Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto empresta Djalma ao Konyaspor; Artem Milevskiy assina pelo Gaziantepspor

Djalma vai jogar até ao final da época no Konyaspor por empréstimo do FC Porto (Gekas também reforçou hoje o clube turco). VM – Os azuis e brancos conseguiram colocar mais um excedentário, e à excepção do caso Kléber deixaram praticamente a “casa limpa”; Outro jogador que reforça o futebol turco é a antiga promessa Artem Milevskiy, o ex-avançado do D. Kiev assinou por 3 épocas pelo Gaziantepspor (emblema que também apresentou hoje Stankevicius). E o dia (o último do mercado na Turquia) promete ser agitado. O Bursaspor que contratar Yobo e Sissoko;  Djebour assinou pelo Sivasspor, e Guidetti está a ser associado ao Trabzonspor. Com tanta movimentação, até que ponto esta concorrência desleal (o mercado acabar mais tarde) favorece os emblemas turcos (podem aproveitar o “desespero” de alguns jogadores sem contrato ou que estejam tapados)?

34 Comentários

  • leugimM
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:30 pm

    Com estas opções para as alas, o Djalma tinha lugar de caras no plantel, mas de longe. E é só.

    • Orlando Azevedo
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:08 pm

      Discordo de quem acha que o Porto tem poucas opções para as alas. Na minha perspetiva, o plantel do ano passado tinha até menos soluções para as alas do que o deste ano.
      O Porto este ano, um bocado à imagem do ano passado, está a privilegiar muito o jogo interior. Se pensarmos bem, o James jogava como um falso ala, não sendo de todo um extremo puro. Na minha opinião, este ano, o Porto tem 3 soluções para jogar como falso ala (Josué, Quintero e Izmailov), quando o ano passado só tinha 2 soluções (James e Izmailov). O ano passado, o Porto tinha como extremos puros o Varela e o Kelvin, enquanto, este ano, se podem incluir o Licá e o Ricardo como jogadores que jogam a extremo, sendo que o Varela e o Licá se figuram como potenciais titulares e o Ricardo/Kelvin como 3ª opções.
      O Porto, ao jogar com 2 extremos puros, iria jogar de uma forma bastante diferente daquela que joga hoje em dia.

    • João Lains
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:53 pm

      Orlando Azevedo e agora uma pergunta. O Porto joga assim em consequência do que Paulo Fonseca pretende, ou das soluções que o plantel lhe oferece?

    • Orlando Azevedo
      Posted Setembro 6, 2013 at 5:26 pm

      Dir-te-ia que a função de um treinador é escolher e contruir uma equipa consoante as opções que tem à sua disposição, como é óbvio. Contudo, não creio que faltem soluções em número suficiente para o Porto atacar as provas nacionais e fazer uma campanha simpática na Champions. Penso que os jogadores em causa têm qualidade para jogarem na equipa, e serem potencializados, como é apanágio de equipas vendedoras como o Porto. Agora se me perguntares se o Ronaldo encaixaria bem no 11 do Porto, eu dir-te-ia que sim, mas será que valeria a pena? Talvez não, será que a competitividade do futebol português é tão grande como aquilo que nos querem vender?

  • PesadeloAmarelo
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:32 pm

    Djalma continua sem espaço nem qualidade para o plantél portista mesmo este sendo um dos mais carenciados (em termos de qualidade não quantidade) de extremos dos últimos anos e é apenas uma questão de tempo até ser vendido a titulo definitivo.

  • Ricardo
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:33 pm

    Concordo com o VM. Acredito que muitos jogadores na última semana depois de terem fechado os principais mercados sabendo que não iam ser opção ou estavam no desemprego se ofereceram a clubes turcos. O que só beneficia esses clubes.

  • Marco Soares
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:35 pm

    O Quaresma sera que vai voltar à Turquia? Esta sem clube, rescindiu com o Jorge Mendes, será que o Quaresma vai arranjar clube este ano ou vai terminar a carreira?

