Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Francisco Conceição a caminho do Ajax por 5 ME

‘Traição’? Sai por um valor demasiado simbólico para o seu potencial. Ainda por cima é o filho do treinador. Mas na Era Conceição tudo é permitido. Noutros tempos dificilmente jogadores em final de contrato ou com cláusulas irrisórias seriam valorizados, inclusive teriam sido logo encostados caso não renovassem. Também se o técnico fosse outro, esta decisão do seu filho ia aumentar-lhe a pressão, por não ter bloqueado a saída por este montante.

Francisco Conceição vai ser reforço do Ajax. O campeão da Eredivisie bateu os 5 milhões de euros da cláusula junto do FC Porto e o extremo viaja ainda hoje para Amesterdão. Conceição, de 19 anos, na época passada somou 3 golos e 3 assistências em 33 jogos, sendo que em 2020-21 já tinha realizado 17 partidas pela equipa principal.

85 Comentários

  • GoldenFCP
    Posted Julho 16, 2022 at 11:12 am

    O meu clube está entregue a um grupo de terroristas. 5M num jovem com este potencial…

  • GoldenFCP
    Posted Julho 16, 2022 at 11:13 am

    Corona por 3M,Diaz 45,Vitinha 40, FV 35, Sergio Oliveira 3, Chico Conceiçao 5 e jogadores sem conta a sair a custo zero.
    Foi culpa do Conceiçao? Por amor de deus. Deixem o homem sair e lutamos pelo 4o lugar.

  • GoldenFCP
    Posted Julho 16, 2022 at 11:16 am

    Quando vi o palerma a vir mandar bocas aos rivais já sabia que vinha aí m***a. Tao previsível tudo isto. Clube entregue a um bando de terroristas, sendo o lider dos terroristas um senil

    Quem lê este blog e votou no Pinto da Costa deixo o meu agradecimento pessoal. Assinaram a morte do nosso clube, em 2024 nao se esqueçam de ir votar nele again(se andar vivo é claro)

    • Nickles
      Posted Julho 16, 2022 at 11:25 am

      Se ainda estiver vivo quem? O clube ou o PdC?
      A probabilidade é ela por ela

      • GoldenFCP
        Posted Julho 16, 2022 at 11:32 am

        Não sei mas espero genuinamente que quem não esteja vivo seja o senhor PdC. Amanha já era tarde para ele

        • Nodlehs
          Posted Julho 16, 2022 at 11:37 am

          Este comentário é a sério?

          Concordo que já não devia estar a frente do clube, mas dai a dizer uma coisa dessas…

    • Dark Knight
      Posted Julho 16, 2022 at 11:38 am

      A gratidão é um valor que as novas gerações menosprezam.

      Quantos anos tens? 16? 20? 25?

      Podes não gostar de Pinto da Costa e criticar todo e qualquer acto de gestão. Perdes a razão quando entras num discurso belicista, demagógico e populista contra alguém que deu a vida pelo clube. Sem ele, o FC Porto não existiria. Pelo menos, não na forma que existe hoje em dia. Deves ler a história e perceber o contexto do clube antes de Pinto da Costa e naquilo que se transformou durante a sua presidência. Sem ele, provavelmente, eras adepto do Benfica ou do Sporting. Se achas que o clube vai ser melhor quando ele sair, estás enganado. Serão precisos anos, talvez décadas, até que o clube volte a ser tão regularmente competitivo e capaz de lutar por títulos.

      Como te disse, tens todo o direito de criticar e questionar toda e qualquer decisão tomada pelo Presidente Pinto da Costa. Até podes dizer que ele já devia ter saído há muito. O que não deves é ser ingrato e não reconhecer que se não fosse por ele, aquilo a que chamas “o meu clube”, pura e simplesmente, não existiria.

      É bonito navegar a crista da onda da Internet para ficar bem entre os seus pares. E não há nada como falar mal de Pinto da Costa, até mesmo para portistas. Contudo, bonito mesmo é reconhecer a importância histórica de determinadas pessoas, independentemente de não gostarmos delas ou de discordarmos de tudo o que fazem.

      • El Bandido
        Posted Julho 16, 2022 at 11:57 am

        Toda a gente sabe a razão pela qual o clube é tão competitivo…

        • GoldenFCP
          Posted Julho 16, 2022 at 12:11 pm

          Pois sabem e tem nome: SC.
          Antes dele chegar os Lopeteguis, NES e Peseiros da vida meteram este clube numa seca de 4 anos sem títulos..

          • RuiCosta10
            Posted Julho 16, 2022 at 12:31 pm

            Ia dizer que está algo relacionado com o tema que levou ao processo Apito Dourado mas graças ao seu comentário fui elucidado. Obrigado.

      • MGF14
        Posted Julho 16, 2022 at 12:02 pm

        Como adepto, trocaria todos os títulos que vi e que não vi o Porto ganhar por jogo limpo e atitude desportiva correta. Em qualquer desporto. O clube já existia antes do Pinto da Costa e se tiver de cair para as distritais como castigo por todo o mal que anda a fazer pelo desporto, pois que seja.
        Querer ganhar a qualquer custo, principalmente para um adepto, só mostra pequenez e falta de princípios.

