Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Diogo Costa, Otávio, Fábio Cardoso e Manafá suspensos por um jogo

Justo? O jogo de apresentação com o Mónaco mostrou a importância de Diogo Costa e Otávio, mas os Dragões são super favoritos na Supertaça e na receção ao Marítimo.

Diogo Costa, Otávio, Fábio Cardoso e Manafá foram castigados com um jogo devido a cânticos contra o Benfica nos festejos do título. O luso-brasileiro já ia falhar a Supertaça, devido aos incidentes no Clássico frente ao Sporting, no Dragão, pelo que esta suspensão será válida para a partida da 1.ª jornada da Liga, com o Marítimo, a 6 de agosto. Já os restantes ainda não é certo se falham o duelo perante o Tondela na Supertaça, uma vez que esta decisão é passível de recurso para o TAD. Recorde-se que Manafá continua a recuperar de lesão.

66 Comentários

  • ktc
    Posted Julho 25, 2022 at 5:33 pm

    É justo, agora é aplicar sempre a mesma medida e.nao só quando interessa

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 25, 2022 at 5:41 pm

    Primeiro ponto. Não é justo, é justíssimo!

    Segundo ponto. Todos os castigos devem ter o mesmo peso e medida seja qual for o interveniente, sejam eles os clubes grandes e pequenos ou jogadores dos grandes e jogadores dos pequenos. Ou seja, não distinguir a cor da camisola!

    Terceiro ponto. Todos os castigos devem ter o mesmo prazo de decisão. Uns não podem demorar 3 dias e outros 3 meses!

    Quarto ponto. Deviam-se analisar a maneira como os recursos podem ser pedidos e trabalhados. Não faz sentido andar sempre a boicotar os castigos com base nos interesses!

    Nalguns casos contra o meu clube falo mas só haverá menos polémica no futebol quando isto acontecer! E para o bem da verdade desportiva (e teorias da conspiração) é bastante importante que seja o mais rápido possível.

    Saudações desPortistas.

  • GoldenFCP
    Posted Julho 25, 2022 at 5:43 pm

    Estamos a entrar na fase ”picuinhas” em que os jogadores vão ter medo de viver o jogo pq sabem que serão suspensos se fizerem alguma provocação.

    • GoldenFCP
      Posted Julho 25, 2022 at 5:45 pm

      E claro que isto abre um precedente muito perigoso. A partir de agora vai-se exigir suspensão para tudo o que for provocação á equipa adversaria ou aos adeptos

      • El Bandido
        Posted Julho 25, 2022 at 5:50 pm

        Qual precedente perigoso? Uma coisa é provocar a equipa contrária, outra coisa são faltas de respeito…

      • Borsalino
        Posted Julho 25, 2022 at 6:13 pm

        Não foi provocação, foi ofensa mesmo e nem se importaram em divulgar o vídeo para toda gente ver.

      • Mantorras
        Posted Julho 25, 2022 at 8:27 pm

        Precedente? Picuinhas?

        Eu por mim e totalmente “cagativo” este castigo, mas jogadores profissionais tem responsabilidades e provocar, ainda por cima na festa de campeao ou por ai, so demonstra que ganharam muito mas nem por isso aprenderam a ganhar. dai estas multas e castigos parvos. Tipo pai a meter os putos de castigo a ver se aprendem, mas o odio e maior que o respeito ao papa, neste caso a liga.

    • Fernas
      Posted Julho 25, 2022 at 5:54 pm

      Mas onde é que o Fábio Cardoso, o Manafá e o Otávio foram provocados, eles estavam a jantar e decidiram gravar e partilhar insultos ao Benfica, foi a opção deles, ninguém os provocou.

      • GoldenFCP
        Posted Julho 25, 2022 at 6:03 pm

        E eu disse que eles foram provocados onde? Eu disse que agora vai se dar suspensão a tudo o que for provocação á equipa adversaria ou aos adeptos adversários

    • Azra Bloom
      Posted Julho 25, 2022 at 6:20 pm

      “Viver o jogo”? Meu deus, que falta de noção. Até te tinha em boa conta aqui no blog, mas se tu achas que incitação ao ódio – que, diga se de passagem, já teve consequências ao nível de violência no desporto catastróficas – é “viver o jogo” ou, como tu intitulas, “fazerem uma provocação”, okay. Já li de tudo.

