Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto começa com uma ‘Manita’; Taremi bisou, Evanilson, Marcano e Martínez também marcaram; Joel falhou duas oportunidades claras, uma delas com 0-0; Xadas acertou na barra logo aos 3′

FC Porto 5-1 Marítimo (Taremi 13′ e 42′, Evanilson 40′, Marcano 68′ e Toni Martínez 76′; Winck 88′)

O FC Porto arrancou a Liga Portugal bwin da melhor maneira o golear o Marítimo. Os azuis e brancos até tiveram algumas dificuldades nos primeiros 40′, mas depois os golos acabaram por surgir com alguma naturalidade. Taremi deu continuidade ao que fez na Supertaça e bisou, Martínez, Evanilson e Marcano, que até cometeu um erro grave a abrir, também juntaram o nome aos marcadores, num jogo em que João Mário fez duas assistências e que também teve muito Pepê e Zaidu. Já a equipa de Vasco Seabra criou várias oportunidades, Xadas acertou na barra aos 3′, Joel desperdiçou de maneira flagrante logo a seguir e também podia ter feito o 1-1, Miguel Sousa também esteve perto de marcar, mas os erros defensivos deitaram tudo a perder.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1556037826860519432

FC Porto – A pressão acabou por fazer a diferença. Os azuis e brancos entraram mal e mesmo depois do 1-0 não estiveram muito confortáveis, mas com os dois golos em cima do intervalo tudo se tornou fácil. Taremi voltou a fazer a diferença, no entanto o mérito esteve essencialmente na reação à saída de bola do rival, conseguindo desbloquear assim o encontro e indo criando problemas. Pepê, que está cada vez melhor sem bola, foi importante, Zaidu também deu sequência à boa fase, enquanto Uribe continua imperial no meio campo. Já Namaso Loader mostrou-se muito egoísta. Melhor esteve João Mário, que foi decisivo com duas assistências.

Marítimo – Jogo ingrato para os insulares, que criaram várias oportunidades (não é normal uma equipa ter tantas no Dragão), ainda por cima dois bons lances com 0-0, e acabaram por ser castigados pela ineficácia e principalmente pelos erros na saída de bola. Joel esteve particularmente perdulário, Winck marcou mas o seu erro no 1-0 acabou por ser fatal. Miguel Silva também não conseguiu dizer presente, enquanto Vidigal foi dos que mais desequilibrou.

XI FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu, Grujić, Uribe, Pepê, Evanilson, Danny Namaso e Taremi.

XI Marítimo: Miguel Silva, Matheus Costa, Zainadine, e Leo Andrade; Cláudio Winck, Diogo Mendes, Beltrame e Miguel Sousa; Xadas, Vidigal e Joel.

35 Comentários

  • Kacal
    Posted Agosto 6, 2022 at 11:45 pm

    Marítimo a bater-se bem, acho que fizeram um bom jogo. Com mais alguma sorte e acerto podiam ter marcado no inicio e a coisa podia ficar mais complicada, mas felizmente o jogo sorriu para nós e depois do 2-0 a coisa ficou mais facilitada e vencemos com naturalidade, mas acho que o resultado é demasiado pesado para o Marítimo. Apesar de tudo fizemos uma boa exibição e fomos eficazes portanto vencemos bem. Espero que o Carmo volte e agarre o lugar porque Marcano não tem condições de ser titular, na minha opinião. E o Taremi é um avançado diferenciado por cá, claro que as “piscinas” acabam por lhe tirar empatia com as pessoas mas gosto imenso dele e é decisivo. Seja como for Otávio é indiscutível e seremos sempre mais fortes com ele e campo também. Venha o próximo!

    • RicardoFaria
      Posted Agosto 7, 2022 at 12:44 am

      Kacal, tiveste oportunidade de ouvir a conferência de imprensa do SC?
      Ele esclareceu que não estava a falar dos rivais e sim dos tubarões europeus.

