Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto com mais 7 pontos que os rivais; Gabri Veiga desbloqueou; Pietuszewski esteve em dois golos e ainda perdoou; William Gomes apontou um golaço

Vitória indiscutível dos Dragões, no jogo mais tranquilo das últimas semanas. O conjunto de Farioli entrou de forma muito séria, com a habitual pressão forte, e aproveitou os erros do adversário para construir uma vantagem confortável desde cedo. O 1-0 chega numa recuperação no último terço, após mau passe de Afonso Assis, e o 2-0 numa transição rápida, sendo que até ao intervalo ainda podiam ter marcado mais golos da mesma forma (Pietuszewski perdoou o bis na cara de André Ferreira, depois de mais um erro na saída de bola do Moreirense). Froholdt foi o homem do jogo, parecendo estar a recuperar os índices físicos do início de época (90 minutos de vai-vem constante) e ainda contribuindo com duas assistências. Já Pietuszewski continua a acumular números (golo e assistência) e a ser o homem mais perigoso do ataque portista, apesar de hoje até ter desperdiçado bastantes lances. Nota ainda para William Gomes, que saiu do banco e não precisou de muitos minutos para apontar mais um golaço (7.º na Liga), um contraste gigante em relação a Pepê, que no dobro dos minutos ainda só conseguiu marcar dois, e para a linha defensiva portista, que esteve uma vez mais irrepreensível. Do lado do Moreirense, a 1.ª parte foi muito má e deitou tudo a perder, tendo a turma de Vasco Botelho da Costa tido imensas dificuldades para lidar com a pressão portista e perdido muitas bolas na construção (quando tentaram jogar curto perdiam em zonas perigosas, mas a jogar mais direto também não ganharam um lance). O 2.º tempo trouxe uns cónegos mais confortáveis e a conseguir algumas aproximações perigosas (Landerson atirou ao poste), mas o resultado final nunca pareceu estar em dúvida.

FC Porto 3-0 Moreirense (Gabri Veiga 14′, Pietuszewski 25′ e William Gomes 81′)

O FC Porto recebeu e venceu o Moreirense sem dificuldade, por 3-0. Os Dragões, que se colocam assim (à condição) com 7 pontos de vantagem para o 2.º lugar, ganharam uma vantagem confortável logo no início do jogo, com golos de Gabri Veiga e Pietuszewski, e dominaram o resto do encontro, chegando ao 3-0 perto do fim num golaço de William Gomes.

XI FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Bednarek, Kiwior, Zaidu; Varela, Froholdt, Gabri Veiga; Pepê, Pietuszewski, Gül.
XI Moreirense: André Ferreira; Diogo Travassos, Gilberto Batista, Maracás, Kiko Domingues; Stjepanović, Rodri Alonso, Assis; Alan, Landerson, Kiko Bondoso.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

40 Comentários

  • Ilusionista
    Posted Março 16, 2026 at 11:57 am

    Melhor primeira parte que me lembro do Porto contra um adversário acessível. Foram muitas oportunidades e o adversário nem perto de criar perigo esteve.. Curiosamente o único jogador que nunca tem oportunidades é o ponta de lança… espero que chegue na mesma

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Março 16, 2026 at 9:51 am

    O Vasco Botelho da Costa agora vai dizer que o Porto é a melhor equipa do campeonato? É incrível a incapacidade do Moreirense, oitavo classificado do campeonato em disputar os jogos com os grandes. É essa a competitividade que querem vender lá fora.

    • NCM77
      Posted Março 16, 2026 at 11:52 am

      A melhor equipa é a que ganha mais. Pode não ser a que joga melhor, mas é sempre a que ganha.mais. Ainda me lembro do título de Trapatoni. Uma equipa que ganhava os seus jogos pela vantagem mínima, defendia bem e tinha e um jogador a fazer a diferença: Simão Sabrosa.

