Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto garante “Piqué Azul” por 2,5 milhões de euros

Foi uma das principais sensações do último Mundial sub-20 (ler aqui), mas no recente torneio de Toulon já não nos encantou da mesma maneira. 
Igor Lichnovsky é reforço do FC Porto. O central chileno de 20 anos e 1m87, que representava o Universidad Chile custou aos azuis e brancos cerca de 2,5 milhões de euros, mas deve começar na equipa B. VM – Defesa alto (1m87), com boa técnica, e forte na leitura de jogo, não é por acaso que é apelidado de “Piqué Azul” (tem um perfil semelhante ao do central do Barcelona). E que nos últimos anos foi associado a várias equipas europeias como o Inter, Leverkusen ou Milan. O que diz bem da sua fama na América do Sul. Vamos ver como vai ser a sua afirmação no futebol europeu (os valores do negócio já colocam alguma pressão) e principalmente que espaço terá na equipa portista. À partida com a concorrência de Reyes (veremos se justifica o investimento na próxima época), Maicon (que continua a ser um caso estranho, quando há 2 anos era o melhor central portista) e provavelmente Martins Indi no lugar de Mangala, as suas hipóteses no conjunto principal estão limitadas. Mesmo assim, se o FC Porto conseguir colocar Abdoulaye há uma vaga para 4º central, já que José António (37 anos) e Tiago Ferreira (devia ser emprestado) nem deviam continuar na equipa B, e por outro lado, Rolando, depois da sua postura no Verão de 2012 dificilmente regressa ao Dragão. 

0 Comentários

  • Santiago
    Posted Junho 29, 2014 at 2:59 pm

    A isto chama-se nadar em dinheiro!

  • Francisco Couto
    Posted Junho 29, 2014 at 3:05 pm

    Mais vale comprar 5 bons jogadores do que 15 medianos. O preço é equivalente.

    • Henrique Dias
      Posted Junho 29, 2014 at 3:13 pm

      -concordo sou benfiquista mas discordo totalmente da politica do meu clube é preferível contratar menos jogadores mas de créditos firmados, do que andar a contratar ás toneladas para encontrar 1 ou 2 com potencial verdadeiro….

    • Ricciardo
      Posted Junho 29, 2014 at 3:19 pm

      Qual é diferença entre o bom do mediano? o preço pago?

    • Francisco Couto
      Posted Junho 29, 2014 at 3:32 pm

      Ricciardo eu referia-me à política de contratar jogadores cujo potencial é largamente conhecido, ao invés de contratar jogadores cujo potencial, apesar de poder ser fantástico, é , no momento da contratação, desconhecido, e , por conseguinte, como não se sabe o que poderá originar, contrata-se outro e outro e outro, para o caso de algum deles nem sequer chegar a envergar a camisola do clube. Naturalmente e como refere no seu comentário, o preço será naturalmente maior.

    • Ricciardo
      Posted Junho 29, 2014 at 5:05 pm

      O Thiago Silva esteve no Porto, nem chegou a jogar e não terá sido caro…

      Hoje é provavelmente o melhor central do Mundo, provavelmente não jogou no Porto porque o consideraram "mediano"…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 29, 2014 at 5:54 pm

      Tudo depende do ponto de vista… por exemplo o Maurício e Slimani já compensaram totalmente os falhanços do Magrão e do Weldinho!

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 6:14 pm

      Quando não se sabe, não se fala…

      O Thiago Silva era demasiado franzinho na altura e teve tuberculose, estava doente e em má forma, teve que sair e regressar ao Brasil, depois tratou-se e foi contratado pelo Fluminense, o resto já se sabe.

    • Hugo Silva
      Posted Junho 29, 2014 at 6:19 pm

      O Thiago Silva não ficou no Porto devido a problemas de saúde e não por ser considerado mediano!

    • Byaa
      Posted Junho 29, 2014 at 8:16 pm

      O Thiago Silva saiu por problemas de saúde e além disso ele jogava maioritariamente como extremo na altura…

    • João
      Posted Junho 29, 2014 at 11:13 pm

      LuisRafaelSCP agora só falta compensar o Dramé, Piris, Vitor, Cissé, Enoh, Shikabala e Heldon

  • Anónimo
    Posted Junho 29, 2014 at 3:14 pm

    Estranho esta política do Porto nos ultimos tempos no que toca a centrais, até porque se deram sempre bem com a aposta no mercado nacional. Ricardo Carvalho, Pedro Emanuel, Pepe, Bruno Alves, Maicon, Rolando, são exemplos disso mesmo.
    Mas numa fase do futebol em que as comissões falam mais alto, compreendo.
    Mário

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 3:18 pm

      Ora nem mais! Na mouche. Há muitos favores a pagar..