      Saudações DesPortistas!

      • Kacal
        Posted Agosto 7, 2022 at 7:03 pm

        Não tenho por norma ouvir muito as conferências seja pré ou pós-jogo, Ricardo. Costumo mais ouvir por aqui no VM mas pode ser que coloquem aqui e ouça. Seja como for confio naquilo que dizes e sendo assim aceito a opinião dele. No entanto continuo sem entender o porquê de meter essa afirmação assim do nada.

        Sendo verdade o que ele disse, não temos o luxo desses tubarões europeus, também é verdade que a nosso concorrência na luta por titulos (Liga e Taças) não são eles e sim Benfica e Sporting que estão na mesma situação que nós portanto é apenas uma afirmação de não assunto, toca é a trabalhar com o que há e lutar por títulos!

        Saudações DesPortistas!

  • GoldenFCP
    Posted Agosto 6, 2022 at 11:36 pm

    O trabalho do mister Conceição nesta equipa é fabuloso. Não me canso de repetir. A equipa tem dinâmicas bem definidas e não vive de nenhuma individualidade em especifico. E depois é aquele querer sempre mais. Fazemos o 3º queremos o 4º. Fazemos o 4º queremos o 5º. Fazemos o 5º queremos o 6º. A atitude nesta equipa é um fator extremamente decisivo

    Durante o jogo foram feitas alternações entre um 4-4-2, um 4-3-1-2 e um 4-2-2-2. Sempre com uma pressão asfixiante sobre o adversário. O Dragão e os adeptos continuam a ser o 12ºjogador desta equipa. Que apoio fantástico e que autentico inferno tem de passar quem cá vem jogar.

    Taremi continua a calar tudo e todos e Evanilson continua a provar que só fica cá mais este ano. Pepe é um jogador transformado por SC, está outro. Corre mais, defende muito, espirito de equipa e claro sem perder as virtudes ofensivas. Borges é craque e Loader não esteve assim tao bem mas nunca se escondeu do jogo. Agora que o castigo do Carmo acabou espero bem que assuma a titularidade. Marcano é péssimo, comete erros de infantil de 1o ano.

    Bela vitoria e parabéns ao Marítimo pela postura. Podiam ter levado 10(FCP teve oportunidades para tal) mas quiseram jogar á bola, não vieram para o anti jogo e para a retranca.

    • Kacal
      Posted Agosto 7, 2022 at 7:06 pm

      Taremi continua a calar quem em concreto? É que acho que poucos são aqueles que não o acham um ótimo avançado. Falam sim das suas “piscinas” mas em nada o diminuem em termos de qualidade.

  • The Mo
    Posted Agosto 6, 2022 at 11:11 pm

    Jogo sem muita história.
    Como vêm, atropelar Maritimos e Aroucas não é nada demais.
    O Porto criou muitas oportunidades, tendo em conta o que criou o resultado até pode considerar-se escasso, mesmo o Marítimo podia ter feito mais 2/3 golos.
    Um jogo aberto, como muitos erros defensivos e na saída de bola de parte a parte.
    Gruijc é uma excelente alternativa a Uribe, mas nunca pode jogar em simultâneo com o Colombiano, só mesmo em situações ocasionais.
    Eustaquio por ter boa qualidade de passe, poderia adaptar-se melhor a fazer dupla com Uribe.
    De qualquer das formas um 8 é prioridade até final deste mercado.
    Nas alas estamos muito bem servidos com Otávio e Pepê(dois dos melhores jogadores a jogar em Portugal).
    Como alternativas Veron e Galeno dão garantias.
    Na frente Taremi e Evanilson já jogam de olhos fechados, Toni Martinez e Namaso são as alternativas.
    Há ainda André Franco como joker, podendo actuar nas alas e como 9,5, mas que neste esquema de jogo rende mais como 9,5.
    Será mais um Porto muito competitivo, e para azar de muitos vão ter de gramar conosco mais um ano.
    Boa Noite e bom resto de fim de semana.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 7, 2022 at 1:11 am

      Ai vamos ter de gramar convosco? Raios que azar.

