Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Surpresa no Dragão! FC Porto esbarra na defesa cerrada do Desp. Chaves; Hernâni desatou o “nó” mas Eustáquio fez história; Corona e Adrián Lopez falharam o teste; Marcão e Jefferson encheram o campo; Conceição foi expulso ao intervalo

FC Porto 1-1 Desp. Chaves (Hernâni 74′; Eustáquio 83′)

Na ronda inaugural do grupo C da Taça da Liga, o FC Porto não foi além de um empate a uma bola com o D. Chaves, naquela que foi a primeira vez que o clube transmontano não perdeu no Dragão. Num jogo amarrado e onde o FC Porto sentiu dificuldades para ultrapassar a defesa cerrada da turma de Daniel Ramos, que se apresentou com três centrais e com Jefferson a anular Marega numa marcação individual, Conceição fez regressar Danilo Pereira ao 11 e deu oportunidade a alguns menos utilizados como Corona, Adrián e João Pedro, mas a equipa não encantou e não foi além do empate. Hernâni ainda marcou primeiro, mas Stephen empatou pouco depois e garantiu o ponto ao D. Chaves. Nota ainda para a expulsão do técnico dos azuis e brancos durante o intervalo.

Quanto ao encontro, os primeiros avisos pertenceram ao central Felipe, aos 3 minutos de calcanhar e aos 12’ de cabeça após cruzamento de João Pedro, mas António Filipe resolveu nas duas ocasiões. Aos 22′ Adrián Lopez entra na área pela esquerda e cruza para Marega, mas o maliano consegue apenas um desvio de recurso que o guardião flaviense agarra sem problemas. O primeiro teste à baliza dos Dragões apareceu aos 39 minutos, através de um remate de longe de Bruno Gallo que saiu à figura de Vaná. Corona respondeu de imediato ao fazer um “nó” a Nuno André Coelho e cruzar com precisão para a a cabeça de Herrera, mas a combinação mexicana passou ao lado do poste esquerdo de António Filipe. Aos 7 minutos da 2.ª parte Danilo ameaçou o remate de pé direito antes de chutar com o esquerdo pouco ao lado do poste. Respondeu Perdigão a aproveitar uma bola solta na área azul e branca, mas o remate não levou a melhor direcção. O jogo ganhou mais emoção com a entrada de Brahimi a meia hora do fim, e Adrián quase conseguiu a emenda fatal a um cruzamento da direita mas o desvio de Jefferson foi precioso. Aos 74′ Hernâni isola Marega que não consegue bater António Filipe, mas na continuação da jogada Brahimi entra na área em dribble e a bola sobra para o remate seco de Hernâni, que abre o marcador para o delírio e alívio dos adeptos portistas. No entanto menos de dez minutos depois, e na sequência de um grande corte de Marcão na defesa, o contra-ataque acabou num cruzamento da esquerda de Avto que André Luís desvia no meio da área para o 2.º poste, onde Stephen Eustáquio aparece para bater Vaná. Já no tempo de compensação Jefferson obriga Vaná à defesa da noite com um remate de longe. Ainda antes do apito final momento polémico após Aboubakar marcar golo após desviar o braço, e o árbitro Vítor Ferreira acaba por anular o lance após consulta com o auxiliar.

FC Porto – Os Dragões voltam a entrar mal nesta competição, mas o apuramento continua em aberto. Conceição fez regressar Danilo Pereira ao 11 e apostou em algumas unidades menos utilizadas como João Pedro, Corona e Adrián López, mas a verdade é que faltou criatividade e rasgo para ultrapassar a muralha defensiva do adversário. Com Brahimi os desequilíbrios ainda surgiram (Aboubakar também trouxe outra presença na área depois) e daí veio o golo de Hernâni, mas faltou capacidade para gerir o jogo a partir daí, assim como para materializar em oportunidades de jogo o caudal ofensivo final. Individualmente, nota para Danilo Pereira, que encheu o meio-campo e reeditou a dupla forte com Herrera; Alex Telles também serviu com qualidade nos cruzamentos, mas nunca foi correspondido na grande área e Vaná foi decisivo ao evitar a derrota perto do fim. Por outro lado, Corona, à excepção de um grande “nó” a Nuno André Coelho, passou ao lado do jogo, Otávio apareceu a espaços, mas foi inconsequente, e Marega, que foi alvo de marcação individual, foi bem anulado. Já Adrián teve nova oportunidade, mas não correspondeu e será difícil voltar a surgir no elenco titular. Também João Pedro não encantou, revelando muito nervosismo e dificuldades com bola, embora tenha efectuado um corte decisivo no um para um com Perdigão. Nota ainda para a dupla Felipe e Diogo Leite, que sentiu dificuldades na combatividade de William, não conseguindo ainda aliviar o perigo no golo do Chaves.