      • GoldenFCP
        Posted Julho 16, 2022 at 12:05 pm

        O clube que ele levantou como dizes é o clube que ele está a destruir enquanto adeptos como tu vão passando paninhos quentes. Eu sou grato por tudo o que fez pelo clube, não me esqueço do que fez mas também tenho olhos na cara e a gestão que ele tem feito nos últimos anos está visível aos olhos de todos.
        Sai Diaz em saldos? Culpa do AVB
        Sai Mbemba a custo zero? Culpa do jogador
        Sai Vitinha com clausula baixa? Culpa do jogador, só pensa em dinheiro
        Sai Fábio Vieira em saldos? Culpa do jogador, só vê notas
        Sai Marega a custo zero? Pediu mundos e fundos
        Sai Chico a saldos? Maldito empresário, convenceu o a não renovar.
        E estava aqui a tarde toda…. A culpa nunca é dele. Mas enquanto houver a Stasi, perdão, os Super Dragoes a fazerem de policia secreta e a dizimarem tudo o que enfrenta a múmia vamos continuar na mesma(até o clube quebrar de vez claro)

    • Factualista
      Posted Julho 16, 2022 at 12:13 pm

      Novamente, qual a diferença de comportamento da direcção nestes últimos 2 anos que, supostamente, fizeram abrir os olhos aos portistas? No outro dia não conseguiste responder, apesar da convicção.

      2024? Provavelmente vai ganhar uma marioneta do mesmo de sempre, talvez o Baía. Não foram nestes últimos 2 anos que a direcção mudou de comportamento e certamente não será nos próximos dois.

      • GoldenFCP
        Posted Julho 16, 2022 at 12:18 pm

        Não fazia negócios ruinosos destes. As saídas em saldos e os custos zeros(alem das saídas de jogadores promissores para rivais) não aconteciam há uns anos. Quem segue o FC Porto desde sempre como eu sabe bem que esta direção há uns anos era eximia a negociar, algo mudou nos últimos anos. Passaram do 80 ao 8. E com isto estão a comprometer e de que maneira o futuro do clube

        • Factualista
          Posted Julho 16, 2022 at 1:42 pm

          Há 3 anos, Herrera, Brahimi e Adrian Lopez saiam a custo zero após custarem quase 30M. O Oliver Torres sai para Espanha por 11M. Nakajima e Ze Luis custaram 22M para não renderem. Valeu o negócio do Militao.

          Há 4 anos empataram 27M em jogadores banais como Manafa, Warris, Joao Pedro, Paulinho, Janko, Ewerton, Rafa, Osorio. Marcano sai a custo zero. Reyes que custou 7M também saiu de borla. Dalot, dos jovens mais promissor dessa geração é vendido por 22M

          Há 5 anos venderam outro jogador dos mais promissores. Rúben Neves por 18M. Tinha acabado de ser capitão no Porto se não me engano. André Silva sai por 38M, boa venda aqui, apesar do Porto já ter vendido melhor. Quintero que custou 10M é novamente emprestado.

          Como vês, não é nada recente.

          • Xyeh
            Posted Julho 18, 2022 at 10:28 am

            Eu sou portista e já falo dessa situação do Rúben Neves há muito tempo, Lopetegui deu-lhe a titularidade, torna-se capitão do FCP e depois NES encosta o jogador na bancada, é despedido e vai para o Wolves e vai buscar o jogador que encostou que se torna titular e pedra fulcral da equipa. O FCP desde que saiu o Vitor Pereira foi sempre a descer e na altura falava-se de uma guerra interna com Antero e o filho do PdC, Antero acabou por sair e coincidência é que o FCP começou a fazer negócios ruinosos.

  • João
    Posted Julho 16, 2022 at 11:19 am

    Nunca achei este rapaz nada de especial. É um valor normal por ele. O estranho é ir para um clube da dimensão do ajax. Talvez consiga evoluir

  • Nickles
    Posted Julho 16, 2022 at 11:22 am

    Incrível o que os pais hoje em dia fazem para obrigar os filhos a saírem da sua casa

  • RicardoFaria
    Posted Julho 16, 2022 at 11:29 am

    Já não há palavras para descrever tanta incompetência.
    PdC falou ontem dos “títulos” dos rivais e bla bla bla.. bem, PdC e a sua direção têm um título que já ninguém lhes tira que é o título da incompetência.
    Este mercado de verão tem sido incrível para nós portistas.

    Que o AVB chegue rápido isto se em 2024 ainda restar alguma coisa ao clube.

    Saudações DesPortistas!

    • GoldenFCP
      Posted Julho 16, 2022 at 11:42 am

      Incompetência é muito fraquinho para descrever o que ele faz. Terrorismo talvez seja a palavra apropriada. Obviamente que mandou o Sepúlveda que é pau mandado dele escrever que foi o Luciano D’Onofrio que convenceu o jogador a não renovar para sair impune. Como tinha mentido para se desculpar na situação do Mbemba. Ou a intervenção do Macaco para o safar no caso Diaz. Ele nunca tem culpa. Ele sabe-a toda. E a maioria come e cala.
      Deve ter sido o Onofrio que meteu 5M de clausula num dos jogadores mais promissor do plantel… Ou então foi o AVB, esse desgraçado que ainda nem candidato é e já é enxovalhado por tudo e todos para ter cama feita quando o fizer

      • Tiago Peixoto
        Posted Julho 16, 2022 at 11:50 am

        É isso mesmo, é terrorismo o que a nossa direção está a fazer! Que asco.

