Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fábio Martins volta a desabar nas redes sociais: «A maior doença em Portugal não é a Covid-19, é a clubite aguda»

Nuno Santos, do Rio Ave, foi alvo de ataques, após a derrota dos rioavistas frente ao Benfica, e Fábio Martins aproveitou o tema para deixar um desabafo. “A maior doença em Portugal não é a Covid-19, chama-se clubite aguda e o pior é que esta, não tem, nem nunca terá uma cura. Não há comentários para o que um jogador de futebol tem de aturar. É por isso é que os que podem, saem daqui o mais rápido que conseguem. E bem!”, apontou o extremo do Famalicão.

44 Comentários

  • Estivela
    Posted Junho 19, 2020 at 11:47 am

    O mais engraçado disto tudo é a opinião de que o futebol português é tóxico, no entanto os programas com maior audiência são os de paineleiros na tv que só servem para meter veneno. Não estou a dizer que é o pessoal do blog, mas a quantidade de vezes que já confrontei pessoas que dizem que estão fartas do que se passa no futebol português, no entanto continuam a alimentar o monstro, porque “não dá mais nada na tv.”

  • Manchester Is Red
    Posted Junho 18, 2020 at 8:57 pm

    O problema de Portugal é o de sempre: falta de cultura desportiva.

    Isto tem vindo a ficar mais acentuado porque, nos últimos tempos, tornou-se absolutamente banal envergar nesta via de suspeição e acusação.

    É muito difícil continuar investido neste desporto em Portugal. Recentemente, fruto do “Last Dance”, fiquei com o bichinho do Basketball e acho que vou dar uma chance à nba (que nunca dei) quando regressar.

    Tudo o que servir para ajudar a esquecer este futebol podre, é bem-vindo.

    • josediogo
      Posted Junho 19, 2020 at 12:39 am

      Sendo fã de Miami devido ao Wade, apaixonei-me pela NBA por representar o oposto da nossa liga de futebol.
      Estas guerrilhas e ódios de clubes não existem desta forma.
      Por lá, acima de tudo, privilegia-se o espectáculo! Independentemente do desporto, nós queremos é espectáculo, emoção, vibrar com jogos.
      Será uma escolha que nao irá desiludir.

      • Manchester Is Red
        Posted Junho 19, 2020 at 10:53 am

        Exactamente. É isso que também me atrai na competição.

        Ver os jogadores a respeitarem-se uns ao outros e os adeptos a reconhecerem talento nas equipas adversárias é priceless.

        Sempre gostei dos Lakers por causa do Mamba, mas neste momento não tenho grande afeição pela equipa, mesmo com o LeBron e o Davis lá.

        A parte interessante de ver a NBA sem grandes clubismos, parece-me ser a oportunidade de apreciar o talento sem grandes biases. Pelo que estive a ver, estou muito curioso para ver se o Giannis conseguirá bater os Celtics na Este e se na final irá defrontar os Lakers ou os Clippers.

    • Deco10
      Posted Junho 18, 2020 at 9:32 pm

      A NBA é excelente porque no fundo é quase como o Champions durante todo o ano, são os melhores dos melhores que lá estão, em todos os jogos pode haver surpresas porque apesar de claramente haver equipas mais apetrechadas que outras, as menos apetrechadas também são muito boas, embora não pareça. Por exemplo se pegares nos Knicks, uma das piores equipas da NBA neste momento, e os meteres a jogar contra as equipas tops da Europa, eu apostaria nos Knicks para ganhar…

      O problema da NBA é o horário, às vezes dou por mim a ficar até às 5-6 da manhã para ver um jogo dos meus Celtics

      • Manchester Is Red
        Posted Junho 19, 2020 at 10:49 am

        Exactamente! Eu conheço os jogadores e as equipas, mas nunca me dediquei a fundo.

        Felizmente tenho jogado ao NBA 2k20 desde a Quarentena (esteve na PS Store a 4 euros) e já estou familiarizado com quase tudo :D

        A questão dos horários é terrível, mas pelo que percebi eles fazem uns highlights alargados muito porreiros.

  • Axel Matic
    Posted Junho 18, 2020 at 7:57 pm

    O futebol português banalizou a labreguisse, isto não vem unicamente de um país de “teorias da conspiração “ mas de um país altamente corrupto que vê os seus líderes e representantes envoltos nas mais infames suspeitas.