Desp. Chaves – Não foi bonito, mas os flavienses conseguem o mais importante, saindo do Dragão com hipótese de discutir o apuramento à fase seguinte. Daniel Ramos montou uma estratégia ultra-defensiva, apresentando uma linha de cinco na defesa e destacando Jefferson para a marcação individual a Marega, e conseguindo emperrar o FC Porto. Mesmo com o golo sofrido já no último período do jogo a equipa conseguiu reagir, empatar e, apesar do sofrimento, segurou o empate até final. Nota para as grandes exibições de Marcão e Jefferson na defesa, ao passo que o duo Stephen Eustáquio, que fez o golo decisivo, e Gallo deu conta do recado no meio-campo, fechando linhas de passe constantemente. Niltinho também deu um ar da sua graça a espaços, mas foi uma partida ingrata para os avançados. Em sentido inverso, nota negativa para o duo Brigues-Nuno André Coelho, que sentiu muitas dificuldades na meia direita, tendo ambos culpas no golo sofrido.

XI do FC Porto: Vaná, João Pedro, Felipe, Diogo Leite, Alex Telles, Otávio, Danilo, Herrera, Corona, Marega e Adrián Lopez.

XI do Desp. Chaves: António Filipe; Brigues, Nuno Coelho, Marcão, Luís Martins; Jefferson, Eustáquio, Gallo; Perdigão, Niltinho e William.

79 Comentários

  • thedmgb
    Posted Setembro 15, 2018 at 8:36 am

    Grande exibição dos meus Valentes Transmontanos! Ao contrário do que foi dito acho que o Chaves não se fechou assim tanto na defesa, aliás, até disputou o jogo no meio campo e isso vê-se nas poucas ocasiões de golo criadas pelo Porto! Só para esclarecer que o Jefferson não é central, mas sim 6, e o Chaves jogou em 4-3-3… Para além disso jogamos sem o nosso central titular Maras, os dois laterais titulares, mais Bressan, o que assim sendo acho que foi um ótimo resultado de onde saímos com muitas hipóteses de passar!

  • DNowitzki
    Posted Setembro 15, 2018 at 3:36 am

    O Conceição não é frontal, é mal formado e mal educado.

    Não há um clube onde não tenha deixado marcas desse cariz. Prefiro um sonso a um tipo como este. De longe.

    Representa tudo aquilo que abomino numa pessoa. E como treinador é meia bola e força. Não gosto e jamais o quereria a treinar uma equipa minha, por melhor que fosse.

    Um dia, ainda lhe aparece pela frente um.Roy Keane da vida que lhe acerta o passo.

    • José S.
      Posted Setembro 15, 2018 at 6:24 pm

      São gostos e opiniões que normalmente condizem com o mesmo estado.
      Eu prefiro que digam as coisas como elas são, boas ou más com boa ou menos educação do que pezinhos de lã e facadas nas costas, mas é a vida de cada um…

      • DNowitzki
        Posted Setembro 15, 2018 at 8:44 pm

        Eu prefiro gente educada.

        O Conceição não é frontal. Ser frontal é uma coisa, ser Conceição é outra. Se vocês querem despir a camisola e ver as coisas como são, ótimo; se querem seguir outro caminho, ótimo também. Agora, não me aborreçam com piadolas infantis.

    • Deco10
      Posted Setembro 15, 2018 at 5:08 pm

      Obrigado.

      Ver rivais como tu a criticar os nossos treinadores só quer dizer que eles estão a fazer um bom trabalho, sempre foi assim, sempre será. Faz muita comichão.

      • DNowitzki
        Posted Setembro 15, 2018 at 8:41 pm

        Nenhuma comichão. Se é para argumentares a esse nível, não tecles.

        • Deco10
          Posted Setembro 15, 2018 at 9:40 pm

          Engraçado ler esta opinião aqui e depois ler 90% dos teu comentários. Coerência precisa-se.

          • DNowitzki
            Posted Setembro 16, 2018 at 12:16 am

            Essa “estatística” foi a olho ou produto simples de cálculo mental?

            Eu diria coerência e coesão, caso contrário o discurso não tem nexo.

      • Kacal
        Posted Setembro 15, 2018 at 6:11 pm

        Fazer um bom trabalho desportivo, nada tem a ver com o resto. Tem feito um bom trabalho como técnico e a gerir o balneário. Mas a nível de postura e discurso, nem sempre esteve bem e aqui não esteve!

        • Deco10
          Posted Setembro 15, 2018 at 9:45 pm

          Prefiro um treinador que vá reclamar quando nos prejudicam (mesmo que tenha cometido erros para os dois lados), do que patinhos mansos que se deixam ir, foi com patinhos que andámos 4 anos a ser gozados e os rivais a rirem-se.

          Impor respeito nunca fez mal a ninguém, e palavras, neste caso, não aleijam ninguém e servem para chamar a atenção. Para além disso servem para tirar peso à equipa.

          Ainda me lembro do melhor momento que vi de um treinador na minha vida, que foi, precisamente, expulsar-se de propósito, tu, como portista, deves (ou devias) te lembrar desse momento. Falo de Mourinho que, numa final em que o Porto estava a jogar mal e a ser assobiado pelos adeptos, se expulsou de propósito (protestos ao árbitro), os adeptos viraram os protestos para o Mourinho na bancada e a equipa soltou-se e acabou por virar o jogo.

          São pormenores que definem títulos, por vezes épocas, e, para mim, pouco me interessa ficar bem no final de um jogo se no final de contas ganhámos 0, prefiro ter um treinador mal visto pelos rivais e no final de contas ser campeão.

        • DNowitzki
          Posted Setembro 15, 2018 at 8:44 pm

          Por algum motivo, muita gente te aprecia por aqui.

