Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto critica Fernando Santos

Agora os clubes é que decidem quem é que o selecionador deve utilizar? Ainda por cima o engenheiro até tem um histórico de não dar minutos logo na primeira chamada quando se trata de guarda-redes.

O FC Porto, através da sua newsletter diária “Dragões Diário”, criticou o selecionador nacional Fernando Santos por não ter utilizado Diogo Costa. “Que sentido faz que um jogador de 21 anos seja convocado para a seleção nacional pela primeira vez, sujeito a viagens longas e desgastantes e não seja utilizado um único minuto em três jogos, um deles particular e o outro mais do que resolvido a meio da segunda parte? O azar dele terá sido o colega da mesma posição não ter visto um amarelo para ser substituído?”, questionaram os dragões.

56 Comentários

  • Pedro Yelton
    Posted Setembro 8, 2021 at 11:10 am

    Queria ver como é que o FC Porto reagiria se o Diogo Costa entrasse a 1 minuto do final do jogo…

  • MR
    Posted Setembro 8, 2021 at 11:11 am

    Ao que chegamos.
    Para a próxima não o chamem, simples.
    Os valores estão todos trocados, ao invés de ser uma honra integrar o grupo da selecção, mandam-se estas bocas estúpidas como se mandassem nisto tudo. Ao que parece até mandam.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 8, 2021 at 11:17 am

    Ao ponto a que o futebol português chegou… O seleccionador, seja Fernando Santos ou outro, é que decide quem é convocado, quem joga e quem não joga. Para quando uma limpeza a fundo no futebol português?

    Saudações Leoninas

    • DM
      Posted Setembro 8, 2021 at 1:35 pm

      Vai ver os comentários a esta última convocatória, anda por aqui alguém que tem o mesmo nome que tu e passou uma ideia diferente da que passaste neste comentário por causa de um miúdo com dupla nacionalidade, provavelmente algo propositado para te fazer cair no ridículo

      • Blocparty
        Posted Setembro 8, 2021 at 2:40 pm

        Toda a gente sabe que existem dois Estigarribias, um pacato e sereno que diz X e um mais revoltado que diz o oposto de X. Já toda a gente sabe que disso, menos ele.

      • kubrick
        Posted Setembro 8, 2021 at 3:25 pm

        É já um clássico deste nosso colega.
        Ao menos dá para uma pessoa se ir rindo.

  • Jan the Man
    Posted Setembro 8, 2021 at 11:23 am

    O calendário das seleções não abonou a favor dos clubes, mas isto é vergonhoso. Olha-se cada vez mais para as chamadas internacionais como um frete e factor de desgaste, quando na verdade deveria ser uma fonte de prestígio e valorização do activo e do próprio clube.

    Convocasse-se o Rui Silva, que neste momento merece mais que o Diogo Costa, e o problema ficava resolvido.

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 8, 2021 at 11:24 am

    Vintage PdC. Sempre foi assim, menos com Scolari. Sempre a tentar mandar na selecção, a tentar usá-la para impingir os seus jogadores. E agora que precisa de vender e fazer dinheiro com transferências vai ser overdoses disto.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 8, 2021 at 12:57 pm

      Joga_Bonito,

      Essa do Scolari também foi boa… Ele queria que o Scolari levasse o GR do FC Porto (Vítor Baía) e ele levou o… Bruno Vale.

      Saudações Leoninas

      • Helio_Pinto
        Posted Setembro 8, 2021 at 2:34 pm

        Foi não foi? Essa parvoíce de não chamar o Baía custou um europeu em casa.. Foi bonito não foi? Mas como foi em relação( uma provocação) ao FCP o “povo” ficou satisfeitinho..

        • Contra Informação
          Posted Setembro 8, 2021 at 3:25 pm

          Agora não ceder a todas as vontadinhas do fecepe é um favor ao povo? Top

        • Estigarribia
          Posted Setembro 8, 2021 at 4:52 pm

          Helio_Pinto,

          Mas até quando o Ricardo vai ser usado como bode expiatório para o Euro’2004? Se o Ricardo tinha a confiança do Scolari acho que é normal que tenha sido ele convocado, não? Mesmo que isso significasse deixar de fora o Vítor Baía.

          Saudações Leoninas

        • Miguel Lopes
          Posted Setembro 8, 2021 at 4:56 pm

          Eu também me lembro do Vítor Baía no mundial da Coreia/Japão que ainda estou para saber como ele foi convocado, quanto mais jogar….

