Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«FC Porto e Benfica podiam competir pelo topo na Ligue 1»

Concorda?

Quentin Beunardeau, que rescindiu recentemente contrato com o Aves devido a salários em atraso, teceu grandes elogios ao campeonato português em entrevista ao Footmercato. “Fiquei agradavelmente surpreendido com o nível elevado. FC Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga ou Vitória de Guimarães são grandes clubes, e jogando contra eles aprende-se muito”, afirmou o guardião, que disse ainda que águias e dragões podiam lutar pelos primeiros lugares da Ligue 1. “FC Porto e Benfica são grandes clubes que poderiam competir facilmente no topo da Ligue 1, com exceção do PSG. Não seria capaz de comparar o campeonato português em relação ao francês, mas é um campeonato bastante duro, com grandes jogadores e grandes equipas”, rematou.

31 Comentários

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 30, 2020 at 1:45 pm

    Que novidade.. tirando o PSG tanto Benfica como Porto são MUITO superiores a todas as outras, o Benfica com a equipa atual até foi superior ao Lyon na Champions.. imaginem um Benfica e Porto de a 5 anos atras, até o PSG ficaria em sentido..
    Tal como referi na publicação da noticia do L’Equipe, o nosso campeonato não é pior que o francês, a diferença está no país e nos milhões do PSG, e mesmo o PSG para chegar aos calcanhares do Porto e Benfica em termos de história secalhar só daqui a 50 anos..

    • LevonAronian
      Posted Maio 30, 2020 at 3:28 pm

      O Benfica não foi de todo superior ao Lyon, perdeu bem em França e ganhou com muita sorte em casa, e frente a um Lyon que este ano nem está forte. Há uns anos atrás sem dúvida que Benfica e Porto estariam logo a seguir ao PSG, neste momento ir à Champions no campeonato francês seria um sucesso

    • Pablo
      Posted Maio 30, 2020 at 6:04 pm

      Se…. se o Lyon tivesse a equipa de outros tempos, o Marselha, o Lille…

    • Giuseppe F
      Posted Maio 30, 2020 at 6:21 pm

      Isso é um completo exagero. O Benfica ficou atrás do Lyon num grupo da Champions, como é que podes tirar essas conclusões?

      A Liga Portuguesa é bem mais fraca que a francesa. A ilusão é muito grande.

    • Manel Ferreira
      Posted Maio 30, 2020 at 7:06 pm

      A teoria de que “a única diferença entre França e Portugal é o PSG” é completamente arrasada por esta estatística: nos últimos 15 anos, apenas 4 equipas portuguesas passaram uma fase de grupos (Benfica, Porto, Sporting e Braga).
      Franceses foram 14. Mais do triplo!

      E o PSG ficaria tão “em sentido” com o Benfica de há 5 anos atrás que até lhes ganhou 3-0 em 2013/14…

      O pessoal é muito de 8 ou 80. Ou temos um “lixo de futebol, pior que a Austria e blá blá blá” ou então já somos a 5º melhor liga, nunca há um meio-termo aqui.

  • Kacal
    Posted Maio 30, 2020 at 1:47 pm

    Hmm é duvidoso, muito discutível. Talvez pelo poderio como clubes e tendo mais dinheiro para investir em reforços, talvez sim. Mas caso se refira ao Porto e Benfica actuais não seria nada fácil. Basta ver os jogadores que Marselha, Lyon e Lille têm no plantel. Penso que dariam luta mas seria bem disputado e renhido. Sendo que o PSG continuaria a reinar a seu belo prazer.

    • Kacal
      Posted Maio 30, 2020 at 2:26 pm

      Esqueci-me do Mónaco, claro.

    • Gil Rodrigues
      Posted Maio 31, 2020 at 12:12 pm

      Se formos fazer um exercício de imaginação, como este, de transportar os 2 maiores clubes portugueses para França: também temos que pensar que eles iriam ter receitas muito maiores do que têm agora. Para além de toda a estrutura do futebol francês ainda potencial mais o futebol jovem.

