Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto com lucro histórico de 33,4 milhões de euros

Vai permitir uma aposta no mercado em Janeiro?

A SAD do FC Porto fechou a época 2020/21 com um resultado líquido positivo de 33,405 milhões de euros, que é o melhor resultado líquido consolidado de sempre da sociedade, superando os 24,8 milhões de euros de 2003/04. Recorde-se que os azuis e brancos na temporada passada apresentaram um prejuízo igualmente histórico de 2019/20, que atingiu os 116,1 milhões de euros.

Destaques do Relatório e Contas da época 2020-21:
– Apesar do impacto adverso da pandemia, o resultado líquido consolidado apresentado pela Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, em 2020/2021, foi positivo em 33.405m€, o melhor resultado obtido por esta Sociedade.
– Embora se tenha verificado a interdição dos estádios ao público, e a consequente inexistência de receitas de bilheteira e Corporate Hospitality, os Proveitos Operacionais excluindo proveitos com passes de jogadores aumentaram significativamente, atingindo agora os 153.613m€, fundamentalmente devido à participação do FC Porto na edição 2020/2021 da UEFA Champions League.
– Os Custos Operacionais excluindo custos com passes de jogadores crescem neste período, ainda que ligeiramente, devido a um aumento dos custos com o pessoal, uma vez que esta rubrica inclui prémios que pertencem à temporada passada e que penalizaram o resultado em 9.498m€.
– Os Resultados com Transações de passes de jogadores tiveram um contributo bastante positivo, na ordem dos 74.792m€, para as contas da Sociedade. Por outro lado as Amortizações e perdas por imparidade com passes penalizaram o resultado em 29.862m€.
– O ativo, que atinge os 407.817m€, cresceu significativamente face a 30 de junho de 2020, principalmente devido ao aumento dos saldos a receber de clientes, em 71.649m€, mas também do valor contabilístico do plantel, em 33.915m€, refletindo o investimento realizado.
– O passivo cresceu 74.289m€ face a 30 de junho de 2021. De destacar que apesar do crescimento global dos empréstimos, 59.725m€ da dívida são relativos à antecipação (Factoring) de contas a receber de vendas de passes de jogadores, que têm correspondência na rubrica de Clientes.

42 Comentários

  • Napoleon
    Posted Outubro 12, 2021 at 10:52 am

    Meu Deus, como é possível? Em um ano passam de 120M negativos para lucro de 35M, ano esse em que pouco venderam (saíram 2/3 jogadores?) e tiveram de pedir a um banco alemão, com garantias dadas pela FPF, 3M para pagar salários. Boa campanha europeia não justifica estes valores completamente aldrabados. Pinto da Costa tanto chorou e falou da pandemia e que os adeptos precisavam de voltar aos estádios para nada, estão ricos. Ano de pandemia tudo a apresentar prejuízo ou lucros mínimos e a malta do Norte bate recordes de lucros.
    Estas falcatruas e impunidade total vão durar até quando?

    • Rui Sousa
      Posted Outubro 12, 2021 at 11:10 am

      Napoleon, já te deste sequer ao trabalho de ir ver o relatório e contas do clube para perceber os nºs antes de fazer um comentário desse género?

      Lucro é diferente de cashflow. De que serve por exemplo no presente vender um jogador por 20M, se a modalidade de recebimento for daqui a 3 anos? Teria que pedir na mesma esses 3M que falas para pagar os salários, pois esses 20M não os iria receber tão cedo, no entanto no relatório e contas viria lá ess a venda.

      Por exemplo, não sei qual o timing da venda do Fábio Silva, mas penso que essa venda não tinha entrado no relatório e contas do ano anterior (penso ter sido depois do final de Junho, mas sem certezas), o que a ser verdade (ainda não fui ver o relatório e contas agora publicado para confirmar) quer dizer que esses 40M de venda entram quase direto para o resultado, pois é praticamente tudo mais valia por ser um jogador formado na casa. E isto, objetivamente, não é falcatrua, pois se a venda só tiver sido consumada neste ano fiscal, então só viria neste relatório e contas apesar de ter sido vendido em 2020 (já o valor de venda é outra questão mais discutível). O mesmo é válido para o Danilo, penso que o valor de venda só entrou este ano, por causa da questão da cláusula de compra obrigatório (se bem que aqui já entre mais a contabilidade criativa, por mais legal que seja o mecanismo).