      • Vincent Vega
        Posted Março 16, 2026 at 3:50 pm

        Essa época do Trapatoni não tem comparação com nenhuma outra. O Benfica jogava mal que dói, só que o Porto e Sporting ainda jogavam pior. Penso que continua a ser o campeão com menos pontos deste século. O único mérito do Benfica aí foi ser o menos mau dos maus. Nesta época creio que o Benfica terá sensivelmente os mesmo pontos que o primeiro classificado na época passada. Está a tentar passar-se a imagem de que o Porto joga pouco, o que não corresponde à verdade. Simplesmente dá tudo nas primeiras partes e tenta controlar nas segundas partes. Se eu gosto da diferença da primeira para a segunda parte, não. Mas já tivemos momentos de grande futebol nas primeiras partes, como nos últimos dois jogos. Estamos em primeiro com toda a justiça e com uma boa pontuação. Estamos com boas possibilidades na liga Europa. Ainda estamos na taça de Portugal. Tudo isto em poucos meses, com treinador novo, equipa quase toda nova. Era difícil pedir melhor.

      • Mantorras
        Posted Março 16, 2026 at 3:49 pm

        E quando era preciso, entrava o Pedro e acontecia o inevitavel.

    • Tomé Cahnbergs
      Posted Março 16, 2026 at 11:01 am

      Contexto… perceber o contexto é importante.

  • _Mushy_
    Posted Março 16, 2026 at 7:20 am

    Sem discussão sobre a vitória, mesmo jogando 5f mostraram frescura fisica e intensidade que tanto ajuda a ganhar jogos, mesmo quando não jogam nada, mas a consistência defensiva resolve esses problemas.
    *
    Mas se a camisola fosse outra, ninguém falava dos 3-0, mas sim de mais um beneficio do manto verde, de mais uma expulsão, de estar sempre a ser beneficiado..
    Expulsão de Fresneda no jogo do porto 2º amarelo
    Penalti mal marcado ao Suarez
    Expulsão do pisão do Maxi hoje..
    Mas afinal o Alberto o penalti de Arouca e a expulsão do pisão do Zaidu não é nada de mais, pois o manto verde é que manda nisto tudo.
    *
    Estaríamos agora com 2 quiosques a fazerem videos, fazerem comunicados, um chinfrim para se falar a semana toda de como o Sporting mais uma vez é beneficiado..
    Mas não se escreveu 2 linhas sobre o Paulo Oliveira ter sido expulso na primeira parte com Sporting em vantagem que resolveria o jogo e podiam ter mais 2pts…
    Não se escreveu porque Sporting não reclama dos seus jogos nem dos roubos dos adversários, como fazem os quiosques.
    *
    Para os consumidores que tinham dúvidas da campanha de perseguição de andarem de mãos dados a canta o Kumbaya..
    Onde está o comunicado do Benfica tão indignado com esta entrada de vermelho ou videos nas suas redes sociais??
    Onde esteve no jogo com porto com tanto lance para reclamar de amarelinhos e faltinhas ou de penalti do Pavlidis??
    BOLA!! ZERO!! não querem chatear o quiosque vizinho pois o alvo é APENAS o Sporting
    *
    Lá vai o tempo de reclamar vermelho do encontro do diomande, para 2 semanas não abrirem o pio no lance igual, mas como deu golo do Sudakov com encosto nas costas do Geny, é futebol normal… mas os consumidores caem nessas tretas e ficam com cabeças moldadas que são uns coitadinhos que não são beneficiados
    *
    3 jogos seguidos com beneficio, o que seria se fosse a equipa que manda nisto tudo, a tal do Varandistão?!?
    Parava o país durante uma semana a chorar de tamanhos roubos… mas calma que é futebol normal, menos quando é para o Sporting
    *
    Mais umas piruetas dos consumidores.
    *
    Aos restantes users normais, peço desculpa, mas dá-me prazer desmascarar a coerência de muitos que vão na conversa da comunicação doentia e ridícula dos seus clubes, os puros e santos que não falam de arbitragem, mas que fizeram as mesmas figuras em lances e lancionhos do Sporting e que agora é futebol normal, mas na altura só falaram em escândalo nacional e de roubos ou de manto verde.
    *
    Só mais um dia normal da fraca arbitragem portuguesa, ou o condicionamento e pressão todas as semanas que faz os árbitros não querem chatear-se e terem o seu nome a semana toda na boca dos adeptos e dos dirigentes de 2 clubes, assim fecha-se os olhos que está tudo bem

    • Badu
      Posted Março 16, 2026 at 10:23 am

      Nem mais Mushy, alias nem se falou na CS do fora de jogo mal assinalado ao Geny no meio campo do Sporting mas na próxima antevisão da Taça o Farioli vai falar do canto dos Açores. O Porto, sendo a equipa mais fisica do campeonato, não tem um cartão vermelho desde Setembro. Um campeonato ganho pela intimidação e coação da arbitragem para celebrar o PdC.

