Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Nakajima de regresso aos treinos

Para ser opção? O seu perfil não parece agradar a Conceição mas os azuis e brancos não se podem dar ao luxo de abdicar de um jogador que custou 12 ME por 50% do passe.

A presença de Shoya Nakajima foi o principal destaque no treino de hoje do FC Porto. O internacional japonês estava afastado da equipa de Sérgio Conceição desde o fim do confinamento, e nem recebeu a medalha de campeão. Também o defesa-central Chidozie, que na última época esteve cedido ao Leganés, fez parte da sessão.

19 Comentários

  • Mantorras
    Posted Setembro 1, 2020 at 11:16 am

    Outro que tal como Oliver nao era o craque que aqui faziam dele.

    • Chico
      Posted Setembro 1, 2020 at 1:07 pm

      Concordo, o Conceição tem razão neste caso, como é habitual nas suas escolhas, o que justifica o sucesso que tem tido. Bons pés são o suficiente para cativar muitos, mas o salto de Portomonense ou outro pequeno para um grande é muito grande e poucos se adaptam. Falta-lhe dinâmica ou talento prodigioso para contrariar o seu físico inexistente, para além de definir inconsistente mente. Vamos a ver e o Conceição tem razão em todos os jogadores que abanca.

  • Marcio Ricardo
    Posted Agosto 31, 2020 at 10:35 pm

    Penso que dificilmente terá sucesso enquanto Conceição for o treinador. Íntegra os treinos porque é um ativo e de fora desvaloriza ainda mais..

  • coach407
    Posted Agosto 31, 2020 at 9:04 pm

    Uma notícia natural que é consequência direta da convocatória do João Mário para os sub-21. O Conceição precisa de 4 extremos para poder simular jogo. Pode meter Fábio Vieira, Corona e Luis Díaz, mas faltava-lhe um… pronto lá vai ter de ser o Nakajima.

    O mesmo aconteceu com o Diogo Queirós. Não o chamou ao primeiro treino e só tinha Pepe, Mbemba e Diogo Leite. Adaptou o Loum. Não deve ter gostado muito e lá chamou o Queirós.

    Falando apenas em extremos puros e não interiores como Pizzi, Romário Baró, Vietto ou outros temos:

    Extremos do FC Porto sem Nakajima: Corona e Luis Díaz (e João Mário?)

    Extremos do Sporting: Nuno Santos, Jovane, Gonzalo Plata e Joelson

    Extremos do Benfica: Everton Cebolinha, Rafa, Cervi, Pedrinho e Diogo Gonçalves (mais Jota)

    Extremos do Braga: Galeno, Ricardo Horta, Iuri Medeiros, Murilo Souza e Gaitan

    Os extremos e avançados são os suplentes mais importantes que fazem 30/40 jogos, mesmo sendo suplentes.

    O FC Porto não pode partir para 2020/21 com Corona e Luís Diaz como únicos extremos “puros”. Vai ser o João Mário o que vai abrir latas no FC Porto? Está bem…

    • ESC
      Posted Agosto 31, 2020 at 9:23 pm

      Esqueceste-te do Otávio, que tem jogado maioritariamente a partir da ala.
      Luis Diaz e Nakajima na esquerda, Corona e Otávio na direita são 4 excelentes opções neste momento. Tens também de ter em conta que Conceição usa muito os extremos como interiores, tendencialmente mais o direito para dar espaço à velocidade de Manafá e às movimentações de Marega ao cair na ala…. Além dessas 4 opções, vão contando ainda com Fábio Vieira e Baró ou até Vitor Ferreira (que com SC dificilmente serão opções no meio) e o próprio Manafá que já lá foi utilizado para momentos em que defender era o mais necessário ou ainda Marega que pode jogar na direita quando o momento é ofensivo ou se a disposição for em 4x3x3 ou 4x2x3x1 como já aconteceu.
      Não falta opções para as alas do Porto neste momento, portanto esse argumento de ir só para fazer número é impertinente.

      • coach407
        Posted Agosto 31, 2020 at 10:07 pm

        O Conceição está a preparar uma época em que o Manafá pode ser o lateral direito titular, o Marega pode ser o segundo avançado titular, o Otávio pode continuar a ser o 8 da equipa, o Corona pode ser o extremo direito, o Luís Diaz pode ser o extremo esquerdo, mas pronto. Como estamos numa fase pouco importante da época então vamos adaptá-los a outras posições só para não chamar o Nakajima… “oh Otávio, temos uma época para preparar, mas vai jogar ali na esquerda que falta-me um extremo”, “oh Manafá, deixa lá isso. Joga antes no sítio do João Mário que afinal de contas vai ser o Carraça o titular…”.

        Achas mesmo que o Conceição vai deixar de colocar os jogadores onde está a pensar que eles joguem A TITULARES só para tapar buracos?

