Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto goleia a jogar toda a 2.ª parte contra 10; Samu voltou a marcar; Nico, Galeno e Gül também faturaram; Arouca dividiu nos primeiros 45′ mas expulsão de Yalçin deitou tudo a perder

Dragões não estão a deslumbrar (o nível exibicional até parece estar a cair de semana para semana), mas prosseguem na perseguição ao Sporting, mantendo o registo 100% vitorioso em casa. A 1.ª parte foi equilibrada, com o FC Porto a ter mais ataques e remates, apesar de nenhum à baliza, mas o Arouca a responder com várias posses longas, principalmente pelo lado seu lado esquerdo, e com a melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos. No entanto, a expulsão mudou tudo e o golo a abrir o 2.º tempo deixou tudo mais fácil para os Dragões. Samu continua de pé quente (5 golos em 5 jogos), Galeno também já leva 7 tentos na temporada e Deniz Gül começa a ameaçar o lugar de Namaso como 2.ª opção do ataque. João Mário também se destacou. Já Vasco Sousa regressou ao onze, mas não teve protagonismo. Do lado do Arouca, Fukui, Sylla e Danté foram combinando com qualidade e ameaçando pelo flanco esquerdo, David Simão mostrou a sua qualidade no passe, mas Yalçin deitou tudo a perder com dois amarelos escusados, tendo ainda desperdiçado uma boa ocasião. Mantl também deu pouca segurança na baliza e ainda ofereceu um golo.

FC Porto 4-0 Arouca (Samu 47′, Nico 52′, Galeno 57′ e Deniz Gül 85′)

O FC Porto regressou às vitórias ao bater o Arouca, em casa, por 4-0. A equipa de Vítor Bruno teve algumas dificuldades na 1.ª parte para criar oportunidades e até para dominar a posse, mas a expulsão de Yalçin em cima do intervalo desequilibrou a balança a favor dos Dragões, que em 10 minutos sentenciou o encontro. Samu voltou a marcar e desbloqueou, tendo Nico feito o 2-0 depois de uma oferta do guardião arouquense, Galeno ampliado na sequência de um pontapé de canto e Deniz Gül fechado a contagem num lance confuso. Nota ainda para as entradas de Fábio Vieira, que cumpriu os primeiros minutos neste regresso ao FC Porto, e de Rodrigo Mora, que se estreou na I Liga.

XI FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuén Pérez e Francisco Moura; Alan Varela e Vasco Sousa; Pepê, Nico González e Galeno; Samu.
XI Arouca: Nico Mantl; Tiago Esgaio, José Fontán, Popovic e Dante; Fukui e David Simão; Trezza, Sylla e Ivo Rodrigues; Guven Yalçin.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

75 Comentários

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Setembro 29, 2024 at 6:57 pm

    Aquela expulsãozinha da praxe.

  • Gndias
    Posted Setembro 29, 2024 at 6:58 pm

    Contra 10 são imbatíveis!!!

    • Gorlami
      Posted Setembro 29, 2024 at 7:41 pm

      O burro do turco que não fizesse o que fez que não levava 2 amarelos.

      • Mushy
        Posted Setembro 30, 2024 at 6:09 am

        O burro do Varela teve sorte de aos 27min o árbitro ter sido fofinho e escapou ao primeiro…
        Mas de resto concordo ;)

        • Gil-Galad
          Posted Setembro 30, 2024 at 12:01 pm

          Se não há penaltis, é o vermelho, se o vermelho é justo, é o amarelo, se o amarelo é justo, é uma falta para amarelo, se não há faltas, é o adversário que não joga nada, se o adversário joga alguma coisa, é a sorte, se não é sorte, é… parece aquela música do cuco

  • OQuintoArbitro
    Posted Setembro 29, 2024 at 7:00 pm

    1. Lance de Galeno aos 4 minutos
    Galeno teria de facto sido expulso, conforme o Artigo 12 das Leis do Jogo, que menciona que uma entrada ou pisão deliberado sobre o adversário, com uso excessivo de força ou brutalidade, é passível de cartão vermelho direto. Pelo relato do lance, parece claro que houve intenção de pisar o adversário, e o critério de deliberado deve ser considerado, já que o jogador teve tempo de escolher a colocação do pé. Este é um erro significativo na aplicação das leis.
    Decisão: Erro. Deveria ter sido mostrado cartão vermelho.

