Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto contrata ex-lateral/avançado do Sporting

Boa opção? Conceição tem falhado em quase todas as contratações – Militão foi a única excepção -, mas mantém a política de apostar em jogadores que se tem destacado, de preferência que apresentem uma mais-valia física, e Manafá é dos mais rápidos da Liga. Por outro lado era óbvio que os dragões tinham de contratar um lateral, já que Jorge não agradou e Telles está a ser super-esmiuçado. A dúvida é perceber se o ex-Sporting irá dar continuidade ao que tem feito esta época, já que é uma adaptação.

O FC Porto garantiu a contratação de Wilson Manafá, polivalente jogador do Portimonense. O jovem, de 24 anos, que durante a formação no Sporting era extremo/avançado, esta época tem-se destacado a lateral esquerdo, apesar de ser destro. Manafá está nos algarvios desde 2016-17, sendo que esta temporada leva 2 golos e 5 assistências no campeonato, antes passou pelo Varzim, Anadia, Beira-Mar e Sporting, onde completou a formação.

48 Comentários

  • Empaler
    Posted Janeiro 21, 2019 at 10:22 am

    Percurso normal, cresceu na equipa B e é promovido à equipa A. Se não convencer ou se não houver dinheiro volta à B. Tudo normal.

  • Bolseiro
    Posted Janeiro 20, 2019 at 10:04 pm

    Parabéns Manafá! Em 3 anos passa do Campeonato Nacional de Séniores para o FC Porto, que tremendo salto! Tenho pena que não tenha ido para o seu/meu clube de coração, fazia imenso jeito tanto na direita como na esquerda.
    Mesmo assim, é um orgulho enorme. Veremos se o irmão segue as mesmas pisadas visto ter qualidades inatas para a posição de ponta de lança.

  • Berto
    Posted Janeiro 20, 2019 at 8:13 pm

    Mais uma contrataçao sem logica.

    • Cpt Obvious
      Posted Janeiro 21, 2019 at 12:21 am

      Care to elaborate? Se fazia sentido uma contratação, era a de um lateral.
      É dentro da liga, deve ser para o que dá, mas que é a posição que precisavamos, é.

    • FCPenta
      Posted Janeiro 21, 2019 at 12:12 am

      Nenhuma. O Porto não precisa de alternativas para a lateral, ambientadas ao campeonato, que joguem em equipas que pratiquem um futebol positivo, que sejam tecnicamente fortes por passarem maior parte do jogo a atacar e já agora relativamente baratos.

  • Sergio Bessa
    Posted Janeiro 20, 2019 at 8:00 pm

    Jogador que se encaixa no estilo de jogo do Porto e com o perfil físico que SC gosta.
    Faz as duas laterais,tem velocidade e força mas precisa de melhorar na decisão.
    Paulinho e Ewerton falharam,talvez à terceira seja de vez para se acertar num jogador vindo do Portimonense!
    Falta saber por que valor chega ao Dragão.

  • OErnestoArnaldo
    Posted Janeiro 20, 2019 at 7:54 pm

    Se conseguir não sucumbir sobre a pressão de jogar num clube maior e adaptar se bem acredito que o Porto tenha aqui o seu próximo DD titular.
    O Porto anda a jogar com uma sombra do Maxi ou com retalhos tipo Corona a defesa direito. Dito isto, apesar do Manafá se ter destacado a DE em Portimão, se o SC não for nabo, será opção na direita no Porto.
    E até acredito que se destaque com relativa facilidade no Porto. Podemos ter aqui um novo Ricardo Pereira.

    Gostaria que o Benfica se tivesse antecipado ao Porto e o tivesse contratado porque se o que dizem do Corchia não estar habilitado pra jogar jogos profissionais ser verdade, então só ficamos com o AA. Ou seja, como se já não fosse mau o suficiente ele ser titular, não há um substituto direto dele.
    Agora voltando ao ponto, perdoo o Benfica por não o ir buscar ido buscar pois acredito que com as relações que o Porto tem com o Portimonense, muito dificilmente o Benfica conseguiria se antecipar.

