Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: E a culpa da crise é de…

A crise de uns é ombrear com Estoril e Rio Ave pela última vaga europeia, enquanto que a de outros passa por ser eliminado nos oitavos da Liga dos Campeões e ver o primeiro classificado ficar a 4 pontos de distância. Mas tirando o elemento de subjectividade inerente a esta discussão, é inegável que o Porto passa por, se não uma crise, pelo menos uma mini-crise. Um dos objectivos da temporada, ir longe na LC (e a posição no Pote 1 do sorteio inicial reforçava esse desejo) já foi, os últimos resultados colocaram em causa a conquista do campeonato, e o nível exibicional também tem deixado muito a desejar. Ora como esta conjuntura é rara para os lados do Dragão, convém escrever sobre o assunto, e apontar o principal culpado.
O alvo mais fácil, é Vítor Pereira. Afinal, o treinador é sempre o culpado das derrotas. As vitórias devem-se à qualidade dos jogadores, à estrutura, às arbitragens, à conjugação dos planetas aliada à direcção do vento (a não ser que o treinador seja um mestre da táctica ou um Special one, aí já terá algum meritozinho). O treinador é o responsável por colocar a equipa a jogar, motivar, etc, etc… mas VP, pesem todos os seus defeitos e lacunas, está longe de ser o principal culpado pelo estado actual da equipa. Então, quem será? Bem, existe um indivíduo que é o derradeiro artífice das múltiplas vitórias portistas, portanto… também será o principal culpado pelas derrotas. Pois, ele mesmo, o Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa. Bem, bem, não vale a pena enviarem comentários irados enumerando o número de títulos conquistados e evocando todas as suas façanhas, isso não foi nem será esquecido, e pessoalmente sempre achei que as (repetidas) notícias sobre a morte desportiva do Presidente portista foram claramente exageradas. Mas o facto é que num regime presidencialista, o presidente é o responsável máximo, certo? E parece também claro que a época menos conseguida do Porto advém mais de erros na constituição do plantel, do que propriamente de má gestão técnica.
Comecemos então pelo início: o plantel é curto. O Porto tem um enorme orçamento, e tinha reais aspirações na Liga Portuguesa e na Champions. Duas provas, uma delas extremamente exigente. Terá o plantel actual opções suficientes para gerir estas duas competições? A ideia que fica é de que se apostou em dois factores: o de que Porto iria descolar inicialmente da concorrência (leia-se Benfica), podendo assim gerir a Liga interna com à-vontade, e de que as lesões não iriam afectar as pedras basilares. Ora, nada disso aconteceu. Falemos então dos jogadores. Por exemplo, nas laterais não há opção aos titulares. Villas-Boas tinha Sapunaru e Álvaro Pereira, mais Fucile a desenrascar nos dois lados. E Vítor Pereira, quem tem? Centrais adaptados, ou jogadores da B. O meio campo é paradigmático. Bastou Moutinho falhar, e o castelo caiu. Ele não tem substituto à altura, e nem se pode dizer que Moutinho faça a diferença; simplesmente empresta uma capacidade de pressão e intensidade à linha média sem igual no conjunto azul e branco. No ataque, caso Jackson se tivesse lesionado, e era o caos… Mesmo nas alas, Varela é titular… sê-lo-ia no Benfica (por falar em Benfica, Cardozo, Lima e Rodrigo… três opções de qualidade. Porto: Jackson, e…)? E finalmente, James. Ora James, saindo Hulk (já lá vamos), ficou com o papel de desequilibrador. É o único que está num patamar de excelência que lhe permite decidir jogos dia sim, dia sim (é preciso comparar outra vez com as opções do Benfica?). Ora James magoou-se, e ainda não voltou a uma forma aceitável após regressar da mazela. Fica o Porto orfão de alguém que resolva quando o colectivo não funciona, e todos sabemos que é impossível o colectivo funcionar a 100% em todos os jogos de uma temporada desportiva. O mercado de Inverno podia ter remendado alguns pontos, mas isso não aconteceu. Izmailov é bom, sim senhor, mas mesmo depois de uns milagrosos cálices de Porto não mostra ter andamento para grandes cavalgadas (ainda vai dando para consumo interno, mas não mais que isso); já Liedson, nem entra quando o Porto precisa desesperadamente de meter uma bola na baliza. Ou seja, Janeiro não trouxe o necessário acréscimo de qualidade em termos de alternativas. E por fim, Hulk. Ora o Incrível saiu já após o fecho do plantel, e por vontade de quem? Do treinador? Foi decisão directiva, que deixou a equipa sem o seu melhor jogador, desequilibrador nato (ganhou muito jogo “sozinho”) e sem hipótese de ser substituído. Ok, a esta altura já escrevem os leitores “ah mas e o Jesus perdeu o Witsel e inventou o Matic, mais o Enzo que não jogava, e o puto André Gomes”; calma… Jesus teve, para lá da sua capacidade, alguma sorte em que todas as peças enfiadas à pressa no puzzle encaixassem à primeira. Recuso-me a acreditar que ele dissesse “sim, podem vender o Javi e o Witsel que há cá melhor, à confiança”. Saiu bem, apenas isso. Lembremo-nos das discussões logo após estes negócios, em que se debatia quem ficara mais enfraquecido. Convencidos de que James iria assumir a posição de “liderança” de Hulk, e de que Javi e Witsel não tinham substitutos à altura, parecia claro que o Benfica seria o que mais sofreria com as saídas. E se calhar, Pinto da Costa concordou, e pensou que o seu único rival ficara de tal modo enfraquecido que também ele pudesse apostar nesta roleta. Ou seja, tudo indica que, para lá do enorme investimento feito na equipa, alguns buracos ficaram por tapar, e existiu uma enorme fé em que tudo decorreria conforme o melhor cenário possível. Tal não aconteceu (lesões, desgaste, um Benfica muito forte desde o início), e por isso o Porto corre o risco de nada vencer (excepto aquele troféu de que não gostam) esta temporada. E a culpa é de…