    2. Lance de Vasco Sousa aos 7 minutos
    Segundo o Artigo 12, uma entrada fora de tempo, ainda mais quando interrompe um ataque promissor, é punível com cartão amarelo. Se a entrada foi fora de tempo e cortou um ataque promissor, o árbitro deveria ter mostrado cartão amarelo por jogo imprudente.
    Decisão: Erro. Faltou o cartão amarelo.

    3. Lance de Alan Varela aos 26 minutos
    Mais uma vez, o Artigo 12 aplica-se neste lance, já que cortar um ataque promissor, mesmo sem gravidade excessiva, é passível de punição com cartão amarelo. Sendo o jogador o último homem antes de um potencial ataque promissor, o árbitro deveria ter mostrado o cartão.
    Decisão: Erro. Cartão amarelo deveria ter sido exibido.

    4. Lance do segundo amarelo ao jogador do Arouca aos 42 minutos
    Aqui, o árbitro agiu corretamente. Uma entrada tardia, mesmo sem intenção, que coloca em risco a integridade física do adversário, é passível de cartão amarelo conforme o Artigo 12. O segundo cartão amarelo foi bem aplicado, de acordo com as diretrizes da FIFA, pelo uso imprudente da força.
    Decisão: Correto. Segundo amarelo corretamente mostrado.

    5. Lance de Galeno aos 46 minutos – Pedido de penalti
    O Artigo 12 também define claramente que o contacto no futebol é permitido, mas cargas pelas costas, sem qualquer disputa legítima pela bola, constituem infração. Se o jogador do Arouca efetivamente usou o ombro nas costas de Galeno, o penalti deveria ter sido assinalado, uma vez que o contacto é ilegal e impede o jogador de manter a jogada.
    Decisão: Erro. Penalti deveria ter sido assinalado.

    6. Lance de Eustáquio aos 75 minutos – Pedido de penalti por mão na bola
    O árbitro agiu corretamente ao não marcar penalidade. O critério de mão na bola exige que se verifique a intenção do jogador em tocar a bola com a mão ou se o braço está numa posição antinatural. Como o braço do jogador estava dentro da volumetria do corpo, não há infração, conforme o Artigo 12.
    Decisão: Correto. Sem penalidade.

    *********************************************************************************************

    Nota final: 5/10
    A arbitragem teve alguns erros significativos, especialmente na avaliação dos cartões e da possível penalidade aos 46 minutos. No entanto, houve lances bem ajuizados, como a aplicação do segundo amarelo e a decisão correta sobre a mão na bola.

    Nota de esclarecimento:
    A arbitragem não é uma ciência exata e depende de interpretação humana, por isso o mesmo lance pode gerar diferentes interpretações. O objetivo aqui não é criticar ou avaliar o trabalho do árbitro, mas sim esclarecer o leitor sobre as leis do jogo, que pode nunca ter lido e conhece apenas de forma empírica.

    • Gorlami
      Posted Setembro 29, 2024 at 7:55 pm

      Excelente comentário. A sério.

    • maZe
      Posted Setembro 30, 2024 at 8:53 am

      Podes começar a vir aqui ao blog fazer um comentário desses para cada jogo dos 3 grandes. Quem quiser falar sobre arbitragens que o faça nas respostas e deixe o resto da malta falar sobre futebol.

    • TF
      Posted Setembro 30, 2024 at 10:30 am

      Obrigado pelo comentário, devia haver mais comentários assim. Muitos não sabem as leis de jogo e a punição referente aos lances.

    • Santander
      Posted Setembro 30, 2024 at 10:36 am

      Depois de tantas palavras, o que retiro deste comentário é que só preciso de saber o Artigo 12 para ser árbitro..

  • Johny45
    Posted Setembro 29, 2024 at 7:01 pm

    Será algum tipo de record a quantidade de vezes o FCP joga contra 10?

    Best club of Portugal!!
    Nem a idade da fundação é certa. ?

    • Jasomp
      Posted Setembro 29, 2024 at 7:22 pm

      Alguém sabe o que aconteceu na farmácia naquele dia na fundação do teu clube? Mistério.

    • Gorlami
      Posted Setembro 29, 2024 at 7:42 pm

      Se calhar é melhor deixar os adversários do Porto fazerem faltas sem cartões para quebrar o record ?☺️

    • SportingFan1906
      Posted Setembro 29, 2024 at 9:19 pm

      Não deixa de ser engraçado este comentário vir de um benfiquista: o único clube em Portugal que pode competir com o Porto em benefícios das arbitragens e que também aldrabou o ano de fundação.

