Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Problema para o FC Porto: Marcano só deve voltar a jogar em 2021

Pepe e Mbemba? Marcano não é o mais apreciado mas tem sido indiscutível para Sérgio Conceição (jogador com mais minutos na Liga), até mais que Pepe, que nos últimos jogos foi suplente, ainda por cima tem o extra de fazer a diferença nas bolas paradas ofensivas (é um dos defesas com mais golos na história dos azuis e brancos).

Iván Marcano tem uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e vai ser operado. O FC Porto não anunciou qual será o tempo de paragem, mas é o fim da época para o central espanhol, sendo que a recuperação neste tipo de casos costuma durar entre 6 a 8 meses. Recorde-se que Marcano, que é um dos capitães do FC Porto, esta época soma 6 golos em 37 jogos.

69 Comentários

  • olk
    Posted Maio 22, 2020 at 11:51 pm

    Espero que o Marcano recupere bem e o mais rápido possível! Por agora, é a oportunidade de finalmente ver que tal funciona a dupla Pepe-Mbemba, que acredito que seja a melhor dupla de centrais que temos. O Diogo Leite também deverá ter alguns jogos para se mostrar e descansar o Pepe.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 22, 2020 at 9:14 am

    É uma forma de apostarem no Diogo Leite com mais frequência. O Pepe tem tido problemas físicos, terá que ser bem gerido e o Mbemba deverá ser indiscutível nesta fase. É uma perda importante para o SC, mas boa para o Porto, porque apesar do Marcano ser muito certinho e concentrado, não é superior ao Diogo Leite nem ao Mbemba a meu ver, nem irá trazer retorno financeiro tão importanate nesta fase para o Porto.

  • Nazgul
    Posted Maio 21, 2020 at 11:38 pm

    Para nos benfiquistas ate é bom porque o Marcano este ano estava superior ao Pepe que só tem vindo a enterrar e o Mbemba è muito mau na marcação tem muitos erros defensivos durante os 90 minutos da muito espaço!

  • De Carvalho
    Posted Maio 21, 2020 at 10:28 pm

    Tem um plantel para por a jogar. O LEITE está mais que pronto e se serve para o Valencia tem de servir para nós. A mesma coisa com o resto dos formados com qualidade

    • Pipo
      Posted Maio 22, 2020 at 9:01 am

      Por essa ordem de ideias, o Freddy Adu também servia para o Benfica :)

      • Kacal
        Posted Maio 23, 2020 at 1:36 pm

        Porque? O Freddy Adu só serviu em clubes dos EUA inferiores ao Benfica, de resto não fez nada em lado nenhum portanto não serviu para ninguém, não serve para o Benfica.

        • Pipo
          Posted Maio 25, 2020 at 4:21 pm

          A moral da história é que lá por um clube ter interesse num jogador, não faz com esse jogador sirva para esse clube, usei o Adu, como podia usar o Renteria ou o Barcos ou centenas de outros casos no mundo.

          • Kacal
            Posted Maio 26, 2020 at 2:09 pm

            Sim, nisso concordo. Mas teremos que ver se o Diogo Leite calçará no Valência e terá rendimento. Caso calce e tenha rendimento, aí sim poderiamos dizer que servia para o Porto.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 21, 2020 at 9:05 pm

    Lógico que uma lesão é sempre uma lesão e ainda para mais grave, é sempre de lamentar, mas…

    Não creio que seja uma notícia assim tão negativa para o Porto.

    Lógico que estou a basear-me no que foi o resto da época, e agora no recomeço tudo pode mudar devido à preparação física (ou falta dela de alguns) e às lesões.

    Mas baseando-me apenas no espelho da época até agora, jogará a melhor dupla de centrais.

    Pepe é o líder da defensiva, e um dis líderes da equipa, e Mbemba foi desde que começou a jogar, o melhor central do Porto a alguma distância.

    Há ainda Diogo Leite para valorizar até porque este é canhoto.

  • For Dummies
    Posted Maio 21, 2020 at 8:36 pm

    Pode ser que seja desta que apostem na formação, mais concretamente no jovem Gonçalo Brandão que foi contratado para a equipa B eheh

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 21, 2020 at 8:56 pm

      Olhas para equipa B e sub19 e ver que são equipas comandadas pelo Rui Barros e pelo Tulipa devia dar calafrios.

