Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto hipotecou 44 ME com o descalabro frente ao Krasnodar

Vai obrigar a um corte no plantel? O investimento de 65 milhões, e em jogadores já com idade avançada, foi para chegar à fase de grupos. No entanto os azuis e brancos no passado também já estiveram em situações financeiras complicadas e conseguiram dar a volta – quando Conceição chegou só saíram 2 jogadores da época anterior, Rúben Neves (que era suplente de Danilo) e André Silva (que tinha perdido espaço para Soares).

O FC Porto poderia ter encaixado 44 milhões de euros com a entrada na fase de grupos da Liga milionária mas tal não vai acontecer. A eliminação frente ao Krasnodar para a 3.ª eliminatória impediu este objectivo, e o valor até era por baixo, já que por exemplo a equipa de Conceição na época passada conseguiu um total de 78,4 milhões com a participação na Champions.

60 Comentários

  • junior_1984
    Posted Agosto 14, 2019 at 2:47 pm

    Pergunta pertinente: Alguém viu a barriga do Marega ontem? Aquilo é inacreditável…. que forma é aquela? Fui só eu que vi aquilo? Como é possivel ter este tipo de jogador fora de forma a titular num jogo desta importância? Aquilo está cada vez melhor…. será que o tratamento milagroso nao irá trazer mazelas?

  • tripeiro.1893
    Posted Agosto 14, 2019 at 2:34 pm

    O grande problema do Futebol Clube do Porto chama-se Jorge Nuno Pinto da Costa. O Pinto da Costa de há 15 anos despedia este sem hesitar. Não há projecto desportivo, não há nada… Contratações que ninguém percebe, discurso e aparecimentos públicos que até dão pena, importantes activos do clube a saírem a custo zero, etc etc etc (podia ficar aqui todo o dia).
    Acredito que esta época ainda vamos melhorar mas já não será suficiente para atacar o título. O Porto tem obrigatoriamente de ir buscar os milhões da champions, ou seja, vender (o relatório de contas é feito assumindo como certa a qualificação da equipa para os oitavos de final da prova milionária, sim, leram bem…).
    Próxima época há eleições. Só peço que apareçam alternativas… Não tenham medo aos assalariados e moços de recados da SAD. Já muitos deram a entender que um dia gostariam de assumir a presidência do Futebol Clube do Porto, e o Futebol Clube do Porto precisa muito de sangue novo.
    Se por acaso aparecer oposição os sócios que abram os olhos… Gratidão não é sinónimo de cegueira. O F.C. Porto não deve nada a ninguém, paga e muito bem aos seus dirigentes para ganhar e construir perspectivas de um futuro promissor. Se isto não acontece a solução é simples, RUA.
    Os sócios e adeptos têm de acordar… Fomos nós que deixamos o F.C. Porto chegar ao estado que chegou…

  • MM
    Posted Agosto 14, 2019 at 1:58 pm

    O porto, se esta assim tao atrapalhado financeiramente, deveria assumir isso e fazer desta epoca a base para o futuro.
    Vender alguns jogadores com mercado (marega, telles, soares), tebtar despachar outros que ganham mais do que o que jogam e apostar em miudos da b. O Conceicao deveria sair e apostava se no lage do fcp…mario silva.
    Comecavam a construir o futuro..mas para isso o pdc deveria sair tb (eu proprio disse que ele deveria ter saido logo apos o ultimo titulo, para sair em alta, como merece)

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 2:08 pm

      Já deveria ter saído em 2013 ou 2014.

      Com o Paulo Fonseca as coisas já não estavam bem, mas depois do Lopetegui foi sempre a descer.

      Aliás, até te consigo dizer que de director financeiro em 2014 do Angelino Ferreira (que se estava cada vez mais a opor à direcção financeira suidida que o clube estava a começar a tomar e a sua troca pelo Fernando Gomes, antigo presidente da CM do Porto) foi o momento em que o Porto começou a afundar para nunca mais se conseguir levantar. O buraco financeiro portista hoje é uma coisa absurdamente incalculável.

      • Antonio Clismo
        Posted Agosto 14, 2019 at 2:24 pm

        O Angelino Ferreira começou a entrar em atritos com a direcção do clube porque começava a achar discutíveis, entre outras coisas, as políticas de comissões dentro da SAD e começou a usar o seu poder como director financeiro para bloquear algumas operações.