    • Joao Goncalves
      Posted Junho 29, 2014 at 3:29 pm

      Sim e óh Mário… onde é que estão esses centrais no mercado nacional?

      É que tirando o Paulo Oliveira que foi para o Sporting o resto é uma vergonha…

      O Tiago Ferreira foi mais que horrivel o ano passado numa boa parte da época e depois quando a central da B está o Zé António e o Mikel foi lá posto uma série de vezes, acho que atesta bem a incapacidade de qualquer jogador dos juniores ser promovido para lá jogar…

      Criticar sim mas com cabecinha…

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 3:46 pm

      Mas noutra altura o Paulo Oliveira não fugiria ao FC Porto, que até tem contratado jogadores ao Vitória.

    • Joao Goncalves
      Posted Junho 29, 2014 at 3:53 pm

      Pois mas 1º o valor do Paulo Oliveira ainda não é uma certeza… em 2º não sabemos quais foram os termos acorados entre o Vitória e o Sporting pois tal e qual o Porto, o Sporting também meteu jogadores lá o ano passado.

      Em relação ao Chileno, tal e qual a VM disse anteriormente, foi um dos grandes centrais no torneio de Toulon e vendendo o Rolando nem que seja por 4M€, comprar ele por 2,5M€ é bastante bom negócio.

      Pior é comprar Quinõs por 1,5M€ quando o Rafa já demosntrava valor nos juniores

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 4:09 pm

      Mas também nenhum dos nomes anteriormente mencionados tinham sucesso garantido quando chegaram aos dragões. Mas também penso tratar-se de um negócio interessante, apesar de pensar que o dinheiro poderia ser direcionado para outro jogador que atuasse noutra posição.

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 4:18 pm

      João Gonçalves, assim de repente lembro-me do P. Oliveira, M. Rodrigues, Mexer, Marcelo.. Bastante razoaveis até, não acho que seja por ai.

      Zé António tem missão didática na equipa B. Não entendo como é que voces nao percebem isso. Ele não foi contratado para ser opção desportiva, antes sim para uma função educacional em campo. E muito bem na minha opiniao! Por mim poderia jogar até aos 40, o seu rendimento desportivo é o menos que interessa, a verdadeira função dele é muito mais importante. Acho que um elemento destes é sempre essencial no desenvolver desportivo dos jovens das equipas B's.

      Mikel vai ser um grande trinco, jogou algumas vezes a central, mas acho que faz parte do desenvolvimento dele como jogador. Quantas mais posições defensivas entender melhor será para ele no futuro. Compreensão do que nos rodeia é essencial.

      Concluindo, não concordo em nada consigo.

    • Joao Goncalves
      Posted Junho 29, 2014 at 4:50 pm

      Podes não concordar mas desses 4 3 juntos não fazem um Reyes e o Reyes está ainda muito verdinnho…

      Só mesmo o Paulo Oliveira demostrou capacipadade para ser contratado por um grande e assim aconteceu.

      O Miguel poderá lá chegar se continuar a evolução este ano e esse é um se que se tem que acompanhar…

      Resumino tudo muito fraco… por algum motivo a selecção nacional está tão fraca a nível de centrais…

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 6:04 pm

      O Reyes ainda não provou nada no FC Porto, por isso dizer que está "verdinho" é pouco…

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 7:45 pm

      João, claro. Seleção é fraquissima em termos de centrais, mas ainda se deram ao luxo de deixar Rolando e José Fonte fora da convocatória e os que foram jogam em clubes fraquinhos :D . Vá-se lá entender.

    • Jose
      Posted Junho 29, 2014 at 8:27 pm

      Mas o que é que os centrais da seleçao tem a ver com o caso, por acaso está a sugerir que o Porto compre o Pepe, Bruno Alves ou Ricardo Costa ? Neto é longe e largo do dragao, só enterra.

  • Diogo
    Posted Junho 29, 2014 at 3:28 pm

    Sou só eu que acho estranho o Porto andar a gastar balúrdios em defesas quando não tem nenhum trinco nem um extremo de jeito?