      O FC Porto deveria fazer uma masterclass ”como destruir boas fornadas de jogadores”

      Aliás falando em Tulipa quem beneficiou mais com a pandemia foi ele, uma vez que os sub19 nos últimos 7 jogos que fizeram tinham 5 derrotas e 2 empates e nunca me lembro disso ter acontecido nos sub19 do FC Porto…

      • For Dummies
        Posted Maio 21, 2020 at 9:51 pm

        O FCP autodestruiu-se e está a caminho da explosão final com o não cumprimento do fair play financeiro; com a possibiidade de se a época não terminar ter de devolver os €€ dos direitos televisivos que tem em adiantado; com a entrega da pasta das contratações ao treinador e a certos elementos da SAD que beneficiaram das comissões; com todos os factores aliados à falha no acesso à LCampeões; com a paupérrima política de contratações (jogadores a custo zero e, no caso do Marcano, recompra); com a saída do treinador que impulsionou uma camada jovem a um título (falo de Mário Silva na Youth League); entre muitos outros factores.

    • E o que temos
      Posted Maio 21, 2020 at 8:42 pm

      Ri-me bastante

  • Boris Yeltsin
    Posted Maio 21, 2020 at 6:42 pm

    No ano passado, a chegada de Pepe ao Porto coincidiu com a pior fase do Porto (na altura em que o Militão jogava a lateral direito) fazendo com que o Benfica recuperasse ao ponto de se sagrar campeão.
    Aposto que vai acontecer o mesmo com a lesão do Marcano. O Pepe vai voltar a ser titular e o Porto vai perder pontos. Coincidência ou não, este ano o Porto recuperou os pontos de atraso que tinha do Benfica quando o Mbemba entrou no 11 para o lugar do Pepe.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 21, 2020 at 8:08 pm

      Se tivessem apostado no Mário Silva (que ganhou a Youth League) em vez do Rui Barros para comandar a equipa B talvez agora tivessem mais jogadores melhor preparados vindos da equipa B para assumir eventuais lesões, castigos ou baixas de forma.

      Terem continuado a aposta no Rui Barros depois do Mário Silva ter feito milagres à frente dos sub19 só está equiparável ao Benfica do Manuel Vilarinho que despediu o José Mourinho para ir buscar o Toni.

      • GoldenFCP
        Posted Maio 21, 2020 at 10:34 pm

        António clismo, uma vez que segues muita a formação, podes me dizer o que achas do Francisco Conceição. Tem potencial/ futuro para equipa A?

        • Antonio Clismo
          Posted Maio 22, 2020 at 3:02 am

          Já vi jogos dele em que fez ficar com água na boca e já vi jogos em que pensei que nunca na vida iria dar jogador. Ainda não conseguiu regularidade exibicional para poder dizer alguma coisa mais concreta.

          Não é muito rápido mas tem uma técnica muito boa com o pé esquerdo e consegue desiquilibrar em espaços curtos. Não costuma ser muito objectivo mas tal como o pai leva sempre o jogo para a frente (apesar de parecer que joga com duas pálas nos olhos) Não anda muito longe do estilo de jogo de um Matheus Pereira.

          Ainda não deu o salto físico, portanto ainda muita coisa pode mudar no seu jogo.

          O seu maior handicap neste momento é ser des(treinado) pelo Tulipa nos sub19..

          • GoldenFCP
            Posted Maio 22, 2020 at 10:50 am

            Sim, mas segundo vi já nos sub 17 o era. O tulipa é puro tacho da direção e vai ser despachado com quase toda a certeza. De resto, segundo dizem esta equipa dos sub 19 é bem fraquinha. A equipa sub 17 é melhor? Que jogadores saltam à vista?

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 21, 2020 at 5:11 pm

    Com jogos de 3 em 3 dias e com os jogadores a recuperarem o ritmo depois de 2 meses parados as lesões vão acontecer isso é certo.

    Pepe tem muitos problemas físicos, provavelmente ainda não os debelou totalmente

    Mbemba e Diogo Leite vão ser lançados às feras com toda a certeza e é preciso testar novas soluções.
    Adaptar o Danilo Pereira ao centro da defesa é uma ideia e fazer subir o Pedro Justiniano que estava a ser dos principais destaques da equipa B para servir de backup não me parece má ideia.

    Quanto ao Diogo Queirós, o empréstimo dele com o Mouscron acaba no final de Junho, mas como a Bélgica já deu por terminada a sua liga, existe alguma possibilidade do Diogo Queirós juntar-se já ao plantel do Porto para treinar e depois ser inscrito logo depois no dia 1 de Junho ainda a tempo de ser utilizado em alguns jogos?

