Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Fernando no Everton por 17,5 milhões de euros (avançam em Inglaterra)

Fellaini está perto de assinar pelo Man Utd por 28 milhões de euros e em Inglaterra avançam que o Everton canalizou esse dinheiro para as aquisições de James McCarthy (Wigan) e Fernando (FC Porto). Sendo que os azuis e brancos podem receber 17,5 milhões de euros pelo médio defensivo que se encontra em final de contrato (já disse publicamente que não ia renovar). 

81 Comentários

  • SB
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:36 pm

    E Fellaini no United concerteza!!

    é um bom valor para o Porto, sendo último ano de contrato, e bom para o jogador que vai para a melhor liga do mundo!!

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 12:56 pm

      E mau desportivamente para o Porto.Sai um dos 5 melhores jogadores, numa posição fundamental no futebol moderno..
      Eis uma boa noticia para o Benfica

      slb1994

    • SB
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:02 pm

      Sim é mau para o Porto em termos desportivos, mas na época passada teria mais impacto devido ao sistema táctico do treinador. Esta época Defour e Herrera/Josué/Lucho podem render mais no duplo-pivot do que o Fernando, que rende o dobro a jogar sozinho á frente da defesa.
      Mas sim é uma boa noticia para o Benfica, que bem está a precisar de boas notícias!

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:11 pm

      SB

      Uma ótima noticia era ver o benfica ter jogadores nas laterais, em vez de amostras sarrafeiras e JJ emigrar, mas não vejo isso possível.

      Sim, concordo plenamente que na época passada teria mais impacto, mas mesmo assim e uma perda importante e penso que isso ira notar se mais nos jogos "a doer".E que , com enorme respeito pela grande parte das equipas portuguesas, a maioria delas contra os "grandes"encolhe se, com 2 ou 3 autocarros e o jogo e de sentido único.

      slb1994

  • Augusto
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:39 pm

    Significa isto Fellaini no United?

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 12:51 pm

      Bom, eu tenho acompanhado o Everton já desde algum tempo e a evolução do Fellaini e neste momento Fellaini já não é um 6 como era ainda à uns meses, é um BxB (box to box) um 6,8,10 e eu duvido, apesar da qualidade do Fernando, que este consiga preencher a lacuna da saída do Fellaini. Para alem do mais Osman é que tem feito essa posição, e jogar com dois 6 é sempre complicado.

      João

    • Euclides!
      Posted Setembro 2, 2013 at 3:03 pm

      Correcto, o Fellaini é mais um médio transição do que propriamente trinco, creio que a ideia do Moyes é passar a jogar em 4x4x2 classíco com o carrick e o Fellaini e assim poder jogar a vontade com o Rooney e o Van Persey na frente.

  • H Soares
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:39 pm

    Sinceramente acaba por seu bom e passo a dizer porque:

    1-Fernando estava contrariado no F.C.Porto, desde à uns anos para cá tem constantemente afirmado que quer sair do clube.
    2-Fernando acaba contrato em 2014, podendo a partir de Janeiro assinar por outro clube, com o Porto a ficar sem nenhuma compensação financeira.
    3-No esquema táctico que Paulo Fonseca implementou, Fernando é um jogador que não se enquadra.

    Posto isto e caso se confirme, boa sorte para o jogador.
    De salientar que este ultimo dia de mercado vai ser muito, mas muito animado.

    Cumprimentos VM

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 12:58 pm

      Sinceramente espero que seja animado.
      E bom para quase todas as partes-jogador, financeiramente para o Porto e mais valia para o Everton

      Mas mau desportivamente para o Porto.Apesar de o sistema não potenciar as suas qualidades ao máximo, e na mesma uma mais valia e dos melhores jogadore portistas

      Kevin

  • Perguntas e Respostas
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:41 pm

    Bom negócio para o Porto, ainda por cima para quem estava em final de contrato. Penso que é um passo a trás na carreira do jogador, mas pronto são opções.

