Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto entra a ganhar na Liga com estreia histórica de Rúben Neves; Dragões, sem deslumbrar (muita posse-de-bola e domínio mas poucas oportunidades), controlam madeirenses no arranque de Lopetegui; Brahimi espalhou qualidade técnica e Herrera foi dos mais apagados

FC Porto 2-0 Marítimo (Rúben Neves 12′ e Jackson 94′)

Os dragões entraram da melhor maneira na Primeira Liga com um triunfo por 2-0 diante do Marítimo, numa partida em que Rúben Neves foi o grande protagonista. O médio português fez história ao ser o mais jovem a estrear-se a titular pelo FC Porto na Liga e também pelo facto de ser agora o elemento mais precoce a facturar pelos azuis e brancos. A equipa de Lopetegui dominou por completo os insulares, embora não tenha feito um jogo particularmente entusiasmante. Muita posse-de-bola, circulação rápida, pressão e dinâmica q.b, mas o ascendente claro não foi traduzido em muitas ocasiões de golo. A formação de Leonel Pontes (estreia na Liga como técnico principal), apesar de uma ou outra oportunidade, não teve argumentos para ameaçar os dragões. Individualmente, destaque óbvio para Neves que fez uma partida competente (não inventou e jogou sempre simples), enquanto que Brahimi fez um grande jogo, sobretudo na 1.ª parte. Herrera foi um dos piores em campo (muito ausente e algumas perdas de bola), sendo que Martins Indi também somou alguns erros (principalmente em algumas abordagens).
Os dragões começaram a partida com asendente claro sobre os insulares, embora Salin não fosse muito testado nos minutos iniciais. Quaresma deu o primeiro aviso, sendo que o estreante Rúben Neves viria mesmo a fazer o 1-0 no seguimento de um canto. Depois, o Marítimo tentou equilibrar e tanto Fransérgio como Edgar Costa criaram perigo junto de Fabiano. Brahimi estava muito activo na esquerda e foi mesmo o argelino a estar perto do 2-0, na sequência de uma jogada fantástica. Os dragões, até ao intervalo, tiveram muita posse-de-bola, conseguiram dominar o jogo por completo, ainda que sem grandes ocasiões para ampliar o marcador. Na segunda metade do encontro, os insulares procuraram pressionar alto a saída de bola dos azuis e brancos, sendo que nessa primeira fase houve alguns assobios no Dragão, no seguimento de erros da defensiva portista. A equipa de Lopetegui não estava confortável no encontro e o Marítimo, com a sua pressão, equilibrou uma partida que parecia controlada. Com a entrada de Maazou, o FC Porto dispôs de mais espaço e tanto Evandro, como Quaresma, estiveram perto do golo da tranquilidade. Esse tento viria mesmo a surgir quando Tello desmarcou Jackson Martínez na cara de Salin, com o colombiano a aproveitar um ressalto para aumentar a vitória.
Destaques:

FC Porto – Muito domínio, boa circulação de bola e uma dinâmica que não deu hipóteses aos insulares. As ideias de jogo de Lopetegui já são bem visíveis, embora ainda seja perceptível que falte algum trabalho na saída de bola (embora que com Fabiano e Martins Indi seja sempre um perigo sair a jogar daquela forma). Em termos individuais, Rúben Neves fez história e realizou uma exibição competente, enquanto que Óliver mostrou toda a sua categoria de passe e visão de jogo, embora nem sempre feliz nas suas acções. Herrera não fez uma partida positiva (raramente se mostrou e perdeu muitos lances), sendo que Brahimi massacrou João Diogo na 1.ª parte, com a sua qualidade técnica. Martins Indi foi protagonista de alguns erros e Tello ainda foi a tempo de somar alguns pontos.
Marítimo – Equipa sem argumentos ofensivos para discutir o jogo no Dragão. Em termos defensivos, a equipa de Leonel Pontes até fez uma partida positiva, não dando grande espaço a Jackson Martínez e anulando as subidas de Herrera. Faltou critério na hora de contra-atacar, sobretudo quando a equipa portista deixou alguns espaços na 1.ª parte. Individualmente, Danilo Pereira fez um bom jogo (tentou roubar bolas e lançar o ataque), enquanto que João Diogo sofreu muito com Brahimi. Dyego Sousa pouco incomodou, sendo que Maazou entrou demasiado tarde (o seu impacto é capaz de mudar qualquer partida). Gegé fez uma boa partida, assim como Rúben Ferreira.

0 Comentários

  • Tiago Alves
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:50 pm

    Estive a ver na SporTv brasileira. Eles estão deliciados com o Neves. É incrível a inteligência que ele tem a jogar…sabe jogar sempre fora da confusão. Se repararem ele consegue estar sempre para as recargas.
    Danilo é outro que eles exijem que entre nas escolhas para uma das 2 vagas para Lateral Direito (sabendo que maicon e dani luiz vão sair).
    Brahimi é craque…já estou como os argelinos: "Brahimi <3"

    Saudações

  • André Santos
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:51 pm

    Ruben Neves saiu todo rebentadinho aos 70 min.. Ainda tem muito que crescer e evoluir. Mas grande aposta.

  • Cruz
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:51 pm

    Muito tiki-taka para muito poucas oportunidades de golo.
    De qualquer forma é visível o impacto que jogadores como Brahimi, Tello ou Oliver podem ter no nosso campeonato.

  • Manuel Serrano
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:51 pm

    Sem deslumbrar? Grande jogo por parte do Porto.

  • kidwars06
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:53 pm

    o brahimi ve se logo que é de outro campeonato. situações de 1 para 1 ganha-as todas. grande craque

  • Mendes
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:53 pm

    Vitória incontestável do Futebol Clube do Porto diante de um Marítimo que nada conseguiu fazer para contrariar o jogo dos Dragões.

    Não sei em que medida o fato do Quaresma ser o capitão, marcar os livres, os cantos, os penalties, os lançamentos laterais e, quem sabe, os pontapés de baliza seja benéfico para o Futebol Clube do Porto. Darem-lhe tanto poder. Não percebo e não vejo benifício para os Dragões.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:49 pm

      É o jogador mais velho e com mais anos de casa, é normal ser capitão (aliás com a braçadeira demonstra outra atitude para consigo próprio embora não seja um grande líder).
      Nas bolas paradas, é o melhor marcador, também é normal que seja ele a bater (com Quintero em campo isso muda).

      Luis Freitas

    • Carlos Monteiro
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:18 pm

      Com Quintero, infelizmente, não muda. Acho que o Porto tem esse hábito: não dá as bolas paradas aos melhores mas sim àqueles que amuam se não forem eles :/

    • Rui Jacob
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:01 am

      Acho que o Quaresma não começa a mostrar sinais de ser craque, pode muito bem perder o lugar, o Tello em 5 minutos fez mais que ele em 90.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:53 pm

    Vitória justa do FCP, que sem fazer uma exibição deslumbrante, realizou um bom jogo com grande domínio territorial!

    Na minha opinião o FCP cresceu muito com a saída de Herrera e entrada de Casemiro!

    Um FCP que sabe explorar muito bem as linhas, com excelentes combinações, mas que depois invariavelmente acaba com pouca presença na área!