    • Ricard Bapt
      Posted Maio 21, 2020 at 5:51 pm

      Boas…
      Se o campeonato tem novas datas pa terminar certamente q as janelas de transferencias e inscriçoes so abrirá apos termino do mesmo e nunca antes… O q acho muito bem, de forma a obrigar os clubes a apostar em jogadores das equipas B ou ate sub 23… é mesmo essa a finalidade desses escaloes.
      Cumps

      • E o que temos
        Posted Maio 21, 2020 at 6:50 pm

        Era só ridiculo abrirem a janela de transferencias ou inscriçoes com o campeonato a decorrer

        • Antonio Clismo
          Posted Maio 21, 2020 at 8:14 pm

          À luz dos regulamentos as inscrições para a Liga podem ser feitas a partir do dia 1 de Julho até ao dia 31 de Agosto.

          O Diogo Queirós encontra-se contractualmente ligado ao Mouscron até ao dia 30 de Junho, presumo. A partir do dia 1 de Julho, nada impede que seja inscrito e utilizado.

          Mas gostava que houvesse uma clarificação por parte de quem possa estar mais por dentro.

          É que nesse prisma, no dia 1 de Julho muita coisa iria alterar-se como o Palhinha ter de regressar ao Sporting, Francisco Trincão ter de se apresentar no Barcelona. Osorio também teria de se apresentar novamente no Porto depois do empréstimo ao Zenit ter vencido.

          • E o que temos
            Posted Maio 21, 2020 at 8:43 pm

            Essas regras vão ser adiadas/anuladas, não tem logica nenhuma tendo em conta a situação actual

      • Giuseppe F
        Posted Maio 21, 2020 at 6:48 pm

        Mas eu acho que o Diogo está inscrito no campeonato. Não é preciso que a janela de transferências abra.

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 21, 2020 at 5:07 pm

    Pepe e Bruno Alves para a próxima temporada

  • Kacal
    Posted Maio 21, 2020 at 5:07 pm

    Seria pouco digno e correcto rescindir com ele numa fase destas, apesar de tudo sempre foi profissional a representar a camisola e deu tudo em campo. Mas assim que ele estiver totalmente recuperado e apto a ser transferido, deveria sair. Mbemba ainda tem vários anos a alto nível pela frente e tem demonstrado qualidade, sempre o vi como um bom central apesar de ter ficado algo aquém no Newcastle (na realidade poucos são os que têm conseguido destacar-se lá), mas tem dado boas indicações e merece uma “corrida” a titular. Pepe deve ficar mais 1 ano. Diogo Leite poderá ter espaço com isto. Desejo ao Marcano uma recuperação rápida e boa, que volte mais forte!

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 21, 2020 at 6:40 pm

      Diogo Queiroz é bem melhor que o Diogo Leite e ainda por acumulou alguma experiência este ano na surpreendente liga belga.

      • Kacal
        Posted Maio 21, 2020 at 10:35 pm

        Referi o Diogo Leite porque vejo-lhe potencial, já está no plantel e é canhoto. Mas sim, o Diogo Queirós é uma opção válida para a próxima época, é avaliar na pré-época.

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 21, 2020 at 8:17 pm

        Por acaso começou bem mas foi perdendo gás com o passar dos meses. Em Fevereiro até já tinha perdido a titularidade.

        Mas conseguiu fazer 19 jogos num clube de meio da tabela da liga belga, não é mau de todo. Jogou mais do que o Diogo Leite, por exemplo, que ficou o ano todo a olhar para os outros a jogar a partir do banco.

        Não sei como é que querem que os jovens evoluam para os lados do Porto, mas no banco ninguém vai muito longe.

        • Marques
          Posted Maio 21, 2020 at 8:37 pm

          O D Leite teve todas as oportunidades para se afirmar, mas ainda não convenceu. Na minha opinião é um excelente central mas tem que dizer presente quando solicitado.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 21, 2020 at 6:38 pm

      Pepe fica mais dois. Não se irá retirar a um ano de um mundial.

      • Kacal
        Posted Maio 21, 2020 at 10:36 pm

        Nem eu disse que irá retirar-se, mas nós não fazemos caridade. Só ficará 2 caso possa acrescentar valor e não tenhamos melhor.

        • E o que temos
          Posted Maio 21, 2020 at 11:12 pm

          Pepe tem muito peso no balnearioe clube, não tenhas tantas certezas

          • Kacal
            Posted Maio 22, 2020 at 12:04 am

            Certo, realmente não falei da melhor forma. Eu ACHO que não fazemos caridade e quando falo é a dar a minha opinião daquilo que penso, óbvio. O clube pode pensar diferente, mas seria um erro, a meu ver.

