Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto leva a melhor no Clássico e continua na luta pelo título; Uribe resolveu num lance fortuito; Pepê confirmou; Sporting teve as melhores oportunidades na 1.ª parte, mas apagou-se depois do 0-1; Chermiti mesmo assim falhou o empate; Diogo Costa voltou a ser decisivo; Esgaio foi lançado aos 55′ e saiu aos 70

Sporting 1-2 FC Porto (Chermiti 90’+7; Uribe 61′ e Pepê 90’+4)

O FC Porto superou o Sporting pela 3.ª vez esta época e fica assim novamente a 5 pontos do Benfica. Os leões, dando sequência ao que tem sido esta época, tiveram 3 grandes oportunidades na 1.ª parte, por Edwards (com a baliza à mercê), Trincão (em grande posição) e Chermiti (rematou contra Marcano quando tinha tudo para marcar), mas voltaram a pecar na finalização e depois do 0-1 denotaram a habitual fragilidade psicológica, pouco acrescentando durante 30′. Mesmo assim, Chermiti ainda teve o 1-1 nos pés em cima dos 90′, e já nos descontos viu o empate ser-lhe negado pelo VAR numa recarga. Já a turma de Conceição, como na final da Taça da Liga, revelou-se eficaz, faturando em duas das três oportunidades que teve. Os dragões, apesar de Taremi ter atirado ao poste nos primeiros 45′, foram inferiores até ao intervalo, mas com o golo do Uribe, num lance fortuito, geriram o resultado como fazem habitualmente. Pepê, que foi dos melhores, acabou por confirmar a vitória nos descontos, numa partida em que Diogo Costa voltou a ter um papel decisivo (negou um livre a Edwards, o 1-1 cantado a Chermiti e novamente o empate num remate de Arthur). João Mário também esteve em destaque. Nos leões, houve muito Ugarte, mas as substituições de Amorim não resultaram. Nuno Santos entrou muito mal, Paulinho também nada acrescentou, enquanto Esgaio foi lançado aos 55′ e saiu aos 70′ para dar o lugar a Arthur (o técnico leonino, a perder, quis um elemento mais ofensivo).

Destaques:

Sporting: Derrota dura e que deve ditar desde já o adeus ao 2.º lugar e à qualificação direta para a Champions. Tal como no jogo da 1.ª volta ou da Taça da Liga, os leões criaram situações suficientes para conseguir outro resultado, mas pecaram na eficácia e viram o FC Porto aproveitar os seus erros para conseguir mais uma vitória. Na 1.ª parte, foram até muito superiores (3 lances de golo flagrantes) e, apesar de no 2.º tempo terem baixado bastante o nível, foram a equipa que mais tentou e mais bola teve ao longo dos 90 minutos. A atuação de Amorim, que surpreendeu ao apostar em Fatawu (que nunca tinha sido titular), Trincão e Bellerín e deixar no banco Nuno Santos, Paulinho e Esgaio, também não ajudou o Sporting, mostrando uma grande confusão de ideias (tirou Trincão logo aos 34’ para meter Paulinho a extremo e depois colocou Esgaio aos 55’ para o voltar a tirar 15 minutos depois, fixando Arthur numa posição onde ainda não tinha jogado). No meio de tudo, Ugarte fez uma grande exibição, apesar de ter ficado ligado ao golo sofrido com uma infelicidade, Inácio também esteve em destaque e Edwards falhou um golo cantado, mas foi o único a desequilibrar (na parte final foi bem visível um ‘quase desespero’ dos colegas para passar-lhe a bola). Chermiti voltou a marcar, mas perdeu outras duas boas chances, Bellerín fez bons 45 minutos, enquanto Diomandé mostrou personalidade e Arthur sacou um grande cruzamento para o 2-1. Já Pote regressou à posição 8 e voltou a estar errático e pouco influente, Trincão perdeu mais uma oportunidade, Nuno Santos entrou muito mal (só cruzamentos falhados) e Paulinho nem se viu.

FC Porto: Vitória importantíssima para a turma de Conceição, que faz o pleno em duelos contra o Sporting este ano (3 jogos, 3 vitórias). Mesmo com muitas baixas, os Dragões souberam ser competitivos e, apesar de algum sofrimento na 1.ª parte e do pouco caudal ofensivo ao longo dos 90 minutos, aproveitaram um erro adversário para se colocarem em vantagem e depois souberam jogar com o relógio para garantir o triunfo. Neste sentido, Diogo Costa foi decisivo com várias defesas e eficaz controlo da área, Uribe desbloqueou o encontro e João Mário e Pepê (muita potência) foram as principais unidades ofensivas. Já Galeno ou Taremi voltaram a estar pouco em jogo, tendo o iraninao ainda falhado a outra grande chance do FC Porto (acertou no poste), a meias com Marcano (perdeu a recarga em excelente posição). Também Grujic ou André Franco voltaram a não convencer. Nota ainda para os regressos de Manafá e David Carmo, que entraram perto do fim para ter os primeiros minutos em meses.

XI Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Bellerín, Ugarte, Pedro Gonçalves, Fatawu, Trincão, M. Edwards, Chermiti.

XI FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Uribe, André Franco e Grujic; Pepê, Taremi e Galeno

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

73 Comentários

  • tiagoagm
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:54 pm

    O jogo muda apos o chouriço do uribe. Depois o Sporting arriscou e levou o segundo. O sporting foi claramente superior ao porto mas o golo sofrido mudou tudo. O porto jogou ontem como uma equipa pequena. O paulinho é simplesmente mau.

  • GilCardoso
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:12 am

    Depois de ter passado mal e perder demasiados jogos contra o Amorim, o Conceição lá alterou a maneira de jogar do FCPorto de modo a conseguir o mais importante: ganhar.
    “Basta” retirar profundidade e entregar a bola ao Sporting que eles já não sabem o que fazer. Ainda assim, errando aqui e acolá, concederam espaços para os contra-ataques do Sporting, onde realmente são fortes com a sua largura e verticalidade. Tirando isso, criam muito pouco em organização ofensiva.

    Em boa verdade, também já estava cansado destes anos todos a ser superior em praticamente todos os jogos e acabar a levar na pá com golos de Yannick Djaló, Tiuí e outros que tal, por isso, jogar bem ou mal especialmente nesta fase com tamanha densidade competitiva é-me indiferente. Quero é ganhar!

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 12:44 pm

      Desde quando é que o Sporting ganha com regularidade ao Porto? Golos do Djalo e do Tiui quase que foram no século passado amigo.

      O Sporting não ganha ao Porto para o campeonato desde Agosto de 2016…

      • GilCardoso
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:01 pm

        Em finais, desde 2000, só este ano é que vos ganhamos. Foram 6 finais perdidas.
        De 10/11 até 21/22, em 12 jogos em vossa casa para o campeonato, só conseguimos ganhar 1, em 19/20.

      • Sporting1906
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 1:55 pm

        Essa última frase é assustadora. Até ao próximo jogo com o Porto vão ser 7 anos sem lhes ganharmos um jogo para o campeonato.

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:13 am

    Relativamente ao jogo, ele tem duas partes distintas. Até ao golo do Porto e a partir daí.