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

50 Comentários

  • Tuck
    Posted Março 23, 2013 at 11:44 am

    Concordo.

    O maior orçamento da história do futebol português não pode resultar num plantel tão limitado.

    Como vocês dizem e bem, Varela no Benfica seria a 7ª opção (talvez a 9ª depois de Nolito e Bruno César) e no Porto é indiscutível.

    Mas isto é fácil de identificar o problema: os 20 milhões da transferência de Danilo. Um jogador que nem 5 vale, custou tanto como um dos melhores craques do futebol mundial. O orçamento ficou logo condicionado por 3 temporadas e isso agora reflecte-se.

    • Jose
      Posted Março 23, 2013 at 11:56 am

      Meu antes de falar informe-se, o Danilo não custou 20M aos cofres do FC Porto, nem perto disso, o FC Porto da transferências do Danilo apenas pagou as comissões que foram de quase 5M€, o resto da transferência foi paga pelo Banco Brasileiro BMG que é investidor no FC Porto pois tem acções do FC Porto, vai entrar com capital para a construção do museu do FC porto, e foi quem comprou Danilo e Alex Sandro ao SAntos com o FC Porto a deter 100% dos passes dos jogadores!

    • Tuck
      Posted Março 23, 2013 at 12:06 pm

      No R&C enviado à CMVM estão lá quase 20 milhões.

      Se me está a dizer que tudo não passou de um esquema, fico preocupado. Pensava que no FC Porto era tudo feito às direitas.

    • Evolution
      Posted Março 23, 2013 at 1:16 pm

      "Pensava que no Porto era tudo feito às direitas"…really?

    • Anónimo
      Posted Março 23, 2013 at 1:33 pm

      a questão não é se o Danilo vale 20M ou 5M, a questão é: pode um clube português dar-se ao luxo de esbanjar quase 20M de euros num único jogador? Eu acho que não, nem hoje nem nunca na história e nem me parece que num futuro próximo isso seja viável.

      Marco B.

    • Tiago Quintas
      Posted Março 23, 2013 at 1:36 pm

      Tudo às direitas? Meu Deus.

    • Anónimo
      Posted Março 23, 2013 at 1:40 pm

      "A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos."

      fonte: wikipedia

      João Malaquias

    • WEAREFCPORTO
      Posted Março 24, 2013 at 10:39 pm

      O Porto nao pagou 20 milhoes pelo Danilo, teve a ajuda do banco MG.. Tal como o Ola Jhon nao custou 9M ao benfica!

  • Filipe
    Posted Março 23, 2013 at 11:49 am

    O facto do Varela jogar atribuiria à insistência do Vitor Pereira. Devem ser poucos os que consideram que o Varela merece jogar deixando Atsu (e mesmo Izmailov) no banco tendo em conta aquilo que tem feito desde pelo menos há ano e meio para cá.
    Quanto à compra de Danilo não o considero tão mau como o pintam, acho que tem futuro e joga muito bem mas independentemente disso, não vale obviamente aquilo que pagaram (ainda, espero eu)!

  • Bruso
    Posted Março 23, 2013 at 11:54 am

    Muito bem escrito e excelente ponto de vista. nao percebo como é que um orçamento tao grande so permite ter este plantel tao cur tio. O Benfica tem um orcamento ligeiramente maior mas no inicio da epoca tinha muitas opcoes, tanto é que em Janeiro ate sairam dois jogadores que dariam muito jeito ao Porto. quanto a culpados é dificil de dizer, é o presidenre, é o treinador por nao conseguir fazer uma melhor gestao do plantel e pelas suas opcoes e sao os jogadores por falharem em momentos decisivos, como o penalti falhado pelo Jackson. Mas ainda falta muito campeonato e 4 pontos é pouco…eu acredito que o Benfica va ser campeao, nao fosse eu Benfiquista mas é preciso ter calma e nao facilitar. Benfica ainda tem a liga europa e o porto é so campeonato.