  • Pedro Leal
    Posted Janeiro 20, 2019 at 7:36 pm

    Parece-me ser um jogador bastante interessante que é muito rápido e faz o corredor todo com facilidade lembro-me de ter reparado nele no jogo contra o Benfica onde deixou o Zivkovic e o André Almeida complemente lixados sendo inclusive o homem do jogo se não estou em erro.
    Posto isto o Porto fica agora com uma boa opção para a lateral direita que tanto pode jogar na esquerda (estilo Layun) jogando igualmente bem.

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 20, 2019 at 7:34 pm

    Name a better love story: o FC Porto e jogadores do Portimonense sem ser o Nakajima.

    • Chico
      Posted Janeiro 20, 2019 at 8:33 pm

      Porto a contratar o Nakajima por 500 mil euros + empréstimo do Tomás Costa + passe do Mariano González no verão de 2019.

  • MiguelF
    Posted Janeiro 20, 2019 at 7:25 pm

    Boa contratação, dos laterais (fora grandes) em melhor forma no campeonato, com o benefício de ser polivalente e poder fazer as duas laterais.

    Assim poderá ser dado descanso a Alex Telles, nos jogos certos, já que o brasileiro está quase a rebentar (até agora mal descansou e no ano passado valeu o Dalot quando o Telles se lesionou).

    Agora era vir um ponta de lança mas duvido que o FC Porto contrate mais alguém em Janeiro, só com alguma saída “inesperada”.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 20, 2019 at 6:10 pm

    Contratação ideal, deve ter vindo quase por 0, conhecendo os 2 clubes e é uma alternativa bastante viável tanto a lateral direito como a lateral esquerdo, 2 posições que precisavam de ser reforçadas. Se correr mal sempre podem devolver xD

  • AngeloGJ
    Posted Janeiro 20, 2019 at 5:59 pm

    Só faltava a confirmação, Manafá não será titular mas e’ um jogador que neste momento pelo que mostrou no Portimonense(não só está época) não fica a dever nada ao Jorge(que desde que chegou à Europa não apresentou qualidade de jogo) e para suplente e’ uma boa opção, vejo nele qualidade e potencial para ser uma espécie de Jorge Fucile, um jogador que pode atuar nos dois lados, jogar em jogos importantes e estar sempre na calha da titularidade, neste momento precisa melhorar o acerto defensivo e a forma como ataca mas ainda é jovem e pode evoluir muito mais, sem contar que Jorge custaria 9.5M e o Manafá certamente não custará não mais de 2M(e o provável empréstimo de alguma jogador) portanto na teoria tem tudo para dar certo…

    Ha e só para acrescentar VM, o Militão já estava identificado antes do SC ingressar(se recuarmos nas notícias podemos ver notícias que já falavam do Militão e o SC ainda nem era o técnico) então não sei se podemos dizer que o Militão foi um achado do Sérgio…

  • coach407
    Posted Janeiro 20, 2019 at 5:41 pm

    Já dizia o JJ a comentar a aquisição de Lumor:

    “Capacidade financeira para contratar aqueles ‘mais ou menos’ não há… temos de recorrer ao mercado nacional”.

  • Kacal
    Posted Janeiro 20, 2019 at 5:29 pm

    Parece-me um bom reforço nós, sinceramente. Fisicamente imponente e muito rápido, faz as duas laterais podendo funcionar como alternativa a ambas as laterais e ser titular na direita em certos jogos. Telles precisa de descanso e Jorge não conta, espero que com esta contratação SC lhe dê minutos e descanse Telles. É verdade que os reforços, com SC, não têm tido sucesso, excepção feita a Militão, mas também uns não tinham nível para o Porto e outros não tinham características que SC aprecie. Manafá parece-me ter, ainda é relativamente novo e está adaptado ao campeonato e habituado a jogar numa equipa que joga bem, acredito que possa ser muito útil e o custo não é elevado logo pouco risco. A minha duvida é se o João Pedro será pior, mas talvez não tenha também características que SC aprecie.

