Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto já passou os 51 ME em reforços

Chega para ser campeão? É um investimento colossal, e provavelmente não vai ficar por aqui.

Agustín Marchesín é oficialmente o 7.º reforço do FC Porto para esta época, tendo assinado até 2023. Com a contratação do guarda-redes argentino, de 31 anos, que estava no Club America, que custou 7,2 milhões, os azuis e brancos passam assim os 51 milhões de euros em reforços só neste Defeso. Recorde-se que o FC Porto investiu 7,5 milhões em Loum, 5,5 ME em Saravia, 9 ME em Zé Luís, 12 ME em 50% do passe de Nakajima, 7,5 ME em Luis Díaz e 3 ME em Marcano.

47 Comentários

  • Filipe Ferreira
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:11 pm

    E grande parte em jogadores que vão dar pouco ou nenhum retorno financeiro. Quantos vamos ver a sair a custo zero?

    Quanto ao chegar para ser campeão, eu acho que não. Benfica está bem à frente dos rivais neste momento, tem melhores e mais soluções. Mas é futebol, num lance pode decidir-se um campeonato.

  • Nuno Pereira
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:12 pm

    O FPF nao andava a perna?

    • Pipo
      Posted Agosto 2, 2019 at 3:05 pm

      O Porto deixou de estar sobre a alçada da Uefa esta época. Aliando isso ao que fizemos em vendas e na Champions deve ser suficiente para “cobrir” este investimento.

      • RicardoFaria
        Posted Agosto 2, 2019 at 3:44 pm

        O Porto continua sobre a alçada da UEFA nesta época mas tendo feito 70M em vendas + 80M da champions do ano anterior e com a possibilidade de +40M se entrar na fase de grupos mau era se não ia ao mercado contratar jogadores..

        Saudações DesPortistas!

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:15 pm

    Falta claramente um médio que deverá ser Uribe e esses 51M devem subir para 61M mas para ser campeão é preciso ser melhor dentro de campo por isso o valor que se gasta não é tudo até porque não é o único clube a gastar dinheiro em Portugal.

    SC teve a possibilidade de contratar a sua maneira por isso agora tem que apresentar títulos porque se isso não acontecer terá que deixar o Dragão no final da época.

    Saudações DesPortistas!

  • Teixas
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:19 pm

    Se chega para ser campeão não sei… mas chega e sobra para nos dificultar e muito a vida, principalmente quando nós fazemos praticamente o contrário e deixamos os mesmos buracos do ano passado por tapar.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:32 pm

    Quando se compram jogadores medianos para tapar o lugar aos jogadores que realmente poderiam dar dividendos no final da época..

    Para já 50 e tal milhões completamente disparatados sem o mínimo de plano para o futuro.

    Diogo Costa, Diogo Queirós, Diogo Leite e Romário Baró deveriam pedir para sair. Idealmente a título definitivo para um clube que vá apostar realmente neles, mas se for por empréstimo é menos mal. Desde que saiam. No Porto só estão a perder tempo e a tapar buracos, nunca ninguém lhes vai dar o mínimo de consideração.

    • joaolmaio
      Posted Agosto 2, 2019 at 3:07 pm

      Deviam pedir para sair?

      O Diogo Queirós vai ser emprestado. O Leite ficará no plantel. Baró, até ver, é o dono da ala direita. E o Diogo Costa é o nº2, tem 21 anos e dentro de pouco tempo será aposta.

      • Antonio Clismo
        Posted Agosto 2, 2019 at 3:18 pm

        O Diogo Leite fica para quê? Para passar uma época no banco a ver o Pepe, Marcano, Chidozie, Osorio, Mbemba todos passarem-lhe à frente? Volta à equipa B?? Nem pensar. Deveria sair de forma a não perder um ano.

        Se nã jogar arrisca-se a perder o comboio da selecção sub21.

        Romário Baró é o dono da ala direita?? Nem sequer é a posição do rapaz… Apenas está a ser usado ali para tapar buracos da pré-época, no decorrer da época volta a sentar-se no banco a ver os outros jogar.