        Pinto da Costa à primeira oportunidade meteu-o logo fora e foi buscar alguém que estava no seu bolso, ou seja, o Fernando Gomes, que assim passava a aprovar todas as políticas que a direcção assim o entendia sem perguntar sequer.

        Estes últimos 5 anos tem havido um saque descarado ao clube, e só vai acabar em 2021, quando houverem eleições e será supostamente o término do reinado do Pinto da Costa à frente do clube.

        Mas o legado pós Pinto da Costa vai ser duríssimo porque ele vai assegurar-se de deixar o clube ingovernável na hora da sua saída.

      • ricardo a.
        Posted Agosto 14, 2019 at 2:23 pm

        Onde há socialistas…

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 14, 2019 at 12:44 pm

    Penso que além da hipoteca imediata de 44M, estamos ainda a falar do dinheiro que indirectamente podiam ganhar com a participação na Champions (prémios por vitória, empate, share pool e, talvez, acesso aos oitavos) e da valorização de activos por não estarem na maior montra de futebol. Este último ponto pode ser relativizado com a apresentação de resultados desportivos no campeonato nacional, taça e, quem sabe, na liga europa.

    Tendo em conta a situação financeira vivida no clube – má gestão associada a empregados com bolsos fundos – penso que é necessário vender. E diria vender já para os activos não desvalorizarem ainda mais com os resultados daqui para a frente (qualquer ideia de vitórias ou derrotas é sempre hipotético). Assim sendo, aproveitava para vender Osorio/Mbemba, Otávio, Marega e Soares/Aboubakar, além dos dispensados Waris, Chidozie Penso que aqui se conseguiriam compensar a perda dos 40M directos pela não entrada na CL. E devíamos continuar o corte na massa salarial, deixando sair outros activos que não contam para o treinador, como Vaná, Bruno Costa, Diogo Queirós, etc. (e este aspecto com a saída dos “custo zero” deve ter baixado alguns 20M).

    Caso seja necessário mais vendas, devíamos pensar em alguns empréstimos para ajustar o plantel porque a carteira não dá para mais. Falo de jogadores como João Mário ou outros excedentes de colossos (Barcelona, Real, Juventus, etc.).

    Mas se o presente já não era famoso, o futuro não apresenta sequer melhorias.

    O plantel final devia ser:
    GR: Marchesin, Diogo Costa.
    DD: Saravia, Tomás
    DC: Pepe, Marcano, Mbemba, Leite
    DE: Telles, Manafá (posso continuar a sonhar com Coentrão?)
    MD: Danilo, Loum
    MC: SO, Uribe
    MO: Romário Baró, empréstimo (João Mário, Lallana, Rafinha, Brahim Diaz, etc.)
    AD: Corona, empréstimo (Vitolo, Pjaca, Ounas, Castillejo, Larssen, Jesé, Gil Dias, etc.)
    AE: Nakajima, Diaz
    AC: Zé Luis, Aboubakar/Soares, Fábio Silva.

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 12:57 pm

      GR- Marchesín, Diogo Costa
      DR – Diogo Dalot (empréstimo), Saravia, Tomás
      DC – Pepe, Marcano, Mbemba, Osorio (emprestar Leite e Queirós)
      DE – Rafa Soares, Manafá (Alex Telles vai sair)
      MD – Ronaldo Vieira, Loum (Danilo vai sair)
      MC – S. Oliveira, Uribe, Bruno Costa
      MO – Domingos Quina, Romário Baró
      AD – Corona, Otávio
      AE – Nakajima, Diaz
      AC- Zé Luís, Aboubakar, Fábio Silva (vender Marega e Soares)

      O Porto com os empréstimos teria a oportunidade de se manter competitivo pelo menos, não é ideal andar a potenciar jogadores de outros clubes mas é fundamental pelo menos acabar no top3 da Liga.

      Se falharem a Liga dos Campeões no próximo ano outra vez, aí sim, o fosso ficará enormíssimo.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 14, 2019 at 2:53 pm

        Não acredito que Alex Telles e Danilo irão sair. Caso seja necessário encaixes financeiros, outros jogadores como os que referi estão na linha da frente. Entre Marega, Osorio ou Mbemba, Chidozie, Waris, Soares facilmente se conseguem 50M, o que chegaria para equilibrar novamente as contas.

