Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Exibição foi pobre mas Pavlidis salvou Benfica de penálti; Estrela tinha tido mais oportunidades até ao 1-0 e Kikas ainda falhou o empate no minuto 90

O clássico “melhor o resultado que a exibição”, inclusive ficou a ideia que o Estrela podia ter conseguido mais que o empate, até pelo tipo de oportunidades que teve. Melhor para Bruno Lage (continua a ter manifestações caricatas quando vence este tipo de jogos), que vai dando continuidade ao (pouco que) fez na época passada, com a equipa a revelar dificuldades em quase todos os momentos, apesar da estrelinha ir camuflando. A nível individual também foi uma noite terrível para quase todos. Ríos continua demasiado errático, Ivanovic apareceu no penálti e ainda teve a oportunidade para fazer o 2-0, mas de resto foi curto. Schjelderup teve igualmente uma noite demasiado discreta. Já a turma da casa só pode lamentar a ineficácia, Chernev, Godoy e Kikas desperdiçaram golos mais que cantados, ainda por cima a equipa equilibrou sempre o encontro com a agressividade que apresentou, tendo tido mesmo mais remates. Sidny Cabral esteve em particular destaque. Os centrais também foram quase sempre competentes, enquanto Marcus e Paulo Moreira criaram várias dificuldades ao clube da Luz.

Estrela da Amadora 0-1 Benfica (Pavlidis 60′ g.p.)

O Benfica, apesar de ter tido mais sorte que jeito, entrou a ganhar na I Liga ao passar na Reboleira com um penálti de Pavlidis. As águias tiveram muitas dificuldades durante o encontro todo, ao intervalo as oportunidades até estavam divididas (duas para cada lado), sendo que no 2.º tempo a 1.ª foi dos anfitritões, no entanto Ivanovic sofreu uma penalidade pouco depois que permitiu conquistar os 3 pontos. O Estrela, mesmo a perder, ameaçou o 1-1 logo a seguir por Lopes Cabral, mas a oportunidade do encontro aconteceu já aos 90′, com Kikas, depois de um erro de António Silva, a desperdiçar o empate quando estava isolado.

XI Estrela da Amadora: Renan Ribeiro; Luan Patrick, Schappo, Chernev; Lopes Cabral, Marcus, Paulo Moreira, Jovane, Fábio Ronaldo; Gastão, Godoy.

XI Benfica: Trubin; Dedić, António Silva, Otamendi, Dahl; Richard Ríos, Barrenechea, Aursnes, Schjelderup; Ivanović, Pavlidis.

139 Comentários

  • Gil-Galad
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:34 pm

    O penálti. Nossa.

  • Chanandler Bong
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:38 pm

    Que jogo tão fraquinho do Benfica, acho que só Otamendi sai com nota positiva, de resto foi um zero autêntico, o Estrela só se pode queixar de si mesmo.. teve 2/3 lances de golos cantados, que a bem da verdade mereciam ter entrado, o resulto é muito injusto, o penalti cai do céu o Benfica fez 1/2 jogadas com principio meio e fim em 90min e foi isso.. a jogar assim levam um amasso do Fener..

    • Petrol
      Posted Agosto 16, 2025 at 11:04 pm

      Concordo com tudo até à parte do amasso do Fener que em termos de jogo jogado também não tem grandes argumentos.

  • Fallen Angels
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:39 pm

    Assalto na Amadora!

    Exibiçao abaixo de medíocre do Benfica, surreal como conseguem sair dali com os 3 pontos.

    Dar uma nota também à equipa do Estrela, muito bom jogo e parecem ter plantel para fazer melhor do que nos anos anteriores. Faltou eficacia hoje.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:41 pm

    Não sei se é de mim, por só saber dizer mal; se é dos jogadores, que não passam de medianos; se é do treinador, que é fraco; mas o Benfica não joga nadinha.
    *
    Quem é que vai denunciar o adjunto do Estrela por ter chamado “filho da pê” ao árbitro já no final?
    *
    O que se pode dizer de um treinador que opta por Barreiro para segundo avançado sistematicamente, deixando, no caso de hoje, Artur Com Golo, no banco? Não percebo nada disto.

  • Mike-UK
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:42 pm

    O Gyokeres era cheat code, mas pelo menos era no sentido configurado

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:46 pm

    Resultado muito melhor que a exibição que foi paupérrima.

    O Estrela quis mais, foi mais intenso e teve as melhores oportunidades. O Benfica teve o penalty e uma oportunidade de Ivanovic.

    Notas:

    1. Depois de 3 jogos de alto nível e de outro nível o regresso ao tugão deu-se no batatal da Amadora. Mais uma particularidade da nossa liga, um campo que ainda não tinha visto um jogo esta época, em pleno Verão estar neste estado. E tanta equipa da Liga 3 com relvados dignos.

    2. Este 4*4*2 em casa vai resultar, em jogos de nível elevado vai resultar quando melhor trabalhado, mas nestes jogos de perfil tugão só pode resultar se o miolo resultar. E hoje…

    3. No jogo passado falou-se de Rios ser errático ou não. Hoje não foi errático. Foi mau mesmo. E sem um 8 de ligação, neste tipo de jogos não há 4*4*2 que resista. Sofre a dupla de ataque sem apoios.

    4. Lopes Cabral (muito bom jogador) e Dahl em registo relógio sueco foram os mvps.

    5. Nota muito positiva para este Estrela e para José Faria. Estes bons sinais já tinham sido dados no jogo contra o Estoril, e este 5*3*2 tem muito e bom trabalho do seu treinador

    6. Muito boa arbitragem neste jogo. Sereno e a controlar o jogo do início ao fim. Muito bem.

    • Nunop
      Posted Agosto 16, 2025 at 9:54 pm

      Discordo na arbitragem. Um jogo com 37 faltas nunca pode ter sido bem gerido. Sim os jogadores podem fazer 37 faltas, mas se não apitares os toquezinhos, os jogadores deixam de tentar sacar essas faltas no resto do jogo.

      Eu por exemplo, nunca tinha visto um jogador fazer 8 faltas num jogo, as mesmas que ele assinalou ao Enzo Barrenechea hoje. E o amarelo dele foi por protestos ainda por cima.
      Onde está o critério de acumulação de faltas? E sou do Benfica atenção

      • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
        Posted Agosto 16, 2025 at 10:24 pm

        Se és do Benfica deves ser muito novo. Há um jogo inesquecível em que o Pedro Emanuel fez pelo menos 8 faltas sobre um só jogador do Benfica. Não estou a falar de todas as faltas que ele fez no jogo, essas foram praí 15, estou a falar só sobre o Mantorras. Levou um amarelo ao cair do pano.

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 17, 2025 at 9:41 am

        Nuno, numa situação normal até concordaria. 37 faltas é demasiado.

        Contudo está não foi uma situação normal.

        Quando falei dos jogos de nível falava disto mesmo.

        É impensável numa liga que se quer boa e competitiva teres um relvado destes.

        Ao não teres um relvado em condições, em que a bola não rola, mas salta, vais tendencialmente jogar direto e apertar as marcações. Propicia o choque e as faltas.

        Com o Nice em casa o Benfica fez zero (!!) faltas ao Intervalo. E só por manifesta falta de juízo é que se pode dizer que o Nice é pior que o Estrela.

        Se a bola rolar preocupas-te em jogar futebol. Defendes o espaço. Assim jogas com marcações apertadas, diminuis o espaço, bates mais bola e há mais contacto. Não é uma ciência oculta é factual.

        E quando em melhorar a liga para vender o produto, isto é impensável. É o mínimo higiénico um clube na primeira liga ter um relvado digno desse nome. Já basta no Inverno onde naturalmente os relvados ficam piores. Se não tens condições para ter um relvado com dignidade, não estás na primeira liga a fazer nada.

        Além de desvirtuar o jogo jogado propicia lesões. Mas isto a liga da centralização não está preparada para discutir…

        Sobre o árbitro fosse este ou fosse outro qualquer, o número de faltas seria o mesmo ou maior.
        E o árbitro teve uma coisa que apreciei. Não estragou o jogo com cartões a cada falta, tentou deixar jogar embora não existissem condições para isso, e marca o penalty por decisão dele não ficando à espera do sussurro do VAR que é como os árbitros em Portugal se acostumaram a apitar. Não marcam, mesmo o que é óbvio porque preferem o conforto do sussurro. Entre o ver mal e o não ver eles preferem não ver…

        Daí ter dito que na globalidade foi uma boa arbitragem.

    • chuta dai
      Posted Agosto 16, 2025 at 10:00 pm

      É continuar a enviar a cabeça na areia. Este 442 não resulta coisa nenhuma. 3 jogos de grande nível? Quais foram? Do Benfica? Ganhamos ao Sporting sem saber ler nem escrever. Ganhamos 2 jogos ao Nice cheios de baixas, ainda hoje voltaram a perder com o Toulouse. Em 3 jogos o Nice tem 0 golos marcados. E hoje ganhou a 2ª pior equipa, porque a pior foi mesmo o arbitro que apitou tudo e mais alguma coisa. não soube dar leis da vantagem. marcou faltas que não houve nada. Foi miserável. Precisamos de um criativo pra jogar atrás do ponta lança e de um extremo que consiga fintar alguém. Ah já agora também precisamos de treinador e de um presidente.

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 16, 2025 at 11:18 pm

        3 jogos de nível.
        Supertaça contra o campeão português e dois jogos de Champions com relvados decentes.

