Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto empresta defesa; Tozé dá esperança ao Vit. Guimarães

Evangelista, na estreia no comando técnico da equipa principal dos minhotos, deixou Tozé, Licá e o “Degolador” no banco, apostando na base da época passada, com alguns elementos da B: Bruno Alves e Arrondel, 2 jogadores que demonstraram algumas limitações. A única novidade foi Montoya, um médio que se destacou pela sua qualidade técnica.

O Vitória de Guimarães entrou da pior da maneira na Liga Europa ao perder por 2-1, na Áustria, frente ao Altach, em jogo referente à 1.ª mão da terceira pré-eliminatória. Um resultado que no entanto, devido ao golo de Tozé, deixa tudo em aberto para a 2.ª mão, sendo certo que os vimaranenses vão ter de aumentar a qualidade de jogo para chegaram à próxima fase. A equipa de Evangelista realizou uma exibição muito pobre e concedeu demasiadas oportunidades de golo a um adversário inferior e tecnicamente limitado. Quanto à partida, o 1.º tempo começou com o Altach a criar logo algumas situações flagrantes, ia valendo Douglas, tendo o Vitória respondido com um remate à barra de Alex e uma boa oportunidade de Tomané, mas os anfitriões estavam por cima e Ngwat-Mahop, num canto, fez o 1-0. O principio do 2.º tempo foi ainda mais problemático para os vimaranenses. A equipa entrou mal e logo aos 5 minutos, num penalti de João Afonso, Aigner fez o 2-0. O Altach nesta fase fartou-se de explorar a monotonia dos portugueses e por várias vezes ameaçou o 3-0. O Vitória, no entanto, com a entrada de Tozé, conseguiu responder, e o médio ex-FC Porto reduziu mesmo. O golo animou os vimaranenses que tiveram um período positivo, mas durou pouco, tento o Altach equilibrado e ficado a ideia que Evangelista, que colocou Licá, já nos descontos, estava satisfeito com o 1-2. Nota: A primeira imagem de Armando Evangelista no comando dos minhotos não foi positiva, desde à escolha do 11, ao fraco futebol e à forma como foi mexendo na equipa (dando até ideia que estava satisfeito com a derrota, ao fazer entrar Licá nos descontos). Mas estamos apenas em Julho, é normal que o conjunto ainda esteja longe do que pose apresentar e fica a ideia que com mais ou menos dificuldades os vimaranenses vão passar (os austríacos mostraram limitações gritantes e com Tozé – como se viu hoje -, Licá e eventualmente Dourado no onze a equipa ganha outra dimensão). A nível individual, a entrada de Tozé foi decisiva. Montoya e Alex também tiveram bons pormenores. Mas a defesa sentiu a falta de Josué e parece limitada nas laterais.


Integrou o estágio dos azuis e brancos na Holanda mas nunca demonstrou capacidade para ser opção na equipa principal – David Bruno é reforço do Freamunde por empréstimo do FC Porto. O defesa direito, de 23 anos, na última época participou em 39 jogos pela equipa B dos azuis e brancos.

0 Comentários

  • druyda
    Posted Julho 30, 2015 at 9:53 pm

    Com esta 'experiência' de treinador, está o Vitória condenado.

  • Anónimo
    Posted Julho 30, 2015 at 9:38 pm

    Tanto dramatismo…
    Tenham lá calma…o Vitória ainda está a iniciar a época, fez o seu primeiro jogo oficial, o resultado não foi positivo mas também não foi assim tão negativo, "basta" vencer por 1-0 na 2a mão…nesta próxima semana os reforços vão continuar a sua integração etc e a equipa vimaranense irá melhorar…

    Vitorino

    • João Ribeiro
      Posted Julho 31, 2015 at 1:15 am

      Mentalidade tuga. Numa semana contrata-se o Degulador e já temos melhor plantel que o Braga, na outra temos um jogo menos bem conseguido numa fase precoce da época e já temos a descida garantida

  • Mamede
    Posted Julho 30, 2015 at 8:23 pm

    O meu Sporting com falta de patrocinadores e este altach tem um monte deles os homens até no símbolo do clube têm xD