      É só para te dizer que no código penal, fora do mundo SUPER protegido do futebol, incitação ao ódio é crime, aqui ou na Lituânia. Se tiveres algum aí em casa, abre no artigo 240.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 25, 2022 at 7:17 pm

      Viver o jogo é cantar insultos ao rival enquanto estão a festejar um título? É por estas mentalidades que o nosso futebol está como está…

      Se estiveres a falar de que toda a gente deveria ser castigada sempre que se desrespeita o adversário, seja ele quem for, como estes indivíduos o fizeram nessa altura, então estou de acordo contigo.

      • offtopicguy93
        Posted Julho 25, 2022 at 8:52 pm

        Este é o adn que eles tanto falam… durante a época como sabem que vão ganhando de forma ilegal vão dando uns ares de querer “mudança” e que não se identificam com “isto” mas em julho já voltaram ao normal… está no sangue, logo adn!

        • GoldenFCP
          Posted Julho 25, 2022 at 9:07 pm

          Offtopicguy93, não é portista nem tem a mínima noção do que se passa no universo portista. Mesmo assim fala como se fosse um de nós e estivesse a par de tudo, alem de gostar de mandar umas postas de pescada sem sentido para ver nos pica.

          Não, não voto em Pinto da Costa e a maior parte dos portistas que conheço querem é que ele se ponha a andar. Não venhas falar do que não estas a par e do que nao sabes

        • RicardoFaria
          Posted Julho 25, 2022 at 9:19 pm

          É ilegal porque tu dizes?

          Tu és dos que mais incendeias para além de usares mentiras para o fazer e ainda tens a lata de criticar os outros.

          Saudações DesPortistas!

          • offtopicguy93
            Posted Julho 25, 2022 at 10:54 pm

            Mentiras? Que mentiras usei meu amigo? Incendiar é ser frontal e direto nos dias de hoje, tudo o que os portuguesesnao gostam… coincidências, não é?

            • RicardoFaria
              Posted Julho 26, 2022 at 1:32 am

              Sim, mentiras.
              Eu respondi-te noutro post acerca de uma mentira.
              É só ires ver.

              Saudações DesPortistas!

          • GoldenFCP
            Posted Julho 25, 2022 at 11:18 pm

            Já vi o FC Porto ganhar mais de 20 campeonatos e ainda estou para ver o dia que eles vão dizer que ganhamos um campeonato justo…
            Nunca temos mérito. É só ajudas. Se forem eles a serem ajudados como foram no ano do lage ou do tetra nem uma palavra. É a lei da hipocrisia, ”critica-o antes que ele te critique”

    • Goncalo Silva
      Posted Julho 25, 2022 at 7:22 pm

      Como assim viver o jogo? Os jogadores em questão gravaram o vídeo e meteram nas redes sociais uns bons dias a seguir aos festejos do título… que nem foi disputado pelo Benfica este ano. Se tivessem sido gravados, mas nem isso, foram eles próprios que incitaram o ódio… outra vez. Isto é viver o jogo? Deve ser o único portista do blog que não concorda com o castigo.

      • GoldenFCP
        Posted Julho 25, 2022 at 7:50 pm

        Ainda sou do tempo que as picardias era o dia a dia do futebol. É o que apimenta a coisa. A questão aqui não é eu concordar com a justiça ou não do castigo, é o precedente que se abre. Seguindo esta logica e bem o FCP vai exigir castigos para tudo o que for casos de provocações e picardias. E a liga vai ter de as dar pq se não as der vai estar a ser incoerente. Portanto vamos ter um campeonato cheio de e perdoem me a expressão ”c`***s de sabao” Quantas ligas castigam jogadores por picar um rival? Que me lembre só a nossa. Estamos a tornar o futebol uma casa dos segredos ou um BB e nem nos estamos a aperceber, é só filmes, chorões e dramas

        • Mantorras
          Posted Julho 25, 2022 at 8:38 pm

          Mas qual precedente? Alguma vez viste jogadores, num dia que nem e de jogo, a gravar videos e partilhar a chamar filhos das p*** ao clube rival? Nao e tipo um comentario, ou um desabafo, sao tipo uns grunhos a meter uma cena na net como quem diz “olhem nos que somos os maiores a insultar estes gajos ahahah” e a serem ridiculos quando acham que estao a ser os maiores.