    • Francisco Couto
      Posted Junho 29, 2014 at 3:34 pm

      Tendo em conta que o Porto sempre teve a política de possuir no plantel 4 centrais que poderiam ser titulares na equipa principal (pelo menos a curto/médio prazo), acrescentando às potenciais saidas de Abdoulaye e Mangala, não acho estranho, mas concordo que tudo se deverá fazer para também preencher essas lacunas, e potencialmente a falta de um Ponta de Lança com a saida do Chá Chá Chá.

    • Joao Goncalves
      Posted Junho 29, 2014 at 3:46 pm

      E eu a pensar que a potencial saída do Jackson poderia ser culmatada com o Gonçalo Paciência…

      Mas o que sei eu… ainda acima acusam o clube de não apostar na formação, logo aqui em baixo vem logo acusar o clube de não estar a contratar outro avançado quando os temos na formação… haja coerência!

    • Tiago
      Posted Junho 29, 2014 at 4:07 pm

      Gonçalo Paciência só ó pouco, para além disso a diferença de pressão é demasiado grande (o Porto não é propriamente o Sporting do ano passado). Saindo o Jackson é indispensável contratar um novo ponta de lança

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 4:10 pm

      O Paciência como 3ª opção seria o ideal, pois colocá-lo já a titular seria pedir de mais a um jovem inexperiente como ele. Ainda daria outro Kléber…

    • Joao Goncalves
      Posted Junho 29, 2014 at 4:17 pm

      Mas estás-te a esquecer que temos o Ghilas? Se o Ghilas não serve para ser titular então é vender o Jackson e o Ghilas e ir buscar um titular… agora não se pode meter um miudo com o potencial que o Gonçalo tem como 3º avançado numa eqiuipa que só joga com um jogador no centro do ataque…

      E ainda temos o André Silva…

      O que não pode acontecer é o Porto ter os 2 Avançados centro com mais potencial do futebol português e andar a contratar estrangeiros para lhes tapar o lugar… isso NÃO pode acontecer!

      Se o Ghilas é para ser suplente então tem de ser vendido…

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 6:09 pm

      O Kléber tinha qualidade e potencial e deu boas indicações nas duas épocas que passou no Marítimo, até tinha características semelhantes ao Gonçalo e não deu em nada, portanto é preciso ir com calma e não "queimar etapas", ele será o 3º PL e terá as suas oportunidades.
      Depois é Jackson (se sair, é preciso ir ao mercado) e Ghilas.

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 7:46 pm

      Diogo, o Quaresma responde-te a isso no próximo jogo com uma trivelada na gaveta ;) .

  • Fernando Martinho
    Posted Junho 29, 2014 at 3:47 pm

    Pode ser uma aposta certeira ou um fiasco… só o tempo o dirá.

    • Pedro Almeida
      Posted Junho 29, 2014 at 6:13 pm

      brilhante comentário

    • MightyThor
      Posted Junho 29, 2014 at 7:12 pm

      Acrescento que amanhã, se não chover, estará um belo dia…

      Enfim…

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 8:01 pm

      Amanhã pode não chover e não estar um belo dia…

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 8:05 pm

      É fácil criticar, mas se tivesse atenção eu refiro que "só o tempo o dirá", não entro em previsões nem nada do género, simplesmente considero que sendo um jogador desconhecido não se pode falar muito nele, daí ser uma grande incógnita.

  • Rodrigo
    Posted Junho 29, 2014 at 3:53 pm

    Central interessante e um bom reforço para o FC Porto, emboras e possa questionar esta politica de contrataçoes do FC Porto nos ultimos dois anos, uma vez que entraram muitos jogadores, mas poucos com capacidade para entrarem de imediato na equipa e afirmarem-se de imediato.
    E um central alto, com um bom sentido posicional, forte na marcaçao e no jogo aereo e com um bom toque de bola, sendo que tendo apenas 20 anos tem ainda bastante margem de progressao. Devera começar na equipa B, mas creio que sera o 4º central da equipa e como tal tera algumas oportunidades na equipa principal.
    Por outro lado, Mangala e Ba devem sair, sendo que Rolando esta ha muito incompatibilizado com a direcçao pelo que a sua transferencia sera o mais natural. Maicon, Reyes e Bruno Martins Indi completarao o leque de centrais de Lopetegui.