      • Gato das Bolas
        Posted Março 16, 2026 at 1:14 pm

        Por acaso tem um do William Gomes em Rio Maior (nem tenho a certeza se ainda é lá que o Casa Pia joga)

        • Badu
          Posted Março 16, 2026 at 6:27 pm

          Mas conta o vermelho direto ao William? É que foi só um jogo de suspensão, às tantas foi por acumulação de amarelos. 😊

          • Diogo Oliveira
            Posted Março 16, 2026 at 10:27 pm

            Se fossem amarelos como à la Palhinha, nem um jogo de suspensão tinha.
            Quando queremos ser engraçados, mas temos os nossos telhados de vidro…

      • Sai Da Frente Guedes
        Posted Março 16, 2026 at 12:26 pm

        Seria bom ter os TPC feitos quando se comenta. Sabes dizer-me então qual foi a cor do cartão que o William Gomes recebeu contra o Casa Pia?
        Calhou-te mal esta: o Sporting até já anda há mais tempo do que o Porto sem levar um vermelho para o campeonato.

        Mas pronto, o Porto é que é uma equipa de lutadores de MMA que partem costelas aos adversários…

        Vamos começar aqui a debater quem tem mais casos? Quem é mais beneficiado? Isso muda todos os anos (consoante quem anda em primeiro). O que nunca muda é que os três grandes são sempre beneficiados.

        Mas acho que o pessoal aqui (a maior parte), como também se vê na comunicação social e na comunicação dos três grandes, não gosta muito desta conversa. O que é fixe é atirar pedras ao telhado dos outros quando o nosso é de vidro (ou de cristal).

        Saudações Zaidu-tivas.

        • Badu
          Posted Março 16, 2026 at 6:39 pm

          Ahh e ainda bem que falaste das costelas, é que depois dos comentários do Farioli (e de outros users) parecia que o Bednarek tira mesmo partido uma costela e iria ficar de fora durante 1 mês. No entanto, em menos de uma semana, já estava apto para jogar o clássico contra o Benfica em topo de forma. Ou seja, foi tudo um alarido na comunicação social para tentarem suspender o Suarez por ser um lutador de MMA. Portanto, aproveitaram-se de um choque entre 3 jogadores para se vitimizarem e queixarem-se da arbitragem, que devia ter sido expulso. Se calhar em vez de uma equipa ladrões são só mentirosos…

          • Diogo Oliveira
            Posted Março 16, 2026 at 10:29 pm

            És um hipócrita e não passas disso. O lance do Suarez é claro, é claro que entrou com maldade, é claro que lesionou o Bednarek naquele jogo. Não sei se sabes, mas o Bednarek jogou com analgésico no clássico com o Benfica.
            Felizmente, não foi nada de grave ou tão grave como se suspeitava, mas isso em nada invalida ou apaga a maldade com que o Suarez abordou aquele lance.

            • Neville Longbottom
              Posted Março 17, 2026 at 4:30 pm

              O Bednarek não é propriamente um jogador que para se ter muita pena, mas sim o Suarez entrou para magoar.

              • Diogo Oliveira
                Posted Março 18, 2026 at 9:26 am

                Não acho o Bednarek um jogador maldoso. Pode ter, certamente, entradas mais duras, mas qualquer central que se preze, por vezes, usa o seu fisico para se impor.
                Mas o Porto já teve centrais muito piores em termos de entradas.
                Depois, quanto ao Suarez, nomeadamente sobre aquele lance em especifico, as imagens são claras e falam por si.
                Não percebo o porquê de as pessoas tentarem vir dizer o contrário ou atenuar um comportamento que não se deve ter em campo.
                E o mesmo que, agora, um benfiquista me vier queixar-se do Gabri Veiga por aquela entrada sobre o Rafa no clássico. Para mim, tem razão, o Gabri não tinha de deixar o pé, são coisas que não fazem falta ao futebol.