  • Diogo
    Posted Março 23, 2013 at 12:09 pm

    Não acho que seja um problema de dinheiro. Liedson deve ganhar uns 100 mil por mês, Izmailov igual. Se havia para este tipo de salários, também havia para ir buscar jogadores mais competentes.

    O problema foi que Pinto da Costa nos últimos anos tem errado de maneira sucessiva. Já o ano passado o campeonato caiu do céu, porque senão tinha sido mais um desastre. O Porto não pode ter o maior orçamento de sempre e depois não ter uma alternativa a Jackson, um ala de jeito e um nº 10.

  • DSpurs
    Posted Março 23, 2013 at 12:09 pm

    Vejo no porto o mesmo problema que no benfica no início da época: plantel limitado não só em quantidade como também em qualidade em certas posições a diferenca esta precisamente no treinador.JJ lapidou melga, matic entre outros na ausência de soluções, e VP não. Mas vocês afirmam que essa é uma situação de pura sorte, mas essa situação é precisamente um dos problemas do porto. O que leva a concluir que o problema do porto não é o presidente mas sim não ter sorte.

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 23, 2013 at 12:09 pm

    O 11 do Porto em qualidade é bastante parecido com o do Benfica,mas julgo que o Benfica estará um pouco mais acima…a diferença é realmente o banco.

    O Porto tem um meio campo fraco se tirarmos Fernando e Moutinho,o Lucho tem qualidade mas já não aguenta mais de 60 minutos,o Defour é um jogador mediano,James irá ser um jogador de topo mas ainda é um pouco inconstante e depois da lesão parece menos confiante,depois temos Varela que é uma nulidade,Atsu que ainda é promessa e o Izmaylov que sinceramente corre mais do que no Sporting mas não faz grande coisa… Na frente é apenas Jackson e mais ninguém,imaginemos que se lesiona durante duas ou três semanas…sem esquecer que já apresenta sinais evidentes de cansaço…

    O Benfica no meio campo tem Matic,Enzo Perez,André Gomes,Gaitan,Salvio,Ola John e ainda Aimar e Carlos Martins apesar de só já aguentarem 45/60 minutos.
    Na frente o Benfica tem Cardozo,Lima e Rodrigo,3 jogadores de excelente qualidade apesar do Rodrigo não estar numa fase muito boa mesmo sendo o melhor marcador de sempre dos Sub-21 de Espanha,ainda podemos contar com o Kardec se for preciso.

    Talvez o sucesso do Benfica este anos e o insucesso do Porto se vá explicar por aqui,uma equipa não pode ter só 11 bons jogadores.

    • S. B.
      Posted Março 23, 2013 at 10:10 pm

      "O Porto tem um meio campo fraco se tirarmos Fernando e Moutinho, o Lucho tem qualidade mas já não aguenta mais de 60 minutos". O QUE É ISTO PÁ?!

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 24, 2013 at 3:47 pm

      Uma frase com palavras?!…

    • Filipe
      Posted Abril 13, 2013 at 10:37 pm

      entao o Porto que para o meio tem Fernando, Defour, Moutinho, Lucho e Castro é fraco, e o Benfica que so tem o Matic, Enzo(que é adptado) e André Gomes que é um miudo já é bom

  • Ruben Pinheiro
    Posted Março 23, 2013 at 12:10 pm

    A visão de leitor trouxe de facto uma descoberta, Nuno Ranito, óptima escrita, Parabéns

  • Rabensandratana
    Posted Março 23, 2013 at 12:28 pm

    O FCPORTO está a 4 pontos do SLB muito por sua culpa já que falhou duas grandes penalidades que teriam dado duas vitórias e que deram dois empates. O SLB marcou 3 grandes penalidades que lhes deram 3 vitórias (Académica, Beira-Mar e agora frente ao VSC). Esta para mim é a diferença principal.

    Depois em termos de planeamento da época verificou-se o seguinte: Hulk saiu porque queria ganhar mais dinheiro e o FCPORTO estava desesperado para fazer um grande encaixe numa transferência. Nada a apontar.

    Relativamente ao mercado de Inverno, aí sim cometeu-se um erro de principiante contratar o veterano e sem ritmo de seu nome Liedson (um avançado banal na minha modesta opinião), já que não acrescenta nem velocidade, nem instinto matador, nem frieza nos momentos mais complicados e isso viu-se durante o jogo frente ao Olhanense se não me falha a memória. Eu não gosto do Kléber mas nunca o trocaria pelo estado lastimoso do Liedson. Izmaylov, esse sim foi bem contratado, mas infelizmente deveria jogar na posição de médio organizador de jogo, não a extremo.

    Se na contratação do brasileiro o erro de casting foi do Presidente e da respectiva direcção, na escolha de Izmaylov, aqui Vítor Pereira tem culpa no cartório.

    Lucho González não tem pedalada para jogar todos os jogos e tem feitos muitos jogos a um nível paupérrimo.- Culpa Vítor Pereira.