        Ronaldo Vieira e Domingos Quina não seriam claras mais valias. Se é para ser por empréstimo e rentabilizar jogadores de outros clubes que sejam jogadores já feitos e não promessas.

        Dalot vir por empréstimo é outro erro crasso. Se o objectivo é potenciar Tomás e rentabilizar o investimento feito em Saravia, Dalot viria bloquear quer uma quer outra opção visto que seria indiscutível em 99% dos jogos.

        Rafa Soares podia ser uma alternativa na lateral esquerda, até por ser formado no clube, mas nunca o titular. E para suplente, visto que não acredito que Telles saía, o melhor seria alguns dos portistas engolirem o seu orgulho, e ir buscar Coentrão. É o tipo de jogadores como ele que nos fizeram falta ontem, daqueles que comem a relva e não dos que andam a ver os outros trocar a bola como se nada fosse. E está a custo zero, nem é necessário gastar dinheiro em transferência (prémio de assinatura todos têm).

        Queirós deve ser emprestado visto que tem uma época a menos de equipa A que Leite. Já este deve ficar e começar a entrar gradualmente, que ontem ficou provado que Marcano já não tem pernas para estas andanças e financeiramente não irá dar retorno nenhum.

        Um projecto só se torna viável quando é possível conciliar a vertente financeira à desportiva. E o seu plantel não deixaria grandes margens de vendas futuras na próxima época (falar de Fábio ou Baró é tudo hipoteticamente).

  • De Carvalho
    Posted Agosto 14, 2019 at 12:40 pm

    A solução está em.vender jogadores que exista gente na formação capaz de os substituir.
    Mbemba, chidozie, joao pedro, waris, marega, abubacar.
    Estes eram os que eu tentava vender já para ganhar algum.folgo nas contas.
    Caso aparecer uma proposta boa pelo soares, sergio oliveira e porque não Danilo arriscar a venda apesar de Danilo não ser fácil de substituir.

  • Santander
    Posted Agosto 14, 2019 at 12:11 pm

    Já previa precisamente isto.. E se já estava relativamente óbvio que o porto iria vender alguém depois do play off mesmo com a entrada assegurada na champions agora ainda se torna mais evidente para mim que Danilo e Telles são vendidos.. Telles por uns 30/35 e Danilo pelo mesmo.. Ou seja recuperar os 70M que perdemos no jogo de ontem que ultrapassa claramente os 44 de entrada direta..
    Depois só acrescentar que não me acredito nem de longe nem de perto nesta suposta lesão do Danilo…

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 12:37 pm

      Rafa Soares pelo Alex Telles
      Nuno Henrique Pina pelo Danilo Pereira (é um jogador idêntico ao Danilo e pode chegar ao mesmo nível, mas precisaria de evoluir algum tempo na equipa B primeiro antes de dar o salto).

      Para render no imediato não era mal pensado tentar o Ronaldo Vieira da Sampdoria.

      Todos estes jogadores estão facilmente ao alcance do Porto e têm grandes probabilidades de evolução e potenciação e é isso que o Porto tem que fazer daqui para a frente porque senão o clube acaba.

      É urgente redefinir a política de gestão e olhar mais para dentro do clube.

      • Estigarribia
        Posted Agosto 14, 2019 at 12:43 pm

        Antonio Clismo,

        Ronaldo Vieira, pela qualidade que tem, espero vê-lo de leão ao peito. É um sonho que tenho e que gostava que fosse concretizado.

        Saudações Leoninas

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 14, 2019 at 10:54 am

    É muito dinheiro e que vai fazer falta mas já podíamos ter feito algum dinheiro em vendas que sabe-se lá porquê não foram aceites como a de Soares por 20M para a China e Marega na temporada passada para o West Ham por 30M..
    Estes 2 jogadores vão chegar ao final da época e ninguém vai dar metade por eles e quem sabe vão ficar no Porto até saírem a custo 0.

    De qualquer forma, no ano passado entraram perto de 80M e já recebemos 80 e tal ME em vendas e com esta derrota ainda vamos precisar de vender? Então continuamos a ter um buraco nos cofres e anda alguém a “mamar” muito dinheiro.

