Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto investe 8,5 milhões em internacional holandês

Bom reforço? Uma aquisição, que caso se confirme, deve implicar a saída de Mangala (o City continua interessado no francês). 
A imprensa holandês dá o negócio como fechado. De acordo com o “De Telegraaf”, o FC Porto assegurou a contratação de Bruno Martins Indi, tendo acordado o pagamento de 8,5 milhões de euros ao Feyenoord pelo central de 22 anos e 1m87, que tem sido titular no Mundial ao serviço da Holanda. VM – Admitimos que não somos particularmente fãs de Martins Indi. Mas como também não apreciamos Sakho, o problema deve ser nosso. E eles até são parecidos. Muito fortes fisicamente, ambos esquerdinos, que ocasionalmente até podem ser utilizados na lateral, e tecnicamente capacitados para as exigências do futebol actual. O problema é que, apesar de não serem lentos, parecem demorar uma eternidade a decidir, quer no momento com bola quer na acção defensiva. Mas dada a sua juventude tem ainda muita margem para evoluir. Agora esta contratação, a acontecer, implica dois cenários complicados: a saída de Mangala, que era um dos pilares da equipa (e o FC Porto também já perdeu Fernando); e um novo investimento de mais de 8 milhões de euros num central, depois de há um ano os azuis e brancos terem contratado Reyes (algo que nos parece exagerado, principalmente quando há outras posições a necessitar de serem melhoradas).

0 Comentários

  • Diogo Ribeiro
    Posted Junho 28, 2014 at 8:18 pm

    O Porto demonstrou ter a visão que nos tem habituado nos últimos anos, fez o trabalho de casa. Quanto ao jogador é muito forte fisicamente e forte no jogo aéreo embora o ache um pouco duro de rins. É um bom reforço para o Porto, mas inegavelmente inferior a Mangala.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 28, 2014 at 6:35 pm

    Para mim é óptimo! Veio para o campeonato ideal para dar o salto que precisa e ser top… a curto prazo será sem dúvida o melhor central do nosso campeonato e não acredito que fique cá por muitos anos!

    Já o tinha apontado como substituto ideal para Garay no Benfica, na altura muitos diziam que era impossível.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Junho 28, 2014 at 7:11 pm

      Verdade LuisRafaelSCP e eu era um dos que dizia que não acreditava que pudesse vir para Portugal depois do mundial!

  • Ginestal
    Posted Junho 28, 2014 at 6:33 pm

    Para o ano o Porto vai apresentar uma defesa que custou 60M.
    Quando se formam planteis astronómicos em Espanha, Inglaterra ou França (atendendo a capacidade média da Liga) espera-se domínio interno fácil e grandes provas europeias.
    Para mim sempre que o Porto investir este tipo de dinheiro e não conseguir fazer um triplete na época, é porque são Floops

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 12:33 am

      Agora só tem que diluir esse valor pelo número de anos que os defesas que o levaram a chegar a este valor estão no fcp.

      Comentário pateta. No entanto concordo consigo.. O FCP tem sempre obrigação de fazer o triplete, como tem vindo a ser costume.. mas é indiferente ser os jogadores A ou B e qual o preço, no FCP entra-se sempre com obrigação de ganhar. Chama-se a isso cultura de vitória.

    • Reinaldo Teles
      Posted Junho 28, 2014 at 11:41 pm

      Pode-me explicar como chegou a esse valor sff

  • Samuel Noronha
    Posted Junho 28, 2014 at 6:06 pm

    Não sou grande apreciador deste jogador, é titular na Holanda tudo bem, mas se formos a ver a Holanda não tem centrais de classe mundial, só centrais cumpridores como este. Preferia canalizar este dinheiro em um extremo, e fazer regressar Rolando. Ficando com Maicon, Rolando, Igor Lichnovsky e Reyes, isto contando que o Mangala e Abdoulaye não entram já nas contas. Se Rolando não conta preferia o Dória ou Fabian Schar.

    • Samuel Noronha
      Posted Junho 28, 2014 at 7:07 pm

      Sim, mas o Indi também tinha e ao que parece quem vem. Acho que não havia necessidade de gastar 8,5 Milhões em um central, com esse dinheiro quase que dava para o Tello. E ao gastar preferia um desses 2, mais caros é certo, mas com muito mais potencial, resto-nos esperar que o Îndi mostre que estou enganado :)

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 6:28 pm

      O Dória e Schar devem custar mais de 10 milhões e têm colossos muito interessados, é muito complicado, e depois o Rolando pode regressar na mesma e fazer dupla com o Indi, acho que seria interessante, com Maicon e Reyes como alternativas, e o Igo Lichnovsky como titular na B.
      O Indi para já pode cumprir, mas no futuro pode ser um excelente central, a meu ver.

  • Rodrigo
    Posted Junho 28, 2014 at 6:05 pm

    Reforço interessante para o FC Porto, sendo que deve implicar a saida do Mangala (City), sendo que esta saida dos poucos elementos que ainda restam do ultimo FC Porto vencedor pode motivar uma renovaçao total em todos os aspectos.
    O Indi e um central interessante, jovem, com margem de progressao, rapido, forte na marcaçao e no jogo aereo e tem ainda a vantagem de poder actuar no lado esquerdo. Tem um estilo semelhante ao Mangala e sendo um titular na selecçao holandesa nao devera ter problemas em afirmar-se.
    Por fim, pode questionar-se o valor investido, mas nao ha muitos centrais de grande qualidade e a um preço acessivel no mercado (Balanta rondaria os 12M por exemplo), pelo que percebo este investimento. Sendo assim, prepara-se uma dupla Reyes-Indi, ficando Maicon como alternativa. Lichnovsky podera ser o 4º elemento, implicando as saidas de Abdoulaye a par de Mangala.

    • João
      Posted Junho 28, 2014 at 7:58 pm

      Mas alguma vez!? Ainda não perceberam que o Rolando é assunto morto e enterrado. O próprio alguma vez aceitava voltar a jogar cá. Mais noção nisso.