          Quando e que um jogador do Benfica ou do Sporting fez isso?

          As provocacoes sao uma coisa para os adeptos. Para os jogadores, o que acontece no jogo fica no jogo, mas mesmo ai apenas se for direccionado aos colegas, porque se for aos adeptos vai la perguntar ao Nuno Santos se levou castigo…

          Vi muitos craques passarem no Porto no passado. Quando foi que viste o Deco ou o Lucho cantar estas coisinhas deprimentes, filmar e meter na net? Esses passam por cima disto e os adeptos rivais respeitam e admiram isso.

          • Goncalo Silva
            Posted Julho 25, 2022 at 9:38 pm

            Nem mais Mantorras, acrescento só que nem Benfica, nem Sporting, nem mais nenhum outro clube com uma massa associativa expressiva.

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 25, 2022 at 11:49 pm

            Pá exatamente isto.

            O Lucho era mesmo um tipo a parte ali, impecável o gajo!

  • Fernas
    Posted Julho 25, 2022 at 5:47 pm

    Sou Benfiquista e não concordo com o castigo ao Diogo Costa, esteve mal, mas foi no festejo ainda em campo e imediatamente a seguir ao final do jogo, ainda estava com a emoção da conquista e com a adrenalina do jogo, já os outros 3 até deveriam ter levado um castigo mais pesado, porque foi um comportamento deliberado e ainda decidiram gravar e partilhar esse mesmo comportamento.

  • GoldenFCP
    Posted Julho 25, 2022 at 5:51 pm

    O jogo com o Marítimo promete ser duro. Deve ser a equipa pequena que mais dificulta a vida ao Porto ano apos ano. São sempre jogos duros com eles.

    Todavia para ganhar ao Tondela um onze com Marchesin, João Mário, Pepe, Marcano,Zaidu, Veron, Uribe, Grujic, Pepe, Taremi e Evanilson deve chegar.

    Faltam 3 reforços e a direção anda a dormir. Com este plantel ficamos em 3o, não vai haver milagres. Andre Trindade,Telles e um segundo avançado para ontem

    • FiliGon
      Posted Julho 25, 2022 at 7:30 pm

      Não é por nada, mas ia jurar que o Marchesin já saiu do Porto. Não é a minha equipa, por isso é possível que esteja enganado.

      • GoldenFCP
        Posted Julho 25, 2022 at 7:51 pm

        Sair não saiu ainda. Pode e vai jogar sábado. Apesar de ser 99% certo que sai pelo salario que tem e por querer jogar para estar no mundial, ainda é jogador do FC Porto

  • Hugorr
    Posted Julho 25, 2022 at 5:54 pm

    Justo. Resta ver se continua a ser aplicado adiante, em casos semelhantes.

    Cumprimentos

  • Pesaresi
    Posted Julho 25, 2022 at 5:58 pm

    Há jogadores do Porto que já deviam ter sido castigados por inúmeros outros casos.
    Este castigo só vai fazer com que aumentem as intrigas, polémicas etc.

  • Zerobola
    Posted Julho 25, 2022 at 6:10 pm

    Alguém acredita que alguns desses jogadores vai comprir esse jogo pra o campeonato . Nunca na vida é não conhecer o futebol português será recurso em cima de recurso . A não ser que ele seja pra comprir agora na super taça

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 25, 2022 at 6:15 pm

    Vêm aí mais umas sessões de vitimização bacoca.
    Quanto ao castigo é um pau de dois bicos, no fundo estão a ser castigados por serem uns idiotas e isso, per se, já é castigo suficiente aos olhos da maioria da opinião pública. Os idiotas, normalmente, não se determinam nas suas acções.