    Excelente jogo de Brahimi, tem uma qualidade tremenda, desiquilibra muito e é muito forte no um para um!

    Resumindo foi uma vitória justissima da melhor equipa em campo!

    P.S muito bom jogo de Danilo do lado do Maritimo!

  • Rui Amaral
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:53 pm

    Brahimi tem de estar no meio e outro tem de assumir o lado esquerdo das alas

    para mim
    ruben (Menção para este jogador que entra a marcar no seu jogo de estreia), Brahimi, Herrera, Quaresma, Tello, Jackson

    para que é que Adrian foi contratado?

    maritimo a sair com a bola no pé mete pena … é mesmo trsite ver que os jogadores não conseguiam fazer um passe para o lado, ou encontrar outra soluçao …

    comçaram a ganahr um campeonato que na minha opinião vão disputar com o Benfica …

    veremos

  • Anónimo
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:55 pm

    Bom jogo, condicionado pelo golo cedo, visto que a partir do golo o Porto limitou-se a manter a bola.

    Um jogo enorme de Brahimi (melhor em campo), é fantástica a capacidade de desiquilibrio deste jogador, que como já tinha referido antes, é para mim um dos melhores do mundo a segurar a bola.
    Herrera e Jackson um pouco desaparecidos (apesar do golo tardio do Colombiano), bom jogo do Óliver (é o jogador que melhor executa as ideias do treinador) e os laterais de volta aos velhos tempos (especialmente Danilo)

    Luis Freitas

  • Lodinght Soares
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:56 pm

    Por favor não tirem o BRAHIMI de campo!!!!

  • EBITDA
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:56 pm

    Confesso que se me faz impressão ver o Barcelona jogar, como portista fico doente a ver o tiki-taka. Não há paciência para tanta falta de objetividade.

    Destaques positivos
    Ruben Neves: alma, raça e muito talento
    Brahimi: o mago do Magrebe esteve muitissimo em jogo com um par de arrancadas
    Maicon e Indi: dupla muito consistente e bem nas dobras
    Alex Sandro: fez o seu melhor jogo desde 2012
    Tello e Evandro: entraram bem e o espanhol esteve muito bem no 2golo

    Destaques negativos
    Fabiano: com a bola nos pés treme por todos os lados
    Danilo: alguém sabe o que se passa com ele? Mediocre mais uma vez
    Quaresma: como é possivel ele terminar o jogo? Tanto individualismo e falta de qualidade, meia dúzia de remates e cruzamentos disparatados.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:24 pm

      Falta de objectividade? O Tiki-Taka não tem falta nenhuma de objectividade, para quem o entende…

      Luis Freitas

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:26 pm

      Nos teus destaques negativos só concordo com o Fabiano, mas de mãos que é o que mais importa esteve sempre seguro.

      Danilo esteve a bom plano (o que já não se via à muito tempo), Quaresma esteve individualista em alguns lances mas falta de qualidade é algo que não existe nos pés daquele senhor.

      Bruno Almeida

    • EBITDA
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:27 pm

      Luis Freitas,

      Claro, o tiki-taka é mesmo muito objectivo não haja dúvida.
      Trocar bola na retaguarda para desposicionar o adversário é claramente o melhor exemplo do que é objectividade no futebol. Que ridículo

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:28 pm

      Concordo contigo e discordo ao mesmo tempo, não vi esse Danilo mediocre que dizes.
      Quanto a quaresma não sei se nessa idade isso ainda possa ser resolvido, mas ele sai do drible e depois disso na maioria das vezes sai porcaria ou aqueles remates horríveis, outra coisa que me faz confusão, ser o Quaresma o dono das bolas paradas, qualquer um no plantel faria melhor que ele.
      Para finalizar eu digo, querem trocar a bola, ok, troquem mas por favor menos nhe nhe nhe e mais acção, e viva o <3RAHIMI, o nosso melhor jogador sem duvida alguma hehe.

      Alex Silva

    • EBITDA
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:35 pm

      Bruno Almeida,

      Quaresma está longe do nível que nos brindou na primeira passagem pelo Dragão. Em termos qualitativos, caiu imenso. Parece estar mais esforçado mas continua demasiado individualista.

    • EBITDA
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:39 pm

      Alex Silva,

      Concordo plenamente com a parte sobre o Quaresma. Há um livre frontal na segunda parte e eu pensei "Lá vai ele ficar com o livre". Tenho a certeza que o Danilo ou o Brahimi fariam melhor.

      PS: Brahimi é um deleite de jogador!

    • Joel
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:42 pm

      O jogo apresentado pelo FCP não tem nada a ver com o tiki taka. Quem diz que sim não percebe nada do assunto. Falta de objetividade não vi, vi foi falta de capacidade para colocar os médios nas zonas de finalização, coisa muito diferente! Com Brahimi no meio e Tello na ala essa objetividade já aumentava a pique, veremos como o FCP vai jogar com o Lille.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:47 pm

      EBITDA, quando vejo o Quaresma se aproximar de um livre perigoso principalmente quando está em campo o Quintero, a minha vontade é partir a TV hahah, fico mesmo cheio de nervos, não te esqueças do Maicon, que tambem bate muito bem os livres.

      Alex Silva

    • José Nunes
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:06 pm

      EBITDA, mas de qual tiki-taka é que está a falar? Só se for o dos ultimos dois anos do Barcelona, mas isso nem pode ser comparado ao verdadeiro tiki-taka da época de Guardiola

    • Andre
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:06 pm

      As pessoas tem mesmo algo contra o Danilo, o rapaz fez um bom jogo e ainda é criticado, já o Alex Sandro andou novamente a fazer passes na defesa para os atacantes adversarios e é elogiado com " melhor jogo desde 2012", algo não bate bem aqui.

      No resto concordo, então o bate tudo e mais alguma coisa, até enerva.

    • EBITDA
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:31 pm

      José Nunes,

      Estou a falar da posse de bola inócua. O maior exemplo foram 7 passes consecutivos entre o Martins Indi e o Alex Sandro. Que aborrecido!

    • EBITDA
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:31 pm

      Andre,

      Não tenho nada contra ele. Apenas acho que o seu nível de empenho tem vindo a cair a cada ano. Por vezes até parece contrariado (ou simplesmente cansado).

  • Rui Ribeiro
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:57 pm

    Pouco a dizer sobre este jogo. Um Porto completamente dominante, com alguns bons pormenores de certos jogadores. Um Marítimo bastante fraco , ao nível de algumas equipas da 2º divisão.

  • Cruz
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:58 pm

    E ou muito me engano ou este ano o Herrera volta a ser figura secundária.

    Ele é um grande jogador para jogar em transição. Neste sistema de posse "à tiki-taka", as suas qualidades ofuscam-se e as debilidades evidenciam-se.

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:58 pm

    Então aqui ja não ha a questao de idade. Um jogador quando é bom deve jogar. Rubém Neves foi mais um exemplo.