    • Rodrigo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:13 pm

      Parece-me qualidade a mais, algo que poderia dificultar a gestao. Alem disso, a relaçao do Rolando com a direcçao degradou-se muito e como tal diria que um eventual regresso e uma impossibilidade. Ainda assim, caso viesse o FC Porto deveria prescindir do Maicon, ja que o Reyes precisa de se ir integrando. Lichnovsky como 4º central e a rodar na B.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 6:26 pm

      Eu sou a favor de uma reintegração do Rolando (uma segunda oportunidade), fazendo uma dupla Rolando/Indi, com Maicon e Reyes a completar as opções para o centro da defesa, o Lichnovsky seria titular na equipa B, saem Mangala e Abdoulaye.

  • HR
    Posted Junho 28, 2014 at 5:53 pm

    Alguém sabe se ele fala português?

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 28, 2014 at 5:29 pm

    Na minha opinião é uma excelente contratação por parte do FCP. Martins Indi é um jogador que aprecio bastante. Demora a "pensar", mas normalmente toma boas decisões e forte no jogo aéreo.

    Começou o ataque a sério do FCP ao mercado, parece que Bahrimi também estará a caminho e será um excelente reforço. A confirma-se também Navas, não percebo muito bem o que o FCP quererá com essa contratação.

    Mas tá provado que este ano vai ser muito movimentado para os lados do dragão, faltará chegar um médio defensivo e mais um extremo..

  • Joel
    Posted Junho 28, 2014 at 5:16 pm

    Isto só quer dizer que provavelmente o Mangala já foi vendido. A defesa está composta. Opare, Alex Sandro, Danilo, Maicon, Indi, Reyes. Falta saber quem é o quarto central, isto se o Maicon se manter, acho que deveria ser vendido, mas pronto. Abdoulaye é pra sair. Fica a faltar 1 central para o quarto lugar do meio e 1 lateral esquerdo para o banco, 2 coisas que não sao muito dificeis de se arranjar.

    Se a defesa fosse Alex Sandro, Indi, Mangala e Opare com Danilo no meio campo era excelente.

  • André Vieira
    Posted Junho 28, 2014 at 4:37 pm

    Bem, eu que pensava que o FC Porto este ano ia voltar a politica de contratar barato para depois vender caro, mas pelos vistos enganei-me.
    8,5 milhões parece-me algo exagerado por um central, de qualquer forma, não haja duvida que é um excelente substituto de mangala, que é mais do que provável que irá sair.
    Por falar em contratações, o DN acaba de garantir que o Argelino Brahimi virá este ano para o FC Porto por 10 milhões. Mais uma contratação bastante cara, mas também se trata de um grande jogador , praticamente feito e de elevada qualidade técnica.
    Juntando a estas contratações as de Oliver, Evandro, Ricardo e Opare, o plantel fica praticamente fechado, faltando apenas um trinco e um ponta de lança (a saída de Jackson é praticamente certa, logo precisará de um substituto), e será um plantel de qualidade indiscutível.
    Mas o que me surpreende mais é o FC Porto estar a gastar este dinheiro em compras, quando terá de liquidar um empréstimo de uma entidade bancária de 30 milhões de euros em 2 prestações, 23 milhões de euros em julho e o resto em Outubro deste ano, tal como refere o ultimo relatório e contas, que também refere que caso o FC Porto venda Jackson e Mangala, o dinheiro dessas transações servirão para liquidar imediatamente a divida ao Banco como refere o ultimo relatório e contas:
    "Caso a empresa aliene, ceda ou transfira a propriedade dos direitos económicos dos passes dos jogadores Mangala e Jackson Martínez, que detinha à data de abertura do financiamento antes do término da maturidade do mesmo, está obrigada a liquidá-lo imediata e antecipadamente".
    Posto isto são mais que certas as saídas de Mangala e Jackson, o mais surpreendente disto tudo é o valor gasto nas contratações de Bruno Martins e Brahimi ( 18,5 milhões), já que os valores das vendas de Mangala e Jackson servirão para liquidar as dividas ao Banco, e não para investimento em novas contratações.

    • H Soares
      Posted Junho 28, 2014 at 10:14 pm

      João Carvalho,
      O Porto irá fazer como qualquer outro clube, pagar empréstimos com as vendas, pedir empréstimos para as compras, simples.

    • André Vieira
      Posted Junho 28, 2014 at 7:07 pm

      Pois João Carvalho, eu como Portista fico um pouco preocupado estas decisões da SAD, de qualquer das formas é também muito importante ter uma grande equipa, e com estas contratações o FC Porto melhorou bastante o plantel, porque para o ano o FC Porto para além de estar obrigado a vencer o campeonato ( todos os anos é uma obrigação), também terá de fazer receitas consideráveis nas competições europeias, e para isso terá de melhorar o seu plantel ( já deu alguns passos nesse sentido), ou seja, o FC Porto tem de investir para cumprir os seus objetivos, e cumprindo os seus objetivos, conseguirá amenizar a sua situação financeira através das receitas provenientes do sucesso que conseguirá ter ( o Benfica nos últimos anos também investiu bastante, e este ano colheu os frutos desse investimento, tanto desportivos como financeiros através das receitas da UEFA).
      Quanto as contratações de Brahimi e de Bruno Martins, é quase certo que metade da % dos seus passes foram adquiridos por fundos de investimento ( no caso de Brahimi fala-se que o fundo Doyen Sports iria ajudar o FC Porto a conseguir a sua contratação).

    • João Carvalho
      Posted Junho 28, 2014 at 5:29 pm

      Também é assim que eu vejo. O Porto tem apenas 56% do Mangala, por isso apenas 30%-40% da venda bruta irá para o Porto, retirado todos os outros compromissos associados a vendas, solidariedades e comissões. Do Fernando o Porto tinha apenas 80%.

      Também sou de opinião que para além do Jackson e Mangala o Porto terá de vender mais um ou dois jogadores nucleares, Defour outro defesa ou o Herrera.
      Se não vendar mais ninguém até 2ª feira vai terminar o ano com um resultado negativo monstruoso.
      Estão a jogar um jogo muito arriscado e a cavar um buraco muito grande.