    • 6.Mik
      Posted Agosto 16, 2025 at 11:31 pm

      O Benfica fez três jogos competentes e não de alto nível como dizes.
      Depois dizeres que este 442 vai resultar em casa também não me parece acertado. Equipas muito fechadas e o Benfica tem poucos jogadores com visão de jogo e criativos.
      E a boa arbitragem que falas é que decidiu o jogo.

      • Goncalo Silva
        Posted Agosto 17, 2025 at 6:58 am

        Quando ele disse “de nível”, falou em termos de nível competitivo, não de nível exibicional. Até porque se referia à qualidade dos relvados: em jogos “de nível”, (em termos de qualidade do adversário), tivemos um relvado decente.

  • VaideMota
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:46 pm

    Uma equipa com 20 jogadores novos dá um banho de bola ao Benfica. O Lage reafirma a sua incompetência ao ficar a ver o enterro como se tivesse tanto poder para mexer no jogo como eu. Mau demais.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:47 pm

    Esqueci-me de uma coisa: não sei quem no Benfica sabe quem foi Cruz, mas, c…o!, o homem morreu hoje e nem em honra da sua memória souberam jogar com testículos!

    • Zerobola
      Posted Agosto 17, 2025 at 11:46 am

      Mais um que o banana nao vai ao funeral como nao foi ao do artur santos é o que temos . Mas teve muita pena de nao ir ao do jorge costa .

  • henry14
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:48 pm

    Jogo vergonhoso.
    Penalty vergonhoso, parece -me. À tugão.
    Treinador vergonhoso. Não mexe?? Estava a gostar do que estava a ver?
    Não apetece comentar muito mais.
    Que se melhore (e muito) para a Champions.

  • Nunop
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:48 pm

    Resultado injusto, Benfica precisa urgentemente de um 10 criativo. Pavlidis + Ivanovic parece ser o RDT + Seferovic 2.0, ou seja obrigar um ponta de lança a fazer de 10/segundo avançado quando rende mais como ponta de lança. O treinador que tentou substituir Félix com RDT quando este era claramente um ponta de lança? Bruno Lage exatamente.

    Ivanovic tem muito potencial mas não é, de todo, capaz de fazer ligação entre o meio-campo e o ataque, hoje então estragou imensas jogadas e o Pavlidis embora faça isso melhor, é um ponta de lança e não rende tanto como segundo avançado.

    Creio que o Benfica beneficiaria claramente se jogasse com Prestianni como segundo avançado, capaz de fazer a ligação entre o meio-campo e o ataque e relegasse o Ivanovic para o banco. Até mais poder de fogo tinha a partir do banco.

    Início de época enorme de Dahl, retiro as minhas dúvidas quanto à sua capacidade para jogar numa defesa a 4 (a 5 já se sabia que estava muito confortável).

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 17, 2025 at 7:19 am

      Subscrevo quanto ao Dahl. Tem um perfil muito diferente do Carreras, mas tem-se demonstrado muito seguro, a subir bem e com critério ao ataque e a criar boas situações de cruzamento. Tenho gostado dele e tem demonstrado qualidade para ser titular no Benfica.

  • JJ Okocho
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:50 pm

    Penalty mais que justo deu alguma injustiça ao resultado. Mas ganha quem marca, e Estrela só se pode queixar de si mesmo.
    Típico jogo de ressaca europeia, contra adversário compacto atrás e a não deixar jogar (muita faltinha), à procura do erro na frente. Turbin e Silva criaram os erros, Estrela não aproveitou.

  • Kacal
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:52 pm

    A exibição foi pobre realmente, mas conta é a vitória nesta fase da época. A vitória conta sempre claro, mas no início onde ainda os jogadores tentam encontrar a melhor forma e o entrosamento colectivo importa é somar 3 pontos e não ficar para trás. Há claramente aspectos a melhorar e que podem e devem ser trabalhados. Mas o Estrela da Amadora em casa não é nada fácil, na época passada do top5 da Classificado só venceu lá Sporting e SC Braga sendo que o Braga vence com 1 golo aos 94 minutos tendo tido dificuldades no jogo. Pelo estádio em si, pelo ambiente e pelo conforto no jogo (podem por o bloco baixo e sair em contra-ataque) assim como pela fisico que metem no jogo até ter pernas tornam-se difíceis e bater. Agora o Benfica também não fez um grande jogo. Somando os dois deu um jogo sem muita história e não sei se o Benfica tem vencido sem o penalti aparecer.

    —————————- ———————————–

    Uma observação que faço é que a dupla Enzo – Rios foi claramente montada a pensar na vinda de Félix. Nenhum deles é um médio super capaz com bola, mais cerebral e de ligação, que tenha alguma criatividade. Claramente o objectivo era ter uma dupla sólida e capaz sem bola a complementar-se mas que permitisse que Félix jogasse mais solto e fosse ele a construir e ser criativo no apoio a um Pavlidis que também tem boa capacidade com bola. Depois Aursnes faria o papel que tem feito mas tendo Moussa na outra ala, por exemplo, seria ainda mais criativa a equipa e Aursnes sendo um extra mesmo fazendo a função que tem feito. Félix não veio e então o meio-campo foi aposta na mesma, naturalmente. E como Ivanovic, que seria uma alternativa ao Grego e concorrência de luxo, foi caro e até pode jogar ali atrás do PL formou-se a dupla porque não há nenhum #10 ou mesmo um segundo avançado (um perfil Dybala ou assim) no plantel então foi a solução encontrada. Mas com uma dupla de avançados assim fica ali mais um buraco entre o meio-campo e o ataque e não me parece que algum dos médios esteja talhado para o preencher com a qualidade que era necessário. E mesmo Ivanovic não é esse o seu forte vir atrás etc. Depois Schjelderup tem talento mas parece que falta algo por vezes e não parece um craque feito daqueles que por vezes temos cá, devia estar a somar minutos mas não ter a responsabilidade toda de ser o elo mais criativo. Tudo somado parece que o Benfica poderá vir a ter dificuldades quando defrontar blocos baixos tendo que assumir a construção sobretudo fora de casa, o que será ainda por cima a maioria dos jogos cá assim. É apenas a minha opinião, vale o que vale e posso estar errado mas é o que sentia e continuo a achar e ver. Nesse sentido vir mais um elemento diferenciado para as alas seria o mais indicado para elevar o nivel, mas eu diria mesmo um médio ofensivo ou segundo avançado de outro tipo e Ivanovic concorrer mais com Pavlidis, mas pelo menos ser o extremo a vir parece-me que será inevitável. Ah e depois podemos ter Rios pelo que custou a ser exposto e sair prejudicado pelo contexto levando por tabela quando simplesmente ele não poderá ser aquilo que o seu perfil não é. Vamos ver os próximos jogos e como corre o entrosamento mas pelo menos a vitória aconteceu.

    • Pedro_Almeida
      Posted Agosto 16, 2025 at 10:44 pm

      Estás certo na questão da composição do plantel e o Benfica ainda não comprou mais ninguém porque está dependente da qualificação para a Champions e o dinheiro que vai receber. Se não se qualificar vai ainda haver saidas no plantel e não só o Arkhum o Tony ou Pavlidis vão ser logo vendidos para equilibrar as contas.
      É a má gestão do clube, atrasou a contratação do jogador de um 10 à procura de um “sonho” ter Félix de volta que podem dizer o que quiserem sobre ter sido flop nas outras ligas mas em Portugal ia fazer miséria pelo nível ser tão baixo.
      Vamos ver como corre a primeira parte da eliminatória com o Fenerbahace.

      • Kacal
        Posted Agosto 18, 2025 at 4:54 pm

        É o que eu penso Pedro, subscrevo. Acho que o Benfica, caso passe o Fener, vai investir em mais um jogador pelo menos e para mim a ideia é ter o Amoura do Wolfsburgo a jogar a titular na ala esquerda mantendo este 442 e ser uma equipa mais direta e com golo. E ele funcionar também como alternativa a Ivanovic (pode jogar nas duas posições). Penso que passará por aí o plano agora.

    • DNowitzki
      Posted Agosto 16, 2025 at 10:47 pm

      O início da segunda parte do teu comentário bateu na “mouche”. Como não veio o Félix, apostou num jogador que não tem nada a ver com a ideia original. Sempre pensei que Ivanovic sairia do banco e, no seu lugar, jogaria um 9,5 – 10. O gênio da lâmpada pensa de forma diferente.

      • Kacal
        Posted Agosto 18, 2025 at 4:52 pm

        Eu também sempre tive a certeza que essa seria a ideia do Benfica, mas não sabia era que o Benfica estava apostado em ter o Félix e não ter mais num plano B… talvez tenha estado mesmo quase certo ou então o Benfica acreditou demais numa coisa que estava longe de ser certa, o que demonstra uma gestão duvidosa. Mas subscrevo. Agora é retificar e ir buscar um extremo esquerdo que seja diferenciado e acrescente maior criatividade e também golo já que não me parece que o #10 venha. O tal Amoura poderá ser titular na esquerda e servir de alternativa a Ivanovic atrás do PL também (faz ambas) e talvez seja por aí a ideia do Benfica agora.

  • Honestly
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:53 pm

    Começam fortes este ano… Vamos ver se os toques leves nas costas na area vão ser todos marcados como este

    • Shmokyy
      Posted Agosto 17, 2025 at 2:09 am

      Nao da para ver com clareza, nao deve ter sido so o empurrao. Pior foi mesmo o Ríos nao levar 2 amarelos

      • Honestly
        Posted Agosto 17, 2025 at 9:47 am

        Não vi isso do rios não levar 2 amarelos, mas o que vi foi esse mesmo jogador que “transforma qualquer equipa” a ser um autêntico zero naquele meio campo.