    Penso que o Sporting tem um claro défice de eficácia desde que Amorim entrou no clube, claramente mascarado por uma época superlativa de um jogador, que foi Pote há 2 anos e Sarabia o ano passado. Nesta época, não havendo torna tudo mais complicado. Só na primeira parte tem 4 oportunidades de golo não concretizadas contra 2 do Porto. E depois a teimosia de Amorim é o seu defeito e o seu feitio, ela não apareceu agora. Se acreditou nas suas ideias na 1ª época e resultou, ele continua a acreditar que está a fazer o melhor e a conferência de imprensa é resultado disso mesmo.

    Após o golo, o Porto a ser Porto. Sérgio Conceição já percebeu que não tem antídoto para a táctica Sportinguista, então a solução passa por baixar as linhas, dar a bola ao adversário e tentar transições rápidas. É bonito? Nem de longe, mas ultimamente tem sido eficaz. Ou seja, apodera-se um bocadinho da sorte e acaba por conseguir fechar os caminhos à baliza. No passado jogávamos melhor que o Sporting e perdíamos, agora é o inverso.

    Relativamente aos jogadores, no Sporting destaco Ugarte. Falam que no Porto há este e aquele mas Ugarte é mais raivoso que muitos pitbulls. Agora não gosto dele como adversário mas ia adorá-lo na minha equipa. Ele sozinho enche aquele meio campo permitindo que outros jogadores se libertem. Se aprender a dosear a agressividade nas disputas de forma a levar menos amarelos (só no campeonato tem 8, segundo a indicação de ontem da televisão), não ficará muito tempo em Alvalade.

    No Porto, o destaque tem que ser Pepê. O nosso novo faz tudo! O homem é segundo avançado, o homem é extremo, o homem é interior, ele até é lateral. A sua progressão com bola tira uma defesa do sério e a qualidade que coloca nos lances (quando está moralizado) faz com que tudo o resto pareça cinzento (e nas últimas exibições portistas há muito cinzento).

    Mas as ausências fizeram-se notar e muito. Taremi não é, nem nunca será jogador para ser PL numa equipa, Otávio faz muita falta para os equilíbrios (mas houve um bom jogo de Franco) e Grujic atrasa muito a nossa posse (o único passe que fez de primeira deu golo).

    Sobre a arbitragem, para variar volta a ser o tema da conversa da maioria dos blogistas. Tendo em conta a parcialidade com que se comenta a mesma vou deixar de o fazer completamente porque é uma dualidade de critérios gritante. Só neste jogo, toda a gente fala do amarelo que faltou exibir a Pepe (e faltou) mas ninguém fala do lance de Gonçalo Inácio que sendo o último defensor era vermelho. Porquê? Porque foi contra o Porto e a retórica é sempre que nós só somos beneficiados. É pena que o futebol é mais que isto.

    Um abraço para todos os isentos (Tiago, Gonçalo) e o ausente (Ricardo), além do Vermelhudo que acaba sempre por alegrar todos sem denegrir ninguém.

    • Vermelhudo
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 12:18 pm

      Pois vou agradecer as simpáticas palavras do amiguinho dizendo que muito do que se fala sobre a arbitragem tem o seu quê de inconsequente e até estéril, porque a galera vive muito o clube e tende a ser bastante tendencioso. E aqui “bastante” é mesmo eufemismo. Ahah. Mesmo dentro da arbitragem nem sempre há consensos, pois algumas regras têm também uma margem de livre apreciação que vai depender da forma como determinado juiz vê as coisas. Portanto, haverá sempre discussão. E eu aprendi isso quando era muito guri, percebi que a galera até nem gosta muito de bola, gosta é que o seu clube ganhe. E são opções, eu por exemplo gosto muito mas muito mais de jogar do que de ver, e quando vejo é para tentar analisar as opções dos treinadores.

      Aprendi com Lord Ares e com a gárgula Golias, um dos meus heróis, a analisar as coisas do ponto de vista tático na vida. Aliás, quem viu o show das gargulas percebeu que, quando eles foram amaldiçoados, o Golias ficou numa posição pensativa, refletindo durante séculos até despertarem. Não foi por acaso, poucas coisas o são e muita galera não está atenta aos pormenores.
      Não foi por acaso pois os grandes líderes são os que também pensam bem antes de acções importantes. É um dos meus grandes mentores e por vezes trocamos ideias cá em casa e daqui a uns tempos contarei algumas aqui em contexto de masterclass.

      Voltando à bolinha, pois o Sérgio é um treinador pragmático, tem os seus defeitos como é óbvio, mas acho que tem feito um bom trabalho num Porto que já não é hegemónico em Portugal. Não por culpa dele, mas porque a diferença que havia para os seus rivais tem-se esbatido. Este Sporting é uma equipa habilidosa e o Sérgio não fez mal em dar a iniciativa ao adversário. Não vi o jogo, estava trabalhando, mas pelo que leio foi uma boa partida e isso já é positivo.

      Vamos ver como este ano acaba. Acho que muito piano vai cair na tola de alguma galera. Ui ui ui… Ahahah!
      Tchim-tchim!

      • Francisco Ramos
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 1:16 pm

        Tio Vermelhudo,

        Se for doseado, esta paixão pelo futebol e os seus clubes até é positiva. O problema é que regra geral ela não é efetuada por ninguém, seja qual for o clube. E só nos últimos tempos podia pegar em vários exemplos que vejo quando falam do Porto (que é o meu clube e o único que vejo os jogos), exemplos esses que são referidos como “não tem nada a ver, isso é uma falácia”. Que é a melhor desculpa quando não temos argumentos válidos para o nosso enviesamento!

        Sobre as equipas técnicas, acho que ontem Amorim fez por perder o jogo e Sérgio fez o que melhor sabe para o ganhar quando se colocou em vantagem.

        Amorim teve uma má abordagem inicial e nas substituições. Colocar Fatawu para o 1 para 1 mas sem capacidade defensiva, quando a ala mais forte do Porto é a direita foi um erro. Com o Porto a controlar a largura, colocar Paulinho no lugar de Trincão foi outro erro, pedia-se alguém que conseguisse jogar melhor por dentro, nem que fosse entrar Mateus Fernandes e subir Pote (fica muito desaparecido do jogo a 8). Depois fazer entrar e sair Esgaio foi matar completamente o jogador, podia deixar a central pela direita e colocar Arthur na mesma, até era mais ofensivo tendo em conta que o Porto estava constantemente a recuar as linhas. Estes são 3 exemplos de como pareceu “perdido” Amorim ontem.

        Conceição percebeu como não deixar o Sporting ser superior. Obviamente a manta nem sempre estica e há oportunidades que aparecem, até porque do outro lado também está uma equipa de grande nível, mas a tática tem sido sempre expectativa no 0-0 e quando consegue a vantagem, recuar linhas, dar posse (temos acabado sempre com menos posse de bola) e apostar nas transições rápidas. Tanto que se tem dito que nos últimos jogos, se o Sporting estivesse em vantagem ao intervalo não seria crime nenhum. Mas nas contas finais o que conta são os pontos e SC já nos habituou que primeiro vence e depois é que convence (se não convencer por ele está tudo bem igual).

        Ambos os treinadores mostraram que os seus planteis têm algumas lacunas. O 5º homem no processo defensivo é sempre feito pelo lado esquerdo portista, o meio campo raramente existe na ausência de Vitinha (e daí ter surgido ainda mais Diogo Costa), o Sporting está sem alternativa a Matheus Nunes e falta um claro jogador de definição no último toque ao ataque Sportinguista.