    Gostava de ver o JP a rumar a Portimão por empréstimo para ver como se dava! Mas Manafá é bom reforço, como disse trm o perfil físico pretendido, é relativamente novo, tem felicidade e hábito em fazer ambas as laterais, adaptado ao campeonato e vem de fazer uma primeira mettade de época bastante boa, gosto deste reforço e era um que queria tentar. Agora é dar-lhe minutos e aproveita-lo, dar-lhe confiança e fazer mais rotação. Bem-vindo Manafá!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 20, 2019 at 5:22 pm

    Mérito enorme de Folha aqui. Manafá nem contava, muito menos a lateral esquerdo. Acho que pode ser uma boa opção para o FC Porto.

  • CarlosFCP
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:54 pm

    Em Julho, este e o Fernando serão para trocar pelo Nakajima.

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:47 pm

    Bela contratação, estavamos a precisar de um lateral e ainda por cima o Manafá faz com qualidade as duas laterais e ainda pode jogar a extremo de qualquer um dos lados.
    É actualmente um dos melhores laterais a actuar na nossa liga a par do Sacko, Goiano e do lateral do Nacional da Madeira.
    Espero que encoste de uma vez por todas com o Maxi que não serve nem para jogar diante do Esperança de Lagos.

  • WildFury
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:27 pm

    Não seria melhor contratar um lateral de raiz?
    Não gosto da politica de contratar jogadores por estarem com uma forma boa, mas espero que me cale.
    Qualquer coisa é guardar o talão e podemos sempre devolver…

    • O Patrão
      Posted Janeiro 20, 2019 at 4:47 pm

      Bom comentário.

      Sou benfiquista mas concordo em tudo e o remate final foi muito bom.

      Contratar jogadores porque se destacam em equipas inferiores em alguns meses do ano…

  • M1950
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:26 pm

    Mais uma movimentação do FC Porto com o Portimonense que vai colmatar a sua maior lacuna que é a lateral direita , lamento porque Manafá era um jogador que serveria muito bem ao Sporting ( contaria como jogador da formação) , já que ele em qualquer uma das laterais é superior a qualquer lateral do Sporting. Técnica , velocidade , e capacidade de envolvimento pelo corredor central deram-lhe algum destaque na equipa B que na altura parecia estar a abarrotar talento , curiosamente na altura treinados pelo Abel.

    No entanto e deixo a nota é um jogador que já deveria estar nas cogitações da Guiné Bissau visto que superior ao Nadjack e os “djurtos” já deviam tentar contactos exploratórios por Carlos Mané , urge não deixar fugir miúdos como Elves Baldé , Moreto Cassamá, Umaro Embaló , Ronaldo Camará e etc terá potencial para ganhar a CAN nos próximos 10 anos , mas terá que haver organização ( algo muito difícil naquele país em qualquer setor) naquela seleção para conseguir atrair estes jovens cujo a escolha primária é Portugal mas duvido que consigam tendo em conta o talento que também estamos a produzir.

    • Chico
      Posted Janeiro 20, 2019 at 7:31 pm

      Que exagera. Ristovski e Acuña estão claramente um nível acima de Manafá atualmente.

    • Joao Martinez
      Posted Janeiro 20, 2019 at 6:38 pm

      Esse segundo parágrafo vai de encontro a algo que defendo há muito tempo… Falta a esses países (Guiné-Bissau, Cabo Verde, e até Angola) saberem segurar e principalmente dar condições aos seus jogadores nativos porque, tal como referes, o ganho futuro pode ser muito maior do que o investimento do presente (melhores infraestruturas, melhores profissionais, e talvez até compensações financeiras para convencer os jogadores).