      • RicardoFaria
        Posted Julho 16, 2022 at 12:09 pm

        Golden, sinceramente já nem sei o que dizer..
        Acho que já só sinto raiva do PdC, da direção dele e dos que comem da mesma gamela que eles.

        Saudações DesPortistas!

      • Xyeh
        Posted Julho 18, 2022 at 10:18 am

        O problema é que não temos poder para alterar isto, os sócios com mais poder continuam aliados ao PdC porque continuam a ser alimentados, quando se vê o Vitor Baía (que foi grande GR e figura do FCP) a ser preparado para ser aquele presidente fantoche quando a nível de gestão toda a gente sabe das suas dificuldades e historial já dá para tremer, espero que alguém dentro do ninho tente meter-se em bicas de pé para no meio da luta interna o AVB aparecer de mansinho.

  • Nickles
    Posted Julho 16, 2022 at 11:39 am

    Estes 5M já devem dar para o Horta

    • João
      Posted Julho 16, 2022 at 11:59 am

      ahah exato. Fora comissões , o $ deste negócio deve dar para um jantar num sitio porreiro e nada mais

  • João
    Posted Julho 16, 2022 at 11:41 am

    Se o FCP precisa de um gestor financeiro para o futebol profissional posso enviar o CV. Já são casos a mais de alguma incompetência de compras e vendas. Obviamente que o presidente não decide nada e muita a gente anda a encher o bolso. O Mister deve mesmo gostar do clube para continuar lá mais um ano ..

  • VitoriaSC1922Gmr
    Posted Julho 16, 2022 at 11:42 am

    Bem , parece que até o próprio filho está cheio de aturar o pai … nem o deixa comer nem nada ( segundo a comunicação social portuguesa) e á primeira oportunidade ai vai ele para bem longe ….

    Posto um pouco de ironia no paragrafo anterior , aqui está prova da capacidade da comunicação social portuguesa em dar enfase a algo fazendo com que seja super valorizado ou vice versa quando é no especto negativo … a uns tempos atras , tínhamos aqui em Portugal o novo mini messi que valeria milhões e que seria a super estrela do Porto etc etc , passado uns meses aqui está mais um negocio no mínimo ” estranho ” como alguns users gostam de apelidar os negócios dos outros clubes .

    Atenção , vejo algum potencial e qualidade no Francisco e penso que tem tudo para fazer uma carreira bastante interessante !

    No entanto só quero chegar ao ponto de como por vezes a caixa de cometários aqui no blog e os comentários de alguns users do blog são pateticos na verdade é assim que encontra o futebol português e a sociedade uma forma geral e por isso assumo que é uma consequência disso mesmo , ainda para mais quando as pessoas normalmente não tem opinião própria e vão pelo que os outros dizem .
    Sou leitor do visão de mercado a vários anos , religiosamente todos os dias e um fã a 100 % do vosso trabalho ! Nunca participei , mas sinto que agora deveria dar a minha opinião depois de ler tanto tanto disparate em termos de comentários … o que vale é que os comentários bons e positivos aqui no blog são muito muito superiores ao comentários disparatados .

    Saudações Vitorianas & Vimaranenses

    • João
      Posted Julho 16, 2022 at 12:01 pm

      Nem mais

    • GoldenFCP
      Posted Julho 16, 2022 at 12:09 pm

      Andas a viver em realidade paralela então. Onde é que o Chico Conceição teve propaganda a dizer que era o mini messi? Quanto mt teve adeptos a dizer isso. Comunicaçao social nao teve. Nem ele nem nenhum dos jogadores do Porto tem propaganda. Até pq a propaganda tem uma finalidade: inflacionar o preço do jogador. E como se vê nos preços que o Porto vende os jogadores isso não acontece. Propaganda não é o forte do meu clube

      • T. Cruz
        Posted Julho 17, 2022 at 7:41 am

        Francisco: o filho de Conceição que “não tem nada a ver com o pai” e “faz lembrar Messi”
        Jovem extremo estreou-se pela equipa principal do FC Porto aos 18 anos

        By: Record, 2021

      • Vegeta
        Posted Julho 17, 2022 at 9:28 am

        Pois não.
        O Fábio Silva valia bem os 40 milhões que deram por ele.