      Cumps,
      R. Sousa

      • Napoleon
        Posted Outubro 12, 2021 at 1:50 pm

        A modalidade de pagamento pouco importa pois o Porto recebe logo o dinheiro todo, sendo isso visível no último ponto do comunicado onde referem que a dívida de factoring é de 75M. Por isso, quer o clube que compre pague a 1, 5 ou 100 anos o Porto recebe logo o dinheiro todo.
        Segundo, se num ano passam de -116M para +34M é porque há dinheiro, por isso têm bom cashflow, logo não seria necessário pedir 3M a quem quer que fosse.
        E o Fábio Silva saiu por 40M sim mas e a mais valia? Foi uns 20/25M por isso estas contas estão super marteladas e é areia para os olhos.
        Não digo que é impossível porque o Porto o fez, mas é muito difícil em um ano com pouquíssimas fontes de entrada de dinheiro, poucas vendas de jogadores, onde praticamente todos os clubes têm pouco lucro ou até mesmo contas negativas o Porto ter um salto de tão negativo para tão positivo apenas com 70M da Liga dos Campeões.

        • Francisco Ramos
          Posted Outubro 12, 2021 at 2:34 pm

          É preciso ler tudo.

          O balanço que deu 115M negativos tinha em transferências 551 mil euros e praticamente 0 do não apuramento para a Liga dos Campeões. O que dá positivo 33M tem 90M de transferências e 80M de prémios da Champions League. Espero ter ajudado.

  • Goncalo Silva
    Posted Outubro 12, 2021 at 10:56 am

    Admito que fico feliz e surpreendido com estes resultados apresentados pelo Porto, parecem-me bastante melhores do que aquilo que esperava para este exercício.
    Sabia que a caminhada na Champions iria ajudar e muito mas o saldo de transferências nem é lá muito bom para justificar estes valores (gastaram cerca de 25M e ganharam 21M segundo o Transfer Market). Obviamente que a transação de jogadores não é tudo mas sinceramente acho bastante estranho resultados tão melhores que os outros anos. Alguém me sabe dizer outro motivo que justifique os resultados que não a prestação na Champions?

    Agora que parecem estar mais seguros financeiramente devem apostar em tentar renovar com Diogo Costa, Mbemba e Fábio Vieira. Corona duvido que consigam e há opções no plantel, é tentar vendê-lo. Depois logo se vê o que podem fazer para melhorar o plantel ainda mais, mas acho que as renovações deveriam ser prioritárias.

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 12, 2021 at 12:22 pm

      Gonçalo,

      As transferências é a maneira mais fácil de mascarar resultados. A venda entra diretamente no balanço contabilístico do ano mas a compra é diluída pelos anos de contrato do jogador.

      Exemplificando. Os 16M do Danilo entram nesta demonstração, dos 15M de Pepê apenas entram 3M por ano. Daí as trocas entre o Porto e o Guimarães.

      • Goncalo Silva
        Posted Outubro 12, 2021 at 12:30 pm

        Francisco, então achas que são estas transferências com o Vitória que explicam o resultado altamente positivo?

        O que mais impressiona a meu ver é o aumento do ativo, que pode coincidir com o que dizes sim, porque os jogadores do Vitória ficam logo com um valor de ativo muito superior ao que realmente valem.

        • Francisco Ramos
          Posted Outubro 12, 2021 at 2:29 pm

          Gonçalo,

          Não é só isso, claro. Ajuda mas é apenas uma migalha.

          A Champions League deu 73,5M + Market Pool (penso que tenha sido 5M). É um erro contar com receitas que possam não existir mas este resultado positivo tem a ver com principalmente isto.

          E é histórico porque o Porto como não investiu muito (e é diluído pelos anos de contrato dos jogadores) o diferencial é ainda maior. Aliado ao facto de o resultado negativo foi porque se fechou as contas anteriores não contabilizando todas as transferências e a época transacta o Porto gerou lucro de 50M em jogadores. Não contabilizando num exercício, vai para o seguinte.

          Espero ter ajudado.

      • johnny balls
        Posted Outubro 12, 2021 at 2:06 pm

        sim mas não entram 16M€ mas sim a mais-valia face ao valor contabilistico. o efeito existe na mesma, porque vendeste ao vitória jogadores da formação que estão registados a custo zero (questiono quem ficou com a comissão?) mas a falta de transparência não me permite comentar mais

  • Fabio Mendes
    Posted Outubro 12, 2021 at 11:05 am

    Segundo as minhas contas, o FCP tem, atualmente, um passivo de 525 milhões de euros.