      Tenho ideia que o FCP e Benfica iriam situar-se num patamar intermédio entre PSG e os outro pelotão, mais ou menos à dimensão do Mónaco de há 3 ou 4 anos.

      • Kacal
        Posted Maio 31, 2020 at 10:33 pm

        Lá está Gil, falta saber o que quis dizer Beunardeau. Mas concordo totalmente com tudo que disseste.

  • André Dias
    Posted Maio 30, 2020 at 2:04 pm

    No topo da Ligue 1 mora o PSG. Está a milhas das restantes equipas francesas em termos de plantel e capacidade financeira, como provam os 8 campeonatos conquistados em 9 possíveis desde que o clube foi comprado. Para outra equipa chegar ao título é preciso conjugar vários factores favoráveis.

    Temos o (único) exemplo do Mónaco de Jardim. Além de ter um grupo de jogadores talentosos, precisou de ser extremamente competente e ainda ter a sorte do PSG estar abaixo do esperado. Nesse plantel havia Subasic, Mendy, Sidibé, Fabinho, Bakayoko, Lemar, Bernardo, Mbappé e Falcão. Não é fácil construir uma equipa com esta qualidade na sombra de um dos clubes mais ricos do mundo.

    Podemos inserir FCP e SLB num 2º patamar com Lyon, Marselha e Mónaco. Lutar por uma vaga na CL estaria perfeitamente ao alcance das equipas portuguesas.

  • Nazgul
    Posted Maio 30, 2020 at 2:25 pm

    Os planteis actuais do Porto e Benfica não são assim superiores a Marselha, Lyon, Mónaco, Lille, nice ou Rennes …

    O Pizzi na liga francesa que supostamente è o mais influente (brincadeira) ia penar muito porque metade das equipas davam luta enquanto que no tugao tem o Porto e Braga (sporting está fraco últimos anos)

  • Gunnerz
    Posted Maio 30, 2020 at 3:08 pm

    Bem o topo topo nunca. Depois top 3 depende, para mim Lyon e Mónaco estão a ser incompetentes devido aos treinadores, em condições normais para mim ficavam fácil na frente junto com o Marselha, q tbm devia ter mais pontos. O facto de n conseguirem competir com psg penso que tbm os desmotiva desde início. Mas insisto que os jogadores são mt bons, os treinadores é que estão a falhar redondamente. Portanto para mim Porto e Benfica podiam ir lutando com estes, mas considero-os inferiores sendo que ainda há várias equipas chatas q retiram pontos como lille, nice e rennes. A ligue 1 está actualmente mais forte que à 10 atrás e podia estar ainda melhor, mas o psg está a estragar tudo e leva mts jogadores a saírem da ligue 1 onde não sentem ter objectivos.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 30, 2020 at 3:17 pm

    O PSG está num nível totalmente à parte, mas tirando isso, penso que tanto o Benfica como o Porto conseguiriam lutar pelo topo numa época atípica do PSG, penso que estão num nível ligeiramente superior a Lille, Marselha, Lyon, Nice, Mónaco ou Rennes. Já o Sporting e o Braga estão mais ou menos ao nível destes e também dariam luta. Também o Vitória de Guimarães e o Rio Ave não desceriam na minha opinião.

    • PaxBritannica
      Posted Maio 30, 2020 at 3:35 pm

      Discordo. Tanto Benfica como Porto estão um furo abaixo de clubes como Lyon e Marselha. Basta ver nesta época como ambos se comportaram nas competições europeias contra clubes que teoricamente estavam ao alcance. Nos dois confrontos com o próprio Lyon o Benfica teve imensas dificuldades e foi inferior nos dois jogos, e o Lyon está em sétimo lugar na Ligue 1, o que diz bem da diferença de qualidade entre a liga francesa e a portuguesa.

      • El Pipito
        Posted Maio 30, 2020 at 4:25 pm

        Respeito muito o Marselha, tanto que é o clube que mais gosto em França, mas dizer que o Benfica e Porto estão furos abaixo do Marselha não é de todo verdade. Os problemas financeiros e a instabilidade que está instalada em Marselha torna o clube inferior ao Benfica e Porto. Basta ver as prestações desportivas nos últimos anos…
        Quanto ao Lyon, acho que está um nível a cima em termos de plantel, mas o futebol não é linear e a equipa do Lyon tem sido irregular ao longo dos anos. Basta ver como estava a ser o campeonato deles este ano, nem vão as competições europeias. Numa prova de longa duração, acho que tanto o Benfica como o Porto podiam fazer melhores resultados.

