Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto compra David Carmo em negócio de 22,5 ME

Vai justificar o investimento? Os azuis e brancos perderam a corrida por João Victor e tiveram de elevar a fasquia para conseguirem Carmo, desembolsando valores fora do normal para a realidade do futebol luso. Mas percebe-se a contratação. Fazia falta um central (o ideal até eram dois) e o agora ex-SC Braga tem características que agradam a Conceição. É alto, agressivo (às vezes exagera, mas depois da lesão melhorou), esquerdino, já conhece a nossa Liga e aos 22 anos ainda tem muita margem para evoluir, sendo certo que nesta fase está longe da regularidade e nível competitivo que Mbemba estava a apresentar. Para o próprio este passo também deve significar a ida ao Mundial, algo que se continuasse no Minho não era garantido. Já na perspetiva dos gverreiros é mais uma super venda aos ‘grandes’. Ficando a dúvida se parte deste dinheiro vai ser canalizado para reforços (é estranho o clube minhoto estar a baixar tanto a qualidade do plantel quando o 3.º lugar dá Champions), ou se a ideia é manter a política atual.

David Carmo vai ser a 1.ª cara nova no FC Porto para 2022-23. Os azuis e brancos vão pagar 20 milhões de euros ao SC Braga pelo central, sendo que o negócio poderá atingir os 22,5 ME, e só falta o jovem, de 22 anos e 1m96 passar os exames médios para se juntar à equipa de Conceição. Recorde-se que Carmo esteve parado quase um ano, mas com o bom final de época ao serviço do SC Braga ainda foi a tempo de ser chamado por Fernando Santos para a Liga das Nações.

152 Comentários

  • WildFury
    Posted Julho 4, 2022 at 9:30 pm

    Pelos vistos temos dinheiro a mais. Pensava que as contas estavam apertadas, talvez tenhamos criado um fundo com tanto desvio em comissões que agora dá para tudo.

    Não pondo em causa a qualidade do jogador, estes 20M€ davam para no mínimo 2 centrais e essa parte da defesa estava fechada. Agora, ainda há posições a resolver e se calhar 70% do nosso investimento ficou aqui. Para não falar da situação da renovação do Uribe.

    A juntar AA, Telles (?) e um defesa direito acho que não há muito mais a fazer. E vender Zaidu e contratar um jovem DE para crescer na sombra do Telles, se este regressar.

  • GoldenFCP
    Posted Julho 4, 2022 at 9:31 pm

    Grande contratação. Nunca pensei que alguma equipa em Portugal conseguisse ir busca-lo, muito menos nós.

    É caro? Caros são os Saravias,os Jankos, os Joaos Pedros, os Ewertons, os Manafas…
    Se render o que se espera dele triplicamos o valor no prazo de 1/2 anos, isto se a SAD não continuar a insistir em vender os jogadores em saldos.

    Ainda assim esta contratação parece-me uma prenda para não perder SC. Deve andar furioso e não é pouco com as trapalhadas que esta SAD de incompetentes tem feito nas ultimas semanas

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 4, 2022 at 9:38 pm

      “Muito menos nós”? Isto está um pouco a mais, já que, a haver alguma equipa com capacidade para o ir buscar eram precisamente vocês.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Julho 4, 2022 at 9:42 pm

      Excelente contratação no plano desportivo tendo em conta a sua qualidade e margem, e se daqui por um ano valer quase 70M (o triplo, como dizes), então terá sido mesmo na mouche porque quererá dizer que o FCP terá feito uma época estrondosa e que o Carmo é titular na selecção.

      Por outro lado, ele ser parte de uma equipa que acabou de bater o recorde de invencibilidade interno, pode querer dizer que com ele ou com outro o resultado seria o mesmo e isso não abonar muito em prol de ampliar o seu valor de mercado.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 4, 2022 at 9:47 pm

        Eu concordo com o último comentário.
        No plano continental pode dar jeito ter bons jogadores, mas para ser campeão, o Porto não precisava de gastar tanto. Há várias opções baratas em equipas mais pequenas que davam iguais garantias.

  • RicardoFaria
    Posted Julho 4, 2022 at 9:32 pm

    No plano desportivo é um enorme reforço!
    David Carmo tem imensa qualidade e ainda é provável que evolua bastante mais principalmente com Pepe como seu mentor.

    No ponto de vista financeiro não é muito bom tendo em conta que o dinheiro não abunda para os lados do dragão e, se for por 75% do passe como se fala, é pior ainda.
    Não conseguimos fechar João Victor por 10M para depois irmos dar 20M pelo David.. é estranho.

    De qualquer forma, espero que o David tenha muito sucesso e que mostre que os 22M foram bem aplicados!

    Saudações DesPortistas!

  • offtopicguy93
    Posted Julho 4, 2022 at 9:34 pm

    Antônio salvador referiu que apenas iria sair por 30M… possivelmente haverá algum jogador envolvido no negócio além dos 22M! Caso não haja, salvador perde aqui alguma credibilidade negociadora que poderá vir a ser usada no negócio de horta para o benfica (coisa que não me agrada pois acho que horta não é o tipo de jogador que o benfica precisa neste momento, faria mais sentido investir esse dinheiro para eventualmente reforçar outras posições).

    Quanto ao negócio em si e ao jogador em questão, esteve parado 1 ano e de facto fez uma parte final de época muito interessante. Poderá vir a ser um jogador de seleção e os seus 22 anos apontam para uma margem de progressão grande!

    • MiguelCosta
      Posted Julho 4, 2022 at 10:09 pm

      Vejo exatamente ao contrário.
      Agora que venderam o Carmo por estes valores, menos necessitados ainda devem estar por dinheiro (se é que estavam) e volta na volta ainda são mais exigentes/menos flexíveis com o valor que querem pelo Horta.

  • Jogabonito
    Posted Julho 4, 2022 at 9:34 pm

    Vender metade da equipa ao desbarato para depois estourar 22M num central que vem de uma lesão grave e sem provas concretas ao mais alto nível.
    Não dá para perceber esta gestão

    No entanto, há poucos centrais jovens com potencial (ainda por cima esquerdinos) e em Portugal não é preciso muito para se parecer ser um bom central, pode ser que se venda por 40M daqui a 2/3 anos. Mais do que isso não, porque depois sai a custo 0 ( não há dinheiro para renovações, supostamente).

  • GoldenFCP
    Posted Julho 4, 2022 at 9:34 pm

    Segundo O Jogo ficamos com 100% do passe. Pormenor muito importante

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Julho 4, 2022 at 9:35 pm

    Pensei que já não tivesse outra paragem em Portugal antes de ir para o estrangeiro, isto porque nunca imaginei que houvesse um grande predisposto a andar entre 20 e 25M por um jogador do Braga. E especialmente o Porto que, aparentemente, não tem capacidade financeira e tem que vender tudo o que está valorizado para se manter à tona.

    É um portento fisicamente, é duro (demais muitas vezes, mas no Porto isso não deve ter grandes consequências) e tem uma boa saída de bola (apesar de não ser um primor). Diria que facilmente valoriza para o dobro, mas também diria que o seu rendimento não tem sido superior aos últimos 2 anos de Mbemba.

    Ainda assim, grande reforço e mostra força no mercado apesar de se andar a fazer o funeral ao Porto. Como é óbvio, lá andarão para cima dos 85 pontos outra vez.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 4, 2022 at 9:40 pm

      85 pontos é a correr mal. Eu diria que ultrapassam os 90 again.

      SL

    • FranLx81
      Posted Julho 4, 2022 at 11:50 pm

      É claro que o rendimento do Carmo não tem sido superior ao do Mbemba nos ultimos 2 anos. Jogar à perneta não é lá muito fácil, creio…

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Julho 5, 2022 at 8:46 pm

        O Carmo fez 38 jogos em dois anos, parece-me uma amostra suficiente para ver o rendimento. Não passou duas épocas inteiras no estaleiro.

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 4, 2022 at 9:36 pm

    Talvez o facto de ainda temos muita pré-época pela frente possa fazer com que perda os maus vícios de uma defesa a 3 possa ganhar as boas rotinas de uma defesa a 2. Tal não seria possível em pouco menos de 1 semana.

    É curioso que alguns portistas agora rejubilem com isto, mas foi precisamente esta lesão falada no post (que acontece porque o Luis Diaz chutou uma bola) que causou na altura uma grande revolta a alguns desses mesmos adeptos. Coisas da vida.

    Muita sorte a este senhor nesta nova aventura.

    SL

    • Tiago Peixoto
      Posted Julho 5, 2022 at 10:09 am

      Não percebi a correlação no penúltimo parágrafo.
      Continua a ter sido uma barbaridade a expulsão do Diaz nesse jogo, um completo absurdo. Ou agora porque o Diaz já não joga cá e o Carmo sim vamos mudar de opinião? ahah
      Como disse na altura, fiquei com muita pena pelo Carmo, mas nunca num milhão de anos aquilo era cartão vermelho.
      Da mesma maneira que ninguém mudou de opinião em relação à entrada animalesca do Fábio Cardoso sobre o Romário que pode bem lhe ter arruinado a carreira quando o Fábio assinou pelo Porto.

  • Nickles
    Posted Julho 4, 2022 at 9:38 pm

    O Porto ganha aqui um excelente reforço para sair a custo zero

  • Tiago Silva
    Posted Julho 4, 2022 at 9:46 pm

    Acho que o Braga poderia esticar mais, centrais com as características do David Carmo são raros no futebol europeu, acho mesmo que ele tem potencial para ir jogar num Liverpool ou num City, uma contratação muito boa do Porto. Mas ainda assim não se pode criticar o Braga, recebem 20M no mínimo por um central, uma das maiores vendas da história do clube, esperemos que gastem bem estes 20M para reforçar o plantel e para lutar por um hipotético 3° lugar (a aposta até agora não me parece vir nesse sentido infelizmente). E fizeram bem também em não incluir jogadores, não via ninguém que pudesse ser uma boa opção para o Braga sem ser os jogadores mais importantes do Porto (talvez apenas Galeno).