        Se presumires que a equipa continua como acabou a época passada então tens Manafá, Pepe, Mbemba, Alex Telles, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Luís Díaz, Marega e Soares.

        Do outro lado, tens o Fábio Vieira a jogar na direita como vai jogar sempre no FC Porto e na esquerda tens quem? Vais pôr lá quem? O Vitinha? Porquê se ele nunca vai jogar na esquerda? O Conceição vai querer avaliar se é um bom extremo esquerdo? Até podia, mas só se ele quisesse mesmo ver isso é que o faria. Como nada indicia isso, podemos dizer que realmente não havia nenhum jogador que o Conceição quisesse avaliar naquela posição se não tivermos o João Mário… Se fosse o Jorge Jesus metia nem que fosse o Cláudio Ramos a jogar naquela posição (chegou a pôr o Mika a defesa esquerdo portanto…), mas o Conceição não gosta disso e é um desrespeito aos jogadores que não estão a ser avaliados onde podem dar mais né.

        Com jeitinho o SC ainda vem a público dizer “sim, chamei o Nakajima. O João Mário não ia ao treino naquele dia nem nos seguintes por causa da seleção e portanto decidi chamar outro extremo”. Coisa mais natural do Mundo.

        • ESC
          Posted Agosto 31, 2020 at 10:28 pm

          Já agora, o Porto não acabou com Otávio no meio… Acabou precisamente na esquerda (e alternando com Corona)! Danilo, Oliveira e Uribe foram as opções no meio e Luis Dias acabou a segundo avançado

          • coach407
            Posted Agosto 31, 2020 at 10:40 pm

            De qualquer forma, não importa muito dizer que Conceição tinha outras alternativas.

            Podia ter, mas a verdade é que só chamou o Nakajima no 1° treino em que o João Mário não esteve. Para mim é evidente que o nipónico está a ocupar uma vaga que foi aberta na sua posição.

            Tu podes achar que é mera coincidência e nada tem a ver. Nunca saberemos. Só se o Conceição falar sobre isso.

            Abraço!

          • coach407
            Posted Agosto 31, 2020 at 10:37 pm

            Danilo, Oliveira e Uribe? Diz-me 1 jogo onde jogaram esses 3 a titular. Só 1, não preciso de mais. Calo-me já.

        • ESC
          Posted Agosto 31, 2020 at 10:20 pm

          Se há altura para experimentar jogadores fora de posição é precisamente agora… O Conceição já conhece os jogadores do ano passado, não os ia estar a testar injustamente fora de posição. Sem Nakajima, se não houvesse Luis Diaz não seria o João Mário de certeza a jogar… Seria Otávio ou Corona (onde ambos já jogaram várias vezes) portanto faria todo o sentido preparar isso.
          Eu entendo o que estás a dizer, mas uma coisa é ir buscar um jogador à equipa B para colmatar uma baixa, outra é ir buscar um jogador que estava na situação do nipónico…

      • coach407
        Posted Agosto 31, 2020 at 9:51 pm

        “Falando apenas em extremos e não em interiores como Pizzi, Romário Baró ou Vietto”… Não me esqueci, foi porque o Otávio enquadra-se neste ponto, tal como não incluí Pizzi, Taarabt, Waldschmidt, Chiquinho e os outros todos que podem fazer essa posição.

        Em termos de extremos puros, o FC Porto só tinha Corona e Luis Díaz porque o João Mário foi para os sub-21.

        Hoje foi para o estágio, hoje foi chamado Nakajima. Coincidência? Está bem…

  • Kacal
    Posted Agosto 31, 2020 at 8:23 pm

    Para mim em 4-4-2 tem que jogar como SA, obviamente muda umas nuances no modelo porque as características são diferentes de Marega mas cabe ao treinador fazê-lo. Na ala esquerda neste sistema e futebol não o vejo a encaixar bem, mas quando jogarmos em 4-3-3 pode ser forte opção na esquerda. Seja como for saúdo este regresso porque é um jogador muito talentoso, que oferece outras soluções e requinte técnico, que já brilhou no nosso campeonato e acredito que pode voltar a fazê-lo e que foi caro e precisamos de rentabilizar o que investimos para também além do rendimento desportivo tentar obter retorno e lucro financeiro. Nesse sentido é bem-vindo! Mas espero bem que o SC esteja mais disposto a dar-lhe oportunidades e apostar nele, que seja mais paciente com ele e tente entrosá-lo mais calmamente e de outra forma, assim como espero que o Nakajima venha com vontade de trabalhar no duro, ter atitude máxima, procurar entrosar-se melhor no grupo e jogar o que sabe, aí será uma mais-valia clara num ano em que o mercado não tem sido forte, nem deverá ser, espero que todos tenham a melhor postura e atitude tendo o melhor Nakajima. Bem-vindo de volta!