  • Greenman
    Posted Julho 16, 2022 at 11:44 am

    Eis as principais vendas do FC Porto nos últimos 3 anos:
    Luis Díaz 45M€ + 15M€
    Fábio Silva 40M€
    Vitinha 40M€
    Fábio Vieira 35M€ +5M€
    Danilo 20M€
    Alex Telles 15M€
    Soares 5.4M€
    Francisco Conceição 5M€
    Sérgio Oliveira 3M€
    Corona 3M€
    Marega 0M€
    Brahimi 0M€
    Mbemba 0M€
    Corona 0M€
    Aboubakar 0M€
    À excepção de Fábio Silva, Vitinha e Fábio Vieira, há aqui tanto milhão em vendas desperdiçado!
    Que péssima gestão.
    Gosto de ver xD

    • Xyeh
      Posted Julho 18, 2022 at 10:13 am

      O Corona conseguiu gerar 3M e 0M ao mesmo tempo :p
      Não falta aí o Herrera e Felipe? Um foi custo 0 quando era capitão e o outro ainda rendeu bastantes milhões.

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 16, 2022 at 11:47 am

    Como é que nem com o filho do treinador conseguimos renovar ahahah

    Somos mesmo de rir, a incompetência de toda a gente naquela direção é absolutamente de rir.

    Como é que a cláusula era sequer de 5 milhões?! Cabe na cabeça de alguém? Minha nossa senhora.

    O Chico tem imenso talento e um enorme potencial, ainda não era uma mais valia, mas, aos 19 anos, tinha tanto tempo para alcançar todo o seu potencial. Que vergonha de clube, raios partam!

  • MGF14
    Posted Julho 16, 2022 at 11:56 am

    Malditas sanguessugas que destroem o clube há anos, que impõe ideais que nada têm a ver com o desporto. Que o Francisco seja feliz, que evolua e que descole do ambiente tóxico que o rodeou (e que o próprio muitas vezes mostrou).

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 16, 2022 at 11:56 am

    Apesar de ele ser um porco na atitude, até acho que é dos que tem mais potencial.
    Creio que será um pouco como o Jota, tem um estilo algo desfasado do actual futebol, mas com alguém que o valorize nessas características, creio que poderá dar um excelente jogador. Só de pensar que se criou um hype desmesurado pelo Fábio Silva, que me parece um pino autêntico sem nada que se destaque, e este até acho que é daqueles que pode de facto dar jogador. Por isso dá-me para questionar quem anda a elogiar certos jogadores porquê. Tenho a impressão que em todos os clubes há jogadores que nunca tiveram a simpatia da imprensa e foram sempre patinhos feitos e outros que são cones de treino tiveram um hype descomunal em certa altura… Do que vi do Francisco Conceição acho que na sua idade será dos que mais potencial terá e nunca se falou dele metade do que de Fábios Silvas e outros.

    Esta cláusula de 5 milhões é só daquelas piadas que nem merece grandes comentários.
    Ainda estou para perceber o que se passa para o Porto não conseguir manter nenhum jogador no plantel sem que saia a custo zero ou por cláusulas patéticas.

  • Oakander10
    Posted Julho 16, 2022 at 12:03 pm

    Começo a achar que a melhor coisa a acontecer ao Porto e aos portistas este ano é o Porto fracassar a época.

    Um ano pior por um futuro melhor. Com AVB a candidatar-se daqui a dois anos secalhar nem convém o Porto ter sucesso até lá.

  • Ussene
    Posted Julho 16, 2022 at 12:04 pm

    É realmente preocupante ver as alfinetadas constantes de PdC a tudo e todos e não olhar para o que se passa na nossa casa.

    Francisco era um ativo com grande potencial, a saída por este valor não se justifica em termos negociais.

    Para ele pessoalmente e profissionalmente e mesmo para o pai enquanto treinador provavelmente foi o melhor e desejo-lhe muito sucesso na carreira…

    Quem vai sentir a falta dele em casa é o irmão caçula pra dar uns toques ?

    • Sandoval
      Posted Julho 16, 2022 at 12:26 pm

      Eu não sei como é que os Portistas ainda não repararam num pequeno/grande detalhe. As alfinetadas e bocas do Pinto da Costa ao Benfica e outros rivais, costumam surgir em alturas em que saem notícias embaraçosas como esta. Para quem estiver atento, este padrão é por demais evidente.

      O problema é que isto resulta. Hoje o Chico sai por míseros 5 milhões, mas o Pinto mandou bocas ao Benfica a dizer que celebram treinos com 23 mil adeptos e taças de cartão e blá, blá, blá… adivinhe-se a qual destes assuntos irão os Portistas (na sua generalidade) dar mais atenção? Às bocas, pois claro.

      E isto já é assim há décadas. O Pinto quer lá saber do centralismo, quer lá saber que supostamente os de Lisboa são favorecidos… o que ele quer, e sempre quis, é usar isso como uma espécie de smoke screen, qual Weezing, para distrair os adeptos do real inimigo do FCP como clube, ele próprio.

      São comissões disparatadas a ir cair aos bolsos da família, resultados negativos, venda de ativos talentosos ao desbarato ou de borla por não conseguirem renovar, é bruxas com título de “doutora” a receber milhares…

      Mas desde que a luta imaginária contra o sul e o papão do centralismo continue na mente dos Portistas, tudo passa e a erosão do clube continua. Uma verdadeira pena para um clube tão ganhador como o Porto é.

      • henry14
        Posted Julho 16, 2022 at 12:57 pm

        Por acaso tem sido o padrão recente eheh. Vamos esperar pela próxima vez que ele falar do Benfica… Pode ser que saia o Uribe por 7/8M ??