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 29, 2024 at 10:15 pm

        Mas qual é a panca com o ano de fundação? É mais fixe ser mais antigo é isso? Pa, cada um com as suas paranóicas, mas eu às vezes fico a pensar com a quantidade de coisas inúteis com que as pessoas ocupam a cabeça e o tempo. Isso é o número de títulos. Há gente que perde muito tempo a discutir se títulos ganhos antes da segunda guerra mundial são mesmo campeonatos ou não. Como se interessasse para alguma coisa em 2024.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Setembro 30, 2024 at 12:47 pm

          De acordo! Mas repara: eles têm o direito a falar do que quiserem. Se querem falar do ano de fundação ou do número de títulos e se isso é importante para eles, podem fazê-lo à vontade e estão no seu direito. Felizmente.

        • SportingFan1906
          Posted Setembro 30, 2024 at 9:30 pm

          Eu não tenho panca nenhuma com o ano de formação, pouco me interessa se o Sporting é mais ou menos antigo do que os rivais. Só achei engraçado um benfiquista criticar o Porto por usar uma data de fundação errada quando o Benfica faz a mesma coisa e pelo mesmo motivo: para dizerem que são mais antigos do que são (o que eu concordo que é irrelevante mas parece não o ser nem para o Porto nem para o Benfica)

      • DNowitzki
        Posted Setembro 29, 2024 at 10:38 pm

        A ignorância é atrevida: o teu clube, a 1 de maio de 1920, decidiu alterar a data de fundação de 8 de maio de 1906 para 1 de julho. Porquê? Critérios e cenas, mas já se sabe que só o clube de impolutos, que nunca pagaram viagens de árbitros à China e afins e nunca entraram na cabina dos árbitros de arma em punho, tem direito aos mesmos.

      • Red Onion
        Posted Setembro 30, 2024 at 11:57 am

        Para quem conta os títulos de campeão nacional como quer, os anos de fundação dos adversários deveriam ser coisas menores, mas pelos vistos é esse o foco. Quando eu aponto para a lua, há alguns tolos que olham para o dedo. Siga a banda!

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 30, 2024 at 2:20 pm

          Eu, que me estou completamente a marimbar para os títulos do Sporting, assisto com algum prazer a esta luta. De um lado, sportinguistas que acham que dizer que têm mais títulos do que aqueles que são reconhecidos é uma causa pela qual dariam a vida. Do outro, pessoas igualmente de causas, cujo interesse no palmarés alheio devia por si só ser motivo de interesse. Porque aparentemente há mais gente não sportinguista interessada no facto do Sporting ter ganhado 18 títulos em vez de 22 do que sportinguista. Como se isso fizesse alguma diferença na vida de um adepto de outro clube.

        • SportingFan1906
          Posted Setembro 30, 2024 at 9:32 pm

          É-me irrelevante o Sporting ter 20 ou 24 campeonatos, só me interessam os que pude festejar, que infelizmente não foram muitos mas isso parece estar a mudar. Dito isto, apesar de irrelevante, parece-me claro que o Sporting ganhou a liga 20 vezes mas foi campeão nacional 24.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 29, 2024 at 7:25 pm

    Dois jogos. Um antes e outro depois da expulsão.

    Este Porto tem muitos méritos.

    Villas Boas tem o mérito de ter devolvido o bom nome e o clube aos sócios.
    Zubizarreta tem o mérito de nos últimos dias de mercado ter injetado na equipa talento que não tinha para equilibrar a balança. Este Samu é uma besta.
    Este Porto de Vítor Bruno tem tido o mérito de bater forte em qualquer clube fora dos grandes. É aquilo que um candidato ao título deve fazer.

    Contudo, não sou daqueles que acha este Porto uma equipa que entusiasme. Bem pelo contrário. Bons princípios posicionais, mas um jogo muito sonolento, posse de bola estéril, ritmo lento e pouco espaço para o improviso e talento

    Talento esse que pode e deve chegar pelos pés de Fábio Vieira e do menino Mora.

    Para mim, o momento do jogo é Mora a levantar a cabeça e a descobrir Moura no espaço. Aqui viu-se futebol.

    • Jasomp
      Posted Setembro 29, 2024 at 7:52 pm

      Mora é um talento absolutamente geracional. Está destinada a ser grande. O jogador mais talentoso do plantel, mas de muito longe.

