Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto empresta ao Vit. Setúbal; João Silva reforça o Paços; West Ham “pesca” no Milan; Gilardino deixa o Guangzhou; Chelsea e Tottenham levam negas; Benfica com 8 jogadores nos sub-19; Dragões dominam nos sub-18

Um dos muitos guarda-redes que chegou ao Dragão nos últimos anos que à partida já se sabia que não ia ser mais do que uma 2.ª ou 3.ª solução, e neste casos, se ignorarmos o aspecto financeiro, até surpreende mais a opção do jogador. Em Setúbal com a concorrência de Raeder também não é certo que seja titular, mas mesmo que ganhe um lugar no 11 aos 33 anos também já não vai a tempo de ganhar estatuto.
O guarda-redes Ricardo é oficialmente reforço do Vitória de Setúbal por empréstimo do FC Porto. Sem espaço no conjunto de Loptegui, devido à concorrência de Casillas e Helton, o antigo guardião da Académica, de 33 anos, foi cedido até final da época.

Também era pretendido pelo Arouca – João Silva, que se desvinculou do Palermo esta semana, é oficialmente reforço do Paços de Ferreira. O avançado português, de 25 anos, formado no Desportivo das Aves, que conta com passagens por Everton (Inglaterra), União de Leiria, Vitória de Setúbal e Levski (Bulgária), assinou por uma época.

Mercado – De acordo com a imprensa italiana, o Milan emprestou o ponta-de-lança Alessandro Matri ao West Ham. O internacional italiano estava tapado por Bacca, Adriano e Balotelli e os Hammers há muito que estavam no mercado por um avançado; Já Gilardino desvinculou-se do Guangzhou e é oficialmente reforço do Palermo; Na Premier League continuam as novelas dos pedidos de transferência, mas por enquanto não está fácil para Tottenham (fez proposta por Saido Berahino) e Chelsea (anda há um mês a aliciar John Stones). O West Brom e Everton anunciaram publicamente que rejeitaram os pedidos de Berahino e Stones, respectivamente.
Surpreende que elementos como Rui Pedro e Moreto ainda sejam apenas opção nos sub-18 – Emílio Peixe deu a conhecer a lista de 20 convocados da Seleção Nacional sub-19 para dois encontros particulares diante da Suiça (1 e 3 de setembro) e um frente à congénere espanhola (8 de setembro). Estes serão os últimos testes antes dos primeiros jogos oficiais da época, que terão lugar entre os dias 10 e 15 de novembro. Para marcar presença na Ronda de Elite, Portugal terá de terminar numa das duas primeiras posições do grupo 7, que inclui ainda as seleções da Moldávia, da Lituânia e da Grécia. O Benfica com 8 elementos é a equipa mais representada. Lista de Convocados: Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, João Carvalho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches e Yuri Ribeiro; Inter: Pedro Delgado; FC Porto: Fernando Fonseca, João Cardoso, Jorge Fernandes e Luís Mata; FC Zurich: André Ribeiro; Rio Ave FC: Carlos Alves; Sporting: Bruno Paz, Pedro Empis e Pedro Silva; Vitória SC: Alexandre Silva e Denis Martins. Também José Guilherme anunciou a primeira convocatória enquanto responsável técnico da Seleção Nacional sub-18 para a participação no Torneio Internacional da Suécia, competição na qual Portugal irá medir forças com as suas congéneres da Eslováquia e da Noruega, além da equipa da casa. O FC Porto, com 7 jogadores, domina a convocatória. Lista de convocados: Benfica: Bruno Lourenço, Fábio Duarte, Tiago Dias; FC Porto: Bruno Pereira, Generoso, Idrisa Sambu, Madi Queta, Moreto Cassamá, Rui Pedro, Rui Pires; SC Braga: João Queirós; Sporting: Abdu Conte, Gonçalo Vieira, João Mendes, Pedro Ferreira; UC Sampdoria: Pedro Pereira; UDL – UD Leiria: Bruno Jordão; Vitória SC: Filipe Dinis.

