Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto e Benfica como cabeças de série na LC? Encarnados procuram fazer história em conjunto com os dragões (praticamente garantidos no top-8).

FC Porto e Benfica poderão entrar para a história do futebol português, pois as duas equipas estão bem posicionadas para serem cabeças-de-série na próxima edição da Liga dos Campeões. Os dragões estão bem seguros no 8º lugar do ranking de clubes (a soma dos coeficientes das últimas 5 temporadas europeias), enquanto o Benfica, neste momento na 11ª posição, ainda poderá subir ao 9º lugar (caso vença mais 2 jogos na LE), ou então esperar que Arsenal, Inter e Valencia falhem a qualificação para a LC 2013-14. Desde que o ranking de clubes ganhou nova fórmula de cálculo (1998-99), nunca os encarnados estiveram tão alto na hierarquia europeia, enquanto os dragões, com maior ou menor dificuldade estiveram sempre à porta dos tubarões europeus. Entre 1998 e 2006, o Benfica passou por grandes dificuldades nas competições europeias, chegando mesmo a ser apenas a 91ª melhor equipa. Depois assistiram-se a melhores prestações, a subida para o top-20, com Jorge Jesus a levar os encarnados mais longe (se utilizarmos apenas as 4 temporadas de JJ à frente do Benfica, os encarnados teriam o 6º melhor ranking europeu). Já os dragões, estiveram quase sempre no top-20. José Mourinho levou o FC Porto ao 8º lugar, depois houve uma ligeira descida até ao 19º, mas a conquista da Liga Europa por André Villas-Boas recolocou os dragões no top-10 do ranking de clubes. Tendo em conta as condições financeiras de Portugal (não podemos comparar o nosso futebol ao do top-5 dos mais ricos da Europa) e o facto de sermos “tão pequenos” comparado com esse mesmo top-5, não deixa de ser notável o facto de podermos ter 2 equipas como cabeças de série no sorteio da Liga dos Campeões.

Temporadas – Benfica e FC Porto
1998/99 – 28º e 23º
1999/2000 – 54º e 19º
2000/01 – 68º e 18º
2001/02 – 91º e 25º
2002/03 – 86º e 15º
2003/04 – 72º e 8º
2004/05 – 57º e 11º
2005/06 – 35º e 11º
2006/07 – 19º e 13º
2007/08 – 18º e 17º
2008/09 – 23º e 19º
2009/10 – 17º e 15º
2010/11 – 17º e 8º
2011/12 – 14º e 9º
2012/13 – 11º e 8º

56 Comentários

  • Diogo Freitas
    Posted Abril 9, 2013 at 10:55 am

    Tem graça o Scp estar à frente do Tottenham

  • Redboy
    Posted Abril 9, 2013 at 5:00 am

    Esta classificação reflecte a consistência dos desempenhos europeus do benfica no consulado de jj que sem dúvida aumentou o nível competitivo do benfica, é bom lembrar que em três anos levou o slb aos quartos de final da le e lc e uma meia final da le que estou convencido também vai acontecer este ano,e sendo certo que ainda não ganhou nada a nível europeu acredito que a le, mais ano menos ano(talvez já este) virá para o museu da luz

    p.s.-sr rui barbosa não sabia que uma década tinha 20 anos

  • Rodrigo
    Posted Abril 8, 2013 at 6:40 pm

    Seria fantastico para Portugal ter 2 clubes no pote1 da proxima Champions, mas veremos ate onde ira o Benfica 1º e se esses clubes como Valencia ou Arsenal falham mesmo o acesso a Liga dos Campeoes.

    Por fim, destacar apenas que o Benfica e o FC Porto estao, nesta fase, muito acima de todos os outros clubes portugueses, quer a nivel de resultados na Europa, de plantel ou de titulos nacionais, algo que aumenta a distancia para os restantes clubes portugueses, ou seja, esta nao e a realidade do futebol portugues.

  • Eagle One
    Posted Abril 8, 2013 at 5:14 pm

    E preciso chegar ás meias-finais, e ultrapassar o A.Madrid no Ranking. A Real Sociedad pode dar uma ajuda, e afastar o Valência da champions. Cabe ao Benfica, ser competente em Newcastle, e o resto logo se verá.

    Para 2014-2015, o Benfica começa com um 6º lugar, no Ranking! Independentemente, de ser campeão esta época, ou não, é mérito de JJ e restante equipa técnica!

    • Vasco
      Posted Abril 8, 2013 at 6:16 pm

      só uma coisa, creio que mesmo que o Benfica chegue à final, não ultrapassa o Atlético Madrid. É que não sei se sabem mas aos pontos que os clubes conseguem individualmente, há que somar 20% dos pontos obtidos pelo país, e o Atlético ainda vai receber pontos de Barça e Real Madrid.