    • Ricardo Peixoto
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:02 pm

      Ele esta livre pode assinar por qualquer clube ainda!

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:16 pm

      Não sei, mas Quaresma sempre foi dos melhores jogadores a atuar ao serviço da Seleção Nacional, será uma pena se não for ao Mundial.

      Penso que ele deveria ter seguido para espanha, ao exemplo de Simão ou então voltar mesmo á liga Portuguesa, já ganhou dinheiro que chegue no futebol, agora deveria fazer algo de importante antes de acabar a carreira

  • Luís bcn
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:36 pm

    Ainda bem que inscreveram o Kleber na liga…gostava que algum portista mais informado me disse-se qual é a media de golos dele por minutos porque creio que nao é assim tao má (nem a do walter). Tambem nao percebo para que é que contratamos o Ghilas ja que nunca joga (mesmo com o jackson a falhar golos a torto e a direito como em Felgueiras onde devia ter feito 5 golos e só fez um).

    • João Lains
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:51 pm

      Luís, o Kléber tem uma média de um golo a cada 184 minutos com a camisola do Porto. Mas se olharmos apenas para o campeonato, desce consideravelmente para um golo a cada 127 minutos. O que se retira disto? Que é um grande avançado para o campeonato português e que seria figura em todas as equipas, à excepção dos três grandes. Já o Walter, acho que surpreende qualquer um. Um golo a cada 88 minutos! Excelentes números. Um pouco à semelhança do Farías que provou ser sempre uma excelente alternativa ao Lisandro.

      Quanto ao Ghilas, também concordo contigo. Penso que Paulo Fonseca não tem necessidade de sobrecarregar o Jackson Martínez numa fase tão inicial da época, senão arrisca-se a que ele sofra uma nova quebra de rendimento. Nos jogos em que a vitória já não escapa, podia perfeitamente apostar no argelino, mantendo-o em forma e confiante, nunca se sabe se uma lesão não bate à porta do colombiano.

  • Rui Lança
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:37 pm

    Seria interessante que se fosse tão exigente com o FC Porto como são com o Benfica ou Sporting ao nível da gestão de recrutamento. Se é verdade que o clube tem tido um excelente aproveitamento nas vendas e na capacidade de se antecipar a outros clubes, não deixa de ser estranho que poucos analisem os flops como o fazem com os outros dois grandes, dado que com o Braga ainda não exista essa exigência.

    Recordar que no caso do Djalma…dizia-se que o Benfica estava interessado nele, até porque era filho de quem era. E no caso de Kleber, foi a guerra com o Maritimo que foi, porque supostamente o Sporting estaria interessado.

    Em todos os clubes existem os dois lados da moeda, direi eu.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:06 pm

      Em qualquer clube no mundo existe sempre algum jogador que não consegue demonstrar o futebol que mostrou noutro clube. Por vezes são ''flops'', por vezes apenas são jogadores que apenas mostram algo, mas esse algo não é suficiente para o clube.

      Agora não podemos criticar a gestão do FC Porto por ''flops'' como Kléber, Djalma ou Walter, porque esses simplesmente não conseguiram vincar no clube até porque nunca foram necessários.

      Enquanto que por exemplo o Benfica, andou um ano todo com Emerson no lado esquerdo da defesa, Roberto na baliza, e este ano já começou com o Cortez, como se sabe…

      O seu comentário é, na minha modesta opinião, um conjunto de palavras que pouco acrescenta a este post aos olhos de uma pessoa com uma cor só.

      Independentemente do clube de cada um, quem não conseguir admitir que nos últimos anos a gestão do Porto é melhor que a dos restantes rivais, é fanático, não adepto.

      Cumprimentos desportivos Rui.