  • Rodrigo
    Posted Julho 30, 2015 at 7:30 pm

    Jogo muito fraco do Vitoria, mas um resultado que abre boas perspectivas para a 2ª mao. O plantel e, de facto, algo limitado se tirarmos 3 ou 4 elementos acima da media e parece-me que sem Rui Vitoria os vimaranenses terao uma epoca com alguns problemas. A equipa ainda esta longe da condiçao fisica ideal, mas existem posiçoes muito carenciadas e nao se ve uma ideia de jogo condizente com aquilo que a massa adepta deseja. Elementos como Arrondel, Bruno Alves, Luis Rocha, Cafu ou Tomane nao tem nivel para serem titulares numa equipa europeia e, por outro lado, outros como Douglas, Joao Afonso (quem disse que poderia ter ido para o Sporting deve estar bem arrependido) ou Moreno estao longe do nivel que ja apresentaram. Diga-se que o 11 elaborado por Evangelista devera andar longe daquele que sera o habitual, uma vez que elementos como Toze, Lica ou Henrique devem ter lugar no 11, isto alem de Sare ou Bruno Gaspar quando regressar (o proprio Dalbert e superior a Rocha). Ainda assim, destaque para Montoya que revelou ter boa tecnica.

    Quanto a saidas e reforços, diria que um central (2 se Josue sair) e um 8 serao prioritarios, nomeadamente o 8, pois nao existe ninguem com capacidade para fazer algo semelhante ao Andre Andre, alguem que seja pressionante e tenha capacidade para ligar o jogo da equipa, uma vez que o B.Alves e muito limitado.

    • João Ribeiro
      Posted Julho 31, 2015 at 1:08 am

      Não compreendo as criticas ao Luis Rocha, ainda hoje foi o que se safou na defesa e fez bons jogos na época passada quando foi chamado. Se o Dalbert é assim tão bom, não percebo como nem ao limitadíssimo Breno ganha lugar no banco.

      Arrondel talvez seja o melhor lateral do Vitória tecnicamente, tem grande qualidade no cruzamento, forte no um para um e no desarme, perde para o Bruno na raça e no posicionamento, o que numa equipa como o Vitória é fundamental, daí o Bruno ser o titular.

      O Cafú tem tudo para ser o patrão do meio-campo, falta-lhe o clique. Por algum motivo tanto Rui Vitória como o Armando apostam nele em detrimento do Bouba

  • João Ribeiro
    Posted Julho 30, 2015 at 7:25 pm

    Exibição muito pobre mas penso que se deveu à falta de experiência da equipa. Arrondel vale muito mais que isto, aliás, quando a equipa fez o golo acalmou mais e mostrou qualidade. Cafú teve mal no meio campo, os centrais também tiveram mal e tanto Valente como Tomané tiveram um jogo muito ingrato já que pouca bola tinham. Em casa estou convicto que passamos, temos muita mais qualidade, e já revelamos muito mais qualidade nesta pré-época do que este jogo, acredito que os nervos e uma má entrada em jogo tomaram conta da cabeça dos jogadores.

    Quanto ao treinador, colocar Bruno Alves em campo foi o seu grande erro. O miúdo até pode ser bom profissional e um elemento que sente o Vitória, mas não tem qualidade. Um homem que já leva 3 anos de equipa b e nunca se conseguiu destacar no meio campo não pode ter qualidade para a equipa A. É um homem que tem medo de arriscar, joga sempre pelo seguro e nunca sai daquilo. Aliás, em tanto tempo a acompanhar a equipa b, ainda hoje não sei dizer as grandes virtudes dele, se é que as tem

  • Kacal I
    Posted Julho 30, 2015 at 7:24 pm

    Não será fácil a passagem mas está longe de ser impossível, sofrer golos nunca é positivo numa eliminatória mas a sofrer que seja fora e conseguiram marcar o que é importante, têm um novo treinador e um plantel novo e é preciso tempo e portanto é normal que não surjam tão bem nesta fase inicial da época mas acredito na passagem, fico contente com o golo do Tozé e espero que continue a brilhar em Guimarães.

    Quanto ao David Bruno, não é mau mas também não é muito bom, com 23 anos acho que está na altura de sair em definitivo mas vamos lá ver o que este empréstimo lhe faz, é um bom reforço para o Freamunde e espero que jogue com regularidade e evolua de forma positiva.

