Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto com um pé na final da Taça; Erro de Marafona desbloqueou o encontro, Soares ampliou com classe, golaço de Brahimi praticamente sentencia a eliminatória; Fabiano e Óliver destacaram-se, Danilo regressou; SC Braga esteve melhor na fase inicial mas pecou na finalização e já vai em 3 derrotas seguidas, Dyego, que desperdiçou o 1-1, foi a melhor unidade

FC Porto 3-0 SC Braga (Telles 37′ g.p., Soares 63′ e Brahimi 90’+4)

O FC Porto ganhou uma vantagem importante na meia-final da Taça de Portugal ao bater o SC Braga por 3 golos. Os dragões nem realizaram uma grande exibição mas souberam aproveitar os erros do rival, não tendo sido forçados a grande desgaste. O erro (pénalti) de Marafona ajudou, sendo que o golaço de Brahimi no último lance da partida praticamente sentenciou a eliminatória, num jogo em que Fabiano disse presente quando foi chamado a intervir, Óliver (grande trabalho no 3-0) voltou a encher o campo e Danilo regressou à competição. Já a turma de Abel, que vai em 3 derrotas seguidas, até entrou bem na partida, mas foi traída pelo falha do guarda-redes, ofensivamente também não conseguiu aproveitar o que criou (3-4 bons lances), sendo que as substituições e apatia nos últimos 20 minutos contribuíram igualmente para este desfecho. Dyego enquanto teve forças destacou-se, quase se multiplicando no ataque, mas desperdiçou o 1-1.

No que respeita ao encontro, começou vivo e equilibrado, sendo que foi o Braga a primeira equipa a criar perigo, num remate de Wilson Eduardo que saiu desviado para a malha lateral. O FC Porto respondeu num canto, com Pepe a obrigar Marafona a uma defesa apertada. Mas depois da meia-hora o guardião bracarense já não esteve tão bem ao derrubar Herrera dentro da área numa saída despropositada, aproveitando Alex Telles para converter o penalti e colocar os dragões em vantagem, situação em que foram para o intervalo. Para a segunda parte Sérgio Conceição fez entrar Soares (saiu Fernando Andrade), mas viu os gverreiros criarem uma grande oportunidade por Dyego Sousa, que ganhou espaço dentro da área e rematou forte, mas Fabiano evitou o golo com uma defesa quase milagrosa. Na resposta Corona conseguiu ganhar posição dentro da pequena área, mas Marafona saiu bem e fez a mancha. No entanto, pouco depois apareceu mesmo o 2-0 por intermédio de Soares, que num cruzamento recebeu e finalizou com calma e classe. Abel tentou reagir, lançando praticamente em simultâneo Ryller, Murilo e Paulinho (saíram Palhinha, Ricardo Horta e Dyego Sousa), enquanto o técnico portista substituiu Danilo e Brahimi por Otávio e Adrián López. Já em cima do apito final, os azuis e brancos chegaram ao terceiro após um grande lance de Óliver, que depois abriu do outro lado em Brahimi e este a fazer um golaço, num remate colocado ao ângulo.

Destaques:

FC Porto – Excelente triunfo dos dragões, que estão com pé e meio na final da Taça de Portugal. A equipa de Sérgio Conceição não fez uma exibição fantástica mas foi superior, revelando boa leitura dos momentos do jogo e sabendo geri-los da melhor maneira, numa partida inteligente por parte do FC Porto. Sérgio Conceição, em vésperas de clássico, geriu o XI e teve êxito em toda a linha. Individualmente, Fabiano, que pouco tem jogado, deu uma bela resposta, fazendo uma defesa a remate de Dyego Sousa que não só foi crucial neste jogo como pode mesmo ser chave para a eliminatória (o 1-1 naquele momento tornaria tudo radicalmente diferente). Felipe teve algumas dificuldades a lidar com Dyego Sousa, ao passo que Pepe fez, talvez, a sua melhor partida desde que voltou ao clube, bastante imponente nos duelos e marcando a sua presença na área rival. No meio-campo, Óliver foi o MVP, pegando na batuta para pautar todo o futebol ofensivo do FC Porto com critério, servindo vários companheiros com passes longos precisos. Do banco saíram duas unidades que tiveram peso decisivo no marcador: Soares fez o 2-0 numa finalização subtil e Brahimi cerrou o marcador com um remate cheio de classe.

SC Braga – Momento duro para os minhotos. A equipa de Abel vai em 3 derrotas seguidas, tendo passado da luta pelo título a ter o 4.º classificado cada vez mais perto e agora vê o Jamor muito, muito longe. O SC Braga continua com muitas dificuldades para ser feliz frente aos grandes, numa espécie de ‘trauma’ que está a condicionar de maneira decisiva as aspirações de crescimento do clube (em Portugal não irá conseguir títulos sem bater os grandes). Os arsenalistas adoptaram uma postura conservadora, com um bloco baixo e reforçando o meio-campo, mas ofensivamente viveram do que Dyego Sousa foi dando e pecaram muito na gestão psicológica dos acontecimentos, visto que no 2.º tempo revelaram uma frágil capacidade de respostas (as substituições de Abel também não foram as melhores). Individualmente, Marafona fica ligado à derrota com a péssima abordagem no lance do penálti. No meio-campo, Palhinha foi menos um com bola e Wilson até foi dos mais esclarecidos, ainda que tenha desperdiçado uma boa situação para finalizar. Já Dyego Sousa foi o grande protagonista da noite no SC Braga. O brasileiro fez uma grande 1.ª parte, logrando, quase sozinho, aproximar a equipa de Fabiano graças a um trabalho fantástico recebendo, rodando, temporizando e servindo os colegas, em várias acções de nível elevadíssimo e pouco vistas em Portugal. No entanto, quando o avançado teve a chance de empatar desperdiçou, num lance que marca a noite do Dragão.

XI do FC Porto – Fabiano, Manafá, Felipe, Pepe, Alex Telles, Corona, Óliver, Herrera, Otávio, Adrián e Fernando Andrade

XI do SC Braga – Marafona, Sequeira, Raul Silva, Bruno Viana e Esgaio; Ricardo Horta, Claudemir, Palhinha e Wilson Eduardo; Fransérgio e Dyego Sousa

144 Comentários

  • Tiago Martins
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 3:57 pm

    Dois trincos, Wilson na ala, sentar Paulinho, substituir Dyego Souza… Só faltava colocar o Marafona a lateral direito.

    Um dia desastroso para Abel, que ainda teve uma conferência de imprensa péssima onde além de relevar derrotismo, fez parecer do futebol algo como o euro milhões (basicamente diz que anda a experimentar de tudo contra os grandes… “experiências” sem grande Conceição não são para este nível)

  • The King
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 3:23 pm

    Mais um jogo em o Porto demonstra estar vivo e bem vivo….
    Já foi muito dito aqui em relação ao jogo por isso vou deixar aqui só umas notas…
    -muito se falou em relação ao Oliver e ao seu valor, 20 milhões, prefiro dar 20 por este do que 6 por waris, walter, paulinho etc… (que orgulho para o campeonato português ter um jogador destes…)
    -mais um jogo com Pepe a titular sem sofrer golos…(“a e tal desde a chegada do Pepe a defesa começou a vacilar!!!”) Gostava eu que Porto tivesse este excesso de qualidade noutras posições….
    – Andrade não serve, muita luta muita força, mas é só e é pouco…. funciona um pouco melhor com segundo avançado….
    Estou plenamente convicto que vamos acabar este micro ciclo com 4 vitórias seguidas… 2 já estão… faltam mais 2… até sábado….

  • MiguelF
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:59 pm

    Excelente resultado e assim o FC Porto fica com um pé na final da Taça de Portugal, mas é bom que não adormeçam na segunda mão que o jogo continua a ter 90 minutos!

    Oliver tem estado em grande nível e só espero que o Sérgio Conceição não invente no Clássico e o vá colocar no banco. É o único com visão de jogo acima da média e tem melhorado, a olhos vistos, defensivamente. Aquele último lance foi excelente, podia ter-se mandado para o chão e arrancar a falta mas não desistiu do lance e conseguiu fazer o passe para o 3-0!

    Corona está na sua melhor forma no FC Porto e Pepe está a regressar ao seu verdadeiro nível (quando chegou via-se de longe que estava muito em baixo de forma).

    Mafana esta a surpreender-me positivamente e, na envolvência ofensiva e velocidade, faz-me lembrar o Ricardo Pereira. Tem de melhorar bastante defensivamente mas para mim deveria continuar no lugar (Militão não acrescenta a nível ofensivo, Maxi não acrescenta nada a nível defensivo).