  • João Lains
    Posted Junho 29, 2014 at 4:00 pm

    Um central muito jovem, canhoto, forte nos duelos aéreos, não é muito rápido mas com o tempo conseguirá disfarçar isso com o seu posicionamento. É capitão da selecção de sub-20, que é a equivalente para as sub-21 europeias. É uma boa notícia para a selecção chilena, tão órfã de centrais de raiz. Espero que tenha uma boa época na equipa B do Porto, e que à semelhança do Reyes, conquiste um lugar na sua selecção principal no próximo verão quando for disputada a próxima Copa América, em território chileno.

  • Tiago
    Posted Junho 29, 2014 at 4:08 pm

    Boa contratação, devido à altura poderá rapidamente ser titular na seleção do chile

  • Kacal l
    Posted Junho 29, 2014 at 4:36 pm

    Bom reforço para o Porto, é um central jovem e promissor, é alto e forte no jogo aéreo, tem boa qualidade técnica, não é muito rápido, mas posiciona-se bem e com o tempo vai solucionar com outras qualidades, isso vem com o tempo e a evolução.
    Numa primeira fase, deve começar na equipa B e acredito que será titular, sendo uma 4ª opção da equipa principal, mas acredito que pode dar o "salto" para a equipa principal, mais tarde.

    Quanto a centrais, o Mangala está de saída (Man City), o Abdoulaye deve ser vendido ou emprestado, depois sobram Maicon, Reyes e Indi, eu reintegrava o Rolando (uma segunda oportunidade), mas não me acredito que aconteça e o português deve mesmo sair, portanto apostava numa dupla Maicon/Indi (nos primeiros tempos), com Reyes e Lichnovsky (titular na B) como alternativas, mas repito que a minha dupla seria Rolando/Indi, mas sei que dificilmente acontecerá, mas ficamos bem servidos na defesa.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 29, 2014 at 5:04 pm

    Boa contratação por parte do Porto, jogador com um forte jogo aéreo devido à sua altura e canhoto. O Porto ultimamente tá a apostar em centrais canhotos,

    Dada a falta de centrais na selecção Chilena se fizer um bom campeonato na equipa B (não acredito que começe nos A) tem tudo para ser chamado.

    P.S. Não deixa de ser interessante esta paixão do Porto agora a comprar centrais e G.R e o Benfica extremos..

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 29, 2014 at 5:20 pm

    Com o dinheiro gasto em Reyes e provavelmente Indi, havia necessidade de mais um central promissor ou o dinheiro seria mais bem canalizado para posições mais carenciadas que o Porto tem?
    É que falta pelo menos um extremo (na minha opinião deveriam ser 2, para libertar o Licá e Varela) e um médio defensivo para entrarem de caras na equipa, e não são posições propriamente baratas se for para contratar com qualidade!

    A dupla da próxima temporada deverá ser Indi e Maicon, que me parece ter tudo para dar certo.. o Reyes continuará na sombra e quando tiver oportunidades terá de as agarrar e mostrar que está preparado para ser titular a modo do Porto libertar o Maicon na próxima temporada. Para 4º central, ficaria o Abdoulaye.

    Mas pronto, se venderem o Jackson e Mangala vão realizar certamente bons encaixes, e se realmente este central tiver qualidade, será uma boa jogada de antecipação.

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 6:05 pm

      Fala-se que o Mangala pode sair por mais de 40 milhões e o Jackson não sai por menos de 30, portanto vamos fazer bons encaixes.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 29, 2014 at 6:10 pm

      Exacto, foi o que eu disse… paga esta aposta e outras do género.

      Mas de qualquer das formas, acho que o Porto deve concentrar-se primeiro em colmatar as lacunas que tem, e só depois fazer estas jogadas a pensar no futuro!

      Foi o mesmo que eu disse em relação ao Sporting no post do miúdo de 17 anos… com um extremo e número 10 por contratar, acho que não faz sentido estar a dar-se 2/3 milhões por miúdos a pensar no futuro (para isso também existe as camadas jovens).

    • Jose
      Posted Junho 29, 2014 at 6:20 pm

      No porto ainda vai sair e entrar muita gente.

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 6:56 pm

      LuísRafaelSCP,

      Sim, eu percebi e só quis realçar o que disseste, mas concordo contigo, e o Porto deve focar-se em contratar Extremos (2 de preferência) e um MDF, são as prioridades.