      Olhando para os últimos 50 anos quem diria hein!

  • Nunop
    Posted Agosto 6, 2022 at 11:00 pm

    Parabéns ao Maritimo! Tentou jogar o jogo pelo jogo, e criou bastantes oportunidades com muitas saídas de bola interessantes e bem trabalhadas.

    Entre ser goleado assim, ou montar o autocarro e acabar por perder 3-0 na mesma, é sempre preferível a primeira.

    • Mushy
      Posted Agosto 6, 2022 at 11:44 pm

      Mesmo concordo!! Ao menos para o publico, vale a pena pagar bilhete ou ficar colado na TV a ver bom futebol do que andar a ver a bola parada e ver jogadores a simular e a perder tempo.
      Faltou eficácia no inicio do Marítimo (3X) que podia assustar, e poderia mudar o marcador, mas acredito que o Porto dava a volta ao marcador com facilidade.
      Só de lembrar que o ano passado o “azar”do meu SCP teve com Santa Clara, 4 remates e já levava 3 bojardas haha, golões fora de area, cabeceamentos acrobáticos grrrrrr… é futebol
      Houve outros em que marcavam sempre no primeiro remate que faziam..

      Porto e Benfica a mostrar uma bom dinâmica de jogo e de ataque e a colocar sempre bastante gente na area, e mostrar que continuam a fazer golos com facilidade. Espero enganar-me, mas parece que a luta será entre estes dois.

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 7, 2022 at 1:13 am

        Será muito provavelmente a 2 já se percebeu.

        Não temos capacidade para dar um 2-0 ou 3-0 seguro a quase ninguém, são todos os jogos a rasgar. Estes dão 4 e 5 a quase toda a gente.

  • MM
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:59 pm

    Uou, didn’t see that coming again…lol

    Mais a serio, bons 10 minutos iniciais do Marítimo, podia (e devia) ter marcado e com isso o resultado poderia ter sido muito diferente…ou nao!

  • ESC
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:52 pm

    É irrisório como é que o Porto começa a época com Marcano a titular. Ofereceu um golo ao Marítimo logo no início (Diogo Costa salvou-o) e ainda foi a tempo de dar um no fim (nem se fez à bola no lance do golo)…

  • Cpt Obvious
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:47 pm

    Esqueci-me de referir: resultado enganador com muitos golos aos trambolhões, fruto da perda de qualidade no nosso meio campo com este mercado de transferências…….

  • Pormenor Tatico
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:41 pm

    A nossa liga está cada vez mais fraca, os pequenos contratam cada vez pior, muitos treinadores românticos, com pouca sagacidade tática, bem disse que 85 não seria suficiente, começo a achar que nem 90 será…

    • Mushy
      Posted Agosto 7, 2022 at 5:06 am

      Impressionante que o Sporting anda a comprar o que diz “contratam cada vez pior”…
      Curioso o Sporting ter Nuno Santos e Matheus Reis a defesa direito dessas equipas que contratam mal e depois foi buscar o craque Vinagre às que contratam muito bem….
      Queres falar de Potes, Ugartes etc etc???

      Sempre com essas conversas de café sem ter um pouco de noção e pensar nas coisas…
      Contratam mal tal como os grandes fazem, com a diferença que não tem orçamento para melhor, os que tem guito contratam cada marreco.
      Doumbia, Ilori, Camacho etc etc etc mandam um grande abraço

    • DNowitzki
      Posted Agosto 6, 2022 at 10:53 pm

      Por uma vez, concordo.