    Adrian dá outro toque de bola na frente, até porque o que estou (estamos) habituado a ver é força e explosão na frente (Soares e Marega) e pouca ou nenhuma técnica. Duvido que seja titular no Clássico mas tem jogado bastante bem!

    Alex Telles está completamente desgastado e mais dia menos dia vai rebentar, com muita pena minha. Ainda pensei que o Sérgio Conceição lhe desse descanso na segunda parte mas nem isso! Até nos cruzamentos se nota que está com menos força…

    O grande problema com o Benfica serão as transições defensivas, em que o FC Porto tem pecado nesta época, e se chegam a acontecer lances como os que aconteceram ontem no Dragão duvido que o Benfica desperdice tantas oportunidades!

    Gostaria de ver uma equipa no sábado com:

    Casillas
    Mafana
    Pepe
    Militão
    Telles
    Herrera
    Oliver
    Corona
    Brahimi
    Adrian
    Soares

    Com Marega e Danilo a entrar na segunda parte, consoante o decorrer do jogo!

    Duvido um pouco e provavelmente o SC vai apostar logo em Soares e Marega na frente. Só espero que não meta o Militão à direita (e sim a central) e não tire o Oliver do 11!

  • BrunoSeq
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:35 pm

    Porto a arrumar a eliminatória na 1a mão e ainda conseguiu poupar algumas peças importantes.
    Duas ou três notas em relação a este Braga:
    -Faz falta um pardo/alan/rafa;
    -Fazem falta laterais de maior qualidade;
    -Faz falta um treinador com mais qualidade.

  • Pésquerdo
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 10:07 am

    Este jogo para mim foi o melhor exemplo do que é o Porto, quando entram para ganhar e mais nada.
    Isto é ser um grande. Eficácia e zero tolerância com o adversário, nunca perdoam erros. Sem jogar grande coisa metem 3 golos sem suar muito.

    Fez-me lembrar um pouco o jogo contra o Benfica na taça da liga. Dás-lhes uma bola numa transição ou cometes um erro na construção e só voltas a pegar na bola dentro das próprias redes. Super eficácia e há muito mérito para o grupo nisto.
    Por isto é que continuo a achar que embora o Benfica jogue um futebol mais positivo e bonito, o Porto continua a ser o principal candidato, até porque continua em primeiro e defronta o rival no Dragão. Vai ser jogaço no sábado.

    Por outro lado, embora o Braga esteja a passar um mau bocado, não vejo o meu Sporting a jogar o suficiente para assaltar o terceiro posto da Liga.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:55 am

    Abel no final da época vai de vela…

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:54 am

    Braga em queda livre, nem deu para o Porto aquecer.

    Nem para isto o Braga serve, ainda pensei que pudessem obrigar o Porto a algum desgaste mas nem isso.

    Além do mais o Porto já poderá ir a Braga na 2ª mão com a equipa B que passa lá tranquilamente.

  • Karamazov
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:33 am

    Resultado que acaba quase em definitivo com a eliminatória, mas pior do que o resultado é mesmo a falta de atitude e o estado anímico que a equipa está a apresentar. Vamos ver como reage o Braga, numa altura bastante complicada em termos de jogos nas próximas semanas (Rio Ave, Porto (x2), Guimarães,…)

    Honestamente, só tenho a apontar ao Abel o facto de ele continuar a persistir sempre nos mesmos jogadores. Há qualidade no banco (Murillo, Trincão, Xadas, Eduardo, F. Martins,…) no entanto por motivos que ninguém sabe, simplesmente não são opção. O Abel precisa urgentemente de ganhar humildade e perceber que o plantel não são só 12/13. Que saudades de Paulo Fonseco, onde se rodava a equipa quase toda de jogo para jogo…

  • ViCio
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:19 am

    Acho que na análise ficou a faltar referência ao Corona!

    Para mim foi dos melhores em campo, está na sua melhor forma desde que chegou ao Porto e a conseguir algo que sempre lhe faltou: consistência!

    Nota-se que está mais focado, mais confiante, mais comprometido (basta ver um lance quase no fim do jogo em que se esforça e faz um bom corte) e muito bem fisicamente.

    Ainda decide mal algumas vezes, ainda arrisca em demasia a acção individual, mas também é isto que se pede a um extremo com a sua qualidade técnica. É bom ver que, mesmo quando erra ou falha, continua confiante para voltar a tentar e isto acaba por intimidar os defesas.

    Que mantenha o nível!

    Somos Porto!

    • Balkoni
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 11:10 am

      Sem dúvida! E tendo em conta como o Marega e Brahimi a ter fases menos boas é bom ter um extremo a ser consistentemente bom ao contrário da epoca passada em que ele tinha jogos muito apagados e em que pouco se esforçava (ou não se notava)

  • leemoses
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:39 am

    Porto dominou o jogo do início ao fim a jogar com 4 ou 5 titulares no banco.
    Nota para o recital de Óliver Torres, tanto a defender como a atacar (é incrível a quantidade de recuperações de bola e passes de encher o olho), e para o melhor jogo de Pepe pelo Porto esta época (está num crescendo de forma que me deixa muito optimista).
    Estamos com um pé na final.

  • Pires94
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:04 am

    Pelo menos ninguém pode acusar o Abel de hipocrisia, desde que disse que ia embora, a equipa dele deixou de aparecer aos jogos… :D

  • ShutterIsland
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:17 am

    Abel a revelar-se curto e a perder aquele hype que seria the next big thing dos treinadores em Portugal. A mensagem que os jogadores passam nos jogos contra os grandes é que estão aprisionados e pouco confortáveis, não se conseguindo soltar e ferir o adversário. A equipa não consegue ligar jogo e vive do que o grande avançado Dyego Sousa (a pedir claramente outros voos) produz.

    Pepe está de volta…que jeito nos vai dar na final four da Nations League!

  • Kacal
    Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:04 am

    Está fechada a eliminatória, vamos ao Jamor! Não é arrogância, nem sou disso mas um 3-0 em casa obriga o Braga a vencer 3-0 só para igualar o que é uma tarefa quase impossível, é que o Braga tem tido sempre dificuldades contra Porto e Benfica, é mais comum vê-los a perder que vencer ou mesmo empatar. E como acredito que iremos marcar pelo menos um em Braga, está fechado. Acredito que iremos assistir ao clássico Porto x Benfica na final de Jamor, será épico! Acho que nenhuma das equipas jogou propriamente bem hoje, foi um jogo sem história. Mas ainda assim, apesar do Braga ter entrado bem, nós acabamos por nos superiorizar e fomos eficazes. Tivemos mais iniciativa e demonstramos mais querer, vitória justa.

    Óliver continua em crescimento, pode não ter números e não ter muita chegada à área e remate, daí que nunca será um médio de topo, a meu ver, mas dá gosto vê-lo jogar e acrescenta coisas que mais nenhum médio acrescenta na equipa, neste Porto é fundamental. E mesmo no jogo sem bola tem melhorado a olhos vistos. Hoje deu sequência à boa forma e foi dos melhores em campo.

    Marafona foi muito imprudente no lance do 1º golo, era perfeitamente evitável e prejudicou a sua equipa, foi crucial no desequilíbrio do jogo. Acontece, mas um GR com a sua experiência devia ter sido mais cauteloso e inteligente ali, nós agradecemos.

    Manafá e Adrián trouxeram outra qualidade e soluções à equipa, um a dar profundidade e mesmo ajuda no jogo interior na lateral, o outro a dar qualidade com bola, na circulação e aumentando o QI futebolístico do ataque. A equipa ainda pode melhorar mais o seu futebol, mas está no bom caminho. Embora o Marega vá acabar por entrar no 11 e vamos regredir neste aspecto, pelo menos que jogue sempre o Adrián e mais 1 mesmo que seja o maliano.

    Venha de lá o clássico, a final está praticamente garantida. Obviamente teremos que jogar com atitude e concentração máxima para evitar complicações na 2ª mão, mas podemos estar mais tranquilos. Venha o clássico e o mínimo que peço é atitude máxima, o resto virá por acréscimo. Mas no Dragão mandamos nós e temos que demonstra-lo. No clássico não meteria nem Danilo, nem Marega e ia com o 11 que jogou hoje mas com Brahimi em vez de Otávio e Soares em dupla com Adrián. SomosPorto!

    • Miguel Carvalho
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:14 pm

      o SC não vai ter coragem de sentar o militão, por isso vai jogar à direita, o que beneficiará o Benfica e muito o grimaldo que só terá que se preocupar com o corona.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:18 pm

        Também duvido que o SC vá ter essa coragem, Miguel. Mas por mim ficava mais 1-2 jogos no banco, até porque o quarteto titular tem sido este que jogou ontem e tem corrido bem, dão garantias. Manafá em termos de jogo ofensivo, quer na profundidade, quer no jogo interior, acrescenta muito mais e não devemos tirar-lhe a confiança assim. A ver vamos.