    • Ze Maria
      Posted Setembro 15, 2018 at 4:03 pm

      Porque motivo o Roy Keane acerta o passo ao Conceição?

      Ele como treinador tem excelentes trabalhos antes do Porto, Nantes e Braga à cabeça.

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 15, 2018 at 1:14 am

    Nota ainda para as boas exibições de Marcão, Eustáquio e Jefferson, ao invés de Brigues e NAC (que abordagem ridícula no lance do Corona), jogadores que acho fracos para este nível (mete-me confusão as oportunidades que Nuno André Coelho já teve na carreira).

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 15, 2018 at 1:11 am

    Curiosamente o Chaves mal consentiu oportunidades sem o melhor guardião (Ricardo) e os três melhores elementos da defesa (Paulinho, Maras e Djavan). O Chaves teve uma estratégia acertada, a equipa na minha opinião perdeu qualidade face à época transacta e a nível de processos ainda está um pouco atrasada. Sem tanto jogador importante (além dos já referidos, não esteve o cérebro da equipa, Renan Bressan) e jogando no Dragão, apostou na solidez defensiva em busca de retardar/evitar o golo do Porto. Resultado? Sai vivo e com reais chances de passar à próxima fase. E, apesar de o Porto ter começado desta forma na época anterior, há uma grande diferença : o Leixões era uma equipa de segunda e nos outros dois jogos continuava a não ser favorito, enquanto o Chaves tem logicamente outra força e pode perfeitamente ganhar os próximos dois jogos (com o Varzim é claro favorito, com o Belém é 50/50). Ainda assim claro, o Porto ainda é favorito a passar.

  • Hamm013
    Posted Setembro 15, 2018 at 12:47 am

    Bem, sem Paulinho, Bressan, Djavan e principalmente Maras não esperava este empate.
    Jogo que espelha o Daniel Ramos como treinador: futebol feinho, á expectativa, mas eficaz (contra o Maritimo não foi tanto haha).
    Do lado do Chaves, Marcão imperial (melhor central do Desportivo e um dos melhores extra-grandes quando não se lembra de tentar fintar os avançados adversários) e Jefferson a fazer a sua melhor exibição vestindo azul-grená (anulou Marega e quase coroava a exibição com um golaço). António Felipe quando se lembra é um enorme guarda-redes. Brigues e NAC não têm nivel para um Desportivo que queira ir á europa. Luis Martins, Perdigão e Niltinho cumpriram, ao passo que Eustáquio e Gallo equilibraram o meio-campo. William a ser William, segurar bolas, ganhar faltas e esperar que os colegas acertem na cabeça dele.
    Muito bem Daniel Ramos nas substituições, retirando o Brigues que estava a sofrer muito com o Brahimi, entrando para o seu lugar André Luis (boa estreia) que desviou a bola para o golo. Avto também entrou muito bem, fazendo um excelente cruzamento na jogada do golo. Felipe Melo é a substituição tradicional de Daniel Ramos, mas só não enterrou mais porque não teve tempo.

    Do lado do Porto, destaque para o regresso do Danilo, assim como para a expulsão do treinador frontal, já vem sendo hábito. Vaná teve pouco trabalho, mas esteve bem quando foi chamado, não tendo culpa no golo. João Pedro ainda está “muito verde” e Otávio estava mais preocupado com meter-se com os brasileiros do Desportivo do que jogar á bola, Luis Martins e Niltinho agradeceram. A dupla de centrais esteve razoavel, não é facil marcar o William. Telles fez alguns cruzamentos bons mas a defender foi menos um. Herrera e Danilo encheram o meio-campo enquanto que Corona não se viu á excepção do lance em que NAC deu-lhe a linha e foi “comidinho de cebolada”. Adrián continua invisível no Porto e Marega foi bem marcado. Brahimi foi o único a partir a defesa do desportivo. Hernani marcou um golo e pouco mais acrescentou.

    O mais importante foi feito, não perder no Dragão, agora é ganhar aos outros 2 e esperar que o Porto tropeçe.

    P.S (O casillas passou a 2ª parte quase toda a liderar a equipa, temos aqui futuro treinador?)

  • RafaMota97
    Posted Setembro 15, 2018 at 12:19 am

    Não mereciamos ganhar…

    Péssimo jogo da nossa parte, gosto imenso do Danilo mas o homem ainda não está a 100% há um lance em que ele vai a passo num 3vs2 felizmente o jogador do Chaves rematou para fora.
    Nós Portistas ganhamos uma empatia com o João Pedro eu pessoalmente não gostei da exibição dele, mas há lá um corte dele em que tá sozinho contra 2 que é preciso ser inteligente e rápido e ele demonstrou isso
    Parabéns ao Chaves pelo empate , vieram com um bloco baixo onde o objetivo era ezploroo contra ataque e acabou por resultar parabéns ao treinador e equipa…

  • WildFury
    Posted Setembro 14, 2018 at 11:55 pm

    Não vi o jogo, mas conhecendo o Porto atual vou tentar adivinhar.
    -> Chutão da defesa para o Marega, literalmente, só que como a defesa estava muito baixa, muito à semelhança de todos os jogos do campeonato desta vez não deu em nada.
    -> E como não tínhamos o Brahimi ninguém consegue desequilibra.
    -> O meio-campo só está a fazer numero e não participa ofensivamente.