  • Ninja
    Posted Junho 28, 2014 at 4:25 pm

    Nao percebo o ''exagero'' no preco de que tantos falam… Reyes veio do campeonato mexicano pelo valor que se sabe e sem sequer ser titular na seleccao mexicana. No entanto Indi, titular da seleccao HOLANDESA e do feyenoord desde os 19 anos por 8,5 milhoes ja e um escandalo.

    Uma nota:

    O Porto continua a aposta em nomes firmados no eixo defensivo com perspectivas de valorizacao futura interessantes. A verdade e que os bons centrais nao abundam e a sua valorizacao tem crescido a olhos vistos nos ultimos tempos. Os dias do central top barato estao a chegar ao fim e esta posicao comeca a comandar valores que justificam um maior investimento inicial para os clubes vendedores.

    Agora so falta um medio defensivo (sai defour) que saiba sair a jogar (Oriol/Camacho/Elneny), dois alas (saiem Varela e Lica) um mais jovem e com margem outro mais maduro (Horta e Jefferson Montero). Confirmando-se a saida de Jackson, Ghilas sobe na hierarquia e contrata-se uma alternativa de futuro (Aboubakar)

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 5:32 pm

      Mas o Reyes foi campeão olímpico pelo México (foi um dos pilares da seleção). O facto de se ser titular a defesa-central da seleção holandesa também não é nenhuma surpresa, visto haver poucos defesas de qualidade indubitável na seleção (por exemplo, o heitinga também era titular indiscutível há uns anos atrás e nunca foi de top, assim como Ooijer e tantos outros… até o Boulharouz chegou a ser titular…).

  • Carlos
    Posted Junho 28, 2014 at 4:24 pm

    Ele realmente é muito mau e muito caro. Só tinha o Barça e o United atrás dele o coitado. 8M por ele é demasiado realmente, o United e o Barça até vão agora contratar cada um, um central por 2 ou 3M. Mas onde é que um titular no mundial por 8M é caro?

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 5:34 pm

      O facto de se ser titular a defesa-central da seleção holandesa não é nenhuma surpresa, nem sequer dá garantias de segurança, visto haver poucos defesas de qualidade indubitável holandeses (por exemplo, o heitinga também era titular indiscutível há uns anos atrás e nunca foi de top, assim como Ooijer e tantos outros… até o Boulharouz chegou a ser titular…). Não é que seja caro, mas o FC Porto tinha outras necessidades e outras posições onde gastar 8 milhões de euros.

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 28, 2014 at 4:16 pm

    Parece ser uma boa contratação,até admira o preço,nada exagerado.

  • Miguel
    Posted Junho 28, 2014 at 3:58 pm

    Parece-me algo sobrevalorizado, mas mesmo assim o menos mau dos 3 centrais holandeses que têm actuado no Mundial. O preço parece-me exagerado, até porque o Porto não se pode dar ao luxo de gastar tanto dinheiro num só jogador quando necessita urgentemente de outros reforços, principalmente quando o tem feito regularmente (Alex Sandro, Danilo, Reyes, Herrera, Jackson, Quintero, etc).

    Também é preciso ter em atenção que o Porto tem dentro do plantel jogadores com bastante qualidade a ser potenciada. Falo de Reyes (cometeu muitos erros pela sua falta de experiência), Herrera (sempre o achei excelente jogador, mas foi arrastado pela equipa, para além do facto de jogar fora de posição), Quintero, Ricardo, Ghilas e se quisermos o próprio Defour (nunca atingiu o potencial que aparentava ter). Estes terão de ser autênticos reforços para o Porto, até pela saída de jogadores importantes das posições dos jogadores que falei.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Junho 28, 2014 at 3:53 pm

    Nesta discordo do VM, acho que o Indi só perde pelo seu fraco sentido posicional. É um excelente central e uma grande contratação por parte do FC. Porto.

    O próximo campeonato promete. O Benfica se perder realmente Enzo, depois de ficar sem Garay pode ficar mais fraco (na teoria, na pratica logo veremos), o Sporting pode ficar mais forte, se continuar o bom trabalho do ano passado, e o Porto vai seguramente melhorar… Creio que vai ser ainda mais equilibrado…

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2014 at 3:52 pm

    Para a posição de Mangala, melhor substituto seria dificil…

    Agora, também acho que com estes 8 milhões e mais os 6 que são apontados para investir no Navas o Porto poderia contratar finalmente um extremo excelente.

    Luis Freitas

    • JesusTheLamego
      Posted Junho 28, 2014 at 5:47 pm

      O porto ainda vai buscar o bernard

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 5:23 pm

      Luís Freitas e Joel,

      Tudo bem, mas eu prefiro esperar para tirar conclusões.

    • Joel
      Posted Junho 28, 2014 at 5:13 pm

      14 milhões para um extremo, okay.. Mas e então as outras posições? Se em vez de contratarmos 2 por 7 contratarmos 1 por 7 vai se complicado ter um plantel equilibrado. Para isso estava bom os outros anos. Grande central e laterais, fracos extremos, grande trinco, mau 8, etc.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 4:16 pm

      Kacal eu não disse que não iria… Mas não me parece que o dinheiro abunde e o Porto precisava de um extremo que desse garantias já… Sendo que pode bem ter de gastar mais de 10M para conseguir tal jogador.

      Luis Freitas

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 3:58 pm

      Luis Freitas,

      Eu vejo vocês a falar de dinheiro e dinheiro e mais dinheiro… e quem vos diz que o Porto não vai contratar um extremo (ou dois) na mesma??? vamos deixar a direcção trabalhar e no fim vemos.

  • Jeremy
    Posted Junho 28, 2014 at 3:48 pm

    A comparação com o Sacko não faz sentido, o Francês é um central brutal em pouco tempo será dos melhores do mundo, é fantástico no desarme e tem qualidades físicas brutais e razoável qualidade técnica, este Indi não está a um nível semelhante nem de perto apesar de ser parecido em estilo, seria como comparar o Hulk ao Ronaldo (mesmo estilo mas qualidade incomparável).

