Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Falta de investimento? Vou lembrar que este ano comprámos o Grujic por 10 ME, o Veron por 10, o David Carmo por 20, o Eustáquio e outros»

Começou a ‘guerra’? É normal que Pinto da Costa, até pela proximidade das eleições, se tente proteger. Ainda por cima só disse verdades. Conceição tem tido sempre orçamentos monstruosos, alguns deles mesmo os maiores na história do clube, sendo que estes jogadores, como David Carmo, etc, foram todos a seu pedido, e nas conferências passa sempre a ideia que o clube não investe, o que acaba por deixar a estrutura mal vista aos olhos dos adeptos.

Sérgio Conceição diz que tem trabalhado com plantéis de tostões, mas o próprio Pinto da Costa discorda, salientando que só no último Verão chegaram reforços a peso de ouro. “Não é verdade que haja falta de investimento. Comprámos o Grujic por nove milhões, Veron por 10 milhões, David Carmo por 20 milhões, e mais jogadores como Eustáquio e outros. Não houve falta de investimento”, disse o líder do FC Porto, à margem da gala do jornal “O Gaiense”. Já questionado se haverá um Maior investimento na próxima temporada devido às eleições, respondeu: “Só quem não me conhece, nem à minha carreira como dirigente… Nunca fiz nenhuma contratação de jogador, treinador ou do que fosse para ganhar eleições. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Só quem possa estar de má-fé pode pensar assim. Não tenho no meu pensamento as eleições, falta mais de um ano, nem sequer, nesta altura, sou candidato porque não é o tempo disso. Garanto que se vier a ser candidato não será por isso que investirei um milhão a mais ou a menos do que o habitual. Querer transformar uma possível entrada de milhões em algo para ganhar as eleições, só na cabeça de um pateta.”

84 Comentários

  • batalha34
    Posted Março 20, 2023 at 8:53 pm

    com estas declarações fica a confirmação que PdC se vai candidatar para o ano que vem

    • DNowitzki
      Posted Março 20, 2023 at 9:17 pm

      Ora bem!

    • anjos
      Posted Março 21, 2023 at 1:51 am

      Mas tu achas que ele não ia? O unico escudo que este tem, é ser presidente do FCP. No dia em que ele deixar ser é luz verde! Tudo o que for esquema vai vir ao de cima, tudo o que era amigo corrupto vai lhe virar as costas, todo o poder e influencia desaparece…

      As alternativas para ele sao, ser presidente ate morrer e continuar a ter esta protecao e estatuto

      Ou

      Sair e passar os últimos anos da sua vida a lidar, com os que lhe viraram as costas e toda as vigarices que vierem ao de cima

  • Sombras
    Posted Março 20, 2023 at 8:55 pm

    Falta de investimento =/= mau investimento.

    Aparentemente ter acesso à correspondência de quem sabe o que está a fazer é mais valioso do que o que se faz parecer.

    • Diogo Moura
      Posted Março 20, 2023 at 9:05 pm

      A quantidade absurda de jogadores que o Porto sacou ao Benfica através do esquema de roubo de dados foi impressionante. O pessoal nem tem bem noção dos activos que se perderam. Scouting de camadas jovens, planos de treino, preparação de jogos… Os emails foram somente areia para os olhos. O verdadeiro valor não estava ali.
      O Jorge Jesus quando foi para o Sporting também queria ter levado uma tal de “pen”, o software informático ou lá o que era.
      Ao menos deu para o Benfica ter aberto a pestana e perceber a importância da segurança digital, que nos dias de hoje, podem valer muitos Enzos.

      • Joe
        Posted Março 20, 2023 at 9:39 pm

        Pode pormenorizar a quantidade absurda de jogadores sacados através do esquema de roubo de dados?
        Muito obrigado

        • Neville Longbottom
          Posted Março 20, 2023 at 9:53 pm

          Isto também é novo para mim. Foi mais ou menos noticiado que o Porto desviou alguns jogadores que estavam referenciados pelo Benfica. Mas a acreditar nos jornais metade dos jogadores do mundo estão referenciados pelo Benfica…

          Não obstante, parece ser mais ou menos público que o Falcao, Álvaro Pereira e Guarin estavam mesmo a ser negociado a pelo SLB. Mais do que isto não sei.

        • Diogo Moura
          Posted Março 21, 2023 at 9:31 am

          Já mencionaram alguns aí em baixo.
          Sem contar com as camadas jovens. Mas acrescento ainda Mangala, Carlos Eduardo, Diego Reyes, Defour…
          Eram tudo jogadores que estavam a ser negociados pelo Benfica ou estavam no plano de aquisições do clube.
          Ironicamente, desde que os emails vieram ao barulho e o Benfica reforçou a sua segurança, qual foi o último grande negócio do Porto excluindo os miúdos da Formação? O Pinto da Costa e o scouting do Porto perderam assim tanta qualidade num curto espaço de tempo?

          • Xyeh
            Posted Março 21, 2023 at 2:14 pm

            Portanto o FCP nunca fez trabalho de scout, foi tudo mérito do SLB. Só em Portugal é que se pode acreditar tanto numa coisa destas, o FCP ganhou Taça UEFA e Champions, teve uma revolução a nível de staff quando veio o Co Adriaanse. O FCP não perdeu qualidade no scouting, simplesmente não tem carteira para competir com outros clubes, o Real Madrid antes ia buscar a outros clubes na Europa jogadores já adaptados, agora passou a ter paciência e a ir buscar diretamente à fonte e a trabalhar com eles, City tem uma rede gigante de scouting com parcerias com vários clubes (aqui em Portugal até acho que tem uma parceria com o Gil Vicente), o PSG igual, equipas italianas estão com as formações cheias de jovens estrangeiros, o FCP agora não consegue ir buscar jovens com a mesma força de antigamente. Mas já sabemos que tudo o que seja o FCP é sem mérito e ilegal.

      • Stromberg
        Posted Março 20, 2023 at 9:44 pm

        Anderson… Álvaro Pereira, Lisandro López, Falcão, Danilo, Alex Sandro…

        • Hirok "The Truth"
          Posted Março 20, 2023 at 9:56 pm

          James Rodriguez tbem.. só o Hulk é que não foi do Scouting do Benfica, isto falando de jogadores top..