  • Veeder
    Posted Junho 29, 2014 at 5:35 pm

    Estou a ver o Indi e é certo que está a jogar a defesa esquerdo mas o homem parece um cepo…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 29, 2014 at 5:51 pm

      Estás a ver o Rojo? para um central é evoluído tecnicamente, no entanto para lateral secalhar já é limitado… é o caso do Indi. Para o Porto vem certamente para central, portanto não te guies muito pelo que estás a ver a lateral.

    • lizardking
      Posted Junho 30, 2014 at 3:17 pm

      Não está a jogar a defesa esquerdo, mas a central do lado esquerdo :)

  • Veeder
    Posted Junho 29, 2014 at 6:07 pm

    Luis,

    Dou esse beneficio da dúvida..

  • Ruben Dias
    Posted Junho 29, 2014 at 6:28 pm

    Plantel FCP 14/15

    Entradas:
    Keylor Navas 4M + Bolat
    Martins Indi 8M
    Lichnovsky 2,5M
    Opare 0
    Oliver Torres
    Camacho 5M
    Rafa 7M
    Ibarbo 6M
    Mitrovic 8M
    TOTAL: 40M

    Saidas:
    Fabiano 2M
    Abdoulaye 1M
    Mangala 35M
    Fernando 15M
    Jackson 30M
    Depois é despachar Fucile, Djalma, C. Eduardo, Licá, Izmailov
    TOTAL:90/100M

    Emprestar: Quino, Tiago Rodrigues, Ricardo, Kelvin

    GR. Navas, Heltón, Ricardo
    DD. Danilo, Opare
    DE. Alex Sandro, Rafa
    DC. Maicon, Reyes
    DC. Martins Indi, Lichnovsky
    MD. Camacho, Defour
    MC. Herrera, Olivér
    MO. Quintero, Josué
    ED. Quaresma, Varela
    EE. Ibarbo, Rafa
    PL. Mitrovic, Ghilas

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 7:03 pm

      Rúben Dias,

      Não é um mau plantel, mas se calhar está na altura do Helton sair, e claro que tem o meu respeito e agradeço tudo o que fez pelo nosso clube.
      No meio-campo, o Óliver Torres é um #10, a alternativa à posição #6 deve ser o Mikel e o Defour não é certo que fique e deve concorrer com o Herrera, não te esqueças do Evandro, é verdade que ainda não foi oficializado, mas é praticamente certo.
      No ataque, também gostava de ver o Mitrovic no Porto, depois entre Rafa e Pardo gostava que um deles viesse, mas não sei se o Ibarbo é a melhor escolha, é caro e há opções melhores no mercado, e mais uma vez há o Sami que pode ser integrado no plantel.

      PS: Falta a venda do Kléber…

    • Paulo Carvalho
      Posted Junho 29, 2014 at 7:03 pm

      Os portistas vivem numa redoma de ilusão. O Porto só tem 56% do Mangala e 80% do Fernando. Por isso, tirando isso mais as comissões e os prémios de solidariedade fica apenas metade dos valores indicados.
      Indi, Rafa e Mitrovic já foram contratados? Desde quando?
      Ilusões.

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 7:32 pm

      Caro Paulo Carvalho, a sua opinião é respeitavel e interessante.

      Fazendo uma comparação com os outros clubes rivais do FCP, se o FCP vender o Mangala por 45 milhões, tal como se fala, recebe cerca de 25 milhões. Tira-se comissoes e impostos e tal que fique 20 milhoes. Ora bem, por comparação, o SLB vendeu agora um central, de renome e titular na sua seleçao, por 2,4 milhoes 50% do passe, sendo que neste caso até nem retiro as percentagens de comissoes e impostos de que falou. Quanto ao SCP; a comparar só se for com o Illori, porque não me lembro de mais nenhum central que tenha sido vendido por verbas interessantes.

      No caso do Fernando, 80% de 15 milhoes são 12 milhoes. Por um jogador que em Dezembro saia a custo 0, parece-me imenso, mas é tudo subjetivo.

      Depois FCP tem para pagar cerca de 130 milhoes até fim de 2016, o SLB tem cerca de 260 milhoes até à mesma data, o SCP não sei, mas pelo que dizem nem juros anda a pagar, vive uma especie de periodo de carencia.