  • Martinho
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:42 pm

    Por mim é já… Nos estilo dele é dos melhores a jogar na Europa mais uma vez repito no estilo dele… Mas ainda este fim de semana reparei que quando se pede mais dele não é capaz de o fazer e para a forma como o FC Porto quer jogar este ano ele não é a melhor opção.

    Mas é grande negocio para o Porto mas isto so deve acontecer se o Fellaini sair.

  • Anónimo
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:50 pm

    Sinceramente penso que e uma boa noticia para o…Benfica, uma das poucas nos últimos dias.
    Apesar de o sistema aplicado por Paulo Fonseca não potenciar ao máximo as qualidades de Fernando, era na mesma um jogador importantíssimo e , na minha opinião entre os 5 melhores jogadores do Porto.
    E não e fácil colmatar a saída, ainda por cima no ultimo dia de mercado. E um duro golpe para o Porto(que ao longo dos anos tem sabido responder com qualidade).
    Quem poderá beneficiar com esta situação e Herrera, apesar de não ter a mesma qualidade(pelo menos no que demonstrou ate agora)

    slb1994

    • Revolution3000
      Posted Setembro 2, 2013 at 12:54 pm

      Não concordo, Fernando é um jogador importante claro, mas estava claramente em baixo, não estava com a cabeça no clube, nos ultimos jogos tem falhado muito, agora sim, Herrera vai começar a ser aposta e fico com a clara sensação que no Duplo Pivot de paulo fonseca, Herrera e Defour juntos podem render muito mais que Fernando junto com qualquer outro jogador.

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:03 pm

      Veremos então. Fernando mesmo em baixo de forma, tem jogado mais que Defour

      slb1994

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:50 pm

    Não queria nada que saísse do FC Porto e é com muita pena que vejo a sua saída (se tal acontecer, claro). Contudo, e vendo os termos do negócio (estava no último ano de contrato, não queria renovar), 17,5 milhões é muito dinheiro.

    Quanto ao futuro pós-Fernando, Defour poderá fazer a sua posição (tenho curiosidade de ver o belga na posição mais recuada do duplo pivot). Se o FC Porto quiser avançar para uma contratação, que seja o "barato" André Leão, pois é um jogador que admiro muito e nem todos os ativos são para valorizar e vender (que diga isso o Hélton).

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:00 pm

      Muito sinceramente estou a ver que o Andre Leao ainda vai parar ao Porto..
      As relações entre os clubes são muito próximas e não seria difícil trazer Andre Leao.Ainda por cima o Porto cedeu o Seri.
      E uma perda desportiva enorme para o Porto, na minha opinião,apesar de o sistema de Paulo Fonseca não potenciar ao máximo as suas qualidades.

      slb1994

    • Rabensandratana
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:03 pm

      Concordo em pleno com o que disse!!!

      O Fernando para mim é o jogador mais importante do FCPORTO, é o homem que equilibra a equipa em termos defensivos.
      O valor é elevado, penso que a transferência será um pouco mais abaixo deste anunciado pela VM.
      Se o brasileiro sair espero que o Defour/Herrera e o Josué formem o duplo pivot. defensivo.
      André Leão é sempre uma boa opção, barato e é um jogador à PORTO.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:08 pm

      Vendo bem as coisas, o Paços tem o Romeu e o Rodrigo Antônio para a posição, mas claro que ficam e muito a dever ao André Leão.

      Contudo, não estou muito inclinado para a realização da transferência, não que eu não queira, mas parece-me que o duplo pivot vai ser Defour e Herrera.

    • Filipe
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:14 pm

      Não me parece que o Porto vá buscar alguém. Há jogadores de sobra, como Tiago Rodrigues, que podem perfeitamente 'subir' na hierarquia.

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:14 pm

      Rabensandratana,

      Não sou vidente nem tenho "fontes oficiais", mas tenho um feeling que Andre Leao ainda ira para o Porto hoje..
      Fruto das ótimas relações entre clubes e pelo facto de ser um jogador com qualidade e maturidade e que Paulo Fonseca conhece bem.E que enquandra se em parte no sistema que o Porto utilizou- no antepassado fez uma dupla com Luiz Carlos

      slb1994

    • João
      Posted Setembro 2, 2013 at 3:09 pm

      Filipe ou o Kadú. Joga tanto na posição do Fernando como o Tiago Rodrigues.