    Sergio Conceição tem de sair, é impossível ver isto todas as semanas, tudo bem que foi campeão e tal e não teve contratações mas parece mesmo que ganhamos sem saber ler nem escrever.
    Se este jogo foi como os outros, ou melhora MUITO ou estamos fora da disputa do titulo.

    • Ze Maria
      Posted Setembro 15, 2018 at 1:08 am

      Que últimos parágrafos estapafúrdio.

      Sérgio Conceição fez 88 pontos e o Porto dominou 90% dos jogos, sem saber ler nem escrever? Tinham bom plantel mas não melhor que o do Benfica e o Sérgio potenciou vários jogadores, foram campeões e com bom futebol.

      O início deste ano tem sido um pouco aquém mas estão a 1 ponto do 1.º, calma.

      Quanto ao título, é óbvio que estarão na luta, estão sempre. Com o decorrer da época prevejo que elevem o nível e se batam bem com o Benfica.

      SL

  • Alvaromoreira
    Posted Setembro 14, 2018 at 11:00 pm

    Gosto muito de Diogo Leite mas jogar com ele e João Pedro é jogar com 9. É pena pois vai ser um excelente defesa, mas ainda está muito verde e macio, só não passa por ele quem não quiser. Quanto ao jogo em si mais uma valente *****. O Marega esqueceu de que não era na escola e não adianta ficar de mamão pois há foras de jogo. Assim não vamos lá. Não gosto de maxi, mas antes ele que este cepo de 4 milhoes. Um golo bem anulado ao Porto na compensação, e 2 pernaltas por assinalar, um para cada lado. Pergunto me a mim mesmo.

    • josevilela
      Posted Setembro 15, 2018 at 12:13 am

      Finalmente alguem fala no Leite como ele é, pode vir a ser muito bom, mas neste momento é -1.

    • Alvaromoreira
      Posted Setembro 14, 2018 at 11:13 pm

      se vai continuar a haver anti jogo em Portugal. Este arbitro também é muito fraquinho, não teve mão no jogo. Quanto às faltas também algo tem que mudar. Qualquer toque é falta, é uma vergonha. Na liga inglesa os jogadores do Chaves, não aguentavam 1 jogo.

    • Alvaromoreira
      Posted Setembro 14, 2018 at 11:07 pm

      *se esta pouca vergonha vai continuar. Aqui em Portugal qualquer coisa é falta, e é isso que torna o nosso futebol tão fraquinho. Se tivéssemos árbitros ingleses acreditem que nem metade do anti jogo existiria

  • Santander
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:58 pm

    Realmente o futebol é lindo.. Quando um pequeno tenta discutir o jogo em casa de um grande os treinadores têm de perceber que não o podem fazer que é dar o jogo ao adversário, quando se tentam fechar é vergonhoso futebol de distrital.. Decidam se.. Depois quanto ao jogo há dias propus um plantel que foi tão atacado depois vejo os jogos do meu clube e pergunto se vejo o mesmo que todos os outros..

    • josevilela
      Posted Setembro 15, 2018 at 12:14 am

      Resumindo é o Porto com este plantel que já é fraco joga mal, com aquele que propos o mais certo era ter perdido.

  • BiBota
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:47 pm

    Jogo fraco do Porto. Atacou muito, porque o Chaves deixou, mas quando chegava a altura em que o adversário erguia o muro, não havia capacidade para desequilibrar, nem criatividade. O Chaves não jogou futebol, é verdade, perdeu tempo e houve teatro para lá dos limites, mas devíamos ter feito mais. Nota positiva para o regresso de Danilo e para o jogo de João Pedro que foi, pelo menos, melhor do que têm dito dele.

    Como disse o Danilo, temos de aprender com os erros e melhorar, porque nada está perdido!

  • Sombras
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:42 pm

    O Sérgio Conceição é uma vergonha para o futebol Português. Esconde-se atrás da sua imagem de frontal, quando na realidade é um cobarde que só age como age porque tem as costas bem quentes e está bem ciente deste facto. Quantas mais vezes vai precisar de ser expulso por insultar árbitros, adversários, adeptos, dirigentes, seja quem for, até ser suspenso como deve ser em vez da habitual multa de um cafézinho? Ou o CD da FPF e esses órgãos todos só se preocupam com interditar estádios de forma selectiva?

    • Vermelho
      Posted Setembro 15, 2018 at 1:25 am

      Frontal dizem eles. É mais hipócrita do que possam chamar a qualquer um dos outros treinadores, quando está bem para o lado dele “há que entender que os árbitros erram”, quando não corre bem já é frontal. Eu chamo a isso hipocrisia.

    • castigador.da.parvoice
      Posted Setembro 15, 2018 at 12:21 am

      e de treinadores melhores também… vergonhoso!

    • josevilela
      Posted Setembro 15, 2018 at 12:18 am

      De forma selectiva nao tem nada, porque pode dizer que outros fizeram ou fazem e ainda nao foram castigados, mas por esse ponto o Benfica nao voltava abrir as portas do estadio, porque nem é preciso lá estar basta ter volume na televisao.