    Varela tem estado numa forma fraquíssima e continua a ser titular quase absoluto.- culpa Vítor Pereira.

    Não acho que o Danilo seja tão mau, como muitos têm pintado, já que ele até tem dado muito bem conta do seu lado direito, até no último jogo frente ao Marítimo ganhou uma grande penalidade, que o Jackson Martínez viria a desperdiçar (mérito também para o francês Salin).

    Em relação às eliminações da Taça de Portugal e da Champions League a culpa é do Vítor Pereira e do empenhamento de certos jogadores (tais como Lucho González, Silvestre Varela, Nicolás Otamendi (este último tanto faz grandes jogos, como depois fica ligado quase sempre aos lances mais perigosos da equipa adversária, comete erros de principiante).
    Se em relação à Taça de Portugal compreendi certas mudanças na equipa já que passado alguns dias tinha um jogo crucial em Paris. Relativamente ao jogo da 2ª mão em Málaga não consigo perceber como é que o João Moutinho que vinha de uma lesão joga a titular e a permanência do Varela que tem presenteado os portistas com péssimas exibições.

    Pergunto, para quando a inclusão do André Castro a titular???

    • Filipe
      Posted Março 23, 2013 at 1:46 pm

      No momento que apostarmos em Castro a titular, isto bate na mó de baixo. Pessoalmente, considero-o um jogador raçudo e que realmente sente a camisola. Mas não mais que isso.
      Mas também considero que quem põe Varela a titular, pode por Castro, apesar de considerar que nem um nem outro tem nível neste momento para o Porto (Castro quando muito na minha opinião será sempre uma solução de recurso no banco/bancada)

  • Portista ao Porto Tudo Dou
    Posted Março 23, 2013 at 12:49 pm

    A culpa nunca é do grande Jorge Nuno. Realmente é um facto que as coisas estão difícies, mas perante tamanhas adversidades se o FCPorto for campeão (o que acredito solenemente) fará de Vítor Pereira o melhor treinador do mundo? É impossível acertar sempre e o grande presidente demonstrou ao longo de todos estes anos de carreira ser o melhor presidente de um clube desportivo a nível mundial. Por isso não se pode impingir culpas em quem não as tem. Relembremos-nos do tempo de Óctávio Machado: o FCPorto praticava um futebol miserável e falava-se até que Pinto da Costa estava velho e que devia ir para a reforma. Qual foi a resposta? Uma taça uefa e uma champions nos anos subsequentes.

    É claro que este ano a champions foi um mau ensaio (apesar que não é tão comum as equipas portuguesas alcançarem os 1/8 final da competição), mas para o ano a convicção e a ambição de vencer o troféu no salão de festas do clube azul e branco farão com que as exibições melhorem e a possível conquista do troféu seja almejável!

    Se o plantel é curto? Toda a gente sabe que o é, aliás o post evidencia todos os aspectos negativos deste plantel, mas esquece-se de mencionar que a vitória de vencer e a habituação em ser campeão é tanta que poderão ter um peso fulcral quando for preciso jogar para o título. Neste momento toda a gente anda convencida de que o clube de Lisboa vai vencer os jogos todos até ao final e que o campeão nacional vai perder bastante pontos, mas o que realmente irá acontecer será um determinado clube ser tri-campeão, festejar o título no jogo contra os suspeitos do costume e 6 milhões de azeados a emergirem-se contra as arbitragens no ano em que a equipa mais favorecida da Europa foi claramente aquela que irá ficar em segundo!

    Portanto apenas falta mencionar que o incrível saiu, o FCPorto ganhou os primeiros jogos e já não fazia falta nenhuma. Já ouvi essa história no pós Jardel, pós Deco, pós Quaresma, Lucho e Lisandro e até após a saída de Falcão. Resultados? O campeãotem sido sempre o mesmo! E se alguém tem culpa que o jogador saia é o próprio porque toda a ente sabe que jogadores contrariados têm imensa dificuldade em singrar. E esse argumento de que o incrível saiu e que o outro clube não tinha substitutos atura é falacioso pois se bem me recordo houve um certo presidente que só aceitou vender Witsel com a garantia de que o Hulk já não era jogador dos campeões.

    Enfim, assim ainda vai saber melhor o São João antecipado no mês de Maio…

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 23, 2013 at 12:53 pm

      A tristeza do futebol são adeptos assim…é evidente o ódio e a raiva nas palavras,enfim…

    • Anónimo
      Posted Março 23, 2013 at 1:51 pm

      Tens um ódio tal ao Benfica que nem te deixa dormir…
      Enfim adeptos como tu merecem o reverso da medalha na penultima jornada

      Filipe Alves

    • Marco Pinto
      Posted Março 23, 2013 at 10:22 pm

      Se para ser campeão tiver de perder por 10 no Dragão, não me ralo nadinha. Tapar sol com peneiras, onde já vi isto? Futebol jogado é 0. Já o ano passado o era, só que com Falcão… Teve ou não razão o Benfica, de se ter insurgido contra as arbitragens o ano passado? Já se esqueceu de como lá ganhou?