    • Amorim97
      Posted Agosto 6, 2022 at 10:47 pm

      Aguardamos pela goleada do sporting

  • ktc
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:39 pm

    Do jogo, Marcano a confirmar que é fraco, faz um atraso ao nível dum iniciado, que felizmente não dá golo graças ao Diogo Costa. Precisamos também de um médio titular, grujic não pode ser titular no porto. A não ser que Conceição queira meter o Otávio naquela posição. Mesmo assim seria preciso um suplente.
    Gostei do João Mário no jogo, a voltar a forma antiga, tinha acabado muito mal o campeonato.
    Os avançados também estiveram bem, a dupla Taremi-Evanilson estão em ponto rebuçado.
    Prevejo uma luta intensa entre FCP e SLB , ainda estou curioso para ver este SCP.
    Espero que os árbitros comecem a acertar mais para todos os lados e não sejam o factor decisivo do campeonato

    • Pormenor Tatico
      Posted Agosto 6, 2022 at 11:05 pm

      Sim, já sabemos que o Sporting não conta para o Totobola, prefiro que nos ponham de lado, é bom sinal.

      • ktc
        Posted Agosto 6, 2022 at 11:47 pm

        Atenção que eu não disse isso. Só quero ver como se encaixa a equipa este ano. O Sporting perdeu o Sarabia, não é um jogador qualquer, da sempre diferença

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:39 pm

    Começamos bem o campeonato!

    O Marítimo entrou melhor no jogo e Xadas quase marcava outro golaço contra o Porto.
    Com o passar dos minutos começamos a tomar conta das operações e o golo surgiu com naturalidade após um erro dos madeirenses.
    Até ao intervalo criamos várias oportunidades e conseguimos arrumar o assunto colocando o placard em 3-0 apesar do Marítimo ter tido 2 excelentes oportunidades para marcar que foram negadas por 2 excelentes intervenções do Diogo.
    Na 2a parte, baixamos o ritmo do jogo controlando sempre com bola e ainda conseguimos marcar mais 2 golos tendo o Marítimo no final conseguido um golo.

    Marcano e Grujic foram os piores, na minha opinião. O primeiro quase dava o 0-1 ao Joel e o 2o é bastante lento e, por esse motivo, atrasa bastante o jogo da equipa mostrando que é necessário um reforço para aquele lugar.
    Taremi foi, mais uma vez, o homem do jogo.

    Gostei da pressão que fez o Marítimo errar várias vezes e da mobilidade dos homens da frente.

    Agora é altura para pensar no Vizela para chegarmos ao jogo contra o Sporting com 2v.

    Saudações DesPortistas!

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:37 pm

    A razão para colocar Sporting em 3º nas previsões prende-se fundamentalmente com a diferença de nível nos jogadores da frente e pela quantidade de oportunidades de finalização que aparecem por isso, bem como a diferença de eficácia que as equipas têm. Já foi assim o ano passado e, não havendo upgrades (pelo contrário) na equipa de RA, não tenho como achar que a equipa vá ter mais pontos. Porto (até com Marcano e duplas de médios como Grujic e Uribe) e Benfica vão ter muito mais jogos destes, enquanto o Sporting se voltará a arrastar em resultados curtos. E quando se confia constantemente no 1-0 ou no 2-1, está se sempre mais próximo do desaire e, por isso, acho que o Sporting perderá mais pontos. Já faltava nível no ano passado e a haver alguma coisa no plantel, foi um downgrade.
    Acho que o Sporting vai fazer uma época decente, mas pelo que tenho visto e pela pré época, tenho dificuldades em imaginar que acabe à frente dos rivais.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 6, 2022 at 11:16 pm

      Isto representa o meu estado de alma! Concordo a mil!

      SL

    • Pormenor Tatico
      Posted Agosto 6, 2022 at 11:12 pm

      O plantel desta época é claramente o melhor da era Amorim e dos melhores que já vi no Sporting, só o facto de manter a base duma época para o outra, faz com que a equipa seja logo mais consolidada.