        • Miguel Carvalho
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 4:45 pm

          Concordo com isso e sou benfiquista, todos sabemos como o grimaldo ataca bem mas tanto ele como o almeida nao são propriamente azes na defesa, por isso se jogarem com o militão vai ser mais benéfico para o benfica do que própriamente para o porto.
          Acho que o porto só beneficiaria em jogar com manafá-militao-pepe-telles.
          Mas acho que vai jg com casillas,militao,filipe,pepe,telles,danilo,herrera,oliver,brahimi,corona,soares.
          O benfica jogará com a mesma equipa que com o chaves substituido o corchia pelo almeida e no máximo tira o florentino mete o ferro a central e o samaris no meio.
          À muito tempo qeu não vamos ver um clássico decisivo como este…

          • Kacal
            Posted Fevereiro 27, 2019 at 7:42 pm

            Exactamente Miguel, é o que penso também. Militão é rápido para central, mas para lateral já não considero que seja e não tem aquela agilidade necessária, sendo que em termos ofensivos e técnicos não tem as mesmas soluções. Manafá tem que ser titular para explorar, juntamente com Corona, as debilidades defensivas de Grimaldo. Assim como do outro lado temos Telles e Brahimi. Mas também acho que o SC vai ser “cagão” e meter essa defesa, espero ser surpreendido!

            Sobre o Benfica, estando Jardel de fora, o 11 é o óbvio, sendo apenas duvida entre Ferro a central com Samaris a médio ou o grego a central e manter a aposta em Florentino, eu escolhia a segunda opção.

            • Miguel Carvalho
              Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:56 pm

              Eu tbm acho que vai escolher a segunda, no entanto se compararmos o ferro é melhor no posicionamento, marcação, e jogo aéreo que samaris, e a sair a jogar é melhor que samaris e Ruben dias, no entanto quando apanhou um bom PL a jogar de costas como derley foi expulso.. e tb tem a dúvida sobre o florentino a sua antecipação e leitura de jogo pode ser muito importante para o Oliver não ter tempo para pensar… A ver vamos joguem quem jogar não vou criticar pois eu mesmo não sei quem metia.

              • Kacal
                Posted Fevereiro 28, 2019 at 12:17 am

                Obviamente o Ferro é melhor opção a central que o Samaris, já que a posição de raiz do grego é médio. No entanto, como disseste parece-me que o Ferro tem algumas dificuldades em lidar com avançados que sejam imponentes fisicamente e ataquem o espaço nas costas, algo que o SC deve apostar no jogo. E além disso o Samaris nos jogos grandes costumam dar-se bem do que me lembro e transcender-se, tem outra experiência. Ainda por cima cumpriu bem contra o Chaves, talvez o Bruno Lage dê continuidade e também aposte na experiência num jogo tão importante.

                Como disseste o Florentino será importante já que é um jogador muito inteligente e que antecipa o que adversário vai fazer, é muito rápido a agir e penso que deve manter a aposta nele, está a jogar bem e tem imenso potencial.

                É complicado decidir e tomar uma decisão, mas eu penso que esta opção Samaris – Florentino é a melhor para este jogo, na prática pode sair furado mas nunca sabemos antes de arriscar. A ver vamos. Eu talvez prefira Ferro – Samaris como adepto do adversário. Mas concordo contigo, seja qual for a opção não deve ser criticada já que é são escolhas e é complicado.

          • Alex Teixeira
            Posted Fevereiro 27, 2019 at 6:08 pm

            Talvez o do ano passado, diria eu…

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:09 am

      Para mim o onze do clássico era Casillas, Manafá, Pepe, Militão, Telles, Danilo, Oliver, Corona, Brahimi, Adrian e Soares. Danilo é preciso para controlar o espaço de Félix e Militão para a profundidade de Seferovic. O problema é quem sai, e eu prefiro Pepe a Filipe, apesar de menos rotinas, e Danilo a Herrera para jogar como 6, até porque Oliver tem que jogar.
      Sobre o comentário da eliminatória, totalmente de acordo.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:15 pm

        Penso que o Militão deveria ficar mais 1-2 jogos de fora para servir de exemplo. Confio na dupla Felipe – Pepe e nenhum deles é propriamente lento, sendo que o Pepe fez hoje a melhor exibição por nós desde que regressou, provavelmente.

        Quanto ao Danilo, admito que possa ser titular mas a ser terá que ser sempre no lugar do Danilo já que o Óliver está em grande forma e TEM que jogar!

        De resto, totalmente de acordo.

      • Khal Drogo
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 11:26 am

        Concordo com esse 11. Mas se o Aboubakar estivesse disponível, preferia-o no lugar do Soares.

    • Kostadinov
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:05 am

      Também é esse o meu receio, que com o regresso do Marega se volte à fórmula inicial. Além disso para mim há que começar a questionar a valia que o jogador ainda tem no 11 no momento actual. Desde a viragem do ano, apenas 1 golo em 8 jogos, e na competição menos importante de todas. Ou seja, o único argumento que se usava para se ‘tolerar’ a sua péssima qualidade técnica (que marcava) nem sequer tem estado presente.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:13 pm

        Exactamente Kostadinov. O que mantinha Marega no 11 eram os golos, o ser decisivo e o facto do nosso estilo de jogo necessitar de um jogador como ele. Tendo ele na viragem do ano baixando imenso os números e o rendimento, estando a equipa a jogar bem de outra forma e a vencer, espero que fique de fora do 11 por enquanto. Mas também duvido.

    • Gus Fring
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:02 am

      Kacal, gosto bastante das tuas análises, no entanto, não concordo com a forma como descreves o Óliver.

      Muita gente diz que o Óliver não tem números. O que é ter números? Para um médio não contam apenas golos e assistências. Há vários tipos de médios e, mesmo em posições idênticas, jogadores com características diferentes.

      É claro para toda a gente que Óliver não é jogador de chegar à entrada da área e finalizar, nunca foi (mesmo tendo feito 7 golos no campeonato no ano de Lopetegui) mas isso não é uma característica do jogador. Qual é a percentagem de passes acertados dele? Quantas recuperações de bola? Como qualificamos a inteligência do jogador em fases determinantes do jogo, em que o mesmo tem uma leitura de jogo fenomenal? Quantas jogadas ele define em décimos de segundos em espaços curtos, seguidas de um passe a rasgar para alguém que vai fazer a assistência para o Soares ou o Marega (e repara, neste tipo de lances, ele continua a 0 nesses números, no entanto, meio golo é dele). Não podemos limitar a avaliação de um jogador ao número de assistências e golos. Não podemos dizer que não é um jogador de topo, com andamento para outras equipas, simplesmente porque não faz golos. Quantas vezes o vemos entre os centrais a iniciar o processo de construção do Porto? É isto que o Porto de Conceição lhe pede. Para além disso, tarefas de grande desgaste na reacção à perda da bola (que ele tem desempenhado muito bem).

      Quando o comparamos, por exemplo, a um Bruno Fernandes, toda a gente vai dizer que o Bruno Fernandes é claramente melhor jogador. Eu não concordo (apesar de até poder ser, atenção). Têm características completamente diferentes. O Bruno é muito superior nalguns capítulos (monstro no capítulo da finalização para um médio, por exemplo), o Óliver, claramente superior noutros capítulos. Construção e gestão de posse, para mim, o melhor médio do campeonato.

      Mas lá está, isto é apenas a minha opinião. :) Em qualquer Porto, seja no de Conceição, do Nuno ou do Lopetegui, para mim, tem de jogar sempre. Nas qualidades que referi dele, não me lembro de muitos jogadores a passarem pelo nosso meio campo com a classe que ele tem.

      Ficam aqui os meus dois cêntimos. Um abraço e espero que os 3 pontos fiquem em nossa casa no Sábado. :)

      • Gus Fring
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 6:47 pm

        Entendo o que dizes, Kacal. :) Teria todo o gosto em perder a aposta, se isso significasse que o Óliver ficaria o resto da carreira de Dragão ao peito, hehe. Duvido. Por outro lado gostava de o ver num grande da Europa, numa equipa que privilegie a posse. Veremos, tem 24 anos.