      Creio que a única hipótese é mesmo esperar que Valência e Arsenal/Chelsea não se apurem (podem cair nos playoff), porque o Inter é garantido que não vai.

  • luis bcn
    Posted Abril 8, 2013 at 5:02 pm

    para ter 2 clubes no pote 1 da champions temos um campeonato que deve ser do mais desigual da europa (pior se calhar só a escocia que agora só tem la o celtic). Ha clubes grandes em todo o lado mas em portugal é mesmo ridículo termos basicamente 3 clubes mais 2 (Braga e Guimarães).Em espanha por exemplo o barça e o real juntos nao tem 50% dos adeptos e em portugal os 3 grandes tem para aí 90% (estou a ser simpatico) A força dos grandes vem da inexistência de adeptos de outros clubes (que vao todos para os 3). Toda a gente acha muita piada piada ver um beira-mar-benfica com 30 mil pessoas mas 15 dias depois estao 3 mil a ver o beira-mar – nacional. O que significa basicamente que as pessoas de aveiro gostam mais do slb do que o clube da sua cidade. Esse é o grande cancro do futebol português que ao mesmo tempo catapulta os grandes para um patamar medio-alto na europa que na realidade seria impossível de atingir se tivéssemos uma liga mais "normal" (se calhar estaríamos como a Roménia).

  • Xico Lopes
    Posted Abril 8, 2013 at 4:48 pm

    Iceberger, o que conta para os próximos cabeças de série é a classificação actual. Nesta classificação o Benfica ficará entre 11º (pior cenário) e o 7º lugar (melhor cenário).
    A classificação no início da próxima época (com os pontos acumulados em 2013/2014) só terá efeito para a escolha dos cabeças de série da época de 2014/2015. Nessa classificação, o Benfica começa em 6º lugar, mas já tem 5 pontos garantidos por participar na CL (tal como o Porto, em princípio).

  • Iceberger
    Posted Abril 8, 2013 at 4:37 pm

    O que defini os cabeças de serie no sorteio da Liga dos Campeões na próxima época, é os 8º primeiros que terminam agora o época, ou os 8º que iniciam a próxima época?

  • Tiago
    Posted Abril 8, 2013 at 4:30 pm

    Pois é mesmo tendo em conta a época desastrosa do Quique Flores ( 08/09) ainda conseguimos lutar para o top-10. Grande trabalho que tem feito o Jorge Jesus !
    E para o ano ja estaremos no 6) lugar o que é mesmo impressionante para uma equipa portuguesa. Espero mesmo que o JJ fique no benfica muito mais anos !

  • Anónimo
    Posted Abril 8, 2013 at 4:24 pm

    Custa-me ver o meu Benfica a jogar com todos os jogadores estrangeiros. Eu que sou do tempo do Eusébio, Coluna, Águas, Cavém, e muitos outros. Isso sim era o Benfica, a força nacional. Hoje o nosso clube não passa duma manta de retalhos, sofro muito com esta descaracterização do meu Benfica. Os nossos rivais, Sporting e Porto, têm jogadores portugueses nas suas equipas, É UMA AUTÊNTICA VERGONHA (repito UMA AUTÊNTICA VERGONHA) o meu/nosso Benfica jogar com 11 estrangeiros. Por isso, eu digo, Luis Filipe Vieira não cumpriu metade do que disse. Vamos a ver agora com o André Almeida e o André Gomes se metemos alguém português no 11.

    Estas tabelas para mim não me dizem nada, o que me diz, é a mistica do meu Benfica e não é com 11 estrangeiros que vamos ter mistica.

    Ass. Carlos Almeida.

    • PB
      Posted Abril 9, 2013 at 2:37 pm

      Caro Ricardo Ricard,

      Entendo e respeito a sua opinião mas discordo completamente.

      Quanto aos seus argumentos, deixe-me que lhe diga o seguinte:

      – O Porto com o Mourinho ganhou a Taça Uefa e a Champions League com um plantel contendo mais de 80% de jogadores portugueses. Muitos desses jogadores nem sequer eram internacionais antes da ida do Mourinho para lá (por exemplo Nuno Valente, Deco, Maniche, Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, etc), do mesmo modo que nos dias de hoje existem bons jogadores portugueses que nunca foram internacionais, nomeadamente em equipas como Paços de Ferreira, Estoril, Marítimo, Académica e Guimarães, e que provavelmente chegariam à seleção muito mais facilmente se jogassem no Benfica ou no Porto. Se fosse hoje, possivelmente muitos dos jogadores que acima referi, nunca chegariam sequer à seleção nacional, uma vez que não teriam oportunidade numa equipa como Porto.