    • Carocho1
      Posted Agosto 17, 2025 at 9:05 am

      E vamos ver se a falta sobre o Otamendi que devia ter sido penalti e não foi também vai ser sempre ignorado este ano

  • Phantom
    Posted Agosto 16, 2025 at 9:56 pm

    Não sei o que e pior, a exibição ou este penalti

  • Mantorras
    Posted Agosto 16, 2025 at 10:05 pm

    Que exibicao ridicula. O Estrela merecia no minimo o empate.
    Valeu a azelhice dos avancados do Estrela, que tiveram oportunidades clarissimas e desperdicaram e valeu aquele penaltinho caido do ceu. Nao sei se ha toque no pe, mas nao da para ver grande coisa na repeticao, marcar penalty por aquele empurrao/agarrao ou la o que foi parece me muito forcado.
    Foi injusto, devia ter dado empate.
    PS: eu sei que o relvado é igual para as duas equipas, mas a centralizacao nao resolve coisas como isto, é inadmissivel um relvado naquele estado. O Estrela devia ser obrigado a jogar noutro sitio ate ter um relvado em condicoes. A relva da minha casa é melhor que aquilo, mas com distancia.

    • Jons Mendi
      Posted Agosto 16, 2025 at 10:12 pm

      😂😂

    • oMeuUserName
      Posted Agosto 17, 2025 at 9:29 am

      É precisamente coisas como estas que a centralização resolveria… Dava mais dinheiro aos clubes para poderem fazer a manutenção dos seus equipamentos, algo que agora não abunda.

      • Stravinsky
        Posted Agosto 17, 2025 at 11:41 am

        Ora!!!

      • Mantorras
        Posted Agosto 17, 2025 at 2:32 pm

        Pah, espero que sim, mas estou mesmo a ver a centralizacao a servir para encher mais um pouco os bolsos de dirigentes e empresarios, e pouco mais. A partir do momento em que a liga permite que se jogue assim nao estou a ver qual é o incentivo para melhorar. Afinal, é novidade para alguem que quem beneficia de jogar num batatal é a equipa tecnicamente mais fraca? Porque razao nao podem regulamentar e nao aprovar relvados assim, antes da centralizacao? É proibido?
        —-
        Ha muito a melhorar, e centralizacao a serio é fazer planos para onde e como investir o dinheiro e prestar contas. Se for para melhorar infraestruturas, equipamentos, acessos, se servir para pagarem a horas, para terem academias e condicoes para a formacao e tudo mais, vai melhorar a nossa liga certamente, se for na onda de “se la fora fazem deve ser fixe” e depois fazemos por ca como bem nos apetece vai ser uma oportunidade perdida.

      • Jons Mendi
        Posted Agosto 18, 2025 at 8:26 am

        Não me parece que esse seja o único problema. Isto resolveria se muito facilmente com regras. O relvado não tem condições? Ora bem, leva uma multa pesada. Estamos a falar das condições mínimas para praticar o desporto em questão.

  • linha de golo
    Posted Agosto 16, 2025 at 10:06 pm

    Exibição com muito por onde melhorar contra um estrela que parece ter qualidade para um campeonato tranquilo.

  • Jons Mendi
    Posted Agosto 16, 2025 at 10:11 pm

    Se nos jogos com o Nice viu se um Benfica interessante, hoje foi um reminder da época passada – jogo terrível do Benfica. Foi uma vitória que caiu do céu. Para mim este jogo acaba por só ter um culpado – Lage. Uma equipa que não estava a jogar a ponta de um alfinete e a primeira substituição aparece quase aos 70’ para trocar…de extremo esquerdo. Isto quando era claramente a zona central que parecia um queijo suíço. Havia a possibilidade para resolver o problema como tirar o Ivanovic/Pavlidis e reforçar o meio campo com alguém com físico e confiança a nível técnico como o João Veloso…há espera, não foi convocado. Ao invés leva se o Barreiro e o Florentino em que nenhum traz o mínimo discernimento com bola nos pés. Além disso podia se ter passado o Aursnes para o meio e meter o Gouveia na direita. Enfim, várias alternativas. Mas para melhorar o refrescar do meio campo só aparece aos 87’. Muito mau. E para finalizar, não me estava a apetecer de falar de jogadores individualmente mas tenho que partilhar a minha frustração de um jogador que me enche cada vez menos as medidas a cada jogo que passa – Trubin – com muita regularidade comete fífias…hoje num livre direito em vez de desviar a bola, tenta pegar de primeira e entrega um golo de bandeja ao adversário. São várias as situações ao longo do tempo – além disto insiste em constantes passes longos em que 97% não bate certo. É um guarda redes que me dá cada vez menos confiança.
    *
    Venha de lá o Mourinho.

    • Zerobola
      Posted Agosto 17, 2025 at 11:43 am

      Talvez o meio nao fosse um queijo suíço se um jogador nao fosse ver concertos na vespera do jogo

      • Jons Mendi
        Posted Agosto 18, 2025 at 3:14 pm

        Não conheço bem os contornos dessa situação. Nem sei a que horas foi o concerto. Mas essas coisas por vezes são exageradas – se fosse nas mesmas horas ao teatro já não haveria problema talvez. Lá está, não conheço a situação.

  • Nelson rodrigues
    Posted Agosto 16, 2025 at 11:01 pm

    Jogo miserável do Benfica, mas o mais importante foi conseguido.

    Jogos nestes estádios pequenos, e ainda mais com estas condições do relvado, por vezes, não dá para jogar bem e o mais importante é mesmo sair de lá com os 3 pontos. Foi conseguido.
    Se estou satisfeito com o jogo ? Não.

    Mas como já disse, o mais importante era mesmo a vitória, especialmente, depois de jogo europeu e, não esquecer que, para todos os efeitos, este foi o primeiro jogo do Benfica para o campeonato. É sempre importante começar com uma vitória!

    Off topic – Lage continua sem convencer e acho que falo pela grande maioria dos adeptos benfiquistas.

    Outro que ainda não me convenceu, foi Ivanovic. Principalmente, para o que custou. Espero estar enganado

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Agosto 16, 2025 at 11:04 pm

    O Lage às vezes surpreende e outras vezes é desperante. Jogo horrível e ele completamente incapaz de mexer na equipa. Parecia um animal encandeado com as luzes de um carro. Só não foi atropelado porque não calhou.
    ___
    É desesperante ter uma equipa tão cara e não ter uma pessoa que consiga ter a bola 5 segundos nos pés sem que comece a queimar. Não sei se o Amoura é um upgrade ou não face ao Aktur mas parece me que não é de todo o que nos falta. Em primeiro lugar parece gostar mais de descair da esquerda para o meio (quantos temos?) e depois é mais um Rafa, Aktur etc, muito rápido, bom drible mas nada de especial na definição. Parece me que fazia mais falta o perfil do Moussa na direita (a fazer de Di Maria e para o Aursnes poder jogar como no ano passado também) ou, ainda mais que isso, parece-me que falta um Dybala, um Aimar, um Félix. Alguém que saiba ter a bola no pé e levantar a cabeça.

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 17, 2025 at 7:12 am

      O Amoura é um jogador canhoto que teve números bastante bons no Wolfsburgo. Tem efetivamente essas características, muito rápido, com boa capacidade de drible principalmente em poucos toques e com capacidade de aceleração, mas discordo que seja fraco na definição. Acabou com 10 golos e 9 assistências e chegou a ser falado para grandes clubes no princípio da época passada. Tem características que encaixam na perfeição no que o Benfica necessita, consegue efetivamente fazer esse papel de Rafa com a sua capacidade de aceleração e transporte em terrenos centrais, mas também consegue receber bem em espaços curtos e criar jogo em poucos toques, para além de ter boa qualidade de último passe e de remate. Acho efetivamente que possa ser o que o Benfica precisa, mas o preço que pedem por ele pode ser um risco demasiado elevado. Vamos ver, mas é um perfil e um jogador que me agradam muito!

  • porra33
    Posted Agosto 16, 2025 at 11:16 pm

    Exibição fraquíssima da equipa de Roger Lage, acho que até o empate seria lisonjeiro.
    Analisando a exibição o Benfica mostrou-se forte na pressão e na recuperação avançada mas pareceu uma equipa que quase parecia abdicar da bola e chutá-la para longe para depois a poder recuperar em zonas de perigo. Até não faz mal fazer isso de vez em quando mas abdicar do ataque organizado colectivo é meio caminho andado para estar mais longe de ganhar a equipas pequenas que jogam compactas.
    O Estrela esteve muito bem fisicamente, teve bons jogadores no capítulo ofensivo, dinâmica e energia e isso foi muito prejudicial ao Benfica.
    Aliado ao jogo fraquíssimo do meio campo ainda houve um Lage apático e que se pôs a jeito do empate depois de ter marcado não fazendo alterações óbvias. Rios e Enzo estiveram a milhas e Lage estava impávido e sereno a ver o meio campo ser comido. Provou-se um erro não ter um médio batido no tugão e tinha lá o Tino que deveria ter entrado pelo lugar do Rios e talvez o Aursnes devesse ter passado para o meio também. As alas foram uma nulidade e falta físico a Schjeledrup para estes jogos em campos difíceis. Ivanovic também ofereceu pouco apesar da excelente finalização que ia dando golo e A. Silva, Dedic e Trubin tremeram. Talvez só Dahl e Aursnes não tenham nota muito negativa.
    A gestão de Akturcoglu deixa adivinhar que estará vendido mas sendo assim nem valia a pena ter ido para o banco porque é absurdo não ter entrado.
    Hoje muita sorte para Lage que conseguiu ganhar sendo particularmente incompetente. Vêm aí dois dos jogos mais importantes da época e é preciso ganhar mas hoje os benfiquistas estarão bem mais preocupados.