    Estou cansado de PdC (isto custa-me dizer mas é o que sinto), o presidente já não tem capacidade para se manter no comando do clube e SC também devia ser demitido depois deste falhanço mas não vai acontecer nada por isso espero que as coisas melhorem mas se não vencermos na Luz, acho que dificilmente seremos campeões devido a uma possível distância de 6pts logo no início da liga.

    Saudações DesPortistas!

    • Estigarribia
      Posted Agosto 14, 2019 at 12:42 pm

      Ricardo,

      O FC Porto precisa de sangue novo e de uma varridela, como aquela que Frederico Varandas está a fazer no Sporting. Ainda assim, o sucessor de Pinto da Costa no futuro poderá receber uma ‘herança ainda mais pesada’ do que aquela que Frederico Varandas recebeu da administração de Bruno de Carvalho.

      E, já agora, o FC Porto também deveria mudar a sua política de comunicação para uma comunicação mais pacífica e mais silenciosa em vez de ser a comunicação do ‘atirar areia para os olhos dos adeptos’ ou de ‘tapar o sol com a peneira’. Correr com o Francisco J. Marques nessa área também é extremamente importante, porque é no meio do silêncio que se ganham jogos e títulos.

      Por fim, o FC Porto deveria, tal como o Sporting, de repensar a sua formação, já que, por exemplo, na Equipa B há ali muito jogador que não tem qualidade para jogar num clube com a História e o Prestígio do FC Porto. Nomes como Nkeng, Djim, Lungoyi ou Musa Yahaya, por exemplo, acho que não têm qualidade para os ‘dragões’ e estão a tapar o lugar a outros mais promissores. Por exemplo, na 1ª jornada da 2ª Liga, o FC Porto B perdeu por 2-0 na Covilhã (dois golos de Adriano Castanheira), onde não ganha desde 2014, levou um ‘banho de bola’ dos SC Covilhã e só não foi goleado porque os jogadores dos ‘leões da serra’ ainda falharam muito, num jogo onde foram tremendamente superiores.

      Saudações Leoninas

      • RicardoFaria
        Posted Agosto 14, 2019 at 4:19 pm

        Concordo, aliás, até é aquilo eu pretendo já que esta direção não está a ser capaz de mudar o rumo das coisas.
        Não concordo é com a parte de receber uma “herança mais pesada” que Varandas porque o BdC deixou mesmo o clube de rastos a vários níveis.

        Em relação à comunicação, longe com o FJM e eu já digo isto há muito tempo.. não consigo gostar daquele homem nem um bocadinho.

        Em relação a formação, o principal problema é a falta de aposta e depois a mediocridade a nível de treinadores que passam por lá e no topo está o Rui Barros que de treinar percebe pouco mas como é uma lenda do clube, tem automaticamente direito a um tacho.

        Eu já venho criticando há algum tempo esta direção e ao SC dei o benefício da dúvida devido ao seu primeiro ano mas a equipa continua sem jogar bom futebol, perdeu o campeonato + taças na época passada e este ano já está fora da Champions e perdeu o 1o jogo do campeonato por isso já não lhe posso dar mais oportunidades, contudo, enquanto PdC for presidente, ele vai ser o treinador por isso só me resta esperar que algo mude e que o SC ainda consiga ganhar o título este ano.
        Em 2020 parece-me que muita água vai correr e se aparecer algum candidato válido, o PdC vai tremer.

        Saudações DesPortistas!

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 12:16 pm

      Já para não falar de uma direcção completamente ultrapassada em termos de gestão e visão. Com uma guarda pretoriana paga a peso de ouro para quebrar a lei sempre que é necessário (Super Dragões).

      O FC Porto arrisca-se a entrar em insolvência e a não passar de um clube do meio da tabela na próxima década.

      • FCPenta
        Posted Agosto 14, 2019 at 11:22 pm

        Antonio, tens alguns pontos de vista meritórios e acho a tua cruzada pelo jogador português engraçada, mas quando te dão um bocadinho de corda… Perdes completamente o norte!

        O Porto nunca será um clube do meio da tabela em Portugal por várias razões que nem vale a pena enumerar.

      • DNowitzki
        Posted Agosto 14, 2019 at 7:07 pm

        Que exagero! O Porto tem um grupo de miúdos muito bom, por exemplo. Ainda só foi disputada uma jornada. O pessoal vai do 8 ao 800 num golpe de asa.