  • Borsalino
    Posted Julho 25, 2022 at 6:15 pm

    Foi preciso haver pressão para que os castigos saíssem, ao menos desta vez devem cumpri-los ao contrário do Pepe.
    Houvesse mão pesada e indivíduos como o Otávio eram castigados todas as semanas.

  • Azra Bloom
    Posted Julho 25, 2022 at 6:24 pm

    Justíssimo. E, como benfiquista, espero que os jogadores do meu clube sejam castigados em caso de eventos semelhantes. A violência e ódio no desporto e, neste caso, no futebol português é demasiado grande para continuar a ignorar. Os jogadores NÃO podem contribuir para uma problemática tão grave. Incitação ao ódio é crime e só mesmo neste futebol sujo e corrupto é que se continua a ignorar este tipo de coisas.

    A todos os que venham com questões de liberdade de expressão ou rivalidade, a liberdade de expressão não é a mesma coisa que ódio gratuito e rivalidade é positiva quando é saudável, não quando tens cânticos cheios de ódio contra um clube em específico.

    • Pedro Geraldo
      Posted Julho 25, 2022 at 10:12 pm

      Já o fizeram: uma vez a celebrar um campeonato o Simão Sabrosa e outros insultaram publicamente o Pinto da Costa.

      • DNowitzki
        Posted Julho 26, 2022 at 12:36 am

        Se eu disser que o Ricardo Salgado é um trafulha, não estou a insultá-lo.

        Se, nalgumas circunstâncias, me chamarem arrogante, não estão a insultar-me, estão a dizer a verdade.

        Dito isto, não sei o que o Simão e outros chamaram ao senhor Costa.

  • DiogoC
    Posted Julho 25, 2022 at 6:43 pm

    Justíssimo. É daquelas situações que os clubes e jogadores nem deviam de recorrer. É assumir o erro, aceitar o castigo, pedir desculpa e andar em frente. É uma oportunidade para o Porto, numa situação menos positival, dar um exemplo de fair play.

  • FiliGon
    Posted Julho 25, 2022 at 7:38 pm

    Finalmente que se começa a punir estes comportamentos. Lamento mas, o vídeo em questão não é nada relacionado com desporto. São um grupo de indivíduos que simplesmente incentivam o ódio. Infelizmente esta prática já é reiterada há demasiado tempo e infelizmente ninguém tem coragem de punir estás práticas criminosas e anti-desportivas. Principalmente quando se fala de atletas que deviam ser os primeiros a mostrar uma conduta desportiva. Como estamos em Portugal e equipa em questão é a de sempre vai ser “um prato de recursos com uma dose de vitimização à acompanhar para a mesa 5” se faz favor.

  • Pormenor Tatico
    Posted Julho 25, 2022 at 8:05 pm

    Não concordo com estes castigos, isto aconteceu depois do jogo com o Benfica, que é dos maiores rivais, os jogadores estavam a beber e foi uma tirada que saiu, é o calor do momento, acontece, o problema é terem divulgado isto para as redes e o Benfica pegou nisso, visto que o Conselho de Disciplina agora castiga por tudo e por nada.

    Tal como não concordei com o castigo de Tabata e Otávio, foi um despique, mas nada a ver com o que aconteceu com P.Sérgio e Conceição.

    Já nem falo dos castigos ridículos ao N.Santos, especialmente aquele sobre o Cebolinha, as pessoas têm de entender que os jogadores não são máquinas, também têm emoções, infelizmente há certos árbitros que pensam o mesmo.

    O problema é que agora recorre-se a tudo e os castigos nunca mais saem, já nem falo do Pepe que foi acusado de pontapear, faltava 1 semana de castigo, recorreu e parece que está tudo bem, não me revejo nestas “regrinhas” desde Conselho de Disciplina.

    Castigar o que deve ser castigado e quem cometeu atos ilícitos têm que ser prontamente castigado, não pode recorrer.

    • Filipe22
      Posted Julho 25, 2022 at 8:13 pm

      Só tu para não concordares com este castigo ?