  • Diogo Faria
    Posted Julho 30, 2015 at 7:20 pm

    Vitoria jogou muito mal, mas as opções do treinador foram determinantes. Quando meteu os melhores o Altach nem na bola tocava.

  • Simão
    Posted Julho 30, 2015 at 7:07 pm

    Somos sempre os melhores, temos sempre os grandes craques mas depois vemos o nosso 5º classificado a não conseguir ganhar ao 4º de uma liga fraca com a Liga Austríaca.
    Pelo menos com o golo do Toze ainda existe esperança.

  • MiguelSantos
    Posted Julho 30, 2015 at 7:03 pm

    David Bruno bom reforço para o meu Freamunde a ver se arrebita !

  • JTMatos
    Posted Julho 30, 2015 at 7:00 pm

    O Vitória tem sempre de ganhar para passar a próxima eliminatória, mas um golo fora é sempre importante.

  • Anónimo
    Posted Julho 30, 2015 at 7:00 pm

    Muito mal defensivamente, pouco agressivo e a dar muitos espaços. Considero que esta equipa do vitoria praticará bom futebol esta época depois das saídas importantes e com muitas caras novas que ainda precisam de muito trabalho e mais tempo de adaptação.

    destaque para o bom jogo do Tozé, do francês Arrondel e do Alex

    APN

    • rl
      Posted Julho 30, 2015 at 8:30 pm

      Aceito de tudo, mas dizer que o arrondel fez um bom jogo é insultar, um jogador que tenha feito um jogo fraco xD

  • João Magalhães
    Posted Julho 30, 2015 at 7:00 pm

    Que miséria de jogo do Vitória. Ainda teve a sorte do árbitro não marcar o penalty naquela saída absurda do Douglas que faria o eventual 3-0. De resto, a não ser por problemas físicos, é incompreensível deixar de fora jogadores como o Tozé ou Licá, especialmente o 1º que é dos poucos que sabe jogar entre linhas do que vi(só abusa da meia distância mal tem uma clareira).

    Acredito que passem, até porque esta equipa estava na 2º divisão da Áustria há 2 anos, mas com aquelas individualidades do meio campo para trás, não vejo grande futuro na competição. Mais uma prova para aqueles que acham que somos o 5º melhor campeonato da europa. Claramente abaixo de ligas como a Turca,Russa ou Francesa, para além das outras 4. Quando se vê o nível das equipas médias desses países, com vários internacionais de boas selecções nos 11, ficamos logo esclarecidos.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 1:16 pm

      RuiF típico comentário a sobrevalorizar uma liga pobre como a portuguesa. Parece difícil de a maioria das pessoas perceberem que são 18 equipas das quais só 4 contam para o Totobola. Se houvesse uma Liga Ibérica só Benfica, Porto, Sporting e Braga e que se aguentavam, os restantes teriam dificuldade para permanecer na Liga Adelante. E se as equipas Portuguesas são tão boas, explica-me a derrota do Vitória com o Altach. Ou explica-me a derrota há uns anos do mesmo Vitória contra o colosso britânico que é o Portsmouth. Explica-me também porque as equipas Portuguesas de segunda linha são incapazes de ganhar um jogo fora na Liga Europa. E o Astra é tão fraco e lutava tanto para não descer que se apanhasse o Vitória o eliminaria facilmente. É que enquanto o Vitória passa um ano inteiro a jogar na expectativa e não sabe ter a iniciativa de jogo, os outros que estão na Europa sabem e é por isso que os não grandes de Portugal passam uma eliminatória e é se apanharem escandinavos.

      Quanto ao West Ham e a arrogância britânica sim concordo, mas basta ler qualquer meio de comunicação social ou ver qualquer programa desportivo britânico para concluir que a Liga Europa é menos valorizada que a a Taça da Liga que já por si é pouco valorizada.

      Acácio Norberto

    • RuiF
      Posted Julho 31, 2015 at 2:42 am

      Então Acácio Norberto, é natural que no jogo contra os Lusitans, jogarem reservas e estarem pouco importados com a eliminatória. Afinal de contas o West Ham estava a jogar contra uma equipa AMADORA de um dos campeonatos mais periféricos da Europa, e até me admira jogarem Tomkins e Sakho, habituais titulares. A arrogância inglesa, tem que estar sempre patente.