          • Stromberg
            Posted Março 20, 2023 at 11:29 pm

            Não entendo essa ironia… é que, Hulk não, mas efectivamente, James Rodríguez é outro dos exemplos!!!

            • Hirok "The Truth"
              Posted Março 21, 2023 at 9:38 am

              Não estava a ser irónico, estava só a dar outro exemplo de um grande jogador que “roubaram” ao Benfica, através do roubo de informação de anos e anos.. Rui Pinto talvez?

        • Xyeh
          Posted Março 21, 2023 at 12:12 am

          Dessa lista o Anderson nunca esteve na rota do SLB, teve 3 anos antes outro Anderson que jogou no Alverca, Álvaro Pereira e Falcão foi confirmado que o SLB tentou mas o FCP pagou mais, Danilo e Alex Sandro a mesma coisa porque o Santos precisava de dinheiro e o FCP pagou mais do que o SLB dava, o Lisandro López foi oferecido ao Sporting pelo mesmo fundo que meteu o Lucho no FCP e queria meter o Maxi López no SLB, na altura o Lisandro até disse que houve contactos do Sporting mas não tinha recebido nenhuma proposta do SLB e o fundo MSI acabou por colocar o Lisandro no FCP por já terem lá o Lucho. Não se esqueçam que muitos jogadores são agentes que tentam colocar e por norma falam com os clubes todos para ver quem paga melhor, não me parece que seja um caso de roubo de scouting como querem fazer parecer. Também há o caso do James Rodriguez em que o FCP ofereceu mais 1 milhão que o Nápoles e o SLB, o FCP na altura esticava a corda sempre para tentar puxar o jogador, tinha ganho a Champions e a Taça UEFA recentemente e conseguia puxar os melhores jogadores.

  • Kenya24
    Posted Março 20, 2023 at 8:58 pm

    Ui isto está mesmo mau, e é importante referir que os lugares de Champions ainda não estão decididos

  • Johny45
    Posted Março 20, 2023 at 9:01 pm

    O maior inimigo do PDC foi a evolução da tecnologia… se fosse como nos anos 80/90 onde se podia encobrir tudo, as filmagens eram vagas, escutas idem.
    Com a evolução da tecnologia tornou-se cada vez mais difícil fazer os esquemas de antigamente e as própria comunicação social era um fantoche nas mãos deste menino.
    Mas tudo tem o seu tempo, e todos os impérios acabam por cair.

  • É dia de jogo
    Posted Março 20, 2023 at 9:27 pm

    O Pinto da Costa que não venha aqui a pensar que toda a gente papa grupos, investimento de quê? Eu não sou do Porto e vi em plena pré época o Sergio a apontar o dedo a dizer que não tinha laterais, por acaso alguém se mexeu para dar dois laterais a um treinador que foi campeão 3 vezes em 5 anos? E vocês não acham que estes valores que dá por certos jogadores não são negociatas para meter ao bolso? Que culpa tem o Sergio de ele dar X milhões pelo Samuel Portugal? Foi ele que o pediu não? O Pinto da Costa só quem não o conhece de ginga, nesta estou com o Sergio a 100 por cento.

  • Relva
    Posted Março 20, 2023 at 9:40 pm

    Lógico, não faltaram contratações. O sergio falou para fora

  • ktc
    Posted Março 20, 2023 at 9:42 pm

    Só se deixa enganar pelo que este se diz quem quer.
    O plantel tem falta de profundidade há alguns anos. Relembro que do ano passado saíram Vitinha, Mbemba, Diaz, Fábio Vieira. Ora ela fala no Carmo, Grujic e Verón (investimentos mais altos), que foram pagos com as vendas. Mas isso não resolveu a falta de profundidade do plantel, foi uma troca por troca (com um decréscimo de qualidade ).
    E o investimento no Verón tem que ser visto como um investimento de futuro, o jogador é novo e tem que se adaptar.

    Acho que todos concordamos que, com todos os jogadores disponíveis, o FCP tem um 11 bastante competente( não obstante jogar com 10 por causa do lateral esquerdo). Agora com as lesões e baixamentos de forma tem sido uma desgraça.

    Claramente que, com esta entrevista, este Sr está a assumir que se candidata ao próximo mandato. Espero que os sócios não continuem a cair na cantiga do bandido. Chega de dar dinheiro a chulos. Carrega AVB, para um FCP mais forte e um futebol português mais saudável

    • Jeco Baleiro
      Posted Março 20, 2023 at 10:27 pm

      Eu acho uma piada a esta conversa do “só se deixa enganar por este quem quer” e “2024 está aí à porta e vamos mudar e não sei quê” (não vão mudar porra nenhuma, vai ficar na mesma, este ou um fantoche por ele lá posto vão ganhar fácil, mas pronto vamos fingir que não), como se ele estivesse lá por obra e graça do espírito santo.
      Este gajo está lá por vossa causa (sócios e adeptos do Porto), há 40 anos e que jeito vos deu. Aí não queriam saber das contas, da fruta, do café com leite, dos guardas abeis, etc, etc, etc. Agora que, ao que parece, o barco vai afundando, o homem já é o diabo a 4? Quando até aqui era o maior, o presidente mais titulado, o Papa?
      Pois é, arquem com as consequências. Sustentaram isto décadas a fio, nunca mostraram qualquer respeito pelo desporto, pelos adversários, era ganhar a todo custo (literalmente que muitas dessas vitórias foram muito bem pagas), era humilhar e troçar dos outros porque perdiam quase sempre, era a impunidade a todos os níveis. Agora que o clube está a ser delapidado já vale ser recto e pedir mudança?
      A culpa, em grande medida, é vossa. Nunca se insurgiram contra isto. Pelo contrário, sustentaram, aplaudiam e gozaram o prato com a maior desfaçatez. Agora, se houver consequências disto tudo, levem com elas.