    O futebol não foge à regra e espelha uma sociedade cleptocrata, onde não importa como ganhar, mas sim ganhar a todo o custo, não deixando nada para os perdedores, ontem vimos infelizmente o peso excessivo que o futebol tem sobre a política e as ligações escabrosas que são estabelecidas!
    O terrorismo comunicacional no futebol só é mais visível porque há mais interesse no “ópio do povo” que é assim sedado e se torna numa “coletividade pacífica de revoltados” como diz Miguel Torga.
    É incrível que somos todos contra isto mas são poucos os que se levantam e dão a cara contra e os que ainda dão são triturados por propagandas e agentes desportivos que catalisam a violência como o símio azul, no entanto muitos sócios e adeptos dos clubes institucionalmente mais relevantes em Portugal continuam a não combater este vírus terrível que só degrada o futebol e tudo porque alguém lhes espeta com argumentos falaciosos que os ditos cujos que gerem esses clubes são Reis Midas e a salvação dos mesmos e que estes garantem a salvação do negócio do futebol, normalmente quem inventa estas falácias são os mesmos que agem no masculino sobre estes dirigentes em troca de um lugar para ver o negócio em campo e uns trocos, eu percebo que se tem de ganhar a vida mas há limites para a desonestidade e sabujice, Portugal precisa de uma grande volta se não quer se degradar aos poucos!

  • Estigarribia
    Posted Junho 18, 2020 at 7:42 pm

    Infelizmente há muitos labregos nas redes sociais dos clubes e dos jornais desportivos, assim como nas caixas de comentários dos mesmos, que insultam tudo e todos e inventam as teorias da conspiração mais mirabolantes. E dando um exemplo do meu clube, eu sigo o Sporting no Facebook e no Instagram e 99,9% dos comentários é insultarem a equipa, ou a defenderem o regresso do Bruninho insultando outros adeptos que estão contra, ou com aquela hashtag #varandasout em todos as publicações nessas redes sociais. Poucos são os comentários de incentivo aos jogadores, de apoio às modalidades ou de qualquer outra coisa positiva sobre o Sporting.

    Futebol é um desporto onde se ganha e perde, não é nenhuma questão de vida ou morte. Tenho muitos amigos do Benfica, assim como a minha família que é quase toda benfiquista. Tal como disse o user Hirok, às vezes dá vontade de encarnar no Hitman (ou Max Payne, CJ ou Tommy Vercetti ehehe) e exterminar os idiotas que vão para as redes sociais insultar todos os adeptos de outros clubes ou os jogadores do clube rival do deles.

    Nunca tive nada contra o Benfica, FC Porto, Braga, Guimarães ou qualquer outro clube qualquer e apesar de ser Sportinguista um dos meus jogadores portugueses preferidos era o Rui Costa que é um símbolo do eterno rival do meu clube. Há que haver respeite entre todos e somos nós, adeptos, que temos de dar o exemplo a esses energúmenos.

    Por fim, felizmente, ainda há blogs e sites como o Visão de Mercado que permitem boas discussões saudáveis com vários users, não importa de que clube sejam. Espero que apareçam num futuro próximo mais Visões de Mercados para combater este vírus da clubite aguda.

    Saudações Leonias a todos os users deste grande blog desportivo

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 18, 2020 at 7:32 pm

    Fábio Martins a Presidente do Sindicato de Jogadores!

    Goste-se ou não, concorde-se ou não, é de louvar num futebol cada vez marketizado que um jogador fale sobre os seus sentimentos e manifeste opiniões.

    A maioria dos jogadores fica refém do seu próprio laxismo. Saúda-se jogadores com mentalidade e opinião forte.

    De resto retenho a absoluta parvoíce que uns anormais fizeram ao Nuno Santos.

    Da mesma forma retenho igualmente uma evidência que muitos de nós não damos conta e raramente não comentamos, e isto também porque os jogadores pouco verbalizam, é que muitas das vezes, tendo a oportunidade de sair para o estrangeiro o jogador nem pensa duas vezes mesmo que os valores sejam iguais. E eu não os censuro…

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 18, 2020 at 6:53 pm

    Vale tudo nas redes sociais infelizmente o Covid não escolhe quem afeta, havia de existir um vírus no mundo mas que apanhasse gente desta, cambada de burros e pacóvios, não fazem falta podiam desaparecer, enquanto as autoridades não fizerem nada e hoje em dia é fácil, mesmo com perfil falso é fácil saber o IP e descobrir a pessoa, era prender as pessoas e multas enormes, aprendiam rápido a estar calados.. cambada de palhaços, isto revolta-me as vezes apetecia encarnar o Hitman e fazer desaparecer certa escumalha..