        E como dizia o anúncio do genérico do Dragon Ball, não percam os próximos episódios porque nós… também não!

  • ArdenteVoz
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:52 am

    Algumas notas :

    • Um jogo muito intenso onde o Sporting (1a parte) teve oportunidades para marcar e complicar a vida ao Porto. Mas ao sofrer, logo se tornou uma presa fácil para que o Porto possa controlar o jogo de maneira muito fria e experiente. 
    • Diogo Costa não deve ficar no verão, que guarda-redes, de certeza que vai ser de topo. Gostaria muito que fosse para o United, para render o De Gea e ocupar o lugar durante vários anos. Pena que tenha sido “lançado as feras” no Mundial, onde diga-se não foi ajudado pelo quarteto a sua frente (exceto Pepe). 
    • Sérgio Conceição não mete a equipa a jogar a bola, mas sabe ganhar e é o que se pede! Esteve muito em, sobretudo tendo em conta as ausências de peso. Um treinador que faz muito com pouco, gostava de o ver assumir um clube que lhe dê muito para ver se também é um treinador de grandes plantéis. 
    • Gosto muito do Amorim, mas hoje esteve muito mal. Parecia estar quase em pânico por momentos. 
    • O Porto sem Evanilson (que permite ao Taremi ter muito mais liberdade nos movimentos) não é o mesmo. Mas o Porto sem Otávio… De longe o jogador mais importante da equipa, o motor, joga e faz jogar. Compreendo que não se goste da pessoa dentro do campo, mas é absolutamente fulcral no Porto. 
    • Nota sobre o futebol em Portugal. Não gostamos de futebol, não falamos de futebol, nem de tática ; em Portugal o tema principal é : escandalos. Num Classico limpo, onde não houve casos, vejo aqui muitos poucos comentários, sobretudo de certos users que sempre comentam.Só na noticia da suspensão do SC foram 29 comentários. Uma noticia dessas consegue ter mais comentários que um jogo de futebol (25 ás 8h50) entres dois dos maiores clubes do pais. Engraçado é que muitas vezes são as mesmas pessoas que tanto criticam a CMTV (e mídias do mesmo genero), finalemente não são assim tão diferentes. Infelizmente acho que já é algo que está enraizado e que será dificil mudar. Basta assistir em jogos de escalões inferiores, incluindo jogos entre crianças, para poder apreciar o nível intelectual do “adepto português lambda”. 
    • Semana a todos, que boa já é! A Champions está de regresso

    Saudações DesPortistas

    • Fadista
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:05 am

      O Sérgio Conceição dificilmente vai ganhar algo em algum clube fora do Tugão, aqui é a praia dele e do clube onde está inserido.
      Quanto ao facto de não se gostar de falar do futebol, é verdade, mas e como dizes num clássico sem casos, logo pela manhã vêm a newsletter do Fcp, dizer que o Gonçalo Inácio devia ter sido expulso, e nem uma palavrinha para a pisadela do Pepe, é mesmo de quem está muito interessado em falar de futebol… Ontem pareciam anjinhos, se tivessem perdido, queria ver as atitudes de nojo, como já é habitual…

      • ArdenteVoz
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:29 am

        O Sergio em 6 meses no Nantes, na Ligue 1, passou de 19° a 7°, é um tremendo treinador (com claros problemas de gestão das emoções, mas transmite um grande espírito combativo por onde passa).

        Nunca disse que o FCP ou os adeptos portistas falam de futebol e não de arbitragem. Falei do adepto português no geral, dos quais os portistas também fazem parte.

        Desde a expulsão do Bah há uma perseguição ás pisadelas. O Bah foi bem expulso, o Racic foi bem punido com um amarelo. A pisadela do Pepe ontém? Sim merecia amarelo, mas não acho escandalo nenhum. Há falta do Inácio sobre Pepê e possível vermelho? Sim há, mas não é escandalo nenhum (não imagino se fosse o contrário, a caixa de comentários ía abaixo).

        Finalemente, não achas que temos todos telhados de vidro? Ou os maus da história são sempre os jogadores do Porto e os outros meras vitimas? Já vi atitudes bastante nojentas do Ugarte e do Matheus Reis por exemplo. Infelizmente futebol gera emoções, multiplicadas por os 40’000 adeptos presentes no estádio, e muitas vezes excedem, faz parte. O que é préciso são sanções á altura do excedimentos.

        Saudações DesPortistas

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:25 pm

          Quando digo “se se aceita o amarelo”, quero dizer que, por exemplo, no Benfica Sporting houve varias pisadelas, e a pisadela do Racic, naquele jogo, seria pior que as outras, mas passava, porque entrava no criterio do arbitro de nao punir entradas “sem intencao”, mas imprudentes, que acabam mal, mas onde nao ha maldade pura e dura.

          O Benfica fez 7 faltas para 4 amarelos e 2 vermelhos.
          O Braga fez 19 e ficou-se por 6 amarelos.

          Eu sei que isto nao e tudo, e nao vou estar a dissecar mais, porque teriamos de ver a gravidade das faltas, etc. Mas alguma coisa diz.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:19 pm
          1. O lance do Bah e mais perigoso que o do Racic ou do Pepe. E sem intencao, porque quando ele vai meter o pe o Pizzi faz o passe e onde estava a bola passa a estar a perna dele. O vermelho e clarissimo e a entrada e nao e igual a do Racic ou a do Pepe.
          2. Agora, a do Racic nao e nada menos que vermelho na mesma. Se se aceita o amarelo? Claro, mas naquele jogo? Com o criterio que ele teve? Os lances nao precisam de ser identicos para serem julgados dentro do mesmo criterio. Ve a repeticao por tras (com o jogador do Benfica de costas), e ves perfeitamente que o calcanhar do Racic vai acertar no pe, e todo o resto acerta na perna. Nitido. Na continuacao do movimento, depois, ele termina a mais sobre o pe, mas nunca na vida se pode dizer “que foi no pe entao foi diferente”. Ate porque no pe continua a ser vermelho, depende do lance. E quanto a dinamica, a bola esta la, o Racic vai cortar e a bola sai, e fica a perna do jogador… logo, na abordagem imprudente, com ou sem intencao, estamos a falar do mesmo criterio. Depois, no resto, quanto a dureza da entrada, claro que a do Bah e pior, mas a do Racic e na mesma para vermelho.

          Ja a do Pepe, ontem, nao me parece vermelho. Ele inclusive toca na bola e depois e que calca o adversario (no pe apenas). A abordagem e diferente, o sucesso ao tocar na bola atenua e nem sequer e tao violenta como as outras.

        • troza
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 12:07 pm

          O claro imparcialismo… faltas iguais, o Bah foi bem expulso, o Rastic viu amarelo e foi bem mostrado e o Pepe não levar não foi escandalo nenhum :D

          • Fadista
            Posted Fevereiro 13, 2023 at 1:47 pm

            Ehehehe, é mesmo isto, se o bah não fosse expulso e o Racic tivesse sido expulso, acho que não havia mais futebol esta época, assim é tudo rosas… isto nem inventado para esses artistas…

          • ArdenteVoz
            Posted Fevereiro 13, 2023 at 12:48 pm

            Bah atinge Pizzi a meio da tibia, o vermelho é lógico ; Pepe et Racic atingem os adversários em pleno pé. Concordo que a do Racic possa ser pior que a do Pepe porque o Racic causa a rotação do tornozelo do Aursnes, enquanto o pé do Chermiti fica fixo ao chão. Mas nenhuma das duas é merecedora de vermelho. Uma mentira dita mil vezes torna-se uma mentira dita mil vezes. Palavras não mudam fatos.