  • Guilherme Silva
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:59 pm

    Não foi um mau jogo, mas podemos fazer melhor ainda. Os destaques são o Rúben e o Brahimi principalmente. Gostei muito da aposta do Lopetegui no miúdo, demonstrou coragem para o fazer, não estava à espera que ele fosse titular, mas ainda bem que o foi. Teve uma estreia de sonho, a estreia que eu e muitos portistas sempre sonhamos. 17 anos, jogo no Dragão coroado com um golo. Que sonho!

    Em relação ao jogo em si, a defesa treme um bocado. Parece-me que o Alex Sandro está cada vez melhor, mas mesmo assim distante do que já foi. A construir parece-me um pouco displicente por vezes. Fabiano hoje esteve seguro também.

    No meio, Herrera nem se viu, Óliver apareceu pouco e a espaços, e Rúben fez uma grande exibição a construir, só me lembro dum passe longo falhado, e se o Quaresma corresse mais ainda lá chegava. Por falar nesse, penso que hoje não esteve muito bem. Montes de remates interceptados por não rematar na altura certa, e algumas más decisões. Também não gostei de Jackson, hoje esteve pouco em jogo, embora a exemplo do que tem feito, ainda tenha picado o ponto.

    Brahimi, foi pura classe e técnica. Guarda muito bem a bola, sai muito bem de espaços apertados, e tem uma mudança de velocidade muito forte e capaz de causar muitos estragos. Excelente. Surpreendeu.me Tello ter ficado no banco, estava à espera que jogasse, com o argelino no meio. Quando entrou, tentou dar nas vistas, também tem uma velocidade e aceleração fortes e é sem dúvida um grande jogador, que penso que brevemente irá ganhar a titularidade.

    • andre
      Posted Agosto 16, 2014 at 1:49 am

      O jackson esteve pouco em jogo porque o excesso de posse de bola do porto na zona defensiva e inicio de construçao do meio-campo levam a isso. Dai os varios assobios que se fizeram ouvir no inicio da 2ª parte onde a defesa e o fabiano parecia que estavam a jogar ao meinho a trocar passes. O Lopetegui nao quer chutoes para a frente, é jogar de pe para pe, isso viu-se nos pontapes de baliza, mas a nossa defesa com 5 segundos de bola no pe treme por todo o lado, entao pressionados. É uma visao muito romantica, tambem me parece que no meio campo nao ha um trinco, ha jogadores que sabem jogar com bola no pe mas sem ela com equipas de melhor qualidade nao sei como vai ser. Acho que tao a discriminar a posiçao do fernando-matic-javi garcia-w.carvalho, o porto tem gajos que sabem jogar mas é preciso um 6 que destrua jogo, saiba quando tem de fazer uma falta etc e hoje so vi preocupaçoes ofensivas de jogar sem errar passes mas poucas chances de golo.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 15, 2014 at 8:59 pm

    Vitória totalmente justa, não que o Porto tenha deslumbrado, mas teve muita posse e apresentou qualidade no último terço, controlando o jogo sempre longe da sua baliza.
    O golo muito cedo ajudou a tranquilizar a equipa, e apesar de se notar no 1º tempo algum espaço no meio campo defensivo e do Marítimo até ter tido dois ou três contra-ataques perigosos, o Porto foi a ganhar justamente para o intervalo.
    Na 2ª parte, penso que o Marítimo se mostrou mais incapaz de incomodar, o Porto esteve sempre mais perto de marcar, e acabou mesmo por marcar no último minuto.
    Penso que é normal ainda não se apresentar níveis exebicionais espectaculares nesta altura da época, e portanto, para 1º jogo, penso que o Porto mostrou que é efectivamente um forte candidato ao título e mostrou qual será o estilo ao longo da época (muita posse e jogo ofensivo).

    Em termos de destaques, a defesa não teve grandes trabalhos, penso que os laterais poderiam ter dado mais profundidade. No meio campo, destaque para o menino Ruben que se estreou da melhor maneira e continua a ganhar pontos na questão da titularidade (parabéns ao Lopetegui por ter coragem de apostar no miúdo em detrimento do nome de Casemiro, sem pensar em idades..o que interessa é a qualidade!). Continuo é a não perceber a insistência em Oliver, mais uma vez, muito discreto e a não justificar a titularidade, o Porto ganhava mais com a entrada de Tello no 11, com Brahimi nas costas de Jackson. Herrera também esteve discreto, o que não é uma boa notícia, pode ser um daqueles casos onde o jogador rende muito mais na selecção do que no clube, ou que não se adapta ao nosso futebol (mas ainda é cedo, vamos ver como corre a temporada ao mexicano).
    No ataque, Brahimi foi o elemento mais perigoso da equipa, é um autêntico craque, e não será fácil segurá-lo por cá durante muito tempo. Quaresma tentou algumas acções, mas não acrescentou muito ao jogo do Porto… terá de fazer mais para não ser ultrapassado por Adrian.
    Jackson marcou, e começa bem a temporada para revalidar o título de melhor marcador.
    Destaque para a entrada de Tello, que foi brilhante na jogada do 2º golo, para mim é um elemento claramente para entrar no 11 inicial.

    Por fim, com todos os seus defeitos e problemas… sabe tão bem ter a liga de regresso. A ansiedade pelos fins de semana, pelos jogos, pelas discussões (mesmo as menos agradáveis), é algo inexplicável!

  • Rodrigo
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:00 pm

    Um FC Porto qb chegou para levar de vencido um Maritimo bastante inofensivo. Os azuis e brancos tem um jogo importante na proxima semana e entao nao colocaram tudo em campo, ate porque o golo cedo acabou por facilitar as coisas. Creio que este sera o cenario mais visto no Dragao esta epoca, ja que poucas equipas conseguirao contrariar a posse de bola e parar as individualidades do FC Porto.

    Quanto ao jogo, destaque claro para o golo do Ruben Neves, numa estreia de sonho em jogos oficiais. O miudo esta de pedra e cal no plantel e tudo indica que podera fazer muitos jogos durante a temporada, tal e a maturidade e qualidade que revela em todos os momentos do jogo.
    Alem do jovem formado no FC Porto, destaque para o Brahimi (muita qualidade tecnica, drible e na protecçao da bola), para o Danilo (deu sempre grande profundidade ao corredor, sobretudo na 1ª parte) e para o Oliver (grande qualidade de passe e visao de jogo). O Jackson começou tambem bem o campeonato ao marcar logo na 1ª jornada.

    Por outro lado, o Herrera esteve bastante apagado, o Quaresma nem sempre definiu os lances da melhor maneira, o Alex Sandro nao esteve tao em foco como o Danilo e o Indi revelou alguns erros tambem, embora a equipa nao tenha sido verdadeiramente testada defensivamente.

    Quanto ao Maritimo, pouco a dizer. Equipa com o bloco muito baixo, incapaz de pressionar e impedir a circulaçao de bola do FC Porto e sem capacidade para sair para o ataque com melhor qualidade. Parece evidente que faltam mais opçoes de qualidade a esta equipa, sobretudo se compararmos com anos anteriores, pelo que o Leonel Pontes, outra incognita, tera muito trabalho pela frente.