      E ouve o “tiroteio” que existe em todos os jogos do Benfica, ainda á 2/3 anitos conseguiram atirar uma tocha para os adeptos do Atletico a Uefa é que anda a dormir, mas tambem já avisou o clube 2 ou 3 vezes, por de selectivo nao tem nadinha, de mal habituados já tem imenso.

      • Vermelho
        Posted Setembro 15, 2018 at 1:24 am

        A uefa anda a dormir? Não sei se tem memória seletiva. Tivemos castigo com pena suspensa em relação a esse acontecimento, bastava que se repetisse algo do género no espaço de um ano para sermos castigados formalmente. A uefa não anda a dormir, pelo menos no que toca ao Benfica. Já outros até a zona da baliza do próprio guarda-redes a enchem de tochas.

        • josevilela
          Posted Setembro 15, 2018 at 1:39 am

          Ai esta avisou que se voltasse a repetir seriam castigados, o problema é que ja aconteceu e nada foi feito.
          Porque em Portugal so percebem os erros quando sao castigados.

    • jdias
      Posted Setembro 14, 2018 at 11:03 pm

      Qualquer treinador dos grandes tem as costas bem quentes.
      Qualquer treinador tem o seu feitio e forma de agir uns mais frontais, outros mais agressivos, outros mais sonsos e por aí fora.
      As interdições não são seletivas, ou vivemos num mundo de sombras. Há tribunais e locais próprios para decidir e julgar esses casos.

      • Sombras
        Posted Setembro 15, 2018 at 12:54 am

        A interdições são selectivas a partir do momento em que um jogador é agredido por um adepto e o clube responsável pela segurança do estádio é multado em 1200€.

        • Deco10
          Posted Setembro 15, 2018 at 5:11 pm

          Já vi um adepto sair das bancadas, ir ao campo agredir o bandeirinha, voltar para as bancadas e o clube levar uma “multa de um cafézinho”

    • Consuela
      Posted Setembro 14, 2018 at 11:02 pm

      É mais perigoso o que fazem as claques do que palavras do Sérgio, por amor de Deus,é incomparável.

      • Jorge Deus
        Posted Setembro 14, 2018 at 11:28 pm

        E quem é que consegue influenciar mais massas com o seu discurso? Para quem é que os holofotes apontam na hora de falar? Para as claques?

    • ACT7
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:55 pm

      E pelo que descreveu o jornalista da Sporttv, ele saiu mais cedo para o intervalo de livre vontade e foi expulso no túnel, uma maneira simpática de chamar espera.

    • Miguel Carvalho
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:49 pm

      Concordo, e aposto que não fica nenhum jogo fora outra vez… Leva só uma multazinha..

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:42 pm

    Contra blocos baixos o Porto não se safa e o Daniel Ramos soube disso. Cada vez mais gosto dele como treinador!

    Felizmente o Danilo voltou bem o que é uma grande notícia para a seleção nacional.

  • Nunop
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:40 pm

    É coincidência que literalmente sempre, mas sempre, que o Porto não está a ganhar, o Conceição acaba expulso?

    • Consuela
      Posted Setembro 14, 2018 at 11:03 pm

      Não. Ele devia ser posto no sítio por alguém, se não internamente que seja a Liga ou a Federação ou o organismo responsável por isso.

      • MikeM
        Posted Setembro 14, 2018 at 11:28 pm

        Internamente será impossível. Todos sabemos que estes comportamentos são encorajados por dentro e vistos como sinal de “raça” ou amor ao clube. É mesmo só falta de formação…
        Mas sim a Liga tem mais que motivos para castigar de forma exemplar este incendiário e que cada vez que não está a ganhar parece um cão raivoso a gritar e ameaçar os árbitros. Mas duvido que o façam…

    • Sombras
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:45 pm

      O estranho para mim é não ser expulso também quando está a ganhar.

  • ACT7
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:38 pm

    Passar do Luis de Castro para o D.Ramos é como da noite para o dia, curioso que num futebol de distrital o Chaves arranca 1 ponto.
    Jefferson a fazer de Erdem Sen e a formar uma defesa a 5, depois é salve-se quem poder, felizmente há o Eustáquio que com a sua qualidade tenta dar alguma classe nas saídas do Chaves, ou então a luta inglória do William.
    Demasiado anti-jogo, futebol “feio” e mas às vezes eficaz, é isto o D.Ramos. Ainda me recordo de ver comentários a sugerir este treinador para o Sporting.

    Do lado do Porto, mais um jogo a ganhar que acaba a sofrer. A ideia é a mesma do ano passado, bolas longas para explorar o físico do Marega, subida dos laterais, lances individuais do Brahimi e depois o meio campo e centrais destruir mesmo recorrendo a inúmeras faltas. O Diogo Leite e o João Pedro exageraram.
    Nota-se que o Danilo está ainda à procura da sua melhor forma, Marega a levar com o Jefferson teve muitas dificuldades, Vaná deu segurança e fez uma grande defesa.
    O Porto precisa de circular a bola mais rápido senão vai ter bastantes dificuldades quando as individualidades não aparecerem.
    Mesmo assim, o Porto passa facilmente este grupo.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:58 pm

      Muita gente continuará a dizer que o Daniel Ramos deve chegar a um grande, mas não me surpreende. Mais de metade das pessoas que segue futebol neste país não vê jogos. Ou pelo menos não vê com olhos de ver.