    • Francisco Ramos
      Posted Setembro 1, 2020 at 10:08 am

      Kacal,

      Nakajima foi um erro de casting, ponto. Pelo valor da sua contratação, pelo perfil que não se enquadra com as ideias do treinador (já vimos o mesmo acontecer a jogadores como Oliver) e até por a posição onde ele rende mais não existir na táctica utilizada pelo treinador (extremo esquerdo e nós jogamos com médios ala, que tenham capacidade de defender).

      Agora quer seja para ficar, quer seja para vender, tinha que voltar a ser re-introduzido no plantel. Senão estava apenas a perder valor ou pré-época. E concordo que a ser utilizado tenha que ser em SA, mas tudo depende das compras e vendas que existirem daqui para a frente. Contudo, penso que vai voltar a não ser uma mais valia se ficar e que vamos perder dinheiro se sair.

      Saudações desPortistas.

      • Kacal
        Posted Setembro 1, 2020 at 1:29 pm

        O jogador não é um erro de casting, agora a escolha sim por causa do sistema de jogo e as ideias do treinador, claramente não encaixava e mesmo a nível de perfil de personalidade não encaixou também. Nesse sentido pagar tanto por um jogador sem perfil para o treinador fez zero sentido. Agora o nipónico a jogar como extremo esquerdo num 4-3-3 noutro tipo de futebol jogam muito. No Portimonense não foi sorte o que demonstrou.

        De resto, concordo com tudo mas tenho esperança que SC saiba tirar algo dele ou pelo menos que o vendam e recuperem o investimento.

        Saudações DesPortistas

        • Francisco Ramos
          Posted Setembro 1, 2020 at 2:17 pm

          O grande problema do Porto sempre foi fazer contratações sem o aval do treinador ou um relatório de scouting completo. Quando digo que foi um erro de casting não tem a ver com a sua valia individual mas com o não encaixar quer na ideia do treinador, quer no seu sistema táctico. Além de que para a nossa realidade, um jogador que custe este valor tem que ser para ser titular absoluto visto que as finanças não estão assim tão boas e mesmo a nossa realidade é comprar barato e vender caro.

          Está a ser um bom mercado, vamos esperar que assim continue, por isso concordo com a tua última frase.

          • Kacal
            Posted Setembro 1, 2020 at 9:29 pm

            Sim, nisso tens razão e concordo totalmente. Embora eu ache que o Nakajima foi caro mas tinha tudo para vir ser titular absoluto, com outro sistema de jogo e tipo de futebol teria sido titular e rendido, acredito. Mas lá está, sendo SC o treinador não foi muito inteligente ir buscá-lo. Agora estamos numa situação complicada, mas vamos ter esperança que consigamos tirar algo dele seja desportivamente ou financeiramente.

            Mas sim, está a ser um bom mercado por enquanto porque contratamos relativamente barato e parecem-me jogadores com qualidade no caso de Cláudio Ramos, Zaidu e Taremi, no caso de Carraça pelo seu profissionalismo, entrega e competência no aspecto defensivo e fiabilidade física, poderá ser útil como alternativa ao titular. Desde que emprestamos o Diogo Costa para um clube onde possa jogar e os reforços que chegaram sejam todos, com excepção de Taremi, para o banco parece-me um bom mercado até ao momento. Enquanto não sair ninguém não faz sentido investir forte. Embora um extremo direito puro fosse bem-vindo mesmo sem sair ninguém porque Corona caso fique pode jogar em certos jogos na lateral direito ou pode ficar lesionado/castigado e não temos alternativa directa, temos médios que fazem a posição (Otávio, Fábio Vieira e Baró, por exemplo) mas não temos um extremo direito puro alternativa ao Corona, na esquerda sempre temos Nakajima como alternativa a Luis Díaz embora eu espere que seja aposta a SA. Pessoalmente adorava ver a dupla Nakajima – Taremi ser testada no ataque! Mas pronto, enquanto não sair ninguém não faz sentido comprar.

  • ESC
    Posted Agosto 31, 2020 at 7:49 pm

    Fantástica noticia para o Porto. É uma grande alternativa a Luis Diaz e também pode atuar atrás do ponta de lança, numa equipa que precisa frequentemente de criatividade…

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 31, 2020 at 7:44 pm

    O japonês foi titular em alguns jogos na época passada mas a lesão não o deixou dar continuidade ao que estava a fazer de bem na equipa e isso quando voltou já tinha perdido algum espaço.
    Para voltar aos treinos é porque a situação do COVID-19 está resolvida por isso agora é trabalhar porque bem precisamos da sua qualidade.

    Saudações DesPortistas!

Deixa um comentário