  • m1950
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:01 pm

    E acabaram de contratar o Clasie , penso que teem todas as condições para conquistar o titulo , sem qualquer sombra de duvida , embora saiba que uma equipa precisa de tempo , o FCP tem soluções para tudo quase e armas para ganhar qualquer jogo da liga. Se tivesse conseguidos uma lógica de continuidade com VP , que tinha um futebol possessivo mas moderno e até superior a este , imagine-se 4 anos de VP com este reforços a serem integrados , provavelmente lutariam pelas meias da champions.

    Agora enquanto Sportinguista , olho para o plantel do FCP e fico com inveja.

    • Rui Amaral
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:28 pm

      nem mais !

      concordo ai com o pornto em que se é o Vitor Pereira (grande treinador) com este plantel em dois anos estava a disputar as meias da Champions

    • Rodrigo
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:44 pm

      Nao vejo porque e que o Vitor Pereira ha-de ser melhor que o Lopetegui. Vamos ver. Alem disso, apesar do plantel ser claramente mais fraco, a Champions em 2 anos foi sempre um fracasso com esse treinador a frente dos azuis e brancos.

    • João
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:03 pm

      O VP foi "óptimo" (o Rodrigo lembrou bem as péssimas prestações na Europa, eu lembro as Taças. De Portugal, da Liga, de tudo. Sempre arrumado) treinador para o plantel que tinha à disposição. É complicado especular o que poderia fazer com este, porque andarem a fazer caixinhas nas laterais e passar dos centrais para os alas já eles fazem até à exaustão com Lopetegui.

  • Joel
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:02 pm

    FCP fez um bom jogo. Ruben Neves a demonstrar qualidade, mas tambem que ainda não tem condição fisica para fazer um jogo intenso durante 90 minutos. Normal face à sua idade.
    Brahimi é um grande jogador, seja na ala ou no meio, não engana! Prefiro-o no meio, pois abre o jogo completamente, calculo que hoje tenha jogado na ala para não abrir o jogo contra o Lille na Champions. Não me acredito que o Oliver jogue no meio em detrimento do Brahimi, não obstante o Oliver ter feito um jogo bom e capaz, mas o Brahimi é muito superior.
    A defesa esteve globalmente bem. Gosto do facto de conseguirem fazer passes sem perderem bolas e não tremerem por todos os lados com a pressão adversária. Grandes melhorias na saída de bola.
    O FCP lateraliza muito o jogo, mas não faz muitos cruzamentos, algo a rever. Necessita também 2 médios subidos, coisa que Herrera e Oliver não o fizeram, faltou presença na área, coisa que o Brahimi dá, subindo até o rendimento do Herrera, pois fica com um espaço maior de acção.
    Gostei muito do Quaresma, Danilo e Indi, embora este último tenha que melhorar um pouco o seu jogo posicional.

    Bom 1º jogo, nem se viu o Maritimo. Continuação de um bom trabalho.

  • NFM
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:09 pm

    Boa vitória do Porto no sempre dificil 1º jogo…

    O tempo das transições rápidas já era e agora temos um Porto de posse, hoje fez mais de 500 passes (algo incrivel) embora tenha tido poucas oportunidades de golo…

    Gostei da exibição, é claro que há coisas a melhorar mas os jogadores parecem saber todos o que fazer…

    Em termos individuais Brahimi e R Neves (temos homem) foram os melhores mas Quaresma, Oliver, Maicon. A Sandro e Danilo também estiveram em grande nível…

    Herrera teve algumas dificuldades e teve algumas más decisões, o mexicano é um jogador mais de correr com bola do que de passe e ainda tem algumas decisões erradas…

    No geral gostei da exibição e deste Porto que apartir daqui só pode melhorar ainda mais…

    Brahimi e Oliver são dos génios na forma como seguram a bola. é um luxo ve-los a jogar…

    • João
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:25 pm

      Quaresma? Epá…

    • EBITDA
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:33 pm

      Realmente incluíres no mesmo lote Brahimi, Ruben Neves e Quaresma não combina.
      O ciganito foi uma nódoa.

    • Joel
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:44 pm

      Quaresma jogou muito bem. Cruzou, rematou, defendeu e criou jogo. O adepto comum fica preso ás ligeiras falhas, em caso de remates tortos e cruzamentos menos direcionados, esquecem-se é que só falha quem faz e ele tem a coragem de fazer e arriscar. Quaresma é o principal dinamizador de jogo do FCP, principalmente quando os médios centro não fazem aproximações á área como foi o caso hoje.

      Outro ponto de vista é que o Quaresma está a defender imenso e bem. Faz o sobe e desce o jogo todo, enquanto que os outros extremos não o fazem, no caso do Tello é gritante.

      Há ódio de estimação pelo Quaresma, mas deixem lá o rapaz andar que está muito bem. Parece que fez um jogo terrivel. Nódoa, dizem alguns, mas só para rir.

    • NFM
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:02 pm

      Eu gostei do Quaresma hoje, correu defendeu, recuperou várias bolas (algo impensável a uns tempos atras) e cruzou com perigo várias vezes em bola corrida…

      Só não gosto dele a marcar livres e cantos mas no geral acho que esteve muito bem até e nada egoista…

    • João
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:00 pm

      Tello não defende facto. Quaresma está a recuar, facto. Por enquanto? Não se sabe. Cruzamentos, uma barbaridade deles. Úteis? Zero. Remates, 4 ou 5 em excelente posição. Úteis? Zero. Livres e cantos, TODOS. Úteis? Zero.

      Não tenho nenhum ódio de estimação pelo Quaresma, acho que jogou muito melhor do que na época passada (principalmente porque tinha que assumir todas as despesas atacantes do Porto), está a recuar, está a evidenciar alguma maturidade como capitão de equipa. Tudo certo. Mas tem que adornar menos os lances e melhor muito no capítulo do cruzamento e finalização. E, porque não deixar uma ou outra bola parada para outro jogador. Já tivemos esse monopólio com o Hulk e foi sempre em mau.

    • André Tomás
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:38 am

      Excelente comentário Joel. Finalmente alguém parece que viu o mesmo jogo que eu.

    • Artur Matias
      Posted Agosto 16, 2014 at 9:19 am

      Também achei que o Quaresma foi dos melhores, voluntarioso e esforçado.

      Gostei da exibição do Quaresma, do Ruben Neves, do Brahimi e do Oliver.

      Não gostei da exibição do Jackson, do Herrera e do Evandro.

      No geral fiquei satisfeito, mas sendo a equipa de cariz ofensivo, com centrais de passada lenta, poderemos vir a ter problemas nas transições defensivas.

  • RiefSilva
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:12 pm

    Esta equipa tem muito por onde crescer, e este onze que jogou hoje, nem será o onze base ao longo da época. Tello, naturalmente irá ganhar o lugar, Oliver, penso que irá acabar por sair do onze, embora neste caso, me pareça que este caso é um capricho do treinador. Ruben Neves, também deverá perder o lugar para o Casemiro, ou no mínimo dividir o protagonismo. Nas laterais, principalmente na direita, o Danilo terá de subir de rendimento.

    Quanto ao jogo, pareceu-me estar a ver o Porto do Vitor Pereira, equipa entre forte, e acabou por marcar, e depois de algum tempo, foi perdendo gás e objectividade, tornado o jogo perigoso, acabou por marcar perto do fim, mostrando um resultado tranquilo, quando na realidade não foi bem assim.