        Saudações, Nuno, Paulo, Ricardo, Marcos e Kostadinov. :)

        Kostadinov, também é uma das minhas personagens preferidas (tal como Breakin Bad é uma das minhas séries preferidas, top 3, facilmente). Tal como o Óliver, o Gustavo Fring passeava demasiada classe, embora na gestão de outro tipo de recursos. haha

        • Kacal
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 7:44 pm

          Sim Gus Fring, ainda bem. Por mim o Óliver pode ficar no Dragão até ao fim da carreira, é um jogador que temos empatia e que transpira classe, que cá na nossa realidade é um grande jogador e muito importante para nós. Espero que fique! Eu duvido que fique cá o resto da carreira também, mas também duvido que a sair seja para um colosso de 1ª linha, muito menos para titular, mas quem sabe acontece e seria interessante vê-lo num contexto de colosso e com outro tipo de futebol, que privilegie a posse como disseste. A ver vamos.

          Saudações DesPortistas :)

      • Kostadinov
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:17 pm

        Sem dúvida Gus Fring, isso que referes é claramente verdade a meu ver. Vai totalmente de encontro ao que são e não são as valias do jogador, e ao compararmos o Óliver ao Bruno Fernandes comparamos essencialmente dois jogadores que calham de jogar no mesmo sector (embora em posições diferentes), mas com características completamente distintas. Para mim não há ninguém no plantel do Porto (e possivelmente em todo o campeonato) que consiga pensar e executar tão rapidamente e de forma tão exímia como o Óliver faz. E se já fui tão crítico com o SC aqui, tenho igualmente que reconhecer que parece ter sido ele a incutir no Óliver uma agressividade positiva que ele não tinha antes e que fazia com que um meio-campo a 2 do qual ele fizesse parte se tornasse mais ‘mole’ do que o que deveria ser.

        Já agora, grande nick esse, um os meus characters favoritos :)

      • Marcos
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:41 pm

        Na mouche. Totalmente de acordo, sem tirar nem por.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:15 pm

        Excelente análise Gus!
        Disseste tudo aquilo que eu penso sobre o Óliver!

        Saudações DesPortistas!

      • Kacal
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:11 pm

        Desde muito Obrigado pelo elogio ou as palavras, fico muito contente e lisonjeado como sempre. O sentimento é mutuo do que já vi de ti aqui no blog. Muito Obrigado!

        Todos temos opiniões diferentes, nenhuma é mais válida do que outra, mas depois do teu excelente comentário fica difícil acrescentar muito mais, simplesmente conseguiste rebater o que disse. E atenção que tens toda a razão, um jogador não se “mede” apenas pelos números de golos e assistências, há o que dá ao jogo da sua equipa, há as suas qualidades, há outros números que são igualmente importantes. Já dei o exemplo de Xavi e Iniesta que foram jogadores de elite e não tinham grandes números de golos e assistências. Apenas acho que o Óliver não tem o mesmo nível nas suas qualidades que esses dois tinham, nunca será elite. Num Porto onde há um jogo muito físico e os elementos técnicos não abundam, temos alguns mas não muitos, é normal que o Óliver se destaque, até por ter muita qualidade. E eu. E tal como disse, apesar de não ter muito remate nem chegada à área e não ter números de golos e assistências, acrescentei que dá gosto vê-lo jogar e dá coisas ao nosso futebol que mais ninguém dá no plantel e que no jogo sem bola melhorou imenso. Apenas não acho que seja um médio de topo ou vá ser. Mas posso estar errado, o tempo dirá.

        Talvez eu descreva assim o Óliver porque prefiro outro tipo de médio e também por ele ter custado 20 milhões. Para mim, na realidade de um dos três “grandes, um jogador que custe 20 milhões tem que ser mais completo. E tem que ter números de golos e assistências, ser mais decisivo. É aí que critico, não acho que vá ser um médio de topo e aposto já aqui um jantar em como ele não vai ser titular num colosso durante a carreira, isto é se voltar a jogar num. Posso estar completamente errado, mas é a minha visão, por vezes acerto, outras falho, faz parte. Prefiro médios como o Bruno Fernandes e para mim mesmo na construção e na gestão da posse o português tem muita qualidade.

        Por fim, quando refiro médio de topo refiro-me à elite, mas na realidade do Porto tem que ser titular com qualquer treinador, aí concordo totalmente. Novamente, excelente comentário!

        Obrigado pela tua opinião, um abraço e esperemos que os 3 pontos fiquem no nosso Dragão, obviamente. E que o Óliver faça mais um jogaço, eheh :)

      • Paulo Soares Almeida
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:38 pm

        É isto. Obrigado.

      • Nuno Lima
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:13 pm

        Subscrevo totalmente! Só tenho que agradecer esse teu comentário.

  • Marcos
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:46 pm

    Ainda bem que toda a gente vê aquilo que eu sempre disse: Oliver é o melhor jogador do FCP e para mim da liga.

    • Fabio Rodrigues
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 11:05 am

      Concordo em absoluto Marcos! Também sempre defendi que o Oliver é o melhor jogador do campeonato português, mesmo quando era suplente.
      É um jogador fantástico e mesmo jogando num sistema de jogo que em nada priveligia o seu futebol se consegue destacar. É criativo, tem inteligência em zonas de criação, competência para circular curto e deixar os companheiros em melhores condições, posicionamento assertivo, pressing consertado. Não é um box-to-box que anda acima e abaixo sem parar. Não é um jogador para duelos físicos ou para andar a correr sem nexo só para dizer que trabalha muito. Mesmo assim consegue fazer tudo isto, porque quer jogar, quer agradar e convencer o treinador de que pode corresponder ao que ele preconiza.
      Num modelo de jogo que priveligie a construção curta, a circulação paciente à procura de espaços de progressão, a inteligência e criatividade em zonas de criação, a utilização de apoios próximos para encontrar soluções, a fuga aos duelos físicos pela via técnica, Óliver será sempre um jogador de valor incomensurável, porque entende o jogo como mais nenhum médio em Portugal.

      • Marcos
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:41 pm

        É bom encontrar alguém que pensa como eu no que toca ao Óliver (também o user Gus Fring). Num modelo de jogo que não é “o dele”, depois de ter estado quase 1 ano no banco, de muitas vezes ser chamado, com sarcasmo, o “sr. 20 milhões”, fazer exibições destas revela uma força mental e adaptabilidade que poucos pensariam que Oliver conseguia ter.

        Que sábado venham os 3 pontos para nós!

      • Gus Fring
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:46 pm

        Isto! Nada a acrescentar.

    • Marco
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 10:16 am

      “toda a gente”…

      a maior parte da “gente” nao o coloca no top 5 do FCP, ou no top 30 da Liga.

    • NunoLFC
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:47 am

      Bastou um jogo para passar a ser o melhor da Liga? Uau.

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:11 am

      Pode ser o nosso melhor jogador em termos de pico de forma (eu prefiro Brahimi nos seus dias) mas o melhor jogador da liga é Bruno Fernandes. E a seguir é Jonas! Mas ainda bem que o Oliver joga muito, já estava farto de ver chutão no Porto! Haha

    • d-s3pt
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 7:59 am

      É a tua opinião Marcos e respeito, mas estou longe de concordar, aliás, na minha opinião nem top 3 do FC Porto é muito menos da liga, mas que Oliver tem qualidade isso tem, precisa é de conseguir fazer mais que meia dúzia de jogos por época com esta qualidade.

    • fabinho18
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 7:56 am

      Temos de respeitar cada opinião. Mesmo se há um jogador que fez 2 bons jogos e já é o melhor jogador do campeonato. Para mim o melhor é o Tomane.

    • Kacal
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:31 am

      Continuo a achar que não é o melhor jogador do FC Porto, muito menos da liga. Atenção que ele é muito bom jogador e é fundamental num Porto onde temos muitos jogadores físicos, mas para ser melhor jogador da liga é preciso um pouco mais.

      • Marcos
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:41 am

        Eu não acho que, como vi num comentário teu sobre Bruno e Oliver, um jogador para ser muito bom precise de ser completo em tudo. Admito que o Bruno Fernandes é mais completo que o Oliver e adorava vê-lo de azul e branco, mas acho que um jogador que desempenhe o seu papel de forma exímia não precisa de outros atributos como a relação com o golo – para isso estão lá os jogadores mais avançados. Oliver passou de um 10 para um 8, um jogador que recupera sem falta, que rouba imensas bolas, aguenta os 90 minutos com intensidade e alia a isso a sua inerente qualidade no passe, visão de jogo e capacidade de decisão. É um jogador com o qual me identifico muito, é a minha posição dentro de campo e o meu estilo de jogo e jogador preferido (Bergkamp é o meu jogador preferido de todos os tempos, apesar de jogar mais adiantado que este Oliver). Espero que este meu comentário promova uma discussão saudável e que seja pelo menos percebido o porquê de eu o achar o melhor. Abraço e continua com os teus comentários, são dos poucos que aprecio aqui para ser honesto.