      Além disso, reforçamos quase todos os setores com qualidade, Israel é muito superior a Virgínia, Juste em condições normais será o melhor central da liga, muito melhor que Inácio na direita, que passará para a esquerda, grande diferença.

      No meio tens Ugarte que para mim é bem superior ao Palha, Morita vêm trazer mais versatilidade ao nosso meio, há ainda Mateus a despontar, nas alas nunca tiveste tanta qualidade como agora, Trincão vai encaixar melhor com autocarros, prefiro o Trincão ao Sarabia como ala e neste sistema vertical de Amorim encaixa que nem uma luva, ainda tens Rochinha, Edwards, Fatawu ou Pote…

      Tabata era o elo mais fraco, ainda bem que sai e assim o Fatawu poderá desenvolver-se mais rápido, eram alas a mais, já temos 5.

      Só na frente é que não estou satisfeito, mas quase de certeza que virá alguém até final do mercado, mas precisámos de vender ainda mais alguém e reduzir a folha salarial.

      Sim, não vamos ser o melhor ataque, mas há 2 anos também não o fomos, a solidez defensiva é muito mais importante, não tenho dúvidas que seremos a melhor defesa esta época, com menos golos sofridos que nos outros 2 anos e assim mais fácil chegar aos 90 que deve chegar, mas vamos ver.

    • ktc
      Posted Agosto 6, 2022 at 11:08 pm

      Percebo o que dizes, num campeonato com equipas tão desiquilibradas, a qualidade dos homens da frente faz muita diferença. Sempre tivemos esses exemplos com Hulk, Falcão, Jonas..
      Mas eu acredito que o Sporting será sempre um candidato até ao fim, tem uma equipa bem montada

      • Pormenor Tatico
        Posted Agosto 6, 2022 at 11:14 pm

        O Sporting é claramente o favorito, só um cego não vê que o Porto está bem mais fraco e o Benfica não têm jogadores ideiais para a forma “suicida” do Schmidt.

        O Sporting quase de certeza fará mais que 85, melhorou todas as posições, têm uma equipa consolidada, com o melhor treinador, só falta vir um ponta, mas há muito mais versatilidade esta época com autocarros.

        • Mushy
          Posted Agosto 7, 2022 at 5:12 am

          Como sportinguista, tenho vergonha de ler comentários deste tipo.
          Devia ter um pouco de noção, para não cair no ridículo de todos gozarem e criticarem você como tem acontecido.

          E depois aparece comentários a generalizar todos os que comentam aqui do sporting a dizer que pensam assim.

          E o ano passado, como ficou?? quem estava cego?!?!?
          Seja modesto e tenha mais humildade

        • Hugorr
          Posted Agosto 7, 2022 at 3:38 am

          Perde Palhinha (por Morita), perde Sarabia (por Trincão), e perde Tabata (e Slimani, vá), por Rochinha.

          E melhorou todas as posições?

          Até no caso de St-Juste ainda se está para perceber como a coisa corre.

        • panchuvilha
          Posted Agosto 6, 2022 at 11:28 pm

          Melhorou todas as posições? Portanto, estás assumir que o Morita é um upgrade em relação ao Palhinha, curioso….

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Agosto 6, 2022 at 11:14 pm

        Tinha uma equipa bem montada e provavelmente com melhores jogadores o ano passado e não chegou. A crítica não é o Sporting ser mau. É eu achar que não tem armas para ter o nível que os rivais podem atingir.

        • ktc
          Posted Agosto 6, 2022 at 11:50 pm

          Eu percebo, mas não te esqueças que tanto FCP como SLB e SCP têm melhor plantel que os restantes. Nem sempre o melhor plantel ganha. E acho o SCP uma equipa muito competente. Só tenho dúvidas de como se irá o Trincao integrar. Acho que passará muito por ele a época do Sporting, se tiver um nível alto o Sporting será um real candidato, caso seja um fiasco será mais difícil

    • thiago97
      Posted Agosto 6, 2022 at 10:57 pm

      a diferença de avançados então é assustadora!
      E faz me questionar será que o departamento de futebol do Sporting não vê ??