    • Anónimo
      Posted Março 24, 2013 at 2:46 am

      Este comentário é de um mestre do futebol, que palavras tão profundas de um adepto azul daqueles verdadeiros, até chorei com as palavras de louvor que fazes ao teu chefe ao Jorge Nuno.
      Quando uma equipa quer ser ou lutar por objectivos apresentar um plantel com falta de qualidade e soluções é incompreensível, deixar sair Belluchi, Sapunaru, Guarin,jANKO(FRACO MAS MARCAVA) e ir buscar Danilo, Lucho, Liedson, Izmailovs, algo vai mal no reino azul, nota-se perfeitamente que estas recentes contratações azuis foram apenas e so da exclusividade do teu PRESIDENTE, porque caso o treinador pedisse um avançado não seria Liedson, porque é raro ver o Liedson jogar,e nota-se precisou de marcar com o Olhanense e a aposta foi um miudo o Tozé, é merito tudo aquilo que ganhou o teu presidente, mas no futebol não há lugares vitalícios.

  • Rúben Sousa
    Posted Março 23, 2013 at 12:52 pm

    Até ver o FC Porto foi muito melhor que o Benfica na Liga dos Campeões (o Benfica foi absolutamente desastroso) e inferior na Taça de Portugal. No campeonato o Benfica vai à frente mas o FC Porto pode perfeitamente sagrar-se tri-campeão. Na Taça da Liga, em princípio, o FC Porto fará melhor figura.

    Em termos de futebol jogado, nem FC Porto nem Benfica estão a deslumbrar mas no caso dos encarnados a sorte tem resolvido os encontros ao seu favor o que não tem acontecido ao FC Porto que até penaltis decisivos tem falhado.

    É claro que a "estrutura" tem grandes culpas no cartório. Em janeiro as contratações não foram suficientes, ainda por cima com o dinheiro que foi gasto em Reyes que só chega na próxima época. Um jogador como Varela, que esta época tem estado a um nível muito baixo, continua a ser titular face à falta de alternativas e noutras posições o problema é o mesmo, por exemplo, o plantel foi feito de tal modo que Lucho tem de ser titular em todos os jogos porque também não existe alternativa.

    Estas situações aliadas às contratações milionárias (fora da realidade portuguesa) deixam qualquer portista preocupado e são uma previsão daquilo que pode ser o "pós-Pinto da Costa".

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 23, 2013 at 3:07 pm

      Muito melhor na Liga dos campeões onde foi eliminado por um Málaga que à partida era a equipa mais acessível de todas as que podiam ter calhado? Uma equipa que está pela primeira vez na liga dos Campeões?!
      O Benfica foi desastroso na liga dos Campeões? Só se foi por ter calhado no grupo do Barcelona…o azar do Benfica foi o Celtic ter ganho ao Barcelona porque senão tínhamos passado…"completamente desastroso"…Como se o grupo do Porto fosse extremamente mais difícil do que o do Benfica… enfim…

    • Rúben Sousa
      Posted Março 23, 2013 at 4:27 pm

      O Benfica nos 6 jogos que fez na Liga dos Campeões apenas venceu 2. Tinha adversários perfeitamente ao seu alcance como Celtic e Spartak e não conseguiu o apuramento. Além disso não foi além de um empate frente às reservas do Barcelona. Se não foi uma participação desastrosa é porque as expectativas já eram baixas de início.

      O Málaga venceu o seu grupo, até ao momento apenas perdeu frente ao FC Porto, contudo não é uma equipa superior à portuguesa dai se compreenda a frustração por ter eliminados os campeões portugueses.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 23, 2013 at 4:45 pm

      Não vale a pena discutir seja o que for com quem chama "reservas do Barcelona" a uma equipa com Pinto,Puyol,Adriano,Thiago Alcantara,Alex Song,Rafinha,David Villa,Tello e onde ainda jogaram Piqué e Messi. Sem contar que o Benfica também não se apresentou com o seu melhor 11.

  • Tiago Quintas
    Posted Março 23, 2013 at 1:44 pm

    Pinto da Costa já noutros anos tem falhado.

    Vender Hulk é compreensível pois dificilmente o Porto iria receber outra proposta parecida (tal como o Benfica por Witsel). Era preciso contratar alguém para o seu lugar.

    VP no ultimo ano teve sorte, este ano acho que está bem melhor como treinador. O que ele não pode, é, sem jogadores, ganhar títulos. Tem o 11 titular e depois não tem mais ninguém (salvo no centro da defesa). Liedson não veio fazer nada, não é um avançado capaz de jogar sozinho na frente como Jackson.

    Acho que a diferença entre os 2 clubes são obviamente a largura do plantel, e a capacidade do JJ em 'fazer' jogadores como André Gomes, Enzo, e Matic.