  • Fernando
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:51 pm

    Apesar de o Fernando ser um grande jogador, a ser verdade é um excelente negócio. Ele só tem mais um ano de contrato, não quer renovar e quase 18M de euros por um jogador com apenas mais um ano de contrato é o mesmo que o Real pagou pelo Ozil, em condições semelhantes.
    Além disso, Fernando não encaixa no sistema que Paulo Fonseca quer implementar e depois o FC Porto já tem o seu substituto, Steven Defour, que a trinco, com mais responsabilidades defensivas e menos ofensivas vai mostrar todas as suas qualidades e permite que Herrera jogue ao seu lado e também ele revele o que o trouxe para o Porto.

  • Anónimo
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:52 pm

    Esta contratação só irá acontecer caso o Man Utd chegue a um entendimento com o Everton para Fellaini, caso não se concretize o Porto perderá uma boa oportunidade de retorno financeiro pelo Fernando visto que este não irá renovar com a equipa e vai sair a custo zero no final da época.

    Cumprimentos,

    Francisco TM

  • Saraivix
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:57 pm

    Tendo em conta que ele não ia renovar é grande negócio, mas olhando ao plano meramente desportivo o FCP acabou de ficar mais fraco :

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:16 pm

      Ora nem mais..
      O Porto não conseguir um jogador com a qualidade de Fernando a curto prazo.
      A aposta deve recair em Andre Leao

      Manu

  • TiagoTeixeira'
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:57 pm

    Se se concretizar é um super negócio para o Porto, mas péssimo desportivamente. Vender um jogador por 17 M no ultimo ano de contrato é um negocio de outro Mundo, ainda pra mais um jogador pouco conhecido lá fora, não tem grande "imprensa", não joga na seleção e não joga nas posições onde os jogadores atingem valores mais altos.

    Desportivamente o Porto perde muito, é um jogador crucial, com ou sem pivot é o melhor 6 puro da Liga e do Mundo. Mas talvez com este esquema do PF não se note tanto a sua falta, pois ao jogador que o substituir terá um companheiro ao lado pra o ajudar, dobrar etc.
    Sempre achei que esta seria a melhor solução caso o Porto não contratasse um jogador semelhante. Talvez a solução passe por uma destas: Lucho recua e joga na posição do ano passado, ligeiramente mais adiantado que Defour, e Quintero tem já o seu espaço no onze, ou passa Josué para o lugar e deixa em aberto o lugar para as alas para Licá e Varela, que deve estar a regressar.

    Notas: mais um vez o Porto perde um jogador "fora-de-horas", no ultimo dia do mercado, sem agora poder encontrar alguém. Talvez por isso o PF tenha mantido todos os médios no plantel até agora, menos o Castro.
    Isto significará que o Everton Perderá Fellaini quase de certeza.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:03 pm

      Acho o Busquets o melhor "6" puro do Mundo.

    • TiagoTeixeira'
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:14 pm

      Eu queria dizer dos melhores 6 do Mundo, Fernando com certeza figura no top 5 de melhores 6.

      Busquets acho que se passa o contrário do Fernando, tem muita fama, mas jogar jogar nem acho que jogue tanto, é completamente "cego dos pés" e defensivamente é muito ajudado pela equipa.

    • Pedro Alves-Amorim
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:25 pm

      Cego dos pés? O Busquets? Não pode estar a falar a sério.

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:52 pm

      Busquets tem bem mais qualidade de passe que Fernando, ''cego dos pés'' não é uma afirmação justa para o jogador, mas não tem tanta qualidade de desarme e capacidade física como Fernando.. Busquets é melhor ofensivamente, pior defensivamente.

      Um dos únicos trincos no mundo que também pode rivalizar com Fernando está cá em Portugal, de seu nome Nemanja Matić, dono e senhor do meio campo das águias.