    É importante começar a vencer. Parece-me que os defesas do nosso campeonato vão sofrer com a capacidade de de drible e técnica de Brahimi, e com a velocidade do Tello.

    O grande destaque do jogo é claramente o Ruben Neves e o seu golo. Muitos treinadores, não apostariam no jogador, mesmo depois da boa pré-epoca realizada, Lopetegui teve esse mérito e recolheu os devidos frutos. (Na pré-época passada, Kelvin, e principalmente Iturbe foram dos melhores do Porto, mas chegando os jogos oficiais, e nem convocados eram.

    Está oficialmente aberto o campeonato!!! As saudades já apertavam!

  • André Vieira
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:13 pm

    Para começar quero saudar a estreia histórica de Ruben Neves, está a nascer uma estrela, sempre com muita personalidade e a decidir sempre bem fez um jogo competente, acho até que ele não sabe jogar mal.
    Quanto ao jogo foi uma vitória justa do FC Porto, com muitos momentos de bom futebol, fruto da grande capacidade técnica dos seu intervenientes. Falta mais gente na área, dá a sensação que o único jogador que vai a área é o Jackson,e assim torna-se mais complicado.
    Destaque para as exibições de Brahimi, que é na minha opinião o jogador tecnicamente mais evoluído do futebol português, irá sem duvida nenhuma causar grande estragos neste campeonato, e oliver que foi para mim o melhor em campo, raramente falhou um passe, e deu sempre muita fluidez e critério ao jogo do FC Porto.

  • Rafael 10
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:16 pm

    bom jogo do Porto a demonstrar já maior entrosamento. marítimo raramente incomodou o Porto, jogo controlado só peca por escasso, falta traduzirem a posse de bola em mais situaçoes de golo. No geral bastante satisfeito, destaques o menino Ruben Neves,Oliver e Brahimi.

  • kalho
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:19 pm

    É fantástico que o Rúben Neves tenha sido titular com apenas 17 anos. Com tantos médios promissores que têm aparecido tenho esperança que seja desta que o Miguel Veloso deixa de ser titular na seleção.

  • Anónimo
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:20 pm

    Ridiculo este Maritimo a jogar… o FC Porot foi claramente melhor mas para quem se queixava do Rio Ave no Domingo esta exibição de todos os jogadores do Maritimo,tirando o Roman Salin, é do nível do distrital! Assim até o Arrentela deslumbrava na 1º Liga…falta realmente coragem a vários jogadores quando vão ao Dragão. Não sei explicar a razão…

    Rodrigo

    • Alexandre C.
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:26 pm

      Tem toda a razão caro Rodrigo, o resultado é fruto do demérito do Marítimo, o Porto não jogou nadinha e os "Arrentelas" desta vida fariam o mesmo ou melhor. Aliás, 73% de posse de bola, 50 ataques, 27 remates e 12 cantos qualquer grupo de amigos da escola consegue fazer na primeira liga..haja paciencia.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:29 pm

      Quando não se tem bola, não se tem jogo, simples.

      No entanto, embora dê mais demérito ao Rio Ave que falas do que hoje ao Marítimo a verdade é que a equipa da Madeira está bastante abaixo do nível dos últimos anos. As saídas de Danilo Dias, Derley e Sami foram cruciais.

      Luis Freitas

    • João
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:46 pm

      Teorias assentes em zero ao 1o jogo da 1a jornada.

      Tinha tanta saudade do tugão. Cheguem rápido à parte do "só não vê quem não quer" que é a minha preferida.

  • Miguel
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:21 pm

    o herrera continua a demonstrar aquilo que realmente é…um caro e verdadeiro flop…e nem as exibições no mundial o safam de tanta mediocridade

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:22 pm

    Daquilo que vi do jogo (assisti apenas ao jogo entre os 20 e os 85 minutos) achei um jogo pobre de ambas as equipas mas o que fica para a história é a vitória e os três pontos ganhos pelos dragões.
    O Porto ganhou mas jogou mal … e o Maritimo esteve ainda pior (é a equipa mais fraca que o madeirenses apresentam nos ultimos anos).

    A defesa portista teve pouco trabalho (mas teve alguns momentos de aflição quando quis jogar "bonito" fazendo o tiki-taka), o meio-campo esteve pouco dinamico (apenas o óliver mostrou bons promenores, o Herrera esteve bastante mal, o jovem Ruben Neves marcou mas não teve uma grande exibição e os suplentes que entraram não acrescentaram grande coisa), no ataque o Brahimi desequilibrou, o Quaresma esteve decidiu varios lances mal mas foi dos melhores e Jackson esteve sempre desapoiado.

    Na minha opinião esta equipa do Porto não é tão boa como muitos dizem (apesar de ser neste momento a melhor teoricamente em Portugal).
    Têm um guarda-redes que eu aprecio bastante (Fabiano), os dois melhores laterias do campeonato (Danilo e Alex Sandro), dois centrais bons mas não de top (Maicon e Indi não se comparam a jogadores como Mangala, Otamendi, etc … para mim se o Rolando fica-se poderia ser titular).
    No meio-campo falta alguém que se destaque na posição 6 (para mim Casemiro era o dono do lugar, o Ruben Neves não é muito bom a defender e é pouco agressivo para jogar a trinco), o Herrera esta a provar que nao passa de um hype do mundial (nunca gostei do seu estilo de jogo, nem no mundial … para mim o Defour devia ter ficado), na posição 10 existem muitos e boas opções (com Oliver a destacar-se), nas alas também existem muitas e boas opções (Brahimi, Quaresma e Tello são jogadores que podem fazer a diferença … por enquanto ao apostava nos dois primeiros) e no centro do ataque acho que fizem mal em nao apostar no Ghilas (é mais ponta-de-lança que o Adrian) e claro que a primeira opção para a posição 9 é o Jackson (melhor 9 do campeonato).

    PS: Continuo a não compreender como é que gastaram 11 milhões (!) no Adrian Lopez … ele não se encaixa nao desenho tactico do Porto (não é extremo ou ponta-de-lança é um segundo avançado para jogar num 4-4-2 … tal como o Montero no "meu" Sporting). Aliás o Adrian e Montero seriam melhores opções para o Benfica do que para o Porto e Sporting devido ao esquema e dinamicas de jogo … na minha opinião.

    O Porto cumpriu e venceu, agora falta esperar que o "meu" Sporting faça o mesmo amanhã (se possivel espero que nos apresentem um espetaculo melhor do que este).

