Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto empata na Rússia e fica a depender do Zenit; Hélton (que falhou no 1-1) evitou a derrota (defendeu um penálti de Hulk); Azuis e brancos foram melhores no 1º tempo, mas na 2ª perderam o controlo do jogo e falharam o objectivo; Jackson não está acrescentar o que fez em 2012-13, Otamendi continua a somar erros

Zenit 1-1 FC Porto (Hulk 28′; Lucho 23′)
O FC Porto empatou na Rússia e ficou mais distante dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (fica a depender dos resultados do Zenit, sendo que o Atlético pode ter um peso significativo nas contas finais do grupo). Resultado negativo já que os dragões estavam obrigados a vencer, mas pela maneira como a partida se desenrolou, não só permite ao conjunto de Fonseca ter algumas esperanças como até é semi-positivo. Na 2ª metade o Zenit foi claramente superior (mesmo no 1º tempo, à excepção de uma bola parada, controlou o FC Porto), dispôs de várias oportunidades claras de golo (Hélton, apesar da falha no 1-1, já normal no brasileiro nas provas europeias, esteve em grande) e Hulk ainda falhou um penalti (mas um lance infeliz de Otamendi, um de vários ao longo do encontro, aliás algo que tem acontecido com alguma frequência nos últimos jogos).

Um encontro com duas partes distintas que foi um espelho do que os azuis e brancos tem produzido esta época: boa 1ª parte, 2º tempo de menor fulgor e principalmente uma inércia incrível em termos ofensivos (os médios ofensivos são facilmente “engolidos”, os extremos não desequilibram e Jackson está muito longe do que fez no passado – pouco intenso, dá-se menos ao jogo, e quando aparece não é suficientemente incisivo nas suas acções). O FC Porto entrou bem na partida, querendo atacar e romper a defesa do Zenit, a equipa russa consentindo o domínio e esperando astutamente por oportunidades para lançar o contra-ataque, tomando partido da velocidade dos seus avançados. Os azuis-e-brancos detinham a bola e o comando do jogo, criando perigo mas falhando a abordagem ao último terço. Ainda assim, foi com mérito e naturalidade que o primeiro golo chegou: bom cruzamento de Danilo e emenda de Lucho. Porém, poucos minutos mais tarde, um desentendimento geral da defesa (fruto da má leitura de Hélton) deu origem ao golo russo, marcado por Hulk. Entretanto, Jackson (que só apareceu numa bola parada já em cima do intervalo) continuava a passar ao lado do jogo e eram os laterais, Defour e por vezes Varela que criavam perigo junto da baliza de Lodygin. Na segunda parte, um jogo completamente diferente: o Zenit veio pressionante e tornou a construção extremamente complicada para o Porto. A formação portuguesa começou a falhar passes fáceis em zonas perigosas e os russos recuperavam a bola com relativa facilidade, apanhando sempre o Porto em contra-pé. Daí surgiu uma falta de Otamendi dentro da área. Na cobrança da grande penalidade, Hélton defendeu o remate de Hulk, dando nova vida aos dragões. Estes, porém, e apesar de conseguirem equilibrar o tabuleiro, continuavam a cometer erros proibidos e a permitir demasiadas veleidades à equipa russa. Ambos os treinadores viriam a mexer, mas apenas as substituições de Spaletti surtiram efeito, ficando o Porto à mercê do adversário e dos seus ataques venenosos. Todavia, o resultado manteve-se inalterado, mesmo após a insistência da equipa portista nos últimos minutos, numa recta final com o jogo partido e a ritmo desenfreado.

Destaques

Zenit – Jogo à italiana, ou seja muito táctico. Os russos na 1ª parte jogaram com a vantagem pontual no grupo e deram a iniciativa ao FC Porto, mas apenas q.b, pois raramente se expuseram defensivamente, e no 2º tempo aproveitaram o desgaste portista (o conjunto de Fonseca não gere bem o esforço), pressionaram mais alto, dominaram e só não chegaram à vitória fruto das boas defesas de Helton, ou da ineficácia dos avançados. A nível individual, Hubocan foi o melhor em campo (o central esteve intransponível na defesa e ainda acrescentou a isso algumas iniciativas interessantes), Hulk foi Hulk mas algo perdulário, correu muito, impôs a sua qualidade, mas falhou na finalização e ainda desperdiçou um penalti, Danny saiu lesionado, Witsel apareceu na 2ª parte (contribuiu para o domínio dos russos nesse período) e Arshavin entrou bem na partida (esta época foi o único jogador a vergar Fernando, o russo deixou o Polvo para trás em vários lances e também podia ter feito o gosto ao pé).


FC Porto – Boa exibição na primeira parte, a exibir as qualidades do sistema táctico de Paulo Fonseca, mas sem deixar de pôr a nu as suas fragilidades: muito subida, a equipa era facilmente apanhada desprevenida no contra-ataque e era com facilidade que o Zenit punha as bolas nas costas da defesa. No entanto, no 2º tempo, como acima descrito foi mais do mesmo. O FC Porto demonstrou não ter capacidade para fazer figura nesta LC, falta pelo menos um extremo que decida partidas (irónico ver Hulk do outro lado a fazer isso mesmo) e que consiga dar um abanão nos jogos aparentemente irresolúveis. Por outro lado, Paulo Fonseca continua a ser um treinador tímido: a precisar de vencer, voltou a mexer demasiado tarde, não chegando sequer a fazer a terceira substituição. Licá foi uma boa opção, tal como Ghilas, mas quinze e especialmente cinco minutos é muito pouco tempo para se conseguir mudar a história do jogo.