    Quanto ao Porto, ficam com a melhor dupla de centrais do campeonato de longe e uma possível dupla da seleção se o Rúben Dias não estiver disponível. Diria até assustadora, mas não deixa de ser caricato que o Porto queira vender todos os seus jogadores mas depois não tem problemas em gastar 20M por um central. Não os censuro, se eles efectivamente tiverem o dinheiro acho muito bem e foi um excelente reforço para eles.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 5, 2022 at 10:03 am

      Tiago,

      Relativamente às opções que podiam ser úteis para o Braga, talvez Loum caso saísse Mustari e Nakajima para acrescentar qualidade atrás do PL (penso que esta táctica até o favorece). O único problema são os salários destes que acho que são incomportáveis para a realidade do clube.

      Não desgosto de Fernando Andrade mas acho que aqui não encaixaria e Diogo Leite está mais que visto que nem para o Braga serviu.

  • DICAS
    Posted Julho 4, 2022 at 9:48 pm

    Nao da para competir assim.

    Infelizmente vejo ao Sporting a ficar para tras dos rivais neste mercado.

    Podem vir com a ideia do Amorim e tal mas o nivel do plantel esta a baixar de qualidade e esta a baixar de estatura.

    Nao temos um unico ponta de lanca em condicoes e claramente temos um ataque mais fraco que os rivais.

    Nao aguro nada de bom para a epoca do Sporting … parte bem atras do Porto e Benfica.

    O Carmo de agora e para ser vendido por 60M daqui a 2 anos. Simples.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 4, 2022 at 10:02 pm

      Haja alguém.

      Obrigado, depois ainda passamos por confiantes ou arrogantes.

    • Filipe Ferreira
      Posted Julho 4, 2022 at 10:05 pm

      É natural que o nível baixe, como é que se substitui Sarabia?
      Foi um milagre ter vindo cá parar.
      Palhinha já foi substituido com antecedência.
      O que é que o Sporting pode fazer mais? Os rivais investem desta forma, o Sporting não pode. Fazer all-in está mais do que fora de questão, seria, uma vez mais, hipotecar o futuro do clube. É lutar com tudo para garantir mais uma liga dos campeões. Só assim poderemos chegar ao patamar dos rivais e esbanjar 15 20M por qualquer jogador

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Julho 4, 2022 at 10:09 pm

      Ao dia de hoje, vejo um plantel bem menos forte. Sarabia e Palhinha foram substituídos por jogadores inferiores. Só o St.Juste é um upgrade perante o Feddal.

      Já com Sarabia faltava uma outra opção no trio da frente, tanto que o Sporting foi um ataque bem menos concretizador que os rivais. Saindo Sarabia então, a coisa fica dramática. E até agora… Rochinha.

      O Porto e o Benfica conseguem trazer jogadores de outro gabarito normalmente, mas fica díficil competir assim. O plantel de 20/21 estava longe de ser brutal, mas foi uma equipa que não tinha competições europeias.

      • Daniel Alves
        Posted Julho 4, 2022 at 11:01 pm

        Acho que o Palhinha nem vai fazer falta. Mas o Sarabia vai.

        • Pormenor Tatico
          Posted Julho 4, 2022 at 11:45 pm

          Fazem do Sarabia mais do aquilo que é, bom jogador sim, mas nunca foi esse craque que quiseram parecer, senão nunca sairia do PSG.

          O Trincão para mim têm condições para ser melhor, encaixa muito melhor numa liga tática como a nossa, mais rápido e criativo, também sabe assistir e finalizar.

          Os rivais vendem muito mais pedras nucleares que o Sporting e mesmo assim é sempre este choradinho.

          • Filipe Ferreira
            Posted Julho 5, 2022 at 10:11 am

            Até parece que na posição do Sarabia no PSG não existem Messi, Mbappe e Neymar. Além desses três havia Di Maria e Draxler

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Julho 5, 2022 at 12:08 am

          É um downgrade na mesma em termos de plantel.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 5, 2022 at 9:54 am

          O Palhinha não vai fazer falta?

          Como é que um jogador preponderante dos últimos 2 anos não faz falta? Estava lá a fazer número?

    • Mik6
      Posted Julho 4, 2022 at 10:51 pm

      Simples. Quantos centrais custaram 60M?

      Isto é tudo muito bonito mas não quero ter o meu clube hipotecado assim. Dá me gozo se o Sporting ou o Matheus não aceitarem os tais 45M.
      A venda de jovens jogadores devia ser mais por vontade própria do que empurrados pelos seus dirigentes.

    • Pormenor Tatico
      Posted Julho 4, 2022 at 11:43 pm

      Quem te ouve falar pensa que o Sporting é um pobretanas, podemos não investir tanto como os outros 2, também vendemos menos jogadores, faturámos menos na Champions, logo as receitas não podem ser as mesmas.

      Mas mesmo neste patamar, o Sporting aproximou-se muito dos outros 2, já gasta 10, 15 ou 20 M em jogadores, o investimento que fazemos é mais que suficiente para sermos competitivos e lutarmos pelo título, só não é se formos incompetentes.

      As diferenças dos 3 são curtas, é de tudo uma questão de gestão, o resto é conversa.

      Tenho quase a certeza que o Sporting será campeão, mais do que há 2 anos, o Sporting têm sido a equipa mais regular nos últimos 2 anos, fez 2 pontuações de elevada qualidade, foi quem mais títulos ganhou, chegou aos oitavos da Champs, o que é uma raridade, mas parece que está tudo mal.

      O plantel vai ser o melhor talvez desta década, dizer que é pior é brincadeira, só o ter Juste na direita, dá de chinelo aos que os rivais compraram e Inácio na esquerda, é logo uma grande diferença.

      Morita, Trincão, Lino, Rochinha, tudo bons reforços, que fazem sentido, há a base e formação, dizer que não há upgrade é não querer ver a realidade, plantéis perfeitos ninguém têm, mas o Sporting está a ficar com o melhor plantel em Portugal, o que facilita o trabalho de Amorim.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 5, 2022 at 9:56 am

        Trincao e Lino?

        Se vier um desses já era muito bom. Mas tira o cavalinho da chuva. Com a vinda do Rochinha, já não vem nenhum desses amigo.

        Todas as tuas previsões saem furadas por isso para de prever que o Sporting vai ser campeão sff. Só aumentas a ansiedade.

      • panchuvilha
        Posted Julho 5, 2022 at 12:06 pm

        Acho uma piada que metes constantemente Trincão e Lino com toda a certeza que vão assinar.
        O Trincão até me parece possivel mas agora o Lino que vai fazer a pré epoca toda pelo o Atletico porque o Simeone o quer ver, já estás a dizer que vai ser reforço?

  • henry14
    Posted Julho 4, 2022 at 9:49 pm

    Uma super venda?? Uma super venda vai fazer o Porto daqui a uns 2/3 anos. Isto, claro, se não continuarem a cometer os erros atuais.
    Não queria nada que este Carmo fosse para lá, parece ser aquele típico central duro à Porto e como é óbvio já não vai levar os vermelhos que levava em Braga, vai estar muito mais protegido. Tem tudo para resultar. Grande negócio para o Porto se for pela totalidade do passe.
    Do lado do Braga, isto até pode parecer agora que foi bom negócio mas quase de certeza que daqui uns tempos se vão aperceber do erro que isto foi. Não era Salvador que queria 30M?? Eu nem sou dos que têm a teoria que o Salvador baixa as calças ao Porto mas se depois desta venda exigir mais de 15M pelo Horta, eu desistia já. Era o que mais faltava dar quase tanto dinheiro por um gajo já quase nos 30 anos como por um central que daqui a uns anos vai ser titular da seleção e vai andar numa das 3 melhores ligas do mundo…

    • darwin04
      Posted Julho 4, 2022 at 10:25 pm

      O salvador tem ódio ao Benfica e por isso diz o que diz. Simples. Ele sabe que se tivesse lá o tricolor vendia, facilmente, por 10M e depois garantia a construção de um 3a bancada qualquer no Seixal. Como acabou a mama do seu amigo da sueca e das obras, faz-se de difícil. Se eu fosse presidente do Benfica, já tinha desistido do negócio há muito tempo. Mandar farpas a um(Benfica), elogiando outros(porto), era motivo mais que suficiente para desistir. O expert em falir empresas quer que seja o presidente a fazer as negociações ? o mesmo rapazola que não dá a cara a fornecedores que ficaram por receber das empresas dele porque não pagou e alega que não tem dinheiro. É o mesmo rapazola que pelos comentadeiros do tugao é elogiado pelo poder negocial ? como não rir deste rectângulo junto ao atlântico ??

      • DICAS
        Posted Julho 5, 2022 at 9:11 am

        O Salvador tem ódio ao Sporting.

        A quantidade de vezes que abriu as pernas ao Benfica não suporta nada o que tu disseste.

        Não é a toa que o Braga era/é apelido de Benfica B.

        Digo-te que não ganhou essa alcunha por arranjar muitos problemas ao Benfica.

        Comentário completamente falso.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 5, 2022 at 9:52 am

          O Braga é apelidado de Benfica B por adeptos que não conseguiam admitir a superioridade do Benfica a certa altura.

          Só porque o Braga nos causa sempre imensas dificuldades e levava 6 do Benfica, não faz deles o Benfica B. Aliás o Braga tem melhores resultados com o Benfica do que nos e acho que o Sporting não é o Benfica B ou é?

  • Pedro Yelton
    Posted Julho 4, 2022 at 9:51 pm

    Para o jogador é o melhor sítio para onde podia ir, ora vejamos:
    – joga a Champions
    – tem o Pepe como professor
    – vai poder continuar a ser um arruaceiro, sem medo de expulsões

  • MegaBadjeras
    Posted Julho 4, 2022 at 9:55 pm

    Nunca vi tanto hype num jogador. Deve ser por ter 196cm e ser esquerdino. Andam à força toda a tentar arranjar um parceiro para o Ruben Dias.

    • Bio
      Posted Julho 4, 2022 at 10:09 pm

      Concordo a 100%. Dos jogadores mais sobrevalorizados que me lembro…

    • Rui Sousa
      Posted Julho 5, 2022 at 9:55 am

      Eu já, e num central curiosamente! Um que diziam que era bem melhor que o Rúben Dias e tinha um potencial muito superior. Curiosamente coincidiam no mesmo clube, e onde anda um e onde anda outro. Nada contra o Ferro atenção, mas se querem falar de hype….