    • Chomate
      Posted Agosto 2, 2019 at 3:18 pm

      Lógico de Antonio Clismo
      Portugueses sub23: Craques, só precisam de ser aposta
      Estrangeiros experientes: Medianos, só vêm pelas comissôes
      Não concordo com a contratação de Marcano, apenas porque me parece que Diogo Leite está para ser aposta. Saravia também não me parece ter qualidade para o FcP, mas Tomás Esteves parece que vai ser aposta.
      Agora, Marchesin era o melhor guarda redes, num campeonato que até é superior ao Português. Zé Luis é um upgrade a Soares, e Fabio Silva tem 17 anos, sem experiência de equipa B. Nakagima é craque, é uma mais valia clara. Luiz Diaz, também gostei de o ver na Copa América. Pagaram demasiado por eles, é verdade, mas desportivamente, têm tudo para serem bons reforços.
      Baró também deverá ser aposta, visto que é o unico 8 no plantel, alem de SO.

  • Amigos e bola
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:32 pm

    Política insustentável. A bolha vai arrebentar e quando isso acontecer será tarde demais para o Futebol Clube do Porto.

    Nenhum clube sobrevive a ser gerido desta forma.

  • Kacal
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:34 pm

    Bem é oficial e portanto vou dar o benefício da duvida e apoiar até prova em contrário, temos o nosso #1!! De resto, falta o #8 e deverá ser o tal Uribe e o plantel fica fechado. São mais de 10 jogadores novos em relação ao ano passado entre reforços, regressos de empréstimos e subida dos jovens da formação. Para mim é tolerância zero para Sérgio Conceição e claro que temos obrigação de discutir todos os títulos internos até à última e na Champions aos oitavos, mínimo. Mas continuo a ver o Benfica como favorito, o Bruno Lage provou estar um passo à frente do SC na época passada, o Benfica é o actual campeão e reforçou-se bem saindo apenas João Félix, que é um craque, mas saiu 1 e entraram 3 ou 4. Ainda devem reforçar-se e portanto são os favoritos, mas nós temos obrigação de dar luta forte.

    Espero que o Marchesín pegue de estaca e tenha um percurso cá como teve no México e cumpra, curioso e expectante por vê-lo em acção! Bem-vindo!

    • jdias
      Posted Agosto 2, 2019 at 2:59 pm

      Penso que o plantel tem mais soluções e alternativas válidas que faltaram na época transacta. Provavelmente ainda sairá alguém da frente, mas caso não saia é uma questão de gerir bem os recursos. A pressão estará no treinador, a direcção tem-se movimentado para lhe dar soluções e recursos que não tinha antes com tanta qualidade.
      Vamos aguardar e esperar que seja um ano de regresso aos títulos.

      • Kacal
        Posted Agosto 2, 2019 at 3:44 pm

        Concordo que o plantel está mais fortalecido em relação à época passada, tenho duvidas é que esteja suficientemente bom, mas o tempo dirá e agora há que acreditar no que temos e apoiar. A pressão está do lado do treinador como dizes, concordo. O resto é aguardar!

    • Cossery
      Posted Agosto 2, 2019 at 3:04 pm

      E o Jonas. Sem ele o ano passado o Benfica dificilmente teria sido campeão.

      • Kacal
        Posted Agosto 2, 2019 at 3:43 pm

        Que exagero! O Benfica não teria sido campeão sem o Bruno Lage e o Félix no meio, isso sim. Claro que Jonas teve a sua importância, mas esta época mesmo ficando iria ter ainda menos protagonismo.

        • Cossery
          Posted Agosto 2, 2019 at 3:59 pm

          Talvez seja um pouco exagero, mas até janeiro sobrevivemos à conta dele.
          Além disso, precisamente por estar a perder protagonismo é que fundamental substituí-lo. O jogador mais importante na recente hegemonia do Benfica não é necessário substituir?

          • Kacal
            Posted Agosto 2, 2019 at 11:56 pm

            Sim, mas o Benfica continuava 7 pontos atrás do Porto até Bruno Lage assumir e apostar no Félix no meio em força. O titular era o Félix. Se há alguém para substituir é o Félix já que o Jonas era suplente. Agora claro que devem ter 4-5 avançados de qualidade que seja a titulares ou vindos do banco acrescentem valia. Com RdT, Seferovic, Vinicius e ainda jogadores que podem fazer a posição de SA como Jota e Taraabt, ficam bem servidos, para mim falta apenas um SA. Não discordo totalmente do que dizes, percebo. Mas têm é que substituir o Félix.

  • Frickelz
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:35 pm

    E destes reforços todos, na minha opiniao apenas Nakajima e Marchesin são reais mais valias para entrarem diretamente no XI.