            Saudações DesPortistas

      • GilCardoso
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:18 am

        Ah, e quanto à primeira “adivinhação”… Por nós, portistas, pode cá ficar o tempo que quiser! É bom sinal quando os rivais não gostam dos nossos jogadores/treinadores.

        Então se o vosso “presidente” continuar a mandar taroladas, melhor. Nós agradecemos ?

      • GilCardoso
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:07 am

        Se for para andar todas as semanas a analisar frames, sem ter em conta o contexto de cada jogada, então os jogos passam a acabar com cada equipa reduzida a 8/9 jogadores. Pelos frames, o Edwards e o Ugarte também podiam ser expulsos. Depois vai-se a ver e são lances fortuitos.
        Quanto ao lance do Inácio, não sei dizer se era para expulsão, mas era claramente falta. Pena que o “portista” Artur Soares Dias não tenha visto/assinalado.

        • ArdenteVoz
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:36 am

          E o maior problema das recentes analises introduzidas pela VAR. Futebol é desporto resultando de movimento, de velocidade, de força e muitas outras leis da fisica. Não se pode analisar um lance limitando-se á analise de uma imagem parada para ver se há contacto ou não. Para mim a analise deveria ser feita em dois tempos :

          1. Primeira analise com a imagem parada para ver se há contacto ou não.
          2. Segunda analise com o video da suposta falta. Em velocidade real, o contacto é suficiente para ser falta?

          Isso de analisar imagens paradas não serve para nada, só para poder criar mais “escandalos” e poder alimentar as tais teorias de conspiração.

          Saudações DesPortistas

          • Mantorras
            Posted Fevereiro 13, 2023 at 3:06 pm

            O problema e que continua a ser muito subjectivo, na maioria dos casos, porque se quer que assim seja. Os contactos nao sao assim tao dificeis de julgar como se faz parecer muitas vezes, convem e as regras serem claras, e de preferencia, feitas de forma a excluir ao maximo a subjectividade.

            Mesmo com VAR, e vamos subtrair aqui os queixas entre grandes, porque ja sabemos que esses, pelo menos contra os pequenos, sao sempre muito mais ajudados que o contrario, todos sabemos que muitos lances sao na mesma falta, com VAR, numa area e nao sao na outra. E isto nada tem a ver com dificuldade em analisar imagens ou algo parecido.

            Esses pontos que referes penso que ate ja sao parte do “processo” de analise de imagens, devem constar das formacoes dos VARs por ai fora e tudo. Nao chega. Ha que divulgar os audios e publicar os relatorios. Transparencia nunca fez mal naquilo onde nao tem interferencia com mais nada a nao ser esclarecer. E alem disso, sancoes fortes a quem falha vergosamente.

            E quanto a regras, convem caminhar no sentido objectivo, e dou exemplos: as alteracoes do fora de jogo, como em Inglaterra, sai automatico e quem quiser pode chorar a vontade. Zero subjectividade. E nos casos de mao na bola, por exemplo, juntando a “postura natural” e aumento de volumetria com “a bola vem de um adversario e nao e, por exemplo, um corte que bate na mao dum companheiro” a coisa fica muito pouco subjectiva.

            • ArdenteVoz
              Posted Fevereiro 14, 2023 at 8:03 am

              Não concordo por completo com o facto de excluir ao maximo a subjectividade. O nosso dia a dia está rodeado de subjectividade. Por exemplo, a lei devem ser as regras mais objectivas que possa haver. Mas durante um processo é pedido ao juiz de usá-las com subjectividade, chamado “poder de apreciação” ; pelo meno é assim aqui na Suiça onde estou a viver, e deve ser igual em Portugal.

              O problema não é haver subjectividade ou poder de apreciação, o problema é que não há controlo nesse aspeto. O juiz que usa mal o seu poder de apreciação vai ver a decisão que ele tomeu pela a autoridade acima dele e até pode ser sancionado se usou demasiado mal o seu poder. O que significa que a um controlo que é feito á decisão do juiz. Agora um arbitro nunca é controlado, é se houver um controlo, ele nunca vai ser castigado. Aí concordo completamente contigo. Antes de tudo, os arbitros deveriam ter conferências do tipo “flash interviews” onde possam explicar uma ou outra decisão. As comunicações do VAR com o arbitro deveriam ser divulgadas (como é no Rugby se naão me engano e no Basket se não me engano) e claro que relatórios deveriam ser publicados. Mas sempre com o objectivo de melhorar a qualidade dos nossos arbitros e não de usar isso par justificar uma vitória ou uma derrota de qualquer equipa. A fronteira entre a transparência pura e o uso dela para atingir os próprios objetivos é muito fina.

              Também acho que os pontos que referi já devem fazer parte do processo. O meu comentário não era destinado aos arbitros mas aos comentadores (televisivos, blogs, cafés, etc) que só se apoiam numa imagem mostrando um contacto para justificar uma “roubalheira”.

              Saudações DesPortistas

              • Mantorras
                Posted Fevereiro 14, 2023 at 10:47 am

                Em relacao a punir e as accoes necessarias para que tudo seja mais transparente: concordo com tudo.

                Quanto a subjectividade, eu acho que estamos de acordo nisto:

                • Nao me parece desnecessaria a subjectividade na apreciacao, parece-me evitavel sempre que possivel. Como? Tornando as regras, tal como dizes em relacao as leis, mais objectivas.
                • O problema nao sao interpretacoes subjectivas, sao interpretacoes criativas que se apoiam na subjectividade presente em muitas leis do futebol para se desculparem e nem sequer serem punidos.
                • Cada caso continuara a ser um caso, mas com leis mais objectivas a analise “subjectiva do arbitro” estara perfeitamente ao alcance do nosso entendimento, sendo publico o audio das comunicacoes com o VAR e sendo dada ao arbitro a oportunidade de esclarecer a sua apreciacao no final de cada partida.

                Onde acho(!) que divergimos:

                • Arbitrar tem pouca subjectividade, pelo menos comparando com um juiz num tribunal. Nao se trata de um caso onde as provas sao de multiplas origens, veem dispersas no tempo e tem que ser colocadas em contexto. Nao ha testemunhas, depoimentos, ou versoes A e B para contar.
                • No desporto ha uma fonte de provas apenas, bastante clara e imediata, ao ponto de se poder julgar a coisa como “sem prova e porque nao aconteceu”. E no futebol e mesmo assim e tem de ser assim, ou seja, se nao ha imagem… segue! E a unica versao e a versao das imagens.
                • O arbitro e VAR decidem baseado em factos, as “provas”, no desporto, nao tem graus de credibilidade. Pede-se interpretacao, nao se pede investigacao.
                • Ha um incentivo grande para que a decisao tenha “o maximo de suporte de provas” e seja tomada no “mais curto espaco de tempo”. E conseguiu-se, ou seja, em segundos estao reunidas todas as provas e pede-se ao arbitro que seja rapido, para nao impactar muito o jogo, idealmente, que decida em segundos. Nao ha espaco para ser “demasiado” subjectivo e tambem nao e necessario, so e necessario que se qeira ser objectivo na analise, porque a subjectividade nao e algo que se queira. Existe por ser necessaria em alguns casos, nao por ser algo bom.

