Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Exibição q.b. foi suficiente para o FC Porto; Toni Martínez desbloqueou, Taremi voltou aos golos; Tondela não incomodou Marchesín

Tondela 0-2 FC Porto (Toni Martínez 19′ e Taremi 83′)

O FC Porto não teve problemas em passar no terreno do Tondela e colocou assim pressão no Sporting. Os azuis e brancos nem fizeram uma grande exibição, mas tiveram sempre o encontro controlado, sendo que Marchesín nem foi verdadeiramente testado. Toni Martínez facturou pela 2.ª jornada consecutiva, num jogo em que Pepe e Grujic voltaram a destacar-se e que ficou marcado pelo regresso aos golos de Taremi. Já o conjunto de Ayestarán não permitiu grandes oportunidades, mas ofensivamente nunca conseguiu servir Mario González em condições e com isso notaram-se as dificuldades no último terço. Rafael Barbosa teve os únicos semi-lances de perigo, mas esteve desastrado no remate.

Tondela – Exibição muito pobre do conjunto de Pako Ayestarán, que nunca revelou capacidade para discutir a partida. O técnico espanhol manteve o figurino habitual, com a equipa a procurar sair em contra-ataque, mas o Tondela raramente conseguiu ligar sectores e não construiu qualquer jogada com princípio, meio e fim. É certo que o adversário pouco criou, mas acabou por estar confortável ao longo dos 90’, tal foi a inércia dos Beirões, tanto em jogo corrido como nas bolas paradas. Individualmente, Salvador Agra e Rafael Barbosa estiveram desastrados em todas as ações, Mário González foi bem anulado e o trio de meio-campo sentiu muita dificuldade em ter bola e impor o seu jogo. Ainda assim, Jaime Grau terá sido a melhor unidade, obrigando Marchesín a uma boa defesa e mostrando qualidade no passe. Por outro lado, Bebeto sentiu muitas dificuldades no seu flanco, enquanto os centrais ficaram mal na fotografia no lance do 1-0, tal como Pedro Trigueira. Já os suplentes não tiveram impacto.

FC Porto – Triunfo tranquilo dos Dragões, num campo onde têm sentido dificuldades em anos anteriores, e que permite pressionar o Sporting. Sérgio Conceição promoveu algumas alterações, sobretudo no ataque, e o FC Porto, apesar de não ter encantado, fez o suficiente para sair de Tondela com os três pontos. O golo surgiu cedo e a equipa foi controlando as operações, e, pese o ritmo lento, acabou por chegar ao 2-0 no segundo tempo. Individualmente, Toni Martínez voltou a marcar e a ser decisivo no triunfo, enquanto Evanílson esteve mais apagado. Já Taremi saiu do banco para picar o ponto e terminar com a série de oito jogos sem faturar. No miolo, Grujic voltou a dar boa resposta ao lado de Uribe, que esteve menos assertivo no passe do que é habitual. Já Otávio fez uma exibição discreta, ainda que tenha melhorado nos minutos finais e participado no 2-0, juntamente com Manafá, que controlou bem o seu flanco. Do outro lado, Zaidu também esteve rigoroso, enquanto a dupla Pepe e Diogo Leite não teve problemas. Nota final para Luís Díaz, que veio agitar a partir do banco, enquanto Corona voltou a mostrar a sua qualidade técnica a espaços.

XI Tondela: Trigueira; Bebeto, Medioub, Ricardo Alves, Filipe Ferreira; Jaume Grau, João Pedro, Olabe; Salvador Agra, Rafael Barbosa, Mario González.

XI FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Diogo Leite, Zaidu; Grujić, Uribe, Corona, Otávio; Toni Martínez, Evanilson.

25 Comentários

  • andresilvac
    Posted Abril 10, 2021 at 10:34 pm

    Jogo com pouca história, Porto a entrar muito bem e com os 35/40 minutos iniciais a vantagem de 2 golos seria curta, na segunda metade geriu o Tondela aproximou se da baliza mas sem real perigo e o Porto faz o 2o golo e arruma com o jogo.
    Destaques Grujic que mais uma vez cumpre o papel que lhe foi confiado (seria uma contração interessante se o Liverpool entrasse em descontos gosto bastante dele) Tony Martinez ganha uma vez mais pontos e começa a incomodar os titulares da frente (Marega então perde o lugar para o espanhol para mim) e as boas entradas de Taremi(que espero que recupere a confiança que parecia ter perdido) e S. Oliveira, bons apontamentos também para Evanilson que faz jogar a equipa de forma diferente (para melhor).
    Viroria importante tanto para a frente como para trás na classificação já que falta menos 1 jogo e não deixa o Benfica aproximar se e coloca pressão no Sporting que vem de um resultado negativo e assim tentar destabilizar o Sporting eventualmente fragilizado.
    Cumprimentos