  • deus_Ex_machina
    Posted Maio 21, 2020 at 4:40 pm

    Com a idade que tem não sei até que ponto voltará em grande nível. Pode ser que apostem a sério no Leite.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 21, 2020 at 5:16 pm

      O FC Porto numa situação financeira caótica e periclitante decide pagar 3 milhões por um jogador de 33 anos que tinha saído a custo zero no ano anterior tendo-lhe dado um salário principesco de 1.5 milhões limpos por ano.

      Acho que é por causa de negócios como este que o clube está como está…

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 21, 2020 at 4:39 pm

    Para mim Marcano é o quarto central do Porto em termos de qualidade defensiva, mas é muitíssimo importante nas bolas paradas. Haveria perdas maiores mas acabam por perder um jogador que poderia decidir um jogo difícil com um golo de cabeça numa bola parada.

  • heldersoares
    Posted Maio 21, 2020 at 4:32 pm

    Enorme baixa para o porto, Pepe e Mbemba vão assumir esperando que Pepe não tenha mais problemas com lesões pois aí irá haver um problema pois Diogo Leite nos poucos jogos que fez ainda não mostrou estar ao nível exigido para uma fase decisiva como esta
    Marcano até agora o melhor central do campeonato assim como há 2 epocas não precisa de ser exuberante simplesmente limpa tudo com a sua tranquilidade e leitura de jogo e pelo ar deve ser o central mais forte da liga no momento tanto a nível defensivo como ofensivo

    • fabinho18
      Posted Maio 21, 2020 at 7:12 pm

      O Ruben Dias deve jogar na China.
      Em relação ao Marcano, que recupere rápido é uma lesão muito complicada, ainda pior com a idade que já tem.

      • heldersoares
        Posted Maio 21, 2020 at 9:15 pm

        Marcano é um jogador mais fiavel neste momento, melhor no jogo aereo, nos duelos de 1×1 não precisando de usar a força de uma outra forma ainda consegue ser mais eficaz que Ruben dias, tem uma melhor leitura de jogo.
        Apesar de nao gostar do jogador por vários motivos reconheço que é um bom central e com potencial para chegar mais longe e que saia do Benfica o quanto antes porque tem de evoluir em algumas coisas que não consegue por estar protegido por jogar onde joga e depois na Champions não tem o mesmo nível

        • Francisco Goncalves
          Posted Maio 22, 2020 at 12:15 am

          Lá estás tu a dizer isso. Até parece que o Pepe não faz o que quer e nsda lhe acontece.

          • heldersoares
            Posted Maio 22, 2020 at 11:57 am

            Pepe é um central agressivo sim na forma como disputa os lances e o que mais o marcou pela negativa não foi aqui no porto mas em Madrid mas o que falo é de por exemplo simples faltas que são cirúrgicas de amarelo que não é dado e em alguns momentos era expulso, de penalties que faz e não são marcados, lances de disputa que em Portugal ganha com base a ilegalidades e depois na Champions nota.se bastante a dificuldade dele por causa disso e nota.se que ele as vezes nem percebe porque lhe foi marcada uma certa falta pois está habituado a outras coisas e em Portugal faz o que quer como todos mas mais flagrante era mesmo maxi e javi Garcia

    • AngeloGJ
      Posted Maio 21, 2020 at 5:14 pm

      O melhor central em Portugal esta epoca muito provavelmente é Ruben Dias, Marcano como disse bem o Dracarys esta epoca cometeu varios erros, o que amenizou os erros foram os golos que marcou entao na Liga Europa foi uma desgraca, a sua epoca avaliando apenas pelas caracteristicas da sua funcao foi ao nivel das epocas com Lopetegui ou seja fraca…

      • heldersoares
        Posted Maio 21, 2020 at 9:09 pm

        Ruben dias está a fazer das épocas com mais erros então em grandes jogos como porto e os da Champions nem se fala mas pronto da nas vistas pelo seu estilo e é do Benfica já se dá mais valor nem interessa os erros mas atenção é um bom central

        • Joga_Bonito
          Posted Maio 22, 2020 at 2:31 pm

          Isto só pode ser gozo. Ele tem feito é uma grande época. Na época passada é que errava sistematicamente mas não se destacou por conta do título. Esta época tem estado imperial, os golos que sofremos não são culpa dele, ele ainda tenta evitá-los, agora tendo de compensar o Tomás, o Ferro e o Grimaldo é obra. Que erros tem visto? Um autogolo no Dragão? Isso até o Baresi fazia de vez em quanto, agora ele tem estado é super no nível. Agora com Ferro, Tomás e Grimaldo ele tem de sair muitas vezes e a equipa sofre golos, agora que culpa tem ele? Agora, quando se quer impingir que Marcano é o melhor central do campeonato dá nisto.