  • deus_Ex_machina
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:36 pm

    O problema deste investimento é que são muitas peças novas para integrar numa nova realidade e não há grandes oportunidades para experiências porque o campeonato começa em breve e as eliminatórias da Champions também. Esta última muito importante porque se joga muito do que será o orçamento para a próxima época. No papel será um plantel muito equilibrado e que promete dar muita luta ao Benfica que mantém algumas das debilidades que se viram na época passada, principalmente a inexistência de uma alternativa viável ao André Almeida.

  • Paulo_Leixonense
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:50 pm

    51 M é muito dinheiro para um clube em crise, mas que se entende com a necessidade de entrar na Liga do Campeões e ser campeão no imediato.

    Tenho um feeling que o Porto vai perder pontos nas primeiras 5 jornadas e o Conceição não vai aguentar a contestação, saindo a mal do Porto… como aconteceu em maior parte dos clubes.

    • joaolmaio
      Posted Agosto 2, 2019 at 3:05 pm

      Tanto o Porto como os outros. Aliás, há um Benfica-Porto à 3ª jornada, é natural que se possa perder pontos.

    • jdias
      Posted Agosto 2, 2019 at 3:12 pm

      Feeling ou desejo? Vai haver clássico. Só ganha um.

      • Paulo_Leixonense
        Posted Agosto 2, 2019 at 3:16 pm

        Podem empatar. Feeling, o desejo é que o Leixões suba de divisão :)

        • jdias
          Posted Agosto 2, 2019 at 3:36 pm

          A crise dos clubes é quando não ganham, isso é que é crise. O resto os clubes contornam melhor ou pior.
          Quanto aos Leixões acho que eram bem vindos, mas do que acompanho a gestão não tem sido a melhor.

    • hortalica
      Posted Agosto 2, 2019 at 3:33 pm

      O Porto foi aos quartos da champions com 5 vitorias e 1 empate na fase de grupos. Acho que o FCP deve ter feito uns 70M só na champions, vendeu Militão por 45M, Filipe por 25M. Não estão assim tão em crise como se possa pensar.

      • Paulo_Leixonense
        Posted Agosto 2, 2019 at 3:49 pm

        E o fair-play financeiro? Acho que o Porto ainda está sob “alçada” da EUFA.
        Para não falar que este investimento em jogadores não muito jovens, não trará grande retorno, em maior parte dos casos.

  • AngeloGJ
    Posted Agosto 2, 2019 at 2:54 pm

    O FCP a meu ver esta a pagar valores muito alto para satisfazer os desejos do treinador em jogadores que teem tudo para dar muito certo ou tudo para dar muito errado, acredito que a linha de pensamento seja mais ou menos esta, “se jogadores medianos como Marega, Soares, Herrera ou Felipe, conseguiram render com SC ao ponto do seu valor de mercado ser tao alto que nao reflete as suas qualidades, entao com jogadores bons se tudo correr bem o FCP pode conseguir valoriza-los ainda mais do que fez com os medianos e nessa valorizacao acabar por valorizar jogadores como Tomas Esteves, Diogo Leite, Romario Baro e Fabio Silva, e com estes 4 jogadores tentar dar uma de Benfica e fazer encaixes altos nas proximas 1/2 epocas”, esta estrategia pode dar certa ou dar muito errado, penso que tudo vai depender da capacidade do treinador em saber potenciar os jogadores que tem, o FCP tem agora um plantel com jogadores que sabem jogar a bola, mas um treinador que nos ultimos 2 anos QUIS e habituou-se a nao jogar a bola, e penso que a responsabilidade agora esta do lado do SC, em ele proprio conseguir mudar o seu proprio chip e entender que este ano ja nao da para jogar no chutao, se o FCP jogar a bola acho que este plantel (com + 2 medios de qualidade) pode dar + garantias que os anteriores, o grande problema é que neste momento apesar de ter uma equipa praticamente nova a equipa esta igual a forma que terminou o campeonato, a jogar muito pouco e atras de Benfica e Sporting a nivel de qualidade de jogo (eu nao acredito que este ano o FCP consiga vencer os jogos sem jogar a bola como foi o ano passado)….