  • Pactum Santorum
    Posted Abril 10, 2021 at 8:33 pm

    Tal como eu tinha dito aqui, o Tondela não tinha qualquer interesse em disputar este jogo. O xG de 0.2 comprova-o, logo quem me criticou pela conclusão óbvia que eu disse nesse dia, teve de comer o chapéu.

    Uma vitória por 4 ou 5-0 seria mais adequada.

  • Estigarribia
    Posted Abril 10, 2021 at 8:12 pm

    Campeonato está em aberto até ao fim. Vitória justa do FC Porto que sem se esforçar muito derrotou o Tondela que, como diz o VM, e bem, pouco ou nada incomodou os dragões – ao contrário do jogo com o Sporting.

    Individualmente, Toni Martinez mostrou que é um avançado com qualidade, ao contrário do que dizem aqueles que o criticam. E ainda marcou um belo golo com movimento á ponta-de-lança.

    Quanto ao Tondela, nem há muito a dizer já que os comandados de Pako Ayestaran nunca foram uma séria ameaça á baliza de Marchesín. Contudo, têm a manutenção mais que garantida.

    Posto isto, e como eu disse logo no início, o campeonato esta relançado e dificilmente o FC Porto irá perder pontos nos próximos jogos. Têm um colectivo muito forte e têm estofo de campeão. Nada está fechado.

    Saudações Leoninas

    • Factualista
      Posted Abril 10, 2021 at 8:38 pm

      O Tondela está mais próximo dos lugares de descida do que o Porto do 1 lugar, mas o campeonato está relançado e o Tondela tem a manutenção mais que garantida?

      • Deco10
        Posted Abril 10, 2021 at 9:40 pm

        Talvez porque os clubes lá embaixo perdem muitos mais pontos, para além de que para o Tondela descer até ao final é preciso perder pontos para Rio Ave, Famalicão, Belenenses, Boavista, Marítimo, Farense e Nacional, enquanto que o Porto está à distância de uma equipa para o primeiro lugar, ou seja, “basta” o Sporting entrar numa mini-espiral negativa.

        • Factualista
          Posted Abril 10, 2021 at 11:55 pm

          Não, não precisa. “basta” o Tondela entrar numa espiral negativa e fazer pior que 5 dessas 7 equipas para ir a playoff. O Arouca há uns (poucos) anos também tinha a manutenção “garantida” com 11pts de avanço e 15 por disputar… Até não ter mais e descer. O Tondela tem 4.

          Apenas acho irónico que para o Sporting é tudo uma montanha e para os restantes é tudo garantido.

          • Deco10
            Posted Abril 11, 2021 at 1:24 pm

            Esse teu último parágrafo demonstra bem onde queres chegar.

            Vou-te por isto de uma forma genérica a ver se percebes que isto em lado nenhum é um ataque ao teu Sporting e sim uma questão pura de psicologia.

            O clube que vai em segundo depende apenas de um clube fazer asneira para passar para primeiro, isto se o clube que vai em segundo fizer a sua obrigação, psicologicamente sabem que para atingir o objetivo “basta” fazerem melhor do que uma equipa.

            Um equipa que vai em 11º sabe que para ir para os lugares de descida, “basta” não fazer pior do que 3 das 7 equipas que estão abaixo. Em termos de probabilidades, é mais provável uma equipa fazer melhor do que outra, do que as 5 equipas que estão abaixo da que vai em 11º o fazerem.

            Em nenhum lado disse que era impossível a equipa que vai em 11º descer, apenas que é mais provável uma equipa ganhar o lugar a 1 equipa do que outra perder o lugar para 5 equipas, e isto é ampliado pelo fator psicológico.

            Tão simples quanto isso, não é um ataque a ninguém, não é por ser o Sporting que vai em primeira, ia ser exatamente igual estivesse quem estivesse.