0 Comentários

  • João Magalhães
    Posted Agosto 27, 2015 at 8:51 pm

    Não se entende esta ideia tão estanque quanto aos escalões. Os de 97 em 97, os de 98 em 98, os de 99 em 99. Depois é ver a Espanha a ser campeã da europa de sub19 (96) com alguns dos melhores jogadores a serem de 97, como o Vallejo e o Mayoral. Não é que seja obrigatório subir todos de escalão, porque isso só se deve fazer quando estão a mais em determinado sítio e quando não há muito para aprender, mas há vários nomes nos sub18, que são de 98, que são superiores aos que estão na sub19 e inclusive não vão ganhar muito em termos competitivos nesse escalão.

    O Conté e o Pedro Ferreira do Sporting, o Moreto, Rui Pires e Rui Pedro do Porto são jogadores que cabiam perfeitamente naqueles sub19 e alguns deles até no onze.

    Quanto aos sub19 que é o escalão que verdadeiramente interessa e tem jogos oficias no decorrer da época (o de sub18 é de transição, pouco significativo), é um grupo engraçado, porque beneficia essencialmente dos jogadores da equipa B do Benfica que já são profissionais. Não conheço o André Ribeiro do Zurich, mas parece o jogador mais de referência para o centro do ataque.

    Geração interessante, mas que podia dar outro salto com 4/5 nomes que estão nos sub18. Acho que o onze que deve entrar nesta fase deve ser : Pedro Silva, Fernando Fonseca, Francisco Ferreira e Jorge Fernandes (julgo que o Rúben Dias está lesionado, é o melhor central desta geração), Yuri Ribeiro/Empis, Pedro Rodrigues, Sanches, Gonçalo Rodrigues, João Carvalho, Diogo Gonçalves e Alexandre Silva.

    Incompreensível Bruno Costa do Porto fora da convocatória.

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 8:57 pm

      É uma vergonha o Bruno Costa estar fora. Este seleccionador nem deve ver os jogos do Porto!!

      SD16

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:11 pm

      João, acho que o Carlos Alves é de 98. De resto, concordo com o que dizes, há vários jogadores dos sub-18 que poderiam e deveriam ser opção para os sub-19.

      Saudações,

      Crow

    • João Magalhães
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:37 pm

      Continuam a ser poucos os casos. O Paz também é de 98 e não se entende a chamada dele a esta equipa.

    • Mega Badjeras
      Posted Agosto 27, 2015 at 10:43 pm

      Espero é que quando for a doer o Rúben Neves volte a este plantel porque é estritamente necessário se queremos ir longe e não, não é um passo atrás na sua evolução.

      O Hugo Santos desta vez ficou de fora e foi o Fernando Fonseca.

      O Rui Pedro sim era obrigatório nesta equipa pois o Hugo Neto e o Fábio Novo do Benfica ele não chama, o André Ribeiro vi pouco mas acredito que seja bom, o Hélder Ferreira do Guimarães também ficou de fora, o Alexandre Silva na minha opinião é fraco, portanto só nos restava o Rui Pedro.

      Quanto ao Moreto Cassamá discordo, não tira o lugar nem ao Renato Sanches, nem ao João Carvalho, nem ao Gonçalo Rodrigues e como tal não faz sentido a sua inclusão.

      O leque de opções desta geração felizmente é muito variado.

      O Rúben Dias só pode ser lesão pois é um jogador importantíssimo e é o segundo capitão a seguir ao Neves.

      O Buta para mim é mais do que péssimo, é outro Sancidino.

      Da convocatória dos sub 18 havia vários jogadores que ficaram de fora e que podiam ter entrado nas contas e são do Benfica, falo destes porque são os que conheço:

      Jorge Pereira, João Tavares, Nuno Gonçalves, Ricardo Mangas, Marcelo Santos (este último é de qualidade duvidosa) e que não foram chamados.

    • João Magalhães
      Posted Agosto 27, 2015 at 10:47 pm

      O João Tavares está no Feirense emprestado, não é do Benfica, assim como o Nuno Gonçalves. Quanto ao Moreto, acha que tinha claramente lugar nestes sub19 e nem tem que ser pelos jogadores que citaste do Benfica. Há ali médios inferiores a ele. O Buta anda a ser testado a lateral direito, julgo que aí pode ser mais jogador do que na frente (Hugo Santos é suplente dele).