  • pg1960
    Posted Agosto 16, 2025 at 11:19 pm

    Benfica … 2 jogos um pênalti duvidoso (muitos nos rivais não serão marcados por situações idênticas), que dá a vitória e três pontos.
    Não é um pênalti num jogo decidido, é um pênalti aos 60m com 0-0

    Zero punição dos comunicados e críticas de Rui costa a arbitragem do ano passado, pelo conselho da disciplina.

    • Mantorras
      Posted Agosto 17, 2025 at 2:36 pm

      E um penalty no inicio do jogo, por marcar, sobre Otamendi.
      Sim, estava 0-0 tambem. E ja vi varios marcados por menos, para o teu clube, o ano passado.

  • 6.Mik
    Posted Agosto 16, 2025 at 11:24 pm

    Várias coisas interessantes a tirar deste jogo.
    .
    O Benfica fez o Estrela parecer boa equipa.
    Nos mais de 20 anos do Estádio da Luz nunca se marcou um penálti destes contra o Benfica. (Incompreensível como os árbitros não se defendem deste tipo de lances)
    E não menos importante, a euforia de Lage.
    Não percebo a necessidade de fazer isto na primeira jornada.
    O colinho começou bem cedo esta época, tanto choro tanto milhão gasto e o nível pelos vistos mantém se.

    • ideologia
      Posted Agosto 17, 2025 at 10:22 am

      Já percebi que a estratégia de alguns adeptos é repetir a mentira de que o Benfica foi favorecido ontwm até se tornar verdade. Se não é essa estratégia, fale(m) objectivamente do lance de Otamendi.

      • Honestly
        Posted Agosto 17, 2025 at 12:48 pm

        O Benfica não foi claramente favorecido? É que falam em:
        Lance de expulsão ao 1o minuto que nem amarelo aparentemente foi
        Lance ridículo do penalti a favor marcado
        1 lance do otamendi (suposto)
        Resultado 2 lances a favor ridículo do Benfica.
        1 contra
        Como é que se pode não dizer que foi favorecido quando em lances fulcrais tem sempre benefício?

        • 6.Mik
          Posted Agosto 17, 2025 at 5:59 pm

          No ano passado também tiveram coragem de pedir penálti num agarrão do Debast num jogo em que Otamendi devia ter sido expulso aos 20’.

    • Mantorras
      Posted Agosto 17, 2025 at 2:38 pm

      Falando so de jogos com o teu clube, lembro-me de um belo mergulho do Jardel e outro, salvo erro, do pistoleiro Silva. Coitadinhos. O ano passado tambem choveu penaltinhos para voces, este ano ainda nao, mas vem ai, porque o Suarez tenta bastante.

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 16, 2025 at 11:56 pm

    Esperei para comentar porque aguardava o comunicado da direção do Benfica sobre a arbitragem. Mas… não aconteceu!

    Ainda esperei pela visita do Rui Costa a qualquer canal televisivo a falar da arbitragem. Mas… não aconteceu!

  • Bruno90
    Posted Agosto 17, 2025 at 12:29 am

    Mas o que é que esperam de um treinador que falhou sempre por onde passou à excepção de 6 meses no Benfica? Voltou a época passada e voltou a falhar, por muito que queiram colocar a culpa no RS. Não foi o antigo treinador que perdeu em Alvalade quando o Sporting vinha de uma serie de jogos sem vencer, como também não foi o antigo treinador que empatou na luz um jogo que dava o campeonato e muito menos que perdeu a final da taça de Portugal.



    Foi este treinador que com pre-epoca colocou o RDT com o Seferovic e que também foi capaz de perder 7 pontos de avanço na segunda metade da época. Não consigo perceber como é que alguém ainda espera alguma coisa muito diferente do Benfica de Lage

  • _Mushy_
    Posted Agosto 17, 2025 at 3:20 am

    Na supertaça, Harder isolado com toque nas costas de Otamendi, a ser falta dava expulsão ao Otamendi, a resposta foi, “não é toque suficiente” “aquilo não atira um jogador ao chão”..
    *
    Hoje lance com menos contato físico com Ivanovic, já é falta e penalti…
    *
    Como não adorar comunicados para condicionar arbitragem, depois queixem-se no fim que foi um entrevista e esqueçam-se os 10 comunicados como fizeram época passada.
    Será que vai sair um comunicado hoje sobre o jogo e a entrada do Rios?!? mas as duas situações de amarelo?
    *
    Começa logo no primeiro jogo para não deixar dúvidas a ninguém como será o campeonato, igual ao ano passado com as ajudinhas do costume :D :D :D

    • ideologia
      Posted Agosto 17, 2025 at 6:15 am

      Devia falar de um outro lance sobre Otamendi que me fez recordar Debast no campeonato. O jogador do Amadora, quando descobre que está fora do lance, joga-se claramente contra o defesa do Benfica, impedindo-o claramente de se fazer ao lance. Na minha opinião, o lance da primeira parte é mais nítido do que o assinalado.

      • chuta dai
        Posted Agosto 17, 2025 at 8:23 am

        Nem mais. Mas todos que queixam do penalti assinalado devem ter tido um apagão nas suas casas no lance sobre Otamendi.

        • Francisco Ramos
          Posted Agosto 17, 2025 at 9:59 am

          Na tua casa houve apagão ao minuto 1?

          • chuta dai
            Posted Agosto 17, 2025 at 11:23 am

            Por acaso comecei a ver o jogo ai por volta do min 3 ou 4. Porquê?

          • Nelson rodrigues
            Posted Agosto 17, 2025 at 11:41 am

            Minuto em que Rios corta a bola e depois há um contacto natural entre os jogadores ?
            Quantos lances, exactamente, iguais a esse queres e com a mesma decisão do árbitro ?
            Eu nem estou a dizer que é vermelho ou não. Mas se é para ser coerente, então siga bola.

            E já que estamos numa de apagões, a tua TV teve um apagão no lance do atropelo ao Otamendi?

            Na semana passada não te vi assim indignado no jogo do Porto.

            • Shmokyy
              Posted Agosto 17, 2025 at 3:27 pm

              Tudo pode ser ou nao natural, depende sempre do ponto de vista. Do ponto de vista do jogador do Estrela, suponho que nao seja muito natural espetarem-lhe o pe no tornozelo sem qualquer intencao de o tirar rápidamente, sendo que o suposto e jogar a bola. Ate no Ríos se notou o alivio, quando se apercebeu que nao iam ao VAR. Este gajo é puro Instagram mas muitos benfiquistas estao completamente conquistados pelo colombiano. Deve ser o estilo.

              —-

              Aqui nota-se a falta de cultura deportista que os adeptos têm, isto num treino dava porrada entre colegas na certa.

              • Mantorras
                Posted Agosto 18, 2025 at 11:57 am

                O Rios corta a bola. Na sequencia do movimento, natural, o pe vai, nao ao tornozelo, mas a canela do adversario. O Rios nao finca a perna, tenta sim parar o movimento e tirar o pe. Isto sim, é o que se nota, claramente, mas alguns veem um “espetar do pe sem qualquer intencao de o tirar rapidamente”, coisa que resultaria, facilmente, numa lesao grave, e claro, como nunca aconteceu, nao resultou. Aqui nota-se a falta de cultura desportiva dos adeptos.

        • Honestly
          Posted Agosto 17, 2025 at 12:39 pm

          Otamendi esse jogador nada só que usa e abusa de situações dessas e bem piores…

      • _Mushy_
        Posted Agosto 17, 2025 at 7:02 pm

        Se as camisolas fossem trocadas seria falta ofensiva do Otamendi por usar o braço no pescoço do adversário na disputa do lance..
        Mas as cores são diferentes e diz-se que é penalti sobre o Otamendi

    • Mantorras
      Posted Agosto 17, 2025 at 2:41 pm

      Baaaaahahahahahah. Essa da falta sobre o Harder é de quem nao tem mais nada para dizer.
      Belo mergulho, se fosse o Di Maria riam-se, sendo o Trincao, o Pote, o Maxi, o Harder ou o Suarez ja era falta.
      Nunca acabem.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 17, 2025 at 7:00 am

    Acho que foi uma noite de completa estrelinha e não só para o Benfica. Uma exibição surreal, onde os jogadores entraram sem qualquer vontade e logo cansados onde perderam quase todos os duelos individuais e é difícil fazer algo quando isto acontece. Mal o Lage também deveria ter visto que se os jogadores estão neste estado não deveriam jogar. O Estrela foi melhor, entraram com garra e organização e não ganharam o jogo devido a uma clara ineficácia nos momentos chave. E o Benfica venceu devido a um penálti no mínimo duvidoso.
    *
    Para além disso viu-se uma falta de criatividade gritante. Jogo demasiado previsível e direto! O Estrela controlou muito bem as rotas para a bola não chegar ao Aursnes e ao Schjelderup e o Benfica pouco consegue criar assim. Deveriam ter aparecido mais Rios, mais Ivanovic ou até mais Pavlidis. Mas principalmente os 2 primeiros não me têm surpreendido de todo neste arranque de época. Sei que é uma época longa e que ainda se estão a ambientar, mas já esperava mais. Se o Ivanovic ainda percebo por estar a jogar numa posição que não é habitual nele, o Rios não tem desculpas. Já tem mais semanas de trabalho, já tem ritmo competitivo que trouxe do Brasil e está a jogar com a liberdade que gosta. Mas perde demasiadas bolas e é muito do 8 e 80 algo que não gosto para um jogador do Benfica, principalmente jogando como 8. Tem o seu potencial e espero que vá melhorando e justificando o seu valor.
    *
    Já o Ivanovic é talvez colocá-lo a pisar outros terrenos. Penso que nesta dupla o Pavlidis poderá fazer melhor o papel de segundo avançado e o Ivanovic como 9, se bem que percebo que o Benfica precise do grego como referência para tabelar e jogar em apoio com os colegas mais à frente. Mas o Ivanovic nesta posição está a dar-me algumas vibes de RdT quando esteve no Benfica, acho que algo deve mudar. E acho que o Benfica precisa desse tal segundo avançado que possa jogar como extremo também para completar o papel e precisa com alguma urgência se quiser continuar a jogar desta forma.
    *
    Outra nota para as substituições do Lage que são sempre as mesmas. Zero capacidade em ler o jogo e em trazer algo de novo. Mesmo dentro do jogo vês poucas trocas posicionais entre colegas e poucas alternativas na forma de jogar do Benfica. É esperado muito mais e hoje o Benfica sobreviveu no muita sorte à mistura!