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:00 pm

      Jogou mal? Não tem assim tão boa equipa? Hm logo notei que eras Sportinguista… boa sorte para o gigante Sporting…

      Bruno Djokovic

    • João
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:55 pm

      Diogo, longe de mim discordar do que escreveu, é próximo do que eu vi também. Mas, por acaso, os melhores períodos do Porto foram os primeiros 25-30mins e os instantes finais de jogo.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:22 pm

    antes de mais parabens ao porto por, mesmo nesta epoca de extremo investimento, e onde demonstra uma clara aposta forte para ser campeao ( e mesmo fazer uma boa champions), consegue potenciar um jovem jogador (aposta essa com sucesso).

    de destacar, o ja destacado ruben neves. entrou bem, e ja factura.
    o brahimi. criou varios desiquilibrios com a sua rapidez.
    jackson- sempre a contribuir muito, e continua a marcar.
    tello- em 10 minutos fez mais que o quaresma no jogo todo.
    oliver- este miudo tem muita qualidade. joga e faz jogar, bela capacidade de passe, e rapidez de execuçao.

    nao gostei muito do quaresma. parece-me algo lento. varias vezes a bola caia 1 metro a frente dele, e e demorava muito a arrancar, e o lance perdia-se. depois, tentou sempre o remate com muito insucesso, e sem ser 2 ou 3 cruzamentos de trivela, pouco fez. e estranho ve-lo a capitao.

    quanto ao destaque do mundial herrera, apareceu muito pouco, mas quando apareceu nota-se que e um grande jogador, so tem e que assumir mais o jogo.

    ponto menos forte (nao o considero fraco) do porto:
    a defesa- apesar de os laterais terem dado muita profundidade, e ofensivamente terem estado bem, a defesa como conjunto nao esteve assim tao boa, e fosse outra capacidade de decisao o maritimo poderiam ter sofrido (entao aquele lance o jogador do maritimo tenta fazer um passe picado…). o maritimo nao atacou muito, mas a defesa do porto tremeu algumas vezes.
    mas contra o lille perceber-se-a melhor (apesar de nao andarem a marcar muito, e hoje apenas marcaram num penalti mal marcado, tecnicamente sao muito superiores aos do maritimo)

    do maritimo gostei do dyego souza. pareceu ter boa tecnica. o ponto fraco do maritimo pareceu-me ser o defesa direito. muitas vezes batido. posicionava-se mal e permitia que os jogadores do porto entrassem na area com relativa facilidade.

    ps- aparentemente o porto comprou mais um jogador de bastante qualidade. nao sei de onde vem este dinheiro todo que o ano passado parecia estar a esgotar-se, mas isso nao interessa, o que interessa e que o porto esta com um plantel fortissimo.

  • João
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:23 pm

    Façam pause aí nos vossos rankings de "ainda temos os 3 melhores jogadores do campeonato" porque isto até pode correr muito mal (e o hoje a manobra defensiva e a construção foram péssimas) mas Óliver e Brahimi, pelo menos, são de outro campeonato. Duvidava muito do espanhol, estou rendido. Emprestado, dado, o que vocês quiserem mas tem que jogar.

  • Miguel C
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:24 pm

    Porto claramente a crescer a cada jogo que faz. Ainda problemas, especialmente na saída de jogo quando a pressão é mais alta, creio que os laterais deviam recuar um pouco mais nessas saídas assim como um ou dois dos médios de modo a que a equipa se mexa mais como um bloco, existir sempre pelo menos dois jogadores com possibilidades de receber a bola é essencial. Os centrais também não podem "queimar" tanto o Fabiano, já se sabe que ele não é forte em termos de jogo de pés, não vale a pena complicar lhe ainda mais a vida.

    Resultado podia ter ser mais dilatado, valeu a sólida defesa do Marítimo, sempre com dobras muito bem feitas, raramente os jogadores do Porto apareceram com oportunidades de atirar à baliza, só Jackson agora no fim, exceção à regra mesmo. Gostei em particular do central Alemão, pouco espaço deu ao Jackson.

  • Ricardo Peixoto
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:27 pm

    Sei que foi o primeiro jogo e muita gente achou estranho a ausência do Tello por exemplo mas quarta há Lille e é importante estar a 100% e ter os jogadores focados..

    Quanto a este jogo foi um bom jogo para primeiro oficial, nada de deslumbrante. Jogou o suficiente para merecer ganhar!

    Brahimi espalhou alguma da sua magia, gostei do pormenor do Tello antes da assistência para o Jackson, o Oliver jogou bem. Teve passes muito bons. E melhor do que isto, gostei do entrosamento que a equipa tem.. pensei que ia demorar mais tempo a chegar a isto, se nada falhar penso que o FCP em Outubro terá as ideias de jogo definidas entre os 14/15 mais rodados.

    No geral gostei do que vi!

  • Invictus
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:27 pm

    Um bem haja ao treinador por ter apostado no Ruben Neves, esta mostrar que o trabalho é premiado, que ñ olha a nacionalidades, e acima de tudo esta dar esperança a jogadores como gonçalo,rafa,a,silva,tomas,ivo etc…

    Estilo de jogo catalão, o tiki-taka como demonstra a posse de bola e os infinitos passes de jogador para jogador..

    Brahimi deu show de bola, da gosto ver o argelino jogar, ainda assim acho que rende mais no meio..
    jaksson falhou alguns golos, mas no fim la marcou..
    danilo 2 lances de golo desperdiçadas…

  • Profeta Amnésico
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:40 pm

    Profeta Amnésico diz (sem determinante, porque determinado já ele o é):
    – Lopetegui é um criativo. Domina o ofício e não tem medo de arriscar. Um treinador Português dificilmente lançava um puto de 17 anos a titular no 1º jogo oficial da época, deixando no banco o "super-reforço" do Real Madrid. Da lenda reza a história: Quem não arrisca, não petisca. O criativo petiscou. E muito provavelmente chegará a Maio de barriga cheia.
    – O Marítimo de Leonel Pontes ainda consegue ser mais organizado do que o quase sempre consistente Marítimo de Pedro Martins. A Europa está no horizonte.
    – Brahimi é craque. Vai dar que falar. Mas no final da época o Tello vai ter mais assistências do que ele.
    – Oliver vai ser grande. Nessa altura já não estará n'A Invicta.
    – Danilo será o substituto de William Carvalho no Sporting. Fez um enorme jogo, afiado com todos os condimentos necessários para ferir o orgulho de LFV.
    – Não sei como é que o Marítimo consegue, mas arranja sempre forma de ter uma figura mística no plantel. Van Der Gaag, Briguel… A próxima será naturalmente a de João Diogo.
    – Jackson vai ser novamente o melhor marcador do campeonato Português.
    – O Lille tem uma qualidade de decisão muito maior do que a do Marítimo. O criativo será obrigado a um jejum forçado.
    – Gegé é um exemplo de disciplina. Em Maio terá pelo menos 3 jogos de suspensão na mochila.
    – Quaresma tem umas chuteiras cor-de-rosa. Esta moda vai dar origem a uma nova espécie: a do Zíngaro Hipster.
    – O VM nunca vai acabar. E um dia teremos a Liga Portuguesa Visão de Mercado. O vosso incansável esforço virá a ser reconhecido no campo dos PetroDólares e vocês tornar-se-ão tão excêntricos que o Lim ao pé de vós será sempre aquele menino Asiático que gastou milhões no André Gomes quando por igual quantia vocês teriam feito um donativo ao Cátio Baldé só porque sim, para ver se ele deixava o futebol de vez (e se pelo caminho pagava a carta ao Ruben Semedo).
    – Nota de rodapé para o Carlos Xistra.