    O ativo é de 407,8 milhões de euros como referido no comunicado.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Outubro 12, 2021 at 11:09 am

    Ou seja o Porto de um ano para o outro obteve 150M, deve ter sido mais umas trocas com os Portimonenses desta vida para valorizar ativos e etc.. ou então é os salarios de jogadores que vão embora a custo zero.. pode ser tanta coisa.. agora que não foi por boa gestão isso é obvio.. o dinheiro da champions ajudou em cerca de metade desse valor, portanto falta saber dos outros 75M de onde surgiram para se ter lucro no exercicio seguinte

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 12, 2021 at 2:33 pm

      O Porto obteve 150 milhões porque na época passada declarou 551 mil euros em transferências e nesta declarou 90M. Aliado ao facto de haver um prémio de 80M da Champions League. Espero ter ajudado.

      Muitos defeitos tem aquela direção e este relatório mas esse não é um deles.

  • Aurinegro
    Posted Outubro 12, 2021 at 11:11 am

    Admito já que não sou entendido na área, e por isso, estando no grupo de grande parte da população, faço a pergunta que nos passa a todos pela cabeça: como é possível passar de 115M€ de prejuízo para 35M€ de lucro de uma época para a outra, onde pouco se vendeu, sem público e, do que me lembro, apenas com a LC a dar dinheiro?

    E sim, estou mesmo a perguntar se alguém mais entendido consegue esclarecer-me esta diferença.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Outubro 12, 2021 at 1:30 pm

      @Aurinegro eu gostava de responder mas como disse aquando da divulgação das contas do SLB, também não sou grande entendido na matéria, mas se aceitares a sugestão o Clismo deve estar a chegar (ou não, porque se não é vermelho, atrasa-se a comentar….) e já ficaremos a saber de onde vem o dinheiro que não causa NESTE CASO qualquer tipo de questão… Abraço.

      • Aurinegro
        Posted Outubro 12, 2021 at 2:17 pm

        Ah mas o Clismo também não costuma falhar aqui. Só que neste caso costuma falar na Academia que, segundo ele em diferentes posts, o PdC anda a prometer há 5, 10 e 20 anos (como ele dá sempre números diferentes, não sei qual o que ele usa mais).

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 12, 2021 at 2:31 pm

      Aurinegro.

      Obviamente o Porto sabe mascarar muitas coisas, daí ainda continuar aberto.

      Agora o ano passado deu prejuízo de 115 milhões porque as vendas de jogadores não entraram no balanço (foram de 551 mil euros as declaradas), passando os 70 milhões para o balanço da época seguinte. Daí a diferença abismal entre os dois valores.

      • Aurinegro
        Posted Outubro 12, 2021 at 3:32 pm

        Percebo o que dizes. Basicamente assumiram o ano passado como péssimo e acumularam as vendas de jogadores para este ano. Mas ainda assim, não estando por dentro das transferências do FCPorto, conseguiram 70M€? Pensei que fosse abaixo disso, retirando os valores de comissões e percentagens de passes.

        • Francisco Ramos
          Posted Outubro 12, 2021 at 4:36 pm

          Aurinegro,

          Exactamente. O ano passado foi dado como perdido, quer desportivo quer financeiro. E com o fecho da janela de transferências mais tarde, assumiram que elas iriam passar para o exercício seguinte. Em termos globais foi cerca de 70M, as comissões entram noutro campo (finanças é ligeiramente complexo intencionalmente) e não são descontadas ao montante. Como o percentual do activo vendido ou comprado e feito também noutro campo. Daí que uma demonstração de resultados tenha 100 páginas.

          No fundo, em termos globais, entre transferências e prémios entraram 150 milhões. Mais tudo o resto como patrocínios, bilheteira, direitos transmissivos, merchandising, etc. Daí conseguirem apresentar 30 milhões positivos.

    • Mushy
      Posted Outubro 12, 2021 at 4:27 pm

      Como hoje é 12 de Outubro, só apetece dizer que este relatório, como dos outros grandes, é um autentico milagre do sol, cega a todos e não conseguimos ver nada e começamos a ter ilusões.