        • Badu
          Posted Março 16, 2026 at 6:33 pm

          Quem na comunicação social é crucifica o Porto ou o Benfica pelas atitudes que têm? Este ano o Mourinho já faltou a 11 antevisões obrigatórias, o Benfica faz comunicados oficiais a criticar a arbitragem semana sim e semana sim, o Porto deve um caso de intimidação denunciado e todas as antevisões fala da arbitragem. O LFV admitiu em horário nobre que ele e o PdC escolhiam os lideres da arbitragem durante um almoço. O problema é mesmo esse, os telhados dos outros não são condenados o suficiente pelos responsaveis.

          • NCM77
            Posted Março 16, 2026 at 9:34 pm

            Agora se fizeres um esforço ainda te lembras de alguma situação relacionada com o Sporting e o seu presidente. Faz um esforço que consegues.

      • Ilusionista
        Posted Março 16, 2026 at 11:54 am

        Sim.. o clube que não ganhou um único jogo a uma equipa do Top5 é que merece ser campeão! Nunca deixem de existir ehehe

        • Badu
          Posted Março 16, 2026 at 6:25 pm

          O mérito da equipa do Porto dentro de campo quase que se esfuma por tudo o que o AVB faz fora de campo, isso é que te devia preocupar mas como celebraste os anos da fruta, este é só mais um…

          • Ilusionista
            Posted Março 17, 2026 at 10:07 am

            Claro.. Todos os campeonatos do Porto foram da fruta, os do benfica dos emails e os do Sporting legítimos. Foram roubados 37 campeonatos do benfica e 30 do Porto. Ainda não sei a minha posição quanto aos do Boavista e Belenses

            • Neville Longbottom
              Posted Março 17, 2026 at 4:28 pm

              O Villas não venceu nenhum campeonato pelo Boavista ou pelo Belenenses, esses á partida são legítimos, podes ficar tranquilo.

            • NCM77
              Posted Março 17, 2026 at 3:32 pm

              E no caso do Porto o roubo foi internacional. Conseguiu ainda roubar 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Europa, 1 Supertaça Europeia e os 2 Mundiais de Clubes.
              Que feito.

        • Neville Longbottom
          Posted Março 16, 2026 at 1:54 pm

          Nunca deixaremos fica descansado. Mas não devolvo a cortesia. O Porto só está bem é de portas fechadas, sem existir mesmo.

      • Apessoa
        Posted Março 16, 2026 at 11:19 am

        Relembro apenas o vermelho mostrado no dia 02/02/2026 contra o Casa Pia, é fácil de apanhar mentirosos, de resto não foi o canto dos açores, foi o penalty inexistente de 14m que fez com que o Sporting ainda estivesse na Taça de Portugal.

        • Badu
          Posted Março 16, 2026 at 6:28 pm

          Mas conta o amarelo ao William*? É que foi só um jogo de suspensão, às tantas foi por acumulação de amarelos. 😊

          Já agora, o Varandas admitiu que a arbitragem esteve mal e que, para ele, não era. O AVB já disse alguma vez que o Porto foi beneficiado?

  • Kacal
    Posted Março 16, 2026 at 12:23 am

    Não vi a segunda parte, pela estatística pareceu que o Moreirense fez mais alguma coisinha que na primeira e equilibrou mais um pouco mas felizmente já tínhamos a vantagem de 2 golos desta vez e conseguimos fechar com o terceiro. Mas não posso muito dizer como foi a segunda não vendo, embora mais uma vez me pareça que a tendência da primeira ser melhor que a segunda se manteve.