                Na minha cabeca e suposto ser possivel e exigivel que as leis sejam melhores, e que facilitem interpretacoes rapidas e claras, e que haja transparencia durante e esclarecimentos no final. So assim se pudera sancionar com correccao e caminhar no sentido de punir e melhorar.

  • troza
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:35 am

    Pepe perto dos 26 minutos não levou cartão. Se fosse o Ratic era amarelo. Se fosse o Bah era vermelho.

    Ainda outro alguém comentava que o Porto num ano em que não jogava grande coisa estava sempre perto de ganhar. Está aqui a resposta. Pequenos detalhes como estes sempre a favor deles e pronto.

    #Maisdomesmo
    #SóAssim

    • panchuvilha
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 1:43 pm

      Epah, que disco riscado, já quantos comentários fizeste a mencionar sempre o mesmo? Só peço para que logo no Boavista vs Casa Pia não haja nenhum pisão para o Torza não vir fazer mais 7 ou 8 comentários a falar do pisão do Bah e do Racic (tanto comentário a mencionar este jogador e ainda não te deste ao trabalho de ver como se escreve) .

    • BusInTown
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:50 am

      Num jogo Sporting x Porto, vêm falar do Racic e do Bah. Claramente um lance que em nada é parecido com o do Pepe (o do Racic é mais mas mesmo assim não é igual) onde os benfiquistas continuam a manter a narrativa que uma entrada de pitões na perna é o mesmo que uma piscadela.

      Depois digam que são os Portistas que dormem a pensar no benfica.

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:03 am

    Realmente tem sido um “rir a bom rir” com o Sporting este ano, principalmente por causa do Amorim.

    Há tanta coisa incompreensível que um gajo pensa se ele não estará a fazer um servicinho de infiltrado a mando do Benfica.

    Crédito zero.

    • Stravinsky
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:39 am

      Para quem fala de que o “servicinho” para o Benfica era ganhar ao Porto, vocês já estão a pensar muito à frente…
      Era apenas “Amorim, já que és benfiquista, não queres começar a sabotar a época do Sporting?” ?

      Eu continuo a gostar do Amorim, parece-me um tipo impecável mas neste momento acho que já podemos questionar se está a ser uma solução ou um problema… ou ainda não devemos? Elucidem-me, por favor.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 12:51 pm

        Devemos. Devemos sempre fazer isso.

        Eu continuo a achar que Amorim é solução. E talvez esta derrota não tenha sido má. E explico: o Sporting estava naquele limbo de “vamos ver se ainda consegue voltar à luta pelos obetivos”. Com esta derrota, ficaremos definitivamente isolados nio 4º lugar e, portanto, longe de todos os holofotes. Amorim tem agora uma oportunidade de ouro de trabalhar sem pressão, basicamente temos uma pré época de 6 meses (não acredito que o Sporting perca o 4º lugar com todo o respeito pelo Vitória e Casa Pia).

        Acresce ainda aquela ligeira esperança de ir buscar o Braga e a Liga Europa onde era importante amealhar pontos. Mas penso que será mais útil o Sporting trabalhar já para voltar a ser competitivo porque esta época está a ser penosa.

        Mas voltando ao tema, toda a gente deve ser questionada.

    • Vermelhudo
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 9:20 am

      Ahahahahahah… AAAAAAAAAAAAAAhahahahaha.

      Pois eu já andava a dizer há semanas que este Sporting estava muito giro e que a análise tática ao Amon-Rih era sempre muito interessante porque o vosso faraó tem criatividade.
      Galera acha que o Tio Vermelhudo, por falar com Deuses, anda aqui a “trólár”… nada disso.

      Não vi o jogo, estava trabalhando, mas li e ouvi que foi uma primeira parte de qualidade por parte das duas equipas e que Alvalaahd esteve ao rubro.
      Pena foi o que aconteceu ao Esgaio. O gajo foi autenticamente mumizicado vivo pelo Amon. Eu até percebo que, depois do golo, o time precisava de alguém mais ofensivo na ala. Ok. Mas é muito mau para um jogador passar por uma situação destas. É quase humilhante.

      Ele ainda tem muito crédito. Ganhou troféus e tem lançado jovens como a galera sempre pediu. E dá para perceber que tem autonomia e peito feito para mudar hierarquias de grupo se assim o entender.

      Este ano está a ser giro a valer e ainda há muito para acontecer. Ui ui ui… Ahahah.
      Acho que vais levar com o Deus-faráo mais uns tempos. E isso não é nada mau, creio.

      Tchim-tchim!

      • Stravinsky
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:41 am

        “Criativo” é um bom eufemismo para o que tem feito esta época.

        Se o Schmidt tivesse cometido metade dos erros que o Amorim cometeu este ano, já estava a “boiar no Tejo”.
        Isto para dizer que, claro que quando acontece com os outros nós queremos é que as coisas continuem como estão.

        • BusInTown
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 1:28 pm

          O Schmidt levou um clube que estava quase há muito 20 anos sem ser campeão ao título de campeão nacional?

          Que sentido faz comparar um treinador que reformulou o Sporting e trouxe competitividade, a um campeonato que era a dois há muitos anos (tirando a primeira época de Jorge Jesus), para não falar de ter ganho sempre 1/2 títulos por época, com um treinador que vai em primeiro do campeonato, passou a fase de grupos da champions mas cai na taça da liga perante um Moreirense da segunda liga e precocemente na taça de Portugal?

          Cumulativamente a isso temos o facto de ainda não ter ganho absolutamente nada enquanto treinador do Benfica além de capas de jornais.

          O Schmidt se quer fazer um resultado comparável ao Amorim tem que, no mínimo, vencer a liga Europa, caso contrário, é apenas mais um Rui Vitória ou Jorge Jesus que passou pelo Benfica, venceu um campeonato (que ainda não está ganho) e fez uma boa campanha na champions.

          Tenham bem noção do que falam sobre o Rúben Amorim quando tem uma direção a ser alvo das principais claques do Sporting, sempre debaixo de fogo pelos próprios adeptos, uma contínua aposta em jogadores da formação para reformular um clube que esteve às portas da morte depois do episódio de Alcochete mas que mesmo assim tem mais títulos que o Benfica nos últimos anos.

          Vou deixar aqui um lembrete:
          O último título do Benfica é a Supertaça na época 2018-2019 embora os investimentos tenham sido absurdos, não se esqueçam disso quando quiserem falar do trabalho do Rúben Amorim.

          • Stravinsky
            Posted Fevereiro 13, 2023 at 2:49 pm

            É exatamente isto que não suporto no tema “Amorim”.

            Nós sportinguistas temos de estar eternamente agradecidos ao Amorim por ele ter sido campeão e por isso mesmo nunca o devemos questionar. Mais, devemos ser amorinistas e só depois podemos ser adeptos do Sporting. Porque já sabemos que o Sporting não é nada sem o Amorim.
            Uma espécie de mito D. Sebastião.

            Só concordo com uma ideia tua, que é de facto ser muito mais difícil ser campeao no Sporting que no Benfica. Fora isso, parece um rebaixar do Sporting em favor de um Deus Amorim.