      Seja que clube for há sempre engenharias financeiras e aqui é mais do mesmo, apenas acho que o FCP está sempre esperando bons resultados na LC, mas quando isso não acontecer, não haverá dinheiro para pagar as contas que já foram adiantadas.
      Agora qual dos clubes em Portugal está pior ou qual tem a barriga maior para empurrar os problemas, isto é que é a grande questão…

  • João Ribeiro
    Posted Outubro 12, 2021 at 11:13 am

    25M estão maquilhados pelos negócios de troca de jogadores que o FC Porto fez com o Vitória e Sporting. Mais uns pózinhos de areia para os olhos das pessoas…

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 12, 2021 at 11:17 am

    Gostos destes comunicados. Dizem muito e não dizem nada.

    O Activo cresceu 100M e agora situa-se nos 407M. O Passivo cresceu 75M mas não se sabe qual o valor final. Isto apenas demonstra que continuamos em falência técnica.

    Depois atribuem os bons resultados com a participação na Champions. Se não contarmos com o Market Pool, dá 73,5M. O que significa que sem estes resultados o valor final ia ser novamente negativo como foi no ano anterior. Quem gere uma casa contando para o balanço receitas que nem sabe se vai ter? É o caminhar do descalabro.

    E fazem-se empréstimos de dinheiro de vendas que ainda não está contabilizado para este balanço. O que significa que quando chegarem, não só não entram nas contas do clube (vão diretamente ao banco), como temos juros pelos mesmos. E para essas épocas ainda vamos estar mais obrigados a vender.

    Tudo o resto é mais do mesmo. No final do ano saem jogadores a custo zero, os resultados desportivos a ver vamos (futebol e modalidades) e vamos ter a corda ao pescoço por ter que vender obrigatoriamente (este ano não haverá os mesmos milhões de Champions League).

    Estou cansado desta direção podre e nefasta.

  • Kenya24
    Posted Outubro 12, 2021 at 11:43 am

    Penso que este resultado seja enganador, porque a venda do Danilo entrou neste exercício penso eu, houve aquela negociata com o Vitória de Guimarães que também deve ter entrado nisso.
    E depois teve a grande participação europeia que não acontece todos os anos, como se está a ver este ano que pode ficar em 3 ou 4.

  • prfj9
    Posted Outubro 12, 2021 at 12:18 pm

    Bom dia,

    Alguem me pode esclarecer como é definido o valor dos activos ?

    Porque parece-me cada vez mais que os clubes quando querem apresentar um relatório melhor, aumentam os activos de forma absurda.

    Obrigado.

    • bong0
      Posted Outubro 12, 2021 at 1:59 pm

      Como é definido o valor dos activos? Com aquelas maroscas dos negócios que foram feitos há uns meses com o Vitória…

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 12, 2021 at 12:19 pm

    Reparem no comunicado, em nada fala em passes de jogadores e pouco falam de onde vêm os lucros. Sinceramente isto parece-me aldrabado, o dinheiro da Champions não justifica tudo, principalmente o passar do maior prejuízo de sempre para o melhor lucro de sempre em 2 anos.

  • MR
    Posted Outubro 12, 2021 at 12:21 pm

    Como é possivel 33M de lucro sem vendas? lol

    • Factualista
      Posted Outubro 12, 2021 at 1:15 pm

      Fábio Silva, Tiquinho Soares, Alex Telles, Zé Luis são algumas das vendas…

      Há muito para pegar, mas ao menos peguem no que é verdade.

      • MR
        Posted Outubro 12, 2021 at 2:10 pm

        Pegam nas vendas dos ultimos 5 anos? :’)

      • FCP-45
        Posted Outubro 12, 2021 at 2:14 pm

        Exato. É o tal falar sem ter ideia alguma infelizmente. Essas vendas como bem disseste pertenceram a este período 2020/21 e não ao anterior. Para algumas pessoas não custava nada pesquisar. Assim como a compra do Wendell não pertence a este periodo em estudo e provavelmente outras também. Depois há o lucro da liga dos campeões.
        Para além disso no relatório de fevereiro o FC Porto tinha lucro de 34 logo parece-me que 33,4 é ajustado. Compra de Pêpê, venda de Danilo, receber dinheiro da liga dos campeões, pagar salários. É claro que não iria flutuar muito depois dos 34M do relatório do primeiro semestre.
        Mais uma vez a tendência que há aqui dos comentadores de criar confusão onde não há e depois falam dos dirigentes (e com razão) de a criar.