Josué/Varela – o jovem demonstrou mais uma vez que não pode jogar nas alas: flecte constantemente para o centro e a equipa perde verticalidade. Já Varela demonstrou alguma irreverência mas à excepção de um remate já em cima dos 90 não causou grandes estragos na defensiva russa.

Lucho – o argentino não teve dos seus melhores jogos, continuando a insistir nas tabelas a que os colegas não chegam. Falta-lhe capacidade física para estes jogos mais intensos, depois de um bom 1º tempo desapareceu na 2ª parte.

Defour/Fernando – das melhores exibições do elenco azul-e-branco. O belga fez por merecer a titularidade, num jogo em que mostrou o seu enorme pulmão e levou a equipa para o ataque vezes sem conta, assumindo as despesas da construção. O Polvo é o Polvo e voltou a ser decisivo em termos defensivos, dando ainda uma ajuda no ataque.

Otamendi – o argentino precisa de um banho de banco. Soma erros atrás de erros (hoje com penalty incluído) e de determinante para as vitórias do Porto passou a comprometedor. Muitas falhas na abordagem e saída de bola.

Jackson – diríamos dele o mesmo que dissemos de Otamendi (banco), não fosse a conhecida dependência que o FC Porto tem de Cha Cha Cha. Ainda assim, o colombiano continua sem fazer a diferença na LC e a realizar exibições muito apagadas, bem longe do nível e preponderância que demonstrou na época passada.

Danilo/Alex Sandro – o lateral-direito está num bom momento de forma, com subidas inteligentes e perigosas no flanco e trabalho defensivo competente. O esquerdino semeia o pânico na defesa contrária sempre que sobe e ainda cometeu uma falta salvadora para o Porto. Continuam a ser dos únicos destaques positivos desta época macilenta dos azuis-e-brancos.

Hélton – teve duas faces, vilão na primeira parte e herói na segunda. De novo deslize na Liga dos Campeões, algo já habitual, redimiu-se na 2ª parte ao defender um penalty e com as suas intervenções.

61 Comentários

  • Gonçalo
    Posted Novembro 6, 2013 at 6:53 pm

    É incrível a falta de qualidade deste FC Porto no ataque. Como é que se passa de Moutinhos, Hulks, Falções, James para Josués, Licás, Varelas e Defours? Estes nem num Braga eram titulares… Como é que se dá 8 milhões por um defesa (Reyes) para ser quinta opção e no ataque investe-se 3/4 milhões para reforçar todas as posições? Desde que vejo bola não me lembro de ver um FC Porto tão fraco… Para agravar esta situação, o Paulo Fonseca é muito fraquinho! Não há duvida que o nosso lugar este ano é na Liga Europa para não passarmos vergonhas na Champions.
    2 Notas: quantos erros tem de fazer o Otamendi para o Maicon ter uma oportunidade??? Será que o Helton não consegue fazer uma época na Champions sem cometer erros que nos comprometem??? Estou fartinho dos 2!

    • Nuno R
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:19 pm

      eh, respeitinho, falamos de internacionais naquelas que são das duas meelhores selecções da europa da actualidade. O Varela até foi o MVP contra o Sporting, e tudo…

      PS: sei de fonte segura que a figura de Paulo Fonseca está prestes a ser eliminada de todas as fotografias relacionadas com o FCP em que o treinador aparece aparece.

  • FÁBIO COSTA
    Posted Novembro 6, 2013 at 6:53 pm

    Ridículo como aquele guarda-redes lembra-se de defender tudo hoje…
    Ridículo o frango do Helton.
    Ridículo como desde o minuto 60 se vê que o Porto precisa de substituições e essas só aparecem nos minutos 75 e 86.

  • Law
    Posted Novembro 6, 2013 at 6:53 pm

    So consegui ver os ultimos 10' mas o varela é uma nodoa autentica! Já o é desde à muito tempo para cá..

    • Ricardo Peixoto
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:03 pm

      Dizer isso numa altura que o Varela está, claramente, a ser uns dos jogadores que mais produz estes últimos jogos. Não me parece de todo justo.
      Minha opinião claro.

    • Vila Garcia
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:28 pm

      o varela foi dos melhores do porto….

    • Rabensandratana
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:37 pm

      Para mim o Silvestre Varela foi dos melhores em campo, trabalhou muito e tentou sempre criar desequilíbrios.

    • Fernando Carvalho (Ninja)
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:55 pm

      Um dos melhores mas mesmo assim uma nódoa, incapaz de ganhar no 1v1 e o que mais me chocou foi ser mais lento que o lateral do Zenit, para alem de perder bolas quando a equipa estava toda a frente levando a muitos contra ataques perigosíssimos..