            Temos de estar agradecidos eternamente. Já me faz lembrar a história do outro que deve ser titular mas não jogando um charuto.

      • Vermelhudo
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:01 am
        • mumificado. Assim é que é.
    • bpstp
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 9:12 am

      Então está a fazer mal o serviço. 3 jogos com Porto e 3 derrotas.

    • Aybara
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:59 am

      Se estivesse a fazer um “servicinho” a favor do Benfica, tinha feito tudo para ganhar ontem.

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:40 am

      Ai agora já é crédito zero? O que de bom fez no passado já não conta para nada? Juro, que nunca vou entender estes adeptos do ‘culto da vitória e dos bons momentos’. Um clube apoia-se nos bons e nos maus momentos…

      Saudações Leoninas ?

    • 123daSilva4
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:33 am

      Por isso ganhou ao Porto.. Oh wait!

  • Paulinho levezinho
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 7:03 am

    Na primeira parte, tivemos 3 lances iguais na zona do penalti. Edwards manda ao lado, Trincão com o pé direito faz um passe e chermiti também não marca. Assim não é fácil. Tínhamos 2 PL e nada de cruzamentos. O Trincão é o novo vinagre, infelizmente, e o Chermiti já tem tantos golos como o Paulinho. Isto tem que ser analisado.

  • André Pires
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 4:56 am

    Diogo Costa a voltar a ser decisivo, num jogo em que até não lhe estava a correr bem num aspecto onde é forte, no jogo com os pés. Gosto dele, mas tem jogos em que parece que cada remate à baliza vai dar golo. Felizmente hoje não foi o caso.
    Ganhámos um jogo importante com a equipa bastante desfalcada… além de André Franco a titular, que quase nem conta para Sérgio Conceição, ainda entraram Manafá e Carmo que já não jogavam há meses, por pouco não ia dando mau resultado. Ainda assim, espero que seja o início da redenção/recuperação destes dois jogadores, ao contrário de Esgaio e Trincão que parecem ter ficado queimados de vez pelo Amorim.

  • RGarrine
    Posted Fevereiro 13, 2023 at 1:15 am

    Boa primeira parte do Sporting apesar de alguma surpresa em relação ao 11 inicial do e das alterações feitas pelo RA durante o jogo, a demonstrar ansiedade e a transmitir a sua equipa.
    Ugarte (bom raio de ação, combativo mas ainda um pouco fraco nos duelos) e Pote (longe da baliza aparece pouco no jogo). Falta claramente um médio que permita libertar e ajudar a equipa a nível defensivo e que seja líder dentro de campo.
    Ao atacar a equipa apresenta bons pormenores técnicos e dinâmica mas acabam por vezes por mastigar muito o jogo (soltar a bola).

    De resto, Porto a ser mais eficaz, jogadores sabem o que estão lá para fazer e sempre a dar luta independentemente de quem joga. Parabéns pela vitória aos Portistas.

    SL

  • Jeco Baleiro
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 10:39 pm

    Flashbacks da Madeira, sofremos o golo e não criamos mais praticamente nada.

    Tivemos 5 alas em campo e o melhor foi mesmo o Fatawu. Não lembra a ninguém.

    Muito mal Amorim neste jogo.

  • Neville Longbottom
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 9:45 pm

    Hoje aconteceu tudo como esperávamos por isso vou remeter-me à única coisa que pode fugir um pouco: bom jogo do Diomande.

  • Sporting1906
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 9:44 pm

    Não sei se foi mais estranho ver o Fatawu a titular com o Nuno Santos no banco ou as substituções (Paulinho entra aos 30 e tal minutos, Esgaio entra e sai passado 15 minutos, Diomandé entra quando o Sporting precisa de um golo). O que é que se passou na cabeça do Rúben Amorim? Está a tentar forçar o despedimento?

  • prfj
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 9:38 pm

    Mais um jogo em que o Sporting mostra falta de plano B, falta ter iniciativa e ser mais criativo e principalmente mais eficaz!

    Amorim tem que começar a sentar os amigos e se era algo que admirava no 1 ano é que “quem mostrava mais era quem jogava” o Trincao nao fez nada, o Paulinho entrou para nada fazer, o Nuno Santos devia ter dado mais, estes jogadores tem que dar muito mais e penso que não dão porque tem lugar garantido.

    Amorim tem que sentar Paulinho e Trincao, e só dar minutos quando de facto acrescentarem o que deviam acrescentar!
    Nuno Santos foi substituir o Issakhu mas nao fez melhor inclusive o Sporting na primeira parte foi melhor!

    A substituição Esgaio nao se entende, certo nao estava a perder nao quis manter o Hector (provavelmente devido a cansaço) certo mas tem que ser mais flexível, quando faz uma alteração tem que pensar que pode marcar ou sofrer.

    Meio campo do Sporting foi Ugarte e Pote mas o Pote tinha que subir para haver golo, podia perfeitamente meter Tanlongo e subir Pote

    O Diomande pareceu me promissor e com excelentes características penso ter sido uma boa contratação

    O Bellerin e muito mais que o Esgaio em tudo sendo que nao brilha a defender é muito melhor tácticamente

    Parabéns ao Porto jogo competente e hoje nao vi tanto “nojo” sim queimaram tempo mas nada por ai alem
    O Conceiçao tem muito merito pois as suas equipas sao muito competentes e fazem o principal do Futebol: ganhar
    Diogo Costa já pede outros voos

  • riscas
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 9:15 pm

    Bom jogo de futebol, nem sempre bem jogado, mas quase sempre intenso, com duas equipas a querer ganhar. Ao contrário do que aconteceu na taça da liga, este já foi um jogo que dignifica o futebol português.

    Em relação ao jogo, equilíbrio, qualquer uma das equipas poderia ter saído vencedora e qualquer resultado seria justo.
    Valeu a maior experiência do Porto e do Sérgio Conceição.

  • Ernest
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 9:05 pm

    O Sporting perde por culpa do treinador. Não há como negar.
    Num plantel tão jovem, o Nuno Santos (que hoje até jogou mal) é dos jogadores mais maduros, que sobe o nível nos grandes jogos e, não sendo um primor técnico, come a relva se for preciso – o que tem importância redobrada num jogo contra o Porto. Tinha de jogar de inicio, fosse na defesa ou ataque. Não se percebe como escolhe o Fatawu num jogo destes.

    RA mostrou-se completamente perdido no banco. Se a equipa não precisa de muito para ficar intranquila, o treinador hoje só contribuiu para esse caos.

    Até ao golo, o Chermiti fez tudo mal. Foi preciso chegar aos 90′ para se lembrarem que estavam a jogar com 2 avançados + Coates para começar a cruzar a bola para a área.
    Dos que entraram de inicio, salvou-se o Ugarte, Edwards e Matheus Reis, que me pareceu sair demasiado cedo.

  • Bayern de Monchique
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 8:56 pm

    Primeira parte dominada pelo SCP especialmente nos primeiros 30 min. FCP consegue libertar-se um pouco com o lance do Taremi (na barra) mas pouco mais do que isso. A bola parecia uma batata quente. Pouco discernimento no passe por parte do meio campo Portista. Por vezes, tiveram de ser os avançados a recuar para construir jogo lol

    Segunda parte é um pouco mais do mesmo. Após o primeiro golo, o FCP retrai-se ainda mais. A linha de 5 atrás fica mais notória. O espaço entre-linhas diminui e o FCP abdica de jogar.