    Não sou grande fã deste jogador, acho que comete erros de posicionamento brutais e tem uns pés terríveis. Faz o Mangala parecer o Nesta nesse aspeto.

    Claro que fisicamente é tremendo, e se aprender a posicionar-se melhor e for um pouco escondido na saída de bola (com um central ao lado que o saiba fazer) pode ser uma boa aposta. Vai é demorar um tempo e vai depender muito da capacidade deste treinador, o Vitor Pereira por exemplo era muito bom a treinar a equipa defensivamente e com ele o Mangala evoluiu de forma brutal.

    Mas se tivesse que apostar diria que Reyes daria jogador muito mais depressa que o Indi e se estivesse no lugar dos dirigentes do Porto fazia regressar o Rolando para dar liderança aquela defesa e fazer dupla com o Mexicano.

    Se a ideia é juntar Reyes e Indi de início não me parece que vá correr bem. O ideal é teres um jogador mais promissor e outro mais patrão. E o Reyes apesar de ter qualidades está muito verde.

    Não sei quanto dinheiro tem o Porto, mas o fundamental era a compra de 2 alas e um trinco para o lugar de Fernando. Olivier é desnecessário por vir para o lugar de Quintero…

    E esses 2 alas e trinco se forem jogadores de qualidade inegável serão caros. Fala-se de Tello, Jefferson Montero e Camacho. Estes 3 jogadores custarão mais ou menos estes 8,5 milhões cada com o Tello a ser mais caro.

    Talvez haja dinheiro para tudo mas não me parece provável.

    Pensando em jogadores que se estão a destacar no mundial apostava muito mais depressa no Moreno do México, é mais velho mas muito mais experiente e dá muito mais garantias a todos os níveis, basicamente é muito melhor jogador e não seria mais caro.

    O Porto não pode ter só jovens para potenciar e vender por milhões, o ideal é ter um misto de jovens e outros jogadores experientes.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 6:25 pm

      Rabensandratana,

      Eu sei disso, mas já gastou e não nos podemos andar a queixar, o que está feito, está feito e temos que confiar na direcção, para além disso ainda não confio no Reyes e no Abdoulaye (este deve mesmo sair), e o Maicon deve ser um dos titulares.
      Se o Mangala for mesmo vendido por 45 milhões (que se fala), o lucro seria de cerca de 25 milhões, o que não é nada mau, a meu ver.
      O Lichnovsky não foi assim tão caro.

      Quanto às lacunas, é óbvio que tanto podem melhorar como não, mas vamos dar tempo ao tempo e tirar depois as conclusões, às vezes criticar antes do tempo dá maus resultado.

    • Rabensandratana
      Posted Junho 28, 2014 at 6:02 pm

      Kacal, o FCPORTO não pode gastar exorbitâncias em centrais, ainda para mais tendo no plantel Maicon, Reyes, Ba e ainda o Mangala que deve sair mas nós só temos 56,67% e agora foi contratado o Igor Lichnovsky acho que custou mais uns quantos milhões de euros segundo a imprensa.

      Em relação às lacunas, tanto se podem melhorar como não, por exemplo tens o exemplo do Ba, que não teve grande evolução no FCPORTO comete os mesmos erros que cometia na AAC ou no Sporting de Covilhã, no VSC tinha o Paulo Oliveira a seu lado e conseguiu fazer uma metade de época razoável, mesmo assim cometia alguns erros pontuais bastante comprometedores.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 5:22 pm

      Rabensandratana,

      Isso são lacunas que se melhoram com a evolução e com o tempo.
      Quem te diz a ti que o Porto não vai reforçar essas posições, mesmo gastando o dinheiro que gastou no Indi??? vamos esperar e tirar depois as conclusões.
      Quanto ao Paulo Oliveira, prefiro o Indi e acho que vai render muito dinheiro dentro de 2 a 3 épocas.

    • Rabensandratana
      Posted Junho 28, 2014 at 5:08 pm

      Concordo em parte com o que o Jeremy escreveu.

      Acho muito dinheiro dado por um central que comete erros em demasia, eu digo isto porque vi sensivelmente 30 jogos do Feyenoord.
      Indi é um jogador que treme muito, costuma ser batido muitas vezes pelas costas é um defesa que demora muito tempo na recuperação a exemplo do que acontecia com o Luisão quando chegou ao SLB e por vezes faz faltas sem o mínimo sentido.

      O FCPORTO necessita urgentemente de reforçar outras posições como por exemplo com extremos e um médio defensivo, isto caso o Defour seja vendido.

      Preferia mil vezes o Paulo Oliveira do que o Indi, o português é como um relógio suíço sempre certinho no timming do corte, bom posicionamento, comete poucas faltas e vê poucos amarelos e custava 1/8 deste internacional holandês.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 4:17 pm

      Em termos de pés, é melhor que Mangala, portanto o comentário roça a falsidade por ele todo.

      Luis Freitas

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 4:02 pm

      Além disso a época do Sakho foi pobrezinha, pode melhorar bastante, não tenho dúvidas que isso irá acontecer, mas subscrevo tudo o que é dito pelo VM.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 4:00 pm

      Crítica extremamente exagerada, quem ler isto, julga que a bola até queima nos seus pés. Jogo sensivelmente o último ano e meio como defesa esquerdo e não eram raras as vezes em que era ele que "iniciava" o jogo desde trás.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 3:55 pm

      Eu acredito que a dupla será Maicon/Indi, quem sabe o próprio Rolando, mas também acho que estão a criticar demais o Indi, ele não perdeu qualidades, neste Mundial cometeu alguns erros, mas é jovem e acusou a pressão, é normal, mas se o Van Gaal aposta nele no 11 da Holanda e gostava de o ter no Man Utd, isso quer dizer alguma coisa.

  • JesusTheLamego
    Posted Junho 28, 2014 at 3:44 pm

    Comparando com o Otamendi o Porto fica a ganhar ou a perder?

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 28, 2014 at 6:14 pm

      E na antecipação.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 4:18 pm

      Incógnita.