      A lição hoje e simples: Paulo Fonseca esta fora das suas capacidades. Plano de jogo medíocre. Substituições medíocres. Defesa completamente desorientada e que corre sérios riscos de desvalorizar activos. O 4231 parece me que cansa os jogadores de uma maneira inacreditável. A quebra da 2a parte foi visível. A qualidade do passe de 1a do Porto e digna de Liga cabovisao.

      Voltamos ao mesmo: Lucho e 8 não 10. Defour e 6 não 8. Josué e 10/8 e não extremo. A defesa não rende metade com Fernando sem ser trinco puro. Quem tem o polvo e defour ou joga a 433 ou e burro.

      Volta Vítor Pereira que estas perdoado….

    • Jorge
      Posted Novembro 7, 2013 at 12:01 am

      quando o varela é dos melhores jogadores em campo, temos um resumo do que está a ser o porto ao nível de exibições ;)

    • slb1994
      Posted Novembro 8, 2013 at 5:29 pm

      Não consigo entender a embirração com o Varela.
      Que não é um jogador da classe de James ou de explosão como Hulk, todos nós já percebemos.
      Mas é um jogador bom no 1 para 1 e que remata bem.Aliás, é o melhor extremo portista

  • luis
    Posted Novembro 6, 2013 at 6:54 pm

    O Hulk continua a ter os mesmos problemas que tinha quando estava em Portugal, é um jogador muito pouco inteligente a jogar. Tem grande capacidade física, mas exagera em praticamente todos os lances. O penalty que marcou é ridiculo para um jogador que custou 60 M€. DO lado do Porto, continuo me a rir quando dizem que o Jackson era um bom jogador para o Real. É possante, mas falta-lhe classe, muita classe.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:04 pm

      Mesmo. Hoje falhou inúmeras recepçoes, passes e o penalti é pessimamente mal marcado
      Manuel

    • Sérgio Gonçalves
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:07 pm

      Luis, respeito a opinião mas discordo por completo. Hulk provou em Portugal e agora na Rússia que é um jogador como poucos, daqueles que por si só consegue resolver um jogo sozinho… Pode não ser o jogador mais inteligente e ser por vezes individualista, mas que resolve jogos sozinho resolve. Já Jackson acho que tem de facto classe para ser considerado um dos melhores avançados da Europa, no entanto um ponta de lança que com a equipa a precisar de marcar tem uma oportunidade de golo (so vi a 2ª parte) não se pode esperar milagres, muito pouco solicitado pelos companheiros, flancos muito pouco explorados.

  • Tiago Alves
    Posted Novembro 6, 2013 at 6:55 pm

    Este Helton é um "case-study", tanto faz borrada da maior como logo a seguir salva. Tira e põe.

    Paulo Fonseca está a confiar que o zenit não ganha ao Atlético!!!

  • hertz
    Posted Novembro 6, 2013 at 6:57 pm

    Na 1a parte comecei a ver um pouco antes do 0-1 e a partir do 1-1 o jogo esteve mais ou menos dividido, com um ascendente do Porto mas na 2a parte o Zenit teve o domínio total do jogo. O Porto bem pode agradecer o péssimo remate do Hulk no penalty e ao arbitro que não assinalou aquele penalty do Mangala (mais uma vez pergunto-me o que é que la estão a fazer os árbitros de baliza…)

  • João Gonçalves
    Posted Novembro 6, 2013 at 6:57 pm

    Só vi a 2º parte, mas nela o jackson não teve quase 1 bola de jeito

  • Hugo
    Posted Novembro 6, 2013 at 6:58 pm

    ainda nada está perdido mas é verdade que este FC Porto pouco ou nada joga.

  • Ricardo Peixoto
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:01 pm

    Porto igual a ai mesmo (esta época): FRACO!
    O Otamendi tem de sair, está a cometer erros que nem nos iniciados são permitidos, Defour não acrescenta nada ao jogo, Licá está a perder gás e Jackson a milhas do que produziu o ano passado.
    Mangala nervoso? Não fosse o Helton este ano ia ser bonito.

  • Laranja Mecânica
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:02 pm

    Este Paulo Fonseca esta a fazer do Porto uma equipa pequena, pouca capacidade de retenção da bola a deficiências no posicionamento dos jogadores em que basta ver o nº de lances perdidos no confronto no homem a homem, estrutura mal a equipa para determinado tipos de embate e com isso os jogadores ficam em sub rendimento…..ou seja é um treinador que não pesca nada de futebol de alto nível…

  • Emanuel
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:06 pm

    Este plantel é uma autentica vergonha! as vendas resultaram em mais de 75M e as contratações foram quem? o treinador não sabe mas também com as opções que tem disponíveis fica difícil, se no ano passado com James e depois da venda de Hulk já se sentia que era urgente ir buscar um extremo, como é que este ano ainda se vende James e as contratações são Licá, Ricardo e Josué??? assim é impossível, vejam o banco do Porto hoje! isto para não falar dos 7M dados pelo Reyes que anda a passear na B… temos de contratar jogadores para o presente!!!