  • Periklis
    Posted Julho 4, 2022 at 9:57 pm

    É uma excelente contratação para o FCP.
    Fará uma dupla portentosa com Pepe.
    Juntando Telles e André Almeida diria que ao Porto faltaria apenas mais um elemento desequilibrador na frente de ataque, à imagem do que Diaz fazia, já que Pepê honestamente me parece curto.
    Do ponto vista financeiro, se já era estranho o interesse manifestado, então agora a concretização por estes valores questiona a necessidade de vender que se assistiu até ao mês passado.
    Talvez tenha a ver com o facto de já ser um novo exercício e de sabermos com a sad do Porto gere, no risco e no limite orçamental, as contas do clube.
    Porventura em Janeiro voltam a apertar o cinto.
    Acredito que o Braga fique com alguma percentagem do passe já que a montra Porto é superior.
    Aguardemos por detalhes do negócio…

    • Periklis
      Posted Julho 4, 2022 at 10:00 pm

      Acredito que o Mendes tenha já prometido a revenda do Carmo no próximo ano por valores substancialmente superiores.
      Só assim se justifica este valor que o Porto se dispõe a pagar.
      Nao digo que não seja justo, mas parece me demais para as possibilidades atuais do Porto.

    • henry14
      Posted Julho 4, 2022 at 10:30 pm

      Esse André Almeida do que falas é o do Guimarães?? Podes estar a falar do nosso Almeida ahahah. Posso estar a ser injusto e se assim for daqui a uns tempos retratar-me-ei. Mas do que vi, não vi nada de muito extraordinário e espanta-me que esteja a ser tão valorizado depois de uma época bastante irregular em Guimarães, onde muitas vezes “arrebentou” cedo nos jogos, e ainda mais quando terminou a época com 36 jogos, 0 golos e 0 assistências.
      Já David Carmo tem tudo para explodir e se entrar com o pé direito tem via aberta para o mundial já daqui a 2 meses.
      E Pepê não me parece nada curto. Infelizmente, acho que vai evoluir muito.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Julho 4, 2022 at 10:48 pm

        Também confesso que não entendo o hype do André Almeida, pelo menos em termos de pessoal que fala dele para os grandes.

        • Periklis
          Posted Julho 5, 2022 at 8:38 am

          De acordo Mr. Mojo.
          Se tivesse de pensar por mim em hipóteses para 8 provavelmente diria outros nomes.
          Fiz apenas um exercício mediante aquilo que tem sido veiculado na imprensa e pensando num grau de razoabilidade orçamental para o porto, visto que gasta agora 22M.
          Nao posso imaginar que a seguir dão 18-20 M por um 8.

  • Filipe Ferreira
    Posted Julho 4, 2022 at 10:02 pm

    Não esperava.
    Estranho quem venda os melhores jogadores por 30s ou 40s milhões e depois vai esbanjar 22M num central de 22 anos, mas ninguém investiga isso.

    Com isto fecha-se definitvamente a porta da seleção para o Inácio, não há duvidas que passará à frente na hierarquia. O Inácio que aproveite os sub21 enquanto pode, não se sabe quando voltará à seleção

    • Jokicjoker
      Posted Julho 4, 2022 at 10:20 pm

      Podes dizer que na tua perspetiva são maus negócios, perfeitamente legitimo. Agora que se investigue o quê? Má gestão por parte da SAD (na tua opinião e talvez na de muitos claro)?
      Este ano vendemos o Fábio Vieira por 35 milhões, Vitinha por 40 milhões e Luis Diaz por 45 milhões, temos aqui 120 milhões. Sendo que tanto o Fábio Vieira como o Vitinha, custaram 0 a título de transferência (apenas tendo os custos habituais, renovação + salário).
      Sem dúvida alguma que não têm sido tomadas as melhores opções, mas honestamente entre sairem a 40s, ou a custo 0, pelo menos temos observado uma muito pequena melhoria.
      Se estivermos perante o próximo Jorge Costa, Ricardo Carvalho ou Pepe, estes 20 milhões são tostões.

      • Filipe Ferreira
        Posted Julho 5, 2022 at 10:08 am

        És capaz de ter razão.
        Na minha cabeça o porto anda completamente apertado financeiramente. Esteve a ser seguido pela UEFA e com o risco de não pode inscrever jogadores nas competições europeias, mas a verdade é que quando precisam lá aparece um miúdo da formação a dar muitos milhões (Fábio Silva, André Silva, agora Vitinha e Fábio Vieira).

        Se calhar está tudo controlado. Fazem ‘borlas’ em jogadores vitais e depois contratam um central por este valor. No fim da época arranja-se maneira de meter o Evanilson algures por 50M

        • Jokicjoker
          Posted Julho 5, 2022 at 11:33 am

          Filipe, a dívida em certos setores e empresas foi inventada precisamente por haverem excedentários que geram poupança (instidor) e quem se aproveite das mesmas pagando juros (emitentes). Existe uma discussão relativamente a saber se a dívida se gere ou se paga, eu acho que é subjetivo, em certas empresas não existe nenhum objetivo em pagar a dívida no seu todo, mas sim gerir. Já noutros setores pretendem liquidar a dívida o mais rápido possível e serem auto-financiadores. Como em tudo depende, e acho que um clube Português para ser competitivo a nível internacional face aos clubes Ingleses, espanhois, italianos, entre outros onde entram Sheiks e oligarcas, infelizmente tem de recorrer à dívida constante, tentando ainda vender os seus ativos ao maior comprador. Aliás o que tem distinguido o Porto e Benfica do Sporting, é precisamente a constante presença na Champions, o que permite obter não só o financiamento da mesma, como uma exposição que nunca seria obtido no campeonato português dos seus ativos.

    • Estigarribia
      Posted Julho 4, 2022 at 10:24 pm

      Filipe,

      A única maneira do Gonçalo Inácio ir á Seleção é Portugal ser humilhado no Mundial e o Engenheiro Nando ser demitido ou pôr o lugar á disposição.

      De outra forma, Fernando Santos vai continuar a não chamar o Inácio.

      Saudações Leoninas

    • Daniel Alves
      Posted Julho 4, 2022 at 10:59 pm

      Não deve faltar muito, não temos assim tantos centrais. O Pepe retirando-se, sobram Ruben Dias e David Carmo. O Inácio deve ser o que está mais no radar a seguir a estes 2.

      • FranLx81
        Posted Julho 4, 2022 at 11:42 pm

        Ao contrário do que muitos pensam, eu acho o Danilo melhor central do que médio. Fez uma Liga das Naçōes fantástica ao lado de Pepe.

        Quanto ao pós-mundial, teremos o Ruben Dias, o David Carmo, Gonçalo Inácio e Danilo (por mim ainda aguenta até ao proximo Europeu).
        Mais do que suficiente e muita qualidade!

        • Daniel Alves
          Posted Julho 5, 2022 at 12:44 pm

          Sim, nem estava a contar com o Danilo que é adaptado.
          E quem sabe se até ao Europeu não há mais ninguém a despontar?

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 5, 2022 at 9:49 am

      Mas o Inácio não joga em dupla.

  • The Mo
    Posted Julho 4, 2022 at 10:17 pm

    Não está em causa a qualidade do Carmo, que é um excelente jovem central, mas 22,5M?
    Por esse valor ia-se ao Brasil buscar 2 centrais de qualidade equivalente, e ainda sobrava.
    Primeira contratação estoura-se isto num central!
    E agora como se vai reforçar as outras posições?
    Venham as eleições que já estou farto, isto é matar o clube.

  • MiguelCosta
    Posted Julho 4, 2022 at 10:20 pm

    Até para o jogador é espetacular.
    É um bom jogador mas tem um grande defeito: é dos maiores arruaceiros do campeonato, que em 40 jogos na Liga já conseguiu ser expulso 3 vezes, farta-se de distribuir pau.
    Mas vai agora para um clube onde não terá problemas nenhuns se lhe apetecer distribuir pau. É só perguntar ao Felipe ou ao próprio Pepe se alguma vez se tiveram de preocupar com isso.

    E claro, mais importante que tudo: se a probabilidade de ir ao Mundial já era considerável, então agora jogando no Porto certamente que se situa nos 99%.

    E o Ruben Dias que se ponha a pau que o engenheiro volta na volta ainda quer aproveitar o facto do Pepe e o David jogarem juntos durante a época para serem eles os titulares no Mundial.
    Era das coisas mais absurdas de sempre porque o Ruben Dias é o melhor central português (e certamente n vai acontecer) mas os coitados dos sub21 tiveram de andar a gramar com a dupla de centrais dos Diogos porque se usava a desculpa que tinham uma grande quimica, quando havia claramente melhores centrais que o Diogo Queiros.

    • henry14
      Posted Julho 4, 2022 at 10:50 pm

      Não acredito que isso aconteça porque Ruben Dias já tem muito estatuto. Afinal de contas, já é o capitão (ou um dos capitães) do City. Senão, nunca se sabe. Essa dos dois Diogos não teve jeito nenhum e está-se a ver atualmente.
      Touché ao segundo parágrafo.

      • FranLx81
        Posted Julho 4, 2022 at 11:39 pm

        Mas quem eram melhores do que os Diogos naquela geração dos sub21?

        • MiguelCosta
          Posted Julho 5, 2022 at 11:18 am

          O Tiago Djalo, que raramente teve hipóteses de jogar.
          O Inácio nem foi convocado para o Europeu, disputado em metade em Março de 2021 e outra metade em Maio/Junho de 2021. Isto foi na época que foi titular no Sporting e campeão.

      • Xyeh
        Posted Julho 5, 2022 at 9:05 am

        Os Diogos não jogavam mal na seleção, eles realmente eram a melhor dupla que se podia ter, o pior foi quando subiram de escalão que não mantiveram o nível e deixaram de jogar juntos.