        • Joga_Bonito
          Posted Setembro 9, 2021 at 12:08 pm

          O Baía custou-nos um europeu? Quem disse isso?O problema nunca foi a baliza, e se for para ser o Baía do mundial 2002 às tantas nem a fase de grupos passavamos em 2004. Lê-se cada uma…

      • Joga_Bonito
        Posted Setembro 9, 2021 at 12:48 pm

        Essa do Bruno Vale foi para mostrar quem mandava na selecção. Foi com isso que Scolari ganhou o seu grupo, mostrou que nao cedia a nada. Já antes teve uma guerra no Brasil por causa do Romário, que é muito mais relevante no Brasil que o Baía em Portugal e se não cedeu no Brasil não ia ceder em Portugal, mas muitos não perceberam isso.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 8, 2021 at 11:31 am

    Vergonha alheia…
    É um GR, as Seleções devem convocar sempre 3 (ainda por cima para 3 jogos). O Diogo é o 3.º na hierarquia, nos jogos de qualificação joga o 1.º, nos amigáveis joga o 2.º. Caso houvesse uma expulsão ou uma lesão (ou ambos), ele estava de salvaguarda. Acho absurdo o Porto criticar a sua convocação ou a sua não utilização.

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 8, 2021 at 12:13 pm

      Exatamente, qual era o sentido de o colocar, só mesmo no jogo com o Catar é que faria sentido e percebe-se perfeitamente que não o tenha. Mesmo que fosse o primeiro da hierarquia o Porto não tem que dizer quem deveria jogar ou não, este comunicado é do mais ridículo que já vi.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 8, 2021 at 12:55 pm

      É exactamente isso. O ser o 3º guarda-redes é, por um lado, tramado, por outro, pode sempre surgir uma janela para ele. É preciso qualidade, sorte e muita paciência.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Setembro 8, 2021 at 2:45 pm

      Embora como qualquer um de nós (por muito coerentes que sejamos e comentemos com coerência e sensatez) tu também não estejas isento de, aqui ou acolá, ter um comentário um pouco mais tendencioso, no geral és coerente e lúcido nos teus comentários e este não foge à regra. Eu também procuro esse caminho embora, como já disse, uma vez ou outra também possa ser apanhado com lentes vermelhas. Para dizer que é esse o caminho e se quem gravita – com proveito – à volta do futebol, não faz por torná-lo mais bonito, cabe a nós (tentar) mostrar esse caminho, e tu fazes a tua parte. Corres é o risco, tal como o Kacal e outros, de ser acusado de não ser portista e “não ser um comentador à porto”… Mas creio que tu e a tua consciência lidam bem com isso. Abraço.

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 9, 2021 at 12:02 am

        Toppogiggio, desde já obrigado pelo comentário.
        Tento ser imparcial ao máximo, mas naturalmente, portista ferrenho como sou, nem sempre é fácil manter a lucidez eheh
        Mas é assim que temos de ser, por mais que amemos os nossos clubes, nunca podemos ser “yes men”, como infelizmente há muitos, sobretudo portistas nas redes sociais. Vou ter sempre espírito crítico em relação ao meu clube e sinto que tu és igual com o teu.
        Em relação a acusarem-me, tal como já fizeram ao Kacal, de não ser portista “a sério”, sinceramente passa-me ao lado. Penso que nunca aconteceu, pelo menos à minha frente, e se acontecer, é para o lado que durmo melhor, não preciso de provar a ninguém o meu amor pelo Porto. Mas como eu às vezes também sou bastante tendencioso, não me cheira que me acusem disso eheh

        De qualquer forma, obrigado e grande abraço! Mais adeptos como tu aqui no blog e em Portugal!

  • VaideMota
    Posted Setembro 8, 2021 at 12:01 pm

    Absurdo. Falar por falar. Clássico preso por ter cão e preso por não ter. Se não fosse convocado ia dizer que não chega ser titular no clube para ser chamado.
    Qualquer jogador precisa de se ambientar, de treinar com os jogadores, de observar e ser observado pelo treinador.
    E claro, alguém duvida que o jogador prefere ir a não ir?
    É tão evidente que como foi aqui escrito, provoca vergonha alheia.