  • H Soares
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:08 pm

    Quando o VM veio com a ideia de que Vitor Pereira era superior a Paulo Fonseca, mostrei-me contra. Mas hoje tenho que concordar, com o que o VM disse.
    Se não vejamos, o exemplo de hoje em que é obrigatório ganhar.
    Primeira parte muito boa com boa intensidade por parte do porto, chega ao golo com justiça, sofre um golo infantil. São incriveis os golos que o Porto tem sofrido esta epoca, para valorizar ainda mais PF diga-se que de cabeça ainda não me recordo de ter mexido na defesa esta apoca. Quando as coisas estão mal e jogo apos jogo continuam mal algo tem que mudar.
    Na segunda parte não existiu Porto simplesmente, qualquer pessoa com dois dedos de testa pergunta-se como é que um treinador a ver o Porto a ser engolido pelo Zenit so mexe na equipa aos 75 min…e aos 85 min.
    Tem razão que não tem extremos de qualidade do plantel diga-se de passagem que Varela e Licá não são extremos para serem titulares numa equipa como o Porto e Josué por mais que esconda não tem nada de extremo.
    Isto é culpa da direção que tem uma equipa com carências de extremos e resolve investir parte do orçamento em dois mexicanos que por melhores que sejam não era o que a equipa precisava.
    Mas também saliente-se que na pré-epoca estavam na equipa jogadores como Iturbe e como Kelvin, um foi emprestado outro anda pela equipa B, preferindo o treinador ficar com o Ricardo que no jogo de hoje nem opção foi nas substituições, optando o treinador apenas por fazer 2.
    Para finalizar dizem muito mal do Jorge Jesus, mas quando o Benfica vendeu Javi Garcia e Witsel, ele inventou Matic e Enzo com imenso sucesso.
    PF já viu que o que tem não chega, ainda assim espera por algo vindo do além, falta de opções? são opções feitas por ele.

    Cumprimentos VM

  • Joaquim Rato
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:11 pm

    Um jogo muito fraquinho do porto, principalmente na 2ª parte…

    O porto esteve por cima na 1ª parte no entanto a sua superioridade nunca foi traduzida em chances de golo.
    Por outro lado na 2ª parte foi um dominio avassalador do Zenit que falhou um penalty teve mais algumas boas ocasioes de golo claras e que só não ganhou por culpa propria, pois o porto não teve capacidade para ter bola e conseguir parar o ataque do Zenit.

    Por fim, em relação à arbitragem, o porto não se pode queixar minimamente pois alex sandro deveria ter sido expulso (claramente) e houve um penalty sobre hulk cometido por mangala já perto do fim.

    Mais uma exibição no geral fraca.

    Vai ser muito dificil o porto a jogar assim e nas condições em que está passar à proxima eliminatoria!

    Cumprimentos

  • Euclides!
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:15 pm

    O Porto não esteve mal, esteve até melhor do que eu esperava, mas de facto neste momento não tem alas
    com nível suficiente para ser uma grande equipa de Liga dos Campeões ao contrário de outros anos, acho que o Paulo Fonseca mexe tarde na equipa por não ter grande confiança nas alternativas, no entanto penso que o Ghillas é um bom jogador, que se tivesse mais ritmo seria uma alternativa válida…

    O Porto controlou bem na primeira parte, volta a sofrer um golo por falhas de comunicação no eixo central e isto mostra que há ali qualquer coisa a falhar a nível de treino, isto não são apenas casos esporádicos de falhas de concentração, há ali alguma coisa nos processos da equipa que cria este tipo de situação, quiçá os jogadores estarão instruídos para não despejar bolas na frente e depois acabam por ter que pensar demasiado quando o que deviam fazer é aliviar o jogo

    Também não percebo porque o Porto com um médio como o Fernando precisa de jogar com o Defour ao lado, Fernando, Lucho e o Josué dariam para dar conta do recado, jogar depois com o Josué a fazer de falso estremo deixa a equipa claramente coxa de um lado e nota-se a perda de profundidade, neste momento a inércia táctica do Porto só é disfarçada com a classe de alguns jogadores, como o Lucho, dos dois laterais e a capacidade física do Jackson que como qualquer outro avançado recente-se do mau momento colectivo

    A continuar assim o Porto terá grandes dificuldades em ser campeão, o Benfica está a subir de forma, o Sporting tem estado consistente, terá ainda deslocações complicadas nos próximos tempos…

    A continuar assim e com falta de extremos o Pedro Proença e o Jorge Sousa ainda se arriscam a ficar no 11 ideal do FC Porto

    • Rodrigo
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:34 pm

      Fernando, Lucho e Josue em S.Petersburgo seria sempre arriscado, na minha opiniao. O Defour continua a ser constantemente desvalorizado quando e um elemento importante nos equilibrios, sobretudo para quem tem dois laterais tao ofensivos e com tanta qualidade no apoio ao ataque.
      O problema reside essencialmente nos erros defensivos que nao eram habituais e que tem acontecido e com a falta de desequilibradores nas alas.

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:22 pm

    O Porto ganhou 70 milhões este ano em transferências , 70 MILHÕES , e que mais valia é que foi buscar?????
    O Porto esta época não tem equipa para mais , e a culpa deve-se em muito ao treinador ,que ate hoje não demonstra acrescentar nada , mas principalmente a Direcção, o Porto antigamente tinha Hulk Falcao James , o único jogador que veio com valor semelhante a estes foi Jackson , tivemos o ano passado sem substituto para Hulk , mas lá chegou para ganhar , este ano sai James , e vão buscar Ricardo e Licá,
    Só quero deixar uma pergunta onde estão os MILHÕES que o Porto ganhou ??????????