      • RicardoFaria
        Posted Agosto 14, 2019 at 12:31 pm

        Concordo com a parte da direção mas não concordo com o Porto passar a ser um clube do meio da tabela.. acho que isso já exagerar.

        Saudações DesPortistas!

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 11:23 am

      O problema é que o Porto está com uma situação financeira periclitante, apesar das vendas que tem conseguido fazer.

      Neste momento já nem se conseguem financiar sem terem de de emitir um empréstimo obrigacionista junto dos adeptos (para fazer mais um roll over)

      Relembro-te que o Porto tem actualmente a sua folha salarial mais alta da história. Ainda está a pagar salários principescos a Casillas por exemplo.

      Depois relembro-te alguns negócios recentes.

      Vender o Óliver Torres por 12 milhões quando custou 20 milhões há relativamente pouco tempo.

      Mamadou Loum- 7 milhões
      Uribe – 10 milhões
      Marchesín – 7.5 milhões
      Saravia – 5.5 milhões
      Marcano – 3 milhões (quando forçou a saída a custo zero no ano passado)
      Majeed Waris- 6 milhões de euros
      Mbemba – 5 milhões de euros
      João Pedro – 4 milhões de euros
      Paulinho – 3 milhões de euros
      Saidy Janko – 2,5 milhões de euros
      Osorio – 2 milhões de euros
      Ewerton – 1.5 milhões de euros
      Layún – vendê-lo por 4M quando o comprou por 6M
      Quintero – Vendeu-o ao River Plate por 3 milhões quando o tinha comprado por 10 milhões. Agora vale 15 milhões e o River Plate vai fazer bom dinheiro.

      Depoitre: Relembro que este belíssimo jogador de rugby foi comprado por 6M e vendido passado uns meses por 3M.

      Depois há ainda jogadores que ninguém percebe muito bem como ainda continuam nos quadros do clube como o Marius Moundilmandji, Nkeng, Tony Djim, Lungoiy, etc

      • RicardoFaria
        Posted Agosto 14, 2019 at 11:44 am

        O Porto deve ter baixo a folha salarial porque saíram muitos jogadores com ordenado altos..

        Flops todas as equipas compram e há jogadores aí que acabaram de chegar por isso não sabemos o que vai acontecer mas o que eu não entendo é como é que uma equipa que fez 80ME na champions e + 80ME em vendas, ainda precisa de estar tão dependente da entrada na fase de grupos da Champions.

        Saudações DesPortistas!

        • Antonio Clismo
          Posted Agosto 14, 2019 at 12:06 pm

          Fizeram 80 milhões na Champions e 80 milhões em vendas para conseguirem pagar os prejuízos dos anos anteriores.

          Não te esqueças que só em custos operacionais o Porto gasta 75 milhões por ano. O Benfica 85M e o Sporting 50M. Ou seja, o clube anda a dar de comida a muita gente para andar a gastar estes valores pornográficos em termos operacionais.

          O relatório de contas do Porto ainda não saiu mas espera valores a rondar os 350 milhões de euros em activos, 410 milhões de euros em passivo e uma dívida financeira a rondar os 250 milhões de euros.

          Isto em em muitos casos é caso para uma empresa pedir insolvência.

          • Apessoa
            Posted Agosto 14, 2019 at 2:39 pm

            Este podia ter sido o ano da renovação de apostar mais nos jovens e equilibrar as contas. E foi precisamente o contrário.
            Fomos buscar um lateral direito para tapar o miúdo que mostrou mais futebol do que os últimos 4 laterais comprados ( João Pedro, Janko, Manafa e Saravia ) juntos. Fomos buscar + um avançado do estilo Soares, para tapar o Fábio, e ainda o Nakajima e o Uribe para tapar o Baró. Os 3 melhores jovens ficaram tapados, isto é gestão danosa. Gastaram 50milhoes + 3 no Marcano para tapar o Leite ou o Queirós. Isto é uma brincadeira.
            Estou cansado.