      • João Ribeiro
        Posted Outubro 12, 2021 at 2:33 pm

        Todas essas vendas entraram no R&C da época passada. Contabilisticamente, quando uma SAD vende um jogador, o dinheiro total da venda entra imediatamente no Relatório e Contas relativo à época em que foi efetuada a transação. Quando um jogador é comprado, o valor com o qual é comprado é dividido pelo número de anos com que assinou contrato. Por exemplo, nesse R&C já estará presente a venda dos dois jogadores ao Vitória por 15M, enquanto que o dinheiro relativo às compras de Romain Correia e de João Mendes serão 15M a dividir pelos anos de contrato. Se assinaram por 5 anos, apenas “saem” 3M das contas portistas. E assim se engana o povinho, com estas negociatas que são perigosíssimas para o futuro das SAD que as fazem. Porque a longo prazo serão sempre 3M que nos próximos 4 exercícios têm de ser colmatados, sendo que no caso do FC Porto ainda foram negócios indênticos com o Sporting.

        • Factualista
          Posted Outubro 12, 2021 at 3:24 pm

          Não, estas vendas entraram no RC deste ano, tal como a SAD comunicou no ano passado quando apresentaram os 116M de prejuízo:

          “A Sociedade efetivou já vendas de direitos desportivos de jogadores, por montantes muito significativos, nos primeiros meses do exercício 2020/2021, ou seja, já após o fecho do exercício em análise, pelo que não entraram nas contas aqui analisadas.”

  • offtopicguy93
    Posted Outubro 12, 2021 at 2:32 pm

    O que interessa é onde andam os 120M do felix, ou as comissões do Mendes sobre os jogadores do benfica… o que interessa é falar em cartilhas e inventar padres para denegrir o nome do benfica!
    O benfica foi tetra campeão e nunca se viu tanto ódio prestado a um clube… e adivinhe se quem eram os presidentes dos rivais, pdc e bdc… os lunaticos!

    Então o Porto consegue o melhor exercício de sempre, sem realizar a melhor janela de transferências de sempre? Então e quando vendiam jogadores acima dos 50M? Esses exercícios de contas não eram melhores pk? Onde foi parar o dinheiro? Agora ninguém fala? Ninguém fala que há provas de corrupção ativa e pdc nem 1 semana de domiciliária levou? Mas isto é a brincar?

    Enquanto o benfica dominar isto tudo o clube que realmente beneficia é o Porto! Diria sporting também mas podem voltar a adormecer por mais 20 ou 30 anos… enfim é a realidade que temos!

  • Kacal
    Posted Outubro 12, 2021 at 3:38 pm

    No relatório e nas contas nem me atrevo a comentar porque não estou por dentro do assunto nem tenho conhecimento suficiente, mas vejo que o Francisco Ramos fez um bom comentário e pareceu-me acertado, subscrevo o que ele disse.

    Foco-me sim na parte de ir ao mercado em Janeiro, eu cá acho que não devemos ir porque não precisamos. Temos dois jogadores por posição e qualidade suficiente para lutar por tudo internamente. Há até jogadores que não têm tido assim tanta utilização como Fábio Cardoso, Grujic, Chico Conceição, Pepê e Evanilson que têm qualidade e devem começar a ter mais minutos. Com Wendell a subir o nível e ganhar o ritmo desejado ficamos com um ótimo plantel, sem desculpas. Devemos é focar esforços em renovar com Diogo Costa e Fábio Vieira, essa deve ser a nossa prioridade para Janeiro. Mbemba e Corona também, mas esses já duvido que consigamos renovar portanto foquemos nos dois miúdos que são ativos importantes.

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 12, 2021 at 4:42 pm

      Kacal,

      Para mim não só não temos que ir ao mercado como devíamos aproveitar o mesmo para nos libertar de jogadores que nitidamente não contam. Pelo que concordo contigo, interessa ter um grupo pequeno, motivado e todos prontos a jogar.

      Bruno Costa está mais que visto que foi um erro e já temos 4 médios no plantel: Uribe, Grujic, SO e Vitinha.
      Nanu também deixou de contar agora que há Manafá e João Mário para a direita e Zaidu e Wendell para a esquerda.
      Cláudio Ramos pode ser um ótimo profissional mas não vejo porque insiste em continuar em não jogar (até para seu próprio bem).
      Pelo menos estes 3 deviam ir embora.