  • VaideMota
    Posted Agosto 17, 2025 at 7:33 am

    Esta linha do ‘Welcome do Portuguese football’ vai estar escrita na lápide do Laje. Depois de um jogo em que não perdeu por 3-0 porque não calhou, fala como se tivesse jogado contra um autocarro onde teve 20-0 em remates. Isto dias depois dos adversários directos demolirem os seus adversários sem vislumbres desse ‘portuguese football’.
    Se ele tem dois dedos de testa, já se arrependeu, mas já vai tarde. Qualquer jornada em que o Benfica perca pontos, já temos manchete. E com isso, ontem foi o dia da cavilha no caixão.
    Laje a ser Laje e pode muito bem ter sido hoje (ontem), caso o Duran não seja Kikas, que o Rui Costa perde as eleições.

    • VaideMota
      Posted Agosto 17, 2025 at 7:59 am

      E claro.. os jogadores devem ter sentido vergonha alheia ao ouvir isso quando sabem perfeitamente, como toda a gente, que não jogaram beata. Irrecuperável.
      E mais (o Laje numa conferência deu um compêndio de tiros no pé), acabou de confirmar ao Mourinho qual era o 11 que vai jogar na Turquia.. afinal.. este jogo (o do Estrela) é o mais importante e este o 11 com mais minutos.

    • oMeuUserName
      Posted Agosto 17, 2025 at 9:27 am

      Eu também não gosto do personagem, mas o “Portuguese league” não foi nenhuma referência a autocarros ou anti-jogo, ele explicou o que quis dizer com isso, dizendo que as equipas portuguesas têm qualidade e que são difíceis de bater, principalmente quando jogam em casa. Foi isso que ele disse… Já agora, o senhor chama-se Lage.

      • VaideMota
        Posted Agosto 17, 2025 at 10:20 am

        Obrigado pela correcção ao nome.
        O que ele quis dizer eu sei. O que isso significa é que discordamos. Vamos ver se o Sporting e o Porto também sofrem desse ‘portuguese league’. E esqueces-te que 90% do plantel estava lá o ano passado a ver a diferença real entre os grandes e os outros. A Premier League é assim de facto. A nossa liga não é assim e ninguém acredita no que ele disse especialmente depois da exibição paupérrima. Faltou-lhe, de novo, humildade e frontalidade para dizer que jogaram mal, sofreram e tiveram sorte. O resto é música.

      • Petrol
        Posted Agosto 17, 2025 at 11:59 am

        Nada disso interessa. O que interessa é criticar por criticar…

        • VaideMota
          Posted Agosto 17, 2025 at 12:50 pm

          Petrol, não é criticar por criticar. Um treinador justifica um jogo com ‘realidade nacional’ quando isso só serve para inibir a falta de qualidade própria. Não está em causa que as equipas se esforcem mais ou menos, o Lage não pode argumentar é que aquele jogo é representativo da liga portuguesa. O Benfica não fez 3 passes seguidos por causa do Estrela? É isso a Liga Portuguesa? É demagógico, falacioso e mostra que não sabe reconhecer que foi inferior.

  • Carocho1
    Posted Agosto 17, 2025 at 8:51 am

    – Relvado nojento.
    – Equipa que não jogam um charuto.
    – A bola chora.
    – Arbitragem medíocre.
    :: Como eu tinha saudades do tugão…

  • Gorlami
    Posted Agosto 17, 2025 at 9:22 am

    Welcome to portuguese league, onde te perdoam uma expulsão ao minuto 1 e ainda te oferecem um penalty quando as coisas estão apertadas.

  • Pachuca
    Posted Agosto 17, 2025 at 9:38 am

    O Benfica efetivamente depois deste jogo deveria de começar o campeonato com 3 pontos? Não me pareceu, mas o que interessa é quem marca e não os “quase que a bola entrava”do Estrela.
    Só uma ressalva, é pênalti ou não é pênalti?
    Peço aos Benfiquistas que sejam honestos e digam da sua justiça. Se fosse contra o Benfica em plena Luz o que diriam?
    Todos são beneficiados e não venham cá com hipocrisia.
    Quando for noutro estádio não critiquem porque na 1 jornada já estão a ser favorecidos.
    O Benfica é melhor que o Estrela, mas ontem não foi e merecia ser punido por isso, mas como sempre quando a vela acende a ajuda divina aparece.

    Não sou do Porto nem do Sporting e por mim o Benfica que seja campeão é igual ao litro, apenas gosto de ver futebol, só não gosto é dos moralistas e daqueles que quando é o seu clube não dizem o que realmente é.

    Cumprimentos
    Bom domingo

    • ideologia
      Posted Agosto 17, 2025 at 10:14 am

      O seu comentário é excelente, pois pede aos adeptos de todas as equipas mais objetividade na análise dos lances, mas é parcial porque nao se refere a um outro lance em que o Benfica é prejudicado. Se a intenção é falar dos lances polémicos do jogo, convém arrolar com mais objetividade todos os lances capitais.

      • Carocho1
        Posted Agosto 17, 2025 at 10:39 am

        Exato. A típica moralidade dos “adeptos imparciais” é esta de que passam parágrafos a falar de um lance mal ajuízado e criticam outro exatamente igual mas a beneficiar a outra equipa. Basta ler esta caixa de comentários

      • Pachuca
        Posted Agosto 17, 2025 at 10:59 am

        O árbitro errou noutros lances, mas estou a falar deste em específico porque decidiu o jogo e este foi ou não mal ajuizado?
        Não sou moralista nenhum e por mim o Benfica que seja campeão, não me aquece nem arrefece, o meu clube é da segunda liga e esse sim sofro, amo e estou presente, mas apenas digo, em Portugal não somos honestos.

        Quando é a favor ou contra o nosso clube não temos coragem de admitir é isso começa com os dirigentes, jogadores etc…

        É como a análise final de cada jogo, todos os treinadores dizem que merecemos outro resultado.

        Isso é transversal aos adeptos.
        Só vemos a cor da camisola infelizmente.

        O que fica é os três pontos rumo ao 39 e assobiar para o lado.

        • Mantorras
          Posted Agosto 17, 2025 at 2:43 pm

          Entao falas de um penalty marcado, que dizes ser mal marcado, e nao falas de um penalty, bem antes, por marcar, sobre o Otamendi? Nao era um penalty na mesma? Nao era decisivo? Imparcial? Ta bem, ta.

      • Pachuca
        Posted Agosto 17, 2025 at 11:54 am

        O lance do Rios é bem analisado?
        Se fosse ao contrário?
        Bom fim de semana

        • Mantorras
          Posted Agosto 17, 2025 at 2:45 pm

          O Rios chuta a bola, depois bate no adversario, mas nao o calca, nao mete o peso sobre a perna do adversario. Foi a continuacao do movimento de chutar a bola com pujanca, mas nao foi com qualquer intencao de calcar, nem calcou. É no limite, mas dizer que era vermelho sim ou sim, é inviesado, mas para quem viu o jogo, se diz muito imparcial, e depois fala de dois lances supostamente contra e ignora um penalty a favor, tas apresentado. Disfarcas mal.

    • VaideMota
      Posted Agosto 17, 2025 at 10:21 am

      Ainda não vi uma repetição que permita dizer com certeza se é ou não penalty. No entanto acho que é penalty no lance do Otamendi.

  • JohnWick
    Posted Agosto 17, 2025 at 9:38 am

    Quanto ao jogo não há muito mais a dizer, fraco do mais fraquinho que me lembro. Lage a ser Lage durante o jogo e fora dele. Quanto ao penalti não há uma repetição que permita dizer que não é penalti, claro que é penalti de tugao. No entanto o lance sobre o otamendi na 1a parte é do mais penalti que há, otamendi salta e é completamente abalroado pelo Godoy que nem sequer sabe onde está a bola e só quer estorvar. O Godoy não disputa a bola porque claramente se vê na repetição que ele nem sabe onde ela está. Critique-se o penalti assinalado (percebo que se fosse ao contrário também pudesse não ficar satisfeito) mas este nem levanta duvidas

    • Francisco Ramos
      Posted Agosto 17, 2025 at 9:58 am

      O que também não levanta dúvidas é a expulsão perdoada no início do jogo. Se é para falar de casos, falemos de todos!

      • JohnWick
        Posted Agosto 17, 2025 at 10:53 am

        Não comentei porque não considero expulsão, aliás ainda não vi nenhum “especialista” a dizer que é. É um lance no qual um jogador chega primeiro à bola num alívio de baixo para cima e depois há o contacto inevitável. Assim por exemplo todos os lances nos quais os GR socam primeiro a bola e depois acertam na cabeça do jogador seria falta o que não é verdade. Adicionalmente nota-se que o Rios tenta claramente encolher o pé.