    • Miguel Couceiro
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:46 pm

      Ou então, tu simplesmente és o maior fanático que já se viu por aqui e não concordas com o Rui que tem razão nesta matéria, esses jogadores são "flops". SL

    • Pedro Simas
      Posted Setembro 6, 2013 at 9:23 pm

      Walter e Kleber não são flops, simplesmente apanharam com o craque Falcao e agora Jackson pela frente…. flop flop foi o Janko.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 9:50 pm

      Miguel, se acha que eu sou fanático pelo que escrevi, então tenho a certeza que você o é.

      Vendo a sua imagem (Sporting) e admitindo que seja adepto do mesmo clube, veja á situação a que o seu clube chegou, com a tal gestão melhor que a dos rivais.

  • Rodrigo
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:48 pm

    O Djalma e mais um dos negocios estranhos do futebol portugues, ja que demonstrou qualidade no Maritimo e nem esteve mal na primeira epoca no FC Porto. Alem disso, esta epoca existe uma carencia de extremos no plantel e o angolano poderia ter tido uma oportunidade de fazer pelo menos a pre-epoca, mas isso nao se verificou e os azuis e brancos entregarao as alas a Varela, Lica, Josue e Ricardo.
    A saida acaba por ser a melhor soluçao para todos, sendo que parece-me que sera uma questao de tempo ate o Djalma sair em definitivo do FC Porto.

    Em relaçao ao mercado turco, e normal que existam movimentaçoes importantes neste ultimo dia, sendo que gostaria que conseguissem contratar o Labyad ou o Jeffren. Veremos se estes rumores enumerados pelo VM se confirmam ou nao, sendo que nao percebo porque e que a Turquia e a Russia tem a possibilidade de terem o mercado aberto por mais alguns dias do que os restantes paises.

  • Rabensandratana
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:49 pm

    Fico satisfeito por finalmente o Djalma ter sido colocado e mais uma vez num clube turco. Agora só ficam a faltar as resoluções dos casos Ventura e Kléber, o 1º deverá ver o seu contrato rescindido e o 2º deveria também ir para a Turquia, onde poderia jogar com regularidade.
    Acho inaceitável que o UEFA dê permissão para que o mercado de transferências nestes países termine mais tarde, todos os mercados europeus deveriam terminar na mesma data, para não existirem estas situações de grandes negócios com os jogadores encostados.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:57 pm

      O Kléber já disse que quer ficar no Porto este ano, nem que seja na equipa B.

      Veremos se ele terá alguma oportunidade com Paulo Fonseca, podendo até ser a terceira escolha para ponta de lança, ou se vai continuar sem conseguir convencer no Futebol Clube do Porto.

    • Rabensandratana
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:35 pm

      3 altenativas para a posição de ponta-de-lança é excessivo, que o diga Nabil Ghilas que ainda não teve um minuto sequer de jogo.
      Eu sei dessas declarações do Kléber, mas tem de compreender que o brasileiro ganha um óptimo salário e o FCPORTO quer arranjar um clube que comparticipe nessa mesma despesa.
      para bem do FCPORto espero que o Paulo Fonseca comece a dar minutos de jogo ao argelino, que tem muito futebol dentro dele.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 9:51 pm

      Se Ghilas acabar num flanco, a fazer de Derlei, Kléber poderá fazer mais sentido

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:52 pm

    O Djalma era um ativo a mais no plantel azul e branco. É verdade que este ano há um défice nas alas (a bem dizer já o há desde a saída de Hulk), mas mesmo assim o angolano não deveria ser opção. A vinda de um extremo sempre foi uma prioridade, mas tenho a certeza que o FC Porto o vai fazer em Janeiro, porque sente que só vai precisar verdadeiramente desse jogador a partir do momento que passar a fase de grupos (em princípio deverá acontecer). Por isso, é que colocou aquela oportunidade no negócio do Vitinho de ele poder ficar no Botafogo até Janeiro.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:13 pm

      Não sei se isso do Vitinho será verdade, mas se for realmente foi um ponto de vista bem observado pelo Fábio, que ainda não me tinha passado pela cabeça.