  • AngeloGJ
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:37 pm

    Valeu pelos três pontos, mas sinceramente está goleada e’ um resultado bastante enganador, o FCP sem Fábio Vieira, Vitinha vá e Luís Diaz, perdeu realmente muita qualidade e aquela classe que conseguiu ter a época passada e que foi o fator diferencial em muitos jogos em que podiam ter dado empate ou derrota a época passada, este ano parece-me que o futebol vai ser mais directo, continuar a tentar meter muita gente no primeiro bloco de construção do adversário, pressionar e tentar ferir o adversário dessa forma, agora criar jogadas, temporizar, jogar com classe com este grupo atual vai ser muito difícil.

    As lacunas da época passada continuam e algumas até aumentaram, Pepe nos jogos que vi está época cometeu sempre erros e hoje voltou a não ser o “monstro” que é, mas epa o “rapaz” tem 40 anos e e’ normal que decaia, Marcano continua fraco como sempre e curiosamente o jogador que me parece mais sólido na defesa neste momento e’ o Zaidu, que parece estar mais maduro a defender e inteligente a atacar.

    De qualquer das formas, pelo que já vi até agora o FCP vai ter muitas dificuldades quando jogar contra equipas organizadas, a verdade é que não há muitas no campeonato mas quem souber defender bem e atacar com qualidade vai dar trabalho ao FCP, já e’ um problema do FCP de SC (teve sempre dificuldade contra equipas minimamente organizadas e sabiam atacar) e que a época passada com a qualidade de Fábio Vieira e Vitinha pelo menos no contexto nacional deu pra vencer muitos jogos mas está época não estou a ver essas peças na equipa e provavelmente também não deveram chegar(SC nunca foi apreciador de jogadores com as características dos dois).

    Quanto ao Marítimo, uma equipa muito desorganizada(até o Tondela da segunda divisão, com todo respeito pelo Tondela, foi uma equipa muito mais organizada que este Marítimo da primeira divisão), Vasco Seabra muito mal a cometer os mesmos erros da época passada no jogo com o FCP (assim fica fácil para SC preparar a estratégia), e não compreendo como uma equipa profissional não consegue compreender os erros que está a cometer em campo, e nem se pode dizer que é tentar ser fiel a estratégia e não se encurvar perante os grandes, e’ mesmo falta de inteligência, e claro este FCP alimenta-se muito dos erros e fragilidades dos adversários e hoje o Marítimo que a frente da defesa do FCP até mostrou qualidade, no meio campo e defesa foi um autêntico desastre.

  • Kenya24
    Posted Agosto 6, 2022 at 10:32 pm

    Um bom jogo de futebol onde as equipas procuraram sempre a baliza contrários, marítimo podia ter marcado mais 2-3 golos.
    O árbitro bem com personalidade, perante um estádio que acha que os jogadores do porto nunca fazem falta.
    Se há jogador que merece o golo é o Marcano que teve uma lesão muito difícil ainda para mais com esta idade, e como benfiquista espero que continue como titular.
    Dos minutos que vi, hoje não vi o taremi a saltar para a piscina, e nem precisa, pq é um bom jogador que marca muitos golos e faz jogar a equipa.
    Loader muito egoísta, mas talvez por querer marcar o seu primeiro golo.
    Espero que o Benfica contrate 1 extremo do gênero de David Neres que arrisque no drible, Ricardo horta ( que é um jogador mais associativo e com golo), e um médio que faça a posição 8 e 6.
    Pq com uma época tao longa e com muitos jogos seguidos devido ao Mundial, precisamos de ter alternativas ao 11 titular e ir preparando as eventuais saídas que hajam para o ano.

Deixa um comentário