      • Gil Rodrigues
        Posted Maio 31, 2020 at 12:09 pm

        Dois clubes da dimensão do Benfica e Porto, ficariam num degrau entre o PSG e os outros (mais ou menos como o Mónaco de há uns anos atrás) Porque iriam dimensionar-se face ao mercado francês que é 7 vezes maior que o português. Depois, numa competição de regularidade, iriam estar em igualdade de circunstâncias que o Lyon. Por isso os embates entre eles seriam muito diferentes face ao andamento superior que os franceses demonstraram esta época.

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 30, 2020 at 3:48 pm

    Estranho é o Beunardeau ainda não ter clube

  • Aurinegro
    Posted Maio 30, 2020 at 3:56 pm

    Exercicio sempre dificil, porque há algo que é sempre impossivel de saber: se o Porto e Benfica jogassem em França também tinham muito mais dinheiro.

    O PSG teve grande investimento, mas também o Mónaco o teve e por isso, muito provavelmente Porto e Benfica também o teriam.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 30, 2020 at 4:50 pm

    Tem algum fundamento as declarações do ex jogador do Aves.

    O PSG está numa realidade à parte, em função do muito dinheiro que tem e da máquina de marketing que montou.

    Se jogasse a liga francesa com os seus suplentes, seria campeão na mesma.

    Depois não dá para comparar a liga francesa com a portuguesa.

    Em França, há mais dinheiro, muito melhores estádios, melhor organização, o futebol não é polarizado em 2/3 clubes o que facilita o crescimento de outros, melhores árbitros e acima de tudo o nível dos clubes pequenos e médios é muito superior ao português.

    Agora, é factual, que os principais clubes portugueses mesmo não ganhando, não teriam dificuldade em estarem nos lugares europeus, e sim lutariam pelos lugares cimeiros.

    Primeiro porque historicamente são clubes mais respeitados, com mais provas dadas, e habitualmente mais competitivos.

    Não vai assim há tanto tempo o Vitória venceu o Marselha, e o futebol português de clubes está cheio de vitórias sobre clubes franceses ao longo dos anos.

    Mesmo o PSG que hoje é um todo poderoso, pagaria para ter o historial do Benfica ou do Porto.

    Aliás, mesmo numa época em que os nossos grandes foram corridos da Europa numa fase precoce, ainda assim fizemos mais pontos do que todos os clubes da liga francesa, mesmo contando com o resultado inflacionado pelas vitórias do PSG.

    Temos por hábito deitar abaixo o futebol português, e a nossa liga quando na realidade o nosso futebol é bem melhor do que muitos apregoam.

    Se Beunardeu enquanto francês e depois do que lhe aconteceu, tivesse rasgado o futebol português de alto a baixo, todos os profetas da desgraça iriam concordar.

    Como elogiou os principais clubes e a dureza da nossa liga, nos tugas desvalorizamos…

    Enfim, o costume.

    Para rematar, a liga francesa é melhor em quase tudo, mas se Portugal tivesse uma liga menos polarizada, uma organização séria e melhores condições financeiras na globalidade, os principais clubes portugueses limpavam a liga francesa fácil.

    • Heisenberg
      Posted Maio 30, 2020 at 5:17 pm

      Flavio, faltou-te tocar num ponto que para mim é fulcral: Portugal tem 10 milhões de habitantes e França perto de 70 milhões. Ainda que tenhamos muitos problemas estruturais no nosso futebol, o facto de sermos um país com esta dimensão afeta bastante quando comparado com outras ligas… Não vou desenvolver porque daria pano para mangas, mas basicamente portugal divide-se entre adeptos do SLB, SCP e FCP (com todo o respeito pelos restantes clubes), equanto que em países como esses, alguns clubes “pequenos” facilmente terão 500 mil, 1M ou 2M de adeptos. (há mais clubes maiores).