      Não tem nada a ver com o argentino e certamente jogará ''a fazer de Mangala''….
      É mais forte fisicamente que Otamendi, mas é pior no posicionamento e no desarme.

      Luis Freitas

  • van Basten
    Posted Junho 28, 2014 at 3:43 pm

    Pessoalmente, acho que não tem demonstrado neste Mundial o que já vi dele no Feyenoord. Mas ao mesmo tempo o jogador não terá desaprendido o que sabe, e atribuo isso mais a algum nervosismo natural de um jovem que nem sequer tinha a certeza que iria ser titular na prova.

    Há muita cultura táctica e evolução de processos que têm de ser trabalhados em Indi, mas acho que no geral é uma excelente aposta e que terá condições para deixar marca no Dragão. E até prefiro o holandês a Mangala, na sua globalidade.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 3:52 pm

      Eu tenho confiança que se vai adaptar bem ao clube, agarrar a titularidade na pré-época e que vai ser uma mais-valia desportiva, dentro de 2 ou 3 época vai dar lucro financeiro, acho que é uma aposta segura.

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 28, 2014 at 3:39 pm

    Concordo bastante com a compra, era óbvio que com a saída mais que certa de Mangala precisávamos de alguém para o centro da defesa (Reyes ainda não é fiável), e o Martins Indi vem preparado para assumir já, já tem calo. Falo da saída mais que certa de Mangala porque ele e o Indi são jogadores parecidos, e penso que os dois juntos seriam um pouco incompatíveis. Ficamos assim com Maicon/Reyes e Martins Indi no centro, sendo que este é uma alternativa também para a esquerda.

    Outra contratação que apoio é a do Keylor Navas. É um excelente guarda-redes que me ficou na retina, muito ágil, joga bem com os pés, tem excelentes características para a posição, penso que se vai encaixar bem aqui. No ano passado contratamos muito, mas pouco em jogadores formados. Este ano apesar dos 500 miúdos espanhóis que nos apontam, penso que já estamos a misturar um pouco a experiência e o potencial, sempre aliado à qualidade. Está-me a agradar mais.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 6:18 pm

      Rabensandratana,

      Está difícil de entender, eu sei que o Porto não "nada" em dinheiro, também acho que contratar um GR por 6 milhões é desnecessário, mas se ele realmente vier o que é que vamos fazer??? nada, não podemos fazer nada, só aceitar e pronto, e acho que ele tem que ser titular, é o que eu quero dizer.

    • Rabensandratana
      Posted Junho 28, 2014 at 5:52 pm

      Claro que um guarda-redes que custa 6M tem de ser titular, a questão é que o FCPORTO no meu entender não necessita de reforçar essa posição ainda para mais esses 6M deviam ser canalizados para outras posições onde temos lacunas.

      Kacal, o FCPORTO não nada em dinheiro, tens de ver isso.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 5:37 pm

      Emprestar Fabiano não faria grande sentido depois de ter sido titular após a lesão de helton e ser, há muito tempo, apontado como o sucessor do internacional brasileiro. Com Ricardo, Bolat, Fabiano e Helton não entendo o porquê de gastar 6 milhões de euros noutro gr que ainda dará para vários anos.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 5:20 pm

      Rabensandratana,

      Mas o caso não é se faz falta ou não, se assinar, será titular, ou não achas???

    • Rabensandratana
      Posted Junho 28, 2014 at 4:59 pm

      Eu sinceramente penso que o K. Navas neste momento não faz falta ao FCPORTO, ele vale quase 6M muito dinheiro por um guarda-redes, tendo em conta que a equipa portista tem no seu plantel um grande guarda-redes Fabiano, dois bons guarda-redes como são os casos do Hélton e o Bolat e um guarda-redes mediano como é o caso do Ricardo. Kadú tem ainda muito para evoluir na equipa B.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 4:21 pm

      Navas no banco é imprensável.

      O melhor guarda-redes da liga espanhola do ano passado e umas sensações do Mundial na sua posição iria aquecer banco no Porto?

      Luis Freitas

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 28, 2014 at 4:01 pm

      Eu sinceramente apesar de reconhecer as qualidades que o Fabiano tem, não o aprecio particularmente. Acho-o bastante inconstante, e um guarda-redes que precisa de fazer uma defesa ou duas para começar a defender, psicologicamente não me parece ser muito forte, daí apoiar a contratação do Navas.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 3:56 pm

      Navas no banco??? impossível, se ele vier tem que ser titular.

    • Daniel Carvalho
      Posted Junho 28, 2014 at 3:52 pm

      Eu penso que seria um erro emprestar o Fabiano. Pra mim o Helton tem que dar o testemunho a outra pessoa, e está na altura disso mesmo. Não é a meio de época que se muda um guarda redes. O helton quanto a mim ficava no banco com Navas e Fabiano titularissimo(ele bem merece).

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 3:47 pm

      Também concordo com a contratação do Navas, se calhar o melhor seria emprestar o Fabiano e o Bolat, ficar com o Kadú como titular da equipa B e 3ª opção da equipa principal, deixar o Helton recuperar a 100% e o Ricardo seria a 2ª opção.

  • Kacal l
    Posted Junho 28, 2014 at 3:38 pm

    É um excelente reforço para o Porto, estou satisfeito com esta contratação, começo por dizer que preferia o Balanta (nem que fosse mais caro), mas a vida não é como queremos e temos que aceitar quem vem, 8.5 milhões não é barato, mas também não considero demasiado caro, é muito jovem para um central (22 anos), tem qualidade e um grande potencial e margem de progressão, tem tudo para dar rendimento desportivo e lucro financeiro dentro de 2 ou 3 épocas, portanto acho que é uma boa aposta, não estava à espera que viesse para o Porto, visto que tinha vários interessados na sua contratação (até colossos), mas estou contente com esta contratação e é um substituto digno do Mangala (deve sair e por um valor muito bom).