  • ktc
    Posted Setembro 8, 2021 at 12:25 pm

    Acho que até acaba por ser normal o 3º guarda redes não jogar nenhum minuto, embora até podia ter jogado a 2 parte contra o Qatar.
    No entanto, acho mal um jogador com quase 40 anos e que ainda por cima está tocado, jogar 90 minutos em 2 jogos, sendo que no segundo o jogo já estava resolvido na 1ª parte. Isso não faz sentido e podia ter havido uma melhor gestão nesse aspeto.

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 8, 2021 at 12:30 pm

    Esta pausa para as selecções não veio em boa hora para os clubes, mas esta crítica não tem sentido nenhum.

  • Nazgul
    Posted Setembro 8, 2021 at 12:41 pm

    Devem agradecer ao engenheiro que até o Otávio já leva a seleção só para valorizar o passe dos jogadores do Porto, mas como sempre este clube do norte nunca está satisfeito e sempre acham-se a cima de tudo e todos, há não enganei-me è ao contrário “contra tudo e contra todos, somos Porto”

    • GoldenFCP
      Posted Setembro 8, 2021 at 1:55 pm

      Boca desnecessaria. O Otavio mereceu ir á seleçao. Jogou muito bem na oportunidade que teve e é dos melhores do Porto há anos(nao ha 4 ou 5 jogos como o jogador que para muitos devia ter sido chamado no lugar dele)

      • Mushy
        Posted Setembro 8, 2021 at 4:57 pm

        Não é boca!! apenas em resposta ao comunicado.
        Por mim, em troca deixavam uns tempos sem chamar os meninos do FCP, para ver como vinham chorar que não eram convocados.
        FCP sabe perfeitamente que os jogadores valorizam com estas chamadas, mas quer a todo o custo arranjar pretextos se o resultado não for positivo no proximo fim de semana

  • DNowitzki
    Posted Setembro 8, 2021 at 12:42 pm

    É curioso: se certos jogadores não são chamados, é uma choradeira; se são e não jogam, outra choradeira. Quando são convocados e voltam mais cedo, é um contentamento, porque o que interessa são os clubes.

    Decidam-se!

  • Abbas
    Posted Setembro 8, 2021 at 12:48 pm

    Embaraçoso.

  • Stromp1906
    Posted Setembro 8, 2021 at 1:06 pm

    Este comunicado, hoje o do grupo do Macaco, SC e aquele Sr calvo, um Presidente apanhado em escutas que continua alegremente a comandar os destinos da instituição… Já foi mais fácil manter o respeito pela instituição e pelos seus sócios, mas é complicado porque são esses mesmos sócios que têm perpetuado está gente e este clima.

  • Pao com Presunto
    Posted Setembro 8, 2021 at 1:25 pm

    Não obstante a patetice que acabei de ler, também não entendo porque é que se insiate em convocar 3 gr para uma tripla jornada, ou 2 jornadas + 1 amigável.

    Em fases finais, entende-se, é 1 mês de competição ou mais. Agora, nestes casos, são muitos mais os exemplos de gr que vão passear, em relação às terceiras opções que realmente jogam. Mais valia só levarem 2, e em caso de lesão dos 2, ser autorizada a chamada de mais 1 (que deve ser 1x de forma raríssima).

    Até arrisco mais em dizer wue as convocatórias deviam ser mais reduzidas nestas fases “não-finais”, ganhavam os convocados (que tinham mais hipóteses de jogar), ganhavam os grupos (que se adensavam e criavam rotinas de forma muito mais fácil), e poupava-se dinheiro e tempo aos jogadores e federações.

    Como isto anda, qualquer dia vão 40 ou 50 jogadores por selecção, só para “valorizar”passes…

    • Pao com Presunto
      Posted Setembro 8, 2021 at 1:29 pm

      Insiste*

      Acrescentar outra coisa: se os gr ficam de fora os 2 por vermelhos/suspensão, aí não concordo que se deveria chamar outro gr. O desporto tem de privilegiar o jogo, e não reconpensar comportamentos anti-desportistas.

    • Miguel Lopes
      Posted Setembro 8, 2021 at 5:03 pm

      Como pelos vistos não sabes, se os jogadores que não forem convocados com antecedência, os seus clubes podem não permitir a sua chamada à seleção, tal e qual como o Sporting fez com o Matheus Nunes.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 8, 2021 at 1:38 pm

    Em relação ao Diogo Costa até têm uma certa razão, mais valia ter ido aos sub21 e era titular, nos A já se sabia tal como com Gonçalo Inacio e Pote por exemplo que não iam jogar qualquer minuto (quer dizer talvez com o Qatar jogassem), mas o Diogo como sendo o 3º GR nunca iria jogar.. a boca ao amarelo de Ronaldo acho que não faz sentido, o Ronaldo se não marca aquele 2º golo não via cartão amarelo (e já tinha passado o Ali Daei no 1º golo) portanto a tirar a camisola era no 1º golo que foi aos 90min..