    Hoje o SCP foi claramente a equipa mais forte e o FCP a equipa mais feliz (e eficaz). Para a história fica (mais) uma exibição sofrida e três pontos.

    Destaques para Ugarte e Chermiti do lado do SCP. Do lado do FCP, Diogo Costa teve mais trabalho hoje e cumpriu. João Mário continua confiante e nota-se e Pepê mais uma vez o mais esclarecido na frente.

  • Oldasity
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 8:38 pm

    A dualidade de critérios nos jogos entre o Sporting e Porto tem de ser estudado, porque é só ridículo. Pepe pisa duas vezes e nem um cartão, já o Edwards o sr do apito nem hesitou.

    Quem perdeu este jogo foi claramente Amorim. Mas o quê que o homem anda a fazer? Isto deve ser gozar com a cara dos jogadores, dos adeptos, dirigentes, etc.
    Tem muito crédito pelo que já fez, mas este ano é uma teimosia extrema e muitas decisões sem sentido, está tudo bem com o homem?

    1 – Fatawu aparece para a taça, desaparece durante 3 jogos em que nem é convocado e passa para titular, e como ala? Por acaso correu bem e o rapaz estava a fazer um bom jogo o que me vai levar ao ponto 3.

    2 – Tirar Trincão aos 30 minutos para por Paulinho????? De facto não estava a fazer um grande jogo, mas as dinâmicas estavam a funcionar bem, e não ajuda o rapaz jogar constantemente fora de posição. Mas por Paulinho e por Chermiti numa posição que nem ele sabe o que era serviu para quê??? Continuo sem perceber esta insistência em Paulinho.

    3 – Por Nuno Santos ao intervalo? O Fatawu estava a fazer um bom jogo e apesar de ser notar que já estava cansado não acho que faça sentido colocar logo ao intervalo, pelo menos 7/8 minutos deveria ter continuado na segunda parte.

    4 – Tirar Bellerin para por Esgaio? Para quê? Bellerin estava seguro, estava a dar profundidade e estava forte a defender.

    5 – Porquê que os jogadores têm de entrar constantemente para fora de posição quando já se viu em N jogos que não resulta?? Arthur e Fatawu nunca jogam na sua posição, sempre que tem oportunidades são como alas, mas que sentido é que isto faz?? Ambos são fracos taticamente e são jogadores de desequilíbrios, não faz sentido absolutamente nenhum jogarem como alas!!!!!

    6 – 8M por Diamondé? A sério? Mais um barrete para a Estádio de Alvalade? Foram só 2 jogos e no jogo anterior nem se pode apontar nada. Mas neste pareceu-me um jogador medíocre. Não era suposto ser um jogador rápido, forte e bom de bola? Sinceramente não foi o que me pareceu. Mas já se está a ver que vai passar St.Juste na hierarquia, sendo que este já mostrou ser muitooooo melhor.

    7 – Paulinho até quando?

    8 – Amorim continua com a sua teimosia e sinceramente não me parece estar bem mentalmente. As suas decisões fazem cada vez menos sentido. Como disse antes, tem crédito pelo que já fez, mas é preciso começar a levantar questões. A gestão que tem feito não faz sentido. Jovane ia embora, não foi possível e passa diretamente para o banco, agora já desaparece. Como já disse, Fatawu passa de nunca ser opção para entrar para a taça num clássico, desaparece 3 jogos e volta a aparecer como titular novamente num clássico. É preciso começar a questionar.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 8:34 pm

    Nada está perdido, o terceiro lugar ainda possível. Falta ainda muita segunda volta.

    Ainda estou para perceber onde é que há fora-de-jogo no golo do Chermiti? Acabe-se com o VAR… É tão fácil inventar golos anulados com recurso ao VAR! Metem-se as linhas onde calham e sai um golo anulado para favorecer certas equipas.

    Acabe-se com o VAR!

    Saudações Leoninas ?

    • Napoleon
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:52 am

      Como assim?

      É visível a olho nu, nem era preciso tanto tempo perdido a meter as linhas.

      https://imgur.com/a/Wp86LlF

      Espero que a imagem ajude a perceber o fora de jogo, caso contrário posso colocar aqui o link para um oftalmologista

    • Gato das Bolas
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:55 am

      Esta de dizer que não há fora de jogo é demasiada falta de noção, até para o Estigarribia

    • tremoceiro
      Posted Fevereiro 12, 2023 at 11:32 pm

      Estás a ser irónico, certo? Há dois foras de jogo nesse lance lol. O primeiro do jogador que esta a frente do Diogo (penso que era o Ugarte) e o segundo do Chermiti que está em fora de jogo aquando do remate que o Diogo defende.

      • Borsalino
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:23 am

        És o mesmo que disse que, na passada quinta-feira, o Braga foi prejudicado no jogo contra o Benfica. Pelos vistos, e bem, o comentário foi apagado.
        De ironia percebes tu.

        • tremoceiro
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:32 am

          O comentário ainda lá está – na segunda página. Só tens que olhar com olhos de ver. E assim verás não só o comentário como também os dois foras de jogo neste lançe. Saudações companheiro.

    • Eagle
      Posted Fevereiro 12, 2023 at 11:26 pm

      Como é que não é fora-de-jogo? Viste o mesmo jogo que eu? O rapaz estava fora-de-jogo e não é pouco e eu sou sportinguista, não sou é cego.

      SL

    • Fields
      Posted Fevereiro 12, 2023 at 11:19 pm

      Depois de vermos lances anulados por 2/3 cm e andar-se a discutir a margem de erro de 10 cm, vem este caro user reclamar de um fora de jogo de 61 cm. Olhe, para mim menos que 5 metros não se assinala, sobretudo se for golo da minha equipa.

      E o mais engraçado é que o fora de jogo foi logo assinalado pelo fiscal de linha, o VAR só confirmou a decisão anteriormente tomada.

      “Acabe-se com o VAR!”, ou pelo menos quando é contra a minha equipa.

      • Christian "Chucho" Benítez
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 7:28 am

        Caro Fields,

        O VAR está a matar o futebol em Portugal. Por mim, a partir da próxima época acabava com o VAR, ferramenta com que os árbitros podem roubar as equipas á vontade sem levantar suspeitas.

        As únicas mudanças que quero no futebol é a tecnologia da linha de golo e o tempo cronometrado, como acontece no futsal.

        Saudações Leoninas ?

        • troza
          Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:37 am

          O problema não é o VAR. O problema é que os árbitros têm melhores condições que nunca para não errar e erram na mesma sem penalização nenhuma. Melhores condições implica maior exigência.