      – Para além disso, esses plantéis tinham jogadores de plantel como Ricardo Fernandes e Tiago, que naturalmente nunca chegaram à seleção portuguesa, mas que serviam perfeitamente para aquilo a que estavam destinados, que era serem jogadores suplentes. Com isto começo a entrar no ponto seguinte.

      – A seleção portuguesa não está forte mas continua no top 10 mundial, mais precisamente no 7º lugar. Por exemplo, dos 6 jogadores no plantel do Benfica, quantos são convocados para a seleção do Brasil? Eu respondo…zero! Será que são assim tão fortes? Curiosamente a seleção do Brasil encontra-se neste momento no 18º lugar do ranking FIFA. Não pretendo com isto desvalorizar os jogadores, até porque reconheço bastante qualidade em alguns (como por exemplo o Lima), mas a título de exemplo, será que não existem jogadores portugueses com um nível superior ao Kardec? Não seria preferível apostar em jovens portugueses, de preferência formados no próprio clube, para os chamados "lugares de suplentes"? Outro exemplo, não seria preferível apostar no Miguel Rosa em vez de apostar no Urreta? Acho que o único motivo para que isso não aconteça, são os "interesses" dos empresários de futebol, bem como o dinheiro que circula por fora. Estou a falar do Benfica mas poderia perfeitamente falar do Porto, uma vez que o sistema neste momento é exatamente o mesmo.

      – Curiosamente, a seleção de sub20 portuguesa foi vice-campeã mundial no ano de 2011, tendo sido derrotada na final pelo Brasil. Enquanto dessa seleção brasileira vemos que houve uma forte aposta em jogadores como Óscar (Chelsea), Danilo (Porto), Alex Sandro (Porto), Fernando (Grémio), Allan (Udinese) e Philipe Coutinho (Inter/Liverpool), já na portuguesa a aposta foi muito reduzida, podendo indicar o Cédric Soares (Académica/Sporting), Baldé (Guimarães), Caetano (Paços de Ferreira) e Nélson Oliveira (Benfica/Paços de Ferreira), como os mais bem sucedidos. Vê-se bem que a diferença de aposta nos jogadores brasileiros e nos jogadores portugueses foi enorme! Com isto quero demonstrar que mesmo quando nas camadas jovens os jogadores demonstram ter qualidade, a aposta nos mesmos é mesmo muito reduzida. Claro que assim fica muito difícil atingirem o patamar dos brasileiros acima referidos! É curioso verificar que o Porto pagou cerca de 30 milhões para comprar dois jogadores dessa mesma seleção brasileira, enquanto os portugueses nem costumam ser aposta noutros clubes.

      – Os exemplos de Sporting (B) e Guimarães (B) são ótimos para demonstrar que existe qualidade, não existem é apostas em jogadores jovens portugueses.

    • Kaz Patafta
      Posted Abril 9, 2013 at 1:31 pm

      Globalização nunca ouviram falar?

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2013 at 12:08 pm

      E depois do Porto de Mourinho como foi?

      Esta discussão não faz sentido,basta fazer-lhe uma pergunta…Como está a selecção Nacional neste momento? Em que lugar acha que estava a selecção nacional se jogasse no campeonato Português?

      Os melhores jogadores Portugueses querem é ir-se logo embora de Portugal,com excepção ao Moutinho não vejo mais nenhum em Portugal.

      Juro que não entendo "a maior parte dos Benfiquistas só quer "bola na rede" e não defende qualquer outros tipo de valores"
      Entre jogar com jogadores Portugueses medianos ou mesmo fracos,prefiro jogar com 11 estrangeiros bons. Entre ganhar e perder,prefiro ganhar! Quais valores?! Se preferia ter 11 jogadores titulares Portugueses e ganhar? Claro que sim,mas se não é possível…vamos ter só por defender o valor do nacionalismo? Não cabe na cabeça de ninguém…

      Um clube é um clube,não é nenhuma selecção,e ai sim percebo quem seja contra os naturalizados,agora num clube não faz sentido nenhum.

    • PB
      Posted Abril 9, 2013 at 9:47 am

      Caro Carlos Almeida,

      Concordo com a sua opinião (ainda que não seja benfiquista), mas pelas respostas ao seu comentário verifico que a maior parte dos benfiquistas só quer "bola na rede" e não defende qualquer outro tipo de valores. É muito triste mas é a realidade que temos!

      Acho engraçado as falácias como "se tivéssemos 9/10 jogadores portugueses, estaríamos no 5º lugar". Gostaria apenas de relembrar que o plantel do FCP campeão europeu era maioritariamente formado por jogadores portugueses.