  • coach407
    Posted Abril 10, 2021 at 8:08 pm

    E nisto o Tondela acabará esta jornada com apenas 4 pontos acima do antepenúltimo lugar que pode dar descida de divisão a faltar ainda uns longos 8 jogos. O Tondela à partida para esta jornada tinha os mesmos pontos que o Gil Vicente, mas para um user aqui dizer que o Gil Vicente e o Tondela ainda estavam PERFEITAMENTE na luta pela manutenção era hipocrisia porque com 28 pontos já estavam mais que safos.

    Chega-se logo à jornada seguinte e vê-se que o Tondela já ficará a apenas 4 pontos dos lugares de descida a faltar ainda 8 jogos. E o Gil Vicente pode ficar exatamente na mesma situação caso perca o seu jogo com o Moreirense amanhã. Mas ya, estão extremamente longe dos lugares de descida e mais do que safos…….

    • Deco10
      Posted Abril 10, 2021 at 9:45 pm

      O Tondela para descer precisa de perder mais pontos do que as 7 equipas que estão abaixo, para além de que são 4 pontos para os playoffs e 6 pontos para a descida. Na verdade qualquer equipa abaixo dos 34 pontos +/- ainda está a lutar pela manutenção, mas a probabilidade do Tondela descer é muito baixa.

      • coach407
        Posted Abril 10, 2021 at 10:37 pm

        – A conversa é sobre se o Tondela/Gil Vicente já garantiram a manutenção na semana passada. Garantir a manutenção não é garantir o 16° lugar, é garantir o 15° que é o único lugar que garante o objetivo logo o Tondela tem apenas 4 pontos de vantagens para o lugar que pode dar descida.

        – Não, o Tondela não tem de fazer pior que as 7 equipas que estão abaixo para ficar nos lugares que não garantem a manutenção. Eu concordo que seria preciso quase um milagre para ficar em último e mesmo ficar em penúltimo já parece muito improvável. Acho é que são equipas que ainda podem perfeitamente acabar em antepenúltimo e portanto não garantir a manutenção via campeonato. Apenas precisa de fazer pior que 5 das 7 equipas para isto. Relembro que Rio Ave, Famalicão e Boavista então entre essas 7 equipas, equipas individualmente muito melhores que o Tondela e com grande potencial para, a qualquer momento, dar um salto na tabela de gigante como aconteceu com o Portimonense, Gil Vicente e o próprio Famalicão parece estar nesse sentido. Não me parece de todo chocante que estás 3 equipas acabem acima do Tondela. Até diria que é mesmo o mais provável. A partir daqui só faltariam 2 equipas e em 8 jogos não me parece nada dificil que o Tondela faça apenas 4-6 pontos e acabe lá.

        – Mesmo que o Tondela tivesse de fazer pior que 7 equipas (e repito: não tem), isso é precisamente o que define as equipas que descem. Por definição, os últimos classificados são os que pontuam menos que os outros portanto dizeres que o Tondela para descer tem de pontuar menos que os outros é… o óbvio. Óbvio que tem de pontuar menos. Aliás, as 3 equipas que ficarem nos últimos lugares só lá ficarão porque fizeram pior que as outras 15 equipas. É assim que funciona…

      • Manel Ferreira
        Posted Abril 10, 2021 at 10:11 pm

        Óbvio, Deco. As pessoas têm esta obsessão com a “distância para a linha de água”, quando na verdade há muitos outros factores que contam: número de equipas que estão abaixo, número de vezes que vão jogar entre si, distância para a linha de segurança…
        Claro que uma distância de 7/8 pontos entre APENAS duas equipas será sempre menor, na prática, do que uma distância de 6 pontos quando há 6 ou 7 clubes abaixo.

        Agora, claro que o Tondela ainda pode descer, o próprio Gil também. Aquele Arouca de 2016/17 parecia safo e depois acabou mesmo por descer, acontece. Mas mesmo esses conseguiram fazer 5 pontos nas últimas 9 jornadas. E é precisamente por ser um caso tão raro que nos lembramos dele…

        • coach407
          Posted Abril 10, 2021 at 11:09 pm

          Não, tu lembras-te dele porque eu te lembrei porque ainda na semana passada dizias que era quase impossível descer. Agora já é o Moreirense e o Santa Clara que é quase impossível. Já estás a tentar mudar o que disseste. Pelo menos agora estás a dizer algo com pés e cabeça.