    • Mega Badjeras
      Posted Agosto 27, 2015 at 11:00 pm

      Estarem emprestados pelo Benfica não invalida que não pertencam ao Benfica mas obrigado por esclareceres melhor as suas situações. Deverá ser um empréstimo passageiro como aconteceu com o Francisco Ferreira na época anterior onde esteve a rodar no Casa Pia.

      Tenho duas questões para ti, não concordas que o Rúben Neves continue a ser aposta nesta geração?

      E a segunda é se sabes onde foi parar o defesa central Ricardo Carvalho (geração 96) ex júnior que o Benfica foi buscar ao Guimarães quando este tinha 16 anos?

    • João Magalhães
      Posted Agosto 27, 2015 at 11:10 pm

      Sim, eu entendi, é normal isso dos Júniores. Não acho bem que o Rúben venha jogar aqui, nem me acredito que o faça. A menos que perca muita importância no Porto.

      O Ricardo não faço ideia, talvez esteja sem clube.

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 11:21 pm

      Facciosissimo pegado o Mega ter metido todos esses jogadores do Benfica a frente do Moreto, tivesse ele no Benfica e a conversa era o oposto! Visto que ele seria titular de caras em qualquer equipa com esses jogadores!
      O facto dele nao ser convocado para esta seleção é so mais uma prova do que não convocam os melhores nas selecção portuguesas, poderia dar exemplos em todos os escalões desde a principal ate aos sub 15, mas nem vale a pena porque todos conhecem a realidade, quem convoca sao os interesses entre os agentes e os clubes que querem meter a formação num pedestal custe o que custar, e para quem sabe ler entrelinhas digo ja que o financiamento nao foi so em infra-estruturas e prospecção!!!

      Iniesta

    • Júlio Antunes
      Posted Agosto 27, 2015 at 11:24 pm

      Os sub19 só têm qualidade no miolo. Os defesas não são nada por aí além e é das poucas fornadas portuguesas sem extremos de inegável qualidade.

      De realçar já um punhado de jogadores do Benfica e o Pedro Silva do Sporting a competir na Segunda Liga, em termos técnicos o nível é baixo mas sempre lhes dá outro andamento táctico e físico.

    • Mega Badjeras
      Posted Agosto 27, 2015 at 11:48 pm

      Júlio Antunes discordo quando dizes que a defesa não é nada por aí além, assim de repente não me lembro de nenhum quarteto melhor em gerações anteriores. Desta geração de 97, os centrais titulares (Rúben Dias e Francisco Ferreira ) são muito seguros, jogam juntos desde há muitos anos nos escalões do Benfica e seleções nacionais e têm ambos muito boa saída de bola, o que é raro hoje em dia. O próprio Jorge Fernandes também é um bom central.
      O Yuri Ribeiro é de qualidade inquestionável, muito ofensivo, faz o corredor todo e cruza bem, melhor que o Rafa e o Rebocho de 95.

      O lado mais frágil é o de lateral direito em que nem o Fernando Fonseca nem o Hugo Santos são de top.

      Nos extremos concordo contigo, não é o melhor desta geração e principalmente porque são todos franzinos. Fazia falta aqui um Gonçalo Guedes.

    • Anónimo
      Posted Agosto 28, 2015 at 8:35 am

      João Magalhães, o Bruno Paz compreende-se porque, para alem do seu potencial, é unico jogador sub18 que pode fazer varias posiçoes como central, 6 e 8 (e ate defesa direito). Repara que nos sub19 o Peixe so chamou 3 centrais. O Paz é polivalente e isso faz toda a diferença. Já para nao falar da sua capacidade fisica acima da media. As vezes as pessoas tem que olhar para varios aspetos e tentar compreender estas convocatorias.

      Mas uma coisa é certa estas duas geraçoes mais a atual sub17 sao fortissimas. E mesmo a sub16 que aí vem tambem tem muito talento

      Hugo M.

    • Anónimo
      Posted Agosto 28, 2015 at 8:38 am

      Mega, Nuno Gonçalves está no Guimaraes e o Marcelo no Rio Ave.