      • ktc
        Posted Março 20, 2023 at 11:30 pm

        Tudo o que disseste é bonito, não fosse eu contra PdC desde as escutas do apito dourado. Sou contra tudo e qualquer factor/pessoa que torne uma competição desigual. E aqui não me interessa as cores, pode ser fruta, emails ou dinheiro posto na conta de árbitros.
        Já fui várias vezes a estádios, ver o FCP, e a mim nunca viste/Verás a cantar o “PdC olé”.
        Agora não deixo de suportar o meu clube e querer que este melhore, o passado não pode ser mudado. E só há uma maneira de isso mudar, cortar definitivamente com o PdC e seus capangas. Claro que também tenho esse receio, que algum larápio da sua confiança ganhe as eleições ( baía a cabeça, um autêntico vendido).
        Eu não sei se o AVB será melhor ou pior, mas uma coisa sei, ao colocar medo no PdC e seus capangas, é uma boa alternativa.

        • Jeco Baleiro
          Posted Março 21, 2023 at 10:53 am

          Respondi ao teu comentário mas não era dirigido a ti especificamente mas a uma corrente que por aqui circula em que a mensagem principal é: em 2024 vem aí a bonança, vamos contribuir para um clube e um futebol melhor, etc, etc, etc. Como se não tivessem responsabilidade nenhuma na perpetuação do poder destes indivíduos. Vai-se a ver e nunca ninguém votou no homem.

          No Porto, desde que me conheço, nunca houve contraditório, nem confrontação interna, nem espírito crítico. Porque ganhava consecutivamente. Todas as trapaças eram aceites em nome das vitórias. Se não é o teu caso concluo que faças parte de uma muito ínfima minoria.

        • GabCel
          Posted Março 21, 2023 at 11:07 am

          Mas acham mesmo que os verdadeiros “donos” do porto e SD alguma vez vão permitir que ganhe outro que não o PdC ou um sucessor?

          Pior que o AVB afrontar o PdC foi bater de frente com os SD e os gajos que puxam os cordelinhos do macaco, esses nunca permitirão que o AVB ganhe para não porem todos os “investimentos” e sistema em risco.

      • DNowitzki
        Posted Março 21, 2023 at 12:50 am

        Muito bem dito! Se fosse o meu clube, poderias escrever quase o mesmo.

        • Jeco Baleiro
          Posted Março 21, 2023 at 10:54 am

          Chulos há em todo o lado, infelizmente. A maneira como se lida com eles é que vai variando.

  • HeberPrincipe
    Posted Março 20, 2023 at 9:48 pm

    Investimento mal feito, mas que houve, houve

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 20, 2023 at 9:54 pm

    Não houve nenhuma falta de investimento, o investimento até foi ao nível do que o Benfica gastou, o problema do Porto é que o investimento foi muito mal feito

    • lipe
      Posted Março 20, 2023 at 11:17 pm

      É possível concordar com o Pinto da Costa sem entrar em exageros. O Benfica tem vindo a gastar mesmo muito dinheiro (também tem recebido bastante).

      Mesmo assim a maior diferença parece ser que agora o Benfica tem alguém que efetivamente quer saber de futebol enquanto a SAD do Porto continua a ser pra encher bolsos aos amigos e familiares.

      • DNowitzki
        Posted Março 21, 2023 at 12:49 am

        Estás enganado, pois Rui Costa mantém ligação a uma série de chulos que Vieira colou ao Benfica no seu infeliz consulado. Demora tempo a explicar o esquema, ainda por cima no telemóvel, onde detesto escrever, mas a verdade é que há muita gente a mamar do Benfica. Por exemplo, por que razão a empresa responsável pelo transporte cobrava mais do que outras concorrentes? Como é o Benfica contrata uma empresa para fazer a manutenção do Estádio no tempo de Moreira e depois este sai por questões judiciais do clube e assume a presidência da dita empresa? Por que razão nunca mais conhecemos a dita auditoria?

        São tantos os exemplos de coisas obscuras que se mantêm…

        • Ricardo10_
          Posted Março 21, 2023 at 3:33 pm

          Bravo…O típico espectador da CMTV.
          O mundo do futebol é repleto de chulos e de comissões, e começa bem cedo com os miúdos e com equipas mais fracas, a malta não tem noção do dinheiro que se ganha, e que há muitos badamecos que representam uns putos e ganham dezenas de milhares de euros por ano. Logicamente que no Benfica e em qualquer clube grande existe muito parasita a mamar, basta olhar para o maior cancro nesta área que é o Mendes que chega a ganhar comissões de milhões de jogadores que nem são dele!
          No Porto a coisa é bem diferente, o Porto tem sido completamente roubado ao longo dos anos. A situação actual do Porto é uma completa vergonha tendo em conta o dinheiro que ganharam nos últimos anos, tanto na venda de jogadores como na champions. A ligação e os negócios que têm com o Portimonense é inacreditável…A veneração doentia que fazem ao mafioso, além de não deixar ver a corrupção descarada que havia nos 80/90, também cega ao ponto de não verem como têm sido roubados e lesados à descarada. Mas o adepto da CMTV quer é ser campeão e os outros têm de tomar pastilhas para a azia e comer melão. Enfim…

          • DNowitzki
            Posted Março 21, 2023 at 6:39 pm

            Jovem, espectador da CMTV, só se estiveres a falar de ti, porque tenho mais que fazer, desde logo dado que trabalho frequentemente à noite, até às 23-24 horas.

            Feito este parágrafo inicial só para te dizer que pareces o típico julgador de visionamentos alheios, vou repetir de-va-ga-ri-nho: o Benfica foi comido ao longo do consulado de Vieira – alegadamente (que não tenho dinheiro para tribunais) – por muito parasita, alguns dos quais ainda lá se mantêm, porque o atual presidente não se consegue e/ou quer ver livre deles.

            Se não queres ver o que se passou, é problema teu, porque há abundante material escrito por aí a dar conta da (alegada) roubalheira.

            Entretanto, continuo, sentadinho, à espera da auditoria prometida, ou lá o que é.

            Como diria a nonagenária senhora que é minha mãe, «o pior cego é o que não quer ver».

    • Xyeh
      Posted Março 20, 2023 at 11:52 pm

      50M do FCP vs 114M do SLB, a diferença entre os 2 clubes é precisamente um David Carmo, um Grujic, um Véron e etc.

