não tem ligação ao país e provavelmente nunca lá tinha sequer ido. Não tem assunto nenhum isto de mudar nacionalidade assim. À 1 ano ele nem pensava nisso.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 24, 2019 at 6:51 pm

          Só demonstra altruísmo, está totalmente comprometido com o clube, e como tal não se importa de mudar de nacionalidade para ficarem todos a ganhar. De certeza que todos os envolvidos são dessa opinião. Também há muitos nativos que nem mereciam a nacionalidade que ostentam.

  • Tsubasa
    Posted Junho 24, 2019 at 4:09 pm

    A China vai-se tornar a maior potência económica e militar do Mundo, portanto boa escolha, numa perspectiva para o resto da vida escolheu a opção certa, a China ultrapassará os EUA (em boa parte dos itens já ultrapassou) e irá dominar o Mundo nos próximos 40/50 anos, logo esta é uma boa altura na história da Humanidade para se ser cidadão Chinês

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 24, 2019 at 4:50 pm

    A China é o futuro. Por exemplo o Shalke 04 só devido à sua presença na China consegue ir buscar 20% do seu orçamento.

    https://www.youtube.com/watch?v=NxrytsJrKQU&t=1149s

Deixa um comentário