    • Gorlami
      Posted Setembro 29, 2024 at 7:59 pm

      Acho que neste momento nenhum adepto do Porto está entusiasmado. O Vitor Bruno tem cometido muitos erros e o futebol está muito longe de ser bonito. Mas é como disse há uns dias, há que ter paciência e ter noção que é um novo capítulo a todos os níveis no clube. Chegar longe na Liga Europa, tentar vencer a Taça e tentar disputar o campeonato até ao fim são os objetivos mais realistas.

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 29, 2024 at 8:50 pm

        Facto. Esta semana vai ser um bom teste para o Porto.
        Terá dois testes extremamente interessantes em casa contra adversários fortes.

  • The Mo
    Posted Setembro 29, 2024 at 7:30 pm

    Primeira parte fraca, sem muitas ideias, depois disto uma expulsão justa e merecida por duplo amarelo, com o primeiro amarelo a ser dado por anti jogo.
    Adoro quando os jogadores são expulsos por retardarem a saida de bola.
    Estes tipo de artimanhas tem de ser condenadas, não é por acaso que somos conhecidos la fora como o campeonato do anti jogo.
    Fixe é falar de arbitragens.
    E por falar em arbitragens, 4 primeiros comentários feitos por atrasados mentais a virem para aqui incendiar, é por causa de idiotas como estes que este campeonato não vale a ponta de um corno.

    • Gndias
      Posted Setembro 30, 2024 at 7:33 am

      Certamente é por isso que o campeonato é fraco

    • Honestly
      Posted Setembro 30, 2024 at 12:08 pm

      Que comentário lunático mesmo…
      “Os outros estão aqui para incendiar, mas eu posso chama-los de atrasados mentais que quem é santinho aqui sou eu”
      Isso e “é por gajos destes que a liga está como está”… Por 4 gajos num blogue? Ou porque por exemplo, o teu clube nunca ajudou para o tema? Sei lá, mas meter as culpas em 4 gajos que nem fazem parte do desporto em si, pela suposta pouca valência do mesmo, parece me lunático…

  • Gil-Galad
    Posted Setembro 29, 2024 at 7:53 pm

    Exibição péssima 11 contra 11. O resto pouco interessa. Vitor Bruno tem muito a melhorar mas o mais importante foi conseguido. Next

  • Rijkaard
    Posted Setembro 29, 2024 at 7:57 pm

    Fortíssimos contra 10

  • VaideMota
    Posted Setembro 29, 2024 at 9:42 pm

    Não está em causa a justiça das decisões que motivam o cartão vermelho. O que está em questão é que essa justiça férrea, intransigente e resoluta só se aplica em favor do Porto. Não há outro clube que veja os adversários punidos com tanta correcção. Ou vão me dizer que só contra o Porto é que há pisões e conduta anti-desportiva? Já se escreveram muitas linhas sobre o número avassalador e incomparável de jogos que o Porto joga contra 10. A tendência cresce. Não há outro clube assim no mundo.

    • Diogo Oliveira
      Posted Setembro 29, 2024 at 10:00 pm

      É fazer um baixo assinado para os árbitros deixarem de apitar faltas a favor do Porto ou deixarem de mostrar cartões. Foi uma expulsão bem dada e mesmo assim reclamam… O avançado do Arouca com amarelo é que nunca podia ter feito uma entrada daquelas… isso sim é que de bradar aos céus.

      • Mushy
        Posted Setembro 30, 2024 at 6:04 am

        O problema foi não terem dado o amarelo ao Varela aos 27min, que também podia ter visto depois o 2º.
        É essa a diferença da facilidade para uns e para outros custa tanto.
        E depois noutro jogo há outros que tem amarelo e fazem 3 faltas claras, qualquer uma para 2º amarelo e o árbitro é fofinho e vai avisar para ter calma e acaba o jogo com 11, mas este deu-se mal que foi para a jarra.

        • Diogo Oliveira
          Posted Setembro 30, 2024 at 8:55 am

          Honestamente, agora, de cor não me estou a lembrar desse lance em especifico que fala do Varela, mas admito que possa ter sido perdoado algum cartão e consequentemente expulsão a um jogador do Porto. Por exemplo, o caso mais flagrante para mim é do Nico que tem usado e abusado das faltas, na minha opinião.
          Mas isso não é um problema, apenas, do Porto. Não acho que haja uma campanha a favor do Porto para ser levado ao colo. Mas, pelos comentários daqui, parece que sim e não vejo isso nas outras caixas de comentário dos outros clubes e é só isso que me cria confusão na cabeça.
          Naturalmente, que com a expulsão, o jogo ficou mais fácil e que não é mentira nenhuma que sem a expulsão, provavelmente, o Porto ia ganhar à rasquinha ou até empatado o jogo, porque o Arouca estava tranquilo na partida. Mas isso é como tudo na vida, as vezes, também me custa aceitar que outros clubes ganham jogos com certos e determinados lances, mas, até agora, não me parece que haja alguém a ser levado ao colo. O Sporting tem sido imperial e está numa forma formidável, o Benfica está em crescendo e todos eles já tiveram lances duvidosos, é só isso.