    • coach407
      Posted Setembro 8, 2021 at 1:56 pm

      Os sub-21 é só para jogadores a partir de 2000. O Diogo Costa é de 1999, não é elegível.

    • Aurinegro
      Posted Setembro 8, 2021 at 2:08 pm

      Nao tenho a certeza, mas penso que o Diogo ja nao pode ir aos sub21 (é de 99). Nem tinha feito sentido ir aos AA se podia preencher uma lacuna nos sub21.

      E por isso, ainda percebo menos esta critica. Era preferivel o Diogo ter ficado no Olival ? Se tivesse sido assim, tinha sido criticado por nao o convocar. Por exemplo, quantas vezes o Diogo Jota foi convocado sem se estrear? Se bem me lembro ainda foram algumas e ainda por cima é jogador de campo.

    • Contra Informação
      Posted Setembro 8, 2021 at 2:08 pm

      A boca foi mesmo para o Palhinha

    • cmche1111
      Posted Setembro 8, 2021 at 2:22 pm

      O Diogo Costa já não pode ser chamado para os sub21

    • ktc
      Posted Setembro 8, 2021 at 2:39 pm

      A boca do amarelo não é para o Ronaldo e sim para o Palhinha

    • Hirok "The Truth"
      Posted Setembro 8, 2021 at 3:33 pm

      Pensava que o Diogo ainda era elegível my bad..
      Em relação ao amarelo pronto se é sobre o Palhinha ok, até aceito todas as criticas do Porto

  • Sessenta e um
    Posted Setembro 8, 2021 at 1:51 pm

    Na época passada o Porto também teve jogos resolvidos a meio da segunda parte e não me lembro do Sérgio Conceição ter utilizado o Diogo Costa.

  • coach407
    Posted Setembro 8, 2021 at 1:55 pm

    Em primeiro lugar, é preciso questionar outra coisa. Porque raio é que o Diogo Costa foi convocado? O Diogo Costa foi convocado por ter sido titular no FC Porto… 3 jogos!! Isto deve ser um recorde.

    Porque raio não se convocou o Rui Silva ou o José Sá? Por adaptação ao Betis e ao Wolves? Um guarda-redes? Eles entraram diretos no XI, foram titulares nos 3 jogos e continuarão a ser. Por essa lógica, faria muito mais sentido não convocar o Cristiano ou o Nuno Mendes que nem tinham treinado nos respetivos clubes.

    Se não for este o motivo e tiver sido mesmo por mera opção… é escandaloso.

    Em segundo lugar, concordo que era bonito e valorizava o jogador se já desse para dizer que é internacional A por Portugal e o FC Porto tem todo o interesse em colar esse rótulo ao Diogo Costa que, se não estou em erro, seria 1 dos 3 guarda-redes sub-21 internacionais A por seleções minimamente decentes, juntamente com o Anatolii Trubin da Ucrânia e o Gavin Bazunu da Irlanda.

    Giorgi Mamardashvili (atual titular do Valencia) ou Aioani ainda não são internacionais pela Geórgia e Roménia, respetivamente, apesar de também terem sido convocados.

    Sendo a seleção de Portugal muito mais forte que estas seleções torna-se ainda mais relevante o posicionamento que o Diogo Costa ganharia no topo do futebol mundial sendo o único guarda-redes sub-21 internacional A por uma das melhores seleções do Mundo.

    • Kafka
      Posted Setembro 8, 2021 at 4:33 pm

      Claro porque o Donnaruma que também nasceu em 1999 tal como o Diogo Costa, não é titular da Itália nem nada, nem sequer acabou de ganhar o prémio de melhor jogador do Europeu seniores nem nada, enfim o Coach a falar do que não sabe

      Mas engraçado é o Coach ter dito há dias atrás que o Fernando Santos não era um banana, pelo contrário o Coach até disse que o Fernando Santos era o oposto de um banano, era um gajo que se impunha e não sei que mais ???… Ora o Porto acaba de se meter e pôr em causa o trabalho do Fernando Santos e o banana do Fernando Santos como é óbvio não vai fazer nem dizer nada, mas o Coach diz que ele se impõe ???