      Penso que Quintero começará no Porto como falso extremo acompanhado do outro lado por Varela, e em Janeiro ou no fim da época, quando Lucho começar a sentir a fadiga ou sair o clube, o prodigio colombiano passará para o meio e o Porto contratará um extremo.

    • Kacal
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:25 pm

      Concordo contigo, que o Porto vai contratar o tal extremo em Janeiro, na segunda metade da época que é a mais complicada e exigente.

    • Joel Silva
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:48 pm

      A ser verdade seria no mínimo uma estratégia arriscada, já para não dizer, que o extremo que viesse em Janeiro não poderia ter jogado na Champions, senão de nada serviria ele vir, segundo o propósito que o Fabio referiu.

      A meu ver, essa situação é bastante simples, o P. Fonseca está a tentar construir uma tactica à semelhança da que o Mourinho tinha no FCP. Um falso 4 3 3, que era mais 4 4 2. Para tal nao necessita de mais do que 23 extremos, uma vez que um dos 2 será sempre um falso extremo. Quintero, Josué, Defour e mesmo os próprios Varela e o Licá tem caracteristicas para fazer os 2 papeis na perfeição.

      Ex: Licá , Jackson e Varela. Varela desce um pouco na posiçao de Médio Direito e o Licá encosta ao Jackson fazendo o 4 4 2 e o mesmo tambem se aplica ao contrário. O mesmo se faz com o Josué ou Quintero, a diferença é que estes 2 nao tem capacidade para fazer de 2º ponta de lança, como tem o Varela e o Licá, mas os principios de jogo sao os mesmos, embora estes procurem posiçoes mais atrás do PL.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 6, 2013 at 5:49 pm

      A meu ver, é a estratégia adotada pelo FC Porto.

  • Sensei
    Posted Setembro 6, 2013 at 4:01 pm

    Apenas uma nota…para os jogadores sem contrato os mercados nunca fecham pelo que nesse ponto de vista não há concorrências desleal dos clubes turcos por terem uma janela de contratações mais alargada. Para além disso, se contratarem jogadores que tivessem contrato já não os podem inscrever nas competições europeias pelo que tb nessa perspectiva não há qq concorrências desleal com as restantes equipas europeias. No entanto…não se percebe pq alguns mercados fecham tão mais tarde que outros quando a própria data de 31 de Agosto já é demasiadamente tardia por si só…

  • João Lains
    Posted Setembro 6, 2013 at 4:21 pm

    Djalma não é um excelente jogador, longe disso, é o melhor angolano da actualidade? Vale o que vale. Mas teve uma temporada no futebol turco muito positiva olhando para os seus números. 23 jogos, 5 golos e 10 assistências. Se a isto acrescentarmos que perdeu um mês de competição pela presença na CAN mais dois meses por lesão, percebemos que foi crucial no sucesso colectivo da equipa, o Kasimpasa, equipa recém-promovida e que terminou num excelente sexto lugar! O clube não avançou para a sua contratação nem para o prolongamento do seu empréstimo, facilmente explicado pela contratação de Ryan Babel.

    Os emblemas mais fortes do país investiram forte neste mercado. Galatasaray, Fenerbahçe, Besiktas, Trabzonspor e Bursaspor. Seria bom ver Guidetti de novo em acção só é estranho que tão poucas equipas se lembrem dele. Ficaria perfeito Dortmund, embora sob a pena de não jogar com muita regularidade mas seria uma alternativa ao Lewandowski bem mais válida que o Schieber (que flop).

    Prevê-se um campeonato bastante competitivo, o Galatasaray com maior qualidade individual arrancou mal (Terim conjuga agora o cargo de treinador e seleccionador da Turquia, veremos as consequências), o Besiktas, o mais fraco dos três grandes foi a única equipa a fazer o pleno nas três primeiras jornadas. E mesmo as equipas que nunca ouvimos falar começam cada vez mais a recrutar jogadores de qualidade.