  • João
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:43 pm

    Para a equipa criar mais ocasiões de golo não pode jogar com Herrera e Óliver. Assim está a acontecer o mesmo que nos anos passados, há dois médios centro a jogar muito longe da área. Herrera pode desiquilibrar com as suas arrancadas mas ainda tem muito de aprender para ser um jogador eficaz e assertivo no futebol europeu. Tem de dominar os momentos do jogo e saber sempre onde tem de se posicionar para dar consistência à equipa. Óliver pelo que vi é mais um 8 que um 10 propriamente dito, uma espécie de Lucho González, uma vez que joga muito recuado, não costuma chegar-se à área e não é de jogar em velocidade e fintas.
    Considero que Brahimi é melhor a jogar a 10 e Tello tem de ser titular. Com Brahimi a 10 o jogo da equipa muda, como se viu frente ao WBA e Tello é indiscutível, tem uma potência tremenda. A número 8 ou joga Óliver ou Herrera, ou talvez Casemiro nos jogos mais difíceis.
    Com isto tudo ainda há no banco jogadores como Adrian ou Quintero. O FC Porto tem um plantel muito bem apetrechado, é uma demonstração de força quando os outros definham.

  • Flávio Trindade
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:47 pm

    Vitória justa do Porto, com os números finais a fazerem jus à produção ofensiva dos portistas e à absoluta falta dela por parte do Marítimo.
    Este Porto opta por um futebol de posse típico da escola espanhola, mas conseguiu fazer isso em progressão e em velocidade. Nem sempre da melhor forma, muito desgarrado às vezes e com claro destaque para duas unidades.
    Brahimi, tem tudo para ser o jogador mais do Porto esta época, e para a estreia absolutamente fantástica do menino Rúben Neves que mostrou no Dragão aquilo que já tinha mostrado no CE S-17 e na pré-época, ou seja personalidade, vontade de assumir o jogo e atitude. Saúda-se a aposta de Lopetegui neste menino, e certamente terá frutos mais tarde, a comprovar que o jovem jogador português é tão bom como os outros se tiver o seu espaço, se puder crescer com a equipa e se puder errar hoje para acertar mais tarde.

    Fora isso, não foi de todo o Super Porto que muitos previam (além do mais apanhou um Marítimo fraquissimo e muito longe daquilo que apresentava com Pedro Martins), e deu para notar que em termos defensivos e perante adversários que não tenham medo de assumir o jogo que aquela defesa treme bastante e que o meio campo também não consegue filtrar jogo, fruto da tracção à frente.
    Quarta-feira, num jogo contra uma equipa experiente e muito mais matreira e a um nível de Champions, será certamente um embate mais interessante.

  • Kacal l
    Posted Agosto 15, 2014 at 10:01 pm

    Boa exibição e vitória justa, muitos aspectos positivos e alguns negativos que podem ser melhorados, mas estamos cada vez melhor e acredito que vão ser ainda mais fortes, vamos ter uma equipa "à Porto", sem duvida.

    O VM e os leitores/comentadores já falaram de tudo, vou só falar nos três pontos que destaco:

    Laterais: nota-se a frescura física, hoje estiveram bem defensivamente e no posicionamento, compensaram bem os centrais e mostraram-se disponíveis, ainda deram profundidade ao corredor e mostraram velocidade, gostei bastante da exibição do Danilo e do Alex Sandro, quem diz que são banais ou que não são de classe mundial estão enganados, é uma questão de tempo e esta época deve ser de afirmação;

    Brahimi: é mágico, é dos melhores reforços de 2014/2015, muita qualidade técnica, velocidade e explosão, muito forte no drible e no 1×1, seja em drible curto, seja em velocidade, quando arranca é difícil tirar-lhe a bola, assim como quando a tem controlada, segura a bola como poucos, e desequilibra muito, estou a gostar muito dele, uma boa exibição;

    Rúben Neves: até aos 65 minutos, onde se começou a notar o cansaço, fez (mais uma vez) uma boa exibição, certeiro no passe e apareceu bem em zonas de finalização, defensivamente não comprometeu e demonstrou mais uma vez maturidade, fez um golo e fez história, tornou-se no jogador mais jovem a jogar pelo Porto na Liga e ainda fez o primeiro golo da época 2014/2015, excelente.

    • NFM
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:27 pm

      Foi o mais jovem de sempre a ser titular pelo Porto e ainda o mais jovem de sempre a marcar pelo Porto superando o Fernando Gomes…

      Melhor estreia era impossivel pois ficou duplamente na história do Porto….

    • RiefSilva
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:12 pm

      Num dos lances mais perigosos do Maritimo, ainda na 1ª parte, em que o Alex Sandro cortou de cabeça uma bola que parecia ir para a baliza, o Danilo deixou fugir 2 jogadores do Maritimo. Um jogador no Porto não pode ter esse tipo de lapsos.

      Outra coisa que o Danilo tem que aprender, é que pode passar para a frente do extremo, e quase sempre que o fez houve perigo, o problema é passou poucas vezes. Lembro-me em particular de um lance, em que o Danilo passa ao Quaresma, que estava poucos metros à sua frente, e começa a correr para acompanhar o Quaresma. O Quaresma, de 1ª passou a bola ao Ruben, e o Danilo imediatamente recuou. Se tivesse continuado a corrida, e ultrapassado o Quaresma, facilmente o Ruben lhe tinha posto a bola nas costas da defesa.

    • Kacal l
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:20 pm

      NFM,

      Sim, é verdade e ainda fica na história desta época sendo o primeiro a marcar em 2014/2015 e um dos mais jovens.

    • Kacal l
      Posted Agosto 16, 2014 at 12:35 pm

      RiefSilva,

      Sim, mas ambos têm ainda margem de progressão e são aspectos a melhor e evoluir, mas podem tornar-se em laterais de classe mundial.

  • Kafka I
    Posted Agosto 15, 2014 at 10:08 pm

    Não vi o jogo, pelo que não posso comentar o mesmo, mas apesar de Benfiquista, fico contente pela aposta no Ruben Neves e é a prova que a qualidade não tem idade, um jogador ou é bom ou é mau, tenho 17 anos ou tenha 23 anos…e é isto que os treinadores e dirigentes em Portugal têm de perceber de uma vez por todas, se um jogador é bom tem de jogar, mesmo que tenha apenas 17 anos…

    • Flávio Trindade
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:38 pm

      Subscrevo inteiramente, Kafka.
      Diria até mais, deverão jogar independentemente da idade, cor ou religião… (onde é que eu já ouvi isto antes?)

    • RiefSilva
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:17 pm

      Isso não funciona bem assim. Existem pormenores que um jogador de 17 muito raramente têm, e que muitos de 23 os têm, e os adquiriam com experiência. Mas só poderão aprender se jogarem.

      Duma coisa tenho a certeza, se o Ruben continuar a ser aposta permanentemente no Porto, será aos 23 anos muito melhor jogador que se tivesse ido para a equipa B (se calhar suplente) e lá ficasse até aos 20 ou mais.

      Mas sim gostei de ver um treinador estrangeiro apostar na prata da casa, ainda para mais, com ligação directa ao resultado.