    • offtopicguy93
      Posted Julho 25, 2022 at 8:50 pm

      Ter emoções é chamar filhos da pu** aos adeptos do clube com a maior massa associativa em Portugal? Repercussões? Foi uma emoção! Juízo onde andas?

      • Pedro Geraldo
        Posted Julho 25, 2022 at 10:09 pm

        O problema foi por ter sido ao clube com a maior massa adepta de Portugal. Se fosse a outra equipa, se calhar passava. O futebol é a coisa mais hipócrita que existe: as carvalhadas que se dizem diariamente. Isto é tão patético e as pessoas que estão às frente do futebol são ainda mais patéticas. As decisões que tomam são completamente aleatórias e sem critério. É de acordo com a pressão do Zé Povinho: agora fica bem andar a malhar no FC Porto. Mas que fique claro que não estou a defender a atitude dos jogadores do Porto.

        • offtopicguy93
          Posted Julho 25, 2022 at 11:41 pm

          Ahaha de facto o Zé povinho tira as ilações à medida da sua inteligência… não foi por ter sido ao benfica, apenas referi isso pois tem repercussões maiores devido ao facto do benfica ser o clube com maiores adeptos, e talvez tenha maior repercussão, não? Independentemente de ser a uma massa associativa de 1 ou de 1 milhão a atitude é sempre reprovável, mas a repercussão é diferente, ou isso não é óbvio?

          Agora lá está, fica ao critério de cada um a análise ao meu comentário…

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 25, 2022 at 11:46 pm

          Não fica bem malhar no Porto. Ninguém tem culpa que eles sejam assim.

    • henry14
      Posted Julho 25, 2022 at 9:25 pm

      “Foi um despique” ???.

  • DiogoMeira
    Posted Julho 25, 2022 at 8:40 pm

    Agora também se castiga por brincadeiras num jantar privado?
    Daqui a nada até eu tenho de ter cuidado com as conversas com os meus amigos… se algumas conversas fossem gravadas já estava preso por insultar o glorioso ???‍♂️
    Enfim, o futebol português dá pena as vezes!

    • Primo1904
      Posted Julho 25, 2022 at 10:31 pm

      Se fosse privado não fariam diretos.
      Pelo menos no que eu considero privacidade.
      De resto qual o motivo mesmo para eles,uns dias depois de serem campeões terem aquele tipo de comportamento?
      E já agora porque motivo tu frequentemente insultas o glorioso?
      Raios partam o futebol português de facto!

    • Strasza
      Posted Julho 25, 2022 at 10:51 pm

      A partir do momento em que uma “brincadeira” privada é tornada pública e logo de forma propositada, os visados têm todo o direito em tomar medidas. Além disso, até no âmbito moral fica mesmo muito mal esse tipo de coisas, porque não estamos a falar de pessoas “comuns” mas sim de idolos, principalmente de crianças e jovens que os seguem nas redes sociais e absorvem esses comportamentos desviantes.
      Portanto, se achas que aquilo que se passou com eles é equivalente a um adepto random mandar umas car*lhadas em casa, então isso é que dá pena.

    • batalha34
      Posted Julho 25, 2022 at 11:17 pm

      Figuras publicas têm que dar o exemplo, palhaços ja temos com fartura nas bancadas não precisam de ir para campo também

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 25, 2022 at 11:44 pm

      E eras mal preso se calhar…

      • DNowitzki
        Posted Julho 26, 2022 at 12:32 am

        Eh Eh! Eh!

        Muito bom! Se tivesse lido o teu comentário antes, não teria produzido a prosa acima.

    • MR
      Posted Julho 26, 2022 at 9:49 am

      Dá pena mas não é por isto
      Castigo peca por escasso

  • Daniel Alves
    Posted Julho 25, 2022 at 9:10 pm

    Otávio é o que deve fazer mais falta, mas muito mal estaria o Porto se precisasse dele para ganhar ao Tondela e ao Marítimo.