  • Kacal
    Posted Setembro 6, 2013 at 4:24 pm

    Acho que o Djalma merecia ter uma oportunidade na pré-época, era um bom jogador no Marítimo, fez boas época e no primeiro ano no Porto esteve bem, acho que com a escassez de extremos que o Porto tem, neste momento, até poderia ter ficado no plantel e ser mais uma opção, Varela, Licá, Djalma e Josué, com Ricardo e Kelvin na B e Izmaylov (que não está sempre bem fisicamente, é incerto) deveriam ser os extremos, falta o tal extremo desequilibrador, mas, tal como o Fábio, eu acredito que em Janeiro, para a segunda metade da época que é mais complicada, que o Porto vai contratar esse tal extremo e até vender algum dos que temos, Izmaylov provavelmente, mas, se não conta para PF acho que a melhor opção foi sair, assim vai jogar com regularidade.
    Quanto ao Kléber, ele vai ficar na equipa B e trabalhar e lutar por um lugar no Porto, é bom para os jovens Caballero, Vion, Gonçalo Paciência e André Silva terem um PL mais "velho" a treinar com eles e é bom para o Kléber começar do "zero" e ganhar ritmo e tentar afirmar-se, é um PL que aprecio desde os tempos do Marítimo, seja como jogador, seja como pessoa, parece ser humilde e um tipo porreiro e como jogador tem características física fortes e eu acredito que consiga fazer melhor no Porto, correu mal, pressão de substituir o Falcao, lesões, ficou de "rastos" psicologicamente e nunca mais conseguiu fazer nada, vamos ver como corre agora, gostava que corresse bem.
    Quanto ao Milevsky, prometia, mas, nunca deu o que se esperava, mas, não deixa de ser um grande reforço para uma equipa como o Gaziantepspor.
    Quanto ao mercado, defendo que devia fechar dia 31 de Julho á 00:00, para todos os países europeus.

  • Nuno
    Posted Setembro 6, 2013 at 4:42 pm

    Pena é que o Gaziantepspor não junte outra promessa adiado do futebol, que muito prometeu e que nada de significativo fez: BOJINOV.

  • Peyroteo
    Posted Setembro 6, 2013 at 4:50 pm

    No meu ponto de vista o Djalma deveria ter tido uma oportunidade na pré-época, não teve então era mais um excedentário, a melhor opção seria vende-lo então, emprestar também é bom, o importante era "livrar-se" do jogador e isso foi conseguido por uma época, assim o jogador vai ser visto a jogar e quem sabe ser vendido e dar algum dinheiro ao Porto.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 6, 2013 at 5:34 pm

    Realmente é uma vantagem para os clubes turcos, mas também me parece uma situação bem diferente do que se passava com os clubes russos. Os turcos não me parecem virados para contratações milionários de última hora, nem sequer são um campeonato tão "apetecível" como o russo… posto isto, até pelo caso Djalma vemos que até os clubes portugueses podem benificiar com esta situação.

    De qualquer das formas, deviam ser adoptadas novas datas de mercado no futebol, fechar a 15 de Agosto seria o ideal

  • slb1994
    Posted Setembro 6, 2013 at 6:28 pm

    Penso que claramente os clubes turcos saem beneficiados.Ha casos que se arrastam ate aos fins de agosto e em muitas situações, os casos já são resolvidos quase em "desespero".
    Na minha opinião, o mercado devia terminar ao mesmo tempo para todos e mais cedo do que e agora-talvez 15 de Agosto.

  • Paulo Almeida
    Posted Setembro 7, 2013 at 10:09 am

    o Djalma não tem nem nunca terá qualidade para jogar no Porto, a melhor opção era tentar vender (se possível) ou então rescindir e manter metade do passe como o Sereno.

Deixa um comentário