          • Neville Longbottom
            Posted Setembro 30, 2024 at 10:08 am

            O Sporting foi falado em jogos onde:
            .
            1. Ganhou 5-0 ao Farense. Concordo que o penalty é mal marcado;
            2. Ganhou 3-0 ao Arouca. Concordo que o penalty é duvidoso.
            .
            Em ambos os jogos venceu e em ambos já estava a vencer. Por outro lado:
            .
            1. Vencemos o AVS em casa 3-0 e é ridículo como o Roux termina o jogo. Este sim, era jogo para o Sporting estar a jogar contra 10 ainda na primeira parte.
            2. Lance muito duvidoso no Estoril com o jogo em 0-0 que daria um provável 1-0 para o Sporting.
            .
            Como o Sporting tem vencido com naturalidade, as pessoas tendem a falar dos 2 primeiros pontos, provavelmente não se esquecerão deles se o Sporting precisar desses pontos mais tarde, mas dos jogos com o AVS e com o Estoril pouca gente se vai lembrar porque na verdade o Sporting também levou os pontos todos para casa.

            • Diogo Oliveira
              Posted Setembro 30, 2024 at 1:11 pm

              Neville,

              Repare, eu no meu comentário, não estou a atacar ninguém, nem nenhum clube. Mas o escrutínio que há nos jogos do Porto, não há em outra caixa de comentários e isso é factual. Se o pessoal prefere falar de arbitragens em vez do que se passou em campo, sem esse fator, tudo bem.
              Agora, reclamarem de um lance que foi devidamente ajuizado, na minha opinião, não faz sentido, só isso.
              Pelos vistos, o Alan Varela deveria ou poderia também ter sido expulso por acumulação de amarelos, se isso, de facto, aconteceu, é de condenar. Mas é mesquinhice a mais. Ninguém pode dizer no seu perfeito juizo que o Porto está a ser levado ao colo.
              É como eu pegar nos exemplos que referiste do Sporting e afirmar que só ganharam por isso ou que o árbitro só penaliza o Sporting quando já está a ganhar. Ou seja, não faz sentido dizer isso.

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 30, 2024 at 10:03 am

        Eu não vejo muitos jogos do Porto (aliás tirando os jogos contra o Sporting devo ter visto 2 ou 3 desde o natal passado), e não coloco em causa a justiça dos cartões vermelhos mostrados ou, antigamente, dos penaltis do Taremi. Acho que de todas as imagens que vi, umas mais claras que outras, sempre houve motivos ou pelo menos argumentos, a favor do Porto.
        .
        Mas não deixa de ser estranho que, nestes últimos 5 anos tenha havido dois outliers estatísticos a favor do Porto. Pode ser apenas coincidência, pode não ser. Porque da mesma forma que acredito que foi sempre justo, também acredito que as equipas não dêm mais fruta nos jogadores do Porto e que os adversários não cometam mais penaltis contra o Porto propositadamente. Muita gente aqui pode estar com teorias da conspiração. Eu, simplesmente, penso: “olha, curioso, mais um jogo a jogar contra 10 uma parte consideravel do tempo”, da mesma forma que comento: “olha curioso, estamos em Janeiro e ainda não choveu”.
        .
        O que outros estão aqui a dizer (e sobre isso não tenho nenhum comentário porque, como disse antes, não tenho visto quase nada do Porto) é que não se está a aplicar a mesma severidade contra o Porto que se aplica a favor do Porto. Na verdade até tenho, foi um lance passível de expulsão do jogador do Farense (um video que me chegou) que acabou por não ser expulso.