      Infelizmente, nos últimos anos o Benfica só tem contado praticamente com jogadores estrangeiros, tendo inclusive conseguido acabar a época passada sem um único golo português no campeonato (primeira vez na história). No entanto, esta tendência não tem apenas sido seguida pelo Benfica, verificando-se que nos últimos anos, o FCP também só tem tido um, dois ou no máximo três jogadores a jogar a titular. Quanto ao Sporting, a tendência para a utilização de jogadores estrangeiros apenas foi interrompida pela crise e necessidade de aposta na equipa B (e ainda bem). Felizmente esta tendência tem sido invertida nas restantes equipas, notando-se que hoje existe claramente uma maior aposta no produto nacional.

      Tenho esperança que as equipas B venham a permitir uma mudança desta tendência, no entanto, fico com algumas dúvidas, principalmente quando vejo que mesmo nos plantéis das equipas B começam a existir muitos estrangeiros.

      Se continuar tudo na mesma, prevejo um enorme decréscimo de qualidade da seleção portuguesa a breve prazo.

      PS: Aproveito para esclarecer que sou da Académica.

    • Hugo Noronha
      Posted Abril 8, 2013 at 5:40 pm

      eu não quero saber se o Benfica joga com 11 estrangeiros ou com 11 portugueses. Quero é que o Benfica ganhe. E, neste momento, o Benfica ganha, joga bom futebol e luta por títulos. Coisa que só com Portugueses duvido que o fizesse. Vejam o caso do Sporting que apostou em Portugueses e agora está na situação que está. Esta conversa de o Benfica jogar só com estrangeiros já enjoa.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 8, 2013 at 5:39 pm

      O Benfica não é a selecção Portuguesa,é um clube…Se tivéssemos 9/10 jogadores ou até os 11 Portugueses e estivéssemos em 5º queria ver…

      E isso do Sporting e Porto é mentira,o Sporting andou muitos jogos esta época a jogar com 8/9 e 10 jogadores estrangeiros,o Porto é a mesma coisa,o ultimo jogo só jogou com o Moutinho,no penúltimo na Madeira não jogou com nenhum e com o Estoril a mesma coisa…em Alvalade apenas jogou com o Varela…e podia estar a recordar muito mais jogos…

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2013 at 5:17 pm

      O futebol muda e felizmente, sendo o Benfica um clube democrático, a maioria dos benfiquistas preferem bom futebol e títulos que um falso patriotismo.
      O benfica somos nós, os adeptos, o resto são artistas que suam a nossa camisola. Enquanto a maioria dos nosso adeptos não forem na sua maioria asiáticos ou seja o que for, o Benfica manterá a sua mística e identidade

      Filipe Alves

  • José Martins
    Posted Abril 8, 2013 at 4:03 pm

    Mas qual LFV, aquele que é sócio de metade dos clubes da 1ª liga, incluindo Sporting e Porto, e andava a brincar aos clubes, tendo falido o Alverca? A diferença chama-se JJ e ponto final! Não renovem com ele não… 2 sportinguistas a segurar o benfica: é o treinador e esse é bom, e é o Domingos Oliveira, que bem tenta segurar as finaças, se bem que não estão nada bem… já pedem empréstimos para pagar empréstimos. É a crise como diz LFV.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2013 at 5:38 pm

      O Benfica não perdeu o campeonato na Luz com o Porto,perdeu-o antes com as invenções do Jesus. E a meia final da Liga Europa?…Ser eliminado pelo Braga?!…Enfim…

      "Benfica antes de Jesus: O Gil Vicente ia jogar à Luz e de cada vez que a bola passava o meio campo era um silencio ensurdecedor"

      Primeiro é um pouco mentira mas pronto…segundo,diga-me os nomes dos craques que jogavam antes do Jesus quando isso supostamente acontecia,diga-me o valor dos passes desses jogadores e quanto ganhavam por mês.

    • Kaz Patafta
      Posted Abril 9, 2013 at 1:37 pm

      Benfica antes de Jesus: O Gil Vicente ia jogar à Luz e de cada vez que a bola passava o meio campo era um silêncio ensurdecedor.
      Benfica de Jesus: O Gil Vicente vai à luz e se o Benfica não dá pelo menos 2 ou 3 os adeptos saem chateados.

      PS1: Referi o Gil Vicente como poderia ter referido qualquer outro clube.

      PS2: Ricardo Ricard: Essa conversa do campeonato passado também a tinha depois do jogo com o Porto ou nessa altura a culpa era do Proença e do golo em fora de jogo? Sejamos coerentes

    • Manuel
      Posted Abril 8, 2013 at 9:24 pm

      Alguém que fala sem saber e que apenas tem intenção de dizer mal. A maledicência mostra mais o mau íntimo e o mau carácter de quem a pratica do que propriamente das vítimas.