        • Kacal
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:25 pm

          Sobre o Óliver, concordo que um jogador sendo exímio no que faz já pode ser considerado muito bom e será sempre uma mais-valia importante, mas para mim um jogador completo está sempre mais perto de ser topo. Até porque um jogador completo é capaz de desempenhar vários papéis com qualidade e ser mais decisivo no resultado, no fim de contas importa ganhar. Mas aceito a tua opinião e respeito, não discordo e acho o Óliver um grande jogador, muito importante no nosso Porto, apenas não acho que seja o melhor jogador do campeonato, mas aceito e respeito.

          Por fim, muito Obrigado pelas palavras e irei continuar igual, sempre a dar o meu melhor e com o fair-play característico. Abraço para ti também e continua assim, identifico-me contigo porque se gostamos de um jogador, devemos defende-lo até ao fim, fazes bem, sendo que também aprecio os teus comentários e sendo do mesmo clube melhor ainda, continua assim também. E o teu comentário acho que promove a discussão saudável, aí nem há duvidas.

    • Nunop
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:06 am

      Eia bem….já vale tudo? Jonas e Bruno Fernandes são de longe os melhores da Liga Portuguesa, é que nem sequer estão perto de mais ninguém

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:01 am

        Qual Jonas? Aquele que praticamente não tem jogado?

        • Nunop
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:29 pm

          Sim o que tem 134 golos em 171 jogos desde que esta em Portugal. Mais inúmeras assistências e o que oferece ao jogo da equipa.
          Só esta época tem um golo a cada 83 minutos, comparando com os 103 de Bas Dost, 117 de Soares, 122 de Dyego Sousa, 136 de Seferovic e 160 de Marega……é outro campeonato.

          • RicardoFaria
            Posted Fevereiro 27, 2019 at 3:34 pm

            Mas se o homem nem sequer joga (não tem capacidade física para tal) como pode ser o melhor?!
            Se disseres que já foi o melhor, já são outros quinhentos.

            Saudações DesPortistas!

      • Marcos
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:42 am

        São dois enormes jogadores, mas para mim Oliver é melhor, é a minha opinião pessoal. Incluo, próximo destes, Éder Militão, João Félix e Mathieu. O último pela qualidade, os outros dois pela relação qualidade/potencial.

    • Mabk
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:02 am

      É, faz dois bons jogos e ja é o melhor do campeonato. Aliás, só é o melhor porque o Quintero está emprestado, se não era o segundo! Para além disso o Bruno Fernandes joga ténis.

      • Marcos
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:37 am

        Se há uma coisa que eu prezo é a minha opinião própria e consistência da mesma. Oliver andava no banco e eu sempre disse isto, não é por agora ser a figura que sempre soube que ele poderia ser que venho dizer o que penso. Portanto calma com esse sarcasmo barato, opiniões diferentes sim, mas com calminha

  • Kostadinov
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:21 pm

    Claramente melhor a vitória que a exibição, mas é difícil tirar ilações quando jogamos com um Braga que está de facto a atravessar uma má fase. Valeu por exigir um menor esforço do que aquele que estava à espera e permite recuperar alguns jogadores para o clássico.

    P.S. Reparei no que vocês fizeram na caixa de comentários, VM. Excelente atitude a todos os níveis, o meu pessoal obrigado.

    • Khal Drogo
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:31 pm

      A que se refere no PS, Kostadinov?

      • Kostadinov
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:10 pm

        Tinha respondido ao Kacal mas por alguma razão o comentário parece não ter sido publicado. Mas basicamente por manter a caixa de comentários sã, Khal Drogo. If you know what I mean :)

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:07 am

      Quem viu este braga no primeiro jogo com o porto esta epoca em que perderam 1-0 injustamente, e quem vê este braga que está uma lástima. Abel está sobre brasas.

    • Kacal
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:06 am

      Sobre o teu PS, o que fizeram? Não reparei, eheh.

    • Anacleto
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:48 pm

      O Porto jogou, controlou, e ainda tinha metade dos titulares sentados no banco ou excluidos por lesão. Ganhamos por 3-0 ao Braga, resolvemos praticamente a eliminatória e iremos á final.

      Ainda conseguimos poupar jogadores como Brahimi, Danilo e Militão pois sábado vem jogo complicado com o Benfica. Seguido da Roma…

      E tu ainda achas que foi melhor a vitória que a exibição? Uma coisa é ter exigência com a equipa, outra coisa é estar constantemente a mandar abaixo só porque sim, parece-me claramente o segundo o teu caso…lamentável.

      O Porto está numa série de jogos dificieis com muitas lesões, é preciso ter calma. 3-0 foi óptimo, sábado temos mais.

      • tiagoagm
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:02 am

        Onde estava metade da equipa fora? Só enumeras 3 jogadores. A equipa que jogou ontem com excepçao dos avançados e do wilson foi muitas vezes titular o ano passado.

        • Dipinto88
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 11:33 am

          Tiago vá lá…
          Casillas, Militão, Danilo, Brahimi, Marega e Soares são jogadores titulares no Porto. Podes refutar que para esses entrarem terias que tirar jogadores que até podem estar num bom momento de fora, mas em condições normais esses 6 jogadores (mais de metade da equipa portanto) seriam titulares no sábado.

      • Kostadinov
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:55 am

        Não percebi muito bem este comentário. Foi um excelente resultado, com números expressivos, com uma exibição que não foi propriamente de encher o olho. Onde é que mandei abaixo só porque sim?

        • Anacleto
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 3:53 pm

          Basicamente afirmaste que o Braga passa uma má fase e foi por isso que o Porto ganhou, como se jogar contra o Braga fosse um passeio na pradaria..ainda por cima sem 6 titulares.

          Ao longo da época consistente que o FCP tem vindo a fazer vejo os teus comentários e geralmente são a deitar abaixo o FCP, como se precisamos de ganhar 10-0 ao Nacional para estar em primeiro.

          A época é longa e é natural que as equipas tenham vários momentos, o Porto até agora está aguentar bem a sobrecarga de jogos e lesões, mantendo o 1ºlugar e continuando na luta em todas as competições. Não vejo razão para tanta critica.

          • Kostadinov
            Posted Fevereiro 27, 2019 at 5:49 pm

            Não afirmei isso, aliás disse precisamente que é difícil tirar ilações, palavra por palavra. E em relação aos titulares parece-me demasiado conveniente deixar de fora as circunstâncias. Já nem utilizando o argumento de que esse número é perfeitamente discutível, o Porto marcou apenas 1 golo sem esses jogadores, e já tinha 3 deles em campo quando chegou ao 3-0. Como tal parece-me um argumento muito pouco relevante.

            Segundo ponto: rejeito liminarmente a insinuação de que ‘deito abaixo’ o Porto porque sim. Aliás, já o disse aqui por várias vezes, o Porto tem um momento sem bola muito assimilado e competente, até há bem pouco tempo sem rival em Portugal nesse aspecto, e que isso tem muito mérito do SC. E ainda neste post elogiei o dedo que o treinador me parece ter tido nesta evolução do Óliver. Agora não esperes que ‘coma e cale’ só porque lá vamos ganhando. As exibições têm sido no geral bastante fracas na grande maioria dos jogos. Não sou só eu que o digo, é praticamente a totalidade das pessoas que não uma falange específica de adeptos do Porto que elogiam só porque é o seu clube. Mostrámos um futebol muito melhor no último jogo do campeonato, e se fores reler esse post encontrarás lá o meu comentário a ressalvar precisamente isso.

            Segundo, o SC tem uma postura na qual não me revejo minimamente: é hipócrita e diz que é frontal; é conflituoso quando as coisas não lhe correm bem e veste a indumentária de sacerdote quando correm; tem um mau perder tremendo e muitas vezes debita um chorrilho de ataques que não são mais do que desculpas esfarrapadas para os próprios falhanços. Isto é a minha opinião. Repito, a minha opinião. Que é no fundo a única coisa que eu (e todos) posso oferecer aqui.

            Portanto não posso aceitar de nenhum modo que me coloques etiquetas completamente injustas e infundadas em factos. Elogio quando acho que tenho de elogiar, critico quando acho que tenho de criticar, simples.

            E em relação ao ir ganhando, relembro-te que nesta altura ainda não ganhámos absolutamente nada em termos de títulos este ano. Perdemos a final de uma competição, estamos em desvantagem noutra, agora em vantagem na Taça, e no campeonato perdemos 6 pontos de vantagem para o Benfica nos últimos jogos. Se isto não é motivo para críticas então temos um conceito totalmente diferente do que merece ou não ser criticado.

    • Joao X
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:39 pm

      A que te referes no PS?

  • Khal Drogo
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:14 pm

    Tal como o VM diz, não foi um jogo brilhante – longe disso. Mas fomos superiores ao Braga e merecemos a vitória. Contudo, um 3-0 é demasiado pesado para aquilo que se passou em campo. Felizmente, fomos bastante mais eficazes do que a equipa adversária.