        • Diogo Oliveira
          Posted Setembro 30, 2024 at 1:18 pm

          O problema, permita-me discordar, não será esse. Como bem referiu, a maior parte do pessoal nem ver os jogos, só vê as estatísticas e o flashscore e, a partir dai, tira as suas conclusões. Estamos aqui a ironizar o lance que é bem ajuizado e, isso sim, não faz sentido.
          Porque gostam de falar de possíveis lances que o Porto foi beneficiado, mas já não vejo tanta escandaleira com o lance do Artur Jorge com o Galeno, nesse jogo com o Galeno. Lance esse que ia ajudar muito o Porto a desbloquear a partida, porque era, ainda, na 1.º parte.
          Falam do lance do Samu também contra o Farense, até podiam anular o lance, mas o Samu tem a frente ganha e nem sequer olha para o defesa, para mim, seria um lance mt duvidoso, porque o Samu não tem de ver quem está atrás dele.
          Sobre os penaltis, há um ou outro que acho que é forçado pelo jogador do Porto, todavia se os do Porto são duvidosos, o que tenho eu a dizer sobre outros penaltis que já vi a favor dos outros dois clubes grandes??
          E não é por isso que ando sempre nessa narrativa doentia. Não podem acusar o Porto de poluir o ambiente do futebol português, quando se lê o que se lê aqui… o que tanto acusam os outros, acabam por fazer igual.

    • Bob
      Posted Setembro 29, 2024 at 10:11 pm

      Isso é apenas porque o carissimo VaideMota é provavelmente um benfiquista, e então não sabe bem o que é jogar contra o Benfica. A justiça Portuguesa é maravilhosa, apenas favorece os pseudo fortes, em vez de proteger os pequenos.

      • Honestly
        Posted Setembro 30, 2024 at 11:31 am

        A justiça não é para favorecer os mais fortes nem proteger os mais fracos. A justiça é manter a integridade do jogo em si. Proteger a verdade desportiva. Não pode ser justiça quando um lance parecido tem 2 resultados diferentes quando os intervenientes são diferentes.

    • Jasomp
      Posted Setembro 29, 2024 at 10:20 pm

      Há. O teu.

    • The Mo
      Posted Setembro 29, 2024 at 10:21 pm

      “Não está em causa a justiça das decisões”.
      Se não está em causa a justiça das decisões, qual a necessidade de vir para aqui com teorias da conspiração e calimerices?
      Em que é que isso contribui para um bom ambiente no futebol em Portugal?
      E porque não falar de futebol?
      E porque não falar do impacto de Samu no futebol português, do regresso do Fabio Vieira ou do enorme talento do Mora?
      Um comentário que não acrescenta rigorosamente nada.

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 30, 2024 at 10:10 am

        Porque ainda estamos num país livre e as pessoas falam do quiserem. Se ele quiser falar de arbitragem e, no limite, se quiser falar de arbitragem só contra o Porto e ignorar tudo o resto mesmo que o seu clube seja escandalosamente beneficiado, pode fazê-lo à vontade e está no seu direito. Felizmente.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Setembro 30, 2024 at 12:45 pm

          Para quando uma candidatura a presidente da república? Sempre na linha da frente na defesa da liberdade de expressão (só para alguns, claro)… Nos tempos que correm, precisamos de defensores da liberdade da expressão. O próprio presidente da Câmara de Lisboa já veio alertar para os perigos do que querem acabar com a democracia dando de comer a quem não tem. Força, eu voto em ti!

          • Neville Longbottom
            Posted Setembro 30, 2024 at 2:16 pm

            Eu, na linha da frente da defesa da liberdade, não me candidato a Presidente da República precisamente no exercício da minha liberdade de não me apetecer.
            .
            E igualmente, na defesa da liberdade de expressão, reitero a minha liberdade de ser defensor da liberdade só para alguns. Não preciso de andar sempre a defender a liberdade de expressão, defendo só quando me apetece. Nunca apelei à coerência e numa fiz campanha pela coerência, eu próprio sou um dos maiores incoerentes que conheço e vivo bem com isso.
            .
            Mas mesmo que eu te fizesse a vontade, não votarias em mim porque já deste a entender aqui o teu quadrante político e certamente há uma lista de pessoas em quem votarias antes de chegares até mim. Estamos um pouco distantes ideologicamente, facto com o qual vivo plenamente bem e contente.