        • MiguelCosta
          Posted Julho 5, 2022 at 11:20 am

          Tu não podes dizer que eram a melhor dupla se nunca se testou outra dupla naquela seleção em jogos a sério. Isso nem sequer faz sentido.
          O Diogo Queiros era terrível e destoava completamente da qualidade do resto da equipa.
          E nunca se foi capaz de usar o Djalo, ou chamar o Inacio para o Euro sub21, porque continuava-se a insistir que o Queiros fazia uma boa dupla com o Leite, quando um deles tinha de andar a apagar fogos do outro.

      • MiguelCosta
        Posted Julho 5, 2022 at 11:13 am

        Sim e o patamar também é outro, por isso nunca na vida vai acontecer. Era só uma espécie de brincadeira :D

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 5, 2022 at 12:40 pm

      Sempre fui contra naturalizações mas se forem portugueses a bazar daqui não me oponho.

      O Inácio ainda vai a tempo de jogar por outra seleção?

  • Kacal
    Posted Julho 4, 2022 at 10:31 pm

    O positivo disto é que desportivamente é um reforço fantástico. Jovem, português, canhoto e muito alto, qualidade tem para entrar de caras no XI ao lado de Pepe e há o potencial para mais tarde dar novo salto e render muito dinheiro. Mesmo para a selecção é ótimo já que é uma dupla com um dos melhores centrais portugueses e ainda titularíssimo (Pepe) e portanto podemos ganhar mais uma opção forte para alternar com o Rúben Dias. É um central com um perfil raro pelas suas características. Eu adoro este reforço!

    Agora financeiramente fico surpreendido como vendemos Vitinha por 40 milhões e vamos buscar um central por 20 ou mais milhões, faz sentido. Isso revolta um pouco mas ok…

    Não me posso queixar deste reforço, uma dupla Pepe – David Carmo além de portugueses é de meter respeito, perfeito.

    Já agora andava aqui um user que “malhou” em mim quando disse que o Benfica apesar de ter vários centrais seria bom contratar um com um perfil mais adequado ao que Schmidt deve pretender e pelos vistos o Benfica deve ir buscar o João Victor. Uma dupla com ele e Veríssimo é bem melhor que qualquer atual do Benfica.

  • MansoFrancisco
    Posted Julho 4, 2022 at 10:35 pm

    Uma excelente contratação! Queria o muito benfica, fazia mais sentido do que o João Victor
    Se corresponder às expectativas o Porto tem pelo menos 50M garantidos para o ano, é um óptimo investimento e contratação

    Depois de Salvador vir criticar o Benfica a público e elogiar o Porto era de esperar um desfecho destes, mas pergunto me se vendem o Carmo por 22,5M vão continuar a pedir 20M pelo Horta? Ou pelo facto de terem feito um óptimo encaixe vão ser ainda mais intransigentes?

  • Marega Touch
    Posted Julho 4, 2022 at 10:44 pm

    Nos jornais diz que é para pagar em 4 anos. Se for 5M por ano pode ser relativamente tolerável.

    Isto de andar a comentar negócios sempre me fez confusão. Uma coisa é irem ler os relatórios trimestrais da SONAE e perceber se a empresa está saudável ou não.

    Agora no futebol… os negócios são claros como a noite. E correlação com troféus e bom espetáculo? Do que me lembro o Porto sempre que gastou muito teve anos horríveis.

  • Ussene
    Posted Julho 4, 2022 at 10:54 pm

    Bom reforço para a defesa, dentro do perfil que o treinador quer e a equipa exige, apesar de um bocado caro para a realidade atual.
    Acredito que haja já um plano de revenda do jogador por 40/50M se as coisas correrem bem. (ft. Mendilhões).
    Esta compra sugere que vai haver neste defeso pelo menos mais uma saída de um jogador titular do plantel, quando o que queremos é a saída dos excedentários… É a gestão que temos pelo menos até 2024, e não vai mudar ?

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 4, 2022 at 10:57 pm

    Desde o início que tenho sido contra este negócio. Não pelo jogador mas pelos valores que se falam e que o Porto não pode nunca pagar!

    Ato terrorista (mais um) às finanças do clube. Com este dinheiro comprava-mos André Almeida, Leo Ortiz e Nathan!

    Que tiro!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Julho 4, 2022 at 10:58 pm

    Excelente contratação para o Porto, o David Carmo será o natural substituto do Pepe na Seleção, e até esperava que desse o salto para uma Premier League ainda por cima por estes valores.. outra coisa é ver o Porto gastar este dinheiro estando falido, mas no futebol temos este tipo de coisas que mesmo em falência pode-se gastar à vontade pq há perdões ou se renegoceiam dividas, portanto tranquilo..
    Em relação ao David vai para um clube que o favorece e protege, livra-se das expulsões que teria em Braga, o que faz com que sejam potenciadas algumas qualidades a nível de dureza, estando ao lado de um dos maiores da historia nesse capitulo, portanto é só vantagens..

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 4, 2022 at 11:01 pm

    Vejo aqui muito comentário a falar de que o Porto facilmente duplica ou triplica o valor desta transferência daqui a 2/3 anos, como se fosse normal transferências acima dos 50 milhões por centrais. Rúben Dias foi a clara exceção, e mesmo assim foi dos mais caros da história. É verdade que se têm falado deste tipo de valores por jogadores como Koundé, Pau Torres, Bastoni, Skriniar, de Ligt etc. mas por acaso algum deles já saiu? Com tanto clube de topo a precisar de centrais, ainda ninguém se mexeu para pagar estes valores. Falam como se fosse normal esbanjar estas quantidades de dinheiro em centrais, mesmo que David Carmo seja um sucesso absoluto pode nem ser vendido acima dos 60M.

    • FranLx81
      Posted Julho 4, 2022 at 11:34 pm

      Tambem ninguém nos seus melhores sonhos (ou pesadelos) pensaria que fosse possivel pagar 127M por um jogador do futebol português, tendo jogado apenas meia época.
      Acho que tudo é possivel e o Carmo tem um enorme potencial.
      Não esquecer que, além do Ruben Dias, o futebol português, e mais concretamente o FCP, já venderam e muito bem defesas centrais: Militão (50M), e o Pepe e o Ricardo Carvalho (30M cada) há 15!! e 18!! anos, respetivamente.
      Não me parece assim tão dificil a venda do Carmo por 40M ou 50M.

      • Jokicjoker
        Posted Julho 5, 2022 at 11:17 am

        Acho que te esqueces da maior transferência da 2 maior transferência do Porto o Lord Mangala por 49M ahahah.

    • Kacal
      Posted Julho 5, 2022 at 12:19 am

      Quantos desses são canhotos com 1m96? É um perfil muito raro. Além disso é muito novo ainda. Poderá vir a ser titular da selecção em breve. Não sabemos se o Pepe continuará após o Mundial 2022. Imaginemos que rende desportivamente ajudando na conquista de titulo durante umas 2 épocas e depois sai por 50-60 milhões foi mau negócio? Pelo menos dobra o que custou e ajudou desportivamente. O meu único problema é mesmo ter pago tanto por um central quando havia boas opções bem mais baratas e isto depois de termos vendido um Vitinha por menos do dobro…

      • Goncalo Silva
        Posted Julho 5, 2022 at 9:57 am

        Kacal, dou-te o exemplo do Inácio, duas épocas a bom nível, também é jovem, alto e canhoto, mas o Sporting não consegue receber propostas acima dos 30/35M. Até acho Carmo ligeiramente melhor, mas se fizer épocas ao nível do Inácio nem isso lhe garante valores acima de 50M.

        • FranLx81
          Posted Julho 5, 2022 at 10:52 am

          Goncalo, a diferença é que o Porto habitualmente destaca-se mais do que o Sporting na Champions e acho que isso vai valorizar mais o Carmo do que o Inácio. E na minha opinião o Carmo é melhor jogador, embora o Inácio seja muito bom.

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 5, 2022 at 12:38 pm

            O Carmo é 3 anos mais velho mas tem uma coisa boa: sabe jogar em dupla e todos sabemos que o Inácio não sabe.

        • Filipe Ferreira
          Posted Julho 5, 2022 at 11:48 am

          Mas o Inácio tem 20 anos

          • Kacal
            Posted Julho 5, 2022 at 1:55 pm

            Penso que concordamos que o Sporting não tem a capacidade de venda de Benfica e Porto. É verdade que temos vendido um pouco ao desbarato mas é mais por necessidade, por outro lado também temos sempre conseguido valores de 40 ou mais por todos que vendemos. Caso o Carmo seja vendido pelo mesmo do costume já iremos lucrar algum. As prestações na Champions poderão pesar nisso.

            E o Carmo tem um perfil diferente do Inácio, sendo que tem 1m96 e ele tem 1m86. Vejo no Carmo características muito raras atualmente. E não me admirava que o Pepe retirando-se da selecção fosse o Carmo a assumir a titularidade com Dias e não Inácio.

            • Filipe Ferreira
              Posted Julho 5, 2022 at 2:13 pm

              Vês características muito raras no Carmo e eu vejo no Inácio.
              Na pior das hipóteses, igualmente bom com a bola nos pés, mais rápido, mais ágil, joga facilmente com uma linha defensiva no meio campo. Além de ser polivalente nas três posições de DC.
              O Inácio aos 20 anos tem mais experiência de Champions do que o Carmo.
              Curiosamente o Inácio tendo menos 10cm que o Carmo, marcou mais 6 golos

              Ao dia de hoje eu sei bem quem prefiro

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 5, 2022 at 4:41 pm

              Nao te admiravas?

              Eu não tenho a menor dúvida! Um é bajulado, outro é odiado.

        • Kacal
          Posted Julho 5, 2022 at 1:58 pm

          Carmo tem mais 10cms que o Inácio e acho um central superior ao Inácio. Se for vendido por 40/45 milhões já terá dado algum lucro, não me parece que a direcção do clube esteja muito a pensar no dinheiro mas sim nos titulos, isto é uma contratação desportiva e dificilmente não dará lucro financeiro por mais que seja reduzido. Se concordo com a direcção? Não porque a estabilidade financeira é fundamental, mas é o que é.

    • andresilvac
      Posted Julho 5, 2022 at 12:22 am

      Dias, Van Dyck, Mangala, Maguire, Laporte, o holandês da Juventus essa teria não é assim tão linear…
      Cumprimentos

    • henry14
      Posted Julho 5, 2022 at 12:38 am

      Olha o Militão, fez uma época e saiu logo por 50M. Não há muitos casos porque também não tem aparecido assim tantos.