  • Tiago Silva
    Posted Junho 18, 2020 at 5:34 pm

    Estas pessoas não têm cerebros, tudo malta do Porto a acusar o Nuno Santos de tudo e mais alguma coisa, num jogo em que nada tem a ver com eles e ainda por cima num lance que acontece tantas vezes no futebol, o Nuno não teve noção que o Pizzi lá estava pronto, não fez por maldade e claro que de seguida pediu logo desculpa. São lances que acontecem no futebol. Falo dos senhores do Porto, mas acontece o mesmo com pessoal do Benfica e do Sporting e até de outros clubes, ganham uma cegueira tremenda quando se fala no clube deles ou nos rivais.

    Concordo com o Fábio Martins, a clubite é a maior doença que existe em Portugal e infelizmente o futebol é o principal contribuidor. E é por isto que o nosso país e o nosso futebol está como está, pessoal com mentalidade muito pequena.

  • Chico
    Posted Junho 18, 2020 at 5:02 pm

    Fábio Martins bem.

    O doxxing é um realidade assustadora no mundo virtual e cada vez mais prevalente.

  • Leonidas
    Posted Junho 18, 2020 at 5:01 pm

    Eu fico completamente incrédulo com a quantidade de teorias da conspiração que circulam por aí relacionadas com o futebol português. É análises a conversas entre treinadores e jogadores (como este caso ridículo do Lage e do Nuno Santos), à linguagem corporal de jogadores em certo lances, a suspeições sobre a atitude das equipas (aqui Sérgio Conceição é rei). Neste momento, o Porto é o principal causador destas teorias de conspiração (é presidente, treinador, e personagens ligadas ao clube sempre a alimentar este clima) mas também o Sporting (infelizmente, sempre contra o Benfica ou contra o próprio Sporting) e Benfica (como se viu com o penalty do Jackson) também são responsáveis por este clima doentio.

    Eu acho sinceramente que há problemas graves no nosso futebol que estão relacionados com jogadas de bastidores e nas relações entre os clubes. Mas sinceramente, eu não consigo entrar nesta onda de estar sempre a questionar o profissionalismo de jogadores e treinadores.

  • RomeuPaulo
    Posted Junho 18, 2020 at 4:48 pm

    Concordo totalmente com o Fábio Martins, existem cerca de 40 mil infectados com covid-19 em Portugal, mas a clubite afeta muito mais pessoas e é um dos principais cancros do desporto em Portugal, com o futebol à cabeça uma vez que é o que tem maior visibilidade.

    Primeiro, existem muitos adeptos que nada percebem de futebol, têm sérias dificuldades em apreciar um bom espetáculo e o jogo só é bom se estiver lá a sua equipa, o resto nunca joga nada.

    Todas as decisões que sejam tomadas e que não favoreçam o clube do coração são uma cabala, um autêntico crime, é o jogar contra 14 (agora já vai em mais por causa do VAR), faz-me lembrar o “orgulhosamente sós” e o “nós contra tudo e contra todos”, esses adeptos normalmente têm umas palas tão grandes que é impossível falar com eles sobre qualquer coisa que envolva o clube deles.

    Depois, um fenómeno que eu desconhecia ter tanta importância, ao adepto hoje em dia só interessa ganhar, o adversário foi superior em todos os aspectos, isso nunca acontece (ou pode acontecer), o golo foi marcado através penalty que não existiu? O que interessa é ganhar! Partimos o braço ao guarda-redes ou a perna ao defesa para marcar golo? O que interessa é ganhar! Não ganhámos, bem alguém vai ter de dar explicações, vamos ali apedrejar o autocarro ou invadir o centro de treinos.

    Os adeptos precisam de perceber que o futebol é um jogo de derrota, há sempre uma equipa derrotada e às vezes até são as duas (no caso de empate), para uns ficarem felizes, outros ficam tristes, é verdade que custa quando perdemos, mas nunca pode valer tudo para ganhar, senão isto vira o Texas.

  • Bruno Cunha
    Posted Junho 18, 2020 at 4:42 pm

    O que mais espanta é que muitos dos comentários feitos em : publicações de jornais, páginas afetas ao clube ou ,neste caso, na pagina de Instagram do jogador em causa, serem feitos por pessoas inteligentes, educadas, com sucesso profissional mas que quando o assunto é futebol viram autênticos calhaus.