  • Kafka
    Posted Agosto 14, 2019 at 10:32 am

    Eu diria que são entre 65 a 70 milhões eur que deixam de entrar

    – 44 directo da Champions
    – Cerca 5 do somatório de pontos ganhos na fase de grupos, visto que a vitória vale 1,5 milhões salvo erro, e o empate 500 mil
    – Mais uns 3/4 milhões de receita bilheteira dos 3 jogos em casa da fase de grupos
    – Mais 3/4 do Market Pool
    – Mais cerca de 15 na eventualidade do Porto passar a fase de grupos, o que teria grandes chances de acontecer visto o Porto ser do pote2

    Ou seja, directamente deixa de ganhar 44, e fruto disso deixa de ganhar eventualmente mais uns 30 milhões

    Assim de repente, o jogo de ontem pode ter custado uns 75 milhões eur ao Porto

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 10:45 am

      E as perdas por desvalorização dos jogadores por não estarem na Champions?

      Achas que no final desta época o Alex Telles vai manter aos 27 anos o valor de 35 milhões de euros?

      Achas que o Danilo à beira de celebrar 28 anos vai manter a valorização de 30 milhões de euros?

      Corona 22 milhões de euros?

      Marega 30 milhões?

      Tiquinho Soares 12 milhões?

      O mais provável é o valor desses jogadores descer para metade no final desta época.

      • Kacal
        Posted Agosto 14, 2019 at 1:44 pm

        Sim, a partir daqui todos esses elementos irão baixar o seu valor pela idade e por estarem a desvalorizar e será mais complicado os reforços valorizarem e com a aposta nula na formação tudo fica pior.

    • Alexis
      Posted Agosto 14, 2019 at 10:40 am

      Kafka, a vitória vale 1,9M e o empate 900k! Mas passar aos 8os rende algo como 10M.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 14, 2019 at 10:32 am

    Só Jesualdo Ferreira tem perfil para pegar na equipa neste momento e fazer as opções certas para dar um futuro digno ao clube.

    É imperativo apostar as fichas todas nos jovens promissores do clube. Diogo Costa, Tomás Esteves, Queirós, Leite, Romário, Fábio Silva e mais que venham de baixo. Tentar vendê-los depois por muitos milhões e recuperar o clube aos poucos.

  • MiguelF
    Posted Agosto 14, 2019 at 10:27 am

    O problema é que não são só 44 milhões deitados ao lixo mas também outros valores que o FC Porto poderia fazer na fase de grupos e se passasse aos oitavos. Só aqui deveriam estar valores perto dos 60 milhões.

    Com 60 milhões gastos em reforços (a maior parte não darão retorno financeiro) e com o descalabro de ontem o FC Porto está “obrigado” a vender com Alex Telles, Danilo e Marega na linha da frente.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 14, 2019 at 7:59 am

    O Porto vai ter que vender, disso não há dúvidas. A minha aposta seriam as saídas do Danilo, do Marega e do Soares. Isso daria dinheiro para compensar esta saída da Champions e algum para o próximo treinador dar um cunho pessoal à equipa.

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 10:36 am

      Ter os miúdos que o Porto tem a sorte de ter e não apostar neles é como ter a chave vendedora do Euromilhões e não ir levantá-la.

      O Benfica daria tudo para ter estas pérolas na sua formação. Certamente seriam melhor aproveitados.

      • Scorpion
        Posted Agosto 14, 2019 at 12:21 pm

        A diferença e que o Benfica nao nao os ia “mandar aos leões” assim sem qualquer tipo de planeamento, Tomas Esteves e Fabio Silva teem ambos 17 anos, se estivessem no benfica este ano ate podiam treinar com a equipa A de ves em quando mas iam jogar na equipa B para se prepararem para “dar o salto”.. o Benfica nao salta etapas na preparação dos jogadores, e tudo feito com conta peso e medida, e acho que ainda e muito cedo para o Tomas Esteves e para o Fabio Silva ou corre se o risco de queimar o jogador

        • Kacal
          Posted Agosto 14, 2019 at 1:43 pm

          Não salta etapas, mas tem gente competente nas equipas técnicas das diversas equipas, ao contrário de nós que é à base de “tachinho”.

  • Salah
    Posted Agosto 14, 2019 at 5:22 am

    São provavelmente mais de 60 milhões que deixam de entrar (oitavos), a que se soma um plantel bastante desvalorizado e um grande investimento.