      • Goncalo Silva
        Posted Julho 5, 2022 at 9:55 am

        Mas será assim tão certo que o Carmo faça uma época ao nível da que o Militão fez no Porto? Não digo que seja impossível, mas o pessoal fala aqui como se fosse uma garantia de no mínimo vender por 50M.

    • Filipe Ferreira
      Posted Julho 5, 2022 at 8:05 am

      Concordo em absoluto. E apesar de ser jovem, está a beira dos 23. Não tem 19 ou 20

  • MM
    Posted Julho 4, 2022 at 11:15 pm

    Pena pela saida, fez toda a diferenca no Braga quando regressou, a defesa melhorou muito com ele. Parece mais calmo e controlado apos a lesao, acredito que em 2 ou 3 anos possa valer 40 ou 60M.

    Preferia que tivesse saido para o estrangeiro, e acho estranho nao haver nenhum clube da Premier a dar igual ou mais do que o Porto dará.

    Talvez o Braga pudesse puxar para mais perto dos 30M, mas financeiramente é dificil de dizer que é um mau negocio para nós, teve uma lesao grave, fez 17 jogos depois disso, e as vezes ainda é comido..ainda tem de melhorar algumas coisas para ser o centralao que poderá ser.
    Mas tambem sabemos que ficando um ano no Braga e as coisas correndo menos bem ficava a valer 7M por isso vender agr nao é mal visto. Afinal, é a nova maior venda de sempre entre clubes portugueses!

    Sobre o qie diz o VM, partilho a frustracao de ver o braga a vender às dezenas de milhoes, mas a investir migalhas em epocas em que o 3o da acesso à pre da Champions! Onde esta o dinheiro…no betao?! Que falta de ambicao, que frustração.

    É que nem tentamos lutar pelo 3o…assim nao tem piada. Se fale, moura, roger, rodrigo gomes, bruno, etc ainda estiverem no plantel este ano é uma vergonha.
    Mas la esta, provavelmente para o 4o chega..

  • MM
    Posted Julho 4, 2022 at 11:19 pm

    É de mim ou com esta venda ficamos com as 3 maiores vendas nacionais, uma para cada grande?

    Rafa, Paulinho e agr Carmo.

    Nem sei se isto é bom ou mau…falta de mercado externo? Espremer bem os grandes?
    Nao sei que leitura se possa fazer.

    • offtopicguy93
      Posted Julho 4, 2022 at 11:30 pm

      O mercado externo também está atento ao que se passa por cá, o barça veio buscar o trincao por 30M e o Guimarães vendeu tapsoba por outros tantos ao leverkusen… creio é que é mais fácil um dos três grandes apostar num jogador do Braga que uma outra equipa das big5… talvez por desconfiança em relação ao jogador ou por não quererem dar tanto dinheiro a um clube pouco reconhecido na Europa!

    • henry14
      Posted Julho 5, 2022 at 12:35 am

      Não querendo tirar o mérito a essa curiosidade… Mas uma vez que porto, Benfica e Sporting raramente negoceiam entre si não é muito difícil que o Braga tenha as melhores vendas.

    • BrunoV
      Posted Julho 5, 2022 at 6:31 am

      Falta de capacidade do Braga em manter os seus melhores jogadores para poder competir pelo pódio, continuando assim a ser o eterno 4º classificado.

      Sobre a compra, o Rafa não foi (re)vendido, nem o Paulinho, será que vai acontecer o mesmo ao Carmo? (rendimento desportivo, à partida, é certo)

    • Estigarribia
      Posted Julho 5, 2022 at 7:28 am

      MM,

      Mostra que o SC Braga já sabe vender tão bem ou melhor que qualquer um dos três grandes. E aí, por muito que não se goste da pessoa, há que dar mérito a António Salvador, que é claramente um negociador implacável, um osso muito duro de roer.

      Saudações Leoninas

  • Cossery
    Posted Julho 4, 2022 at 11:21 pm

    É uma resposta clara à contratação do Benfica, não só garantem um central de qualidade que provavelmente renderá mais do dobro na venda (saiu-lhes caro mas o risco é relativamente pequeno), como tornam muito difícil a contratação do Horta, deixando ainda aberto o filão de notícias encomendadas sobre as incompatibilidades do Schmidt e do Rui Costa porque não se contratou o jogador que ele tanto elogiou (o Schmidt não sabe o quanto a honestidade é ingénua no futebol português).

  • FranLx81
    Posted Julho 4, 2022 at 11:25 pm

    Infelizmente para mim, tenho que reconhecer a excelente contratação do FCP.
    Estava convencido que o Carmo já não era jogador para o futebol português e que iria para um dos BIG-5 por nunca menos de 30M.
    Agora, mesmo tendo sido comprado a preço de amigos, a meu ver é muito dinheiro para o FCP. Tenho sérias duvidas que sobre mais algum para outras contrataçōes importantes, como mais 1 central e um medio para substituir Vitinha. Estou curioso por ver as proximas movimentaçoes no mercado.

    Outra questão que se coloca é a relação qualidade / valor de mercado / potencial / idade do Carmo e do Horta.
    Se o Carmo custa 20M (22,5M), como é que o Salvador pode estar a pedir os mesmo 20 pelo Horta?? É mais velho, tem menos potencial, e embora as posiçōes sejam muito distintas, a qualidade como central do Carmo é bem superior à do Horta como avançado.
    Lá está, para uns há preço de amigos.
    Com esta venda, o Salvador não tem necessidade de baixar o valor pedido ao Benfica, ainda para mais tendo em conta que não possui grande parte do passe do jogador.
    Para mim, era fazer cair o Horta de vez! Não vale o esforço!

  • Pormenor Tatico
    Posted Julho 4, 2022 at 11:36 pm

    Não sou fã do Carmo, é incrível os negócios que Salvador faz em Portugal, quando os jogadores que vende são quase todos banais, o David para mim é dos maiores hypes em Portugal, é um Feddal com um pouco mais de técnica e velocidade, mas com mais paragens cerebrais.

    Sim, há 1 ano toda a gente cascava no Carmo, que era lento e duro de rins, que cometia erros incríveis, agora já é um craque mundial, mas nenhum clube europeu o foi buscar, o Braga só faz estes negócios porque os grandes o permitem, nem os ingleses são tão malucos e têm dinheiro.

    O Carmo para um sistema de 3 encaixa, agora para uma linha de 2 têm mais dificuldades, nunca trocaria o Inácio pelo Carmo, têm muito mais técnica, mais veloz, perde no físico, mas um central que vive muito do físico para mim é fraco.

    O João Víctor era muito melhor que o Carmo, o Porto para não ficar mal visto, dá uma batelada de dinheiro por uma incógnita e que teve parado 1 ano recentemente, é por isso que não saem da cepa torta a nível financeiros, altos ordenados, investimentos megalómanos, claro que não pode haver dinheiro…

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 4, 2022 at 11:44 pm

    Várias vertentes neste negócio.

    1. Desportivamente para o Porto, é um movimento brutal, ou não fosse David Carmo o melhor central português a jogar em Portugal. Sim. E antes que digam que é o Pepe, pensem duas vezes… Este ano o Pepe cometeu erros atrás de erros, e conseguiu ser levado ao colo pela imprensa desportiva como um dos melhores da liga à frente do seu colega de defesa Mbemba que se fartou de o tapar.

    2. David Carmo será a curto prazo titular da Seleção. Logo a valorização vai ser maior. O Porto nunca perderá dinheiro com este negócio.

    3. Para o Braga, financeiramente é mais um grande negócio. E ultimamente o Salvador tem dado alguns clínica de negociação aos seus pares dos grandes.

    4. A questão aqui é, o Porto tem dinheiro para isto?

    5. Uma curiosidade que mostra o quão esquizofrénicos são alguns adeptos do Benfica.
    Carmo vai para o Porto por 22M – Grande negócio!!
    Carmo vai para o Benfica por 22M –
    Roubo! Mendilhões. Direção de papalvos…

    6. A propósito, na questão dos centrais, o Porto paga o dobro por um central à Porto, mas o Benfica por metade fica com um melhor…
    João Victor e Lucas Veríssimo serão 2 dos 4 centrais da canarinha e o brasileiro é muito mais completo.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 5, 2022 at 9:14 am

      Flávio,

      Desportivamente até pode ser um bom negócio mas financeiramente é ruinoso. Até porque estando as nossas finanças fragilizadas, com 20M comprávamos não 1 mas 2 centrais e ainda um médio centro. Assim de cabeça, Leo Ortiz, Nehun Perez e André Almeida, por exemplo.

      Sobre o não perder dinheiro, também se dizia isso de Nakajima e neste momento temos apenas 12M enterrados num jogador que não conta. E quem diz Nakajima diz muitos outros negócios ruinosos pelo que nunca podemos gastar isto num jogador, independentemente de parecer um valor seguro.

      Sobre negócios, está mais que visto que o Benfica tem sido melhor gerido (independentemente de tudo o resto) que o Porto e para isso bastava ver as últimas 10 janelas de transferências (compras e vendas), pelo que não me admira nada que tenham feito um melhor negócio. E porque os clubes que vendem ao Benfica sabem que ficando com % de passe, conseguem rentabilizar o dinheiro. Se Diaz estivesse no Benfica e o Barranquilha tivesse 20%, talvez teria recebido o dobro, por exemplo!

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 5, 2022 at 1:47 pm

        Francisco, percebo o teu cepticismo até porque tens sido coerente nas tuas intervenções.

        Como te disse a prazo, não me parece que o Porto perca dinheiro com o jogador, mas no imediato é um super investimento e lá está, como referi, não sei até que ponto é que o Porto o pode pagar.

        Contudo, e deves saber disso melhor do que eu, o estado de alma dos portistas dependerá acima de tudo de títulos.

        Se Conceição continuar a ganhar, o barulho de fundo junto da direção será menor.

        Caso o Porto não vença o campeonato, aí pode ser que hajam algumas convulsões.