  • Kacal
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:37 pm

    Não vi o jogo porque o horário não me permitiu, infelizmente. Mas gostaria de perguntar aos meus colegas portistas como jogou o João Pedro? Mas não venham “malhar” no homem só porque sim ou porque querem ter razão, quero uma opinião imparcial e sincera, por favor. Agradecia!

    • ACT7
      Posted Setembro 15, 2018 at 2:26 am

      Kacal reparei hoje que o J.Pedro têm um sinal como tinha o Maxi no canto da boca, pode não querer dizer nada, mas o Maxi no tempo do sinal era um grande lateral.

      • Kacal
        Posted Setembro 15, 2018 at 3:59 pm

        Quem sabe ACT7, eheh. O Maxi no inicio também teve algumas dificuldades e depois “encarreirou”, pode ser que aqui seja igual!

    • Turiacus
      Posted Setembro 14, 2018 at 11:07 pm

      Respondendo ao teu comentário da outra publicação, não foi propriamente uma estreia muito feliz mas acredito que há talento para ser explorado e que pode evoluir muito. Não foi propriamente feliz no momento defensivo, embora tenha tido um belo corte num lance de um para um que surgiu num contra-ataque do Chaves após canto do Porto. Parece-me ser um jogador rápido de facto mas ainda precisa de trabalhar muito, ganhar rotinas, fazer mais jogos para poder ser considerado uma opção séria para titular do nosso clube.

      • Kacal
        Posted Setembro 14, 2018 at 11:43 pm

        Pois, já percebi que a estreia dele em jogos oficiais não foi a mais feliz. Foi o 1º jogo, esperemos que continue a trabalhar bem e com a motivação de tornar-se titular. Da próxima correrá melhor.

        Mas sim Turiacus, ele é rápido e ofensivamente parece-me ter capacidade, embora precise de soltar-se mais e ganhar confiança, mas defensivamente precisa de melhorar muito e portanto há que trabalhar e fazer mais jogos para evoluir e ganhar essas rotinas. Jogar na equipa B pode desmotivar um pouco por isso espero que ele leve pelo lado positivo essa “despromoção” e continue a trabalhar no máximo para mostrar que pode ser levado em conta e ser uma opção válida. Simpatizo com o rapaz e vejo potencial, mas é preciso trabalhar e provar na prática.

        • Turiacus
          Posted Setembro 15, 2018 at 12:03 am

          Até ao final do ano ainda vão haver mais 2 jogos da taça da liga e pelo menos nesses 2 jogos terá certamente oportunidade para jogar mais vezes visto que vai haver campeonato e liga dos campeões pelo meio. É questão de trabalhar bem até lá e mostrar serviço!
          O próprio Herrera já jogou pela equipa B, faz parte do processo evolutivo de alguns jogadores que chegam a Portugal provenientes de países sul-americanos, é normal especialmente para os brasileiros.

          • Kacal
            Posted Setembro 15, 2018 at 12:58 am

            Sim, é capaz de ainda ter uns 3 ou 4 jogos até ao fim do ano e caso corresponda poderá jogar mais e ganhar o lugar, até porque o Militão deverá manter-se a titular como central e isso abre espaço ao JP.

            E sim, tens razão. A equipa B também serve para isso mesmo e o Herrera na altura chegou a jogar lá e hoje é dos melhores jogadores da equipa e é cobiçado, alguns jogadores levam mais tempo a adaptar-se. Esperemos que ele use isso como motivação para mostrar serviço e conquistar mais oportunidades por parte do SC, é trabalhar bem como disseste e esperar pela oportunidade para dar tudo.

    • jdias
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:48 pm

      *No entanto tem que ir jogando para ganhar alguma rotação e rotinas com a equipa. Ma precisa ainda de ser moldado ao Porto e evoluir em muitos capítulos (marcação, tempo de entradas, etc).
      O melhor que fez foi inclusive um corte em que um jogador do Chaves ia isolado e ele partindo atrás, conseguiu um grande corte. Foi isso o João Pedro em campo (1 grande corte) depois foi um bocado de nada e muito inconsequente.

      • Kacal
        Posted Setembro 14, 2018 at 11:01 pm

        É complicado vir do Brasil e agora andar pela equipa B, desmotiva-se, mas cabe a ele trabalhar e aproveitar as oportunidades. Não esteve bem hoje e foi a estreia oficial, da próxima correrá melhor e é com esse pensamento que tem que trabalhar. Mas vejo potencial nele, já que me parece ter cabeça e juízo, parece-me ser esforçado e ofensivamente tem capacidade, assim como tecnicamente, tendo velocidade até. Defensivamente e tacticamente tem muito a trabalhar, mas cabe ao SC ajuda-lo nisso e a ele dar o litro. Mas continuo a acreditar no seu valor e ganhei empatia pelo rapaz, espero que as coisas mudem no rumo certo. Obrigado mais uma vez pela resposta!