    • jose
      Posted Setembro 2, 2013 at 3:03 pm

      eu sou do porto, mas não é preciso exagerar era muito bom sim senhor mas não é dos melhores do mundo e o busquets cego de pés passa melhor com a cabeça do que o fernando com o corpo inteiro, e ele é fundamental no barcelona.

  • NFM
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:57 pm

    estou espanto com esta saida mas pode ser bom para defour e herrera…

    o mexicano tem jogado r 6 na equipa talvez precavendo esta saida…

    a ser verdade o porto perde o melhor medio defensivo em portugal mas por esses valores e tendo em conta que daqui a 4 meses podia assinar por outro clube, é um grande negocio…

    fernando deu muito ao porto e tambem merece jogar em inglaterra

  • Márcio Cruz
    Posted Setembro 2, 2013 at 12:59 pm

    Concordo plenamente com os comentários a sima!!! O grande Fernando é um excelente jogador, é impensável que ainda não foi chamado a seleção brasileira. Mas o FC Porto vai perder um pouco da sua consistência defensiva se o Fernando sair. Mas o Fcp sempre tem soluções para os jogadores que saim, isso é impressionante. Boa sorte para ele.

  • TiagoTeixeira'
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:01 pm

    Em Inglaterra estão a questionar estes valores, a BBC por exemplo diz que o jogador nunca chegou à seleção e que o Arsenal rejeitou contrata-lo por 10M.

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:07 pm

      Claramente nunca o virão a jogar então.. Considero o Fernando um dos melhores trincos no mundo, com uma capacidade de desarme e trabalho muito acima da média.. Este preço por Fernando até seria barato, se não fosse em último ano de contrato

    • Filipe
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:11 pm

      Convenhamos que o Arsenal não é um bom exemplo. Rejeitou tudo e todos e chega ao último dia e vai às compras à pressa :)
      Quanto aos valores, acho altos para a situação, mas fico satisfeito, ele merece e está na altura de sair apesar da perda desportiva.
      Saudações

    • Euclides!
      Posted Setembro 2, 2013 at 3:01 pm

      Fernando mete completamente no bolso alguns jogadores brasileiros do Tottenham que já foram a selecção do Brasil como o Sandro e este nova contratação que pagaram 20 milhões e nem sei o nome dele…

      em termos tácticos mete-os no bolso, é um jogador que veio para Portugal com pouco estatuto e no Brasil dá-se muita importância ao estatuto

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 4:13 pm

      Paulinho, é o nome que procura.. Mas esse é muito bom jogador, falta agora saber o que vai fazer na Europa tendo já sido o melhor jogador do Brasileirão.

      Agora em comparação a Sandro concordo que o Fernando é melhor, o problema além do estatuto, é que na seleção do Brasil eles têm tantos jogadores que nem sabem por onde escolher.

    • António
      Posted Setembro 2, 2013 at 4:23 pm

      O Fernando mete o Paulinho no bolso? AHAHAHAH

  • Fábio Monteiro
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:01 pm

    Se tal negócio acontecer, é um bom para o PORTO visto que se não o vender agora sai a custo zero no final da época.

    Dessa forma poderemos ver Defour + Herrera no meio campo!
    Vamos esperar para ver … vais ser um dia longo! :)

    • Anónimo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:04 pm

      Sinceramente penso que vai ser um dia "quente"no que toca a transferência-Ozil e Fernando para já como "cabeças de cartaz".
      Penso ainda que o Porto vai buscar o Andre Leao ao Paços..

      slb1994

  • Pesadelo Amarelo
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:04 pm

    A confirmar-se melhor é um negócio fantástico do Porto, vender um jogador por 17 milhões a um ano de final de contrato seria qualquer coisa de fantástico.