      Mas o que é facto, é que na eliminatória seguinte jogaram com os melhores à disposição e quase iam sendo eliminados por uma equipa de Malta e hoje empataram em casa com o Astra, que aqui em Portugal andava a deambular pelo meio da tabela ou pela manutenção.

      Eles querem saber, mas não estão a jogar nada. Zero, até.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 30, 2015 at 11:31 pm

      Há quantos anos o Braga não tem uma campanha europeia digna de registo?

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 11:02 pm

      O West Ham quer tanto saber da Liga Europa que na primeira eliminatória quando jogou contra o Lusitans usou as reservas visto que a equipa principal estava em estágio na Irlanda. Tirando três ou quatro jogadores que disputaram esses jogos tal como o Tomkins, Amalfitani e Sakho. Aliás essa eliminatória a equipa foi inclusive treinada pelo treinador das reservas com o Bilic apenas a assistir na bancada.

      Acácio Norberto

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 10:59 pm

      O West Ham quer tanto saber da Liga Europa que na primeira eliminatória quando jogou contra o Lusitans usou as reservas visto que a equipa principal estava em estágio na Irlanda. Tirando três ou quatro jogadores que disputaram esses jogos tal como o Tomkins, Amalfitani e Sakho. Aliás essa eliminatória a equipa foi inclusive treinada pelo treinador das reservas com o Bilic apenas a assistir na bancada.

      Acácio Norberto

    • Rodrigo
      Posted Julho 30, 2015 at 10:06 pm

      Concordo com o João, os 3 grandes escondem as fragilidades do futebol português e na verdade no global países como Rússia ou Turquia tem campeonatos mais fortes e com melhores jogadores. Basta pensarmos que os melhores extra-grandes (Kuca, Josue, Sereno, Tiago Pinto,etc) escolhem esses destinos e entram em equipas de média ou baixa dimensao, isto além da quantidade de internacionais nessas equipas.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 30, 2015 at 9:48 pm

      Mas é é possivel pensarem que temos mais assistencia do que um país que tem 7x a nossa população,lá está como no outro post se falou um pouco de conhecimento só faz bem.

    • João Magalhães
      Posted Julho 30, 2015 at 9:46 pm

      Mais um dado retirado do transfermarkt sobre o valor dos plantéis. Vale o que vale.

      Liga Russa(excluindo as 3 mais valiosas) – 536,75 Liga com 16 equipas
      Liga Turca(excluindo as 3 mais valiosas) – 574,4 Liga com 18 equipas
      Liga Portuguesa(excluindo as 3 mais valiosas) – 325,4 Liga com 18 equipas

      É gritante a diferença entre o nível médio das ligas.

    • Kafka I
      Posted Julho 30, 2015 at 9:17 pm

      Diogo Faria

      Isso que dizes dos estádios não é verdade, a 6ª equipa em Portugal com melhor média na época passada foi a Académica com 4.883 espectadores por jogo, ora na Turquia isso representaria apenas o 11º clube com melhor média

      Benfica, Porto e Sporting têm melhor média que Galatasaray, Fenerbache e Besiktas, mas em todos os restantes 15 clubes os Turcos têm melhor média

      https://www.worldfootball.net/attendance/tur-sueperlig-2014-2015/1/
      https://www.worldfootball.net/attendance/por-primeira-liga-2014-2015/1/

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 30, 2015 at 9:11 pm

      João Magalhães

      Subscrevo.
      Mas é normal serem nacionalistas na bola nem conseguem ver a realidade que uma liga é um todo não os seus melhores clubes.

    • Tiago Couto
      Posted Julho 30, 2015 at 8:39 pm

      o West Ham só conseguiu eliminar a equipa da Malta onde joga o Miccoli nos penaltys e estes tem um plantel,pelo menos no que toca a potencial mercado,equivalente a um Porto e a um Benfica e definitivamente superior a um Sporting e mesmo assim vê só…o grande problema das equipas Portuguesas é de facto a transição de um ano para o outro porque normalmente as equipas de 2º plano que asseguram um lugar na europa normalmente começam a época muito debilitadas dado a perda dos jogadores fulcrais que no ano anterior se destacaram,as vezes do treinador que procura outros desafios,resultando em muitas transformações que no inicio da época dão de si.
      E o Guimarães esta época é mais uma vez o exemplo vivo disso…perderam o motor da equipa André André para o Porto e o seu treinador para o Benfica,logo é normal que estes manquem um bocadinho no inicio,no entanto não há necessidade para dramatizar a este nível.
      Como comecei por afirmar nomes não fazem equipas e de certeza que se tudo correr bem o Guimarães vai assegurar a passagem para a Liga Europa e com cada vez mais jogos nas pernas a equipa vai ficar mais competitiva.