      • Honestly
        Posted Setembro 30, 2024 at 11:57 am

        Só porque é um tema que vocês não gostam não significa que não seja futebol. Todos os intervenientes do mesmo fazem parte do futebol. Por isso se um ou outro erra, fala-se de futebol na mesma. Se 1 jogador erra, vamos dizer guarda redes, toda a gente falará do erro. Então porque não podemos falar da arbitragem quando erra? O problema é que o Porto tem sido claramente dos 3 grandes o que tem maior benefício em relação a arbitragem. É que nem há bem dúvidas. Ou vão me dizer que todos os vermelhos foram bem dados? Tal com o user VaideMota diz e com razão “só contra o porto é que há pisões” tendo em conta que, este ano, mais de 55% dos jogos foram contra 1 equipa em inferioridade numérica. É isso, ou nos outros jogos os árbitros não têm o mesmo critério célere de amarelar a tudo o que é toque. Isto acaba por ser justo?
        Aliás, acho que era importante mais pessoas falarem do tema mas de outra forma. Não os adeptos dos 3 grandes a reclamar dos outros, mas dos adeptos dos “pequenos” dizerem qual dos 3 grandes foi o mais difícil de jogar contra e o porquê. Se foi só pelo futebol jogado, ou se o campo estava inclinado. Mas lá está, vão dizer sempre que são Calimeros por estarem a reclamar “em vez de se falar de futebol”.
        Achas que todas as decisões a favor do teu clube estão corretas? Vamos a um exemplo rápido de expulsões nos 3 grandes.
        Sporting- em 9 jogos oficiais teve 1 expulso da equipa contrária, engraçado é que foi na Champions, não em Portugal.
        Benfica- em 8 jogos oficiais tem 0 expulsos da equipa contrária.
        Porto- em 9 jogos oficiais tem 5 expulsos da equipa contrária.
        Sem falar da justiça das mesmas, mas da existência das mesmas, vocês portistas não acham estranho? Terem 5x mais expulsos que o 2o a ser mais beneficiado (com apenas 1). Não acham que o problema das reclamações/calimerice poderá estar mesmo neste facto que contra o porto é sempre fácil de se expulsar e jogos dos outros 17 clubes não se vê isso de forma tão contundente?

        • Gil-Galad
          Posted Setembro 30, 2024 at 6:46 pm

          Mas o teu problema é o Porto ter as expulsões que tem ou o teu clube não ter tantas?

          É que falar só em estatísticas sem contexto não gera conhecimento, gera ignorância. Lamento

      • VaideMota
        Posted Setembro 30, 2024 at 1:36 pm

        Não está em causa as decisões que motivaram os 2 amarelos ao jogador do Arouca. O que está em causa é se esse mesmo jogador os teria levado noutro jogo. O que está em causa é porque é que só contra o Porto os jogadores são punidos rigorosamente de acordo com as leis do jogo. Isto é falar de futebol.
        E tu ou respondes-me com dados estatísticos e contraditório: “2022/2023 foi a equipa ‘x’ e em ‘2023/2024’ foi a ‘y’. Ou quiça dados sociológicos: “o Dragão interfere no controlo emocional dos oponentes e eles perdem faculdades motoras” ou então em silêncio assumes os dados estatísticos que são evidentes e inquestionáveis.

  • Diogo Oliveira
    Posted Setembro 29, 2024 at 9:58 pm

    Bem, 1.º parte horrível do Porto. Nunca conseguiu estar confortável no jogo e as transições defensivas da equipa estavam a ser mt más, com o Arouca a ganhar imensos duelos a ser criterioso na forma como estava a sair para o contra golpe.
    Este jogo foi um pouco à semelhança do que aconteceu com o Gil, ou seja, acabou por ser desbloqueado por um lance, neste caso, pela expulsão.
    Depois, na 2.º parte, tudo foi diferente, mas já se perspetivava.
    Pepê está num momento de forma horrivel e está a precisar de ir para o banco um ou dois jogos. João Mário também mt permeável no momento defensivo e o Nico tem sido demasiado faltoso no meio campo, por vezes, comete faltas desnecessárias. O Galeno também tem estado mais apagado.
    Aspetos positivos para o Samu, para o Gul (tem aproveitado mt bem os minutos que tem tido e nota-se que tem potencial para ser um bom avançado!) e para o Mora, este tem tudo para ser um caso sério e o jogo nos seus pés, ganha um outro brilho. Espero que vá ganhando e somando minutos

  • CavacoVezesTres
    Posted Setembro 30, 2024 at 8:03 am

    Mora e Gul a demonstrarem que têm de ter minutos. Fábio Vieira tem de ser obrigatoriamente titular.