      Foi o LFV que contratou o JJ. E os jogadores também.
      Num clube, como em qualquer grande organização, todos, cada um no seu lugar, contribuem para o êxito que é de todos.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 8, 2013 at 9:20 pm

      Eu? A minha religião é o Benfica…Com os jogadores que o Jesus teve e a ganhar o que ganha,até o Jesualdo tinha sido campeão pelo menos uma vez. O Trapattoni foi campeão com uma equipa mediana onde se destacava o Simão e sem banco nenhum.

    • paulo
      Posted Abril 8, 2013 at 7:58 pm

      Não me diga que é adepto dos sempre simpaticos Vitó dos Açores, do Adjunto Vilas Boas e do Enorme Special one?

      O benfica antes da chegada de JJ não existia, embora se fosse presidente no ano passado tinha-o mandado embora! Mas não se pode esquecer o aconteceu em coimbra e guimaraes

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 8, 2013 at 4:56 pm

      lol…Sinceramente…Há gente que nunca aprende…infelizmente o Benfica também gente assim…

      Então mas o Jesus alem de treinar a equipa principal de futebol do Benfica fez o quê?! Foi ele que comprou jogadores de milhões como Aimar,Lima,Javi Garcia,Witsel,Salvio,Ola John,Garay,Saviola,Di Maria,Ramires,David Luis…entre muitos outros? Foi ele que os escolheu a todos e foi com o dinheiro dele? Foi ele que foi arranjar o dinheiro para isso quando o Benfica não tinha dinheiro para nada? O Benfica voltou a ser um clube respeitado tanto desportivamente como financeiramente por causa do Jesus? E as modalidades amadoras, também foi o Jesus? Querem ver que o canal Benfica e os jogos da Premier também são obra do Jesus. Já agora quem é que foi buscar o Jesus?! Se calhar foi ele que apareceu lá no estádio sozinho…quem foi o treinador que teve mais condições nos últimos 20 anos de Benfica? Quem foi que teve melhores jogadores? Quantos campeonatos ganhou o Jesus? Como é que o Benfica perdeu o campeonato do ano passado de forma ridícula? Ou isso já não interessa falar? Ah pois,só falta dizer que a culpa foi do Luís Filipe Vieira.

      Se querem idolatrar o Jesus força,mas é ridículo idolatrar um simples treinador arrogante como tudo, como se o Benfica fosse ele,como se fosse ele que tivesse recuperado financeiramente e desportivamente o Benfica,como se fosse ele que jogasse e resolve-se jogos.

      Roberto,Emerson,Capdevila,os 5-0,o Porto campeão na Luz…Jesus tem o seu mérito como treinador mas não é nenhum Deus como querem fazer dele,está a anos luz de um Mourinho,era só o que faltava dizerem que o Benfica é o que é hoje graças a ele.

      Para terminar deixo umas frases do Luisão.
      “Quando cheguei ao Benfica e realizei o primeiro treino no improvisado campo de Massamá. Abri a torneira do duche e não tinha chuveiro, só lá estava o cano! Aí eu falei: "Que é isso?!? Vou voltar!"

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2013 at 4:17 pm

      e LFV está perto de falir o Benfica. Disso é que ninguém fala

      Nuno Urbano

  • JV
    Posted Abril 8, 2013 at 3:59 pm

    Não tinha ideia desta subida tão grande do SLB. É uma excelente notícia mesmo que seja muito complicado estar no 1º pote do próximo sorteio da Liga dos Campeões. O Inter já lá não vai mas Valência e Arsenal estão à porta e será muito complicado não irem as duas equipas.

    Posto isto, o FCP tem o lugar assegurado como 7º cabeça de série e o SLB tem que esperar para ver, sendo que no mínimo estará com o 1º ou 2º lugar do 2º pote.

    Quero também referir que à entrada para a nova época vão haver sérias alterações nesse ranking. No início das próximas provas europeias teremos:

    1º Barcelona; =
    2º Real Madrid; +1
    3º Bayern Munique; -1
    4º Chelsea; +1
    5º M. United; -1
    6ª Benfica; +5
    7º Inter; =
    8º Arsenal; -2
    9º Valencia; =
    10º Porto; -2
    11º At. Madrid; -1
    12º Lyon; =
    13º Milan; +1

    17º Sporting +7

    Liverpool;
    Juventus;
    Man. City;
    PSG;…

    Como se pode ver e salvo qualquer engano teremos o Benfica bastante acima do Porto, infelizmente, só atrás dos 2 melhores ingleses e espanhóis, e do melhor alemão.

    O Sporting continua à frente de muitos tubarões europeus neste ranking mas não lhe faz diferença porque não vai à Liga dos Campeões e na Liga Europa é sempre cabeça de série (se lá chegar).