    • JSC
      Posted Julho 30, 2015 at 8:12 pm

      Na minha opinião, o penalty foi 90% estupidez do João Afonso e 10% aproveitamento do jogador austríaco. O Arbitro devia ter dado vermelho ao João Afonso.

    • Diogo Faria
      Posted Julho 30, 2015 at 8:03 pm

      Eu não disse que o nosso campeonato era superior ao do russo. Disse que não eram assim tão melhores e não são. E tu foste buscar o resultado do Vitoria, respondi-te com o do Trabzonspor que é pior. Falas do russo, tudo bem, respeito a tua opinião. Mas os turcos? Sim, tens os 3 grandes, agora o Vitoria não era equipa para dar luta ao Trabzonspor? Aonde o Basaksehir é superior ao Vitoria ou ao Belenenses? E as restantes equipas de lá, que têm os estádios ainda mais vazios que Portugal, são melhores que as portuguesas? No máximo, futebol turco está ao nivel do português, no maximo.

    • Kafka I
      Posted Julho 30, 2015 at 8:01 pm

      João Magalhães

      Subscrevo inteiramente, o nosso 5º lugar e falaccioso e alavancado apenas nos 3 grandes e a espaços no Braga, e depois o resto é paisagem quando comparado com uma equipa de nivel medio na Turquia ou Russia por exemplo…não somos nem de todo a 5º melhor liga da Europa

    • Antonio Oliveira
      Posted Julho 30, 2015 at 8:00 pm

      Quantos paises tem 4 equipas que fazem alguma coisa na europa??

      Isto dos pequenos nao tem a ver diretamente com a qualidade, tem a ver que quando um pequeno faz um bom campeonato no ano a seguir vende a equipa toda e perde o treinador e isso nota-se nao só na europa( Paços fica em 3, no ano a seguir quase que desce, Estoril fica em 4 no ano a seguir fica a meio da tabela,…). Por exemplo o Guimaraes que ficou em 5 era o Guimaraes do Rui Vitoria, Andre Andre, Hernani e Adame Traore. Depois há outro ponto é que os paises mais fracos já tem o campeonato a decorrer quando começa a liga europa, o que se nota muito no ritmo de jogo.

    • Unwanted
      Posted Julho 30, 2015 at 7:57 pm

      Ainda teve a sorte? Ou seja, o penalty que lhes foi assinalado é indiscutível para si? Ou se calhar nem reparou que foi de penalty, tamanha foi a sua inexistência.

    • João Magalhães
      Posted Julho 30, 2015 at 7:28 pm

      Basta ver os plantéis das equipas médias da Turquia ou Rússia e comparar aos nossos. Não tem nada a ver com um resultado conjuntural. Não há comparação entre um Trabzonspor ou um Guimarães. Entre um Krasnodar ou um Paços.

      Se for pelos resultados de hoje:
      Krasnodar-Slovan Bratislava 2-0
      Sturm Graz-Rubin 2-3.

      A liga Portuguesa vive dos 3 grandes e do Braga. Vai havendo aqui e acolá equipas que podem fazer uma figura razoável na europa, como as da Madeira, mas de resto é tudo demasiado curto.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 30, 2015 at 7:28 pm

      O Diogo matou-me… Ahahahah…

    • Diogo Faria
      Posted Julho 30, 2015 at 7:19 pm

      Sim, porque Trabzonspor está a perder com Rabotnicki da Macedonia…Campeonato francês está claramente à nossa frente, o russo tem apenas mais dinheiro, porque a qualidade não é assim tão melhor. Os Turcos não estão nada à nossa frente. Basakeshir foi 4º classificado e nem adeptos tem.

  • JSC
    Posted Julho 30, 2015 at 6:55 pm

    A defesa do Guimarães esteve muito fraca, os outros podiam ter resolvido o jogo hoje. No entanto a partir dos 60 minutos o Guimarães apertou mais e criou algumas oportunidades.

Deixa um comentário