        E o estado financeiro do Porto irá abalar. Não me esqueço do milagre que foi o primeiro ano do Sérgio que sem reforços (apenas Vaná) conseguiu ser campeão. Não sei é se dá para replicar…

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 5, 2022 at 4:15 pm

          Flávio,

          Normalmente ninguém faz nenhum negócio sabendo que vai perder dinheiro, o problema é que o Porto está cheio desses negócios.

          Só no reinado de Sérgio Conceição temos, por exemplo, 2,5M no Bruno Costa, 12M no Nakajima, 11M no Zé Luís, 7,5M no Loum, 5,5M no Saravia, 3M na recompra do Marcano, 7M no Manafá, 5,5M no Waris, 4M no João Pedro, 3M no Paulinho, 2M no Ewerton, 2M no Janko e 20M no Oliver. Quase nenhum teve rendimento desportivo e isto gerou um saldo negativo de 85M em que conseguimos recuperar… 25M (Bruno Costa ainda podem dar retorno, agora Manafá, Loum e Nakajima será mais prejuízo ainda).

          Só para te mostrar que no Porto nem sempre parece certo que os jogadores tenham resultados desportivos e/ou financeiros.

          Agora obviamente havendo títulos a contestação diminui bastante não só no Porto mas na globalidade (basta ver Varandas depois do ano dourado de 20/21 no clube), pelo que tem sido sempre essa a peneira que os nossos olhos têm visto. O problema é que os resultados são cada vez menores, vemos os nossos maiores activos serem vendidos cada vez mais por meia dúzia de tostões, oferecidos ou a custo zero, etc. etc. etc. E daí a contestação ser maior independentemente dos títulos de campeão, tanto é que já aparecem mais candidatos nas eleições (já temos inclusive um para… 2024).

          E as nossas finanças estão muito más mesmo, pelo que o Porto não pode, nem deve, em momento algum, comprar jogadores deste valor. Não é sequer viável, muito menos no estado atual do clube que o passivo aumentou de 200 para 500 milhões em nem 10 anos e temos capitais próprios negativos, o que nos torna um clube em falência técnica que só não cai porque os bancos e o estado não deixam.

    • henry14
      Posted Julho 5, 2022 at 10:30 am

      Engraçado que fales dos adeptos esquizofrénicos do Benfica. Quando lá estava o Jesus, eras dos mais esquizofrénicos do Benfica ahah. Ainda bem que a saída do mesmo te acalmou um pouco e voltaste a ser mais lúcido nos comentários ?. Ainda me lembro quando dizias que era impossível passar contra o Barcelona na Champions… Por causa do sábio ser um destreinador entre outras coisas ?.
      Mas como já te disse noutros comentários, não fosse o teu ódio pelo Jesus e tinhas dos comentários mais interessantes aqui do blog.

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 5, 2022 at 1:57 pm

        Henry, não me custa nada admitir que sim.
        Que existe da minha parte uma esquizofrenia latente e um grau sério de falta de qualquer empatia para com o ex treinador.

        Contudo, tirando esse facto que apontaste, tive razão em todos os outros pontos.

        1. Lage foi afastado pela imprensa, para iniciar o “golpe de estado” isso valeu um cargo ao diretor desportivo actual

        2. O regresso de JJ foi um golpe eleitoral de Vieira para se perpetuar no poder (venceu as eleições com maioria mesmo com todas as provas contra ele)

        3. Gastamos como nunca para não ganhar absolutamente nada.
        Melhoramos zero ao invés do triplo…

        4. Deixou-se de apostar na formação para envelhecer o plantel com os cromos novos pedidos com ordenados proibitivos.

        Basta ver a facilidade com que o Porto vendeu Botinha e Fábio Vieira, e a dificuldade que o Benfica está a ter a colocar os excedentários.

        Aliás não fosse a explosão de Darwin e este ano não haveriam Enzos nem Bahs…

        5. Disse que o Benfica de Jesus não lutaria com Porto e Sporting. Confirmou-se. 2 terceiro lugares.

        E como referi também, com Schmidt até pode não dar em nada. Até podemos ficar em terceiro novamente, mas gostei que pelo menos houve um plano objetivo para o futuro da equipa, com base no Benfica e não em interesses pessoais de presidentes e treinadores.

        • Flavio Trindade
          Posted Julho 5, 2022 at 1:59 pm

          Vitinha e não Botinha… :) Estes correctores automáticos dos telemóveis:)

        • BrunoAfonso 12
          Posted Julho 5, 2022 at 2:27 pm

          Desde o jogo com o Porto até o último jogo do Lage, que foi frente ao Maritimo, o Benfica ganha 2 jogos, empata 6 e perde 5 (a contar com o jogo com o Porto e Maritimo). Como é que dizes que o Lage foi afastado pela imprensa?

          É bastante claro que foi afastado pelos maus resultados, e pelos problemas no balneário que existiam na altura, e continuaram a existir com o JJ.

          Convém lembrar uma coisa, o Lage tinha renovado o contrato em Dezembro, e dois meses depois as coisas começaram a descambar.

  • Zerobola
    Posted Julho 5, 2022 at 12:19 am

    Bom negocio pra o Salvador paga esta época ao Braga fica bem visto no seu clube de coração talvez um dia tenha planos de sentar na cadeira de sonho. Quando ao negócio do horta o Braga não quer saber do dinheiro até porque vai receber trocos da transferência o que o Salvador quer e deve conseguir é os jogadores certos e não os que Rui Costa está a tentar despachar porque sabe que esses jogadores no futuro não terá dividir a tranf com ninguém . Espero que o Rui Costa não seja Otario de meter o morato no negócio . Se Salvador conseguir isso recebe um dos melhor defesas centrais de pé esquerdo que no futuro vai trazer outros 20 milhões ao mais . Perde horta verdade mas com 27 anos e com o contratado mais pesado do plantel em que só tinha 30 % do passe sendo que o 4 lugar a partida esta assegurado . Salvador é hoje o melhor presidente de clube em Portugal.

    • Filipe Ferreira
      Posted Julho 5, 2022 at 8:01 am

      Exato… tenho a certeza que o Salvador estava ansioso por se ver livre do Horta, só não queria dizer a ninguem

    • Stromp1906
      Posted Julho 5, 2022 at 8:13 am

      Horta não merece o que o clube pede por ele, mas Morato vai valer um contentor de dinheiro. Mais uma prova de que os outros é que vivem numa realidade paralela.

    • lipe
      Posted Julho 5, 2022 at 11:31 am

      Basta o Vieira não ser presidente há 1 ano e já se fala no Salvador como portista outra vez. Vocês são tão previsíveis que nem mete piada.

  • Nunop
    Posted Julho 5, 2022 at 12:41 am

    Esta preparação de época do Braga começa a fazer lembrar a época 17/18 do Benfica…desinvestimento brutal, vendas de jogadores chave, falta de reforços ou reforços de qualidade super duvidosa, os ingredientes tão lá todos.

    • FranLx81
      Posted Julho 5, 2022 at 10:59 am

      O Braga passou 1 ano sem o Carmo e atingiu os seus objetivos.
      Não saindo mais ninguém, continuam com a sua base para, como habitual, ficar em 4° lugar.
      É uma questão de gestão de expetativas e todo o adepto do Braga deve perceber que lutar pelo título é por enquanto uma ilusão.

  • DNowitzki
    Posted Julho 5, 2022 at 1:24 am

    Como já referi há tempos, o Benfica deveria deixar de contratar em Braga. O que tem isto a ver com a venda do passe do Carmo? Diretamente nada; indiretamente tudo.

    • Eusebio
      Posted Julho 5, 2022 at 9:51 am

      Podes explicar?

      • Jmfelix
        Posted Julho 5, 2022 at 10:11 am

        Entendo o Nowitzki, creio eu. Quando se falou em Horta, a conversa de Salvador descambava sempre para o mesmo. Quanto a esta venda do David Carmo, nem ai, nem ui…

        Acho que é por aí. Mas se o Benfica deixasse de contratar em Braga perderia o comboio de muita qualidade (timing de compra do Al Musrati, por exemplo)

        • FranLx81
          Posted Julho 5, 2022 at 10:56 am

          O Braga também não se deve dar ao luxo de cortar relações com o Benfica. Afinal de contas quem saca jogadores com mais potencial da academia, o Braga ou o Benfica?

        • lipe
          Posted Julho 5, 2022 at 11:30 am

          O Porto pagou e pagou bem pelo Carmo.
          O Benfica quer levar o Horta por uns trocos e ainda quer aproveitar pra mandar para cá refugo.
          Não é de todo comparável.

          • Jmfelix
            Posted Julho 5, 2022 at 1:53 pm

            15 milhões + “refugo” não é propriamente trocos…

          • Lurker
            Posted Julho 5, 2022 at 9:31 pm

            15 milhões são trocos? Eu até prefiro assim, não acho que seja uma boa compra para o Benfica, principalmente considerando os preços pedidos.

    • Joe
      Posted Julho 5, 2022 at 11:18 am

      Acho que percebo o que vai na cabeça de DNowitzki.
      À semelhança de muitos outros comentários ele acha que que o presidente do Braga usa nos negócios de DC/RH critérios diferentes, com prejuízo para o Benfica e benefício para o Porto.
      Na minha opinião este raciocínio não está correcto,pois as situações de partida são muito diferentes:
      1. No caso do DC o grosso do dinheiro envolvido vai para o Braga, o que já não acontece no caso de RH
      2. Aos dias de hoje RH é muito mais importante desportivamente que DC
      3. Fruto de 1. o que é Salvador tenta? Esticar ao máximo a parcela em dinheiro para maximizar o encaixe em dinheiro e envolver jogadores do Benfica que lhe permitam no futuro encaixar as mais valias que o negócio de DC lhe vai proporcionar no imediato.

  • Borsalino
    Posted Julho 5, 2022 at 2:38 am

    Uma coisa é certa: a partir de agora o David Carmo vai ser mais utilizado na seleção.

  • troza
    Posted Julho 5, 2022 at 9:07 am

    Bem fazia falta no Benfica…

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 5, 2022 at 9:13 am

    Bruno Rodrigues vai subir um degrau este ano e assumir a titularidade no Braga.