    Mas em termos desportivos o Porto perderia muito, o melhor trinco do Porto nos ultimos anos, um dos que mais me deu gosto ver a jogar, mas que tem sido prejudicado por este novo sistema táctico…

    Atenção que o Porto já carece de um extremo, ficar agora a carenciar de um 6 também seria algo perigoso visto que Defour não tem dado provas nenhumas de poder dar um grande jogador no plantél e Herrera parece estar com dificuldades na adaptação.
    Se o Porto não colmatar esta (possível) saída a única coisa a fazer é manter Mangala, Maicon, Otamendi e Ba a centrais, e passar Reyes para uma opção de meio campo defensivo.

  • JN
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:04 pm

    Diego Reyes e Herrera, ambos podem fazer a posição e dar algo novo de muito positivo ao 11.

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:11 pm

      Até Mangala pode fazer essa posição (jogava a 6 no Standard).. Mas para este esquema tático também não dava pois tem de ser mais 8 do que 6…

      Herrera será o substituto natural…

  • portista_amadorense
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:07 pm

    Trocar um Porto por um Everton, enfim, os jogadores hoje só se preocupam em ganhar mais, mas é uma boa venda já que para o ano pode sair a custo zero. E se sair, como é, Defour a trinco e Herrera à frente com Lucho? Já é altura de darem minutos ao mexicano, tem qualidade de sobra pa ser titular.

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:18 pm

      Não se esqueça que o Everton é da Premier League… Os jogadores sonham sempre em jogar na liga mais competitiva e emocionante do mundo..

    • benficasempre
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:30 pm

      O problema nem é esse, é que penso que ele está desesperado para ir para o mundial. É uma estupidez nunca ter sido convocado, tal como alguns outros jogador, como Willian ou Taison.

  • Tiago Neves
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:10 pm

    Sinceramente nao acho que seja uma má noticia , 17,5 milhoes por um jogador no seu ultimo ano de contrato é obra !!!
    defour e lucho continuaram como titulares , resta saber quem será o parceiro no meio campo , quintero , um craque mais é muito ofensivo , a minha aposta vai para herrera , que finalmente terá a opurtuniudade de mostrar o seu valor !!!
    carlos eduardo também pode ser uma aposta surpresa , e pode também dar frutos !!!
    caso esta trasnferencia se confirme , parece-me que o fc porto nao tem muitos recursos no mercado em apenas algumas do fecho , talvez apenas andré leao do paços de ferreira seja possivel …

    caso a saída de fernando se confirme , espero que nao saia mais ninguem !!! (mangala e jackson sao na minha opiniao os casos mais importantes , e pelos vistos vao ficar no dragao )

    acho que hoje ainda vao sair , izmaylov , abdoulaye e iturbe , talvez (duvido muito ) o fc porto possa surprender com a contrataçao de um extremo , salah ontem disse que gostava ainda de sair

    • André Azevedo
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:53 pm

      Salah era o jogador perfeito para o fcPorto, iturbe foi hoje visto em italia pelo que e certo o seu emprestimo e o FCPorto percisa de um extremo explosivo bem ao estilo de salah

  • Emanuel
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:11 pm

    Um meio campo que tem Lucho com 31 anos que está longe do que já fez e tem um jogador medíocre como deffour se acabar por perder mesmo Fernando vai ficar muito afetado!
    Claro que é um bom encaixe mas é incompreensível como todos os anos se vendem os grandes jogadores, este ano já se supera os 90M em vendas… 70+4+17,5… um dia que não se ganhe, aí sim vai-se querer saber para onde vai tanto dinheiro.

    • Nuno P.
      Posted Setembro 2, 2013 at 1:24 pm

      Lucho com 31 anos é dos melhores jogadores do nosso campeonato. Deffour não conheço e acredito que seja medíocre, quanto ao Defour tacticamente é muito bom e tem cumprido bem as funções que lhe têm sido pedidas.
      No FCPorto não há essa coisa do "um dia que não se ganhe (…)".

  • Luís Borges
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:24 pm

    É um grande negócio, tendo em conta que se trata de um jogador que não queria renovar e cuja motivação dentro de campo não era a de outros tempos. É claramente um dos melhores médios que passaram no nosso campeonato. Exímio nas tarefas defensivas, penso que muito do sucesso recente do FCP se deve ao "polvo".