          E o caso do Arouca era raro, mas estamos a falar de descer a 11 pontos de distância. Não a 6 pontos de distância e muito menos a 4. Repara que o Arouca tinha 11 pontos de vantagem, fez 5 pontos em 9 jornadas e, MESMO ASSIM, desceu. Mas na semana passada disseste que bastava ao Gil Vicente vencer 2 jogos que já tinha a manutenção garantida. Ou seja, basta 6 pontos disseste tu. Ao Arouca com uma vantagem bem maior e a só poderem descer 2 equipas não chegou 5, mas ao Gil Vicente basta 6 e garante, no mínimo, o 15° lugar.

          O Tondela a 4 pontos parece que já não vai descer só a ti e a mais algumas pessoas que começaram a ver futebol há 2 dias.

          Se tivesse 4 pontos de vantagem e faltassem 2/3 jornadas… ok, realmente é “quase impossível” descer. Matematicamente era possível, mas concordaria contigo, seria preciso uma combinação de resultados mais improvável e portanto a manutenção não estava garantida, mas era aceitável dizer que estava bem perto.

          Agora… a 8 jornadas do fim??? OITO?? É que nem perto da manutenção estão. Estão melhor posicionados que os outros, obviamente, mas é uma ligeira vantagem apenas como o Nacional tinha uma ligeira vantagem e já está lá no fundo. Tal como o Marítimo chegou a estar em 7° lugar e agora está lá no fundo.

          Digo mais: a minha aposta é que o Tondela não só ainda não garantiu a manutenção na jornada passada como não vai garantir sequer na última jornada, fechando o campeonato em 15° e disputando o play-off de descida onde tudo pode acontecer. Este é o cenário que eu acho mais provável, o que diz muito do que penso sobre a tua ideia de nem sequer poder festejar um deslize do Farense porque é idiota comentar como se o Gil Vicente estivesse realmente a lutar para não descer que foi o que tu disseste, apesar de agora estares a tentar mudar.

          • Manel Ferreira
            Posted Abril 11, 2021 at 12:25 am

            Sim, disse que bastavam 2 vitórias ao Gil Vicente e mantenho. Com 2 vitórias fazem 34 pontos e é quase impossível alguém descer com 34 pontos.
            Isso da “vantagem do Arouca” não interessa, já que eles só fizeram 32 pontos nessa época. Portanto, não interessa se tinham 11, 15 ou 18 pontos de vantagem, simplesmente não chegaram à tal linha de segurança. Tu continuas obcecado com a distância para a linha de água e portanto não percebes isto.

            E não, eu nunca disse que o Tondela tinha a permanência garantida, nem pouco mais ou menos. Que eu me lembre essa nossa conversa foi sobre o Gil Vicente e não sobre o Tondela. E a questão das 8 jornadas que faltam também funciona a FAVOR de clubes com o Gil pois têm mais hipóteses de conseguir esses pontos que faltam para conquistar a permanência. Os que têm menos pontos, têm menos margem de erro nessas 8 jornadas. Mas pronto, para perceber isto é preciso olhar para cima e não apenas para baixo.

    • Manel Ferreira
      Posted Abril 10, 2021 at 9:44 pm

      Suponho que essa tenha sido para mim, mas vai-me buscar uma altura em que eu disse que o Tondela ou o Gil estavam “mais que safos”. O que eu disse foi que, no caso do Gil Vicente, com 28 pontos a 9 jornadas do fim, as hipóteses de se safarem são muitíssimo maiores do que descerem. Só isto. E tu estavas a tentar passar a ideia de que as hipóteses de se safarem eram as mesmas que as de um Farense ou Nacional, o que é ridículo. Volto a dizer que a distância para a linha de água é uma maneira preguiçosa de ver a coisa, sobretudo quando há tantos clubes atrás deles que vão jogar entre si e tirar pontos uns aos outros.

      Mas eu falo em probabilidades e tu achas que estou a falar em certezas. Tem piada tantos testamentos escritos por um gajo que, simplesmente, não sabe ler…

      E para o user acima, eh pá, se vamos pelo “100% salvos” nem o V. Guimarães está 100% salvo. Mas alguém acredita mesmo que o Moreirense ou Santa Clara vão descer? Haverá muitos casos desses, de dois clubes não conseguirem uns 2 ou 3 pontos em 9 jornadas? Nem Aquele Arouca de 2017…

      • coach407
        Posted Abril 10, 2021 at 10:11 pm

        Eu disse que as hipóteses de descer do Gil eram iguais às de quem está abaixo?? Onde é que disse isso??