    Ps: Como é óbvio o Hulk vale muito mais de 40 milhões, e acredito que foi transferido por um valor superior a esse, mas onde está esse dinheiro????eu digo está com o Senhor Antero

    José Loureiro

  • Alexander Sweden
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:24 pm

    O que diriam se fosse o Xerife "Maurício" a fazer as mesmas borradas que o Otamendi e o Mangala têm feito durante esta época? Como é possível haver tanta exigência para um jogador que veio da segunda divisão por tuta e meia e ao mesmo tempo tão pouco rigor para atletas que custaram o seu peso em ouro?
    O que anda a fazer o Maicon no banco?
    Josué e Defour acrescentam muito pouco para merecer a titularidade num grande. O Porto tem que adquirir um extremo e um nº 8 de categoria internacional no mercado de Janeiro.
    Jackson nunca me enganou. Usufruiu do efeito "Pena". Começou bem, quiçá pelo efeito surpresa, mas está longe de ser fabuloso. Demasiados jogos sem marcar são incompatíveis com o valor que supostamente está avaliado.
    Paulo Fonseca parece-me flop. A equipa apresenta um futebol muito fraco e não consegue extrair o melhor dos seus jogadores.

    • Rodrigo
      Posted Novembro 6, 2013 at 7:37 pm

      Concordo quando refere o facto do Mauricio ser crucificado a cada erro que comete, algo que nao acontece com o Otamendi ou o Mangala que custaram bastante mais e que tem cometido erros inadmissiveis num clube com as ambiçoes do FC Porto.

      Em relaçao ao resto nao concordo. O Josue tem estado bem, mas claramente nao esta a ser beneficiado com o papel que lhe tem sido atribuido. O Defour, por outro lado, e um elemento importante nos equilibrios e nao percebo o porque de ser tao desvalorizado.

      Por fim, comparar o Jackson com o Pena e ridiculo. Alem disso, estar 2 ou 3 jogos sem marcar acontece aos melhores pontas de lança do Mundo por vezes e nao e por isso que o colombiano deixa de ser um jogador de grande qualidade. Parece-me em crise de confiança claramente e concordo que nao esta com aquele killer instinct da epoca passada, mas provavelmente e apenas uma ma fase e mais tarde ou mais cedo o "Cha Cha Cha" vai voltar a fazer aquilo que levou o FC Porto a adquiri-lo: golos.

  • Filopez
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:25 pm

    Boa primeira parte, desgraça no segundo tempo. O Varela nao consegue correr para a frente, é ridiculo, vou-lhe pagar umas moletas. O Lucho esteve muito bem, quando perdeu gas a equipa foi ao ar. Na frente ninguem fez nada de jeito principalmente o Varela. Grande jogo do el comandante e do Danilo. O fernando e o Defour tambem nao estiveram mal. Uma arbitragem mais rigorosa e o Alexsandro e o Otamendi eram explusos e o mangala tambem fez penalti no final.

    PS: Alguem sabe se existe alguma clausula que impede o ghilas de jogar mais de 5 minutos por jogo? O Toze ja mostrou muito mais na equipa b do Porto que herrera, carlos eduardo e Mikel mas ainda assim nao tem nenhuma oportunidade. ja agora o portugues marcou 2 golos hoje num jogo em que o Herrera e o carlos eduardo jogaram mas eles que nao se preocupem que contra o guimaraes jogam eles enquanto o Toze vai ao norteshopping comprar umas moletas para o varela porque se for eu ou outro portista a comprar damos-lhe com elas na cabeça.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:27 pm

    De facto o FC Porto este ano nao esta a apresentar um grande nivel e isso reflecte-se nas partidas da Champions claramente. A qualidade do plantel, sobretudo a nivel ofensivo, nao e a mesma de outros tempos e faltam claramente elementos desiquilibradores a equipa de Paulo Fonseca. Alinhar na Champions com Josue e Varela nas alas (tendo Lica no banco) e manifestamente curto para quem ja teve Quaresma, Hulk e James.
    A somar a isso tudo, a propria defesa que era o grande baluarte do campeao nacional tem cometido diversos erros ultimamente e o meio-campo ainda nao se estabilizou depois da saida do Mourinho e e facilmente engolido por equipas do mesmo nivel, sobretudo quando os minutos da partida avançam.

    Em relaçao a esta partida, o FC Porto dominou claramente a partida na maioria da primeira parte, mas a verdade e que apos se ter colocado em vantagem permitiu o empate num lance infantil (mais um) da defesa (Helton incluido) e desde ai nunca mais se superiorizou. O Zenit tinha a liçao estudada (bloco baixo e explorar o contra-ataque e as costas da defesa azul e branca com a velocidade do Hulk) e sobretudo na 2ª parte esteve ate por cima do FC Porto.