    Neste caso, o Porto poderá recorrer ao mercado para colmatar a saída do brasileiro. Uma solução de recurso será eventualmente o André Leão (jogador que aprecio imenso e que encaixa logicamente bem neste sistema de Paulo Fonseca, o seu antigo treinador).

    Estou convicto que esta situação, desde já, pode levar a que nos próximos jogos o porto se apresente com o trio: Defour, Lucho e Quintero. Isto porque o Lucho até que subiu de rendimento quando baixou no miolo frente ao Paços. Será um pouco difícil ser um rotativo que desça com qualidade para dar apoio ao Defour, mas logo veremos. Pelo menos até à "aparição" do Herrera, muita coisa está por definir. Porque, em teoria, o melhor meio-campo possível (se Fernando sair) é Defour-Herrera-Quintero.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 2, 2013 at 3:47 pm

      Eu concordo, mas acho que vai ser algo do género:

      Defour – Josué

      Quintero (isto se o Varela não recuperar) – Lucho – Licá

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 4:10 pm

      Quem vai para o banco é o Licá mesmo.. Varela na esquerda e Quintero na direita. Isto se Paulo Fonseca não quiser recuar ou sentar o Lucho

  • Kacal
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:39 pm

    O Fellaini ir para o Man Utd por 28 Milhões de euros é um negócio fantástico, é um jogador que faz bem as três posições do meio-campo, é melhor como box-to-box, físico impressionante, qualidade técnica, muito bom no jogo aéreo, um jogador com uma qualidade fantástica e só tem 25 anos, grande reforço (se se confirmar).
    Quanto ao Fernando, se o Everton trouxer uma proposta oficial com esse valor, há duas opções, ou o Porto sabe e está tudo tratado que Fernando irá renovar em breve e que não há nenhuma hipótese de sair a custo zero no fim da época ou tem de ser vendido já porque nenhum clube vai dar mais, só queriam dar 10 Milhões e 18 Milhões é um bom valor, das 2 opções 1 tem que ser escolhida, já estou á espero de qualquer uma.

  • vsn7647
    Posted Setembro 2, 2013 at 1:56 pm

    assim o Porto ja tem á vontade para jogar em 4 2 3 1 e quintero entrar no 11

  • Mário M.
    Posted Setembro 2, 2013 at 2:02 pm

    Não quero ser hipócrita mas não é óbvio que o melhor meio-campo e mais consistente não deve ser:

    Quintero

    Lucho Josué

    • fernando
      Posted Setembro 2, 2013 at 2:55 pm

      e ironico queria ser ? acha que esse meio-campo tem alguma unidade defensiva, para não falar que são todos lentos, se me disser herrera/defour lucho/jose e quintero ainda acredito apesar de achar que o quintero vai jogar numa ala.

      eu penso que o meio-campo agora vai ser defour-josue-lucho e em janeiro vai haver novidades.

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 3:04 pm

      Busquets/Xavi/Iniesta é um meio-campo mais lento ainda fernando.

      No miolo de uma equipa de posse o que se movimenta é a bola, os jogadores fazem movimentos sem bola mas muito raramente com ela no pé, o que se quer é que a bola corra, não o jogador.

      No entanto a primeira parte do que disse é verdade, esse trio carece de um elemento defensivo, portanto é impensável..

    • Mário M.
      Posted Setembro 2, 2013 at 5:49 pm

      A jogar em duplo-pivôt não é necessário ter um elemento de cariz defensivo como Fernando.

      Então diga-me, por exemplo, qual é o médio do meio-campo meio campo do Chelsea que é de caráter defensivo?

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 6:44 pm

      Ramires.