      • GoldenFCP
        Posted Julho 16, 2022 at 1:43 pm

        Quanto ao primeiro paragrafo falei precisamente disso num comentário abaixo. Mt evidente

      • Ussene
        Posted Julho 16, 2022 at 11:28 pm

        Absolutamente! É à descarada mesmo.
        Há cada vez mais e mais portistas, principalmente mais novos, que não se revêm neste tipo de discurso e comunicação que o clube tem mantido.
        Uma coisa é gratidão, outra é ser manietado e estupidificação da mente.
        Acresce que o problema é que muitos não podem/querem ser sócios neste panorama e isso não permite que essa visão se traduza nas votações das eleições.
        No entanto, o facto de JF Rio ter tido 25% é significativo e dá um sinal de esperança para 2024.

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 16, 2022 at 12:04 pm

    A empregada de limpeza do André Villas Boas faz com cada negócio!

    Mas faz algum sentido que nem com o filho do treinador se consiga renovar e tenha que se vender para não sair a custo zero? Mais, como é que nos dias que correm alguém coloca um cláusula de rescisão de 5 milhões? Mais valia nem colocar nenhuma porque estamos basicamente a dar o jogador!

    Agora, tendo em conta a crise que abala o país, o Porto virou a Santa Casa da Misericórdia a Norte porque para dar estamos cá nós. Zé Luís, Aboubakar, Sérgio Oliveira, Tecatico, etc. etc. etc.! Agora já nem é saldos (Telles, Oliver, Danilo), é borlas mesmo!

  • Marega Touch
    Posted Julho 16, 2022 at 12:12 pm

    como adepto do porto fico triste, como adepto de futebol fico feliz porque o francisco só irá beneficiar sair de um país onde é odiado só porque sim. com 17/18 anos quase nem jogava e já era apelidado de tudo e mais alguma coisa.

    • GoldenFCP
      Posted Julho 16, 2022 at 12:20 pm

      Nem mais. Apelidado de Piscineiro vai substituir o Antony no Ajax(fica a evoluir na sombra e assume próximo ano quando o brasileiro for vendido). O Ajax não se costuma enganar, acredito que irá ter uma bela carreira

    • henry14
      Posted Julho 16, 2022 at 12:35 pm

      Por alguma razão seria. Talvez por aquele episódio por Porro. Talvez por alguns ataques de raiva em que o tinham de o agarrar. Talvez pela forma como gritava com os árbitros.
      Mas sim, tens razão ainda é um puto. Esperemos que amadureça.

      Abraço

      • Marega Touch
        Posted Julho 16, 2022 at 12:53 pm

        picardias num jogo da bola? (infelizmente) faz parte e vê-se todas as jornadas.
        mas quando falamos de jogadores “especiais” o pessoal nunca esquece. era aí que queria chegar ;)
        lembram-se de quando o rodrigo conceição mordeu a língua por uma razão qualquer e foi um descalabro nuclear que ele até tinha que ir preso? é assim.

        abraço.

      • André Pires
        Posted Julho 16, 2022 at 12:56 pm

        O Conceição teve esse episódio com o Porro e foi logo condenado, com razão.
        Já este ano foi o Matheus Reis que agiu de forma incorrecta com ele, mas não o vi nem de perto de longe a ser criticado como foi o portista.

        • GoldenFCP
          Posted Julho 16, 2022 at 1:02 pm

          adivinha pq

        • henry14
          Posted Julho 16, 2022 at 2:31 pm

          Esse caso do Conceição com o Porro foi o mais mediático porque foi contra o sporting mas houve mais casos. Epa sinceramente acho descabido meterem o Mateus Reis no saco do Francisco Conceição. No Sporting, o jogador mais polémico talvez seja o Nuno Santos.

    • offtopicguy93
      Posted Julho 16, 2022 at 1:21 pm

      Ahah que comentário brincalhão… depois de todas as bocas que dia após dia os adeptos do Porto têm para com os jogadores do benfica ou que saem do benfica, vires dizer que o miúdo foi alvo de ódio é de rir… vamos falar do Felix? Darwin? Jonas? Queres mais?

      • DNowitzki
        Posted Julho 16, 2022 at 1:57 pm

        Renato…

      • Xyeh
        Posted Julho 18, 2022 at 10:08 am

        André Silva, Fábio Silva, Felipe, Militão, tudo jogadores que saíram e muitos benfiquistas disseram que não iam render, tendo o André Silva e o Fábio Silva recebido ódio especial, no caso do André Silva foi resposta pelo ódio que o Renato recebeu (o mesmo com o João Mário), foram os 3 vendidos na mesma altura e foi hate party dos adeptos dos 3 clubes.

  • Vermelhudo
    Posted Julho 16, 2022 at 12:13 pm

    Pois foi embora o outrora chamado Novo Messi, ficaria qualquer coisa como Francisco Messição.
    Obviamente a galera está meio espantada com o que se está passando no Porto, clube que sempre nos habitou a uma gestão férrea dos seu ativos.