    • jdias
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:46 pm

      Para ser sincero, jogou pouco, muito pouco.
      Acho e acredito que pode evoluir. Mas ainda está “verde” para fazer parte do 11. No entanto tem

      • Kacal
        Posted Setembro 14, 2018 at 10:52 pm

        É pena que assim tenha sido, mas pronto. Também é o seu 1º jogo oficial e não é fácil andar pela equipa B e aparecer de repente, deveria ter tido continuidade depois das boas indicações no fim da época, agora irá precisar de ganhar confiança novamente. Mas um jogador evoluí a jogar e ter continuidade também. É normal estar “verde”, mas também acho que tem potencial e continuo a acreditar nele. Obrigado pela informação e resposta, jdias!

    • RicardoFaria
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:44 pm

      Fui ao estádio e, infelizmente, o João Pedro não esteve muito feliz.
      No início até fez um bom cruzamento para o Filipe mas falhou muito defensivamente e fez várias faltas.
      Continuo a achar que se jogar regularmente vai evoluir e mostrar mais.

      Saudações DesPortistas!

      • Kacal
        Posted Setembro 14, 2018 at 10:54 pm

        Estou a ver Ricardo, confio na tua visão e opinião. Foi o 1º jogo oficial dele e também andar pela equipa B e depois subir de repente não é fácil. Mas também acho o mesmo que tu e tenho empatia pelo rapaz, não sei essas coisas sentem-se e por isso espero que corra tudo bem e consiga o seu espaço. Defensivamente terá que trabalhar bem e esforçar-se, mas acredito no seu valor. Esperemos que da próxima corra melhor e tenha mais oportunidades. Obrigado pela resposta!

        Saudações DesPortistas!

        • RicardoFaria
          Posted Setembro 14, 2018 at 11:46 pm

          Somos dois, também criei empatia com o jogador. Espero que comece a ser aposta mais vezes para ganhar rotinas e evoluir.
          O mau jogo não se deve só a ele até porque o principal culpado foi expulso ao intervalo.

          Saudações DesPortistas!

          • Kacal
            Posted Setembro 14, 2018 at 11:59 pm

            É bom saber que não sou o único. Não sei, parece-me bom rapaz e humilde, às vezes olhamos para a cara das pessoas e sentimos essa empatia. Além disso gostei da sua atitude de ter demonstrado outra faceta com mais atitude e esforço após o jogo com o Portimonense na pré-época onde não esteve muito bem e o SC “malhou” nele e no Janko, mas ele deu bem mais e correspondeu nos dois jogos seguintes. Demonstra carácter e determinação. E pronto vejo potencial como jogador também, pode ser muito útil. Vamos a ver.

            Mas concordo, não foi só ele que jogou mal e quando o colectivo não corresponde, é dificil alguém sobressair, ainda por cima com o treinador a ser expulso e prejudicar a equipa. Também espero que trabalhe bem e comece a ser aposta mais vezes para ganhar rotinas e evoluir, é com jogos nas pernas e continuidade mais estabilidade que as coisas acontecem.

            Saudações DesPortistas!

            • RicardoFaria
              Posted Setembro 15, 2018 at 1:22 am

              Poucas ideias e uma circulação de bola muito lenta.
              Desde o início de jogo que o Óliver devia estar a jogar mas já que não entrou aí, devia ter entrado ao intervalo.
              O Otávio esteve muito quezilento, Corona e Adrián quase não apareceram.
              O Sérgio esteve mal ao ser expulso mas também não soube mexer na equipa para mudar o rumo do jogo.

              Saudações DesPortistas!

  • FM7
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:37 pm

    O Oliver nem para a taça da liga conta?

    • Natan265
      Posted Setembro 15, 2018 at 2:22 am

      veio para o Porto enterrar a carreira. estão a destruir um jogador que podia dar muito ao futebol mundial. que desperdício

    • Azevedo
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:59 pm

      É ridículo mesmo. Um jogador como Olivier no Porto devia jogar em que sistema fosse com que treinador fosse, o Otávio pode jogar ridiculamente mal 9 em 10 jogos mas tem lugar cativo, para o papel de Otávio o Olivier assentava que nem uma luva, já o fazia com lopetoqui

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:34 pm

    Por momentos pensei que iam validar aquilo … FC Porto com dificuldades, perante um Chaves feio, que praticamente só defendeu, mas que consegue levar um ponto do Dragão e isso, no fundo, era o mais importante. Exibições monumentais de Marcão e Jefferson na defesa, contrastando com o companheiro Nuno André Coelho (lento e displicente, pergunto-me como já jogou em grandes). Também Stephen esteve muito bem, cortando várias linhas de passe e marcando o golo decisivo. Avto também importante a sair do banco.

    Quanto ao FC Porto, as habituais dificuldades contra um bloco baixo. Conceição apostou num ataque mais móvel e não resultou, faltou presença. Adrián e João Pedro “fora dela”, Marega bem anulado e os extremos Otávio e Corona sem conseguirem desequilibrar. Por outro lado, Danilo voltou e voltou bem, Telles também óptimos cruzamentos como sempre e os suplentes Hernâni e Brahimi vieram trazer outros problemas. Com Aboubakar foi o assalto final, mas golo só mesmo com a mão. Posto isto, à semelhança do ano passado o FC Porto também empatou, mas ainda tem o apuramento bem na mira até porque as duas outras equipas são claramente mais fracas.