      Cumprimentos

    • Manel Ferreira
      Posted Maio 30, 2020 at 5:21 pm

      Completamente de acordo com tudo, exceto com o último parágrafo. Acho que é sempre um bocado problemático entrarmos nessa questão dos “ses”, “se tivéssemos isto, se tivéssemos aquilo”, como se essas coisas não fosse inerentes ao próprio valor da liga. É óbvio que o valor do campeonato está sempre dependente desses critérios, seja aqui seja em todo o lado. E não são coisas que nascem do nada. É claro que Portugal ter menos dinheiro está ligado a ter menos população e ser um país mais polarizado. Não é nenhuma injustiça dos deuses. É assim porque… é assim.
      Se tivéssemos mais dinheiro, mais população, menos polarização, etc, nem era só a França que poderíamos ser superiores mas sim a qualquer um dos outros!

      Também não concordo muito com o exemplo do V. Guimarães ter ganho ao Marselha, já que os minhotos terminaram em último do grupo e o Marselha passou (e chegou mesmo à final). Ou seja, foi um resultado “vazio” que não prova coisíssima nenhuma. O Estrela Vermelha também ganhou ao Liverpool no ano passado, o Shakhtar ao City e nunca mais saímos daqui. Faz lembrar quando as pessoas elogiam a AAC por ter ganho ao Atlético (jogo que até vi no estádio), mas que na realidade não “serviu” para nada, já que a AAC também não passou.

      De resto, concordo. O bota-abaixo ao futebol português é absolutamente patético. Acho sinceramente que a maioria das pessoas nem sequer acredita muito nisso, de sermos um “lixo de futebol” e outras coisas que aqui se lêem às vezes. Estão é frustradas com outras coisas, muitas delas extra-futebol das 4 linhas propriamente, e acabam por meter tudo no mesmo saco. É um bocado triste mesmo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 30, 2020 at 7:48 pm

      A análise do Beunardeau é muito mais lúcida e realista do que o da falange de críticos crónicos que igualam o Campeonato português ao do Burkina Faso ou do Sri Lanka. É óbvio que há várias coisas que por cá estão mal e que deviam ser rsolvidas, mas nem 8, nem 80.

  • Pablo
    Posted Maio 30, 2020 at 6:02 pm

    Com jogadores de outro tipo de físico o Benfica poderia lutar pelo topo sim, na liga Portuguesa os jogadores do Benfica descansam nos jogos principalmente na Luz porque já sabem que vão ganhar. Na França não sei se daria para fazer o mesmo. O Lyon nem forçou no duelo da Champions, com uma equipa com problemas…

    • ReiFabioN
      Posted Maio 30, 2020 at 10:42 pm

      Respondendo somente no caso do Lyon, compreendo o que dizes, mas o Campeonato é uma prova de regularidade e não apenas dois jogos e o Lyon é uma equipa super inconsistente, numa maratona o Benfica tinha todas as condições para ficar a frente.

  • Giuseppe F
    Posted Maio 30, 2020 at 6:20 pm

    Em condições normais não acho uma aposta arrojada de se fazer. Mas o campeonato português é muito particular. Porto e Benfica passeiam tal a superioridade para os outros. Não sei como seria se tivessem de jogar semana sim semana não em campos como o do Bordéus, Saint-Etienne, Lille, Nice, Marselha, etc.

  • Valderrama
    Posted Maio 30, 2020 at 6:53 pm

    Acho que o Bernardeau tem toda a razão, sem o PSG à mistura, o Benfica e o Porto, mesmo tendo perdido qualidade nos últimos anos, teriam todas as condições para estar nos primeiros lugares e inclusive disputar o título.
    Ainda ontem comentei esse facto na notícia do L’Équipe, o único motivo pelo qual o campeonato francês é considerado nas big5 é pelo aparecimento deste PSG endinheirado

  • AndreChaves9
    Posted Maio 30, 2020 at 8:53 pm

    O Benfica do JJ era melhor que qualquer equipa menos o PSG … Hoje em dia não sei

Deixa um comentário