    Pois vou simplesmente dizer que o Porto há uns tempos vem perdendo o monopólio no que diz respeito à colaboração com alguns agentes de futebol, agentes esses que proporcionavam a chegada de autênticos jogadores bomba a Portugal.
    Mas não só. O Porto já não tem a capacidade financeira para manter os melhores jogadores.

    Isso aconteceu há uns anos com o Dier, jogador com cláusula baixa para o mercado inglês e que só tinha essa cláusula porque o jogador se recusava a assinar caso não a tivesse.
    E o Sporting preferiu manter o jogador, que tinha de facto qualidade, porque ao menos arrecadou alguma coisa.

    Portanto o panorama do futebol em Portugal mudou, e vemos isso no Sporting que consegue, por metade do passe, jogadores com bastante mercado.

    Talvez o Porto esteja a pagar agora a fatura de ter contratado jogadores bastante caros no passado, cujas transferências nem sempre foram todas para o seu mealheiro.
    Mas foi essa mesma política que deu títulos internacionais ao clube e que o fez ser o mais vitorioso das últimas décadas em Portugal.

    E como não há sol na eira e chuva no nabal, há sempre prós e contras.
    Mas tendo em conta que o Porto continua a ser um clube bastante combativo cá dentro e lá fora, acho que no plano desportivo o clube continua a dar lições.

    É a minha humilde opinião.

  • henry14
    Posted Julho 16, 2022 at 12:32 pm

    Vejo muito drama nos comentários. Sinceramente não o acho nada de especial. Tem sim uma técnica fora de comum e está longe de ser tosco mas faltam-lhe inúmeras coisas.
    Era realmente útil para sair do banco e desbloquear jogos e havia margem de progressão por isso se fosse eu a fazer o negócio talvez o emprestasse com um a cláusula de compra de 15/20M. 5M parece curto mas se é a cláusula não há nada a fazer. Mais um Vitinha.

  • Artur Trindade
    Posted Julho 16, 2022 at 12:55 pm

    Faz-me lembrar a cláusula de 5M do Eric Dizer, em geral estas escapatórias são fruto de renovações complicadas. Neste caso não sei o que levou a este cláusula.

    Não aprecio o Francisco como pessoa, com um feitio desprezível dentro do campo, mas subiu bastante na minha consideração com esta decisão.
    Vivia amarrado a uma situação lose lose, entre si e o pai, se triunfa é pelo pai, se falha o pai quer parecer sério.
    Decisão corajosa, indo para um clube que aposta em jovens.
    Incrível a diferença entre a valorização/gestão dos jovens do Benfica e os seus rivais.
    Francisco e TT têm mais provas nos seniores que Ramos e Araújo e a diferença de valorização é brutal.

    • Vegeta
      Posted Julho 17, 2022 at 9:27 am

      E queres comparar o potencial do Ramos e do Henrique Araújo com o do TT e o Conceição junior ??
      Só tu, nunca mudes.

  • FMSM
    Posted Julho 16, 2022 at 1:02 pm

    Votem outra vez no PdC em 2024 e não havera campeonatos durante uns anos. #AVB2024

  • Tiago Silva
    Posted Julho 16, 2022 at 1:03 pm

    Está muito longe de ser um jogador feito, ainda tem muitos defeitos no seu jogo, mas a qualidade técnica que tem, a forma como controla a bola sempre colada ao pé, mostra um potencial absurdo. E o Porto mantém uma cláusula de 5M no seu contrato, ainda por cima estando ele já na equipa principal. É ridículo, nem sei o porquê dos portistas votarem nisto.

    Para o Ajax é um bom reforço, o Chico poderá crescer na sombra do Antony e tem as características certas para vingar no Ajax a médio prazo. Para o Chico também foi o melhor, irá aprender imenso na Holanda e num clube que dá liberdade e confiança aos jovens e acima de tudo irá crescer na mentalidade, esperemos que passe a ser uma pessoa mais bem educada por lá, normalmente o Ajax dá valor a isso.

  • André Pires
    Posted Julho 16, 2022 at 1:03 pm

    Gestão danosa e criminosa, sabotagem. Tudo isto e muito mais.
    Alguém entende que se deixe sair um jovem promissor de 19 anos, com características únicas se bem que ainda por lapidar? Por 5M€? Se os restantes negócios até podiam ter uma razão de ser, um lado positivo… este é totalmente inexplicável!
    Mesmo que outros achem que ele não é assim tão bom, que não é nada de especial, que vai ser flop… Fábio Silva era e é tudo isso e saiu por 40M€!
    A gestão do FC Porto é semelhante à do meu primo de 6 anos a jogar FM.

  • Joao Duarte
    Posted Julho 16, 2022 at 1:31 pm

    Mesmo achando que não é um super jogador, ou pelo menos ainda está longe de ser, não deixa de ter um potencial muito bom. Tecnicamente é muito forte e contra blocos baixos causa sempre problemas.
    Mesmo não achando que valesse uma fortuna, em condições normais valeria sempre pelo menos o triplo. 5M é praticamente dado para o potencial que tem.