          • heldersoares
            Posted Maio 22, 2020 at 7:18 pm

            Sim tem feito é verdade e com esses 3 jogadores ao lado que referiu não está nada facil. Jogos da champions, em alguns do campeonato poderia ter deixado a equipa em maus lençóis mas como joga de vermelho consegue a proteção que não deixa evidenciar esses erros.
            Vou voltar a repetir Ruben é um bom central com otimas características, agressivo, forte no corpo a corpo, rápido, bom no jogo aéreo, vai chegar a uma equipa de topo não sei porque é assim tão mau aceitar uma opinião de que para mim atualmente preferia Marcano que é desvalorizado pelas primeiras epocas que fez que não foram boas mas a ultima para mim o melhor claramente do campeonato antes de ir para a Roma e esta estão a ser muito boas não é por acaso que o porto pagou o que pagou por ele e tem um ordenado alto depois de ter saído a custo zero

      • Joao Duarte
        Posted Maio 21, 2020 at 7:13 pm

        O Rúben Dias tem acumulado tantos ou mais erros que os outros. Mas como depois transparece mais garra e é mais exuberante os adeptos gostam dele. Não nos enganemos, esta época tem estado muito abaixo da anterior.

        • heldersoares
          Posted Maio 21, 2020 at 9:17 pm

          Exatamente ruben dias esta época tem revelado erros até muito básicos que se aprende nos escolinhas como orientação de apoios os seus golos na própria este ano não acontecem só por infelicidade

          • El Pipito
            Posted Maio 22, 2020 at 2:59 am

            Avaliar um central por um autogolo no dragão, como não adorar. O Rúben Dias defende sozinho meu amigo.

            • heldersoares
              Posted Maio 22, 2020 at 11:49 am

              Um autogolo? Não deve ter visto os jogos todos do Benfica. Eu não digo que não é um bom central em lado nenhum pelo contrário. Se defende sozinho defende mal porque nós últimos jogos não tem chegado para corrigir o ferro e o Grimaldo por isso acho que só defende por ele

              • El Pipito
                Posted Maio 22, 2020 at 6:04 pm

                Para além de ter visto todos os jogos do Benfica, até posso dizer que já vi todos os jogos do Benfica em casa ao vivo e uma grande parte dos jogos fora também. Portanto esse argumento do não ver jogos não cola. Já vi que não gosta do Rúben Dias, não há necessidade de me alongar mais neste assunto.

                • heldersoares
                  Posted Maio 22, 2020 at 7:12 pm

                  Que não gosto nao mas isso não me deixa reconhecer que é um bom central e único com capacidade para ir para uma equipa de topo face aos melhores do campeonato já estarem com idade avançada
                  Eu só prefiro um ao outro é legítimo para mim está a ser melhor só isso

        • Marega
          Posted Maio 21, 2020 at 8:40 pm

          Jogar sozinho na defesa não é facil…

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 21, 2020 at 5:59 pm

        Concordo, o Rúben Dias tem estado num nível monstruoso esta época.
        Neste momento é o Sérgio Ramos do Benfica

    • Dracarys
      Posted Maio 21, 2020 at 4:53 pm

      Melhor central do campeonato até agora? Tem tido inúmeras falhas e más abordagens em vários jogos que resultaram em golos sofridos. Em 2017-2018 concordo que tivesse uma palavra a dizer, mas esta época não. De todo.

  • Xyeh
    Posted Maio 21, 2020 at 4:30 pm

    Provavelmente não volta a jogar pelo FCP, o Osório e o Leite devem ser vendidos, não sei até que ponto isto não poderá ser mau para o Diogo Queirós que deve ser recambiado de volta para o FCP para ser suplente.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 21, 2020 at 5:13 pm

      O FC Porto não está minimamente preocupado com a carreira dos seus jogadores da formação, se eles precisarem do Diogo Queirós um ano inteiro a fazer número para treinar e ir para o banco, então é isso que vão fazer, mesmo que hajam clubes interessados num empréstimo que lhe dariam minutos a um nível interessante para a sua evolução…

Deixa um comentário