    E para terminar acho que alguns jogadores velhos que vieram este ano ainda podem dar retorno financeiro:
    1. Ze Luis(Soares tambem) acredito que fique 1/2 epocas e seja vendido depois para a China por 10/15M
    2. Marchesin, deve ficar no minimo ate aos 33 e depois voltar ao America por uns 5/6M (é um idolo por la e o clube nao vai hesitar em recompra-lo)
    3. Marcano, acredito que daqui a 1/2 anos saia para Espanha para jogar num clube que lute pela manutencao por uns 2/3M.
    4. Saravia, tem qualidade mas nota-se que esta a acusar a diferenca de contexto competitivo, precisa que o treinador o adapte a realidade Europeia, mas ainda assim acredito que daqui a 2 anos seja vendido por 6 a 8M para as Americas.
    5. Mateus Uribe, ainda nao é confirmado, e este sim penso que sera o maior problema, deveria ter vindo para o FCP a 2 anos atras por metade do que os mexicanos pedem agora, tem 28 anos, vai-se pagar 10M por um jogador que nao é um fora de serie mas apenas encaixa muito bem no sistema de jogo, para render financeiramente (se custar 10M tem de dar retorno) nao pode ficar mais do que 2 anos no clube, e ou é vendido por 5/6M para um clube mexicano ou 10M para um clube chines.

    Nao acredito que depois de Herrera, Marcano, Reyes, Brahimi e etc, o FCP volte a deixar sair jogadores a custo 0, os velhos que vieram e os que ja estavam nao devem ficar mais do que 2 anos no clube acredito eu.

    • Mota00
      Posted Agosto 2, 2019 at 3:18 pm

      Isto não é FM

    • Primo do Mendes
      Posted Agosto 2, 2019 at 5:05 pm

      Aposto que escreveste um texto similar há alguns anos a dizer que o Maxi ainda saia para a America do sul por 3-4M aos 35 anos e o Casillas era vendido à Juventus com 36 anos por 10M..

      Por amor de deus haja noção, alguma vez vão recomprar o Marchesin por 5-6M sabendo que ele adora o clube e muito provavelmente rescinde com o Porto para voltar? para mais, aos 33 quantos anos de contrato restam, para o America oferecer 5-6M?

      O Saravia também vai valer 6-8M.. é ele e o André Almeida também sai para o United por 15M daqui 3-4 épocas.

    • AngeloGJ
      Posted Agosto 2, 2019 at 6:06 pm

      Entao eu estar a brincar de FM e’ analisar o mercado e dizer que alguns jogadores podem ainda rendem algum dinheiro ao FCP apesar de já serem velhos para a maioria se forem para mercados específicos, ok…

      Nenhum dos jogadores que mencionei vai sair para os principais 5 campeonatos, são jogadores que jogam no FCP não no Braga, ou seja teem selo pelo menos na teoria de qualidade, os campeonatos periféricos pagam valores desses por jogadores feitos, Os chineses pagam valores desses por jogadores velhos, os árabes pagam isso por jogadores velhos, no México pagam valores altos por jogadores velhos, e você dizem que eu estou a sonhar lol, será que estou a sonhar ou vocês é que só pensam 1+1=2 e não consideram que 4/2×1+0=2, daqui a 2 anos:

      Zé Luís terá 30 anos, Saravia 28, Uribe 30, Marchesín 33, Marcano 34, serão muito provavelmente titulares indiscutíveis de um FCP talvez bicampeão, MAS nunca poderão dar dinheiro ao clube por meio de uma venda e o fim último destes jogadores e’ apenas terminar os contrato milionários que teem e sair a custo 0 porque já estão velhos ?

      People e’ preciso entenderem que o futebol não é um negócio onde a lógica e a razão estão constantemente de mãos dadas porque se assim fosse nunca nenhum multi milionário investiria num clube, porque um clube de futebol simplesmente não é um negócio lucrativo por exemplo…

  • Berto
    Posted Agosto 2, 2019 at 4:04 pm

    No mercado atual qualquer jogador por mais mediano que seja é transferido por um mínimo de 5M. Portanto se uma equipa perder 7 titulares e tiver de ir ao mercado tem de gastar a volta de 50M. A não ser que: 1- apostem em jogadores da formação, 2- contratem no mercado interno, 3- contratem em mercados periféricos, jogadores com preço inferior a 5M. Ao contrário do passado em que vinham contentores, o FC Porto, Benfica e Sporting estão a contratar com critério. Agora a continuar assim e aproveitando que Portugal é uma referencia no talento de jovens jogadores e de qualidade nos treinadores há que fazer como na Holanda e Bélgica e começar a meter os miúdos. Mas para isso se calhar tem que se contratar alguém da formação (equipas B ou sub23) para treinarem na A. Foi o que o Benfica fez com o Lage, foi como perfil de apostar em jovens que se contratou Keiser e fico com pena que não se tenha apostado no Mario Silva para treinar o Porto embora provavelmente ele ate nem tenha o grau exigido para treinar na 1ª liga. Mas teria o conhecimento para tirar o melhor rendimento de Diogo Queirós, Diogo Leite, Baró, Fábio Silva, saber o momento certo de lançar o Diogo Costa.