    O Bruno Martins Indi pode jogar como central e lateral esquerdo, o que vai dar muito jeito, visto que o Opare pode jogar em ambas as laterais e assim há polivalência e, tanto o Danilo como o Alex Sandro, vão ter oportunidade de descansar no decorrer da época.
    É um jogador fisicamente poderoso, forte no jogo aéreo e no desarme, não é muito rápido, mas também não é lento e posiciona-se bem, dá uma saída de bola interessante (é canhoto) e sabe progredir com a bola, é perigoso nos lances de bola parada ofensivos e resolve bem os defensivos, é um dos defesas mais promissores na Europa, é titular no Feyenoord desde dos 19 anos e já agarrou a titularidade na selecção holandesa, é uma boa contratação do Porto, como Portista, estou satisfeito.

    Acrescento que se fala que o Keylor Navas está mais próximo, é pena, mas com a vinda do Costa-Riquenho, o Fabiano será uma 2ª opção e o Ricardo apenas uma 3ª, o Kadú deve continuar como titular da equipa B, o Helton não se sabe quando regressa e o Bolat deve sair.
    O Igor Lichnovsky também já é oficial e vai reforçar a equipa B, podendo, mais tarde, ser uma opção na equipa principal.

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 12:40 am

      Fábio, ainda és muito novo, nunca digas nunca!

      João, eu não disse por causa da qualidade dele. Digo porque acho que estar muito tempo num clube faz o jogador estagnar o seu desenvolvimento desportivo e também baixa o seu valor de mercado se ele não atingir o nivel pretendido.

      Defour e Varela também deveriam ter guia de marcha, para ontem. Não gosto nada do Defour, o Varela gosto, mas já não o consigo defender. Só joga bem de 10 em 10 jogos, só o safa mesmo o trabalho defensivo.

    • João
      Posted Junho 28, 2014 at 7:45 pm

      Adoro o está mais do que na hora do Maicon sair. Por acaso está, já chega de estar num clube onde Defours e Varelas são considerados jogadores e ele, que se não é o melhor central anda lá perto, é desmarcado pela massa adepta e preterido pelo Abdoulaye.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 6:17 pm

      Sinceramente, não me acredito nada que o Balanta ainda possa vir, o Indi é o substituto do Mangala, apenas e só isso, o Balanta é canhoto e teria dificuldades em formar uma dupla com o Indi, e também seria mais caro que o holandês, se fosse a ti não me acreditava na possibilidade do colombiano vir.

      Qaunto ao Navas, parece-me óbvio que o Navas se vier será titular, espero que o Fabiano seja emprestado para jogar com regularidade, o Ricardo fica como alternativa principal o Kadú como terceiro (titular na equipa B), Bolat é para sair e Helton não se sabe quando regressa, concordo contigo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 28, 2014 at 6:13 pm

      Balanta e Indi nunca vão jogar juntos.

    • Joel
      Posted Junho 28, 2014 at 5:29 pm

      Se o Mangala sair por 45 milhoes o Balanta poderá ser opção na mesma. A dupla poderá ser Balanta + Indi, Reys 3º central e um da B como 4º central. Maicon e abdoulaye devem sair, está mais do que na hora. Parece-me que as contratações tem sido bem feitas e interessantes.

      Com a entrada do Navas, se se concretizar, o Helton tem que sair. Bolat e Fabiano igual. Ricardo como suplente e Kadu como terceiro.

      Não podemos cortar as pernas ao Fabiano. Tem muito bom nivel, nao merece ser o eterno suplente. Helton ganha muito e não sabe quando vai recuperar e se vai recuperar totalmente. Seria um bom treinador de GR e alguem com um cargo de dirigismo no clube. Bolat tem mercado, é de o por a despachar. Menos um ordenado.

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2014 at 3:28 pm

    Parece-me que o FCP está a continuar a política de contratar jogadores mais caros mas com inegável valor que depois pode ser potencializado e gerar vendas milionárias. Parece-me o caminho certo para ter equipas verdadeiramente competitivas.
    O Benfica tem contratado jogadores desconhecidos que pelo menos para já são uma incógnita, mas tem o plantel mais forte do campeonato português e é preciso ver primeiro quem sai para depois compensar de forma adequada essas saidas com os milhões que entrarem.
    Quanto ao Sporting continua a aposta de comprar 10 ou mias jogadores e esperar que 2 ou 3 sejam razoáveis como aconteceu na época passada em que Montero, Slimani, Maurício e Jefferson se revelaram jogadores úteis (mesmo não sendo estrelas) e os restantes 7 ou 8 autênticos flops (Magrão, Piris, Cissé, Héldon, Welder, Vitor, Shikabala (grandes férias tem tido desde janeiro)).

    Francisco

    • SLB4EVER
      Posted Junho 29, 2014 at 9:13 am

      Francisco, os milhões que entrarem no SLB não vão de certeza servir para comprar jogadores caros, ou você não conhece a realidade do clube ou está a tentar enganar alguém. Infelizmente o caminho do SLB nos próximos anos ( isto se realmente os fundos acabarem ) será contratar jogadores na linha de Candeias, Derley e afins. O SLB fez um esforço enorme para manter a equipa do ano passado, este ano vamos dizer adeus ás nossas estrelas disso pode ter a certeza. A venda de Matic não serviu para lhe abrir os olhos??

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 1:27 am

      Se fizer o mesmo raciocínio em relação ao início da época transata verá que houve contratações que se podem considerar maus investimentos em todos os clubes que comparou.

      SLB: 30M em transferências.
      Filip Djuricic 6M€, Sulejmani 0€, Stefan Mitrovic 1.1M€, Uros Matic (?), Jorge Rojas 1.3M€, Lazar Markovic 10M€ (50% do passe), Steven Vitória (?), Lisandro Lopez 4M€, Didi (?), Sílvio (Emp), Bruno Cortês (Emp), Luis Fariña 2.3M€, Pizzi 6M€ (50% do passe, venda do Roberto).

      FCP: 30M em transferências.
      Diego Reyes 9 M€, Héctor Herrera 8 M€ (80% do passe), Quintero 5 M€ (50% do passe), Ghilas 3 M€, Licá 1 M€, Ricardo 1 M€, Tiago Rodrigues 1 M€, Josué 1 M€, Carlos Eduardo 0.8 M€.