      • Aurinegro
        Posted Março 21, 2023 at 12:39 pm

        A diferença também é a venda do Enzo, que fez subir o investimento para esses 114M€, por exemplo.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Março 20, 2023 at 10:12 pm

    Um bandido será sempre um bandido.

    Saudações Leoninas ?

  • Tiago Silva
    Posted Março 20, 2023 at 10:52 pm

    Não acho que tenha havido falta de investimento. Os nomes que chegaram este ano são bons, o Veron, o Grujic, o Eustaquio e o Carmo mostraram capacidade para fazer render na equipa no futuro. Agora penso que o dinheiro não foi gasto nas posições onde era necessário maior investimento e este ano saiu muita gente.

    Não nos podemos esquecer que os jogadores demoram sempre imenso a começar a render com o Conceição. É sempre preciso muito trabalho fisico e tatico antes do jogador estar no ponto para ele. Que jogador chegou ao Porto e começou logo a render? Falando dos jogadores mais importantes hoje em dia, o Taremi esteve ali os primeiros jogos sempre no banco, o Otávio esteve num empréstimo a ser moldado, mesmo o Pepe só começou a render na época seguinte. São praticamente todos se formos a ver bem, talvez o único que tenha entrado logo na equipa a render tenha sido o Uribe.
    Portanto vamos ver o rendimento do Carmo e do Veron para o ano, acredito que mostrem muito mais.

    Acho que o problema no Porto está na questão dos laterais e este ano também deveria ter chegado um grande médio. E o maior problema de todos está na questão das vendas e dos seus timings de renovação completamente ridiculos. Ainda para mais os jogadores mais importantes já têm muitas epocas no clube e nas pernas e começam a desgatar-se. Pepe, Otávio e Uribe estão a realizar epocas bem abaixo das anteriores por exemplo.

    • João Ribeiro
      Posted Março 21, 2023 at 8:55 am

      O Otávio, com o Sérgio Conceição, não foi emprestado para ser moldado coisa nenhuma. Aliás, o Otávio foi treinado pelo Conceição em Guimarães, nesse tal “empréstimo a ser moldado”. Jogou pouco no primeiro ano que coincidiram no Dragão mas mais devido às lesões que foi tendo nessa temporada.

      Mas não invalida o restante que disseste, os jogadores do Porto precisam sempre de algum tempo até Conceição os lançar. Nem sequer me recordo de um reforço que entrou de caras no onze.

      • Tiago Silva
        Posted Março 21, 2023 at 8:14 pm

        Fiz confusão quanto ao Otávio, mas a verdade é que esteve a ser moldado pelo Sérgio no Vitória enquanto lá esteve. Acho que a aposta no Otávio na altura veio muito daí também, o Sérgio já o conhecia do Vitória.

  • Contra-Ataque
    Posted Março 20, 2023 at 11:00 pm

    É um atirar areia aos olhos dos adeptos. Mas em bom da verdade, já não é de hoje e os valores que ele fala mostra vários Aspetos que não são falados.
    Em primeiro lugar, destacar o Sérgio Conceição. Até pode ter tido os orçamentos mais elevados para contratar, mas secalhar um Grujic à cinco anos atrás, seria comprado por metade. Existe uma inflação do jogador de futebol, como se comprova com as transferências megalómanas de hoje, que escondem esta realidade. O Porto à 5 anos ainda conseguia ir a mercados como o Brasil/argentina comprar jogadores. Hoje em dia, só o Benfica é mesmo assim. Virou se e bem para o mercado interno, mas jogadores como o Franco ou Carmo foram jogadores que com muito potencial, saíram a meu ver demasiado cedo. O pote ou ugarte para exemplo vinham de uma época consolidada na 1liga, e mesmo eles tiveram que ser apoiados e deixa Los errar, coisa que com estes dois exemplos referidos no Porto, não aconteceu, foram quase excomungado pelo técnico e claque.
    O scouting antigamente descobria autênticos achados. Hoje, descobrem os jogadores para negociatas. O S.Portugal até é um bom GR mas porque razão terá sido contratado?passo a ironia.
    O Porto, desde Telles/Corona não tem um lateral de jeito. O João Mário, de quem até gosto ainda precisa de se desenvolver, mas não ter uma opção válida para a esquerda constituí um buraco neste FCP. E já nem vou ao resto.
    Dito isto, o PdC parece estar a fazer política de terra queimado, porque nem o Amorim e o SCP conseguem ter um plantel minimamente equilibrado em todas os posições, o Porto vale por ainda ter jogadores diferenciados e um treinador que como o Amorim, exceptuando de vez em quando os miúdos, transforma um grupo de pinos em jogadores de futebol

    • Syd Barrett
      Posted Março 21, 2023 at 1:34 am

      Excelente comentário. Ia dizer precisamente o mesmo. Hoje em dia os grandes clubes europeus já fazem scouting da América do Sul e muito dificilmente os clubes portugueses conseguem aqueles negócios de antigamente. Basta ver o caso do Real Madrid que foi buscar Rodrygo, Vini Jr e agora o Endrick todos com menos de 18 anos. O 2 factor é o a inflação obviamente. Era impensável há uns anos, um grande não conseguir comprar um jogador de outro clube da liga, e hoje em dia tens casos do Beto (10 milhões para a Udinese) , a novela do Horta, 20m pelo Carmo.

    • Sam Tuga
      Posted Março 21, 2023 at 3:06 am

      “O scouting antigamente descobria verdadeiros achados” de verdade? isso era quando o scouting do Benfica “estava” a trabalhar para o Porto.