  • JMQ
    Posted Setembro 8, 2021 at 1:56 pm

    Porto a ser Porto.
    Mais ridículo do que o Porto argumenta , é ainda haver gente que concorda.
    Resumindo: Bem vindos ao Futebol Português

  • Cossery
    Posted Setembro 8, 2021 at 2:00 pm

    Ridículo…

  • Princesa
    Posted Setembro 8, 2021 at 2:19 pm

    Pensei que ia criticar porque perdeu um título de campeão com o Jardel na equipa

  • cmche1111
    Posted Setembro 8, 2021 at 2:21 pm

    Com uma Federação a sério tínhamos resposta, este comportamento destes chorões é completamente inaceitável.

    O jogador certamente feliz por ser chamado, oportunidade que até teve rapidamente dado que apenas há um mês agarrou o lugar e o clube vem com isto? Queriam o que? Uma substituição de guarda-redes a meio do jogo? Relegar Patrício ou Anthony Lopes para o banco?

    Trata-se do comunicado mais ridículo que me lembro no futebol português, e olhem que temos muito por onde escolher.

  • Park the Bus
    Posted Setembro 8, 2021 at 2:58 pm

    Vergonha alheia, ridiculos.

  • Mushy
    Posted Setembro 8, 2021 at 4:39 pm

    Ridículo a contante pressão a tudo o que mexe.
    A razão nem é do jogador não ter jogador, mas sim um pretexto para criticar a substituição do Palhinha, que por eles, devia ficar desgastar-se os 90min.
    Andam a chorar à semanas com as seleções e sobre os jogadores, é igual para todos, mas uns precisam de arranjar desculpas aos adeptos. Se perderam foi por causa das seleções, se ganharem foi pela garra, luta e mérito dos jogadores.

    Ano após ano sempre o mesmo….mas enquanto houver malta para comer gelados com testa eles vão continuando oferecendo

  • Kacal
    Posted Setembro 8, 2021 at 4:57 pm

    Primeiro as escolhas de quem joga ou não na selecção são do selecionador e mais ninguém. Depois todos temos direito a opinião e eu até concordo que O Diogo podia ter tido nem que fosse uns minutos de jogo para se estrear. No entanto acho que o clube devia expressar o seu descontentamento directamente com a FPF e não expor assim em via pública. É que isto só faz com que as “massas” aquelas que não sabem pensar pela cabeça própria sigam o mesmo caminho é se virem contra o seleccionador e a selecção é temos mais uma polémica no futebol português. Isto incentiva a um problema que não é nada de especial mas as pessoas tornam-no. O Diogo terá a sua oportunidade eventualmente e não será o primeiro jogador a ser convidado e não ter minutos.

  • LLight
    Posted Setembro 8, 2021 at 5:49 pm

    Se fosse o Fernando Santos não respondia a este comunicado e eis o que faria na próxima convocatória das seleções para amigáveis:

    Convocava os jogadores do FCP que merecessem ser chamados e comiam todos banco durante o número de jogos que houver.

    A mensagem a mandar é que a FPF governa-se de dentro para fora e não ao contrário.

    Não vejo o FCP a impedir os jogadores de jogar na seleção. Os jogos de mundiais e europeus são onde os jogadores mais valorizam.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 8, 2021 at 6:52 pm

    O FC Porto está a fazer de tudo para renovar com o Diogo Costa pois em Janeiro pode escolher novo clube e sai em Junho a custo zero.

    Deram-lhe a titularidade para tentar convencê-lo e acenaram-lhe com uma estreia pela seleção (sim, os clubes continuam a ter muito poder nestas escolhas).

    Ora, o Fernando Santos não o meteu a jogar e isso vai fazer com que o Diogo Costa não renove para já uma vez que o clube faltou ao acordo. Com isso o clube tenta queimar a FPF em praça pública mas acaba por queimar o próprio jogador que pode ficar mais longe das escolhas nas próximas convocatórias, uma vez que José Sá ou Rui Silva podem ser chamados para o seu lugar.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 8, 2021 at 10:09 pm

    E digo mais: é evidente que, tendo sido convocado, o rapaz deveria ter jogado uns minutos naquela coisa a feijões.

    Já agora, uns podem regressar porque fizeram um dói-dói e só iam passar férias, e este?

Deixa um comentário