      E pegar no que se paga em salários para investir. Para Diogo Costa e Fábio Vieira deve dar. Já para Mbemba e Corona acredito que irão sair no final da época a custo zero. Tal como Uribe, Marchesin e Chico Conceição vão entrar no último ano de contrato e também urge renovar!

  • Zpteixeira
    Posted Outubro 12, 2021 at 3:42 pm

    A questão das transferências entre o Vitória e o Porto decididamente tiveram a sua parte, mas a grande questão aqui é a valorização que é feita dos ativos dos clubes (ou melhor, que não é feita).

    A fórmula de cálculo é extremamente penalizadora para os clubes formadores, uma vez que os jogadores promovidos de camadas jovens são valorizados a 0 e outros. Estou a falar de Diogo Costa, Fábio Vieira, Vitinha, vale tudo 0 nos ativos. Mas também no próprio Vitória, André Almeida vale 0, André Amaro vale 0, Marcus Edwards vale 150.000 €…

    Pelo menos nas contas do fair play financeiro, o valor de mercado dos jogadores deveria ser valorizado (quanto mais não fosse em critérios mais objetivos como salário, cláusula, e custo de instalações de formação, para evitar desconfiança).

  • De Carvalho
    Posted Outubro 12, 2021 at 4:05 pm

    O unico erro de mercado foi não terem adquirido um PL diferente de Tarehmi e Martinez via Beto ou Morelos como bons alvos

  • PortistaDesdePequenino
    Posted Outubro 12, 2021 at 4:07 pm

    Areia para os olhos dos nossos adeptos…. Assim toda esta corja ainda vai lá continuar a mamar mais uns anos.
    Infelizmente não surgem candidatos ao lugar com eles no sítio…
    Pinto da Costa deveria ter saído em 2004, esteve para sair em 2004 segundo se soube. Saía com dois títulos nacionais, uma UEFA e uma Champions consecutivas. Saía em grande.
    Não saiu e acabou a destruir o que demorou a conquistar. Dezassete anos depois e ainda lá está, mais a seita que o acompanhará na destruição do clube. Só quando saírem todos vamos ter noção do roubo…

  • Sede de vencer
    Posted Outubro 12, 2021 at 6:36 pm

    Francisco Raamos,

    O quê que não entende? Vamos separar o balanço da DR.

    Balanço: o activo aumentar não me faz qualquer espécie. Não tanto pelo investimento mas, tal como creio ter lido na intro do VM, pela rubrica contas a receber (ou seja, o valor das vendas ainda não totalmente regularizadas).

    DR (Demonstração de Resultados aka: apuramento do lucro): vejam a rubrica resultado de transações (se se chama resultado, por definição, entende-se como seja as vendas líquidas de compras e outros encargos) com um saldo ~ 75M.

    Fácil.

    Até alguém me explicar como se martela numa SAD, dou todo o crédito a este documento (e todos os que são apresentados à CMVM).

    P.S. quanto à forma de valorimetria dos activos, há uns meses tive uma troca de ideias muito produtiva com um user – é só procurarem a conversa ;)

    • Elvaspatrimoniomundial
      Posted Outubro 13, 2021 at 12:08 pm

      Como se martela numa SAD? Compra-se um junior ao V. Guimarães por 15 milhões e vende-se um junior ao V. Guimarães por 15 milhões.
      A venda vai à DR e influencia positivamente o Resultado Liquido deste periodo, em 15 Millhoes.
      A Compra vai ao Balanço e só influencia negativamente a DR de anos seguintes, via amortizações (15 milhões / 5 anos).
      Contabilistica e fiscalmente a operação é aparentemente legal, agora eticamente e para os utilizadores de informação, diz tudo sobre o tipo de gestão praticada …

  • andresilvac
    Posted Outubro 13, 2021 at 12:26 am

    Resultado historicamente positivo e que vem aliviar o clube da pressão da UEFA.
    Agora factualmente não acredito no que estes números querem parecer dizer saúde financeira aliás acredito tanto neste lucro como nos 13 ou 14 do Benfica e dos 2 ou 3 do Sporting, não estou com isto a dizer que os números estão “aldrabados” até porque estas contas são aditadas, apenas que não traduzem a realidade dos clubes, mas pronto melhor no verde que no vermelho.

  • Slayer666
    Posted Outubro 13, 2021 at 2:15 am

    já aparece a venda por 15M€ de 2 jogadores ao Vitória?

Deixa um comentário