      Não é de caráter defensivo mas é um box-to-box de eleição, tendo uma resistência que possibilita com que corra durante os 90 minutos sem acusar fadiga… Portanto no processo defensivo ele vem atrás ajudar a defesa e Lampard (embora já nem tenha a forma de outros tempos) também tem grande resistência e experiência para ajudar na defesa…

      Está mesmo a ver Quintero/Josué/Lucho a dar apoio á defesa? Não têm carateristicas nenhumas para isso…

      É também de salientar que os alas do porto são bastante mais ofensivos que os do chelsea! Daí Mourinho poder dar mais liberdade ao meio campo sem precisar de um pivô, mas isso já são táticas que não são para aqui chamadas e poderiamos ficar a discutir-las durante horas

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 2, 2013 at 2:10 pm

    É uma peça fundamental no Porto,e foi durante anos.
    5 pontos de vantagem já dá ao Porto outra margem de manobra para o mandar embora.

  • SOU SCP
    Posted Setembro 2, 2013 at 2:18 pm

    O fernando é um grande jogador, segurava o meio campo, lucho sozinho, com 31 anos não consguirá segurar o meio campo sozinho. E já agora que vendam o jackson também!

  • Paulo Miguel
    Posted Setembro 2, 2013 at 2:36 pm

    Como Benfiquista é com agrado que vejo a noticia do Fernando, não quero dizer que o Fcp ficou mais fraco, mas o Fernando era um jogador fantástico e fundamental no equilibrio da equipa.

  • Trust3r
    Posted Setembro 2, 2013 at 2:44 pm

    E assim o meu desejo de ver o F.C.Porto ganhar a liga dos campeões no estádio da luz evaporou-se.

    O FCP perdeu na minha opinião o jogador mais importante (nos jogos para a liga não se nota, mas nos confrontos europeus era vital) e dos melhores jogadores do plantel. Arranjar outro jogador perto do seu nível vai ser complicado.

  • josé
    Posted Setembro 2, 2013 at 2:54 pm

    E não haverá problemas com a licença de trabalho?

    • Pesadelo Amarelo
      Posted Setembro 2, 2013 at 4:35 pm

      Segundo a mesma fonte inglesa, o presidente do Everton já tratou da licença de trabalho, diz a noticia que o presidente estava à espera da certeza que ele a teria para negociar Fellaini com o Man Utd

  • Euclides!
    Posted Setembro 2, 2013 at 2:58 pm

    A confirmar-se é uma perda de um jogador nuclear para o Porto, creio que a par de Jackson Martinez, a saída de Fernando pode comprometer muita coisa a nível de estabilidade na equipa do Porto, e por ser em fecho de mercado, nota-se que o Porto fez praticamente tudo para o tentar segurar e renovar contracto, mas que opta por vende-lo (um valor significativo) em vez de o perder a custo zero…

    Creio que agora o Porto terá que alterar a dinâmica do seu meio campo e possivelmente passar a jogar com dois médios de maior contenção como o Defour e o Herrera, ou então utilizar o Defour com o Lucho a segurar e um terceiro elemento que pode ser o Quintero ou o Josué.

    Seja como for, o Fernando sempre foi a pedra basilar do meio campo do Porto, jogador de equilíbrios que quase não se dá por ele, mas que em termos de pressão sobre a bola e de ocupação do espaço tornava possível ao Porto muitas vezes poder atacar com uma linha de 4 atrás de Jackson, esta saída vai complicar as coisas e obrigar a equipa a nos próximos 2 meses ter que se adaptar a uma nova forma de jogar, o que pode fazer o Porto perder alguns pontos, quer na Champions ou na primeira Liga.

    Como Sportinguista agrada-me a noticia e espero que até a meia noite saia Mangala também.

  • Orlando Azevedo
    Posted Setembro 2, 2013 at 3:06 pm

    De acordo com contactos estabelecidos por um jornal português, a SAD do Porto desmentiu a venda do Fernando ao Everton, o que não significa que o jogador não possa ser vendido a outro clube até ao fecho do mercado. Contudo, tendo em conta a frequência com que o Fernando tem jogado e a importância que tem na equipa, não acredito que ele seja vendido. Por isso, nesta altura, acredito mais na renovação do contrato, do que na venda do jogador. Uma melhoria do salário acabará com os amuos.

  • Anónimo
    Posted Setembro 2, 2013 at 3:13 pm

    Tem que haver um pouco de confiança na estrutura do Porto, e pelo menos deixar a conversa catastrófica para quando as coisas começarem a correr mal.