    • DICAS
      Posted Março 21, 2023 at 9:41 am

      Engraçado como colocas o plantel do Sporting como um grupo de pinos…

      Vou voltar a repetir. Sem lesões do princípio da época (andar a jogar com esgaio a central é surreal e perdemos vários pontos graças a isso), condicionamentos da arbitragem (isso não vai mudar mas é outra condicionante ) e esta falta de eficácia com 15 oportunidades por jogo para marcar (muito devido a termos o PIOR FINALIZADOR da liga) … O Sporting não tem um plantel de pinos porque jogadores como Juste, Edwards, Ugarte, Nuno Santos, Reis, Pote, Inácio Coates Diamonde e Morita são jogadores que tinham lugar no Porto e vários deles também no Benfica ( nem todos a titulares porque o Benfica tem melhor plantel no geral )

      • Syd Barrett
        Posted Março 21, 2023 at 2:51 pm

        Se o Pepê marca o 2-0 contra o Gil e o Evanilson marcasse ontem contra o Braga o Porto ainda estava na luta pelo título. Tantos Se. E quando esses “Se” sao falta de eficácia da equipa e o mítico chavão dos condicionalismos de arbitragem está tudo dito. Quanto à qualidade dos jogadores concordo a 100%. Muitos desses seriam titulares no Porto sem dúvida.

  • Xyeh
    Posted Março 20, 2023 at 11:49 pm

    Podem esburacar o que quiser, o FCP investiu 50 Milhões esta época, o SLB investiu 114 Milhões, é mais do dobro do investimento, o grande problema que o FCP tem é que poucos jogadores geram vendas boas por comparação com o SLB, o David Carmo foi comprado por 20M não para ficar no FCP até se reformar, foi comprado para ser vendido mais caro como foi o Militão que mal aterrou já tinha bilhete para o Real Madrid. O SLB está a vender bem logo compra bem, o FCP vende muito mal e tem limitações para investir.

    • Aurinegro
      Posted Março 21, 2023 at 12:37 pm

      Também podes esburacar o que quiseres, mas +/- 45M€ desses 114M€ (inclui 44M€ do Enzo e os nórdicos) foram já depois do Enzo ser vendido, ou seja, já depois de estar bem no positivo.

      Se se olhar ao inicio da época fica +/- 50 vs 70 M€. É a parte bonita dos números, cada um olha da maneira que quer.

      Se olhares ao lucro o Porto tem +36M€ e o Benfica ronda os +150M€. São 5 vezes mais. E 5 vezes mais é maior que o 2 vezes.

      E respondi a isto porque vocês insistem em trazer a comparação com o Benfica para a conversa, mas truncam a informação ao que interessa para fazer valer o argumento. E sim, é válido que eu estou a fazer o mesmo para o meu argumento, mas pelo menos dei a informação mais completa.

      “As estatisticas são como os bikinis: mostram quase tudo mas escondem o que interessa.”

      • henry14
        Posted Março 21, 2023 at 1:00 pm

        Curti da última frase ?

      • Xyeh
        Posted Março 21, 2023 at 1:59 pm

        O SLB gastou 114M e o FCP 50M, se foi depois do Enzo ou antes não interessa, o SLB usufruiu do jogador logo conta o investimento mesmo que ele já tenha ido embora. E o SLB vende melhor logo tem mais dinheiro para investir mas não se pode dizer que o FCP tenha investimento monstruoso quando um dos rivais investiu mais do dobro, então o investimento do SLB é o quê? Pornográfico. Não estou a tirar mérito ao SLB, estou só a demonstrar que com a inflação um clube português que queira ganhar o campeonato e pelo menos passar os grupos na Champions tem que fazer um investimento ao nível do que o FCP fez, temos o Braga como exceção que investiu pouco em compras mas em salários foi alto investimento e o SLB fez um investimento mais forte e está a resultar bem pelo menos a nível de campeonato e Champions. Além do FCP investir menos que o SLB também investiu pior.

        • Aurinegro
          Posted Março 21, 2023 at 2:58 pm

          Excelente. Então só vais poder dizer quanto o Porto investiu realmente no Carmo quando ele for vendido por mais, tal como dizes no comentário inicial. E entre todos os jogadores se calhar deixa de ser o dobro do investimento.

          Mais uma vez, estás só a focar no que foi investido. Se olhares para o que se investiu em função do que se recebeu, se calhar o investimento é monstruoso.

          Tal como disse, é fácil de olhar apenas para um lado, mas os numeros têm essa particularidade de se puderem moldar ao que queremos. Se eu investir 50% do que tenho na conta a comprar uma casa e o Elon Musk investir o dobro a comprar a dele, se calhar o meu investimento é que é monstruoso comparado com o dele, em função do meu património.

    • Rambo13
      Posted Março 21, 2023 at 5:48 pm

      Portanto, no início de época o Benfica entre compras e vendas teve um saldo de +67M

      Benfica: 65M

      • Enzo Fernandez 10+4M (pagos apenas em Janeiro)
      • David Neres 15,3M
      • Aursens 13M
      • João Victor 9M
      • Bah 8M
      • Musa 5,5M

      Vendas: 132M

      • Darwin (até ao momento) 80M
      • Jota 7.5M
      • Gedson 6M
      • Yaremchuck (até ao momento) 16M
      • Everton (Até ao momento) 14M
      • Pedro Pereira 2,5M
      • Vínicius 5M
      • Úmaro Embalo 1M

      E não, não se considera que o Benfica investiu 44M no Enzo pq o Benfica em momento algum pegou nesse dinheiro e o investiu. Da mesma maneira que os 15M do Neres são contabilizados quando na verdade o Benfica abdicou de receber esse valor do Pedrinho para receber o jogador.

      Em janeiro: 16M

      • Scheldjurp 9M
      • Tenglsted 7M

      Vendas: 95M

      • Enzo 121M-(30+4,3) =86.7M
      • Pinho 0,5M
      • Diogo Gonçalves 2M
      • Gi Dias 1M
      • Brooks 0,3M
      • Tomas Tavares 2M
      • Joao Ferreira 2,5M

      E consegue em Janeiro ter um saldo de +79M..
      Acabando com um total de +146M (81M vs 227M)

      Já o Porto: 50.95M

      • Carmo 20M
      • Grujic 1+9 =10M
      • Veron 10,25M
      • Eustaquio 4,2M
      • Andre Franco 4M
      • Samuel Portugal 2,5M

      Vendas:85.5M

      • Vitinha 41,5M
      • Fabio Vieira 35M
      • Francisco Conceição 5M
      • Sergio Oliveria 3M
      • Marchesin 1M

      Portanto o Benfica, se formos honestos e retirarmos o valor do Neres que na verdade nao foi investido mas sim uma receita em generos por parte do Shaktar, acaba por investir MENOS que o Porto no ínicio de época (49.7M vs 50.95M).