  • ktc
    Posted Julho 16, 2022 at 1:37 pm

    Vendemos um jovem , com um potencial acima da média, por 5 M? Tão q rebentar o clube todo, está venda é para apagar o ordenado do nosso grande capitão Marcano? Vem rápido AVB

  • Gndias
    Posted Julho 16, 2022 at 1:38 pm

    Qual o potencial? Só de for de saltos para a piscina. Basicamente qdo entrava só sabia mergulhar.
    Pode ser que nas águas frescas dos Paises baixos seja mais dificil

  • Af2711
    Posted Julho 16, 2022 at 1:40 pm

    Ainda só tem 19 anos. Cumpre duas/três épocas no Ajax e dá o salto se tudo correr bem.
    Sobre a cláusula, ridículo. Estes responsáveis por negociações de contrato parecem estar alheios à realidade, há muito que o jogador é tratado como uma joia por clube e adeptos, o seu valor de mercado é até superior ao valor da cláusula e entregam assim fácil? Sendo eu um simpatizante do Porto, digo que o clube só não apequena-se pela disparidade dos três grandes (talvez o Braga um pouco atrás) em relação aos outros.

  • Skatz
    Posted Julho 16, 2022 at 2:15 pm

    Sou só eu que acho que ele não vale sequer os 5 milhões? Sinceramente não vi nada de especial nos jogos que fez além de ser um arruaceiro que passa vida simular faltas, olho para jogadores jovens de outros clubes e vejo muito mais potencial em Geny Catamo (SCP) ou Roger (SCB) por exemplo. Cheira me que vai acabar emprestado a clubes de fundo de tabela até acabar por voltar a Portugal para jogar no Portimonense.

    • henry14
      Posted Julho 16, 2022 at 2:57 pm

      Sim e não. Concordo que o alarido que estão a fazer à volta da transferência deste rapaz é excessivo. Mas acho que é mais por causa das transferências recentes que estão mais stressadinhos que o normal. No entanto, acho que se não houvesse esta cláusula o podiam ter vendido por um bocadinho mais. Tendo em conta os valores que muitos cepos são transferidos. O Fabio Silva vem-me sempre à cabeça e mostrou muito menos que o FC.

  • Artur Trindade
    Posted Julho 16, 2022 at 2:44 pm

    Que vitimização que praí vai.
    Só me lembro do caso de Sanches, na senda da saga dos “catanados”, que já é muito antiga, e neste caso do Sanches teve o gatilho da notícia oficial, de que tinha sido registado 1 ano após o nascimento, e depois foi a estupidez natural de alguns a funcionar.
    Darwin foi considerado por mim (Sportinguista), como o melhor jogador da liga por alguma distância.
    Jonas era um bocado piscineiro, como houve vários em diversos clubes.
    Félix quando estava no Benfica, foi consensual tal como Bruno Fernandes, havendo após a saída, as conversas estafadas sobre flops, dinheiros envolvidos nas transferências, valorização posterior de Bruno Fernandes, e desvalorização de Félix.

  • Mantorras
    Posted Julho 16, 2022 at 2:53 pm

    Pinto da Costa para a semana no Porto Canal: “O Chico pedia 7M limpos para renovar.”

  • Artur Trindade
    Posted Julho 16, 2022 at 3:05 pm

    Num certo jogo
    (não me recordo qual), o Chico pisa o adversário (eventual cartão vermelho), simula sofrer falta, rebola-se no chão, arranca a falta e cartão para o adversário. Não me recordo se o lance foi alvo do VAR, pois isso teria que lhe valer a expulsão. Houve mais farsas á lá Otávio e Taremi, alguns ataques de fúria.
    Não me recordo de atletas a começar na carreira, com este comportamento tão truculento e antidesportivo. Pode e deve evoluir com a idade, principalmente agora que vai sair da esfera de influência e proteção do pai.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Julho 16, 2022 at 3:49 pm

    Confesso que, apesar do nível técnico elevado, não lhe vi grande coisa para fazer a diferença a alto nível. Fisicamente cresceu, mas a sua estrutura corporal é díficil de ultrapassar, uma vez que se desequilibra facilmente e tem as pernas curtas, o que torna díficil tirar jogadores da frente em drible.
    Parece-me um jogador de nicho para agitar, mas pouco mais que isso. Apesar da técnica, não é fácil para ele, a nível sénior, ultrapassar jogadores, sendo que a relação com o último terço e o golo também não é propriamente forte.
    Lá está é novo, pode evoluir, mas não vi nada que me entusiasmasse por aí além. Ainda assim, ter uma cláusula de 5M é muito estranho.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 16, 2022 at 4:20 pm

      Para o estilo de jogo do FC Porto, o Gonçalo Borges pode render mais a curto/médio prazo do que o Francisco Conceição que só estava lá como figura terciária e para entrar nos últimos 5 minutos para tentar sacar penalties.

      E, curiosamente, o Gonçalo Borges teve o seu contrato renovado no mês passado, por isso, acredito que vá ser aposta.

      Quando definir melhor vai ser jogador de Champions, porque tem técnica para dar e vender.

    • Miguel Lopes
      Posted Julho 17, 2022 at 7:30 am

      O Rui Barros, ainda era mais pequenino que o Chico, e fez uma carreira muito boa.