    Quando se perdeu o Paulo Assunção à 5 anos atrás, tambem houve este ruído todo, e o 'desconhecido' Fernando acabou por surpreender tudo e todos, fazendo esquecer Paulo Assunção ao 1º jogo. Neste momento o Porto tem Herrera pronto para entrar no meio campo, e apesar de não ser o maior fã de Defour, acredito que se aguentem. Acho é que o Quintero já merece ser titular, o miudo é um prodigio… E o Porto ainda precisa de um bom extremo, pronto a jogar, que Licá é super inconsistente, e apesar de boas indicações do Ricardo, não estou a ver o Porto a ir longe nc Champions com tais debilidades.

    17,5M€ por um jogador em ultimo ano de contrato que já afirmou querer sair é muito bom, e por muito que custe ver Fernando sair, antes ter retorno financeiro agora, que o ver assinar contrato em Janeiro sem qualquer mais valia.

    Saudações,
    HR

  • jose
    Posted Setembro 2, 2013 at 3:13 pm

    é uma enorme perda para o porto, era o medio que eu nunca queria que saisse. mas o paulo fonseca decidiu complicar o que é simples no meio-campo do porto metendo dois jogadores com tarefas defensivas e assim o fernado perde qualidade, e infelizmente não queria renovar o que os 18 milhoes acabam por ser um excelente negocio.

    agora se o porto quisesse investir podiam ir buscar o jorge henriquez ao mexico ou o jordy clasie por exemplo e um extremo existem tantos uns com mais qualidade que outros por exemplo yarmolenko,salah,marco fabian,tadic,stocker,pereya,lestienne,weiss eu só pedia um que para jogos como ontem em paços e em setubal tanto jeito que davam para desequilibrar e arranjar espaços.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 2, 2013 at 3:14 pm

    Com 27 anos (penso eu), em final de contrato e sem interesse em renovar, 17.5 milhões seriam valores muito interessantes. O pior é em termos desportivos, Fernando é um grande equilíbrio, e no mesmo ano o Porto perder Moutinho e Fernando poderia tornar-se complicado!
    Devido a esta questão, renove ou não, acredito que vai ficar no Porto, acredito que o Pinto da Costa não vá vender mais um elemento tão importante no último dia de mercado…

  • Anónimo
    Posted Setembro 2, 2013 at 3:19 pm

    Devia era ter saido no maximo uma semana antes para o Porto tentar arranjar um novo e bom trinco, pqe nao temos outro trinco como o Fernando. Como é o ultimo dia do mercado obvio qe quero qe nao saia!

    Law.

  • sandro
    Posted Setembro 2, 2013 at 3:20 pm

    excelente negocio do porto vender um jogador em final de contrato por 18 milhoes é muito bom. Desportivamente é que se calhar vai ser uma catastrofe pois o fernando era fundamental naquele meio-campo.

    estou ansioso por ouvir o contabilista do porto e advogado do jesus a dizer que isto é tudo mentira, que o fernando vai sair só por 5 milhoes e que a noticia foi plantada pelo porto porque tem boas relaçoes com o everton etc etc etc.

  • MC
    Posted Setembro 2, 2013 at 4:32 pm

    Acabo de ver numa rede oficial, penso ser a página oficial do fernando no instagram , a desmentir a saida do porto, "rumo ao tetra, os portistas podem contar comigo". Espero que seja de facto verdafe. MC

  • Paulo Almeida
    Posted Setembro 2, 2013 at 8:51 pm

    esta noticia divide.me, por uma lado e u encaixe excelente tendo em conta a situaçao contratual, mas por outro perdíamos um jogador importantissimo

  • Anónimo
    Posted Setembro 3, 2013 at 9:09 am

    Pelas declarações do Fernando, em que quer ficar porque o querem cá, adivinha-se uma renovação de contrato certamente… nem que seja só para garantir um encaixe financeiro no final da época.

    Cumprimentos,

    Francisco TM

Deixa um comentário