  • jorgerusso
    Posted Julho 25, 2022 at 9:22 pm

    Castigo completamente justo. É preciso erradicar o ódio que paira no futebol (e em outras modalidades começa a ser igual), e o que nunca pode acontecer é serem os próprios intervenientes do desporto a incentivar a esse ódio. Castigo justo, peca por curto.
    Posto isto, tenho uma dúvida, tem a FPF competencia jurídica para punir um interveniente no jogo, por algo que fez fora das competições que a própria organiza?
    É uma duvida que tenho, como disse, o castigo foi justo e espero que seja legal, mas não deixa de ser estranho a FPF ter competencia para isso. Compreendia muito mais que fosse um tribunal a faze-lo e a aplicar uma punição administrativa de suspensão de actividade.
    Obrigado pelo esclarecimento.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 25, 2022 at 11:43 pm

      Tem poder porque a punição é precisamente nas competições organiza ou sobre as quais tem jurisdição (como a liga). A punição não é civil, mas sim desportiva. Daí o recurso ser para o TAD.

  • RicardoFaria
    Posted Julho 25, 2022 at 11:30 pm

    Espero que o clube não recorra desta decisão e que cumpra os castigos.
    Daqui para a frente, os jogadores vão ter que pensar 2x antes de terem atitudes semelhantes.

    Saudações DesPortistas!

  • Gndias
    Posted Julho 26, 2022 at 12:03 am

    Vê se por aqui muito pessoal que acha isto normal, parece que os vossos pais saltaram a parte da educação

    • Mushy
      Posted Julho 26, 2022 at 6:05 am

      Não que seja contra o castigo mas sim dessa afirmação.
      Quem nunca ofendeu alguém?
      São profissionais tem de dar o exemplo no desporto (essa é a razão), mas armar em puritano e moralista como ninguém nunca fez tal coisa em alguma parte da sua vida, é algo irreal.

      Simplesmente vivem muito para as redes sociais e lixou-se e aos colegas também, porque dentro de 4 paredes entre amigos ou conhecidos, quem nunca que atire a primeira pedra. Agora como desportista tem de dar o exemplo.

  • andresilvac
    Posted Julho 26, 2022 at 12:25 am

    Moralmente até compreendo que se tente dissuadir este tipo de comportamentos, a forma como é feito é que me deixa com mais dúvidas, isto se a FPF vira guardiã dos bons costumes e sanciona todos os jogadores que tenham na sua vida privada comportamentos menos aceitáveis e contra o exemplo que os mesmos devem ser, a próxima vez que um jogador seja apanhado com álcool a conduzir, ou a armar confusão numa discoteca ou até a conduzir sem carta terão também que ser suspensos, acho que se ultrapassou uma linha perigosa, acho bem que estes comportamentos sejam alvo de castigo desportivo quando no âmbito de um jogo na vida privada (ainda que tornada pública via redes sociais) há locais próprios e instâncias próprias e nenhuma dela é a FPF para tomar as decisões.
    Cumprimentos

    • DiogoC
      Posted Julho 26, 2022 at 9:08 am

      Não podia estra mais em desacrodo. Os jogadores trabalham para os clubes que estão filiados nas associações que por sua fez são filiados na FPF.
      OS prórpios fazerm uma postagem numa rede social não é uma conversa privada, é um acto público, igual a um directo e televisão. OS agentes do futebol (jogadores incluidos) estão sujeitos ao código de conduta e disciplinar da FPF e em alguns casos (1ª e 2ª liga) da Liga.
      A violação desse código implica sanções disciplinares. Pela tua lólgica o Sá pinto não poderia ter sido castigado quando agrediu o Artur Jorge pois não era jogador convocado e agiu enquanto cidadao privado que se sentiu denegrido pelo então selecionador

  • DNowitzki
    Posted Julho 26, 2022 at 12:28 am

    No meio disto tudo, há coisas que não percebo:

    1.ª) Chamar FDP a alguém é uma picardia? Ou trata-se somente de um insulto primário e básico de gente pouco evoluída?

    2.ª) Por que carga de água, numa celebração, me vou lembrar de um adversário qualquer, mesmo que o maior rival?