    Tenho pena pelo Braga. Achei que esta época conseguissem ganhar qualquer coisa. Mas agora será muito, muito difícil.

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:06 pm

    Vou continuar as minhas análises apenas referindo alguns pontos:
    – Fabiano tem a defesa da noite, mas é extremamente limitado nas saídas e no jogo de pés. Espero que não renovem contrato.
    – Manafá a jogar cada vez melhor. Se ficar no banco contra o Benfica (apesar de entender!) é um arrombo na confiança do jogador.
    – Telles cada vez pior. O cansaço já se nota até mentalmente, as bolas paradas (apesar de um canto para Pepe) estão cada vez menos precisas.
    – OLIVER A JOGAR E A FAZER JOGAR.
    – Adrian a acompanhar. Pena apenas estar a ser aproveitado quando acaba contrato, dá muito ao jogo entre-linhas e mais apoiado entre os vários sectores – até com tabelinhas.
    – Posso dizer que Fernando Andrade não é jogador para o Porto ou espero mais uns jogos?
    – Bem SC a não meter Marega (apesar de não sabermos se com outro resultado não seria diferente!)

    • Kacal
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:08 am

      Penso que podes dizer desde que assinou, ahah. O Fernando Andrade para mim só serve jogando com “chutão” e a entrar na 2ª parte quando os adversários já estão mais desgastados e desorganizados, de resto não serve. Mas o dinheiro não abunda e foi a solução possível.

      De resto, totalmente de acordo com o teu comentário!

      • Francisco Ramos
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:05 am

        Não me lembro do valor gasto, mas é sempre mal gasto. É preferível por mais 1/2M e trazer o Joel (Maritimo) ou o Rochez (Nacional) que este. O Fernando nem faro de golo tem e mesmo a profundidade é atacada mal, tanto que há um lance que entra entre o lateral e o central, perde em velocidade e manda-se para o chão quando podia ter definido muito melhor. E aquilo que tu defines para o que ele é bom é quando menos gosto de ver o Porto jogar! Haha.

        • Kacal
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:28 pm

          O Rochez, concordo. O Joel não sei, tem características interessantes para o modelo do SC, mas não tem estado tão bem no Marítimo esta época e anda desencontrado com os golos, não sei se não será “fogo de vista”, prefiro esperar. Mas talvez fosse melhor opção que o Fernando Andrade, não é difícil. Ahah

          Sobre o que disseste, ele tem limitações e parece-me claro. Nem o nível do Marega tem. E eu refiro-me mais quando o Porto precisa de ir atrás do resultado e joga mais directo no fim, aí acho que pode ser um jogador útil para o “chutão”, mas para uma equipa que quer jogar outro tipo de futebol e sobretudo para jogar de inicio, não serve. Mas mesmo para o banco acho curto, mas pronto, foi o que se arranjou.

        • RicardoFaria
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:26 pm

          Também gosto mais do Joel e depois o jogador do marítimo ainda tem uma capacidade física superior ao Fernando Andrade e SC gosta disso.
          Provavelmente não foi opção porque fez uma má 1a volta do campeonato.

          Saudações DesPortistas!

  • Gus Fring
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:06 pm

    Que classe de Óliver. Se há médio que não tenho qualquer problema em aceitar a falta de golo, é Óliver. Leitura de jogo num nível completamente à parte em comparação com os outros médios do plantel. Tacticamente irrepreensível, intenso e uma visão de jogo fenomenal. Quando inicia um jogo no banco, na minha opinião, a equipa fica logo limitada a 60% de potencial.

  • Riccardo Di Luca
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:03 pm

    Braga termina em 4º e sem adicionar um 4º troféu ao seu museu. E ainda há quem diga que o Abel é um dos melhores treinadores portugueses e o Braga uma grande equipa. Eu não sou um gajo muito antigo, mas a unica equipa que vi a ombrear verdadeiramente com os grandes foi o Boavista do início do século. Não só ombreou, como materializou isso num campeonato. Portanto a desculpa da diferença económica não justifica tudo.

    • Chico
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:11 pm

      Os Bragas de Domingos e Leonardo Jardim ameaçaram em alturas em que Porto e Benfica estavam mais fortes. E o de Paulo Fonseca praticava um futebol muito apelativo e teve bons resultados na Europa.

      • Khal Drogo
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 7:41 am

        Exato. E não nos esqueçamos que o Domingos ficou em segundo com o Braga e foi à final da Liga Europa.

        • Riccardo Di Luca
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 4:35 pm

          Títulos, zero.

          • Khal Drogo
            Posted Fevereiro 27, 2019 at 5:38 pm

            O Braga tem 3 títulos em toda a sua história (4 se se contar com a Intertoto). Avaliar o desempenho de um treinador do Braga pela conquista de títulos é, no mínimo, redutor e desonesto.

  • Chico
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:58 pm

    O Braga vai acabar em 4º, eliminado nas pré-eliminatórias da Liga Europa e sem sucesso nas taças. Tudo isto a praticar um futebol pobre e pouco entusiasmante. No entanto, continuar-se-á a falar sobre como Abel é um grande treinador. Alguns treinadores do Braga nos últimos anos, se tivessem apanhado este plantel, teriam feito um brilharete.

  • Kodd
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:54 pm

    Impressionado
    Melhor reforço de inverno( adrian)- correu 9.2km e nao jogava desde a 2/3 semanas
    Obrigado conceiçao

    • Chico
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:02 pm

      Ao longo desta época, surgiram dois grandes reforços internos no Porto: Oliver e Adrian. Tornam o jogo do Porto muito mais combinativo e imprevisível e se conquistarem o mais que provável título muito se deverá a eles os dois.

      • Kodd
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:24 pm

        Exatamente dois dos jogadores mais tecnicistas desta equipa
        Ha mt q se precisava disto, de ver a bola no chao e nao a voar
        E outra coisa, o otavio a 100% é dos melhores deta equipa, na minha opiniao melhor q o brahimi nesta fase, ja q este ainda mastiga mt a bola

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:50 pm

    1.ª de 3 finais vencida (apesar de ser a menos importante e a mais fácil das 3). Agora é começar a pensar em sábado.

  • golias
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:49 pm

    sou o único a achar que o braga é uma equipa fisicamente (e animicamente) muito desgastada? não vi o os primeiros minutos do jogo…

  • ARPR
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:44 pm

    Basta dizer isto… #obrigadooliver

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:33 pm

    Ai se o Dyego tivesse marcado aquela… o jogo teria sido bem diferente. O Abel foi pouco ambicioso, arriscou muito pouco e sofreu as consequências. Continuam a levar com o Wilson Eduardo e com o Ricardo Horta enquanto têm Novais e Trincão no banco…

    Já o Porto fez um bom jogo com especial destaque para Corona e principalmente Oliver. Vai ser um bom jogo no sábado.

  • Gunnerz
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:32 pm

    E pronto Braga, Europa fiasco, taças apanham os grandes são eliminados e resta como consolo ficar à frente do Sporting, algo que não acredito.

  • Bio
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:31 pm

    O Braga está a atravessar uma má fase. Nunca achei que fossem uma equipa assim tão sólida e esta incapacidade de dar luta aos outros candidatos a títulos dificulta muito a conquista de troféus.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:29 pm

    FC Porto a construir um resultado gordo e que praticamente garante a presença na final. Conceição poupou várias unidades e mesmo assim venceu um SC Braga na pior fase da época. Não percebi as opções do Abel, acho que não ajudou a equipa. Poupou o Paulinho na sexta, mas não o meteu hoje a titular. 2 trincos, Wilson a extremo. A perder 2-0 mete o Ryller (???) e depois tira o Dyego, que é o melhor jogador da equipa. Não percebi. Para culminar aparece o Paulinho, que devia ser o ponta, a cobrir o Sequeira na lateral. Desnorte.

    Quanto ao FC Porto, fica a dúvida qual será o 11 de Sábado. Não sentaria Óliver, que está a jogar muito, mas é provável que Danilo regresse. Pode meter 3 médios, mas aí não haverá Marega de início. Penso que Militão jogará na lateral direita.