      Há tanto talento nesses países que infelizmente é”roubado” ou “se deixa roubar” pelos países europeus (e Portugal não é claro o único mas no contexto dos países que referi é o que melhor se adequa), que a segurar nem que fosse uma pequena parte, as possibilidades de sucesso aumentavam exponencialmente e esse sucessos vem com ganhos adjacentes. Infelizmente falta essa visão…

      Acrescento que até para o jogador penso ser mais proveitoso para a sua carreira ter verdadeiro impacto em possíveis sucessos seja pela Guiné-Bissau, Cabo Verde ou Angola, do que ser apenas mais uma opção para Portugal. Claro que há casos de sucesso em jogadores nesta situação que acabam por ter verdadeiro impacto por Portugal mas de certeza que os casos de insucesso são muitos mais.

      • M1950
        Posted Janeiro 20, 2019 at 8:47 pm

        Exato… Infelizmente as seleções africanas são vistas ainda como uma última hipótese por estes jogadores não só pela menor projeção mas pela organização e condições que são bastante deficientes para a alta competição onde a logística é um detalhe que ganha jogos , há pouco tempo a Guiné jogou com a Zambia numa dupla jornada , onde foi à Zambia jogar e depois estes chegaram à Guiné 3 dias antes do jogo com os djurtos a chegarem a Bissau com menos de 24h do jogo e a jogarem completamente cansados , desde dívidas de prémios aos jogadores pagarem despesas de estadia dos seus próprios bolsos , problemas de um amadorismo que meterá medo a qualquer jogador que pretenda ser de topo.

        No meu comentário acima nem referi o Ronaldo Vieira.

  • Alex Teixeira
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:22 pm

    Excelente contratação.
    Jogador muito veloz, algo que falta a este Porto. Gostei muito do que vi dele ao longo da época.
    Neste momento é 100 vezes melhor que Maxi e uma boa alternativa ao Telles. Ainda assim penso que não será já titular pois não estou a ver Filipe Pepe ou Militão irem para o banco

  • JoaoMiguel96
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:21 pm

    Se der seguimento ao que tem feito em Portimão, pode ser uma opção muito boa para a lateral direita.

    É rápido, tem técnica, dá imensa profundidade e não é nada mau defensivamente.

    Não percebo a dispensa de Jorge. Mal jogou, não teve oportunidades e no Flamengo era dos melhores. No Mónaco não fez grande coisa, mas foi só uma época.

  • mcthespecialone
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:16 pm

    Boa contratação. O Sporting que abra os olhos e vá buscar o Reinildo para a lateral esquerda.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:15 pm

    Penso que não tenham olhado para ele como DE. É que é uma adaptação e já temos Jorge e Telles no plantel. Se for para DD, concordo. Pode ser que dê, já está habituado à Liga Portuguesa, relativamente jovem e é português. Mas isto significa que Maxi ou JP deixaram mesmo de contar. Seja como for, será negócio para corrigir mau negócio. E vamos ver em Junho se foi um bom negócio.

  • Chico
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:10 pm

    Daqui a uns tempos é um Nakajima aí por uns milhõezitos para subsituir o Brahimi.

  • ACT7
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:10 pm

    Um dos destaques da 1ª volta do campeonato.
    Uma contratação sem risco por parte do Porto até porque facilmente o devolvem caso não se afirme no Porto
    Acredito que até ganhe a titularidade no lado direito da defesa, o Maxi cada vez está pior e deverá ser para despachar. Veremos se a aposta do lado direito vai para Militão ou para o Manafá.

  • Chico
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:09 pm

    Mais um negócio que só vai prejudicar o Portimonense, mas depois são os outros que têm relações dúbias com outros clubes da liga.

  • Joao X
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:08 pm

    Boa contratação. Será o DD titular?

  • Al-Gharb
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:06 pm

    Mais um para encher chouriço.
    Não é jogador para um grande.

  • Bio
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:02 pm

    Foi a custo zero ou o Portimonense teve de pagar?

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 20, 2019 at 4:02 pm

    Quer dizer que Jorge (que foi suplente no último jogo) deverá estar de saída.
    Veremos se Manafá vai dar descanso a Alex Telles..

    Saudações DesPortistas!

Deixa um comentário