      Criticar é facil e engraçado, mas ás vezes devemos olhar para as nossas próprias casas. Se o FCP não tem capacidade para contratar jogadores com 10 milhoes ( como vai contratar ) muito menos tem os seus rivais diretos que tem as contas muito mais dificeis de equilibrar. Basta ver que alguns até andam a vender a equipa toda ao desespero, pois sabem o que tem que pagar e aquilo que andaram a encobrir até agora, problema será quando quiserem vender e tiveram pouca gente a dar verbas satisfatorias, pois já tem vários jogadores que não sao vendaveis devido à sua idade, titulares mesmo, e o abrandamento de investimento ira significar menos encaixes financeiros, a não ser que comecem a surgir grandes jogadores da formação e que apostem neles.

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 7:42 pm

      Quanto à equipa do Ruben, há ai coisas pouco realista, mas na generalidade estará certa.

      FCP precisa de jogadores portugueses urgentemente. Rafa era muito bom, mas não me parece. Falou-se no EDER, pode ser que com a desvalorização que teve no mundial esteja agora mais acessivel.

      Mikel é para aproveitar já no próximo ano. Defour é horrivel, é vender enquanto se pode. Varela também devia sair. Helton e Fabiano com a vinda do Navas igual. Rolando talvez, se não renovar e não pedir desculpa. etc. Há muito pra limpar e comprar.

      Parece-me urgente 1 trinco, 1 oito + 12 extremos e 1 ponta de lança se o Jackson sair ( quase certo ). Ibrahimi parece que já está quase contratado, penso que jogara na ala. Muita qualidade. Para já estou a gostar do que vejo, só lamento a ausencia de mais portugueses, mas tambem sinceramente não há muito por onde pegar. Antunes era fixe, Danilo do Maritimo era excelente, mas não me parece nenhum deles. Silvio era a cereja no topo do bolo, por tudo o que significaria, mas o SLB não deve deixa-lo fugir e no FCP provavelmente não seria titular, a não ser que o Danilo vá para médio, que é onde deveria jogar e onde nos faz falta ;) .

    • Dinis
      Posted Junho 29, 2014 at 8:23 pm

      Irreais mas bem irreais, por exemplo dar 6M por um jogador que esta a fim de contrato(Ibarbo), e conseguir comprar o camacho por 5Milhoes, se calhar nem pelo triplo.

      O Antunes esta quase certo na Lazio, o Danilo é quase impossivel por ser do Maritimo, e deixem estar o Danilo ond esta.
      O porto vai comprar 1 GR, 1/2 DC, 1 medio defensivo, 1/2 extremo e 1 Avançado, só falta saber quem são os nomes que vão preencher essas posiçoes.

    • Paulo Carvalho
      Posted Junho 29, 2014 at 8:28 pm

      Eu estava a falar do Porto e você vem logo comparar com o Benfica como se os alegados problemas do Benfica ou do Sporting resolvessem os graves problemas do Porto.

      Mas se quiser falamos do Benfica. O Benfica tem de quê, de pagar 260M até quando? Isso seria pagar as dívidas todas! Acha que o Benfica precisa mesmo de fazer isso até 2016?

      Você é mais um que vive na ilusão. Nunca ouviu falar de "roll-over" da dívida? O Benfica só tem de fazer o "roll-over" da dívida se entretanto não amortizar uma grande parte dela.

      Para além disso o Benfica já tem este ano 70M€ de vendas brutas com possibilidade de conseguir mais de 10M enquanto o Porto neste momento já tem um resultado negativo de mais de 50M€. Neste momento! NEGATIVO de mais de 50M€, ouviu?

      Isto é, a diferença entre os dois clubes, NESTE MOMENTO, situa-se em mais de 70M a favor do Benfica. É muita pasta! São o correspondente a mais de 100M de vendas brutas! Se entretanto vender o Enzo e Gaitan por 60M, mais possível e provável do que vender o Mangala por 45M, a diferença aumenta substancialmente.

      Pelas minhas contas o Porto está a fazer o mesmo que o Sporting, a cavar um buraco de onde não irá sair tão cedo. Vá por mim!

    • H Soares
      Posted Junho 29, 2014 at 9:09 pm

      E estes senhores continuam com a história da carochinha….falam de vendas, quando nunca vem a publico o que o Benfica recebe de cada jogador. Vamos por si Paulo Carvalho e o senhor vá por mim, mal? mal estão todos amigo.

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 9:31 pm

      Caro Paulo Carvalho,

      Pior cego é aquele que não quer ver, presunção e água benta cada um toma a que quiser.

      O que eu me limitei a fazer foi um cenário comparativo, pois viu-se pelo seu comentário que o mesmo tinha segundas intenções e que seria claramente de um desses clubes. O seu comentário não passou de uma tentativa mal feita de tentar denegrir a imagem do FCP.