  • MiguelF
    Posted Agosto 2, 2019 at 4:13 pm

    Mais de 51 milhões e o FC Porto não vai ficar por aqui. Pelo menos mais um médio deve chegar ao Dragão.

    Se chega para ser campeão? Não sei, chega para lutar naturalmente pelo título mas na minha óptica o Benfica parte à frente. Então se o Benfica se reforçar-se melhor (por exemplo um lateral direito titularrisimo e um segundo avançado “acima da média”) partia muito mais à frente.

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 2, 2019 at 4:26 pm

    Penso que o grande problema nem foi o gasto de 51M (que mesmo assim permite ter saldo positivo com base nas saídas de cerca de 30M), mas ser para substituir jogadores que sairam a custo 0. Entre Adrian, Brahimi, Herrera e Hernani, facilmente se conseguiriam mais 40M e assim as contas seriam mais positivas. Este é que foi o grande problema a meu ver.

    No entanto, as contas ainda podem ser equilibradas com a saída de mais jogadores como Chidozie, Osorio/Mbemba, Waris e um dos avançados (temos neste momento 3 PL – Soares, Aboubakar e Zé Luís) pelo que não me aflige o gasto. O que me aflige é apenas pensarmos no retorno desportivo ao acertar estas transferências, visto que apenas acredito que podemos ter lucro com metade das contratações. Pensar a curto prazo dá sempre mau resultado, basta olhar para a casa do vizinho e rival Sporting para perceber o que aconteceu no tempo de BdC e agora se encontrar cheio de dívidas (resolvidas ou em processo) mas que não deixam o clube investir e ser competitivo como os demais.

    Por fim, acredito que ainda será necessário contratar mais um 8, visto Sérgio Oliveira ser curto para titular indiscutível (funciona melhor como duplo pivot, algo incompatível com Danilo) e Romário Baró curto para tantos jogos (será o futuro 8/10 do clube se tiver continuidade). Gostaria também era de ver o plantel fechado de entradas e saídas antes de começar as competições, de modo aqueles jogadores terem a cabeça limpa para o que é necessário.

    Sobre a contratação em si, não conheço o jogador pelo que vou dar o benefício da dúvida. Analisando meramente a frio, não me parece de todo o GR que era necessário.

    Saudações desPortistas (como diria o amigo Ricardo).

    • RicardoFaria
      Posted Agosto 2, 2019 at 6:44 pm

      Boas Francisco,

      Podemos sempre ver as coisas de outra forma (mais agradável pelo menos eheh).
      Imagina que o Porto contratou jogadores com + experiência do que o normal porque pensa que isso será importante na próxima época uma vez que tem vários jovens da formação com capacidade para jogar na equipa principal e quer juntar a juventude a experiência.

      No caso do GR, acho que é importante a vinda de Marchesin porque assim o Diogo Costa vai ter alguém que lhe dê luta ao contrário do Vaná que é inferior e não tem qualidade para um clube como o Porto.

      Quanto ao valor das contratações, acho que só vamos conseguir avaliar seriamente quando a bola começar a rolar de forma oficial porque na pré temporada existem várias condicionantes.

      Saudações DesPortistas! como normalmente digo eheh!)

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 2, 2019 at 11:41 pm

        Boas Ricardo,

        Claro que deve sempre haver uma mésclea entre juventude e experiência. Acho é que a experiência deve ser feita com jogadores de casa, como Danilo, que já tem 26/27 anos e 4 anos de casa ou Telles e Marcano. Obviamente que estas apostas é sempre para retorno imediato, mas imaginemos que corre mal. O que fazer com eles?

        Claro que Diogo devia ter um outro jogador para competir que não Vaná. Mas não penso que seja este a solução, por várias razões. Mas como em todos, dou o benefício da dúvida.