  • Montero
    Posted Agosto 17, 2025 at 10:07 am

    Este jogo veio mostrar que o 442 pode não ser a melhor tática para a maior parte da época.
    Falta claramente alguém que ligue o meio campo ao PL. Um jogador na linha do Félix.
    Ivanović pode ir para o banco e ser titular em alguns jogos. Antes tínhamos o arthur e o Marcos Leonardo a valer 20M no banco. Harder custou 20M e também é suplente.
    Penso que Tomás Araújo acabará por sentar António Silva, o que irá melhorar ainda mais a saída de bola do Benfica.
    Com a sua entrada e vindo um 10/SA para titular Benfica irá melhorar imenso.
    Completaria com um ED canhoto para jogos como este mais fechados.
    Quanto a arbitragem, para mim é penálti porque aquela velocidade um empurrão e mais que suficiente para cair.
    Penalti claro sobre otamendi mas aí não convém dizer nada. Lance do Ríos sim deixam me algumas dúvidas mas amarelo parece me correto.

    • Petrol
      Posted Agosto 17, 2025 at 11:53 am

      A época é longa. Ivanovic terá sempre muitos minutos seja começando a titular seja começando a partir do banco.

    • Mantorras
      Posted Agosto 18, 2025 at 11:50 am

      E se Felix tivesse la, e jogasse com o Pavlidis, por exemplo, nao era 442 na mesma?
      Como dizes, falta um SA e um ED, no minimo, e se nao vier nenhum SA, falta outro PL.

  • O Comendador
    Posted Agosto 17, 2025 at 10:09 am

    O Colinho começa à segunda jornada!!?
    Assim vale a pena. Assim as eleições serão mais fáceis de ganhar em Outubro. Até lá vale tudo, porque o jogo jogado… “bola”!
    Bruno Lage não é treinador de alta competição.

    SL

    • pogagnolo
      Posted Agosto 17, 2025 at 1:14 pm

      Concordo com a última frase. Mas, sem querer parecer mesquinho, nem Borges parece ser um treinador de alto calibre. Existe algum treinador promissor em Portugal de momento, sem ser o Farioli?

  • Carocho1
    Posted Agosto 17, 2025 at 10:36 am

    Notas, mais a frio:
    – Penalti muito forçado, e um penalti por assinalar a Otamendi na 1ª parte que nem ao VAR foi. Um equilibra o outro, mas não devia ser assim. Arbitragem penosa. A malta que se está a queixar do penalti não diz nada sobre o lance do Otamendi, quem diria? Ver o jogo com palas é chato.
    – Equipa não joga um boi. Nada de novo contra equipas de bloco baixo.
    – Lage além de ser um boneco, não sabe preparar jogos em que tem de desmontar uma defesa, só sabe preparar jogos em que há espaço para transição. Só surpreende quem não viu a época passada. Quase tão mau como Schmidt…
    – Rios tresanda a flop. Enzo é aquele menino com bons pés mas quando é preciso ser tampão no meio-campo, é molezinho até dizer chega. Será assim tão difícil encontrar um 6 que reúna competência defensiva com capacidade de posse e de passe? Uma espécie de Tino + Enzo.
    – Atacar esta época com Schjelderup e Aktur a EE é muito curto. Nenhum deles tem o que é preciso para ser titular num Benfica de nível. Só mesmo neste Benfiquinha.
    :: É aguentar o barco até às eleições e mandar esta malta embora… Caso contrário, daqui a uns meses estamos a lutar pelo 3º lugar.

    • pogagnolo
      Posted Agosto 17, 2025 at 11:42 am

      Como é que alguém consegue ver uma equipa a jogar futebol e dizer que o Lage é melhor que o Schmidt??

      O Schmidt pôs o Benfica a jogar o melhor futebol do século na 1a época, talvez só equparada à época de 2014/15 do Jorge Jesus; certo que tinha uma boa equipa, tal como o JJ, mas era notória a mão do treinador. Nunca uma equipa em Portugal tinha implementado gegenpressing tão bem – era um prazer de ver jogar, mesmo para quem não era benfiquista. Lage nunca nos seus melhores dias chegou perto disso. O Schmidt tem o defeito de ser aquilo a que chamam de “treinador autor” – um treinador que não abdica da sua forma de jogar, mesmo quando não tem a matéria prima para implementar esse modelo de jogo. Quem falhou ao Schmidt foi o Benfica, que andou a trocar Ramos por Cabrais, e o deixou sem defesa direito de raiz durante uma temporada inteira. Bastava terem um departamento desportivo competente, para continuarem um projeto de sucesso. Para além do Benfica (clube), também os adeptos demostraram a falta de cultura deportiva que reina em Portugal. Qualquer pessoa que goste de futebol como desporto, e seja interessada no aspeto tático do jogo, consegue perceber rápidamente que Schmidt está patmares acima do Lage. Aliás, as carreiras de ambos falam por si. Só desejo o melhor ao Schmidt, que encontre um bom clube que lhe permita pôr em prática as suas ideias.

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 17, 2025 at 4:11 pm

        Está certo que se pode gostar mais ou menos do treinador, mas falsear as coisas não é bonito.

        Aliás é algo tipicamente benfiquista nos últimos 20 anos. Ganhou-se tão pouco que alguns benfiquistas preferem jogar bem e ter vitórias morais a ganhar.

        Primeiro é falso o que disseste.
        Jogar bem e ganhar ao mesmo tempo tiveste 3 momentos.
        1 época de Jesus
        Meio ano de Schmidt (até Enzo sair)
        Mas ao contrário do que dizes, o meio ano de Lage com a miudagem toda e com Félix como figura central, foi tão bom (ofensivamente foi o melhor dos 3).

        Logo essa narrativa é falsa.

        Se tomarmos só o plano estatístico como comparador para os últimos 4 treinadores:

        Só na Liga Portuguesa:
        Lage: 78,5%
        Schmidt: 76,4%
        Rui Vitória: 75,7%
        Jorge Jesus: 74,7%

        Em todas as competições:

        Schmidt: 69,6%
        Jesus: 68,6%
        Lage: 68,4%
        RV: 68%

        E na competição com mais visibilidade, a Champions:

        Schmidt:43,8%
        Lage: 38,9%
        JJ: 35%
        RV: 34,5%

        Tendo em conta o pouco tempo é fácil perceber que aquele meio ano (principalmente) e até o ano todo resultou na melhor época overall dos últimos 15 anos talvez mais.
        E nessa época aconteceu tudo de bom e foi quase um oásis no que à preparação diz respeito.
        Treinador escolhido com tempo, jackpot nos reforços (Enzo, Aursnes, Neres), aproveitamento dos talentos da formação (António Silva, João Neves, explosão de Ramos, regresso de Florentino)

        Era uma equipa à Benfica porque tinha adn benfiquista, formação, e poucos mas bons reforços.

        Daí pra frente Schmidt foi vítima do novo riquismo que se instalou na Luz e que continua instalado. De achar que somos o City e que podemos gastar 150M todos os anos.

        Aliás o treinador que mais gastou de longe, que menos apostou na formação e com um ratio de vitórias baixíssimo para o investimento e títulos conquistados, continua a ser o d. Sebastião da maioria dos benfiquistas… Isso diz bem do nível a que chegamos

        Não me custa admitir que preferia outro treinador. E que o futuro do Benfica passará por ter mais épocas planeadas como foi a primeira de Schmidt.
        Projeto desportivo definido, poucos mas bons reforços, aposta sem receios na formação.

        Mas o trabalho do Lage não é tão mau como o pintam. Perde por ter zero personalidade.

      • Carocho1
        Posted Agosto 17, 2025 at 4:16 pm

        Ahah, não brinques.
        Ainda há pessoal a conseguir defender o Schmidt depois de 1 ano e meio penosos, é de louvar. O tempo cura tudo não é amigo?
        Assim de repente:
        Quem manteve Joao Mário no XI por decreto quando TODOS viam que tinha de ir para o banco? Quem deixava o Di Maria arrastar em campo até pedir para sair? Quem meteu o Cabral a jogar totalmente fora de forma? Quem, depois de Cabral ganhar alguma confiança e estar em melhor forma, o meteu no banco e colocou Tengstedt que em 4 ou 5 jogos fez 1 remate enquadrado à baliza? Quem levou 5 do pior Porto da última década? Quem não tinha tomates para reconhecer os erros e ainda atirava areia aos olhos dos adeptos com os “top level, top performance”? Quem se sentava no banco sereno de mãos nos bolsos a ver a equipa a fazer jogos paupérrimos?
        O pior treinador que já vi no Benfica. Um misto de burrice, casmurrice, incompetência e desleixo.
        O Lage é fraco, mas já mostrou muito mais saber o que é o Benfica e o futebol português, sabe preparar jogos grandes e sente minimamente o clube. O Schmidt era uma nulidade de ponta a ponta.

        • henry14
          Posted Agosto 17, 2025 at 8:02 pm

          Se não fosse o pior treinador que viste no Benfica, andavas há 6/7 anos sem seres campeão.
          Eu vi estes piores: Jesualdo Ferreira, Toni, Quique Flores, Camacho, Fernando Santos, Chalana, Rui Vitória. Basicamente todos menos JJ. Só depois desta época consigo ver se Lage é pior que Schmidt ou não.
          Foi com Roger Schmidt que vi o Benfica fazer a melhor Champions. Tudo o que referes foi na segunda época, onde ele só fez porcaria infelizmente.