  • Syd Barrett
    Posted Março 21, 2023 at 1:55 am

    Continua se a dizer que o Conceição teve investimentos monstruosos, ignorando a inflação, a falta de força no mercado, etc etc .
    Segundo os dados do transfermarkt desde que o Conceição assumiu o Porto, o clube gastou 231 milhões em transferências ( média de 38/ano), o Sporting 222M (média de 37/ano) e o Benfica 361M ( média de 60/ano), sendo que o foi campeão em 3x, o Sporting 1x e o Benfica caminha para o 2 campeonato. Tendo em conta isso não me parece de todo verdadeiro dizer que teve orçamentos “monstruosos”. O problema é que tem uma direção que apesar dos títulos e das enormes vendas, levou o clube à bancarrota e agora vende ao desbarato ou deixa sair ativos a custo zero.

    • Aurinegro
      Posted Março 21, 2023 at 12:28 pm

      Realmente ignora-se muita coisa. Por exemplo, como tu ignoraste o que os clubes receberam em transferências nesse mesmo periodo. É muito fácil pegar só no investimento e esquecer o que se recebeu.

      • Syd Barrett
        Posted Março 21, 2023 at 2:44 pm

        Não ignorei de todo, tanto que termino o meu comentário ressalvando que o clube faz vendas piores do que fazia antigamente. Não é normal, o Porto vender o Pepe em 2006/07 por 30 milhões e em 2021 vender um Luís Diaz por 45. A venda de ativos tem sido feita ao desbarato e mesmo assim no comando do Conceição fez-se cerca de 450 milhões em vendas ( que daria um lucro na ordem dos 219M). E mesmo assim o clube está falido. Por isso tudo não acho de todo, que tenha tido orçamentos monstruosos, que é o cerne do meu comentário.

  • Francisco Ramos
    Posted Março 21, 2023 at 9:16 am

    É uma pena que este velho senil não tenha falado de Samuel Portugal, Paulinho, Ewerton, Nakajima, Bruno Costa ou Manafá (há mais alguém que tenhamos comprado ao Portimonense?).

    Já sobre a falta de investimento, claro que não houve. O que houve foi mau investimento! Algum dia Grujic vale 10M? Ou Carmo vale 20M? De quem é a responsabilidade? Do treinador apenas? Então eu chego ao meu chefe e digo que no novo leasing quero um Ferrari, ele tem que ver se há dinheiro para o Ferrari e alguém tem que ver se o Ferrari se coaduna com a empresa!

    Com estes 30M, tínhamos comprado jogadores para todas as lacunas e feito melhor figura. O Sporting acabou de eliminar o Arsenal e tinha 2 jogadores do Rio Ave, 1 do Santa Clara, 2 do Famalicão, 1 do Guimarães, 2 do Braga, fora todos os utilizados da formação, em algum dos jogos da eliminatória.

    Também podia ter falado que temos sempre que investir bastante para compensar os jogadores que saem a custo zero e são às carradas e por isso é que o buraco está sempre a aumentar.

    2024 está ao virar da esquina e estas declarações são prova disso mesmo!

    • Goncalo Silva
      Posted Março 21, 2023 at 9:33 am

      Concordo com tudo, mas queria só apontar uma coisa que não concordo: de facto Grujic e Carmo fizeram sentido valerem 10M e 20M respetivamente. Carmo era falado por muitos como superior a Inácio e continuo a achar que é um jogador de 20M e que vai mostrá-lo na próxima época. Grujic foi comprado por 9M porque o Porto tinha opção de compra, havia clubes interessados em dar mais que 9M por Grujic ao Liverpool e ainda hoje o apontaram a United e Milan. Claro que pode ser mentira, mas não é tão mau como o pintam.

      • Francisco Ramos
        Posted Março 21, 2023 at 10:47 am

        Gonçalo,

        O negócio Grujic era 1M pela taxa de empréstimo e 9M para adquirir o passe mas era compra obrigatória. Não estou a dizer que na altura não foi um bom negócio até porque não o conhecia antes de aparecer no Porto, estou a dizer que 10M para um suplente é muito dinheiro e que ao dia de hoje Grujic não vale o dinheiro que investimos nele (o Porto tem muito este mal, avalia mal os jogadores para a tática do seu treinador).

        Já Carmo, esse sim, para mim não valia 20M. Acho que os 20M são o potencial que o jogador pode atingir e não aquilo que ele tinha mostrado até então. Pior ainda é gastarmos 20M num só jogador quando temos lacunas variadas, desde laterais, centrais e médios centro, aliado ao facto de vivermos com a corda ao pescoço. Para termos uma ideia com 20M podíamos ter comprado, por exemplo, Jorge Sanchez DD 5M Ajax, Kaiky DC, 7M Almeria e André Almeida MC 8M Valência. E teríamos 3 lacunas preenchidas com o mesmo valor investido num só jogador.

        E se pegar no dinheiro de André Franco e Samuel Portugal, ia buscar mais um central ao Brasil como Leo Ortiz, a lembrar compras como Filipe no passado.

        Sobre as notícias, para mim são falsas. Aparecem numa altura que se contesta a equipa, o jogador, etc, pelo que é apenas para desviar atenções daquilo que tem acontecido no futebol sénior, fracos resultados e exibições.

        • Tiagopvz
          Posted Março 21, 2023 at 1:45 pm

          Francisco,

          Só podes estar a viver no mundo da lua se achas que por 20M compravas o Sanchez, o Kaiky e o Andre Almeida. Com esse dinheiro só conpravas um desses 3

          • Francisco Ramos
            Posted Março 21, 2023 at 3:07 pm

            Tiago,

            O mundo da lua chama-se Transfermarkt. Pode dizer-me que não tinha dinheiro para o remanescente (prémios, salários, etc) mas o valor da transferência é exactamente igual ao somatório das outras três!

            Antes de criticar-mos convém sabermos se o que está escrito é verdade ou mentira, que é um mal muito comum aqui do blog.