    Sempre disse que o Braga com jeitinho conseguiria fazer 100 milhões de euros em vendas este ano. Ainda falta vender Ricardo Horta, Musrati e se o tio Mendes der uma mãozinha ainda mete o Roger Fernandes no Wolves por 30 milhões ou assim.

    Carlos Carvalhal deixou soluções vindas da formação para quase todas as posições do terreno.

    • LANDERS
      Posted Julho 5, 2022 at 10:39 am

      “se o tio mendes der uma maozinha, ainda mete o Roger Fernandes no Wolves por 30 milhões”, epa….

    • MiguelCosta
      Posted Julho 5, 2022 at 11:06 am

      E porque é que o Braga haveria de ter interesse em vender o Roger, ainda para mais com a ajuda do Mendes?
      Vais dar algum rebuçado ou algum chocolate ao Braga se eles alcançarem a meta dos 100M em vendas?
      Porque é que o Braga haveria de querer fazer 100M em vendas e ficar sem os melhores jogadores todos + as promessas? Porque tu gostavas de ver isso acontecer e ter razão?

    • panchuvilha
      Posted Julho 5, 2022 at 11:45 am

      O Bruno Rodrigues não tem qualidade para titular, nem todos os outros miudos que estão no dia de hoje no plantel do Braga, refiro me ao Moura, Falé e Rodrigo Gomes por exemplo. O substituto do Carmo ainda não está no Braga.

      • MM
        Posted Julho 5, 2022 at 2:04 pm

        Talvez seja o Niakite o substituto do Carmo.
        Mas sim, concordo que deve vir mais um central, e que o Bruno ainda nao mostrou o suficiente para ser opcao valida para o Braga

        • panchuvilha
          Posted Julho 5, 2022 at 3:20 pm

          Em termos de carateristicas até são muito parecidos mas mesmo assim acho que o ideal era ir buscar mais um central. Com um bocado de sorte vem o Morato na possivel transferência do Horta para o Benfica e isso seria incrivel mas acho que é bom demais para ser verdade.

        • serjiu
          Posted Julho 5, 2022 at 5:32 pm

          Quem viu, no ano passado, o Diogo Leite a ser titular em tantos jogos pode-se questionar se não terá o Bruno qualidade mais que suficiente para ser titular…
          Diria que precisa de jogar para continuar a crescer. Não será um David Carmo, certamente, mas não fica nada atrás de um Diogo Leite.

  • Jake Shields
    Posted Julho 5, 2022 at 10:34 am

    Interessante ver que é mais um jogador que estava desterrado não equipa B e Amorim viu nele o que mais ninguém tinha visto.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 5, 2022 at 10:45 am

      Sem falar nas opções que o Braga ainda tem na equipa B que podem ser aproveitadas a qualquer momento.

      Para mim o Braga B é a principal favorita a subir na zona norte. Custódio Castro não tem qualquer desculpa para não vencer a sua série e desenvolver alguns jogadores para a equipa principal.

  • Joe
    Posted Julho 5, 2022 at 11:06 am

    Mixed feelings quando a este negócio.

    O Porto precisa urgentemente de reforçar o centro da defesa e compra um jogador que reúne as características que hoje em dia são muito valorizadas num central: novo, canhoto, alto e rápido.

    Quanto ao valor pago:

    1. Não faz muito sentido um clube com as dificuldades financeiras do Porto investir esta quantidade de dinheiro num único jogador.
    2. Feita a ressalva do 1., parece-me que ao contrário dos restantes jogadores pelos quais o Porto pagou este tipo de valores (Imbula, Oliver e em certa medida Nakasima) neste negócio as probabilidades do Porto vir a realizar mais-valias são maiores
    3. A ocorrerem mais valias parece-me que existem 2 cenários. Num primeiro cenário (optimista) o David Carmo faz uma boa Liga dos Campeões e o jogador é vendido no final de um ano com uma valorização tipo Eder Militão. Neste caso parece-me que o jogador poderá sair por um valor acima dos 50 milhões (à semelhança do Ruben Dias). Num segundo cenário (menos optimista) o jogador não tem essa performance (mas também “não faz asneira”) e terá que ser vendido no máximo daqui a 3 anos (2 anos antes do fim do contrato) por um valor substancialmente mais baixo (30 a 40 milhões), com mais valias muito mais modestas.

    Uma palavra apenas para referir os comentários de alguns que referem que o negócio do João Vitor foi (ou vai ser) um negócio muito mais interessante. As notícias que correm dizem que o Benfica vai pagar 10 milhões por 75% do passe, que o clube vendedor vai ficar com 10% da mais-valia futura e que o jogador recebeu 1 milhão pela assinatura do passe.

    Imaginemos que os 2 jogadores são vendidos por exemplo por 60 milhões.

    Mais valia de David Carmo: 60-(20 +2.5)= mais valia de 37,5 milhões
    Mais valia de João Vitor: 60×75%-(10+1+(60×75%-10)x10%)=45-(10+1+(45-10)x10%)=45-(10+1+3.5)= 45-14.5=30.5

    Ou seja, apesar de JV ter custado menos se o valor da venda for elevado a mais valia da venda de DC será superior…..

    • SantAimar
      Posted Julho 5, 2022 at 12:24 pm

      Consegues explicar melhor essa venda do João Victor para perceber como chegas a esses valores? Esta pergunta é inocente porque esses 10% penso serem custos de intermediação e o Carmo também os terá.

      Em segundo ponto nestas analises futuristas tudo esta bem quando corre bem, no caso de nenhum dos dois render uma transferência futura a analise é simples. Depois falar de uma venda de um central por 60M, quando o Rúben Dias que é top-5 Mundial saiu por esse preço é , no mínimo, ter uma perspetiva extraordinária do jogador.

      • Joe
        Posted Julho 5, 2022 at 12:48 pm

        SaintAimar,
        Os 10% é muito simples. Não dizem respeito a custos de intermediação. Segundo o que se sabe,o clube brasileiro terá 10% de uma futura mais-valia.
        A matemática é uma coisa simples. As conclusões que se retiram de uma venda venda de 60 milhões são igualmente válidas se o valor de venda for de 30 milhões…

        Que eu saiba quando o Ruben Dias quando saiu do Benfica não era TOP5….
        Ou será que era?

        Quanto a vendas de centrias por valores por essea ordem de grandeza, existem vários e já forma listados nesta caixa de comentários.

        Finalmente eu não disse que o jogador irá ser vendido por 60 milhões.

    • Aurinegro
      Posted Julho 5, 2022 at 12:47 pm

      Ou seja, o JV recebeu prémio de assinatura, que usas para descontar na possível venda, mas o Carmo não recebeu prémio de assinatura ?

      Por exemplo, podes considerar também na transferência do Carmo o pagamento da formação, mais ou menos 1M€, e que o Benfica até recebe cerca de 100k dessa parte. O valor pelos direitos de formação pelo JV devem rondar os 500k.

      • Joe
        Posted Julho 5, 2022 at 1:12 pm

        Aurinegro,

        nas informações disponíveis no momento em nenhum lado é referido que o Carmo irá receber prémios de assinatura.

        Mesmo com esse 1 milhão as contas não se alteram. E se reparares eu inclui 2,5 milhões relativos a objectivos que não são certos que sejam pagos.

        E existe outro facto que poderá fazer a diferença. Segundo o que se sabe o JV vai receber 2 milhões/ano. Será que DC vai receber valores desta ordem de grandeza?

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 5, 2022 at 11:06 am

    Podemos olhar através de várias vertentes para este negócio (enquanto portista):

    Desportiva – Sem dúvida uma super contratação. Com a saída do Mbemba era imperativo contratar um central que pudesse entrar de caras no XI e o Carmo é esse central. Jovem, altíssimo, canhoto (permitirá ao Pepe jogar de novo no lado direito), com conhecimento da Liga e, por fim, com muita qualidade, tem tudo para formar, na minha opinião, a melhor dupla de centrais do campeonato (Lucas Veríssimo, quando estiver recuperado, com o Otamendi ou o João Victor também terá uma palavra a dizer). É um central que, apesar de não ser muito rápido, não é fácil de ultrapassar, é excelente no desarme e é bastante agressivo e duro (por vezes em demasia, algo que parece já estar a aprender a controlar). Resumindo e concluindo, dificilmente o Porto poderia arranjar uma melhor opção para substituir o Mbemba.

    Financeira (atual) – Não se pode ignorar que, atualmente, estamos aflitos, ou não andávamos a vender os nossos 2 melhores jogadores para o futuro ao desbarato (Fábio sai 15 milhões abaixo da cláusula e o Vitinha “estava para renovar” há meses de maneira a subir a cláusula, algo que me parece que não aconteceu para podermos dizer que “saiu pela cláusula, não podíamos fazer nada para impedir”). Assim sendo, gastar 22,5M apenas num jogador pode revelar-se um grave erro na construção do plantel. É mais que óbvio que precisamos de comprar pelo menos mais 1 central, 1 médio titular, 1 extremo desequilibrador e talvez um avançado (não necessariamente PL, mas alguém com capacidade de fazer uma posição semelhante à do Fábio). Se quisermos contratar opções minimamente válidas para estas posições, não imagino o Porto a gastar menos de 25-35M:
    – com a vinda do Carmo talvez baixemos a “estaca” e venha um central menos cotado, gastando entre 5-8M (Léo Ortiz ou Raul Gustavo podem já estar fora destes valores, talvez o Félix Torres do Santos Laguna ou o Pedrão do Portimonense seja opções mais realistas);
    – para o meio-campo fala-se muito no André Almeida do Vitória, que, apesar de não muito caro (negócio entre 3,5M-5M), não me parece suficiente para ser titular (é decente, mas não percebo o hype do jogador), acho que deveria vir outro (surgiram outros nomes como Mady Camara do Olympiakos ou Augustin Almendra do Boca, mas também não me agradam);
    – como extremo desequilibrador, há 2 nomes que me agradam: Daniel Ruiz dos Milionários (opção mais barata, talvez 5-7 milhões, colombiano jovem, cujo estilo de jogo me parece um misto de Tecatito com Luís Diaz, pelo menos através de alguns vídeos e resumos de jogos que fui vendo, poderia ser muito interessante para o futuro) e Igor Paixão do Coritiba (talvez já entrasse no campo dos 8-10M, se não até mais, uma vez que se tem valorizado bastante, é um extremo rapidíssimo, muito forte no drible, que até faz lembrar o Vini Jr (com as devidas diferenças));
    – por fim, na opção ofensiva, só vejo um nome, Facundo Farias. Argentino super talentoso, deverá custar uns 10-13M (a questão do fundo, que supostamente será ilegal hoje em dia (?) deixou-me algumas dúvidas sobre a possibilidade de ainda se transferir ou não).
    Desta forma, gastar numa só posição o mesmo valor que gastaremos (ou deveríamos gastar) nas outras todas juntas, é um erro grave, porque das 2 uma: ou não vamos conseguir colmatar todas as necessidades que temos (e ainda deveríamos pensar num lateral esquerdo) e ter assim um plantel muito desequilibrado ou vamos gastar cerca de 50 milhões ou mais este mercado, algo proibitivo para a realidade financeira do FC Porto atualmente.