  • Jeremias
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:34 pm

    Alguns (poucos) pontos a reter:

    – Faz mal ao João Pedro ver tantos jogos da bancada, que isto de ter o Maxi como referência tornou-o na versão 2.0 do uruguaio (até com a mania que punha a bola na área com os lançamentos, só que não).

    – Árbitro não tinha qualidade. E isso é triste, sabendo que o jogo era da Taça da Liga.

    – Sérgio Oliveira é o treinador em Portugal que mais confiança tem na sua equipa técnica, tal é a quantidade de jogos por ano que os abandona e vai ver o jogo para a varanda do estádio.

    – Otávio é mau. Oliver bom. Jogar o primeiro é não o segundo é grave.

    • Sombras
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:44 pm

      E curiosamente isso nunca resulta em suspensões. Curioso, não é?

      Também isso hoje em dia com os walkie talkies ou lá o que eles usam não é um problema, desgraçado do adjunto que deve ter ouvido das boas a segunda parte toda.

    • Jeremias
      Posted Setembro 14, 2018 at 10:40 pm

      *Sérgio Conceição, obviamente

  • Prontauro
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:33 pm

    Se o Porto vai continuar a ser isto ao longo da época, então é melhor baixar os preços dos bilhetes, para condizer com a deprimência do espetáculo!

    E alguém que diga ao Alex Telles que ele é defesa, não é extremo. Está bem que deve atacar, mas também convém defender, de vez em quando. Quanto à insistência em apostar no Ádrian, sinceramente, não se percebe. Assim como não se percebe o que é que o Otávio foi para o campo fazer, hoje; ou por que é que se demora tanto tempo a mexer na equipa quando esta já estava a jogar pessimamente desde o início…

  • DeMachado
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:33 pm

    Acho que o Sérgio em vez de reclamar constantemente com a arbitragem quando as coisas estão a correr menos bem, tem que se focar numa vez por todas na equipa. Jogamos ZERO em todos os jogos deste ano, exceptuando o Chaves no primeiro jogo. Zero ideias, zero ligação de jogo, no ano passado conseguíamos ofuscar algumas coisas menos boas com o poder físico, este ano nem isto.

    Notas:

    2 penalties por marcar, 1 para cada lado.
    Otávio é lastimável constantemente e tem lugar cativo com Sérgio. Dá-me pena ver este sujeito como titular do meu Porto. Assim como me dá pena ver Óliver a ser constantemente queimado pelo Sérgio.
    Que bom ver Danilo de volta.
    João Pedro a mostrar que pode ser solução imediata na direita. Espero ver Maxi sentadinho ASAP.
    Não consigo gostar deste Daniel Ramos. Para mim, isto não é futebol. Bloco muito baixo, muito anti-jogo… Se estivesse num Covilhã, percebia mas este Chaves tem um excelente plantel

  • fabinho18
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:31 pm

    algumas observacoes
    – quanto sera que o sergio conceicao vai pagar de multa pela expulsao?
    – o iker vai pedir um aumento de salario visto que passou a adjunto depois da expulsao?
    – como e possivel o arbitro ter validado o golo ao aboubakar? o que valeu foi o auxiliar

  • Consuela
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:31 pm

    Isto mais parecia o assalto ao castelo, tal a muralha montada pelo Chaves.
    Mas este Porto é uma vergonha a jogar, ninguém desequilibra, os avançados são uma nódoa, a defesa só mete água (sempre que Diogo Leite joga o Porto sofre golos…), nada funciona. Destacar só o regresso em grande de Danilo, bom reforço que temos para o resto da época, esperemos.
    Como já tenho vindo a dizer, o Porto não pode ser considerado o principal candidato ao título. Muito fraca a amostra, e já vamos com mês e meio de época. Oremos.

    • José S.
      Posted Setembro 15, 2018 at 5:45 pm

      Já se imaginava…
      Depois do milagre do ano passado este ano tinha de se mudar algo (já toda gente sabe como o Porto joga…), mas também ainda o andor vai no adro…vamos ver o que acontece.
      PS: Estou a falar sem ter visto o jogo, pois não tive hipótese, mas pelo que vejo aqui não deve ter sido muito diferente…

    • BrunoFranco
      Posted Setembro 14, 2018 at 11:38 pm

      Realmente uma falha de marcação do Brahimi é culpa do Diogo Leite. Faz sentido essa associação…

      • Consuela
        Posted Setembro 14, 2018 at 11:49 pm

        Não foi isso que eu afirmei, se ler bem o meu comentário. Só faltava mesmo dizer que o extremo! é que falhou a marcação ao 2o poste…

  • Cpt Obvious
    Posted Setembro 14, 2018 at 10:28 pm

    Mais do mesmo de um Porto que não consegue, mais uma vez, segurar uma vantagem…

    • Dom Ricardo
      Posted Setembro 15, 2018 at 2:33 am

      Realmente… Começa a ser recorrente, mas a verdade é que do pouco que vi do jogo o Porto merecia sair com outro resultado. Um empate em casa é sempre negativo para o Porto mas acho que ainda não vale a pena soar os alarmes. Há um ou outro jogador que ainda não está preparado para a exigência de jogar num clube grande, como o João Pedro, mas com a mão do S. Conceição acredito que chegue lá com o tempo…

Deixa um comentário