      • henry14
        Posted Março 21, 2023 at 12:58 pm

        Grujic é horrível ?. Pronto, ok de vez em quando lá se lembra de fazer boa exibição como agora contra o Inter mas é muito fraquinho. Super irregular, inconsequente, sempre a fazer faltinhas sem nexo…
        Até fiquei parvo quando vi essa notícia do Milan e do United. Mas também quem tem o Mctominay até com o Meité fica bem servido (joking) ??

        • Francisco Ramos
          Posted Março 21, 2023 at 3:08 pm

          Uma vez li que para ser jogador do Porto não pode fazer uma grande exibição a cada 10 jogos mas ser-se regular em cada 8 ou 9! Isto era o que se comentava nas antigas bancadas do Estádio das Antas!

  • Antonio Clismo
    Posted Março 21, 2023 at 9:30 am

    Já estou a imaginar o prometer de uma Academia de formação pela 14a vez seguida para ganhar as próximas eleições…

    Nas últimas eleições prometeu uma academia de formação na Prelada e afinal vai ser a AF do porto a costruir lá o seu hub desportivo…

    Vai acabar por ficar para sempre em Gaia a pagar 500 euros de renda (obrigado luís filipe menezes, outro grande portista).

    Agradecer ao fernando gomes ter vindo martelar as contas e encobrir os esquemas financeiros do clube (mais de 100 milhões de capitais próprios negativos)!!! Outro grande portista..

    Agora já não dá para controlar o conselho de disciplina e arbitragem como antes (embora ainda estejam no bolso) e a sportv como antes.. obrigado oliveira!!

    Resta ao porto controlar a Adop e com a sua grande parceria com a Unilabs ainda vão conseguindo ser competitivos…

  • Animazor
    Posted Março 21, 2023 at 10:32 am

    Eu sou Portista e como tal tenho tendencia a ler as noticias do meu clube. O que por vezes leva a ler uma dose de propaganda azul.
    Leio o Visao de Mercado para me equilibrar por isso mesmo.

    No entanto não posso concordar com o que esta escrito neste texto.
    “Conceição tem tido orçamentos monstruosos” Simplesmente não é verdade, com excepção deste ano, onde se gastou mais, mas dai a ser monstruoso é um salto grande.
    Lembrar que é o 6 ano de Sergio na equipa, quase todos eles sobre a alçada do Fair-Play financeiro.

    “Sergio Conceição diz que tem trabalhado com planteis de tostões” Também não é verdade.
    O que ele disse foi, que parece que não se dá valor ao trabalho feito por ele nos ultimos anos, em epocas de menor investimento. Sergio tem 3 campeonatos, 2 taças de Portugal, 3 supertaças e agora uma taça da liga.
    O que ele quis dizer também é que fica dificil competir com os gigantes europeus com prata da casa e com compras em Portugal, que jogam competições europeias pela primeira vez. Nunca ele disse que o plantel era de tostões.

    Não vamos intrepretar maliciosamente o que foi dito de verdade por favor.
    Mantenham o vosso nível jornalistico intacto por favor.

    • ruben10PT
      Posted Março 21, 2023 at 12:35 pm

      Camarada, foi sob comando do SC que o Porto bateu o recorde em gastos com transferências numa época desportiva na história do clube, 64M€ em 19/20! isto para ser eliminado da CL pelo colosso Krasnodar e fazer uma LE vergonhosa.

      Não me venham com histórias da carochinha.

      • henry14
        Posted Março 21, 2023 at 12:54 pm

        Sim, mas cada um vê a perspectiva que mais lhe interessa. Longe de mim andar a defender o sonso, mas nesse ano que falas foi campeão por exemplo. E houve um ano que só compraram o Vaná. Há épocas que dá para criticar e outras para elogiar.
        Desde que o não chamem de milagreiro, por mim tudo ok.

        • Aurinegro
          Posted Março 21, 2023 at 1:19 pm

          Possivelmente foi alguma opção de compra obrigatória, mas nesse ano que todos dizem que só compraram o Vaná, nas contas também entrou a compra do Oliver por 20M€.

          Se ali para baixo vejo muitos a defender o SC e a comparar com o investimento do Benfica, onde já entram com os 25% do Enzo ao River, daí os 114M€, então nesse ano também tem de contar com os 20M€ do Oliver.

      • Animazor
        Posted Março 22, 2023 at 10:39 am

        Lá está, histórias da carochinha dá para os dois lados.
        Gastou-se 60M num ano onde se vendeu perto de 90M (onde perde 2 defesas centrais titulares e um salvo erro, em Janeiro) continua com saldo positivo de vendas. Aliás não há um ano com Sergio que tenhamos prejuizo (leia-se gastou-se mais do que se vendeu).
        Se me disserem que o Sergio Conceição ganhará 50% dos campeonatos que disputa contra 3 rivais (ou até 4) eu não fico triste.
        A Liga dos Campeoes foi um tiro no pé, mas já calhou a todos lá ficarem (no playoff) e com excelente equipas que perderam com “colossos”.
        Lá está, não venhas com histórias da carochinha.

    • Aurinegro
      Posted Março 21, 2023 at 12:59 pm

      Também não chamaria monstruosos, mas não te podes esquecer de 19/20 (63M€), quando chegam Marchesin, Uribe e Luis Diaz, mas ao mesmo tempo trazem Nakajima, Ze Luis, Saravia e Loum, que pouco ou nada foram aproveitados e só aqui estão 35M€.

      • Animazor
        Posted Março 22, 2023 at 10:41 am

        Verdade! não nego, no entanto mesmo nesse ano onde gastou mais, vendeu mais do que comprou. Como tem sido recorrente com Sergio, não há um ano com prejuizo de vendas. E mesmo assim ainda manter uma equipa que ganha titulos.
        Se o futebol é bonito e apaixonante? talvez não. Mas o Vitor Pereira ninguem gostava dele e só perdeu 1 jogo para o campeonato em 2 anos.

    • Ricardo10_
      Posted Março 21, 2023 at 3:20 pm

      És um portista de Nárnia…

      • Animazor
        Posted Março 22, 2023 at 10:48 am

        Tens que ser mais especifico! de Narnia? o que queres dizer?
        Que sou menos portista do que tu/ou de que alguem? porque? tens mais ações do FCP que eu? como sabes?
        És sócio mais antigo que eu? não sabes.
        Só porque temos opiniões diferentes? o teu/ou de alguem, grau de “Portismo” é diferente do meu? como calculas isso?