    Em 2017/18, com Champions, o Porto teve 28 milhões de prejuízo. Agora é fazer as contas. Esta época vai ser um desastre financeiro, e se com o plantel a 100% é o que se vê, qualquer venda até Setembro vai criar enormes buracos no plantel.

    Neste momento o Benfica pode estar a viver um momento de viragem. Vencer novamente a liga pode garantir que o Porto fica sem margem de manobra para recuperar o atraso. Se o Félix explodir esta época não é difícil de imaginar que no mercado de verão cheguem várias propostas de 60/70/80 milhões. Jogadores de 30/35 milhões, como o Rafael Leão, passam a estar ao alcance (se estiverem enquadrados no tecto salarial).

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 14, 2019 at 4:26 am

    O Porto pode vender os miúdos promissores ou então cortar em gorduras e vender quem nada acrescenta. Vender Marega (pode ser que alguém dê 15 milhões nas Arábias) e outros 2 jogadores pelo mesmo preço, nas Chinas ou Arábias, seria uma solução que daria dinheiro, libertaria o plantel de jogadores sem qualidade e faria quiçá o espaço necessário para a afirmação de jogadores com mais talento.
    Uma outra solução seria, vendendo alguns jogadores e fazendo por exemplo 50 milhões, desviar disso 20 milhões para comprar 2 jovens promissores que o Porto possa rentabilizar e que dariam qualidade.
    O Porto tem de começar a inverter o paradigma que adoptou nos últimos anos, comprando troncos a preço de luxo e vendendo craques ou deixando-os sair a custo zero.

    • FCPenta
      Posted Agosto 14, 2019 at 11:24 pm

      Essa avaliação do Marega é para rir? 15M? Não está a falar do Soares por acaso?

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 15, 2019 at 1:19 pm

        No momento de forma que está pode ter desvalorizado muito. O Dost que marcou muito mais chegou a ser avaliado em dezenas de milhões, hoje ninguém lhe pega, fruto do péssimo momento.
        Os clubes estão cada vez mais atentos à forma dos jogadores e quando se perde o timing de venda, tudo pode suceder. Alguém diria que o Dost não teria interessados há 3 anos?

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 11:29 am

      Vender o Alex Telles e o Danilo Pereira = conseguir pelo menos 50 milhões com estas vendas.

      Desses 50 milhões tirar 40 para injectar nas finanças do clube de forma a compensar as perdas deste ano e usar os restantes 10 para ir buscar o próximo Alex Telles (Rafa Soares) e o próximo Danilo Pereiro (Nuno Henrique Pina).

  • BrunoV
    Posted Agosto 14, 2019 at 2:33 am

    Quem dera ao Porto que fossem SÓ os 44M perdidos.

    Hoje por ter perdido em casa, perdeu esses 44M, mas o Porto indo à fase de grupos ia para o pote 2 e evitava equipas bem mais fortes que eles. Tendo em conta o historial do Porto, na champions, facilmente ganhavam dois jogos e empatavam um ou outro e passavam a fase de grupos! Logo essa perda ascende os 55M, mas pronto, não vale a pena insistir…

    Agora, na liga europa é esperar que não saiam equipas do leste por causa das viagens, caso contrário imagino um campeonato tenebroso para o Porto nesta época… Recuperar 3 pontos de atraso a este Benfica e andar em viagem longas é preciso um esforço enorme. O mesmo para o Sporting embora que sejam 2 pontos, mas vai dar ao mesmo.

  • GuGu
    Posted Agosto 14, 2019 at 12:52 am

    Outro facto, que merece a devida atenção, é que o campeonato russo ganha aqui a oportunidade de se afastar mais do campeonato português no ranking da FIFA.

    • Luke
      Posted Agosto 14, 2019 at 10:15 am

      O facto do Porto ir jogar a Liga Europa só ajuda Portugal no ranking.

      Passo a explicar: uma vitória na Liga Europa vale exactamente o mesmo que uma vitória na Champions (2 pontos a dividir pelo número total de equipas desse país, neste caso 2 a dividir por 5); na Liga Europa é mais provável que uma equipa como o Porto ganhe mais jogos do que na Champions; Logo, é melhor para o ranking de Portugal se as equipas estiverem na Liga Europa em vez de estarem na Champions.

      • GuGu
        Posted Agosto 14, 2019 at 11:59 am

        Não sabia que o sistema de pontos funcionava desse modo. Sendo assim, resta-me agradecer pela tua explicação.