    Em termos individuais, o Helton esteve no melhor e no pior, ou seja, tem culpas no 1º golo, mas foi igualmente heroi ao defender o penalty e outros lances perigosos do Zenit. Alem do brasileiro, o Danilo exibiu-se a bom nivel, o Fernando fez mais uma excelente exibiçao em termos de pressao e recuparaçao da bola, o Lucho foi importante na 1ª parte e esteve ligado aos melhores momentos do FC Porto e o Defour foi importante nos equilibrios.
    Por outro lado, os centrais, sobretudo Otamendi, voltaram a comprometer, o Josue acrescentou pouco, o Varela foi uma nulidade e o Jackson nao esta com aquele "killer instinct" a que nos habituou na 1ª epoca em Portugal (a verdade e que apesar do registo fantastico de golos com a camisola do FC Porto tem apenas 4 golos na Europa…).

    Deste modo o FC Porto fica dependente do Zenit e caso a equipa russa nao escorregue preve-se um ano bastante fraco para as equipas portugueses nas competiçoes europeias.

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:34 pm

    Boa 1ª parte, foi pena o erro que permitiu o empate dos russos, responsabilidade para o Hélton e para o Alex Sandro.
    Na 2ª parte só deu Zenit, este FCPORTO fisicamente não aguenta um ritmo elevado por muito tempo, o Paulo Fonseca mais uma vez leu mal o jogo e só colocou o Ghilas a 5 minutos do final, ainda para mais todas as pessoas viram que o Lucho e o próprio Defour estavam cansadíssimos.
    Otamendi fez uma exibição horrível, esteve presente em quase todos os lances de perigo do Zenit, tem definitivamente de ir para o banco de suplentes, acumula erros atrás de erros.
    Defour não acrescentou rigorosamente nada ao jogo, Herrera foi pena estar castigado.
    Boa exibição do Varela, Jackson Martínez continua muito só, lá na frente, Josué boa 1ª parte, na 2ª quase que desapareceu do jogo, Lucho sempre muito esforçado e marcou um belo golo, mas penso que deveria ter saído aos 60/65 minutos de jogo.
    Hoje, hipotecamos quase definitivamente as hipóteses de seguirmos em frente na Champions League.
    Agora dependemos de terceiros e quando essa situação se verifica, muito dificilmente o FCPORTO seguirá em frente, tendo em conta que ainda terá de jogar em casa frente ao Áustria de Viena e ir a Madrid.

    • luis bcn
      Posted Novembro 6, 2013 at 8:36 pm

      "Herrera foi pena estar castigado"…foi pena não, o jogador fez por isso e provavelmente acabou com o Porto na champions

  • Pedritxo
    Posted Novembro 6, 2013 at 7:46 pm

    o porto pelo menos esta melhor do que o benfica para passar.

    O problema que o porto tem e o jogo em espanha

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 6, 2013 at 8:05 pm

      tem tantas hipotesses como o benfica. o benfica ira e jogar com uma equipa superior. as duas equipas falta o jogo com o lider do grupo, o benfica e em casa. e depois tem as duas jogos relativamente faceis. estao as duas dependentes do 2º lugar, no caso do porto ate e mais forte.

    • Bruno
      Posted Novembro 6, 2013 at 8:06 pm

      Ui, muito melhor não haja duvida …

      Tem de ir a Madrir, e parece-me que a jogar assim, nao atinja um grande resultado.
      Além disso, o Austria pode não ser pera doce no dragao!

    • Manuel
      Posted Novembro 7, 2013 at 12:34 am

      A maior diferença é que o Porto perdeu os dois jogos em casa, o Benfica perdeu-os fora.
      Em teoria será mais fácil ao Benfica ganhar em casa ao PSG do que o Porto ao Atlético em Madrid. De certeza que o Atlético não quer perder o jogo em sua casa. E se o Diego Costa jogar… não jogou no Porto.

      O Austria merecia ter ganho o jogo em Viena, como disse o Spalletti. Vamos a ver como corre no Porto.
      O Zenit tem razões de queixa das arbitragens. O Spalletti disse que o Jackson devia ter sido expulso no Dragão. "Nunca vi uma coisa assim", disse ele.
      E hoje houve um penalty claro sobre o Hulk que ficou por marcar.
      Enfim, as externalidades correm sempre a favor do Porto.

    • paulo
      Posted Novembro 7, 2013 at 9:41 am

      o atletico de madrid jogara com as 2ªs linhas na grecia e contra o porto em madrid! Quem ira decidir sera o zenit… Se perder outra vez 2 pontos contra a pior equipa da champions e o porto ganhar os 2 jogos, o porto passa na boa! Ja o benfica ira pra liga europa!

    • Manuel
      Posted Novembro 7, 2013 at 11:24 am

      Quem lhe disse isso, o treinador do Atlético? Na Grécia até podem jogar com os juniores que irão ganhar com certeza absoluta.
      O Zenit ou muito me engano ou não perde jogo nenhum.

    • Sideshow Bob
      Posted Novembro 7, 2013 at 2:34 pm

      Pedritxo, que a 1ª frase do teu comentário te sirva de consolação depois da exibição medíocre de ontem.

      Um abraço

    • vitor
      Posted Novembro 7, 2013 at 3:17 pm

      a diferença é que pelo segundo ano seguido o benfica não consegue passar o grupo mais facil da champions.