  • Slayer666
    Posted Setembro 30, 2024 at 9:13 am

    https://x.com/TrollFootball/status/1840469165267677223/photo/1

    resumo perfeito dos jogos do Porto esta época, post pelo maior e mais seguido “troll” do mundo

    • Slayer666
      Posted Setembro 30, 2024 at 11:04 am
      • Valentes Transmontanos
        Posted Setembro 30, 2024 at 12:41 pm

        Quantos foram mal mostrados?

        • VaideMota
          Posted Setembro 30, 2024 at 2:10 pm

          Está difícil entender que não é isso que está em causa. Vamos supor que foram todos bem dados, como se justifica que não haja nenhuma equipa.. no mundo que jogue mais minutos contra equipas em inferioridade numérica? E se formos para os principais campeonatos, evitando a América do Sul em particular, esses dados então são absurdos, não há sequer nenhuma equipa que se aproxime. Como não olhar para esses números e não questionar a anormalidade estatística?
          Aqui neste post, oQuintoArbitro faz um apanhado de lances que até recolhe aplausos de portistas e aí, indica que aos 26 minutos faltaram 3 amarelos (pelo menos) a jogadores do Porto. Se o 1º amarelo não chega, é difícil o 2º dar expulsão. Pergunto, como é que um jogador joga condicionado depois de levar um amarelo? Foi porque foi na 1ª meia-hora que o árbitro poupou os jogadores do Porto e por isso mesmo não aplicou as leis do jogo?

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 30, 2024 at 3:38 pm

            Não está difícil entender nada. Não vejo os jogos do FCP tirando contra o Chaves, o Benfica e o Sporting. Estava mesmo a perguntar.
            _
            Quanto ao ser o clube do mundo que joga mais vezes contra 10, algum clube teria de o ser.

  • Red Onion
    Posted Setembro 30, 2024 at 11:51 am

    Não seria melhor o FC Porto começar sempre com mais um jogador? Assim as equipas adversárias poderiam afinar melhor as táticas durante a semana. É que treinar com 11 e depois ficar com 10 baralha muito as contas assim em cima do joelho. Fica a ideia.

  • VaideMota
    Posted Setembro 30, 2024 at 2:13 pm

    Para escrever algo que nada tem a ver com anormalidades estatísticas e fazendo um favor ao ‘The Mo’: o Samu é uma besta anormal e vai destruir completamente as defesas cá. Acho estranho como alguém tão obviamente destruidor sai de Madrid com 20 anos sem cláusula de recompra ou algo do semelhante.

    • Jasomp
      Posted Setembro 30, 2024 at 3:00 pm

      Porque em Espanha ele não destruía coisa nenhuma. Destruir no tugão é uma coisa, destruir fora só tugão é outra.

      • VaideMota
        Posted Setembro 30, 2024 at 3:52 pm

        Jasomp faço uma excepção a responder-te porque sinto que precisas de ajuda. Samu no ano passado a jogar na 2ª divisão espanhola: 34 jogos, 8 golos. Por favor, não percas tempo a responder-me que no Porto tem mais oportunidades e tretas dessas, estou só a enterrar o teu comentário “porque em Espanha ele não destruía coisa nenhuma”.

      • Kacal
        Posted Setembro 30, 2024 at 5:39 pm

        Marcou 9 golos na La Liga na época passada no Alavés, que ajudou a ficar no top10 da classificação. 25% dos golos da equipa. Not bad com 19 anos. Nunca saberemos o que faria na sua segunda época na La Liga esta época portanto numa equipa de Europa lá mesmo que não ficasse no Atlético de Madrid e fosse emprestado a uma equipa desse patamar ou mesmo vendido em vez de vir para cá. Por isso acho algo excessivo e injusto rotular o jogador dessa forma.

      • Kacal
        Posted Setembro 30, 2024 at 5:45 pm

        E como termo de comparação já agora o que diríamos de um jovem avançado de 19 anos que marcasse cá 9 golos na Liga Portuguesa na época de estreia Sénior numa equipa como Farense ou assim ajudando-os a ficar no top10 da classificação?

    • The Mo
      Posted Setembro 30, 2024 at 3:18 pm

      Tudo é estranho para quem vive obcecado com teorias da conspiração.

      • VaideMota
        Posted Setembro 30, 2024 at 3:44 pm

        Respira. Não é teoria da conspiração. Os adeptos do Atl. Madrid insurgiram-se contra a venda. Não é que o Samu tenha sido vendido para o United por 60 milhões. Valor modesto para um campeonato inferior, faria sentido meter uma cláusula de recompra que o AVB iria aceitar certamente. Simples.

Deixa um comentário