        • Luke
          Posted Agosto 14, 2019 at 12:08 pm

          De nada! Sempre às ordens!

          • Miguel Lopes
            Posted Agosto 14, 2019 at 5:23 pm

            Sim, mas a entrada na fase de grupos dava logo 4 pontos, e sendo o Porto pote 2, teria capacidade para passar em 2º Lugar com + 4 pontos de bónus (corresponde a 4 vitórias). Esta extrapolação, foi o que aconteceu no ano passado e ainda falta somar os pontos da fase de grupos.

  • Pulga
    Posted Agosto 14, 2019 at 12:22 am

    O Benfica que dê 20 milhões pelo Tomás Esteves. Acredito que seja o único jogador em Portugal com potencial para ser top3 na sua posição. E o Porto equilibrava as contas…

    Não vai acontecer, mas era giro.

    • Scorpion
      Posted Agosto 14, 2019 at 12:16 pm

      o Benfica tem Tomas Tavares no Plantel, tem J.Ferreira e tambem Nuno Tavares que pode fazer a direita, neste momento não precisa de Tomas Esteves, tem é de continuar a poteciar os seus jogadores como tem feito tão bem!

    • DCosta
      Posted Agosto 14, 2019 at 7:56 am

      20 milhões pelo Tomás Esteves? E o que fazes ao Tomás Tavares?

    • Empaler
      Posted Agosto 14, 2019 at 1:31 am

      Para quê quando temos o Tomás Tavares

  • Kacal
    Posted Agosto 13, 2019 at 11:58 pm

    Como tinha dito sobre a política de contratações do clube, podia correr bem (entrar na fase de grupos da Champions e ir o mais longe possível, conquistar títulos, tudo isto daria dinheiro e valorizaria activos), mas podia correr mal (falhar a Champions já aconteceu, os títulos vamos ver mas não estou muito confiante). Gastar 60 milhões em que parte dos reforços têm 28 ou mais anos e dificilmente evoluirão para um patamar de elite, correndo o risco de eles não saírem potenciados e não permitirem retorno, seria arriscado. Ficamos fora da Champions, nem play-off atingimos e agora ficamos numa situação complicada. Continuo a dizer que o sucessor de PdC vai ter muito trabalhinho e muitas preocupações! E até temos jovens da formação com potencial, mas esses nem são aposta e não sairão potenciados. Vendendo Telles e Danilo, que assim só desvalorizam, depois vamos ver-nos numa situação bonita. Apostar em Saravia (claramente limitado) e Marcano (pouco jogou na Roma e volta já com mais 1 ano) em vez dos jovens como Tomás e Diogo Leite, é gestão danosa. Se é para errar e perder, que seja com os miúdos. SC tem que sair e essa é a solução óbvia e mínima a fazer, mas era preciso ainda mais!

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 14, 2019 at 10:34 am

      Para vencer é preciso coragem. Coragem essa que tem faltado no Porto. Coragem para apostar nos mais jovens, coragem em apostar numa equipa sub23, coragem para dar a equipa B a um homem que ganhou a Youth League mantendo o Rui Barros ao comando da equipa B, ele que não percebe absolutamente nada de formação de jogadores.. Isto é claramente gestão danosa.

    • BobbyRalboa
      Posted Agosto 14, 2019 at 10:13 am

      Acho que todos os adeptos portistas que percebam que o futebol português não se faz só de presente mas sim do futuro e da aposta na formação ,sabe que a saída do SC ja devia ter sido ontem . Obrigado pelo título de nacional e pelo abanão na primeira época mas ele é bom nisso (planteis a curto prazo)
      . A questão que me ponho é quem sera que ten o perfil para sentar no banco e numa casa a arder como é o Porto hoje em dia ?

      • De Carvalho
        Posted Agosto 14, 2019 at 2:28 pm

        Jesualdo Ferreira

        Utópico José Mourinho

        Cheio de vontade JJ

      • Kacal
        Posted Agosto 14, 2019 at 1:41 pm

        Totalmente de acordo, BobbyRalboa. Mas olha que ainda havia alguns que recusavam ver as coisas como são… de resto talvez Jesualdo fosse uma boa opção de transição caso ele aceitasse, claro.

Deixa um comentário