  • Sérgio Gonçalves
    Posted Novembro 6, 2013 at 8:22 pm

    O Porto esta época parece que está num ano de estabilização. Não investiu em jogadores de maneira a que a ambição europeia possa ser mais que modesta, apostou num treinador sem experiência europeia (o que não é de todo relevante), e a aposta em jogadores do mercado nacional levam-me a ter esta hipótese em consideração. Do jogo vi a 2ª parte, o Porto nada fez para justificar um resultado positivo, e mostrou realmente um plantel limitado para estas andanças. Nas alas falta claramente um jogador que estique o jogo, que solicite o ponta de lança, com drible, remate e que cruze bem, porque apesar de achar Varela um bom jogador, dizer que ele é o melhor extremo do Porto não é algo a que esteja habituado. Ainda há hipóteses de qualificação mas as expectativas não são as melhores. Eu próprio elogiei a defesa do Porto há uns dias no post do clássico, e continuo a achar que é uma das melhores defesas da Europa, mas os centrais estão claramente em má forma, jogo após jogo vão somando erros banais, e quando há Maicon no banco e um jovem que custou 8 milhões na B, custa-me a aceitar que não tenham uma oportunidade. Caso se qualifique, um extremo em Janeiro é crucial, a não ser que o patamar nacional seja suficiente para as aspirações desta temporada, mas caso o Benfica confirme a subida de forma, e o Sporting se mantenha competitivo deste modo, as circunstâncias podem mudar.

    Cumprimentos

    • MM
      Posted Novembro 7, 2013 at 5:29 pm

      não investiu em jogadores?só em reyes e Herrera gastaram quase 20 milhões de euros,mais 5 por metade do passe do quintero,com as restantes aquisições,devem ter investido mais de 30 milhões de euros. É certo que saíram jogadores importantes e fizeram grandes vendas,mas na teoria,se se dão quase 10 milhões por um jogador, é para que este seja titular e de imediato uma mais valia para a equipa.o que não aconteceu,pelo menos para já.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 6, 2013 at 8:36 pm

    Mau resultado. O Porto continua irreconhecível,a sofrer golos em todos jogos, e golo completamente "absurdos", com desconcentrações que não estava habituado a ver o Porto sofrer.
    Helton acabou por "salvar" de um resultado ainda pior.
    Fonseca assim não aguente muito tempo…

  • Zapata
    Posted Novembro 6, 2013 at 10:24 pm

    Há equipas com sorte, outras com azar.
    Hulk falhou penalty, 2 que ficaram por marcar.
    FC Porto teve a sorte do jogo.

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2013 at 10:41 pm

    Embora não goste muito de comentar os jogos ou os problemas de outros clubes que não o meu, julgo que a construção do plantel do FC Porto para esta época, e nomeadamente a falta de um extremo desequilibrador, terá muito a ver com a aguardada chegada no início da época e à borla, de um elefante grande, que entretanto rumou para muito longe e furou as contas dos responsáveis portistas.

    Fernando Silva

  • João Leite
    Posted Novembro 6, 2013 at 11:23 pm

    Só vi o resumo do jogo e o Otamendi está a pedir banco. Só admito que não vá para não o desvalorizar numa futura venda no Mercado de Inverno.
    Não é admissivel que uma equipa como o Porto só tenha "gás" para meio jogo. Tem que fazer um patrocínio com a Gazprom :)
    Curiosamente disse antes do jogo aos meus amigos que o Danny tinha mais 2 jogos para se lesionar antes da selecção, acertei logo aos 28 minutos. Mesmo que seja verdade, são coincidências a mais.

  • Daniel Alves
    Posted Novembro 6, 2013 at 11:27 pm

    Empate sortudo do porto na Rússia. Voltou a jogar bem só uma parte e teve sorte de não estar agora em ainda mais apuros. 1ª parte de bom nível dos azuis e brancos e 2ª parte para os russos. Não desvalorizando o que o fcp produziu nos primeiros 45´, parece-me que este jogo correu sempre como o Zenit quis. Mais uma vez o fcp denota a falta de capacidade que costuma demonstrar nas provas europeias e está em risco de ir para a Liga Europa.
    Hulk no dragão isolado falha, hoje de penalti volta a falhar…Deviam investigar quem é que lhe paga.

    Resumindo, jogo de feição aos russos, e sorte portista que ainda viu o árbitro fazer vista grossa a um penalti de mangala sobre Hulk aos 88´.
    agora vai depender bastante do que fizer com os próximos adversários e o Austria, sendo o mais fraco, pode não ser tão meiguinho como por aí se pensa

  • Kev
    Posted Novembro 6, 2013 at 11:42 pm

    O próximo treinador do Porto vai ser o Domingos Paciencia.