    De qualquer maneira, espero que o campeonato vá para a equipa que merecer mais dentro de campo, sem polémicas.

  • Alexandre Figueira
    Posted Março 23, 2013 at 1:58 pm

    Todos os dias venho ca ao VM 3/4 vezes por dia, e este claramente é o texto mais fraco que vi nos ultimos 3 anos!Defendendo um treinadeiro que é mesmo fraco,que nao sabe tomar decisões, que foi campeão na época transata sem saber ler nem escrever, que despachou jogadores como o Souza, o Walter, o Belluschi, o Fucile, o Rolando, o Djalma e o Iturbe que hoje em dia davam a profundidade e as soluções que este clube procura desesperadamaente! Pois diz bem que nao foi por culpa dele que vendemos o Hulk, mas se tens um orçamento tao elevado como nao tens uma boa soluçao para o substituir? Será que dos atletas que referi em cima nao tem ali nenhum que o pudesse substituir? Será que o miudo que esta novamente brilhando na América do Sul nao entrava de caras nesta equipa?
    Como é que vamos para o jogo com o Malaga(jogo mais importante da época ate ao momento)com 2 extremos como o Defour e o Varela???Culpa do P.C?
    Como é que em 2 jogos seguidos que precisamos de golos o Liedson nao entra? Culpa do P.C?
    Temos um naipe de jogadores fantastico, que por causa desse V.P perderam 2 anos das suas carreiras!

    • Márcio Dinis
      Posted Março 23, 2013 at 2:26 pm

      Alexandre Figueira, tire as palas sff!

      VM, não tá a defender o Vitor Pereira!!

      E concordo plenamente com tudo o que foi dito pela VM! Pinto da Costa, pensava mesmo que o Benfica com as saídas do JAvi e do Witsel iria ficar mais fraco e que o Porto iria ganhar o Campeonato nas calmas. Errou ao inicio e quando podia ter reforçado o plantel quem é que vai buscar? Ismalov e Liedson! Liedson para que? O porto a perder o jogo em malaga, a precisar de marcar um golo e nem sequer mete o homem. E agora no jogo com o Maritimo aconteceu novamente o mesmo.

      E sim, sou do Sport Lisboa E Benfica mas não tenho palas! Se tiver que falar mal do meu clube, falo!

      Cumps

  • Anónimo
    Posted Março 23, 2013 at 2:25 pm

    Concordo em tudo o que foi dito no texto menos uma coisa.. o Varela não tinha lugar no Benfica nem na equipa B, o salvio a jogar de olhos vendados até era melhor..

    João Pimenta

    • MM
      Posted Março 23, 2013 at 2:44 pm

      essa parte pareceu-me uma pergunta retórica,acho que nãp percebeu muito bem.é óbvio que o varela nunca teria lugar no benfica com salvio,gaitan e ola john…

  • FÁBIO COSTA
    Posted Março 23, 2013 at 2:29 pm

    O VP é bom treinador, mas fraco gestor de homens e fraco a moralizar, é muito criticado pelo seu jogo de posse inconsequente. Como fraco gestor de homens, deve preferir planteis mais pequenos, Pinto da Costa foi nessa cantiga de ter um plantel pequeno também (equipa B taparia buracos).

    No entanto, há que ter olhos na cara:

    -Na defesa está tudo bem, exceto uma opção credivel na lateral-direita (Fucile não foi inscrito!!! Problemas do balneário seguramente…)

    -Meio campo: Fernando (cabeça noutro sítio), Moutinho, Lucho (idade pesa…), Defour (pau para toda a obra), Castro (nunca é usado, mas é o mais esforçaco) – falta um médio de assumisse e levasse a equipa para a frente!

    -Ataque: Jackson e James – o resto é tudo mediano por agora. Aqui reside o maior problema de gestão do Porto: culpa de todos os que planearam a época, seja presidente como treinador!

    Concordo com este post a 100%

  • carlos
    Posted Março 23, 2013 at 2:32 pm

    De facto este ano o Porto tem um plantel curto e até agora tem andado sempre com remendos para várias posições e as lesões têm influenciado a época negativamente.

    O jogo contra o Málaga foi desastroso e estraga-nos um bocado os planos para a próxima época, no que toca à parte de fazer dinheiro com a venda de jogadores.

    Mas prontos, é esperar para ver como tudo irá correr até ao fim…

  • João Gonçalves
    Posted Março 23, 2013 at 2:47 pm

    Ai nuno és tão benfiquista =/

  • João
    Posted Março 23, 2013 at 2:51 pm

    Comparar crises de um clube que neste momento luta para entrar na Europa com outro que defende o título de campeão não faz sentido, principalmente quando o tal campeão está comprovadamente a viciar resultados ha quase 30 anos…
    Claro que estamos em Portugal e não em Italia ou França onde os clubes pagam pelos resultados viciados e os prevaricadores são removidos do futebol.
    Estamos em Portugal, os corruptos são endeusados por isso não se pode falar em batota mas sim em "argumento desportivo" e os clubes em causa estao longe de ter os mesmos argumentos, logo, comparar crises… Não faz sentido.