        Espero no final estar enganado em tudo e podermos estar a festejar! Haha

        • RicardoFaria
          Posted Agosto 4, 2019 at 10:42 am

          Eu acho que o Uribe vai ser um bom substituto do Herrera mas são jogadores diferentes, contudo, passa a ser a melhor solução para jogar ao lado de Danilo isto se o SC continuar com o Baró a extremo.

          Eu acho que o Marchesin é uma boa opção no sentido que é um GR experiente e pode ser titular 1/2 anos até ao Diogo lhe ganhar a titularidade. Acho é que é caro mas agora acho que todos os jogadores custam caro eheh.

          Há que ter confiança nos nossos e acreditar que é possível conquistar novamente o campeonato e os restantes títulos nacionais :)

          Saudações DesPortistas!

  • Primo do Mendes
    Posted Agosto 2, 2019 at 5:07 pm

    De todos os jogadores que o Porto comprou só há que eu ache que seja acima da média e vai resolver – Nakajima. Todos os outros, são obviamente escolhas do treinador e vão ser tão bons quanto o Fernando Andrade, Waris, Mbemba, Loum, Manafa, etc…

  • jlgoncal
    Posted Agosto 2, 2019 at 6:08 pm

    O Porto fez cerca de 100M em transferências e gastou 51M mais os 70 ou 80M da Champions, portanto o saldo financeiro é claramente favorito e ainda deve sair alguém principalmente do ataque e dos centrais… se saíssem a titulo definido, Chidozie, Mbemba e Aboubakar não me admirava nada.

    Problemático a nível desportivo, não é um GR de 31 anos internacional por 7M€ mas sim um Uribe e um Zé Luís com 28 anos e com pouco espaço para serem lucrativos e a não venda do Soares com 28 Anos pelos 20/25M€.

    • Joao Duarte
      Posted Agosto 2, 2019 at 6:51 pm

      Fez 84,5M, tem um saldo positivo de 32M. Mais Champions. Vai gastar mais, mas também não pode gastar muito mais que 70M em reforços.

      • jlgoncal
        Posted Agosto 2, 2019 at 7:06 pm

        Sim tem um pouco mais que isso, cerca de 86M de vendas com o Fede Varela e o Omar Govea mais os empréstimos para a Suiça e Turquia que sempre dão alguma coisa, menos as comissões deverá andar ligeiramente abaixo dos 80M€ para ser certo.

        Estou de acordo com o limite dos 70M€ para a estabilidade financeira, mas acho que ainda vamos ter um encaixe de pelo menos 10M€ até o final da janela de transferências e espero que o Uribe feche o plantel mesmo que saia mais alguém como o Marega ou o Soares.

  • coach407
    Posted Agosto 2, 2019 at 6:13 pm

    Tem tudo para ser uma excelente contratação do ponto de vista desportivo, tal como Uribe. Pena é ser mais um trintão, seguido de mais um jogador de 28 anos se o FC Porto garantir o médio.

    Obviamente o FC Porto está a construir uma equipa muito maturada e isso pode desequilibrar a balança para os portistas na próxima época. A experiência faz a diferença. Por outro lado, ter uma equipa com muitas jovens promessas também tem lados positivos porque os miúdos são muito ambiciosos e trabalham muito mais que um jogador em final de carreira, normalmente. É diferente seres o Rúben Dias e quereres chegar ao Real Madrid ou seres o Pepe, já teres ganho tudo no Real Madrid e vens cá jogar com os amadores. Por um lado, já não tens o boost motivacional para querer estar a um patamar de elite mundial e isso pode fazer uma diferença brutal naquilo que vai ser toda a tua vida (caso do Rúben Dias ou do Ferro). Por outro lado, Pepe e Marcano têm imensa experiência, em diferentes ligas, tiveram muitos treinadores, defrontaram avançados de elite mundial imensas vezes e esse conhecimento todo acumulado é super importante, além de ajudar os outros a se desenvolverem. Dias e Ferro só sabem o que é jogar no Benfica e em Portugal. Dias já tem experiência de seleção e de Champions, o que o levou a desafios diferentes, mas Ferro nem isso. O melhor avançado que deve ter defrontado deve ter sido o Diagne, Soares ou o Bas Dost. Poderia ter defrontado jogadores como Jovic ou Haller, mas o Lage optou pelo Jardel. Pode-se dizer que o Ferro é claramente um menino ao lado de Pepe e Marcano que defrontaram Messi ou Cristiano Ronaldo, por exemplo. Parecendo que não, é algo a ter em conta.