        Eu fiz um comentário em que disse que o Gil Vicente era a equipa melhor posicionada das que lutam pela manutenção naquele e que fiquei contente com o deslize do Farense na jornada passada e tu respondeste todo ofendido que o jogo do Farense não interessava para nada ao Gil Vicente e que essa conversa da manutenção já enjoava portanto, sim, tu comentaste aqui que falar do Gil Vicente como se ainda estivesse a lutar para não descer é ridículo.

        Aliás, este teu comentário demonstra bem a tua real ideia quando comparas a probabilidade do Gil Vicente descer com a do Vitória. E quando digo Gil Vicente digo Tondela porque estavam exatamente na mesma situação na última jornada e todos os teus argumentos servem para as 2 equipas.

        O Arouca a 11 pontos de distância desceu de divisão, mas o Tondela com 4 pontos é quase impossível descer ?

        • Manel Ferreira
          Posted Abril 10, 2021 at 10:42 pm

          Onde é que eu comparei a probabilidade do Gil com o Vitória? Ou disse que o Tondela era quase impossível descer? Confirma-se que não sabes ler e ficamos por aqui.

    • Sporting1906
      Posted Abril 10, 2021 at 8:28 pm

      Totalmente de acordo. Do Portimonense para baixo ainda está tudo na luta pela manutenção e mesmo Moreirense e Santa Clara não estão ainda 100% salvos.

  • Oakander10
    Posted Abril 10, 2021 at 8:08 pm

    Não há Marega em campo, não há bombo na profundidade, logo há mais futebol. Primeira parte completamente diferente do habitual, com muita posse e muita calma com bola.

    Toni Martinez fez um bom golo, mas não um bom jogo. Demasiados passes e recepções falhadas (é limitado tecnicamente) mas lutou muito como de costume e aliando isso ao golo acaba por ganhar pontos.
    Evanilson esteve ligeiramente melhor (é de longe o avançado mais capaz com bola do Porto) mas pareceu perder gás demasiado cedo.
    Grujic voltou a fazer um bom jogo (o Porto tem aqui um reforço para o resto da época).

    Já do lado mais negativo, como sempre, os laterais. Não tem nível para isto e pouco mais há a dizer sem se ser repetitivo. Manafá então fez uma exibição deplorável falhando mais de metade das suas ações com bola.

  • Toupax
    Posted Abril 10, 2021 at 8:07 pm

    Mais um jogo em que o Porto não precisa de jogar muito para ganhar marca e depois gere o jogo a seu belo prazer, prático e eficaz como sempre, a juntar a isso as habituais cenas de qualquer toque do adversário atiram se para o chão a rebolar como se tivessem algo partido e claro o árbitro a cair sempre na cantiga. Até ao fim ganham os jogos todos!!

  • Miguel SADSC
    Posted Abril 10, 2021 at 8:03 pm

    5 pontos, corda a apertar. Como disse, nunca esteve fechado e o Porto dificilmente perde pontos até ao fim como já se viu. Tirando na Luz, o resto dos jogos com maior ou menor dificuldade, mais ou menos penalti, vão vencer.
    Se o Sporting não sair de Alvalade com 8 pontos amanhã e com as idas a Faro, Vila Do Conde, Luz e Braga, não me surpreendia uma hecatombe digna da história recente do clube.

    • Paulopes
      Posted Abril 10, 2021 at 8:11 pm

      5 pontos, se fizermos a nossa obrigação domingo e na próxima sexta passam a 11…calma!!

      • Andre67
        Posted Abril 10, 2021 at 8:50 pm

        É muito relativo..

        Podem ser 11 na sexta ou 2 no Sábado..

        A obrigação é ganhar o próximo jogo e se ganharmos ficamos um pouquinho mais perto..

        Pessoalmente não estou nada confiante, mas acho que é normal, dado o passado recente do Sporting e os 19 anos de jejum..

      • Alex03
        Posted Abril 10, 2021 at 8:38 pm

        Verdade, mas a atitude durante os jogos tem que mudar e se mudar acredito que isso se alcance facilmente.

      • Sporting1906
        Posted Abril 10, 2021 at 8:30 pm

        Concordo, está tudo nas mãos do Sporting. Mas com este clube nunca se sabe o que pode acontecer.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 10, 2021 at 8:01 pm

    Até fizemos uma boa exibição na 1a parte mas na segunda voltamos ao mesmo.
    Taremi voltou aos golos e espero que isso lhe dê mais confiança.

    Agora é começar a preparar o jogo contra o Chelsea.

    Saudações DesPortistas!

Deixa um comentário