  • AngeloGJ
    Posted Julho 16, 2022 at 4:45 pm

    Desportivamente nao acho que seja uma grande perda para o FCP, e para ser muito sincero na minha opiniao nao evoluiria muito mais a jogar sobre o comando do pai SC, eu nao sei como é que o Chico Conceicao jogava na formacao e na equipa B mas no plantel principal do FCP nunca vi um jogador com potencial acima da media, tem um bom controle de bola, é rapido, é aguerrido e procura estar sempre ligado ao jogo, e nao consigo ver outras coisas positivas alem disto no rapaz.

    Diria até que a evolucao e integracao do Chico na equipa principal nunca foi aquilo que poderia ter sido muito porque na sua epoca de estreia na equipa principal teve como missao sempre que entrou ser o conquistador de penaltis, faltas perto da area ou ajudar na expulsao de um adversario, e foram muitos os jogos do FCP a epoca passada em que se via o Chico meio perdido sem saber o que realmente fazer em campo quando o FCP nao precisava de penaltis, expulsoes ou faltas perto da area, e nisto culpo o pai e treinador SC que falhou em dar ao jogador outra importancia a equipa que nao esta, portanto acho que o jogador só tem a ganhar na sua evolucao e o FCP pouco ganhou desportivamente com o rapaz tambem.

    Quanto a parte financeira, é um jogador jovem que sai cedo por um valor muito simbolico mas que na minha opiniao se adequa ao valor do jogador, 5M por um jogador que tinha pouco experiencia de primeira liga e que nao era ainda peca nuclear no FCP, e a alguns meses de poder assinar a custo 0 por outro clube e com um clausula de 5M, o que mais se pode pedir? e muito provavelmente o jogador mesmo sendo filho do treinador consegue perceber que para o treinador SC nao seria mais do que um abre latas.

    Quanto ao FCP, sai Chico Conceicao, sobe Goncalo Borges e fica a ganhar o FCP.

  • Kacal
    Posted Julho 16, 2022 at 5:17 pm

    Faz ele bem porque dificilmente seria titular cá esta época mesmo com o Pai sendo o treinador porque este tem os seus jogadores de confiança e dificilmente apostaria nele a titular. E no Ajax terá o contexto ideal porque é um clube que aposta em jovens fortemente e que aposta num futebol ofensivo e de ataque onde dominam o jogo na maioria do tempo e o Chico beneficiará disso. Além de ser uma Liga muito virada para o ataque onde lhe dará a possibilidade de ir para cima e desequilibrar como aprecia possivelmente melhorando os números e evoluindo. O salário deverá ser bom também, acredito. Não o condeno.

  • Periklis
    Posted Julho 16, 2022 at 5:56 pm

    Não obstante o mau acto de gestão da direção do Porto, acho o Gonçalo Borges superior ao conceicao e abre se aqui uma oportunidade para subir na hierarquia.
    Quanto ao conceicao parece me mais que razoável a opção deste.
    Nao fazia sentido continuar no Porto apenas como elemento agitador a sair do banco.

  • VaideMota
    Posted Julho 16, 2022 at 9:21 pm

    Custa-me a acreditar nestes portistas que enchem a box de comentários com o AVB2024. Será mesmo possível que se cuspa no prato que lhes tem alimentado estes anos todos?
    Alguém acredita que o Porto sem o PC agrega e congrega à sua volta a mesma rede de influências?
    Alguém duvida que com Francisco Conceição, ou sem, os resultados são os mesmos ou que quer seja vendido por 5 ou 50 os resultados práticos são os mesmos?
    Gestão danosa? O que é exactamente gestão danosa se ganham exactamente da mesma forma com o Zaidu ou com o Zanetti?

    • henry14
      Posted Julho 17, 2022 at 2:22 pm

      Sem dúvida, é isto.

    • Xyeh
      Posted Julho 18, 2022 at 9:54 am

      Precisamente por os portistas quererem o seu clube integro e limpo é que querem fechar o ciclo de PdC, o FCP pode fazer um belo jogo que há sempre alguém a lançar suspeitas, ser adepto do FCP é visto como um adorar do Diabo. O PdC não está o mesmo, os restantes abutres andam a aproveitar-se disso por isso mais vale limpar logo o clube todo e tentar mudar o paradigma.

  • quimcambra
    Posted Julho 16, 2022 at 9:38 pm

    Dói mais esta ou a do Jota por 7.5 milhões?

    • VaideMota
      Posted Julho 16, 2022 at 10:50 pm

      Jota. Porque fica a sensação que é um jogador feito e que se a cláusula tivesse sido de 20, tinha ido à mesma.

  • Mushy
    Posted Julho 17, 2022 at 6:55 am

    Apesar de ter muita técnica ainda falta um pouco mais de cabeça, Parece o Dominguez de muitos anos atrás, um brinca na areia, como muita finta, abre latas, mas num jogo de 90min passa muito tempo ao lado do jogo.

    Por outro lado tira a pressão das bocas “Só joga por ser filho do treinador” e da pressão do jogador em ter que provar mais que os outros devido ao pai ser treinador.

    Este dinheiro deve ser para outro reforço sul americano ou para tentar o Ricardo Horta

Deixa um comentário