    • Tiago Fouto
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:29 pm

      O JJ enganou-se. Queria dizer, no Benfica vendem/emprestam sem olhar a idade, cor ou religião.

  • João
    Posted Agosto 15, 2014 at 11:07 pm

    Outro ponto muito importante. Maicon, que alguns portistas advogam que não tem qualidade para jogar de início. Sempre certo, como aliás é costume, algumas intervenções muito importantes e principalmente, sempre que o Marítimo vinha para cima e as 10 figuras perdiam a noção do que é futebol e como contornar uma pressão alta básica, saíram da parte dele os únicos 4 passes a rasgar pelo meio. Fez mais 3 ou 4 passes a queimar linhas durante o jogo, sempre bem medidos e a dar início às melhores oportunidades que o Porto teve pelo centro do terreno.

    Um excelente defesa central, finalmente e por deserção de opções, vai mostrar quem devia ter sido sempre o parceiro do Mangala.

  • Vermelho
    Posted Agosto 15, 2014 at 11:57 pm

    Do que vi, jogo com bastante posse de bola como já se previa. Rúben com esta idade a jogar assim… muito bom. É normal um rapaz estourar aos 70 min com este nível, estamos perante seniores de alta competição, uma primeira liga, a exigência é muito maior.
    Do resto, Brahimi deu razão ao que pensava dele, muito bom.
    Jackson passa por vezes despercebido, mas é daqueles PL's que não pode ter a bola nos pés (pelo ponto de vista adversário, senão causa estragos), marcou hoje e leva já alguns jogos sempre a facturar (não sei ao certo quantos) e isso trás motivação.
    Maicon mostrou-se eficiente e certinho.
    De resto, passou-me um pouco ao lado, vi jogadores a cumprirem.
    Atrevo-me a dizer que o Porto tem o melhor plantel da liga, veremos até que ponto Lopetegui sabe trabalhar a equipa e geri-la.

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2014 at 12:15 am

    Creio que este fcp se encontra em fase de crescimento e este foi mais um teste nos muitos que se avizinham. Lopetegui vai encontrar muitos "maritimos" pela frente, equipas fechadas, a jogar no contra-ataque e com grande organizaçao defensiva. o maritimo fez um bom jogo deste ponto de vista, no entanto, tal como muitas equipas em Portugal nao joga para mais nada que nao seja o empate. isto dificulta a vida a quem deseja ganhar e como tal, hj, pudemos assistir a um fcp a forçar claramente o golo. O destaque vai para o menino Ruben Neves que demonstrou ter qualidade para ser titular, embora nao seja tao preponderante a defender como casimiro. a parte disto demonstrou sempre clareza, qualidade de passe e tecnica apuradissimas para um jovem de apenas 17 anos. como 6 constroi bem, a defender e que se notam debilidades que com o tempo vao, com certeza ser colmatadas (ninguem nasce ensinado). Herrera nao encaixa no estilo de jogo portista, basta ter visto o mexico no campeonato do mundo e aquele Herrera nao é o mesmo que lopetegui deseja (dai Jordy Clasie). Quaresma entrou bem, com vontade de mostrar serviço e fazer mais e melhor no entanto exagerou nos lances individuais e nao se mostrou capaz de controlar as suas decisoes dentro de campo (cruzamentos consegue fazer melhorr. remates horriveis e sem nexo, vontade ha muita mas discernimento nem por isso). Quaresma nao e, nao pode, nem nunca devia ser capitao mas lopetegui ve o mesmo como um aliado dai a braçadeira. agrada a grande parte da massa associativa, as jogadores e sobretudo ao proprio Quaresma (eventual elemento destabilizador do plantel se a epoca correr mal). oliver e brahimi demonstram classe e qualidade, o primeiro na decisao e criterio, assim como na assombrosa qualidade de passe e visao de jogo. o argelino é um jogador tecnicamente evoluido, tarefa dificil para a maior parte dos laterais do campeonato que vai dar gosto ir acompanhando ao longo do ano (e pena o oliver vir emprestado, a este nivel facilmente volta ao atletico). tello contribuiu mais que quaresma ofensivamente durante o jogo todo, sobretudo no golo (la masia foi evidente no momento do passe de ruptura para jackson) e aponta para a titularidade. uma opçao sempre a ter em conta e de grande qualidade. evandro podia ter sido pior mas creio que nao foi mau de todo. casemiro veio trazer força fisica assim como frescura a partida, uma boa soluçao para o meio campo dado que pode jogar a 6 mas tbm a 8.
    na defesa reside o principal problema, ainda nao se ve grande ligaçao entre indi e maicon e contra uma equipa mais ofensiva e mais dotada tecnicamente (lille) pode cometer mais erros, contudo, ao longo do ano o entrosamento vai permitir uma maior segurança no processo defensivo. no geral o jogo foi animado, sempre com mt intensidade, deu para ver o menino a brilhar e a mostrar que o futebol nacional nao esta morto, lopetegui surpreendeu e bem! o maritimo, tal como ja disse fechou-se perdeu, no futuro pode marcar (teve oportunidade). um bom teste para o fcp e para lopetegui que na quarta ja tem novo desafio, desta vez bem mais dificil!

    a continuar assim, em crescendo, ha grandes possibilidades de o fcp se superar aos demais adversarios, plantel ha, soluçoes tbm, a equipa esta em construçao. veremos!

    Guilhas

  • Leonardo Santos
    Posted Agosto 17, 2014 at 4:00 pm

    Em primeiro lugar, um belo jogo de posse por parte do FCPorto contra um Marítimo nada agressivo, nem lutador característico de um povo madeirense. No entanto, acho que este estilo de posse em Portugal nao vai resultar, devido ao facto de 50 % das equipas portuguesas quando jogam contra Porto e Benfica (essencialmente) limitam-se a defender em busca de 1 ponto.
    Falando do jogo em si, (e para começar) o Quaresma por muito que seja um símbolo portista (que o é) nunca pode ser capitão, embora tenho feito um jogo bastante bom (peca muito ao nível da decisão). Um jogo de posse passa muito pelos centrais e tanto o Indi como o Maicon, não sao jogadores que se enquadram nesse tipo de futebol. Herrera também ja se percebeu que não encaixa bem num jogo de posse (incrível como passa despercebido durante o jogo) e Danilo continua, na minha opinião, muito inconsequente e sem justificar os milhões investidos.
    O meu destaque vai essencialmente para o óbvio Rúben Neves que fez um jogo bastante bom para um miúdo que se estreia no Dragão com 17 anos; joga simples e tem uma qualidade de passe estrondosa, para além do golo marcado e claro para o Brahimi que me surpreendeu com as suas constantes mudanças de velocidade e o facto de não ter medo de partir para cima do adversário. Alex Sandro fez um bom jogo (comparando com o final da época passada, nem parece o mesmo), assim como o Jackson que parece que voltou a ganhar a vontade de correr.
    Para primeiro jogo da época, o Porto esteve muito bem, mas parece sempre faltar o último passe ou a última desmarcação, algo que poderá ser trabalhado e melhorado ao longo da época.

    LS

Deixa um comentário