    Seja como for que primeira parte sublime! Irrepreensível! Não houve qualquer chance do Moreirense fazer algo. Conseguimos anulá-los. E a vantagem ao intervalo totalmente justa e merecida. Alias merecíamos uma goleada o que com maior acerto e um “Suárez” tenho poucas duvidas que aconteceria. Eram 3 ou 4 ou mesmo 5 ao intervalo. Gostei! Depois não vi mas embora menor fulgor parece-me que fomos também melhores e dar 3 sem sofrer golos nem ter o resultado em período é positivo. Jogassemos sempre como na primeira parte e o campeonato já estaria fechado. Mas já na Luz fizemos uma primeira parte enorme e na segunda caímos, aqui houve incapacidade do Moreirense… há que tentar ser mais constantes como já disse e repito, mas tirando isso adorei a primeira parte.

    Tivemos alguns destaques mas prefiro focar em Oskar, que diamante em potencia temos nas mãos! Que continue com cabeça e sem azar com lesões e a trabalhar bem que o céu é limite para ele! Para mim é ele e mais 10 no momento. Tão jovem ainda mas já apresenta um nivel mental e físico muito alto. Tem um cabedal que impressiona para a idade. Está a jogar, está a assumir e está a marcar. Mais um ativo especial. Hoje fez uma grande primeira parte e mais um golo! Craque miudo!

    De resto indo neste caminho, acrescentar que é delicioso ver que temos opções como Froholdt, Gabri Veiga, Rodrigo Mora, William Gomes, Oskar e Samu do meio-campo para a frente que ainda são bastante jovens e têm imensa qualidade e potencial. Veiga é mais velho mss os outros têm 21 ou menos e a maioria menos de 20 anos. Comparar os ativos que temos e vamos acrescentando ao que havia há bem pouco tempo, é dia e noite. Há que dar mérito a AVB nisso e na época efectuada até ao momento. Adoro ver isso e é este caminho que vai dar sustentabilidade a longo prazo. É manter a fórmula e ser consistente. Venha o próximo, ponto a ponto e jogo a jogo. Vitória em vitória chegamos lá. E somos Porto!!

    • NCM77
      Posted Março 16, 2026 at 7:58 am

      Aquele discurso que muitas vezes ouvimos sobre os jogadores jovens que vêm no mercado de janeiro e que têm de entrar aos poucos não se aplica quando o jogador tem qualidade e personalidade. Que diferença do Óscar para os outros extremos do Porto. Já faltava um jogador c9m as suas características no plantel. E o Pêpe é uma nulidade como extremo. É um jogador de equilíbrios mas a um extremo exige-se que tenha drible e verticalidade ou pelo menos que tenha golo e assistências. O brasileiro parece não ter nada. Por mim, aproveitava a renovação e vendia-o para a Arábia.
      O Óscar deve ir ao Mundial com este rendimento mas espero mesmo que não vá.
      Desejo que faça mais 2 épocas no Porto, mas com este rendimento não é garantido.
      Cumprimentos.

      • Kacal
        Posted Março 16, 2026 at 2:39 pm

        Sem duvida NCM77! A idade é apenas um número, importa é a qualidade e personalidade. Quando existe o jogador vai jogar e render, independentemente da idade. E o Oskar claramente é acima da média nisso. É apostar no miúdo e dar-lhe confiança que ele vai corresponder como tem correspondido. Só vai ficar melhor, a tendência será essa com a maturidade. Como ele é tão jovem acredito que fique cá mais 1 ou 2 épocas sinceramente, mas nunca se sabe com o mercado atual e os colossos sempre atentos jogando mais na antecipação. E sim, acho que vai ao Mundial porque é diferenciado e está a titular do Porto e a Polónia não tem assim tantos desequilibradores portanto diria que é uma certeza. Vamos lá ver se não brilha tanto que nem passa do Verão cá… mas esperemos que não!

        De resto concordo com o que dizes de Pepê. O ideal é sair no Verão, mas caso fique acho que devíamos considerar uma adaptação a lateral direito acho que é onde pode ajudar mais. Embora com Alberto Costa e Martim Fernandes as portas estejam fechadas e o melhor seja mesmo vender.

        E o Borja Sainz não acho que seja tão fraco como pintam, tem golo e tem as suas qualidades. Acho é que como extremo é curto talvez. Acho que ele tem perfil para ser um segundo avançado dinâmico e com golo. Mas como não jogamos com um, vai ter que se contentar com lutar pela titularidade na esquerda com Oskar porque assim vai ter que sentar para o miúdo. Tem a Liga Europa como oportunidade para se mostrar.