  • Nuno
    Posted Abril 8, 2013 at 3:42 pm

    Já agora… mesmo com esta época miserável, o Sporting está em 23º. Claro que a isso se deve ter andado pela 2ª divisão europeia, bem mais acessível. Mas ainda assim, 3 no top/25 é bom, para um pequeno e pobre país.

  • Carlos Neves
    Posted Abril 8, 2013 at 3:42 pm

    Espero que no futuro próximo o Sporting chegue ao nível de FC Porto e Benfica e não que aconteça o contrário, Porto e Benfica falirem e ficarem como o Sporting.

    Também o SC Braga continue a mostrar a sua garra. Já são 4 equipas para lutar contra os melhores da europa, nada mau para o nosso país.

    Marítimo
    Guimarães

    Paços
    Estoril

    Nacional
    Rio Ave

    Beira-Mar
    Académica

    Boavista
    Belenenses

    V. Setúbal
    Gil Vicente

    16 equipas numa liga tremenda

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 8, 2013 at 3:40 pm

    Mais do que mérito do Jesus,é sem duvida nenhuma do Luís Filipe Vieira,sem duvidas que tem defeitos e foi aprendendo com os erros,mas muito se deve a ele não só a salvação do clube como a dimensão que voltou a ganhar.

  • Tomás M. SCP
    Posted Abril 8, 2013 at 3:35 pm

    Impressionante a subida do Benfica.
    Força !

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 8, 2013 at 3:32 pm

    Seria muito bom para os dois clubes e para o futebol português, é talvez a única realidade onde no nosso país podemos "discutir" e derrotar os "gigantes".

  • Ari
    Posted Abril 8, 2013 at 3:22 pm

    O benfica sem ganhar nenhum titulo internacional nos ultimos 60anos pode vir a entrar no pote 1 da champions. Inedito,nunca nenhum clube consegui subir tanto sem ganhar nada.

    • paulo
      Posted Abril 8, 2013 at 7:55 pm

      também quando o fizer, se possivel que elimine equipas de top mundial, tipo barça, real, bayern, e que não ganhe competições do 4ºnivel europeu, como celtic, braga e monaco (que sei por onde anda) deve ser como aquela equipa de panorama mundial chamada artmedia!

    • Ari
      Posted Abril 8, 2013 at 6:24 pm

      O ranking so se aplica as ultimas 5 epocas?

      Entao peço desculpa, pensava que era resultado do novo formato Champions.

      Contudo, tirando o arsenal o benfica é o unico que esta no top 11 que ainda ñ ganhou nenhum titulo internacional no sec XXI.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 8, 2013 at 5:24 pm

      Eu só lhe estava a dar razão…mas parece que não nos percebemos um ao outro.

    • Fábio Nogueira
      Posted Abril 8, 2013 at 4:38 pm

      O que ele está a tentar dizer é que os seus factos são inuteis para este ranking, visto que so conta as ultimas 5 epocas, em que vitórias e empates dão pontos, não sendo preciso ser campeão em absolutamente nada. Sim o Porto está em 8º mas em nada contou a Champions ganha à uns 7/8 anos…

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 8, 2013 at 4:16 pm

      ?

    • scp_fan
      Posted Abril 8, 2013 at 3:57 pm

      Caso não saiba o Ranking mostra todas as épocas desde 08/09!

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 8, 2013 at 3:53 pm

      O Valência ganhou a Uefa e a Supertaça em 2004. O Arsenal tem uma taça das Taças em 93/94…Tanto uma como outra equipa estão a anos Luz do que o Benfica já fez nas competições Europeias.

    • scp_fan
      Posted Abril 8, 2013 at 3:48 pm

      Agradeço uma lista com os títulos do Valência e do Arsenal (nos últimos anos) clubes que estão à frente do Benfica no ranking!

      SL!

  • Xico Lopes
    Posted Abril 8, 2013 at 3:00 pm

    A subida de ranking do Benfica é impressionante e reflecte a melhoria do clube em termos organizacionais em todos os níveis. Ainda mais do que a possibilidade de aceder ao pote 1, releva que o Benfica vai iniciar a época do 2013/2014 colocado no 6º lugar do ranking europeu.

  • Nuno
    Posted Abril 8, 2013 at 2:59 pm

    o problema da nossa Liga não são os "grandes". Continuamos e continuaremos a ter equipas competitivas (espero que Sporting regresse a um patamar elevado, e que esta época menos conseguida do Braga tenha sido um soluço).
    O problema está abaixo. Há poucas equipas médias com capacidade competitiva (não me venham com Paços e Vitórias, que esses só fazem figura porque o resto da concorrência é ainda pior) elevada, e o número de equipas fortemente medíocres tem aumentado assustadoramente.

    Só me vem à cabeça a Escócia, onde duas boas equipas passeavam, e discutiam o título entre si.