      O SLB tem 600 milhoes de passivo, se acha que 260 até 2016 é o corresponde a isso tudo bem.

      Dizer que o SLB tem 70 milhões de vendas brutas é uma bela mão cheia de nada. Diga-me os valores liquidos e depois conversamos. Fala em prejuizos.. O exmo. sr. está a falar de trimestres e não de valores absolutos, logo, não direi que é irrelevante porque correria o risco de ser faccioso e demagoco como voce, porém vou afirmar que o que diz é uma verdade relativa, que não passa de uma poça no que realmente interessa.

      Ve-se pela politica de contratações e vendas do SLB que caminho estão a seguir. Apenas estão a vender os jogadores todos que lhes podem proporcionar algum capital interessante, incluindo jovens jogadores com grande potencial que ainda nem jogaram na equipa A.

      Pela sua opiniao o seu presidente está a hipotecar o futuro do clube por o clube estar rico. Está certo. Maxi, Luisão, Artur, Cardozo, Lima, etc, certamente trarão muitos frutos no futuro, brigada do reumático irá ser vendida em pacote por uns 100 milhões.

      Haja paciencia. Ainda falam em viver na ilusão.. Mantenha-se por aqui que daqui a algum temos voltamos a trocar ideias mais concretas e veremos quem tem razão. Também deve ser daqueles que ouve dizer que a SLB teve 20 ou 30 milhoes de receitas e que confunde esse conceito com o de lucro.

    • Paulo Carvalho
      Posted Junho 29, 2014 at 10:14 pm

      Caro Joel, escreveu muito mas não contestou nada do que eu disse. Porque não o fez?

      O Benfica não tem 600M€ de passivo, tem cerca de 300M€ de passivo remunerado que é aquele passivo que custa dinheiro e o que interessa para a conversa. Ok?

      O Porto neste momento, dia 30 de Junho de 2014, último dia do exercício de 2013/14, vai terminá-lo com mais de 50M€ de prejuízo o que é um número monstruoso, já que tem um total de receitas operacionais de apenas 70M. Foi assim que o Sporting chegou à situação em que está.

      Se conseguir contestar com números o que eu estou a afirmar, agradecia. Eu se fosse a si concordava.

    • Narcisse
      Posted Junho 30, 2014 at 12:16 am

      Joel,
      Não sei onde é que o comentário do Paulo Carvalho fez com que o Benfica e Sporting viessem parar á conversa, mas tudo bem.

      O facto é que estão todos mal, uns mais, outros menos, e o FCP a continuar assim, e a ter uma época igual á anterior, arrisca-se a um grande trambolhão…

  • Anónimo
    Posted Junho 29, 2014 at 6:58 pm

    Ao longo de todo o defeso tem sido (e bem) referenciada uma lacuna plantel do Porto: a falta de extremos.
    Mas e se o Porto deixar de jogar em 4-3-3? Aí por um lado as necessidades de extremos reduzem-se e por outro lado facilitará a utilização de jogadores como o Quintero e o Óliver.

    Joe

  • I.C.E.
    Posted Junho 29, 2014 at 8:14 pm

    O Lichnovsky pelo preço a que foi comprado, terá menos pressão da parte dos adeptos comparativamente ao Reyes. Além disso, penso que entre Mangala, Abdoulaye e Maicon dois deles devem sair e deixar espaço para a subida para a equipa A deste central. Contudo, estas partidas podem sair "caras" para o F.C. Porto dentro das quatro linhas.

  • Rabensandratana
    Posted Junho 29, 2014 at 10:26 pm

    Como eu já tinha dito ontem ao Kacal, afinal o chileno custou uns largos milhões de euros tendo em conta que começará na equipa B.

    Eu por acaso até prefiro o chileno ao holandês Indi, o chileno tem excelentes características e poderá ser formatado na grande escola de centrais que o FCPORTO tem.

    • Kacal l
      Posted Junho 30, 2014 at 1:05 am

      Rabensandratana,

      2.5 milhões não é uma ninharia, mas também não é assim tão elevado, se ele confirmar o potencial e se adaptar bem, quem sabe no futuro não dê lucro financeiro, é esperar para ver.

      Quanto ao Indi, dá-lhe o beneficio da dúvida e depois tiras as conclusões, é apenas uma sugestão. ;-)

Deixa um comentário