      Hugo M.

    • Invictus
      Posted Agosto 28, 2015 at 10:57 am

      Peixe nunca sera um grande treinador, deve estar a fazer favores alguem,ou então ñ percebe mesmo, deixa de fora Rui Pedro(titular indiscutivel) Rui Pires(possivel titular) Moreto(possivel titular) Bruno Costa…

      João Magalhães

      Uma pergunta, deixavas algum destes que mencionei fora dos sub19?

    • João Magalhães
      Posted Agosto 28, 2015 at 11:25 am

      Hugo

      Não sei se concordas comigo, mas acho o Bruno Paz melhor no miolo, que na lateral ou central. E para lateral vejo 2, Fonseca e Buta (adaptado no Benfica), para central os tais 3 (que acho suficientes para este tipo de estágio) e para o meio campo havia o Pedro Ferreira (que acho dos jogadores com mais margem do Sporting).

      Eu até gosto do Peixe, mas a ausência do Bruno Costa é estranha, até por que leva o João Cardoso do Porto ou o Mata que são inferiores a ele nas respectivas posições. Os outros 3 eram titulares para mim, talvez o Rui Pires ficasse no banco, mas discutir o lugar com o Pedro Rodrigues.

    • Anónimo
      Posted Agosto 28, 2015 at 8:40 pm

      Sim João. Talvez trocasse o Mata pelo Bruno Costa, mas sinceramente ainda não decifrei qual é a posição em que o Bruno Costa rende mais (interior ou extremo).

      E sim, na minha opinião, o Pedro Ferreira até poderia ser o "Ruben Neves" do Sporting, mas isso era se houvesse aposta.

      Hugo M.

  • Dr. Strangelove
    Posted Agosto 27, 2015 at 8:59 pm

    Incrível o poder financeiro das equipas inglesas.

    Como é que é possível uma equipa como o Everton rejeitar 45 milhões de euros por um defesa que ainda não mostrou valer metade disso? O Berahino por 30 milhões também era uma boa venda. É uma pena que isto só seja possível em Inglaterra. Na Alemanha, tal como na Inglaterra, o dinheiro da televisão é distribuído justamente, mas, mesmo assim, as equipas "pequenas" recebem muito menos dinheiro do que na Premier League. A única liga onde seria possível haver uma mudança deste tipo de forma a que as equipas mais pequenas pudessem rejeitar propostas deste tipo e manter os seus melhores jogadores é a Liga Espanhola, pois as receitas embora sejam inferiores às inglesas, são as segundas maiores do mundo. Mas o domínio de Real e Barcelona interessa a muita gente.

    Se não estou enganado, no ano passado já houve conversas para mudar a distribuição do dinheiro da TV na liga espanhola. Alguém sabe se essas conversas chegaram a algum lado?

    • Kacal I
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:18 pm

      O Everton só em direitos televisivos deve ter ganho ou dobro ou perto disso, fora vendas e outras coisas.

    • karabatic13
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:35 pm

      A partir do próximo ano

    • Dr. Strangelove
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:49 pm

      Kacal, eu percebo que financeiramente o Everton não precise de vender mas o John Stones já pediu ao clube para sair e o Chelsea ofereceu 45 milhões. 45 milhões por um central muito jovem que só teve uma época acima da média e ainda por cima está insatisfeito e quer sair do clube. Era um grande negócio para o Everton e em quaisquer outras circunstâncias o John Stones já seria jogador do Chelsea. Esta decisão é o Everton a marcar posição às equipas do topo do futebol inglês. Assim como o West Brom com o Berahino.

      O ideal seria isto acontecer em todas as ligas, mas como só está a acontecer em Inglaterra está a criar um grande obstáculo ao mercado inglês. Como as grandes equipas inglesas estão cheias de dinheiro (Chelsea, City e United podiam gastar mais 150 milhões nesta janela de transferências sem quaisquer problemas financeiros) e as equipas "pequenas" inglesas não vendem, cada vez mais as equipas grandes terão de ir ao estrangeiro comprar jogadores e cada vez menos teremos jogadores ingleses nos grandes ingleses. O mercado interno inglês está a acabar.