    • Vasco
      Posted Abril 8, 2013 at 5:28 pm

      90%? Eu sei que é uma forma de dizer, mas ainda assim acho um enorme disparate. Tens 30 jogos. Os 2 jogos entre si, os 4 jogos com Braga e Sporting e as visitas ao Funchal, Mata Real e Guimarães são normalmente jogos difíceis (já vai 1/3). Depois há saídas a Coimbra, Vila de Conde e outras que não sendo por normal tão difíceis, não são de todo passeios. Creio que metade dos jogos são de "vitória garantida" (com a sempre possibilidade de tudo acontecer visto que isto é futebol), os tais passeios, mas o resto não.

      E já agora Nuno, sabes que também há espanhóis e ingleses a dizerem o mesmo (bem mais os espanhóis, mas também não dou tanta atenção ao que dizem em Inglaterra) a dizerem que o campeonato é muito pouco competitivo, um autêntico passeio para Barça/Real e Man Utd….

      Há muita tendência de ver sempre o negativo, há que valorizar o que temos, e o que temos não é nada mau. Portugal, por condições económicas/geográficas, supostamente deveria estar ao nível de Holanda ou Bélgica, mas não, mordemos os calcanhares a França e Itália, e isso é fantástico.

    • Nuno
      Posted Abril 8, 2013 at 4:51 pm

      Não ponho em causa haver duas ou três equipas a lutar pelo campeonato, ponho em causa a dificuldade com que o fazem. Para Benfica e Porto,
      90% dos jogos são passeios. A falta de competitividade das maior parte das equipas é gritante; enquanto que Real ou Barcelona têm de correr para confirmar a sua natural superioridade, a Porto e Benfica basta andar devagarinho… É esse o ponto de reparo.
      Quanto ao nosso ranking, baseia-se em 4 equipas. Enquanto que Espanha, por exemplo, tem tido (além dos 2 do costume) a contribuir Valência, Bilbau, Sevilha, Villareal, Málaga…

    • Vasco
      Posted Abril 8, 2013 at 4:27 pm

      comparar o nosso campeonato com o da Escócia é não ter a mínima noção das coisas. Deixem de subvalorizar o nosso campeonato. Todos os campeonatos têm apenas duas ou três equipas a lutar pelo título, nalguns às vezes até só uma. Basta ver este ano os melhores campeonatos, onde os campeões já estão praticamente decididos: Bayern, Man Utd, Barcelona, Juventus e P$G, nalguns é uma mera formalidade, noutros está quase e o Bayern já o é matematicamente.

      Nós com muito menos recursos até temos um campeonato bastante interessante, as nossas melhores equipas estão no top10-15 europeu e, não fosse a falta de poder económico, estaríamos ainda melhor.

      É verdade que faltam mais equipas de média qualidade (se não faltassem estaríamos ao nível da liga italiana actual, mas não deixamos de ser o 6º/7º melhor campeonato da Europa (em 2013-14 estamos quase a apanhar a Itália no 4º lugar do ranking, vamos ver o que fazem as equipas para o ano, acredito que com campanhas 'normais' de Sporting e Braga podemos atingir o 4º posto, o que seria formidável), a meu ver essas comparações com Escócia são absurdas.

      Quanto ao pote 1 da Champions, se não acontecer para o ano, em 2014-15 não escapa (a não ser que o Porto faça uma má prestação para o ano, o que não é provável. É normal atendendo à qualidade das duas equipas e também à descida dos históricos italianos, que deixaram de ser as grandes equipas de há 10-15 anos atrás e ao aparecimento ainda muito recente de Dortmund, P$G e Man $ity, que, por motivos bem diferentes, estavam arredados da primeira linha do futebol europeu.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Abril 8, 2013 at 2:59 pm

    Isto e o meu Sporting a vê-los andar… oh vida desgraçada a minha…!

    Sem dúvida que está aqui bem espelhado o trabalho de Jorge Jesus, ainda que o mérito também seja de quem lhe tem dado um plantel equilibrado e com muita mão de obra para trabalhar. O Benfica começou a fazer há 4/5 anos aquilo que o Porto faz há 20… (e não me estou a referir a árbitros ou jogadas de bastidores, que disso andamos todos fartos de falar)!

    P.S. – É bom para o futebol português, ainda que me custe…. muito….

    • Pedro
      Posted Abril 10, 2013 at 11:11 am

      Ai Manuel, esse desespero é tão ridículo que nem sabe do que fala. Primeiro, esquece-se de olhar para o seu clube e ver que tudo o que disse se aplica a ele (aos três maiores clubes portugueses aliás). Aliás, as receitas operacionais líquidas de transferências no FC Porto até são superiores face às despesas do que as dos dois rivais. Um ponto muito importante no que toca às receitas extraordinárias que têm de ser feitas anualmente para evitar resultados negativos. Com certeza esqueceu-se desse ponto. Dava-lhe jeito não é?