    • Boneco21
      Posted Fevereiro 12, 2023 at 10:49 pm

      O Chermiti está claramente fora de jogo, não percebo a dúvida… Quando há o primeiro remate, ele está em fora de jogo e depois marca na recarga…

  • offtopicguy93
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 8:24 pm

    Só venho aqui destacar 3 coisas:

    – Aqueles que pedem Nuno Santos, pote e Inácio na seleção, hoje foi apenas mais um exemplo da razão de não lá irem… Nuno santos só me faz lembrar o capel, olhos no chão, corrida até à linha de fundo e cruzamentos mal medidos… 9 a cada 10 cruzamentos vão sem critério, para a bancada ou linha lateral!
    – Porto mais um vez com aqueles golitos que desbloqueiam o jogo que não lembra ao menino Jesus, ressaltos e mais ressaltos e lá se isolam jogadores. Pela primeira parte do sporting ainda tive a esperança que ganhassem, mas na segunda o scp desapareceu por completo!
    – Amorim completamente perdido no banco, estavam a fazer um bom jogo até que ele decide começar a mexer (e mal) na equipa! Bellerin estava a fazer um bom jogo e decide tirá-lo para meter o esgaio, que curiosamente saiu passados 15 min, meter o Paulinho aos 30 min também não percebi, talvez explique na conferência a razão!

    Só uma quarta nota, e finalizando o meu comentário, lances de dúvida ou que podem amarelar jogadores do Porto, o nossa amigo Soares dias decidiu sempre para o mesmo lado… transformou cantos em pontapés de baliza, faltas a favor do sporting e amarelos para jogadores do Porto em faltas contra o sporting, mais uma missa bem dada!

    • Gato das Bolas
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:56 am

      Ao Nuno Santos ainda acrescento estar a perder e a fazer cruzamentos de letra – já é um clássico dele

    • troza
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:39 am

      As estatisticas mostram que, com Soares Dias, o Porto ganha quase sempre, com um rendimento muito superior à média… Não é à toa que ele é constantemente escolhido para estes jogos.

    • Duka23
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 5:53 am

      “hoje tive esperança” disse o user com uma foto do Benfica ?

      • offtopicguy93
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 11:55 am

        Enquanto benfiquista não podia ter a esperança do sporting ganhar ao Porto? Qual o problema meu caro? Há dúvidas?

    • Mushy
      Posted Fevereiro 12, 2023 at 10:43 pm

      *narrativa

    • Mushy
      Posted Fevereiro 12, 2023 at 10:42 pm

      Deves ser o mesmo de quando o JM estava no Sporting e pedia-se para ir à seleção não prestava… Hoje a narrativa mudou.
      Talvez seja a juventude ou mesmo falta de conhecimento, qualidade está presente nesses jogadores.
      O que se pediu foi na altura que estavam em grande forma a sua convocação, por isso podes vir com essa narrativa nos proximos 4 anos quando convêm, mas aprender que o futebol é momento, talvez um dia comeces a compreender que jogadores merecem ser chamados pela sua bom forma e não apenas os “amiguinhos”.

      O mesmo JM que durante um ano não prestou para seleção no ano do sporting campeão, só precisou de chegar ao benfica e fazer 4 jogos para ser chamado, é isso que muitos se queixam.

      Mas lá está a narratuva dos “anti benfica” sempre a falar do clube quando as noticias são outras ou precisam de puxar o clube para isto ou aquilo….ops afinal como fica a tua coerência?!

      • Goncalo Silva
        Posted Fevereiro 13, 2023 at 10:13 am

        Mas por acaso sabe o porquê do João Mário ter sido convocado após 4 jogos pelo Benfica? Então passemos aos factos:

        1 – João Mário não foi convocado na eliminatória logo anterior a essa porque houve um senhor de nome Sérgio Oliveira que estava numa forma brutal e a brilhar no campeonato e Champions.

        2 – João Mário só tinha feito 4 jogos pelo Benfica, mas foi dos poucos médios que já não estava em ritmo de pré-época porque já estava numa fase de jogos a doer (e 4 jogos muito bons, no mínimo ao nível do melhor João Mário do Sporting campeão).

        3 – O João Mário sempre foi convocado para a seleção, mesmo quando jogava no Sporting. Inclusive no Euro 2016, onde o meio campo era todo do Sporting. O selecionador era quem? Fernando Santos, esse que não convoca jogadores por serem do Sporting. Aliás, João Mário esteve muitos anos a ser convocado para a seleção sem merecer, tal como William: outro made in Sporting.

        Ou seja, chega ao ridículo dos sportinguistas se queixarem que o FS não convoca jogadores por serem do Sporting, quando os dois maiores fetiches da era FS foram precisamente dois jogadores do Sporting. Aliás, os do Benfica é que são muito bem tratados, aliás o Rafa renunciou à seleção porque era bem tratado em demasia ?

        • Mushy
          Posted Fevereiro 14, 2023 at 2:13 am

          Chega ao ridículo de ter de mentir para seguir a sua ideia..
          Uma leitura atenta eu mencionei “JM NO SPORTING CAMPEÃO” não era chamado, qual era teoria desse ano todo sem ser convocado?? qual a desculpa que vai arranjar agora?

          Depois chegas ao cumulo do ridículo de dizer que JM estava em forma e foi por isso chamado para enorme jogo importantíssimo que foi o jogo particular com o Qatar.

          Meu caro podes dar as voltas que quiseres e tentar inventar novos factos que não existem. Durante 1 ano inteiro no Sporting campeão nunca foi chamado, podes recordar 2016, mas não foi essa a conversa.

          Leva a bicicleta e inventa lá mais umas histórias, e vá ver esse enorme jogo com o qatar que era importante ter um jogado em forma :D e foi em Outubro, já todos andavam a jogar.

  • MuchoG
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 8:12 pm

    Muito frustrante, mas como benfiquista, a culpa é minha em ter esperanças que este Sporting fosse tirar pontos ao Porto. Quando chegam a esta fase do campeonato, nunca perdem pontos, seja a bem ou a mal.

    O jogo é decidido na eficácia. O Porto tem 3 oportunidades flagrantes e marca duas, o
    Sporting não marca nenhuma expecto quando o jogo estava fora de alcance. O Sporting não tem um marcador consistente de golos, o mais próximo é o Pote mas anda a jogar mais atrás.

    Benfica terá de fazer uma segunda volta a roçar o perfeito se quer ser campeão.

    Uma nota em relação ao novo site, é um bocadinho frustrante usar esta caixa de texto para comentar. É complicado voltar atrás para adicionar/remover o quer que seja.

  • Kenya24
    Posted Fevereiro 12, 2023 at 8:11 pm

    Que diferença ver um clássico sem o Otávio.
    O Porto tem sido muito isto nos jogos contra o Sporting, sofre na defesa e na primeira oportunidade marca ( se bem que hoje falhei aquela dupla oportunidade no lance de taremi e marcamos )
    Depois é o habitual apanha-se em vantagem começam a perder tempo.
    Depois dar os parabéns ao árbitro, é um grande artista, sabe que hoje em dia nos lances de var é muito dificil, por isso inclina-se o campo, faltinhas assinalados para um lado para o outro não se marca nada, cantos não assinalados ( só hoje houveram pelo menos 3 a favor do Sporting), fora de jogo naqueles lances de dúvida.
    Hoje o Amorim andou perdido nas substituições a equipa estava melhor mas ele quis sempre iventar alguma coisa.

    • troza
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:40 am

      De notar o lance capital onde aos 26 minutos o Bah é bem expulso… espera, não… afinal foi o Pepe e nem cartão viu (para o VAR não poder intervir).

    • GabCel
      Posted Fevereiro 13, 2023 at 8:11 am

      acaba por ser o dado mais relevante do jogo de ontem: o ar era muito mais respirável e os momentos de vergonha alheia mínimos. O futebol sem o Otávio é um jogo muito melhor.

Deixa um comentário