    Este fenómeno social ouvi um dia a apelidarem de EDUARDOBARROSISMO. Homem que muitos definiam como inteligentissimo e um dos melhores cirurgiões do mundo torna-se completamente irracional quando o assunto é futebol. Mente, odeia de morte os adversários e inventa teorias mirabolantes…

    • Giuseppe F
      Posted Junho 18, 2020 at 7:24 pm

      O Sporting sempre teve cometadores paupérrimos na televisão. Sempre que alguém fala do Sporting na CS eu façio tensões de não ouvir. É tudo horrível.

      SL

      • Estigarribia
        Posted Junho 18, 2020 at 7:46 pm

        Giuseppe,

        Do Sporting só oiço o Pedro Barbosa no Mais Futebol e chega perfeitamente. Mas também há que destacar o Luís Filipes Menezes, que entre o Manuel Serrão e o Pedro Guerra, ainda tenta falar de futebol jogado sem alimentar climas de ódio.

        Saudações Leoninas

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Junho 18, 2020 at 7:56 pm

          Tens bom gosto! Os comentadores sportinguistas sempre foram os mais sensatos. Apesar não ser grande conhecedor de futebol, o Pina tinha muito humor e era o melhor a dar gozo ao Guerra eheh

          • Chico
            Posted Junho 18, 2020 at 8:27 pm

            Não vejo programas desses de futebol, mas o Pina participava num programa do canal Q, que tem zero a ver com futebol, e era absolutamente insuportável. Num painel em que quase todas as pessoas eram extremamente pretensiosas, ele conseguia ser o pior de todos e aquela voz de irritado 24/7 era excruciante.

          • Estigarribia
            Posted Junho 18, 2020 at 8:07 pm

            Jay-Jay Okocha,

            Sim, o Pina tinha muito humor mas ás vezes também exagerava um bocadinho. Ainda assim, a melhor do Pina foi aquela da espada de Star Wars. O que eu me ri com aquilo…

            Saudações Leoninas

      • Chico
        Posted Junho 18, 2020 at 7:44 pm

        “Diga-me um” comentador clubístico que não seja terrível! São todos.

    • JoaoMiguel96
      Posted Junho 18, 2020 at 6:07 pm

      A verdade é que já ouvi dizer muito mal do Barroso a nível profissional por via de amigos que estagiaram no serviço dele. Outro que não me espantou foi o Sampaio, também do Sporting.

      • Ernest
        Posted Junho 18, 2020 at 7:14 pm

        Também já passei algum tempo no seu antigo serviço (uma vez que já não exerce no público) e tenho a dizer que na sua área é brilhante. Cirurgião conceituado e já distinguido enquanto diretor de serviço. Personalidade difícil, seguramente não será fácil trabalhar sob a sua chefia, mas não há qualquer dúvida que é o principal responsável pelo facto daquele serviço ser um centro de referência.

        Quando o tema é futebol, a conversa muda.

        • JoaoMiguel96
          Posted Junho 18, 2020 at 8:49 pm

          Não revi o meu comentário e não queria dizer a nível profissional, mas sim a pessoal. A nível profissional não sou ninguém para julgar.

        • Hugo
          Posted Junho 18, 2020 at 8:09 pm

          Aqui tenho de concordar! Não tive oportunidade de estar no seu antigo serviço (acho que teria gostado e aprendido bastante), mas tive oportunidade de ter várias aulas dadas por ele e já agora, de ter lido o ultimo livro que escreveu. Em termos profissionais, sempre me pareceu brilhante e o maior responsável por aquele serviço em especifico do Curry Cabral ter o reconhecimento que tem hoje. Quanto à personalidade, acredito que seja dificil de lidar, mas tambem acredito que se aprenda a lidar ao longo do tempo. Claramente que em relação ao futebol, tudo muda completamente. Mas isso não é só ele…

    • Tiago Silva
      Posted Junho 18, 2020 at 5:29 pm

      É que é mesmo, o futebol neste momento é intocável, vale tudo e as pessoas transformam-se. Não se consegue perceber, o futebol é um espetáculo, não é vida ou morte.

    • Chico
      Posted Junho 18, 2020 at 4:59 pm

      Vou começar a usar esse neologismo também.

    • E o que temos
      Posted Junho 18, 2020 at 4:49 pm

      Esse caso do eduardo barroso nao é surpresa, por muito sucesso que tenhas, se fores mal formado como pessoa nao ha milagre que te valha.