    Financeira (futura) – Não menos relevante que as outras 2 vertentes (ou pelos não deveria ser, já que um clube que vive à base das vendas como o Porto tem de ter sempre em conta este aspeto sempre que faça qualquer contratação, ou pelo menos qualquer valor acima dos 4/5M), é um ponto em favor desta transferência. Claro que pagar este valor é um risco, mas diria que é um risco calculado. O David está já sob olhar atento de alguns dos maiores clubes do mundo e caso consiga manter o nível que apresentou em Braga no Porto (embora a mesma liga, a exigência será muito maior), especialmente com a participação na Champions e a probabilidade de se tornar uma presença mais assídua na Seleção, tem tudo para proporcionar uma transferência acima dos 40/50M (com jeitinho talvez até 60/70M, caso se torne no monstro que parece ter dentro dele). Tem características raras para hoje em dia (1,96m e canhoto), o que aumenta ainda mais a sua cotação e assim a grande probabilidade do Porto fazer lucro com ele.

    Ponto fun – Se o Porto não fizer a apresentação do Carmo na Estação da Trindade, perde aqui a oportunidade de uma vida.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 5, 2022 at 11:58 am

      Tiago,

      Não comentando a parte desportiva, até porque o jogador tem valor e o Porto está a necessitar urgentemente, não de um mas, de dois centrais, a parte financeira é ruinosa.

      As nossas finanças estão macabras – o passivo aumentou 300M, os capitais próprios são neste momento negativos – o que nos faz vender o melhor jogador em Janeiro por meia dúzia de tostões, não conseguimos renovar com dínamo e vendemos por 40M (não deixa de ser um bom negócio visto que no ano passado queríamos vender por 20M) e vendemos outro jovem por 35M para fazer face ao balanço de resultados e depois esturramos 22M num central?

      Com 22M comprávamos quase todos os jogadores que necessitamos, o que me leva a querer que os próximos investimentos serão num nível bastante inferior ou teremos que vender mais jogadores. Sobre os jogadores que necessitamos, permite-me discordar um bocadinho.

      Nós não precisamos de alguém que faça o lugar do Fábio como segundo avançado, esse alguém já está lá e é o Loader. O que precisamos é alguém que garante a versatilidade do Fábio noutras posições e para isso a comprar seria sempre um extremo para competir com Otávio na ala direita e emprestar Chico Conceição que estava como 3ª opção e parece-me curto para passar a ser a 2ª. Na ala contrária temos Galeno e Pepê, que pelo que custaram cada um, terão que ter mais minutos e valorização. Logo de todas as opções que colocas para extremo desequilibrador/jogador mais ofensivo, só precisamos de 1 mas alguém que tanto jogue dentro, como fora.

      Sobre o meio campo, concordo que André Almeida não seria para titular indiscutível mas seria óptima opção para 2º nome (muito melhor que Bruno Costa, que é a opção que sobra, visto que Sérgio Oliveira não está a contar), daí que o dinheiro que já gastamos ir fazer falta para construir um plantel.

      Para 5ª opção, quer no meio, quer na ala, acho que devia ser dada a oportunidade ao Baró. Até à lesão e posterior empréstimo, estava a deixar uma bela imagem, pelo que a haver treinador que consiga capitalizar isto no Porto será sempre Sérgio Conceição.

      Para central, preferia tentar um empréstimo de Nehún Perez com uma cláusula de 4-5M por metade do passe do que o Pedrão. Os brasileiros gosto mas não sei se temos ainda dinheiro para tal, novamente é o problema do investimento avultado em 1 só jogador.

      • Miguel Lopes
        Posted Julho 5, 2022 at 2:35 pm

        Não entendo a razão de o Porto não poder comprar os jogadores que quer!!! Primeiro, vendeu Vitinha a pronto com aquela jogada de Factoring, segundo vendeu o Fábio Vieira também a pronto.
        Nesta nova época, compra um jogador por 22M€, em 4 parcelas e a pagar em 4 anos, e que apenas conta para as contas 4,5M€ por ano.
        E ainda acham que o Porto, não consegue gastar mais meia dúzia de patacos em jogadores, que ainda por cima vão diluir o seu custo por 4/5 anos, mas estão todos loucos?
        É só empurrar um bocadinho com a barriga!!!

        • Aurinegro
          Posted Julho 5, 2022 at 3:34 pm

          Concordo contigo, mas tal como daqui a 3 ou 4 anos vai estar a pagar o que contratou agora, também agora está a gastar dinheiro e a pagar prestações dos que contratou há 3 ou 4 anos. E isto ainda pode ter peso nas finanças.

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 5, 2022 at 4:04 pm

          Tal como já explicaram, se empurrarmos tudo com a barriga tal como sugeres, daqui a 2 anos estaremos a pagar as transferências desta época, da futura, da passada e da anterior a essa, pelo que irá dar exatamente à mesma coisa em termos contabilísticos globais.

          E o Porto, pelas suas finanças, não pode nem deve ser um clube que paga 20M por um jogador, seja ele quem for. Relembro que o nosso passivo passou de 200 para 500 milhões e o capital próprio de positivo para negativo, pelo que quem pegar no barco encontra o clube em falência técnica que só não cai porque não dá jeito a ninguém, tal como fizeram com as VMOC’s do Sporting. O único clube que tem essa vantagem é o Benfica, mas de nada serve quando os outros conseguem competir quase de igual forma, não se está a premiar a boa gestão financeira. E os pequenos só não fazem o mesmo exactamente por serem pequenos e aí podem cair que não acontece nada (Leiria, Beira-Mar, Farense, etc.).

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 5, 2022 at 4:36 pm

            Eu gostava era que vocês sugerissem um ato de gestão superior.

            Os bancos não deviam ter comprado as VMOCs e posteriormente vendido?

            Fizeram isso com o único propósito de salvar o Sporting. Foi caridade.

            • Francisco Ramos
              Posted Julho 5, 2022 at 5:15 pm

              A banca em Portugal é o que todos sabemos, não é só para os clubes. Desde BES, a BCP, etc. Contudo, obviamente pelo dinheiro envolvido, não deixam cair os clubes e daí ser possível o caso das VMOC’s porque entre zero e algo, o banco quis algo.

              E por isso é que o Porto continua a passar impune com esta gestão financeira danosa, quando podíamos colocar os olhos no Benfica, que nesse aspecto é gerido como uma verdadeira empresa, sendo o único grande com capitais próprios positivos. Eu não me canso que repetir bons exemplos nos vizinhos não pode nunca ser visto como acto de inferioridade mas de inteligência.

              • Neville Longbottom
                Posted Julho 6, 2022 at 10:33 am

                O Sporting não podia pagar, o Sporting teve de vender as VMOCs. Depois comprou.

                A alternativa era deixar o Sporting cair mas arder o dinheiro.

                Sabes porque é que se diz que houve um perdão ao Sporting? Porque o Sporting vendeu uma “coisa” por X e depois comprou essa coisa por Y, sendo Y inferior a X (acho que 3x inferior), permitindo ao clube financiar-se e ainda receber por isso. Eu entendo que as pessoas que não são adeptas do Sporting não gostem mas isto foi o Sporting a negociar com os seus credores/investidores (neste caso, quase que se misturam já que as VMOCs convertem dívida em capital). Se não vendessem as VMOCs ao preço que foi não vendiam nunca. Na prática o Sporting até continuava com a maioria da SAD (quem estiver a ler isto que me corrija pois não tenho a certeza e não encontro informação para isto, mas creio que sim, em 50% e pozinhos), apenas entrava em incumprimento. Desciamos de divisão mas os bancos não viam um tusto. Eles preferiram o dinheiro, pouco mas é melhor que zero.

                Custa-me que as pessoas entendam isto como tendo sido caridade para com o clube (não foste tu, e gabo-te a honestidade, mas fica o apontamento para quem esteja a ler). Não foi meus amigos. Ninguém quer saber do Sporting, do Porto ou do Benfica neste tipo de casos. Só vêm o dinheiro.

                Concordo contigo numa parte: o Sporting é Too Big To Fail, mas não por ser um grande ou pelo nome, ou porque há pessoas a mexer cordelinhos ou o que quer que seja. É-o porque há muito dinheiro envolvido.

                SL

          • Miguel Lopes
            Posted Julho 5, 2022 at 6:22 pm

            Daqui a 2 anos, vende o Carmo ou outro qualquer para entrar nas contas.
            É uma questão de gerir dívida e resultados.
            Podes é afirmar que o Porto, ultimamente tem gerido mal os tempos de saída de muitos jogadores que em vez de renderem muito dinheirinho, saíram a custo zero.
            Quando a coisa é bem feita, ainda conseguem dinheiro ajudar na gestão corrente.
            Ora a gestão corrente do Porto, também anda pela hora da morte com os ordenados que anda a pagar, a jogadores, administradores, comissões, etc e tal.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 5, 2022 at 4:34 pm

          Para as contas do clube o que conta é o montante global da transferência, já o disse aqui. A diferença é que a compra do Carmo foi posterior a 1 de julho, logo só entra no RC seguinte.

Deixa um comentário