      Depois, é tão conhecedor que comete um erro tão ridículo que nem tem palavras. Dificuldades de tesouraria da SAD reflectem-se nos salários em atraso nas modalidades? Ó amigo, esse erro nem um miúdo do 10º ano que está na primeira aula de contabilidade comete. O FC Porto clube nada tem a ver com o FC Porto SAD. O Futebol está entregue à SAD e as modalidades ao clube. Mas as contas do clube nada têm a ver com a SAD pois esta não é uma subsidiária da SAD. Isto significa que não pode haver promiscuidade na utilização de dinheiros da SAD para fazer face a custos do clube, são duas entidades completamente desligadas. O ano passado gerou-se o desequilíbrio e houve salários em atraso que já foram repostos e reestruturou-se as quotas de sócio de forma a que a percentagem relativa ao clube fosse superior ao que era anteriormente. Como está a ver, essa situação do ano passado não tem qualquer relevância devido às mudanças que já foram implementadas. Teria tanto sentido como falar da "Operação Coração" do Benfica = nenhum.

    • Manuel
      Posted Abril 9, 2013 at 10:27 pm

      Rui Barbosa, o Porto só irá apresentar resultados positivos se conseguir vender duas das suas 3 estrelas, James, Moutinho e Jackson por bom dinheiro.

      Veja que nos resultados deste ano já estão incluídas as vendas do Alvaro Pereira e do Hulk que renderam mais de 50M€. Se mesmo assim não conseguem ter resultados positivos então meu amigo a coisa está mesmo preta. Lembra-se qual foi o resultado do exercício do ano passado, mesmo com as vendas do Falcão (45M€)? E com a antecipação das verbas da Champions que entraram no ano anterior (2011/12)?

      E o melhor é não falarmos no cash-flow, que está directamente ligado às dificuldades de tesouraria com que o Porto se debate há mais de um ano. Já se informou se as modalidades ditas amadoras ainda têm salários em atraso?

      Repare que o Porto, e o Sporting, já receberam antecipadamente as verbas de TV até ao ano de 2014-15.

    • Rui Barbosa
      Posted Abril 9, 2013 at 11:10 am

      Confirmo, o Porto sad segundo o R&C de 31-12-2012 está tecnicamente falido, mas o seu desequilíbrio financeiro corrente é muito menor que o da Benfica sad, logo a sua situação financeira é muito melhor que a da Benfica sad.

      Sendo assim, a questão do tecnicamente falido é irrelevante.

      Não especule, porque não sabe se o Porto sad vai apresentar prejuízos ou não, porque basta uma venda de um ou dois jogadores para apresentar lucro, e jogadores para vender o Porto sad tem muitos.

      A tendência é mesmo para descer porque a UEFA será cada vez mais rigorosa para todos.

    • Manuel
      Posted Abril 8, 2013 at 9:06 pm

      Não fale sem saber.

      O aumento brutal do passivo é, relativamente, muito superior no Sporting. No Porto o passivo tem vindo a aumentar nos últimos anos, apesar de ter pago muito menos pelo estádio, que foi subsidiado em quase 300M€ por dinheiros públicos. Está tudo nos relatórios do Tribunal de Contas.

      Neste momento os capitais próprios do Porto estão negativos, isto é, está falido tecnicamente, assim como o Sporting. O Benfica não. Leiam os R&C dos 3. E o passivo do Porto vai continuar a aumentar pois vai apresentar prejuízo este ano.

      No Benfica a tendência é para descer. E não me venham falar no empréstimo obrigacionista, por favor.
      No último semestre o Benfica começou a amortizar o passivo que já diminuiu cerca de 20M€ (não me lembro do número exacto). Neste momento o único dos 3 que está mesmo insolvente é o Sporting.

    • Rui Barbosa
      Posted Abril 8, 2013 at 5:37 pm

      A Benfica tem feito à custa do aumento brutal do passivo, qualquer dia arrisca-se a ficar como o Sporting, quase na insolvência.

      Esses 20 anos que refere já foi na década passada.

  • Rui Tiago
    Posted Abril 8, 2013 at 2:55 pm

    Prevendo que o Valência, Arsenal e Inter fiquem pelo caminho, por países a situação seria:
    – Espanha: 3 equipas
    – Portugal: 2 equipas
    – Inglaterra: 2 equipas
    – Alemanha: 1 equipa

    Situação totalmente notável e inédita em Portugal. Só comprova os bons resultados que as equipas portuguesas tem conseguido lá fora.

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 8, 2013 at 2:55 pm

    Seria muito bom…acredito que o Benfica ganhe agora ao Newcastle e depois pelo menos na Luz nas meias finais.

Deixa um comentário