  • Aurinegro
    Posted Junho 18, 2020 at 4:39 pm

    Não deixa de ter razão, mas vamos ver vários pontos:

    1) Não serão os jogadores também responsáveis por deixar de lado estas suspeições? O Diogo Figueiras foi ontem expulso por referir várias vezes que no final do jogo já tinham o dinheiro na conta.

    2) Tal como os jogadores, os clubes também deveriam ser! A arbitragem tomou boas decisões ontem, mas o Rio Ave não se coibiu de escrever um comunicado a atacar a arbitragem. Falam do lance do segundo golo do Benfica, mas o lance é igual ao que dá penálti de Ferro para o Porto, no último clássico. Com certeza que na altura também o Benfica se queixou, tal como o Porto em outros jogos (todas as semanas?) entre outros. Deveriam ser todos castigados, tal como o Benfica foi: uma multa nada pequena aquando desse jogo pediu arbitros internacionais.

    3) E os treinadores também. O Carvalhal não se coibiu de insinuar o que quis (sim, mesmo depois de dizer que não valia a pena falar), mesmo sem ter visto os lances.

    4) Claro que os adeptos continuam a ser os piores. Continua-se a colocar em causa o profissionalismo dos jogadores. No caso o Nuno Santos que até foi campeão nacional pelo Porto nas camadas jovens. Tal como aconteceu com o Jackson quando falhou aquele penalti.

    Concluindo, temos todos muito a aprender para que o futebol português evolua e este clima de suspeição constante não ajuda nada. No lance do Ferro a norte disseram que o empurrão não era suficiente e mais a baixo no país disseram que era. Ontem trocaram os lados. Sempre foi assim e vai ser sempre, a menos que queiramos mudar a mentalidade.

  • E o que temos
    Posted Junho 18, 2020 at 4:35 pm

    É só ir ver as paginas do lider da claque legalizada do clube rival e perceber de onde vem a campanha. Mas está tudo bem porque são legalizados.

    • sergiompl
      Posted Junho 18, 2020 at 6:07 pm

      E o que temos aqui neste comentário é mais um exemplo de clubite aguda…

      • MoJo
        Posted Junho 18, 2020 at 8:13 pm

        Exacto, o Fábio Martins refere-se precisamente a indivíduos como esse.
        Mas para esta doença não há cura, quando quem padece da clubite não o sabe e só os “outros”, dos outros clubes é que são os maus.

    • PCarv8
      Posted Junho 18, 2020 at 5:44 pm

      Lá estas tu a generalizar. No fundo estas a ser como todos esses que criticam a profissionalismo dos jogadores ou wathever…
      Falas do lider da claque legalizada, da mesma forma que podias falar do Hugo Gil que até um blog tinha para ser utilizado dessa forma.
      Não generalizes. Cada um tem que ter cabeça própria e não é por um ser tolo que eu vou ser também.
      Mas para ti o problema é que “são legalizados”

      • E o que temos
        Posted Junho 18, 2020 at 6:54 pm

        A generalizar o quê? Então o objectivo de legalizar claques nao era para ter controlo sobre elas? Então porque é que não se faz nada quando o lider de uma dessas claques legalizadas constantemente tem declarações onde incita à violencia, ao odio e a agressões? Isto não é punido por lei? Pois, não dá jeito não é

    • Chico
      Posted Junho 18, 2020 at 4:57 pm

      O que é que esse macaco disse?

  • Gilles Binya
    Posted Junho 18, 2020 at 4:31 pm

    Tem toda a razão e falou bem. Uma das razões para eu comentar aqui no VM é porque se trata de uma plataforma em que os users, por norma, não mostram essa clubite (seja porque são pessoas civilizadas ou pelos admins fazerem uma filtração nos comentários) e dá para ter conversas produtivas e respeitosas. Infelizmente não se vê disto nas outras plataformas de informação desportiva, tornando esses sítios completamente tóxicos.

    Por isso, o meu grande obrigado aos users e à equipa do VM!

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Junho 18, 2020 at 7:12 pm

      Gilles Binya, só pelo teu nickname e pela tua foto, mais uma vez concordo contigo! Grande Binya

  • Luis Sa
    Posted Junho 18, 2020 at 4:28 pm

    teremos futuro comentador desportivo ao estilo de gary linecker ou ian wright?

    tem desabafo bastante bem nos ultimos tempos

Deixa um comentário