  • ACT7
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:27 pm

    Jogo tranquilo para o Porto, o Braga apenas podia ter assustado naquele remate do Dyego (que a bola lhe vêm ter aos pés sem saber bem como).
    Grande golo do Brahimi a fechar a eliminatória. Porto vai chegar ao clássico em boa forma com duas boas vitórias.
    Do lado do Braga, tudo muito displicente e sem atitude, Abel quis jogar para o empate e deu-se mal, foi pouco ambicioso no início e no decorrer do jogo, levou 3 e ficou arrumada a eliminatória. O Wilson Eduardo é burro que doí.
    Mais um jogo com os grandes mais 3 golos sem resposta, assim fica difícil para o Braga querer afirmar-se.
    Depois da contestação no Benfica, apareceu o Abel a dar oxigénio ao Rui Vitória, depois da contestação no Sporting, apareceu o Abel a dar oxigénio ao Keizer e agora quem é que salva o próprio Abel?

  • CarlosFCP
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:27 pm

    Eliminatória resolvida.

    Siga para sábado, temos futebol para vencer os próximos 2 jogos e partir para a reta final da época com a moral em alta.

  • HeberPrincipe
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:25 pm

    E por aí vai a queda a pique do Braga…

  • MM
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:24 pm

    Não jogamos nada, cheios de medo, nao fazemos 3 passes seguidos, mal temos a bola é balao para a frente, falta de garra e de vontade.
    Mais uma vergonha.
    Há diferença de qualidade entre este 11 do porto e o do braga, mas ha muito mais diferenca de mentalidade. Abel medroso da nisto
    Joga melhor o belenenses, moreirense ou tondela
    Acorda Abel!

  • RicardoFaria
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:24 pm

    Eliminatória praticamente decidida após o golaço de Brahimi.
    Na fase inicial o Porto tinha mais bola mas o abraça estava mais perigoso, contudo, o Porto conseguiu equilibrar e acaba por chegar ao 1-0 devido a uma infantilidade do GR bracarense.
    Na 2a parte o Porto foi melhor, controlou o jogo (com bola) como quis e chegou, justamente, ao 2-0 com uma boa finalização de Soares.
    Até final o Porto foi gerindo a vantagem e no final Óliver aguentou os jogadores do Braga, faz um passe teleguiado para Brahimi fazer o golo da noite.
    Destaco Fabiano que fez uma grande defesa ao remate só Dyego Sousa e Óliver que faz a equipa jogar com mais qualidade.
    Espero que Manafa consiga recuperar bem uma vez que dá mais qualidade ao lado direito do Porto apesar de ainda pecar um pouco defensivamente mas acaba por compensar com muita velocidade (ao estilo de Ricardo Pereira).
    Danilo regressou de lesão e Marega, felizmente, não entrou.
    Quero também destacar o Adrián Lopez que apesar de não ter feito um grande jogo, é notório que ajuda a equipa a ter outro tipo de futebol.
    No sábado é importante ganhar por isso temos que treinar bem até lá.

    Saudações DesPortistas!

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:24 pm

    Kafka,

    Onde é que viste Sportinguistas a dizer isso do Braga?

  • Consuela
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:23 pm

    Bom jogo DO Porto, mas desengane-se quem ache que o Braga não podia ter saído com outro resultado do Dragão. Boa resposta do Fabiano e do Pepe, fulcrais para termos esta eliminatória no bolso. Destacar também Oliver, a qualidade de passe hoje foi absurda, a culminar na assistência para o Brahimi para praticamente selar a eliminatória.

  • Joao VV
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:21 pm

    1-Expliquem-me o porquê de sempre que o FCP marca um golo, o cântico que se houve logo a seguir é sobre o Benfica (“Quem não salta é lampião…”)?? Juro que não percebo…

    2- Freitas Lobo deve ter contrato vitalício com a Sport Tv para comentar os jogos do FCP e os jogos (teoricamente) difíceis do SLB. A isenção deste canal está ao nível da BTV ou do Porto Canal…

    3- Alguém que faça o “arranjinho” entre o Freitas Lobo e o Otávio. É uma paixão de longos anos que parece ser difícil de ser correspondida…

    4- O FCP continua a ser poder físico aliado a pontapés para a frente. Jogo feio feio feio, mas pelos vistos eficaz.

    5- Braga muito “mansinho”, mas discutiu o resultado e só por culpa própria não sai do Dragão com um resultado positivo. Várias ocasiões para fazer golo que não podem/devem ser falhadas.

    6- FCP tem graves problemas na transição defensiva, sobretudo no espaço encontrado atrás dos laterais. Estes são muito ofensivos e não há ninguém que compense este espaço. O Benfica poderá aproveitar, e muito, este espaço. Rafa, Félix e Seferovic são exímios neste aspecto, e Gabriel exímio nas aberturas em espaço vazio.

    7- O FCP poderá criar problemas ao Benfica pelo seu poder físico. Procuram sempre o contacto e vão “virar” os jogadores franzinos do Benfica ao contrário.

    8- Pénalti claro sobre o FCP, mas existem 2 lances muito muito duvidosos na 1ª parte na grande área do FCP quem nem mereceram um comentário’zinho dos comentadores, nem uma repetição…. Siga…

    9- Parabéns ao FCP, estão na final.

    • El Barto
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:46 am

      Se o Porto mostrou algo com este jogo, foi que sabe (e bem) trocar a bola no pé. Outra coisa é que o SC normalmente tenha como titulares jogadores que potenciem o futebol directo. Mas hoje, e com o tondela também, finalmente o Porto jogou como pode e deve. Melhorando as falhas defensivas, acho que este é o estilo de jogo que deveríamos manter.

    • Kacal
      Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:34 am

      O Benfica tem Rúben Dias, Samaris (deve jogar), Gabriel e Seferovic. Mesmo André Almeida e Florentino não são jogadores propriamente frágeis. Acho que não será por aí que o jogo irá definir-se, até porque para mim a qualidade vence sempre a força. A tal força da inteligência >>> inteligência da força e no caso do Benfica há imensa qualidade. A ver vamos.

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:46 pm

      1- É para todos saltarem.. há cânticos bem piores que pot vezes são entoados no Dragão quando o Benfica não joga é esse sim, é ridículo.

      2- Estou atento ao jogo e, felizmente, consigo ignorar os comentadores eheh.

      3- Gostos não se discutem.. :)

      4- Para dizeres isso, não visto os últimos 2 jogos do Porto incluindo este.

      5- A única oportunidade clara do Braga foi a do Dyego e logo a seguir o Corona também tem um lance na cara do Marafona.
      O resultado é pesado mas o Porto foi melhor principalmente na 2a parte.

      6- Concordo contigo!
      Nota-se principalmente quando Danilo não está a jogar.

      7- O Benfica também tem jogadores fortes fisicamente como Ruben Dias, Gabriel, Seferovic e Samaris, contudo, o Porto nesse aspeto deve ser a equipa mais forte do campeonato.

      8- Não estou a ver qual é o 2o lance mas o do Dyego não é penalty em lado nenhum, foram passadas imagens do lance e os comentadores disseram que não havia nada.

      9- Ainda falta uma parte embora seja muito difícil para o Braga dar a volta.

      Saudações DesPortistas!

    • Gus Fring
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:02 pm

      João, perdoa-me a pergunta. Esse ponto 4… Viste mesmo o jogo de hoje? :) Até aceito que se diga isso quando o Porto joga com 2 médios, Danilo-Herrera mais Soares e Marega no 11, agora hoje? Quando o Porto apresenta Óliver, Otávio e Adrián no 11, não se vê esse tipo de futebol que referes. Muito mais apoiado, ainda mais com a inclusão do Manafá na direita, que é bastante mais evoluído no jogo interior que qualquer lateral do Porto.

      • Joao VV
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:32 pm

        Sim Gus, vi o jogo. Mas continuo a achar o jogo do FCP “feinho”. É verdade que já houve jogos bem piores e também é verdade que Oliver acrescenta muita qualidade ao meio campo, mas continua a ser um futebol pouco atractivo. É apenas a minha opinião

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:32 pm

        Tudo dito!

    • E o que temos
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:33 pm

      Complexo de inferioridade, essa pergunta é fácil

      • Last Man
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:04 pm

        Tenho 24 anos e já festejei uma champions, uma taça uefa e uma liga europa. A nível interno nem preciso de dizer nada, podendo ainda referir o penta, mas infelizmente as minhas memórias futebolísticas não vão até tão longe.
        Inferioridade apenas nos desgostos desportivos.
        Saudações.

        • E o que temos
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:17 pm

          Obrigado por teres confirmado o que disse, falou-se na falta de respeito e necessidade de falar do rival em jogos e competições em que nem está a participar e tu sentiste logo necessidade de trazer para aqui conversa de títulos para te defender. Se isso não é o exemplo perfeito de complexo de inferioridade, não sei o que é.
          Mais uma vez obrigado, saudações :)

          • Last Man
            Posted Fevereiro 27, 2019 at 3:17 pm

            De nada meu caro, tem toda a razão! Continuarei a olhar de baixo para cima o pedestal, onde para nós portistas, o seu clube está. Quem me dera ter escolhido o Benfica para apoiar quando era um miúdo, mas lá vou ter que me contentar com a bênção de ser portista, sabendo que os títulos não são assim tão importantes nem dão moral aos adeptos ou contribuem em larga escala para o desenvolvimento de um clube.