    SD,
    Xait

  • Joao Goncalves
    Posted Março 23, 2013 at 3:23 pm

    A Culpa é da Federação por Portugal estar em 3º Lugar e numa situação caricata para se apurara para os PO?

    Não era aqui esta resposta?

    Então a culpa é dos Portugueses por terem metido o Socrates e o Passos Coelho no Governo…

    Também não é aqui?

    Pelo post acima é culpa é sempre dos lideres independentemente da qualidade ou falta dela dos sub-alternos…

    Poranto Villa-Boas e Mourinho Ganharam provas Europeias para o Porto… Desculpa carissimo Nuno Ranito afinal foi o Presidente que deu a táctica, treinou, comprou os jogadores para eles ganharem provas.

    O que se escreve acima é de tamanha estupidez que só visto e sim estou a falar de Si Nuno Ranito.

    Será que já se esqueceu que quem correu com metade do plantel campeão da taça Uefa e do campeonato sem derrotas foi VP? Ou será que foi o presidente que quis desvalorizar os jogadores e depois despacha-los a custo zero?

    Já se esqueceu que quem queimou jogadores úteis (Fucile, Sapunaru, Bellushi, Guarin, Djalma, etc…) foi o VP e é devido a isso que o plantel está curto como está?

    Pois fala e muito bem do plantel ser curto, mas a culpa não é do Presidente é sem do Treinador fraco, que além de ostracizar grandes jogadores ainda se mostra completamente incapaz de potenciar algum jovem… Basta ver que desde que o VP entrou não houve um único jovem que tenha evoluído com ele (aliás os que evoluíram tiveram que ir para o Rio Ave e voltam para debaixo do controle do VP e parece que regrediram 2 anos)… será coincidência?

    Pense muito bem nisto caro Rui, andes de continuar a mandar barbaridades destas…

  • Nuno
    Posted Março 23, 2013 at 3:35 pm

    Boas

    Duas notas: não defendo Vitor Pereira, apenas acho que não é o maior culpado, sendo que o plantel é demasiado curto. Funcionaria se o benfica tem descolado de início, mas tal não aconteceu. Acredito que PdC estivesse a contar com a fragilidade encarnada pós witsel e Javi, mas o Jesus teve a sorte (chamem o que quiserem) da dupla Matic+Enzo engrenar desde o 1º dia.

    Segundo, se leram bem o texto, está afirmado que não acredito no "funeral" feito ao PdC, aliás, já lhe fizeram outros, daí a referência a uma conhecida frase atribuída a Mark Twain. Não é o início do fim, a senilidade ou a decadência, apenas falhou este ano, o que é natural, até porque Deus é infalível, mas o Papa não.

  • leugimM
    Posted Março 23, 2013 at 4:40 pm

    Excelente visão, Nuno Ranito. Tal como já tinha feito referência num post anterior, Vítor Pereira não é, obviamente, o culpado por estes últimos resultados (mediocridade de vários jogadores).
    Na minha opinião, VP é para continuar no Dragão.

    Cumprimentos.

  • Pedro Moura
    Posted Março 23, 2013 at 8:47 pm

    o 11 titular do F.C.PORTO é inferior ao do benfica? boa anedota…
    foi por isso que o F.C.PORTO foi à luz sem James, Maicon, Atsu, e com o banco mais novo de sempre, e só não saiu vencedor porque faltou banco…que digam que o banco do benfica tem mais soluções que o do F.C.PORTO (na frente -> alas e avançados) até aceito, agora dizerem que tem melhor 11 que o F.C.PORTO , é cómico…

    • metralha
      Posted Março 23, 2013 at 9:00 pm

      subscrevo inteiramente as suas palavras

    • Fábio Torres
      Posted Abril 14, 2013 at 1:18 am

      Muito bem dito… no Porto só falha o treinador, porque no campeonato tomo decisões erradas que levaram a perdas de pontos ridículas com a Olhanense e Marítimo, e mesmo Sporting, onde não arriscou nadinha mesmo com o Liedson (fraco ou não) no banco. Na Champions o erro foi dele na construção da equipa e nas substituições e nas taças a mesma coisa, se bem que nesta ainda houve um empurrão externo!! Do benfica só o Salvio e o Garay ( este dificilmente) tinham hipótese de jogar no 11 do Porto com a máxima força. Não há no benfica melhor do que o danilo, alex sandro, mangala e maicon ( porque o otamendi tem falhas de concentração inaceitáveis), Fernando, Lucho e Moutinho, Jackson e James. fica a faltar um extremo e poderia colocar o garay em vez do maicon!Claro que o benfica tem mais banco porque o Jesus é burro mas ainda percebe alguma coisa de futebol, os anos acumulados devem ter ajudado em alguma coisa, e tem "criado" algumas solução e só "queimou" 1 e outro quis ir embora (Nolito e bruno césar respetivamente). Já o burro do VP só queima jogadores como os que vários colegas já referiram, sapunaru,fucile, iturbe, guarin, enfim… A grande culpa do Presidente (aí sim) é manter este gajo como treinador e mantendo-o tem que defender a posição dele, isto é, fazer o plantel que ele quer queimando os tais jogadores!
      Mais uma coisa, já li aqui alguém que disse que o castro não tem qualidade, serve só para o banco/bancada? pois, é por pessoas como a que escreveu esse comentário que não se valorizam os jogadores portugueses!! O castro seria uma solução bem válida para jogar mais tempo e mais vezes,para dar descanso ao lucho em várias alturas, assim como os andrés almeida e santos tÊm aparecido no benfica, mas lá está, falha o treinador!!!