      SCP: 3,135M em transferências
      Jefferson 0.5M€ (60% do passe), Seejou King 0€, Maurício 0.45M€ (90% do passe), Salim Cissé 0.75M€ (75% do passe), Hugo Sousa 0€, Fredy Montero 2.5M€ (após Emp), Welder (Emp), Gerson Magrão 0€, Islam Slimani 0.3M€ (80% do passe), Vitor 0€, Samba 0€, Tiziu 0€.

      Provavelmente terei esquecido alguns. Mas convido-o a fazer uma avaliação relativamente aos investimentos da época passada das 3 equipas que comparou no seu comentário.

      PS: Evite o facciosismo e deixe os comentários incendiários sobre títulos para outros tópicos. Neste são off-topic.

      MR

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 1:26 am

      Francisco,

      Postura interessante quando esta época tanto o Benfica como Porto já contrataram pelo menos tantos jogadores quanto o Sporting.

      SLB: César (DC), Djavan (DE), Loris Benito (DE), Dawidowicz (MC), Friesenbichler (AV), Candeias (AV).

      FCP: Óliver Torres (MC), Sami (AV), Evando (MC), Daniel Opare (DD), Ricardo (GR), Bruno Martins Indi (DC).

      SCP: André Geraldes (DD), Rosell (MC), Slavchev (MC), Paulo Oliveira (DC), Gazela (AV), Tanaka (AV)

      Sendo que Tanaka e Martins Indi ainda não foram confirmados e Gazela e Friesenbichler são certos como apostas para as equipas secundárias dos seus clubes.

      MR

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 8:05 pm

      Senhor m1950, comentei o Sporting na contratação do Tsubasa e agora comentei as contratações dos três grandes. Claro que depois há sempre sportinguistas com a mania da perseguição e o habitual complexo de inferioridade a quem eu tenho que responder. O facto de os jogadores serem baratos não invalida o que eu disse, que é a maior parte das contratações do Sporting serem flops. São flops baratos é verdade mas flops. E não é assim que o Sporting volta a ser campeão, como os útlimos 12 anos demonstram.

      Francisco

    • m1950
      Posted Junho 28, 2014 at 7:54 pm

      O senhor Francisco dá a ideia quase de estar a fazer trabalho… profissional , em todos os comentários mete as contratações do Sporting à baila , e é o Sporting para cima , é o Sporting para baixo.. bla bla , parece que tenho de lhe enviar uma proposta de sócio.

      Magrao , Piris , Welder , Vitor não são jogadores do Sporting sequer , apenas Heldon falhou , Cissé foi 300 mil euros , o baixo custo evita sempre a frustração em caso de erro , daí o Sporting poder contratar como contrata , até porque podemos dizer que mais valia trazer logo 1 bom jogador em vez de 3 baratos , mas tambem vai contra a politica salarial imposta em Alvalade.

      Shikabala não jogava há 2 anos , portanto até para proteger o jogador , não ter jogado no Sporting A só lhe fez bem .

      De resto de notar , que este senhor comenta o Sporting em tudo o que é lado , o que me deixa satisfeito.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:20 pm

      Nos últimos 32 anos:
      Benfica: 9 Campeonatos, 8 Taças de Portugal, 3 Supertaças, 5 Taças da Liga, 2 Finais da Liga dos Campeões, 2 Finais da Liga Europa.
      Sporting: 2 Campeonatos (o último há 12 anos), 4 Taças de Portugal, 6 Supertaças, 1 Final da Taça Uefa
      Se quiser também podemos fazer a comparação nos últimos 100 anos, nos últimos 50, nos últimos 10, no ano passado, como preferir…
      Só mesmo na cabeça dos sportinguistas se pode comparar um clube com o outro.

      Francisco

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:07 pm

      Nos últimos 20 fez melhor e nos últimos 32 fez muitíssimo melhor ;) Fanfarronice é ganhar 2 campeonatos em 32 anos e ainda se achar grande só porque ficou em 2º no ano passado. Em fanfarronice e complexos de inferioridade ninguém ganhas aos Sportinguistas.

      Carlos Guedes

    • Ricciardo
      Posted Junho 28, 2014 at 5:27 pm

      O Benfica não fez muito melhor nos últimos 20 anos…deixe de ser fanfarrão

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 4:44 pm

      Ah então a táctica do Sporting é contratar jogadores que já se sabe que são flops para depois dizer que já sabia que eram maus porque vinham com baixas expectativas. É assim que esperam ganhar alguma coisa? Apoio isso, e com certeza dará os resultados habituais do Sporting que são 2 campeonatos em 32 anos. Quanto a fanfarronice o que dizer daqueles que se acham os melhores do
      mundo só porque ficaram um ano em segundo? ;)
      Francisco

    • Ricciardo
      Posted Junho 28, 2014 at 4:04 pm

      La tinha que vir o habitual despesismo em relação aos jogadores baratos…

      Metade dos jogadores que aí estão nessa lista de "flops" do Sporting nem podem ser considerados como tal, porque foram jogadores que chegaram com baixas expectativas…

      tanto assim foi, que Magrão, Welder, Piris só tinham um ano de contrato, Vitor chegou a custo zero…
      Shikabala custou 300 mil euros, e é uma aposta para a nova época… estar já a colocar-lhe o rotulo de "flop" é querer fazer dos seus desejos uma verdade que ainda não é absoluta…

      O Sporting quando contrata um jogador não é a esperar que seja razoável, os jogadores apenas são contratados porque fazem falta, alguns adaptam-se outros não…

      vender a ideia que o Sporting contrata ao "calhas" e que os outros é que contratam pela certa e mais caro é não ter a noção da realidade…

      alias eu até prefiro que os adeptos dos outros clubes andem com essa sobranceria toda, porque estou adorar ver o Benfica completamente estoirado financeiramente, a ter que vender o Garay ao preço da uva mijona completamente com as calças na mão, porque tem um empréstimo obrigacionista para pagar…

      continue armado em elitista senhor, porque eu estou adorar o cenário….