  • mv
    Posted Novembro 6, 2013 at 11:43 pm

    O Porto atacou enquanto isso foi a vontade do Zenit. Acho que a primeira parte foi mais demérito da estratégia Russa do que pela força do Porto. Segunda parte fez lembrar o jogo de 2011. Este Arshavin ainda é suberbo. Faz muito tempo que não via um jogador a comer o Fernando como ele o fez

  • SCP4ever
    Posted Novembro 6, 2013 at 11:46 pm

    Não li todos todos todos os comentários, mas assim na diagonal não me pareceu ver ninguém referir a arbitragem de hoje. Depois de na semana passada ouvir que se percebia porque é que a Gazprom patrocinava a UEFA, hoje ninguém refere:

    – 3 amarelos não mostrados a Otamendi (penaltie, e duas faltas á entrada da area, a primeira a derrubar Hulk e a segunda um entrada dura, mas para amarelo)
    – penaltie nao marcado de Mangala sobre o Hulk
    – Livre indireto e expulsão ou amarelo para danilo por falta violenta sobre witsel
    – expulso para alexsandro por derrube de hulk que se isolaria

    e só vi a 2ª parte, imagino a 1ª

    • Manuel
      Posted Novembro 7, 2013 at 12:38 am

      Concordo.
      Além disso tentaram impedir que o Witsel jogasse hoje, pois tinha sido punido, estranhamente, com 2 jogos de suspensão quando o normal para 2 amarelos é ser apenas um. Por sorte o Zenit protestou e retiraram o 2º jogo de castigo. O Mortágua por alguma razão está no sítio certo.

    • Hugo
      Posted Novembro 7, 2013 at 11:30 am

      Falso. Foi expulso com vermelho directo. Curiosamente não vi o Manuel a comentar a derrota do seu clube

    • Manuel
      Posted Novembro 7, 2013 at 2:14 pm

      O que há para comentar? Que devia ter ganho por 4 ou 5?

    • Czarli
      Posted Novembro 7, 2013 at 2:54 pm

      O Manel comenta mais sobre o Porto do que outra coisa qualquer.

  • Jorge
    Posted Novembro 6, 2013 at 11:58 pm

    este plantel do porto está carregado de jogador banais..sim..BANAIS…tais como josue, lica, otamendi e varela só para mencionar aqueles que são chamados constantemente ao 11

    a juntar a estes mangala e jackson também já tiveram melhores dias e lucho não caminha para novo..claro que a nível interno estas deficiências ficam camufladas muito por causa da fraqueza das restantes equipas tirando os outros 2 grandes, braga e Estoril (Guimarães e Marítimo também poderiam ser incluídos neste lote em épocas anteriores, não nesta)..mesmo assim o Jackson já não marca para o campeonato à 2 jogos e já não sabe o que é marcar um golo à pelo menos 4 (quando se diz que Montero está em crise por não marcar à 2 jogos, o que dizer do jackson??)

    a juntar a isto tudo ainda tem um treinador muito, mas mesmo muito. medíocre…volta vitor pereira, estás perdoado…assim é difícil

    • Daniel Alves
      Posted Novembro 7, 2013 at 1:03 am

      Não sei a sua preferência clubística, mas tenho de fazer um reparo. Não concordo quando coloca otamendi nessa lista de jogadors banais. Quando ele chegou ao fcp não o conhecia, mas para mim é o melhor central do porto e a par de Garay o melhor em Portugal. Sempre achei mal quando era rolando ou maicon titular e não ele e acho que já devia ter sido chamado à seleção Argentina mais cedo. Concordo sim que está a passar por uma má fase, desmotivação ou má forma não sei, e considero irónico ser chamado à seleção quando está a passar provavelmente pelo pior momento de dragão ao peito. Quanto ao resto, concordo absolutamente

    • Jorge
      Posted Novembro 7, 2013 at 3:07 am

      não partilho da sua opinião caro Daniel..o otamendi é um central banalíssimo…o porto tem a melhor dupla de centrais do campeonato, Mangala e Maicon…embora não seja portista tenho de admitir que o o Maicon é um central que teria lugar em qualquer clube em Portugal..é mesmo muito bom

      quando vejo o otamendi jogar sei que a probabilidade de ele falhar é muito mais elevada que qualquer outro dos centrais mencionados..a concorrência agradece, tal como agradece que josue, lica ou varela joguem (nenhum destes era titular nos outros 2 grandes..e não, não estou a ser arrogante)..é sinal que o jackson é servido em condições menos vezes

    • Daniel Alves
      Posted Novembro 7, 2013 at 12:01 pm

      Respeito a sua opinião…também não sou portista. mangala é de facto um excelente central mas tem um impeto agressivo muito forte. maicon não me enche as medidas. preferiro otamendi, como deve ter percebido pelo meu comentário. Mas de resto, lá está, concordo. Quanto pior o jackson for servido melhor para os outros

  • Doppelt sound
    Posted Novembro 7, 2013 at 11:49 am

    Nunca pensei dizer isto, mas tenho saudades do Vitor Perreira, uma equipa como o FCP a jogar com 2 pivots é no mínimo irônico, alem do Fernando dar conta do recado sozinho (notou-se contra o Zenit quando Herrera foi expulso) causa grande buraco no meio campo. As substituições também não as melhores, muitas vezes tardias. Com esta táctica é normal quebrarmos sempre na 2º parte, o esforço físico é maior com esta quebra no meio campo. Faltam também extremos, não percebo também o empréstimo Iturbe sem ter reais oportunidades e o desaparecimento do Kelvin. Com este plantel preferia jogar em 4-4-2.

Deixa um comentário