            E já agora, qual é a linha que separa um cântico, cujo o objetivo é colocar todo um estádio a saltar (okk admito que poderia ser utilizado qualquer outro cântico para atingir esse fim sem referências a rivais), de ser desrespeitoso com o Benfica e as constantes acusações de o Porto ser beneficiado quase sempre que ganha? Para mim também é uma clara falta de respeito à seriedade de várias entidades.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:35 pm

        Inferioridade em que?

        • E o que temos
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:39 pm

          Pergunta aos teus adeptos, eles é que cantam isso todos os jogos?

          • RicardoFaria
            Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:14 am

            A afirmação é tua e não dos adeptos do meu clube..

            • E o que temos
              Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:41 am

              Os cânticos são de adeptos do teu clube. Se se tem necessidade de trazer rivais à conversa quando eles nem sequer jogam se isso nao é complexo de inferioridade é o quê? É que uma pesquisa rapida no google mostra te isso

              • RicardoFaria
                Posted Fevereiro 27, 2019 at 1:31 pm

                Não vejo qualquer complexo de inferioridade nisso mas são opiniões.
                O cântico pode ser para picar porque são clubes rivais e isso acontece em vários países com claques rivais..
                Eu não me sinto inferior ao Benfica.

                • E o que temos
                  Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:18 pm

                  Portanto para ti se for para picar é perfeitamente normal usar insultos e faltas de respeito certo? Só para clarificarmos o tipo de adepto que és

                  • Brunoflip
                    Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:17 pm

                    Não sei onde viste os insultos, mas há que dizer as coisas da forma que convêm para apoiar a tua própria narrativa I guess. Mas pronto, é o que temos…

                    • E o que temos
                      Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:57 pm

                      Onde é que vi os insultos? Em 70% por cento dos jogos do teu clube eles existem, seja em cânticos, seja em adereços usados pelos próprios adeptos com frases do tipo “F**k 5LB” e afins. Basta passares a emissão de ontem para trás na tv para veres isso. E aposto aqui o que quiseres como sábado esses cânticos vão existir mas vocês já estão habituados, eu percebo. Agora não tentem branquear o que não tem desculpa a não ser complexo de inferioridade ou ódio, escolham uma

                  • RicardoFaria
                    Posted Fevereiro 27, 2019 at 5:50 pm

                    Quem não salta é lampião para ti é um insulto?
                    Sou o tipo de adepto que gosta de futebol, que percebe a paixão que existe no futebol, sou um tipo que já jogou futebol e que sabe que há coisas que não se levam a peito porque acontecem no calor do jogo, etc..
                    Sou um portista que não se sente inferior a nenhum outro adepto de qualquer outro clube.

                    Saudações DesPortistas!

                    • E o que temos
                      Posted Fevereiro 27, 2019 at 8:58 pm

                      Claro que para ti dá jeito relembrar essa frase e não as 1000 e quinhentas já usadas pela claque durante os jogos não é?

                    • RicardoFaria
                      Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:02 pm

                      Eu não relembrei nada, foi o user que fez o comentário inicial que falou sobre esse cântico e não sobre outros.
                      Tu vieste falar de complexo de inferioridade e eu perguntei qual era esse complexo porque, como portista, nunca senti isso.

                    • E o que temos
                      Posted Fevereiro 27, 2019 at 9:06 pm

                      Portanto, dá jeito falar só desse cântico e ignorar os mesmos adereços que acabei de referir e os outros cânticos sobejamente conhecidos. Certo, percebi a tua lógica de resposta

                    • RicardoFaria
                      Posted Fevereiro 27, 2019 at 10:57 pm

                      Falas em complexo de inferioridade, eu pergunto qual é esse complexo, começas a falar em cânticos diferentes dos que estavam no comentário, agora já vais nos adereços (algo que não tinhas referido em nenhum comentário direcionado a mim)..
                      Só te fiz uma pergunta mas como não tiveste/tens argumentos para justificar o que disseste, começas a disparatar..
                      Respondendo aos adereços e aos outros cânticos, acho que todos os clubes têm esse tipo de adereços e cânticos apesar de não concordar que alguns desses cânticos sejam entoados quando a equipa rival não joga.
                      Nos dias de jogo contra a equipa rival é algo que acho que não tem problema algum se não for levado a peito mas isso já depende de cada um.

                      Saudações DesPortistas!

                    • E o que temos
                      Posted Fevereiro 28, 2019 at 12:29 am

                      Caso não tenhas chegado lá, tudo o que eu disse engloba-se no ponto inicial que é o complexo de inferioridade. Ou seja, só adeptos que tenham complexo de inferioridade ou ódio (escolhe um dos dois se preferires) é que fazem questão de em 70% dos jogos insultar o rival e usar adereços a insultar o rival. Se tiveres tempo vê um jogo do Benfica e diz me um cântico que fale sequer do clube do norte ou de um adereço que vejas lá que se refira a esse clube. Ah desculpa, vais argumentar com o “acho que todos os clubes tem esses canticos e adereços” que é aquele argumento irrefutável. Já perdi muito latim nesta conversa para no fim ainda teres a lata de me vires com argumentos deste género por isso acredita no que te fizer mais feliz.

                      Saudações e boa sorte para sábado

                    • RicardoFaria
                      Posted Fevereiro 28, 2019 at 10:31 am

                      Disse acho porque não tenho totais certezas disso mas penso que já deves ter visto adeptos de outros clubes a picar claques/equipas adversárias.
                      Ainda há bem pouco tempo um jornalista da Benfica TV chamou corja aos adeptos do Porto.. é um gajo com complexo de inferioridade em relação ao meu clube eheh que piada.
                      Realmente já gastamos ambos muito latim, cada um tem a sua opinião.
                      Saudações DesPortistas e que no sábado seja um grande jogo.

  • Hugo
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:21 pm

    Recital de Oliver Torres.

  • FariaArcanjo
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:21 pm

    Últimos 3 jogos contra grandes 3 goleadas (foram todos fora de casa mas não desculpa). Braga não é nem não será num futuro próximo candidato ao título, um autêntico chinelo dos três grandes.
    Muito provavelmente um Benfica Porto no jamor, finalmente (para mim que nunca vi o Benfica a jogar um clássico no jamor).

    • Chico
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:04 pm

      Curioso como este será o primeiro clássico no Jamor desde 2004. As duas equipas que têm dominado o futebol português não conseguiram chegar simultaneamente à final em todo este período.

      • Pedro Andrade
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 11:27 am

        Não é assim tão curioso. Há todo um torneio antes da final. Para haver essas finais é preciso não se cruzarem antes

      • Khal Drogo
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:20 pm

        Por acaso é mesmo curioso. Desde 2000/2001, só houve dois clássicos no Jamor: o Porto-Benfica de 2004 e o Sporting-Porto de 2008. Já não há uma final Benfica-Sporting desde 1995/1996.

      • Chico
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:09 pm

        *poderá ser, quero dizer. O Benfica ainda não eliminou o Sporting!

      • E o que temos
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:08 pm

        Já passamos o Sporting e eu estava distraído xd ?

    • Daniel Alves
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:59 pm

      Jogámos um em 2004 contra o Porto acabado de ser campeão europeu.

      • andresilvac
        Posted Fevereiro 27, 2019 at 12:43 am

        Vá ver o calendário da época porque está enganado ganhou a final da taça antes de o Porto ser campeões europeus…final essa que Mourinho criticou duramente a arbitragem para não desmoralizar a equipa em vésperas da final europeia como relatado no livro que tenho aqui em casa no ano seguinte…como curiosidade o Benfica ganhou no prolongamento com golo de cabeça da “torre ” Simão Sabrosa.
        Cumprimentos

        • Daniel Alves
          Posted Fevereiro 27, 2019 at 2:58 pm

          Foi antes? Pensei que tinha sido depois. Eu sei como foi o jogo, eu vi.
          Realmente a crítica à arbitragem desse jogo só mesmo por estratégia porque caso contrário era de uma falta de noção gritante.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:19 pm

    E o SC Braga continua a vacilar sempre que vai a casa dos três grandes. Desta vez foi no Dragão.

    Saudações Leoninas

  • Bruno Cunha
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:19 pm

    Os avançados tem de ser decisivos, Dyego Souza decidiu mandar um cacete em vez de meter a bola lá dentro e agora vai ver a final na televisão.

  • FrancisMelo
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:19 pm

    Óliver joga e faz jogar.

Deixa um comentário