    3.ª) O ser humano continua primitivo como há milhões de anos, isto é, perde o controlo de forma tão simples e desata a insultar e a agredir verbalmente quem o rodeia? Neste caso, a coisa vai mais além, pois não foi do calor do momento. Ainda quanto ao calor do momento, é assim que se justificam uns sopapos, umas naifadas, um tiro e por aí fora.

    Quando o Benfica ganha, eu celebro a vitória pela vitória em si, a alegria partilhada com os filhos ou com quem está ao meu lado; jamais me ocorreu desatar a latir em direção a um qualquer adversário. Mesmo quando se trata de um Sporting ou um Porto, fico feliz porque venci em si, não como pretexto para destratar, humilhar ou agredir o derrotado.

    A mim, incomodam-me desde aqueles cachecóis com «Benfica / Sporting / Porto é m…” até cânticos insultuosos dirigidos ao oponente. Considero tudo isso primitivo e profundamente rasca e nunca contaram comigo para isso. Além de tudo, por mais que custe, a derrota ocasional é o que torna a vitória, quando conseguida, mais especial. Só saboreamos plenamente a alegria quando já experienciámos a tristeza.

    Isto não tem nada a ver com a negação de um ou outro momento mais acalorado (lá está!) e uma ou outra troca de argumentos mais acesa, ou uma picardia, de facto picardia. Isso é outra coisa, que não isto.

    Estes futebolistas comportaram-se apenas como gente mal formada. Se devem ou não ser castigados, é-me indiferente no momento, sinceramente. O mundo, como diria Camões, continua desconcertado.

    PS. Numa época em que mil e uma pessoas andam à cata de qualquer desleixo linguístico para cancelar o outro, continua a impressionar-me como, no Brasil, em todos os jogos, estádios inteiros entoam algo como «Ei, juiz, vai tomar no c…». E ninguém abre a boca, desde jogadores, treinadores, a comentadeiros e afins. E não é por ser no Brasil…

  • Aurinegro
    Posted Julho 26, 2022 at 7:52 am

    Relembrar aqui que o Rui Costa foi castigado e multado (1150€) por ter dito “basta” no final do jogo com o Gil Vicente, por incitamento à violência e ao ódio. Recorreu mas nada houve a fazer.

    Dizer também que PdC foi também castigado e multado (612€, teve desconto) por ter dito o mesmo no Porto Canal, mas recorreu e voltaram atrás. Nem cumpriu castigo nem pagou multa. No caso do RC não foi possível, paciência!

    Se dizer “basta” teve estas multas e castigos, os jogadores também foram e bem castigados. Há que continuar, seja azul, vermelho, verde ou de outra cor qualquer.

  • Xyeh
    Posted Julho 26, 2022 at 9:03 am

    Acho muito bem, temos que retirar este ódio no futebol, eu já desisti de falar com muita gente sobre futebol, há sempre uma abordagem a árbitros ou apito dourado, toupeiras, vouchers, eu gosto de ver futebol e discutir futebol, para mim estes insultos é extra futebol, castigue-se bem para aprenderem e deixarem de fazer igual.

  • grato
    Posted Julho 26, 2022 at 9:12 am

    Mas alguém acredita que o castigo vai acontecer?

  • Tiago Cardoso
    Posted Julho 26, 2022 at 9:15 am

    É justo. Espero que o FC Porto não recorra. Falharam, pagam pelas suas ações.

  • HeberPrincipe
    Posted Julho 26, 2022 at 9:25 am

    Castigos justíssimos, se acontecerem

  • rikhardo
    Posted Julho 26, 2022 at 9:35 am

    Apesar de discordar por completo do cantigo , mas sinceramente não consigo perceber…

    O cantigo em questão é mais grave do que a maioria dos jogadores dizem aos colegas de profissão ou ao arbitro em todos os jogos?

    não se pode dizer “filhos da *** slb”, mas podem dizer “tu és um filho da *** ” ao arbitro.

    Espero que a partir de agora sempre que um jogador insultar o arbitro, colega, adepto ou clube , a FPF venha-o castigar com jogos.

Deixa um comentário