  • metralha
    Posted Março 23, 2013 at 8:48 pm

    crise? só se fala em crise porque o benfica ainda não facilitou, o Porto nos ultimos 3 anos tem apenas 1 derrota no campeonato, este ano não tem derrotas, se o benfica vacila-se como nos ultimos anos ninguem falava neste tema disso eu tenho a certeza, mas claro, o Porto está muito fraco, nos nao temos banco, nem ttemos plano B

  • S. B.
    Posted Março 23, 2013 at 10:36 pm

    Artigo bem elaborado sem dúvida. Para os críticos não esquecer que se trata de um artigo de opinião, por isso limitem-se a discordar ou concordar. Eu sendo portista concordo até certo ponto, tenho é a certeza que isto é uma aprendizagem para todos no clube. Um 11 de enorme qualidade (sobre o qual existiam grandes expectativas), mas um plantel bastante curto, que falta fazia agora um Belluschi, por exemplo… Comparando com o eterno rival penso que o porto tem um 11 relativamente superior (é a minha opinião, vale o que vale) e bastante mais consistente, perde bastante nas opções de banco (qualquer extremo do benfica é melhor que o varela). O 11 que o benfica apresenta é garantia de bastantes golos a nivel interno, mas com equipas de outro calibre não tem grandes hipóteses, pois não se pode jogar só com atacantes e defesas. Contudo dou grande valor ao JJ e é com mérito que estão em 1º, embora ainda falte muito campeonato.

  • Kaz Patafta
    Posted Março 24, 2013 at 2:25 am

    Bom artigo. Em relação ao facto do Benfica ter vendido Witsel e Javi sei, de fonte muito segura, que a venda de Javi foi extremamente bem preparada. Essa fonte disse-me até que, para esta época, Saviola iria fazer mais falta do que Javi. Pois aí está. O Porto tem sem dúvida uma excelente equipa. Tem, para mim,o melhor guarda-redes da liga, 3 centrais que oferecem tranquilidade, o melhor lateral esquerdo da liga, um trinco brutal, um jogador de excelência como é James e um ponta-de-lança que resolve jogos e marca golos de todas as formas e feitios. Não tem, um lateral decisivo, um meio-campo ofensivamente eficaz (Lucho já não é o que era e Moutinho é banal em termos ofensivos) e banco. Mas esta equipa seria perfeitamente capaz de ser campeã não fosse o facto de Matic ter-nos surpreendido a todos, Enzo Peréz ter sido uma invenção de génio de Jesus 8apesar de já ter feito esta posição no Estudiantes), André Gomes ter sido uma boa revelação, Ola John ter explodido depois de inicio de época intermitente, e Lima ter-se revelado um genial golpe de mercado. O Porto ainda pode ser campeão, e o Benifca ainda nada ganhou nem nada perdeu por isso penso ser muito cedo para falar em crises

  • Cláudio Brito
    Posted Abril 13, 2013 at 11:18 pm

    Varela nunca seria titular neste Benfica…

  • Ricardo
    Posted Abril 13, 2013 at 11:45 pm

    Gostaria apenas de acrescentar que muita coisa se diz e muito se opina e bem…mas no futebol ha pormenores que definem muita coisa. Por exemplo, em 2 jogos fulcrais(Malaga e hoje em Coimbra) o FCP fica a jogar com 10 jogadores desde mt cedo…nao ha treinador, estrategia, orçamento que resista…ja para n falar dos penaltis falhados e das lesões…O Barça sem o Messi ou o Real sem Ronaldo n sao a mesma equipa…e ja agora se o Benfica n tem marcado os 3 penaltis, ou se tivesse ido a Braga para a Taça de Portugal, ou se o Newcastle n falhasse o 2-0 na luz ou n desse os brindes q deu, talvez o discurso agora fosse outro…

  • eduardobrg
    Posted Abril 13, 2013 at 11:51 pm

    O Porto não ganha este ano ja esta tudo em causa, se fosse adepto dos outros clubes não sei como é que ia ser. não se pode ganhar todos os anos os outros clubes fazem melhor? sim o Porto não esta tão forte mas é normal.

Deixa um comentário