    • Dr. Strangelove
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:59 pm

      Karabatic, obrigado. Equipas como o Atlético ou Valência com os bons jovens jogadores que têm e boas academias, se conseguirem manter a presença na Champions algo constante e deixarem de ter de vender os seus melhores jogadores podem formar grandes equipas. Imagine-se as equipas que estas duas equipas teriam se não vendessem os jogadores que venderam na última década.

    • Kacal I
      Posted Agosto 27, 2015 at 10:04 pm

      Dr. Strangelove,

      Eu entendo o teu ponto de vista mas é precisamente por não ter necessidade de vender que o Everton rejeitou a proposta, se calhar sentem que os objectivos desportivos são mais importantes para esta época e querem manter um jogador fundamental e jovem, assim como entendem que ele vale mais, agora concordo que 45 milhões pelo Stones é um absurdo no momento e noutro cenário já teria sido vendido, o Chelsea fará um "forcing" e conseguirá o jogador ou então o Everton vai mesmo segura-lo, duvido que os Blues paguem muito mais, talvez cheguem aos 55 milhões mas seria uma loucura.

    • Rúben Gomes
      Posted Agosto 28, 2015 at 12:27 am

      Financeiramente não há clubes pequenos ou médios em Inglaterra. São todos grandes. Ninguém precisa de vender. Todos compram quem quiserem.

      Basta ver que um jogador como Rondon que lutava para ser campeão mudou se sem qualquer exitação para uma equipa com objetivos na metade inferior da tabela.

  • Valcx
    Posted Agosto 27, 2015 at 8:59 pm

    A formação do Sporting bateu no fundo com o Bruno de Carvalho. Selecções sub-19, sub-18 e sub-17 quase não temos representantes e os que vão só servem para aquecer o banco.

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:38 pm

      A culpa não é dele a influência dele,só é visível nos escalões mais baixos,e aí até está a correr bem,campeões nacionais de iniciados e campeões distritais e infantis,se está a fazer um bom trabalho só saberemos,daqui a 2/3 anos no mínimo

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:44 pm

      Não sei quantos anos a servir a seleção de Portugal e 0 títulos para o clube, pode ser que agora a tendência se inverta, eu agradecia.

      Mário

    • JMF
      Posted Agosto 27, 2015 at 10:06 pm

      Então isso significa que, como nos sub-18 o Sporting tem 4 convocados e o Benfica 3, a formação do Seixal "também já bateu no fundo", é isso?

  • João Dias
    Posted Agosto 27, 2015 at 9:13 pm

    João Magalhães,

    Infelizmente ainda não vi esta geração em ação por isso pergunto-te: há qualidade para ir ao Euro sub-19 e posteriormente Mundial sub-20 com esta equipa?

    • João Magalhães
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:44 pm

      Acho que sim. É ver como o grupo evolui até a altura de 2016 onde se joga a ronda de elite.

    • Mega Badjeras
      Posted Agosto 27, 2015 at 10:46 pm

      Tudo depende da convocatória que o treinador fizer, mas os treinadores da federação já nos habituaram a tudo portanto já não digo nada.

  • Kacal I
    Posted Agosto 27, 2015 at 9:14 pm

    O Ricardo fez uma má escolha de carreira, depois de boas épocas na Académica e quando se falava de talvez ser chamado à selecção ou merecer tal chamada, com 31 anos devia ter escolhido um clube mais estável no nosso campeonato ou então ir para o estrangeiro para um campeonato periférico mas onde tivesse a possibilidade de ser titular, ir para o Porto só valeu a pena pelo aspecto financeiro porque já sabia que ia ser suplente do Fabiano e depois chegou o Andrés Fernández e o Helton recuperou, basicamente nunca mais o vi desde que assinou pelo Porto, agora é emprestado mas também não é certo que seja titular no Setúbal, a esperança é que consiga a titularidade e se valorize para depois ir para um APOEL ou algo do género, desejo-lhe sorte e uma época de sucesso.