          • Pedro_Almeida
            Posted Agosto 18, 2025 at 1:11 pm

            Tira Rui Vitória dessa lista, fez o que pode com o que lhe foi dado e quase foi campeão 3 épocas consecutivas.
            É o treinador após Jesus com mais sucesso no clube e merece mais respeito

    • Francisco Ramos
      Posted Agosto 17, 2025 at 11:50 am

      Ver o jogo com palas é chato, é verdade. Como viste sem elas, também podias comentar a expulsão perdoada do Rios? É só a falta ao minuto 1 já podia dar vermelho mas mesmo que fosse um amarelo alaranjado ainda houve mais todas as outras até ele finalmente chegar ao minuto 84.

    • Petrol
      Posted Agosto 17, 2025 at 11:52 am

      Sobre se é preciso encontrar um trinco que seja uma espécie de Tino + Enzo, gostava que me dissesses quantos desses há no mundo.

      • Carocho1
        Posted Agosto 17, 2025 at 4:23 pm

        Ui, não há nenhum só Rodri o resto são troncos…
        Em 2 segundos: Manu Silva. Não sendo o melhor do mundo nem no desarme nem no passe, é bastante mais competente que Tino com bola e bastante mais seguro defensivamente que Enzo.
        Como Manu Silva, haverá outros, mas eu não sou olheiro de profissão por isso não te sei dizer nomes de repente ao alcance do Benfica, mas obviamente há.

        • Pablo2
          Posted Agosto 17, 2025 at 7:46 pm

          onde viste isto?

          • Carocho1
            Posted Agosto 17, 2025 at 9:51 pm

            Ora bem, dado que ele ainda quase não jogou no Benfica, não é difícil perceber que foi no Guimarães

        • Petrol
          Posted Agosto 18, 2025 at 7:29 am

          Se a tua resposta é Manu Silva, então fica difícil porque esse jogador já está no plantel mas está lesionado como sabes. Sobre jogadores com essas características são muito, muito raros. Daí só teres tido a capacidade para falar em dois nomes…

    • Shmokyy
      Posted Agosto 17, 2025 at 12:32 pm

      Amiguinho, o penalty do Otamendi nunca sería marcado contra os grandes, deixa la isso. Tambem podías meter por ai o pésao do Ríos que nem falta foi aos 3 min, e que ao intervalo ja nem devia estar em campo, mas desses lances nao convem falar muito. Isto resolvia-se muito rápido com a divulgacao dos audios, para se ter uma nocao exata do criterio e do juizo em determinado lance. Va-se la saber porque, mas em pleno sec XXI e com a podridao do futbol atual, o primeiro pais a implementar o VAR Ainda está reticente em dar o próximo passo.
      ——–
      Ja vao para o terceiro ano com investimentos absurdos sem retorno desportivo e continuam a comprar jogadores de Instagram, e para o ano vao voltar a fazer o mesmo, porque isso e que ganha eleicoes no vosso clube. No final do ano lancam um comunicado a rasgar o vencedor (seja quem seja) e o pessoal da tasca aplaude. Eat, Sleep, Repeat, que nos agradecemos!

      • Mantorras
        Posted Agosto 17, 2025 at 2:48 pm

        O lance sobre o Otamendi é claramente penalty.
        O lance do Rios é um amarelo alaranjado, e tens razao na acumulacao de faltas, mas sem ter amarelo, nao sabes como se comporta o jogador depois.
        Que os lances contra os pequenos sao, por normal, TODOS ajuizados por baixo e a favor dos grandes sao o reverso, é factual, mas isso sao todos os lances de todos os jogos contra todos os grandes.

      • Carocho1
        Posted Agosto 17, 2025 at 4:25 pm

        Não achei lance para vermelho direto, mas foi arriscado e é um lance discutível. O do Otamendi não é discutível, o jogador nem olha para a bola, é penalti aqui e na China.
        Que novidade me estás a dar, o meu clube está a ser tremendamente mal gerido. Isso não invalida rigorosamente nada do que disse.
        Mas cuidado com a basófia, pode-vos correr mal.

  • SilvadasAguas
    Posted Agosto 17, 2025 at 11:07 am

    Diz-se por aí que o Benfica agora com este meio campo sem o horroroso do Tino tem um discernimento e uma saida de bola de brutal, pois bem, ao 1 jogo à tugao, mais pressao, relvado de treta, o que se viu dos dois foram passes perdidos em zona proibidas (se fosse o outro tava a ser ofendido de cima a baixo), e depois pra evitar mais cagadas dos nossos Aimars do meio campo começou-se a mandar barrotes pros desgraçados dos avancados pra ver se resolviam alguma coisa…defensivamente, um tutorial de como desarmar sem fazer falta parece-me necessario, ate sei a quem podem pedir ajuda…dos lances de arbitragem, no estadio nao da pra ver grande coisa, mas se o tribunal unanime do ” o Jogo” nao diz nada fico mais descansado, é so a habitual espuma dos do costume

  • Petrol
    Posted Agosto 17, 2025 at 11:13 am

    Jogo bastante fraco por parte do Benfica. O resultado foi claramente melhor do que a exibição, no entanto o mais importante ficou feito. Estes jogos entre jogos europeus são, por norma, complicados. Para além disso, o campo do Estrela da Amadora foi um terreno complicado para os grandes na época passada e com o incremento de qualidade que a equipa teve esta época, muito possivelmente o mesmo irá acontecer.

    Penso que este jogo serviu para mudar as ideias de quem dizia que o Benfica não precisava de reforços para o ataque. Schjelderup e Prestianni terão de ser aposta esta época mas é necessário mais. Não podemos colocar o peso de assumir a função criativa da equipa a dois jovens que apesar do enorme talento, são ainda inexperientes. Ainda para mais, a falta de soluções em organização ofensiva é também um problema de Bruno Lage que tem mostrado dificuldades nesse capítulo. Recordo os dois jogos para o campeonato contra o Sporting na época passada em que o Sporting passou largos minutos em bloco baixo e viu-se uma incapacidade gritante do Benfica em criar tendo acabado ambos os jogos com apenas uma oportunidade de golo criada. Isto pode ser atenuado com a chegada de pelo menos um jogador criativo que assente num meio campo compacto mas com qualidade em posse com Enzo e Rios, poderá ter liberdade para criar desequilíbrios no adversário sendo que depois haverá Schjelderup e Prestianni como alternativa ou até complemento em algumas situações. Um pouco como aconteceu com Félix que tinha bastante liberdade. Penso que esta seria a forma ideal de tornar o Benfica mais capaz em ataque posicional devido à falta de argumentos de Lage neste capítulo.

    De resto, gostaria de destacar Dahl que era um jogador sob o qual havia alguma desconfiança mas que tem estado bastante bem. Enzo é um grande reforço e traz características à posição que o Benfica precisava muito. No entanto, penso que terá que dosear em que momentos deve arriscar na saída em posse e em que momentos não pode arriscar. Lembro-me de um passe falhado na saída de bola por volta dos 80 minutos que poderia ter sido fatal. Pavlidis e Ivanovic procuram os mesmos terrenos e tenho dúvidas que a sua dupla, pelo menos nesta fase inicial sejam a solução que o Benfica precisa.

  • Zerobola
    Posted Agosto 17, 2025 at 11:35 am

    Sr lage hoje merecia perder isso basta pra resumir o jogo . Dizendo isto quero falar do mais grave a primeira critica é pra os benfiquista que olham pra o lado a falta disciplina que vai dentro do balneário quando um jogador que chega um mês acha que pode ir a com namorada a concerto a noite em vespera de jogo e o benfica manda um comunicado ridiculo com uma cronologia de tempo impossivel de comprir . O jogador Rios nunca podia ter estado no 11 titular hoje que msg se da um grupo que se porta bem o que vale treinar e descansar quando um gajo chega e vai a concertos com namorada que presidente banana ontem não chega ao pe do lage e diz hoje Rios não joga é o que da não ter departamento scouting e comprar jogadores porque fez 2 a 3 jogos bons numa prova que europeus nem querem saber é comprar jogadores com a base do fm so que ano passado bem essa ajuda houve visto nao ter havido fm . Vao ter de esperar ate outobro ou novembro pra voltar a ter scouting . Msg final aos canditados tem de falar mostrar outras ideias chegar e dizer sempre o mesmo que vão trazer os sócios novamente ao clube . Vou deixar um segredo os socios estao sempre com o clube por isso pagamos quotas e temos 20 mil a espera de red pass . Nos queremos mudanças pelo menos eu quero outros querem ganhar seja la como for .

  • Montero
    Posted Agosto 17, 2025 at 1:04 pm

    Adoro toda a choradeira pela arbitragem quando não há um especialista que diga que o penálti sobre otamendi não devia ter sido marcado e todos dizem que o lance do Ríos é amarelo e que lance de Ivanović é penálti.
    Eu entendo que ontem o Benfica merecia ter perdido pontos, agora falar da arbitragem… pelo menos façam no quando fizer sentido

    • Honestly
      Posted Agosto 17, 2025 at 1:13 pm

      Ora 2 lances a favorecer o Benfica
      1 contra
      “Todos (especialistas) dizem que o lance de ivanovic é penalti”. Aí dizem? Todos? É que de todos os que eu li (6) apenas 1 diz que era penalti

    • DNowitzki
      Posted Agosto 17, 2025 at 4:19 pm

      É deixar chorar e oferecer lenços. Até os puros que ameaçam ir embora porque não se fala apenas do futebol jogado abrem os seus prantos com a arbitragem.
      Nóis aqui num pisa na cabeça, só faiz penaltis com as cabeça.