      Em Agosto quando começar o campeonato, veremos o tal "melhor plantel de Portugal"

      A fanfarronice vai deixar sequelas…

  • I.C.E.
    Posted Junho 28, 2014 at 3:27 pm

    Se tal significar a saída de Mangala fica alguém com o mesmo perfil e género de jogador, pese embora as distâncias. Se ficar o Mangala, o F.C. Porto fica com uma dupla que pode dominar.

    • Joel
      Posted Junho 29, 2014 at 12:42 am

      Fábio, por serem os 2 esquerdinos? Há muitas duplas de centrais em que são os 2 destros, não sei se lhe dei uma novidade. Já vi coisas muito mais estranhas. Veja lá que ainda esta semana vi o André Almeida a jogar a lateral na seleção…

    • I.C.E.
      Posted Junho 28, 2014 at 7:31 pm

      Pessoalmente, como os acho iguais no perfil e género de jogador, fica a faltar aquilo que acho que é o mais importante numa dupla de centrais, a complementaridade. Ou seja, um ataca a bola e outro fica mais atrás na dobra. Ao serem tão "iguais" penso que será mais fácil nunca jogarem juntos quer por venda do Mangala ou por fracassar essas ligações.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 28, 2014 at 6:12 pm

      Mangala e Indi nunca poderiam jogar juntos.

  • Pedritxo
    Posted Junho 28, 2014 at 3:26 pm

    eu acho uma boa contrataçao para o porto e com mangala poderia formar uma grande dupla, mas o frances devera sair.

  • Miguel Veríssimo
    Posted Junho 28, 2014 at 3:22 pm

    Muito potencial, o valor não me parece absurdo, acho que pode render bastante, é polivalente, forte fisicamente, alto e novo. Invejo bastante esta contratação!

  • Carlos
    Posted Junho 28, 2014 at 3:21 pm

    Se sair o Mangala é uma óptima solução. Se o Mangala não sair….medo!! Que dupla que ficava!! Brutal mesmo…

    • Luís Borges
      Posted Junho 28, 2014 at 7:15 pm

      vsn, acontece que o Cannavaro é destro, tanto quanto sei…

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 7:06 pm

      Kacal, estava a generalizar, mas no post em si, não houve ninguém que me tivesse dado razão.

      O Cannavaro era pé direito, deve estar a rir-se de ti neste momento.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 7:06 pm

      Não percebi essa, visto que o Materazzi é canhoto e o Cannavaro é destro, o que está aqui em questão é uma dupla com dois canhotos…

    • vsn7647
      Posted Junho 28, 2014 at 6:41 pm

      Materazzi e Cannavaro dupla campeã do Mundial de 2006 gostam disto !

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 28, 2014 at 6:12 pm

      gertrudes, estás à vontade para dizer uma dupla de centrais esquerdinos que tenha resultado.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 5:19 pm

      Isso é mentira, eu sempre disse partilhei da mesma opinião que tu, João Lains, que os canhotos não fazem duplas credíveis (em geral), até falei nisso também no caso do Sakho.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 5:06 pm

      Caro alexandre miguel, volto a repetir, é muito mais fácil adaptar porque há muito maior escassez de jogadores esquerdinos. Uma percentagem por alto 75% das duplas de centrais são compostas por 2 jogadores destros, e porquê? porque há poucos centrais canhotos.

      João Lains, o facto de não ter resultado num caso, não significa que possa generalizar e extrapolar para todos os outros casos e afirmar isso como uma verdade absoluta. é a minha opinião.

      contudo esta discussão é excusada porque o mais provavel é o mangala sair.

      gertrudes

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 4:31 pm

      Isso é tudo treta, quando o Sakho assinou pelo Liverpool, todos disseram que ele era compatível com o Agger, que na altura, era o melhor central da equipa e não vi ninguém que partilhasse da mesma opinião que eu, mas a verdade é que o tempo só me veio dar razão. Sakho e Agger só jogaram em simultâneo por duas ocasiões e apenas numa delas eles jogaram juntos no eixo da defesa. Se isto não me dá razão.

    • alexandre miguel
      Posted Junho 28, 2014 at 4:27 pm

      Gertrudes , se você jogar futebol sabe muito bem , que na defesa é muito mais fácil adaptar um destro ao lado esquerdo que o inverso.
      Sempre foi , é e será assim.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 4:04 pm

      sim porque não existem duplas de centrais em que os dois são destros. O facto deste tipo de duplas serem raras, reside de o número de canhotos ser muito inferior ao de destros.

      gertrudes

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 4:00 pm

      Maicon/Indi ou até Rolando/Indi, acho que são boas duplas.

      PS: Eu sou a favor de reintegrar o Rolando e dar-lhe uma segunda oportunidade.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 3:55 pm

      Dois canhotos, não ia funcionar.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Junho 28, 2014 at 3:20 pm

    Parece-me evidente que será para o lugar de Mangala.

  • João Lains
    Posted Junho 28, 2014 at 3:20 pm

    Gostava bastante dele, mas com este Mundial, talvez por estar mais exposto ou por poder segui-lo com mais atenção desapontou-me. Preferia ter investido 12 milhões no Balanta, muito mais fiável, seguro e menos "sensível" ao erro. Embora o Bruno Indi não tenha cometido nenhum erro com a Espanha, percebeu-se que "tremia" muitas vezes, quando tinha a bola nos pés e acusava algum excesso de apatia.

    • Ruben F.
      Posted Junho 28, 2014 at 3:35 pm

      Também prefiro o Balanta, mas como já foi aqui dito, ele esteve mal no jogo contra o Japão também e o Japão é inferior à Espanha. Além de que o Indi já está na Europa o que influencia sempre um bocado. Não acho uma má contratação, de todo. Acho que ele no Mundial está talvez a sentir um bocado de pressão, é normal, ainda é jovem

  • Mah Med
    Posted Junho 28, 2014 at 3:19 pm

    Mangala vai embora , bom reforço mas eu teria apostado na Balanta

Deixa um comentário