    O Jonas depois de enfrentar os centrais da La Liga durante anos parecia um adulto a jogar à bola com crianças no meio dos centrais do nosso campeonato que lá sabiam o que era jogar contra avançados a sério.

    Ainda assim, os restantes jogadores “maturados” do FC Porto vêm de países onde se ganha muito bem, como México ou Rússia, têm idade, mas estão longe de acrescentar a experiência de jogadores como Pepe, Marcano, Siqueira, Jonas, Saviola, Casillas, Júlio César, Mathieu, Bas Dost, Nani, Aimar, Fábio Coentrão quando foi para o Sporting… jogadores que chegam com mais experiência, jogaram em campeonatos muito competitivos, apresentaram-se em boas condições físicas e acrescentaram qualidade aos respetivos clubes com muita facilidade. Ainda assim, mesmo vindo de campeonatos que não são de topo mundial, são aquisições que agregam valor no curto prazo, teoricamente.

    • cards
      Posted Agosto 2, 2019 at 8:42 pm

      Os defesas centrais do Benfica mostraram no dragão como se defende já o Pepe mostrou como ser comido por um puto de 19 anos e pelo melhor ponta de lança suíço.

  • cards
    Posted Agosto 2, 2019 at 8:39 pm

    O núcleo duro do porto saiu todo Casillas, Filipe, Herrera, Brahimi e isso penso que será fatal para o Porto.
    Na defesa saíram Casillas, Maxi Militão e Filipe os seus substitutos Marchesín, Marcano,e Saravia são piores logo a defesa está mais fraca.
    no meio campo saiu o motor (Herrera) e Óliver os que entram são piores.
    Nas alas o Porto está muito melhor
    No ataque entrou Zé luís e não saiu ninguém aqui o Porto está melhor.
    No geral o Porto piorou na defesa e meio campo, já no ataque está muito melhor.
    Chega para ser campeão? Penso que não houve muitas mudanças.

  • Manager de Bancada
    Posted Agosto 3, 2019 at 3:04 am

    Se atendermos que qualquer tipo que saiba dar dois pontapés numa bola hoje em dia custa 10-15 M€ e face a sangria deste ano facilmente se percebe este valor que ainda pode naturalmente subir.

    Pessoalmente não concordo com a contratação de jogadores de 28 anos.. Deixo aqui a excepção a Marchesin pois pelo mesmo valor não se encontrou outra opção válida. Os jogadores de 28 estão no seu auge mas muitos deles daí é para a frente é decair veja-se o caso do Adrien Silva. As equipas são formadas por jogadores experientes aos quais se juntam um ou outro jovem normalmente descoberto no estrangeiro que pode dar ou não. Neste caso o FC Porto está a fazer o inverso como perdeu os seus experientes, estará a contratar jogadores maduros para juntar as apostas jovens que desta vez vêm de dentro. Espero que se concretizem estas apostas!

    Dos reforços tenho duas discordâncias fulcrais. Primeiro Marcano, tentando esquecer o facto de ter saído a custo 0 o ano passado recusando renovar, é um jogador fiável mas que claramente está a entrar na fase descendente da carreira, ainda custou pelo menos 3 milhões e assina por 4 épocas?!? Mais não fazia falta alguma. Apenas vem de facto cortar crescimento aos diogos e aposta concreta em Mbemba e Osório pelo que pelo menos 1 deles devia sair.
    Depois Saravia.. Custou 5,5 não defende (neste caso é ainda pior que o João Pedro) ou seja uma contratação totalmente disparatada tendo em conta os que já existiam no plantel nomeadamente o Tomás Esteves.

    Os outros vou esperar para ver.

    Manafá está a perder oportunidades atrás de oportunidades.

    Agora reforços desejados.
    Tenho pena que não se contrate o Almendra que me parece uma máquina que daria um bom retorno. Penso que se devia contratar um extremo direito e neste caso Pavon seria o eleito. Na minha opinião deveriam sair Marega e Soares (Aboubacar é de longe o melhor avançado pelo que a falta de oportunidades me preocupa seriamente) e para os seus lugares gostaria de ver Roger Guedes e Pedro Guilherme.

    Sonho seria o Everton do grémio. Um negócio a lá Nakagima talvez fosse aceite ou seja uns 20 M por 50% do passe. Mas este era sonho que acredito viria dar show para cá. Obviamente a vir este não vinha mais nenhum para o ataque e alas.

Deixa um comentário