        Cumprimentos.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Março 16, 2026 at 9:49 am

        A diferença entre teres o Óscar e o Sainz é enorme. Mas eu é que não percebia nada disto por dizer que o Sainz era banal. Mas uma daquelas pérolas dos users do VM

        • NCM77
          Posted Março 16, 2026 at 11:49 am

          Não o acho banal mas o melhor extremo do Porto é o Óscar. Banal é o Pêpe que não tem nenhum característica forte como extremo. O Borja tem golo e o Pêpe nem isso tem. Para mim o extremo que saía era o brasileiro.

          • JJayy "Non Believer"
            Posted Março 16, 2026 at 3:05 pm

            Também é verdade. Pêpe não está a mostrar evolução nenhuma. Ainda começou bem a época, mas depois voltou a cair novamente

        • Apessoa
          Posted Março 16, 2026 at 11:25 am

          Nunca pensei que o Oskar tivesse este tipo de rendimento no curto prazo. Que craque.

  • Luke
    Posted Março 15, 2026 at 10:47 pm

    Peço desculpa pelo off-topic mas não tenho outra alternativa senão postar aqui. Estava à espera que houvesse um post dedicado ao tema, mas tal não aconteceu.
    ***
    Portugal ganhou hoje o Rugby Europe Championship, com a primeira vitória dos últimos 22 anos sobre a Georgia que tem dominado a competição (tinha ganho 16 das últimas 18 edições). Com esta vitória Portugal sobe à 14ª posição do ranking mundial. É um feito extraordinário, principalmente tendo em conta as vitórias por números também históricos frente à Espanha nas meias-finais e frente à Roménia na fase de grupos (onde Portugal também derrotou a Bélgica e a Alemanha). Sendo que os 6 Nations são um evento privado, este é o maior troféu que Portugal pode ganhar a nível Europeu, e espanta-me o silêncio das televisões e jornais em relação a um desporto que é um dos maiores a nível mundial e onde Portugal está a fazer furor na última meia dúzia de anos.
    ***
    Eu nem sou daqueles ressabiados que diz sempre que em Portugal só se liga a futebol e tal e coiso, porque a verdade é que vou vendo notícias sobre outros desportos. Mas se deportos com menos espressão a nível mundial como o Futsal, o Hoquei em Patins, o Andebol, etc têm tido tanto destaque em Portugal (e ainda bem!!) devido aos bons resultados da nossa selecção, quando é que se vai começar a olhar mais para o Rugby que enche arenas de +70.000 lugares em 5 continentes diferentes?

    • BP
      Posted Março 17, 2026 at 4:24 pm

      “Rugby is a game of brutes played by gentlemen, football is a game of gentlemen played by brutes”! ;-)

    • Velho do Restelo
      Posted Março 16, 2026 at 9:23 am

      Que belo comentário! 👏👏👏
      VM poderiam tentar incluir mais noticias do Rugby nacional e internacional.
      Este final das 6 nações também foi muito interessante de seguir, com o recente ressurgimento da Escócia e a queda da Inglaterra a competição ficou mais intensa.

      • Luke
        Posted Março 16, 2026 at 11:08 am

        Sem dúvida. O Torneio das 6 Nações é o torneio desportivo mais antigo do mundo ainda em existência, e é sem dúvida o meu preferido. É espectáculo garantido todos os anos, e este ano foi talvez a melhor edição que já vi, fruto da evolução da Itália, da melhoria do País de Gales em relação aos últimos anos, e do grande nível da França, Escócia e Irlanda. Muita imprevisibilidade até ao fim. O França-Inglaterra foi, para mim, um dos melhor jogos da história do Rugby profissional.

    • NCM77
      Posted Março 16, 2026 at 7:50 am

      Concordo com o teu comentário no essencial, mas a única dúvida que tenho é em relação ao andebol, desporto olímpico que acredito ter dimensão internacional. O futsal e o hóquei em patins são desportos de implantação regional, se podemos aplicar este termo.
      E não Realidade, se não fosse o teu comentário também me tinha passado despercebido esse feito do rugby.

Deixa um comentário