    Quanto ao João Silva, prometeu e o Everton contratou-o mas depois nunca confirmou as credenciais e quando parecia que poderia "explodir" com uma boa época no Bari que levou o Palermo a contrata-lo, nada, agora falava-se no Arouca mas acaba no Paços e como o Cicero saiu ou vai sair, acho que há espaço para ser titular e ser uma mais-valia para a equipa, poderá marcar alguns golos e sentir-se importante, acredito que será um dos melhores marcadores portugueses esta época.

    Por fim, Gilardino é um bom reforço para o Palermo e a única duvida é saber em que condição física se encontra depois de uma passagem pela China mas em Itália não há idades para render e o Luca Toni é um excelente exemplo disso mesmo, é experiente, estará no seu País e pode fazer alguns golos e ser útil, o Matri é um bom PL mas o West Ham já tem Carroll, Sakho e Enner Valência, talvez fosse melhor contratarem alguém mais jovem e acima da média mas se calhar pretendem um PL mais experiente e aí o italiano poderá ser uma ajuda.

  • cards
    Posted Agosto 27, 2015 at 9:31 pm

    Ricardo no porto nem na equipa b era titular…

    • João
      Posted Agosto 28, 2015 at 12:00 am

      Isso não quer dizer nada. Não só jogou uma série de jogos como compete pelo lugar com um dos guarda-redes com mais potencial do planeta e, por alguma razão que me escapa, também o Kadú.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Agosto 27, 2015 at 9:50 pm

    Eu tenho tentado acompanhar os júniores do Benfica mas não estou muito por dentro, alguém me pode dizer se o Zé Gomes, ainda juvenil, do Benfica, não podia ser convocado já para os sub-18 depois do seu grande arranque esta época?

    A diferença nos sub-19 é normal visto que a grande maioria dos jogadores do Benfica já têm tempo na 2º divisão, e alguns são mesmo indiscutíveis nessa mesma equipa.

    Quanto aos sub-18 que lá estão do Benfica ainda os conheço mal, vi apenas 1 jogo deles e ainda não vi quais são os que se destacam. No jogo que eu vi o JP estava ao serviço da seleção (nem sei como tem estado), mas quem me impressionou foi mesmo o Zé Gomes que saiu do banco para fazer o hatrick, e do que tenho lido continua a marcar.

    • João Magalhães
      Posted Agosto 27, 2015 at 10:10 pm

      José Gomes está nos sub17 no torneio de Inglaterra, tal como o JP, a preparar o apuramento para o europeu sub17. São os dois juvenis(99), mas já são titulares nos Júniores do SLB.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Agosto 27, 2015 at 10:55 pm

      Obrigado João Magalhães.
      No jogo onde o Zé Gomes marca o hattrick o comentador mencionou que o JP estava na seleção, enquanto o Zé Gomes tinha regressado mais cedo, mas não sabia que tinham voltado e estavam em torneio.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Agosto 28, 2015 at 8:52 am

      João Magalhães tem-se notado mais dificuldades no JP neste salto de escalão, não concordas?

    • João Magalhães
      Posted Agosto 28, 2015 at 11:27 am

      Concordo, e é natural. Se ele agora viesse ao seu escalão, muito provavelmente fazia aquilo que queria. O único que parece estar à vontade com isso é o Gomes.

  • Anónimo
    Posted Agosto 27, 2015 at 10:07 pm

    O porto tem 3 grandes médios defensivos o Rúben neves, o Tomás, que é o mais ignorado e o Rui pires.
    E ainda uma nota para a ausência de João filipe e o José gomes, que está a fazer um grande inicio de época nos juniores do Benfica, mas como são de 99 não foram convocados.
    Tiago M

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 27, 2015 at 11:04 pm

    Não sei até que ponto a equipa sadina necessitava de Ricardo!

    Boa opção para o Paços com a possível saída de Cicero..

  • Pires
    Posted Agosto 28, 2015 at 8:10 am

    o Gonsalo Guedes tinha que ser convovado para a seleção sub 19 para ajudar as alas, ja que ele dificilmente sera chamada na seleção sub 21.

  • Pires
    Posted Agosto 28, 2015 at 8:50 am

    O Gonsalo Guedes tem que estar nesta Seleção.

Deixa um comentário