        Só se te estiveres a referir a andar num Mundo de fantasia, deve ser da propaganda azul que ando a ler. Por isso é que leio o Visão de Mercado, para que vocês me apontem sitios onde melhorar a opinião.
        Então vá lá, em vez de dizeres só isso, constroi lá um comentário onde se possa debater como deve ser. Senão é só disparates gratuitos, e com isso não ganha ninguém.

  • AngeloGJ
    Posted Março 21, 2023 at 12:34 pm

    Acho que os adeptos mais atentos e honestos sabiam (e sabem) que nao há falta de investimento no clube, eu ate sou da opiniao que no FCP desde que o SC é o treinador foram as epocas em que a direccao mais tentou satisfazer o treinador, seja mantendo jogadores que poderiam ter rendido financeiramente e que acabaram por sair a custo 0 quer a nivel de contratacoes.

    A questao para mim é mesmo SC, é um bom treinador, é talvez depois de Mourinho o treinador em Portugal mais elogiado e menos criticados que vi nos ultimos 20 anos, mas da mesma forma que é um bom treinador tambem deixa a desejar em varios aspectos, eu acho que ele proprio de alguma forma admite e sabe isso e quando as coisas nao correm bem tende a socorrer-se em discursos que nao sao verdadeiros criticando ou a arbitragem ou a estrutura interna, e isto na minha opiniao só acontece porque Pinto da Costa assim o permitiu quando deu ao treinador todos os poderes dentro do clube.

    Estes lamentos do SC sao chatos e repetitivos, e eu resumeria o problema da seguinte forma, o FCP normalmente joga pouco mas se ganhar esta tudo bem, o plantel da bastantes opcoes e SC é um mestre, mas como nem sempre é possivel ganhar jogando pouco e neste momento o FCP joga pouca e ganha pouco logo o problema esta na qualidade dos jogadores, falta de investimento e arbitragem, nao é por ai que esta o problema e este plantel no inicio da epoca ate era considerado o melhor em Portugal, foi construido a imagem do treinador e joga da forma que o treinador quer, nao vence tanto como na epoca passada porque pressao alta e bola na profundidade nao da para ganhar sempre, epoca passada haviam dois “putos” da formacao que contrariavam esta tendencia tipica do FCP de SC (inclusive contra a vontade do treinador) e deram o titulo, sairam os “putos” e regressou-se a formula mas contra rivais mais fortes fica dificil ter o mesmo sucesso, a culpa nao é da falta de investimento a culpa é do FCP jogar pouco a bola, o Sergio tem um style of play simples, procura tactimante e atraves da pressao anular as valencias dos adversarios para depois explorar as suas fragilidades, é a sua forma de jogar, é legitimo, mas nao resulta contra tudo e todos, este ano tem resultado pouco e a culpa é do Sergio, é treinador reivente-se e meta a equipa a jogar futebol.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Março 21, 2023 at 1:03 pm

      Penso que este comentário diz tudo. Se é verdade que a direcção do Porto se tem aproveitado dos negócios realizados, também é verdade que foram feitos à imagem do treinador, que procura sempre um futebol muito físico, e esse modelo tem limites. Depois a culpa é dos outros.

    • Silvestre
      Posted Março 22, 2023 at 11:36 am

      Comentário lúcido. Não se é portista, se for ainda mais o parabenizo pela capacidade de analisar as coisas friamente. Parabéns.

  • Ricardo10_
    Posted Março 21, 2023 at 3:38 pm

    Qualquer pessoa minimamente inteligente e imparcial, sabe bem que este campeonato ainda não está resolvido porque o Porto é o Porto. O Benfica tem 10 pontos de avanço mas tivemos de ter um SuperBenfica para isso, fosse “apenas” um bom Benfica e este campeonato estaria bem longe de ser resolvido e o Porto se calhar até passaria para a frente na ida à Luz.

    • RMCL
      Posted Março 22, 2023 at 8:52 am

      Estas com uma certa azia nesse comentário!
      Este campeonato têm sido pautado por um grande Benfica, e basta olhar aos NRS! Vitorias, Score de golos e a marcadores de golos! Neste momento o teu Porto só aquela ideia de ser Porto vale zero, que isso não joga, a vontade que a equipa possa ter a garra que colocam em campo alguns jogadores é útil mas pode não chegar para pedir um Porto mais forte neste campeonato! Mas vá Taremi têm estado tão mau que nem uns penaltis tem sacado!

    • DNowitzki
      Posted Março 22, 2023 at 10:11 am

      Se tivéssemos arbitragem, se calhar o Braga era segundo e o Sporting terceiro.

  • Kacal
    Posted Março 21, 2023 at 4:38 pm

    O problema não é a falta de investimento mas sim a falta de visão de mercado e incompetência nesse sentido, assim como o facto de já não sermos vistos como a potência que fomos em tempos o que naturalmente atraí menos jogadores. Depois o treinador tem culpas no cartório porque tem um estilo de jogo e ideias muito próprias e por vezes aceita jogadores que pouca qualidade têm mas são bons fisicamente. Tudo somado e aliado à saída de jogadores fortes a custo zero constantemente dita a má gestão que temos tido. Mas investimento nem vou muito por aí porque temos gasto dinheiro em cada mercado.

    • disturbed17
      Posted Março 21, 2023 at 11:25 pm

      O treinador tem o tipo de jogadores que tem pedido à direção, e tem também culpas no cartório das saídas a custo 0 porque nunca foi capaz de encostar um jogador importante seja por motivos de contrato ou disciplinar.

  • Por outro lado
    Posted Março 22, 2023 at 8:47 am

    Em minha opinião não há nenhuma guerra no FCP, SC está a fazer uma jogada para a CS com PdC, parecem chateados, mas não estão. O objectivo é tirar pressão sobre a equipa que não tem vencido. É simples, e se correr bem, o Porto irá tirar dividendos se Benfica tropeçar e o Porto ganhar.

Deixa um comentário