      • JJ Okocho
        Posted Agosto 17, 2025 at 7:01 pm

        Sempre assertivo.
        O Benfica incomoda muita gente
        Colinho de penalty inventado, e o Rios já é o pior caceteiro de sempre. Só ontem eram 4 cartões.
        É fazer queixa. O Papa é leão, pode ser que ajude.

      • djBrocas420
        Posted Agosto 18, 2025 at 4:22 pm

        com uma arbitragem destas devem ter pisado, com boa conta, mas a cabeça do arbitro
        o reis vai andar de bengala e vocês com essa conversa, ja diz o outro é o bordeline

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Agosto 17, 2025 at 1:14 pm

    Tenho informações de seguríssima fonte que indicam que o plano do Benfica é contratar precisamente o Mourinho para substituir o Lage. Ou seja, o Benfica vai eliminar o Fener com a ajuda do próprio Mou, Lage e Mou despedidos e o Mou vem para o Benfica.
    ___
    A mesma fonte informa ainda que é a isto que se deve a mudança de ventos no negócio de Akturkoglu (Mou é apreciador das características do indivíduo) e que a indemnização do próprio Lage será paga com os milhões da indemnização do Mourinho.
    ___
    Ouviram em primeira e última mão aqui.

  • henry14
    Posted Agosto 17, 2025 at 2:19 pm

    1) A equipa não jogou um chavelho. Entraram claramente a pensar na Champions, com ritmo super lento (circulação de bola lenta, reposição de bolas em lançamentos p.ex lenta…) É mt giro quando se pergunta a um treinador numa conferência sobre cenas extra jogo ou sobre um jogo supostamente importante e a resposta é “O nosso foco é o próximo jogo que é com o Estrela da Amadora”. Mas uma coisas são respostas feitas para encher chouriços, outras coisas são a realidade. E a realidade é que os jogadores não estavam focados neste jogo. Foi tudo paupérrimo;

    2) Cultura do Bota Abaixo Benfiquista: ao fim de 4 jogos já estou a assistir ao funeral de Rios. Já ouvi dizer que é a fraude do século. Ao fim de 4 jogos!! Mesmo que o jogador venha a ser flop, isto incomoda-me mesmo. Quando não houve ninguém ontem que tenha jogado bem (o menos mau foi Dahl);

    3)Arbitragem. Estou a ver que há muitas pessoas por aqui que estão em negação e que querem “compensar” um benefício com um lance em que supostamente fomos prejudicados. Pois bem, a minha opinião não vale mais que a de ninguém, mas na MINHA OPINIÃO o Benfica foi claramente beneficiado ontem com um penalty que eu carinhosamente apelido de Penalty à Porto. Não há falta nenhuma. E o lance do Otamendi que tanto falam é outro penalty de tugão. Sim, era mais esse do que aquele que foi assinalado mas ainda assim, estes lances contra nós, grandes, não seria assinalado. Esse lance não seria assinalado na Champions nem na Premier.
    Esta arbitragem foi ridícula e fez-me lembrar a reta final do Porto em 22/23 onde caíam penaltys do céu a torto e a direito e só por isso ficaram a 2 pontos do Benfica nesse ano. Quem quiser ter outras leituras que esteja à vontade, quem quiser argumentar com a opinião dos jornais dos árbitros esteja à vontade. Para mim, basicamente , o Benfica usufruiu de colinho e ofereceram-nos 2 pontinhos (1 já era nosso). Mas atenção, não acho que foi uma arbitragem tendenciosa, acho simplesmente este árbitro horrível. Sempre a parar o jogo, a marcar faltas por tudo e por nada, etc;

    4) Lage: eu juro que tento gostar dele e que me tento conter nas críticas mas depois de jogos como o de ontem fica difícil. Jogo pavoroso e ele não mexe antes dos 70?? Como é possível? Que jogo é que ele viu? Que conferência é aquela? Este é daqueles que até pode ganhar tudo internamente que eu provavelmente não vou gostar dele. 2 substituições aos 87 e duas ao 94 é de rir e chorar por mais. Basicamente, ele aprovou as exibições do 11 titular, esta é a minha única e possível leitura. Ele gostou do que viu. Ah esperem, há outra leitura: é ele olhar para o banco e pensar “Quem é que eu vou meter? Isto é só jogadores de m****”. Mas não, ele não pode pensar isso, pq ele já disse que está super satisfeito com as opções que tem. Meu Deus do Céu.

  • BP
    Posted Agosto 17, 2025 at 4:14 pm

    Exibição miserável. A nossa organização ofensiva é de uma pobreza franciscana – desde que Lage chegou, bruscamente no Verão passado…
    Ontem, não me lembro de termos feito UMA jogada por dentro do bloco do Estrela – nem uma para amostra! Ora, como os blocos adversários, em organização defensiva, só desestabilizam e desorganizam à séria quando quem ataca o faz por dentro do bloco, o jogo de ontem foi um passeio no parque para o bloco do Estrela, organizado sempre em 532. O trabalho de organização defensiva de qualquer equipa fica muito facilitado quando o adversário se limita à circulação por fora do bloco ou ao jogo directo/chutão lá para cima, como fez o Benfica ontem.
    Posso obviamente estar enganadíssimo, mas o que eu acho que se passa é o seguinte: o Lage, quando pensou a mudança do sistema táctico, do 443 da época passada para o 442 clássico desta época, estava a contar com o João Félix para a função de SA criativo. Como em 2019, ele pensou montar a equipa toda em redor de um João Félix a jogar com total liberdade, nas costas do nove. Foi por isso que fomos buscar dois médios-centro como o Enzo e o Rios: para termos nas costas do João Félix um duplo pivot de grande dimensão atlética, sólido e agressivo defensivamente…
    Ora, como falhámos o JF e também o Thiago Almada, este 442, sem o SA criativo, é consistente e sólido defensivamente, mas falta-lhe rasgo e criatividade em organização ofensiva. É essa falta de rasgo e criatividade ofensiva que está na origem do que eu mencionei acima, a ausência de jogo entrelinhas, por dentro do bloco adversário. Como fez no passado com Raul De Tomás, Lage está a forçar um nove de referência ofensiva, como Ivanovic, a ser esse segundo avançado criativo que ainda não conseguimos contratar…acredito que o Ivanovic pode adaptar-se melhor à função do que o RDT, na altura, mas ele não é esse SA criativo, de bola no pé, como teriam sido o João Félix ou o Thiago Almada. E nunca vai ser, não é esse o DNA dele – ele é avançado de ataque à profundidade e finalização, não é um criativo de bola no pé, em espaços curtos, como deve ser um nove e meio do 442 clássico.
    Portanto, conclusão: Ivanovic deve servir para fazer concorrência ao Pavlidis como ponta de lança de referência da equipa; precisamos de um segundo avançado criativo de bola no pé como de pão para a boca. Não conheço o Amoura, não sei se é esse jogador ou não – espero bem que seja, porque este 442 actual, com dois noves e uma cratera vazia entre o meio-campo e o ataque, não vai resultar muitas vezes…

  • JackaL
    Posted Agosto 18, 2025 at 4:42 pm

    Na noite em que o Sol da Caparica brilhou mais do que a Reboleira, Richard Ríos, colombiano de samba contido e passe hesitante, decidiu trocar a concentração pela descontração. Véspera de jogo, e o rapaz, que custou ao Benfica 27 milhões de euros — valor que em tempos comprava meio plantel e ainda sobrava para umas bifanas — apareceu num camarote lateral ao palco, de braços cruzados, enquanto a namorada dançava como quem não tem jogo no dia seguinte. O concerto acabou antes das dez, dizem. Mas o que não acabou foi a conversa.
    O Benfica, esse, fez saber que estava tudo autorizado. Que o jogador avisou, que não houve quebra de regras. Mas há coisas que não se quebram porque nunca foram escritas. Como o bom senso, por exemplo. E o respeito pela mística da véspera de jogo, onde se devia ouvir o silêncio dos lençóis e não o batuque da banda “Menos é Mais”.
    No dia seguinte, Ríos entrou em campo como quem ainda tinha os ouvidos a zumbir. Contra o Estrela da Amadora, foi um samba sem ritmo. Passes errados, perdas de bola, um livre que bateu na barreira como quem pede desculpa por incomodar. A nota foi quatro, mas podia ter sido um dó menor. Escapou à expulsão por milagre ou por misericórdia do árbitro, que talvez também goste de pagode.
    Os adeptos, esses, não perdoaram. Chamaram-lhe inconsequente, disseram que não tem lugar no onze, que Bruno Lage está a fazer dele um peão num tabuleiro onde só há bispos e cavalos. José Manuel Capristano, sempre pronto a defender o indefensável, veio dizer que não foi só Ríos que esteve mal. Que foram todos. E que só ele foi ao festival. Como quem diz: se é para criticar, critiquem com justiça. Mas justiça, no futebol, é como o VAR: aparece quando já não interessa.
    Ríos tem talento, disso não há dúvida. Mas talento sem cabeça é como samba sem cuíca: não empolga. Em Portugal, não se joga com o coração no pé. Joga-se com o cérebro na chuteira. E se o colombiano quiser triunfar na Luz, terá de aprender que o palco onde se dança é o relvado. E que o público que importa não está nos camarotes, mas nas bancadas que exigem suor, entrega e, de vez em quando, um golo.
    Porque no Benfica, como dizia o outro, não basta jogar. É preciso honrar. E isso não se aprende num festival. Aprende-se com a bola, com o tempo, e com a humildade de quem sabe que o samba, por vezes, tem de esperar pelo apito final.

Deixa um comentário